MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS"

Transcrição

1 MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AULA 02 - GESTÃO DE EQUIPAMENTOS Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Curso Técnico de Edificações

2 SISTEMAS DE GESTÃO Há três processos básicos de gerir o equipamento numa empresa: a) pelo Diretor da obra; b) por um serviço especializado de equipamento; c) o sistema misto.

3 PELO DIRETOR DA OBRA IA aquisição, manutenção, uso e aluguel estão exclusivamente a cargo do Diretor da obra. IÉ aplicável em: - grandes empreendimentos; -única solução para Empresas de pequena dimensão.

4 PELO DIRETOR DA OBRA IVantagens -O equipamento é, em princípio, bem cuidado (condições de uso e manutenção) -A seleção do equipamento é feita em função das características específicas de cada obra. -Não há encargos com a exploração das máquinas.

5 PELO DIRETOR DA OBRA I Inconvenientes -Há desperdícios de economia de escala. -Em princípio não há reservas para imprevistos (apenas se compra o indispensável). -Pelo número escasso de equipamentos torna-se economicamente inviável a montagem de uma oficina especializada para manutenção e reparação dos equipamentos.

6 SERVIÇO ESPECIALIZADO IO equipamento utilizado por todas as obras de uma empresa é gerido por um departamento central especializado. IVantagens -Possibilidade de obter economias de escala. - Existência de equipamento de reserva.

7 SERVIÇO ESPECIALIZADO IVantagens -Manutenção e reparações feitas por oficinas especializadas -Permite a realização de estudos técnico-económicos cuidadosos -Aquisição de equipamento especializado caso se preveja um grau de utilização suficiente.

8 SERVIÇO ESPECIALIZADO I Inconvenientes - Custos altos. -Custos de transporte entre a central e cada uma das obras elevados. -Desleixo nas condições de uso e manutenção por parte dos Diretores da obra em virtude de os equipamentos não serem de sua responsabilidade direta.

9 SISTEMA MISTO INeste sistema os equipamentos são geridos pelo Departamento Central sempre que não estão sendo utilizados em uma obra e os equipamentos são alugados pelo Serviço Central às obras. INas obras, o Diretor de Obra encarrega-se da sua manutenção e operação. É este o modo usual de operação seguido pelas médias e grandes empresas.

10 SISTEMA MISTO Vantagens e inconvenientes. Dadas as características do sistema ele procura aproveitar as vantagens e minimizar os inconvenientesdos outros dois.

11 MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AULA MÁQUINAS TRATORAS Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Curso Técnico de Edificações

12 DEFINIÇÕES I Trator é a máquina automotora especialmente construída para empurrar outra(s) máquina(s) e/ou acionar implemento(s) a ela adaptado(s), podendo ser: a) De esteiras; b) De roda; c) De tração combinada

13 TRATOR DE ESTEIRAS I A esteira se desloca no mesmo sentido do movimento do trator, de forma a proporcionar um trilho para a roda guia e roletes. I O trator possui uma roda dentada (motriz) que se engrena nas buchas da esteira proporcionando a força de tração que impele os roletes a se deslocarem sobre os elos fixos das sapatas.

14 TRATOR DE ESTEIRAS I Vantagens - Maior capacidade de tração em terrenos pouco aderentes; - trabalha em qualquer condição topográfica; - Prescinde de pistas ou estradas para trabalhar; - Opera em terrenos de baixo suporte; - Tem grande versatilidade de uso.

15 TRATOR DE ESTEIRAS I Inconvenientes - Possui pequena velocidade de trabalho; - Não pode ser usado para deslocamentos longos; - Exige cuidados especiais ao se deslocar em superfícies acabadas ou duras.

16 TRATOR DE RODAS I Duas rodas; - as rodas são motrizes; - o operador caminha atrás do conjunto; - tobatas ou microtrator.

17 TRATOR DE RODAS I Triciclos; - possuem duas rodas traseiras motrizes e uma roda na frente; - utilizados como tratores de jardinagem e ceifadores.

18 TRATOR DE RODAS I Quatro rodas - duas rodas movidas e duas rodas atrás com diâmetro maior às anteriores; - modelos: 4 X 2 (4 rodas, sendo 2 para tração); 4 X 4 (4 rodas, sendo as 4 para tração) e 4X2 TDA (4 rodas para tração - tração dianteira auxiliar).

19 TRATOR DE ESTEIRAS IVantagens - Fácil manobra, condução e operação; - Tem boas velocidades de deslocamento em estradas e superfícies regularizadas, alcançando velocidade de 40 km/h; - Podem ser usados para longos deslocamentos

20 TRATOR DE ESTEIRAS I Inconvenientes - Necessitam de pistas regularizadas; - Os terrenos devem estar secos para sua operação; - Possuem pouca aderência em terrenos argilosos.

21 TRATOR DE TRAÇÃO COMBINADA I São tratores de quatro rodas, porém modificadas, de forma a admitirem o emprego de uma esteira sobre as rodas traseiras motrizes.

22 TIPOS DE CHASSI IO chassi confere características ao trator, com relação ao Peso e Potência, distribuição dos esforços e localização do centro de gravidade. Os tratores quanto ao chassi classificam-se em:

23 TRATORES INDUSTRIAIS ISão utilizados para transporte e manuseio de ferramentas em parques industriais. IPodem ser de rodas, esteiras e de chassi articulado.

24 TRATORES FLORESTAIS ISão tratores utilizados para derrubada e corte de árvores, carregamento, transporte e processamento.

25 TRATORES AGRÍCOLAS ISegundo seu chassi podem ser de 2, 3 e 4 rodas. São transportadores de implementos e formam conjuntos combinados.

26

27 CONSTRUÇÃO CIVIL

28 EQUIPAMENTOS DE ESCAVAÇÃO Os equipamentos de escavação podem ser subdivididos nos seguintes grupos, em função do tipo de serviço de escavação a que se destinam; 1) Equipamento escavador deslocador; 2) Equipamento escavador transportador; 3) Equipamento nivelador; 4) Equipamento escavador elevador; 5) Equipamento escavador carregador.

29

30

31

Gestão de Obras. Sumário

Gestão de Obras. Sumário Gestão de Obras Capítulo 5 Sumário Descrever equipamentos Classificação Selecção Abordar aspectos relacionados com a gestão de equipamentos Processos básicos de gestão Atribuição de custos Rendimentos

Leia mais

Classificação de tratores agrícolas

Classificação de tratores agrícolas Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias - Laboratório de Engenharia Agrícola EAG 03305 Mecanização Agrícola Prof. Ricardo Ferreira Garcia

Leia mais

Introdução ao estudo de tratores

Introdução ao estudo de tratores Introdução ao estudo de tratores LER 332 - Mecânica e Máquinas Motoras Departamento de Engenharia de Biossistemas José P. Molin ESALQ/USP jpmolin@usp.br Objetivos específicos Conhecer a evolução histórica

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 9 MECANISMOS DE TRANSLAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Mecanismos de Translação Estes mecanismos são responsáveis pela locomoção do equipamento em trabalho, e podem ser classificados

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS

CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras Leandro M. Gimenez 2018 1 ??? Tratores Máquinas projetadas para tracionar, transportar e acionar máquinas e implementos

Leia mais

Terraplanagem e Pavimentação

Terraplanagem e Pavimentação Terraplanagem e Pavimentação Prof. MSc. Ruiter da Silva Souza TERRAPLANAGEM: EQUIPAMENTOS 1 TERRAPLANAGEM- INTRODUÇÃO - Há na construção civil uma diversidade de equipamentos capazes de atuar na terraplenagem.

Leia mais

SEMINÁRIO. - Trabalho Escrito: 10,0 pontos. - Apresentação: 10,0 pontos. AV1 Atividades escritas AV2 - Seminário AV3 Trabalho Escrito AV4 Apresentação

SEMINÁRIO. - Trabalho Escrito: 10,0 pontos. - Apresentação: 10,0 pontos. AV1 Atividades escritas AV2 - Seminário AV3 Trabalho Escrito AV4 Apresentação SEMINÁRIO AV1 Atividades escritas AV2 - Seminário AV3 Trabalho Escrito AV4 Apresentação TEMA: Equipamentos de transporte vertical (gruas, empilhadeiras, guindastes, esteiras rolantes, elevadores, etc.)

Leia mais

Estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento

Estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento Generalidades Generalidades Há tipos diferentes de estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento. Eles incluem especificamente: Estabilidade de rolamento na condução Estabilidade

Leia mais

A carregadora para mais flexibilidade. WL 25 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³

A carregadora para mais flexibilidade. WL 25 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³ WL 25 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³ A carregadora para mais flexibilidade As instalações mais estreitos necessitam sobretudo de uma coisa: mais flexibilidade. É mesmo isso que a

Leia mais

MOTONIVELADORAS VOLVO IMPLEMENTOS MORE CARE. BUILT IN.

MOTONIVELADORAS VOLVO IMPLEMENTOS MORE CARE. BUILT IN. MOTONIVELADORAS VOLVO IMPLEMENTOS MORE CARE. BUILT IN. PROJETADO PARA RESISTÊNCIA Através da correta compreensão dos trabalhos que sua Motoniveladora Volvo G900 terá que fazer, nós incorporamos as capacidades

Leia mais

REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL

REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL Código e Designação da Qualificação 623314 - Técnico/a de Máquinas Florestais Nível de qualificação do QNQ: 4 Nível de qualificação do QEQ: 4 Unidades de Competencia (UC)

Leia mais

3. TRANSMISSÃO DE POTÊNCIA

3. TRANSMISSÃO DE POTÊNCIA 8 3. TRANSMISSÃO DE POTÊNCIA Os mecanismos de transmissão estão presentes em várias partes das máquinas e implementos agrícolas, transferindo potência e movimento, podendo atuar também como elemento de

Leia mais

Informações sobre chassis e designações de modelo

Informações sobre chassis e designações de modelo Sistema modular da Scania Sistema modular da Scania O sistema modular extensivo da Scania permite a adaptação ideal do chassi para diferentes usos. Cada chassi da Scania é especificado exclusivamente para

Leia mais

RETROESCAVADORA DEM 310

RETROESCAVADORA DEM 310 RETROESCAVADORA DEM 310 Projetado para realizar trabalhos de escavação, carregamento e descarregamento. Na retroescavadora é utilizada a transmissão hidromecânica de um dos maiores produtores do mundo

Leia mais

TRATORES/ SÉIRE T9 T9.435 I T9.480 I T9.530 I T9.565 T9.600 I T9.645 I T9.700 TRATORES/ SÉRIE T9 T9.435 T9.480 T9.530 T9.565 T9.600 T9.645 T9.

TRATORES/ SÉIRE T9 T9.435 I T9.480 I T9.530 I T9.565 T9.600 I T9.645 I T9.700 TRATORES/ SÉRIE T9 T9.435 T9.480 T9.530 T9.565 T9.600 T9.645 T9. TRATORES/ SÉIRE T9 T9.435 I T9.480 I T9.530 I T9.565 T9.600 I T9.645 I T9.700 TRATORES/ SÉRIE T9 T9.435 T9.480 T9.530 T9.565 T9.600 T9.645 T9.700 SEU CAMPO PEDE POTÊNCIA. VOCÊ PEDE EFICIÊNCIA. A NEW HOLLAND

Leia mais

TRATORES/ SÉIRE T9 T9.435 I T9.480 I T9.530 I T9.565 T9.600 I T9.645 I T9.700 TRATORES/ SÉRIE T9 T9.435 T9.480 T9.530 T9.565 T9.600 T9.645 T9.

TRATORES/ SÉIRE T9 T9.435 I T9.480 I T9.530 I T9.565 T9.600 I T9.645 I T9.700 TRATORES/ SÉRIE T9 T9.435 T9.480 T9.530 T9.565 T9.600 T9.645 T9. TRATORES/ SÉIRE T9 T9.435 I T9.480 I T9.530 I T9.565 T9.600 I T9.645 I T9.700 TRATORES/ SÉRIE T9 T9.435 T9.480 T9.530 T9.565 T9.600 T9.645 T9.700 2 SEU CAMPO PEDE POTÊNCIA. VOCÊ PEDE EFICIÊNCIA. A NEW

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE MÁQUINAS

DIMENSIONAMENTO DE MÁQUINAS DIMENSIONAMENTO DE MÁQUINAS Principais forças de atuação no movimento das máquinas Forças favoráveis: Esforço motor (E R ); Assistência de rampa. Forças desfavoráveis: Resistência de rampa; Resistência

Leia mais

RD 18. Compactos, versáteis e potentes: os modelos RD18. Rolos Compactadores Tandem

RD 18. Compactos, versáteis e potentes: os modelos RD18. Rolos Compactadores Tandem RD 18 Rolos Compactadores Tandem Compactos, versáteis e potentes: os modelos RD18 Os modelos articulados RD18 oferecem um excelente desempenho de compactação, graças ao diâmetro grande do cilindro combinado

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE TRATORES

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE TRATORES INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE TRATORES LER 332 - Mecânica e Máquinas Motoras Departamento de Engenharia de Biossistemas José P. Molin ESALQ/USP jpmolin@usp.br www.agriculturadeprecisao.org.br Objetivos específicos

Leia mais

Mecânica dos solos II Equipamentos para terraplenagem

Mecânica dos solos II Equipamentos para terraplenagem Mecânica dos solos II Equipamentos para terraplenagem Material adaptada das notas de aulas do prof. Francisco Mateus Professor: Me. Carlindo Avelino Bezerra Neto EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA EXECUÇÃO DE

Leia mais

WL20e Carregadoras articuladas de rodas. Inovadora, elétrica, livre de emissões: WL20e a carregadora sobre rodas com acionamento elétrico

WL20e Carregadoras articuladas de rodas. Inovadora, elétrica, livre de emissões: WL20e a carregadora sobre rodas com acionamento elétrico WL20e Carregadoras articuladas de rodas Inovadora, elétrica, livre de emissões: WL20e a carregadora sobre rodas com acionamento elétrico A WL20e é o primeiro modelo de carregadora sobre rodas acionada

Leia mais

RD18 Rolos compactadores tandem. Compactos, versáteis e potentes: os modelos RD18

RD18 Rolos compactadores tandem. Compactos, versáteis e potentes: os modelos RD18 RD18 Rolos compactadores tandem Compactos, versáteis e potentes: os modelos RD18 Os modelos articulados RD18 oferecem um excelente desempenho de compactação, graças ao diâmetro grande do cilindro combinado

Leia mais

Tratores Agrícolas 1

Tratores Agrícolas 1 Tratores Agrícolas 1 TRATOR AGRÍCOLA 1 DEFINIÇÃO???? Máquina autopropelida provida de meios que, além de lhe conferirem apoio estável sobre uma superfície horizontal, capacitam-no a tracionar, transportar

Leia mais

HÉRCULES e Precisão e alto rendimento na distribuição de corretivos e fertilizantes

HÉRCULES e Precisão e alto rendimento na distribuição de corretivos e fertilizantes HÉRCULES 10000 e 24000 Precisão e alto rendimento na distribuição de corretivos e fertilizantes Catálogo virtual Português Mar/2016 HÉRCULES DE ARRASTO Os Hércules de arrasto são ideais para a distribuição

Leia mais

Terraplenagem Equipamentos para a construção rodoviária, aeroportuária e ferroviária

Terraplenagem Equipamentos para a construção rodoviária, aeroportuária e ferroviária Terraplenagem Equipamentos para a construção rodoviária, aeroportuária e ferroviária Prof. José Tadeu Balbo Laboratório de Mecânica de Pavimentos Universidade de São Paulo Equipamentos de Terraplenagem

Leia mais

SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE TRATORES AGRÍCOLAS

SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE TRATORES AGRÍCOLAS SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE TRATORES AGRÍCOLAS Mecanismos responsáveis pela recepção, transformação e transmissão da potência do motor até os locais de sua utilização nos tratores. Nos tratores agrícolas

Leia mais

ET18. ET18 - A evolução no seu mundo de trabalho.

ET18. ET18 - A evolução no seu mundo de trabalho. ET18 Escavadoras de Esteiras de Projeção Convencional ET18 - A evolução no seu mundo de trabalho. Com a nova geração de modelos na classe de 1,7 até 2,4 t a Wacker Neuson impõe marcos nas escavadoras compactas.

Leia mais

ET18 Escavadoras de esteiras de projeção convencional

ET18 Escavadoras de esteiras de projeção convencional ET18 Escavadoras de esteiras de projeção convencional ET18 - A evolução no seu mundo de trabalho. Com a nova geração de modelos na classe de 1,7 até 2,4 t a Wacker Neuson impõe marcos nas escavadoras compactas.

Leia mais

A combinação entre força e flexibilidade. WL 30 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³

A combinação entre força e flexibilidade. WL 30 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³ WL 30 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³ A combinação entre força e flexibilidade A carregadora Wacker Neuson WL30 desenvolve através do seu potente motor Perkins de 49 PS, em combinação

Leia mais

Seleção do chassi auxiliar e fixação. Descrição. Recomendações

Seleção do chassi auxiliar e fixação. Descrição. Recomendações Descrição Descrição A estrutura do chassi, o chassi auxiliar e o reforço se interagem para aguentarem todos os tipos de tensões possíveis durante a operação. O dimensionamento e modelo do chassi auxiliar,

Leia mais

Dados técnicos. EZ38 Escavadoras de esteiras Zero Tail. EZ38 - expande seu espaço adicional para trabalho.

Dados técnicos. EZ38 Escavadoras de esteiras Zero Tail. EZ38 - expande seu espaço adicional para trabalho. EZ38 Escavadoras de esteiras Zero Tail EZ38 - expande seu espaço adicional para trabalho. O interior altamente confortável completa o conceito de Zero Tail de forma única. Quer seja com uma cabine completamente

Leia mais

PNEUS AGRÍCOLAS UTILIZADOS NA ÁREA CANAVIEIRA

PNEUS AGRÍCOLAS UTILIZADOS NA ÁREA CANAVIEIRA PNEUS AGRÍCOLAS UTILIZADOS NA ÁREA CANAVIEIRA Prof. Kléber Pereira Lanças Depto. Engenharia Rural - FCA - UNESP/Botucatu kplancas@fca.unesp.br RODADOS: PNEUS ESTEIRAS SETOR AGRÍCOLA CANAVIEIRO: - TRATORES

Leia mais

WL 52 Carregadoras articuladas de rodas. A carregadora clássica dos canteiros de obras: WL 52

WL 52 Carregadoras articuladas de rodas. A carregadora clássica dos canteiros de obras: WL 52 WL 52 Carregadoras articuladas de rodas A carregadora clássica dos canteiros de obras: WL 52 A WL 52 que não pode faltar em um canteiro de obras profissional. Além do potente sistema hidráulico, ela oferece

Leia mais

ET24 Escavadoras de esteiras de projeção convencional

ET24 Escavadoras de esteiras de projeção convencional ET24 Escavadoras de esteiras de projeção convencional ET24 - A evolução no seu mundo de trabalho. Com a nova geração de modelos na classe de 1,7 até 2,4 t a Wacker Neuson impõe marcos nas escavadoras compactas.

Leia mais

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE MATERIAL DE TRAÇÃO UTILIZADO EM AGRICULTURA UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE MATERIAL DE TRAÇÃO UTILIZADO EM AGRICULTURA UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE MATERIAL DE TRAÇÃO UTILIZADO EM AGRICULTURA - motor Constituição genérica de um trator - órgãos de transmissão - órgãos de ligação às alfaias. O motor; suas caraterísticas -

Leia mais

U15-3. Miniescavadeira KUBOTA

U15-3. Miniescavadeira KUBOTA U15-3 Miniescavadeira KUBOTA Giro Zero Lança Articulada A miniescavadeira Kubota conquistou o mercado internacional ao combinar características como lança articulada e giro zero. No desenvolvimento do

Leia mais

WL 44 Carregadoras articuladas de rodas

WL 44 Carregadoras articuladas de rodas WL 44 Carregadoras articuladas de rodas Por isso remove as coisas rápido - em qualquer aplicação. WL 54 A carregadora sobre rodas articulada WL 54 oferece potência, manobrabilidade e eficiência, tudo em

Leia mais

Escavadeiras compactas Robex 16-9 robex 27z-9 Robex 35z-9 Equipadas com motor Tier IV

Escavadeiras compactas Robex 16-9 robex 27z-9 Robex 35z-9 Equipadas com motor Tier IV Escavadeiras compactas Robex 16-9 robex 27z-9 Robex 35z-9 Equipadas com motor Tier IV R16Z-9 DeseMPenho e Precisão Novas tecnologias para maximizar o desempenho e a precisão, possibilitam suavidade, rapidez

Leia mais

Talento múltiplo no respeita espaços estreitos. WL 18 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³

Talento múltiplo no respeita espaços estreitos. WL 18 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³ WL 18 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³ Talento múltiplo no respeita espaços estreitos A carregadora WL 18 da Wacker Neuson pode ser aplicada em qualquer lugar - até na viela mais estreita.

Leia mais

UM PRODUTO MASSEY FERGUSON

UM PRODUTO MASSEY FERGUSON 3700 SÉRIES V-S-F-GE-WF 75-105 CVMF UM PRODUTO MASSEY FERGUSON 02 www.masseyferguson.com Série MF 3700 A nova geração de tratores especializados da Massey Ferguson Novo design, de acordo com a imagem da

Leia mais

ADEQUAÇÃO TRATOR IMPLEMENTO

ADEQUAÇÃO TRATOR IMPLEMENTO UNIVERISDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL DISCIPLINA DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA ADEQUAÇÃO TRATOR IMPLEMENTO Prof. Antônio Lilles Tavares Machado

Leia mais

Cálculos de peso do eixo. Informações gerais sobre cálculos de peso do eixo

Cálculos de peso do eixo. Informações gerais sobre cálculos de peso do eixo Informações gerais sobre cálculos de peso do eixo Todos os tipos de trabalho de transporte feitos por caminhões exigem que o chassi entregue da fábrica seja complementado com alguma forma de carroceria.

Leia mais

TRATORES/ SÉRIE T7 T7.175 SPS T7.190 SPS T7.205 SPS T7.240 T7.245 T7.260 TRATORES/ SÉRIE T7 T7.175 SPS T7.190 SPS T7.205 SPS T7.240 T7.245 T7.

TRATORES/ SÉRIE T7 T7.175 SPS T7.190 SPS T7.205 SPS T7.240 T7.245 T7.260 TRATORES/ SÉRIE T7 T7.175 SPS T7.190 SPS T7.205 SPS T7.240 T7.245 T7. TRATORES/ SÉRIE T7 T7.175 SPS T7.190 SPS T7.205 SPS T7.240 T7.245 T7.260 TRATORES/ SÉRIE T7 T7.175 SPS T7.190 SPS T7.205 SPS T7.240 T7.245 T7.260 O MELHOR PARA O SEU CAMPO. O MELHOR PARA VOCÊ. 2 POTÊNCIA,

Leia mais

MÓDULO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

MÓDULO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS SUMÁRIO MÓDULO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS CAPÍTULO 1 - EQUIPAMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL... 2 1.1. DEFINIÇÕES... 2 1.2. CLASSIFICAÇÃO... 2 1.3. POTÊNCIA DE UM MOTOR... 3 1.4 MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA...

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 10 PONTES DE PÓRTICOS ROLANTES PROF.: KAIO DUTRA Das máquinas de levantamento, é a de maior aplicação na indústria, permitindo deslocamentos verticais e horizontais

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 1 INTRODUÇÃO À MAQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE PROF.: KAIO DUTRA Instalações Internas de Transporte e Máquinas de Elevação Máquinas de elevação e transporte são

Leia mais

MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Capacidade de Campo (Cc)

MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Capacidade de Campo (Cc) Capacidade de Campo (Cc) Aplicada as máquinas e implementos que para executarem uma operação necessitam deslocar-se no campo cobrindo uma determinada área. Área trabalhada Cc= Unidade de tempo CONCEITOS:

Leia mais

TRATORES/ SÉRIE MAR MAR-1 TRATORES/ SÉRIE MAR MAR-1

TRATORES/ SÉRIE MAR MAR-1 TRATORES/ SÉRIE MAR MAR-1 TRATORES/ SÉRIE 30 7630 MAR-1 8030 MAR-1 TRATORES/ SÉRIE 30 7630 MAR-1 8030 MAR-1 TODA A TRADIÇÃO DO CAMPO FEITA PARA ATENDER VOCÊ. 2 AO SEU LADO NO TRABALHO PESADO A New Holland conhece muito bem os seus

Leia mais

EZ38. EZ38 - expande seu espaço adicional para trabalho.

EZ38. EZ38 - expande seu espaço adicional para trabalho. EZ38 Escavadoras De Esteiras Zero Tail EZ38 - expande seu espaço adicional para trabalho. O interior altamente confortável completa o conceito de Zero Tail de forma única. Quer seja com uma cabine completamente

Leia mais

SISTEMA HIDRÁULICO EM TRATORES AGRÍCOLAS

SISTEMA HIDRÁULICO EM TRATORES AGRÍCOLAS LEB 332 MECÂNICA E MÁQUINAS MOTORAS SISTEMA HIDRÁULICO EM TRATORES AGRÍCOLAS Prof. Dr. Casimiro Dias Gadanha Jr. LEB/ESALQ/USP Maio-2015 OBJETIVOS Conhecer as aplicações da transmissão hidráulica de potência

Leia mais

Lamborghini Ego. THINK BIG.

Lamborghini Ego. THINK BIG. Lamborghini Ego. THINK BIG. Novo Lamborghini Ego. PEQUENO GRANDE TRATOR Um concentrado de potência e eficiência da Lamborghini. Perfeito para todo o tipo de terreno e trabalho; forte quando é preciso,

Leia mais

U30-5. Miniescavadeira KUBOTA

U30-5. Miniescavadeira KUBOTA U30-5 Miniescavadeira KUBOTA Giro zero - Lança articulada - A miniescavadeira Kubota conquistou o mercado internacional ao combinar características como lança articulada e giro zero. No desenvolvimento

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 8 ACIONAMENTO E MECANISMOS DE ELEVAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Acionamento Manual e Alavanca de Comando Um acionamento manual pode ser empregado em mecanismos de baixa

Leia mais

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento ÍTEM QTD DESCRIÇÃO DO PRODUTO MODELO MARCA 01 4 PNEU NOVO PARA VEÍCULO UNO MILLE 175/70 R13 ECONOMY Pneu desenvolvido para carro de passeio, composto de borracha resistente, dimensão 175/70, aro 13, largura

Leia mais

Seminário SICEPOT. Material Rodante Caterpillar. Alex Martins- Especialista de Produto 13/11/2015

Seminário SICEPOT. Material Rodante Caterpillar. Alex Martins- Especialista de Produto 13/11/2015 Seminário SICEPOT Material Rodante Caterpillar 13/11/2015 Alex Martins- Especialista de Produto Agenda da apresentação 1.Introdução 2.Técnicas de medição de material rodante 3.Linha General Duty 4. SEMR-

Leia mais

Características Técnicas

Características Técnicas ARADO SIMPLES PND3 Arado montado com disco IPA3 foi projetado para lidar com o solo a uma profundidade de 25 a 30 cm. Em solos secos duros e com a presença de raízes de árvores. Tipo montado Largura, m

Leia mais

Desempenho de tratores

Desempenho de tratores Mecânica e Máquinas Motoras LER 332 Desempenho de tratores J. P. Molin Objetivos específicos Conhecer os conceitos e parâmetros básicos que caracterizam o desempenho de um trator; Analisar e avaliar o

Leia mais

Plano de Curso Material Rodante e FPS

Plano de Curso Material Rodante e FPS PLANO DE CURSO MSOBRFDMRFPS08 PAG1 Plano de Curso Material Rodante e FPS Justificativa do curso O material rodante causa impactos de propriedade e operação profundos no orçamento de uma empresa, seja ela

Leia mais

CERES MASTER e CERES. Plantio eficiente com melhor custo/benefício

CERES MASTER e CERES. Plantio eficiente com melhor custo/benefício CERES MASTER e CERES Plantio eficiente com melhor custo/benefício Catálogo virtual Português Abr/2016 CERES MASTER As semeadoras Ceres Master apresentam modelos com grande versatilidade, agilidade e excelente

Leia mais

Componente curricular: Mecanização Agrícola. Curso: Técnico em Agroecologia Professor: Janice Regina Gmach Bortoli

Componente curricular: Mecanização Agrícola. Curso: Técnico em Agroecologia Professor: Janice Regina Gmach Bortoli Componente curricular: Mecanização Agrícola Curso: Técnico em Agroecologia Professor: Janice Regina Gmach Bortoli Mecanização agrícola. 1. Motores agrícola. Agricultura moderna: uso dos tratores agrícolas.

Leia mais

7. LASTRO, BITOLA E PNEUS

7. LASTRO, BITOLA E PNEUS 7. LASTRO, BITOLA E PNEUS 7.1. Lastreamentto Lastreamento de tratores agrícolas consiste em colocar pesos no trator, com os objetivos de aumentar: A estabilidade; A aderência (diminuindo a patinagem);

Leia mais

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AULA 01 - APRESENTAÇÃO Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Curso Técnico de Edificações APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

Forças e movimentos. Definições. Carroceria sujeita à torção PGRT

Forças e movimentos. Definições. Carroceria sujeita à torção PGRT Definições Definições É importante que a fixação da carroceria seja efetuada corretamente porque a fixação incorreta pode danificar a carroceria, a fixação e o quadro do chassi. Carroceria sujeita à torção

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Tecnologia Kopelrot

1 Introdução. 1.1 Tecnologia Kopelrot 1 Introdução O presente trabalho trata do projeto, construção e teste preliminar de um novo compressor rotativo, com a tecnologia Kopelrot. A tecnologia Kopelrot diz respeito à máquina de deslocamento

Leia mais

WL 70 Carregadoras articuladas de rodas. A máquina potente: Carregadora sobre rodas WL 70

WL 70 Carregadoras articuladas de rodas. A máquina potente: Carregadora sobre rodas WL 70 WL 70 Carregadoras articuladas de rodas A máquina potente: Carregadora sobre rodas WL 70 Graças à mais recente tecnologia e de acordo com os atuais padrões de emissão, a WL 70 provê uma motorização extremamente

Leia mais

Escolha dos equipamentos agrícolas

Escolha dos equipamentos agrícolas Escolha dos equipamentos agrícolas Escolha dos equipamentos Escolha técnica. Determinação do rendimento em trabalho Escolha financeira. Alternativas de financiamento. Escolha económica Custos fixos Custos

Leia mais

9. SISTEMAS DE DIREÇÃO

9. SISTEMAS DE DIREÇÃO 56 9. SISTEMAS DE DIREÇÃO 9.1. Direção mecânica Há tipos diferentes de mecanismos de direção mecânica. O mais comum é o tipo pinhão e cremalheira. O conjunto de engrenagens de pinhão e cremalheira realiza

Leia mais

U50-5. Miniescavadeira KUBOTA

U50-5. Miniescavadeira KUBOTA U50-5 Miniescavadeira KUBOTA Giro zero Lança articulada - A miniescavadeira Kubota conquistou o mercado internacional ao combinar características como lança articulada e giro zero. No desenvolvimento do

Leia mais

Máxima potência e operação suave: 3503

Máxima potência e operação suave: 3503 3503 Escavadoras de Esteiras de projeção convencional Máxima potência e operação suave: 3503 A escavadora de esteiras 3503 garante um dos sistemas hidráulicos mais suaves e potente disponíveis atualmente

Leia mais

WL 32 Carregadoras articuladas de rodas. Potente e compacto - WL 32

WL 32 Carregadoras articuladas de rodas. Potente e compacto - WL 32 WL 32 Carregadoras articuladas de rodas Potente e compacto - WL 32 Graças especialmente a sua largura reduzida, a WL 32 fornece resultados de primeira classe mesmo em áreas estreitas. O teto rebaixado

Leia mais

EIXOS SISTEMA HIDRÁULICO

EIXOS SISTEMA HIDRÁULICO EIXOS Os eixos para serviços severos que equipam a MST Série 6 PLUS, oferecem alta capacidade de carga e são integrantes à construção robusta e resistente da máquina. SISTEMA HIDRÁULICO Um sistema hidráulico

Leia mais

ASC 110 T3 ROLOS COMPACTADORES

ASC 110 T3 ROLOS COMPACTADORES EQUIPAMENTO PESADO ASC 110 T3 ROLOS COMPACTADORES ASC 110 T3 ROLO COMPACTADORES DE SOLOS «Excelente segurança, melhor compactação e design moderno com maior eficiência e resultados sob severas condições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL DISCIPLINA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL DISCIPLINA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL DISCIPLINA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS TRATORES AGRÍCOLAS Otoniel G. L. Ferreira DER - FAEM - UFPel 4DEFINIÇÃO:

Leia mais

300.9D. Mini-Escavadora Hidráulica

300.9D. Mini-Escavadora Hidráulica 300.9D Mini-Escavadora Hidráulica Motor Potência 13,7 kw 18,6 hp Peso Peso do veículo sem estrutura de segurança 935 kg Peso do veículo com estrutura de segurança 985 kg Dimensões compactas Fácil acesso

Leia mais

WL 60 Carregadoras articuladas de rodas. O protagonista mais valioso e eficiente: Carregadora de rodas WL 60

WL 60 Carregadoras articuladas de rodas. O protagonista mais valioso e eficiente: Carregadora de rodas WL 60 WL 60 Carregadoras articuladas de rodas O protagonista mais valioso e eficiente: Carregadora de rodas WL 60 A eficiência da WL 60 é imbatível: Graças ao opcional sistema sensor de carga controlado por

Leia mais

Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus

Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus A WIRTGEN GROUP COMPANY Vibroacabadoras Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus www.ciber.com.br ciberoficial 02 03 Versatilidade e robustez para todas as aplicações em pavimentação asfáltica.

Leia mais

A NOVA MOFFETT M4 NX MAIS DO QUE O MELHOR DESEMPENHO

A NOVA MOFFETT M4 NX MAIS DO QUE O MELHOR DESEMPENHO A NOVA MOFFETT M4 NX MAIS DO QUE O MELHOR DESEMPENHO CATÁLOGO DO PRODUTO M4 CONHEÇA A NOVA GERAÇÃO MOFFETT M4 NX Experimente o desempenho aprimorado da empilhadeira montada em caminhão mais confiável da

Leia mais

FRESADORA DE ASFALTO PR 260 PR 260 FRESADORA DE ASFALTO

FRESADORA DE ASFALTO PR 260 PR 260 FRESADORA DE ASFALTO FRESADORA DE ASFALTO PR 260 PR 260 FRESADORA DE ASFALTO FRESADORA DE ASFALTO PR 260 A Terex Roadbuilding Latin America há 50 anos, comprometida com qualidade e inovação, apresenta ao mercado a Fresadora

Leia mais

Fotografia meramente ilustrativa

Fotografia meramente ilustrativa MEMÓRIA DESCRITIVA MINI ESCAVADORA JCB 48Z-1 Fotografia meramente ilustrativa MOTOR Diesel de injeção indireta, 4 tempos, arrefecido por água Marca e modelo Perkins 404D-22 Nº de cilindros e cilindrada

Leia mais

(21) PI A (22) Data de Depósito: 06/07/2011

(21) PI A (22) Data de Depósito: 06/07/2011 (21) PI 1103525-0 A2 111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111 * B R P I 1 1 O 3 5 2 5 A 2 * (22) Data de Depósito: 06/07/2011 Ro;if.>úblü:::.;; Fed.et:.~üvÇ( dü s~ a$il

Leia mais

MÁQUINAS PARA PREPARO DO SOLO PARTE I

MÁQUINAS PARA PREPARO DO SOLO PARTE I Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP MÁQUINAS PARA PREPARO DO SOLO PARTE I LEB0432 Máquinas e Implementos Agrícolas Prof. Leandro M. Gimenez 2016 159 EFICIÊNCIA EM TRAÇÃO E DEMANDA DE ENERGIA

Leia mais

PLANTADOR DE BATATAS SEMI-MONTADO 4 CARREIRAS SK-4

PLANTADOR DE BATATAS SEMI-MONTADO 4 CARREIRAS SK-4 PLANTADOR DE BATATAS SEMIMONTADO 4 CARREIRAS SK4 Plantador de batatas semimontado, destinado à plantação de tubérculos e sementes de batata em corredores de 70,75, 90 cm, e em simultâneo faz a desinfeção

Leia mais

Esteira Transporadora de Check-in

Esteira Transporadora de Check-in Esteira Transporadora de Check-in Introdução A esteira transportadora de check-in é a interface entre o passageiro e o sistema de transporte e manuseio de bagagem. Este sistema é projetado para garantir

Leia mais

HiTech COMPACT Plantadora Adubadora *FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA.

HiTech COMPACT Plantadora Adubadora *FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA. HiTech COMPACT Plantadora Adubadora *FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA. Duas opções no sistema de articulação da linha da semente PANTOGRÁFICA Linha da semente com sistema pantográfico dotado de amplo curso de

Leia mais

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS - PRODUTIVIDADE

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS - PRODUTIVIDADE Sabesp MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS - PRODUTIVIDADE Construção Pesada Profº Douglas Couri Jr. Fonte/Material de Apoio: Aulas e material disponibilizado pelo professor Ricardo Bonfim Equipamentos para Escavação

Leia mais

Colheita Florestal. Faculdade ICESP/PROMOVE Curso de Agronomia Silvicultura

Colheita Florestal. Faculdade ICESP/PROMOVE Curso de Agronomia Silvicultura Colheita Florestal Faculdade ICESP/PROMOVE Curso de Agronomia Silvicultura INTRODUÇÃO predominância do trabalho manual introdução de novas técnicas e de equipamentos especializados é um processo lento

Leia mais

Vinhedos e Pomares. Tire ibrochure

Vinhedos e Pomares. Tire ibrochure Vinhedos e Pomares Tecnologia CupWheel por Galileo Wheel Ltd. Baixe gratuitamente o Aplicativo Tire ibrochure PneuTrac by Trelleborg. Uma nova geração de pneus agrícolas O foco crescente na produtividade,

Leia mais

803 dual power. 1 escavadora, 2 acionamentos: 803 dual power. Escavadoras de Esteiras de Projeção Convencional

803 dual power. 1 escavadora, 2 acionamentos: 803 dual power. Escavadoras de Esteiras de Projeção Convencional 803 dual power Escavadoras de Esteiras de Projeção Convencional 1 escavadora, 2 acionamentos: 803 dual power Wacker Neuson dual power é a solução inovadora para um acionamento auxiliar livre de emissões.

Leia mais

MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Professor: Diogo Santos Campos 1. INTRODUÇÃO Durante muitos séculos, os animais foram grandes auxiliares do homem nas tarefas agrícolas. Serviam de montaria, para movimentação

Leia mais

ET90. Potência e eficácia: ET90

ET90. Potência e eficácia: ET90 ET90 Escavadoras de Esteiras de Projeção Convencional Potência e eficácia: ET90 O consumo de combustível do ET90 é de até 30% menos do que os modelos comparáveis - o que reduz significativamente os custos

Leia mais

OPERADOR DE MÁQUINAS LEVES

OPERADOR DE MÁQUINAS LEVES ESTADO DO MARANHÃO CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL MARACAÇUMÉ-MA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACAÇUMÉ CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTOS DE CARGOS CADERNO DE PROVA OBJETIVA CARGO: OPERADOR DE MÁQUINAS

Leia mais

M20. Lavadora-Varredeira Integrada. Resultados de limpeza superior em apenas uma passagem - úmida ou seca - com a FloorSmart

M20. Lavadora-Varredeira Integrada. Resultados de limpeza superior em apenas uma passagem - úmida ou seca - com a FloorSmart M20 Lavadora-Varredeira Integrada Resultados de limpeza superior em apenas uma passagem - úmida ou seca - com a FloorSmart O máximo em produtividade com a tecnologia ec-h2o, limpeza sem o uso de produtos

Leia mais

ET65 Escavadoras de esteiras de projeção convencional. A perfeita combinação de desempenho e economia: ET65

ET65 Escavadoras de esteiras de projeção convencional. A perfeita combinação de desempenho e economia: ET65 ET65 Escavadoras de esteiras de projeção convencional A perfeita combinação de desempenho e economia: ET65 A ET65 é uma escavadeira que os usuários desejam. Uma máquina de alto desempenho que o surpreenderá

Leia mais

Movimentar cargas de forma fácil

Movimentar cargas de forma fácil Hiab X-CL Movimentar cargas de forma fácil A ferramenta perfeita para uma grande variedade de trabalhos de movimentação de cargas. Fácil de operar e versátil. Depois de instalado no caminhão, tudo o que

Leia mais

G Classe de Emissões Stage III-B (Tier 4i) Modelo Número de Cilindros Diâmetro x Curso Cilindrada Potência Máxima Binário Máximo 1104D - 44TA Motor Diesel 4 em linha 105 x 127 mm 4.400 cc 74.5

Leia mais

- MANCAIS - Mancal é um suporte que serve de apoio para eixos e rolamentos que são elementos girantes em máquinas.

- MANCAIS - Mancal é um suporte que serve de apoio para eixos e rolamentos que são elementos girantes em máquinas. Definição :.. - MANCAIS - Mancal é um suporte que serve de apoio para eixos e rolamentos que são elementos girantes em máquinas. Os mancais classificam-se em duas categorias : Mancais de Deslizamentos

Leia mais

transmissão de movimento e transformação de movimento.

transmissão de movimento e transformação de movimento. Transmissão e transformação de movimento A UU L AL A O motor que aciona uma máquina nem sempre produz o movimento apropriado ao trabalho que se deseja realizar. Quando isso ocorre, torna-se necessário

Leia mais

A potência em constante evolução. Técnica de locomotivas

A potência em constante evolução. Técnica de locomotivas A potência em constante evolução. Técnica de locomotivas Voith Turbo Lokomotivtechnik A competência na técnica das locomotivas, desde a Engenharia à produção, incluindo a manutenção, adquirida pela Voith

Leia mais

PAD Série Prata e Diamante

PAD Série Prata e Diamante PAD Série Prata e Diamante PAD Série Prata 0 e 00/00E PAD Série Prata 70 e 000 PAD Série Diamante 00, 70 e 000 Visite nosso site: www.stara.com.br PLAINAS AGRÍCOLAS DIANTEIRAS PAD e ST MAX 0 Os tratores

Leia mais

TM800. Enriquecendo sua lavoura.

TM800. Enriquecendo sua lavoura. . Enriquecendo sua lavoura. Patrocinador Oficial Baixe gratuitamente o Aplicativo Tire ibrochure . Qualidade à primeira vista.. O pneu radial agrícola para todo tipo de solo. Com seu notável desempenho

Leia mais