Srs. Usuários dos Serviços Notariais e de Registro de Minas Gerais REF: CONVENÇÃO DA APOSTILA E RESOLUÇÃO Nº 228/CNJ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Srs. Usuários dos Serviços Notariais e de Registro de Minas Gerais REF: CONVENÇÃO DA APOSTILA E RESOLUÇÃO Nº 228/CNJ"

Transcrição

1 Ofício Colégio Registral - Convenção da Apostila Belo Horizonte, 23/09/2016 Srs. Usuários dos Serviços Notariais e de Registro de Minas Gerais REF: CONVENÇÃO DA APOSTILA E RESOLUÇÃO Nº 228/CNJ O Colégio Registral de Minas Gerais, por sua Presidente, tendo em vista a RESOLUÇÃO Nº 228/CNJ, vem informar o seguinte: 2- No dia 14 de agosto de 2016 entrou em vigor a Convenção da Apostila da Haia. O Conselho Nacional de Justiça CNJ expediu a Resolução nº 228/CNJ, determinando que passará a ser atribuição dos serviços extrajudiciais a legalização de documentos brasileiros para que tenham validade no exterior: Art. 1º A legalização de documentos produzidos em território nacional e destinados a produzir efeitos em países partes da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros (Convenção da Apostila) será realizada, a partir de 14 de agosto de 2016, exclusivamente por meio da aposição de apostila, emitida nos termos desta Resolução. Parágrafo único. Para os fins desta Resolução, entende-se como legalização, ou chancela consular, a formalidade pela qual se atesta a autenticidade da assinatura, da função ou do cargo exercido pelo signatário do documento e, quando cabível, a autenticidade do selo ou do carimbo nele aposto. Art. 2º As apostilas emitidas por países partes da Convenção da Apostila, inclusive as emitidas em data anterior à vigência da referida Convenção no Brasil, serão aceitas em todo o território nacional a partir de 14 de agosto de 2016, em substituição à legalização diplomática ou consular. (sem grifos no original) 3- Nos termos do at. 6º da mencionada Resolução nº 228/CNJ os titulares dos cartórios extrajudiciais deverão apostilar os documentos, no limite das suas atribuições, não tendo sido especificado qual seria tal limite, já tendo sido solicitado esclarecimento para evitar tratamento não uniforme no território nacional: Art. 6º São autoridades competentes para a aposição de apostila em documentos públicos produzidos no território nacional: I as Corregedorias Gerais de Justiça e os Juízes Diretores do foro nas demais unidades judiciárias, comarcas ou subseções, quanto a documentos de interesse do Poder Judiciário; e II os titulares dos cartórios extrajudiciais, no limite das suas atribuições. (SEM GRIFOS NO ORIGINAL)

2 4- Tendo em vista que a Resolução nº 228/CNJ define legalização, no seu art. 1º, parágrafo único, como: a formalidade pela qual se atesta a autenticidade da assinatura, da função ou do cargo exercido pelo signatário do documento e, quando cabível, a autenticidade do selo ou do carimbo nele aposto, o Colégio Registral está interpretando que os SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO deverão proceder da seguinte forma ao apostilar documentos: supondo que se trate de legalização de um diploma expedido pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto- MG, deverá ser reconhecida a firma do Diretor da Faculdade, que assinou o diploma, em um cartório de Notas onde ele tenha cartão de assinatura. Supondo que ele somente tenha cartão de assinatura em Ouro Preto, será reconhecida firma lá. Em seguida, já que os cartórios de Ouro Preto ainda não estão em condições de proceder à legalização, deverá o interessado procurar um cartório de Belo Horizonte (ou de outra capital de Estado da Federação), onde será feita a apostila ou legalização, que consistirá no reconhecimento do sinal público do tabelião que reconheceu a assinatura do Diretor da Faculdade, por meio de acesso à CNSIP, da CENSEC. 5- Obviamente, se o Cartório de Ouro Preto já tiver condições de apostilar o documento, após analisar a firma do Diretor da Faculdade, o próprio titular do cartório apostilará diretamente o documento, sem necessidade de remetê-lo a outro Cartório. 6 - Sobre documentos cujo original consta de meio eletrônico (como certidões expedidas diretamente da internet, CPF extraído do site da Receita Federal, etc), o Enunciado nº 2, do XXI Congresso Notarial Brasileiro, realizado em Belo Horizonte, no dia dia 09 de setembro de 2016, estabelece: O Apostilamento dos documentos natos eletrônicos requer a certificação mediante acesso à internet. 7- Ressalte-se que, se o documento tiver que ser traduzido, deverá ser apresentado documento original bem como a tradução. O documento original deverá ser apostilado para somente após ser apostilada a tradução, mediante conferência da assinatura do tradutor público, se assim for solicitado. 8 - Conforme notícia publicada no site do CNJ em 20/09/2016, a Corregedoria Nacional de Justiça vai dar início à interiorização do apostilamento, que é a autenticação de documentos emitidos no Brasil que devem ser reconhecidos no exterior: O Corregedor Nacional de Justiça, ministro João Otávio de

3 Noronha, determinou que as Corregedorias dos Tribunais de Justiça Estaduais terão 15 dias para informar quais cartórios de seus Estados, estarão aptos a prestar o serviço dentro dos termos de segurança definidos pela Convenção da Apostila da Haia e pela Resolução 228 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após esta fase, a Corregedoria promoverá o credenciamento dos cartórios do interior dos Estados informados pelas Corregedorias locais. Papel Moeda O Corregedor solicitou ainda estudo de viabilidade de utilização de outros papéis de segurança para o apostilamento. Hoje a Resolução do CNJ nº 228 determina que apenas o papel moeda produzido pela Casa da Moeda do Brasil pode ser usado. Diante da decisão de iniciar a interiorização do apostilamento, e consequente aumento da demanda, o ministro Corregedor, com base nos resultados dos estudos, poderá levar ao plenário do Conselho proposta de alteração da Resolução 228, autorizando a utilização de outros papéis de segurança. 9- Sobre o custo, nos termos do art. 18 da mesma Resolução, os emolumentos corresponderão, para cada apostila emitida, ao custo de uma Procuração Sem Valor Declarado, segundo os valores vigentes em cada Estado da Federação. Em Minas Gerais, o valor da apostila, em 2016, por documento, é de R$ 23,91 (vinte e três reais e noventa e um centavos), devendo ser feito um requerimento de apostilamento, identificando a assinatura que será apostilada. 10- Em Minas Gerais, atualmente, tendo em vista a regulamentação da CGJ- MG, por meio do AVISO Nº 28, publicado no DJe de 05 de setembro de 2016, somente os cartórios de Notas estão autorizados a apostilar, o que, no entendimento do Colégio Registral, está equivocado, RAZÃO PELA QUAL JÁ FOI FEITO PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO À CGJ/MG, para que os cartórios de todas as especialidades possam apostilar documentos públicos brasileiros, nos termos da determinação do CNJ. 11- Abaixo reproduz-se o mencionado AVISO Nº 28/CGJ/2016, DJe: 5/09/2016: AVISO Nº 28/CGJ/2016 Avisa sobre procedimentos para aposição de apostila em documentos públicos produzidos no território nacional, conforme Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 228, de 22 de junho de 2016.

4 O CORREGEDOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e XIV do art. 32 do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, aprovado pela Resolução do Tribunal Pleno nº 3, de 26 de julho de 2012, CONSIDERANDO o disposto na Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 228, de 22 de junho de 2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito do Poder Judiciário, da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, celebrada na Haia, em 5 de outubro de 1961 (Convenção da Apostila) ; CONSIDERANDO, outrossim, que a aposição de apostila tem a finalidade de atestar a autenticidade da assinatura, a função ou cargo exercido pelo signatário do documento e, quando cabível, a autenticidade do selo ou carimbo aposto no documento, consoante o art. 3º da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, firmada pela República Federativa do Brasil, em Haia, em 5 de outubro de 1961; CONSIDERANDO que, nos termos do inciso II do art. 6º da Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 228, de 2016, os cartórios extrajudiciais, no limite das suas atribuições, são autoridades competentes para a aposição de apostila em documentos públicos produzidos no território nacional; CONSIDERANDO as atribuições dos notários, estabelecidas no inciso III do art. 6º e no inciso IV do art. 7º da Lei nº 8.935, de 18 de novembro de 1994, que regulamenta o art. 236 da Constituição Federal, dispondo sobre serviços notariais e de registro. (Lei dos cartórios) ; CONSIDERANDO que os emolumentos corresponderão, para cada apostila emitida, ao custo de Procuração Sem Valor Declarado, segundo os valores vigentes em cada Estado da Federação, consoante determina o art. 18 da Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 228, de 2016; CONSIDERANDO a Lei estadual nº , de 30 de dezembro de 2004, que dispõe sobre a fixação, a contagem, a cobrança e o pagamento de emolumentos relativos aos atos praticados pelos serviços notariais e de registro, o recolhimento da Taxa de Fiscalização Judiciária e a compensação dos atos sujeitos à gratuidade estabelecida em lei federal e dá outras providências ; CONSIDERANDO que, no Estado de Minas Gerais, a procuração sem valor declarado é aquela prevista na alínea f.1 do item 4, da Tabela 1 do Anexo da Lei estadual nº , de 2004, c/c art. 265 do Provimento nº 260, de 18 de outubro de 2013, que codifica os atos normativos da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais relativos aos serviços notariais e de registro ; CONSIDERANDO as normas relativas à selagem física e eletrônica dos atos notariais e de registro, especialmente aquelas contidas na alínea l do inciso I do art. 11 da Portaria Conjunta nº 2/2005/TJMG/CGJ/SEF-MG, de 11 de março de 2005, que disciplina a aquisição, confecção, distribuição e utilização do Selo de Fiscalização [físico] de uso obrigatório pelos serviços notariais e de registro do Estado de Minas Gerais, e na alínea l do inciso I do art. 15 da Portaria Conjunta nº 9/2012/TJMG/CGJ/SEF-MG, de 16 de abril de 2012, que institui o Selo de Fiscalização Eletrônico no âmbito dos serviços notariais e de registro do Estado de Minas Gerais ; CONSIDERANDO o que ficou consignado nos autos nº 2016/ COFIR, AVISA aos juízes de direito, servidores, notários e registradores do Estado de Minas Gerais e a quem mais possa interessar que a emissão de apostila é restrita aos tabeliães de notas e oficiais de registro civil das pessoas naturais com atribuição notarial, devendo ser cobrada segundo os valores previstos na alínea f.1 do item 4 (procuração genérica, código fiscal ) da Tabela 1 do Anexo da Lei estadual nº , de 30 de dezembro de AVISA,

5 outrossim, que, para o preenchimento da Declaração de Apuração e Informação da Taxa de Fiscalização Judiciária - DAP/TFJ, o código fiscal deve ser acompanhado da quantidade de apostilas emitidas e do seguinte código de tributação complementar 45 - Apostila - Convenção de Haia - Art. 18 da Resolução nº 228/CNJ/2016. AVISA, ainda, que deve ser utilizado um selo de fiscalização físico PADRÃO e/ou um selo de fiscalização eletrônico, na forma da alínea l do inciso I do art. 11 da Portaria Conjunta nº 2/2005/TJMG/CGJ/SEF-MG, de 11 de março de 2005, e da alínea l do inciso I do art. 15 da Portaria Conjunta nº 9/2012/TJMG/CGJ/SEF-MG, de 16 de abril de AVISA, por fim, que o selo de fiscalização físico e/ou a estampa do selo de fiscalização eletrônico devem ser previamente afixados no próprio documento a ser apostilado, antes de sua digitalização, de forma a manter correspondência com a respectiva imagem que constará do Sistema Eletrônico de Informações e Apostilamento - SEI Apostila. Belo Horizonte, 2 de setembro de Desembargador ANDRÉ LEITE PRAÇA Corregedor-Geral de Justiça 12- O Colégio Registral de Minas Gerais continuará acompanhando as orientações do CNJ e da CGJ-MG, que serão postadas em seu site: Atenciosamente, Letícia Franco Maculan Assumpção Presidente do Colégio Registral de Minas Gerais

A CONVENÇÃO DA APOSTILA

A CONVENÇÃO DA APOSTILA A CONVENÇÃO DA APOSTILA A Convenção da Haia de 05 de outubro de 1961, sobre a Eliminação da Exigência da Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros (também conhecida como Convenção da Apostila) é

Leia mais

Apostilamento. Marco Antonio Barreto de Azeredo Bastos Junior. Tabelião Substituto. Cartório JK - 1º Ofício de Notas e Protesto de Títulos de Brasília

Apostilamento. Marco Antonio Barreto de Azeredo Bastos Junior. Tabelião Substituto. Cartório JK - 1º Ofício de Notas e Protesto de Títulos de Brasília Apostilamento Marco Antonio Barreto de Azeredo Bastos Junior Tabelião Substituto Cartório JK - 1º Ofício de Notas e Protesto de Títulos de Brasília O QUE É A APOSTILA É um certificado de autenticidade

Leia mais

PROCESSO Nº 2018/ SÃO PAULO - CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. (450/2018-E) SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE

PROCESSO Nº 2018/ SÃO PAULO - CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. (450/2018-E) SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE PROCESSO Nº 2018/17542 - SÃO PAULO - CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. (450/2018-E) SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO - CONSULTA - APOSTILAMENTO - COMPETÊNCIA - RESOLUÇÃO

Leia mais

p) TESTAMENTO CERRADO ESCRITO PELO TABELIÃO A ROGO DO TESTADOR: será afixado um selo PADRÃO no próprio testamento;

p) TESTAMENTO CERRADO ESCRITO PELO TABELIÃO A ROGO DO TESTADOR: será afixado um selo PADRÃO no próprio testamento; PORTARIA-CONJUNTA Nº 012/2012/TJMG/CGJ/SEF-MG Altera a Portaria-Conjunta nº. 02/2005/TJMG/CGJ/SEF-MG, de 11 de março de 2005, e a Portaria-Conjunta nº. 009/2012/TJMG/CGJ/SEF-MG, de 16 de abril de 2012.

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL PODER JUDICIÁRIO MALOTE DIGITAL

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL PODER JUDICIÁRIO MALOTE DIGITAL REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL PODER JUDICIÁRIO MALOTE DIGITAL Tipo de documento: Administrativo Código de rastreabilidade: 81320185580283 Nome original: SEI_0050125_42.2017.8.13.0000 todos os RCPN.pdf

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 8.660, DE 29 DE JANEIRO DE 2016 Promulga a Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos

Leia mais

Provimento nº 247/CGJ/ Dispõe sobre as Unidades Interligadas de Registro Civil em estabelecimentos de saúde que realizam partos em Minas Gerais

Provimento nº 247/CGJ/ Dispõe sobre as Unidades Interligadas de Registro Civil em estabelecimentos de saúde que realizam partos em Minas Gerais Provimento nº 247/CGJ/2013 - Dispõe sobre as Unidades Interligadas de Registro Civil em estabelecimentos de saúde que realizam partos em Minas Gerais PROVIMENTO Nº 247/CGJ/2013 Dispõe sobre o funcionamento

Leia mais

CONVENÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA EXIGÊNCIA DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS PÚBLICOS ESTRANGEIROS. (Celebrada em 5 de outubro de 1961)

CONVENÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA EXIGÊNCIA DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS PÚBLICOS ESTRANGEIROS. (Celebrada em 5 de outubro de 1961) Junho de 2015 DIÁRIO DO SENADO FEDERAL Sexta-feira 12 125 CONVENÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA EXIGÊNCIA DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS PÚBLICOS ESTRANGEIROS (Celebrada em 5 de outubro de 1961) Os Estados Signatários

Leia mais

ANOREG/BR divulga perguntas frequentes sobre a Apostila da Haia

ANOREG/BR divulga perguntas frequentes sobre a Apostila da Haia ANOREG/BR divulga perguntas frequentes sobre a Apostila da Haia 1- O que é a Apostila? A Apostila é um certificado de autenticidade emitido por países signatários da Convenção da Haia, que é colocado em

Leia mais

OFÍCIO CONJUNTO Nº 02/2018. Aos notários e registradores do Estado de Minas Gerais.

OFÍCIO CONJUNTO Nº 02/2018. Aos notários e registradores do Estado de Minas Gerais. OFÍCIO CONJUNTO Nº 02/2018 Aos notários e registradores do Estado de Minas Gerais. Referência: Comunicado Conjunto das Entidades Representativas dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE 02-03-2017 Dispõe sobre o arquivamento de atos de empresas, sociedades ou cooperativas de que participem estrangeiros residentes e domiciliados no Brasil, pessoas físicas,

Leia mais

REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TÍTULOS PARA PROTESTO. Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável:

REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TÍTULOS PARA PROTESTO. Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TÍTULOS PARA PROTESTO Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: CABEÇALHO Data da correição: Horário da

Leia mais

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015.

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Designação da Juíza Soníria Rocha Campos D?Assunção, para exercer a Coordenação do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais,

Leia mais

REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TÍTULOS PARA

REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TÍTULOS PARA REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TÍTULOS PARA PROTESTO Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: Data da correição: Horário da correição:

Leia mais

CONVENÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA EXIGÊNCIA DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS PÚBLICOS ESTRANGEIROS (Celebrada em 5 de outubro de 1961)

CONVENÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA EXIGÊNCIA DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS PÚBLICOS ESTRANGEIROS (Celebrada em 5 de outubro de 1961) ESTUDO - PRINCIPAIS TÓPICOS SOBRE A ADESÃO DO BRASIL À CONVENÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA EXIGÊNCIA DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS PÚBLICOS ESTRANGEIROS (CONVENÇÃO DA APOSTILA) - COMENTÁRIOS DE LETÍCIA FRANCO

Leia mais

O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO

O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO Letícia Franco Maculan Assumpção* Introdução Em 18 de novembro de 2015,

Leia mais

PROVIMENTO Nº 017/2014-CGJ

PROVIMENTO Nº 017/2014-CGJ Processo nº 0010-13/000964-1 PROVIMENTO Nº 017/2014-CGJ Dispõe sobre a emissão de Certidão Eletrônica pela a Central de Buscas e informações do Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul CRC

Leia mais

C GJ-MG publica as tabelas de emolumentos de 2014

C GJ-MG publica as tabelas de emolumentos de 2014 C GJ-MG publica as tabelas de emolumentos de 2014 PORTARIA Nº 2.992/CGJ/2013 O Corregedor-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Desembargador LUIZ AUDEBERT DELAGE FILHO, no uso das atribuições que

Leia mais

Cartilha ANOREG/SP. Passo a Passo para o Apostilamento de Documentos. Convenção da Apostila da Haia

Cartilha ANOREG/SP. Passo a Passo para o Apostilamento de Documentos. Convenção da Apostila da Haia Cartilha ANOREG/SP Passo a Passo para o Apostilamento de Documentos Convenção da Apostila da Haia EXPEDIENTE A Cartilha ANOREG/SP Passo a Passo para o Apostilamento de Documentos Convenção da Apostila

Leia mais

No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas,

No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas, Belo Horizonte 2015 No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas, terrenos), quais sejam, a matrícula,

Leia mais

CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018.

CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018. CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018. Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à

Leia mais

OFÍCIO-CIRCULAR Nº 110/2018-CGJ

OFÍCIO-CIRCULAR Nº 110/2018-CGJ TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Praça Mal Deodoro, 55 - CEP 90010-908 - Porto Alegre - RS - www.tjrs.jus.br OFÍCIO-CIRCULAR Nº 110/2018-CGJ SEI nº 8.2018.0010/000190-0 Porto Alegre,

Leia mais

Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados CENSEC é um sistema administrado pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal - CNB-CF

Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados CENSEC é um sistema administrado pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal - CNB-CF Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados CENSEC é um sistema administrado pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal - CNB-CF - cuja finalidade é gerenciar banco de dados com informações

Leia mais

SERVIÇOS DE REGISTROS PÚBLICOS COMARCA DE SAPUCAIA DO SUL

SERVIÇOS DE REGISTROS PÚBLICOS COMARCA DE SAPUCAIA DO SUL SERVIÇOS DE REGISTROS PÚBLICOS COMARCA DE SAPUCAIA DO SUL Nota Técnica n 02/2009 Assunto: regula os procedimentos a serem observados pelo Registro Civil de Pessoas Naturais desta Serventia Registral nos

Leia mais

CASO CONCRETO: GRATUIDADE, A LEI ESTADUAL DE EMOLUMENTOS E O NOVO CPC

CASO CONCRETO: GRATUIDADE, A LEI ESTADUAL DE EMOLUMENTOS E O NOVO CPC CASO CONCRETO: GRATUIDADE, A LEI ESTADUAL DE EMOLUMENTOS E O NOVO CPC Por Letícia Franco Maculan Assumpção Em artigo anterior, de minha autoria, tratou-se do tema: A GRATUIDADE E OS SERVIÇOS NOTARIAIS

Leia mais

REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS

REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: Data da correição: Horário

Leia mais

6.3 Não será possível a entrega de qualquer documento na fase de recursos.

6.3 Não será possível a entrega de qualquer documento na fase de recursos. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS EDITAL No- 1, TJDFT/PR/REM, DE 20 DE JUNHO DE 2008 CONCURSO PÚBLICO PARA REMOÇÃO DA TITULARIDADE DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO NO DISTRITO FEDERAL

Leia mais

TABELIONATO DE PROTESTO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DE DÍVIDA. Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia:

TABELIONATO DE PROTESTO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DE DÍVIDA. Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: TABELIONATO DE PROTESTO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DE DÍVIDA Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: Data da correição: Horário da correição:

Leia mais

REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC

REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC MANUAL DO USUÁRIO INOVAÇÕES E MELHORIAS NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PUBLICIDADE AUTENTICIDADE SEGURANÇA E EFICÁCIA DOS ATOS JURÍDICOS OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS

Leia mais

REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS

REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: Data da correição: Horário

Leia mais

Esta serventia encontra-se regularmente provida por Titular? ATENÇÃO: No caso de serventia vaga, conferir se consta da Lista Geral de Vacância

Esta serventia encontra-se regularmente provida por Titular? ATENÇÃO: No caso de serventia vaga, conferir se consta da Lista Geral de Vacância TABELIONATO DE NOTAS Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: Data da correição: Horário da correição: Auxiliar(es) da fiscalização

Leia mais

O PACTO ANTENUPCIAL DE SEPARAÇÃO DE BENS QUANDO OS NUBENTES ESTÃO SUJEITOS À SEPARAÇÃO OBRIGATÓRIA DE BENS

O PACTO ANTENUPCIAL DE SEPARAÇÃO DE BENS QUANDO OS NUBENTES ESTÃO SUJEITOS À SEPARAÇÃO OBRIGATÓRIA DE BENS O PACTO PÓS-NUPCIAL: para ratificar, após autorização judicial, regime de bens escolhido quando de casamento celebrado no exterior * Letícia Franco Maculan Assumpção 1- Introdução Como já esclarecido em

Leia mais

PROVIMENTO Nº. 30/2013-CGJ

PROVIMENTO Nº. 30/2013-CGJ PROVIMENTO Nº. 30/2013-CGJ Disciplina a manutenção e escrituração de Livro Diário Auxiliar pelos titulares de delegações e pelos responsáveis interinamente por delegações vagas do serviço extrajudicial

Leia mais

Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa. 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais?

Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa. 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais? Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais? Provimento 54/78 Normas Gerais Encontra apoio na Lei 8.935/94 e

Leia mais

11/10/ Provimento da CGJ-RJ normatiza a Resolução n 155 no Estado do Rio de Janeiro Qui, 11 de Outubro de :47

11/10/ Provimento da CGJ-RJ normatiza a Resolução n 155 no Estado do Rio de Janeiro Qui, 11 de Outubro de :47 Processo nº 2012-0144048 Assunto: ANÁLISE PARA ADEQUAÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO NORMATIVA A RESOLUÇÃO N 155/2012 DO CNJ CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA CGJ NUCLEO DE JUIZES AUXILIARES PARECER O Conselho Nacional

Leia mais

Nova selagem nos serviços notariais e

Nova selagem nos serviços notariais e Nova selagem nos serviços notariais e de registro- 1º SIMPÓSIO NOTARIAL MINEIRO B.H. 15.06.12 Setembro 2011 2 Selo Físico Implantado em Minas Gerais no ano de 2002 Ato Normativo: Lei 15.424/2004 e Portaria

Leia mais

Dispõe sobre a aprovação das novas Tabelas de Custas e Emolumentos dos Serviços Judiciais e Extrajudiciais do Estado de Rondônia.

Dispõe sobre a aprovação das novas Tabelas de Custas e Emolumentos dos Serviços Judiciais e Extrajudiciais do Estado de Rondônia. Regimento de Custas PROVIMENTO Nº 32/2009-CG Porto Velho, 10 de dezembro de 2009 Dispõe sobre a aprovação das novas Tabelas de Custas e Emolumentos dos Serviços Judiciais e Extrajudiciais do Estado de

Leia mais

Esta serventia encontra-se regularmente provida por Titular? ATENÇÃO: No caso de serventia vaga, conferir se consta da Lista Geral de Vacância

Esta serventia encontra-se regularmente provida por Titular? ATENÇÃO: No caso de serventia vaga, conferir se consta da Lista Geral de Vacância TABELIONATO DE NOTAS Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: Data da correição: Horário da correição: Auxiliar(es) da fiscalização

Leia mais

OFÍCIO N e 3804/2015-DOF (ID ) Favor mencionar este número Cuiabá, 23 de julho de 2015, Senhora Presidenta:

OFÍCIO N e 3804/2015-DOF (ID ) Favor mencionar este número Cuiabá, 23 de julho de 2015, Senhora Presidenta: CREDIBILIDADE CELERIDADE- CIDADANIA OFÍCIO N e 3804/2015-DOF (ID.0039860-06.2015.8.11.0000) Favor mencionar este número Cuiabá, 23 de julho de 2015, Senhora Presidenta: Por ordem da Excelentíssima Senhora

Leia mais

Recivil Comissão Gestora

Recivil Comissão Gestora ATO NORMATIVO Nº. 016/2005 Dispõe sobre os critérios para o ressarcimento dos atos gratuitos decorrentes de lei. A Comissão Gestora dos Recursos para a Compensação da Gratuidade do Registro Civil no Estado

Leia mais

REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS

REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: CABEÇALHO Data da correição:

Leia mais

DA DESIGNAÇÃO DE SUBSTITUTO PARA OS CARGOS DE GERENTE DE SECRETARIA E DE CONTADORIA

DA DESIGNAÇÃO DE SUBSTITUTO PARA OS CARGOS DE GERENTE DE SECRETARIA E DE CONTADORIA RESOLUÇÃO (MINUTA 2) Regulamenta a designação de substituto para o exercício das funções de cargos de provimento em comissão e de função de confiança do Quadro de Pessoal da Justiça de Primeira Instância

Leia mais

"Padrão de aceitabilidade dos Documentos Comprovativos"

Padrão de aceitabilidade dos Documentos Comprovativos "Padrão de aceitabilidade dos Documentos Comprovativos" 1. Documentos comprovativos de relação matrimonial Todos os pedidos de Autorização Especial de Permanência do agregado familiar de TNR com fundamento

Leia mais

PROVIMENTO nº 53/2008-CGJ

PROVIMENTO nº 53/2008-CGJ PROVIMENTO nº 53/2008-CGJ Cuida da implantação do Selo de Controle Digital nos atos praticados pelos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Mato Grosso. O Excelentíssimo Senhor Desembargador ORLANDO

Leia mais

PROVIMENTO 45/2017 PROVIMENTO CGJ Nº 45/2017

PROVIMENTO 45/2017 PROVIMENTO CGJ Nº 45/2017 PROVIMENTO 45/2017 PROVIMENTO CGJ Nº 45/2017 Institui e regulamenta a implantação do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI) no Estado do Rio de Janeiro. O CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO

Leia mais

1 Será obrigatória, para efeito de segurança, a extração de filme cópia do filme original.

1 Será obrigatória, para efeito de segurança, a extração de filme cópia do filme original. DECRETO N o 1.799, DE 30 DE JANEIRO DE 1996. Regulamenta a Lei n 5.433, de 8 de maio de 1968, que regula a microfilmagem de documentos oficiais, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no

Leia mais

Presidente PROFESSORA RAQUEL TINOCO ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR ELEIÇÃO EM VOTAÇÃO SECRETA PELOS MEMBROS DO TJRJ (DESEMBARGADORES) 1º Vice Presidente 2º Vice Presidente Administração Superior 3º Vice Presidente

Leia mais

QUADRO LEGISLATIVO. SECÇÃO VIII Reconhecimentos. Artigo 153.º Espécies

QUADRO LEGISLATIVO. SECÇÃO VIII Reconhecimentos. Artigo 153.º Espécies QUADRO LEGISLATIVO DL n.º 250/96, de 24 de Dezembro: Altera o Código do Notariado (aprovado pelo Decreto-Lei n.º 207/95, de 14 de Agosto) e procede à abolição dos reconhecimentos notariais de letra e de

Leia mais

O Pró-Reitor Acadêmico do UNISOCIESC, no uso de suas atribuições,

O Pró-Reitor Acadêmico do UNISOCIESC, no uso de suas atribuições, RESOLUÇÃO N o 004/2013 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Tupy - UNISOCIESC Assunto: Regulamento do Registro de Diplomas O Pró-Reitor Acadêmico do UNISOCIESC, no uso de

Leia mais

PROVIMENTO Nº 024/2014-CGJ

PROVIMENTO Nº 024/2014-CGJ PROVIMENTO Nº 024/2014-CGJ PROCESSO Nº 0010-13/002888-3 DISPONIBILIZADO NO DJE Nº 5.437, PÁG.01, DE 03/11/2014 Dispõe sobre a implantação e normatização da Central de Registro de Imóveis, Indisponibilidade

Leia mais

Caxias do Sul, novembro de 2016

Caxias do Sul, novembro de 2016 www.cri-rs.com.br Caxias do Sul, novembro de 2016 Comissão de Registro Eletrônico Colégio Registral Dr. Adriano Damásio - Herval; Dr. Cassiano Teló de Lima - Soledade; Dr. Cláudio Nunes Grecco - Bom Retiro

Leia mais

PROVIMENTO Nº 21/2018 CGJ

PROVIMENTO Nº 21/2018 CGJ PROVIMENTO Nº 21/2018 CGJ DISPONIBILIZADO NO DJE Nº 6.265, PÁG. 32, DE 17/05/2018 Expediente SEI nº 8.2018.0010/002092-0 Porto Alegre, 15 de maio de 2018. RCPN Alteração do prenome e gênero de transgêneros.

Leia mais

O APOSTILAMENTO DA CONVENÇÃO DA HAIA DE 1961: SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS PARA NOTÁRIOS E REGISTRADORES

O APOSTILAMENTO DA CONVENÇÃO DA HAIA DE 1961: SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS PARA NOTÁRIOS E REGISTRADORES O APOSTILAMENTO DA CONVENÇÃO DA HAIA DE 1961: SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS PARA NOTÁRIOS E REGISTRADORES versão 1; 14.08.2016 1 Alexandre Scigliano Valerio Doutor em Direito Econômico pela UFMG 4º Tabelião

Leia mais

I Possibilidade de repasse de despesas aos usuários

I Possibilidade de repasse de despesas aos usuários Orientações do Departamento Jurídico do RECIVIL relacionadas à Lei nº 22.796, de 28 de dezembro de 2017, que alterou a Lei nº 15.424, de 30 de dezembro de 2004 O presente texto tem o escopo de detalhar

Leia mais

o Parecer CEPE n o 071/2016 e a Decisão do Plenário do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de 06 de setembro de 2016; e,

o Parecer CEPE n o 071/2016 e a Decisão do Plenário do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de 06 de setembro de 2016; e, ANEXO DA RESOLUÇÃO UNIV N o 040, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. FL. 0 DE 4 RESOLUÇÃO UNIV N o 040, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. Aprova Regulamento pertinente à Confecção, Expedição e Registro de Diplomas dos

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA. Ofício circular n. 0234/2011-CGJ Aracaju, 27 de janeiro de 2011,

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA. Ofício circular n. 0234/2011-CGJ Aracaju, 27 de janeiro de 2011, Ofício circular n. 0234/2011-CGJ Aracaju, 27 de janeiro de 2011, Senhor(es) Notário(s), Com o intuito de uniformizar e divulgar o procedimento para PROTESTOS DE TÍTULOS JUDICIAIS, a Corregedoria-Geral

Leia mais

PARCIAL DE PROFICIÊNCIA COM BASE NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM.

PARCIAL DE PROFICIÊNCIA COM BASE NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE ENSINO Av. Professor Mario Werneck, nº 2590,

Leia mais

Manual do Tabelionato de Notas

Manual do Tabelionato de Notas Manual do Tabelionato de Notas para emissão de guias de recolhimento ao FUNREJUS 1 Manual do Tabelionato de Notas PARA EMISSÃO DE GUIAS DE RECOLHIMENTO AO FUNREJUS Versão 01.15 1. Emissão de guias de recolhimento

Leia mais

T A B E L A Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS. ISSQN 1% Sobre Emolumentos Líquidos

T A B E L A Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS. ISSQN 1% Sobre Emolumentos Líquidos 1 APROVAÇÃO DE TESTAMENTO CERRADO 2.1.1 - ATA NOTARIAL - Por folha acrescida T A B E L A 1-2019 Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código Brutos (B/C do Recompe-MG) (Fundo de Compensação)

Leia mais

T A B E L A Sem Arredondamento Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS

T A B E L A Sem Arredondamento Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS 1 APROVAÇÃO DE TESTAMENTO CERRADO 2.1.1 - ATA NOTARIAL - Por folha acrescida T A B E L A 1-2018 Sem Arredondamento Emolumentos Recompe-MG Emolumentos Taxa de Valor Final Código 93,32 5,28 88,04 4,40 29,34

Leia mais

Edição nº 191/2017 Brasília - DF, disponibilização sexta-feira, 17 de novembro de Corregedoria PROVIMENTO N. 62, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2017.

Edição nº 191/2017 Brasília - DF, disponibilização sexta-feira, 17 de novembro de Corregedoria PROVIMENTO N. 62, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2017. Corregedoria PROVIMENTO N. 62, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2017. Dispõe sobre a uniformização dos procedimentos para a aposição de apostila, no âmbito do Poder Judiciário, da Convenção sobre a Eliminação da Exigência

Leia mais

12: Convenção Relativa à Supressão da Exigência da Legalização dos Actos Públicos Estrangeiros

12: Convenção Relativa à Supressão da Exigência da Legalização dos Actos Públicos Estrangeiros 12: Convenção Relativa à Supressão da Exigência da Legalização dos Actos Públicos Estrangeiros Entrada em vigor: 24-I-1965 Texto da Convenção em PDF Convenção Relativa à Supressão da Exigência da Legalização

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA ADMINISTRATIVA TRANSIÇÃO PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS RELATÓRIO DE RECEBIMENTO DE ACERVO PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS ENCAMINHAMENTO DO TÍTULO DE OUTORGA Certificação JCP e envio para CGJ no prazo de 10 dias item

Leia mais

PROVIMENTO Nº 22, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015.

PROVIMENTO Nº 22, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. PROVIMENTO Nº 22, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Reformula a emissão de Certidões Judiciais Cíveis e Criminais, inclusive por meio eletrônico, no âmbito da 1ª Instância do Poder Judiciário do Estado de Alagoas

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO RESOLUÇÃO Nº 806/12

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO RESOLUÇÃO Nº 806/12 PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO RESOLUÇÃO Nº 806/12 Dispõe sobre a Carteira de Identidade de Membros e a Carteira de Identidade Funcional de Servidores, no âmbito do Tribunal

Leia mais

Roteiro básico para investimento estrangeiro no Brasil

Roteiro básico para investimento estrangeiro no Brasil Roteiro básico para investimento estrangeiro no Brasil Introdução O presente Roteiro para Investimento Estrangeiro no Brasil tem o objetivo de informar e esclarecer, de forma simples e objetiva, a potenciais

Leia mais

GESTÃO Dr. João Pedro Lamana Paiva

GESTÃO Dr. João Pedro Lamana Paiva GESTÃO 2018-2019 Dr. João Pedro Lamana Paiva PLANO DE TRABALHO Continuidade e aprimoramento das gestões anteriores; Proposta transcendente que não se limita ao universo dos Registradores Gaúchos, harmônicos

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO XLII CONCURSO PARA INGRESSO NA MAGISTRATURA DE CARREIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EDITAL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO XLII CONCURSO PARA INGRESSO NA MAGISTRATURA DE CARREIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EDITAL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO XLII CONCURSO PARA INGRESSO NA MAGISTRATURA DE CARREIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EDITAL O Desembargador JOSÉ CARLOS SCHMIDT MURTA RIBEIRO, Presidente

Leia mais

COMUNICADO CORI/MG nº. 005/2016

COMUNICADO CORI/MG nº. 005/2016 Belo Horizonte, 20 de setembro de 2016. Senhor Oficial Registrador, Vimos através deste comunicado informar que em 16/09/2016, o Conselho Deliberativo do CORI aprovou, por unanimidade, as orientações abaixo

Leia mais

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência.

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência. Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 1 Divisão e organização judiciária do Estado da Bahia. 2 Comarcas. 2.1 Classificação, sede. 2.2 Distritos judiciários.

Leia mais

NORMATIVO Nº. 004/ FECOM

NORMATIVO Nº. 004/ FECOM ATO NORMATIVO Nº. 004/2014 - FECOM Dispõe sobre valores para fins de ressarcimento pelo FECOM dos Atos Gratuitos de Registro Civil de Nascimento, de Óbito e Natimorto, dispõe sobre critérios para a compensação

Leia mais

Recivil Comissão Gestora

Recivil Comissão Gestora ATO NORMATIVO Nº. 008/2011 Dá nova redação ao Ato Normativo nº. 002, de 19 de abril de 2005, aprovando os formulários Certidão relativa aos atos gratuitos ou isentos praticados pelos Registradores Civis

Leia mais

Provimento CORREGEDORIA NACIONAL DE JUSTIÇA CNJ nº 18, de D.J.:

Provimento CORREGEDORIA NACIONAL DE JUSTIÇA CNJ nº 18, de D.J.: Provimento CORREGEDORIA NACIONAL DE JUSTIÇA CNJ nº 18, de 28.08.2012 D.J.: 29.08.2012. Dispõe sobre a instituição e funcionamento da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados - CENSEC. A

Leia mais

REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS ATRIBUIÇÕES. NOTARIAIS (Distritos/Municípios não sede de Comarca)

REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS ATRIBUIÇÕES. NOTARIAIS (Distritos/Municípios não sede de Comarca) REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS ATRIBUIÇÕES NOTARIAIS (Distritos Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: CABEÇALHO Data da correição:

Leia mais

O ISS NOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS PÚBLICOS

O ISS NOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS PÚBLICOS O ISS NOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS PÚBLICOS O QUE SÃO SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS PÚBLICOS? Art. 236 - CF/88 - Os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação

Leia mais

Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça

Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça Os documentos, as medidas cautelares e os procedimentos criminais sigilosos exigirão cuidado diferenciado art. 87 Considera-se sob sigilo qualquer

Leia mais

Selo Digital de Fiscalização Tipo Normal C: AFP95125-FDUG; Valor Total do Ato: R$ 4,12

Selo Digital de Fiscalização Tipo Normal C: AFP95125-FDUG; Valor Total do Ato: R$ 4,12 Cód. Autenticação: 77522908171054150504-1; Data: 29/08/2017 10:55:46 Selo Digital de Fiscalização Tipo Normal C: AFP95125-FDUG; Cód. Autenticação: 77522908171054150504-2; Data: 29/08/2017 10:55:46 Selo

Leia mais

I CONFERÊNCIA DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS Belo Horizonte/MG 17 de março de 2018

I CONFERÊNCIA DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS Belo Horizonte/MG 17 de março de 2018 I CONFERÊNCIA DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS Belo Horizonte/MG 17 de março de 2018 CONCLUSÕES DA PLENÁRIA DE REGISTRO DE IMÓVEIS TEMA: GERAL 1. Deve-se realizar

Leia mais

Setor de Certidão da Corregedoria Geral de Justiça.

Setor de Certidão da Corregedoria Geral de Justiça. PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO P. TJAM 47 Setor de Certidão da Corregedoria. Elaborado por: Roberto

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 6 DE 11 DE ABRIL DE 2018

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 6 DE 11 DE ABRIL DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Reitoria Av. Professor Mário Werneck, 2590 - Bairro Buritis

Leia mais

SISNOR WEB SISTEMA INTEGRADO DE APOIO À FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO. GRCTJ Guia de Recolhimento de Custas e Taxas Judiciárias

SISNOR WEB SISTEMA INTEGRADO DE APOIO À FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO. GRCTJ Guia de Recolhimento de Custas e Taxas Judiciárias SISNOR WEB SISTEMA INTEGRADO DE APOIO À FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO GRCTJ Guia de Recolhimento de Custas e Taxas Judiciárias Manual de Usuário Versão 1.1 1 Histórico de Revisões:

Leia mais

PROVIMENTO CG N 19/2012

PROVIMENTO CG N 19/2012 PROVIMENTO CG N 19/2012 Dispõe sobre a instituição, gestão e operação da Central de Informações do Registro Civil (CRC). O Desembargador JOSÉ RENATO NALINI, Corregedor Geral da Justiça do Estado de São

Leia mais

REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS

REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: Data da correição: Horário da correição: Auxiliar(es)

Leia mais

REGISTRO DE IMÓVEIS brasileiro

REGISTRO DE IMÓVEIS brasileiro Modernização do REGISTRO DE IMÓVEIS brasileiro Sérgio Jacomino Modernização do Registro de Imóveis brasileiro e-folivm comissão especial para a gestão documental do Foro Extrajudicial e-ri - Registro Eletrônico

Leia mais

Selo Digital de Fiscalização Tipo Normal C: AGJ74673-LDNN; Valor Total do Ato: R$ 4,23

Selo Digital de Fiscalização Tipo Normal C: AGJ74673-LDNN; Valor Total do Ato: R$ 4,23 Cód. Autenticação: 72472201181425380150-1; Data: 22/01/2018 14:30:23 Selo Digital de Fiscalização Tipo Normal C: AGJ74673-LDNN; Cód. Autenticação: 72472201181425380150-2; Data: 22/01/2018 14:30:23 Selo

Leia mais

Parágrafo único - Os serviços notariais e de registro manterão a tabela de emolumentos de seus atos afixada à vista do público.

Parágrafo único - Os serviços notariais e de registro manterão a tabela de emolumentos de seus atos afixada à vista do público. Dispõe sobre os emolumentos dos serviços notariais e de registro, cria o Selo Digital de Fiscalização Notarial e Registral, institui o Fundo Notarial e Registral e dá outras providências. O GOVERNADOR

Leia mais

PROVIMENTO Nº 036/2018-CGJ

PROVIMENTO Nº 036/2018-CGJ PROVIMENTO Nº 036/2018-CGJ DISPONIBILIZADO NO DJE Nº 6.378, PÁG. 28, DE 29/10/2018 Expediente nº 8.2018.0010/002685-6 ALTERA A REDAÇÃO DE ARTIGOS DA CONSOLIDAÇÃO NORMATIVA NOTARIAL E REGISTRAL RELATIVOS

Leia mais

Nele também são averbados atos como o reconhecimento de paternidade, a separação, o divórcio, entre outros, além de serem expedidas certidões.

Nele também são averbados atos como o reconhecimento de paternidade, a separação, o divórcio, entre outros, além de serem expedidas certidões. Belo Horizonte 2015 No Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais são registrados os atos mais importantes da vida de uma pessoa, como o nascimento, o casamento e o óbito, além da emancipação, da

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RESOLUÇÃO N. 1 DE 10 DE FEVEREIRO DE 2010. Regulamenta o processo judicial eletrônico no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, no uso das atribuições que

Leia mais

EDINEUSA MARIA.DE ARAÚJO FIGUEIRÊDO Inspeção quanto ao correto recolhimento dos recursos do FDJ R E L A T Ó R I O D E I N S P E Ç Ã O

EDINEUSA MARIA.DE ARAÚJO FIGUEIRÊDO Inspeção quanto ao correto recolhimento dos recursos do FDJ R E L A T Ó R I O D E I N S P E Ç Ã O PROCESSO: COMARCA: CARTÓRIO: TABELIÃ: ASSUNTO: 23482015 (PAV) SÃO JOÃO DO SABUGI OFÍCIO ÚNICO EDINEUSA MARIA.DE ARAÚJO FIGUEIRÊDO Inspeção quanto ao correto recolhimento dos recursos do FDJ R E L A T Ó

Leia mais

Manual Central de Sinal Público - Tradutores. Provimento nº 62/2017 do Conselho Nacional de Justiça

Manual Central de Sinal Público - Tradutores. Provimento nº 62/2017 do Conselho Nacional de Justiça Normatização: Manual Central de Sinal Público - Tradutores Provimento nº 62/2017 do Conselho Nacional de Justiça Art. 4º Os titulares do serviço notarial e de registro são autoridades apostilantes para

Leia mais

ESNOR Aula:19/01/2018

ESNOR Aula:19/01/2018 ESNOR Aula:19/01/2018 Juliana Mendonça Alvarenga Doutoranda em Direito Privado pela PUC-MG Mestre em Direito Privado pela PUC-MG Pós-graduada em Direito Notarial e Registral pela Univ. Anhanguera Oficial

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº. 001/ FECOM

ATO NORMATIVO Nº. 001/ FECOM ATO NORMATIVO Nº. 001/2018 - FECOM Dispõe sobre ressarcimento pelo FECOM da gratuidade dos atos praticados pelo Registrador Civil das Pessoas Naturais e institui critérios para sua compensação, bem como

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000323429 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2059775-19.2017.8.26.0000, da Comarca de Mogi das Cruzes, em que são agravantes LOURDES MARIA DO

Leia mais

o DESEMBARGADOR Luís DE MACEDO,

o DESEMBARGADOR Luís DE MACEDO, PROVIMENTO N 8/2000 Acrescenta o subitem 57.6., e altera a redação dos subitens 57.4. e 57.5., do Capítulo XIII; acrescenta os subítens 3.5.. 3.6., 3.7. e 3.8., e a letra "i". do item 11., e altera a redação

Leia mais

Auxiliar(es) da fiscalização (informar nome e matrícula): O Titular/Responsável visualizado no cabeçalho está correto?

Auxiliar(es) da fiscalização (informar nome e matrícula): O Titular/Responsável visualizado no cabeçalho está correto? Periodos Formulários Edição de formulário TABELIONATO DE NOTAS Data da correição: Horário da correição: Auxiliar(es) da fiscalização (informar nome e matrícula): O Titular/Responsável visualizado no cabeçalho

Leia mais

REGISTRO DE IMÓVEIS. Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto:

REGISTRO DE IMÓVEIS. Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: REGISTRO DE IMÓVEIS Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: CABEÇALHO Data da correição: Horário da correição: Auxiliar(es) da fiscalização

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Reitoria: Pró-Reitoria de Ensino / Diretoria de Assuntos Acadêmicos

ESTADO DO PARANÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Reitoria: Pró-Reitoria de Ensino / Diretoria de Assuntos Acadêmicos EDITAL N o 021/2016-DAA CERTIDÃO Certifico que o presente Edital foi publicado no dia 24/05/2016 no endereço eletrônico www.daa.uem.br, e na sala do Protocolo Acadêmico da Secretaria da DAA. Francisco

Leia mais

Processo nº Assunto: CONSULTA COMO PROCEDER COM EXPEDIENTE DA RECEITA FED. PARA AVERBAÇÃO IMOBILIÁRIA DE ARROLAMENTO FISCAL

Processo nº Assunto: CONSULTA COMO PROCEDER COM EXPEDIENTE DA RECEITA FED. PARA AVERBAÇÃO IMOBILIÁRIA DE ARROLAMENTO FISCAL Processo nº 2010.0060729 Assunto: CONSULTA COMO PROCEDER COM EXPEDIENTE DA RECEITA FED. PARA AVERBAÇÃO IMOBILIÁRIA DE ARROLAMENTO FISCAL ARMAÇÃO DOS BÚZIOS OFÍCIO ÚNICO - ALBERT DANAN PARECER Trata-se

Leia mais