Abate de animais de médio e grande porte (suínos, ovinos, caprinos, bovinos, eqüinos, bubalinos, muares, etc.)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Abate de animais de médio e grande porte (suínos, ovinos, caprinos, bovinos, eqüinos, bubalinos, muares, etc.)"

Transcrição

1 Pág. 1 de 8 PARECER ÚNICO Nº /2013(SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental Sugestão pelo indeferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação Corretiva LOC VALIDADE DA LICENÇA: PROCESSOS VINCULADOS CONCLUÍDOS: PA COPAM: SITUAÇÃO: APEF 085/20 Em análise EMPREENDEDOR: Prefeitura Municipal de Pirapetinga CNPJ: / EMPREENDIMENTO: Prefeitura Municipal de Pirapetinga CNPJ: / MUNICÍPIO: Pirapetinga ZONA: Urbana COORDENADAS GEOGRÁFICA (DATUM): LOCALIZADO EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: LAT/Y 21º39 43,4 LONG/X 42º 20 18,9 INTEGRAL ZONA DE AMORTECIMENTO USO SUSTENTÁVEL x NÃO BACIA FEDERAL: Rio Paraíba do Sul BACIA ESTADUAL: Rio Pirapetinga--- UPGRH: SUB-BACIA: CÓDIGO: ATIVIDADE OBJETO DO LICENCIAMENTO (DN COPAM 74/04): CLASSE D Abate de animais de médio e grande porte (suínos, ovinos, caprinos, bovinos, eqüinos, bubalinos, muares, etc.) 3 CONSULTORIA/RESPONSÁVEL TÉCNICO: REGISTRO: Nery Consultoria Ambiental Ltda CNPJ / RELATÓRIO DE VISTORIA: 043/2013 DATA: 11/04/2013 EQUIPE INTERDISCIPLINAR MATRÍCULA ASSINATURA Wagner Alves de Mello Analista Ambiental (Gestor) Isabel G. Arrighi de Araújo Neves Analista Ambiental Lidiane Ferraz Vicente Analista Ambiental Nome do Analista jurídico Marcus Vinicius Maciel Chehuen De acordo: Gláucio Cristiano Cabral de Barros Nogueira Diretor Regional de Apoio Técnico De acordo: Wander José Torres de Azevedo Diretor de Controle Processual

2 Pág. 2 de 8 1. Introdução A Prefeitura Municipal de Pirapetinga formalizou o processo para regularização do matadouro municipal em 28 de novembro de 20, para a atividade de abate de animais de médio e grande porte. Ainda foi formalizado um processo para Regularização de Ocupação Antrópico Consolidada em APP, por está o empreendimento localizado em área de preservação permanente, as margens do Rio Pirapetinga. Em paralelo ao processo de licenciamento, tramita na SUPRAM ZM dois outros processos administrativos considerando que o empreendimento foi autuado por Instalar, construir, testar, operar ou ampliar atividade efetiva ou potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente sem as licenças de instalação ou de operação, desde que não amparado por termo de ajustamento de conduta com o órgão ou entidade ambiental competente, se não constatada a existência de poluição ou degradação ambiental. (art 83, código 106, do decreto /08) e também por Extrair água subterrânea sem a devida outorga ou em desconformidade com a mesma. ( art.84, código 213, do decreto ) O decreto prevê que ao infrator que estiver exercendo atividade sem a licença ou a autorização ambiental competente, além das demais penalidades cabíveis, será aplicada a penalidade de suspensão de atividade, a qual prevalecerá até que o infrator obtenha a licença ou autorização devida ou firme termo de ajustamento de conduta com órgão ambiental, com as condições e prazos para funcionamento do empreendimento até a sua regularização. Para tanto, em 05 de abril de 2011 foi firmado junto a SUPRAM ZM o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta Ambiental em que a Prefeitura comprometeu-se perante SUPRAM ZM a executar as medidas e condicionantes técnicas necessárias para a regularização de sua atividade, observando rigorosamente os prazos e condições assinalados no cronograma estabelecido. Portanto em 11 de abril de 2013, em vistoria realizada a matadouro municipal, foi constato que não houve o cumprimento do referido termo supracitado, sendo o empreendimento autuado de acordo com o Decreto nº , de 25 de junho de 2008, art. 83, cód 119 Descumprir total ou parcialmente Termo de Compromisso ou Termo de Ajustamento de Conduta, se constatada a existência de poluição ou degradação ambiental. 2. Caracterização do Empreendimento O empreendimento tem como atividade o abate de médio e grande porte, principalmente bovinos e suínos, com capacidade de abate de 10 animais/dia. Está localizado no Município de Pirapetinga, na margem direita do rio, estando em funcionamento desde O destino do produto do abate é o comércio de carnes do município. O processo de abate conta com um efetivo de 5 funcionários em único turno, sendo as atividades ocorridas no período noturno, por não haver câmara de resfriamento/conservação do produto do abate.

3 Pág. 3 de 8 A área de abate não há divisão entre a área de abate e área limpa onde ocorre a evisceração, inspeção e serragem das carcaças. 3. Caracterização Ambiental Como mencionado anteriormente, o empreendimento está localizado na margem direita do rio Pirapetinga, distante a menos de 2 metros do leito do rio. Como pode ser observada no anexo I(foto 02) a área do empreendimento está em alça do mencionado rio, em área passível de inundação, o que ocorreu recentemente e danificou as estruturas do sistema de tratamento (foto 5). Ainda pode ser observado através do relatório fotográfico (foto 6), que a inundação atinge a cota mais alta do empreendimento, comprometendo todo seu funcionamento. 4. Utilização e Intervenção em Recursos Hídricos O empreendimento faz uso de água através de uma captação subterrânea por meio de poço manual. 5. Autorização para Intervenção Ambiental (AIA) O empreendimento está em atividade às margens do Rio Pirapetinga desde 1942, e vem solicitar a regularização da intervenção em área de preservação permanente, concomitante ao processo de licenciamento, sendo a área de intervenção de 942 m 2.

4 Pág. 4 de 8 Considerando que o empreendimento está muito próximo a margem do rio, e potencial impacto ambiental causado pela atividade, é inviável a permanência e a operação da atividade neste local. 6. Impactos Ambientais e Medidas Mitigadoras As principais fontes que contribuem para a formação do efluente líquido bruto são os despejos líquidos provenientes da limpeza e higienização de pisos, máquinas, equipamentos e utensílios. Ocorre ainda o despejo líquido provenientes da atividade de sangria e evisceração, esfola, divisão das carcaças, decapitação e cortes em geral (linha vermelha) e ainda os despejos provenientes das seções de esvaziamento de buchos, preparo das barrigadas e currais (linha verde). O efluente industrial bruto, contendo sólidos, com elevada concentração de proteínas e lipídeos. Os despejos da linha verde deveriam passar por um tratamento preliminar para separação de sólidos grosseiros, através de um sistema de peneiramento. Após a passagem por esse processo deveriam ser instalados decantadores para sedimentação de grande parte dos sólidos. Os despejos da linha vermelha deveriam passar inicialmente, por um sistema de peneiramento, em seguida uma caixa de gordura com sistema de flotação, para remoção dos sólidos grosseiros, bem como óleos e graxas. Após as etapas acima mencionadas, os efluentes deveriam passar por um tanque equalizador para eliminação das flutuações de vazão e para homogeneização dos efluentes, sendo bombeados então até o tratamento biológico secundário, que consiste em um processo biológico anaeróbio, que tem como objetivo a redução de uma parcela significativa da carga poluente presente em altas concentrações nos despejos industriais brutos. Após o pré-tratamento anaeróbio os efluentes deveriam passar por um tanque de aeração, onde remove outra parcela de poluentes. Por fim, para atingir características apropriadas para o lançamento no corpo receptor, estabelecidas pela Deliberação Normativa 010/86-COPAM, os efluentes deveriam passar por um sistema de decantação, ocorrendo assim a remoção final de mais uma parceladas cargas poluentes. Quanto ao efluente sanitário, não há nenhum tipo de tratamento antes do lançamento em curso d água. Baseando-se nos resultados obtidos após a análise das matrizes de impactos, observa-se que não foram verificadas in locu medidas mitigadoras para redução dos aspectos negativos relativos à operação do empreendimento. 7. Controle Processual O empreendimento, PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAPETINGA-MG., requereu, através de seu representante legal, a presente Licença de Operação Corretiva, para sua atividade de Abate de animais de médio e grande porte(suínos, ovinos, caprinos, bovinos, eqüinos, bubalinos, muares, etc.) de sua unidade localizada no município de Pirapetinga, neste Estado.

5 Pág. 5 de 8 Consta dos autos a competente certidão da Prefeitura Municipal de Pirapetinga-MG, que atesta estar o empreendimento em conformidade com as leis e regulamentos administrativos daquele município (fls. 008). O empreendimento está localizado em área urbana, não sendo obrigatória a averbação da reserva legal que é um instituto inerente aos imóveis rurais, conforme determina a lei (Lei Estadual /02, art. 16, 2.º e Lei Federal n.º.651/20). Na análise dos documentos constantes dos autos, verificou se, ainda, que o empreendedor providenciou o adimplemento de 30% dos custos de análise do Licenciamento Ambiental em questão, de modo que o valor restante, deverá ser quitado via planilha. No que tange às publicações em periódico de grande circulação, referentes tanto ao requerimento do licenciamento, a concessão de licença, quanto à publicação oficial, eis que tais requisitos também se encontram regularizados, pelo que se percebe da documentação anexada aos autos, tendo observado, para tanto, os exatos termos da DN COPAM n.º 13/95. Entretanto, embora instruído com a documentação exigível, verificou-se no curso da análise técnica que as cláusulas do TAC - Termo de Ajustamento de Conduta firmado pela empresa não foram cumpridas. Com efeito, o descumprimento de todas ou quaisquer cláusulas de TAC, vinculadas à licença ambiental concedida, como ainda, qualquer alteração, modificação ou ampliação sem a devida e prévia comunicação a SUPRAM-ZM, tornam o empreendimento em questão passível de autuação. Desta forma, o empreendimento será autuado, nos termos da lei, por descumprir o TAC, conforme Decreto n.º /08, sendo certo que o TAC será enviado para a Assessoria Jurídica da SEMAD para que sejam tomadas as providencias cabíveis. Assim, a presente análise jurídica acompanha o entendimento técnico para o indeferimento do processo de Licença de Operação Corretiva, bem como da APEF vinculada a este processo, por não atender ao cumprimento de cláusulas impostas no TAC, de forma que, deverá ter suas atividades suspensas até a concessão da licença emitida por este órgão. Alertando que o funcionamento das atividades sem a devida licença e sem amparo de TAC Termo de Ajustamento de Conduta torna o empreendimento em questão passível de nova autuação. 8. Conclusão A equipe interdisciplinar da Supram Zona da Mata sugere o indeferimento desta Licença Ambiental na fase de Licença de Operação em caráter corretivo, para o empreendimento Prefeitura Municipal de Pirapetinga para a atividade de Abate de animais de médio e grande porte (suínos, ovinos, caprinos, bovinos, eqüinos, bubalinos, muares, etc.), no município de Pirapetinga, MG.

6 Pág. 6 de 8 Este parecer sugere também o indeferimento da intervenção em área de preservação permanente sem supressão de vegetação nativa e regularização de uso antrópico consolidado. As orientações descritas em estudos, e as recomendações técnicas e jurídicas descritas neste parecer, devem ser apreciadas pela Unidade Regional Colegiada do Copam Zona da Mata. Cabe esclarecer que a Superintendência Regional de Regularização Ambiental da Zona da Mata, não possui responsabilidade técnica e jurídica sobre os estudos ambientais apresentados nesta licença, sendo a elaboração, instalação e operação, assim como a comprovação quanto a eficiência destes de inteira responsabilidade da(s) empresa(s) responsável(is) e/ou seu(s) responsável(is) técnico(s). Ressalta-se que a Licença Ambiental em apreço não dispensa nem substitui a obtenção, pelo requerente, de outras licenças legalmente exigíveis. Opina-se que a observação acima conste do certificado de licenciamento a ser emitido. 9. Anexos Anexo I. Relatório Fotográfico da Prefeitura Municipal de Pirapetinga/ Matadouro Municipal.

7 Pág. 7 de 8 ANEXO I Relatório Fotográfico da Prefeitura Municipal de Pirapetinga/ Matadouro Municipal. Empreendedor: Prefeitura Municipal de Pirapetinga Empreendimento: Prefeitura Municipal de Pirapetinga CNPJ: / Município: Pirapetinga Atividade: Abate de animais de médio e grande porte (suínos, ovinos, caprinos, bovinos, eqüinos, bubalinos, muares, etc.) Código DN 74/04: D Processo: Foto 01. Vista frontal do empreendimento (presença de urubus entorno do empreendimento) Foto 02. Vista lateral do empreendimento as margens do Rio Pirapetinga.(restos do muro levado na última enchente) Foto 03. Local de armazenamento de carcaça e vísceras na área externa do empreendimento. Foto 04. Local de saída dos efluentes sem tratamento para o Rio Pirapetinga

8 Pág. 8 de 8 Foto 5. Estrutura física do antigo sistema de tratamento danificado pela inundação. Foto 06. Marca da água na cota mais alta do terreno.

EQUIPE INTERDISCIPLINAR MATRÍCULA ASSINATURA Marcos Donizete Cesario dos Santos Analista Ambiental (Gestor)

EQUIPE INTERDISCIPLINAR MATRÍCULA ASSINATURA Marcos Donizete Cesario dos Santos Analista Ambiental (Gestor) Pág. 1 de 7 PARECER ÚNICO Nº 0023978/2014 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação LO de Ampliação VALIDADE

Leia mais

Maurício Ferreira Pinto CREA

Maurício Ferreira Pinto CREA Pág. 1 de 5 ANEXO DE ALTERAÇÃO, EXCLUSÃO E OU INCLUSÃO DE CONDICIONANTES DO PARECER ÚNICO Nº 0208085/2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 03331/2001/004/2013 Sugestão

Leia mais

CÓDIGO: ATIVIDADE OBJETO DO LICENCIAMENTO (DN COPAM 74/04): E Aeroportos 3 CONSULTORIA/RESPONSÁVEL TÉCNICO:

CÓDIGO: ATIVIDADE OBJETO DO LICENCIAMENTO (DN COPAM 74/04): E Aeroportos 3 CONSULTORIA/RESPONSÁVEL TÉCNICO: Pág. 1 de 13 PARECER ÚNICO Nº 0978714/2014 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 08022/2012/001/2012 Cancelamento de Licença Prévia concomitante com Licença de Instalação EMPREENDEDOR:

Leia mais

Unidade de Conservação: APA DA FERNÃO DIAS Anuência apresentada na LI

Unidade de Conservação: APA DA FERNÃO DIAS Anuência apresentada na LI PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº. 753848/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00351/1999/005/2008 LO -AMPLIAÇÃO DEFERIMENTO Outorga n 1324/2004 POÇO TUBULAR DEFERIDA APEF Nº: Não houve

Leia mais

VESTA IND. E COM. DE ARTIGOS DE PVC LTDA. VESTA IND. E COM. DE ARTIGOS DE PVC LTDA.

VESTA IND. E COM. DE ARTIGOS DE PVC LTDA. VESTA IND. E COM. DE ARTIGOS DE PVC LTDA. Pág. 1 de 9 PARECER ÚNICO Nº 85524/2013(SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 28833/2011/002/2012 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação

Leia mais

00047/1988/018/2014 Sugestão pelo Deferimento

00047/1988/018/2014 Sugestão pelo Deferimento Pág. 1 de 5 ANEXO DE ALTERAÇÃO DE CONDICIONANTES DO PARECER ÚNICO Nº 1230583/2015 (SIAM), APROVADO NA 129ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA URC DO COPAM SUL DE MINAS, REALIZADA EM 18 DE FEVEREIRO DE 2016. INDEXADO

Leia mais

Licença Prévia e de Instalação S 18º W 48º 33 10,5 INTEGRAL ZONA DE AMORTECIMENTO USO SUSTENTÁVEL X NÃO

Licença Prévia e de Instalação S 18º W 48º 33 10,5 INTEGRAL ZONA DE AMORTECIMENTO USO SUSTENTÁVEL X NÃO Pág. 1 de 5 ADENDO AO PARECER ÚNICO Nº 502866/2011 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 12034/2013 Sugestão pelo Indeferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença Prévia

Leia mais

Av. Manoel Diniz, nº145, Bloco III SISEMA, Varginha- MG, CEP: Telefax: (35)

Av. Manoel Diniz, nº145, Bloco III SISEMA, Varginha- MG, CEP: Telefax: (35) Pág. 1 de 11 Parecer Único nº adendo ao Parecer Único n 0996990/2015 INDEXADO AO PROCESSO: Licenciamento Ambiental PA COPAM: 00440/2005/002/2015 FASE DO LICENCIAMENTO: Revalidação da Licença de Operação

Leia mais

A Extração de areia e cascalho para utilização imediata na construção civil 3

A Extração de areia e cascalho para utilização imediata na construção civil 3 Pág. 1 de 5 PARECER ÚNICO Nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: CONVOCAÇÃO AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação Corretiva VALIDADE DA LICENÇA:

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº /2013 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO:

PARECER ÚNICO Nº /2013 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Pág. 1 de 9 PARECER ÚNICO Nº (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação 28420/2011/002/2013 Sugestão pelo Deferimento VALIDADE DA

Leia mais

Registro de classe CRBio 49669/04-D Responsável Técnico pelos Estudos Técnicos Apresentados Sandra Borges Pereira

Registro de classe CRBio 49669/04-D Responsável Técnico pelos Estudos Técnicos Apresentados Sandra Borges Pereira PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 011609/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00236/2011/001/2011 Licença de Deferimento Instalação Corretiva Empreendimento: Gerdau Comercial de Aços Ltda.

Leia mais

Unidade de Conservação: Não está inserido em UC ou no seu entorno. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

Unidade de Conservação: Não está inserido em UC ou no seu entorno. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 0072303/2011 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 0097/1986/059/2010 LP+LI Ampliação DEFERIMENTO Portaria de Outorga Nº 00261/2011 AUTORIZAÇÃO SUP.

Leia mais

Unidade de Conservação: não se encontra inserido ou no entorno do UC Bacia Hidrográfica: rio Baependi Sub Bacia: ribeirão Palmeiras

Unidade de Conservação: não se encontra inserido ou no entorno do UC Bacia Hidrográfica: rio Baependi Sub Bacia: ribeirão Palmeiras PARECER ÚNICO SUPRAM SM PROTOCOLO nº 0759103/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 08159/2012/001/2012 LOC INDEFERIMENTO Processo de Outorga n 12025/2012 Cap subterrânea INDEFERIDA

Leia mais

Empreendimento: MAGNETI MARELLI COFAP CIA FABR DE PEÇAS / EX-COFAP SIS.SUSPENSÃO LTDA CNPJ: : /85. Município: Lavras

Empreendimento: MAGNETI MARELLI COFAP CIA FABR DE PEÇAS / EX-COFAP SIS.SUSPENSÃO LTDA CNPJ: : /85. Município: Lavras PARECER ÚNICO SUPRAM SM PROTOCOLO Nº 941799/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 116/1987/020/2008 LO DEFERIMENTO Outorga Nº não se aplica APEF Nº - não se aplica Reserva legal Nº

Leia mais

PARECER TÉCNICO (NARCZM) Nº /2006

PARECER TÉCNICO (NARCZM) Nº /2006 Núcleo de Apoio Regional COPAM Zona da Mata Pág: 1 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 01331/2003/001/2003 PARECER TÉCNICO (NARCZM) Nº 444002/2006 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( ) Auto de Infração

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº /2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licença de Operação LO Ampliação

PARECER ÚNICO Nº /2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licença de Operação LO Ampliação Pág. 1 de 14 PARECER ÚNICO Nº 154863/2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação LO Ampliação VALIDADE

Leia mais

B -09-05-9 Central de Armazenamento de Gás Natural Liquefeito 3

B -09-05-9 Central de Armazenamento de Gás Natural Liquefeito 3 PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 905522/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00153/1987/019/2008 LO de Ampliação DEFERIMENTO Outorga Nº - não se aplica APEF Nº - não se aplica

Leia mais

BACIA ESTADUAL: Rio Paraopeba UPGRH: SUB-BACIA: Rio --- CÓDIGO: ATIVIDADE OBJETO DO LICENCIAMENTO (DN COPAM 74/04):

BACIA ESTADUAL: Rio Paraopeba UPGRH: SUB-BACIA: Rio --- CÓDIGO: ATIVIDADE OBJETO DO LICENCIAMENTO (DN COPAM 74/04): Pág. 1 de 5 PARECER ÚNICO nº 110/2013 ANEXO DE PRORROGAÇÃO DE VALIDADE DA LICENÇA DE INSTALAÇÃO Nº 261/2010 SIAM nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00031/1979/040/2010

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO LESTE MINEIRO SUPRAM-LM

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO LESTE MINEIRO SUPRAM-LM Pág. 1 de 5 PARECER ÚNICO SUPRAM LESTE MINEIRO PROTOCOLO SIAM Nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00302/2000/002/2004 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença

Leia mais

ADENDO AO PARECER ÚNICO SUPRAM LESTE MINEIRO PROTOCOLO SIAM Nº /2011 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO:

ADENDO AO PARECER ÚNICO SUPRAM LESTE MINEIRO PROTOCOLO SIAM Nº /2011 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Pág. 1 de 6 ADENDO AO PARECER ÚNICO SUPRAM LESTE MINEIRO PROTOCOLO SIAM Nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00118/1986/038/2010 Sugestão pelo Deferimento Autorização para

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº 095/2015 Protocolo SIAM nº /2015 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licença de Operação LO

PARECER ÚNICO Nº 095/2015 Protocolo SIAM nº /2015 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licença de Operação LO Pág. 1 de 7 PARECER ÚNICO Nº 095/2015 Protocolo SIAM nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00008/1989/145/2012 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº /2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licença de Operação LO Ampliação

PARECER ÚNICO Nº /2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licença de Operação LO Ampliação Pág. 1 de 13 PARECER ÚNICO Nº 154877/2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação LO Ampliação VALIDADE

Leia mais

DEFERIDA DEFERIDA APEF Nº - não se aplica Reserva legal Nº - área urbana. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

DEFERIDA DEFERIDA APEF Nº - não se aplica Reserva legal Nº - área urbana. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 488466/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00174/1998/016/2009 LO de Ampliação DEFERIMENTO Processo IGAM 2200/2004 2201/2004 POÇO TUBULAR POÇO

Leia mais

ANEXO DE PRORROGAÇÃO DE VALIDADE DA LICENÇA DE INSTALAÇÃO

ANEXO DE PRORROGAÇÃO DE VALIDADE DA LICENÇA DE INSTALAÇÃO Pág. 1 de 7 ANEXO DE PRORROGAÇÃO DE VALIDADE DA LICENÇA DE INSTALAÇÃO INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental LP + LI Sugestão pelo Deferimento EMPREENDEDOR: Proluminas Lubrificantes

Leia mais

Projeto de assentamento para fins de reforma agrária

Projeto de assentamento para fins de reforma agrária PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 90004/2007/001/2007 LP Deferimento Pedido de Perfuração de Poço Reserva legal Empreendimento:INCRA MG PA Perobas Sanharão

Leia mais

F Transporte rodoviário de resíduos perigosos - classe I 01 veículo 3

F Transporte rodoviário de resíduos perigosos - classe I 01 veículo 3 Pág. 1 de 6 PARECER ÚNICO Nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00427/2003/003/2014 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação VALIDADE DA LICENÇA:

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA Folha: 1/6 PARECER TÉCNICO SUPRAMZM Nº: 155114/2010 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00074/1980/060/2004 Coordenadas Geográficas: 21 o 42 14,7 S 43 o 28 30 W SAD 69 1. Identificação

Leia mais

Registro de classe CRBio 49669/04-D Responsável Técnico pelos Estudos Técnicos Apresentados Sandra Borges Pereira

Registro de classe CRBio 49669/04-D Responsável Técnico pelos Estudos Técnicos Apresentados Sandra Borges Pereira PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 129965/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00236/2011/002/2012 Licença de Deferimento Operação Empreendimento: Gerdau Comercial de Aços S/A CNPJ: 07.369.685/0070-19

Leia mais

Engenheiro Mecânico Pedro Teixeira de Carvalho CREA/MG 26976/D

Engenheiro Mecânico Pedro Teixeira de Carvalho CREA/MG 26976/D Pág. 1 de 11 PARECER ÚNICO Nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 25178/2011/002/2013 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação - LO VALIDADE DA

Leia mais

PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00283/1995/006/2006

PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00283/1995/006/2006 PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº 780729/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00283/1995/006/2006 Deferimento Empreendedor: Frigorífico Luciana Ltda CPF: 21.589.536/0001-64

Leia mais

Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho Antônio Ladeira de Melo Neto

Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho Antônio Ladeira de Melo Neto Pág. 1 de 11 PARECER ÚNICO Nº 1103495/2014 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: LP+LI VALIDADE DA LICENÇA: 02 anos PROCESSOS

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00068/1993/009/2005 Alteração de

PARECER ÚNICO SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00068/1993/009/2005 Alteração de PARECER ÚNICO SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº 048918/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00068/1993/009/2005 Alteração de DEFERIMENTO Condicionante Portarias de Outorga Nº 1944/07 e 1945/07

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO SUPRAM SM PROTOCOLO Nº 531634/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 28833/2011/001/2012 LP + LI DEFERIMENTO Outorga: não (concessionária local) - - Intervenção Ambiental:

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA Superintendência de Atendimento e Controle Processual TERMO DE COMPROMISSO E TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Daniela de Souza Superintendência

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA OBRAS DE SANEAMENTO EM MUNICIPIOS DE PEQUENO PORTE Palestrante: Sandoval Rezende Santos POLÍCIA DO LICENCIAMENTO

Leia mais

Projeto de assentamento para fins de reforma agrária >200 famílias

Projeto de assentamento para fins de reforma agrária >200 famílias PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 511747/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental nº 90003/2009/001/2009 LP Deferimento Reserva legal Matrícula nº 115.248 Averbada Empreendimento:INCRA MG PA SANTA

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM - ZM N /2009

PARECER ÚNICO SUPRAM - ZM N /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Nº 00032/1980/005/2008 Tipo de processo: Alteração de prazo de condicionante 1.IDENTIFICAÇÃO Empreendedor (nome completo): CBCC Companhia Brasileira de Carbureto de Cálcio Empreendimento

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA Folha: 1/8 SUPRAMZM Nº: 042631/2008 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00747/2003/001/2003 Outorga N o : 00626/2004 APEF N o : Reserva Legal N o : 1. Identificação Empreendimento

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe. Preparação do leite e fabricação de produtos de Laticínios - 78.

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe. Preparação do leite e fabricação de produtos de Laticínios - 78. PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 044315/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 02020/2005/002/2009 Revalidação Indeferimento Reserva legal Empreendimento: Laticínio Suíço Holandês Ltda CNPJ:

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NORTE DE MINAS PARECER ÚNICO

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NORTE DE MINAS PARECER ÚNICO Folha: 1/6 Nº 0300743/2014 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: LIGAS DE ALUMÍNIO S/A (LIASA). Licenciamento Ambiental FASE DO LICENCIAMENTO: Alteração do Cronograma do Acordo Setorial. PA COPAM: 00050/1979/004/2009

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº /2013 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: PROCESSOS VINCULADOS CONCLUÍDOS: PA COPAM: SITUAÇÃO:

PARECER ÚNICO Nº /2013 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: PROCESSOS VINCULADOS CONCLUÍDOS: PA COPAM: SITUAÇÃO: Pág. 1 de 10 PARECER ÚNICO Nº 360782/2013 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 33114/2012/001/2013 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença Prévia -

Leia mais

Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho Antônio Ladeira de Melo Neto

Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho Antônio Ladeira de Melo Neto Pág. 1 de 11 PARECER ÚNICO Nº 1098217/2014 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: LP+LI VALIDADE DA LICENÇA: 02 anos PROCESSOS

Leia mais

0094/1987/006/2014 Sugestão pelo Deferimento

0094/1987/006/2014 Sugestão pelo Deferimento Pág. 1 de 8 INDEXADO AO PROCESSO: RIMA INDUSTRIAL S/A Licenciamento Ambiental FASE DO LICENCIAMENTO: PARECER ÚNICO Nº (SIAM) PA COPAM: Licença Prévia e de Instalação Concomitantes LP+LI SITUAÇÃO: 0094/1987/006/2014

Leia mais

Empreendimento: AUAD CORREA EQUIPAMENTOS ELETRONICOS LTDA

Empreendimento: AUAD CORREA EQUIPAMENTOS ELETRONICOS LTDA PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 352280/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 23293/2008/001/2009 LP + LI DEFERIMENTO Processo IGAM Não se aplica APEF Nº - Não se aplica Reserva

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO Folha: 1/7 ANEXO DE ALTERAÇÃO, EXCLUSÃO E/ OU INCLUSÃO DE CONDICIONANTES: Nº 536895/2008 - SUPRAM Leste Mineiro Indexado ao Processo: Nº: 00046/2002/002/2006 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental (

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº /2011. Empreendimento: SEARA ALIMENTOS S/A Ex Dagranja Agroindustrial Ltda

PARECER ÚNICO SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº /2011. Empreendimento: SEARA ALIMENTOS S/A Ex Dagranja Agroindustrial Ltda PARECER ÚNICO SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº 0813930/2011 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 01230/2002/002/2008 Alteração e Prorrogação de Prazo de Condicionante Deferimento Empreendimento:

Leia mais

Licenciamento Ambiental Suinocultura

Licenciamento Ambiental Suinocultura A atividade de Suinocultura é considerada pelos órgãos ambientais com sendo uma atividade potencialmente causadora de degradação ambiental, sendo enquadrada como de grande potencial poluidor. Licenciamento

Leia mais

PROTOCOLO:173423/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental: 90021/2008/001/2008 LP DEFERIMENTO Processo de Outorga Nº APEF Nº

PROTOCOLO:173423/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental: 90021/2008/001/2008 LP DEFERIMENTO Processo de Outorga Nº APEF Nº PARECER ÚNICO PROTOCOLO:173423/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental: 90021/2008/001/2008 LP DEFERIMENTO Processo de Outorga Nº APEF Nº Unidade de Conservação: - Bacia Hidrográfica: Rio

Leia mais

PROCESSOS VINCULADOS CONCLUÍDOS: PA COPAM: SITUAÇÃO: Não se aplica

PROCESSOS VINCULADOS CONCLUÍDOS: PA COPAM: SITUAÇÃO: Não se aplica Pág. 1 de 8 PARECER ÚNICO Nº (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 5913/2009/002/2012 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação - LO VALIDADE

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS. Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS. Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia INSERIR SLIDE COM IMAGEM REGULARIZAÇÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL MINAS GERAIS Atribuições são exercidas

Leia mais

Unidade de Conservação: no entorno da Reserva Biológica Municipal

Unidade de Conservação: no entorno da Reserva Biológica Municipal PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 095945/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00131/1992/003/2009 LOC - Ampliação DEFERIMENTO Processo IGAM Não se aplica APEF Nº - Não se aplica

Leia mais

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário,

Leia mais

PROCESSOS VINCULADOS CONCLUÍDOS: PA COPAM: SITUAÇÃO: LAT/Y 19º LONG/X 47º 56 35

PROCESSOS VINCULADOS CONCLUÍDOS: PA COPAM: SITUAÇÃO: LAT/Y 19º LONG/X 47º 56 35 Pág. 1 de 10 PARECER ÚNICO Nº 0883610/2015 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação - LO VALIDADE DA LICENÇA:

Leia mais

Decreto nº , de Art. 32 (...)

Decreto nº , de Art. 32 (...) Decreto nº 47.383, de 02.03.2018 Art. 32 A atividade ou o empreendimento em instalação ou em operação sem a devida licença ambiental deverá regularizar-se por meio do licenciamento ambiental em caráter

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 108/07 Descrição F Coprocessamento de Resíduos 6

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 108/07 Descrição F Coprocessamento de Resíduos 6 PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 773076/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00015/1979/127/2010 LO Deferimento APEF Nº: não irá fazer supressão vegetal Reserva legal Nº AV.2-M.8.306, matrícula

Leia mais

Serralheria, fabricação de esquadrias, tanques reservatórios e outros recipientes metálicos e de artigos de caldeiraria

Serralheria, fabricação de esquadrias, tanques reservatórios e outros recipientes metálicos e de artigos de caldeiraria Pág. 1 de 10 PARECER ÚNICO Nº 406511/2014 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 01188/2002/003/2013 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Legislação Ambiental para Engenharia Ambiental e Sanitária - UFJF

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Legislação Ambiental para Engenharia Ambiental e Sanitária - UFJF SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Rolfe Pinho Dias - SUPRAM - NRRA - Juiz de Fora 1 Regularização Ambiental Rolfe Pinho Dias Técnico Ambiental SUPRAM -Zona da Mata NRRA Juiz

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO ALTERAÇÃO DE CONDICIONANTES - Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 01267/2002/002/2007 LOc Outorga Nº: - APEF Nº: Reserva legal Nº: - PROTOCOLO Nº 221605/2009 DEFERIMENTO Empreendimento:

Leia mais

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos) Atividade objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos) Atividade objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição PARECER ÚNICO nº 176 /2008 PROTOCOLO Nº 556469/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº LO DEFERIMENTO Outorga Nº: (Não Aplicável) xxx xxx APEF Nº: (Não Aplicável) xxx xxx Reserva legal

Leia mais

Roteiro Orientativo para Licença Prévia

Roteiro Orientativo para Licença Prévia Roteiro Orientativo para Licença Prévia Número Roteiro: CODEMA.LP.1-3 Nome Roteiro: Licença Prévia para Confinamento Bovino Objetivo: Requerer a Licença Prévia para implantação de Confinamento Bovino 1.

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS

LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS Gerência de Meio Ambiente Superintendência de Desenvolvimento Empresarial LICENCIAMENTO AMBIENTAL As atividades econômicas e outras das quais possam resultar intervenções

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO LESTE MINEIRO SUPRAM-LM

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO LESTE MINEIRO SUPRAM-LM Pág. 1 de 8 ANEXO DE ALTERAÇÃO, EXCLUSÃO E OU INCLUSÃO DE CONDICIONANTES INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental FASE DO LICENCIAMENTO: PROTOCOLO SIAM Nº 00405/2003/007/2007 Sugestão

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS: ETAPAS, DESAFIOS E SUGESTÕES

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS: ETAPAS, DESAFIOS E SUGESTÕES LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS: ETAPAS, DESAFIOS E SUGESTÕES Shalimar da Silva Borges 1 Marcelo Antonio Morais 2 Otávio Duarte Giunti 3 Denner de Souza Felipe 4 Legislação e Direito

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM-ZM Nº /2008 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 00390/2001/004/2008

PARECER ÚNICO SUPRAM-ZM Nº /2008 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 00390/2001/004/2008 SUPRAM-ZM Nº 530956/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 00390/2001/004/2008 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( ) Auto de Infração ( ) Revalidação de Licença ( X ) 1. IDENTIFICAÇÃO: Empreendimento

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos CADASTRO TÉCNICO FEDERAL Atos Autorizativos/Regularização Ambiental SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Paula Fernandes

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM TM-AP PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00364/2007/001/2007 LOC

PARECER ÚNICO SUPRAM TM-AP PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00364/2007/001/2007 LOC PARECER ÚNICO SUPRAM TM-AP PROTOCOLO Nº 183821/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00364/2007/001/2007 LOC DEFERIMENTO Empreendimento: Préve Indústria Química Ltda CNPJ: 41.788.993/0001-95

Leia mais

Sub Bacia: Rio Paracatu

Sub Bacia: Rio Paracatu PARECER ÚNICO SUPRAM-NOR PROTOCOLO Nº. 025328/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº: 08186/2006/001/2006 LOC Outorga Nº: APEF Nº. Reserva legal Nº. Empreendimento: Votorantim Metais

Leia mais

ANEXO IV LICENÇAS AMBIENTAIS

ANEXO IV LICENÇAS AMBIENTAIS ANEXO IV LICENÇAS AMBIENTAIS JANEIRO/ 2012 Sumário 1 Objetivo... 3 2 Licenças ambientais... 3 3 Licença prévia e licença de instalação do Rio Manso... 4 4 Licença de operação do Rio Manso... 4 1 Objetivo

Leia mais

Empreendimento: INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA- INCRA-PROJETO DE ASSENTAMENTO FAZENDA SÃO JERÔNIMO PEQUENO

Empreendimento: INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA- INCRA-PROJETO DE ASSENTAMENTO FAZENDA SÃO JERÔNIMO PEQUENO PARECER ÚNICO PROTOCOLO: 056963/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental: 90018/2008/001/2008 LP DEFERIMENTO Processo de Outorga Nº APEF Nº Empreendimento: INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA Superintendência de Atendimento e Controle Processual Diretoria de Autos de Infração e Controle Processual TERMO DE COMPROMISSO E TERMO

Leia mais

PARECER TÉCNICO. Empreendedor/Empreendimento: Multilaser Industrial S/A

PARECER TÉCNICO. Empreendedor/Empreendimento: Multilaser Industrial S/A PARECER TÉCNICO Empreendedor/Empreendimento: Multilaser Industrial S/A Processo nº: 440813/16 - CAP Auto de Infração: 029555/2016 Infração: Grave EMENTA: POR AMPLIAR E OPERAR ATIVIDADE POTENCIALMENTE POLUIDORA

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº /2013 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental. Revalidação da Licença de Operação Revlo.

PARECER ÚNICO Nº /2013 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental. Revalidação da Licença de Operação Revlo. Pág. 1 de 14 PARECER ÚNICO Nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00246/2000/008/2012 Sugestão pelo Indeferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Revalidação da Licença de Operação

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO (SUPRAM ZM) Nº:810875/2008

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO (SUPRAM ZM) Nº:810875/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 00182/1987/061/2007 Tipo de processo: Revalidação de Licenciamento Ambiental 1. IDENTIFICAÇÃO Empreendimento (Razão Social) /Empreendedor (nome CNPJ/CPF: 33.592.510/0412-68

Leia mais

Rodovia Ubá Juiz de Fora, Km 02 Horto Florestal Ubá MG CEP 36500-000 Tel.: (32) 3539-2700 e-mail: supramzm@meioambiente.mg.gov.br

Rodovia Ubá Juiz de Fora, Km 02 Horto Florestal Ubá MG CEP 36500-000 Tel.: (32) 3539-2700 e-mail: supramzm@meioambiente.mg.gov.br Folha: 1/11 SUPRAMZM Nº: 259313/2009 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00435/2004/002/2009 Outorga N o : 09744/2008 APEF N o : Reserva Legal N o : 1. Identificação Empreendimento

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ANEXO DE ALTERAÇÃO DE CONDICIONANTE

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ANEXO DE ALTERAÇÃO DE CONDICIONANTE Folha: 1/8 : Nº. 819717/2008 - SUPRAM Leste Mineiro Indexado ao Processo Nº.: 00449/1998/008/2007 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. Identificação Empreendimento: Socoimex

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010

Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010 Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010 Disciplina o procedimento para regularização ambiental e supressão de vegetação em empreendimentos de parcelamento de solo, inclusive dentro dos

Leia mais

ANEXO I DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PARA O PROCEDIMENTO SIMPLIFICADO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

ANEXO I DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PARA O PROCEDIMENTO SIMPLIFICADO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL ANEXO I DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PARA O PROCEDIMENTO SIMPLIFICADO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL 1. Requerimento de licenciamento ambiental do empreendimento (Modelo IMA); 2. Certificado de Regularidade no

Leia mais

IV - Planta geral, com quadro de áreas, em escala adequada, da implantação do empreendimento, incluindo o sistema de tratamento e disposição final

IV - Planta geral, com quadro de áreas, em escala adequada, da implantação do empreendimento, incluindo o sistema de tratamento e disposição final Resolução SMA - 73, de 2-10-2008 Estabelece os procedimentos para o licenciamento ambiental das atividades de manejo de fauna silvestre, nativa e exótica, no Estado de São Paulo e dá providências correlatas

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº /2014 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO:

PARECER ÚNICO Nº /2014 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Pág. 1 de 17 PARECER ÚNICO Nº (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00002/1996/010/2011 Sugestão pelo Indeferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Revalidação da Licença de Operação

Leia mais

REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL. A regularização ambiental é um procedimento administrativo, por meio do

REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL. A regularização ambiental é um procedimento administrativo, por meio do REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL A regularização ambiental é um procedimento administrativo, por meio do qual o poder público autoriza a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades

Leia mais

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário,

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 04/12/2002)

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - Minas Gerais - 04/12/2002) Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de 2002 Estabelece normas para o licenciamento ambiental de loteamentos do solo urbano para fins exclusiva ou predominantemente residenciais, e dá

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº /2013 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: 04181/2005/004/2012 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO:

PARECER ÚNICO Nº /2013 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: 04181/2005/004/2012 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Pág. 1 de 15 PARECER ÚNICO Nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Varnei Penha 04181/2005/004/2012 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação Corretiva LOC VALIDADE DA LICENÇA:

Leia mais

PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº /2003/004/2009 Outorga Nº.

PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº /2003/004/2009 Outorga Nº. PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 062177/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº. 00772/2003/004/2009 Outorga Nº. 1869/2004 Empreendimento: VULCAFLEX Indústria e Comércio Ltda. CNPJ: 38.619.045/0001-11

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS pode causar contaminação do solo, do lençol freático e de cursos d água por possuírem elevadas quantidades de proteína, cálcio e gorduras e devem ser tratados como subprodutos do abate para o seu reaproveitamento.

Leia mais

DECRETO Nº DE 24 DE JANEIRO DE 2017

DECRETO Nº DE 24 DE JANEIRO DE 2017 DECRETO Nº 47.137 DE 24 DE JANEIRO DE 2017 Altera o Decreto nº 44.844, de 25 de junho de 2008, que estabelece normas para licenciamento ambiental e autorização ambiental de funcionamento, tipifica e classifica

Leia mais

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário,

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DO LESTE MINEIRO SUPRAM-LM INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO:

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DO LESTE MINEIRO SUPRAM-LM INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Pág. 1 de 7 ANEXO DE ALTERAÇÃO, EXCLUSÃO E OU INCLUSÃO DE CONDICIONANTES PROTOCOLO SIAM Nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00038/1983/126/2007 Sugestão pelo Deferimento

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE ESTUDOS E RELATÓRIOS AMBIENTAIS; INSTRUÇÃO PROCESSUAL PARA O LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DRAGUEIRA;

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE ESTUDOS E RELATÓRIOS AMBIENTAIS; INSTRUÇÃO PROCESSUAL PARA O LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DRAGUEIRA; TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE ESTUDOS E RELATÓRIOS AMBIENTAIS; INSTRUÇÃO PROCESSUAL PARA O LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DRAGUEIRA; FORMULÁRIO CARACTERIZAÇÃO EMPREENDIMENTO; DE DO FORMULÁRIO DE

Leia mais

Roteiro de Solicitação

Roteiro de Solicitação Roteiro de Solicitação Número Roteiro.LP. 6-01 Nome Roteiro: Licença Prévia para comércio varejista de produtos farmacêuticos sem manipulação de fórmulas Objetivo: Requerer a Licença Prévia para comércio

Leia mais

ANO 123 Nº PÁG. - BELO HORIZONTE, QUINTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD-IGAM Nº 2257 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014

ANO 123 Nº PÁG. - BELO HORIZONTE, QUINTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD-IGAM Nº 2257 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014 ANO 123 Nº 15 28 PÁG. - BELO HORIZONTE, QUINTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD-IGAM Nº 2257 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014 Estabelece os procedimentos para o cadastro de barragem, barramento

Leia mais

INTEGRAL ZONA DE AMORTECIMENTO USO SUSTENTÁVEL X NÃO NOME: -x- BACIA FEDERAL: Rio Grande BACIA ESTADUAL: Rio Verde UPGRH: GD 4

INTEGRAL ZONA DE AMORTECIMENTO USO SUSTENTÁVEL X NÃO NOME: -x- BACIA FEDERAL: Rio Grande BACIA ESTADUAL: Rio Verde UPGRH: GD 4 Pág. 1 de 14 PARECER ÚNICO Nº (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00072/1987/003/2013 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Revalidação da Licença de Operação

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS DE UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA EM CONTAGEM - MG

AVALIAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS DE UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA EM CONTAGEM - MG AVALIAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS DE UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA EM CONTAGEM - MG Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos Lucas Soares Furini 1 Amanda Fortunato Genta 2 Karine

Leia mais

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos Perigosos)

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos Perigosos) PARECER ÚNICO Nº 203/2012 PROTOCOLO Nº 0475855/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº3762/2011/001/2011 LO DEFERIMENTO Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável) XXX

Leia mais

Prefeitura Municipal de Arroio do Meio - Departamento do Meio Ambiente/DMA Formulário para Licenciamento Ambiental

Prefeitura Municipal de Arroio do Meio - Departamento do Meio Ambiente/DMA Formulário para Licenciamento Ambiental FORMULÁRIO PARA LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DE BOVINOCULTURA Regularização 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 REQUERENTE: 1.2 ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: 1.3 MUNICÍPIO: CEP: 1.4 ENDEREÇO DO EMPREENDIMENTO: 1.5

Leia mais

Lavras, 15 de fevereiro de Página 1 de 18

Lavras, 15 de fevereiro de Página 1 de 18 ANÁLISE AMBIENTAL DO PROCESSO ADMINISTRATIVO COPAM nº 00347/1995/011/2014, REFERENTE À LICENÇA DE REVALIDAÇÃO DO EMPREENDIMENTO GROTÃO/MINERAÇÃO JUPARANÁ LTDA, NOS MUNICÍPIOS DE SANTA RITA DE CALDAS E

Leia mais

PARECER TÉCNICO Nº. 010/2007 (SUPRAM NOR) Nº /2007 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 1877/2003/001/2006

PARECER TÉCNICO Nº. 010/2007 (SUPRAM NOR) Nº /2007 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 1877/2003/001/2006 PARECER TÉCNICO Nº. 010/2007 (SUPRAM NOR) Nº. 095860/2007 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 1877/2003/001/2006 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. Identificação Empreendimento

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 108/07 Descrição F Co- Processamento de Resíduos 6

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 108/07 Descrição F Co- Processamento de Resíduos 6 PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 143439/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00015/1979/125/2010 LO DEFERIMENTO Outorga Nº: Outorga Nº: Portarias 98/07, 2460/04, 752/07, 753/07, 861, 862,

Leia mais

SIDERURGICA MAT-PRIMA LTOA. - UNIDADE

SIDERURGICA MAT-PRIMA LTOA. - UNIDADE PARECER TÉCNiCO Empreendedor: SIDERURGICA MAT-PRIMA LTOA. - UNIDADE I Empreendimento: ampliação do alto-forno 11 DN Código Classe Porte Atividade: Produção de ferro gusa CNPJ: 01.089.814/0001-07 74/2004

Leia mais

Esta iniciativa reafirma o compromisso do Sistema FAEMG com a proteção da natureza. Carlos Alberto Assessoria de Meio Ambiente do SISTEMA FAEMG

Esta iniciativa reafirma o compromisso do Sistema FAEMG com a proteção da natureza. Carlos Alberto Assessoria de Meio Ambiente do SISTEMA FAEMG Esta iniciativa reafirma o compromisso do Sistema FAEMG com a proteção da natureza. Carlos Alberto Assessoria de Meio Ambiente do SISTEMA FAEMG PROGRAMA NOSSO AMBIENTE SISTEMA FAEMG OBJETIVO Água, solo

Leia mais