Classificação de tratores agrícolas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Classificação de tratores agrícolas"

Transcrição

1 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias - Laboratório de Engenharia Agrícola EAG Mecanização Agrícola Prof. Ricardo Ferreira Garcia garcia@uenf.br Classificação de tratores agrícolas 1. Introdução Os primeiros equipamentos agrícolas utilizavam a potência do ser humano e, durante o período dos séculos 19 e 20, os animais passaram a fornecer a potência requerida para os equipamentos agrícolas. Porém, com a necessidade de otimizar o trabalho agrícola aumentando a produtividade e eficiência e reduzindo os custos, passou-se a utilizar máquinas com potência fornecida por motores de combustão interna. Alguns historiadores citam que o início do desenvolvido dos tratores ocorreu em 1892, quando John Froelich montou um motor à gasolina num chassi adicionando um sistema de transmissão (Figura 1). Atualmente, os tratores evoluíram e são dotados de eficientes motores de combustão interna Diesel ou Otto e projetados para puxar ou empurrar máquinas ou implementos especiais ou cargas pesadas sobre a terra. Na área agrícola, o trator é considerado a principal fonte de potência na condução de atividades como preparo do solo, plantio, tratos culturais e colheita. Os tratores possuem diversos pontos de acoplamento e formas de aproveitamento de potência, o que permite o acionamento de diferentes tipos de máquinas e implementos agrícolas. Figura 1. Trator de John Froelich inventado em 1892.

2 2. Classificação de tratores agrícolas Uma vez que existe uma variação muito grande de culturas agrícolas e condições de campo, as indústrias de tratores têm desenvolvido modelos diversos para condições específicas e uso geral. Os tratores normalmente apresentam pneus ou esteiras como elemento de tração. A configuração dos tratores varia de acordo com o tamanho e posição dos rodados direcionais e de tração, e varia de fabricante para fabricante. Apesar de não existir uma classificação oficial para as várias configurações disponíveis, a classificação mais comum é quanto seu projeto estrutural, sendo tratores de rodas e de esteiras. Os tratores de rodas são divididos em duas e quatro rodas. Os de duas rodas também são chamados de microtratores ou tratores de rabiça. Os tratores de quatro rodas podem ter tração em um eixo ou nos dois eixos e são divididos em tração em duas rodas, tração dianteira auxiliar e tração permanente nas quatro rodas. E de acordo com a finalidade de uso, os tratores de quatro rodas podem ser compactos, cultivadores, convencionais. Além destes tratores, existem os de esteiras, que apesar possuírem a vantagem de maior capacidade de tração e menor compactação do solo devido à maior área de contato entre a esteira e o solo, os tratores mais utilizados em fazendas e áreas agrícolas na atualidade são os de rodas e serão discutidos com mais ênfase aqui. A classificação mais comum dos tratores agrícolas é: Tratores de rodas o Tratores de duas rodas o Tratores de quatro rodas Tração em duas rodas 4x2 Tração dianteira auxiliar 4x2 TDA Tração permanente nas quatro rodas 4x4 Tratores de esteiras 2.1 Tratores de duas rodas Os tratores de duas rodas, também ser chamados de microtratores ou tratores de rabiça, possuem apenas um eixo de rodas e se apoiam no chão com a ajuda de uma máquina ou implemento que toca o solo (Figura 2). Este modelo conta com um par de rabiças para acionamento e comando do trator pelo operador, que o acompanha estão os comandos de acionamento do acelerador, embreagem, troca de marchas, parte elétrica, entre outros. São tratores de pequeno porte, com baixa potência, em torno de 14 cv, e podem ser acionados por motores Otto ou Diesel, com partida manual ou elétrica. Apresentam grande versatilidade, podendo acoplar diversos implementos como roçadora, arado de aiveca, sulcador, enxada rotativa, carreta, pulverizador, semeadora, entre outros. Normalmente, são empregados em pequenas propriedades, horticultura e estufas devido ao baixo custo de aquisição e grande capacidade de manobrar em pequenos espaços, porém são limitados em oferta de potência e apresentam baixa capacidade operacional sendo empregados apenas em serviços leves. Geralmente, são viáveis economicamente onde se exigem poucas horas por ano de trabalho.

3 Figura 2. Tratores de duas rodas com implementos modelos Kawashima, Yanmar, Tramontini e Barbieri.

4 2.2 Tratores de quatro rodas Os tratores de quatro rodas podem apresentar tração apenas nas rodas traseiras (4x2), tração nas rodas traseiras com tração dianteira auxiliar (4x2 TDA) e tração permanente nas quatro rodas (4x4). Os tratores 4x2 são normalmente destinados para serviços com menor de demanda de tração. Os tratores 4x2 TDA possuem a capacidade de ligar ou não a tração dianteira, permitindo maior capacidade de tração para atender a maior demanda de carga na barra de tração, podendo realizar o serviço com menor índice de patinagem e maior velocidade devido à maior eficiência tratória quando comparado ao trator sem tração dianteira auxiliar. Esta vantagem é ainda maior em serviços de mobilização do solo como aração, gradagem, subsolagem, escarificação e plantio, e em condições de piso com baixo coeficiente de atrito, como solos arenosos e soltos, e terrenos inclinados. Os tratores 4x2 TDA chegam a apresentar até 30% mais potência disponível na barra de tração quando comparados a um 4x2 da mesma potência e peso, considerando as mesmas condições de piso e carga de tração. Os tratores 4x4, pelo fato de possuírem tração permanente nas quatro rodas e maior potência, são capazes de realizar serviços ainda mais pesados que os 4x2, e são recomendados para maior carga horária por ano devido ao maior custo de aquisição e manutenção. Normalmente a distribuição de peso estática se concentra mais no eixo traseiro nos tratores 4x2 e 4x2 TDA, porém nos 4x4 a distribuição de peso é quase contrária aos 4x2 (Figura 3). Nas condições de trabalho, com uso da barra de tração ou sistema de engate de três pontos, principalmente com implementos de preparo do solo, esta distribuição de peso é alterada, ocorrendo a transferência de peso do eixo dianteiro para o traseiro devendo o operador controlar esta mudança com uso de lastros nas rodas, pneus e chassi para manter peso adequado nos eixos motrizes e dirigibilidade no eixo dianteiro. Figura 3. Distribuição de peso estática nos eixos dos tratores 4x4, 4x2 TDA e 4x2. Os tratores 4x2 e 4x2 TDA podem apresentar características específicas de acordo com a finalidade de trabalho, como de potência, rodados, bitola, vão central e raio de giro, e já são fabricados para atender a demandas particulares de culturas agrícolas. Neste caso, são geralmente divididos em tratores compactos, cultivadores e convencionais.

5 Tratores compactos São tratores de pequeno porte, de pequena largura e/ou baixos capazes de circular dentro de plantações e pomares estreitos em qualquer estágio das culturas, sem danificá-las evitando a quebra de galhos ou arranquio de frutos (Figura 4). São modelos suficientemente estreitos e estáveis para áreas adensadas, apresentando, normalmente, bitola curta, cano de descarga e proteção da cabine rebaixados, além de pequeno raio de giro, permitindo agilidade para manobrar em curtos espaços. Estes tratores possuem em geral motores Diesel de potência entre 25 e 50 cv. Figura 4. Tratores compactos modelos Agrale, John Deere, Tramontini e Massey Ferguson.

6 Tratores cultivadores Os tratores cultivadores apresentam maior distância entre a parte inferior do trator ao solo alguns modelos contam com vão livre de 60 cm entre o eixo dianteiro e o solo (Figura 5). Além disto, possuem pneus estreitos e permitem grande ajuste da bitola para adequar a distância das rodas com o espaçamento das entre linhas das culturas. Desta forma, são capazes de realizar tarefas sobre as culturas em desenvolvimento sem prejudica-las, como realizar tratos culturais, distribuição de produtos e pulverização. Os modelos mais comuns possuem potência acima de 50 cv e são disponibilizados em 4x2 e 4x2 TDA. Como os tratores compactos, a distribuição de peso estática se concentra mais no eixo traseiro, sendo aproximadamente 40% no eixo dianteiro e 60% no eixo traseiro. Alguns produtores fazem a transformação de um trator convencional para cultivador trocando aros e pneus, porém suas medidas devem ser levadas em consideração na conversão para respeitar a proporcionalidade da relação dianteira e traseira quando possuírem tração dianteira auxiliar, uma vez que o eixo dianteiro apresenta geralmente uma velocidade aproximada 5% maior que o eixo traseiro. Figura 5. Tratores cultivadores modelos Case, New Holland, John Deere e Massey Ferguson.

7 Tratores convencionais Os tratores convencionais são normalmente empregados nas tarefas mais comuns da propriedade, como preparo do solo, distribuição de produtos, semeadura, tratos culturais e colheita (Figura 6). Podem apresentar uma variedade grande de potência, de acordo com o fabricante, para atender a diferentes demandas de potência exigida por cada equipamento agrícola. Os mais comuns são os modelos 4x2 equipados com tração dianteira auxiliar, também chamados de 4x2 TDA. A tração dianteira pode ser ligada ou desligada para maior capacidade de tração e atender a maior demanda de carga na barra de tração, podendo realizar o serviço com menor índice de patinagem e maior velocidade devido à maior eficiência tratória, quando comparado à tração dianteira desligada, ou aos modelos sem tração auxiliar. Os modelos possuem as rodas dianteiras com diâmetro inferior ao rodado traseiro, mesmo aqueles que contam com TDA, e alguns modelos contam ainda rodado duplo na dianteira e traseira visando melhor capacidade de tração e menor pressão sobre o solo. Os tratores podem ser abertos ou cabinados para proporcionar maior conforto operacional ao tratorista. A distribuição de peso destes modelos se concentra mais no eixo traseiro, sendo 40% na dianteira e 60% na traseira, aproximadamente. Figura 6. Tratores convencionais modelos John Deere, New Holland, Agrale e Massey Ferguson.

8 Tratores com tração integral Os tratores com tração integral, também chamados de 4x4, possuem todas as rodas com mesmo tamanho (Figura 7). A tração é constante e controlada eletronicamente de acordo com a demanda de potência e patinagem de cada roda. Com a frente avançada, a distribuição de peso estática se concentra mais no eixo dianteiro, sendo 60% na dianteira e 40% na traseira, aproximadamente. Normalmente contam com rodado duplo nos eixos. São tratores com grande potência, partindo de 300 cv de potência no motor até 600 cv. São recomendados para serviços que exigem grande demanda de potência, permitindo a tração de implementos com grande largura e velocidade, atingindo grande capacidade operacional - conseguem realizar trabalhos em grande áreas em curto espaço de tempo, quando comparados aos tratores convencionais. Alguns modelos são articulados no meio do chassi e outros possuem rodas direcionais na frente e atrás para facilitar as manobras encurtando o raio de giro. Figura 7. Tratores de tração integral modelos John Deere e New Holland. A diferença na distribuição de carga sobre os eixos permite uma maior capacidade de tração devido a maior uniformidade de peso sobre os eixos motrizes quando realizam o trabalho com carga nos sistemas de engate. Ao realizar a tração de algum implemento, ocorre a transferência de carga do eixo dianteiro para o traseiro sucedendo na divisão de peso total do trator sobre os dois eixos. 2.3 Tratores de esteiras A aplicação dos tratores de esteiras na agricultura é feita geralmente em operações que exigem grande esforço tratório, como aração, gradagem pesada e subsolagem. Possuem rodado constituído, basicamente, por duas rodas motoras dentadas, duas rodas guias movidas e duas correntes sem-fim, formadas por elos providos de pinos e buchas dispostas transversalmente, denominadas de esteiras (Figura 8). As rodas dentadas são responsáveis pela transmissão do movimento às esteiras que se deslocam sobre o solo, apoiadas em sapatas de aço. Uma estrutura de apoio e um conjunto de roletes completam esse tipo rodado. A diferença de velocidade relativa entre as esteiras é responsável pelo direcionamento do trator.

9 Modernos tratores de esteiras apresentam esteiras de borracha, tendo como vantagens menor nível de vibração e ruído, menor manutenção, maior velocidade de deslocamento, porém como desvantagens, maior custo de manutenção. Figura 8. Tratores de esteiras de borracha modelos John Deere e Case. Existem ainda modelos de tratores de semi-esteira, onde o eixo traseiro é substituído por um sistema de esteiras e roletes, mantendo o eixo dianteiro com pneus convencionais. Além do modelo de fábrica, existem kits de adaptações de semi-esteira que podem ser instalados apenas para o eixo traseiro de um trator de pneus 4x2 ou 4x2 TDA e em colhedoras (Figura 9). São empregadas em situações de exigência de maior força e em regiões com baixa sustentação como áreas alagadas, brejos, entre outras, visando aumentar a área de contato reduzindo a pressão sobre o solo e a patinagem, proporcionando maior eficiência tratória.

10 Figura 9. Tratores de semi-esteira modelo Case e kits de adaptação.

Introdução ao estudo de tratores

Introdução ao estudo de tratores Introdução ao estudo de tratores LER 332 - Mecânica e Máquinas Motoras Departamento de Engenharia de Biossistemas José P. Molin ESALQ/USP jpmolin@usp.br Objetivos específicos Conhecer a evolução histórica

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE TRATORES

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE TRATORES INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE TRATORES LER 332 - Mecânica e Máquinas Motoras Departamento de Engenharia de Biossistemas José P. Molin ESALQ/USP jpmolin@usp.br www.agriculturadeprecisao.org.br Objetivos específicos

Leia mais

MÁQUINAS PARA PREPARO DO SOLO PARTE I

MÁQUINAS PARA PREPARO DO SOLO PARTE I Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP MÁQUINAS PARA PREPARO DO SOLO PARTE I LEB0432 Máquinas e Implementos Agrícolas Prof. Leandro M. Gimenez 2016 159 EFICIÊNCIA EM TRAÇÃO E DEMANDA DE ENERGIA

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS

CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras Leandro M. Gimenez 2018 1 ??? Tratores Máquinas projetadas para tracionar, transportar e acionar máquinas e implementos

Leia mais

UNITRI MECÂNICA E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA PRIMEIRA AULA DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA. Professor: Adriano Franzon

UNITRI MECÂNICA E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA PRIMEIRA AULA DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA. Professor: Adriano Franzon UNITRI MECÂNICA E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA PRIMEIRA AULA DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Professor: Adriano Franzon EMENTÁRIO Elementos básicos de mecânica. Mecanismos de transmissão de potência. Lubrificação e lubrificantes.

Leia mais

CERES MASTER e CERES. Plantio eficiente com melhor custo/benefício

CERES MASTER e CERES. Plantio eficiente com melhor custo/benefício CERES MASTER e CERES Plantio eficiente com melhor custo/benefício Catálogo virtual Português Abr/2016 CERES MASTER As semeadoras Ceres Master apresentam modelos com grande versatilidade, agilidade e excelente

Leia mais

TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E

TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E O TRATOR QUE VOCÊ CONHECE, AINDA MELHOR PARA A SUA LAVOURA. 2 MULTITAREFAS PARA OS SEUS DESAFIOS Um grande parceiro

Leia mais

Aproveitamento de potência de tratores agrícolas

Aproveitamento de potência de tratores agrícolas Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias - Laboratório de Engenharia Agrícola EAG 03305 Mecanização Agrícola Prof. Ricardo Ferreira Garcia

Leia mais

TRATORES/ SÉRIE TK4 TK4.80N TK4.100M TRATORES/ SÉRIE TK4 TK4.80N TK4.100M

TRATORES/ SÉRIE TK4 TK4.80N TK4.100M TRATORES/ SÉRIE TK4 TK4.80N TK4.100M TRATORES/ SÉRIE TK4 TK4.80N TK4.100M TRATORES/ SÉRIE TK4 TK4.80N TK4.100M TRATORES TK4 CHEGAM AONDE NENHUM OUTRO VAI. 2 TRATORES TK4: CHEGAM AONDE NENHUM OUTRO VAI A nova linha de tratores TK4 chega para

Leia mais

Aula 4 Introdução ao estudo do trator

Aula 4 Introdução ao estudo do trator 1 Aula 4 Introdução ao estudo do trator O trator, além de ser um veículo, é uma máquina dedicada e composta de mecanismos complexos, que transforma a energia química do combustível em energia útil para

Leia mais

GAMA 2018 MASSEY FERGUSON NOVA GERAÇÃO. é uma marca global da AGCO

GAMA 2018 MASSEY FERGUSON NOVA GERAÇÃO. é uma marca global da AGCO GAMA 2018 NOVA GERAÇÃO MASSEY FERGUSON é uma marca global da AGCO NOVO MF 8700 S 270-400 cv Os novos MF 8700 S são uma referência de design, tecnologia e engenharia de construção, com mais potência, maior

Leia mais

EQUILÍBRIO OPERACIONAL EM TRATORES. Prof. Dr. CARLOS EDUARDO ANGELI FURLANI

EQUILÍBRIO OPERACIONAL EM TRATORES. Prof. Dr. CARLOS EDUARDO ANGELI FURLANI EQUILÍBRIO OPERACIONAL EM TRATORES Prof. Dr. CARLOS EDUARDO ANGELI FURLANI Trator Agrícola Converte potência do motor em trabalho útil para execução de operações agrícolas Trator Agrícola A capacidade

Leia mais

TRATORES/ SÉRIE T4 T4.75N / T4.85F TRATORES/ SÉRIE T4 T4.75N / T4.85F

TRATORES/ SÉRIE T4 T4.75N / T4.85F TRATORES/ SÉRIE T4 T4.75N / T4.85F TRATORES/ SÉRIE T4 T4.75N / T4.85F TRATORES/ SÉRIE T4 T4.75N / T4.85F NOVA LINHA T4 TUDO O QUE VOCÊ DESEJA E UM POUCO MAIS. 2 POTÊNCIA E EFICIÊNCIA EM UM MODELO COMPACTO A New Holland Agriculture é líder

Leia mais

TRATORES/ SÉRIE T3F T3.50F T3.55F T3.65F T3.75F TRATORES/ SÉRIE T3F T3.50F T3.55F T3.65F T3.75F

TRATORES/ SÉRIE T3F T3.50F T3.55F T3.65F T3.75F TRATORES/ SÉRIE T3F T3.50F T3.55F T3.65F T3.75F TRATORES/ SÉRIE T3F T3.50F T3.55F T3.65F T3.75F 2 NOVA LINHA T3F CABE NO SEU BOLSO E NO SEU POMAR. A TECNOLOGIA E PRECISÃO QUE A SUA PRODUÇÃO PEDE Agora, os fruticultores podem contar com o trator que

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. Relação TDP x rotor constante Elevada desagregação do solo Quebra de órgãos ativos e das transmissões

1 INTRODUÇÃO. Relação TDP x rotor constante Elevada desagregação do solo Quebra de órgãos ativos e das transmissões 1 INTRODUÇÃO Equipamento de preparo do solo Única operação Utilização mais comum Eliminação de plantas daninhas Preparo do solo (horticultura) Possibilidade de controle do grau de desagregação do solo

Leia mais

Seleção de Máquinas Agrícolas. Prof. Eng. Agr. Luiz Paulo Montenegro de Miranda

Seleção de Máquinas Agrícolas. Prof. Eng. Agr. Luiz Paulo Montenegro de Miranda Seleção de Máquinas Agrícolas Prof. Eng. Agr. Luiz Paulo Montenegro de Miranda Referências FOLLE, S. M.; FRANZ, C. A. B.; Trator Agrícola: características e fundamentos para sua seleção, por Sérgio Mauro

Leia mais

TRATORES/ SÉIRE T9 T9.435 I T9.480 I T9.530 I T9.565 T9.600 I T9.645 I T9.700 TRATORES/ SÉRIE T9 T9.435 T9.480 T9.530 T9.565 T9.600 T9.645 T9.

TRATORES/ SÉIRE T9 T9.435 I T9.480 I T9.530 I T9.565 T9.600 I T9.645 I T9.700 TRATORES/ SÉRIE T9 T9.435 T9.480 T9.530 T9.565 T9.600 T9.645 T9. TRATORES/ SÉIRE T9 T9.435 I T9.480 I T9.530 I T9.565 T9.600 I T9.645 I T9.700 TRATORES/ SÉRIE T9 T9.435 T9.480 T9.530 T9.565 T9.600 T9.645 T9.700 SEU CAMPO PEDE POTÊNCIA. VOCÊ PEDE EFICIÊNCIA. A NEW HOLLAND

Leia mais

TRATORES/ SÉIRE T9 T9.435 I T9.480 I T9.530 I T9.565 T9.600 I T9.645 I T9.700 TRATORES/ SÉRIE T9 T9.435 T9.480 T9.530 T9.565 T9.600 T9.645 T9.

TRATORES/ SÉIRE T9 T9.435 I T9.480 I T9.530 I T9.565 T9.600 I T9.645 I T9.700 TRATORES/ SÉRIE T9 T9.435 T9.480 T9.530 T9.565 T9.600 T9.645 T9. TRATORES/ SÉIRE T9 T9.435 I T9.480 I T9.530 I T9.565 T9.600 I T9.645 I T9.700 TRATORES/ SÉRIE T9 T9.435 T9.480 T9.530 T9.565 T9.600 T9.645 T9.700 2 SEU CAMPO PEDE POTÊNCIA. VOCÊ PEDE EFICIÊNCIA. A NEW

Leia mais

NEW HOLLAND T6 LINHA T6 MAR 1

NEW HOLLAND T6 LINHA T6 MAR 1 NEW HOLLAND T6 LINHA T6 MAR 1 2 3 NOVA LINHA T6 MAR 1. FORÇA E ROBUSTEZ QUE A SUA LAVOURA JÁ CONHECE. DESIGN E PRODUTIVIDADE PARA VOCÊ. MOTOR O melhor motor da categoria. Motor New Holland, produzido no

Leia mais

ASC 110 T3 ROLOS COMPACTADORES

ASC 110 T3 ROLOS COMPACTADORES EQUIPAMENTO PESADO ASC 110 T3 ROLOS COMPACTADORES ASC 110 T3 ROLO COMPACTADORES DE SOLOS «Excelente segurança, melhor compactação e design moderno com maior eficiência e resultados sob severas condições

Leia mais

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AULA 02 - GESTÃO DE EQUIPAMENTOS Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Curso Técnico de Edificações SISTEMAS DE GESTÃO Há três processos básicos de

Leia mais

GLADIADOR Melhor relação peso/potência da categoria

GLADIADOR Melhor relação peso/potência da categoria GLADIADOR 2300 Melhor relação peso/potência da categoria Catálogo virtual Português Ago/2016 GLADIADOR 2300 O pulverizador autopropelido Gladiador 2300 apresenta grande autonomia de trabalho, possibilitando

Leia mais

ENSAIOS DE TRATORES. Leonardo de Almeida Monteiro FCA - UNESP/Botucatu

ENSAIOS DE TRATORES. Leonardo de Almeida Monteiro FCA - UNESP/Botucatu ENSAIOS DE TRATORES Leonardo de Almeida Monteiro FCA - UNESP/Botucatu aiveca@fca.unesp.br OBJETIVOS Avaliar o desempenho de tratores agrícolas. Gerar informações para dimensionar e racionalizar o uso de

Leia mais

LINHA 5000 AGRALE Compact 5075 Compact Arrozeiro. Força e versatilidade no tamanho que você precisa.

LINHA 5000 AGRALE Compact 5075 Compact Arrozeiro. Força e versatilidade no tamanho que você precisa. LINHA 5000 AGRALE 5065 Compact 5075 Compact 5075 5085 5085 Arrozeiro Força e versatilidade no tamanho que você precisa. Trator 5065 COMPACT COMPACT Motor MWM D229EC3 MWM D229-4 Número de Cilindros / Cilindradas

Leia mais

NEW HOLLAND T6 LINHA T6 MAR-I

NEW HOLLAND T6 LINHA T6 MAR-I NEW HOLLAND T6 LINHA T6 MAR-I 2 3 NOVA LINHA T6 MAR 1. FORÇA E ROBUSTEZ QUE A SUA LAVOURA JÁ CONHECE. DESIGN E PRODUTIVIDADE PARA VOCÊ. A nova linha T6 MAR 1 da New Holland chegou para ajudar você a ir

Leia mais

MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Professor: Diogo Santos Campos 1. INTRODUÇÃO Durante muitos séculos, os animais foram grandes auxiliares do homem nas tarefas agrícolas. Serviam de montaria, para movimentação

Leia mais

PNEUS AGRÍCOLAS UTILIZADOS NA ÁREA CANAVIEIRA

PNEUS AGRÍCOLAS UTILIZADOS NA ÁREA CANAVIEIRA PNEUS AGRÍCOLAS UTILIZADOS NA ÁREA CANAVIEIRA Prof. Kléber Pereira Lanças Depto. Engenharia Rural - FCA - UNESP/Botucatu kplancas@fca.unesp.br RODADOS: PNEUS ESTEIRAS SETOR AGRÍCOLA CANAVIEIRO: - TRATORES

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 9 MECANISMOS DE TRANSLAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Mecanismos de Translação Estes mecanismos são responsáveis pela locomoção do equipamento em trabalho, e podem ser classificados

Leia mais

K3 MILLENNIUM. Rua Dr. Luiz Miranda, Pompeia - SP - Tel. (14) Fax. (14)

K3 MILLENNIUM. Rua Dr. Luiz Miranda, Pompeia - SP - Tel. (14) Fax. (14) Rua Dr. Luiz Miranda, 1650-17580-000 - Pompeia - SP - Tel. (14) 3405 2100 - Fax. (14) 3452 1916 - E-mail: vendas@jacto.com.br PROTEJA O MEIO AMBIENTE. AO INUTILIZAR ESTE FOLHETO, NÃO JOGUE EM VIAS PÚBLICAS.

Leia mais

PRIMA SUPER e CERES SUPER. Grandes semeadoras para culturas de inverno

PRIMA SUPER e CERES SUPER. Grandes semeadoras para culturas de inverno PRIMA SUPER e CERES SUPER Grandes semeadoras para culturas de inverno PRIMA SUPER A Prima Super é uma semeadora para culturas de inverno. Sua principal característica é a uniformidade no plantio, pois

Leia mais

A agricultura está cada vez mais profissional.

A agricultura está cada vez mais profissional. New Holland TL TL6OE TL75E TL85E TL95E 2 3 4 A agricultura está cada vez mais profissional. E a nova linha TL acompanha essa tendência. AS Máquinas new holland estão prontas para trabalhar com biodiesel.

Leia mais

TRATORES/ SÉRIE T6 T6.110 T6.130 TRATORES/ SÉRIE T6 T6.110 T6.130

TRATORES/ SÉRIE T6 T6.110 T6.130 TRATORES/ SÉRIE T6 T6.110 T6.130 TRATORES/ SÉRIE T6 T6.110 T6.130 TRATORES/ SÉRIE T6 T6.110 T6.130 SEJA QUAL FOR O SEU DESAFIO, ELE ENCARA. 2 ATENDER AS SUAS NECESSIDADES É O QUE NOS MOVE O trabalho no campo está cada vez mais desafiador.

Leia mais

NEW HOLLAND T6 LINHA T6 MAR-I. NHA007516D Folheto T6 21x30cm.indd 1

NEW HOLLAND T6 LINHA T6 MAR-I. NHA007516D Folheto T6 21x30cm.indd 1 NEW HOLLAND T6 LINHA T6 MAR-I NHA007516D Folheto T6 21x30cm.indd 1 2 3 NOVA LINHA T6 MAR 1. FORÇA E ROBUSTEZ QUE A SUA LAVOURA JÁ CONHECE. DESIGN E PRODUTIVIDADE PARA VOCÊ. A nova linha T6 MAR 1 da New

Leia mais

Agrale 4100 Agrale Agrale 4100 GLP ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Motor Agrale M 93 Agrale M 93 Vanguard 627 V - Twin Potência

Agrale 4100 Agrale Agrale 4100 GLP ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Motor Agrale M 93 Agrale M 93 Vanguard 627 V - Twin Potência Agrale 4100 Agrale 4100.4 Agrale 4100 GLP Motor Agrale M 93 Agrale M 93 Vanguard 627 V - Twin 10,8 kw (14,7 CV) a 2.750 10,8 kw (14,7 CV) a 2.750 12 kw (16,2 CV) a 3.200 Torque 3,9 Nm a 2.350 3,9 Nm a

Leia mais

7. LASTRO, BITOLA E PNEUS

7. LASTRO, BITOLA E PNEUS 7. LASTRO, BITOLA E PNEUS 7.1. Lastreamentto Lastreamento de tratores agrícolas consiste em colocar pesos no trator, com os objetivos de aumentar: A estabilidade; A aderência (diminuindo a patinagem);

Leia mais

A nova linha T6 da New Holland chegou para ajudar você a ir mais longe. Reunindo força, rendimento e desempenho com tecnologia e um design moderno e

A nova linha T6 da New Holland chegou para ajudar você a ir mais longe. Reunindo força, rendimento e desempenho com tecnologia e um design moderno e New Holland T6 T6 2 3 NOVA LINHA T6. FORÇA E ROBUSTEZ PARA SUA LAVOURA. DESIGN E PRODUTIVIDADE PARA VOCÊ. A nova linha T6 da New Holland chegou para ajudar você a ir mais longe. Reunindo força, rendimento

Leia mais

TRATORES/ SÉRIE MAR MAR-1 TRATORES/ SÉRIE MAR MAR-1

TRATORES/ SÉRIE MAR MAR-1 TRATORES/ SÉRIE MAR MAR-1 TRATORES/ SÉRIE 30 7630 MAR-1 8030 MAR-1 TRATORES/ SÉRIE 30 7630 MAR-1 8030 MAR-1 TODA A TRADIÇÃO DO CAMPO FEITA PARA ATENDER VOCÊ. 2 AO SEU LADO NO TRABALHO PESADO A New Holland conhece muito bem os seus

Leia mais

New Holland TS TS6020 TS6040

New Holland TS TS6020 TS6040 New Holland TS TS6020 TS6040 2 LINHA TS. toda força e Robustez que a sua lavoura merece. A linha TS é a prova de que a New Holland combina tudo o que existe de melhor para garantir o sucesso da agricultura

Leia mais

MF CV

MF CV MF 6700 115-125 - 135 CV *Foto meramente ilustrativa. POTÊNCIA E MODERNIDADE Motor eletrônico AGCO Power Transmissão 12x12 Sistema hidráulico de alta vazão Massey Ferguson MAIS RENDIMENTO COM A SÉRIE MF

Leia mais

New Holland TL exitus

New Holland TL exitus New Holland TL exitus TL60E TL75E TL85E TL95E MaIoR PRodUTIVIdade e MaIoR economia: o MelHoR CUSTo/BeNeFÍCIo da CaTeGoRIa. A New Holland desenvolveu o trator perfeito para as multitarefas da sua fazenda.

Leia mais

ADEQUAÇÃO TRATOR IMPLEMENTO

ADEQUAÇÃO TRATOR IMPLEMENTO UNIVERISDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL DISCIPLINA DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA ADEQUAÇÃO TRATOR IMPLEMENTO Prof. Antônio Lilles Tavares Machado

Leia mais

LISTA DE PREÇOS 2016 OUTROS ESTADOS KÖHLER IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS LTDA. RODOVIA RS 265 KM 132. SEGUNDO DISTRITO. /

LISTA DE PREÇOS 2016 OUTROS ESTADOS KÖHLER IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS LTDA. RODOVIA RS 265 KM 132. SEGUNDO DISTRITO.  / LISTA DE PREÇOS 2016 3 OUTROS ESTADOS KÖHLER IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS LTDA. RODOVIA RS 265 KM 132. SEGUNDO DISTRITO SÃO LOURENÇO DO SUL - RS - CEP 96170-000, CAIXA POSTAL 35. TELEFONES: (53) 3611-8024 E (53)

Leia mais

PRIMA SUPER e CERES SUPER. Grandes semeadoras para culturas de inverno

PRIMA SUPER e CERES SUPER. Grandes semeadoras para culturas de inverno PRIMA SUPER e CERES SUPER Grandes semeadoras para culturas de inverno Catálogo Português Abr/2016 PRIMA SUPER A Prima Super é uma semeadora para culturas de inverno. Sua principal característica é a uniformidade

Leia mais

NEW HOLLAND TT TT4O3O

NEW HOLLAND TT TT4O3O NEW HOLLAND TT TT4O3O VERSATILIDADE PARA TRABALHAR EM TODOS OS CAMPOS. Ágil, potente e robusto. O TT4030 chegou para atuar em diversas frentes na sua lavoura. Ideal para as atividades que requerem força,

Leia mais

10. MÁQUINAS PARA SEMEADURA E PLANTIO

10. MÁQUINAS PARA SEMEADURA E PLANTIO 10. MÁQUINAS PARA SEMEADURA E PLANTIO São sistemas mecânicos responsáveis pela deposição de órgãos vegetativos no solo. A forma de deposição desses órgãos vegetativos são definidas como: Semeadoras. Depositam

Leia mais

Plantio Espaçamento Alternado Grupo Cosan

Plantio Espaçamento Alternado Grupo Cosan Plantio Espaçamento Alternado Grupo Cosan Novembro - 2010 Espaçamento Alternado COSAN Visão Geral A Capacidade de Moagem do Grupo Cosan supera diversos países do Mundo Após a aquisição da Nova América

Leia mais

TRATORES/ SÉRIE T7 T7.175 SPS T7.190 SPS T7.205 SPS T7.240 T7.245 T7.260 TRATORES/ SÉRIE T7 T7.175 SPS T7.190 SPS T7.205 SPS T7.240 T7.245 T7.

TRATORES/ SÉRIE T7 T7.175 SPS T7.190 SPS T7.205 SPS T7.240 T7.245 T7.260 TRATORES/ SÉRIE T7 T7.175 SPS T7.190 SPS T7.205 SPS T7.240 T7.245 T7. TRATORES/ SÉRIE T7 T7.175 SPS T7.190 SPS T7.205 SPS T7.240 T7.245 T7.260 TRATORES/ SÉRIE T7 T7.175 SPS T7.190 SPS T7.205 SPS T7.240 T7.245 T7.260 O MELHOR PARA O SEU CAMPO. O MELHOR PARA VOCÊ. 2 POTÊNCIA,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL DISCIPLINA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL DISCIPLINA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL DISCIPLINA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS TRATORES AGRÍCOLAS Otoniel G. L. Ferreira DER - FAEM - UFPel 4DEFINIÇÃO:

Leia mais

TRATORES MAGNUM 235, 260, 290, 315 e 340

TRATORES MAGNUM 235, 260, 290, 315 e 340 TRATORES MAGNUM 235, 260, 290, 315 e 340 Soluções para quem quer mais resultados. Uma série com desempenho incomparável. O mundo pede mais alimento e mais energia. A agricultura moderna exige mais eficiência

Leia mais

9. SISTEMAS DE DIREÇÃO

9. SISTEMAS DE DIREÇÃO 56 9. SISTEMAS DE DIREÇÃO 9.1. Direção mecânica Há tipos diferentes de mecanismos de direção mecânica. O mais comum é o tipo pinhão e cremalheira. O conjunto de engrenagens de pinhão e cremalheira realiza

Leia mais

LINHA 6000 AGRALE. Força e versatilidade no tamanho que você precisa. BX 6110 BX 6180 BX 6150

LINHA 6000 AGRALE. Força e versatilidade no tamanho que você precisa. BX 6110 BX 6180 BX 6150 LINHA 6000 AGRALE BX 6110 BX 6180 BX 6150 Força e versatilidade no tamanho que você precisa. Características Técnicas Trator BX 6110 Número de Cilindros / Cilindradas MWM TD 229 Ec4 Turbo 4 em linha /

Leia mais

CV mf7100. _FOLHETAO FOP MF7100.indd 1 31/01/12 10:33

CV mf7100. _FOLHETAO FOP MF7100.indd 1 31/01/12 10:33 CV 140-180 mf7100 Nova linha de tratores para silvicultura INOVAÇÃO - COMPROMETIMENTO - PROXIMIDADE - VISÃO - CONFIABILIDADE - LIDERANÇA - SUPORTE - TECNOLOGIA _FOLHETAO FOP MF7100.indd 1 31/01/12 10:33

Leia mais

IMPERADOR 3000 e A melhor eficiência em pulverização

IMPERADOR 3000 e A melhor eficiência em pulverização IMPERADOR 3000 e 4000 A melhor eficiência em pulverização IMPERADOR 3000 e 4000 A melhor eficiência em pulverização que a nova linha de Imperadores da Stara apresenta é o resultado das tecnologias inovadoras

Leia mais

HÉRCULES e Precisão e alto rendimento na distribuição de corretivos e fertilizantes

HÉRCULES e Precisão e alto rendimento na distribuição de corretivos e fertilizantes HÉRCULES 10000 e 24000 Precisão e alto rendimento na distribuição de corretivos e fertilizantes Catálogo virtual Português Mar/2016 HÉRCULES DE ARRASTO Os Hércules de arrasto são ideais para a distribuição

Leia mais

NEW HOLLAND DEfENsOr sp2500

NEW HOLLAND DEfENsOr sp2500 NEW HOLLAND Defensor SP2500 2 3 Defensor SP2500. O mais novo pulverizador da família New Holland A New Holland sempre esteve ao lado do produtor. Desde que se instalou no Brasil, seus técnicos vão a campo

Leia mais

PLATAFORMAS FLEXÍVEL, DRAPER, RÍGIDA E MILHO SEMPRE COM VOCÊ PLATAFORMAS FLEXÍVEL, DRAPER, RÍGIDA E MILHO

PLATAFORMAS FLEXÍVEL, DRAPER, RÍGIDA E MILHO SEMPRE COM VOCÊ PLATAFORMAS FLEXÍVEL, DRAPER, RÍGIDA E MILHO PLATAFORMAS FLEXÍVEL, DRAPER, RÍGIDA E MILHO SEMPRE COM VOCÊ PLATAFORMAS FLEXÍVEL, DRAPER, RÍGIDA E MILHO TECNOLOGIA E DURABILIDADE AO SEU ALCANCE 2 A colheita é um dos momentos mais importantes da sua

Leia mais

New Holland TT. TT4o3o

New Holland TT. TT4o3o New Holland TT TT4o3o VERSATILIDADE PARA TRABALHAR EM TODOS OS CAMPOS. Ágil, potente e robusto. O TT4030 chegou para atuar em diversas frentes na sua lavoura. Ideal para as atividades que requerem força,

Leia mais

New HollaNd TM TM SeMiPowerSHifT

New HollaNd TM TM SeMiPowerSHifT New Holland TM TM SemiPowershift SIMPLICIDADE PARA TRABALHAR, FACILIDADE PARA PRODUZIR. As máquinas new HollAnd estão prontas para trabalhar com biodiesel. consulte seu concessionário sobre A mistura AutorizAdA.

Leia mais

NEW HOLLAND TT TT3840 TT4030

NEW HOLLAND TT TT3840 TT4030 NEW HOLLAND TT TT3840 TT4030 2 3 PERFEITO PARA A SUA LAVOURA, DO TAMANHO DA SUA NECESSIDADE. Os tratores TT foram projetados para atender as necessidades mais específicas no campo. Com 55 ou 75 cavalos

Leia mais

Novos tratores Farmall série a. O multitarefas perfeito para você.

Novos tratores Farmall série a. O multitarefas perfeito para você. tratores farmall Novos tratores Farmall série a. O multitarefas perfeito para você. Os novos tratores Farmall série A foram projetados para os mais diversos trabalhos tanto na agricultura como na pecuária.

Leia mais

Marca 100% brasileira, que está no mercado há mais de. 30 anos. Atua no segmento de tratores e equipamentos

Marca 100% brasileira, que está no mercado há mais de. 30 anos. Atua no segmento de tratores e equipamentos A TRAMONTINI Marca 100% brasileira, que está no mercado há mais de 30 anos. Atua no segmento de tratores e equipamentos agrícolas, motores, grupo de geradores, motobombas e reversores marítimos. Todos

Leia mais

KTR Rua Dr. Luiz Miranda, Pompeia - SP - Tel. (14) Fax. (14)

KTR Rua Dr. Luiz Miranda, Pompeia - SP - Tel. (14) Fax. (14) Rua Dr. Luiz Miranda, 1650-17580-000 - Pompeia - SP - Tel. (14) 3405 2100 - Fax. (14) 3452 1916 - E-mail: vendas@jacto.com.br PROTEJA O MEIO AMBIENTE. AO INUTILIZAR ESTE FOLHETO, NÃO JOGUE EM VIAS PÚBLICAS.

Leia mais

HiTech COMPACT Plantadora Adubadora *FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA.

HiTech COMPACT Plantadora Adubadora *FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA. HiTech COMPACT Plantadora Adubadora *FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA. Duas opções no sistema de articulação da linha da semente PANTOGRÁFICA Linha da semente com sistema pantográfico dotado de amplo curso de

Leia mais

Introdução ao estudo dos tratores agrícolas

Introdução ao estudo dos tratores agrícolas Instituto de Tecnologia-Departamento de Engenharia IT 154 Motores e Tratores Introdução ao estudo dos tratores agrícolas Professor: Carlos Alberto Alves Varella Doutor em Engenharia Agrícola E-mail: varella.caa@gmail.com

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE NOVA XAVANTINA

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE NOVA XAVANTINA GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE NOVA XAVANTINA Acadêmico (a) Disciplina: Máquinas Agrícolas Professor: Ms.

Leia mais

IMPERADOR 3000 e A melhor eficiência em pulverização

IMPERADOR 3000 e A melhor eficiência em pulverização IMPERADOR 3000 e 4000 A melhor eficiência em pulverização IMPERADOR 3000 e 4000 A melhor eficiência em pulverização que a nova linha de Imperadores da Stara apresenta é o resultado das tecnologias inovadoras

Leia mais

Série 6J. Tratores John Deere

Série 6J. Tratores John Deere Série 6J Tratores John Deere Apresentamos a Série 6J de Tratores John Deere. Os melhores tratores são aqueles que contam com uma combinação perfeita de motores potentes e econômicos, sistema de transmissão

Leia mais

Rentabilidade e conforto nunca caminharam tão juntos.

Rentabilidade e conforto nunca caminharam tão juntos. Rentabilidade e conforto nunca caminharam tão juntos. Novos chassis de ônibus Scania com motor dianteiro. SCAN0912-0836_Folheto_25x25cm.indd 1 Conheça os diferenciais que garantem a robustez, o conforto,

Leia mais

PLANTIO DIRETO.

PLANTIO DIRETO. PLANTIO DIRETO www.semeato.com.br SAM 200 SSM 23.27.33 O plantio de uma lavoura deve ser muito bem planejado, pois determina o início de um processo que afetará todas as demais operações envolvidas. É

Leia mais

Edital Nº 015/2016 Modalidade de bolsa - Iniciação Científica Graduação (ICG) PROJETO DE PESQUISA

Edital Nº 015/2016 Modalidade de bolsa - Iniciação Científica Graduação (ICG) PROJETO DE PESQUISA 1. Título MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Edital Nº 015/2016 Modalidade de bolsa - Iniciação Científica Graduação (ICG) PROJETO DE PESQUISA ADEQUAÇÃO DA LASTRAGEM DE TRATORES AGRÍCOLAS PARA OPERAÇÕES DE PREPARO

Leia mais

Responsável pela elaboração do relatório: Efraim Ferreira Gomes

Responsável pela elaboração do relatório: Efraim Ferreira Gomes FOLHA: 1 de 18 RELATÓRIO FOTOGRÁFICO- VENDA DE EQUIPAMENTOS FOLHA: 2 de 18 LOTE TP 016 EQUIPAMENTO: TRATOR DE PNEU MODELO: MF 275 MARCA: MASSEY FERGUSON ANO: 2007 TRATOR SUCATEADO; FALTA AS DUAS RODAS

Leia mais

Novos tratores Farmall série a. O multitarefas perfeito para você.

Novos tratores Farmall série a. O multitarefas perfeito para você. tratores farmall Novos tratores Farmall série a. O multitarefas perfeito para você. Os novos tratores Farmall série A foram projetados para os mais diversos trabalhos tanto na agricultura como na pecuária.

Leia mais

TRATORES/ SÉIRE T9 T9.435 I T9.480 I T9.530 I T9.565 T9.600 I T9.645 I T9.700 TRATORES/ SÉRIE T9 T9.435 T9.480 T9.530 T9.565 T9.600 T9.645 T9.

TRATORES/ SÉIRE T9 T9.435 I T9.480 I T9.530 I T9.565 T9.600 I T9.645 I T9.700 TRATORES/ SÉRIE T9 T9.435 T9.480 T9.530 T9.565 T9.600 T9.645 T9. TRATORES/ SÉIRE T9 T9.435 I T9.480 I T9.530 I T9.565 T9.600 I T9.645 I T9.700 TRATORES/ SÉRIE T9 T9.435 T9.480 T9.530 T9.565 T9.600 T9.645 T9.700 SEU CAMPO PEDE POTÊNCIA. VOCÊ PEDE EFICIÊNCIA. A NEW HOLLAND

Leia mais

EQUIPA MENTOS DIRIGÍVEIS

EQUIPA MENTOS DIRIGÍVEIS EQUIPA MENTOS DIRIGÍVEIS CATÁLOGO DE PRODUTOS TRAMONTINA CATÁLOGO DE PRODUTOS / VOL.1 TRAMONTINA / 1 VOL.1 2 / TRAMONTINA CATÁLOGO DE PRODUTOS / VOL.1 A Tramontina tem diversos modelos de equipamentos

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 8 ACIONAMENTO E MECANISMOS DE ELEVAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Acionamento Manual e Alavanca de Comando Um acionamento manual pode ser empregado em mecanismos de baixa

Leia mais

UNIPORT 2500 STAR. Rua Dr. Luiz Miranda, Pompeia - SP - Tel. (14) Fax. (14)

UNIPORT 2500 STAR. Rua Dr. Luiz Miranda, Pompeia - SP - Tel. (14) Fax. (14) Rua Dr. Luiz Miranda, 1650-17580-000 - Pompeia - SP - Tel. (14) 3405 2100 - Fax. (14) 3452 1916 - E-mail: vendas@jacto.com.br PROTEJA O MEIO AMBIENTE. AO INUTILIZAR ESTE FOLHETO, NÃO JOGUE EM VIAS PÚBLICAS.

Leia mais

Informações sobre chassis e designações de modelo

Informações sobre chassis e designações de modelo Sistema modular da Scania Sistema modular da Scania O sistema modular extensivo da Scania permite a adaptação ideal do chassi para diferentes usos. Cada chassi da Scania é especificado exclusivamente para

Leia mais

Semeadoras agrícolas. Distribuição das sementes

Semeadoras agrícolas. Distribuição das sementes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias - Laboratório de Engenharia Agrícola EAG 03305 Mecanização Agrícola Prof. Ricardo Ferreira Garcia

Leia mais

MF CV

MF CV MF 6700 115-125 - 135 CV *Foto meramente ilustrativa. POTÊNCIA E MODERNIDADE Exclusivo motor eletrônico Transmissão 12x12 Sistema hidráulico de alta vazão Massey Ferguson MAIS RENDIMENTO COM A SÉRIE MF

Leia mais

M-700. Lançamento! Motores e chaves opcionais. M-700. Fornecida com motor 1,5 CV de alta rotação, eixo de transmissão e chave de reversão

M-700. Lançamento! Motores e chaves opcionais. M-700. Fornecida com motor 1,5 CV de alta rotação, eixo de transmissão e chave de reversão Bica livre Acompanha Cana Shop 140/200 e estacionária Reservatório com torneira Acompanha Cana Shop 140/200, estacionária e Cana Shop 60 Motor estacionário indicado à partir de: 3,5 à 6,5 cv A 2 Lançamento!

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS. Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

CATÁLOGO DE PEÇAS. Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer Create PDF with GOPDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer MICROTRATOR / CHASSI 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 Parafuso M x 0 Bucha do cavalete Mola de retorno do

Leia mais

Desempenho de tratores

Desempenho de tratores Mecânica e Máquinas Motoras LER 332 Desempenho de tratores J. P. Molin Objetivos específicos Conhecer os conceitos e parâmetros básicos que caracterizam o desempenho de um trator; Analisar e avaliar o

Leia mais

Mecanização Agrícola I

Mecanização Agrícola I Mecanização Agrícola I Elementos Básicos de Mecânica Prof. João Marcelo Mecânica Aplicada É um ramo da Engenharia que procura estabelecer fórmulas e coeficientes compatíveis com a natureza e condição de

Leia mais

MF cv. MF cv

MF cv. MF cv Os tratores Massey Ferguson são uma referência de conforto, de desempenho e de qualidade superior. Motorizações robustas e eficientes com tecnologia de ponta, transmissões sofisticadas mas fáceis de utilizar

Leia mais

VICTÓRIA. Plantio com precisão para pequeno e médio produtor

VICTÓRIA. Plantio com precisão para pequeno e médio produtor VICTÓRIA Plantio com precisão para pequeno e médio produtor Catálogo virtual Português Abr/2016 VICTÓRIA DPS As plantadoras Victória são pneumáticas, compactas e leves. Disponíveis na versão pivotada-pantográfica

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ENG338 Mecânica e Mecanização Agrícola

Programa Analítico de Disciplina ENG338 Mecânica e Mecanização Agrícola 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Agrícola - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 5 Períodos

Leia mais

HELI. MOTOR COM POTÊNCIA PARA 1-1.8t CPQ10/15/18 CPQD10/15/18 CPCD10/15/18

HELI. MOTOR COM POTÊNCIA PARA 1-1.8t CPQ10/15/18 CPQD10/15/18 CPCD10/15/18 HELI MOTOR COM POTÊNCIA PARA 1-1.8t Painel de Instrumentos Digital Limpo e fácil de ler Leitura instantânea ao ligar Layout ergonômico CPQ10/15/18 CPQD10/15/18 /15/18 Torre de ampla visão As empilhadeiras

Leia mais

NEW HOLLAND T7 T7 ExiTus

NEW HOLLAND T7 T7 ExiTus NEW HOLLAND T7 T7 exitus 2 3 ROBUSTEZ PARA UM ALTO RENDIMENTO NA SUA LAVOURA. Reconhecida pelos agricultores como uma linha de tratores que une eficiência, capacidade produtiva, alta tecnologia, conforto

Leia mais

4700, MF 5700 & MF 6700

4700, MF 5700 & MF 6700 4700, MF 5700 & MF 6700 75-130 CVMF UM PRODUTO MASSEY FERGUSON 02 www.masseyferguson.com MF 4700, MF 5700 & MF 6700 A criar novas referências. A superar as expetativas. UMA MARCA DE QUALIDADE - A Massey

Leia mais

SEMEADORA/ PL 6000 SEMEADORA/ PL6000. B E FOLHETERIA NOVA FOLHETERIA.indd 1 20/04/18 16:27

SEMEADORA/ PL 6000 SEMEADORA/ PL6000. B E FOLHETERIA NOVA FOLHETERIA.indd 1 20/04/18 16:27 SEMEADORA/ PL 6000 SEMEADORA/ PL6000 B3-0005-17E FOLHETERIA NOVA FOLHETERIA.indd 1 20/04/18 16:27 2 PL6000 A EVOLUÇÃO DO PLANTIO B3-0005-17E FOLHETERIA NOVA FOLHETERIA.indd 2 20/04/18 16:27 A New Holland

Leia mais

SP3500. O pulverizador da New Holland.

SP3500. O pulverizador da New Holland. NEW HOLLAND SP35OO 2 3 SP3500. O pulverizador da New Holland. A New Holland sempre esteve ao lado do produtor. Desde que se instalou no Brasil, os seus técnicos têm ido a campo ouvir as suas necessidades,

Leia mais

13. MÁQUINAS PARA SEMEADURA E PLANTIO

13. MÁQUINAS PARA SEMEADURA E PLANTIO 106 13. MÁQUINAS PARA SEMEADURA E PLANTIO São sistemas mecânicos responsáveis pela deposição de órgãos vegetativos no solo. A forma de deposição desses órgãos vegetativos são definidas como: Semeadoras.

Leia mais

MF cv. Motor eletrônico AGCO Power Transmissão automática 24x24. Massey Ferguson

MF cv. Motor eletrônico AGCO Power Transmissão automática 24x24. Massey Ferguson MF 7700 195 250 cv Motor eletrônico AGCO Power Transmissão automática 24x24 Massey Ferguson Mais produtividade com a série MF 7700 Dyna-6 MF 7719 Dyna-6, de 195 cv MF 7720 Dyna-6, de 210 cv Série representa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Ceará Universidade Federal do Cariri. Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00019/2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Ceará Universidade Federal do Cariri. Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00019/2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Ceará Universidade Federal do Cariri Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00019/2018 Às 15:01 horas do dia 29 de outubro de 2018, após constatada

Leia mais

M A N U A L D E I N S T R U Ç Õ E S

M A N U A L D E I N S T R U Ç Õ E S MANUAL DE INSTRUÇÕES INTRODUÇÃO A Plantadeira Tração Animal modelo PTA é o mais versátil equipamento para plantio de cereais. Todos os componentes possuem dimensionamento bem projetado e com emprego de

Leia mais

SP3500. E mais uma vez a New Holland presenteia o produtor, levando para o campo o mais moderno pulverizador do Brasil.

SP3500. E mais uma vez a New Holland presenteia o produtor, levando para o campo o mais moderno pulverizador do Brasil. NEW HOLLAND SP3500 SP3500. O pulverizador da New Holland A New Holland sempre esteve ao lado do produtor. Desde que se instalou no Brasil, seus técnicos têm ido a campo ouvir suas necessidades, conhecer

Leia mais

ET18. ET18 - A evolução no seu mundo de trabalho.

ET18. ET18 - A evolução no seu mundo de trabalho. ET18 Escavadoras de Esteiras de Projeção Convencional ET18 - A evolução no seu mundo de trabalho. Com a nova geração de modelos na classe de 1,7 até 2,4 t a Wacker Neuson impõe marcos nas escavadoras compactas.

Leia mais

ET18 Escavadoras de esteiras de projeção convencional

ET18 Escavadoras de esteiras de projeção convencional ET18 Escavadoras de esteiras de projeção convencional ET18 - A evolução no seu mundo de trabalho. Com a nova geração de modelos na classe de 1,7 até 2,4 t a Wacker Neuson impõe marcos nas escavadoras compactas.

Leia mais

300.9D. Mini-Escavadora Hidráulica

300.9D. Mini-Escavadora Hidráulica 300.9D Mini-Escavadora Hidráulica Motor Potência 13,7 kw 18,6 hp Peso Peso do veículo sem estrutura de segurança 935 kg Peso do veículo com estrutura de segurança 985 kg Dimensões compactas Fácil acesso

Leia mais