Violência nas Comunidades: Crianças e Jovens em Violência Armada Organizada 1. Marianna Olinger 2. Rio de Janeiro, Novembro de 2005.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Violência nas Comunidades: Crianças e Jovens em Violência Armada Organizada 1. Marianna Olinger 2. Rio de Janeiro, Novembro de 2005."

Transcrição

1 Violência nas Comunidades: Crianças e Jovens em Violência Armada Organizada 1 Marianna Olinger 2 Rio de Janeiro, Novembro de Artigo preparado para o Seminario A Saude das Populaçoes em Situaçao de Violencia, organizado pelo Nucleo de Estudos da Saude Coletiva NESC/UFRJ. Novembro de Pesquisadora do programa COAV da Organização Viva Rio

2 O Brasil hoje tem o que pode se chamar de uma população jovem, ou seja, a predominância desse segmento na população, que no último censo ultrapassou 34 milhões de pessoas (15 a 24 anos de idade de acordo com o critério apontado pela ONU). Via de regra esse fato deveria ser motivo de comemoração, já que uma população jovem pode representar oportunidade de crescimento e desenvolvimento. No entanto existe uma crescente preocupação com os rumos que a juventude brasileira vêm tomando. A questão da violência é cada vez mais preocupante na sociedade em geral, mas principalmente nesse segmento da população. Enquanto a taxa de mortalidade global no Brasil caiu de 633 para 573 por 100 mil habitantes entre 1980 e 2000, a taxa referente aos jovens (15 a 24 anos) passou de 128 a 133 por 100 mil habitantes (IBGE). Índices de mortalidade por arma de fogo 3 mostram que a juventude é a maior vítima da violência armada, que já é a maior causa de morte de jovens em alguns estados. 4 Quando analisamos esses números mais de perto também descobrimos que os mais suscetíveis a esse tipo de violência se encontram em áreas de baixa renda, freqüentemente marcadas pela ausência, ou presença diferenciada do Estado. No Rio de Janeiro as manifestações da violência têm se mostrado muito preocupantes, com o crescimento do tráfico de drogas e a forma peculiar que este tem se manifestado (em relação à dominação territorial). A forma com que o tráfico tem se organizado na cidade faz com as populações de comunidades se encontrem mais vulneráveis ainda, 3 Brasil: As Armas e as Vítimas, Viva Rio, Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo segundo dados da UNESCO, Mapa da Violência IV.

3 muitas vezes no fogo cruzado entre facções do tráfico de drogas rivais, ou entre o tráfico e a polícia. Outro fato alarmante que vem chamando atenção da sociedade em geral, é a crescente participação de crianças e jovens no tráfico de drogas. No Rio de Janeiro essa participação é cada vez mais visível e acredita-se que contribui de maneira definitiva para os altos e crescentes índices de mortalidade por arma de fogo entre a população menor de 18 anos. O aumento da violência ligada a esses grupos com freqüência é apontado como responsável, em grande parte, pelas alarmantes estatísticas relacionadas a violência armada, principalmente nas comunidades de baixa renda. Em uma pesquisa realizada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em 2004 mostrou que Jovens entre 18 e 24 anos são maioria entre os condenados por crimes. Segundo pesquisa da Diretoria Geral de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio, 53% dos processos que entraram na Vara de Execuções Penais (VEP) de 1º de janeiro de 2003 a 31 de junho de Uma outra pesquisa, realizada pela ONG Viva Rio em conjunto com o ISER - Instituto de Estudos da Religião em 2003, aponta para o crescimento significativo da participação de crianças e jovens no tráfico de drogas. Os resultados da pesquisa, bem como a experiência adquirida nesses últimos quatro anos pelo Viva Rio, chamam atenção para um grupo especial, que, apesar de reduzido em número, tem um impacto 5 Diretoria Geral de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, publicada no jornal O Globo em 08 de Agosto de 2004.

4 qualitativo significativo nos níveis de violência verificados nas comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro. O Estabelecimento e o Crescimento do Tráfico de Drogas no Rio de Janeiro 6 O comércio ilícito de drogas no Rio de Janeiro iniciou um processo de mudanças no início dos anos 80, que foram determinantes para a facilitação do aumento subseqüente do envolvimento de crianças e jovens no trabalho no tráfico de drogas. Com a introdução da cocaína, e a alta e instantânea rentabilidade que esta proporciona, o mercado de drogas do Rio foi reestruturado durante em termos de escala, organização o do uso da violência, que passa a ser ferramenta, aceita, para o alcance de objetivos econômicos e assegurar disciplina interna. A violência relacionada com as drogas e as disputas territoriais entre facções rivais, pode ser vista como uma causa primordial para o aumento em quase 140% das mortes por arma de fogo na cidade entre 1979 e Atualmente no Rio de Janeiro o mercado de drogas no varejo é composto de grupos armados, chamados comumente de facções, que submetem as comunidades ou favelas aos seus interesses políticos e econômicos através da dominação territorial paramilitar. O crescimento da demanda por drogas ilícitas na população da cidade coincidiu com a chegada da cocaína e a extrema lucratividade dessa droga, 6 Esta seção é baseada no estudo realizado por Viva Rio e ISER, que resultou no livro Crianças do Tráfico: Um estudo de caso sobre crianças em violência armada organizada no Rio de Janeiro Dowdney, L, Em 1980 foram registradas 1430 mortes por arma de fogo no município do Rio de Janeiro, em 2000 foram Mortes por armas pequenas tiveram seu auge em 1998 com o total de 3182 homicídios por arma de fogo. (Ministério de Saúde, Secretaria da Saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro).

5 aumentaram a competição pelo controle da sua venda. 8 Paralelo ao aumento da competição pelo controle das vendas de drogas, veio o estabelecimento e a organização das facções de drogas, tendo como conseqüência a territorialização das favelas na cidade como pontos de venda estrategicamente posicionados. O aumento no policiamento violento e repressivo durante a ditadura adicionado a introdução de armas leves de calibre de guerra no mercado ilegal de armas de fogo contribuíram também para estabelecer a violência armada como principal ferramenta através da qual o tráfico de drogas é mediado. O estabelecimento e o crescimento das facções que agora dominam o mercado do tráfico de drogas no Rio e subseqüentemente favelas da cidade tem levado a uma crescente rivalidade disputas armadas pelo controle dos pontos de venda de droga e das comunidades vizinhas. Disputas armadas que começaram durante esse período e continuam atualmente resultaram em um aumento na militarização que inclui a utilização de armas de calibre de guerra, taxas de mortalidade por arma de fogo exageradas, comparáveis a alguns dos conflitos modernos (Dowdney 2002:80-83) e, uma demanda sempre crescente de trabalhadores que abriram caminho para o emprego de crianças e jovens. Como resultado, uma sub-cultura militarizada foi estabelecida dentro das favelas do Rio de Janeiro com grupos fortemente armadas em intermitentes porém regulares conflitos. Confrontos armados entre facções rivais ou com a polícia se tornou lugar comum e os 8 Misse, M Malandros, Marginais e vagabundos. A acumulação social da Violência no Rio de Janeiro Tese de Doutourado, IUPERJ.

6 grupos armados agora...tem um arsenal suficiente para dar inveja a qualquer grupo terrorista ou força de segurança. Todo esse aparato está nas mãos de jovens inexperientes, majoritariamente adolescentes, muitos dos quais mal consegue agüentar o peso dessas armas (relatório do DRE citado em NEPAD & CLAVES 2000:44). Apesar de favelas não serem os únicos lugares onde drogas são vendidas no Rio de Janeiro, elas representam a manifestação mais pobre e menos sofisticada do tráfico de drogas, sendo logisticamente essenciais para a manutenção do formato atual do tráfico. É na favela que batalhas por controle territorial são lutadas, que crianças estão armadas, que comunidades estão presas no fogo cruzado e onde a maioria das vítimas da violência relacionada a drogas morre. Apesar de existir uma crença generalizada, incentivada muitas vezes pela cobertura sensacionalista da mídia, de que o tráfico sustenta as favelas, a vasta maioria dos lucros do tráfico de drogas não fica na comunidade mas é passado através de uma cadeia a poderosos indivíduos que pertencem não a facções de drogas, mas a elite social e política brasileira. Quando questionados sobre o envolvimento de crianças no mercado ilícito de drogas, residentes de comunidades entrevistados disseram notar uma diferença clara entre a década de 70 e agora. Falando sobre como costumava ser antes da chegada da cocaína e da formação das facções, os residentes de favelas disseram que antes os traficantes não deixavam crianças se envolverem no tráfico de drogas, ou se empregavam crianças era raramente em posições armadas. No período pré-facção e pré-cocaína crianças e adolescentes eram mantidos fora a do tráfico pelos traficantes

7 adultos, ou se empregados, eram utilizados como olheiros não armados ou mensageiros 9. Apesar de crianças e adolescentes terem sempre se envolvido no tráfico de drogas, pelo menos em funções minoritárias, as mudanças na estrutura operacional do tráfico de drogas durante este período facilitou muito o envolvimento de crianças já que elas eram muito capazes ou adaptáveis às muitas funções estabelecidas com a hierarquização do trabalho. Crianças em Violência Armada Organizada O estudo, que resultou no livro Crianças do Tráfico: Um Estudo de Caso de Crianças em Violência Armada Organizada no Rio de Janeiro 10, faz uma análise cuidadosa sobre a participação de crianças no tráfico de drogas nas comunidades no Rio. O livro chama atenção para as características das disputas relacionadas com o Tráfico de Drogas no Rio de Janeiro, que apesar de resultarem em taxas de mortalidade comparáveis a taxas de mortalidade de muitas das guerras modernas, não configuram em estado de Guerra para a cidade. Em resultado dessa diferenciação, crianças e adolescentes trabalhando em forças armadas para o tráfico de drogas são categorizadas como delinqüentes, criminosos ou membros de gangues. 9 Os pesquisadores entrevistaram um ex-traficante que teria empregado como olheiro no final dos anos 70 a quem teria sido entregue uma pistola calibre.22 pelos traficantes para os quais trabalhava quando tinha 13 anos. No entanto isso teria acontecido para que ele pudesse resolver um caso de intimidação que ele estaria sofrendo na escola que freqüentava naquela época e não para uso no trabalho. Dowdney, L Dowdney, L

8 A pesquisa mostra que embora existam algumas semelhanças, entre crianças trabalhando para o tráfico e crianças em gangues em outros contextos urbanos, categorizar as crianças do tráfico como delinqüentes não representa de forma adequada à realidade dessa situação. Em virtude dessa análise, os pesquisadores, juntamente com profissionais das áreas de direitos da criança e violência 11 criaram uma definição para melhor refletir a situação encontrada. A situação Crianças e Jovens em Violência Armada Organizada (COAV) foi então definida, onde Violência Armada Organizada é caracterizada quando existem elementos de estrutura de comando e poder sobre território, população local ou recursos. A pesquisa de Dowdney mostra como o tráfico tem se tornado cada vez mais atraente para crianças e adolescentes, principalmente em razão de ausência de possibilidades alternativas de emprego, de ascensão social, de status e de dinheiro. Cada vez mais a exigência de participar da crescente cultura do consumo vem fazendo com que crianças e jovens optem por um caminho mais rápido, onde a ilusão do retorno fácil acaba levando muitos deles a prisão ou morte prematura. Jovens oriundos de famílias de baixa renda não são os únicos, mas com poucas condições de acesso a bens de consumo, são ainda mais vulneráveis a atração exercida pelo tráfico que pode viabilizar a realização de tais aspirações. Além disso, a normalização e glorificação do tráfico nas favelas, bem como à perda ou diminuição de valores familiares e morais, 11 Reunidos no Seminário Crianças combatentes em Violência Armada Organizada promovido por Viva Rio e ISER em 2003.

9 também são apontadas como determinantes no aumento do envolvimento de crianças, adolescentes e jovens no tráfico de drogas. A pesquisa aponta a idade média de 13 anos para a entrada do adolescente em tempo integral no tráfico de drogas, sendo que a faixa dos 15 aos 17 anos é a mais marcantemente armada, trabalhando como soldados, e também ressalta o fato de crianças, adolescentes e jovens compartilharem desde muito cedo, diariamente, os espaços públicos na comunidade com traficantes. A presença constante de traficantes na comunidade é apontada como geradora de um processo normal de interação para garotos que passam muito tempo na rua. No entanto é importante notar que o recrutamento para um emprego na facção é um processo voluntário. Outro fato importante de se notar é o papel que a criança e o adolescente têm no sustento de suas famílias. Num contexto de comunidades de baixa renda é comum que crianças, adolescentes trabalhem para contribuir na renda familiar. No entanto nos últimos 10 anos as oportunidades de trabalho para jovens diminuíram (Silva e Urani, 2002), contribuindo para que cada vez mais se procure formas alternativas de trabalho, que no caso de comunidades de baixa renda muitas vezes têm sido no tráfico de drogas. Dados de 2001 (PNAD, IBGE) mostram que dos 65% de jovens entre e 24 anos na condição economicamente ativa, quase 18% não tinha emprego, o que significava 3,5 milhões de pessoas, quase a metade de todos os desempregados do Brasil anos é a idade mínima legal para iniciação ao trabalho no Brasil, salvo em condições especiais de aprendiz quando a idade mínima permitida passa a ser 14 anos.

10 Apesar dos avanços obtidos nos últimos dez anos em relação ao acesso a escola, as taxas de evasão escolar ainda são altas. É muito comum que crianças e jovens deixem a escola prematuramente para trabalhar, o que acaba lhes restringindo ainda mais o leque de oportunidades de trabalho no mercado formal. Em uma outra pesquisa 13 jovens afirmaram que, dentre as dificuldades apontadas estão a falta de capacitação profissional e educação adequada e a discriminação por residirem em favelas, reafirmando resultados obtidos em pesquisas anteriores 14. Na pesquisa de Dowdney também mostra o processo de ascensão disponível aos seus empregados. Na busca pela ascensão em posição e ganho de poder, aqueles que entram nas facções de drogas são constantemente avaliados para ver se estão preparados para subir de posição. Uma criança, para ser considerada preparada para iniciar sua ascensão deve mostrar uma combinação de atributos semelhante aquelas procuradas por companhias de negócios e organizações militares respectivamente. Estas incluem: confiabilidade; habilidade de cumprir ordens; habilidade de manejar uma arma; habilidade de matar; bravura; não falar com a policia se capturado; frieza sob situações de conflito armado. O estudo mostra que existem regras claras e uma espécie de código de ética dentro das facções. Saber como ascender dentro da organização se baseia em ser honesto 13 Olinger, M. Serviço Jovem: Uma Política de Prevenção e Alternativas ao Envolvimento de Jovens na Violência Urbana no Brasil. Viva Rio, Dowdney, L. Crianças do Tráfico: Um Estudo de Caso sobre Crianças Envolvidas no Tráfico de Drogas no Rio de Janeiro. Viva Rio, ISER, 2003.

11 e se manter na linha. Estas habilidades também são vistas como essenciais para a sobrevivência pessoal e para não ser morto por sua própria facção por traição, não interessando aí se essa traição é real ou imaginária. Mesmo aceitando que trabalhar para uma facção é errado os entrevistados acreditam que a sobrevivência dentro do grupo depende de andar na linha certa. Aliado aos fatores estruturais citados acima (notadamente: exclusão e desigualdade social, desemprego, educação) a pesquisa também identifica as principais influências para a entrada de uma criança ou jovem no tráfico de drogas, destacando a participação de grupos de referência, como pais, parentes ou amigos no tráfico e a falta de unidade familiar estável. Políticas Públicas: Como o Governo têm lidado com essa realidade Apesar de existirem alguns exemplos de projetos governamentais que objetivam a prevenção e reintegração de crianças, adolescentes e jovens na violência armada, o tratamento dispensado e esse problema via de regra é a repressão. Políticas repressivas, expressas em um policiamento violento e discriminatório, unida a política de encarceramento, com poucas ou nenhuma alternativa de re-inserção social, são as formas mais utilizadas por governo de combate ao problema do tráfico de drogas nas comunidades do Rio de Janeiro. A ação da polícia merece atenção especial, não só por causa de seu efeito imediato, como de suas conseqüências a médio e longo prazo.

12 Além da violência policial nas comunidades de baixa renda, a mentalidade policial de culpado até provar inocência (ao contrário do que diz a lei) e de atirar primeiro e perguntar depois significa que a morte de moradores inocentes pela polícia é uma ocorrência comum. No ano de 2003 essa violência chegou ao seu ponto mais alto, registrando o impressionante número de civis mortos em decorrência da ação policial, contra 45 policiais. 15 As freqüentes denúncias de violações aos direitos humanos por forças policiais nas comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro respondem à apreensão da pobreza como perigo, motivo pelo qual moradores destas localidades são encarados como possíveis criminosos. A oposição entre cidadão e criminoso passa a ser sutilmente entendida como a oposição entre cidadão e favelado, constituindo assim os dois lados da guerra (Justiça Global, 2004: 14). Outra questão preocupante é a da corrupção policial. São freqüentes os casos onde policias são acusados de envolvimento direto com o tráfico de drogas. Esse envolvimento se caracteriza principalmente na cobrança de taxas para não importunar determinados pontos de venda, bem como o desvio de armas e munições de forças policiais para os traficantes. Os seguintes trechos foram retirados do livro Crianças do Tráfico (Dowdney, 2003): 15 Justiça Global, Relatório Rio.

13 ... a relação da força policial com o tráfico de drogas no Rio de Janeiro tem se mostrado intimamente comprometida [...] em quase todos os casos de apreensão de drogas e contrabando de armas [...] existe envolvimento de membros dessas corporações (Werneck e Rocha 1999, op.cit. NEPAD & CHAVES 2000:27) O comportamento da polícia nas favelas, como mencionado acima, o tratamento que ela inflige a moradores inocentes, a execução extrajudicial de suspeitos e de inocentes, os altos níveis de corrupção e a impunidade aparente têm por conseqüência: 1) suscitar entre os moradores das favelas a sensação de estarem abandonados pelo Estado. Essa sensação, por sua vez, estimula as comunidades de favela a aceitar e a depender de um sistema de justiça informal criado pelos traficantes (a lei do tráfico ), como única opção de ordem social. 2) provocar revolta entre as crianças e adolescentes da favela e o ódio contra a polícia, sentindo-se estimulados a se unir às facções como forma de vingança. As condições do sistema prisional, tanto adulto como juvenil são preocupantes. As sucessivas denúncias feitas por entidades de direitos 16 sugerem que as instituições 16 Para um exemplo recente ver Human Rights Wach, 2004.

14 prisionais e as unidades de privação de liberdade do sistema de justiça juvenil, mais impulsionam o criminoso ou infrator a continua do crime do que reintegram. Cabe considerar, no entanto, que alguns setores da sociedade 17 parecem apoiar esse tipo de prática, culpando o ator do crime ou infração, ao invés de responsabilizar o Poder Público cobrando políticas públicas mais inclusivas, focadas em prevenção e reintegração. Em 2003 haviam 14 propostas na Câmara dos Deputados para reduzir a maioridade penal para 16 anos, sugerindo que o aumento na repressão poderia contribuir para a diminuição da criminalidade. No entanto, a conclusão que se pode chegar a partir da situação vivenciada no Rio de Janeiro, é que táticas repressivas podem ser eficazes no curto prazo, porém tendem a ser ineficazes no longo prazo, já que não tratam as causas do problema. Num estudo publicado recentemente, que estuda mais especificamente as situações definidas como COAV, 18 sugere que sejam utilizadas abordagens integradas e estratégicas de prevenção e reabilitação para lidar com esse problema. O estudo conclui que tais iniciativas devem ser baseadas em diagnósticos locais, mas implementados quando possível no nível regional, e que sejam coordenados em conjunto pelo governo, e a sociedade civil, articulados com a polícia e o sistema de justiça. Iniciativas integradas devem procurar integrar políticas macro, com objetivo de tratar fatores de risco estruturais e ambientais, com projetos comunitários, que abordem principalmente as 17 Uma pesquisa entre advogados feita pela OAB descobriu que 75% de seus advogados apóiam a redução, tanto para julgamento, quanto para sentenças. Dowdney, Dowdney, 2005.

15 influencias e o acesso a oportunidades (educação, capacitação profissional, emprego, redes de suporte e proteção). De fato estamos diante de uma situação que não pode ser ignorada, e tampouco deve ser tratada como questão de polícia exclusivamente. Não são poucos os estudos que mostram como o tratamento da violência, através exclusivamente de repressão policial não tem desdobramentos significativamente positivos no médio e longo prazo. A questão da violência armada nas comunidades se mostra cada vez mais intrincada com outras violências, e marcadamente com as diversas formas de exclusão. Para combatermos a violência armada é preciso que se procure abordar as suas causas de forma integrada, e para isso precisamos aumentar o diálogo entre pesquisadores, gestores públicos e as comunidades afetadas pelo problema, procurando alternativas conjuntas de resulução de problemas. Bibliografia Dowdney, Luke. Crianças do Tráfico: Um Estudo de Caso de Crianças em Violência Armada Organizada no Rio de Janeiro Viva Rio, ISER, Dowdney, Luke. Nem Guerra nem Paz: Um estudo comparativo em 10 países sobre crianças e jovens em violência armada organizada. Viva Rio, ISER, 2003.

16 Human Rights Wach, Verdadeiras Masmorras: Detenção juvenil no Estado do Rio de Janeiro, Volume 16, No. 7(B), Justiça Global, Relatório Rio: Violência policial e insegurança pública. Organização Diogo Azevedo Lyra... [et al.] Rio de Janeiro, Misse, Michel. Malandros, Marginais e vagabundos. A acumulação social da Violência no Rio de Janeiro Tese de Doutourado, IUPERJ. NEPAD & CLAVES (UERJ/ FIOCRUZ), Estudo Global sobre o Mercado Ilegal de Drogas no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Outubro, 2000.

Gangues, Criminalidade Violenta e Contexto Urbano: Um Estudo de Caso

Gangues, Criminalidade Violenta e Contexto Urbano: Um Estudo de Caso Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) Conferencia Internacional Violencia en Barrios en America Latina Sus Determinantes y Politicas

Leia mais

PESQUISA MAIORIDADE PENAL

PESQUISA MAIORIDADE PENAL PESQUISA MAIORIDADE PENAL OBJETIVOS Entender o pensamento da população do Rio sobre a redução da maioridade penal; Saber se ela é favorável a mudança das penalidades aplicadas ao menor infrator; Buscar

Leia mais

Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições. Maria Cecília de Souza Minayo

Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições. Maria Cecília de Souza Minayo Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições Maria Cecília de Souza Minayo 1ª. característica: elevadas e crescentes taxas de homicídios nos últimos 25 anos Persistência das causas externas

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar do Estado de São Paulo DOUTORADO DA PM. Frei David Santos, OFM - out de 2012

Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar do Estado de São Paulo DOUTORADO DA PM. Frei David Santos, OFM - out de 2012 Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar do Estado de São Paulo DOUTORADO DA PM Frei David Santos, OFM - out de 2012 Dados disponibilizados pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade

Leia mais

Presidência da República Federativa do Brasil. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Presidência da República Federativa do Brasil. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Presidência da República Federativa do Brasil Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial A SEPPIR CRIAÇÃO A Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial)

Leia mais

CRIMINALIDADE NO BRASIL DIAGNÓSTICO E CUSTOS

CRIMINALIDADE NO BRASIL DIAGNÓSTICO E CUSTOS CRIMINALIDADE NO BRASIL DIAGNÓSTICO E CUSTOS Ministério da Justiça Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Formação de Pessoal em Segurança Pública DIAGNÓSTICO DA CRIMINALIDADE 24 Evolução dos

Leia mais

Pesquisa sobre: Panorama da Gestão de Estoques

Pesquisa sobre: Panorama da Gestão de Estoques Pesquisa sobre: Panorama da Gestão de Estoques Uma boa gestão de estoques comprova sua importância independente do segmento em questão. Seja ele comércio, indústria ou serviços, o profissional que gerencia

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

www.fecomercio-rj.org.br [ 1 ]

www.fecomercio-rj.org.br [ 1 ] www.fecomercio-rj.org.br [ 1 ] A SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL 16 de abril de 2008 [ 2 ] (1 MENÇÃO) - SG1) Na sua opinião, quem tem mais responsabilidade pelo combate à criminalidade e violência contra as

Leia mais

Especificações Técnicas. Elaboração da Pesquisa

Especificações Técnicas. Elaboração da Pesquisa Especificações Técnicas Período 28 a 31 de julho de 2011 Abrangência Nacional Universo Eleitores com 16 anos e mais Amostra 2.002 entrevistas em 140 municípios Margem de erro 2 pontos percentuais e grau

Leia mais

ANEXO 01. CURSO: Tecnólogo em Segurança Pública e Social UFF

ANEXO 01. CURSO: Tecnólogo em Segurança Pública e Social UFF ANEXO 01 CURSO: Tecnólogo em e Social UFF SELEÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS DISCIPLINA/FUNÇÃO PROGRAMA/ATIVIDADES

Leia mais

Aumenta a desigualdade mundial, apesar do crescimento econômico

Aumenta a desigualdade mundial, apesar do crescimento econômico Aumenta a desigualdade mundial, apesar do crescimento econômico Análise Segurança / Economia e Comércio / Desenvolvimento Bárbara Gomes Lamas 22 de setembro de 2005 Aumenta a desigualdade mundial, apesar

Leia mais

JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO UM MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO UM MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS Cristina Telles Assumpção Meirelles Cecília Assumpção Célia Bernardes Heloise Pedroso Marta dos Reis Marioni Monica Cecília Burg Mlynarz Violeta Daou Vania Curi Yazbek - Coordenadora da Equipe APRENDER

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

Formação e Capacitação de Agentes de Inclusão Digital

Formação e Capacitação de Agentes de Inclusão Digital Olá telecentrist@s e amig@s! Esta é a terceira pesquisa elaborada pelo ONID. Ela tem como objetivo captar demandas de formação e capacitação de agentes de inclusão digital (monitores, funcionários e trabalhadores

Leia mais

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade.

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil Ruth Rangel * Fernanda Azevedo * Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Resumo A redução das desigualdades sociais tem sido

Leia mais

O que é protagonismo juvenil?

O que é protagonismo juvenil? O que é protagonismo juvenil? Branca Sylvia Brener * Índice Protagonismo Juvenil Por que a participação social dos jovens? O papel do educador Bibliografia Protagonismo Juvenil A palavra protagonismo vem

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública SEGURANÇA PÚBLICA. Janeiro/2015

Pesquisa de Opinião Pública SEGURANÇA PÚBLICA. Janeiro/2015 Pesquisa de Opinião Pública SEGURANÇA PÚBLICA Janeiro/2015 OBJETIVOS Objetivo Principal: Esta estudo teve como objetivo principal verificar e quantificar a opinião pública brasileira quanto ao tema Segurança

Leia mais

3 Breve história da criminalidade nas favelas

3 Breve história da criminalidade nas favelas 3 Breve história da criminalidade nas favelas A origem das favelas no Rio de Janeiro é consensualmente datada no final do século XIX. A primeira favela foi a ocupação do Morro da Providência no centro

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

PROPOSTAS PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA

PROPOSTAS PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA PROPOSTAS PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA 1. Criar o Fórum Metropolitano de Segurança Pública Reunir periodicamente os prefeitos dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo para discutir, propor,

Leia mais

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville CAPÍTULO I Globalização e solidariedade Jean Louis Laville Cadernos Flem V - Economia Solidária 14 Devemos lembrar, para entender a economia solidária, que no final do século XIX, houve uma polêmica sobre

Leia mais

ELIANE RIBEIRO - UNIRIO

ELIANE RIBEIRO - UNIRIO DIVERSIDADE DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MINISTÉRIO PÚBLICO RJ JUNHO DE 2015 ELIANE RIBEIRO - UNIRIO BRASIL - CERCA DE 50 MILHÕES DE JOVENS (15 A 29 ANOS) JUVENTUDES MAIS DO QUE UMA FAIXA

Leia mais

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi A Associação Comercial de (ACIRP) em parceria com a FUNDACE realiza uma pesquisa de qualidade de vida na cidade de desde 2009. Essa é uma pesquisa muito importante para se que se tenha uma base confiável

Leia mais

Curso de Capacitação em Bullying

Curso de Capacitação em Bullying Curso de Capacitação em Bullying Segundo pesquisa do Instituto Cidadania e da Fundação Perseu Abramo, a violência é o tema que mais preocupa os brasileiros entre 15 e 24 anos (55% do total), à frente de

Leia mais

SEGURANÇA ALTERNATIVAS PARA TRATAR O TEMA DA (IN) SEGURANÇA

SEGURANÇA ALTERNATIVAS PARA TRATAR O TEMA DA (IN) SEGURANÇA Segurança SEGURANÇA ALTERNATIVAS PARA TRATAR O TEMA DA (IN) SEGURANÇA A falta de segurança é uma questão que influencia significativamente a qualidade de vida de toda a sociedade devendo ser tratada pelos

Leia mais

ASSALTO E MEDO. Dihego Pansini

ASSALTO E MEDO. Dihego Pansini ASSALTO E MEDO Dihego Pansini As relações humanas têm se aprofundado cada vez mais nas últimas décadas. Nesse processo, um dos grandes desafios do ser humano moderno é aprender a lidar com as diferenças

Leia mais

Políticas Públicas no Brasil. Secretaria Nacional de Juventude

Políticas Públicas no Brasil. Secretaria Nacional de Juventude Políticas Públicas no Brasil Secretaria Nacional de Juventude Prioridades 2012 PPJ como política de Estado Articulação Intersetorial (Comitê, Avaliação do Projovem) Marcos Legais Estatuto da Juventude

Leia mais

O retrato do comportamento sexual do brasileiro

O retrato do comportamento sexual do brasileiro O retrato do comportamento sexual do brasileiro O Ministério da Saúde acaba de concluir a maior pesquisa já realizada sobre comportamento sexual do brasileiro. Entre os meses de setembro e novembro de

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS FAMÍLIA E COMUNIDADE EM GERAL

GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS FAMÍLIA E COMUNIDADE EM GERAL Manual de GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS FAMÍLIA E COMUNIDADE EM GERAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/9 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

SEGURANÇA ALTERNATIVAS PARA TRATAR O TEMA DA (IN) SEGURANÇA

SEGURANÇA ALTERNATIVAS PARA TRATAR O TEMA DA (IN) SEGURANÇA Segurança SEGURANÇA ALTERNATIVAS PARA TRATAR O TEMA DA (IN) SEGURANÇA A sensação de segurança é uma questão que influencia significativamente a qualidade de vida de toda a sociedade devendo ser tratada

Leia mais

2010 - Iniciativa global Out of School Children Pelas Crianças Fora da Escola.

2010 - Iniciativa global Out of School Children Pelas Crianças Fora da Escola. 1 Histórico 2010 - Iniciativa global Out of School Children Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil - Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da educação básica na idade certa com Campanha Nacional

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014 Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização Levantamento das questões de interesse Perfil dos alunos, suas necessidades e expectativas; Condições de trabalho e expectativas dos professores;

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Vice-Reitoria Curso de Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar Unidade 2-Violência e criança

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Vice-Reitoria Curso de Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar Unidade 2-Violência e criança Universidade do Estado do Rio de Janeiro Vice-Reitoria Curso de Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar Unidade 2-Violência e criança Nesta unidade, analisaremos os aspectos específicos referentes

Leia mais

69% dos pais afirmam conversar com os filhos sobre dinheiro, mostra pesquisa do SPC Brasil

69% dos pais afirmam conversar com os filhos sobre dinheiro, mostra pesquisa do SPC Brasil 69% dos pais afirmam conversar com os filhos sobre dinheiro, mostra pesquisa do SPC Brasil Para educador financeiro do Serviço de Proteção ao Crédito, um dos desafios é mostrar aos filhos pequenos que

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

EDUCAÇÃO X MORTES VIOLENTAS DE ADOLESCENTES

EDUCAÇÃO X MORTES VIOLENTAS DE ADOLESCENTES EDUCAÇÃO X MORTES VIOLENTAS DE ADOLESCENTES Estudo do Rio Como Vamos mostra os números do ensino na cidade do Rio de Janeiro e alerta para a importância da escola como caminho para livrar os jovens do

Leia mais

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza OConselho da Comunidade Solidária foi criado em 1995 com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável

Leia mais

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba?

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE NO ESTADO DA PARAÍBA: Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? REALIZAÇÃO: SaferNet Brasil

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

Relatório da Pessoa Idosa

Relatório da Pessoa Idosa Relatório da Pessoa Idosa 2012 O Relatório da Pessoa Idosa 2012, com base nos dados de 2011, se destina à divulgação dos dados de criminalidade contra a pessoa idosa (idade igual ou superior a 60 anos),

Leia mais

TIC Domicílios 2007 Habilidades com o Computador e a Internet

TIC Domicílios 2007 Habilidades com o Computador e a Internet TIC Domicílios 007 Habilidades com o Computador e a Internet DESTAQUES 007 O estudo sobre Habilidades com o Computador e a Internet da TIC Domicílios 007 apontou que: Praticamente metade da população brasileira

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DA ORDEM PÚBLICA 1

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DA ORDEM PÚBLICA 1 1 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DA ORDEM PÚBLICA 1 Jacqueline Muniz Domício Proença Júnior Grupo de Estudos Estratégicos - GEE/COPPE-UFRJ Restaurar a ordem pública nas grandes cidades é um desafio planetário.

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Previdência 20 Maioria dos brasileiros apoia mudanças na previdência Sete em cada dez brasileiros reconhecem que o sistema previdenciário brasileiro apresenta

Leia mais

INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DE CURSOS DE INFORMÁTICA NA ULBRA CAMPUS GUAÍBA

INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DE CURSOS DE INFORMÁTICA NA ULBRA CAMPUS GUAÍBA INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DE CURSOS DE INFORMÁTICA NA ULBRA CAMPUS GUAÍBA Daniele Pinto Andres RESUMO Este artigo aborda uma análise das atividades realizadas na ULBRA de Guaíba sobre os cursos de informática

Leia mais

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 Reunidos na cidade de Quebec de 18 a 22 de setembro de 1997, na Conferência Parlamentar das Américas, nós, parlamentares das Américas, Considerando que o

Leia mais

na região metropolitana do Rio de Janeiro

na região metropolitana do Rio de Janeiro O PERFIL DOS JOVENS EMPREENDEDORES na região metropolitana do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL MARÇO DE 2013 Nº21 PANORAMA GERAL Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2011,

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Senhor Presidente,

ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Senhor Presidente, Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 04/05/2011. ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

Leia mais

Sumário Executivo. Amanda Reis. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo

Sumário Executivo. Amanda Reis. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo Comparativo entre o rendimento médio dos beneficiários de planos de saúde individuais e da população não coberta por planos de saúde regional e por faixa etária Amanda Reis Luiz Augusto Carneiro Superintendente

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

Coordenação: Profª Vera Rodrigues

Coordenação: Profª Vera Rodrigues III Oficina Técnica da Chamada CNPq/MDS - 24/2013 Seminário de Intercâmbio de pesquisas em Políticas Sociais, Combate à Fome e à Miséria no Brasil Projeto E agora falamos nós: mulheres beneficiárias do

Leia mais

Como funcionam as micro e pequenas empresas

Como funcionam as micro e pequenas empresas Como funcionam as micro e pequenas empresas Introdução Elas são 99,2% das empresas brasileiras. Empregam cerca de 60% das pessoas economicamente ativas do País, mas respondem por apenas 20% do Produto

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

Associação Horizontes

Associação Horizontes Relatório de Atividades 2006 Carta do Presidente No relatório Situação Social Mundial 2005 o problema da desigualdade 1, das Nações Unidas, o Brasil aparece como um dos países com a pior distribuição de

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

A CARTA DE BANGKOK PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UM MUNDO GLOBALIZADO

A CARTA DE BANGKOK PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UM MUNDO GLOBALIZADO A CARTA DE BANGKOK PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UM MUNDO GLOBALIZADO Introdução Escopo A Carta de Bangkok identifica ações, compromissos e promessas necessários para abordar os determinantes da saúde em

Leia mais

Como Bogotá conseguiu melhorar sua segurança

Como Bogotá conseguiu melhorar sua segurança Como Bogotá conseguiu melhorar sua segurança Publicado em: http://www.comunidadesegura.org Hugo Acero* 16/11/2006 Quando se analisa o tema da segurança cidadã no âmbito da América Latina, comprova-se que

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - 2009

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - 2009 Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - 2009 1 1 Rio de Janeiro, 15/12/2010 1 PNAD 2009 Segurança Alimentar Vitimização e Educação Trabalho Rendimento Fecundidade Tecnologia da Informação etc 2 153

Leia mais

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo ESTUDO SONHO BRASILEIRO APRESENTA 3 DRIVERS DE COMO JOVENS ESTÃO PENSANDO E AGINDO DE FORMA DIFERENTE E EMERGENTE: A HIPERCONEXÃO, O NÃO-DUALISMO E AS MICRO-REVOLUÇÕES. -- Hiperconexão 85% dos jovens brasileiros

Leia mais

PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO "LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI", AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02

PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI, AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02 PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO "LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI", AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02 Excelentíssimo Senhor Enrique Ig lesias, Presidente do Banco

Leia mais

BANCADA FEMININA. UM ESPAçO DE EMPODERAMENTO DA RAPARIGA EM SSR EM MOÇAMBIQUE

BANCADA FEMININA. UM ESPAçO DE EMPODERAMENTO DA RAPARIGA EM SSR EM MOÇAMBIQUE BANCADA FEMININA UM ESPAçO DE EMPODERAMENTO DA RAPARIGA EM SSR EM MOÇAMBIQUE NILZA DOS SANTOS, Brasília, 15 Outúbro 2013 Conteúdo Contexto Conceito de Bancada Feminina Principais Resultados Factores de

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO A III Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência acontece em um momento histórico dos Movimentos Sociais, uma vez que atingiu o quarto ano de ratificação

Leia mais

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS Mônica Abranches 1 No Brasil, no final da década de 70, a reflexão e o debate sobre a Assistência Social reaparecem e surge

Leia mais

Mapa da Educação Financeira no Brasil

Mapa da Educação Financeira no Brasil Mapa da Educação Financeira no Brasil Uma análise das iniciativas existentes e as oportunidades para disseminar o tema em todo o País Em 2010, quando a educação financeira adquire no Brasil status de política

Leia mais

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br Elaboração de Projetos FECOP 2014 Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br O que vamos fazer? Pensar em Projetos Organizar o pensamento Conectar com a realidade e a legislação Estruturar projeto

Leia mais

OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES Gisllayne Rufino Souza* UFPB gisllayne.souza@gmail.com Profa. Dra. Marlene Helena de Oliveira França UFPB/Centro de Educação/Núcleo de Cidadania e Direitos

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3F

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3F CADERNO DE EXERCÍCIOS 3F Ensino Médio Ciências Humanas Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Movimentos Sociais e Lei Maria da Penha H33 2 Arte, Cultura Global e Identidade Cultural H58, H59

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais