Keysight Technologies Aquisição de Memória Segmentada para os Osciloscópios InfiniiVision. Folha de Dados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Keysight Technologies Aquisição de Memória Segmentada para os Osciloscópios InfiniiVision. Folha de Dados"

Transcrição

1 Keysight Technologies Aquisição de Memória Segmentada para os Osciloscópios InfiniiVision Folha de Dados

2 Apresentação Capture mais detalhes dos sinais usando menos memória com a aquisição de memória segmentada Características: - Memória de aquisição otimizada - Capture até segmentos sucessivos de formas de onda - Rápido rearme - Resolução de marcação de tempo de até 10 ps - Segmentos incluem todos os canais analógicos e digitais da aquisição - Segmentos incluem decodificação de barramento serial Se os sinais que você precisa capturar têm tempos ociosos relativamente longos entre pulsos com baixo ciclo de trabalho ou bursts de atividade do sinal, então a opção de memória segmentada para os osciloscópios InfiniiVision da Keysight pode otimizar a memória de aquisição, possibilitando que você capture mais detalhes usando menos memória. Com a memória segmentada, a memória de aquisição do osciloscópio (até 8 Mpts) é dividida em vários segmentos menores de memória. Isso permite que seu osciloscópio capture até formas de onda singulares (single-shot) sucessivas, com um tempo de rearme muito rápido, sem perder informações importantes sobre o sinal. Depois que a aquisição de memória segmentada é realizada, você pode facilmente ver todas as formas de onda sobrepostas em uma tela com persistência infinita e explorar cada segmento individualmente. Com uma resolução de marcação de tempo mínima de 10 ps, você saberá o tempo exato entre cada segmento de forma de onda capturado. Aplicações comuns para esse tipo de aquisição incluem medições de física de alta energia, medições de pulsos de laser, medições de bursts de radares e medições de pacotes de barramentos seriais. Mesmo em aplicações que não necessariamente exijam aquisição de memória segmentada para otimizar a memória, usando-a com os osciloscópios InfiniiVision da Keysight, podese melhorar a análise de sinais com baixo ciclo de trabalho, sinais de burst e sinais com empacotamento serial. Os osciloscópios InfiniiVision são os únicos na indústria que oferecem aquisição de memória segmentada em todos os canais analógicos (até quatro canais analógicos) e canais lógicos (até 16 canais digitais) simultaneamente, além de serem os únicos com recurso para decodificação de pacotes seriais baseada em hardware, para cada segmento de forma de onda capturado.

3 03 Keysight Aquisição de memória segmentada para os osciloscópios InfiniiVision - Folha de dados Aplicações de física de alta energia e pulsos de laser A aquisição de memória segmentada em um osciloscópio geralmente é usada para capturar pulsos elétricos gerados por experimentos de física de alta energia, como a captura e análise de pulsos de laser. Com a aquisição com memória segmentada, o osciloscópio é capaz de capturar todos os pulsos de laser consecutivos (no máximo pulsos), mesmo que eles estejam bastante separados. A figura 1 mostra a captura de 300 pulsos de laser sucessivos, com um tempo de intervalo de aproximadamente 12 μs e largura de pulso de cerca de 3,3 ns. Todos os 300 pulsos capturados são exibidos com persistência infinita na cor cinza, enquanto o segmento selecionado no momento é mostrado na cor atribuída para aquele canal (amarelo para o canal 1). Note que o 300º pulso capturado ocorreu exatamente 3, ms após o primeiro pulso capturado, como indica a marcação de tempo na parte inferior esquerda da tela do osciloscópio. Capturar essa quantidade de tempo, com uma taxa de amostragem de 4 GSa/s, exigiria mais de 14 Mpts de memória de aquisição convencional. Se os pulsos do laser estivessem separados por 12 ms, a quantidade de memória de aquisição convencional necessária para capturar aproximadamente 4 segundos continuamente seria 14 Gpts. Infelizmente, não existem osciloscópios no mercado com uma memória de aquisição desse tamanho. Mas já que a memória segmentada só captura um segmento de tempo pequeno e específico de cada pulso e desativa o digitalizador do osciloscópio durante o tempo ocioso do sinal, os osciloscópios InfiniiVision da Keysight podem capturar essa quantidade de informação facilmente usando apenas 8 Mpts de memória (série 7000). Figura 1: aquisição com memória segmentada captura 300 pulsos de laser consecutivos para análise. Uma aplicação similar em física de alta energia envolve a medição da energia e dos formatos de pulso de sinais gerados por partículas subatômicas que ficam suspensas em torno de um anel acelerador (física de partículas). Pressupondo que as partículas subatômicas foram arremessadas por um anel acelerador de 3 km, a uma velocidade próxima à velocidade da luz ( metros/s), pulsos elétricos gerados em um único detector em algum lugar do anel de 3 km ocorreriam aproximadamente a cada 10 μs. Com a memória segmentada, você pode capturar, comparar e analisar pulsos sucessivos gerados por partículas subatômicas, com marcação de tempo precisa.

4 04 Keysight Aquisição de memória segmentada para os osciloscópios InfiniiVision - Folha de dados Aplicações de burst de radares e sonares Engenheiros muitas vezes requerem o modo de aquisição com memória segmentada em um osciloscópio quando precisam medir bursts de radares e/ou sonares. A figura 2 mostra um exemplo no qual capturamos 725 sinais de burst de RF de 50 MHz consecutivos, usando um osciloscópio InfiniiVision com memória segmentada. Engenheiros frequentemente precisam comparar sinais enviados e recebidos e comparar a degradação de sinais de eco. Esses tipos de aplicações de burst de RF também exigem indicação precisa de tempo para computar distâncias com exatidão. A distância e o tempo entre os bursts podem ser muito longos ao se tratar de satélites de comunicação, por exemplo. Se um satélite estiver localizado em uma estação de transmissão/recepção a 160 km da Terra, o tempo de eco do radar (uma viagem de ida e volta de 320 km) seria de aproximadamente 1,07 ms. Usando o burst de RF de 50 MHz mostrado na figura 2, você poderia facilmente capturar 725 bursts consecutivos, separados por 1,07 ms, usando a memória segmentada. Capturar esse período de tempo (775 ms), usando o modo de aquisição convencional do osciloscópio, a uma taxa de 1 GSa/s, exigiria quase 1 Gpts de memória de aquisição. Porém, com a opção de memória segmentada da série InfiniiVision da Keysight, este osciloscópio pode facilmente capturar essa quantidade de dados de sinal. Figura 2: capturando bursts consecutivos de RF com marcação de tempo precisa usando a memória segmentada.

5 05 Keysight Aquisição de memória segmentada para os osciloscópios InfiniiVision - Folha de dados Aplicações de sinais mistos e barramentos seriais Medir barramentos seriais é outra área de aplicação para a qual a aquisição de memória segmentada é útil. Você pode otimizar o número de pacotes contidos em quadros de comunicação serial que podem ser capturados consecutivamente ignorando seletivamente (não digitalizando) o tempo ocioso insignificante entre os quadros. Como dito, os osciloscópios InfiniiVision da Keysight atualmente são os únicos no mercado que capturam segmentos de até quatro canais analógicos de aquisição e que também podem capturar segmentos de canais digitais relacionados no tempo (usando um modelo MSO), juntamente com decodificação de protocolos seriais baseada em hardware. A opção de memória segmentada para os osciloscópios InfiniiVision é compatível com todas as opções de disparo e decodificação dos seguintes barramentos seriais: Figura 3: capturando quadros CAN decodificados e consecutivos usando a memória segmentada. I 2 C/SPI RS-232/UART USB CAN/LIN I 2 S MIL-STD 1553/ARINC 429 FlexRay Para ilustrar o quanto a aquisição com memória segmentada pode melhorar as medições de barramentos seriais, examinaremos a medição de um barramento CAN automotivo com sinais mistos. A figura 3 mostra a medição de um barramento CAN feita com o osciloscópio configurado para disparar na condição início do quadro. Usando essa condição de disparo com o modo de aquisição com memória segmentada ativado, o osciloscópio captura quadros CAN consecutivos facilmente em um tempo total de 2,4 segundos. Após capturar os segmentos/quadros CAN, podemos navegar por todos os eles individualmente para detectar anomalias ou erros. Além disso, podemos fazer medições de tempo de latência entre os quadros, usando a marcação de tempo da memória segmentada.

6 06 Keysight Aquisição de memória segmentada para os osciloscópios InfiniiVision - Folha de dados Aplicações de sinais mistos e barramentos seriais (continuação) As figuras 4a e 4b mostram exemplos da captura de quadros remotos e de dados consecutivos com o código ID 07FHEX. Isso foi possível configurando o osciloscópio para disparar tanto em quadros remotos quanto em dados com esse ID específico. Agora podemos medir o tempo de latência entre cada quadro de solicitação de transferência remota com o ID 07FHEX e os quadros de resposta com o mesmo ID. Nesse exemplo de medição, a latência entre o segmento 4 (quadro remoto) e o segmento 5 (quadro de dados) foi de 4,821 ms. Observe também que, embora não seja mostrada, a marcação de tempo do último segmento capturado (segmento 1.000) foi de aproximadamente 9,5 segundos. Capturar por essa quantidade de tempo usando uma memória de aquisição convencional, com essa taxa de amostragem, necessitaria de 16 Mpts de memória. Figura 4a: quadro remoto 07F HEX capturado como segmento 4 tem uma marcação de tempo de 32,3199 ms. Figura 4b: quadro remoto 07F HEX capturado como segmento 5 tem uma marcação de tempo de 37,1359 ms, indicando uma latência de 4,816 ms.

7 07 Keysight Aquisição de memória segmentada para os osciloscópios InfiniiVision - Folha de dados Aplicações com sinais mistos e barramentos seriais (continuação) Ao navegar pelos inúmeros segmentos/quadros, vimos que estavam ocorrendo erros aleatoriamente. Então o próximo passo nessa medição de CAN foi capturar e armazenar somente os quadros que continham erros. Para fazer isso, configuramos o osciloscópio para disparar especificamente em qualquer ocorrência de qualquer "erro de forma" ou "quadro com sinalização de erro" independentemente de seu código ID. A figura 5 mostra como a aquisição com memória segmentada capturou 500 quadros de erro consecutivos em um tempo total maior que 50 segundos (marcação de tempo do segmento 500). Capturar essa quantia de quadros usando a memória de aquisição convencional de um osciloscópio, com essa taxa de amostragem, demandaria mais de 100 MB de memória. Mas com a memória segmentada, os osciloscópios InfiniiVision da série 3000X puderam capturar mais de 50 segundos de detalhes específicos do sinal, usando seus 4 Mpts de memória. Figura 5: a memória segmentada captura 500 quadros CAN consecutivos em um intervalo de tempo de 50 segundos. Depois de capturar quadros de erro CAN consecutivos, podemos navegar por eles individualmente para descobrir porque esses erros estão ocorrendo.

8 08 Keysight Aquisição de memória segmentada para os osciloscópios InfiniiVision - Folha de dados Características de desempenho Fonte de aquisição dos segmentos Canais analógicos 1 e 2 (nos modelos DSO com dois canais) + Canais analógicos 3 e 4 (nos modelos DSO com quatro canais) + Canais digitais D0 a D15 (nos modelos MSO) + Decodificação serial (nos modelos com opções de decodificação serial) Número de segmentos 1 a 2000 (séries 5000, 6000 e 7000) 1 a 1000 (séries 3000X, 4000X e 6000X) 1 a 250 (série 2000X) Tamanho mínimo do segmento 500 pontos (+ Sen(x)/x pontos reconstruídos com bases de tempo mais rápidas) Tempo de rearme (tempo mínimo entre eventos de disparo) Resolução da marcação de tempo 5000, 6000, 7000: 6 μs Série 6000X: 7,5 μs Séries 3000X e 4000X: 1 μs Série 2000X: 20 μs 10 ps ou 6 dígitos (o que for maior) Informações para pedido A opção de memória segmentada é compatível com todos os osciloscópios InfiniiVision da Keysight. Ela pode ser instalada como uma opção de fábrica pedida como opção SGM, juntamente com um modelo de osciloscópio específico. Usuários que já têm um osciloscópio InfiniiVision podem adquirir essa opção como uma atualização pós-compra. Número do modelo - Instalada pelo usuário Número da opção - Instalada na fábrica Descrição N5454A SGM Memória segmentada para os osciloscópios das séries 5000, 6000 e 7000 DSOX2SGM SGM Memória segmentada para os osciloscópios da série 2000X DSOX3SGM SGM Memória segmentada para os osciloscópios da série 3000X Padrão N/A Memória segmentada para os osciloscópios das séries 4000X e 6000X

9 09 Keysight Aquisição de memória segmentada para os osciloscópios InfiniiVision - Folha de dados Literatura relacionada da Keysight Título da publicação Tipo de publicação Número da publicação Osciloscópios InfiniiVision da série 2000X Folha de dados PTBR Osciloscópios InfiniiVision da série 3000X Folha de dados PTBR Osciloscópios InfiniiVision da série 4000X Folha de dados PTBR Osciloscópios InfiniiVision da série 6000X Folha de dados EN Osciloscópios InfiniiVision da série 7000B Folha de dados EN A taxa de atualização de formas de onda do osciloscópio determina a probabilidade Nota de aplicação PTBR de capturar eventos elusivos Avaliando osciloscópios para depurar designs com sinais mistos Nota de aplicação PTBR Avaliando as larguras de banda de osciloscópios para suas aplicações Nota de aplicação PTBR Taxas de amostragem vs. fidelidade de amostragem de osciloscópios Nota de aplicação EN Como avaliar as características de ruído vertical de um osciloscópio Nota de aplicação EN Osciloscópio com memória segmentada para aplicações com barramentos seriais Nota de aplicação PTBR

10 10 Keysight Aquisição de memória segmentada para os osciloscópios InfiniiVision - Folha de dados Osciloscópios Keysight Technologies Diversos modelos de 20 MHz a > 90 GHz Especificações líderes da indústria Aplicações poderosas

11 11 Keysight Aquisição com memória segmentada para os osciloscópios InfiniiVision - Folha de dados Para mais informações sobre produtos, aplicações ou serviços, contate a Keysight mais próxima de você. A lista completa está disponível em: Américas Brasil Canadá (877) Estados Unidos (800) México Ásia e Pacífico Austrália China Cingapura Coreia Hong Kong Índia Japão 0120 (421) 345 Malásia Taiwan Outros países (65) Europa e Oriente Médio Alemanha Áustria Bélgica Espanha Finlândia França Irlanda Israel Itália Luxemburgo Países Baixos Reino Unido Rússia Suécia Suíça Opção 1 (DE) Opção 2 (FR) Opção 3 (IT) Para outros países, acesse: (BP ) Informações sujeitas a alterações sem aviso prévio. Keysight Technologies, Published in USA, December 1, PTBR

Keysight Technologies Testes de Máscara/Limite de Forma de Onda para Osciloscópios IniniiVision. Folha de Dados

Keysight Technologies Testes de Máscara/Limite de Forma de Onda para Osciloscópios IniniiVision. Folha de Dados Keysight Technologies Testes de Máscara/Limite de Forma de Onda para Osciloscópios IniniiVision Folha de Dados Apresentação Se você precisa validar a qualidade e a estabilidade dos seus componentes e sistemas

Leia mais

Keysight U1177A Adaptador de Infravermelho (IR) para Bluetooth. Folha de Dados

Keysight U1177A Adaptador de Infravermelho (IR) para Bluetooth. Folha de Dados Keysight U1177A Adaptador de Infravermelho (IR) para Bluetooth Folha de Dados Apresentação O adaptador de infravermelho (IR) para Bluetooth U1177A da Keysight é uma solução para conectividade remota wireless

Leia mais

Arquiteturas de memória de osciloscópio Por que toda memória de aquisição não é criada igualmente

Arquiteturas de memória de osciloscópio Por que toda memória de aquisição não é criada igualmente Arquiteturas de memória de osciloscópio Por que toda memória de aquisição não é criada igualmente Nota de aplicação Introdução Muitas pessoas dizem que seus carros nunca poderiam ter autonomia demais ou

Leia mais

Depurando barramentos seriais USB 2.0 de alta velocidade em projetos embarcados

Depurando barramentos seriais USB 2.0 de alta velocidade em projetos embarcados Depurando barramentos seriais USB 2.0 de alta velocidade em projetos embarcados Introdução O barramento serial USB 2.0 de alta velocidade é utilizado atualmente em uma ampla variedade de computadores e

Leia mais

Kit de Treinamento em Osciloscópios InfiniiVision Séries 2000X e 3000X

Kit de Treinamento em Osciloscópios InfiniiVision Séries 2000X e 3000X Kit de Treinamento em Osciloscópios InfiniiVision Séries 2000X e 3000X Catálogo do produto Ferramentas de treinamento em osciloscópios criadas especificamente para estudantes e professores do ensino superior

Leia mais

Lista de Exercícios 1

Lista de Exercícios 1 Conceitos envolvidos: a) Memória de Dados (interna e externa) b) Memória de Programa (interna e externa) c) Operações aritméticas e lógicas d) Portas e) Endereçamento a Bit f) Contadores e Temporizadores

Leia mais

mensário estatístico - exportação Janeiro 2011 CAFÉ EM GRÃOS

mensário estatístico - exportação Janeiro 2011 CAFÉ EM GRÃOS mensário estatístico - CAFÉ EM GRÃOS CONDIÇÕES Este relatório foi preparado pela Linus Galena Consultoria Econômica exclusivamente para uso de seus clientes e não poderá ser circulado, reproduzido, distribuído

Leia mais

1331 Velocidade do som em líquidos Velocidade de fase e de grupo

1331 Velocidade do som em líquidos Velocidade de fase e de grupo 1 Roteiro elaborado com base na documentação que acompanha o conjunto por: Osvaldo Guimarães PUC-SP Tópicos Relacionados Ondas longitudinais, velocidade do som em líquidos, comprimento de onda, freqüência,

Leia mais

COMUNICAÇÃO DIGITAL 1. INTRODUÇÃO PROF. MARCIO EISENCRAFT

COMUNICAÇÃO DIGITAL 1. INTRODUÇÃO PROF. MARCIO EISENCRAFT COMUNICAÇÃO DIGITAL 1. INTRODUÇÃO PROF. MARCIO EISENCRAFT Baseado em http://ocw.mit.edu/courses/electrical-engineering-and-computer-science/6-450- principles-of-digital-communications-i-fall-2006/video-lectures/lecture-1-introduction/

Leia mais

AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade

AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade 1 AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade Ernesto F. L. Amaral 31 de agosto de 2010 Metodologia de Pesquisa (DCP 854B) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à estatística. 10 ª ed. Rio de Janeiro:

Leia mais

Aplicativos de barramentos seriais para osciloscópios InfiniiVision da série 3000X

Aplicativos de barramentos seriais para osciloscópios InfiniiVision da série 3000X Aplicativos de barramentos seriais para osciloscópios InfiniiVision da série 3000X Folheto de Dados Suporte aos seguintes protocolos e recursos: I 2 C SPI RS232/UART I 2 S CAN LIN FlexRay MIL-STD 1553

Leia mais

Redes Sem Fio (Wireless) Prof. Fred Sauer. email: fsauer@gmail.com. Redes Sem Fio (Wireless) 1

Redes Sem Fio (Wireless) Prof. Fred Sauer. email: fsauer@gmail.com. Redes Sem Fio (Wireless) 1 Redes Sem Fio (Wireless) Prof. Fred Sauer email: fsauer@gmail.com Redes Sem Fio (Wireless) 1 Bibliografia Wireless Communication : O Guia Essencial de Comunicação sem Fio (Livro texto) Andy Dornan Editora

Leia mais

ARTIGO. Sobre monitoramento a Distancia e aplicação automática de medicamentos. Sistema de monitoração a distancia e aplicação de medicamentos.

ARTIGO. Sobre monitoramento a Distancia e aplicação automática de medicamentos. Sistema de monitoração a distancia e aplicação de medicamentos. ARTIGO Sobre monitoramento a Distancia e aplicação automática de medicamentos. Autor: Marcos José Sanvidotti Sistema de monitoração a distancia e aplicação de medicamentos. Resumo: O monitoramento a distância

Leia mais

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização Hardware: Componentes Básicos Arquitetura dos Computadores Dispositivos de Entrada Processamento Dispositivos de Saída Armazenamento Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistema de

Leia mais

TronicStar 10GPRO-V7-RX

TronicStar 10GPRO-V7-RX TronicStar 10GPRO-V7-RX TSCM RF Detector & Receiver Rev. 02-10/2015 1 O Detector Receptor TronicStar 10GPRO-V7-RX é um detector de RF (radiofrequência) profissional e receptor capaz de detectar sinais

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE CONFIGURAÇÃO LINEAR-HCS / MONI SOFTWARE Baseado em: Moni Software v10.1.19 Conversor Serial-IP v1.100b Guarita IP va.

GUIA RÁPIDO DE CONFIGURAÇÃO LINEAR-HCS / MONI SOFTWARE Baseado em: Moni Software v10.1.19 Conversor Serial-IP v1.100b Guarita IP va. GUIA RÁPIDO DE CONFIGURAÇÃO LINEAR-HCS / MONI SOFTWARE Baseado em: Moni Software v10.1.19 Conversor Serial-IP v1.100b Guarita IP va.110a SÃO CAETANO DO SUL 2015 1. CONVERSOR SERIAL-IP / GUARITA IP 1.1

Leia mais

Modulação. Modulação e Codificação. Modulação. Modulação. Técnicas de Modulação

Modulação. Modulação e Codificação. Modulação. Modulação. Técnicas de Modulação Modulação e Codificação Modulação Dados analógicos Sinais analógicos Dados digitais Sinais analógicos Codificação Dados analógicos Sinais digitais Dados digitais Sinais digitais Modulação Processo pelo

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 05. Redes de Computadores. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 05. Redes de Computadores. Prof. Fábio Nelson Aula 05 Redes de Computadores Sistemas de Comunicação de Dados Sistemas computadorizados que transmitem dados por meio de linhas de comunicação, como, por exemplo, linhas telefônicas ou cabos. História:

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 26 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 26-21/07/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software Métricas para software

Leia mais

SUPERTEC2007 SINCRONISMO DETETOR DE MODOS MICRO

SUPERTEC2007 SINCRONISMO DETETOR DE MODOS MICRO XXVIII. SINCRONISMO DETETOR DE MODOS MICRO Os monitores analógicos usam um CI chamado Detetor de modos e configurador (às vezes é mais de um CI). Este CI recebe os sinais de sincronismo H e V vindos do

Leia mais

Como utilizar a tecnologia a favor da sua central de atendimento

Como utilizar a tecnologia a favor da sua central de atendimento Como utilizar a tecnologia a favor da sua central de atendimento Conheça algumas tecnologias que podem melhorar a sua central de atendimento. URA: Como utilizar a tecnologia a favor da sua central de atendimento

Leia mais

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM Energia produzida Para a industria eólica é muito importante a discrição da variação da velocidade do vento. Os projetistas de turbinas necessitam da informação para otimizar o desenho de seus geradores,

Leia mais

Osciloscópios InfiniiVision da Série 4000X

Osciloscópios InfiniiVision da Série 4000X Keysight Technologies Osciloscópios InfiniiVision da Série 4000X Folha de Dados Experimente velocidade, usabilidade e integração Imagine um osciloscópio que vê tudo, dispara em qualquer coisa, possui a

Leia mais

Inteligência de negócios do laboratório DESCUBRA INFORMAÇÕES ÚTEIS DE DADOS OPERACIONAIS DO LABORATÓRIO

Inteligência de negócios do laboratório DESCUBRA INFORMAÇÕES ÚTEIS DE DADOS OPERACIONAIS DO LABORATÓRIO Inteligência de negócios do laboratório DESCUBRA INFORMAÇÕES ÚTEIS DE DADOS OPERACIONAIS DO LABORATÓRIO INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS DO LABORATÓRIO AS DECISÕES SOBRE O LABORATÓRIO COMEÇAM COM A INTELIGÊNCIA

Leia mais

Sensor de velocidade (VBSS05 VBSS100RG)

Sensor de velocidade (VBSS05 VBSS100RG) Sensor de velocidade VBOX Baseado em uma variedade de sistemas GPS de alta precisão, os sensores de velocidade VBOX oferecem a última solução de medição sem contato. Com taxa de aquisição de GPS de 5Hz,

Leia mais

Agilent U1177A Adaptador de infravermelho para Bluetooth

Agilent U1177A Adaptador de infravermelho para Bluetooth Agilent U1177A Adaptador de infravermelho para Bluetooth Folheto de dados Características Possibilita conexão Bluetooth com os multímetros digitais de mão da Agilent Fácil de instalar: conecte-o à entrada

Leia mais

2 Conceitos de transmissão de dados

2 Conceitos de transmissão de dados 2 Conceitos de transmissão de dados 2 Conceitos de transmissão de dados /24 2. Características dos sinais digitais 2. Características dos sinais digitais 2/24 Características dos sinais digitais Sinal

Leia mais

Avaliação Econômica Projeto de Inclusão Digital. Naercio Aquino Menezes Filho Centro de Políticas Públicas Insper FEA-USP e Fundação Itaú Social

Avaliação Econômica Projeto de Inclusão Digital. Naercio Aquino Menezes Filho Centro de Políticas Públicas Insper FEA-USP e Fundação Itaú Social Avaliação Econômica Projeto de Inclusão Digital Naercio Aquino Menezes Filho Centro de Políticas Públicas Insper FEA-USP e Fundação Itaú Social Estrutura da Apresentação 1) O que é a Avaliação Econômica?

Leia mais

Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências da Terra

Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências da Terra Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências da Terra APLICAÇÃO DE DIFERENTES NÍVEIS DE REALISMO DERIVADOS DE IMAGEM DE SATÉLITE NA REALIDADE VIRTUAL Juliana Moulin Fosse - jumoulin@ufpr.br Mosar

Leia mais

TCI Sistemas Integrados

TCI Sistemas Integrados TCI Sistemas Integrados Manual Gera arquivo Prefeitura 1 Índice 1 - Cadastros obrigatórios para Gerar Arquivo para Prefeitura...3 2 Gerar Arquivo...8 3 Retorno Arquivo Prefeitura...19 2 1 Cadastros obrigatórios

Leia mais

ASUS anuncia a família Transformer Book Chi

ASUS anuncia a família Transformer Book Chi ASUS anuncia a família Transformer Book Chi Enviado por DA REDAÇÃO 06-Jan-2015 PQN - O Portal da Comunicação A ASUS anuncia o lançamento da família Transformer Book Chi, uma linha de belos e finos portáteis

Leia mais

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas ,QVWDODomR 5HTXLVLWRV0tQLPRV Para a instalação do software 0RQLWXV, é necessário: - Processador 333 MHz ou superior (700 MHz Recomendado); - 128 MB ou mais de Memória RAM; - 150 MB de espaço disponível

Leia mais

STV 8 SET 2008 2. uma polaridade de sincronismo negativa, com os pulsos de sincronismo na posição para baixo, como mostrado na figura abaixo

STV 8 SET 2008 2. uma polaridade de sincronismo negativa, com os pulsos de sincronismo na posição para baixo, como mostrado na figura abaixo STV 8 SET 2008 1 ANÁLISE DOS SINAIS DE VÍDEO as três partes do sinal composto de vídeo, ilustradas na figura abaixo, são: 1 o sinal da câmera correspondendo às variações de luz na cena 2 os pulsos de sincronismo

Leia mais

7- GPS 2-D. GPS Global Positioning System

7- GPS 2-D. GPS Global Positioning System 7- GPS GPS Global Positioning System o GPS é um sistema de navegação baseado numa rede de 24 satélites. Começou oficialmente há cerca de 20 anos, como aplicação militar dos E.U.A. Hoje em dia existe uma

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR XD EM AMBIENTES MICROSOFT WINDOWS

MANUAL DO INSTALADOR XD EM AMBIENTES MICROSOFT WINDOWS MANUAL DO INSTALADOR XD EM AMBIENTES MICROSOFT WINDOWS Está disponível a partir da versão 2014.73 do XD Rest/Pos/Disco um novo formato no instalador em ambientes Microsoft Windows. O instalador passa a

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 03)

ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 03) ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 03) 1.0 O CAPACÍMETRO É o instrumento usado para medir o valor dos capacitores comuns e eletrolíticos. Há dois tipos de capacímetro: o analógico (de ponteiro) e o digital

Leia mais

Avaliando e Compreendendo o Desempenho. Capítulo 4

Avaliando e Compreendendo o Desempenho. Capítulo 4 Avaliando e Compreendendo o Desempenho Capítulo 4 Desempenho Mensurar, analisar e informar Fazer escolhas inteligentes Por que um hardware é melhor que outro para programas diferentes? Que fatores do desempenho

Leia mais

Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos. Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO/USB/OEM. Versão 1.

Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos. Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO/USB/OEM. Versão 1. Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos Manual CP-WS1 Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO/USB/OEM PROXSYS Versão 1.4 Setembro -2015 Controlador Industrial CP-WS1

Leia mais

Atualização Licenciamento Windows Server 2003

Atualização Licenciamento Windows Server 2003 Atualização Licenciamento Windows Server 2003 Visão geral Tipos de Licenciamento Modelo de licenciamento do Windows Server 2003 Ativação do Produto Licenciamento Corporativo Tipos de Licenciamento Versão

Leia mais

Analisadores de mão FieldFox da Agilent

Analisadores de mão FieldFox da Agilent Analisadores de mão FieldFox da Agilent 4/6/6.5/9/14/18/26,5 GHz N9912A N9913A N9914A N9915A N9916A N9917A N9918A N9923A N9925A N9926A N9927A N9928A N9935A N9936A N9937A N9938A Precisão. Prontidão. FieldFox.

Leia mais

PROF.: PAULO GOMES MATÉRIA: STR1 MOURA LACERDA

PROF.: PAULO GOMES MATÉRIA: STR1 MOURA LACERDA PROF.: PAULO GOMES MATÉRIA: STR1 MOURA LACERDA TEORIA Princípios básicos de transmissão a. Sinais de radiofreqüência (RF) Possuem freqüências acima de 100 KHz e são usados pelas emissoras para transportar

Leia mais

Ranking Mundial de Juros Reais Jan/14

Ranking Mundial de Juros Reais Jan/14 Ranking Mundial de Juros Reais Jan/14 O Ranking Mundial de Juros Reais é um comparativo entre as taxas praticadas em 40 países do mundo e os classifica conforme as taxas de juros nominais determinadas

Leia mais

Poderoso aquisitor de dados VBOX e tecnologia de vídeo em uma interface amigável tudo num produto acessível

Poderoso aquisitor de dados VBOX e tecnologia de vídeo em uma interface amigável tudo num produto acessível Poderoso aquisitor de dados VBOX e tecnologia de vídeo em uma interface amigável tudo num produto acessível Vídeo VBOX Lite é uma caixa de soluções, incorporando um gravador de vídeo em estado de gravação

Leia mais

Augusto Ribeiro Mendes Filho Assessor de Comunicação da Elipse Software NECESSIDADE

Augusto Ribeiro Mendes Filho Assessor de Comunicação da Elipse Software NECESSIDADE ELIPSE E3 PERMITE AVALIAR A PERFORMANCE DAS TECNOLOGIAS USADAS EM USINA FOTOVOLTAICA DA TRACTEBEL ENERGIA Solução da Elipse Software monitora o comportamento das tecnologias testadas na Usina Fotovoltaica

Leia mais

Manual do Desenvolvedor Geração de Tokens

Manual do Desenvolvedor Geração de Tokens Manual do Desenvolvedor Geração de Tokens Setembro de 2012 Versão 1.3 ÍNDICE Página 1. Introdução... 1 2. Geração de Tokens... 1 2.1 Formato dos Tokens... 1 2.2 Geração de Tokens... 1 2.2.1 Gerar Token

Leia mais

OSCILOSCÓPIO PORTÁTIL DIGITAL MODELO: MINISCOPE 300V

OSCILOSCÓPIO PORTÁTIL DIGITAL MODELO: MINISCOPE 300V OSCILOSCÓPIO PORTÁTIL DIGITAL MODELO: MINISCOPE 300V APLICAÇÕES Este instrumento foi projetado para proporcionar uma análise rápida de sinais através de sua Unidade de Aquisição de Dados Rápida. Dotado

Leia mais

Placas Gráficas. Placas Gráficas. Placas Gráficas. Placas Gráficas. O que é? Para que serve? Resolução (cont.) Resolução

Placas Gráficas. Placas Gráficas. Placas Gráficas. Placas Gráficas. O que é? Para que serve? Resolução (cont.) Resolução O que é? Para que serve? -A função das placas gráficas é a de construir as imagens que são apresentadas nos monitores dos computadores. -O conteúdo dessa memória está sempre a ser actualizado pela placa

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS MÓDULO 8

ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS MÓDULO 8 ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS MÓDULO 8 Índice 1. Modelagem de Dados - Continuação...3 1.1. Modelo Entidade-Relacionamento (MER) - II... 3 1.1.1. Entidades fortes e entidades fracas... 3 1.2. Dicionário

Leia mais

www.smap3d Plant Design.com

www.smap3d Plant Design.com www.smap3d Plant Design.com Smap3D Plant Design Planta em 2D/3D Inteligente e Projeto de Tubulação Do diagrama de P&ID para projeto em 3D e para os Isométricos Smap3D Plant Design é o software de CAD 3D

Leia mais

MÓDULO 2 Topologias de Redes

MÓDULO 2 Topologias de Redes MÓDULO 2 Topologias de Redes As redes de computadores de modo geral estão presentes em nosso dia adia, estamos tão acostumados a utilizá las que não nos damos conta da sofisticação e complexidade da estrutura,

Leia mais

a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos e trabalhos escolares.

a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos e trabalhos escolares. START - WORD Respostas dos Exercícios CAPÍ TULO 1 1. Complete as frases usando as palavras do quadro: JANELA TEXTOS TÍTULO ZOOM a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos

Leia mais

Ranking Mundial de Juros Reais Mar/13

Ranking Mundial de Juros Reais Mar/13 Ranking Mundial de Juros Reais Mar/13 O Ranking Mundial de Juros Reais é um comparativo entre as taxas praticadas em 40 países do mundo e os classifica conforme as taxas de juros nominais determinadas

Leia mais

Ao ligar, o equipamento solicita o teste do alto falante SEGURANÇA. Esta é a tela em que você tem a opção de apagar a programação existente, que

Ao ligar, o equipamento solicita o teste do alto falante SEGURANÇA. Esta é a tela em que você tem a opção de apagar a programação existente, que G U I A Colleague Ao ligar, o equipamento solicita o teste do alto falante SEGURANÇA. Esta é a tela em que você tem a opção de apagar a programação existente, que permanece na memória do equipamento por

Leia mais

DESCRITIVO TÉCNICO PLATAFORMA PCS

DESCRITIVO TÉCNICO PLATAFORMA PCS DESCRITIVO TÉCNICO PLATAFORMA PCS A Plataforma PCS é composta por um Servidor de Aplicações interligado a um PABX e à rede de dados da empresa. É neste servidor que irão residir aplicações para controlar

Leia mais

Telemetria para Aeromodelos

Telemetria para Aeromodelos Telemetria para Aeromodelos José Mangualde O projeto consiste em um sistema (hardware e software) para aquisição de informações em tempo real e a possibilidade da monitoração de um aeromodelo em vôo. Conjunto

Leia mais

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Ao considerar o impacto ambiental das empilhadeiras, observe toda cadeia de suprimentos, da fonte de energia ao ponto de uso

Ao considerar o impacto ambiental das empilhadeiras, observe toda cadeia de suprimentos, da fonte de energia ao ponto de uso Energia limpa Ao considerar o impacto ambiental das empilhadeiras, observe toda cadeia de suprimentos, da fonte de energia ao ponto de uso Empilhadeira movida a hidrogênio H oje, quando se trata de escolher

Leia mais

Motantagem de Contigs de sequências de genomas e Transcriptomas. Introdução

Motantagem de Contigs de sequências de genomas e Transcriptomas. Introdução Motantagem de Contigs de sequências de genomas e Transcriptomas Introdução As novas tecnologias de sequenciamento conseguem produzir uma quantidade de dados muito grande com custos baixos. A velocidade

Leia mais

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores 1 Processamento de Dados aplicado à Geociências AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GEOPROCESSAMENTO

Leia mais

Acionamento de Motores: PWM e Ponte H

Acionamento de Motores: PWM e Ponte H Warthog Robotics USP São Carlos www.warthog.sc.usp.br warthog@sc.usp.br Acionamento de Motores: PWM e Ponte H Por Gustavo C. Oliveira, Membro da Divisão de Controle (2014) 1 Introdução Motores são máquinas

Leia mais

BIOS - Códigos de erro

BIOS - Códigos de erro Durante o boot, o BIOS realiza uma série de testes, visando detectar com exatidão os componentes de hardware instalados no micro. Este teste é chamado de POST, acrônimo de "Power-On Self Test". Os dados

Leia mais

SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES

SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES AUDIÊNCIA PÚBLICA - SENADO FEDERAL EDUARDO LEVY Brasília, 20 de maio de 2014 números do setor de telecomunicações R$ 29,3 bilhões de investimentos em 2013 segundo ano consecutivo

Leia mais

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Birigui SP Setembro - 2013 1. Configurando o Ambiente. Este documento mostra como configurar o ambiente do GigaChef para usar o Tablet

Leia mais

Impressora Latex série 300. Garantia limitada

Impressora Latex série 300. Garantia limitada Impressora Latex série 300 Garantia limitada 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. 1 Avisos legais As informações contidas neste documento estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. As únicas

Leia mais

Ranking Mundial de Juros Reais SET/14

Ranking Mundial de Juros Reais SET/14 Ranking Mundial de Juros Reais SET/14 O Ranking Mundial de Juros Reais é um comparativo entre as taxas praticadas em 40 países do mundo e os classifica conforme as taxas de juros nominais determinadas

Leia mais

Módulo 8 Entradas Digitais 24 Vdc Monitorado. Os seguintes produtos devem ser adquiridos separadamente para possibilitar a utilização do produto:

Módulo 8 Entradas Digitais 24 Vdc Monitorado. Os seguintes produtos devem ser adquiridos separadamente para possibilitar a utilização do produto: Descrição do Produto O módulo, integrante da Série Ponto, possui 8 pontos de entrada digital +24 Vdc isolada e monitorada, é indicado para aplicações onde a situação de linha rompida necessita ser detectada

Leia mais

Melhore o rendimento e o tempo de teste do seu sistema com a tecnologia PXI Express

Melhore o rendimento e o tempo de teste do seu sistema com a tecnologia PXI Express Melhore o rendimento e o tempo de teste do seu sistema com a tecnologia PXI Express Alexsander Loula Gerente de Desenvolvimento de Negócios RF & MI Marcio Soares Engenheiro de Aplicações Requisitos de

Leia mais

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Aplicativo Xerox App Gallery Guia de Utilização Rápida 702P03997 Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Use o Aplicativo Xerox App Gallery para localizar

Leia mais

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL COMO ACESSAR O APLICATIVO SAFE DOC CAPTURE Acesse o aplicativo SAFE-DOC CAPTURE clicando no ícone na sua área de trabalho: SAFE-DOC Capture Digite o endereço do portal que é

Leia mais

OSCILOSCÓPIO DIGITAL MODELO: MVB DSO

OSCILOSCÓPIO DIGITAL MODELO: MVB DSO OSCILOSCÓPIO DIGITAL MODELO: CARACTERÍSTICAS Interface USB DE 50 ATÉ Display: LCD de 7 (400 x 240) colorido. Largura de Banda: Inicial de 50MHz podendo ser atualizada para 70MHz e. Contraste: Ajustável

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) CADERNO DE PROVAS PROVA DISCURSIVA

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) CADERNO DE PROVAS PROVA DISCURSIVA Concurso Público - NÍVEL MÉDIO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) CARGO: Técnico da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico Classe: Técnico 1 Padrão I TEMA: CADERNO DE PROVAS PROVA DISCURSIVA

Leia mais

Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Esta é uma área essencial para aumentar as taxas de sucesso dos projetos, pois todos eles possuem riscos e precisam ser gerenciados, ou seja, saber o

Leia mais

Supervisório Remoto aplicado em Dispositivo Móvel na Plataforma NI LabVIEW

Supervisório Remoto aplicado em Dispositivo Móvel na Plataforma NI LabVIEW Supervisório Remoto aplicado em Dispositivo Móvel na Plataforma NI LabVIEW "Este artigo demonstra os recursos e passos necessários para implementar um sistema supervisório de consumo energético e controle

Leia mais

Osciloscópios Agilent InfiniiVision 3000 série-x. Guia do usuário

Osciloscópios Agilent InfiniiVision 3000 série-x. Guia do usuário Osciloscópios Agilent InfiniiVision 3000 série-x Guia do usuário s1 Avisos Agilent Technologies, Inc. 2005-2013 Nenhuma parte deste manual pode ser reproduzida de qualquer forma ou por qualquer meio (incluindo

Leia mais

Cap. II EVENTOS MUTUAMENTE EXCLUSIVOS E EVENTOS NÃO- EXCLUSIVOS

Cap. II EVENTOS MUTUAMENTE EXCLUSIVOS E EVENTOS NÃO- EXCLUSIVOS Cap. II EVENTOS MUTUAMENTE EXCLUSIVOS E EVENTOS NÃO- EXCLUSIVOS Dois ou mais eventos são mutuamente exclusivos, ou disjuntos, se os mesmos não podem ocorrer simultaneamente. Isto é, a ocorrência de um

Leia mais

Oito dicas para melhorar a coleta de sinais do osciloscópio

Oito dicas para melhorar a coleta de sinais do osciloscópio Oito dicas para melhorar a coleta de sinais do osciloscópio Nota de aplicação 1603 8 dicas para melhorar a coleta de sinais do osciloscópio A coleta do sinal é um passo crítico para fazer medições de qualidade

Leia mais

Telecomunicação e Redes

Telecomunicação e Redes Telecomunicação e Redes Gleidson Emanuel Engª. Mecânica Izaac Damasceno Engª. Agrícola e Ambiental Jadson Patrick Engª. Agrícola e Ambiental Sergio Santos Engª. Agrícola e Ambiental DEFINIÇÃO (Telecomunicação)

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco Mestrado em Ciência da Computação

Universidade Federal de Pernambuco Mestrado em Ciência da Computação Universidade Federal de Pernambuco Mestrado em Ciência da Computação Lista 1 de Introdução a Agentes Inteligentes Bruno Benevides Cavalcante, Rafael Gonçalves Barreira [bbc2 rgb2]@cin.ufpe.br Agentes 1.

Leia mais

AMOSTRADOR PORTÁTIL AS950

AMOSTRADOR PORTÁTIL AS950 AMOSTRADOR PORTÁTIL AS950 Aplicações Água de reuso Sistemas de coleta Pré-tratamento industrial Controle ambiental Águas pluviais A amostragem nunca foi tão fácil. O controlador do amostrador AS950 da

Leia mais

Servidores de impressão HP Jetdirect

Servidores de impressão HP Jetdirect Servidores de impressão HP Jetdirect Adendo ao Guia do administrador - Servidor de impressão de solução USB do HP Jetdirect 2700w (J8026A) Visão geral... 2 Comandos e parâmetros Telnet... 2 Servidor da

Leia mais

Dynamic Voltage Scaling in Multitier Web Servers with End-to-End Delay Control

Dynamic Voltage Scaling in Multitier Web Servers with End-to-End Delay Control Dynamic Voltage Scaling in Multitier Web Servers with End-to-End Delay Control Tibor Horvath and Tarek Abdelzaher and Kevin Skadron and Xue Liu Universidade Federal Fluminense Diego Passos Apresentação

Leia mais

LIGAMOS PEQUENAS EMPRESAS A GRANDES NEGÓCIOS.

LIGAMOS PEQUENAS EMPRESAS A GRANDES NEGÓCIOS. Soluções de Telecomunicações para Empresas LIGAMOS PEQUENAS EMPRESAS A GRANDES NEGÓCIOS. Permanência mínima para todos os serviços de 24 meses. IVA não incluido. Válido até Outubro de 2012 ZON Office ZON

Leia mais

Keysight Technologies Osciloscópios IniniiVision da Série 3000X

Keysight Technologies Osciloscópios IniniiVision da Série 3000X Keysight Technologies Osciloscópios IniniiVision da Série 3000X Folha de Dados A reinvenção do osciloscópio: tecnologia inovadora oferece mais recursos pelo mesmo preço. 2 Keysight Osciloscópios IniniiVision

Leia mais

Osciloscópios Agilent InfiniiVision 2000 série-x. Guia do usuário

Osciloscópios Agilent InfiniiVision 2000 série-x. Guia do usuário Osciloscópios Agilent InfiniiVision 2000 série-x Guia do usuário s1 Avisos Agilent Technologies, Inc. 2005-2013 Nenhuma parte deste manual pode ser reproduzida de qualquer forma ou por qualquer meio (incluindo

Leia mais

Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards

Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Complementando a Versão Muitas características excelentes Estrutura de tabela é muito útil Perspectiva

Leia mais

DK105 GROVE. Temperatura e Umidade. Radiuino

DK105 GROVE. Temperatura e Umidade. Radiuino DK105 GROVE Temperatura e Umidade Radiuino O presente projeto visa mostrar uma básica aplicação com o Kit DK 105 Grove. Utilizamos um sensor de umidade e temperatura Grove juntamente ao nó sensor para

Leia mais

Projetada para aplicações médicas, a UP-D897 é uma impressora gráfica digital monocromática leve e compacta que sucede a popular-d895.

Projetada para aplicações médicas, a UP-D897 é uma impressora gráfica digital monocromática leve e compacta que sucede a popular-d895. UP-D897 Impressora gráfica digital A6 Visão geral Impressora gráfica digital monocromática leve e compacta que oferece impressão de alta velocidade. Projetada para aplicações médicas, a UP-D897 é uma impressora

Leia mais

DIMENSÕES DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

DIMENSÕES DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE SOFTWARE ESPECIAL Engenharia de Software DIMENSÕES DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE SOFTWARE por Paulo Borba DECISÕES IMPORTANTES A SEREM TOMADAS NOS PROJETOS E NA CARREIRA DE UM PESQUISADOR EM ENGENHARIA DE SOFTWARE.

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

Ondas EM no Espaço Livre (Vácuo)

Ondas EM no Espaço Livre (Vácuo) Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Santa Catarina Campus São José Área de Telecomunicações ELM20704 Eletromagnetismo Professor: Bruno Fontana da Silva 2014-1 Ondas EM

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE III): GERENCIAMENTO DE CENÁRIOS

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE III): GERENCIAMENTO DE CENÁRIOS UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE III): GERENCIAMENTO DE CENÁRIOS! Criando cenários a partir do Solver! Planilha entregue para a resolução de exercícios! Como alterar rapidamente

Leia mais

Controlador de DMA. Gustavo G. Parma

Controlador de DMA. Gustavo G. Parma Controlador de DMA Gustavo G. Parma Controlador de DMA Transferência de um dado de um dispositivo I/O para a memória Iniciada pela CPU Transferência efetuada e terminada pelo controlador de DMA CPU pode

Leia mais

Conhecendo Seu Telefone

Conhecendo Seu Telefone Conhecendo Seu Telefone Fone de ouvido Telefone com a função viva-voz Intensidade do Sinal Intensidade da Bateria Porta Celular Anexo Tecla de Ação Y Tecla Enviar N Teclado de Navegação Tecla da Agenda

Leia mais

espectrofotômetros centrífugas

espectrofotômetros centrífugas espectrofotômetros centrífugas A linha de espectrofotômetros da Kasuaki é de qualidade superior e desempenho satisfatório em análises fotométricas de amostras. Possuem grandes variedades de cubetas e acessórios,

Leia mais

O USO DE UM SENSOR DE LUZ LINEAR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA DEMONSTRAR PRINCÍPIOS DE DIFRAÇÃO E ESPECTROSCOPIA

O USO DE UM SENSOR DE LUZ LINEAR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA DEMONSTRAR PRINCÍPIOS DE DIFRAÇÃO E ESPECTROSCOPIA Quim. Nova, Vol. 38, No. 3, S1-S6, 2015 O USO DE UM SENSOR DE LUZ LINEAR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA DEMONSTRAR PRINCÍPIOS DE DIFRAÇÃO E ESPECTROSCOPIA Fernando Arruda Mendes de Oliveira a,b, Eduardo Ribeiro

Leia mais

LAVANDERIAS COMERCIAIS. Controles Quantum

LAVANDERIAS COMERCIAIS. Controles Quantum LAVANDERIAS COMERCIAIS Controles Quantum RELATÓRIOS DE LOJA E DE RECEITAS O Quantum Gold monitora o seu equipamento para fornecer relatórios detalhados. Ao fornecer uma visão abrangente das especificações

Leia mais

Probabilidade. Luiz Carlos Terra

Probabilidade. Luiz Carlos Terra Luiz Carlos Terra Nesta aula, você conhecerá os conceitos básicos de probabilidade que é a base de toda inferência estatística, ou seja, a estimativa de parâmetros populacionais com base em dados amostrais.

Leia mais

Aprendendo a trabalhar com frações parciais

Aprendendo a trabalhar com frações parciais Parte 1: Aprendendo a trabalhar com frações parciais Para trabalhar com frações parciais em Matlab, você tem que conhecer o funcionamento das seguintes funções: roots, poly e residue. Os pontos abaixo

Leia mais