ARISTIDES DE SOUSA MENDES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARISTIDES DE SOUSA MENDES"

Transcrição

1 ARISTIDES DE SOUSA MENDES

2 Aristides de Sousa Mendes, também conhecido por Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches, foi um cônsul Português. Enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, ano da invasão da França pela Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial, desafiou ordens expressas do Presidente do Conselho António de Oliveira Salazar, que acumulava a função de Ministro dos Negócios Estrangeiros, e durante cinco dias concedeu milhares de vistos de entrada em Portugal a refugiados de várias nacionalidades que desejavam fugir da França em 1940.

3 Aristides nasceu na pequena aldeia de Cabanas de Viriato, concelho do Carregal do Sal, no sul do Distrito de Viseu a 19 de Julho de 1885 um pouco depois da meianoite. O seu irmão gémeo César nasceu algumas dezenas de minutos antes, comemorando o seu aniversário no dia anterior. Pertencia a uma família aristocrática rural, católica e monárquica, qualidades que partilhava. O seu pai, José de Sousa Mendes, era juiz no Tribunal da Relação de Coimbra. Aristides instala-se em Lisboa em 1907, após concluir, juntamente com o seu irmão gémeo, a licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Aristides de Sousa Mendes e o seu irmão César de Sousa Mendes.

4 César envereda pela carreira diplomática, mais política, ao passo que Aristides envereda pela carreira consular. Nesse mesmo ano casa-se com Maria Angelina Coelho de Sousa, sua namorada de infância, com quem teve catorze filhos, nascidos nos diversos países em que Sousa Mendes esteve colocado. Maria Angelina e Aristides. Pouco depois do seu casamento, Sousa Mendes começou a carreira consular que o levaria e à sua família ao redor do mundo. No início de sua carreira atuou em Zanzibar, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América e Bélgica. Aristides teve sempre uma carreira algo atribulada e com vários incidentes. Ao longo de 30 anos Aristides teve conflitos e incidentes com os mais diversos regimes políticos.

5 Aristides de Sousa Mendes e a família, cada vez mais numerosa.

6 Começou a sua carreira diplomática muito jovem e em 1910 tornou-se cônsul de Demerara na Guiana britânica. Trabalhou como cônsul na Guiana Britânica, em Zanzibar, no Brasil (Curitiba e Porto Alegre), nos Estados Unidos (São Francisco e Boston), em Espanha (Vigo), no Luxemburgo, na Bélgica e, por último, em França (Bordéus). Era um homem de família e um patriarca que jamais se separou da sua mulher e filhos, proporcionando-lhes educação académica, assim como aulas de pintura, de desenho e de música. Com exército alemão a aproximar-se de Paris, gera-se o pânico na população francesa que se poe em fuga e dá-se então início ao maior movimento de deslocação de pessoas da história da Europa. Estima-se que entre oito a dez milhões de pessoas, sobretudo mulheres velhos e crianças, em pânico, se tenham posto em fuga, em direção ao sul, mas sem um destino concreto, num movimento desordenado, chegando inclusivamente a limitar a manobra do exército francês, e chegando ao ponto de na parte final, a multidão, já ultrapassada pelo exercito alemão, estar já a fugir em direção ao inimigo.

7 O governo português emitiu a Circular 14 a todos os seus diplomatas, negando entrada aos refugiados, incluindo explicitamente Judeus, Russos e apátridas. Mas o Cônsul de Bordéus desafiou estas ordens terríficas e que ergueu a voz da sua consciência, salvando pessoas de uma morte certa. À medida que recrudescia a ameaça nazi e a perseguição de milhares de Judeus por toda a Europa se intensificava, assumindo contornos cada vez mais assustadores, milhares de refugiados judeus, em Bordéus, reuniam-se em frente aos consulados de Portugal e de Espanha, em busca de vistos para escapar a uma morte certa. Espanha negou os vistos aos refugiados judeus e a única esperança residia no consulado português. A 16 de Junho de 1940, o cônsul português em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, encontra-se com o rabino Kruger que escapara a uma Polónia ocupada. Promete-lhe fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para persuadir o governo de Lisboa, liderado por Salazar. Nessa noite, acolhe o rabino Kruger em sua casa. Na manhã do dia 17 de Junho de 1940, Lisboa nega os vistos aos refugiados judeus, mas de forma inesperada, Aristides de Sousa Mendes informa o rabino que irá emitir os vistos, pois sabia que os refugiados estavam condenados a morrer nos terríficos campos de concentração nazis.

8 Aristides de Sousa Mendes foi severamente castigado por Salazar que lhe retirou o seu cargo e lhe negou qualquer forma de garantir um sustento, o que se revelou trágico, uma vez que Sousa Mendes tinha 15 filhos, que foram colocados numa lista negra e impedidos pelo regime de ingressar no ensino universitário. De 17 a 19 de Junho, o cônsul português trabalha incessantemente na emissão de vistos, juntamente com dois dos seus filhos, sem parar sequer para comer. Nesses três dias, foram emitidos vistos, contrariando as ordens expressas do ditador António de Oliveira Salazar. Por sua vez, os consulados portugueses de Bayonne e Hendaye haviam obedecido a Salazar, mas Aristides de Sousa Mendes dirige-se pessoalmente a essas cidades e são emitidos mais vistos.

9 Estava consciente das consequências dos seus feitos, mas havia seguido os ditames da sua consciência moral. A 24 de Junho de 1940, Aristides de Sousa Mendes recebe um telegrama de Salazar, ordenando-lhe que se apresentasse em Lisboa para explicar o seu ato de desobediência. Não só Aristides de Sousa Mendes foi despedido, como também lhe foi negada qualquer reforma, após 30 anos de carreira diplomática. Os seus filhos foram impedidos de ingressar no ensino universitário e a família Sousa Mendes rapidamente perderia a Casa do Passal. A Comunidade Judaica de Lisboa providenciou à família abrigo e alimentação, ajudando alguns dos seus filhos a mudarem-se para os Estados Unidos da América ou para o Canadá. Aristides de Sousa Mendes morre a 3 de Abril de 1954 na miséria. Casa do passal, Cabanas de Viriato, em Viseu.

10 O primeiro reconhecimento veio em 1966 de Israel que declarou Aristides de Sousa Mendes Justo entre as Nações. Em 1986, o Congresso dos Estados Unidos da América emitiu uma proclamação em honra do seu ato heroico. A 9 de Outubro de 1967, Nova lorque: o Cônsul-Geral de Israel entrega a Joana de Sousa Mendes (filha) a Medalha de Ouro dos Justos, do Yad Vashem, à memória de Aristides de Sousa Mendes (o único português que a detém). Jerusalém: o Museu de Yad Vashem Memorial às Vítimas do Holocausto homenageia Aristides de Sousa Mendes, plantando uma árvore em sua memória, na Floresta dos Mártires. Mais tarde, em 1988, foi finalmente reconhecido por Portugal, tendo o Presidente da República de então, Mário Soares, apresentado desculpas à família Sousa Mendes e o Parlamento português promoveu-o postumamente à categoria de embaixador. O rosto de Sousa Mendes apareceu impresso em selos em vários países. Que mundo é este em que é preciso ser louco para fazer o que é certo?. Aristides de Sousa Mendes

11 Dia 29 de Maio 1994, Bordéus, Jardim da Resistência: o Presidente da República, Mário Soares, descerra um busto de Aristides de Sousa Mendes, oferecido pela comunidade portuguesa residente em Bordéus. É atribuído a uma das ruas, e a um importante liceu de Bordéus, o nome de Aristides de Sousa Mendes. O canal France 3 exibe o documentário O Cônsul Injustiçado. Homenagem a Aristides de Sousa Mendes em Bordéus, França, no edifício do antigo consulado de Portugal.

12 Homenagem a Aristides de Sousa Mendes em Nova Iorque, na Sede das Nações Unidas, a 3 de abril de A Dra. Maria de Jesus Barroso, presidente da Fundação Pro Dignitate toma a palavra. "Homenagear a memória de Aristides de Sousa Mendes é querer que perdure a lembrança da sua atuação e que o seu exemplo seja uma referência viva para as gerações presentes e vindouras. Com a minha presença aqui, é Portugal que honra a sua memória, num gesto de tributo que tem valor de símbolo. "Um povo sem memória é um povo sem futuro... Aristides de Sousa Mendes foi um homem de bem que, em tempos de barbaridade e de servidão cega, teve a lucidez e a coragem de manter intacta a sua liberdade de consciência, guiando-se unicamente pelo imperativo moral que a sua razão lhe ditava, contrariando de ordens que considerava iníquas. "A sua atuação correspondeu a uma decisão solitária em prol da humanidade, ditada pela urgência da situação, que salvou dezenas de milhares de vidas. Pagou caro os seus gestos, mas a história deulhe razão. (Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, Bordéus, 9 de maio de 2001). Fontes: vidaspoupadas.idiplomatico.p; Wikipédia.org; aristidesdesousamendes.com

13 A Casa do Passal, durante muitos anos deixada cair em ruínas. A Casa do Passal, hoje recuperada externamente falta recuperar o interior para aí instalar o Museu da Fundação Aristides de Sousa Mendes.

14 Aristides de Sousa Mendes Justo entre as Nações:

15 No Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes podem ser consultados documentos, vídeos da época e uma base de dados com os vistos concedidos por Aristides Sousa Mendes que permanece em atualização, à medida que novos testemunhos se apresentam.

16

Depois da guerra total, a humanidade via-se confrontada com o horror total dos campos de concentração.

Depois da guerra total, a humanidade via-se confrontada com o horror total dos campos de concentração. Senhor Provedor de Justiça, Senhora Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Senhores Vice-Presidentes da Assembleia da República, Senhores Presidentes dos Grupos Parlamentares e

Leia mais

1907 - César e Aristides licenciam-se em Direito na Universidade de Coimbra e depois seguem a carreira diplomática.

1907 - César e Aristides licenciam-se em Direito na Universidade de Coimbra e depois seguem a carreira diplomática. Aristides de Sousa Mendes 1885-1954 Aristides de Sousa Mendes foi, em 1940, Cônsul Geral de Portugal em Bordeaux, na França. Graduado pela Universidade de Coimbra, foi um advogado de posses de uma antiga

Leia mais

deu origem ao mothering cake, um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

deu origem ao mothering cake, um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo. A tradição é muito mais antiga do que se imagina. Alguns historiadores argumentam que o antecessor do Dia das Mães, era uma festividade na antiga Grécia, dedicada em favor da deusa Rhea, mulher de Cronus,

Leia mais

SENADO FEDERAL PARECER N 670, DE 2015

SENADO FEDERAL PARECER N 670, DE 2015 SENADO FEDERAL PARECER N 670, DE 2015 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Mensagem nº 61, de 2015 (nº 312/2015, na origem), que submete à consideração do Senado Federal o nome do

Leia mais

Foto: Kirchberg: Avenue John F. Kennedy

Foto: Kirchberg: Avenue John F. Kennedy O Luxemburgo é um dos países fundadores da União Européia (Comunidade Econômica Européia) em 1957 juntamente com a Alemanha, Itália, França, Paises Baixos e Bélgica. Em 1951 foi assinado um outro Tratado

Leia mais

A ação de Aristides de Sousa Mendes

A ação de Aristides de Sousa Mendes A ação de Aristides de Sousa Mendes O historiador Yehuda Bauer, no seu livro "A History of the Holocaust", escreve: "o cônsul português em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, concede vistos de trânsito

Leia mais

[25 de Abril: Dia da Liberdade / 25. April: Nelkenrevolution]

[25 de Abril: Dia da Liberdade / 25. April: Nelkenrevolution] [25 de Abril: Dia da Liberdade / 25. April: Nelkenrevolution] 1. Observa as seguintes imagens. O que te sugerem? 2. Completa a seguinte frase. Para mim, a liberdade é II. 1. Lê atentamente o seguinte texto.

Leia mais

Os regimes totalitaristas. Professor Gustavo Pessoa

Os regimes totalitaristas. Professor Gustavo Pessoa Os regimes totalitaristas Professor Gustavo Pessoa O NAZIFASCISMO tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 1939). ONDE? CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: Principalmente ITA,

Leia mais

Cidadania Europeia. Direção-Geral da Educação Av. 24 de Julho, n.º Lisboa Tel

Cidadania Europeia. Direção-Geral da Educação Av. 24 de Julho, n.º Lisboa Tel Este documento foi elaborado pela Direção-Geral da Educação em parceria com a Pro Dignitate - Fundação de Direitos Humanos, por ocasião do Seminário conjunto realizado no âmbito do Ano Europeu dos Cidadãos

Leia mais

MEMÓRIAS DE DOR NA PAISAGEM URBANA DE SÃO PAULO: POSSIBILIDADES DE REPRESENTAR

MEMÓRIAS DE DOR NA PAISAGEM URBANA DE SÃO PAULO: POSSIBILIDADES DE REPRESENTAR MEMÓRIAS DE DOR NA PAISAGEM URBANA DE SÃO PAULO: POSSIBILIDADES DE REPRESENTAR Grupo 39: Cassio Endo, 5o, Eduardo Amaral, 4o, Natali Polizeli, 3o, Rafael Jesus, 6o e Rebeca Lopes, 6o. DEFINIÇÃO DO OBJETO

Leia mais

AMÂNDIO JOAQUIM TAVARES ( )

AMÂNDIO JOAQUIM TAVARES ( ) AMÂNDIO JOAQUIM TAVARES (1900-1974) FRANCISCO MIGUEL ARAÚJO I. NASCIMENTO E INFÂNCIA (1900-1910) Vila de Valpaços lado sul (c. 1920) «Aos 28.03.1900 nesta paroquial igreja de Valpaços baptizei um indivíduo

Leia mais

O Seixal na História. Os anos da I Guerra Mundial

O Seixal na História. Os anos da I Guerra Mundial O Seixal na História Os anos da I Guerra Mundial O Seixal na História: Os anos da I Guerra Mundial e m 28 de julho de 1914, a Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia, um mês após o assassinato do arquiduque

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NORTE-AMERICANOS COLÉGIO SANTO AGOSTINHO NOVA LIMA PROFESSORA DE HISTÓRIA: RENATA VIEIRA

A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NORTE-AMERICANOS COLÉGIO SANTO AGOSTINHO NOVA LIMA PROFESSORA DE HISTÓRIA: RENATA VIEIRA A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NORTE-AMERICANOS COLÉGIO SANTO AGOSTINHO NOVA LIMA PROFESSORA DE HISTÓRIA: RENATA VIEIRA FONTE: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/full-1-7b5a2668af.jpg FONTE:

Leia mais

CADERNO DE IMPRENSA CÂMARA MUNICIPAL DE MANGUALDE SETEMBRO 2015 CADERNO 1

CADERNO DE IMPRENSA CÂMARA MUNICIPAL DE MANGUALDE SETEMBRO 2015 CADERNO 1 CADERNO DE IMPRENSA CÂMARA MUNICIPAL DE MANGUALDE SETEMBRO 2015 CADERNO 1 MEIO: RENASCIMENTO ONLINE DATA: 01 SETEMBRO 2015 SECÇÃO: N/A MEIO: DESCLA ONLINE DATA: 31 AGOSTO 2015 SECÇÃO: AGENDA CULTURAL MEIO:

Leia mais

PAULO PINTO DE ALBUQUERQUE

PAULO PINTO DE ALBUQUERQUE PAULO PINTO DE ALBUQUERQUE Faculdade de Direito Universidade Católica Portuguesa Palma de Cima, Lisboa 1649-023 Portugal palbu@fd.lisboa.ucp.pt www.fd.lisboa.ucp.pt/~palbu PROFISSÃO: JUIZ do Tribunal Europeu

Leia mais

presença e a solidez na resistência às intempéries que trouxeram o Instituto Britânico até à actualidade.

presença e a solidez na resistência às intempéries que trouxeram o Instituto Britânico até à actualidade. Prefácio O British Council abriu em 13 de Novembro de 1938, em Portugal, o Instituto Britânico, na cidade de Lisboa. Iniciava-se, assim, uma vida que vai em setenta anos, cheios de acontecimentos, vicissitudes

Leia mais

O que faz do Natal tão especial? O nascimento de Jesus Cristo é o evento mais signicante da história da humanidade.

O que faz do Natal tão especial? O nascimento de Jesus Cristo é o evento mais signicante da história da humanidade. O que faz do Natal tão especial? O nascimento de Jesus Cristo é o evento mais signicante da história da humanidade. O que faz do Natal tão especial?! O nascimento de Jesus Cristo é o evento mais signicante

Leia mais

Orquestra Clássica do Centro em Cabo Verde para inaugurar Conservatório das Artes

Orquestra Clássica do Centro em Cabo Verde para inaugurar Conservatório das Artes Pesquisa... HOME COIMBRA ACADÉMICA POLÍTICA ENSINO SAÚDE ECONOMIA JUSTIÇA O SEXO E A CIDADE LAZER PUBLICAÇÕES OFICIAIS COIMBRA LAZER Orquestra Clássica do Centro em Cabo Verde para inaugurar Conservatório

Leia mais

Relatório Internacional Sobre Liberdade Religiosa PORTUGAL -- 2008

Relatório Internacional Sobre Liberdade Religiosa PORTUGAL -- 2008 Relatório Internacional Sobre Liberdade Religiosa PORTUGAL -- 2008 De acordo com a divulgação efectuada pela Divisão da Democracia, Direitos Humanos e Trabalho do Departamento de Estado dos E.U.A. 19 de

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 369/IX

PROJECTO DE LEI N.º 369/IX PROJECTO DE LEI N.º 369/IX CONCESSÃO E EMISSÃO DE PASSAPORTE ESPECIAL AO PESSOAL DOS SERVIÇOS EXTERNOS DO MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS (ALTERA O DECRETO-LEI N.º 83/2000,

Leia mais

Jesus foi para uma cidade chamada Nain. Com ele iam os discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto

Jesus foi para uma cidade chamada Nain. Com ele iam os discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto Lc 7,11-17 Jesus foi para uma cidade chamada Nain. Com ele iam os discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto para enterrar. Era filho único e sua mãe

Leia mais

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE Hoje existem cerca de 30 regiões no mundo onde ocorrem conflitos armados. - Os principais motivos dos conflitos são: Étnicos ETNIA grupo de identidade unido por fatores

Leia mais

Se Jesus voltará, como devo esperá-lo?

Se Jesus voltará, como devo esperá-lo? Se Jesus voltará, como devo esperá-lo? O que os apocalípticos dizem a respeito dos últimos dias? Sinônimo da época em que se aproxima a 2ª vinda de Jesus Cristo e o consequente fim do mundo. Período marcado

Leia mais

Datas Especiais. MARÇO 08 - Dia Internacional da Mulher 11 - Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo 14 - Dia dos Animais Dia Nacional da Poesia

Datas Especiais. MARÇO 08 - Dia Internacional da Mulher 11 - Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo 14 - Dia dos Animais Dia Nacional da Poesia Datas Especiais JANEIRO 01 - Dia da Confraternização Universal Dia Mundial da Paz 04 - Dia Mundial do Braille 06 - Dia de Reis Dia da Gratidão 07 - Dia da Liberdade de Cultos 08 - Dia do Fotógrafo Dia

Leia mais

Presidente da Camara Municipal. Discurso 25 de abril António Manuel Bota

Presidente da Camara Municipal. Discurso 25 de abril António Manuel Bota Presidente da Camara Municipal Discurso 25 de abril 2014 António Manuel Bota Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Srs. Secretários da Assembleia Municipal, Srs. e Sras. Presidentes de Juntas de Freguesia

Leia mais

Portugal. Turismo Interno. Mercados em Números. Rodapé

Portugal. Turismo Interno. Mercados em Números. Rodapé Turismo Interno Mercados em Números 1 Rodapé Designação oficial: República Portuguesa Capital: Lisboa Localização: Sudoeste da Europa Fronteiras terrestres: Espanha (1.241 km) Fronteiras marítimas: Madeira(1076,6

Leia mais

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Marco inicial: tomada da Bastilha Assembleia Nacional Consituinte 1789-1792 Nova Constituição (liberal) para a França; Alta burguesia assume o comando

Leia mais

Vence a indiferença e conquista a paz

Vence a indiferença e conquista a paz Vence a indiferença e conquista a paz 49º Dia Mundial da Paz (1 de Janeiro de 2016) Mar Mediterrâneo um cemitério de refugiados* De acordo com a Organização Mundial para a Migrações, até 18 de Dezembro

Leia mais

Venho à tribuna, hoje, para fazer uma justa homenagem ao. Padre Hubert Karl Josef Leeb, missionário austríaco, que neste mês,

Venho à tribuna, hoje, para fazer uma justa homenagem ao. Padre Hubert Karl Josef Leeb, missionário austríaco, que neste mês, Pronunciamento do Deputado Federal Iran Barbosa, do PT/SE, na Sessão Plenária da Câmara dos Deputados, no dia 9 de dezembro de 2008. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Venho à tribuna, hoje,

Leia mais

Portugal. Turismo Interno. Mercado em Números. Rodapé

Portugal. Turismo Interno. Mercado em Números. Rodapé Turismo Interno Mercado em Números 1 Rodapé Designação oficial: República Portuguesa Capital: Lisboa Localização: Sudoeste da Europa Fronteiras terrestres: Espanha (1.241 km) Fronteiras marítimas: Madeira(1076,6

Leia mais

Reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social. Brasília, 17 de Fevereiro de 2016

Reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social. Brasília, 17 de Fevereiro de 2016 Reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social Brasília, 17 de Fevereiro de 2016 1 A taxa de fecundidade caiu 57,7% entre 1980 e 2015, passando de 4,1

Leia mais

2- Conhecendo os Direitos da Pessoa 3 - Classificação dos Direitos Humanos em Gerações / Dimensões 4 - História dos Direitos Humanos e da Humanidade

2- Conhecendo os Direitos da Pessoa 3 - Classificação dos Direitos Humanos em Gerações / Dimensões 4 - História dos Direitos Humanos e da Humanidade SUMÁRIO 2- Conhecendo os Direitos da Pessoa 3 - Classificação dos Direitos Humanos em Gerações / Dimensões 4 - História dos Direitos Humanos e da Humanidade 12 - Declaração dos Direitos Humanos 21 - Constituição

Leia mais

O Senhor DEPUTADO PASTOR. REINALDO (PTB/RS) pronuncia o seguinte discurso: - Senhor Presidente, senhoras e senhores Deputados,

O Senhor DEPUTADO PASTOR. REINALDO (PTB/RS) pronuncia o seguinte discurso: - Senhor Presidente, senhoras e senhores Deputados, O Senhor DEPUTADO PASTOR REINALDO (PTB/RS) pronuncia o seguinte discurso: - Senhor Presidente, senhoras e senhores Deputados, ouvimos freqüentemente notícias sobre recordes de arrecadação de tributos,

Leia mais

O que é a União Europeia (UE)?

O que é a União Europeia (UE)? O que é a União Europeia (UE)? 28 Estados-Membros Mais de 500 milhões de habitantes Atuais candidatos à adesão à UE: Albânia, antiga República Iugoslava da Macedônia, Montenegro, Sérvia e Turquia Tratados

Leia mais

AMARILIS CHAVES DADOS ACADÊMICOS

AMARILIS CHAVES DADOS ACADÊMICOS AMARILIS CHAVES Amarílis Chaves nasceu em Belo Horizonte, onde muito cedo despertou para as Artes Plásticas, nunca mais tendo parado este percurso, sempre na procura de traço certo, da forma pura. DADOS

Leia mais

DIPLOMATAS PORTUGUESES NO BRASIL Por Carlos Eduardo Barata. Parte II (Continuação) = 1844 = 12 D. JOSÉ DE VASCONCELOS E SOUZA [o mesmo do ítem 11-2]

DIPLOMATAS PORTUGUESES NO BRASIL Por Carlos Eduardo Barata. Parte II (Continuação) = 1844 = 12 D. JOSÉ DE VASCONCELOS E SOUZA [o mesmo do ítem 11-2] DIPLOMATAS PORTUGUESES NO BRASIL Por Carlos Eduardo Barata Parte II (Continuação) = 1844 = 12 D. JOSÉ DE VASCONCELOS E SOUZA [o mesmo do ítem 11-2] A partir de 1844, aparece servindo na função de Encarregado

Leia mais

ALOCUÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA POR OCASIÃO DA SESSÃO SOLENE NA CM MOURA (27 DE ABRIL DE 2013) (só faz fé versão lida)

ALOCUÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA POR OCASIÃO DA SESSÃO SOLENE NA CM MOURA (27 DE ABRIL DE 2013) (só faz fé versão lida) SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE MOURA SENHOR VEREADOR SANTIAGO MACIAS SENHOR GENERAL, PRESIDENTE DA LIGA DOS COMBATENTES, MEU GENERAL SENHORES

Leia mais

Uma visão geral do processo de reforma da previdência. Manoel Pires SPE/MF

Uma visão geral do processo de reforma da previdência. Manoel Pires SPE/MF Uma visão geral do processo de reforma da previdência Manoel Pires SPE/MF 1 Estrutura Temas em debate no Fórum da Previdência Impactos Econômicos do realinhamento da política previdenciária 2 Temas do

Leia mais

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França 06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França Embora o termo Dia D seja rotineiramente usado em um contexto militar para o dia de uma operação ou um evento planejado, para muitas pessoas esta expressão

Leia mais

BRASIL IMPÉRIO REVOLTAS REGENCIAIS. Professor: Edson Martins

BRASIL IMPÉRIO REVOLTAS REGENCIAIS. Professor: Edson Martins BRASIL IMPÉRIO REVOLTAS REGENCIAIS Professor: Edson Martins Cabanagem (1835 1840) A rebelião explodiu no Pará Causas: revolta dos liberais contra o presidente nomeado pelo governo regencial situação de

Leia mais

AS INVASÕES NAPOLEONICAS DESDE A IDA DA FAMÍLIA REAL PARA 0 BRASIL ÀS LINHAS DE TORRES

AS INVASÕES NAPOLEONICAS DESDE A IDA DA FAMÍLIA REAL PARA 0 BRASIL ÀS LINHAS DE TORRES JOSÉ CUSTÓDIO MADALENO GERALDO SUB Hamburg A/561137 AS INVASÕES NAPOLEONICAS DESDE A IDA DA FAMÍLIA REAL PARA 0 BRASIL ÀS LINHAS DE TORRES 1807-1811 e d i t o r a ÍNDICE AGRADECIMENTOS 17 PRINCIPAIS SIGLAS

Leia mais

BUSCAPRONTA WWW.BUSCAPRONTA.COM

BUSCAPRONTA WWW.BUSCAPRONTA.COM BUSCAPRONTA WWW.BUSCAPRONTA.COM ARQUIVOS DE LINKS 05 ARQUIVOS R$ 60,00 Aquisição exclusivamente por depósito bancário personalizado. Consulte aquisição pelo email contato@buscapronta.com ARQUIVO LINKS

Leia mais

Mormu pioneiro. e da habitação em. social

Mormu pioneiro. e da habitação em. social ID: 62771243 21-01-2016 Tiragem: 12402 País: Portugal Period.: Diária Âmbito: Economia, Negócios e. Pág: 20 Cores: Cor Área: 4,54 x 30,73 cm² Corte: 1 de 1 o arquitecto Nuno Teotónio Pereira bateu-se pelos

Leia mais

Relações Irã União Européia

Relações Irã União Européia Relações Irã União Européia Por Jorge Muniz de Souza Mortean Geógrafo Político (Universidade de São Paulo), Mestrando em Estudos Iranianos (Escola de Relações Internacionais/MRE Iraniano Teerã, Irã) Brasília,

Leia mais

Uma pergunta frequente? Como posso crer em um Deus que se afirma totalmente bom e poderoso diante de tanto sofrimento na história e no mundo?

Uma pergunta frequente? Como posso crer em um Deus que se afirma totalmente bom e poderoso diante de tanto sofrimento na história e no mundo? Uma pergunta frequente? Como posso crer em um Deus que se afirma totalmente bom e poderoso diante de tanto sofrimento na história e no mundo? Onde estava Deus, quando tudo isso aconteceu? Uma pergunta

Leia mais

Nº 40 B Cristo Rei do Universo CRISTO REI

Nº 40 B Cristo Rei do Universo CRISTO REI Nº 40 B Cristo Rei do Universo 22.11.2015 CRISTO REI Hoje é a festa de Cristo-Rei, em que nos lembramos que Jesus Cristo é Rei de todo o Universo, junto com Deus Pai. Como Jesus disse a Pilatos, o Seu

Leia mais

Como funciona a UE. Como funciona a UE

Como funciona a UE. Como funciona a UE Como funciona a UE Como funciona a UE Três instituições principais O Parlamento Europeu, a voz dos cidadãos Jerzy Buzek, Presidente do Parlamento Europeu O Conselho de Ministros, a voz dos Estados-Membros

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 4

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 4 Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 4 5 Nome: Data: Unidade 4 1. Leia as sentenças a seguir sobre a década de 1920 e marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. a) Os Estados Unidos

Leia mais

O Dia do Trabalho. 1º de Maio de 1886 Manifestação em Chicago pela redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

O Dia do Trabalho. 1º de Maio de 1886 Manifestação em Chicago pela redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. O Dia do Trabalho 1º de Maio de 1886 Manifestação em Chicago pela redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. 1º de Maio de 1891 Manifestação em Paris. 23 de abril de 1919 O senado francês

Leia mais

Com Maria, ao encontro do sonho de Deus. Novena a Nossa Senhora, pelas vocações em Portugal

Com Maria, ao encontro do sonho de Deus. Novena a Nossa Senhora, pelas vocações em Portugal Com Maria, ao encontro do sonho de Deus. Novena a Nossa Senhora, pelas vocações em Portugal 18 de maio - Maria, pronta a servir com amor Hoje lembramos a simplicidade e generosidade de Maria, que logo

Leia mais

Propostas de demarcação das terras indígenas e o acirramento dos conflitos rurais

Propostas de demarcação das terras indígenas e o acirramento dos conflitos rurais Propostas de demarcação das terras indígenas e o acirramento dos conflitos rurais ATUALMENTE, A POPULAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL SOMA 896,9 MIL (MENOS DE 1% DA POPULAÇÃO), DE 305 ETNIAS, COM LÍNGUAS E COSTUMES

Leia mais

ITAMAR FRANCO um sonhador

ITAMAR FRANCO um sonhador ITAMAR FRANCO um sonhador ITAMAR AUGUSTO CAUTIEIRO FRANCO nasceu em alto-mar, a bordo do navio Itaimbé, que em Tupi-guarani significa pedra pontuda*, no dia 28 de Junho de 1929. Filho do engenheiro Augusto

Leia mais

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente Conferência Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas da COP 21 (Paris, 2015) à COP 22 (Marrakech, 2016) Auditório do Novo Edifício da Assembleia da República 25 de Outubro de 2016

Leia mais

Jornal Correio Braziliense ou Armazém Literário

Jornal Correio Braziliense ou Armazém Literário Jornal Correio Braziliense ou Armazém Literário A história dos jornais no Brasil... A censura e a proibição de tipografias na colônia, impostas pela Coroa Portuguesa, impediu por muito tempo que o Brasil

Leia mais

OS MESTRES NOSSOS DE CADA DIA...

OS MESTRES NOSSOS DE CADA DIA... OS MESTRES NOSSOS DE CADA DIA... HAROLDO LISBOA DA CUNHA Modelar chefe de família e cidadão de exemplar conduta pública e de edificante desempenho profissional, sua personalidade esplende nas virtudes

Leia mais

D. Afonso Henriques O Conquistador ( )

D. Afonso Henriques O Conquistador ( ) Pro of. Pedro Simões D. Afonso Henriques O Conquistador (1109 1185) 1 Miguel de Carvalho Passeira Peredo Nº 108º B Índice Introdução... 3 O início do caminho para a independência portuguesa... 4 D. Henrique...

Leia mais

PROPOSTA N.º 46/P/2011

PROPOSTA N.º 46/P/2011 Fls. 253 REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 12 DE SETEMBRO DE 2011 ACTA N.º 18 Aos doze dias do mês de Setembro do ano de dois mil e onze, nesta Vila de Ourique, no Salão Nobre, no Edifício dos Paços

Leia mais

3.º Encontro 2015/2016

3.º Encontro 2015/2016 Escola da Fé 3.º Encontro 2015/2016 CÂNTICO: Onde há Caridade e Amor Onde há caridade e amor aí habita Deus. Papa Francisco abriu porta santa do Jubileu da Misericórdia na Catedral de Bangui, em África,

Leia mais

DUVIDOSOS HONORIS CAUSA' A Universitas Sancti Cyrilli, que atribuiu títulos

DUVIDOSOS HONORIS CAUSA' A Universitas Sancti Cyrilli, que atribuiu títulos HONORIS CAUSA' DUVIDOSOS A Universitas Sancti Cyrilli, que atribuiu títulos 'honoris causa' a Jardim, João Carlos Abreu e Francisco Fernandes, está entre as 50 instituições consideradas 'fictícias' ou

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º A, DE 2013 (Do Sr. Walter Feldman)

PROJETO DE LEI N.º A, DE 2013 (Do Sr. Walter Feldman) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 5.688-A, DE 2013 (Do Sr. Walter Feldman) Inscreve o nome de Luiz Martins de Souza Dantas no Livro dos Heróis da Pátria; tendo parecer da Comissão de Cultura, pela

Leia mais

~ REQUERIMENTO Publique-se D PERGUNTA

~ REQUERIMENTO Publique-se D PERGUNTA Expeça-se ~ REQUERIMENTO Publique-se D PERGUNTA Número Ix( o Secretário da Mesa Assunto: Perigo de perda de cerca de 50.000 objectos da Casa-Museu do Escultor João da Silva, que se encontram à responsabilidade

Leia mais

FRANCESES NO BRASIL FORTALEZA DE SANTA CRUZ DA BARRA - NITERÓI

FRANCESES NO BRASIL FORTALEZA DE SANTA CRUZ DA BARRA - NITERÓI FRANCESES NO BRASIL FORTALEZA DE SANTA CRUZ DA BARRA - NITERÓI AS INVASÕES FRANCESAS 2ª invasão 1612 Maranhão Fundação da França Equinocial e a Cidade de São Luís Comandante Daniel de La Touche Obs: esse

Leia mais

Nº 39 C Domingo XXXIV do Tempo Comum Cristo Rei

Nº 39 C Domingo XXXIV do Tempo Comum Cristo Rei Nº 39 C Domingo XXXIV do Tempo Comum-24.11.13 Cristo Rei Hoje celebramos Cristo Rei. Olhai para Cristo crucificado. O trono é uma cruz de madeira. As vestes reais não existem. A coroa é feita de espinhos.

Leia mais

32 q. Luís Farinha. O Reviralho. Revoltas Republicanas contra a Ditadura e o Estado Novo EDITORIAL ESTAMPA

32 q. Luís Farinha. O Reviralho. Revoltas Republicanas contra a Ditadura e o Estado Novo EDITORIAL ESTAMPA 32 q Luís Farinha O Reviralho Revoltas Republicanas contra a Ditadura e o Estado Novo 1926-1940 EDITORIAL ESTAMPA 1998 ÍNDICE NOTA PRÉVIA 13 INTRODUÇÃO 15 1. Porquê o estudo do tema? 15 2. Algumas considerações

Leia mais

Laura Campos Uma das primeiras licenciadas em Farmácia, em Portugal

Laura Campos Uma das primeiras licenciadas em Farmácia, em Portugal Laura Campos Uma das primeiras licenciadas em Farmácia, em Portugal Fernando Real Laura Angelina Campos nasceu na cidade do Porto, a 15 de Janeiro de 1897, no seio de uma família ligada ao mundo da farmácia.

Leia mais

Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa ISSN: Universidade de São Paulo Brasil

Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa ISSN: Universidade de São Paulo Brasil Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa ISSN: 1980-7686 suporte@mocambras.org Universidade de São Paulo Brasil Entrevista com Murilo Fernandes Gabrielli, diplomata,

Leia mais

PARTICIPE: ORAÇÃO E JEJUM TODAS AS TERÇAS-FEIRAS

PARTICIPE: ORAÇÃO E JEJUM TODAS AS TERÇAS-FEIRAS DATA ATIVIDADES HORÁRIO DIREÇÃO PRELETOR 2 SÁB 3 DOM Culto de Louvor 18:00 AVAIR 5 TER CULTO NO LAR DO Ir. RAIMUNDO 20:00 7 QUI CULTO DE ORAÇÃO 20:00 RAIMUNDO AVAIR 9 SÁB Culto das irmãs 18:00 10 DOM ESCOLA

Leia mais

História 5 o ano Unidade 8

História 5 o ano Unidade 8 História 5 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Marque com um X as frases incorretas sobre a ditadura militar no Brasil. Em seguida, reescreva-as corretamente. ( ) durante a ditadura muitos partidos

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Habilidade: Analisar a interferência na organização dos territórios a partir das guerras mundiais. Geopolítica e Território A Europa foi cenário

Leia mais

QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL

QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL PI-1. Nº DA PESSOA PI-2. NOME E APELIDO PI-3. RELAÇÃO PARENTESCO CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICAS - PARA TODAS AS PESSOAS RESIDENTES PI-4. SEXO 1 Masculino 2 Feminino PI-5. SITUAÇÃO NA RESDIDÊNCIA 1 Residente

Leia mais

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos.

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos. Aos Poetas Venho prestar homenagem a uma grande nação, Que são os nossos poetas que escrevem com dedicação, Os poemas mais lindos e que por todos são bemvindos, Que vem trazer esperança a um povo tristonho,

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-45 11/3/2010 TIS 1 CLC_7 FERNANDO GUITA GRUPO: JOÃO ALEXANDRE, TOMÉ E THEODORE DEFINIÇÃO A segunda guerra mundial foi um acontecimento que teve impacto no mundo inteiro. 11/3/2010

Leia mais

De Diplomata arefugiado ou o Intraduzível no Gesto de Aristides de Sousa Mendes

De Diplomata arefugiado ou o Intraduzível no Gesto de Aristides de Sousa Mendes Babilónia n.º5 pp. 187-192 De Diplomata arefugiado ou o Intraduzível no Gesto de Aristides de Sousa Mendes Maria Raquel Andrade Professora e investigadora na Universidade Lusófona Resumo: Este artigo aborda

Leia mais

HISTÓRIA 3 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA 3 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO HISTÓRIA 3 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II A Guerra Fria e seu Contexto. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 6.2 Conteúdo II Guerra Mundial - causas.

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DISCURSO DE TOMADA DE POSSE DE SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA NA XI LEGISLATURA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DISCURSO DE TOMADA DE POSSE DE SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA NA XI LEGISLATURA DISCURSO DE TOMADA DE POSSE DE SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA NA XI LEGISLATURA 15 de Outubro de 2009 Sr. as e Srs. Deputados: Como Presidente eleito da Assembleia da República,

Leia mais

Dossier Europa. Imprensa Comunidades Portuguesas

Dossier Europa. Imprensa Comunidades Portuguesas Dossier Europa Imprensa Comunidades Portuguesas 2014 AJBB Network Arnado Business Center Rua João de Ruão, n.º 12-1.º Escritório 49 3000-229 Coimbra (Portugal) T. (+351) 239 716 396 publicidade@ajbbnetwork.com

Leia mais

Os Livros dos Macabeus

Os Livros dos Macabeus Os Livros dos Macabeus O nome dos Livros surgiu do apelido de Macabeus (martelo) dado a Judas, filho mais famoso de Matatias. O texto foi escrito em Hebraico no início do 1º século a.c. Os livros descrevem

Leia mais

PREFÁCIO. Agradeço a DEUS, a minha família, aos meus pastores e a todos que acreditam no nosso sucesso. TEMA: NATAL

PREFÁCIO. Agradeço a DEUS, a minha família, aos meus pastores e a todos que acreditam no nosso sucesso. TEMA: NATAL BOM NATAL PREFÁCIO Agradeço a DEUS, a minha família, aos meus pastores e a todos que acreditam no nosso sucesso. TEMA: NATAL Que essa mensagem venha ser de grande valia para você caro leitor.que possamos

Leia mais

No site da Amazon, há 275 livros sobre Nos Estados Unidos, já existem lojas vendendo produtos para o apocalipse.

No site da Amazon, há 275 livros sobre Nos Estados Unidos, já existem lojas vendendo produtos para o apocalipse. No site da Amazon, há 275 livros sobre 2012. Nos Estados Unidos, já existem lojas vendendo produtos para o apocalipse. Ocas construídas na Espanha capazes de resistir ao apocalipse. Vivemos os últimos

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b NACIONALIDADE (ART. 12 E 13) Fábio Ramos FGV TCM/RJ PROCURADOR 2008 1.O critério adotado pelo direito brasileiro para atribuir a nacionalidade a é: a) o do jus soli, com exceções. b) o do jus sanguinis,

Leia mais

JORGE SAMPAIO ^PORTUGUESES. Volume IX. SUB Hamburg. Imprensa Nacional-Casa da Moeda

JORGE SAMPAIO ^PORTUGUESES. Volume IX. SUB Hamburg. Imprensa Nacional-Casa da Moeda JORGE SAMPAIO ^PORTUGUESES Volume IX SUB Hamburg Imprensa Nacional-Casa da Moeda ÍNDICE PREFÁCIO I PORTUGAL Sessão Solene Comemorativa do 30. Aniversário do 25 de Abril [25 de Abril de 2004] 27 Sessão

Leia mais

PROCEDIMENTOS MIGRATÓRIOS E DOCUMENTOS DE VIAGEM

PROCEDIMENTOS MIGRATÓRIOS E DOCUMENTOS DE VIAGEM PROCEDIMENTOS MIGRATÓRIOS E DOCUMENTOS DE VIAGEM 1 PROCEDIMENTOS MIGRATÓRIOS E DOCUMENTOS DE VIAGEM PROCEDIMENTOS MIGRATÓRIOS E DOCUMENTOS DE VIAGEM 2 4. NACIONALIDADE O tema guarda grande complexidade,

Leia mais

UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO. Um Mundo Dividido

UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO. Um Mundo Dividido UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO Um Mundo Dividido POR QUE UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO? CRISTO É A RESPOSTA! 50 650 1100 1453 1517 1750 2012 2015 MAS CRISTO É A RESPOSTA PARA QUAL PERGUNTA? QUAL ERA O CONTEXTO?

Leia mais

Migração interna e internacional no continente na perspectiva da CIPD além de Seminário Internacional ALAP Rio de Janeiro Julho 2013

Migração interna e internacional no continente na perspectiva da CIPD além de Seminário Internacional ALAP Rio de Janeiro Julho 2013 Migração interna e internacional no continente na perspectiva da CIPD além de 2014 Seminário Internacional ALAP Rio de Janeiro Julho 2013 Migração Internacional Final Século XX O tema migração internacional

Leia mais

PROGRAMA. DIREITO CONSTITUCIONAL I (Introdução à Teoria da Constituição) Professor José Melo Alexandrino. (1.º ano 1.º Semestre Turma B) 2014/2015

PROGRAMA. DIREITO CONSTITUCIONAL I (Introdução à Teoria da Constituição) Professor José Melo Alexandrino. (1.º ano 1.º Semestre Turma B) 2014/2015 PROGRAMA DIREITO CONSTITUCIONAL I (Introdução à Teoria da Constituição) Professor José Melo Alexandrino (1.º ano 1.º Semestre Turma B) 2014/2015 INTRODUÇÃO 1. O objecto e o método do Direito constitucional

Leia mais

UDESC 2016/2 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2016/2 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Questão tratou sobre movimentos que emergiram nos EUA dos anos 1960 e suas consequências na Europa e até mesmo no Brasil. I. Verdadeira. 1 II. Falsa. Os movimentos LGBT ocorreram a partir dos

Leia mais

Marcos 9,11: E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?.

Marcos 9,11: E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?. MARCOS 9,11 JOÃO BATISTA E ELIAS vivendopelapalavra.com Revisão e comentários: Helio Clemente Marcos 9,11: E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?.

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

TRANSCRIÇÃO PRÉVIA PROJETO PROFALA TRANSCRITOR(A): Késsia Araújo 65ª ENTREVISTA (J.D.T.S) Cabo Verde

TRANSCRIÇÃO PRÉVIA PROJETO PROFALA TRANSCRITOR(A): Késsia Araújo 65ª ENTREVISTA (J.D.T.S) Cabo Verde TRANSCRIÇÃO PRÉVIA PROJETO PROFALA TRANSCRITOR(A): Késsia Araújo 65ª ENTREVISTA (J.D.T.S) Cabo Verde PERGUNTAS METALINGUÍSTICAS Doc.: J. quais são as línguas que você fala " Inf.: eu " (+) inglês né falo

Leia mais

Índice. Aquisições da nacionalidade portuguesa (Nº), por tipo de aquisição e sexo,

Índice. Aquisições da nacionalidade portuguesa (Nº), por tipo de aquisição e sexo, Índice Processos Entrados e Findos de Concessão de Nacionalidade Portuguesa, de 2007 a 2011, por Artigo da Lei da Nacionalidade (Lei n.º 37/81, de 3 de Outubro alterada e republicada pela Lei Orgânica

Leia mais

PROJETO GUINÉ BISSAU

PROJETO GUINÉ BISSAU PROJETO GUINÉ BISSAU Ilhas DE UNO e formosa Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei

Leia mais

Expectativa de consumo para o Dia dos Namorados

Expectativa de consumo para o Dia dos Namorados PESQUISA Expectativa de consumo para o Dia dos Namorados Realização: Fecomércio/AC - IFEPAC Período: 21 a 25 de maio de 2012 Rio Branco/AC, 31 de maio de 2012. APRESENTAÇÃO O Dia dos Namorados representa

Leia mais

RESENHA. Bruno Leal Pastor de Carvalho REVISTA HISTORIAR. Doutorando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ

RESENHA. Bruno Leal Pastor de Carvalho REVISTA HISTORIAR. Doutorando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Conflitos e Resistências no Porto de Camocim-Ce 20 REVISTA HISTORIAR RESENHA Bruno Leal Pastor de Carvalho Doutorando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Bolsista CNPq O DIPLOMATA

Leia mais

ARCANJO SÃO RAFAEL A FIGURA

ARCANJO SÃO RAFAEL A FIGURA ARCANJO SÃO RAFAEL A FIGURA Pedro Cantoneiro, aluno 147291 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Iconografia com o Professor Luis Urbano Afonso Biografia São Rafael é um arcanjo presente nas

Leia mais

CURRICULUM BREVE. Desempenhou funções docentes no ensino secundário no Lubango (Angola).

CURRICULUM BREVE. Desempenhou funções docentes no ensino secundário no Lubango (Angola). CURRICULUM BREVE Prof. Dr. MÁRIO Ângelo Leitão FROTA, nasceu em Moçâmedes (Angola) em 21 de Agosto de 1941. Percurso escolar: Ensino Primário em Moçâmedes (Angola); Ensino Secundário no Lubango / Huíla

Leia mais

Jesus Missionário JESUS MISSIONÁRIO EM MARCOS A PRÁTICA DE JESUS DE NAZARÉ

Jesus Missionário JESUS MISSIONÁRIO EM MARCOS A PRÁTICA DE JESUS DE NAZARÉ Jesus Missionário JESUS MISSIONÁRIO EM MARCOS A PRÁTICA DE JESUS DE NAZARÉ Como foi a missão de Jesus de Nazaré? Viveu o anúncio Anunciou o que viveu Para entender a missão de Jesus Entender o contexto

Leia mais

Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 4.2 Conteúdo: Roma: de cidade a República.

Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 4.2 Conteúdo: Roma: de cidade a República. Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 4.2 Conteúdo: Roma: de cidade a República. Habilidades: Compreender o surgimento, fortalecimento e as causas da posterior decadência do Império Romano. GLADIADOR

Leia mais

O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade. É também um dos nossos maiores desafios.

O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade. É também um dos nossos maiores desafios. O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade. É também um dos nossos maiores desafios. Características demográficas do envelhecimento Vera Andrade, 2014 Pirâmide Etária Pirâmide

Leia mais

) ) .,. MEB- 50 ANOS ";.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA! " MARIA ALICE ~ )

) ) .,. MEB- 50 ANOS ;.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA!  MARIA ALICE ~ ) ) 1 ) ) ).,. I ) I MEB- 50 ANOS ";.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA! " MARIA ALICE ) ) ~ ) ( ' A MUSICA DA CAMPANHA DAS ESCOLAS RADIOFONICAS LEVANTO JUNTO COM O SOL

Leia mais

CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA PARTICIPAR. NO PROGRAMA INnetCAMPUS

CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA PARTICIPAR. NO PROGRAMA INnetCAMPUS CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA PARTICIPAR NO PROGRAMA INnetCAMPUS O Programa INnetCAMPUS será desenvolvido com o apoio financeiro do Programa Erasmus + da Comissão Europeia. Trata-se de uma ação

Leia mais