OFCDesk IDC 2007 X C A D

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OFCDesk IDC 2007 X C A D"

Transcrição

1 OFCDesk IDC 2007 X C A D Designed by OFCDesk, LLC. Copyright 2007 U s e r G u i d e

2 G U I A D O U S U Á R I O - A p r e s e n t a ç ã o Para receber suporte técnico, registre-se em nosso forum: Acesse o website e clique no link Register para iniciar o processo de registro. Durante o registro, não se esqueça de escrever a palavra XCAD logo após o seu nome, para que você seja identificado como um usuário do OFCDesk2007 XCAD. Para maiores informações, entre em contato conosco através do endereço de info@ofcdesk.com O OFCDesk2007 XCAD é um programa inteligente desenvolvido para aumentar a precisão e a velocidade das tarefas de um projeto. Mais economia e mais tempo para você. Feito em parceria exclusiva com a Autodesk, ele agrega novos recursos à plataforma AutoCAD para melhorar o que já é bom. O OFCDesk2007 XCAD foi projetado para melhorar a performance dos arquitetos e da equipe de vendas, seja para planejar interiores, seja para fazer apresentações mais dinâmicas. O OFCDesk2007 XCAD gerencia todos os detalhes de um projeto cria sistemas de mobiliário, listagens de materiais, orçamentos, painéis paginados, pisos elevados, auditórios, troca de acabamentos etc. O F C D e s k, L L C North Michigan Ave. Suite 1400 Chicago IL USA +1 (312)

3 Í n d i c e G e r a l Q U I C K R E F E R E N C E Acesse funções de forma rápida: Para acessar as atividades ou produtos de uma unidade de negócio... Clique em Home, na Barra de Ferramentas. Selecione a atividade desejada no quadro de diálogos que se abrirá. Na Barra de Comandos digite XCAD. (v. Pagina 01) Para inserir um item completo... Clique em Inserir Produtos do Banco de Dados para pesquisar ou clique em Inserir Produtos por Categoria para selecionar produtos a partir de uma lista em árvore. Na Barra de Comandos digite XDB para pesquisar e XINS para ver a lista completa de categorias. (v. Página 02) Para imprimir uma lista de materiais do projeto... Clique em Quantitativo para listar todos as entidades do projeto. Determine se quer o desenho completo ou apenas entidades selecionadas. Clique em Imprimir. Na Barra de Comandos digite XQUANT. (v. Página 08) Para realizar a paginação de pisos elevados... Clique em Criar Piso Paginado Tate. Determine as configurações no quadro de diálogos que se abrirá e clique em Criar. Depois siga as instruções na tela do programa para finalizar a paginação do piso elevado. Na Barra de Comandos digite XFLOOR (v. Página 05 e 06) Para criar arquivos deslizantes... Clique em Criar Deslizante. Determine o ponto de inserção e o ângulo de rotação. No quadro de diálogos que se abrirá, faça as configuraçoes necessárias e clique em Criar Arq. Deslizante. Na Barra de Comandos digite XDESLIZ. (v. Página 04) Veja a tabela com todos os comandos diretos para a Barra de Comandos na página 11. Toolbar... Acesso às Funções Inserção de Produtos... Inserção por Categorias ou pelo Banco de Dados Painéis... Criação e Edição Arquivos Deslizantes... Criação e Edição Aplicar Produtos a Deslizantes... Aplicação de Produtos do Banco de Dados Piso Elevado... Paginação e Edição; Tipos de Longarina Pedestal e Placa... Inserção de Pedestais e Placas; Edição Acabamentos... Aplicação de Acabamentos a Produtos Agrupar e Setorizar... Criação de Setores e Grupos Quantitativo... Formas de Quantificação do Desenho Substituir Produtos... Substituição de Produtos 2D-3D... Visualização em Duas ou Três Dimensões Preferências... Configurações Técnicas Barra de Comandos Acesso Rápido... Apêndice com os Códigos de Atalho

4 T o o l b a r A c e s s o à s F u n ç õ e s 1 Floating Toolbar Vertical Toolbar Menu Principal OFCDesk XCAD Pulldown Menu Home Window Acesse as funções do OFCDesk2007 XCAD através do Menu Principal, da Barra de Ferramentas (Toolbar), ou da Barra de Comandos (Command Prompt). As imagens ao lado exibem essas possibilidades de acesso. Veja os detalhes a seguir: No Menu Principal, clique no item OFCDesk XCAD para que uma caixa de seleção (Pulldown Menu) apareça com a lista de comandos. Na Barra de Ferramentas (Toolbar) você acessa as funções através de ícones. Ela pode aparecer na barra lateral do programa (Vertical Toolbar) ou pode ser arrastada para o centro da tela (Floating Toolbar). A Barra de Comandos (Command Prompt), localizada na parte inferior da tela do programa, permite acesso direto e rápido às funções através de códigos. Entre as imagens à esquerda você encontra o quadro de diálogos Home (Home Window). Ele aparece quando você clica no ícone Home na Barra de Ferramentas, quando voce escolhe esse comando no Menu Principal ou quando você digita XCAD na Barra de Comandos. O OFCDesk2007 XCAD permite o gerenciamento integrado das tarefas específicas de cada unidade de negócio Giroflex, Forma, Aceco e Tate. Controle itens como base de dados, acabamentos, quantitativos, setorização, visualização em 2D e 3D, etc. Command Prompt Todas as funções do programa podem ser encontradas no programa, nas maneiras de visualização mostradas ao lado.

5 I n s e r ç ã o d e P r o d u t o s 2 Para inserir produtos em um projeto você tem duas opções de acesso, a partir das maneiras descritas na página 1: I n s e r ç ã o p o r c a t e g o r i a s 1. Clique em Inserir Produtos por Categoria ; 2. Você verá o quadro de diálogos Inserção de Itens, para realizar a inserção de produtos; 3. Escolha um produto na lista em árvore e depois um item específico na lista de itens; 4. Selecione 2D ou 3D; 5. Clique em Inserir. I n s e r ç ã o p o r p e s q u i s a d e p r o d u t o 1. Clique em Inserir Produto do Banco de Dados ; 2. Digite o código do produto desejado no prompt dinâmico (mostrado logo abaixo) ou clique enter para fazer uma pesquisa por palavraschave; * 3. Digite a palavra ou código do produto que deseja procurar no quadro de diálogos Pesquisar (abaixo à esquerda); 4. Quando a pesquisa for concluída, escolha um item na lista de resultados; 5. Selecione a forma de visualização em 2D ou 3D; 6. Clique em Inserir. * O prompt dinâmico só existe na versão 2007 ou superior. Nas outras versões, você deve digitar os códigos no prompt da Barra de Comandos Utilize também a Barra de Comandos (Command Prompt) para inserir produtos a partir de seus respectivos códigos. Para inserir produtos a partir de categorias, digite o comando XINS e depois o código do produto ou selecione um item a partir da lista. Para inserir produtos a partir do banco de dados, digite o comando XDB e depois o código do produto ou tecle <enter> novamente para fazer uma pesquisa.

6 P a i n é i s C r i a ç ã o e E d i ç ã o 3 C r i a ç ã o d e p a i n é i s Clique em Criar Painéis, em uma das maneiras descritas na página 1, e determine as propriedades da estrutura na seção de criação, identificada com o número Determine as dimensões do painel altura e largura a partir das caixas de seleção de cada uma; 2. Escolha o tipo de acoplamento para o painel; 3. Marque ou desmarque a opção de inserção automática de tampas; 4. Verifique se o código da estrutura está correto; 5. Clique em Construir ; 6. Esse quadro de diálogos se fechará. Siga as instruções na tela do programa, como mostrado nas etapas a seguir: a. posicione o primeiro painel e determine o ângulo de rotação; b. determine a posição e o ângulo dos painéis seguintes; c. Insira quantos painéis desejar. Tecle <esc> para finalizar. E d i ç ã o d e p a i n é i s Para editar um ou todos os painéis criados, você irá utilizar o mesmo quadro de diálogos de criação mostrado ao lado, mas através da seção de edição, identificada com o número Clique em Criar Painéis (o mesmo comando que você usou para a criação de painéis); 2. Escolha os elementos que deseja adicionar ou editar, a partir das opções disponíveis nessa janela: Tampas, pés, basculantes, utilitários etc. 3. Ao clicar em um desses elementos, você será levado à tela do programa para determinar quais entidades receberão esses elementos; 4. Cada vez que fizer uma alteração, você voltará para o quadro de diálogos Painéis. Para encerrar a operação, clique em Fechar. Na Barra de Comando, digite XPANEL para iniciar tanto o processo de criação quanto o de edição.

7 D e s l i z a n t e s C r i a ç ã o e E d i ç ã o ; P r o d u t o s 4 C r i a ç ã o d e d e s l i z a n t e s Clique em Criar Deslizante, em uma das maneiras descritas na página 1, e siga as intruções na tela do programa: 1. Selecione um ponto de inserção; 2. Especifique o ângulo de rotação; 3. A janela ao lado se abre, permitindo que você determine: As Propriedade s do arqui v o: a. Especifique a linha do produto; b. Determine o espaçamento entre os corpos; c. Defina a profundidade do arquivo. O s Compone nte s do arqui v o: a. Adicione os corpos necessários; b. Adicione corpos especiais; c. Adicione corredores; d. Determine o tamanho do corredor, se necessário. O s O pci onai s do Sistema Escolha os opcionais adequados ao projeto, a partir da lista exibida. 4. Clique em Criar Arq. Deslizante. E d i ç ã o d e d e s l i z a n t e s O quadro de diálogos de edição é igual ao quadro de diálogos de criação. Durante a edição você pode mudar todos os elementos descritos no processo de criação. Você pode adicionar acabamentos, mover as entidades para cima ou para baixo e remover entidades selecionadas na janela central. Ao final da edição, clique em Atualizar Arq. Deslizante. Na Barra de Comando, digite XDESLIZ para iniciar o processo de criação e XEDESLIZ para iniciar o processo de edição. A p l i c a r p r o d u t o s d i s p o n í v e i s 1. Clique no ícone ou comando Aplicar Produtos a Deslizantes ; 2. Selecione os corpos que receberão produtos em suas faces; 3. Escolha os produtos necessários a partir da lista; 4. Determine as configurações de posicionamento, de escala e de inserção; 5. Clique em Inserir. Esse quadro de diálogos também permite a edição dos produtos inseridos anteriormente. Na Barra de Comando, digite XDESPROD para aplicar produtos aos arquivos deslizantes criados.

8 P i s o E l e v a d o P a g i n a ç ã o e E d i ç ã o 5 Clique em Criar Piso Paginado Tate, a partir de uma das maneiras descritas na página 1. No quadro de diálogos mostrado ao lado, você deve fazer quatro configurações essenciais para a paginação do piso elevado, explicadas a seguir: 1. C o n f i g u r a ç ã o d a s p l a c a s Insira o código; determine a linha do produto; faça uma descrição; escolha um tipo de alinhamento para a primeira placa. 2. C o n f i g u r a ç ã o d a s b a s e s Insira o código; determine o tipo de base; faça uma descrição; determine a altura da base. 3. C o n f i g u r a ç ã o d a s l o n g a r i n a s Escolha o tipo de trama para as longarinas dentre quatro possibilidades: X1Y1, X1Y2, X2Y1 e X2Y2. 4. C o n f i g u r a ç ã o d a s c r u z e t a s Insira o código; determine o tipo das cruzetas; faça uma descrição. Clique em Criar. Exemplo de Piso Paginado Tramas de Longarina Exemplo de Lista de Materiais A partir desse ponto, o programa vai conduzir você por etapas intuitivas até o final do processo, mostrado a seguir: 1. Determine o contorno da área a ser paginada; 2. Indique quais são as eventuais áreas de exclusão do piso (como escadas, colunas etc.); 3. Determine o ponto de referência da paginação; 4. Determine o ângulo de posicionamento do painel. O programa inicia o cálculo automático da paginação de todo o piso elevado. O OFCDesk2007 XCAD gera automaticamente uma lista de materiais com o número de placas e com todos os componentes para a implementação do piso elevado. Essa lista pode ser impressa ou exportada através do Quantitativo (v. Página 08). Na Barra de Comando, digite XFLOOR para iniciar esse processo.

9 P e d e s t a l e P l a c a C r i a ç ã o e E d i ç ã o 6 C r i a ç ã o d o s p e d e s t a i s d e p i s o p a g i n a d o Clique em Criar Pedestal Tate, a partir de uma das maneiras descritas na página 1. Configure as cruzetas e as bases dos pedestais: Cruzetas: Insira o código; determine o tipo da cruzeta; faça uma descrição; marque ou desmarque a caixa Adaptador de Perímetro. Bases: Insira o código; determine o tipo da base; faça uma descrição; determine a altura da base. Clique em OK para criar o pedestal. C r i a ç ã o d a s p l a c a s d e p i s o p a g i n a d o Clique em Criar Placa Tate, a partir de uma das maneiras descritas na página 1. Para criar placas, insira o código da placa; determine o tipo da placa; faça uma descrição; determine o alinhamento da placa; marque ou desmarque as caixas Placa de Perímetro e Placa Lisa. Clique em OK para criar a placa. E d i ç ã o d e p e d e s t a i s e d e p l a c a s Clique em Editar Pedestal Tate ou em Editar Placa Tate, a partir de uma das maneiras descritas na página 1. Você verá os mesmos quadros de diálogos mostrados ao lado, os mesmos usados durante a criação dos pedestais e das placas. Para editar, selecione itens específicos para que as informações desses itens sejam exibidos corretamente durante a edição. Clique em OK para finalizar a edição. Na Barra de Comando, digite XFLOORCPE para criar pedestais, XFLOOREPE para editar os pedestais criados; digite XFLOORCPL para criar placas e XFLOOREPL para editar as placas criadas.

10 A c a b a m e n t o s / A g r u p a r e S e t o r i z a r 7 A p l i c a ç ã o d e a c a b a m e n t o 1. Clique em Aplicar Acabamentos, a partir de uma das maneiras descritas na página 1; 2. Selecione as entidades desejadas. No quadro de diálogos que se abrirá, escolha os acabamentos a partir da lista exibida para cada tipo de entidade do projeto, tendo em vista que os acabamentos estão diretamente ligados ao estilo, grupo ou categoria dos objetos presentes na tela; 3. Você também pode visualizar quais itens serão aplicados e escolher o tipo de acabamento a partir da lista na parte inferior da janela; 4. Clique em OK, quando tiver determinado as opções de acabamento. Na Barra de Comando, digite XACAB para iniciar esse processo. O r g a n i z a ç ã o G r u p o s e S e t o r e s 1. Clique em Agrupar e Setorizar Produtos, a partir de uma das maneiras descritas na página 1; 2. Selecione as entidades que serão agrupadas; 3. No quadro de diálogos que se abrirá, digite um novo nome para o grupo ou escolha um nome já criado, clicando na seta da caixa de seleção; 4. Clique em OK para criar o grupo ou para vincular as entidades selecionadas no grupo. A janela Agrupar e Setorizar Produtos permite setorizar e agrupar todos os produtos do desenho, com nomes para cada grupo ou setor de objetos. Essa operação pode ser feita quantas vezes e para quantos objetos e grupos ou setores de objetos você desejar. Essa opção é útil no momento de calcular quantos objetos do mesmo grupo ou setor foram inseridos no desenho, por exemplo. Na Barra de Comandos, digite XGRP para iniciar esse processo.

11 Q u a n t i t a t i v o 8 Q u a n t i f i c a r e l i s t a r p r o d u t o s 1. Clique em Quantificar e Listar Produtos, a partir de uma das maneiras descritas na página 1; 2. Clique em Desenho Completo para contar todos os objetos do desenho ou clique em Entidades Selecionadas para contar apenas alguns produtos ou os objetos de uma área específica. Ao clicar em Entidades Selecionadas, você é levado de volta à tela do programa para determinar as entidades; 3. Escolha como quer que a lista seja apresentada, clicando em Agrupar a Lista por:. Escolha uma das categorias para organizar a lista (por acabamento, grupo ou código ou por combinações das três categorias); 4. Imprima ou exporte a lista criada. No quadro de diálogos mostrado ao lado você pode: Imprimir uma lista de materiais do projeto; Visualizar e quantificar os itens do desenho completo com os quais está trabalhando; Listar e quantificar apenas entidades selecionadas; Determinar qual tipo de quantitativo será feito; Agrupar a lista por acabamento, grupo ou código ou por combinações destes três; Aplicar filtros às entidades, em cada tipo de quantitativo selecionado; Exportar a lista de produtos para o Sistema de Gestão de Vendas (SGV). Caso você utilize esse comando e o quadro de diálogos apareça vazio, clique no botão Desenho Completo, em Entidades Selecionadas. Na Barra de Comandos, digite XQUANT para iniciar esse processo.

12 S u b s t i t u i r P r o d u t o s / 2 D - 3 D 9 S u b s t i t u i r p r o d u t o s O OFCDesk2007 XCAD permite que você substitua um determinado produto já inserido na tela por um outro, desde que você saiba quais são os códigos tanto do produto que será substituído quanto do novo produto. Você pode substituir dezenas de elementos em um desenho ao mesmo tempo, sem precisar clicar individualmente em cada um deles. Para substituir produtos, siga os passos mostrados a seguir e observe as imagens dos prompts dinâmicos* equivalentes abaixo. A l t e r n a r e n t r e a s d i m e n s õ e s d e v i s u a l i z a ç ã o : 2 D o u 3 D 1. Para alternar entre a visualização de objetos em diferentes dimensões, clique em Exibir 2D ou 3D, a partir de uma das maneiras descritas na página 1; 2. Selecione a visualização desejada: em duas ou três dimensões; 3. Selecione os objetos a serem alterados. 1. Clique Substituir Produtos, a partir de uma das maneiras descritas na página 1; 2. Insira o código do produto a ser substituído; 3. Insira o código do novo produto; 4. Selecione os elementos a serem substituídos. As imagens dos prompts dinâmicos* abaixo ilustram essas operações. * O prompt dinâmico só existe na versão 2007 ou superior. Nas outras versões, você deve digitar os códigos apropriados no prompt da Barra de Comandos, localizada na margem inferior do programa. Para ver uma ilustração da Barra de Comandos, consulte a página 1 deste manual.

13 P r e f e r ê n c i a s 10 Modificar as configurações dos quadros de diálogos em Preferências é uma ação recomendada apenas para usuários experientes. Clique em Preferências, a partir de uma das maneiras descritas na página 1. No quadro de diálogos de preferências, você pode realizar configurações específicas para: Diretórios Instalação, arquivos de desenhos (.DWG), arquivos de imagens (.JPG), e exportação de arquivos para o SGV. Banco de Dados Banco de Dados e conexões. Visibilidade Opções de visibilidade em geral. Você pode optar por exibir ou ocultar textos, códigos e descrições dos produtos inseridos. Nos quadros de diálogos, clique em Mudar para fazer alterações ou Default para manter as configurações de padrão do programa. Na Barra de Comandos, digite XPREF para abrir o quadro de diálogos Preferências.

14 B a r r a d e C o m a n d o A c e s s o R á p i d o 11 C o m a n d o O Q u e o C o m a n d o F a z P á g i n a d e R e f e r ê n c i a Para obter o OFCDesk2007 XCAD, entre em contato conosco através do website ou do para contato. XCAD XACAB XDB XINS Abre a janela Home (Home Window) Aplica acabamento a produtos selecionados Insere produtos a partir do banco de dados Insere produtos através de uma lista de categorias info@ofcdesk.com XDESLIZ XEDESLIZ XDESPROD Cria um arquivo deslizante Edita os arquivos deslizantes criados Insere produtos aos deslizantes criados XPANEL Cria ou edita painéis 03 XPREF Configura preferências 10 Nós queremos sua opinião sobre os produtos OFCDesk! XQUANT Lista o quantitativo de produtos (impressão) 08 Estamos sempre interessados em receber feedback sobre as características dos softwares e em ouvir sugestões. X2D3D XSUBST XUN Alterna a visualização entre 2D ou 3D Substitui produtos Alterna entre unidades de negócio (01) Registre-se em nosso forum e participe! Através do Forum OFCDesk você recebe suporte técnico e dicas interessantes. XGRP XFLOOR XFLOORCPE XFLOOREPE XFLOORCPL XFLOOREPL Agrupa e setoriza Inicia o processo de paginação de pisos elevados Cria pedestais para pisos paginados Edita pedestais de pisos paginados Cria placas para pisos paginados Edita placas de pisos paginados OFCDesk, LLC. All rights reserved

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar conteúdo autor: Fábio Roberto Teodoro 25 de março de 2010 Sumário 1 Definições 3 2 Interface Administrativa 4 3 Conteúdo 6 3.1 Notícias............................................

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Agosto/2012 Versão 1.0 1. ACESSANDO O PORTAL Acesse o site do TJ no endereço www.tjrn.jus.br Observação: utilize

Leia mais

COMO GERAR UM ARQUIVO NÃO IDENTIFICADO NO TABWIN

COMO GERAR UM ARQUIVO NÃO IDENTIFICADO NO TABWIN O programa TabWin pode ser utilizado para calcular indicadores epidemiológicos e operacionais da tuberculose bem como para análise da qualidade da base de dados do Sinan. O usuário deve ter a versão atualizada

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 experts em Gestão de Conteúdo

ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 experts em Gestão de Conteúdo ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2 1.1 Público alvo... 3 1.2 Convenções... 3 1.3 Mais recursos... 3 1.4. Entrando em contato com a ez... 4 1.5. Direitos autorais e marcas

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama

Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o KNotes 6 3 Configuração 9 3.1 Configurando as Opções Padrão do KNotes.......................

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

www.gerenciadoreficaz.com.br

www.gerenciadoreficaz.com.br Fone: (62) 4141-8464 E-mail: regraconsultoria@hotmail.com www.gerenciadoreficaz.com.br Guia Prático do Usuário Manual de Instalação Gerenciador Eficaz 7 2 Manual do Usuário Gerenciador Eficaz 7 Instalando

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE ❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE a) Checagem de Estoque - Verifique o estoque dos produtos desejados. b) Listar produtos com a quantia de estoque mínimo atingido: ESTOQUE / RELATÓRIO / ALERTA DE COMPRA

Leia mais

Menus Personalizados

Menus Personalizados Menus Personalizados Conceitos básicos do Painel Logando no Painel de Controle Para acessar o painel de controle do Wordpress do seu servidor siga o exemplo abaixo: http://www.seusite.com.br/wp-admin Entrando

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

ArcSoft MediaConverter

ArcSoft MediaConverter ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Manual PAINT.NET de imagens

Manual PAINT.NET de imagens Manual PAINT.NET de imagens 1. Instalação 1.1 - Para instalar o programa paint.net, o primeiro passo é baixá-lo do endereço a seguir e salvá-lo em seu computador. http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/paint_net/paint.net.3.36.exe

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos.

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos. Histórico de Alterações Versão Data Autor Função Descrição 1 14/09/2012 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Criação inicial 2 19/11/2013 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Atualização A partir de

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Guia de Novas Funcionalidades Urano Integra 2.3 Data: 15/04/2015

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer?

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Índice Acesso ao Super Professor Web Como recuperar a senha de acesso? Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Selecionando

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora?

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? O que será abordado neste SKT: STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? Verificando o papel. Verificando se o ECF está inicializado, caso não esteja como proceder.

Leia mais

Clique no botão novo

Clique no botão novo Tutorial para uso do programa Edilim Criado pela profª Carina Turk de Almeida Correa 1- Abra o programa Edilim. Clique no botão novo, como mostrado abaixo: Clique no botão novo 2- Todos os arquivos a serem

Leia mais

5.3.3.5 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7

5.3.3.5 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7 IT Essentials 5.0 5.3.3. - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai usar as ferramentas administrativas para

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização

Manual de Instalação e Utilização Manual de Instalação e Utilização DIGITAÇÃO DE PROPOSTAS ORÇAMENTÁRIAS Supervisão de Licitações Índice 1. Instalação do Programa 2. Utilização do Digitação de Propostas 2.1. Importar um arquivo 2.2. Realizar

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014 Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS Curitiba, Julho de 2014 Vamos à prática: Como abrir um chamado? Entre na ferramenta com seu login e senha de rede (a mesma que

Leia mais

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor 1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

Microsoft Office Word 2007

Microsoft Office Word 2007 Microsoft Office Word 2007 Criando ou editando um documento no MS-Word 1 O Microsoft Word É o processador de textos mais conhecido e utilizado do mundo. A nova interface é agradável, com comandos e funções

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

Nas próximas páginas, você encontrará explicações de como instalar e configurar o seu MS Money 99. Para tanto, basta seguir os passos abaixo:

Nas próximas páginas, você encontrará explicações de como instalar e configurar o seu MS Money 99. Para tanto, basta seguir os passos abaixo: MS MONEY 99 CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO Nas próximas páginas, você encontrará explicações de como instalar e configurar o seu MS Money 99. Para tanto, basta seguir os passos abaixo: 1. ACESSE O INTERNET

Leia mais

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD Dicas Satux Configurando o Primeiro acesso Adicionando uma Impressora Adicionar/Remover Programas Criando atalhos na área de trabalho Como fazer gravações de CD/DVD Como configurar minha Rede Local Como

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

APÊNDICES. Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento

APÊNDICES. Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento Você precisa adicionar um apêndice ao seu livro, trabalho, relatório, manual ou outro documento? O apêndice é um conjunto de informações úteis

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Iniciando o Spectacle 6 3 Como usar o Spectacle 7 3.1 Capturar uma imagem...................................

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Mapas Interativos de Saúde Ambiental: Principais Funções.

Mapas Interativos de Saúde Ambiental: Principais Funções. Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Mapas Interativos de Saúde Ambiental: Principais Funções. 1. Introdução O Mapas

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Driver Spooler para impressoras Não-Fiscais DR700M e DR700H no Windows 8

STK (Start Kit DARUMA) Driver Spooler para impressoras Não-Fiscais DR700M e DR700H no Windows 8 STK (Start Kit DARUMA) Driver Spooler para impressoras Não-Fiscais DR700M e DR700H no Windows 8 Driver Spooler é um driver que faz a impressão de um modo gráfico, onde poderá imprimir imagens como logotipo,

Leia mais

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos Manual do Usuário Presidente Prudente, outubro de 2010 Índice 1. Introdução e Instruções

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais