MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE"

Transcrição

1 MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 8 ACIONAMENTO E MECANISMOS DE ELEVAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA

2 Acionamento Manual e Alavanca de Comando Um acionamento manual pode ser empregado em mecanismos de baixa capacidade de elevação, onde a carga seja movida a curta distância, ou para elevações ocasionais. Por essa razão, acionamentos manuais somente encontram aplicação em guinchos com pequena altura de elevação, em macacos e talhas de pequeno porte. Os principais componentes de um acionamento manual são: manivela, catracas e rodas de manobra com correntes.

3 Acionamento Manual e Alavanca de Comando Manivelas Acionamentos manuais a manivela, são usados em macacos de cremalheira e pinhão, em macacos de locomotiva, guinchos de parede e de montagem, guindastes giratórios manuais, bem como, em aparelho de elevação acionado eletricamente, o qual é provido de acionamento manual de emergência.

4 Acionamento Manual e Alavanca de Comando Catracas Catracas servem como acionamento manual dos macacos de parafuso. São mais leves e de fácil operação do que as manivelas. A figura mostra uma dessas catracas. O cabo, cujo comprimento pode ser aumentado por um pedaço de tubo, oscila alternadamente, juntamente com a lingueta de travamento, através de um pequeno ângulo.

5 Acionamento Manual e Alavanca de Comando Rodas de Manobra Rodas de manobra ou polias são empregas quando as árvores a serem giradas estão numa altura bem acima do nível do assoalho como, por exemplo, nas talhas de correntes, pontes rolantes manuais etc. A tração em uma corrente de manobra pode ser maior de que em uma manivela. A corrente deve ser suficientemente longa para que sua extremidade inferior esteja ao nível adequado de operação.

6 Acionamento a Motor Vários projetos de acionamento a motor são empregados em guinchos e guindastes que operam com regularidade, e em máquinas transportando cargas a longas distâncias, ou manuseando cargas pesadas em grande quantidade. Motores podem seguintes tipos: ser basicamente dos Motor hidráulico; Motor Pneumático; Motor à vapor; Motor de combustão; Motor elétrico.

7 Acionamento a Motor Motor Hidráulico Acionamentos hidráulicos são usados são usados onde se requeiram pequenas elevações de cargas pesadas. Eles acionam macacos de serviços pesados. Dispositivos hidráulicos asseguram excelente ajuste de velocidade dos mecanismos de comando controlados ou automáticos. Além disso esses dispositivos são de pequeno porte, de fácil utilização e simplificado controle da máquina.

8 Acionamento a Motor Motor Pneumático A potência pneumática é amplamente empregada em pequenas talhas pneumáticas de suspensão. Um acionamento pneumático oferece a vantagem do grande número possível de operações de ligação por unidade de tempo, o que não pode ser alcançado por acionamento elétrico. Entre as limitações estão: instalação do sistema de distribuição de ar, menor distância de deslocamento horizontal, devido à mangueira de fornecimento de ar e a necessidade de construção e montagem precisa de suas partes.

9 Acionamento a Motor Motor à Vapor Os acionamentos a vapor ainda continuam a manter sua importância, entre os muitos tipos de acionamento a motor. Encontram aplicação, principalmente, nos mecanismos de translação dos guindastes de locomotivas, para serviços gerais nos desvios ferroviários, nos pátios das usinas e estaleiros. O acionamento a vapor possui as seguintes limitações: Não está sempre pronto para operar; Grande dimensão e peso; Baixo rendimento. As vantagens do acionamento a vapor: Alta confiança operacional; Simples operação e manutenção.

10 Acionamento a Motor Motor de Combustão São empregados em guindastes móveis para estradas e serviços em geral (guindastes montados em automóveis e tratores). Um acionamento a motor de combustão oferece as seguintes vantagens: Sempre pronto para partir; Não consome combustível quando o guindaste está parado; Altas capacidades; Rendimento mais alto do que os dos acionamentos a vapor. As desvantagens são: Requer embreagem para acionamento, por não poder partir em carga; Uso mais complexo, em relação a outros motores. Maior custo de aquisição do motor.

11 Acionamento a Motor Motor Elétrico Possui operação extremamente segura, de fácil e conveniente controle. A velocidade da carga manuseada pode ser ajustada dentro de uma larga faixa. O acionamento a motores elétricos é normalmente superior aos outros sob o ponto de vista econômico. O acionamento pode ser suprido com corrente contínua, corrente trifásica ou monofásica. O motor de corrente alternada é de projeto mais simples e é mais barato do que o motor de corrente contínua.

12 Mecanismo de Elevação O mecanismo de elevação de carga é o principal elemento em cada aparelho de elevação. Independentemente do projeto, ele incorpora os seguintes elementos: Acionamento a motor ou manual; Transmissão entre arvores movidas e motoras (redutores); Tambor ou roda dentada para colher o cabo ou corrente; Elemento flexível de elevação; Dispositivo de manuseio da carga; Freio; Armação ou estrutura de base.

13 Mecanismo de Elevação Acionamento à mão Um diagrama desse mecanismo é mostrado pela figura. O movimento é transmitido da árvore de manivela I através de três pares de engrenagens cilíndricas de dentes retos para um tambor ajustado na arvore IV com um raio R, no qual o cabo de elevação se enrola quando a carga Q é elevada. O rendimento do mecanismo é dado por: K o K 0 +W η = Onde: K 0 é empregada na manivela sem atrito e W a resistência devido ao atrito. A relação total de transmissão do mecanismo pode ser obtida pelas seguintes relações: i = Toque no tambor Toque no motor η

14 Mecanismo de Elevação Acionamento por Motor Elétrico A potência é transmitida do motor elétrico para o redutor, que é composto por engrenagens ou polias, e então aciona o tambor ou polia. A relação de transmissão entre o motor e o tambor é: i = w motor (Rotação do motor) w tambor (Rotação do tambor) A velocidade do cabo no tambor é: V cabo = Wt ambor πd Onde D representa o diâmetro do tambor.

15 Mecanismo de Elevação Acionamento por Motor Elétrico Os redutores são de dois tipos: Redutor coroa e rosca sem fim; Redutor de engrenagens.

16 Mecanismo de Elevação Acionamento por Motor Elétrico A potência requerida no redutor pode ser estimada pela seguinte relação: P = T ws req red η red Onde: T req = Torque requerido pelo sistema na saída do tambor = F cabo *R tambor. w sred = Rotação de saída do redutor; η red = Eficiência do redutor. O toque do motor pode ser calculado considerando-se o aumento de torque obtido pelo redutor: T mot = Tr eq i η red

17 Mecanismo de Elevação Acionamento por Motor Elétrico A potência do motor pode ser calculada com a seguinte formula: P = 1,1 T mot wm ot η mot ou P = 1,1 F cabo v cabo η red η mot Onde: T mot = Torque do motor; w mot = Rotação do motor; η mot = Eficiência do motor; F cabo = Força suportada pelo cabo; v cabo = Velocidade de elevação da carga ( 10m/min)

18 Mecanismo de Elevação Acionamento à Motor para Vários Mecanismos Estes mecanismos são projetados para guindastes montados em carros e tratores e guindastes de esteira. Um motor a vapor ou um motor de combustão interna, é o principal acionador para todas essas máquinas de elevação.

19 Mecanismo de Elevação Acionamento à Motor para Vários Mecanismos No exemplo mostrado pela figura, o movimento é transmitido do motor aos três mecanismos do guindaste (alcance da lança, elevação e giro). Da caixa 12, o movimento é transmitido à arvore 3, através da caixa de inversão 1, pela arvore cardan 2. Através do redutor 4, a árvore 3 aciona a árvore principal de transmissão 7 de onde o movimento é transmitido, por meios de embreagens e transmissões de parafusos sem fim 5 e 6, ao tambor 8 (elevação da lança) e 9 (elevação). Além disso, a embreagem 10 pode transmitir movimento à transmissão de parafuso 11 do mecanismo de giro.

20 Mecanismo de Elevação Acionamento por Motor Elétrico Exemplo 1: Determine a potência necessária em um motor elétrico para acionamento de um guincho de carga nominal de 2t, que possui um tambor cabo de 35cm de diâmetro. O redutor (coroa sem fim, rendimento 0,95) aplica uma redução i=1:60. Considere um motor com rotação de 880rpm com rendimento de 0,85.

21 Mecanismo de Elevação Acionamento por Motor Elétrico Exemplo 2: A talha mostrada na figura possui capacidade de 3000Kg. Segue os dados gerais do fabricante: Capacidade (Kg): 3000 Classe de proteção do motor: ip44 / ip54 Dimensões (A x L x C) (mm): 620 x 680 x Motor de elevação: (kw): 4,5; (rpm): 880 Motor de translação (Kw): 0,4 Peso (Kg): 364 Diâmetro do tambor: 45cm Calcule a redução necessária para atender os requisitos acima e qual será a velocidade de subida da carga.

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 9 MECANISMOS DE TRANSLAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Mecanismos de Translação Estes mecanismos são responsáveis pela locomoção do equipamento em trabalho, e podem ser classificados

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 1 INTRODUÇÃO À MAQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE PROF.: KAIO DUTRA Instalações Internas de Transporte e Máquinas de Elevação Máquinas de elevação e transporte são

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 4 E 5 POLIAS E TAMBORES

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 4 E 5 POLIAS E TAMBORES MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 4 E 5 POLIAS E TAMBORES PROF.: KAIO DUTRA Polias As polias podem ser fabricadas nos dois tipos: Móveis: Movimentam-se com o movimento da carga, normalmente usada

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 Máquinas de Elevação e Transporte

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 Máquinas de Elevação e Transporte LISTA DE EXERCÍCIOS 1 Máquinas de Elevação e Transporte 1. Fale sobre as correntes de elos soldadas, seus principais tipos, vantagens e desvantagens, desenhe um elo e aponte suas principais medidas. 2.

Leia mais

Dados Técnicos Guindaste sobre esteiras LR 1300 LR 1300

Dados Técnicos Guindaste sobre esteiras LR 1300 LR 1300 Dados Técnicos Guindaste sobre esteiras LR 1300 LR 1300 Dimensões Máquina básica com carro inferior R 9750 3600 10350 6930 3000 LR 1300 2250 1600 1465 5000 1700 8500 9650 4260 1870 1200 8000 400 R 6980

Leia mais

3. TRANSMISSÃO DE POTÊNCIA

3. TRANSMISSÃO DE POTÊNCIA 8 3. TRANSMISSÃO DE POTÊNCIA Os mecanismos de transmissão estão presentes em várias partes das máquinas e implementos agrícolas, transferindo potência e movimento, podendo atuar também como elemento de

Leia mais

Rendimentos em Transmissões Mecânicas

Rendimentos em Transmissões Mecânicas Rendimentos em Transmissões Mecânicas NOME: Lucas Ribeiro Machado O que é Transmissões Mecânicas Transmissão mecânica são equipamentos ou mecanismo que tem a função de transmitir potência, torque ou rotação

Leia mais

Sistemas de Transmissão de Movimento

Sistemas de Transmissão de Movimento elcabral@usp.br 1 PMR2560 Robótica Sistemas de Transmissão de Movimento Eduardo L. L. Cabral elcabral@usp.br elcabral@usp.br 2 Objetivos Sistemas de transmissão de movimento. Características; Tipos: Redutores

Leia mais

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Professor - Renato G. Jasinevicius. Aula: Máquina ferramenta- Torno. Torno

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Professor - Renato G. Jasinevicius. Aula: Máquina ferramenta- Torno. Torno SEM534 Processos de Fabricação Mecânica Professor - Renato G. Jasinevicius Aula: Máquina ferramenta- Torno Torno Torno Existe uma grande variedade de tornos que diferem entre si pelas dimensões, características,

Leia mais

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Prof.: Carlos

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Prof.: Carlos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Campos de Presidente Epitácio LIDIANE FERREIRA Trabalho apresentado na disciplina de Elementos de Maquinas do Curso de Automação Industrial 3º módulo

Leia mais

TALHAS ELÉTRICAS DE CABO DE AÇO

TALHAS ELÉTRICAS DE CABO DE AÇO TALHAS ELÉTRICAS DE CABO DE AÇO Com uma reputação mundial de Qualidade Integral, as talhas elétricas Varese associam os mais avançados conceitos de engenharia com destaque especial na segurança e na versatilidade.

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 10 PONTES DE PÓRTICOS ROLANTES PROF.: KAIO DUTRA Das máquinas de levantamento, é a de maior aplicação na indústria, permitindo deslocamentos verticais e horizontais

Leia mais

SEM 0343 Processos de Usinagem. Professor: Renato Goulart Jasinevicius

SEM 0343 Processos de Usinagem. Professor: Renato Goulart Jasinevicius SEM 0343 Processos de Usinagem Professor: Renato Goulart Jasinevicius Torno Torno Existe uma grande variedade de tornos que diferem entre si pelas dimensões, características, forma construtiva, etc. Critérios

Leia mais

Por que escolher a Rexnord?

Por que escolher a Rexnord? 1-815-229-3190 (para produtos ) Por que escolher a Rexnord? Quando se trata de fornecer produtos de engenharia de alto padrão, que melhoram a produtividade e a eficiência de aplicações industriais em todo

Leia mais

Buchas ETP O mecanismo de fixação ideal para todo tipo de conexões eixo e cubo

Buchas ETP O mecanismo de fixação ideal para todo tipo de conexões eixo e cubo Buchas ETP O mecanismo de fixação ideal para todo tipo de conexões eixo e cubo As buchas ETP são mecanismos de fixação que, apesar de simples, tem tido sua eficiência comprovada através de anos de uso.

Leia mais

Aplicações Mecânicas Aula 3

Aplicações Mecânicas Aula 3 Aplicações Mecânicas Aula 3 Ementa CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2. Correias 2.1. Tipos 2.2. Características geométricas da transmissão por correia Elementos flexíveis - Correia A correia é um elemento de transmissão

Leia mais

Avaliação de Sistemas de Industriais. Prof. Herbert Oliveira Guimarães

Avaliação de Sistemas de Industriais. Prof. Herbert Oliveira Guimarães Avaliação de Sistemas de Industriais 2016-2 1 Aula 11 Noções de elementos de máquinas Elementos de transmissão flexíveis 2 Avaliação de Sistemas de Industriais Elementos de transmissão flexíveis Conceitos

Leia mais

New HollaNd TM TM SeMiPowerSHifT

New HollaNd TM TM SeMiPowerSHifT New Holland TM TM SemiPowershift SIMPLICIDADE PARA TRABALHAR, FACILIDADE PARA PRODUZIR. As máquinas new HollAnd estão prontas para trabalhar com biodiesel. consulte seu concessionário sobre A mistura AutorizAdA.

Leia mais

Flange/Eixo de Entrada. Bucha de Redução. B14 Flange Tipo C-DIN. N Sem Bucha. B5 Flange Tipo FF. B1 Bucha Simples. Flange de Saída 136

Flange/Eixo de Entrada. Bucha de Redução. B14 Flange Tipo C-DIN. N Sem Bucha. B5 Flange Tipo FF. B1 Bucha Simples. Flange de Saída 136 ibr qdr IBR q IBR qdr IBR qp IBR r IBR m IBR c IBR p IBR H IBR x variadores TRANS. ANGULARES motor acopla. Torques de até 1800 N.m Fabricada com a união de dois redutores com engrenagens do tipo coroa

Leia mais

New HollaNd TM TM exitus TM PlaTaforMado

New HollaNd TM TM exitus TM PlaTaforMado New Holland TM TM Exitus TM Plataformado ROBUSTEZ PARA UM ALTO RENDIMENTO NA SUA LAVOURA. As máquinas New Holland estão prontas para trabalhar com biodiesel. Consulte seu concessionário sobre a mistura

Leia mais

Atuadores e Sistemas Pneumáticos

Atuadores e Sistemas Pneumáticos Atuadores e Sistemas Pneumáticos Aula 3 e 4 Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura Atuadores Pneumáticos Classificação Atuador Linear (Movimento Linear): Cilindro de Simples

Leia mais

Dados técnicos Guindaste sobre esteiras HS 855 HD

Dados técnicos Guindaste sobre esteiras HS 855 HD Dados técnicos Guindaste sobre esteiras HS 855 HD Dimensões Máquina base com carro inferior 2900 7600 3500 R 6375 3015 1950 1360 3400 1220 1150 2680 5360 6450 1500 800 4950 330 R 4700 11910 Peso operacional

Leia mais

PARTE II REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS IDENTIFICADOS POR SUAS MISSÕES TÍTULO 42 REBOCADOR/EMPURRADOR CAPÍTULOS ABORDAGEM

PARTE II REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS IDENTIFICADOS POR SUAS MISSÕES TÍTULO 42 REBOCADOR/EMPURRADOR CAPÍTULOS ABORDAGEM PARTE II REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS IDENTIFICADOS POR SUAS MISSÕES TÍTULO 42 REBOCADOR/EMPURRADOR SEÇÃO 3 EQUIPAMENTO DE CASCO CAPÍTULOS A ABORDAGEM B DOCUMENTOS, REGULAMENTAÇÃO E

Leia mais

Fátima Pais. Movimento e Mecanismos. Operadores mecânicos. Educação Tecnológica

Fátima Pais. Movimento e Mecanismos. Operadores mecânicos. Educação Tecnológica Fátima Pais Movimento e Mecanismos Operadores mecânicos Roda e eixo A roda é considerada a maior invenção de sempre. É um dispositivo cilíndrico que gira em torno de um eixo, facilitando o deslocamentos

Leia mais

Aproveitamento de potência de tratores agrícolas

Aproveitamento de potência de tratores agrícolas Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias - Laboratório de Engenharia Agrícola EAG 03305 Mecanização Agrícola Prof. Ricardo Ferreira Garcia

Leia mais

Torques de até 1400 N.m. IBR q IBR qdr IBR qp IBR r IBR m IBR c IBR p IBR H IBR x variadores TRANS. A Direito. A Direito. N Sem Bucha.

Torques de até 1400 N.m. IBR q IBR qdr IBR qp IBR r IBR m IBR c IBR p IBR H IBR x variadores TRANS. A Direito. A Direito. N Sem Bucha. ibr qp IBR q IBR qdr IBR qp IBR r IBR m IBR c IBR p IBR H IBR x variadores TRANS. ANGULARES motor acopla. Torques de até 1400 N.m Fabricado com a união de dois redutores, sendo um com engrenagens do tipo

Leia mais

TALHAS PNEUMÁTICAS DE TURBINA

TALHAS PNEUMÁTICAS DE TURBINA TALHAS PNEUMÁTICAS DE TURBINA TTB-2PD (fig. 1) TTB-12P (fig. 2) TTB-23P (fig. 3) Talhas de turbina são equipamentos destinados a sustentar e movimentar cargas em geral (elevação e descida). Nas talhas

Leia mais

Órgãos de Máquinas II

Órgãos de Máquinas II Órgãos de Máquinas II 7. Estudo Dinâmico de Engrenagens Adaptado e adotado para a unidade curricular por José R. Gomes / Departamento de Engenharia Mecânica a partir de materiais de apoio pedagógico em

Leia mais

Fotos para fi ns ilustrativos.

Fotos para fi ns ilustrativos. linha attack Fotos para fi ns ilustrativos. Fotos para fins ilustrativos. Fotos para fins ilustrativos. FICHA TÉCNICA MOTOR Motor Modelo Número de Cilindros Cilindrada (cm³) Potência Nominal NBR ISO 1585

Leia mais

ATUADORES HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS

ATUADORES HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS ATUADORES HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS Em um sistema hidráulico ou pneumático, os atuadores são equipamentos capazes de converter energia hidráulica em energia mecânica que é utilizada para a movimentação

Leia mais

FORD TRANSIT 2009 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

FORD TRANSIT 2009 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 1 FORD TRANSIT 2009 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Modelo... Van/Furgão Motor... Ford Duratorq 2.4 L TDCI Número de cilindros... 4 Potência (cv/rpm)... 115,6 (85 kw)/ 3.500 Torque (kgfm/rpm)... 31,63 (310 Nm)/

Leia mais

Perfuratriz LB ptbr LB

Perfuratriz LB ptbr LB Perfuratriz LB 24-27 ptbr LB 3.5 Composição e características Cabo de aço Kelly Cabeçote Kelly Haste Kelly Guia auxiliar Acionamento de Perfuração Cilindro do mastro Tubo de pressão Guincho de avanço Regulagem

Leia mais

Especificação Técnica

Especificação Técnica Technische Especifi cação Daten Técnica Kaltfräse Fresadora W a 200 frio W 100 Especificação Técnica Fresadora a frio W 100 Tambor fresador Largura de fresagem 1.000 mm Profundidade de fresagem * 1 300

Leia mais

MEMORIAL DE CÁLCULO / 1-0 MINI GRUA MODELO RG MG 500.1

MEMORIAL DE CÁLCULO / 1-0 MINI GRUA MODELO RG MG 500.1 MEMORIAL DE CÁLCULO 060513 / 1-0 MINI GRUA MODELO RG MG 500.1 FABRICANTE: Metalúrgica Rodolfo Glaus Ltda ENDEREÇO: Av. Torquato Severo, 262 Bairro Anchieta 90200 210 Porto alegre - RS TELEFONE: ( 51 )

Leia mais

ELEVADORES MECAN PARA MATERIAIS OU PASSAGEIROS

ELEVADORES MECAN PARA MATERIAIS OU PASSAGEIROS ELEVADOR UM SISTEMA MECAN DE ELEVADOR E CABINA FECHADA OU SEMIFECHADA PARA O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS OU MATERIAIS EM CANTEIRO DE OBRAS EQUIPADO COM FREIO DE SEGURANÇA AUTOMÁTICO E MANUAL TIPO CUNHA ELEVADORES

Leia mais

Código ET AGRALE S.A. Data ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 04/03/2015 MA9000VL - ABS. OBS: Foto apenas ilustrativa.

Código ET AGRALE S.A. Data ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 04/03/2015 MA9000VL - ABS. OBS: Foto apenas ilustrativa. AGRALE S.A. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Código ET 650.103 Data 04/03/2015 MA9000VL - ABS OBS: Foto apenas ilustrativa. AGRALE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PRODUTO: CHASSI MODELO: VOLARE V9L CÓDIGO 6025.000.500.00.0

Leia mais

Sistemas Mecatrônicos 1

Sistemas Mecatrônicos 1 Sistemas Mecatrônicos 1 Módulo 5 Elementos mecânicos de sistemas mecatrônicos Prof. Leonardo Marquez Pedro Os elementos mecânicos são utilizados na construção da cadeia cinemática dos diferentes tipos

Leia mais

M-700. Lançamento! Motores e chaves opcionais. M-700. Fornecida com motor 1,5 CV de alta rotação, eixo de transmissão e chave de reversão

M-700. Lançamento! Motores e chaves opcionais. M-700. Fornecida com motor 1,5 CV de alta rotação, eixo de transmissão e chave de reversão Bica livre Acompanha Cana Shop 140/200 e estacionária Reservatório com torneira Acompanha Cana Shop 140/200, estacionária e Cana Shop 60 Motor estacionário indicado à partir de: 3,5 à 6,5 cv A 2 Lançamento!

Leia mais

TR-250M. CAPACIDADE DO GUINDASTE kg a 2,5 m

TR-250M. CAPACIDADE DO GUINDASTE kg a 2,5 m TADANO GUINDASTE HIDRÁULICO SOBRE RODAS CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÕES N.º TR-250M-5-00104/P-05 TR-250M DADOS GERAIS CAPACIDADE DO GUINDASTE 25.000 kg a 2,5 m LANÇA 4 seções, 9,5 m - 30,5 m DIMENSÕES GERAIS

Leia mais

Curso de Graduação em Engenharia Elétrica

Curso de Graduação em Engenharia Elétrica Curso de Graduação em Engenharia Elétrica ACE - Acionamentos Elétricos 218-1 Instrutor - Prof. Ademir Nied Projeto 2 Data Limite para Entrega: 27/6/218 Observações: Consulta livre e um relatório por grupo.

Leia mais

APLICAÇÕES. Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias. Transmissão de carro. Redutor de velocidade. Relógios

APLICAÇÕES. Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias. Transmissão de carro. Redutor de velocidade. Relógios APLICAÇÕES Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias.. Transmissão de carro Redutor de velocidade Relógios 1 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DEFINIÇÃO: Engrenagens são rodas com dentes padronizados

Leia mais

Guindaste sobre esteiras HS 8100 HD. ptbr

Guindaste sobre esteiras HS 8100 HD. ptbr Guindaste sobre esteiras HS 8100 HD ptbr HS 8004.02 Dimensões Máquina básica com carro inferior R 6375 2900 7600 3500 1950 1360 3400 1150 5360 2680 800 350 6450 4950 1220 1500 4950 R 4700 11910 operacional

Leia mais

Circuito Hidráulico Básico:

Circuito Hidráulico Básico: Circuito Hidráulico ásico: O circuito hidráulico mais simples consiste no comando de avanço e recuo de um cilindro de dupla ação, utilizando uma bomba de vazão constante e uma válvula direcional de acionamento

Leia mais

PRÁTICA DE OFICINA - AULA OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO

PRÁTICA DE OFICINA - AULA OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO 1 PRÁTICA DE OFICINA - AULA 01-2015-1 OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO Processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies de revolução com auxílio de uma ou mais ferramentas

Leia mais

CONHEÇA A NOVA LINHA DE PRODUTOS DA KOCH.

CONHEÇA A NOVA LINHA DE PRODUTOS DA KOCH. LINHA DE PRODUTOS CONHEÇA A NOVA LINHA DE PRODUTOS DA KOCH. Há 90 anos, a Koch é especialista em equipamentos de movimentação de cargas. Sua linha completa atende desde pequenos equipamentos até guindastes

Leia mais

APLICAÇÕES. Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias. Transmissão de carro. Redutor de velocidade. Relógios

APLICAÇÕES. Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias. Transmissão de carro. Redutor de velocidade. Relógios APLICAÇÕES Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias.. Transmissão de carro Redutor de velocidade Relógios 1 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DEFINIÇÃO: Engrenagens são rodas com dentes padronizados

Leia mais

transmissão de movimento e transformação de movimento.

transmissão de movimento e transformação de movimento. Transmissão e transformação de movimento A UU L AL A O motor que aciona uma máquina nem sempre produz o movimento apropriado ao trabalho que se deseja realizar. Quando isso ocorre, torna-se necessário

Leia mais

TORNO DE BANCADA PROFISSIONAL MR-330, MARCA: MANROD

TORNO DE BANCADA PROFISSIONAL MR-330, MARCA: MANROD TORNO DE BANCADA PROFISSIONAL MR-330, DETALHES DO EQUIPAMENTO: Indicado para usinagem de peças nos mais diversos tipos de materiais: alumínio, latão, nylon, cobre, celeron, acrílico e aços em geral. Fornecido

Leia mais

Mecanização Agrícola I

Mecanização Agrícola I Mecanização Agrícola I Elementos Básicos de Mecânica Prof. João Marcelo Mecânica Aplicada É um ramo da Engenharia que procura estabelecer fórmulas e coeficientes compatíveis com a natureza e condição de

Leia mais

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11)

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) 463 Máquinas Verticais Operação Manual Série 2000 Modelo St2001 Modelo St2002* Altura máxima de corte: 300mm Distância da lâmina de serra de fita à estrutura da máquina: 410mm Dimensão de mesa: 550mm de

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS

CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras Leandro M. Gimenez 2018 1 ??? Tratores Máquinas projetadas para tracionar, transportar e acionar máquinas e implementos

Leia mais

CPMSB Chave de Partida de Motores. Eficiência e flexibilidade

CPMSB Chave de Partida de Motores. Eficiência e flexibilidade CPMSB Eficiência e flexibilidade Potência para os negócios no mundo todo Automotivo A Eaton fornece energia para centenas de produtos atendendo a demanda mundial do mercado atual em constante mudança.

Leia mais

Aula 04 - Atuadores pneumáticos atuadores lineares e rotativos

Aula 04 - Atuadores pneumáticos atuadores lineares e rotativos Aula 04 - Atuadores pneumáticos atuadores lineares e rotativos 1 - INTRODUÇÃO Os atuadores pneumáticos são componentes que transformam a energia do ar comprimido em energia mecânica, isto é, são elementos

Leia mais

> Guindastes leves, seguros e eficientes para o manuseio de cargas de até 2000kg.

> Guindastes leves, seguros e eficientes para o manuseio de cargas de até 2000kg. > A MKS Marksell FEITA NO BRASIL, PARA O MUNDO. A MKS Marksell é uma empresa 100% Brasileira, pioneira e líder no segmento de equipamentos para movimentação de carga e pessoas desde 1983. Instalada em

Leia mais

Órgãos de Máquinas II Exercícios de Aplicação

Órgãos de Máquinas II Exercícios de Aplicação Órgãos de Máquinas II Exercícios de Aplicação Paulo Flores José Gomes Nuno Dourado Universidade do Minho Escola de Engenharia Guimarães 2016 ÍNDICE Órgãos de Máquinas II - Exercícios de Aplicação... 1

Leia mais

New Holland TS TS6020 TS6040

New Holland TS TS6020 TS6040 New Holland TS TS6020 TS6040 2 LINHA TS. toda força e Robustez que a sua lavoura merece. A linha TS é a prova de que a New Holland combina tudo o que existe de melhor para garantir o sucesso da agricultura

Leia mais

Principal Histórico SAC

Principal Histórico SAC 1 de 6 05/11/2009 08:47 Principal Histórico SAC GUINCHOS PERFURADOR GRUA NÁUTICO TELECOM OFF-ROAD USINAGEM Mecânicos > ACIONAMENTO MECÂNICO > EMBREAGEM > FUNCIONAMENTO > VANTAGEM DO GUINCHO DE ACIONAMENTO

Leia mais

Novos tratores Farmall série a. O multitarefas perfeito para você.

Novos tratores Farmall série a. O multitarefas perfeito para você. tratores farmall Novos tratores Farmall série a. O multitarefas perfeito para você. Os novos tratores Farmall série A foram projetados para os mais diversos trabalhos tanto na agricultura como na pecuária.

Leia mais

PROJETO MECÂNICO (SEM 0347)

PROJETO MECÂNICO (SEM 0347) PROJETO MECÂNICO (SEM 0347) Notas de Aulas v.2017 Aula 12 Transmissão Professor: Carlos Alberto Fortulan Transmissão A transmissão de potência é um recurso empregado para transmitir energia de um eixo

Leia mais

REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS I- DENTIFICADOS POR SUAS MIS- SÕES TÍTULO 42 REBOCADOR/EMPURRADOR CAPÍTULOS ABORDAGEM

REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS I- DENTIFICADOS POR SUAS MIS- SÕES TÍTULO 42 REBOCADOR/EMPURRADOR CAPÍTULOS ABORDAGEM PARTE II REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS I- DENTIFICADOS POR SUAS MIS- SÕES TÍTULO 42 REBOCADOR/EMPURRADOR SEÇÃO 3 EQUIPAMENTO DE CASCO CAPÍTULOS A ABORDAGEM B DOCUMENTOS, REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE III TRANSPORTE E ELEVAÇÃO DE CARGAS

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE III TRANSPORTE E ELEVAÇÃO DE CARGAS MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE III TRANSPORTE E ELEVAÇÃO DE CARGAS Transporte Equipamentos de transporte Tipo Rodoviário Ferroviário Marítimo Vantagens Rapidez Entrega porta a porta Adequado para cargas mais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA AULA 06

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA AULA 06 AULA 06 1) O que são correntes? 2) Quais são os componentes fundamentais de um sistema de transmissão por correntes? 3) Onde observamos a utilização de correntes? 4) Quais são as principais características

Leia mais

Informações sobre estacionamentos automáticos e manuais GARAGEM AUTOMATIZADA INTELIGENTE MODELO CARROSSEL

Informações sobre estacionamentos automáticos e manuais GARAGEM AUTOMATIZADA INTELIGENTE MODELO CARROSSEL Informações sobre estacionamentos automáticos e manuais GARAGEM AUTOMATIZADA INTELIGENTE MODELO CARROSSEL 1. Objetivo Ampliar um maior número de vagas para carros no espaço horizontal ou vertical disponível

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA AULA 05

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA AULA 05 AULA 05 1) O que são correias? 2) Quais são os componentes fundamentais de um sistema de transmissão por correias? 3) Onde observamos a utilização de correias? 4) Quais são as principais características

Leia mais

Especificação Técnica. Fresadora a frio W 50 DC

Especificação Técnica. Fresadora a frio W 50 DC Especificação Técnica Fresadora a frio W 50 DC Especificação Técnica Fresadora a frio W 50 DC Largura de fresagem máx. Profundidade de fresagem * 1 500 mm 0 210 mm Tambor fresador Espaçamento entre ferramentas

Leia mais

ELEVADOR DE CARGAS. Chaira Papinelli Ferreira RA: Debora Gandra RA: Erick Scarpin RA:

ELEVADOR DE CARGAS. Chaira Papinelli Ferreira RA: Debora Gandra RA: Erick Scarpin RA: ELEVADOR DE CARGAS Chaira Papinelli Ferreira RA: 198488 Debora Gandra RA: 204261 Erick Scarpin RA: 203697 Geovani Lameu RA:200768 Jose Renato Ribeiro Hilário RA: 199448 Lincon Marcelo RA: 199800 Lucas

Leia mais

48X * * Sujeito à aprovação de crédito. I AME NT O

48X * * Sujeito à aprovação de crédito. I AME NT O A EDIT 48X * * Sujeito à aprovação de crédito. A ATÉ ACR EM FIN I AME NT O NC > A MKS Marksell A Eficiência gera Resultados! A MKS Marksell é uma empresa 100% Brasileira, pioneira e líder no segmento de

Leia mais

Talha elétrica de corrente CLX DESEMPENHO COM O QUAL VOCÊ PODE CONTAR

Talha elétrica de corrente CLX DESEMPENHO COM O QUAL VOCÊ PODE CONTAR PONTES ROLANTES INDUSTRIAIS PONTES ROLANTES NUCLEARES PONTES ROLANTES PORTUÁRIAS EMPILHADEIRAS DE CARGAS PESADAS SERVIÇO SERVIÇO DE FERRAMENTAS PARA MÁQUINAS SISTEMAS DE ELEVAÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRABALHO

Leia mais

Especificação Técnica. Fresadora a frio W 150

Especificação Técnica. Fresadora a frio W 150 Especificação Técnica Fresadora a frio W 150 Especificação Técnica Fresadora a frio W 150 Largura de fresagem Profundidade de fresagem * 1 1.200 mm (opcionalmente 1.500 mm) 0 320 mm Tambor fresador Espaçamento

Leia mais

Transmissão por correia e polia

Transmissão por correia e polia IFSP - instituto federal Nome: Yan Conrado Curso: automação industrial Período: noite Prontuário: 1310747 Transmissão por correia e polia São elementos de máquina que se movem com um movimento de rotação

Leia mais

V6L. V8L Curto V8L V8L V9L

V6L. V8L Curto V8L V8L V9L Aliando sofisticação e excelente custo-benefício, a linha Volare Attack se destaca por simplificar com inteligência a tarefa de transitar pelos grandes fluxos de veículos das cidades. Uma soma de robustez,

Leia mais

RETROESCAVADORA DEM 310

RETROESCAVADORA DEM 310 RETROESCAVADORA DEM 310 Projetado para realizar trabalhos de escavação, carregamento e descarregamento. Na retroescavadora é utilizada a transmissão hidromecânica de um dos maiores produtores do mundo

Leia mais

NEW HOLLAND T6 LINHA T6 MAR 1

NEW HOLLAND T6 LINHA T6 MAR 1 NEW HOLLAND T6 LINHA T6 MAR 1 2 3 NOVA LINHA T6 MAR 1. FORÇA E ROBUSTEZ QUE A SUA LAVOURA JÁ CONHECE. DESIGN E PRODUTIVIDADE PARA VOCÊ. MOTOR O melhor motor da categoria. Motor New Holland, produzido no

Leia mais

TRANSPALETES MANUAIS DE KG, KG E KG. 1 TRANSPALETE MANUAL COMBALANÇA E IMPRESSORA. 2 TRANSPALETE MANUAL COM ELEVAÇÃO HIDRÁULICA

TRANSPALETES MANUAIS DE KG, KG E KG. 1 TRANSPALETE MANUAL COMBALANÇA E IMPRESSORA. 2 TRANSPALETE MANUAL COM ELEVAÇÃO HIDRÁULICA ÍNDICE TRANSPALETES MANUAIS DE 2.000 KG, 2.500 KG E 3.000 KG... 1 TRANSPALETE MANUAL COMBALANÇA E IMPRESSORA... 2 TRANSPALETE MANUAL COM ELEVAÇÃO HIDRÁULICA... 3 MESAS PANTOGRÁFICAS MANUAL HIDRÁULICA...

Leia mais

Catálogo Técnico LIMPA GRADES AUTOMÁTICO. Versão

Catálogo Técnico LIMPA GRADES AUTOMÁTICO. Versão Catálogo Técnico LIMPA GRADES AUTOMÁTICO Versão 2012-1 Página 2 de 9 S U M Á R I O 1. HIDROMECÂNICOS... 3 1.1 LIMPA GRADES AUTOMÁTICO... 3 1.1.1 Dados Principais... 3 1.1.2 Escopo... 3 1.1.3 Movimento

Leia mais

EK180 Perfuratriz Hidráulica

EK180 Perfuratriz Hidráulica Perfuratriz Hidráulica APLICAÇÕES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS O equipamento CZM foi projetado para oferecer alto desempenho aliado à confiabilidade e mecanismo de simples operação e manutenção. A foi desenvolvida

Leia mais

V6L. V8L Curto V8L V8L

V6L. V8L Curto V8L V8L A linha de veículos turismo da Volare é sinônimo de viagem confortável! A agilidade no deslocamento e o maior espaço interno, combinados à economia e baixa manutenção, faz dos modelos Volare a melhor opção

Leia mais

Elementos de Transmissão Correias

Elementos de Transmissão Correias Elementos de Transmissão Correias Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. Transmissão por polias e correias Transmissão por polias e correias As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo

Leia mais

CENTRO DE USINAGEM CNC DUPLA COLUNA. Uma Fonte Confiável de Excelentes Máquinas para Complementar Sua Força de Trabalho

CENTRO DE USINAGEM CNC DUPLA COLUNA. Uma Fonte Confiável de Excelentes Máquinas para Complementar Sua Força de Trabalho CENTRO DE USINAGEM CNC DUPLA COLUNA Uma Fonte Confiável de Excelentes Máquinas para Complementar Sua Força de Trabalho CENTRO DE USINAGEM CNC DUPLA COLUNA CARACTERÍSTICAS DA MÁQUINA: Excelente Resistência

Leia mais

Novos tratores Farmall série a. O multitarefas perfeito para você.

Novos tratores Farmall série a. O multitarefas perfeito para você. tratores farmall Novos tratores Farmall série a. O multitarefas perfeito para você. Os novos tratores Farmall série A foram projetados para os mais diversos trabalhos tanto na agricultura como na pecuária.

Leia mais

NEW HOLLAND TT TT4O3O

NEW HOLLAND TT TT4O3O NEW HOLLAND TT TT4O3O VERSATILIDADE PARA TRABALHAR EM TODOS OS CAMPOS. Ágil, potente e robusto. O TT4030 chegou para atuar em diversas frentes na sua lavoura. Ideal para as atividades que requerem força,

Leia mais

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Oficina Mecânica para Automação - OMA

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Oficina Mecânica para Automação - OMA II. AJUSTE & TOLERÂNCIA: Livro recomendado: Tolerâncias, Ajustes, Desvios e Análise de Dimençôes. Autores: Osvaldo Luiz Agostinho; Antonio Carlos dos Santos Rodrigues e Joâo Lirani. Editora Edgard Blucher

Leia mais

NEW HOLLAND T6 LINHA T6 MAR-I

NEW HOLLAND T6 LINHA T6 MAR-I NEW HOLLAND T6 LINHA T6 MAR-I 2 3 NOVA LINHA T6 MAR 1. FORÇA E ROBUSTEZ QUE A SUA LAVOURA JÁ CONHECE. DESIGN E PRODUTIVIDADE PARA VOCÊ. A nova linha T6 MAR 1 da New Holland chegou para ajudar você a ir

Leia mais

Resistência dos Materiais. Aula 6 Estudo de Torção, Transmissão de Potência e Torque

Resistência dos Materiais. Aula 6 Estudo de Torção, Transmissão de Potência e Torque Aula 6 Estudo de Torção, Transmissão de Potência e Torque Definição de Torque Torque é o momento que tende a torcer a peça em torno de seu eixo longitudinal. Seu efeito é de interesse principal no projeto

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DE COMERCIALIZAÇÃO EM

CONDIÇÕES GERAIS DE COMERCIALIZAÇÃO EM CONDIÇÕES GERAIS DE COMERCIALIZAÇÃO EM WWW.HTUBO.PT/EMPRESA 1.378,00 1. 679,00 343,00 360,00 360,00 97,00 97,00 97,00 97,00 97,00 97,00 97,00 97,00 2.704,00 300,00 371,20 376,00 300,00 371,20 376,00 30L

Leia mais

GUINCHO DE FIXAR DE PARAFUSO SEM FIM VL

GUINCHO DE FIXAR DE PARAFUSO SEM FIM VL Réf : VL GUINCHO DE FIXAR DE PARAFUSO SEM FIM VL - Fabricado de acordo com a norma DIN 15020. - Manivela de comprimento regulável; sem retrocesso. - Tambores e eixos equipados com rolamentos de agulha.

Leia mais

Características do fuso de esferas

Características do fuso de esferas Torque de acionamento de um terço do parafuso deslizante Com o fuso de esferas, esferas rolam entre o eixo parafuso e a castanha para alcançar uma alta eficiência. O torque de acionamento necessário é

Leia mais

Perfuratriz LB ptbr LB

Perfuratriz LB ptbr LB Perfuratriz LB 36-41 ptbr LB 5.5 Conceito e características Cabo de aço Kelly Cabeçote para cabo Kelly Haste Kelly Cabeçote para cabo auxiliar Acionamento Dispositivo de inclinação Tubo de pressão Guincho

Leia mais

V6L. V8L Curto V8L V8L

V6L. V8L Curto V8L V8L Escolar A linha de veículos escolarbus da Volare é a garantia de um bom investimento! Os veículos possuem excelente dirigibilidade, além da facilidade em pequenos reparos e manutenções. O Volare escolar

Leia mais

Características do fuso de esferas

Características do fuso de esferas Torque de acionamento de um terço do parafuso deslizante Com o fuso de esferas, esferas rolam entre o eixo parafuso e a castanha para alcançar uma alta eficiência. O torque de acionamento necessário é

Leia mais

CV mf7100. _FOLHETAO FOP MF7100.indd 1 31/01/12 10:33

CV mf7100. _FOLHETAO FOP MF7100.indd 1 31/01/12 10:33 CV 140-180 mf7100 Nova linha de tratores para silvicultura INOVAÇÃO - COMPROMETIMENTO - PROXIMIDADE - VISÃO - CONFIABILIDADE - LIDERANÇA - SUPORTE - TECNOLOGIA _FOLHETAO FOP MF7100.indd 1 31/01/12 10:33

Leia mais

Alternador. Professor Diogo Santos Campos

Alternador. Professor Diogo Santos Campos 4. SISTEMA ELÉTRICO O sistema elétrico dos motores dos tratores agrícolas pode ser dividido em três partes, são elas: Produção: gerador e dispositivos de controle de corrente e tensão; Armazenamento: bateria;

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL DAS NCMs REPRESENTATIVAS DO SETOR FERROVIÁRIO.

BALANÇA COMERCIAL DAS NCMs REPRESENTATIVAS DO SETOR FERROVIÁRIO. BALANÇA COMERCIAL DAS NCMs REPRESENTATIVAS DO SETOR FERROVIÁRIO..000 800.000.000 600.000.000 400.000.000 200.000.000 84798999 Outras máquinas e aparelhos mecânicos com função própria 200.000.000 400.000.000

Leia mais

A tecnologia encontra a tradição.

A tecnologia encontra a tradição. A tecnologia encontra a tradição. A TECNOTEXTIL orgulha-se em anunciar que agora é distribuidora oficial da linha de Talhas e Equipamentos Little Mule, marca pertencente ao Grupo Columbus McKinnon Corporation,

Leia mais

Apostila 2. Capítulo 11. Esses humanos e suas máquinas maravilhosas. Página 233

Apostila 2. Capítulo 11. Esses humanos e suas máquinas maravilhosas. Página 233 Apostila 2 Capítulo 11 Página 233 Esses humanos e suas máquinas maravilhosas Gnomo Máquinas O que seria do mundo moderno sem as máquinas? Por mais complexas que sejam as máquinas modernas todas utilizam

Leia mais

FIS-14 Lista-04 Setembro/2012

FIS-14 Lista-04 Setembro/2012 FIS-14 Lista-04 Setembro/2012 1. A posição de uma partícula é descrita por r = 300e 0,500t mm e θ = 0,300t 2 rad, onde t é dado em segundos. Determine as intensidades da velocidade e da aceleração da partícula

Leia mais

MINI-TORNO PROFISSIONAL MR-300, MARCA: MANROD

MINI-TORNO PROFISSIONAL MR-300, MARCA: MANROD MINI-TORNO PROFISSIONAL MR-300, MARCA: MANROD DETALHES DO EQUIPAMENTO: Indicado para usinagem de pequenas peças nos mais diversos tipos de materiais: alumínio, latão, nylon, cobre, Celeron, acrílico e

Leia mais

TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E

TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E O TRATOR QUE VOCÊ CONHECE, AINDA MELHOR PARA A SUA LAVOURA. 2 MULTITAREFAS PARA OS SEUS DESAFIOS Um grande parceiro

Leia mais

PEM. Projeto de elementos de máquinas - Aula 4

PEM. Projeto de elementos de máquinas - Aula 4 PEM Projeto de elementos de máquinas - Aula 4 Ementa CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2.1 Esforços na transmissão 2.2. Seleção de correias trapezoidais Esforços Considerando o sistema em rotação constante temos:

Leia mais

Eixos e árvores Projeto para eixos: restrições geométricas. Aula 8. Elementos de máquinas 2 Eixos e árvores

Eixos e árvores Projeto para eixos: restrições geométricas. Aula 8. Elementos de máquinas 2 Eixos e árvores Eixos e árvores Projeto para eixos: restrições geométricas Aula 8 Elementos de máquinas 2 Eixos e árvores 1 Acoplamentos o São elementos utilizados para interligação de eixos, tendo as seguintes funções:

Leia mais