LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS"

Transcrição

1 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando macros. Uma macro é uma série de comandos e instruções agrupadas como um único comando para realizar uma tarefa automaticamente. Os usos típicos para macros são: Acelerar as tarefas rotineiras de edição ou formatação. Para combinar diversos comandos por exemplo, para inserir uma tabela com um tamanho e bordas específicos e com um número específico de linhas e colunas. Tornar uma opção de caixa de diálogo mais acessível. Automatizar uma seqüência complexa de tarefas. É possível usar o gravador de macro para gravar uma sequencia de ações, ou criar uma macro do zero inserindo um código de Visual Basic for Applications (VBA). Fonte: Ajuda do Microsoft Office Exibindo a guia Desenvolvedor 1. Clique no Botão Office e, em seguida, em Opções do Word. 2. Clique em Mais usados e ative a caixa Mostrar guia Desenvolvedor na Faixa de Opções.

2 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 2/35 Criando um novo modelo habilitado para macro Um modelo é um tipo de documento que cria uma cópia de si mesmo quando você o abre. No Microsoft Office Word 2007, um modelo pode ser um arquivo.dotx ou um arquivo.dotm (tipo de arquivo que permite habilitar macros). Os modelos são exatamente iguais a documentos nos quais você pode fornecer seções recomendadas ou texto obrigatório para outras pessoas usarem, bem como controles de conteúdo, como uma lista suspensa predefinida ou um logotipo especial. Fonte: Ajuda do Microsoft Office 1. Antes de começar a gravação das macros vamos criar um modelo de documento nomeado como Exemplos. Abra um documento novo e clique na guia Layout da Página. Clique em Bordas de Página no grupo Plano de Fundo da Página. Selecione a guia Borda da página. Escolha vermelho em Cor e Caixa em Definição. Selecione e Documento inteiro em Aplicar a e clique em OK.

3 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 3/35 2. Clique no Botão Office e selecione Salvar como. 3. A pasta C:\Usuários\Nome_Rede\AppData\Roaming\Microsoft\Modelos é a pasta que armazena os modelos do Word no Windows 7. Para selecionar esta pasta a partir da caixa Salvar Como vá até o topo da lista de pastas, selecione Microsoft Office Word e abra a pasta Modelos. 4. Na caixa de diálogo Salvar Como digite Exemplos em Nome do arquivo e selecione Modelo Habilitado para Macro do Word (*.dotm), na lista Salvar como tipo.

4 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 4/35 5. Feche o modelo Exemplos e abra um documento novo em branco. Macro Exemplo1 Neste exercício será criada a macro Exemplo1 que, ao ser executada, deverá inserir o trecho FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO na posição do cursor e formatar o parágrafo atual com alinhamento centralizado e sombreamento amarelo. Não será selecionado nenhum trecho durante a gravação da macro e ela ficará armazenada no modelo Normal. 1. Selecione a guia Desenvolvedor e no grupo Código clique em Gravar Macro. 2. Na caixa Gravar macro, informe:

5 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 5/35 Nome da macro: inicie sempre com uma letra. Não utilize espaço, ponto (.), ponto de exclamação (!) ou os &, $ e #. Utilize, no máximo, 255 caracteres de comprimento. Armazenar macro em: uma macro poderá ficar armazenada em um documento, e um modelo ou no modelo global (Normal.dotm). Descrição: trecho que descreve as ações da macro. Atribuir macro a Botão/Teclado: para executar a macro a partir da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido clique em Botão. Para executar a macro a partir de uma combinação de teclas clique em Teclado. 3. Clique em OK e execute os passos abaixo. Estes passos representam as ações que a macro irá executar quando for executada. Digite FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Clique na guia Início e clique em Centralizar no grupo Parágrafo. Clique na seta do botão Sombreamento do grupo Parágrafo selecione amarelo. 4. Selecione a guia Desenvolvedor e clique em Parar gravação no grupo Código para encerrar a gravação da macro.

6 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 6/35 Macro Exemplo2 Neste exercício será criada a macro Exemplo2 que, ao ser executada, deverá selecionar o parágrafo atual, formata-lo com fonte Arial, tamanho 18, estilo negrito e cor azul e terminar posicionando o cursor no início da linha atual. Esta macro ficará armazenada no modelo Normal. 1. Clique no botão Gravação de Macro que está na barra de status (caso este botão não esteja sendo exibido, clique com o botão direito do mouse na barra de status e ative Gravação de Macro). 2. Na caixa Gravar macro, informe: 3. Clique em OK e execute as ações da macro listadas abaixo. Pressione quatro vezes a tecla de função F8 para selecionar todo o parágrafo. Clique na guia Início e no grupo Fonte escolha fonte Arial, tamanho 18, estilo negrito e cor azul. Pressione a tecla HOME. 4. Clique em Parar gravação da barra de status para encerrar a gravação da macro.

7 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 7/35 Obs.: para selecionar texto durante a gravação da macro use apenas o teclado. Qualquer quantidade de texto <SHIFT>+teclas de setas de direção Até o fim de uma palavra <CTRL>+<SHIFT>+seta à direita Até o início de uma palavra <CTRL>+<SHIFT>+seta à esquerda Até o fim de uma linha <SHIFT>+<END> Até o início de uma linha <SHIFT>+<HOME> Até o fim de um parágrafo <CTRL>+<SHIFT>+seta abaixo Até o início de um parágrafo <CTRL>+<SHIFT>+seta acima Tela abaixo/acima <SHIFT>+<PGUP>/<PGDN> Até o fim do documento <CTRL>+<SHIFT>+<END> Até o início do documento <CTRL>+<SHIFT>+<HOME> Uma vez Duas vezes Três vezes Quatro vezes Cinco vezes ESC Usando a tecla F8 Ativar o modo Seleção Selecionar palavra Selecionar sentença Selecionar parágrafo Selecionar o documento inteiro Cancelar modo Seleção Macro Exemplo3 Neste exercício será criada a macro Exemplo3 que, ao ser executada, adicionará a imagem Figura no documento. Esta macro será preparada para ser executada a partir da combinação de teclas ALT+3 e ficará armazenada no modelo Normal. 1. Clique no botão Gravação de Macro que está na barra de status. 2. Na caixa Gravar macro, informe:

8 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 8/35 3. Clique em Teclado. 4. Na lista Comandos selecione a macro que está sendo gravada (Normal.NewMacros.Exemplo3 e clique na caixa Pressione a nova tecla de atalho. 5. Pressione as teclas ALT+3.

9 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 9/35 6. Em Salvar alterações em escolha Normal e clique em Atribuir. 7. Clique em Fechar e execute as ações da macro listadas abaixo. Selecione a guia Inserir e clique em Imagem no grupo Ilustrações. Na caixa Inserir Imagem selecione a imagem Figura armazenada na pasta Documentos. 8. Clique em Parar gravação da barra de status para encerrar a gravação da macro. 9. Clique no botão Office e selecione Fechar. Não é necessário salvar as alterações deste documento.

10 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 10/35 Macro Exemplo4 Neste exercício será criada a macro Exemplo4 que, ao ser executada, abrirá um documento novo baseado no modelo Exemplos. Esta macro será preparada para ser executada a partir de um botão inserido na barra de Ferramentas de Acesso Rápido e ficará armazenada no modelo Normal. 1. Clique no botão Gravação de Macro que está na barra de status. 2. Na caixa Gravar macro, informe: 3. Clique em Botão. 4. Na opção Personalizar da caixa Opções do Word selecione Para todos os documentos (padrão) Em Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.

11 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 11/35 5. Em Escolher comandos em, clique na macro que está sendo gravada (Normal.NewMacros.Exemplo4). 6. Em seguida clique em Adicionar. 7. Selecione a macro no painel direito.

12 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 12/35 8. Clique em Modificar. 9. Na caixa Modificar Botão selecione outro Símbolo e digite Macro4 em Nome para exibição. Clique em OK para fechar a caixa Modificar Botão.

13 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 13/ Clique em OK para fechar a caixa Opções do Word. 11. Execute as ações da macro listadas abaixo: Clique no Botão Office e selecione Novo. Escolha Meus modelos em Modelos.

14 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 14/35 Na caixa Novo(a) selecione Exemplos na guia Meus Modelos. Selecione Documento em Criar novo e complete o comando. 12. Clique em Parar gravação da barra de status para encerrar a gravação da macro. 13. Feche o documento novo aberto sem salvar as alterações.

15 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 15/35 LIÇÃO 2 - EXECUTANDO MACROS Executando a macro pela Barra de Ferramentas de Acesso Rápido 1. Clique no botão Macro4 inserido na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido para executar a macro Exemplo4. Executando a macro pela caixa Macro 1. Posicione o cursor no início do primeiro parágrafo. 2. Selecione a guia Desenvolvedor e clique em Macros no grupo Código.

16 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 16/35 3. Na caixa Macro, selecione a macro Exemplo1 e clique em Executar. 4. Mantenha o cursor neste parágrafo e pressione a combinação ALT+F8 para abrir a caixa Macro. 5. Execute a macro Exemplo2.

17 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 17/35 Executando a macro pelo teclado 1. Posicione o cursor. 2. Pressione a combinação ALT+3 para executar a macro Exemplo3. LIÇÃO 3 - ERROS DURANTE A EXECUÇÃO DE UMA MACRO GRAVADA 1. Abra a pasta Documentos e altere o nome da imagem Figura para Imagem. 2. Pressione a combinação ALT+3 para executar a macro Exemplo3. 3. Como esta macro contém um erro, sua execução provocará exibição de uma mensagem. Para encerrar a execução desta macro clique em Fim.

18 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 18/35 4. Execute novamente a macro Exemplo3 e agora, na mensagem de erro, clique em Depurar para abrir a janela do Editor do VBA. 5. Clique no botão Redefinir para interromper sua execução. 6. Corrija a linha que contém o erro e troque o nome da imagem Figura por Imagem. 7. Feche a janela do editor e pressione ALT+3 para executar a macro Exemplo3 novamente. 8. Feche o documento sem salvar suas alterações. LIÇÃO 4 ADICIONAR E EXCLUIR BOTÕES DE MACRO NA BARRA DE ACESSO RÁPIDO Adicionar um botão à barra usando a caixa Opções 1. Clique na seta da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. 2. Escolha Mais comandos para abrir a caixa Opções do Word/Personalizar.

19 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 19/35 3. Em Escolher comandos selecione Macros. 4. Selecione a macro Exemplo2 e clique em Adicionar. 5. Clique em OK.

20 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 20/35 Excluir um botão de macro da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido 1. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Macro4 da barra de ferramentas. 2. Escolha Remover da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Restaurar as configurações originais da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido 1. Clique na seta da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido 2. Escolha Mais comandos para abrir a caixa Opções do Word/Personalizar. 3. Clique em Redefinir e confirme esta escolha.

21 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 21/35 4. Confirme esta solicitação. 5. Clique em OK. LIÇÃO 5 - PERSONALIZANDO TECLAS DE ATALHO PARA EXECUÇÃO DE MACROS Atribuir uma tecla de atalho a macros 1. Clique na seta da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. 2. Escolha Mais comandos para abrir a caixa Opções do Word/Personalizar.

22 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 22/35 3. Em Atalhos de teclado clique em Personalizar. 4. Selecione Macros em Categorias e a macro Exemplo1 em Macros.

23 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 23/35 5. Clique na caixa Pressione a nova tecla de atalho e pressione a combinação CTRL+8 (inicie esta combinação com as teclas CTRL, ALT ou uma tecla de função). 6. Verifique em Atualmente atribuída a se a combinação escolhida já não está atribuída a alguma outra função do Word. 7. Clique em Atribuir. 8. Clique sobre o botão Fechar da caixa Personalizar teclado.

24 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 24/35 9. Clique em OK para fechar a caixa Opções do Word. Excluir uma tecla de atalho a comandos e macros 1. Clique na seta da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido 2. Escolha Mais comandos para abrir a caixa Opções do Word/Personalizar.

25 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 25/35 3. Em Atalhos de teclado clique em Personalizar. 4. Selecione Macros em Categorias e Exemplo3 em Macros.

26 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 26/35 5. Clique na tecla de atalho (ALT+3) que será excluída em Teclas atuais. 6. Clique em Remover. 7. Clique sobre o botão Fechar da caixa Personalizar teclado. 8. Clique em OK para fechar a caixa Opções do Word.

27 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 27/35 Obs.: use o botão Redefinir tudo da caixa Personalizar teclado para restaurar as configurações padrão de teclas de atalho. LIÇÃO 6 - GERENCIANDO MACROS Renomear a macro 1. Pressione a combinação ALT+F8 para abrir a caixa Macro.

28 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 28/35 2. Selecione a macro Exemplo1 e clique em Editar 3. Será aberta a janela do editor VBA. 4. O nome atual da macro aparece logo após o comando Sub. Para alterar, basta substituí-lo (não apague os parênteses). 5. Troque, desta forma, o nome da macro para Formatar.

29 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 29/35 6. Encerre fechando a janela do editor VBA. Excluindo uma macro 1. Pressione a combinação ALT+F8 para abrir a caixa Macro. 2. Selecione a macro Exemplo4 e clique em Excluir.

30 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 30/35 3. Confirme a exclusão. 4. Clique em Fechar para concluir o comando. LIÇÃO 7 - GERENCIANDO MÓDULOS Renomear o módulo 1. Pressione a combinação ALT+F8 para abrir a caixa Macro e clique em Biblioteca.

31 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 31/35 2. Clique na guia Itens de Projeto de Macro. Em Macros disponíveis em para o modelo Normal.dotm (modelo global) selecione o módulo NewMacros na lista Em Normal. 3. Clique em Renomear. 4. Na caixa Renomear digite MinhasMacros em Novo nome e clique em OK. 5. Clique em Fechar para concluir o comando.

32 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 32/35 Copiando itens entre modelos e documentos 1. Pressione a combinação ALT+F8 para abrir a caixa Macro e clique em Biblioteca. Selecione a guia Itens de Projeto de Macro. 2. Verifique se os modelos Normal e Exemplos estão abertos (caso seja necessário use os botões Fechar arquivo e Abrir arquivo). 3. Selecione o módulo MinhasMacros armazenado no modelo Normal e, em seguida, clique em Copiar para armazená-lo no modelo Exemplos. 4. Clique em Fechar para concluir o comando.

33 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 33/35 Excluindo um módulo de macros 1. Pressione a combinação ALT+F8 para abrir a caixa Macro e clique em Biblioteca. Selecione a guia Itens de Projeto de Macro. 2. Em Macros disponíveis em selecione o modelo Normal.dotm (modelo global). Selecione o módulo MinhasMacros na lista Em Normal. 3. Clique em Excluir. 4. Confirme esta ação. 5. Clique em Fechar para sair da Biblioteca e salve as alterações do modelo Exemplos.

34 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 34/35 LIÇÃO 8 - ENTENDENDO A SEGURANÇA DE MACRO 1. Abra um documento novo em branco. 2 Clique no botão Gravar Macro. 3. Crie uma macro chamada Macro1 que fique armazenada neste documento e que centralize o parágrafo atual. 4. Salve este documento com o nome EX1 e tipo Documento Habilitado para Macro do Word. 5. Feche e abra este documento novamente. No Aviso de Segurança, clique no botão Opções. 6. Escolha Habilitar este conteúdo e clique em OK.

35 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 35/35 7. Selecione a guia Desenvolvedor e clique em Segurança de Macro. 8. Deixe ativa a opção Desabilitar todas as macros com notificação. Obs.: as opções de segurança podem ser acessadas pela sequência Botão Office/Opções do Word/Central de Confiabilidade/Configurações da Central de Confiabilidade/Configurações de Macro. Opções de Segurança Desabilitar todas as macros sem notificação: todas as macros existentes nos documentos e alertas de segurança sobre macros serão desabilitadas. Desabilitar todas as macros com notificação: use esta opção se desejar desabilitar as macros e receber alertas de segurança caso seja detectada alguma macro. Dessa forma, você poderá decidir quando habilitar essas macros individualmente (configuração padrão). Desabilitar todas as macros, exceto as digitalmente assinadas: semelhante à anterior com a diferença é que, se a macro for assinada digitalmente por um editor confiável, ela poderá ser executada se você confiar no editor; caso contrário, você será notificado. Portanto, você pode optar entre habilitar essas macros assinadas ou confiar no editor. Todas as macros não assinadas são desabilitadas sem notificação. Habilitar todas as macros: use esta opção para permitir a execução de todas as macros. Esta configuração não é recomendável, pois torna o computador vulnerável a códigos possivelmente mal intencionados.

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

Excel 2010 Modulo II

Excel 2010 Modulo II Excel 2010 Modulo II Sumário Nomeando intervalos de células... 1 Classificação e filtro de dados... 3 Subtotais... 6 Validação e auditoria de dados... 8 Validação e auditoria de dados... 9 Cenários...

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Introdução à realização de macros

Introdução à realização de macros Introdução à realização de macros 1 Introdução Macros são ações que se executam automaticamente num documento do MS Office, tal como abrir um arquivo, selecionar um campo ou fazer um cálculo, isto é, é

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

Unidade 19: Macros. 19.0 Introdução. 19.1 Antes de você começar. Adicionando a Guia Desenvolvedor

Unidade 19: Macros. 19.0 Introdução. 19.1 Antes de você começar. Adicionando a Guia Desenvolvedor Unidade 19: Macros 19.0 Introdução Se algum dia você se encontrar repetindo a mesma ação no Excel várias vezes, pode valer a pena utilizar uma Macro (do Grego "μάκρο" para grande, a ideia é a de que uma

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 WORD 2007 E 2010 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 CAPTURAS DE TELA WORD 2010... 3 02 IMAGENS 2007/2010... 5 03 NOTAS DE RODAPÉ... 13 04 NUMERAÇÃO DE PÁGINAS... 15 05 CONTAR PALAVRAS...

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Microsoft Excel 2003

Microsoft Excel 2003 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Módulo II Macros e Tabelas Dinâmicas Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010 Macro

Leia mais

Acesso do teclado à faixa de opções

Acesso do teclado à faixa de opções Excel > Acessibilidade Atalhos do teclado no Excel 2010 Ocultar tudo Este artigo descreve o que são Dicas de Teclado e como você pode usá-las para acessar a faixa de opções. Ele também lista as teclas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Teclas de atalho e de funções do Excel

Teclas de atalho e de funções do Excel s de atalho e de funções do Excel As listas a seguir contêm as telas de atalho -- combinações com CTRL -- as teclas de função e outras teclas de atalho comuns, além de uma descrição sobre sua funcionalidade.

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft PowerPoint 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que você precisa Clique

Leia mais

MS-Excel 2010 Essencial (I)

MS-Excel 2010 Essencial (I) MS-Excel 2010 Essencial (I) Carga Horária: 20 horas Objetivos: Este curso destina-se a todos os profissionais que atuam nas áreas financeiras e administrativas, e que necessitem agilizar os seus cálculos,

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ NOVEMBRO / 2007 17 APRESENTAÇÃO Este material foi solicitado pela Secretaria Municipal da Administração SEMAD, e elaborado com o intuito de capacitar os servidores desta prefeitura, de todos os cargos

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice Índice Apresentação...2 Barra de Título...2 Barra de Menus...2 Barra de Ferramentas Padrão...2 Barra de Ferramentas de Formatação...3 Barra de Fórmulas e Caixa de Nomes...3 Criando um atalho de teclado

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I APRESENTAÇÃO... 1 AMBIENTE DE TRABALHO... 2 A folha de cálculo... 2 O ambiente de trabalho do Excel... 3 Faixas de Opções do Excel... 4 - Guia

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.)

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.) INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows (cont.) Baseado no material do IFRN e de André Wüst Zibetti WINDOWS 7 Tópicos Windows 7 Área de

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Versão 3.6

Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Versão 3.6 Gerenciador USB do Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro Versão 3.6 O Gerenciador é um Software para ambiente Windows que trabalha em conjunto com o Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro, através de

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa Ao iniciar o Microsoft PowerPoint 2003, surgirá uma janela do lado direito chamada Painel de Tarefas. É um novo conceito que contém ferramentas e informações de forma centralizadora, onde podemos criar

Leia mais

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1 1 Sumário: 1. Introdução...3 2. Funções...3 2.1 Função SE...4 2.2 Botão Inserir...7 2.3 Novas Funções Condicionais...8 2.4 Aninhando Funções...8 3. Análise de Dados Alternativos...9 3.1 Cenários...9 3.2

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

Microsoft Office Word 2007

Microsoft Office Word 2007 Microsoft Office Word 2007 Criando ou editando um documento no MS-Word 1 O Microsoft Word É o processador de textos mais conhecido e utilizado do mundo. A nova interface é agradável, com comandos e funções

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 Introduzindo Dados Com o Microsoft Excel é fácil introduzir informações numa planilha e mudar, excluir ou acrescentar dados. Você vai aprender a: - Abrir e salvar um arquivo

Leia mais

Microsoft Word 97 Básico

Microsoft Word 97 Básico Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da Terceira Região Microsoft Word 97 Básico DIMI - Divisão de Microinformática e Redes Índice: I. Executando o Word... 4 II. A tela do Word 97... 6 III. Digitando

Leia mais

A guia Desenvolvedor

A guia Desenvolvedor A guia Desenvolvedor Primeiramente a aba Desenvolvedor deve estar ativada. Para ativá-la clique no botão do Office no canto superior esquerdo para abrir a seguinte janela: A seguir clique em Opções do

Leia mais

Aula Número 01. Sumário

Aula Número 01. Sumário Aula Número 01 Sumário Conceitos Básicos:... 3 Movendo-se numa Planilha... 4 Selecionando Múltiplas Células... 4 Abrindo e Salvando um Arquivo... 6 Salvando um arquivo... 8 Introduzindo e Editando Dados...

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1 Word 2010 1. Visão Geral 1.1. Guia/Aba 1.1.1. Guia Contextual (aparece quando se trabalha com contexto específico. Por exemplo, tabela, imagem, cabeçalho e rodapé ou equação) (aparece depois da guia exibição)

Leia mais

Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br

Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo Este arquivo contém algumas

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes FAQ Erros, e dúvidas frequentes Sumário ERROS CONHECIDOS... 2 1. Botões desabilitados ou Congelados... 2 Resolução 2... 2 2. Erro de cadastro... 3 3. Célula com o campo #VALOR... 3 4. Erro em tempo de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2013 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE

Leia mais

editor Writer, do BrOffice

editor Writer, do BrOffice editor Writer, do BrOffice Utilizar o editor Writer, do BrOffice, para editar textos e inserir tabelas; Conscientizar sobre o cuidado com os direitos autorais, citando sempre as fontes de onde foram retirados

Leia mais

Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word

Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word Página 1 de 5 Word > Criando documentos específicos > Formas Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word Usando um modelo, você pode adicionar controles de conteúdo e texto com instrução no Microsoft

Leia mais

1. EXCEL 7 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.2. CARREGAMENTO DO EXCEL 7

1. EXCEL 7 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.2. CARREGAMENTO DO EXCEL 7 1. EXCEL 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS As planilhas eletrônicas ficarão na história da computação como um dos maiores propulsores da microinformática. Elas são, por si sós, praticamente a causa da explosão

Leia mais

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário Sumário Conceitos Microsoft Access 97... 01 Inicialização do Access... 02 Convertendo um Banco de Dados... 03 Criando uma Tabela... 06 Estrutura da Tabela... 07 Propriedades do Campo... 08 Chave Primária...

Leia mais

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva Conceitos Fundamentais de Microsoft Word Professor Rafael www.facebook.com/rafampsilva Introdução É um editor de texto ou processador de texto? editores de texto: editam texto (assim como uma máquina de

Leia mais

Microsoft Office 2007

Microsoft Office 2007 Produzido pela Microsoft e adaptado pelo Professor Leite Júnior Informática para Concursos Microsoft Office 2007 Conhecendo o Office 2007 Visão Geral Conteúdo do curso Visão geral: A nova aparência dos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS GUIA DO MODELO DE MONOGRAFIA - EFLCH/UNIFESP: PARA MS OFFICE VERSÃO 2 GUARULHOS 2014 2 1 INTRODUÇÃO 1.1 REQUISITOS 1.2 CONVENÇÕES

Leia mais

IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS

IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS Você deve estar com logon de administrador para realizar essas etapas. Você pode importar um certificado para usá-lo no seu computador, ou pode exportá-lo

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Estruturando um aplicativo

Estruturando um aplicativo Com o Visual FoxPro, é possível criar facilmente aplicativos controlados por eventos e orientados a objetos em etapas. Esta abordagem modular permite que se verifique a funcionalidade de cada componente

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

EXERCÍCIOS DE REVISÃO 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Exercícios Macros Gravadas Word 1/5 EXERCÍCIOS DE REVISÃO Antes de começar feche todos os arquivos abertos durante a aula e abra um documento novo. Os passos que deverão

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

Aplica/remove sublinhado.

Aplica/remove sublinhado. Nova pasta CTRL+O Cria nova pasta. Nova planilha ALT+SHIFT+F1 Insere uma nova planilha. Abrir planilha CTRL+A Abrir Planilha Salvar CTRL+B Salva o arquivo ativo com seu nome de arquivo, local e formato

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido Microsoft PowerPoint 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Apostila Microsoft Word 2000

Apostila Microsoft Word 2000 Apostila Microsoft Word 2000 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO II. INSERIR TEXTO III. SALVAR UM DOCUMENTO IV. FECHAR UM DOCUMENTO V. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO VI. ABRIR UM DOCUMENTO VII. SELECIONAR TEXTO VIII. RECORTAR,

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Conteúdo 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações... 19 8 SIM Tool

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição SSE 3.0 Guia Rápido Módulo Secretaria Nesta Edição 1 Acessando o Módulo Secretaria 2 Cadastros Auxiliares 3 Criação de Modelos Definindo o Layout do Modelo Alterando o Layout do Cabeçalho 4 Parametrização

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Recursos do Outlook Web Access

Recursos do Outlook Web Access Recursos do Outlook Web Access Este material foi criado pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Seu intuito é apresentar algumas

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

Introdução editor de textos versão 2013 Microsoft Word ferramentas mais completas e poderosas trabalhar com texto Word 2013 compatibilidade

Introdução editor de textos versão 2013 Microsoft Word ferramentas mais completas e poderosas trabalhar com texto Word 2013 compatibilidade Word 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o Word 2013... 2 Salvando e Fechando o Arquivo... 9 Abrindo o Arquivo... 12 Cursor de Edição... 15 Selecionando o Texto... 16 Formatação: Alinhamento e Espaçamento...

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias. WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.net 1 MS-Windows XP Sistema Operacional da Microsoft Com Interface

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Microsoft Word 2007 1. Acerca da figura e da configuração padrão do Microsoft Word 2007 julgue os itens subseqüentes.

Microsoft Word 2007 1. Acerca da figura e da configuração padrão do Microsoft Word 2007 julgue os itens subseqüentes. Microsoft Word 2007 1 Microsoft Word 2007 Acerca da figura e da configuração padrão do Microsoft Word 2007 julgue os itens subseqüentes. 1. Caso o usuário deseje tirar o sublinhado do termo, é suficiente

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

INSTRUÇÕESPARA INSTALAÇÃO COMPLETA CLIENTE ORACLE E SISTEMA PERGAMUM

INSTRUÇÕESPARA INSTALAÇÃO COMPLETA CLIENTE ORACLE E SISTEMA PERGAMUM INSTRUÇÕESPARA INSTALAÇÃO COMPLETA CLIENTE ORACLE E SISTEMA PERGAMUM Estas instruções devem ser utilizadas para os micros que foram formatados ou nunca tiveram a versão do sistema Pergamum instalada antes.

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais