SOM RUÍDO. É qualquer variação de pressão ( no ar, na água) que o ouvido humano possa captar.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOM RUÍDO. É qualquer variação de pressão ( no ar, na água) que o ouvido humano possa captar."

Transcrição

1

2 SOM É qualquer variação de pressão ( no ar, na água) que o ouvido humano possa captar. RUÍDO É o som ou conjunto de sons indesejáveis, desagradáveis, perturbadores.

3 São todos os ruídos capazes de ocasionar perturbação passageira, porém a partir de repetidas vezes, podem ocasionar problemas graves na saúde e na qualidade de vida. Ocorre quando num ambiente o som altera a condição normal de audição, embora não se acumule no meio ambiente, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.

4 Grupo 1 - Meios de transporte: rodoviários, aéreos, ferroviários e marítimos;

5 Grupo 2 - Vizinhança: indústrias, bares, discotecas, restaurantes, canteiros de obras, ruídos domésticos (animais domésticos, eletrodomésticos, elevadores, etc.)

6 Fontes de poluição sonora

7 Fontes de poluição sonora

8 Fontes de poluição sonora

9 INTENSIDADE É causada pela pressão do ar contra o ouvido => quanto maior a pressão mais intenso é o som, maior o dano. A unidade universal de medida da amplitude é o decibel (db). A 0dB corresponde o limiar de audição e a 130dB corresponde o limiar da dor. A INTENSIDADE DEPENDE...

10 FREQUÊNCIA OU ALTURA Número de vezes, durante certo período de tempo, que o objeto vibrante dá impulsos no ar. Quanto maior a freqüência, mais alto é o som e maior o dano (20 a Hz).

11 TIMBRE Dois sons de mesma intensidade e altura podem proporcionar sensações diferentes, ou seja, se distinguem pelo timbre.

12 NÍVEL DE PRESSÃO DO SOM (NPS) NPS = 10 log P 2 / P 0 2 = 20 log P/P 0 P = pressão sonora medida por instrumento; P 0 = pressão de referência (menor pressão audível); NPS = nível de pressão sonora, em db LIMITES: inferior da audibilidade é zero db; superior é 134 db; meio urbano os sons variam entre 30 e 100 db

13 Tipos de Fonte NPS(dB) Sensação Relógio / Sussurros /Chuvisco 30 Muito Baixo Conversa 50 Normal Ruído de Tráfego pesado 80 Alto Buzina de Veículo(7m) 100 Muito Alto Avião 150 Insuportável Fonte : COPPE/UFRJ (1980)

14 db = doloroso; db = perigoso; db = fatigante; db = incomodativo; 0-50 db = repousante

15 Limites de Intensidade Ruído com intensidade de até 55 db não causa nenhum problema; Ruídos de 56 db a 75 db pode incomodar, embora sem causar malefícios à saúde; Ruídos de 76 db a 85 db pode afetar a saúde, e acima dos 85 db a saúde será afetada, a depender do tempo da exposição. Uma pessoa que trabalha 8 horas por dia com ruídos de 85 db terá, fatalmente, após 2 anos problemas auditivos; Estudos mais recentes da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que um som deve ficar em até 50 db para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.

16 O ruído varia continuamente o incômodo provocado pelo ruído depende da distância que separa o ouvinte da fonte e é função, também, do nível de ruído de fundo ou ruído ambiente.

17 Vários índices desenvolvidos para a medição do ruído em decibéis: L 10 : Define o nível de ruído ultrapassado por 10% das medidas isoladas. Corresponde a 10% do tempo de medições. L 90 : É o nível abaixo do qual se situa apenas medições. Nível que é ultrapassado 90% do tempo. 10% das L 50 : É o nível mediano, ou seja, a média das medidas isoladas.

18 Nível sonoro Equivalente (Leq) Média de energia de uma amostra de ruído (análise estatística da variação do ruído com o tempo) Leq = L 50 + [(L 10 - L 90 ) / 56] L 10 - nível de ruído ultrapassado por 10% das medidas isoladas; L 50 - média das medidas isoladas; L 90 - nível de ruído ultrapassado em 90% do tempo de medida.

19 Dentre os MNS (Medidores de Nível de Som) destacamse os portáteis (Decibelímetro) que fornecem medidas numa faixa de 20 a 140 db. Decibelímetro

20 Os sons e ruídos são considerados prejudiciais quando: 1. Atinjam, no ambiente exterior, nível de som de mais de 10 db. 2. Independente do ruído de fundo, atinjam mais de 60 db. 3. Alcancem, no interior do recinto, níveis superiores ao considerados pelas normas da ABNT.

21 Os limites de horário para o período diurno e noturno são definidos pelas autoridades, com base nos hábitos da população. O Decreto Estadual/PB nº /93 estabelece três períodos: diurno, entre 7 e 19 horas; vespertino, entre 19 e 22 horas; e noturno, das 22 às 7 horas. Para efeito de controle da Poluição Sonora, a área municipal é dividida em três zonas: residencial ZR, industrial ZI e diversificada ZD.

22 RUÍDO DIRETO E REFLETIDO Para determinar se a influência do som refletido é significativa, duas medidas, uma perto e outra longe do local (15 a 20 metros). Se a diferença for cerca de 8 db, predomina o som direto. Se a diferença entre as duas leituras for pequena, o som refletido é apreciável.

23 RUÍDO DE FUNDO Para determinar a influência do ruído de fundo ou ambiente, devem ser feitas duas medições, uma com a fonte em estudo funcionando, e outra com a fonte desligada Se, ao desligar a fonte, o ruído permanecer praticamente o mesmo, o ruído proveniente da mesma estará mascarado pelo ruído de fundo. VAMOS AO EXEMPLO...

24 RUÍDO DE FUNDO

25 Ao homem: Nível Sonoro 30 db(a) 65 db(a) 85 db(a) 120 db(a) Efeitos Reações Psíquicas* Reações Fisiológicas Trauma Auditivo Lesões Irreversíveis no Sistema Auditivo * (stress, irritabilidade, agravamentos de estados de depressão e ansiedade)

26 * zumbido; * deterioração do reconhecimento da fala (efeito de máscara); * perda de atenção, concentração e memória; * nervosismo, ansiedade e agressividade; * dores de cabeça, tonturas, constrição dos vasos sanguíneos periféricos; perturbações circulatórias, taquicardia; * dilatação da pupila ; * gastrite, úlcera; * alterações do apetite e do sono; * liberação de noradrenalida, adrenalina (hormônios do medo, da raiva e da ansiedade. É por causa dessa liberação de hormônios que muitas pessoas acham que ouvir música em intensidade moderada não dá emoção ou não tem graça.

27 O controle da fonte de ruído pode ser feito através de diminuição de tecnologias pertubadoras, ou simplesmente, através de boa lubrificação, ajuste e regulagem nos equipamentos, e uso de materiais amortecedores. O controle da trajetória do ruído pode ser feito através de segregação, enclausuramento, barreiras e tratamento acústico das superfícies.

28

29 Há muito tempo se preocupa com a poluição sonora, prova disso é o disposto no artigo 42, do Decreto-lei 3.688/41, que institui a Lei das Contravenções Penais Art. 42. Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios: I com gritaria ou algazarra; II exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais; III abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos; IV provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem guarda. Pena prisão simples, de 15 dias a 3 meses, ou multa.

30 Lei 9.605/98 Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Seção III Da Poluição e outros Crimes Ambientais Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. 1º Se o crime é culposo: Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa. 2º Se o crime: I - tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana; II - causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população; III - causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público de água de uma comunidade; IV - dificultar ou impedir o uso público das praias; V - ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos: Pena - reclusão, de um a cinco anos. 3º Incorre nas mesmas penas previstas no parágrafo anterior quem deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precaução em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível.

31 Resolução CONAMA N.º 001 de 08 de março de 1990 Estabelece que a emissão de ruídos em decorrência de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda política, não devem ser superiores aos considerados aceitáveis pela Norma NBR Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas Visando o Conforto da Comunidade, da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT.

32 Resolução CONAMA - N.º 002 de 08 de março de 1990 Instituiu em caráter nacional o programa nacional Educação e Controle da Poluição Sonora Silêncio. Entre seus objetivos, está o de divulgar junto à população, através dos meios de comunicação disponíveis, matéria educativa e conscientizadora dos efeitos prejudiciais causados pelo excesso de ruído; e introduzir o tema "poluição sonora" nos cursos secundários da rede oficial e privada de ensino, através de um Programa de Educação Nacional.

33 Resolução CONAMA - N.º 02/1993 Estabelece limites máximos de ruído com veículos em aceleração e na condição parado, para motocicletas, motonetas, triciclos, ciclomotores, bicicletas com motor auxiliar e veículos assemelhados, nacionais ou importados. Alterada pela Resolução CONAMA N.º 268/00 que altera a Resolução nº 02, de 11/02/1993, que estabelece limites máximos de ruído com o veículo em aceleração e na condição parado, para motocicletas, motonetas, triciclos, ciclomotores, bicicletas com motor auxiliar e veículos assemelhados, nacionais e importados.

34 Resolução CONAMA N.º 20/1994 Instituiu a obrigatoriedade do uso do Selo Ruído em eletrodomésticos produzidos e importados e que gerem ruído no seu funcionamento.

35 O SELO RUÍDO objetiva dar ao consumidor informações sobre o ruído emitido por eletrodomésticos, possibilitando ao mesmo fazer a escolha do produto mais silencioso, bem como incentivar a fabricação de produtos com menor nível de ruído.

Poluição Sonora. Estagiária: Itamara Mary

Poluição Sonora. Estagiária: Itamara Mary Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Dayse Luna Barbosa Poluição Sonora Estagiária: Itamara Mary Poluição Sonora Poluição

Leia mais

Disciplina: Ciências do Ambiente

Disciplina: Ciências do Ambiente Disciplina: Ciências do Ambiente Poluição Sonora 2ª Parte Prof. Fernando Porto Índice LAeq O nível de pressão sonora equivalente contínuo na escala A representa o nível de um som estacionário que, em um

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11 Prof. Rodrigo Mesquita Seção III Da Poluição e outros Crimes Ambientais Art. 54. Causar poluição de qualquer

Leia mais

Disciplina: Ciências do Ambiente

Disciplina: Ciências do Ambiente Disciplina: Ciências do Ambiente Poluição Sonora 1ª Parte Prof. Fernando Porto Introdução O silêncio é uma qualidade do ambiente aparentemente pouco importante, mas que, quando perdida, causa distúrbios

Leia mais

Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente a qualidade de vida das pessoas

Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente a qualidade de vida das pessoas Ruídos urbanos são a causa de estresse, depressão, insônia, hipertensão entre outros danos à saúde hu Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente

Leia mais

POLUIÇÃO SONORA. Igor Souza Ogata Pablo Luiz Fernandes Guimarães. Orientadora: Dayse Luna Barbosa. Alunos:

POLUIÇÃO SONORA. Igor Souza Ogata Pablo Luiz Fernandes Guimarães. Orientadora: Dayse Luna Barbosa. Alunos: POLUIÇÃO SONORA Orientadora: Dayse Luna Barbosa Alunos: Igor Souza Ogata Pablo Luiz Fernandes Guimarães O Som O Som - Definição O som é um fenômeno físico ondulatório periódico, resultante de variações

Leia mais

Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues

Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues Conceito Poluição sonora é qualquer alteração nas características do som ambiente provocada por ruídos. Som e Ruído SOM É o resultado

Leia mais

LEAMB - População, Recursos e Ambiente 1º Ano / 1º Semestre Aulas Teóricas. Ruído. 19 de Dezembro de 2008

LEAMB - População, Recursos e Ambiente 1º Ano / 1º Semestre Aulas Teóricas. Ruído. 19 de Dezembro de 2008 LEAMB - População, Recursos e Ambiente 1º Ano / 1º Semestre - 2007-08 Aulas Teóricas Ruído Bernardo Augusto bernardo.augusto@ist.utl.pt 19 de Dezembro de 2008 Definição de Ruído Ruído é um som desagradável

Leia mais

Ivone Corgosinho Baumecker Auditora Fiscal do Trabalho SRTE MG

Ivone Corgosinho Baumecker Auditora Fiscal do Trabalho SRTE MG Ivone Corgosinho Baumecker Auditora Fiscal do Trabalho SRTE MG Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: XXII - redução dos riscos

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE AUDITIVA EM PROFISSIONAIS DA MÚSICA

ORIENTAÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE AUDITIVA EM PROFISSIONAIS DA MÚSICA ORIENTAÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE AUDITIVA EM PROFISSIONAIS DA MÚSICA ORGANIZAÇÃO Mª. Carina Moreno Dias Carneiro Muniz Mestre em Gestão de Programas e Serviços de Saúde Profª. Dra. Rosane da Silva

Leia mais

Marcus Vinicius de Oliveira Andrade Perito Criminal Federal Polícia Federal Setor Técnico-Científico Superintendência Regional em Minas Gerais

Marcus Vinicius de Oliveira Andrade Perito Criminal Federal Polícia Federal Setor Técnico-Científico Superintendência Regional em Minas Gerais Foto: Marcello Lourenço Marcus Vinicius de Oliveira Andrade Perito Criminal Federal Polícia Federal Setor Técnico-Científico Superintendência Regional em Minas Gerais Percurso atingido (km) Volume de rejeitos

Leia mais

I - a água é um bem de domínio público;

I - a água é um bem de domínio público; POLÍTICA NACIONAL DOS RECURSOS HÍDRICOS CF/88 São bens da União:; III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA GAB. JUIZ CSPS/LESSAM nº 02/2011

PORTARIA CONJUNTA GAB. JUIZ CSPS/LESSAM nº 02/2011 1 PORTARIA CONJUNTA GAB. JUIZ CSPS/LESSAM nº 02/2011 Dispõe sobre a aplicação de medidas restritivas ao uso de equipamentos emissores de sons e ruídos, fixos ou móveis, públicos ou particulares, industriais,

Leia mais

Direito Penal. Lei de Contravenções Penais. Parte especial. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de Contravenções Penais. Parte especial. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Parte especial. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina CAPÍTULO III - DAS CONTRAVENÇÕES REFERENTES À INCOLUMIDADE PÚBLICA Art. 28. Disparar arma de fogo em lugar habitado ou em suas adjacências,

Leia mais

Painel 2 - Legislação, Normas e avanços do licenciamento: evolução e tendências

Painel 2 - Legislação, Normas e avanços do licenciamento: evolução e tendências Painel 2 - Legislação, Normas e avanços do licenciamento: evolução e tendências Desempenho acústico uma questão importante Níveis de desempenho de saúde pública acústico adequados dependem de vários agentes

Leia mais

Qualidade de vida. Sustentabilidade. Tecnologia. Trabalhando a favor do bem-estar. Conforto acústico é saúde para todos.

Qualidade de vida. Sustentabilidade. Tecnologia. Trabalhando a favor do bem-estar. Conforto acústico é saúde para todos. Tecnologia Trabalhando a favor do bem-estar. Qualidade de vida Conforto acústico é saúde para todos. Sustentabilidade Respeito à vida, ao ser humano e ao planeta. Palestra Acústica Arquitetônica OFFICE

Leia mais

Conforto Ambiental Sonoro - 6ARQN

Conforto Ambiental Sonoro - 6ARQN Conforto Ambiental Sonoro - 6ARQN O aumento do nível de ruídos nas cidades e reclamações da população é crescente, no entanto, os dados sobre exposição sonora e o incômodo causado à população são incipientes

Leia mais

Como a poluição sonora influencia até na obesidade

Como a poluição sonora influencia até na obesidade Como a poluição sonora influencia até na obesidade noticias.r7.com/saude/como-a-poluicao-sonora-influencia-ate-na-obesidade-04112018 A OMS alerta: o barulho é tema sério Getty Images /BBC NEWS BRASIL A

Leia mais

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE POJUCA, ESTADO DA BAHIA, faço

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE POJUCA, ESTADO DA BAHIA, faço LEI Nº. 002/2010, de 20 de abril de 2010. Altera Lei Nº. 006/2004 de 21 de janeiro de 2004, Código de Posturas do Município de Pojuca, para dispor sobre novas regras relativas a sons e ruídos, e dá outras

Leia mais

Direito Penal. Lei de Contravenções Penais. Parte especial. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de Contravenções Penais. Parte especial. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Parte especial. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina CAPÍTULO IV DAS CONTRAVENÇÕES REFERENTES À PAZ PÚBLICA Art. 39. Participar de associação de mais de cinco pessoas, que se reúnam periodicamente,

Leia mais

Perda de audição pode gerar indenização por acidente de trabalho. por Kendra Chihaya Qua, 11 de Janeiro de :44

Perda de audição pode gerar indenização por acidente de trabalho. por Kendra Chihaya Qua, 11 de Janeiro de :44 Além do benefício da previdência, o empregado pode requer uma indenização da empresa pelo dano à sua saúde, em razão dela não ter cumprido rigorosamente as normas de saúde e segurança do trabalho No Brasil

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE RUÍDO

RELATÓRIO TÉCNICO AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE RUÍDO RELATÓRIO TÉCNICO AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE RUÍDO Empresa: CAL-COMP INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICO E INFORMÁTICA LTDA Elaboração: Reginaldo Beserra Alves Eng. Segurança CREA: 5907-D/PB Março / 2013 MANAUS

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000350940 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0003429-24.2012.8.26.0270, da Comarca de Itapeva, em que é apelante JOSÉ SEBASTIÃO FLORES, é apelado MINISTÉRIO

Leia mais

Waldir de Arruda Miranda Carneiro

Waldir de Arruda Miranda Carneiro 1 Waldir de Arruda Miranda Carneiro Advogado em São Paulo Autor do livro Perturbações Sonoras nas Edificações Urbanas (4ª edição, 2014, Editora Del Rey, Belo Horizonte) 27/04/2015 2 Mero desconforto acústico?

Leia mais

PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS.

PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS. PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS. Prof. Msc. Lucas C. Azevedo Pereira ALTAMIRA/PA 04 de novembro de 2016 A ACÚSTICA é a ciência do som, incluindo sua produção, transmissão e efeitos.

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA GESTÃO E REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA GESTÃO E REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA GESTÃO E REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS Lei nº 12.305/2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos Definição de áreas contaminadas: local onde há contaminação causada pela disposição,

Leia mais

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro Marcelo Leoni Schmid marcelo@indexflorestal.com.br Aula 03 Responsabilidade administrativa e penal no Direito Ambiental

Leia mais

15ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Fórum Técnico

15ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Fórum Técnico 15ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Fórum Técnico DIVERGÊNCIAS NA LEGISLAÇÃO PARA OS NÍVEIS MÁXIMOS ADMISSÍVEIS PARA RUÍDOS GERADOS PELOS DIVERSOS SISTEMAS LINEARES DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS,

Leia mais

Pressão Sonora e Nível em db:

Pressão Sonora e Nível em db: Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT0278 - Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo d, Pressão, Potência e Intensidade e-mail:

Leia mais

C A R T I L H A E D U C AT I VA MINISTÉRIO PÚBLICO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

C A R T I L H A E D U C AT I VA MINISTÉRIO PÚBLICO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CARTILHA EDUCATIVA Som e Ruído Todos os dias estamos expostos a sons e ruídos. Mas você sabe a diferença entre um e outro? Som é tudo aquilo que percebemos com os nossos ouvidos, tudo aquilo que conseguimos

Leia mais

Câmara Municipal de Ituverava

Câmara Municipal de Ituverava Lei 4.161/13 Autoria do Dr. Antônio Sérgio C. Telles Vereador Dispõe sobre ruídos urbanos e proteção do bem estar e do sossego publico, regulamentando e dispondo sobre os artigos 78, 79, 80, e 81 da lei

Leia mais

AVALIAÇÃO DO RUÍDO NO SETOR DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DA FEIS

AVALIAÇÃO DO RUÍDO NO SETOR DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DA FEIS AVALIAÇÃO DO RUÍDO NO SETOR DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DA FEIS 1. INTRODUÇÃO O presente trabalho foi realizado visando apurar níveis de ruídos no Setor de Manutenção e Conservação da FEIS. As queixas

Leia mais

ANEXO RESUMO DE LEGISLAÇÃO COMENTADA

ANEXO RESUMO DE LEGISLAÇÃO COMENTADA ANEXO RESUMO DE LEGISLAÇÃO COMENTADA O direito ao trabalho e ao sossego das pessoas é amplamente assegurado em todos os níveis legais e em vários ramos do direito em nosso país. Assim, a começar pela própria

Leia mais

Relatório de Avaliação do Impacto do Funcionamento do Aeroporto Internacional Pinto Martins Processos PGM/SEUMA: P e

Relatório de Avaliação do Impacto do Funcionamento do Aeroporto Internacional Pinto Martins Processos PGM/SEUMA: P e Relatório de Avaliação do Impacto do Funcionamento do Aeroporto Internacional Pinto Martins Processos PGM/SEUMA: P212845 e 77632014 Fortaleza - CE Lista de Abreviações: ABNT - Associação Brasileira de

Leia mais

ÍNDICE DE ANEXOS. Anexo 1 Figuras Anexo 2 Questionário Anexo 3 Caracterização das variáveis estudadas... 10

ÍNDICE DE ANEXOS. Anexo 1 Figuras Anexo 2 Questionário Anexo 3 Caracterização das variáveis estudadas... 10 Anexos ÍNDICE DE ANEXOS Anexo 1 Figuras... 4 Anexo 2 Questionário... 6 Anexo 3 Caracterização das variáveis estudadas... 10 Anexo 4 Testes de hipótese... 17 2 ÍNDICE DE FIGURAS Figura 1 Gama de frequências...

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA GAB. JUIZ CSPS/LESSAM nº 01/2011

PORTARIA CONJUNTA GAB. JUIZ CSPS/LESSAM nº 01/2011 1 PORTARIA CONJUNTA GAB. JUIZ CSPS/LESSAM nº 01/2011 Dispõe sobre a aplicação de medidas restritivas ao uso de equipamentos emissores de sons e ruídos, fixos ou móveis, públicos ou particulares, industriais,

Leia mais

Introdução. Utilização de uma escala logarítmica. Entre o limiar inferior e o superior da audição (sensação dolorosa) existe uma diferença de 130 db.

Introdução. Utilização de uma escala logarítmica. Entre o limiar inferior e o superior da audição (sensação dolorosa) existe uma diferença de 130 db. Introdução Utilização de uma escala logarítmica Entre o limiar inferior e o superior da audição (sensação dolorosa) existe uma diferença de 130 db. Introdução Introdução Utilização de uma escala logarítmica

Leia mais

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração Módulo: 3779- Agentes Físicos Formadora: Susana Ricardo Agentes Físicos: Entidade, imaterial ou com um mínimo de matéria, capaz de produzir efeitos adversos no organismo. O dano produz sem que haja um

Leia mais

Avaliação do Ruído em Zona Habitacional causado por Serralheria no Jardim Aeroporto em Ilha Solteira - SP

Avaliação do Ruído em Zona Habitacional causado por Serralheria no Jardim Aeroporto em Ilha Solteira - SP Laudo Técnico Avaliação do Ruído em Zona Habitacional causado por Serralheria no Jardim Aeroporto em Ilha Solteira - SP 1. INTRODUÇÃO O presente trabalho realiza-se em cumprimento ao requisito determinado

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA NAS ÁREAS LIMÍTROFES

AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA NAS ÁREAS LIMÍTROFES AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA NAS ÁREAS LIMÍTROFES RESUMO ESCOPO: Este trabalho representa os resultados das avaliações realizada no dia 24 de outubro de 2016. OBJETIVO: Identificar e avaliar

Leia mais

Avaliação do Ruído. Avaliação do Ruído. Medição do som. SOM: Variações de pressão detectáveis pelo ouvido humano. Nível de pressão sonora

Avaliação do Ruído. Avaliação do Ruído. Medição do som. SOM: Variações de pressão detectáveis pelo ouvido humano. Nível de pressão sonora SOM: Variações de pressão detectáveis pelo ouvido humano 1 Medição do som Nível de pressão sonora Nível de intensidade sonora Nível de potência sonora P amplitude das flutuações de pressão p pressão de

Leia mais

PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO. Apostila 08

PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO. Apostila 08 PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO Apostila 08 Percepção Visual Os olhos captam a energia do mundo exterior na forma de ondas de luz e as convertem em impulsos nervosos, que são conduzidos ao SNC. TERMOS

Leia mais

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016 MEDIÇÃO E ANÁLISE DE RUÍDO INDUSTRIAL EM ÁREAS HABITADAS

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016 MEDIÇÃO E ANÁLISE DE RUÍDO INDUSTRIAL EM ÁREAS HABITADAS MEDIÇÃO E ANÁLISE DE RUÍDO INDUSTRIAL EM ÁREAS HABITADAS Barbara Santos Ritt 1 ; Thiago Limido Santos 2 1, 2 Universidade de Uberaba barbara_ritt@ @hotmail.com; thiago.limido@amonet.com.br Resumo O ruído

Leia mais

Ruído Urbano e seus Efeitos na Saúde Pública. Alfred Szwarc

Ruído Urbano e seus Efeitos na Saúde Pública. Alfred Szwarc Ruído Urbano e seus Efeitos na Saúde Pública Alfred Szwarc Seminário O Impacto da Poluição na Saúde Pública São Paulo 21/09/2009 Som e Ruído Som é a sensação auditiva resultante da propagação de vibrações

Leia mais

AVALIAÇÃO DO RUÍDO NA SEÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE DA FEIS

AVALIAÇÃO DO RUÍDO NA SEÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE DA FEIS AVALIAÇÃO DO RUÍDO NA SEÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE DA FEIS 1. INTRODUÇÃO O presente trabalho foi realizado visando apurar níveis de ruídos Na Seção Técnica de Saúde da FEIS. As queixas dos funcionários referem-se

Leia mais

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA RESUMO: UNIDADES 5 E 6 Professora Olivia Ortiz John 2017 1 Unidade 5: Ondas e Fenômenos Ondulatórios Definição e classificação das ondas Parâmetros que descrevem uma

Leia mais

Ondas sonoras. Qualidades fisiológicas de uma onda sonora

Ondas sonoras. Qualidades fisiológicas de uma onda sonora Ondas sonoras As ondas mecânicas que propiciam o fenômeno da audição aos seres vivos são chamadas de ondas sonoras. Como todas as ondas mecânicas, as ondas sonoras podem se propagar nos mais diversos meios,

Leia mais

Introdução. Utilização de uma escala logarítmica. Entre o limiar inferior e o superior da audição (sensação dolorosa) existe uma diferença de 130 db.

Introdução. Utilização de uma escala logarítmica. Entre o limiar inferior e o superior da audição (sensação dolorosa) existe uma diferença de 130 db. Introdução Utilização de uma escala logarítmica Entre o limiar inferior e o superior da audição (sensação dolorosa) existe uma diferença de 130 db. Introdução Introdução Utilização de uma escala logarítmica

Leia mais

Cuide de sua audição. Saiba como evitar danos com as dicas e informações no verso deste folheto.

Cuide de sua audição. Saiba como evitar danos com as dicas e informações no verso deste folheto. Cuide de sua audição. Saiba como evitar danos com as dicas e informações no verso deste folheto. Estamos o tempo todo expostos a ruídos, e isso é nocivo quando há uma exposição contínua pois cada pessoa

Leia mais

IV - Quando o veículo estiver em movimento não haverá restrições ao volume de som emitido.

IV - Quando o veículo estiver em movimento não haverá restrições ao volume de som emitido. PROJETO DE LEI Nº 924, DE 2011 Dispõe sobre o controle e a fiscalização do uso e instalação de equipamentos e aparelhos de som em veículos automotores, bem como das atividades dos estabelecimentos que

Leia mais

Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído

Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído Pelas normas regulamentadoras (NR), ruído faz parte dos riscos físicos e ergonômicos (NR 9 e NR 17) Dependendo do seu valor, pode levar

Leia mais

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho INTRODUÇÃO É o ramo da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica, longitudinal

Leia mais

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES JURÍDICAS SOBRE A POLUIÇÃO SONORA

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES JURÍDICAS SOBRE A POLUIÇÃO SONORA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES JURÍDICAS SOBRE A POLUIÇÃO SONORA Romildo Araújo Macena 1 ; Antônio de Mamede Pequeno 2 ; Rosélia Maria de Sousa Santos 3 ; José Ozildo dos Santos 4 1 Universidade Federal de Campina

Leia mais

ACÚSTICA ONDAS SONORAS. Patrick de Almeida

ACÚSTICA ONDAS SONORAS. Patrick de Almeida ACÚSTICA ONDAS SONORAS Patrick de Almeida ACÚSTICA Acústica é o estudo das ondas sonoras; Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; Vibração

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Rio de Janeiro 4 a Vara Federal de Niterói

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Rio de Janeiro 4 a Vara Federal de Niterói PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Rio de Janeiro 4 a Vara Federal de Niterói Fls 159 PROCESSO: 0001831-04.2013.4.02.5152 (2013.51.52.001831-3) AUTOR: SANDRO PINHEIRO MORGADO REU: ECT-EMPRESA

Leia mais

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Oscilação e Ondas Acústica Prof. Luciano Fontes ACÚSTICA = É o estudo das ondas sonoras. Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; VELOCIDADE

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 10. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 10. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 10 Prof. Rodrigo Mesquita Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta: Pena - reclusão, de dois a quatro

Leia mais

O BARULHO DA CIDADE! Regina Monteiro

O BARULHO DA CIDADE! Regina Monteiro O BARULHO DA CIDADE! Regina Monteiro O BARULHO DA LEGISLAÇÃO LEI 8106/74 e Decreto 11.467/74 a) K1 = 55 db (A) b) K2 = 59 db (A) c) K3 = 63 db (A) d) K4 = 67 db (A) e) K5 = 71 db (A) f) K6 = 75 db (A)

Leia mais

CURCEP 2015 ACÚSTICA

CURCEP 2015 ACÚSTICA CURCEP 2015 ACÚSTICA FÍSICA B PROF.: BORBA INTRODUÇÃO É o segmento da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica,

Leia mais

A PRÁTICA DA GESTÃO AMBIENTAL EM UNIVERSIDADE: MONITORAMENTO DE RUÍDOS E REVISÃO DE CONDICIONANTE DE LICENÇA NA PUC MINAS EM BETIM

A PRÁTICA DA GESTÃO AMBIENTAL EM UNIVERSIDADE: MONITORAMENTO DE RUÍDOS E REVISÃO DE CONDICIONANTE DE LICENÇA NA PUC MINAS EM BETIM A PRÁTICA DA GESTÃO AMBIENTAL EM UNIVERSIDADE: MONITORAMENTO DE RUÍDOS E REVISÃO DE CONDICIONANTE DE LICENÇA NA PUC MINAS EM BETIM Marta Maria De Martin*, Fernando Verassani Laureano. * Graduanda em Ciências

Leia mais

Regime Geral do Ruído

Regime Geral do Ruído Regime Geral do Ruído Decreto Lei 9/2007 de 17 de Janeiro 1 RUÍDO: Lei Geral NRRAE Decreto Lei 9/2007 Art.12º Decreto Lei 96/2008 [Decreto Lei 129/2002] RRAE é um regulamento de verificação em obra. 2

Leia mais

A importância do descarte correto de EPI s

A importância do descarte correto de EPI s A importância do descarte correto de EPI s LEI DE CRIMES AMBIENTAIS Os epi s após serem usados devem ser descartados quando não oferecem mais os níveis de proteção exigidos. Recentemente a diretriz de

Leia mais

POLUIÇÃO SONORA E PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO: EXISTE DIFERENÇA? 1

POLUIÇÃO SONORA E PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO: EXISTE DIFERENÇA? 1 POLUIÇÃO SONORA E PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO: EXISTE DIFERENÇA? 1 Vanessa Ribeiro 2, Cinthia Raquel De Souza 3, Simone Beatriz Nunes Ceretta 4. 1 Trabalho de Conclusão do curso de pós graduação em Perícia

Leia mais

Março 1999 Projeto 02:

Março 1999 Projeto 02: Página 1 de 8 Março 1999 Projeto 02:135.01-004 Página 2 de 8 Página 3 de 8 Página 4 de 8 Acústica - Avaliação do ruído ambiente em recintos de edificações visando o conforto dos usuários Procedimento Origem:

Leia mais

db, Pressão, Potência e Intensidade

db, Pressão, Potência e Intensidade Universidade de São Paulo Faculdade de rquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da rquitetura UT 0278 - Desempenho cústico, rquitetura e Urbanismo d, Pressão, Potência e Intensidade lessandra

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Leia mais

Psicoacústica. S = k. I / I. S = k. log I. Onde S é a sensação, I a intensidade do estímulo e k uma constante.

Psicoacústica. S = k. I / I. S = k. log I. Onde S é a sensação, I a intensidade do estímulo e k uma constante. 41 Capítulo 5 Psicoacústica A Psicoacústica estuda as sensações auditivas para estímulos sonoros. Trata dos limiares auditivos, limiares de dor, percepção da intensidade de da freqüência do som, mascaramento,

Leia mais

Programa de Silêncio Urbano (PSIU) Eng. Flávio D. Gagliardi

Programa de Silêncio Urbano (PSIU) Eng. Flávio D. Gagliardi Programa de Silêncio Urbano (PSIU) Eng. Flávio D. Gagliardi Histórico Histórico 1. Criado pelo decreto 34.569/94 com a finalidade de fiscalizar as ações propostas pela Lei 11.501/94. Objetivo: coibir a

Leia mais

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ;

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A Água Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A água e os seres vivos Ajuda a manter e regular a temperatura

Leia mais

Desmistificando os mapas de ruído. Associação ProAcústica Comissão de Acústica Ambiental Coordenador MSc. Arq. Marcos Holtz

Desmistificando os mapas de ruído. Associação ProAcústica Comissão de Acústica Ambiental Coordenador MSc. Arq. Marcos Holtz Desmistificando os mapas de ruído Associação ProAcústica Comissão de Acústica Ambiental Coordenador MSc. Arq. Marcos Holtz Introdução Gerenciamento do ruído Por quê? Poluição Sonora Poluição sonora É um

Leia mais

Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP. LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras. Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP

Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP. LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras. Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP ERGONOMIA LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras Prof. Leandro M. Gimenez 2018 Material para Estudo http://www.leb.esalq.usp.br/aulas.html 2 1 Introdução 3 Introdução 4 2 Introdução 5 Ergonomia Disciplina

Leia mais

Coleção MONTICUCO Fascículo Nº 66 Engenharia de Segurança e Meio Ambiente do Trabalho - MOMENTO. MEIO AMBIENTE DO TRABALHO Parte 1

Coleção MONTICUCO Fascículo Nº 66 Engenharia de Segurança e Meio Ambiente do Trabalho - MOMENTO. MEIO AMBIENTE DO TRABALHO Parte 1 MOMENTO DO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO Parte 1 1 Autores DEOGLEDES MONTICUCO Iniciou aos 14 anos como Mensageiro. 1974 - Engenheiro Civil e 1975 - Engenheiro de Segurança do Trabalho. Obras de construções:

Leia mais

PRESSÃO SONORA MOLÉCULAS DE AR AR P5. P at. = S n Pi i=1 PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO SONORA P.S. (ESTIMULO) (EFEITO) + ΔP. P.S. = P at GERAÇÃO DO SOM

PRESSÃO SONORA MOLÉCULAS DE AR AR P5. P at. = S n Pi i=1 PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO SONORA P.S. (ESTIMULO) (EFEITO) + ΔP. P.S. = P at GERAÇÃO DO SOM PRESSÃO SONORA MOLÉCULAS DE AR AR P5 P3 P7 P8 P2 Pn P6 P4 P at P1 P at = S n Pi i=1 PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO SONORA ΔP AR C R C R P.S. (ESTIMULO) +P t (EFEITO) -P P.S. = P at + ΔP GERAÇÃO DO SOM 1 A

Leia mais

RESULTADOS E DISCUSSÃO

RESULTADOS E DISCUSSÃO 20 RESULTADOS E DISCUSSÃO Os efeitos da poluição sonora são ainda pouco estudados, de acordo com Candeia (2010) face à dificuldade de compreensão de formas de agressão que só se manifestam em resposta

Leia mais

Avaliação de Ruídos em Obras

Avaliação de Ruídos em Obras PROCEDIMENTO DO SMS Avaliação de Ruídos em Obras PR-99-992-CPG-002 Revisão: 02 Página: 1/4 1. OBJETIVO Avaliar o ruído produzido pelas empresas contratadas para a execução das obras da COMPAGAS, a fim

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professor: Heitor Remígio Guerra

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professor: Heitor Remígio Guerra Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professor: Heitor Remígio Guerra Poluição Sonora Poluição Sonora Poluição sonora é qualquer

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS (continuação) Contravenções Referentes à Incolumidade Pública Desabamento de construção Provocar o desabamento de construção ou, por erro

Leia mais

Historial da Legislação Acústica em Portugal

Historial da Legislação Acústica em Portugal Ruído Historial da Legislação Acústica em Portugal Lei 11/87: Lei de Bases do Ambiente (em vigor) DL 251/87: 1º Regulamento Geral Sobre o Ruído Revogado pelo 292/200 (alterado pelos DL 76/2002, DL 259/2002

Leia mais

Roteiro Projeto / Avaliação

Roteiro Projeto / Avaliação Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT 0278 - Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo Roteiro Projeto / Avaliação Alessandra Prata-Shimomura,

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DO RUÍDO PPRA

MANUAL PRÁTICO DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DO RUÍDO PPRA MANUAL PRÁTICO DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DO RUÍDO PPRA 1ª edição 2000 2ª edição 2001 3ª edição 2004 4ª edição 2008 5ª edição 2009 6ª edição 2011 7ª edição 2013 8ª edição 2014 9ª edição 2016 TUFFI MESSIAS

Leia mais

RESOLUÇÃO CONAMA nº 252, de 29 de janeiro de 1999 Publicada no DOU n o 21, de 1 o de fevereiro de 1999, Seção 1, páginas 60-61

RESOLUÇÃO CONAMA nº 252, de 29 de janeiro de 1999 Publicada no DOU n o 21, de 1 o de fevereiro de 1999, Seção 1, páginas 60-61 CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA RESOLUÇÃO CONAMA nº 252 de 1999 RESOLUÇÃO CONAMA nº 252, de 29 de janeiro de 1999 Publicada no DOU n o 21, de 1 o de fevereiro de 1999, Seção 1, páginas 60-61 Correlações: Complementa

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IX semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT FREQUENCIA UMA OITAVA E

Leia mais

Prof. Ricardo Ferreira Bento

Prof. Ricardo Ferreira Bento Prof. Ricardo Ferreira Bento A SURDEZ é o primeiro sentido a aparecer e o último a sumir RUÍDO Histórico 720 ac artesões gregos (forjadores em bronze) fora do perímetro urbano Hipócrates 460 ac Os ares,

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE FOSFOGESSO COMO ISOLAMENTO ACÚSTICO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

UTILIZAÇÃO DE FOSFOGESSO COMO ISOLAMENTO ACÚSTICO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL UTILIZAÇÃO DE FOSFOGESSO COMO ISOLAMENTO ACÚSTICO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL Rodrigo Coelho Roberto Professor de Engenharia Civil - UNAERP rodrigosbeng@hotmail.com Marcio de Morais Tavares Coordenador

Leia mais

Ruído Urbano: Estudo da Poluição Sonora na Rua Laudelino Freire em Lagarto- Se

Ruído Urbano: Estudo da Poluição Sonora na Rua Laudelino Freire em Lagarto- Se Ruído Urbano: Estudo da Poluição Sonora na Rua Laudelino Freire em Lagarto- Se Jonh Yago Erikson Santos 1, Isaú de Souza Alves Júnior 1, Ricardo Monteiro Rocha 2 1 Estudantes do Curso Técnico em Eletromecânica

Leia mais

STJ [Especial] Poluição sonora: o barulho que incomoda até a Justiça

STJ [Especial] Poluição sonora: o barulho que incomoda até a Justiça STJ [Especial] Poluição sonora: o barulho que incomoda até a Justiça A poluição sonora acontece quando, num determinado ambiente, o som altera a condição normal de audição. Embora não se acumule no meio

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT FREQUENCIA UMA OITAVA E UM TERÇO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Direito ao sossego Agnaldo Abrantes* A psicologia ensina que o homem tem necessidade de viver em sociedade porque ninguém é auto-suficiente, ou seja, há uma necessidade de conviver

Leia mais

DECISÃO DE DIRETORIA CETESB Nº 389, DE

DECISÃO DE DIRETORIA CETESB Nº 389, DE DECISÃO DE DIRETORIA CETESB Nº 389, DE 21-12-2010 DOU 24-12-2010 Dispõe sobre a aprovação da Regulamentação de níveis de ruído em sistemas lineares de transportes localizados no Estado de São Paulo. A

Leia mais

TERMO DE CONDUTA. Art. 2º - O cumprimento rigoroso das regras abaixo possibilitará uma convivência harmônica, equilibrada e confortável para todos.

TERMO DE CONDUTA. Art. 2º - O cumprimento rigoroso das regras abaixo possibilitará uma convivência harmônica, equilibrada e confortável para todos. TERMO DE CONDUTA I - DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - O presente Termo de Conduta da Serra dos Alves tem por objetivo explicitar as normas que devem ser obedecidas por todos os moradores, proprietários de

Leia mais

Os Direitos de Vizinhança e os Conflitos no Condomínio

Os Direitos de Vizinhança e os Conflitos no Condomínio Os Direitos de Vizinhança e os Conflitos no Condomínio João Paulo Rossi Paschoal Assessor Jurídico do SECOVI-SP Instrutor da Universidade SECOVI-SP Especialista em Direito Civil pela ESA OAB-SP Mestre

Leia mais

O som é produzido pela propagação de vibrações mecânicas em meio elástico (ar) capaz de excitar o aparelho auditivo. SOM

O som é produzido pela propagação de vibrações mecânicas em meio elástico (ar) capaz de excitar o aparelho auditivo. SOM POLUIÇÃO SONORA O som é produzido pela propagação de vibrações mecânicas em meio elástico (ar) capaz de excitar o aparelho auditivo. SOM SOM É o resultado de movimentos de flutuação de partículas de ar

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT Profa. Dr.-Ing. Erika Borges 20 mar Aula 1 - Apresentação

Leia mais

O Espetro Sonoro é o conjunto de frequências de vibração que podem ser produzidas pelas diversas fontes sonoras:

O Espetro Sonoro é o conjunto de frequências de vibração que podem ser produzidas pelas diversas fontes sonoras: O Espetro Sonoro O Espetro Sonoro é o conjunto de frequências de vibração que podem ser produzidas pelas diversas fontes sonoras: Imagem do livro "FQ8 - Sustentabilidade na Terra - Edições ASA". Sons Audíveis

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT FREQUENCIA UMA OITAVA E

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Interferência É o fenômeno resultante da superposição de duas ou mais ondas. Onda estacionária Figura de interferência determinada pela superposição de ondas de mesma frequência

Leia mais