Módulo 1 - Fundamentos da Vibração

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo 1 - Fundamentos da Vibração"

Transcrição

1 Módulo 1 - Fundamentos da Vibração Dentro de Fundamentos da Vibração temos de uma forma simples a familiarização com conceitos muito importantes ao longo de nosso curso, tais como: Período, Freqüência, Freqüência Natural e Ressonância. O bom entendimento desta primeira parte irá refletir diretamente no entendimento das fases seguintes. 1.1 O que é Vibração Um corpo vibra quando descreve um movimento oscilatório em relação a um sistema de referência. Ou seja, vibração pode ser definida como um movimento de oscilação de um corpo em torno de sua posição de equilíbrio. Todos nós podemos sentir as vibrações. Percebemos a vibração do solo causada pelo impacto de uma prensa. Um pêndulo percorre sua trajetória 30 vezes por minuto, então sua freqüência é de 30 oscilações por minuto. Concluímos que a freqüência de um movimento vibratório é o número de oscilações completas, por intervalo de tempo. A freqüência é usualmente utilizada em unidades Hz ciclos/ segundos. Se houver ruído a freqüência é uma escala que indica a intensidade sonora. O mesmo pêndulo oscila a cada 2 segundos. Isso é um ciclo ou oscilação completa. O período de um pêndulo é o tempo que ele gasta em uma vibração completa. Voltemos ao exemplo da prensa, se a prensa atinge a mesa 10 vezes a cada segundo, dizemos que a freqüência de trabalho da prensa é de 10 ciclos por segundo. Assim o período de trabalho da prensa é o tempo gasto em um ciclo apenas. Na prática, é muito difícil evitar a vibração. Geralmente ela ocorre por causa dos efeitos dinâmicos de tolerâncias de fabricação, folgas, contatos, o atrito entre peças de uma máquina e, ainda, devido a forças desequilibradas de componentes rotativos e de movimentos alternados. É comum acontecer que vibrações insignificantes excitem as freqüências de outras peças da estrutura, transformandose em vibrações e ruídos indesejados. Entretanto, às vezes, a vibração mecânica realiza um trabalho útil. Por exemplo, podemos provocar a vibração intencionalmente em dispositivos alimentadores de componentes ou peças numa linha de produção, em compactadores de concreto, em banhos de limpeza ultra-sônicos, em britadores e bate-estacas. Máquinas vibratórias de ensaio são bastante usadas para transmitir um certo nível controlado de Vibração aos conjuntos e subconjuntos.

2 1.2 Modelos Na análise de vibrações em máquinas é importante definir o modelo representativo da dinâmica de máquinas. Diferentes técnicas de modelagem podem ser adotadas. Para efeito de análise será considerado o modelo que descreve o comportamento do sistema em termos dos elementos físicos, massa, mola e amortecedor, pois todo sistema mecânico possui massa, rigidez e amortecimento, semelhante ao sistema massa-mola. Esse sistema possui um ponto de equilíbrio ao qual chamaremos de ponto zero (0). Toda vez que tentamos tirar o nosso sistema desse ponto zero (0), surge uma força restauradora da mola que tenta trazê-lo de volta a situação inicial. O Grau de Liberdade indica o número de coordenadas necessárias para descrever o movimento de um dado sistema. As coordenadas podem ser de movimento linear (translação) e angular (rotação). Os modelos podem ser simples de um grau de liberdade, ou seja, se movimentam em apenas uma direção, e complexos quando descritos por vários graus de liberdade, ou seja, têm a possibilidade de se movimentaram em várias direções. Sistemas vibratórios reais normalmente são complexos, e podem ter muitos graus de liberdade. Portanto os movimentos devem ser descritos através de diferentes coordenadas que caracterizarão os movimentos de rotação e translação. As coordenadas são usadas para identificarmos o movimento no espaço. Para saber mais sobre Vibração Livre, Vibração Forçada e Vibração Amortecida, clique sobre o tópico correspondente na janela acima e visualize graficamente o comportamento de diferentes características de carregamento sobre o sistema massa-mola-amortecedor. Vibração Livre Este tipo de vibração ocorre em situações em que a massa do sistema estrutural é deslocada de sua posição de equilíbrio e então liberada. Vibração Amortecida Este é o caso real, geralmente não gostamos das vibrações e usamos amortecedores para amortizar a amplitude das vibrações. Vibração Forçada ou Regime Permanente Este tipo de vibração ocorre quando uma força persistente atua a todo instante no sistema.

3 1.3 Parâmetros Um sistema de um grau de liberdade excitado por uma força senoidal apresenta uma resposta caracterizada por movimento harmônico simples. Qualquer movimento periódico é composto por uma série de movimentos harmônicos simples, cada um deles descrito por uma função senoidal. Freqüência - Número de ciclos que ocorrem em um dado intervalo de tempo. Período - Tempo para que o corpo execute um ciclo completo do movimento. Amplitude, Magnitude ou tamanho do movimento vibratório - As unidades de medida a serem empregadas dependem de qual grandeza esta sendo usada: Deslocamento, Velocidade e Aceleração.Aqui a amplitude máxima ou Valor de Pico é de 5 mm, o valor Pico a Pico desse movimento é de 10mm. 1.4 Freqüência Natural Freqüência Natural A freqüência de uma vibração livre é uma característica do sistema denominada Freqüência Natural e depende basicamente da sua distribuição de massa e rigidez. Ou seja, a freqüência natural é uma propriedade intrínseca do sistema. Para uma máquina as freqüências naturais são aquelas em que ela vibrará livremente após um impacto. È a freqüência na qual ela "tende" a vibrar, quando excitado por alguma força. Em um sistema de um grau de liberdade com rigidez k e massa m a freqüência natural é dada pela expressão: Wn = k/m (rad/seg) Da expressão Wn = k/m (rad/seg), verificamos a variação da amplitude do deslocamento e do período com a variação da massa do sistema. Nesse exemplo verificamos experimentalmente como a amplitude e o período variam com o aumento da massa do sistema. Percebemos que a freqüência natural se reduz pela metade quando aumentamos a massa do sistema em quatro vezes Wn1 = k/m ; Wn2 = k/4m; Wn2 = 1/2 k/m; Wn2 = 1/2 Wn1 Ressonância Quando a freqüência de uma das forças gerada pelo funcionamento de uma máquina é igual a uma de suas freqüências naturais, ocorre uma ressonância e a amplitude da vibração nessa freqüência será muito maior do que a natural. Porém, ressonância é uma condição especial onde alguma força externa excita continuamente alguma freqüência natural do objeto, agravando os seus níveis de vibração. Em outras palavras, ressonância é uma condição em que uma força é aplicada a um objeto com uma freqüência muito próxima ou igual a uma das freqüências naturais do objeto. O resultado de uma condição de ressonância é um grande aumento da amplitude.

4 Uma condição de ressonância pode afetar o desempenho dos equipamentos e a qualidade dos produtos. Portanto para evitar essa situação os equipamentos são projetados de forma a trabalharem em regiões distantes de suas freqüências naturais, normalmente as faixas de trabalho se encontram em altas rotações e as freqüências naturais estão nas baixas rotações. 1.5 Ressonância Grandezas Relacionadas As grandezas utilizadas para quantificar os níveis de vibração de um sistema são: deslocamento, velocidade e aceleração. Através destas grandezas o grau de severidade da vibração em um sistema pode ser avaliado. Deslocamento Em sistemas vibratórios o deslocamento é uma grandeza que indica o quanto um corpo desvia de sua posição de equilíbrio. A unidade de deslocamento no sistema internacional é o metro (m), no diagnóstico de máquinas a unidade é o mícron (0,001mm). Velocidade Indica quão rápido o corpo esta se movendo. A unidade no sistema internacional é metros por segundo (m/s), ou (mm/s). Aceleração A aceleração de um corpo está relacionada com as forças que causam a vibração. A unidade de aceleração no sistema internacional é o metro ao quadrado por segundo (m/s 2 ). Na situação de máquinas operando em baixa velocidade, ou seja, rotação menor que 600 rpm é recomendável utilizar o deslocamento como parâmetro de análise da severidade da vibração. Assim a aceleração é preferível no diagnóstico de máquinas operando em altas velocidades. Quando o aspecto do sinal é desconhecido, recomenda-se iniciar a análise através da velocidade. Na prática o uso do acelerômetro, o qual é um sensor de medida de aceleração, é bastante usual. Com o sinal de aceleração, a velocidade e o deslocamento podem ser obtidos facilmente. Podemos dizer que a melhor grandeza utilizada para medir os níveis de vibração são aqueles que nos apresentam as maiores amplitudes.

5 Módulo 2 Representação do Movimento Vibratório Aqui entenderemos os principais domínios que o movimento vibratório pode ser exibido, ou seja, os espectros de vibração. A familiarização desse conceito deve ser feita de maneira clara e didática para que se torne duradoura visto que a implantação de uma análise preditiva se baseia na análise dos espectros. Aprenderemos suas principais diferenças, inclusive pela visualização de seus sinais característicos. 2.1 Domínios da Vibração Há dois métodos principais de exibir o movimento vibratório: No domínio do Tempo No domínio da Freqüência Esses dois domínios simplesmente observam o mesmo sinal dinâmico de dois diferentes ângulos. O domínio do tempo é uma exibição bidimensional de amplitude no eixo vertical com o tempo ao longo do eixo horizontal, enquanto o domínio de freqüência vê a amplitude no eixo vertical com freqüência exibida no eixo horizontal. Pense nesses dois domínios como duas janelas colocadas a 90 uma da outra como ilustrado na figura acima. Domínio do Tempo A forma de onda é a representação do sinal no domínio do tempo. Ela mostra o que esta acontecendo a cada instante. O exame da forma de onda pode revelar detalhes importantes das vibrações que não são visíveis nos espectros de freqüência. Sua principal aplicação é identificar a ocorrência de eventos de curta duração, como impactos, e determinar sua taxa de repetição. Domínio da Freqüência Analisar a própria forma de onda no tempo pode ser muito trabalhoso, incômodo e muitas vezes inviável, quando existem muitas componentes de sinal, ou seja, caso a pessoa de manutenção não possua conhecimentos amplos e completos do equipamento e seus sinais analógicos, uma alteração não apresentará significado imediatamente interpretado pelo mesmo. Neste caso é necessário empregar uma exibição no domínio da freqüência. Essa é uma das técnicas mais poderosas para o monitoramento das condições das máquinas. Os instrumentos de manutenção preditiva com capacidade de diagnóstico devem exibir vibrações no domínio da freqüência. A descrição dessa forma é denominada forma espectral ou simplesmente espectro da vibração. Para simplificar esse processo, os modernos analisadores de vibração utilizam a Transformada Rápida de Fourier (Fast Fourier Transform). Uma FFT é uma transformação de dados do domínio do tempo (amplitude em função do tempo) em dados de domínio de freqüência (amplitude em função da freqüência), feita por um computador (microprocessador). Podemos, nesse domínio, verificar qual espectro de freqüência é mais relevante no espectro global de vibração.

6 2.2 Classificação dos Sinais Estacionários Sinais Estacionários são aqueles que mantém as características ao longo do tempo. São classificados em: Determinísticos; Aleatórios. Sinais Determinísticos São descritos por uma relação matemática explícita. O movimento de componentes de sistemas mecânicos podem consistir de um sinal caracterizado por uma única freqüência ou de sinais que contenham várias componentes, ocorrendo diferentes freqüências simultaneamente. Sinais determinísticos podem ser decompostos em n componentes de freqüência, sendo a primeira componente a freqüência fundamental. A senóide é um caso particular de sinal determinístico que contém somente a freqüência fundamental. Sinais Aleatórios Não são representados por relações matemáticas explícitas, mas podem ser analisados através de ferramentas estatísticas (médias, desvio padrão, probabilidade, etc...). Um sinal aleatório é aquele cujo valor num instante futuro não pode ser previsto através de uma relação matemática explícita. Sinais aleatórios são aqueles que não tem componentes periódicos e harmônicos relacionadas. A análise de sinais aleatórios requer o uso de ferramentas estatísticas. O espectro de um sinal aleatório estacionário apresenta uma distribuição contínua com a freqüência.

7 Módulo 3 Transdutores de Vibração Os transdutores de vibração são instrumentos de extrema importância na medição de sinais, pois eles traduzem uma forma de energia em outra ou uma grandeza física, química em outra. Em nosso contexto, traduzem um sinal mecânico do equipamento medido em um sinal elétrico capaz de ser medido e, principalmente, analisado. 3.1 Tipos de Transdutores A medição de vibrações consiste simplesmente em transformar o sinal mecânico originado pelas vibrações num sinal mensurável. Os transdutores, instrumentos que traduzem um tipo de forma de energia em outra ou traduzem uma grandeza física, química em outra, são os dispositivos utilizados para verificação desses sinais. Um alto-falante, por exemplo, converte energia elétrica em energia sonora, ao passo que o microfone faz a conversão contrária. Tendo por base o fenômeno físico utilizado para conversão, é possível ter à disposição transdutores sensíveis ao deslocamento, à velocidade das partes móveis e à aceleração. Os espectros de vibração, forma de leitura dos sinais de vibração, são formados por componentes de freqüência que irão formar uma curva. As componentes de freqüência da curva de medição de um transdutor de velocidade necessitam de uma alteração relativamente menor que as outras para que comece a influenciar nos níveis de vibração global. Os transdutores de deslocamento são sensíveis a um movimento relativo, por exemplo, a distância entre o sensor fixo em um mancal e um eixo vibrando. O princípio de operação pode ser baseado na eletrodinâmica ou na variação da capacitância, e são constituídos por uma bobina imersa num campo magnético e ancorada através de suportes de baixa resiliência. Este tipo de transdutor apresenta a vantagem de não ter contato com a superfície que está sendo verificada, opera em freqüências extremamente baixas, e não possui partes móveis de modo que não apresenta desgaste. Entretanto, a faixa dinâmica é bastante limitada principalmente devido às variações nas propriedades magnéticas e elétricas da superfície sendo medida, além das irregularidades geométricas da superfície sendo ensaiada. Sendo assim, a faixa de freqüência também é limitada devido ao fato dos deslocamentos serem extremamente pequenos a altas freqüências. Os transdutores de velocidade consistem basicamente de bobina enrolada em uma massa suspensa por uma mola e envolvida por um imã permanente fixo à carcaça. Este é um sensor absoluto que mede a velocidade de vibração do ponto ao qual é fixado, com relação a um ponto fixo no espaço. Os acelerômetros constituem uma classe de transdutores cuja resposta é proporcional à aceleração, e representam o desenvolvimento presente no campo da medida e análise de vibrações.

8 Acelerômetros Piezoelétricos são os transdutores mais largamente usados para converter a aceleração do movimento vibratório em um sinal elétrico proporcional, para propósitos de medição, monitoramento e controle. Graças a sua grande faixa de freqüência podem ser empregados para medir vibração senoidal, randômica ou transitória. Os acelerômetros Piezoelétricos são compostos por uma massa sísmica fixada sobre um cristal de quartzo ou de material piezoelétrico cerâmico sintetizado que, por sua vez, é fixado à base do sensor. Os acelerômetros constituem uma classe de transdutores cuja resposta é proporcional à aceleração, e representam o desenvolvimento presente no campo da medida e análise de vibrações. Acelerômetros Piezoelétricos são os transdutores mais largamente usados para converter a aceleração do movimento vibratório em um sinal elétrico proporcional, para propósitos de medição, monitoramento e controle. Graças a sua grande faixa de freqüência podem ser empregados para medir vibração senoidal, randômica ou transitória. Os acelerômetros Piezoelétricos são compostos por uma massa sísmica fixada sobre um cristal de quartzo ou de material piezoelétrico cerâmico sintetizado que, por sua vez, é fixado à base do sensor. 3.2 Técnicas de Fixação Uma das considerações mais importantes com relação à montagem, é seu efeito sobre a faixa de freqüência utilizável. Para melhores resultados de medida, especialmente em altas freqüências, é importante preparar uma superfície lisa e plana na máquina, aonde o acelerômetro será fixado. Inspecione a área para assegurar que nenhum pedaço de metal ou outras partículas externas interfiram nas superfícies em contato. Existem seis tipos de fixação e cada uma delas exerce uma alteração na resposta útil do acelerômetro. Veja cada um dos tipos de fixação acima. Prisioneiro É a montagem que apresenta os melhores resultados e o principal cuidado é com a fixação da base do acelerômetro no prisioneiro. Recomenda-se torque da ordem de 18kpcm. Arruela de Mica Neste caso é necessário que a arruela seja o mais fina possível de modo a proporcionar um acoplamento satisfatório. O torque máximo recomendado é de 6kpcm. Camada de Cera A cera também proporciona um acoplamento satisfatório, no entanto, a medida que a temperatura se eleva o acoplamento é destruído. Colagem

9 Este acoplamento é bastante adequado quando se quer uma boa montagem e há necessidade de retirar o acelerômetro de maneira esporádica. / Cola Magnetização É o tipo mais utilizado, no entanto, é inadequado quando as acelerações apresentam uma amplitude igual ou superior a 100g para acelerômetros grandes e a 200g para acelerômetros pequenos. / Magneto Extensões (Caneta) Consiste no uso de extensões e a pressão de contato é manual. Neste método a freqüência máxima admissível é de 1KHz.

10 Módulo 4 Instrumentação de Medida e Análise de Vibração Nesta parte do curso daremos continuidade à análise dos sinais de vibração provenientes dos transdutores. Portanto aqui demonstraremos o modo de funcionamento dos instrumentos de medida e também os mecanismos que permitem a visualização do espectro de freqüência proveniente do transdutor. 4.1 Instrumentação É importante conhecer os instrumentos e os dispositivos que são particularmente úteis na análise de máquinas e alguma terminologia básica. Essas informações poderão também propiciar um ponto de partida para a seleção dos instrumentos mais adequados para uma aplicação específica. 4.2 Sistema de Condicionamento de Sinais A leitura direta do sinal de saída de um acelerômetro piezelétrico tem uma significativa perda de sensibilidade. Para eliminarmos esta ocorrência, fazemos o uso de pré-amplificadores e amplificadores que conseguem transformar os sinais oriundos do transdutor mais nítidos e confiáveis. Além disso, os amplificadores podem apresentar amplificação variável e outras facilidades para o condicionamento do sinal. Vários modelos incluem integradores para converter o sinal de saída de aceleração em sinais de velocidade ou deslocamento. Atualmente existem equipamentos com ICP, que tendem a substituir os amplificadores. Filtros Os filtros têm a capacidade de limitar um sinal de vibração em uma faixa ou banda de freqüência podendo isolá-la para medição ou estudo. Como referência, podemos imaginar o filtro utilizado nos rádios AM / FM. Quando sintonizamos alguma rádio, dentre as centenas de ondas que chegam até nossa antena, estamos utilizando um filtro. Veja nos botões acima alguns exemplos práticos. Analisador de Freqüência Um analisador é um medidor de vibrações dotado de filtros específicos que podem selecionar apenas faixas específicas, podem ser correlacionados à rotação do equipamento ou então mostrar um espectro em função do tempo de forma contínua. Cada tipo de analisador apresenta melhores qualidades dependendo do que se quer medir (limpar sinais na análise de órbitas, balanceamento de eixos, máquinas que apresentam mudança de rotação, dentre outras). Alcance Dinâmico O alcance dinâmico é a diferença de amplitude entre o maior sinal acomodado sem saturação e o menor sinal detectável, logo acima do nível de ruído. Um grande alcance dinâmico significa que o instrumento pode mostrar claramente as vibrações muito pequenas e muito grandes no mesmo espectro, assegurando que picos que representam defeitos incipientes nas máquinas poderão ser vistos com maior antecedência. Em um instrumento com um alcance dinâmico pequeno, o nível de ruído visível pode ocupar uma porção considerável da exibição, de forma que componentes de

11 baixa amplitude são mascarados pelo ruído de máquinas, não sendo mais discerníveis no espectro. Resolução, Zoom e Expansão de Freqüência Na análise de motores elétricos, caixas de engrenagens entre outros equipamentos existem componentes espectrais de alta freqüência proximamente espaçadas que devem ser separadas e precisamente identificadas. Isto pode ser conseguido de duas maneiras: Através de alta resolução, geralmente expressa por um grande número de linhas; Pela capacidade de zoom, isto é, de concentrar a máxima resolução em uma faixa de freqüência estreita, escolhida pelo operador. A capacidade de zoom não deve ser confundida com expansão de freqüência. A expansão de freqüência envolve a ampliação de parte do gráfico de espectro para ocupar toda a largura de exibição da tela sem aumento de resolução. Isto é, a expansão de freqüência não aumenta a precisão de análise e não revela nenhum pico novo, mas somente torna mais fácil identificar visualmente os picos no gráfico do espectro. 4.3 Coletores de Dados FFT Os coletores de dados FFT (Fast Fourier Transform) são instrumentos básicos em um Programa de Manutenção Preditiva. Esses instrumentos estão disponíveis em muitos modelos e configurações, e a escolha de qual utilizar depende do tipo de análise necessária para as máquinas a serem monitoradas. O coletor de dados de preditiva combina a habilidade para medir vibração e analisar espectros com armazenamento automático. Possui recursos de comunicação com microcomputadores, para receber rotas com todas as condições de medição programadas e transferir os resultados das medições. A demodulação aumenta a capacidade de detecção antecipada de certos defeitos porque melhora a faixa dinâmica efetiva do analisador em medições de sinais de baixo nível e alta freqüência relacionados com esses defeitos, que podem ser mascarados num espectro comum por sinais de baixa freqüência, que geralmente possuem amplitude muito mais elevada. Indicamos acima o sistema utilizado por um demodulador.

12 Módulo 5 Cadastro de Equipamento, Preparação e Coleta Com base na experiência acumulada por vários especialistas em medida de análise de vibrações, serão apresentadas sugestões para montagem de bancos de dados e definição das condições de medida e análise e dos limites admissíveis de vibração, assim como procedimentos para a execução correta das medições. 5.1 Evolução das Atividades de Manutenção Manutenção Corretiva - com atuação somente após a ocorrência da falha. Manutenção Preventiva - programando-se paradas com periodicidade determinada por estudos estatísticos. Manutenção Preditiva - definição antecipada das intervenções a partir do conhecimento da real condição de funcionamento das máquinas. Através da aplicação sistemática de técnicas de monitoração, tais como: Análise de Vibrações Análise de Corrente Elétrica e Fluxo Magnético Análise de Lubrificantes (Tribologia) Ultra-Som Termografia 5.2 Manutenção Preditiva Manutenção Preditiva é aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informa o seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se da manutenção que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado. Benefícios da Manutenção Preditiva: Eliminação das trocas de componentes e das intervenções preventivas desnecessárias; Diminuição dos custos e prazos das intervenções, através do conhecimento antecipado dos defeitos a serem corrigidos; Aumento da segurança operacional e disponibilidade dos equipamentos, com redução dos riscos de acidentes e interrupções inesperadas de produção; Redução das quebras de equipamentos em operação, que provocam danos secundários em muitos componentes; Determinar antecipadamente a necessidade de serviços de manutenção numa peça específica de um equipamento; Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção; Aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos; Reduzir o trabalho de emergência não planejado; Impedir o aumento de danos; Aumentar o grau de confiança no desempenho de um equipamento;

13 Aproveitar a vida útil total dos componentes de um equipamento; Determinar previamente as interrupções de fabricação para cuidar dos equipamentos que precisam de manutenção. Implantação da Manutenção Preditiva Usando Análise de Vibração Mecânica Em linhas gerais, o planejamento da implantação desta técnica de diagnose deve ser iniciada com o domínio da tecnologia e acompanhamento das máquinas consideradas críticas para o processo produtivo. O sistema de gerenciamento é constituído de um coletor de dados e um respectivo software. Implantação da Manutenção Preditiva Usando Análise de Vibração Mecânica Para a implantação desta tecnologia é necessário suporte e divulgação das áreas de manutenção, uma vez que serão gerenciados através dos recursos disponíveis nas manutenções de área. Portanto, o planejamento (definição dos níveis de vibração, periodicidade das medidas, etc.), acompanhamento histórico, diagnósticos e a decisão de onde e quando intervir são atribuições da manutenção de área. Razões Econômicas De uma maneira geral, a aplicação de programas de Manutenção Preditiva em indústrias de processo resulta em reduções da ordem de: 2/3 nos prejuízos com paradas inesperadas de produção; 1/3 nos gastos com a manutenção. 5.3 Implantação da Manutenção Preditiva Levantamento de Dados - cadastro dos equipamentos a serem monitorados e dos seus dados básicos de projeto e funcionamento necessários para avaliação e interpretação dos resultados das medições. Testes Preliminares - medições e análises detalhadas do comportamento das máquinas, visando: Definir: grandezas de medida, alarmes, procedimentos de medição e análise, roteiros de coleta de dados; Estabelecer referências para posterior acompanhamento das condições de funcionamento ("baselines"). Medições Sistemáticas, registro avaliação e análise periódica das grandezas monitoradas, para detectar e diagnosticar falhas de funcionamento e orientar as intervenções corretivas. Definir Alvo do Programa Identificar os Equipamentos Críticos, máquinas que tem histórico de manutenção crônico e/ou problemas recorrentes; Importância no Processo Produtivo, ou seja, máquinas que reduziriam significativamente ou parariam as operações na planta; Disponibilidade de Sobressalente, máquinas que devem ser programadas para conserto devido ao excessivo tempo de espera (lead Time) exigido para se obter peças de reposição; Disponibilidade de Reserva;

14 Condição de Operação da Máquina; Valor do Investimento; Custo do Reparo; Duração do Reparo (Incluindo Retomada de Produção). Determinar os Métodos de Coleta Monitoramento Periódico (Baseado em Rotas) Fácil Acesso; Deslocamento de Pessoal; Equipamentos de Uso Geral; Coleta Manual; Medição Periódica (Tipicamente Mensal). Monitoramento Permanente (On-line) Equipamentos Críticos; Áreas Inacessíveis ou Inseguras; Instalação de Sensores; Monitoração Automática; Intervalo Curto entre Medições (de 20 seg a on-line). Criar Banco de Dados Levantar Dados Básicos das Máquinas: Localização do Equipamento (Posto); Identificação (Número de Patrimônio / TAG); Descrição; Velocidade (rpm, mps); Potência (cv, W); Especificação de Rolamentos; Número de Dentes de Engrenagens; Número de Pás de Máquinas de Fluxo. Informações sobre os equipamentos Devemos criar jogos de parâmetros, como bandas de freqüência, que nos permitam distinguir cada um dos defeitos que possam surgir durante o funcionamento da máquina. Dessa forma, a evolução de cada defeito poderá ser acompanhada individualmente, através de Curvas de Tendência das respectivas bandas ou parâmetros: Nomenclatura para Fácil Identificação; Descrição; Tipo de Sensor (Típico: Acelerômetro); Grandeza de Medida (Típica: Velocidade); Parâmetros para Análise (Bandas, Resolução, Médias); Limites de Alarme (Valores Aceitáveis).

15 Localização dos Pontos de Medida Normalmente as medições são realizadas nas carcaças dos mancais. È através dos mancais que os esforços gerados pelo funcionamento da máquina são transmitidos à estrutura. Por essa razão, as vibrações medidas junto aos mancais são menos influenciadas pelas características dinâmicas da estrutura e são mais representativas da condição dos componentes rotativos da máquina do que as vibrações medidas em outros pontos. Assim, as posições 1, A ou O (outboard) são reservados para o mancal externo de um motor, as posições 2, B ou I (inboard) são reservadas para o mancal interno. Para posição 1, a localização horizontal é identificada como 1H ou AH ou MOH e para a posição 2, a posição horizontal é identificada como 2H, BH ou MIH. O mesmo se aplica para identificar as medições verticais e axiais e todas as outras posições. Coleta de Sinais Anteriormente a Coleta de Sinais, alguns pontos devem ser Discutidos: Análise Preliminar de Risco (Pessoal e Instrumental); Condições Técnicas de Medição; Avaliar o Método de Medição mais Adequado; Avaliar Pontos de Medição; Levantamento de Dados de Projeto das Máquinas. Coletar de Sinais Vantagens da Monitoração Contínua ou Permanente: Muito mais segurança para os equipamentos críticos; Detecção automática de falhas incipientes; Notificação imediata de condições de alarme; Histórico detalhado sempre disponível para diagnóstico; Tendência de alta resolução sempre disponível para prognóstico. Análise e Diagnóstico dos Sinais Podemos estabelecer alguns critérios de referência que podem caracterizar o comportamento normal de trabalho de certo tipo de equipamento. As características de um grupo de máquinas similares podem ser comparadas às características de uma unidade do grupo em boas condições. Pode-se selecionar um grupo de máquinas semelhantes e definir as características de vibração de uma delas, considerada em boas condições, para servir de linha base ou de referência para avaliação dos níveis de espectro de vibração registrados nas demais máquinas do grupo. Bandas de Freqüência: Muito mais segurança para os equipamentos críticos; Detecção automática de falhas incipientes; Notificação imediata de condições de alarme; Histórico detalhado sempre disponível para diagnóstico; Tendência de alta resolução sempre disponível para prognóstico.

16 Principais sintomas verificados em equipamentos desbalanceados: Vibrações elevadas na direção radial, com predominância da componente 1N (N freqüência de rotação do equipamento); A amplitude da componente 1N aumenta com o aumento da velocidade de rotação; As amplitudes das componentes múltiplas não são elevadas. (Componentes múltiplas de 1N, 2N, 3N, 4N... indicando os múltiplos da velocidade de rotação o equipamento). As vibrações na direção axial não são elevadas. Principais sintomas verificados em equipamentos desalinhados: Vibrações elevadas nas direções radial e axial, com predominância de componentes 1N, 2N e até 3N. Essas componentes apresentam amplitudes estáveis; As amplitudes das componentes 4N a 10N geralmente não são elevadas. O desalinhamento pode ser causado por erros de montagem, recalque de fundações, dilatação térmica, deformação da estrutura ou travamento do acoplamento. Principais sintomas apresentados em equipamentos com folgas: Vibrações elevadas nas direções radiais, com amplitudes elevadas das componentes 3 a 10N; As vibrações podem ter uma direção predominante, normalmente a vertical; Em certos casos podem ocorrer sub e inter-harmônicos; Geralmente as vibrações axiais são elevadas. As folgas podem ser causadas por erros de montagem, desgaste excessivo, danos na fundação ou na base, trincas ou ruptura de componentes de fixação. Principais sintomas verificados em mancais de rolamentos Analisando o espectro de freqüência da vibração, os defeitos em rolamentos estão dispostos de maneira harmonicamente relacionados, em freqüências não síncronas com a rotação (Não múltiplos); Geralmente no espectro da velocidade podemos constatar defeitos em seu estágio intermediário; Apenas no espectro da aceleração conseguimos captar com antecedência o aparecimento de defeitos com predominância de freqüência na faixa de 1000 a Hz. Geralmente defeitos em rolamentos evoluem com certa lentidão e emitem sinais com bastante antecedência da falha final.

17 Módulo 6 Identificação da Origem das Vibrações As exigências que a indústria moderna impõe às máquinas rotativas e equipamentos de produção, como motores elétricos, geradores, compressores, turbinas, exaustores, ventiladores, etc, devem ser satisfeitas apesar do aumento da velocidade de rotação. Estas exigências são cada vez mais rigorosas quanto aos níveis de vibração, os quais devem ser cada vez menores. 6.1 Desbalanceamento O desbalanceamento é um problema que aparece sempre em toda a peça girante, em grau maior ou menor. Como existe o problema da dilatação térmica, um eixo e seu mancal devem ter, necessariamente, um pequeno ajuste ou folga, destinado à lubrificação. Com isso os centros das duas peças dificilmente coincidirão, havendo sempre uma pequena diferença. Portanto o desbalanceamento sempre existirá mesmo utilizando-se materiais perfeitamente homogêneos e usinagens de precisão. Principais causas: Gradientes térmicos Desbalanceamentos em mancais Não homogeneidade do material Excentricidades A maior parte dos desbalanceamentos são originados nos processos de fabricação. Principais sintomas verificados em equipamentos desbalanceados: Vibrações elevadas na direção radial, com predominância da componente 1N (N freqüência de rotação do equipamento); A amplitude da componente 1N aumenta com o aumento da velocidade de rotação; As amplitudes das componentes múltiplas não são elevadas. (Componentes múltiplas de 1N, 2N, 3N, 4N... indicando os múltiplos da velocidade de rotação o equipamento); As vibrações na direção axial não são elevadas. A ação de eliminar o desbalanceamento em sistemas rotativos é denominada balanceamento. De acordo com a ISO, o balanceamento é o processo pelo qual a distribuição da massa é corrigida, de modo que as vibrações, assim como os esforços nos mancais não ultrapasse os valores limite estabelecidos para o sistema. Devemos sempre fazer o balanceamento de equipamentos que apresentem níveis de vibração acima do nível residual do equipamento, determinado por seu peso dinâmico. 6.2 Desalinhamento Assim como o desbalanceamento o desalinhamento dá origem a vibrações. No caso do desbalanceamento a freqüência da vibração coincide com a rotação do rotor, mas, no caso do desalinhamento, pode aparecer outra freqüência igual ao dobro ou triplo da velocidade de rotação. De maneira geral, existem dois tipos de desalinhamento:

18 Desalinhamento Paralelo: verificamos freqüências de rotação e do dobro da rotação do eixo, a amplitude se propaga no plano radial; Desalinhamento Angular: verificamos freqüências correspondentes a uma vez e duas vezes a rotação do eixo, vibração dominante no plano axial. Principais sintomas verificados em equipamentos desalinhados. Vibrações elevadas nas direções radial e axial, com predominância de componentes 1N, 2N e até 3N. Essas componentes apresentam amplitudes estáveis; As amplitudes das componentes 4N a 10N geralmente não são elevadas. O desalinhamento pode ser causado por erros de montagem, recalque de fundações, dilatação térmica, deformação da estrutura ou travamento do acoplamento. 6.3 Folgas Devido ao uso prolongado, aparece uma folga entre o eixo e o seu mancal, entre o pistão e o cilindro, entre o cabeçote e as guias das corrediças em prensas. Toda vez que duas peças mecânicas deslizam entre si, há necessidade de uma diferença de dimensões, diferença comumente conhecida como ajuste, destinado a manter uma película de lubrificante entre as peças deslizantes. Com o uso, tal ajuste aumenta além do necessário, passando a constituir uma folga. A folga comumente aparece nos mancais de metal patente, ou de desgaste sendo importante sua detecção para evitar prejuízos de monta. Têm-se as seguintes características: Folgas estruturais: Verificamos freqüências iguais a uma, duas ou três vezes a rotação do eixo, sendo esta última predominante. Ocasionalmente pode podem ser encontradas freqüências da ordem de dez vezes a rotação do eixo. A vibração se dá predominantemente no plano radial; Folgas de elementos rotativos: Verificamos freqüência dominante igual à rotação do eixo, com pequenas amplitudes. A vibração se dá predominantemente no plano radial. As folgas podem aparecer somente em certas condições de carga e temperatura, ou a partir de impulsos transitórios no funcionamento da máquina. Principais sintomas apresentados em equipamentos com folgas: Vibrações elevadas nas direções radiais, com amplitudes elevadas das componentes 3 a 10N; As vibrações podem ter uma direção predominante, normalmente a vertical; Em certos casos podem ocorrer sub e inter-harmônicos; Geralmente as vibrações axiais são elevadas. As folgas podem ser causadas por erros de montagem, desgaste excessivo, danos na fundação ou na base, trincas ou ruptura de componentes de fixação. 6.4 Defeitos em Mancais de Rolamento As principais causas de defeitos em mancais de rolamentos é a seleção incorreta dos rolamentos, sobrecarga, desalinhamento, estocagem inadequada, lubrificação inadequada e principalmente montagem incorreta.

19 Quando os rolamentos giram, as pistas dos anéis interno e externo fazem contato com os elementos rolantes, isto resulta em marcas de trabalho. Se os traçados são claramente definidos é possível determinar, se o rolamento foi submetido à carga axial, radial ou de momento. Verificar se cargas inesperadas ou erros de instalação ocorreram. Também determinar a provável causa do dano do rolamento. Principais sintomas verificados em mancais de rolamentos Analisando o espectro de freqüência da vibração, os defeitos em rolamentos estão dispostos de maneira harmonicamente relacionados, em freqüências não síncronas com a rotação (Não múltiplos); Geralmente no espectro da velocidade podemos constatar defeitos em seu estágio intermediário; Apenas no espectro da aceleração conseguimos captar com antecedência o aparecimento de defeitos com predominância de freqüência na faixa de 1000 a Hz; Geralmente defeitos em rolamentos evoluem com certa lentidão e emitem sinais com bastante antecedência da falha final. 6.5 Defeitos em polias e correias Os principais motivos que equipamentos acionados por polias e correias de transmissão vibram são: montagem inadequada da correia na polia, mau acabamento das polias, desalinhamento das polias, tensão inadequada, excentricidade e desalinhamento. Os Principais sintomas que encontramos em equipamentos vibratórios são: Vibrações radiais elevadas em múltiplos da freqüência de passagem da correia (geralmente múltiplos pares). No caso de desalinhamento das polias: o Vibrações axiais elevadas na freqüência de rotação dos eixos o As vibrações de um eixo são transmitidas ao outro. 6.6 Defeitos em Mancais de escorregamento Os mancais de desgaste, normalmente constituídos de peças de aço, recobertas com ligas especiais, também conhecidos por "babbit" ou "metal patente". O problema se situa no seu desgaste. Mancais de escorregamento podem apresentar várias falhas, incluindo folgas, roçamentos e instabilidade dinâmica. Esses problemas podem ser causados por montagem incorreta, folga excessiva, desgaste, lubrificação incorreta, carga radial ou projeto inadequado. Os principais sintomas de vibrações em mancais de escorregamento são: Vibrações radiais de nível elevado e constante, com predominância da componente 1N, 2N ou 3N, podendo ser confundida com desbalanceamento, desalinhamento ou folga na fixação dos componentes; Em máquinas horizontais, o melhor indicador é o nível elevado de vibração vertical; Também podem ocorrer vibrações axiais elevadas em mancais de escora.

20 6.7 Defeitos em Engrenagens As engrenagens podem apresentar defeitos semelhantes aos de outras máquinas, como desalinhamento, desbalanceamento, folgas, porém podem apresentar defeitos específicos que se manifestam de forma característica no espectro de vibração: deformação no círculo primitivo, irregularidades de passo e da forma dos dentes e excentricidade. Esses defeitos podem ser causados por erros de usinagem, montagem ou ajuste incorretos, desgaste excessivo, lubrificação inadequada, contaminação, desalinhamento, fadiga ou sobrecarga. Mesmo em engrenagens em boas condições de uso, apresentam bandas laterais em torno da componente na freqüência de engrenamento e seus múltiplos, devido às não-uniformidades inerentes ao engrenamento, como: excentricidade das engrenagens e irregularidades na geometria dos dentes. Principais sintomas apresentados por equipamentos com defeitos em engrenagens: Aumento das amplitudes das vibrações radiais na freqüência de engrenamento e seus harmônicos e, principalmente, das suas bandas laterais; Numa caixa de engrenagens a freqüência de engrenamento indica o par de engrenagens defeituoso, enquanto que a causa do defeito está relacionado ao espaçamento das bandas laterais.

21 Módulo 7 Exemplo de Aplicação Aqui serão mostrados dois exemplos muito importantes e largamente utilizados na indústria, que nos permitirão analisar os espectros de vibração e reconhecer os principais problemas. 7.1 Exemplo de Problemas em Motores Motor elétrico é o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando - com sua construção simples, custo reduzido e grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos. Em todo o setor industrial é imensa a participação dos motores elétricos, tanto nos processos de transformação de bens de consumo, quanto na prestação de serviços. Espectro de Vibração de Motores elétricos Seu objetivo é ajudar os profissionais da área de manutenção na tarefa de interpretar espectros em freqüência obtidos através de técnicas preditivas (análise de vibração, análise de corrente e análise de fluxo magnético), e concluir se há ou não, defeitos nos motores estudados. Os problemas diagnosticáveis podem ser tanto de origem mecânica (desalinhamento, desbalanceamento e folga mecânica), como de origem elétrica (barras quebradas e desequilíbrio de fase), e a situação sem defeito (condição normal da máquina). 7.2 Exemplo de Problemas em Redutores Estes são equipamentos utilizados largamente na indústria. Redutores e Motoredutores fornecem a solução para as mais variadas condições de aplicação, desde a indústria naval até a mineração através do princípio básico de acionamentos com velocidades específicas e torque apropriado. As aplicações são inúmeras, entretanto, listamos aqui apenas alguns exemplos importantes, onde estão presentes tais equipamentos. Indústria ferroviária, marítima, mineração e ainda equipa os geradores de energia eólica. Acionamento Engrenagens são rodas com dentes padronizados que servem para transmitir movimento e força entre os eixos. Elas permitem a redução ou aumento do momento torsor, com mínimas perdas de energia, e aumento ou redução de velocidades, sem perda nenhuma de energia, por não deslizarem. Espectro de um redutor com problemas no pinhão Quando verificamos problemas em redutores, seus espectros no domínio do tempo e freqüência são mostrados nos quadros. Note no domínio da freqüência que as bandas laterais são espaçadas igualmente na velocidade do pinhão. No domínio do tempo verificamos o aumento dos impactos a cada volta do pinhão.

ANALISE DE CORRENTE ELÉTRICA

ANALISE DE CORRENTE ELÉTRICA ANALISE DE CORRENTE ELÉTRICA 1. INTRODUÇÃO A manutenção preditiva tem sido largamente discutida nos últimos anos, e sem dúvida é um procedimento moderno de gerenciamento, que comprovadamente vem diminuindo

Leia mais

Um especialista em manutenção preditiva

Um especialista em manutenção preditiva Análise de vibrações A UU L AL A Um especialista em manutenção preditiva foi chamado para monitorar uma máquina em uma empresa. Ele colocou sensores em pontos estratégicos da máquina e coletou, em um registrador,

Leia mais

Análise de Vibração RELATÓRIO TÉCNICO 0814

Análise de Vibração RELATÓRIO TÉCNICO 0814 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO DMAE - RAFARD DMAE 1. OBJETIVO Apresentar ao DAMAE a Análise de Vibrações realizada nos equipamentos de sua unidade em Rafard. 2. INSTRUMENTAÇÃO UTILIZADA 1- Analisador de Vibrações

Leia mais

Análise de Vibração Relatório Técnico 0914

Análise de Vibração Relatório Técnico 0914 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO DAE - DAE Corumbatai 1. OBJETIVO Apresentar ao DAE a Análise de Vibrações realizada nos equipamentos de sua unidade em Corumbatai. 2. INSTRUMENTAÇÃO UTILIZADA 1- Analisador de Vibrações

Leia mais

ANÁLISE DE VIBRAÇÃO NÍVEL I

ANÁLISE DE VIBRAÇÃO NÍVEL I ANÁLISE DE VIBRAÇÃO NÍVEL I *Eng. Remo Alberto Pierri Transmotor MBC *Eng. Maurício Coronado - GYR Com base na experiência acumulada por vários especialistas em medida e análise de vibrações, serão apresentados

Leia mais

Projeto Manutenção Preditiva. Análise de vibrações. www.gatec.com.br

Projeto Manutenção Preditiva. Análise de vibrações. www.gatec.com.br Projeto Manutenção Preditiva Análise de vibrações www.gatec.com.br ANÁLISE DE VIBRAÇÃO 1 - DEFINIÇÃO TÉCNICA 2 - CONCEITUAÇÃO : 2.1 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO X ASSINATURA ESPECTRAL 2.2 MONITORAMENTO DA VIBRAÇÃO

Leia mais

Análise de Vibração RELATÓRIO TÉCNICO 0914

Análise de Vibração RELATÓRIO TÉCNICO 0914 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO DAE - Analandia DAE 1. OBJETIVO Apresentar ao DAE a Análise de Vibrações realizada nos equipamentos de sua unidade em Analandia. 2. INSTRUMENTAÇÃO UTILIZADA 1- Analisador de Vibrações

Leia mais

Controle de vibração significa a eliminação ou a redução da vibração.

Controle de vibração significa a eliminação ou a redução da vibração. Quais são os métodos mais utilizados para controle de vibrações? Defina um absorvedor de vibração? Qual é função de um isolador de vibração? Por que um eixo rotativo sempre vibra? Qual é a fonte da força

Leia mais

Análise de Vibração RELATÓRIO TÉCNICO 0814

Análise de Vibração RELATÓRIO TÉCNICO 0814 RELATÓRIO TÉCNICO 814 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO SAAE - CAPIVARI SAAE 1. OBJETIVO Apresentar ao SAAE a Análise de Vibrações realizada nos equipamentos de sua unidade em Capivari. 2. INSTRUMENTAÇÃO UTILIZADA 1-

Leia mais

Autores: Mauro Lucio Martins Eduardo Sarto

Autores: Mauro Lucio Martins Eduardo Sarto Aplicação da Preditiva on-line Como Ferramenta para o Aumento da Disponibilidade e Confiabilidade dos Equipamentos Rotativos em uma Empresado Ramo Petrolífero Autores: Mauro Lucio Martins Eduardo Sarto

Leia mais

OTIMIZANDO A PRODUTIVIDADE DE MÁQUINAS DE PAPEL ATRAVÉS DA ANÁLISE DE VIBRAÇÕES

OTIMIZANDO A PRODUTIVIDADE DE MÁQUINAS DE PAPEL ATRAVÉS DA ANÁLISE DE VIBRAÇÕES OTIMIZANDO A PRODUTIVIDADE DE MÁQUINAS DE PAPEL ATRAVÉS DA ANÁLISE DE VIBRAÇÕES ENG O REMO ALBERTO PIERRI Diretor Técnico da Aditeq Na referência (1), mostramos que a análise das vibrações geradas pelo

Leia mais

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril.

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril. A UU L AL A Mandrilamento Nesta aula, você vai tomar contato com o processo de mandrilamento. Conhecerá os tipos de mandrilamento, as ferramentas de mandrilar e as características e funções das mandriladoras.

Leia mais

MANUTENÇÃO PREDITIVA 13.12.11

MANUTENÇÃO PREDITIVA 13.12.11 1 MANUTENÇÃO PREDITIVA conceito 2 É aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. objetivos 3 determinar, antecipadamente,

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Análise de Vibração RELATÓRIO TÉCNICO 0814

Análise de Vibração RELATÓRIO TÉCNICO 0814 RELATÓRIO TÉCNICO 814 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO SANEBAVI - VINHEDO SANEBAVI 1. OBJETIVO Apresentar ao SANEBAVI a Análise de Vibrações realizada nos equipamentos de sua unidade em Vinhedo. 2. INSTRUMENTAÇÃO UTILIZADA

Leia mais

Mancais. TECNÓLOGO EM MECATRÔNICA Elementos de Máquinas. Professor: André Kühl andre.kuhl@ifsc.edu.br

Mancais. TECNÓLOGO EM MECATRÔNICA Elementos de Máquinas. Professor: André Kühl andre.kuhl@ifsc.edu.br Mancais TECNÓLOGO EM MECATRÔNICA Elementos de Máquinas Professor: André Kühl andre.kuhl@ifsc.edu.br Introdução à Mancais O mancal pode ser definido como suporte ou guia em que se apóia o eixo; No ponto

Leia mais

Dimensão da peça = Dimensão do padrão ± diferença

Dimensão da peça = Dimensão do padrão ± diferença Relógio comparador Um problema Como vocês podem perceber, o programa de qualidade da empresa envolve todo o pessoal. Na busca constante de melhoria, são necessários instrumentos de controle mais sofisticados

Leia mais

ANÁLISE DE FALHAS EM COMPRESSORES DE PARAFUSOS. Fabiano Ribeiro do Vale Almeida Universidade Federal de Itajubá

ANÁLISE DE FALHAS EM COMPRESSORES DE PARAFUSOS. Fabiano Ribeiro do Vale Almeida Universidade Federal de Itajubá ANÁLISE DE FALHAS EM COMPRESSORES DE PARAFUSOS Fabiano Ribeiro do Vale Almeida Universidade Federal de Itajubá Márcio Tadeu de Almeida Universidade Federal de Itajubá Trabalho apresentado na 6 a Conferência

Leia mais

Ensaio de Emissão Acústica Aplicado em Cilindros sem Costura para Armazenamento de Gases

Ensaio de Emissão Acústica Aplicado em Cilindros sem Costura para Armazenamento de Gases Ensaio de Emissão Acústica Aplicado em Cilindros sem Costura para Armazenamento de Gases Pedro Feres Filho São Paulo, Brasil e-mail: pedro@pasa.com.br 1- Resumo Este trabalho teve como objetivo apresentar

Leia mais

1 Problemas de transmissão

1 Problemas de transmissão 1 Problemas de transmissão O sinal recebido pelo receptor pode diferir do sinal transmitido. No caso analógico há degradação da qualidade do sinal. No caso digital ocorrem erros de bit. Essas diferenças

Leia mais

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Nem sempre as unidades geradoras

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

Relógio comparador. Como vocês podem perceber, o programa de. Um problema. O relógio comparador

Relógio comparador. Como vocês podem perceber, o programa de. Um problema. O relógio comparador A U A UL LA Relógio comparador Um problema Como vocês podem perceber, o programa de qualidade da empresa envolve todo o pessoal. Na busca constante de melhoria, são necessários instrumentos de controle

Leia mais

Como funciona o motor de corrente contínua

Como funciona o motor de corrente contínua Como funciona o motor de corrente contínua Escrito por Newton C. Braga Este artigo é de grande utilidade para todos que utilizam pequenos motores, principalmente os projetistas mecatrônicos. Como o artigo

Leia mais

Aula 12: Rolamentos Mancais Rolamentos

Aula 12: Rolamentos Mancais Rolamentos Aula 12: Rolamentos Mancais Rolamentos Mancal é um suporte de apoio de eixos e rolamentos que são elementos girantes de máquinas. Os mancais classificam-se em duas categorias: mancais de deslizamento mancais

Leia mais

Decidir como medir cada característica. Definir as características de qualidade. Estabelecer padrões de qualidade

Decidir como medir cada característica. Definir as características de qualidade. Estabelecer padrões de qualidade Escola de Engenharia de Lorena - EEL Controle Estatístico de Processos CEP Prof. MSc. Fabrício Maciel Gomes Objetivo de um Processo Produzir um produto que satisfaça totalmente ao cliente. Conceito de

Leia mais

materiais ou produtos,sem prejudicar a posterior utilização destes, contribuindo para o incremento da

materiais ou produtos,sem prejudicar a posterior utilização destes, contribuindo para o incremento da Definição De acordo com a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos, ABENDE, os Ensaios Não Destrutivos (END) são definidos como: Técnicas utilizadas no controle da qualidade, d de materiais ou

Leia mais

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul DETERMINAÇÃO DE CONDIÇÃO DE ACIONAMENTO DE FREIO DE EMERGÊNCIA TIPO "VIGA FLUTUANTE" DE ELEVADOR DE OBRAS EM CASO DE QUEDA DA CABINE SEM RUPTURA DO CABO Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho

Leia mais

RET Relatório Técnico de Encerramento Título do Teste TESTE DE HIDROVARIADOR DE VELOCIDADE HENFEL MODELO HFPM2500

RET Relatório Técnico de Encerramento Título do Teste TESTE DE HIDROVARIADOR DE VELOCIDADE HENFEL MODELO HFPM2500 RET Relatório Técnico de Encerramento Título do Teste TESTE DE HIDROVARIADOR DE VELOCIDADE HENFEL MODELO HFPM2500 APLICADO EM ACIONAMENTO DE TRANSPORTADORES DE CORREIA TMPM SÃO LUÍS - MA SAT 1260 Localidade,

Leia mais

Elementos de máquina. Curso de Tecnologia em Mecatrônica 6º fase. Diego Rafael Alba

Elementos de máquina. Curso de Tecnologia em Mecatrônica 6º fase. Diego Rafael Alba E Curso de Tecnologia em Mecatrônica 6º fase Diego Rafael Alba 1 Mancais De modo geral, os elementos de apoio consistem em acessórios para o bom funcionamento de máquinas. Desde quando o homem passou a

Leia mais

Imprimir. Influência das Harmônicas na Alimentação de Dispositivos Eletrônicos: Efeitos, e como eliminá-los

Imprimir. Influência das Harmônicas na Alimentação de Dispositivos Eletrônicos: Efeitos, e como eliminá-los 1/ 9 Imprimir PROJETOS / Energia 20/08/2012 10:20:00 Influência das Harmônicas na Alimentação de Dispositivos Eletrônicos: Efeitos, e como eliminá-los Na primeira parte deste artigo vimos que a energia

Leia mais

Controlo de Condição de Motores Eléctricos de Indução Trifásicos. Controlo de Condição de Motores Eléctricos de Indução Trifásicos

Controlo de Condição de Motores Eléctricos de Indução Trifásicos. Controlo de Condição de Motores Eléctricos de Indução Trifásicos Por: António Afonso Roque Data: 30 de Abril de 2010 Slide 1 (Análise de Vibrações versus Análise de Corrente Eléctrica) N 4 5 3 1 2 6 5 4 S DatAnálise AntónioA.Roque*,J.M. F.Calado** ejosém. Ruiz*** *DatAnálise,

Leia mais

MOTORES ELÉTRICOS Princípios e fundamentos

MOTORES ELÉTRICOS Princípios e fundamentos MOTORES ELÉTRICOS Princípios e fundamentos 1 Classificação 2 3 Estator O estator do motor e também constituido por um núcleo ferromagnético laminado, nas cavas do qual são colocados os enrolamentos alimentados

Leia mais

Introdução Análise de Vibração

Introdução Análise de Vibração 1 Introdução Análise de Vibração 1-1 MANUTENÇÃO CORRETIVA ou REATIVA (Quebra Repara) È o tipo de Manutenção que ocorre após a quebra do equipamento. Atua somente após a ocorrência da Falha. PREVENTIVA

Leia mais

GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA

GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA Todo dispositivo cuja finalidade é produzir energia elétrica à custa de energia mecânica constitui uma máquina geradora de energia elétrica. O funcionamento do

Leia mais

Sensores Ultrasônicos

Sensores Ultrasônicos Sensores Ultrasônicos Introdução A maioria dos transdutores de ultra-som utiliza materiais piezelétricos para converter energia elétrica em mecânica e vice-versa. Um transdutor de Ultra-som é basicamente

Leia mais

Sistema Básico de Inspeção Termográfica

Sistema Básico de Inspeção Termográfica Sistema Básico de Inspeção Termográfica Um novo patamar na relação custo / benefício em Termografia *Eng. Attílio Bruno Veratti Conceito geral A Inspeção Termográfica é a técnica de inspeção não destrutiva

Leia mais

-Transformadores Corrente de energização - inrush

-Transformadores Corrente de energização - inrush -Transformadores Corrente de energização - inrush Definição Corrente de magnetização (corrente de inrush) durante a energização do transformador Estas correntes aparecem durante a energização do transformador,

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Buchas Guias Mancais de Deslizamento e Rolamento Buchas Redução de Atrito Anel metálico entre eixos e rodas Eixo desliza dentro da bucha, deve-se utilizar lubrificação.

Leia mais

Minuta de Norma AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO HUMANA À VIBRAÇÃO VISANDO O CONFORTO DA COMUNIDADE PREFÁCIO

Minuta de Norma AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO HUMANA À VIBRAÇÃO VISANDO O CONFORTO DA COMUNIDADE PREFÁCIO Minuta de Norma AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO HUMANA À VIBRAÇÃO VISANDO O CONFORTO DA COMUNIDADE PREFÁCIO As vibrações afetam as pessoas de muitas formas causando desconforto, problemas de saúde, diminuição da

Leia mais

Tecnologia de faixa para falha

Tecnologia de faixa para falha Tecnologia de faixa para falha Por Tom Bell e John Nankivell Índice 1. Introdução 1 2. Equipamento de teste / processo de teste de PIM existente 2 3. Nova análise de RTF / limitações técnicas 3 4. Fluxograma

Leia mais

Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA

Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA Motores Síncronos Possuem velocidade fixa e são utilizados para grandes cargas, (em função do seu alto custo que faz com que ele não seja viável para aparelhos menores)

Leia mais

SISTEMA COMPUTADORIZADO PARA GERENCIAMENTO DE PURGADORES DE VAPOR

SISTEMA COMPUTADORIZADO PARA GERENCIAMENTO DE PURGADORES DE VAPOR SISTEMA COMPUTADORIZADO PARA GERENCIAMENTO DE PURGADORES DE VAPOR Patenteado. Gerenciamento no século 21. Tópicos fundamentais que compõem o gerenciamento: Manutenção Produtiva Total (MPT): Estabelece

Leia mais

Verificação e Resolução de problemas com Vibrações Mecânicas e Modelagem Numérica

Verificação e Resolução de problemas com Vibrações Mecânicas e Modelagem Numérica Verificação e Resolução de problemas com Vibrações Mecânicas e Modelagem Numérica Marcos Geraldo S. Diretor da MGS Jánes Landre Júnior Prof. Depto. Engenharia Mecânica, PUC-Minas 1 - Introdução O setor

Leia mais

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos INTRODUÇÃO A importância da manutenção em máquinas e equipamentos A manutenção de máquinas e equipamentos é importante para garantir a confiabilidade e segurança dos equipamentos, melhorar a qualidade

Leia mais

dv dt Fig.19 Pulso de tensão típico nos terminais do motor

dv dt Fig.19 Pulso de tensão típico nos terminais do motor INFLUÊNCIA DO INVERSOR NO SISTEMA DE ISOLAMENTO DO MOTOR Os inversores de freqüência modernos utilizam transistores (atualmente IGBTs) de potência cujos os chaveamentos (khz) são muito elevados. Para atingirem

Leia mais

4 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

4 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 4 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS O acoplamento ACRIFLEX AC é composto por dois cubos simétricos de ferro fundido cinzento, unidos por um jogo de correias planas fixadas aos cubos através de um flange aparafusado.

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

Sistema de Tensionamento de Correias SKF. A forma da SKF apoiar a transmissão Fácil Rápido Repetitivo

Sistema de Tensionamento de Correias SKF. A forma da SKF apoiar a transmissão Fácil Rápido Repetitivo Sistema de Tensionamento de Correias SKF A forma da SKF apoiar a transmissão Fácil Rápido Repetitivo Sistema de Tensionamento de Correias SKF Uma solução inovadora para as transmissões por correias É sabido

Leia mais

Sua indústria. Seu show. Seu Futuro

Sua indústria. Seu show. Seu Futuro Sua indústria. Seu show. Seu Futuro Usinagem 5-Eixos para Moldes Sandro, Vero Software Vero Software está no topo do relatório de fornecedores de CAM da CIMData 2014 Com maior Market Share, crescimento

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

FAPERJ & PIUES/PUC-Rio FÍSICA E MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO APLICADAS A SISTEMAS DE ENGENHARIA

FAPERJ & PIUES/PUC-Rio FÍSICA E MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO APLICADAS A SISTEMAS DE ENGENHARIA FAPERJ & PIUES/PUC-Rio FÍSICA E MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO APLICADAS A SISTEMAS DE ENGENHARIA 1) INTRODUÇÃO Rio de Janeiro, 05 de Maio de 2015. A equipe desenvolvedora deste projeto conta com: - Prof.

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Manutenção dos Sistemas de Produção

Curso de Engenharia de Produção. Manutenção dos Sistemas de Produção Curso de Engenharia de Produção Manutenção dos Sistemas de Produção Introdução: Existe uma grande variedade de denominações das formas de atuação da manutenção, isto provoca certa confusão em relação aos

Leia mais

Introdução. elementos de apoio

Introdução. elementos de apoio Introdução aos elementos de apoio A UU L AL A Esta aula - Introdução aos elementos de apoio - inicia a segunda parte deste primeiro livro que compõe o módulo Elementos de máquinas. De modo geral, os elementos

Leia mais

MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL * ENROLAMENTOS P/ MOTORES CA *

MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL * ENROLAMENTOS P/ MOTORES CA * MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL * ENROLAMENTOS P/ MOTORES CA * Vitória ES 2006 7. ENROLAMENTOS PARA MOTORES DE CORRENTE ALTERNADA A maneira mais conveniente de associar vários condutores de um enrolamento

Leia mais

Variadores e redutores de velocidade e manutenção de engrenagens

Variadores e redutores de velocidade e manutenção de engrenagens Variadores e redutores de velocidade e manutenção de engrenagens A UU L AL A Um conjunto de engrenagens cônicas pertencente a uma máquina começou a apresentar ruídos estranhos. O operador da máquina ficou

Leia mais

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação A U A UL LA Acoplamento Introdução Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, percebeu um estranho ruído na roda. Preocupada, procurou um mecânico. Ao analisar o problema, o mecânico concluiu que

Leia mais

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Porque é importante comunicar? - Desde o «início dos tempos» que o progresso e o bem estar das sociedades depende da sua capacidade de comunicar e aceder

Leia mais

Selecione o tipo de rolamento e configuração. Limitações dimensionais

Selecione o tipo de rolamento e configuração. Limitações dimensionais Seleção do 2. Seleção do Os s e de estão disponíveis numa variedade de tipos, formas e dimensões. Quando se faz a correta seleção do para a sua aplicação, é importante considerar diversos fatores, e analisar

Leia mais

Aspectos de Segurança - Discos de Corte e Desbaste

Aspectos de Segurança - Discos de Corte e Desbaste Aspectos de Segurança - Discos de Corte e Desbaste Os discos de corte e desbaste são produzidos e controlados com rigor, sendo submetidos a testes internos que objetivam a reprodução da qualidade lote

Leia mais

Introdução. Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Um transdutor é um componente que transforma um tipo de energia em outro.

Introdução. Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Um transdutor é um componente que transforma um tipo de energia em outro. SENSORES Introdução Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Num circuito eletrônico o sensor é o componente que sente diretamente alguma característica física do meio em que esta inserido,

Leia mais

As peças a serem usinadas podem ter as

As peças a serem usinadas podem ter as A U A UL LA Fresagem As peças a serem usinadas podem ter as mais variadas formas. Este poderia ser um fator de complicação do processo de usinagem. Porém, graças à máquina fresadora e às suas ferramentas

Leia mais

FALCON: Smart Portable Solution. A manutenção condicional nunca foi tão fácil. Brand of ACOEM

FALCON: Smart Portable Solution. A manutenção condicional nunca foi tão fácil. Brand of ACOEM FALCON: Smart Portable Solution A manutenção condicional nunca foi tão fácil Brand of ACOEM Com o FALCON, a ONEPROD propõe uma ferramenta de coleta, análise e balanceamento de desempenho excepcional e

Leia mais

UPS. Unidades de Alimentação Ininterrupta

UPS. Unidades de Alimentação Ininterrupta UPS Uma UPS é um dispositivo que, quando em funcionamento correcto, ajuda a garantir que a alimentação dos equipamentos que estão a ela ligados, não sejam perturbados, fornecendo energia, através de uma

Leia mais

Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL. Introdução

Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL. Introdução Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL Esta aula apresenta o princípio de funcionamento dos motores elétricos de corrente contínua, o papel do comutador, as características e relações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA Curso de Eletrotécnica

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA Curso de Eletrotécnica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA Curso de Eletrotécnica Apostila de Automação Industrial Elaborada pelo Professor M.Eng. Rodrigo Cardozo Fuentes Prof. Rodrigo

Leia mais

Os caracteres de escrita

Os caracteres de escrita III. Caracteres de Escrita Os caracteres de escrita ou letras técnicas são utilizadas em desenhos técnicos pelo simples fato de proporcionarem maior uniformidade e tornarem mais fácil a leitura. Se uma

Leia mais

Monitoramento de Escavadeiras. Zero paradas não programadas através do monitoramento on-line de condição

Monitoramento de Escavadeiras. Zero paradas não programadas através do monitoramento on-line de condição Monitoramento de Escavadeiras Zero paradas não programadas através do monitoramento on-line de condição Uma parada não programada pode ser cara e perigosa A mina é um ambiente potencialmente perigoso.

Leia mais

Sinal analógico x sinal digital. Sinal analógico. Exemplos de variações nas grandezas básicas. Grandezas básicas em sinais periódicos

Sinal analógico x sinal digital. Sinal analógico. Exemplos de variações nas grandezas básicas. Grandezas básicas em sinais periódicos Plano Redes de Computadores Transmissão de Informações nálise de Sinais ula 04 Introdução Dados, sinais e transmissão Sinal analógico x sinal digital Sinais analógicos Grandezas básicas Domínio tempo x

Leia mais

BI 1-7. Sistemas de aceleração (testes de disparo)

BI 1-7. Sistemas de aceleração (testes de disparo) Testes de aceleração de componentes rotativos até seu ponto de explosão Cobertura de proteção a prova de explosão de alto grau de proteção Acionamento através de motor de corrente contínua com frenagem

Leia mais

MOINHO ALTA ROTAÇÃO E BAIXA ROTAÇÃO

MOINHO ALTA ROTAÇÃO E BAIXA ROTAÇÃO MANUAL DE OPERAÇÕES MOINHO ALTA ROTAÇÃO E BAIXA ROTAÇÃO MI-200 / MI-300 1 - Introdução Leia atentamente o Manual de Instruções, pois nele estão contidas as informações necessárias para o bom funcionamento

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

OBJETIVOS: CARGA HORÁRIA MÍNIMA CRONOGRAMA:

OBJETIVOS: CARGA HORÁRIA MÍNIMA CRONOGRAMA: ESTUDO DIRIGIDO COMPONENTE CURRICULAR: Controle de Processos e Instrumentação PROFESSOR: Dorival Rosa Brito ESTUDO DIRIGIDO: Métodos de Determinação de Parâmetros de Processos APRESENTAÇÃO: O rápido desenvolvimento

Leia mais

1 Propagação de Onda Livre ao Longo de um Guia de Ondas Estreito.

1 Propagação de Onda Livre ao Longo de um Guia de Ondas Estreito. 1 I-projeto do campus Programa Sobre Mecânica dos Fluidos Módulos Sobre Ondas em Fluidos T. R. Akylas & C. C. Mei CAPÍTULO SEIS ONDAS DISPERSIVAS FORÇADAS AO LONGO DE UM CANAL ESTREITO As ondas de gravidade

Leia mais

Energia Eólica. História

Energia Eólica. História Energia Eólica História Com o avanço da agricultura, o homem necessitava cada vez mais de ferramentas que o auxiliassem nas diversas etapas do trabalho. Isso levou ao desenvolvimento de uma forma primitiva

Leia mais

Superando suas expectativas Talha Elétrica de Cabo de Aço CXT

Superando suas expectativas Talha Elétrica de Cabo de Aço CXT PONTES ROLANTES INDUSTRIAIS PONTES ROLANTES PARA USINAS NUCLEARES GUINDASTES PORTUÁRIOS EMPILHADEIRAS PARA SERVIÇOS PESADOS SERVIÇOS SERVIÇOS EM MÁQUINAS OPERATRIZES TALHAS CXT Superando suas expectativas

Leia mais

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO www.sinto.com.br JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO O Jateamento com abrasivo é um método de trabalho a frio que consiste no arremesso de partículas contra uma determinada superfície, a elevadas velocidades,

Leia mais

Filtros de sinais. Conhecendo os filtros de sinais.

Filtros de sinais. Conhecendo os filtros de sinais. Filtros de sinais Nas aulas anteriores estudamos alguns conceitos importantes sobre a produção e propagação das ondas eletromagnéticas, além de analisarmos a constituição de um sistema básico de comunicações.

Leia mais

Quem analisa bons negócios, escolhe Heliar.

Quem analisa bons negócios, escolhe Heliar. Equipamentos de PrecisAo Heliar Quem analisa bons negócios, escolhe Heliar. Importancia do diagnostico preventivo Seguranca e tranquilidade ao seu cliente Como qualquer peça do veículo, a bateria também

Leia mais

Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia B

Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia B Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia B Prof a. Katia C. de Almeida 1 Obtenção Experimental dos Parâmetros do Circuito Equivalente do Motor de Indução Monofásico 1.1 Introdução 1.1.1 Motores

Leia mais

4 pólos (n = 1800 rpm) 8 pólos (n = 900 rpm) 1,5 2,2 3,0 3,7 4,4 5,5 7,5 9,2 11,0 15,0 18,5 22,0 30,0 37,0 45,0 55,0 75,0 92,0 110,0

4 pólos (n = 1800 rpm) 8 pólos (n = 900 rpm) 1,5 2,2 3,0 3,7 4,4 5,5 7,5 9,2 11,0 15,0 18,5 22,0 30,0 37,0 45,0 55,0 75,0 92,0 110,0 VULBRAFLEX VB GENERALIDADES O VULBRAFLEX é um acoplamento flexível e torcionalmente elástico. Sua flexibilidade permite desalinhamentos radiais, axiais e angulares entre os eixos acoplados e ainda, sendo

Leia mais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais LEI DE OHM Conceitos fundamentais Ao adquirir energia cinética suficiente, um elétron se transforma em um elétron livre e se desloca até colidir com um átomo. Com a colisão, ele perde parte ou toda energia

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO CONSULTA PÚBLICA do ANEXO 8 da NR-15 PROPOSTA DE TEXTO NORMATIVO NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES

Leia mais

Redução do consumo de energia em motores elétrico. Redução do consumo de energia em motores elétricos

Redução do consumo de energia em motores elétrico. Redução do consumo de energia em motores elétricos Redução do consumo de energia em motores elétricos Estudos indicam que 50% de todas as máquinas quebram por desalinhamento. Algumas pesquisas indicam que mais de 90% das máquinas funcionam fora das tolerâncias

Leia mais

Aula 17 Projetos de Melhorias

Aula 17 Projetos de Melhorias Projetos de Melhorias de Equipamentos e Instalações: A competitividade crescente dos últimos anos do desenvolvimento industrial foi marcada pela grande evolução dos processos produtivos das indústrias.

Leia mais

GUIA DE APLICAÇÃO DE CAPACITORES BT

GUIA DE APLICAÇÃO DE CAPACITORES BT GUIA DE APLICAÇÃO DE Neste guia você tem um resumo detalhado dos aspectos mais importantes sobre aplicação de capacitores de baixa tensão para correção do fator de potência. Apresentando desde conceitos

Leia mais

MANUTENÇÃO EM MANCAIS E ROLAMENTOS Atrito É o contato existente entre duas superfícies sólidas que executam movimentos relativos. O atrito provoca calor e desgaste entre as partes móveis. O atrito depende

Leia mais

Objetivos. Medição em Máquinas Rotativas. Avaliação Dielétrica Set 2012. de Equipamentos de Alta Tensão com base nas Descargas Parciais

Objetivos. Medição em Máquinas Rotativas. Avaliação Dielétrica Set 2012. de Equipamentos de Alta Tensão com base nas Descargas Parciais Centro de Pesquisas de Energia Elétrica Avaliação Dielétrica de Equipamentos de Alta Tensão com base nas Descargas Parciais Medição em Máquinas Rotativas Apresentador: Alain F. S. Levy Objetivos A medição

Leia mais

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS VENTILADORES AXIAL UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS DESCRIÇÃO E NOMENCLATURA DE VENTILADORES AXIAL Diâmetro Fabricação Aspiração Rotor Empresa Ex: EAFN 500 Diâmetro da seleção Tipo de Fabricação G = Gabinete

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MEDIÇÃO DE ENERGIA PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A IMPORTÂNCIA DA MEDIÇÃO DE ENERGIA PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA A IMPORTÂNCIA DA MEDIÇÃO DE ENERGIA PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Existem várias finalidades para medição de energia, dentre elas vamos destacar as seguintes: Consumo mensal de energia A grandeza medida é

Leia mais

Atividades da Empresa

Atividades da Empresa Atividades da Empresa A ELsolutions atua no mercado oferecendo soluções de engenharia e montagem em equipamentos de acesso para execução de grandes obras na construção civil e manutenção de fábrica. Temos

Leia mais

Motores de Indução ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA

Motores de Indução ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA Motores CA Os motores CA são classificados em: -> Motores Síncronos; -> Motores Assíncronos (Motor de Indução) O motor de indução é o motor CA mais usado, por causa de sua

Leia mais

Realizando o ensaio de ultra-som

Realizando o ensaio de ultra-som Realizando o ensaio de ultra-som A UU L AL A Na aula anterior, você ficou sabendo que o ultra-som é uma onda mecânica que se propaga de uma fonte emissora até uma fonte receptora, através de um meio físico.

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

Mancais e Rolamentos BRM

Mancais e Rolamentos BRM 7 - Seleção de Rolamentos O tamanho do rolamento a ser utilizado em uma determinada aplicação é selecionado a princípio com base em sua capacidade de carga em relação às cargas a serem aplicadas e as necessidades

Leia mais

Principais funções de movimento em analisadores médicos.

Principais funções de movimento em analisadores médicos. Movimento em analisadores médicos Menor, mais rápido, mais forte. Como os motores em miniatura estão ajudando os equipamentos de diagnóstico a avançar. Os diagnósticos médicos fazem parte da vida cotidiana

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE:

11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE: 11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE: 11.1 INTRODUÇÃO A operação prolongada e eficaz dos sistemas produtivos de bens e serviços é uma exigência vital em muitos domínios. Nos serviços, como a Produção, Transporte

Leia mais

Seleção Dimensionamento de Hidrômetros

Seleção Dimensionamento de Hidrômetros Seleção Dimensionamento de Hidrômetros 4 O hidrômetro é um equipamento destinado a indicar e totalizar continuamente o volume de água que o atravessa. Normalmente a preocupação na operação da micromedição

Leia mais