MELHORIAS NA GESTÃO DE DOMÍNIOS.ES. NicLine

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MELHORIAS NA GESTÃO DE DOMÍNIOS.ES. NicLine"

Transcrição

1 MELHORIAS NA GESTÃO DE DOMÍNIOS.ES NicLine É proibida a transformação ou o exercício de qualquer direito de autor deste documento, total ou parcial, sem a autorização prévia, e por escrito, da NicLine.

2 Introdução A partir do próximo dia 15 de Março, Red.es realizará uma série de modificações na gestão de domínios.es. A modificação consistirá na migração de toda a base de dados de domínios.es a um novo sistema de gestão de domínios, e portanto não haverá conexão com Red.es durante todo o tempo que durar a modificação de um processo a outro (umas 36 horas). Graças a estas modificações, tanto os usuários de domínios.es como os agentes registradores, poderão desfrutar de uma maior agilidade na gestão desta extensão. A seguir, lhe detalhamos as modificações que se introduzirão a partir da data acima indicada na gestão de domínios.es em contraposição aos processos anteriores. Também atualizamos nosso manual de CGIs que pode consultar acessando a seção Dados Documentação do seu Painel de Controle de RSP: Para qualquer outra dúvida acerca destes ou outros procedimentos, lhe recordamos que estamos à sua inteira disposição em:

3 REGISTRO O registro de domínios.es deve Será possível registrar domínios.es por 1, realizar-se por um ano. 2, 3, 4, 5 e 10 anos É possível registrar um domínio por 6 anos? O registro de domínios por 6, 7, 8 ou 9 anos não é possível. Os prazos de registro permitidos no processo de registro são de 1 a 5 anos e por 10 anos. Então, não posso ter um domínio registrado por 6 ou 7 anos? Sim, é possível mas não de forma direta no processo de registro. Se desejar registrar um domínio por 7 anos, deverá fazê-lo por 5 anos e a seguir realizar sua renovação por dois anos adicionais. Por quê não se permite o registro por um número de anos situado entre 5 e 10 anos? Trata-se de um requisito do gestor da base de dados dos domínios.es, nic.es, que assim definiu seu novo sistema de gestão de domínios. E posso registrar um domínio por mais de 10 anos? Não, só se pode registrar um domínio por um máximo de 10 anos. Tampouco é possível ampliar este prazo renovando o domínio por um número de anos adicionais. Quê vantagens tem para meus clientes esta melhoria no registro de domínios.es? As estatísticas demonstram que a taxa de renovação dos domínios registrados por mais de um ano é sensivelmente mais elevada que a dos domínios que foram registrados inicialmente por um ano. Os clientes que registram seus domínios por um prazo superior a um ano tendem a renová-los e estão mais familiarizados com os processos de renovação. Além disso, o sistema de expiração e baixa dos domínios.es se modifica neste processo com uma redução importante do prazo disponível para renovar o domínio (ver seção Renovação deste documento), de forma que o registro ou a renovação de um domínio por mais de um ano reduz a possibilidade de uma eliminação acidental de um domínio. Ao registrar um domínio.es, este passa O registro se realiza de forma imediata por diferentes fases até ser ativado Agora, quando solicito o registro de um domínio.es, este passa por diferentes fases até ser finalmente ativado (a ativação completa de um domínio pode demorar uns 10 ou 20 minutos). Contudo, com a nova gestão de domínios.es, o registro se realizará de forma imediata e se eliminarão, desta forma, os estados intermediários e as filas de solicitudes.

4 Quanto tempo tardará em realizar-se o registro de um domínio.es com o novo sistema de nomes de domínio implementado por Red.es? O registro se realizará de forma imediata, tanto em sua conta de distribuidor como em Red.es e poderá comprovar em sua Extranet que o domínio se encontra em estado Ativo imediatamente depois de seu registro. Para quê serviam os estados intermediários que se estavam usando até agora e as filas de solicitudes? Os distintos estados pelos que passava até agora um domínio.es no processo de registro (Em trâmite, Registro aprovado, etc.) consistiam em informação para uso interno de Red.es e não constituía portanto dados úteis para o titular, contatos ou o distribuidor do domínio. As filas de solicitudes se usavam para domínios de uso reservado para os quais determinados titulares tinham direito de realizar petições, mas deviam justificar seus direitos sobre a titularidade. A tramitação de tais pedidos se automatiza para sua realização em tempo real e se eliminam, desta forma, as filas. RENOVAÇÃO A renovação de domínios.es se deve Será possível renovar domínios.es por 1, realizar por um ano 2, 3, 4, 5 e 10 anos É possível renovar um domínio por 8 anos? Sim, é possível, mas não de forma direta no processo de renovação. Se desejar renovar um domínio por 8 anos, deverá fazê-lo por 5 anos e a seguir realizar a sua renovação por três anos adicionais. Por quê não se permite a renovação por um número de anos situado entre 5 e 10 anos? Trata-se de um requisito do gestor da base de dados dos domínios.es, nic.es, que assim definiu seu novo sistema de gestão de domínios. E posso renovar um domínio por mais de 10 anos? Não, só se pode renovar um domínio por um máximo de 10 anos. Tampouco é possível ampliar este prazo renovando o domínio por um número de anos adicionais. A renovação de domínios.es só é Será possível renovar domínios.es em possível 30 dias antes da data de qualquer momento expiração e até 29 dias depois Agora, só é possível renovar um domínio.es 30 dias antes da data de caducidade e até 29 dias depois de tal data. Graças às modificações introduzidas em Red.es, será possível solicitar a renovação em qualquer momento, sem ter que esperar aos 30 dias anteriores à data de caducidade.

5 Quê vantagens tem para meus clientes esta melhoria na renovação de domínios.es? Amplia-se o prazo no qual é possível a renovação de um domínio e se equipara a gestão das renovações desta extensão a outras como o.com de forma que a gestão é mais compreensível e transparente para os usuários de domínios. Os domínios.es não renovados antes Os domínios.es não renovados antes de de sua DC passam a EXPIRADO, 15 sua DC passam a EXPIRADO-HOLD o dia dias depois a EXPIRADO-HOLD, e 29 depois de caducar, e 10 dias depois a depois a BAIXA. BAIXA. Os domínios.es que não são renovados, o dia de sua DC passam a estado EXPIRADO e 15 dias depois a EXPIRADO-HOLD (cortado). Se 29 dias depois não tiver sido renovado, passariam a BAIXA. A partir de 15 de Março, passarão a estado EXPIRADO-HOLD o dia seguinte da data de caducidade. Permanecerão neste estado durante 10 dias, e depois disso o domínio será eliminado e ficará livre para um novo registro. Como será o fluxo de registro, caducidade e eliminação de um domínio.es a partir de 15 de Março? No seguinte gráfico se resume como será a renovação de um domínio.es a partir de 15 de Março.

6 Quê preço terá a renovação de um domínio em fase Recuperável, quer dizer, entre a data de expiração e a eliminação? O custo de renovação para os domínios neste estado será o mesmo que para uma renovação antes da data de expiração. Não se aplicará nenhuma taxa extra por renovações fora de prazo. Estarão operativos os domínios que não tenham sido renovados uma vez passada a data de expiração? Não, o dia de sua data de expiração, se um domínio não foi renovado, este ficará em estado cortado durante os 10 dias seguintes e, desta forma, não resolverá. Quê ocorrerá se me esqueço de renovar meu domínio e este expira? Uma vez passados os 10 dias posteriores à data de expiração, poderei recuperálo? Uma vez passados 10 dias depois da data de expiração, o domínio ficará livre para seu registro por qualquer usuário. Se se esquecer da renovação de algum domínio e este for eliminado por Red.es, só poderá recuperá-lo registrando-lhe de novo, se o mesmo ainda estiver livre. O prazo que disponho depois da data de expiração é muito curto. Como posso evitar esquecimentos na renovação de meus domínios? Recomendamos-lhe ativar a renovação automática de seus domínios. Desta forma os domínios de sua conta serão renovados 10 dias antes de sua data de expiração, evitando possíveis esquecimentos (especialmente em períodos de férias, feriados prolongados, etc.)

7 WHOIS O Whois mostra todos os dados de um Será mostrada uma versão simplificada domínio.es dos dados de um domínio.es Até agora, o Whois mostrava todos os dados do domínio (a não ser que o domínio tivesse ativado um serviço de Whois Privado).

8 Pelo contrário, a partir de 15 de Março, tanto no Whois de Red.es como em Whois.nicline.com, se mostrará uma versão simplificada dos dados dos domínios.

9 MODIFICAÇÃO DE DADOS As modificações de dados de um A modificação de um domínio.es será domínio.es passam por diferentes imediata fases antes de levar-se a cabo As modificações realizadas num domínio.es (mudança de contato, DNS, etc) ficam sujeitas à aceitação por parte de Red.es e, por tanto, não são imediatamente visíveis na base de dados do Registry (a realização efetiva de uma modificação com o sistema atual pode demorar uns 10 ou 20 minutos durante os quais não é possível realizar nenhuma nova ação sobre o mesmo). A partir do próximo dia 15 de Março, a modificação de um domínio.es será imediata e se eliminarão os estados intermediários, como ocorre no caso do registro. Os contatos de um domínio.es podem Os contatos de um domínio.es só podem ser pessoas físicas ou jurídicas ser pessoas físicas Com o sistema atual, um nome de domínio.es pode ter associado um contato administrativo, técnico ou de pagamento de tipo Pessoa física ou Pessoa moral indistintamente. Na tramitação de modificação de titularidade, este extremo podia induzir a erros ou demoras no processo já que, a efeitos de modificação de titularidade, o contato administrativo tinha que ser uma pessoa física. Com a nova gestão de domínios.es, para poder associar a um domínio um novo contato (seja administrativo, técnico ou de pagamento) o contato só poderá ser de tipo pessoa física.

WHOIS PRIVACY NicLine

WHOIS PRIVACY NicLine WHOIS PRIVACY NicLine É proibida a reprodução, transmissão, transformação, distribuição ou o exercício de qualquer direito autoral deste documento, total ou parcial, sem prévia autorização escrita da Nicline

Leia mais

Índice. I Generalidades

Índice. I Generalidades Guia do RSP É proibida a reprodução, transmissão, transformação, distribuição ou o exercício de qualquer direito autoral deste documento, total ou parcial, sem prévia autorização escrita da Nicline Internet,

Leia mais

FAQ Parking PPC de SEDO. NicLine

FAQ Parking PPC de SEDO. NicLine FAQ Parking PPC de SEDO NicLine É proibida a reprodução, transmissão, transformação, distribuição ou o exercício de qualquer direito autoral deste documento, total ou parcial, sem prévia autorização escrita

Leia mais

Guia Reseller Onbile. Plano Reseller Basic

Guia Reseller Onbile. Plano Reseller Basic Guia Reseller Onbile Estimado Reseller, tens alguma dúvida sobre o funcionamento do Painel de Administração do Plano Reseller de Onbile? Então, a Guia Reseller Onbile é o que precisas! As seguintes páginas

Leia mais

Guia Reseller Onbile. Plano Reseller Basic

Guia Reseller Onbile. Plano Reseller Basic Guia Reseller Onbile Estimado Reseller, tens alguma dúvida sobre o funcionamento do Painel de Administração do Plano Reseller de Onbile? Então, a Guia Reseller Onbile é o que precisas! As seguintes páginas

Leia mais

Domínios.tel. Uma nova forma de ver a web

Domínios.tel. Uma nova forma de ver a web Domínios.tel Uma nova forma de ver a web Domínios.tel Uma nova forma de ver a web Índice Introdução... 3 Um único ponto de encontro... 3 Que são os domínios?... 3 Qual é a sua origem?... 3 Quantas partes

Leia mais

GPEC FORMA Formação & Aperfeiçoamento www.gpecforma.com.br PRO JURÍDICO XE WEB SOFTWARE WEB PARA ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

GPEC FORMA Formação & Aperfeiçoamento www.gpecforma.com.br PRO JURÍDICO XE WEB SOFTWARE WEB PARA ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA GPEC FORMA Formação & Aperfeiçoamento www.gpecforma.com.br PRO JURÍDICO XE WEB SOFTWARE WEB PARA ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA PRO JURÍDICO XE WEB Todo escritório de advocacia, de pequeno a grande porte necessita

Leia mais

CONTRATO DE REGISTRO DOMINIOS

CONTRATO DE REGISTRO DOMINIOS CONTRATO DE REGISTRO DOMINIOS I. PREÂMBULO De um lado, a empresa ORIONS SITES E HOST, com razão social denominada ORIONS Ltda, inscrita no CNPJ sob nº, estabelecida à rua Ítalo Cipro, 206, Beira Rio, Guaratinguetá,

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

Cartilha CT-e Conhecimento de Transporte Eletrônico

Cartilha CT-e Conhecimento de Transporte Eletrônico Cartilha CT-e Conhecimento de Transporte Eletrônico Introdução Esta cartilha tem o objetivo de orientar o contribuinte a implantar o sistema de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) em sua empresa

Leia mais

Credenciamento para Emissão de NF-e

Credenciamento para Emissão de NF-e S SEFAZ-Se Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe Credenciamento para Emissão de NF-e Manual Versão 1.2 Aracaju (Se), 17/12/2007 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...3 2. PROCESSSO DE CREDENCIAMENTO PARA EMISSÃO

Leia mais

Guia do Usuário. versão 1.2. GiuSoft Tecnologia - www.giusoft.com.br

Guia do Usuário. versão 1.2. GiuSoft Tecnologia - www.giusoft.com.br Guia do Usuário versão 1.2 GiuSoft Tecnologia - www.giusoft.com.br Sumário Introdução 2 O que é o Alitem? 3 Portal de aplicativos na Internet 3 Site de relacionamentos 3 Infra-estrutura de desenvolvimento

Leia mais

Perguntas mais Freqüentes FAQ. Novo sistema de correio do Proderj

Perguntas mais Freqüentes FAQ. Novo sistema de correio do Proderj Perguntas mais Freqüentes FAQ Novo sistema de correio do Proderj 1) Quais são os servidores de DNS que devo usar? R.: Os servidores de consulta do Proderj são o 200.20.57.2 e o 200.156.33.150. O servidor

Leia mais

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting Omega Tecnologia Manual Omega Hosting 1 2 Índice Sobre o Omega Hosting... 3 1 Primeiro Acesso... 4 2 Tela Inicial...5 2.1 Área de menu... 5 2.2 Área de navegação... 7 3 Itens do painel de Controle... 8

Leia mais

Correio e Groupware. Boas perspectivas

Correio e Groupware. Boas perspectivas Usando dados do Outlook no Linux Boas perspectivas Quem utiliza o Outlook no Windows pode continuar a usar os dados ali administrados após ter migrado para o Linux. Tanto para e-mails como para agendas

Leia mais

Manual do Usuário Cyber Square

Manual do Usuário Cyber Square Manual do Usuário Cyber Square Criado dia 27 de março de 2015 as 12:14 Página 1 de 48 Bem-vindo ao Cyber Square Parabéns! Você está utilizando o Cyber Square, o mais avançado sistema para gerenciamento

Leia mais

PRIMEIROS PASSOS PARA A OTIMIZAÇÃO DO CALL CENTER EM CLÍNICAS E HOSPITAIS. Descubra como otimizar os Call Centers na área de saúde

PRIMEIROS PASSOS PARA A OTIMIZAÇÃO DO CALL CENTER EM CLÍNICAS E HOSPITAIS. Descubra como otimizar os Call Centers na área de saúde ebook GRÁTIS PRIMEIROS PASSOS PARA A OTIMIZAÇÃO DO CALL CENTER EM CLÍNICAS E HOSPITAIS Descubra como otimizar os Call Centers na área de saúde Primeiros passos para a otimização do call center em clínicas

Leia mais

Gestão de Configurações II

Gestão de Configurações II Gestão de Configurações II Bibliografia Livro: Software Configuration Management Patterns: Effective Teamwork, Practical Integration Gestão de Projecto 14 Padrões de Gestão Os padrões de gestão de configurações

Leia mais

HOME. Guia de Usuário

HOME. Guia de Usuário HOME Guia de Usuário Contenido Introdução a SYNCING.NET... 3 Bem-vindo a SYNCING.NET... 3 Utilizando SYNCING.NET... 3 Como funciona SYNCING.NET?... 3 Requisitos Técnicos... 5 Instalação... 6 Registro...

Leia mais

Professional. Guia do Usuário

Professional. Guia do Usuário Professional Guia do Usuário Conteúdo Introdução a SYNCING.NET... 3 Bem-vindo a SYNCING.NET... 3 Utilizando SYNCING.NET... 3 Como funciona SYNCING.NET?... 3 Requisitos Técnicos... 5 Instalação... 6 Registro...

Leia mais

Política WHOIS do Nome de Domínio.eu

Política WHOIS do Nome de Domínio.eu Política WHOIS do Nome de Domínio.eu 1/7 DEFINIÇÕES Os termos definidos nos Termos e Condições e/ou nas Normas de Resolução de Litígios do domínio.eu são utilizados no presente documento em maiúsculas.

Leia mais

Dia útil: significa um dia de trabalho, conforme definido pelo Provedor nas respectivas Normas suplementares.

Dia útil: significa um dia de trabalho, conforme definido pelo Provedor nas respectivas Normas suplementares. Normas do RRDRP Estas Normas estão em vigor para todos os processos de RRDRP. Os processos administrativos referentes a resolução de disputas nos termos do Procedimento de resolução de disputas de restrições

Leia mais

JURÍDICO. Gestão de Escritório de Advocacia Manual do Usuário. versão 1

JURÍDICO. Gestão de Escritório de Advocacia Manual do Usuário. versão 1 JURÍDICO Gestão de Escritório de Advocacia Manual do Usuário versão 1 Sumário Introdução 1 Operação básica do aplicativo 2 Formulários 2 Filtros de busca 2 Telas simples, consultas e relatórios 3 Parametrização

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

Introdução... 3. O que irá mudar?... 3. Por onde começar... 3. Para que serve cada camada (layer)?... 4. Inserindo a Clicktag... 5

Introdução... 3. O que irá mudar?... 3. Por onde começar... 3. Para que serve cada camada (layer)?... 4. Inserindo a Clicktag... 5 Open AdStream 5.7.0.1 Guideline/ Banners em Flash 6 Adobe Security Update Junho 2008 Índice Introdução... 3 O que irá mudar?... 3 Por onde começar... 3 Para que serve cada camada (layer)?... 4 Inserindo

Leia mais

Versão 6.0.1 Melhorias Melhorias Versão 6.0.1

Versão 6.0.1 Melhorias Melhorias Versão 6.0.1 Versão 6.0.1 Novembro 2010 Versão 6.0.1 Funcionalidade Completa de Planejamento do Trabalho Através dessa funcionalidade o usuário pode planejar quais tarefas e quanto tempo destinará para trabalhar em

Leia mais

Manual do Usuário GEFRE

Manual do Usuário GEFRE Manual do Usuário GEFRE Gestão de Frequência - Versão 1.2 Março, 2015 Página 1 de 84 Sumário Sumário... 2 Objetivo deste Manual do Usuário... 5 1. Instalação do GEFRE... 7 1.1. Configuração Mínima Recomendada...

Leia mais

Sede - Lisboa: Rua Cesário Verde, nº 70 B 2790-494 Queijas, Portugal E-mail: kk@merkkuriodigital.pt

Sede - Lisboa: Rua Cesário Verde, nº 70 B 2790-494 Queijas, Portugal E-mail: kk@merkkuriodigital.pt Vantagens A Merkkurio Digital disponibiliza soluções de alojamento Web empresariais, em Data Centers portugueses com servidores dedicados que apresentam todas as características técnicas de ponta existentes.

Leia mais

Núcleo Thomas Manual do usuário

Núcleo Thomas Manual do usuário Núcleo Thomas Manual do usuário Sua mais nova e aprimorada ferramenta online de avaliação e gerenciamento de pessoas Descubra a forma mais rápida e simples de gerenciar suas avaliações de funcionários

Leia mais

Manual do usuário Certificado Digital e-cpf. Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD

Manual do usuário Certificado Digital e-cpf. Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD Manual do usuário Certificado Digital e-cpf Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD Índice Apresentação 03 O que é um Certificado Digital? 04 Instalando

Leia mais

Certificado Digital. Manual do Usuário

Certificado Digital. Manual do Usuário Certificado Digital Manual do Usuário Índice Importante... 03 O que é um Certificado Digital?... 04 Instalação do Certificado... 05 Revogação do Certificado... 07 Senhas do Certificado... 08 Renovação

Leia mais

Certificado Digital e-cpf

Certificado Digital e-cpf Página1 Certificado Digital e-cpf Manual do Usuário Página2 Índice Apresentação... 03 O que é um Certificado Digital?... 03 Instalando o Certificado... 04 Conteúdo do Certificado... 07 Utilização, guarda

Leia mais

Sistema de Protocolo de Documentos SPDO

Sistema de Protocolo de Documentos SPDO Sistema de Protocolo de Documentos SPDO Manual do Usuário Elaborado por Consultor PNUD Fabiano Weimar dos Santos Supervisor Claudio Morale Contrato número 2011/000260 Versão 001 INTERLEGIS Comunidade Virtual

Leia mais

CONCURSO DE PRÁTICAS EXITOSAS. SAP - Sistema de Automação de Petições

CONCURSO DE PRÁTICAS EXITOSAS. SAP - Sistema de Automação de Petições CONCURSO DE PRÁTICAS EXITOSAS SAP - Sistema de Automação de Petições I. DESCRIÇÃO OBJETIVA O sistema de automação do processo de elaboração de petições é uma prática criada para possibilitar a elaboração

Leia mais

ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 experts em Gestão de Conteúdo

ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 experts em Gestão de Conteúdo ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2 1.1 Público alvo... 3 1.2 Convenções... 3 1.3 Mais recursos... 3 1.4. Entrando em contato com a ez... 4 1.5. Direitos autorais e marcas

Leia mais

GUIA. Agências & Designers

GUIA. Agências & Designers GUIA Agências & Designers O Processo Melhores Práticas Dúvidas Frequentes e Dicas Pagamentos, Contratos e Afins O SERVIÇO FORNECER SERVIÇOS DE TECNOLOGIA, BRANDING E MARKETING PARA AGÊNCIAS OU DESIGNERS

Leia mais

Workflow de documentos eficiente e transparente com o

Workflow de documentos eficiente e transparente com o Workflow com o DocuWare Solution Info Workflow de documentos eficiente e transparente com o DocuWare As soluções de workflow para documentos com o DocuWare melhoram a organização de sua empresa; processos

Leia mais

Como instalar o sistema Locação de Trajes Free

Como instalar o sistema Locação de Trajes Free Como instalar o sistema Locação de Trajes Free Primeiramente é necessário realizar o download do instalador e para isso acesse www.gravitch.com.br e clique no menu "Download". Preencha os campos do formulário

Leia mais

Especificação do Trabalho Prático

Especificação do Trabalho Prático Especificação do Trabalho Prático O trabalho prático da disciplina consiste em desenvolver um programa utilizando a linguagem de programação C. A seguir, encontram-se a descrição do problema, a forma de

Leia mais

Juizado Especial Digital - Creta v2.6

Juizado Especial Digital - Creta v2.6 Tribunal Regional Federal - 5ª Região Juizado Especial Digital - Creta v2.6 I Índice Parte I Manual do Advogado 2 1 Acesso ao Sistema... 2 2 Petição... 3 Petição Inicial... 4 Petição Inicial... (1/5)

Leia mais

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DOMÍNIOS

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DOMÍNIOS O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DOMÍNIOS A POP3 reuniu aqui as principais orientações para registro, renovação e transferência de domínios, entre outras questões que possam ajudar você a entender como funcionam

Leia mais

Manual Wincall Atualizado em 19/09/2007 Pág. 1

Manual Wincall Atualizado em 19/09/2007 Pág. 1 MANUAL CALL CENTER Pág. 1 INTRODUÇÃO AO MODULO CALL CENTER Esse módulo do Sistema gerencia todo relacionamento da empresa com seus clientes, registrando todos os contatos realizados, controlando todo o

Leia mais

Manual de Instalação. MP é marca registrada de Técnica Aplicada Internacional, S.A. de C.V. Direitos Reservados

Manual de Instalação. MP é marca registrada de Técnica Aplicada Internacional, S.A. de C.V. Direitos Reservados Manual de Instalação MP é marca registrada de Técnica Aplicada Internacional, S.A. de C.V. Direitos Reservados TECNICA APLICADA INTERNACIONAL, S.A. DE C.V. Av. Reforma No. 7 Desp. 504 Col. Ciudad Brisa

Leia mais

www.inescrm.com.br 1

www.inescrm.com.br 1 www.inescrm.com.br 1 A receita para o sucesso nos tempos de hoje Estimado leitor, Este espaço está especialmente desenhado para que conheçam nossa filosofia, nossa maneira de ver e sentir os negócios.

Leia mais

Dez Dicas e Truques para o Seu Blogue de Sucesso - http://conselhosfinanceiros.com

Dez Dicas e Truques para o Seu Blogue de Sucesso - http://conselhosfinanceiros.com Trazido Até Si Por Rui Oliveira - Autor do Blogue www.conselhosfinanceiros.com Dez Dicas e Truques para o Seu Blog de Sucesso Termos e Condições Aviso Legal O escritor esforçou-se para ser o tão exacto

Leia mais

PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO TERMOS E CONDIÇÕES. A SANRE BEAUTY oferece a seus clientes um programa de bonificação, que funciona da seguinte maneira:

PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO TERMOS E CONDIÇÕES. A SANRE BEAUTY oferece a seus clientes um programa de bonificação, que funciona da seguinte maneira: PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO TERMOS E CONDIÇÕES Este site e seu conteúdo (o Site ) é de propriedade exclusiva da SANRE COMERCIO E IMPORTAÇÃO LTDA, sociedade empresária limitada com CNPJ:20.502.109/0001-34,

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Você ainda não tem um Web Site? Que pena! Seu concorrente já.

Você ainda não tem um Web Site? Que pena! Seu concorrente já. 1 Porque ter um site? Você ainda não tem um Web Site? Que pena! Seu concorrente já. Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas

Leia mais

CONTACT CENTER MANUAL DE USUÁRIO

CONTACT CENTER MANUAL DE USUÁRIO ÍNDICE QUE VALORES [CONTAC CENTER] TRAZ PARA VOCÊ? UTILIZANDO O CONTACT CENTER (NOÇÕES BÁSICAS) 2 CONTAC CENTER CLIENTE 3 ABRINDO UM CHAMADO 5 ACOMPANHANDO O CHAMADO 5 CONTAC CENTER Noções básicas para

Leia mais

AplusixAdmin: administração do Aplusix 3 Manual de utilização

AplusixAdmin: administração do Aplusix 3 Manual de utilização AplusixAdmin: administração do Aplusix 3 Manual de utilização Novembro de 2010 Documento redigido com epsilonwriter Tradução em português por Marilena Bittar 1. Introdução 2. Janela principal 3. Manipulação

Leia mais

e- SIC Manual do Cidadão

e- SIC Manual do Cidadão e- SIC Manual do Cidadão Sumário Introdução 3 O e-sic 4 Primeiro acesso 5 Cadastrando-se no e-sic 6 Acessando o e-sic 7 Funções do e-sic 8 Envio de avisos por e-mail pelo e-sic 9 Como fazer um pedido de

Leia mais

Treinamento Auditor Fiscal. Instrutor: Jaime Naves Gestora: Adriana Nunes

Treinamento Auditor Fiscal. Instrutor: Jaime Naves Gestora: Adriana Nunes Treinamento Auditor Fiscal Instrutor: Jaime Naves Gestora: Adriana Nunes Conceito: O Auditor Fiscal WEB é uma solução que permite a usuários de qualquer segmento empresarial realizar auditorias sobre os

Leia mais

1. StickerCenter... 3. 2. Menu Broadcast Stickers... 4. 3. Menu MyStickers... 9

1. StickerCenter... 3. 2. Menu Broadcast Stickers... 4. 3. Menu MyStickers... 9 1. StickerCenter... 3 1.1. O que é?... 3 1.2. O que são Stickers?... 3 1.3. Como acessar o StickerCenter?... 3 1.4. Como atualizar o StickerCenter?... 3 2. Menu Broadcast Stickers... 4 2.1. O que é?...

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1

Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1 Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1 Sumário Apresentação As Vantagens Dessa Moderna Sistemática do Ensino O Papel do Aluno Professor Tutor Avaliação da Aprendizagem Acesso ao Dúvidas e Suporte

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO COMISSÃO DE GESTÃO DO MPT DIGITAL PERGUNTAS E RESPOSTAS SISTEMA DE PETICIONAMENTO ELETRÔNICO DO MPT

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO COMISSÃO DE GESTÃO DO MPT DIGITAL PERGUNTAS E RESPOSTAS SISTEMA DE PETICIONAMENTO ELETRÔNICO DO MPT MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO COMISSÃO DE GESTÃO DO MPT DIGITAL PERGUNTAS E RESPOSTAS SISTEMA DE PETICIONAMENTO ELETRÔNICO DO MPT Conteúdo 1. O QUE É O SISTEMA DE PETICIONAMENTO ELETRÔNICO DO MPT?...

Leia mais

Partner Network. www.scriptcase.com.br

Partner Network. www.scriptcase.com.br www.scriptcase.com.br A Rede de Parceiros ScriptCase é uma comunidade que fortalece os nossos representantes em âmbito nacional, possibilitando o acesso a recursos e competências necessários à efetivação

Leia mais

iconnect 3.3 Atualizações Pesquisa Dinâmica

iconnect 3.3 Atualizações Pesquisa Dinâmica iconnect 3.3 Atualizações Pesquisa Dinâmica Conteúdo iconnect 3.3 Atualizações Pesquisa Dinâmica... 3 1. Feedback do Cliente...3 1.1 Feedback do Cliente no Email da Pesquisa Dinâmica... 3 1.2 Página de

Leia mais

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay Márcio Leandro Moraes Rodrigues Frame Relay Introdução O frame relay é uma tecnologia de chaveamento baseada em pacotes que foi desenvolvida visando exclusivamente a velocidade. Embora não confiável, principalmente

Leia mais

Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 15.1.1 1

Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 15.1.1 1 Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 15.1.1 1 1 - INTRODUÇÃO NEXCODE NOTE, também conhecido como NEXNOTE, é um conjunto de soluções de software desenvolvidas sob a plataforma

Leia mais

TUTORIAL PARA IMPORTAÇÃO DE E-MAILS DE CONTAS UAB PARA CONTAS GMAIL

TUTORIAL PARA IMPORTAÇÃO DE E-MAILS DE CONTAS UAB PARA CONTAS GMAIL TUTORIAL PARA IMPORTAÇÃO DE E-MAILS DE CONTAS UAB PARA CONTAS GMAIL 2 Acesse a conta do Gmail para a qual você deseja copiar os e- mails de sua conta UAB e clique no ícone Configurações. No menu que se

Leia mais

Andarta - Guia de Instalação. Guia de Instalação

Andarta - Guia de Instalação. Guia de Instalação Guia de Instalação 29 de setembro de 2010 1 Sumário Introdução... 3 Os Módulos do Andarta... 4 Instalação por módulo... 6 Módulo Andarta Server... 6 Módulo Reporter... 8 Módulo Agent... 9 Instalação individual...

Leia mais

Você sabia que... O pagamento numa loja virtual. Guia #6 Como as formas de pagamento podem interferir nas minhas vendas

Você sabia que... O pagamento numa loja virtual. Guia #6 Como as formas de pagamento podem interferir nas minhas vendas Guia #6 Como as formas de pagamento podem interferir nas minhas vendas Você sabia que... Hoje, 77% dos brasileiros já utilizam cartão de crédito, aponta estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)

Leia mais

OFICIAL DA ORDEM MILITAR DE CRISTO MEDALHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E BONS SERVIÇOS. Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas

OFICIAL DA ORDEM MILITAR DE CRISTO MEDALHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E BONS SERVIÇOS. Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas Exmo. Sr. Presidente, Após muitos meses de desenvolvimento e melhorias contínuas na nova plataforma informática onde se inclui o amplamente divulgado

Leia mais

Leve seus formulários... Não o papel! Documentos corporativos nunca foram tão leves e fáceis de carregar.

Leve seus formulários... Não o papel! Documentos corporativos nunca foram tão leves e fáceis de carregar. Leve seus formulários... Não o papel! Documentos corporativos nunca foram tão leves e fáceis de carregar. Você sabia que? 80% da impressão corporativa está relacionada a transações* Tal como: - Faturas

Leia mais

O sistema possui 5 módulos para registros:

O sistema possui 5 módulos para registros: ÍNDICE 1 DESCRIÇÃO...4 2 ACESSO...6 3 DADOS CADASTRAIS...7 3.1 ATUALIZAR CADASTRO...7 3.2 TROCAR SENHA...8 4 GRUPO DE USUÁRIO...9 4.1 INCLUIR...9 4.2 ATUALIZAR...9 5 FUNCIONÁRIOS...10 5.1 INCLUIR...10

Leia mais

O que é o Marca Lá?... 3 Nossa Missão... 3 Visão... 3 Valores... 3 Objetivos... 3

O que é o Marca Lá?... 3 Nossa Missão... 3 Visão... 3 Valores... 3 Objetivos... 3 ÍNDICE O que é o Marca Lá?... 3 Nossa Missão... 3 Visão... 3 Valores... 3 Objetivos... 3 Segurança... 4 Cadastro Protegido... 4 Sistema de banimento... 4 Limite de agendamento... 4 Data limite de agendamento...

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Configuração TCP/IP no Windows 7

Professor: Macêdo Firmino Configuração TCP/IP no Windows 7 Professor: Macêdo Firmino Configuração TCP/IP no Windows 7 Se você tem mais que um computador ou outros dispositivos de hardware, como impressoras, scanners ou câmeras, pode usar uma rede para compartilhar

Leia mais

GUIA PARA EMITIR A NOTA FISCAL ELETRÔNICA

GUIA PARA EMITIR A NOTA FISCAL ELETRÔNICA GUIA PARA EMITIR A NOTA FISCAL ELETRÔNICA SUMÁRIO >> Introdução... 3 >> O que é a nota fiscal eletrônica?... 6 >> O que muda com esse novo modelo de documento fiscal?... 8 >> O DANFE - Documento Acessório

Leia mais

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress O pacote BrOffice é um pacote de escritório muito similar ao já conhecido Microsoft Office e ao longo do tempo vem evoluindo e cada vez mais ampliando as possibilidades

Leia mais

ANEXO II VIII PRÊMIO SUL-MATO-GROSSENSE DE GESTÃO PÚBLICA CATEGORIA PRÁTICAS INOVADORAS NA GESTÃO ESTADUAL

ANEXO II VIII PRÊMIO SUL-MATO-GROSSENSE DE GESTÃO PÚBLICA CATEGORIA PRÁTICAS INOVADORAS NA GESTÃO ESTADUAL ANEXO II VIII PRÊMIO SUL-MATO-GROSSENSE DE GESTÃO PÚBLICA CATEGORIA PRÁTICAS INOVADORAS NA GESTÃO ESTADUAL 1. Nome da Prática inovadora: SAP - Sistema de Automação de Petições 2. Caracterização da situação

Leia mais

Nota Técnica 02/2010 Instalação do Software de Entrada de Dados

Nota Técnica 02/2010 Instalação do Software de Entrada de Dados Nota Técnica 02/2010 Instalação do Software de Entrada de Dados Introdução O PDA é um dispositivo eletrônico que pode ser considerado um computador de mão. O equipamento que será usado neste projeto será

Leia mais

Aviso legal sobre o site

Aviso legal sobre o site AVISO LEGAL E INFORMAÇÕES SOBRE AS CONDIÇÕES DE USO DE WWW.FORMULASANTANDER.COM Dados de identificação do titular do site Em cumprimento ao dever de informação estipulado no artigo 10 da Lei 34/2002 de

Leia mais

Documento de requisitos Ensino In Company

Documento de requisitos Ensino In Company Documento de requisitos Ensino In Company Versão: 0.2 Data: 30/06/2010 Identificador do documento: Requisitos Ensino In Company Página 1 de 9 Versão Data Autor Descrição 0.1 24/06/2010 Diego Martins Versão

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SERVIÇOS DE SUPORTE TÉCNICO EM SISTEMA DE COLABORAÇÃO ZIMBRA 1. OBJETO

TERMO DE REFERÊNCIA SERVIÇOS DE SUPORTE TÉCNICO EM SISTEMA DE COLABORAÇÃO ZIMBRA 1. OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA SERVIÇOS DE SUPORTE TÉCNICO EM SISTEMA DE COLABORAÇÃO ZIMBRA 1. OBJETO 1.1. Prestação de serviços de suporte técnico em sistema de colaboração ZIMBRA. 2. DESCRIÇÃO GERAL DOS SERVIÇOS

Leia mais

Ajuste fino. OMonitor de Desempenho no Windows. Exchange e Active Directory

Ajuste fino. OMonitor de Desempenho no Windows. Exchange e Active Directory Ajuste fino Desempenho pode ser um problema se executados serviços como SharePoint, Exchange, ou SQL em um servidor Windows de uma só vez. Felizmente, algumas ferramentas podem ajudar os administradores

Leia mais

MANUAL DO SAHEC. Sistema de Agendamento de Horários para Elaboração de Cálculos

MANUAL DO SAHEC. Sistema de Agendamento de Horários para Elaboração de Cálculos MANUAL DO SAHEC Sistema de Agendamento de Horários para Elaboração de Cálculos VERSÃO 1.0 Outubro/2013 Manual do SAHEC Sindicato dos Médicos de São Paulo www.simesp.org.br Conteúdo 1. COMPATIBILIDADE COM

Leia mais

Proposta Comercial. Empresa «Nome_da_empresa» Solução BPO Business Process Outsourcing. Número Proposta «Numero_Proposta» - «Versao»

Proposta Comercial. Empresa «Nome_da_empresa» Solução BPO Business Process Outsourcing. Número Proposta «Numero_Proposta» - «Versao» Proposta Comercial Empresa «Nome_da_empresa» Solução BPO Business Process Outsourcing Número Proposta «Numero_Proposta» - «Versao» Data 14 de setembro de 2012 Preparado para: «Nome» «Sobrenome» 1. Objetivo

Leia mais

Configurando o IIS no Server 2003

Configurando o IIS no Server 2003 2003 Ser ver Enterprise Objetivo Ao término, você será capaz de: 1. Instalar e configurar um site usando o IIS 6.0 Configurando o IIS no Server 2003 Instalando e configurando o IIS 6.0 O IIS 6 é o aplicativo

Leia mais

Para o funcionamento adequado do Sistema de gestão IDEAGRI em rede LOCAL, são premissas fundamentais:

Para o funcionamento adequado do Sistema de gestão IDEAGRI em rede LOCAL, são premissas fundamentais: Para o funcionamento adequado do Sistema de gestão IDEAGRI em rede LOCAL, são premissas fundamentais: Que a rede esteja pronta, instalada, configurada, funcionando e atenda aos seguintes requisitos: o

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro

Leia mais

Portal RH WEB Versão 3.6.6 - Full

Portal RH WEB Versão 3.6.6 - Full Portal RH WEB Versão 3.6.6 - Full = z A principal característica do portal RH é permitir a descentralização das informações dos colaboradores, possibilitando que o gestor de área se transforme também num

Leia mais

Modelagem de Casos de Uso (Parte 2)

Modelagem de Casos de Uso (Parte 2) Modelagem de Casos de Uso (Parte 2) Roteiro (1) Método para Modelagem de Casos De Uso Estudo de Caso: Sistema de Controle para Videolocadora Levantamento Inicial dos Casos de Uso Identificação dos Casos

Leia mais

Apresentação do Sistema MakDutos

Apresentação do Sistema MakDutos Apresentação da empresa Makem A Makem Tecnologia nasceu da necessidade de agilizar o processo de envio de dados gerados em campo ou ambiente interno da empresa. Percebemos que, em campo, alguns profissionais

Leia mais

LABORATÓRIO WIRESHARK: DNS

LABORATÓRIO WIRESHARK: DNS LABORATÓRIO WIRESHARK: DNS Conforme descrito na seção 2.5 do livro, o Domain Name System (DNS) traduz nomes de hosts para endereços IP, cumprindo um papel fundamental na infra-estrutura da Internet. Neste

Leia mais

Informe técnico: Archiving Symantec Enterprise Vault Armazena, gerencia e descobre informações essenciais da empresa

Informe técnico: Archiving Symantec Enterprise Vault Armazena, gerencia e descobre informações essenciais da empresa Armazena, gerencia e descobre informações essenciais da empresa Gerenciando milhões de caixas de correio de milhares de clientes em todo o mundo, o Enterprise Vault, líder do mercado em archiving de e-mail

Leia mais

CONTRATO PARA REGISTRO DE DOMÍNIO

CONTRATO PARA REGISTRO DE DOMÍNIO CONTRATO PARA REGISTRO DE DOMÍNIO INFORMAÇÕES PRÉVIAS A ACM ATIVIDADES DE INTERNET LTDA, CNPJ 16.987.439/0001 90 com sede na cidade de Birigui, Estado de São Paulo, na Travessa Dom Pedro II, nº 19, Sala

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar.

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar. 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 - Preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

Guia de Instalação e Inicialização. Para WebReporter 2012

Guia de Instalação e Inicialização. Para WebReporter 2012 Para WebReporter 2012 Última revisão: 09/13/2012 Índice Instalando componentes de pré-requisito... 1 Visão geral... 1 Etapa 1: Ative os Serviços de Informações da Internet... 1 Etapa 2: Execute o Setup.exe

Leia mais

Quem pode utilizar o serviço?

Quem pode utilizar o serviço? O Serviço de obtenção de documentos (empréstimo interbibliotecário) permite a solicitação de documentos que não estão na biblioteca do Instituto Cervantes de Brasília, e enviar documentos do nosso acervo

Leia mais

Runs With. Características Comerciais e Técnicas do Produto

Runs With. Características Comerciais e Técnicas do Produto Runs With Características Comerciais e Técnicas do Produto Introdução Com o objetivo de automatizar os procedimentos relacionados com a Comunicação Bancária no ambiente do Business One TM, a Sistema Informática

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE AMBIENTAL MERCANTIL

POLÍTICA DE PRIVACIDADE AMBIENTAL MERCANTIL POLÍTICA DE PRIVACIDADE AMBIENTAL MERCANTIL Leia com atenção a nossa Política de Privacidade. Esta Política de Privacidade aplica-se à todos os usuários cadastrados no site, e integram os Termos e Condições

Leia mais

Instruções de Instalação do IBM SPSS Modeler (Licença de Usuário Autorizado)

Instruções de Instalação do IBM SPSS Modeler (Licença de Usuário Autorizado) Instruções de Instalação do IBM SPSS Modeler (Licença de Usuário Autorizado) Índice Instruções de Instalação....... 1 Requisitos do sistema........... 1 Código de autorização.......... 1 Instalando...............

Leia mais

Vitória (ES), 13 de março de 2009. À T.O.D.O.S. OPERADORES S/A.

Vitória (ES), 13 de março de 2009. À T.O.D.O.S. OPERADORES S/A. Vitória (ES), 13 de março de 2009. À T.O.D.O.S. OPERADORES S/A. O OGMO-ES está empenhado em oferecer aos requisitantes de mão-de-obra cada vez mais agilidade no envio e retorno das informações sob sua

Leia mais

METROPOLITAN LIFE SEGUROS E PREVIDÊNCIA PRIVADA S.A. CNPJ/MF nº 02.102.498/0001-29 NIRE 35.300.151.071 REGULAMENTO DA OUVIDORIA

METROPOLITAN LIFE SEGUROS E PREVIDÊNCIA PRIVADA S.A. CNPJ/MF nº 02.102.498/0001-29 NIRE 35.300.151.071 REGULAMENTO DA OUVIDORIA METROPOLITAN LIFE SEGUROS E PREVIDÊNCIA PRIVADA S.A. CNPJ/MF nº 02.102.498/0001-29 NIRE 35.300.151.071 REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I CONSTITUIÇÃO DA OUVIDORIA Por decisão da Diretoria da Metropolitan

Leia mais

+55 47 2101-7444 ombudsmanti@datasul.com.br www.datasul.com.br SISTEMAS E INFRA-ESTRUTURA DIRETORIA DE PRODUTO E TECNOLOGIA

+55 47 2101-7444 ombudsmanti@datasul.com.br www.datasul.com.br SISTEMAS E INFRA-ESTRUTURA DIRETORIA DE PRODUTO E TECNOLOGIA +55 47 2101-7444 ombudsmanti@datasul.com.br www.datasul.com.br SISTEMAS E INFRA-ESTRUTURA DIRETORIA DE PRODUTO E TECNOLOGIA 22 ANOTAÇÕES ÍNDICE 1 PROCEDIMENTO 1.1 UTILIZAÇÃO DE E-MAIL 1.1.1 Forma de acesso

Leia mais

Como desenvolver o seu plano empresarial

Como desenvolver o seu plano empresarial PLANO EMPRESARIAL Como desenvolver o seu plano empresarial l Esta apresentação tem por objetivo sugerir a criação de um plano empresarial focando q Anatomia de um plano empresarial q Base para a automatização

Leia mais