Manual do Assistente do Certificado Digital

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Assistente do Certificado Digital"

Transcrição

1 Manual do Assistente do Certificado Digital

2 Manual do Assistente do Certificado Digital 2 Bem-vindo ao Assistente do Certificado Digital Serasa Experian Experimente agora mesmo as facilidades de instalar ou renovar seu Certificado Digital Serasa Experian sem sair de casa. O Assistente do Certificado Digital Serasa Experian é uma ferramenta inovadora que facilita os processos de renovação, instalação online, configuração e outras funcionalidades necessárias para o uso do seu Certificado Digital. Aproveite os benefícios de seu Certificado Digital Serasa Experian! Lembre-se: a renovação online de seu Certificado Digital de pessoa física deve ser feita com antecedência em relação à data de vencimento. Não deixe para a última hora!

3 Manual do Assistente do Certificado Digital 3 Índice Iniciando o Assistente do Certificado Digital Serasa Experian 4 Renovação de Certificado Digital 5 Instalação do Certificado A1 14 Importar ou Criar Backup do Certificado A1 21 Instalação do Certificado A3 28 Preparar Ambiente 30 Teste de Certificado 32 Visualização dos Certificados 34 Alterar Senhas 35 Desbloquear Cartão 37 Apoio em Caso de Erros 39

4 Manual do Assistente do Certificado Digital 4 Iniciando o Assistente do Certificado Digital Serasa Experian A primeira etapa do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian é fazer verificações automáticas em seu computador a fim de garantir que seu Certificado Digital funcione corretamente. Caso as configurações estejam adequadas, você será direcionado para a tela inicial do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian.

5 Manual do Assistente do Certificado Digital 5 Renovação de Certificado Digital Importante: por determinação do Comitê Gestor do Instituto de Tecnologia da informação, não é mais possível renovar online os certificados digitais de pessoa jurídica (e-cnpj, NF-e e demais produtos). Desde de 1 de janeiro de 2016 a renovação exige uma nova validação presencial. Para iniciar o processo de renovação de um Certificado Digital Serasa Experian para pessoas físicas, escolha a opção RENOVAR na tela inicial do Assistente. Se estiver fazendo a renovação de um Certificado Digital do tipo A3 (cartão ou token), conecte a leitora (com o cartão inserido) ou o token à porta USB do seu computador.

6 Manual do Assistente do Certificado Digital 6 Em Meus Certificados, escolha a aba que determina os tipos de certificados listados: A1 ou A3 Certificados A1 são os instalados diretamente no computador. Certificados A3 são os disponibilizados em cartão ou token. Na listagem de certificados disponíveis, escolha a opção em que deseja executar o processo e clique em RENOVAR. Observação: caso não seja listado nenhum certificado instalado no computador, verifique se o cartão ou token está corretamente inserido ou se o Certificado A1 foi instalado neste computador. Em seguida, pressione.

7 Manual do Assistente do Certificado Digital 7 Você verá algumas recomendações importantes para a renovação online do seu Certificado Digital. Leia-as com atenção e escolha a opção PROSSEGUIR para continuar o processo. O Assistente verificará as informações necessárias e mostrará todas as opções de certificados digitais para você renovar. Escolha o Certificado Digital que deseja adquirir, clique em SELECIONAR e depois em PROSSEGUIR.

8 Manual do Assistente do Certificado Digital 8 O Assistente do Certificado Digital Serasa Experian fará uma checagem de seu cartão ou token e exibirá a tela para preenchimento dos dados de cobrança. Serão solicitados os dados para emissão de cobrança do Certificado Digital. Preencha corretamente todos os campos. O boleto será enviado pelos Correios e chegará ao endereço indicado em até 30 dias após a emissão/instalação do Certificado Digital. Caso a renovação tenha sido indicada por seu contador, pedimos que você preencha o código de cupom que lhe foi fornecido. Em seguida, você deverá cadastrar a senha de revogação. Isso não implicará o cancelamento do seu novo Certificado Digital; servirá apenas para você, futuramente, poder revogá-lo (cancelá-lo) por motivo de perda, roubo, extravio, acesso indevido, entre outros.

9 Manual do Assistente do Certificado Digital 9 Essa senha deverá ter de 8 a 20 caracteres. Após digitar a senha de revogação, você terá acesso ao termo que apresentará as informações do seu Certificado Digital. Para prosseguir com a renovação online, os dados do representante legal e da empresa devem estar atualizados.

10 Manual do Assistente do Certificado Digital 10 Depois de conferir as informações do Termo de Titularidade, assine o documento com seu Certificado Digital, clicando no botão ASSINAR. Insira sua senha PIN atual. Agora é a hora de testar o funcionamento do Certificado Digital que você acabou de renovar.

11 Manual do Assistente do Certificado Digital 11 Faça um teste de funcionamento do seu Certificado Digital. Para isso, clique em REALIZAR O TESTE AGORA. Você precisará inserir o PIN de seu cartão ou token para prosseguir com o teste. Preencha a informação e clique em OK.

12 Manual do Assistente do Certificado Digital 12 Caso a instalação esteja correta, uma janela exibirá os dados de seu Certificado Digital Serasa Experian e você receberá uma mensagem informando que o teste foi concluído com sucesso. Na tela seguinte, você terá acesso ao Protocolo e ao Recibo de Entrega de seu Certificado Digital. É possível imprimir o recibo ou salvá-lo, utilizando os botões disponíveis. Para finalizar, escolha a opção CONCLUIR.

13 Manual do Assistente do Certificado Digital 13 Navegue pelo menu Ferramentas para conhecer todas as opções disponíveis no Assistente do Certificado Digital Serasa Experian.

14 Manual do Assistente do Certificado Digital 14 Instalação do Certificado A1 Selecione a opção INSTALAR. Escolha a opção Armazenado no Computador (A1).

15 Manual do Assistente do Certificado Digital 15 Você deverá informar o número do protocolo gerado quando solicitou o seu certificado, bem como a senha cadastrada no momento da emissão. O protocolo também consta no cabeçalho do termo de titularidade, assinado na validação presencial. Após preencher essas informações, clique no botão PROSSEGUIR.

16 Manual do Assistente do Certificado Digital 16 Após a emissão de seu certificado, recomendamos que você realize o teste de assinatura. Para isso, clique em Teste seu certificado.

17 Manual do Assistente do Certificado Digital 17 Aguarde a exibição de uma mensagem indicando que o teste foi realizado com sucesso.

18 Manual do Assistente do Certificado Digital 18 Na próxima tela você verá o TERMO DE RECEBIMENTO E ACEITE, que indica que a Serasa Experian emitiu um certificado que adota todos os procedimentos previstos nas normas de segurança. Clique no botão Assinar para continuar o processo. Agora você terá a opção de fazer uma cópia de segurança do certificado. Recomendamos que você sempre faça uma cópia de segurança do seu Certificado Digital após a emissão. Basta clicar no botão Realizar backup agora.

19 Manual do Assistente do Certificado Digital 19 Escolha uma senha para gerar a cópia de segurança, confirme a senha, defina um nome e um local para o arquivo ser armazenado e clique no botão Salvar.

20 Manual do Assistente do Certificado Digital 20 Pronto! O backup do seu certificado foi efetuado com sucesso. Clique no botão OK para prosseguir. Na próxima tela você verá um recibo com todas as informações do certificado instalado. Aqui, é possível imprimir o recibo ou salvá-lo em algum local do seu computador: basta usar os botões disponíveis. Para finalizar o processo, clique em Concluir. Parabéns! Seu Certificado Digital Serasa Experian foi instalado com sucesso!

21 Manual do Assistente do Certificado Digital 21 Importar ou Criar Backup do Certificado A1 No menu lateral do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian você encontra a opção Certificados. Use esta opção caso precise importar um backup realizado anteriormente ou fazer uma cópia de segurança. Importar backup. Para importar um backup que você já fez anteriormente, escolha a opção Importar/Exportar A1.

22 Manual do Assistente do Certificado Digital 22 Marque a opção Importar e escolha a pasta onde o arquivo está armazenado em seu computador. Selecione o arquivo, clique em Abrir e digite o PIN escolhido no momento em que o backup foi feito.

23 Manual do Assistente do Certificado Digital 23 Confira todas as informações disponíveis na tela e pressione IMPORTAR AGORA. Pronto! A importação do seu Certificado Digital foi realizada com sucesso. Clique no botão OK para prosseguir.

24 Manual do Assistente do Certificado Digital 24 Se você não fez uma cópia de segurança no momento da instalação de seu certificado e quer fazê-la posteriormente, escolha Importar/Exportar A1. Marque a opção Exportar/Criar Backup e clique em IR PARA MEUS CERTIFICADOS. Você verá uma lista com todos os certificados do tipo A1 instalados no seu computador e um botão para realizar o backup (Criar Backup).

25 Manual do Assistente do Certificado Digital 25 Importante: se nenhum certificado do tipo A1 estiver instalado neste computador, você verá a mensagem Não há nenhum certificado e o botão INSTALAR CERTIFICADO. Ao clicar nesse botão, será iniciado o fluxo de instalação e emissão do Certificado A1.

26 Manual do Assistente do Certificado Digital 26 Escolha uma senha para gerar a cópia de segurança, confirme a senha, defina um nome e um local para o arquivo ser armazenado e clique no botão Salvar.

27 Manual do Assistente do Certificado Digital 27 Pronto! O backup do seu certificado foi efetuado com sucesso. Clique no botão OK para prosseguir.

28 Manual do Assistente do Certificado Digital 28 Instalação do Certificado A3 A instalação do Certificado A3 pode ser feita de maneira rápida e simples com o Assistente do Certificado Digital Serasa Experian, disponível para Windows 10, Windows 8.1, Windows 8 e Windows 7. Se você usa outro sistema operacional, baixe o software correspondente na nossa página de downloads. Para iniciar o processo de instalação do Certificado A3, é necessário executar o Assistente do Certificado Digital Serasa Experian com perfil de administrador (consulte sua assistência técnica para saber se você tem as permissões necessárias) do computador. Selecione a opção INSTALAR. Na tela de preparativos para a instalação, certifique-se de estar com sua leitora ou token desconectados do computador, marque a opção Sim e escolha INICIAR INSTALAÇÃO.

29 Manual do Assistente do Certificado Digital 29 Aguarde a conclusão do processo. Parabéns! Seu Certificado Digital foi instalado com sucesso! Nesta etapa, você poderá testar o funcionamento de seu Certificado Digital escolhendo a opção Testar Certificado. Para encerrar a instalação, clique em Concluir.

30 Manual do Assistente do Certificado Digital 30 Preparar Ambiente Esta função ajuda o usuário a configurar o navegador de internet para o uso do Certificado Digital. A ferramenta é compatível com Internet Explorer 6, 7, 8, 9, 10 ou 11. Para configurar o navegador, é necessário executar o Assistente do Certificado Digital Serasa Experian com perfil de administrador do computador. Consulte um profissional de sua confiança para saber se seu perfil tem as permissões necessárias. Selecione a opção Ferramentas. Escolha a opção Preparar Ambiente.

31 Manual do Assistente do Certificado Digital 31 Agora, basta escolher Configurar Automaticamente e aguardar. Parabéns! Suas configurações foram realizadas com sucesso.

32 Manual do Assistente do Certificado Digital 32 Teste de Certificado A qualquer momento é possível fazer um teste de funcionamento do seu certificado. Para isso, clique em Certificados no menu à esquerda. Se o certificado a ser testado é do tipo A3 (cartão ou token), lembre-se de conectá-lo à porta USB de seu computador.

33 Manual do Assistente do Certificado Digital 33 Ao iniciar seu teste, as Informações Principais de seu certificado serão exibidas na tela. Pressione OK. Na mensagem de Sucesso, clique novamente em OK para finalizar o processo.

34 Manual do Assistente do Certificado Digital 34 Visualização dos Certificados É muito fácil conferir as informações de um certificado selecionado por meio do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian. Clique em ver detalhes. Você terá todas as informações do certificado escolhido, como, por exemplo, o nome do responsável e a data de validade.

35 Manual do Assistente do Certificado Digital 35 Alterar Senhas Com o Assistente do Certificado Digital Serasa Experian você poderá alterar a senha PIN (de uso) ou a senha PUK (de desbloqueio). Para isso, basta ter a senha atual. Para alterar as senhas de uso de suas mídias (cartão ou token), clique na opção Ferramentas no menu lateral esquerdo. Insira o cartão na leitora ou o token no seu computador, aguarde até que seja reconhecido e selecione a opção Alterar Senhas PIN/PUK.

36 Manual do Assistente do Certificado Digital 36 Escolha se você deseja alterar a senha PIN ou PUK, conforme o tipo de mídia que você tem em mãos. Insira sua senha atual, digite a nova senha e confirme-a. Clique em SALVAR NOVA SENHA PIN. Pronto! Sua senha foi alterada com sucesso.

37 Manual do Assistente do Certificado Digital 37 Desbloquear Cartão O Certificado A3 é bloqueado após 3 (três) tentativas incorretas de acesso. Para desbloqueá-lo, basta clicar na opção Ferramentas. Lembre-se de que, para realizar essa ação, é necessário saber sua senha PUK. Confira se seu Certificado Digital está conectado ao computador e selecione a opção Desbloquear Cartão. Importante: os tokens que usam o software do cartão (administração de token Safesign) podem ser desbloqueados da mesma maneira. Verifique o modelo de seu token em

38 Manual do Assistente do Certificado Digital 38 Preencha todos os campos e selecione DESBLOQUEAR SENHA PIN. Após o desbloqueio, você poderá voltar a utilizar seu Certificado Digital com a nova senha. Observação: se você não se lembra de sua senha PUK, será necessário adquirir um novo Certificado Digital. Acesse nosso site:

39 Manual do Assistente do Certificado Digital 39 Apoio em Caso de Erros Caso alguma das funções apresente erro, você pode aproveitar o recurso de Log Técnico do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian. Ele foi criado para checar em detalhes o problema apresentado em seu Certificado. Para acessá-lo, basta clicar na opção Ferramentas. Selecione a opção Log Técnico.

40 Manual do Assistente do Certificado Digital 40 Caso seja necessário enviar as informações para o suporte da Serasa Experian, clique no botão Copiar Log. Em seguida, acesse e preencha o formulário informando seu nome, CPF, escolha o assunto Renovação e clique em Enviar. Essas informações serão direcionadas para a nossa Central de Atendimento. Este manual foi elaborado para esclarecer dúvidas e facilitar a renovação de seu Certificado Digital Serasa Experian. Caso ainda tenha dúvidas, procure nossa Central de Atendimento pelo telefone (11) ou pelo site certificadodigital.com.br/suporte.

41 Fale com um de nossos consultores ou acesse os canais digitais. Vamos ajudá-lo a fazer melhores negócios. serasaexperian.com.br Capitais e regiões metropolitanas Demais localidades (apenas para chamadas de telefones fixos) MKT JUN17 FL518-01

Manual de Renovação do Certificado Digital SSE

Manual de Renovação do Certificado Digital SSE Manual de Renovação do Certificado Digital SSE 1 Índice Bem-Vindo ao Novo Assistente de Certificado Digital Serasa Experian... 3 Iniciando o Assistente do Certificado Digital Serasa Experian... 4 Renovando

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em cartão + leitora Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Cartão e Leitora... 4 2. Mozilla Firefox... 6 3. Acessando o sistema... 9 4.

Leia mais

Alteração de senhas Alteração das senhas PIN e PUK

Alteração de senhas Alteração das senhas PIN e PUK Alteração de senhas Alteração Certificado Digital A1 Sobre o Certificado Digital A1 O certificado digital A1, tem validade de 1 ano é armazenado no computador. A instalação é realizada pelo cliente, utilizando

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Certificação Digital no Token GD MAC 10.8 Mountain Lion Sistema Operacional: MAC 10.8 Mountain Lion Português Maio/2013 Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Software do Cartão Inteligente e Token Safesign 3.0.77 Sistema Operacional: MAC 10.8 Mountain Lion Português Novembro/2012 Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. SafeSign User Edition. (x32 e x64) Rua Gonçalves Dias, 519 Jd. Girassol Americana/SP CEP

MANUAL DO USUÁRIO. SafeSign User Edition. (x32 e x64)  Rua Gonçalves Dias, 519 Jd. Girassol Americana/SP CEP MANUAL DO USUÁRIO SafeSign 3.0.80 User Edition (x32 e x64) Índice O que é o SafeSign? 03 Instalando o SafeSign 05 Verificando o Certificado 08 Troca de Senhas 12 Sistema Operacional 14 Canais de comunicação

Leia mais

SafeSign User Edition (x32 e x64)

SafeSign User Edition (x32 e x64) SafeSign 3.0.80 User Edition (x32 e x64) Manual do Usuário Índice O que é o SafeSign?... 03 Instalando o SafeSign... 04 Verificando o Certificado... 07 Troca de Senhas... 10 Sistema Operacional... 12 O

Leia mais

Instrução para renovação

Instrução para renovação Instrução para renovação Certificado Digital e-cnpj A3 Sistemas: Windows XP Windows Vista Internet Explorer 7 Internet Explorer 8 Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1

Leia mais

Instrução para uso de Certificado Digital

Instrução para uso de Certificado Digital Mozilla Firefox versão 11.0 Instrução para uso de Certificado Digital Certificado Digital do tipo A3 e A1 Cartão e Token Instrução para uso de Certificado Digital 2 Índice Introdução 3 Pré-requisito 3

Leia mais

Manual de Utilização. Gerenciador do Token Athena

Manual de Utilização. Gerenciador do Token Athena Manual de Utilização Gerenciador do Token Athena Sumário Introdução... 3 Iniciando o Gerenciador do Token... 5 Identificando o Token Ativo... 6 Mostrar os certificados armazenados no token... 7 Mostrar

Leia mais

CAA/MG REVISÃO 0 Data: 20/03/2017 Página 1 de 12

CAA/MG REVISÃO 0 Data: 20/03/2017 Página 1 de 12 CAA/MG REVISÃO 0 Data: 20/03/2017 Página 1 de 12 ATENÇÃO: Esta renovação destina-se aos Advogados(as) que adqiruiram o certificado digital tipo e-cpf através do Programa Minas Digital da Caixa de Assistência

Leia mais

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// Ativação do S@T 1. O cliente precisa realizar a aquisição do S@T.

Leia mais

Safeweb Segurança da Informação Ltda

Safeweb Segurança da Informação Ltda ... 2 Certificado Digital... 2... 3 Utilizando Internet Explorer... 4 Utilizando Google Chrome... 5... 6 Passo a Passo... 6... 10 Certificado Digital Parabéns, você acada de adquirir um Certificado Digital

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Software do Cartão Inteligente Safesign 3.0.45 MAC OS X Sistemas Operacionais: MAC OS X Versão 10.6 Snow Leopard MAC OS X Versão 10.7 Lion Março/2012 Proibida a reprodução total ou

Leia mais

Configuração para Assinatura Digital utilizando Outlook 2010

Configuração para Assinatura Digital utilizando Outlook 2010 Manual do Produto Configuração para Assinatura Digital utilizando Outlook 2010 Certificado Digital do tipo A3 e A1 - Cartão e Token Sistema: Microsoft Office 2010 - Agosto/2017 Configuração para Assinatura

Leia mais

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO CERTIFICADO MODELO A1 INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO DO WINDOWS INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO

Leia mais

Token USB Shell v3 Gemalto

Token USB Shell v3 Gemalto Token USB Shell v3 Gemalto Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 Página 1 de 15 Pré-requisitos para Instalação Dispositivo de Certificação Digital (Token USB Shell v3). Para

Leia mais

Safeweb Segurança da Informação Ltda

Safeweb Segurança da Informação Ltda ... 2 Certificado Digital... 2... 3 Utilizando Internet Explorer... 4 Utilizando Google Chrome... 5... 6 Passo a Passo... 6... 11... 13... 15 Certificado Digital Parabéns, você acada de adquirir um Certificado

Leia mais

Certificado Digital A1/S1 e A3/S3. Instalação das Cadeias de Certificação

Certificado Digital A1/S1 e A3/S3. Instalação das Cadeias de Certificação Instalação das Cadeias de Certificação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (todos os modelos) Para que

Leia mais

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e)

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SUMÁRIO 1- Qual o objetivo

Leia mais

Instrução para uso de Certificado Digital

Instrução para uso de Certificado Digital Sistema Operacional Macintosh Instrução para uso de Certificado Digital Certificado Digital do tipo A3 e A1 Cartão e Token Instrução para uso de Certificado Digital 2 Índice Introdução 3 Pré-requisito

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

Manual de Utilização. Gerenciador do Cartão VALID

Manual de Utilização. Gerenciador do Cartão VALID Manual de Utilização Gerenciador do Cartão VALID Sumário Introdução...3 Iniciando o Gerenciador do Cartão...5 Identificando o Cartão Ativo...6 Mostrar os certificados armazenados no cartão...7 Mostrar

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Guia de Uso - Mobile ID

Guia de Uso - Mobile ID Guia de Uso - Mobile ID Sumário 1. Introdução 3 2. Objetivo 3 3. Requisitos 3 4. Instalação e Configuração do Aplicativo MobileID no ios 3 4.1. Instalação do Aplicativo MobileID 3 4.2. Configurando o Aplicativo

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

Instrução para renovação

Instrução para renovação Instrução para renovação Certificado Digital ecpf/ecnpj A3 Emitidos para Projetos Sistemas: Windows XP Windows Vista Windows 7 Internet Explorer 7 Internet Explorer 8 Internet Explorer 9 maio/2011 Proibida

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64)

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64) MANUAL DO USUÁRIO Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Índice O que é Token? 03 Instalação do Token 05 Verificação do Certificado 08 Troca de Senhas 12 Canais de comunicação DOCCLOUD Telefone:

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Leitora SCR 331. Guia de Instalação. LeitoraSCR 331 Guia de Instalação. Janeiro/2010. Instalação da leitora SCR 331.

Leitora SCR 331. Guia de Instalação. LeitoraSCR 331 Guia de Instalação. Janeiro/2010. Instalação da leitora SCR 331. Janeiro/ Leitora SCR 331 Guia de Instalação Página 1 de 12 Janeiro/ Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora SCR 331) Para que o processo de instalação tenha sucesso,

Leia mais

Safeweb Segurança da Informação Ltda

Safeweb Segurança da Informação Ltda ... 2 Certificado Digital... 2... 3 Utilizando Internet Explorer... 5 Utilizando Google Chrome... 6... 7 Passo a Passo... 7... 12... 14... 16 Certificado Digital Parabéns, você acada de adquirir um Certificado

Leia mais

Leitora GemPCTwin. Guia de Instalação

Leitora GemPCTwin. Guia de Instalação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora GemPCTwin) Para que o processo de instalação tenha sucesso,

Leia mais

Manual. - Sic Control -

Manual. - Sic Control - Manual Instruções básicas de uso - Sic Control - - 2016 - Introdução O Manual a seguir visa orientar o usuário do Sistema de Gestão Empresarial Sic Control, de forma detalhada; no que se refere a operação

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Guia de Uso. Certisign MobileID - Apple IOS

Guia de Uso. Certisign MobileID - Apple IOS Certisign Certificadora Digital Certisign 2016 2/67 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. REQUISITOS... 3 4. SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL PARA O MOBILEID... 4 5. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

Leia mais

Aplicativo de caixa para varejo

Aplicativo de caixa para varejo Aplicativo de caixa para varejo Manual do usuário Vero IOS versão 1.00.03 Sumário 1. Cadastro no site do Vero NFC-e. 2. Cadastrando produtos. 2.1. Cadastrando produtos no site www.veronfce.com.br. 2.2.

Leia mais

Aplicativo de caixa para varejo. Manual do usuário. Vero Android versão

Aplicativo de caixa para varejo. Manual do usuário. Vero Android versão Aplicativo de caixa para varejo Manual do usuário Vero Android versão 1.00.12 Sumário 1. Cadastro no site do Vero NFC-e. 2. Cadastrando produtos. 2.1. Cadastrando produtos no site www.veronfce.com.br 2.2.

Leia mais

Instrução para renovação

Instrução para renovação Instrução para renovação Certificado Digital ecpf/ecnpj A1 Emitidos para Projetos Sistemas: Windows XP Windows Vista Windows 7 Internet Explorer 7 Internet Explorer 8 maio/2011 Proibida a reprodução total

Leia mais

Certificado Digital Modelo e-conecte. Manual do Usuário

Certificado Digital Modelo e-conecte. Manual do Usuário Certificado Digital Modelo e-conecte Manual do Usuário Parabéns! Você acaba de adquirir o seu Certificado Digital Serasa Experian. Este manual é composto por informações importantes para que você possa

Leia mais

1. Tela de Acesso pg Cadastro pg Abas de navegação pg Abas dados cadastrais pg Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg Cadastro pg Abas de navegação pg Abas dados cadastrais pg Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

ADS Assinador Digital Soft Guia do usuário Instalação e configuração ADS ASSINADOR DIGITAL SOFT - GUIA DO USUÁRIO

ADS Assinador Digital Soft Guia do usuário Instalação e configuração ADS ASSINADOR DIGITAL SOFT - GUIA DO USUÁRIO ADS Assinador Digital Soft Guia do usuário Instalação e configuração ADS - Assinador Digital Soft O ADS é um conjunto de soluções para Assinatura Digital simples e acessível que busca atender os diversos

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 SEGURANÇA E SAÚDE PARA A INDÚSTRIA 1 Acessar o site da Campanha SESI de Vacinação Contra a Gripe pelo link: http://189.36.20.16/sesimg e clicar no item ADESÃO.

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital Sistema Registro Digital Manual do Usuário Sistema Registro Digital Elaborado pela GTI - JUCEMG À Junta Comercial do Estado Belo Horizonte, MG NOVEMBRO/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 2. Pré-requisitos...

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 1. para utilização em MAC OS Snow Leopard

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 1. para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 1 para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 1 Sumário Certificação Digital

Leia mais

Instrução para teste de assinatura digital no Windows 7

Instrução para teste de assinatura digital no Windows 7 Instrução para teste de assinatura digital no Windows 7 Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 Importante... 3 CONFIGURAÇÃO DOS PLUG-INS E CONTROLES

Leia mais

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 Versão 1.04 Março de 2010. Sumário As informações contidas neste manual estão sujeitas a alterações sem prévio aviso e não representam compromisso por parte do fabricante. As imagens aqui reproduzidas

Leia mais

GUIA GPS Quatro Rodas

GUIA GPS Quatro Rodas GUIA GPS Quatro Rodas Tutorial de soluções rápidas Introdução Objetivo: Suprir as necessidades de conhecimento sobre os produtos Aquarius Brasil junto a você, nosso cliente. Campo de aplicação: Este documento

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1

MANUAL DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 MANUAL DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 1. BAIXANDO O ASSISTENTE DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL Para iniciar o processo de emissão do Certificado Digital Soluti, será necessário acessar o endereço

Leia mais

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD. Manual do Usuário

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD. Manual do Usuário Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD Manual do Usuário SISEMAnet Sistema Integrado de Meio Ambiente Módulo 1 Portal Submódulo Portal de Segurança Módulo Externo Versão

Leia mais

A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows

A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows Sumário Introdução 3 Requisitos para emissão do certificado digital A1 ICP-Brasil 4 Acessando o Certificado Digital pelo Internet Explorer 5 Acessando o Certificado

Leia mais

Manual de Instalação Software de Cartão Inteligente SafeSign

Manual de Instalação Software de Cartão Inteligente SafeSign Comunicação Interna Este documento foi classificado pela área de Certificação Digital e o acesso está autorizado aos clientes, visando auxiliá-los na instalação de seu produto. Versões Compatíveis MAC

Leia mais

Manual de Utilização PJe Novo Processo

Manual de Utilização PJe Novo Processo Manual de Utilização PJe Novo Processo ASPE/RO Conteúdo desenvolvido por: Ângelo Mendonça Neto Procedimentos Conecte o Token ou Cartão na porta USB de seu Computador e prossiga no Acesso ao PJ-e. Ao carregar

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 A instalação do certificado A1 somente poderá ser feita uma única vez em sistema operacional Windows (conforme pré-requisitos), utilizando navegador Internet

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

SW Ativação Linker SAT II

SW Ativação Linker SAT II Manual do Usuário Versão 1.0.1 Setembro/2016 Revisão: 01 Data: 21/01/2014 CONTROLE DE VERSÕES Versão Data Observações 1.0.0 20/04/2016 Versão inicial 1.0.1 09/09/2016 Revisão geral Revisão: 01 Página:

Leia mais

MANUAL DO KIT ON-LINE

MANUAL DO KIT ON-LINE MANUAL DO KIT ON-LINE Criado em: Novembro/2006 Alteração realizada: 15/12/2006 Versão do Manual: 1.0 Alteração realizada: 08/07/2009 Versão do Manual: 2.0 Alteração realizada: 27/01/2010 Versão do Manual:

Leia mais

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO Bem-vindo à VR Benefícios Entendemos a importância deste benefício aos seus funcionários e por isso queremos estar com você neste momento. Utilize este guia

Leia mais

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA VERSÃO 30.0.61 13 ÍNDICE 1. Pré-requisitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica... 3 2. Cadastros Iniciais... 3 2.1. Cadastro da Empresa... 3 2.2. Controle de Séries

Leia mais

Sistema de Cancelamento de Protestos. Manual do Usuário

Sistema de Cancelamento de Protestos. Manual do Usuário Sistema de Cancelamento de Protestos Manual do Usuário IEPTB-MG Belo Horizonte, 2014 Índice 1. Procuração... 4 1.1 Procedimento para cadastro de Representantes... 4 1.2 Criar uma Procuração... 4 1.3 Preencher

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Software do Driver do Token GD Starsign Sistema operacional: Microsoft Windows XP SP3 Maio/2013 Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Captura de Processos Programa Captura. Programa Captura Orientações

Captura de Processos Programa Captura. Programa Captura Orientações Programa Captura Orientações Elaborado por: Julio Cesar Cavalheiro PÁG. 1/13 Índice 1. Objetivo... 3 2. Instalação do Produto Captura Web... 3 3. Parametrização... 6 4. Andamentos Capturados... 9 5. Tela

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

ITQ InPrint Cobrança. Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012.

ITQ InPrint Cobrança. Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012. ITQ InPrint Cobrança Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012 http://www.itquality.com.br Sumário Introdução...2 Características do Sistema...3 Antes de Instalar...3 Instalando o Sistema...3 Acessando

Leia mais

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3. para utilização em MAC OS Snow Leopard

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3. para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3 para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3 Sumário Certificação Digital

Leia mais

COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE

COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE No portal da FEC, selecione o evento que deseja fazer a inscrição. Procure no corpo da página, o link " Faça aqui a sua inscrição" ou o botão específico de inscrição.

Leia mais

Manual do Usuário Assinador Prodist e-financeira

Manual do Usuário Assinador Prodist e-financeira Assinador Prodist e-financeira Agosto de 2016 Versão 1.1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 SOBRE o e-financeira... 3 3 COMPONENTES DA APLICAÇÃO... 3 4 REQUISITOS MÍNIMOS... 4 5 INSTALAÇÃO DO ASSINADOR PRODIST

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Obs: O será enviado após a aprovação dos dados pela Escola. Este processo pode levar alguns dias.

Obs: O  será enviado após a aprovação dos dados pela Escola. Este processo pode levar alguns dias. Índice 1. Cadastro...Pág. 2 2. Senha e instalação do aplicativo...pág. 3 3. Acesso ao aplicativo...pág. 4 4. Acionar chamado...pag. 4 5. Autorização de responsáveis...pág. 6 1 1. Cadastro. Para ter acesso

Leia mais

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças 2014 Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças Orientações gerais para ajuizar iniciais com base na nova rotina de anexação de peças. TRIBUNAL

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PRODUTIVIDADE - SAP MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.2 Este manual tem por objetivo

Leia mais

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades Versão 8.3A-01 Versão Final da Apostila de Novidades Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

EMISSÃO DE CERTIFICADO TIPO A1. Versão: 1.0 Data: 29 de Novembro de 2016

EMISSÃO DE CERTIFICADO TIPO A1. Versão: 1.0 Data: 29 de Novembro de 2016 EMISSÃO DE CERTIFICADO TIPO A1 Versão: 1.0 Data: 29 de Novembro de 2016 DIGITALSIGN CERTIFICAÇÃO DIGITAL LTDA. URL: www.digitalsigncertificadora.com.br Rua General Bertoldo Klinger, n. 111/131 Email: suporte@digitalsigncertificadora.com.br

Leia mais

EMISSÃO CERTIFICADO NO MAC OS. Versão: 1.1 Data: 29 de Novembro de 2016

EMISSÃO CERTIFICADO NO MAC OS. Versão: 1.1 Data: 29 de Novembro de 2016 EMISSÃO DE CERTIFICADO NO MAC OS Versão: 1.1 Data: 29 de Novembro de 2016 DIGITALSIGN CERTIFICAÇÃO DIGITAL LTDA. URL: www.digitalsigncertificadora.com.br Rua General Bertoldo Klinger, n. 111/131 Email:

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO EMULADOR SAT-CF-e OFF-LINE

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO EMULADOR SAT-CF-e OFF-LINE Bem vindo ao MANUAL DE INSTALAÇÃO DO EMULADOR SAT-CF-e OFF-LINE Atualizado em: 22/04/2014 Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos HTTP://WWW.FAZENDA.SP.GOV.BR/SAT P á g i n a 2

Leia mais

Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial?

Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial? Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial? O que é preciso cadastrar para emitir uma Nota Fiscal? Para que você consiga fazer a emissão da sua nota corretamente é necessário alguns cadastros

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

Solicitar Portabilidade

Solicitar Portabilidade Solicitar Portabilidade 1 1. Digite o nº do CPF 2. Digite o nº do Acesso que está sendo atendido (em alternativa ao CPF) 3. Clique em Pesquisar 1 2 3 2 A Criação de Ordem é feita através da Tela de Relacionamento.

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL DO USUÁRIO NOTAS FISCAIS Sumário INTRODUÇÃO... 2 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 3 NOTAS FISCAIS... 4 CADASTRANDO NOTAS FISCAIS... 5 VISUALIZANDO AS NOTAS

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

Safeweb Segurança da Informação Ltda

Safeweb Segurança da Informação Ltda ... 2 Certificado Digital... 2... 3 Download do Assistente de Certificado Digital Safeweb... 3 Download utilizando Google Chrome... 4 Download utilizando Internet Explorer... 6 Instalação do Assistente

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização CATÁLOGO ELETRÔNICO PELLEGRINO

Manual de Instalação e Utilização CATÁLOGO ELETRÔNICO PELLEGRINO Manual de Instalação e Utilização CATÁLOGO ELETRÔNICO PELLEGRINO Versão 3.0 FEV/2010 1 ÍNDICE INSTALAÇÃO Perguntas e respostas da versão 3.0 do catálogo Pág. 3 Quais os requisitos mínimos para instalação

Leia mais

Manual One Pass. Thomson Reuters. Agosto Manual One Pass

Manual One Pass. Thomson Reuters. Agosto Manual One Pass Manual One Pass Thomson Reuters Agosto 2017 1 Manual One Pass Tabela de Conteúdo ONEPASS... 3 O QUE É UMA CONTA ONEPASS?... 3 COMO CRIAR UMA CONTA ONEPASS PARA O CHECKPOINT?... 4 CRIANDO UMA CONTA DE ACESSO

Leia mais

Manual do usuário Certificado Digital

Manual do usuário Certificado Digital Manual do usuário Certificado Digital Parabéns Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD Índice Importante 03 O que é um Certificado Digital? 04 Instalação

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO SUMÁRIO Introdução...3 Download...3 Chave de Registro... 4 Considerações Importantes...4 Primeiros passos...5 Acessando o Servidor Local... 5 Tela Inicial do Sitrad Pro... 6

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais