REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC"

Transcrição

1 REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC MANUAL DO USUÁRIO INOVAÇÕES E MELHORIAS NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PUBLICIDADE AUTENTICIDADE SEGURANÇA E EFICÁCIA DOS ATOS JURÍDICOS

2 OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DE XAXIM SC MANUAL DO USUÁRIO Prezado cliente, é com grande satisfação que disponibilizamos para você o manual do usuário, com orientações gerais e específicas acerca do serviço Registral Imobiliário. SEGURANÇA JURÍDICA Lei 8.935/1994 Regulamenta o art. 236 da Constituição Federal, dispondo sobre serviços notariais e de registro. (Lei dos Cartórios). Art. 1º Serviços notariais e de registro são os de organização técnica e administrativa destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos. PAGAMENTO DE EMOLUMENTOS Lei 6.015/1973 Art. 14. Pelos atos que praticarem, em decorrência desta Lei, os Oficiais do Registro terão direito, a título de remuneração, aos emolumentos fixados nos Regimentos de Custas do Distrito Federal, dos Estados e dos Territórios, os quais serão pagos, pelo interessado que os requerer, no ato de requerimento ou no da apresentação do título. FISCALIZAÇÃO DOS IMPOSTOS Lei 6.015/1973 Art No exercício de suas funções, cumpre aos oficiais de registro fazer rigorosa fiscalização do pagamento dos impostos devidos por força dos atos que lhes forem apresentados em razão do ofício. Código de Normas Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Santa Catarina Art Cumpre ao delegatário fiscalizar o recolhimento da taxa do FRJ (Fundo de Reaparelhamento da Justiça), do laudêmio e dos impostos incidentes sobre atos notariais e de registro, vedada a percepção de valores destinados ao pagamento de tais tributos ou receita.

3 ENTRADA DE TÍTULOS NA SERVENTIA Os títulos apresentados ingressarão no Ofício de Registro de Imóveis, da seguinte forma: Santa Catarina Art Exame e cálculo dos respectivos emolumentos, a requerimento do interessado, no qual deverá estar consignada sua ciência de que a recepção do título não gera os efeitos da prenotação. Lei 6.015/1973 Art. 12. Nenhuma exigência fiscal, ou dúvida, obstará a apresentação de um título e o seu lançamento do Protocolo com o respectivo número de ordem, nos casos em que da precedência decorra prioridade de direitos para o apresentante. Parágrafo único. Independem de apontamento no Protocolo os títulos apresentados apenas para exame e cálculo dos respectivos emolumentos. COMO EFETUAR O PEDIDO DE CERTIDÃO Na recepção da serventia (documento impresso); No site com retirada na recepção da serventia (documento impresso); No site com entrega via Correios (documento impresso); No site via Central do Registro de Imóveis (documento assinado digitalmente, arquivo no formato P7S, com download na central do Registro de Imóveis ). PRAZO DE VALIDADE DAS CERTIDÕES Santa Catarina Art O prazo de validade da certidão é de 30 (trinta) dias e será, obrigatoriamente, nela consignado.

4 PROVIMENTO Nº 47/2015 CNJ (Conselho Nacional de Justiça) Art. 8º Aos ofícios de registro de imóveis é vedado: I recepcionar ou expedir documentos eletrônicos por ou serviços postais ou de entrega. CIRCULAR 50/2016 CGJSC (Corregedoria Geral da Justiça de SC) Central do Registro de Imóveis (Colégio Registral do Estado de Santa Catarina). Criada em atendimento ao provimento nº 47/2015 CNJ. PRAZO GERAL DOS TÍTULOS Código de Normas Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Santa Catarina Art. 643, prazo geral de 30 (trinta) dias para exame, qualificação e devolução do título, com exigências ou registro. 1º Será de 15 (quinze) dias o prazo para qualificação do título. 2º No caso de qualificação positiva, o ato será praticado até o 30º (trigésimo) dia da data do protocolo. Lei 6.015/1973. Art. 188 Protocolizado o título, proceder-se-á ao registro, dentro do prazo de 30 (trinta) dias. Lei 6.015/1973. Art. 205 Cessarão automaticamente os efeitos da prenotação se, decorridos 30 (trinta) dias do seu lançamento no Protocolo, o título não tiver sido registrado por omissão do interessado em atender às exigências legais. CADA IMÓVEL TERÁ MATRÍCULA PRÓPRIA Lei 6015/1973 Art. 176, 1º A escrituração do Livro nº 2 obedecerá às seguintes normas: I - cada imóvel terá matrícula própria, que será aberta por ocasião do primeiro registro a ser feito na vigência desta Lei.

5 QUALIFICAÇÃO SUBJETIVA (IDENTIFICAÇÃO PESSOAL) Lei 6015/1973 Art. 176, 1º A escrituração do Livro nº 2 obedecerá às seguintes normas: 4) o nome, domicílio e nacionalidade do proprietário, bem como: a) tratando-se de pessoa física, o estado civil, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal do Brasil e do Registro Geral da cédula de identidade, ou à falta deste, sua filiação. b) tratando-se de pessoa jurídica, a sede social e o número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da Receita Federal do Brasil. QUALIFICAÇÃO OBJETIVA (IDENTIFICAÇÃO DO IMÓVEL) Lei 6015/1973 Art. 176, 1º A escrituração do Livro nº 2 obedecerá às seguintes normas: 3) a identificação do imóvel, que será feita com indicação: a se rural, do código do imóvel, dos dados constantes do CCIR, da denominação e de suas características, confrontações, localização e área; b se urbano, de suas características e confrontações, localização, área, logradouro, número e de sua designação cadastral, se houver; Lei 6015/1973 Art. 225 Os tabeliães, escrivães e juizes farão com que, nas escrituras e nos autos judiciais, as partes indiquem, com precisão, os característicos, as confrontações e as localizações dos imóveis, mencionando os nomes dos confrontantes e, ainda, quando se tratar só de terreno, se esse fica do lado par ou do lado ímpar do logradouro, em que quadra e a que distância métrica da edificação ou da esquina mais próxima, exigindo dos interessados certidão do registro imobiliário. VALOR DE MERCADO Santa Catarina Art II declarar o valor real ou de mercado do bem ou do negócio.

6 RETIFICAÇÃO DE ÁREA Santa Catarina Art O requerimento de retificação deverá ser subscrito pelo proprietário, com firma reconhecida. Santa Catarina Art Na planta e no memorial descritivo, constarão os números das matrículas ou dos registros de transcrição dos imóveis confrontantes, bem como as assinaturas, reconhecidas por semelhança, do confinante tabular, do possuidor do imóvel, do requerente da retificação e do responsável técnico, com indicação dos nomes e qualidades dos seus respectivos subscritores. CERTIDÃO DO CADASTRO IMOBILIÁRIO Lei 6.015/1973 art. 176, 1, item 3, alínea "b": b - se urbano, de suas características e confrontações, localização, área, logradouro, número e de sua designação cadastral, se houver. CERTIDÃO DE LOCALIZAÇÃO DO IMÓVEL LEI 6015/73 Art. 176, 1º, item 3, alínea "a : a se rural, do código do imóvel, dos dados constantes do CCIR, da denominação e de suas características, confrontações, localização e área. LEI 6015/1973 Art. 225 Os tabeliães, escrivães e juizes farão com que, nas escrituras e nos autos judiciais, as partes indiquem, com precisão, os característicos, as confrontações e as localizações dos imóveis, mencionando os nomes dos confrontantes e, ainda, quando se tratar só de terreno, se esse fica do lado par ou do lado ímpar do logradouro, em que quadra e a que distância métrica da edificação ou da esquina mais próxima, exigindo dos interessados certidão do registro imobiliário. A certidão fornecida pelo município deve conter: o número da matrícula, o nome do proprietário com CPF e localização do imóvel.

7 AVERBAÇÃO DE CONSTRUÇÃO DISPENSA DA CND DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Lei 8.212/1991. Art. 30, VIII nenhuma contribuição à Seguridade Social é devida se a construção residencial unifamiliar, destinada ao uso próprio, de tipo econômico, for executada sem mão-de-obra assalariada, observadas as exigências do regulamento. Decreto 3.048/1999 Art. 278 Nenhuma contribuição é devida à seguridade social se a construção residencial for unifamiliar, com área total não superior a setenta metros quadrados, destinada a uso próprio, do tipo econômico e tiver sido executada sem a utilização de mão-deobra assalariada. A dispensa da CND do INSS, através de declaração, para obra inferior à 70,00m2, deve atender a instrução normativa da Receita Federal do Brasil número 971, de 13 de novembro de 2009 (art. 370 e art. 383B). Observação: o proprietário deve possuir único imóvel para fazer a declaração de dispensa da CND junto ao Ofício de Registro de Imóveis (se já possuiu ou possuí mais de um imóvel em seu nome, não terá o benefício de dispensa da CND). Para obras executadas com recursos do sistema financeiro, o responsável deverá apresentar o contrato de financiamento a Receita Federal, que fará a apuração das eventuais contribuições e dividas. DOCUMENTOS ANEXO AOS TÍTULOS Qualquer tipo de documento anexo aos títulos, para fazer prova da qualificação objetiva (do imóvel) e qualificação subjetiva (das pessoas), deverão ser apresentados conforme segue: RG/CPF/CNH (cópia autenticada); Comprovante de residência (cópia autenticada); Certidão de nascimento e casamento atualizada (original ou cópia autenticada); Requerimento, com qualificação completa dos proprietários e com reconhecimento das assinaturas (Lei 6015/ Art. 176, 1º, item 4, alíneas "a" e "b");

8 Procuração (original ou cópia autenticada); Alvará, Certidão e Lei expedidos pelo Município (original ou cópia autenticada); Observação: documentos devem ser atualizados e apresentadas as cópias autenticadas, conforme o caso reconhecimento das assinaturas e confirmados via internet, ser for possível. RETIRADA DE DOCUMENTOS A retirada de procedimentos na serventia se fará com o documento obrigatório de retirada (via original) fornecido na recepção, assim atendidos: Via original da guia exame Via original do protocolo Via original do pedido de certidão Observação: em caso de perda das vias originais, somente o(s) proprietário(s) poderá(ão) retirar o(s) pedido de certidão ou título, munido de documento de identificação. ESTE MANUAL SERÁ ATUALIZADO CONSTANTEMENTE SEMPRE CONSULTE O MANUAL NO SITE

No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas,

No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas, No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas, terrenos), quais sejam, a matrícula, o registro e a

Leia mais

No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas,

No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas, Belo Horizonte 2015 No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas, terrenos), quais sejam, a matrícula,

Leia mais

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015.

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Designação da Juíza Soníria Rocha Campos D?Assunção, para exercer a Coordenação do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais,

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL (Art. 216-A da Lei Federal nº 6.015/1973, introduzido pela Lei Federal 13.105/2015 e alterado pela Lei Federal 13.465 de 11/07/2017) 1) Requerimento dos interessados, com sua qualificação

Leia mais

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA 1 Requerimento com qualificação completa elaborado pelo (s) proprietário (s) com reconhecimento de assinatura (s) por autenticidade, indicando o número da matrícula/transcrição

Leia mais

1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL 1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Bianca Castellar de Faria Novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015) Vigência 18/03/2016 Inclusão do artigo 216-A na Lei 6.015/73 Usucapião

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 172,23 54,17 226,40. 2 Ata notarial 57,38 18,04 75,42

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 172,23 54,17 226,40. 2 Ata notarial 57,38 18,04 75,42 Tabela de Emolumentos / 2010 Anexo da Portaria nº1009 /CGJ/2009 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA 1 Requerimento com qualificação completa elaborado pelo(s) proprietário(s) com reconhecimento de assinatura(s), indicando o número da matrícula/transcrição imobiliária. (Modelo

Leia mais

LOTEAMENTO. O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade?

LOTEAMENTO. O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade? LOTEAMENTO DOCUMENTOS O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade? Se ambos os cônjuges não assinarem o requerimento, deverá ser apresentada declaração de anuência

Leia mais

Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais Questões práticas. Fabiana Cristina Arthur da Cunha Marialice Souzalima Campos

Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais Questões práticas. Fabiana Cristina Arthur da Cunha Marialice Souzalima Campos Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais Questões práticas Fabiana Cristina Arthur da Cunha Marialice Souzalima Campos Georreferenciamento X Certificação Situar o imóvel rural no globo terrestre,

Leia mais

E N O R E S ESCOLA DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO ESPÍRITO SANTO-ES 21 DE OUTUBRO 2017 LOTEAMENTOS PRÁTICA DA LEI Nº 6.766/79 FLÁVIO LUIZ BRESSAN

E N O R E S ESCOLA DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO ESPÍRITO SANTO-ES 21 DE OUTUBRO 2017 LOTEAMENTOS PRÁTICA DA LEI Nº 6.766/79 FLÁVIO LUIZ BRESSAN E N O R E S ESCOLA DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO ESPÍRITO SANTO-ES 21 DE OUTUBRO 2017 LOTEAMENTOS PRÁTICA DA LEI Nº 6.766/79 FLÁVIO LUIZ BRESSAN 1. Requerimento devidamente assinado com a firma reconhecida,

Leia mais

CAUTELAS NA AQUISIÇÃO IMÓVEIS

CAUTELAS NA AQUISIÇÃO IMÓVEIS CAUTELAS NA AQUISIÇÃO IMÓVEIS Art. 104. A validade do negócio jurídico requer: I -agente capaz; II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III -forma prescrita ou não defesa em lei. Art.

Leia mais

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 A lei 6.766/79, em seu artigo 2º define: "O parcelamento do solo urbano poderá ser feito mediante loteamento ou desmembramento,

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial. Para que se possa fazer inventário extrajudicial é

Leia mais

Manual do Tabelionato de Notas

Manual do Tabelionato de Notas Manual do Tabelionato de Notas para emissão de guias de recolhimento ao FUNREJUS 1 Manual do Tabelionato de Notas PARA EMISSÃO DE GUIAS DE RECOLHIMENTO AO FUNREJUS Versão 01.15 1. Emissão de guias de recolhimento

Leia mais

ROTEIRO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA LOTEAMENTO

ROTEIRO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA LOTEAMENTO ROTEIRO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA LOTEAMENTO 1) Requerimento para registro: Caso a loteadora seja pessoa jurídica, deverão ser apresentadas cópias autenticadas de todos os contratos sociais ou o último

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0324.14.007011-5/001 Númeração 0070115- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Ana Paula Caixeta Des.(a) Ana Paula Caixeta 25/06/2015 02/07/2015 EMENTA:

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 175,32 55,14 230,46. 2 Ata notarial 58,41 18,36 76,77

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 175,32 55,14 230,46. 2 Ata notarial 58,41 18,36 76,77 Tabela de Emolumentos / 2009 Anexo da Portaria nº 639/CGJ/2008 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

TABELA DE EMOLUMENTOS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS - CAPITAL

TABELA DE EMOLUMENTOS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS - CAPITAL Página 1 TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS - CAPITAL I - Escritura Pública com valor declarado: R$ 234.600,01 a R$ 351.900,00 R$ 4.005,64 R$ 7,53 R$ 200,66 R$ 120,39 R$ 200,66 R$ 240,79 R$ 401,32

Leia mais

- Custas verificar pessoalmente no cartório mediante a apresentação da documentação

- Custas verificar pessoalmente no cartório mediante a apresentação da documentação DOCUMENTOS PARA AVERBAÇÕES, INCORPORAÇÕES E REGISTROS Averbação de Construção: * Certificado de conclusão de obra (original ou autenticado pela Prefeitura) * ART do CREA (certidão do engenheiro), original

Leia mais

Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014

Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014 Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014 Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional. O Secretário da Receita Federal do Brasil e a Procuradora-Geral da Fazenda Nacional,

Leia mais

ANEXO I CHECK LIST PÓS CONTEMPLAÇÃO. A liberação do crédito está condicionada à apresentação dos documentos listados abaixo.

ANEXO I CHECK LIST PÓS CONTEMPLAÇÃO. A liberação do crédito está condicionada à apresentação dos documentos listados abaixo. ANEXO I CHECK LIST PÓS CONTEMPLAÇÃO A liberação do crédito está condicionada à apresentação dos documentos listados abaixo. DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS DO CONSORCIADO Consorciado Pessoa Física: Ficha

Leia mais

LEGALE Cursos Jurídicos

LEGALE Cursos Jurídicos USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL 14.09.2017 MBA 12 Prof. Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

1.1.1 SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE

1.1.1 SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE BINETE DO SECRETÁRIO PUBLICADA NO DOE DE 30-11-2018 SEÇÃO I PÁG 61 RESOLUÇÃO SMA Nº 165, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2018 Regulamenta o mecanismo de regularização da Reserva Legal dos imóveis rurais mediante

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 05, DE 18 DE ABRIL DE D.O.U. de 08/09/2000 com republicação da nota de rodapé em 11/09/2000 O DIRETOR GERAL DO

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 05, DE 18 DE ABRIL DE D.O.U. de 08/09/2000 com republicação da nota de rodapé em 11/09/2000 O DIRETOR GERAL DO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 05, DE 18 DE ABRIL DE 2000. D.O.U. de 08/09/2000 com republicação da nota de rodapé em 11/09/2000 O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL DNPM, no uso da competência

Leia mais

Ministério da Fazenda

Ministério da Fazenda N.º 191 - Seção 1, sexta-feira, 3 de outubro de 2014 Ministério da Fazenda SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PORTARIA Nº 1751, DE 2 DE OUTUBRO DE 2014. Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal

Leia mais

INVENTÁRIO E PARTILHA

INVENTÁRIO E PARTILHA INVENTÁRIO E PARTILHA O que é? É o procedimento através do qual são apurados todos os bens, direitos e dívidas da pessoa falecida, a fim de ser partilhado entre os seus herdeiros legítimos e testamentários;

Leia mais

ANEXO IV MODELO DO FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO

ANEXO IV MODELO DO FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO ANEXO IV MODELO DO FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO (verso do formulário de requerimento) INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO O campo 1 será de preenchimento exclusivo do IMASUL.

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS... 19 PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 CAPÍTULO 2 PROPRIEDADE... 29 2.1. Propriedade formal e domínio... 34 2.2. A transferência da propriedade como um processo...

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS... 19 PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 CAPÍTULO 2 PROPRIEDADE... 29 2.1. Propriedade formal e domínio... 34 2.2. A transferência da propriedade como um processo...

Leia mais

Prezado (a) Consorciado (a), Parabéns pela contemplação!

Prezado (a) Consorciado (a), Parabéns pela contemplação! Prezado (a) Consorciado (a), Parabéns pela contemplação! Para realizar sua contemplação providenciar a documentação solicitada abaixo e levar até uma loja do Magazine Luiza ou representação autorizada

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL - CONCEITO E FUNDAMENTOS

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL - CONCEITO E FUNDAMENTOS USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL - CONCEITO E FUNDAMENTOS 1. A usucapião consiste em uma forma de aquisição originária de propriedade. Da própria análise da etimologia do termo usus capere extrai-se a ideia de

Leia mais

Compra e Venda 24.1 COMPRA E VENDA COM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA

Compra e Venda 24.1 COMPRA E VENDA COM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Compra e Venda O contrato de compra e venda é um acordo de vontades entre comprador e vendedor pelo qual, mediante pagamento de certo preço, transfere-se o domínio de determinado bem, objeto do contrato.

Leia mais

CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018.

CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018. CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018. Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à

Leia mais

Prefeitura do Município de Lages Secretaria Municipal da Fazenda Diretoria de Fiscalização

Prefeitura do Município de Lages Secretaria Municipal da Fazenda Diretoria de Fiscalização INSTRUÇÃO NORMATIVA 007/2014 DISPÕE SOBRE O MANUAL DE PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS DA DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO DA SECRETARIA DA FAZENDA DO MUNICÍPIO DE LAGES Considerando a necessidade de promover agilidade

Leia mais

CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA

CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 157 Alteram-se os procedimentos para os registros dos atos nos Serviços de Registro Civil de Pessoas Naturais e de Tabelionato de Notas. O Desembargador LEONARDO LUSTOSA, Corregedor- Geral

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL (Art. 216-A da Lei Federal 6.015/1973, introduzido pela Lei 13.105/2015 e alterado pela Lei 13.465/2017; Provimento CNJ nº 65 de 14.12.2017) 1. Requerimento dos interessados, com

Leia mais

Adjudicação A) ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA

Adjudicação A) ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA Adjudicação A adjudicação é ato judicial que estabelece e declara que a propriedade imóvel deve ser transferida de seu primitivo dono para o credor, objetivando satisfazer um crédito. O registro possui

Leia mais

ROTEIRO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS

ROTEIRO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS ROTEIRO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS 1) Requerimento para registro: O instrumento de incorporação deverá relatar o pretendido pelo requerente, além de expressamente requerer

Leia mais

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS I - ESCRITURAS PÚBLICAS COM VALOR DECLARADO: de 17.595,01 a 35.190,00 R$ 480,68 R$ 7,53 R$ 24,41 R$ 14,65 R$ 24,41 R$ 29,30 R$ 48,83 R$ 2,00 R$631,80 de 234.600,01

Leia mais

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS I - ESCRITURAS PÚBLICAS COM VALOR DECLARADO: de 0,01 a 15.000,00 R$ 144,39 R$ 6,79 R$ 7,56 R$ 4,54 R$ 7,56 R$ 9,07 R$ 15,12 - R$195,03 de 15.000,01 a 30.000,00 R$

Leia mais

Documentos e/ou Declarações Necessárias para a efetivação do Registro da Escritura Pública ou do Contrato Particular com força de Escritura Pública.

Documentos e/ou Declarações Necessárias para a efetivação do Registro da Escritura Pública ou do Contrato Particular com força de Escritura Pública. Documentos e/ou Declarações Necessárias para a efetivação do Registro da Escritura Pública ou do Contrato Particular com força de Escritura Pública. Para a regularidade da escritura ou contrato com força

Leia mais

São Paulo, 18 de abril de À Prefeitura Municipal de... Aos cuidados do Exmo. Snr. Prefeito Municipal

São Paulo, 18 de abril de À Prefeitura Municipal de... Aos cuidados do Exmo. Snr. Prefeito Municipal Francisco Antonio Miranda Rodriguez Marcelo Palavéri Flávia Maria Palavéri Clayton Machado Valério da Silva Janaina de Souza Cantarelli Carolina Elena M. S. Malta Moreira Paulo Loureiro de Almeida Campos

Leia mais

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência.

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência. Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 1 Divisão e organização judiciária do Estado da Bahia. 2 Comarcas. 2.1 Classificação, sede. 2.2 Distritos judiciários.

Leia mais

Cópia de RG e CPF dos Sócios Termo de Ciência (Declaração e Requerimento preenchidos,

Cópia de RG e CPF dos Sócios Termo de Ciência (Declaração e Requerimento preenchidos, VISTORIA PREVIA Requerimento Preenchido e Assinado pelo representante legal da empresa Declaração a próprio punho informando o ramo de atividade Guia de IPTU ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO (INÍCIO DE ATIVIDADE)

Leia mais

PORTARIA Nº 199, DE 14 DE JULHO DE DOU DE 17 DE JULHO DE 2006

PORTARIA Nº 199, DE 14 DE JULHO DE DOU DE 17 DE JULHO DE 2006 PORTARIA Nº 199, DE 14 DE JULHO DE 2006. DOU DE 17 DE JULHO DE 2006 Estabelece a forma e os documentos necessários para concessão de anuência prévia e averbação de contratos de cessão e transferência de

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA ADMINISTRATIVA TRANSIÇÃO PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS RELATÓRIO DE RECEBIMENTO DE ACERVO PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS ENCAMINHAMENTO DO TÍTULO DE OUTORGA Certificação JCP e envio para CGJ no prazo de 10 dias item

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Prova de inexistência do débito Prof. Bruno Valente Poder-dever do Estado em exigir prova da inexistência de débitos. Art. 195, 3º A pessoa jurídica em débito com o sistema de seguridade

Leia mais

TABELA 2008 Registro de Imóveis

TABELA 2008 Registro de Imóveis TABELA 2008 Registro de Imóveis Lei Estadual 11.331/02 2008 - Ufesp = R$ 14,88 1. Registro com valor declarado a Mais de até 893,00 60,44 17,19 12,72 3,18 3,18 96,71 b 893,00 até 2.231,00 96,99 27,58 20,42

Leia mais

Caxias do Sul, novembro de 2016

Caxias do Sul, novembro de 2016 www.cri-rs.com.br Caxias do Sul, novembro de 2016 Comissão de Registro Eletrônico Colégio Registral Dr. Adriano Damásio - Herval; Dr. Cassiano Teló de Lima - Soledade; Dr. Cláudio Nunes Grecco - Bom Retiro

Leia mais

Documentos do vendedor Pessoa Física. Cópia da Carteira de Identidade com o nome correto, conforme comprovante de estado civil atualizado;

Documentos do vendedor Pessoa Física. Cópia da Carteira de Identidade com o nome correto, conforme comprovante de estado civil atualizado; Documentos do vendedor Pessoa Física Cópia da Carteira de Identidade com o nome correto, conforme comprovante de estado civil atualizado; Nota: caso o proponente for casado(a), enviar também os documentos/certidões

Leia mais

Cartórios. Martha El Debs. Vade Mecum para estudar. Coordenação

Cartórios. Martha El Debs. Vade Mecum para estudar. Coordenação Coordenação Martha El Debs Cartórios Vade Mecum para estudar Espaços para anotações Letra maior para uma leitura confortável Em espiral para facilitar o manuseio PARTE GERAL PLANO DE ESTUDO Lei nº 6.015/1973

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2014, 05 DE AGOSTO DE 2014.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2014, 05 DE AGOSTO DE 2014. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2014, 05 DE AGOSTO DE 2014. REGULAMENTA e orienta os procedimentos para a apreciação de requerimentos administrativos protocolados junto ao Núcleo de Tributos e Arrecadação e

Leia mais

Cadastro de Imóvel Rural Atualização e Inclusão SNCR-Web. Murilo Zibetti Analista de Cadastro Incra/Sp

Cadastro de Imóvel Rural Atualização e Inclusão SNCR-Web. Murilo Zibetti Analista de Cadastro Incra/Sp Cadastro de Imóvel Rural Atualização e Inclusão SNCR-Web Murilo Zibetti Analista de Cadastro Incra/Sp Definição de Imóvel Rural Imóvel rural, segundo a legislação agrária, é a área formada por uma ou mais

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 7.790, DE 2014 (Do Sr. Irajá Abreu)

PROJETO DE LEI N.º 7.790, DE 2014 (Do Sr. Irajá Abreu) *C0049744A* C0049744A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 7.790, DE 2014 (Do Sr. Irajá Abreu) Acresce o 9º ao art. 176 da Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973, que dispõe sobre os registros públicos

Leia mais

REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DA ATA NOTARIAL PARA USUCAPIÃO EM CONFORMIDADE COM O PROVIMENTO 03/2016 CGJ/CE

REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DA ATA NOTARIAL PARA USUCAPIÃO EM CONFORMIDADE COM O PROVIMENTO 03/2016 CGJ/CE IMPORTANTE REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DA ATA NOTARIAL PARA USUCAPIÃO EM CONFORMIDADE COM O PROVIMENTO 03/2016 CGJ/CE A Ata Notarial é a narração objetiva, fiel e detalhada de fatos presenciados ou verificados

Leia mais

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 A lei 6.766/79, em seu artigo 2º define: "O parcelamento do solo urbano poderá ser feito mediante loteamento ou desmembramento,

Leia mais

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas Gerais (Órgão representativo dos Notários, Registradores e de seus prepostos) Rua Juiz de Fora, 1231 Santo Agostinho Cep: 30180 061 Belo

Leia mais

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas Gerais (Órgão representativo dos Notários, Registradores e de seus prepostos) Rua Juiz de Fora, 1231 Santo Agostinho Cep: 30180 061 Belo

Leia mais

TABELA DE EMOLUMENTOS DO ESTADO DO AMAZONAS

TABELA DE EMOLUMENTOS DO ESTADO DO AMAZONAS CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS TABELA DE S DO ESTADO DO AMAZONAS TABELA I CAPITAL ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS I ESCRITURAS PÚBLICAS COM VALOR DECLARADO: FAIXA DE VALORES DO ATO FUNDPAM

Leia mais

Diário do Judiciário Eletrônico/TJMG Disponibilização: 24 de janeiro de 2019 Publicação: 25 de janeiro de 2019 TABELA 4 (R$)

Diário do Judiciário Eletrônico/TJMG Disponibilização: 24 de janeiro de 2019 Publicação: 25 de janeiro de 2019 TABELA 4 (R$) Diário do Judiciário Eletrônico/TJMG Disponibilização: 24 de janeiro de 2019 TABELA 4 (R$) ATOS DO OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS 1 - Averbação (com todas as anotações e referências a outros livros): Emolumentos

Leia mais

REFORMA OU CONSTRUÇÃO

REFORMA OU CONSTRUÇÃO Ficha Cadastral Cópia simples do Cartão de CNPJ Inscrição Estadual ou Municipal REFORMA OU CONSTRUÇÃO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA JURÍDICA Contrato Social e sua última alteração ou Estatuto

Leia mais

TABELA II DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS

TABELA II DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS TABELA II DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS Tabela elaborada sob responsabilidade da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo ARISP. Em vigor a partir de 7 de janeiro de 2011. Lei 11.331,

Leia mais

Como. atuar em parceria com Cartórios para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais

Como. atuar em parceria com Cartórios para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais Como atuar em parceria com Cartórios para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais Qual o papel do cartório no Georreferenciamento? Importância da Retificação de Registro O que é "ter Segurança Jurídica"

Leia mais

3) Histórico dos títulos de propriedade e respectivos comprovantes dos últimos 20 anos

3) Histórico dos títulos de propriedade e respectivos comprovantes dos últimos 20 anos ROTEIRO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA LOTEAMENTO 1) Requerimento para registro Se for PJ tem que trazer TODOS os contratos sociais (inclusive declaração/certidão da Junta Comercial a respeito da última

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL -- INSTRUÇÕES PARA INGRESSO NO OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS -- 1. PREVISÃO LEGAL: a) Código de Processo Civil 2015: 1. Art. 1.071, Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015; b) Lei

Leia mais

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS I - ESCRITURAS PÚBLICAS COM VALOR DECLARADO: de 17.595,01 a 35.190,00 R$ 480,68 R$ 7,53 R$ 24,41 R$ 14,65 R$ 24,41 R$ 29,30 R$ 48,83 R$ 3,00 R$ 632,80 de 35.190,01

Leia mais

PROVA DE REGULARIDADE FISCAL PERANTE A FAZENDA NACIONAL Diário Oficial da União Nº 191, Seção 1 sexta-feira, 3 de outubro de 2014

PROVA DE REGULARIDADE FISCAL PERANTE A FAZENDA NACIONAL Diário Oficial da União Nº 191, Seção 1 sexta-feira, 3 de outubro de 2014 Circular 536/2014 São Paulo, 07 de Outubro de 2014. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) PROVA DE REGULARIDADE FISCAL PERANTE A FAZENDA NACIONAL Diário Oficial da União Nº 191, Seção 1 sexta-feira, 3 de outubro

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ CORREGEDORIA DA JUSTIÇA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ CORREGEDORIA DA JUSTIÇA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ CORREGEDORIA DA JUSTIÇA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM PROVIMENTO Nº 002/2009 Estabelece normas para a distribuição de títulos de crédito apresentados

Leia mais

Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa. 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais?

Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa. 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais? Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais? Provimento 54/78 Normas Gerais Encontra apoio na Lei 8.935/94 e

Leia mais

Inventário extrajudicial

Inventário extrajudicial Inventário extrajudicial Inventário extrajudicial previsão legal e requisitos Art. 610. Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial. 1 o Se todos forem capazes e concordes,

Leia mais

ATA NOTARIAL. Ata notarial. Fato = gerar fé-pública, com a ata notarial pode-se relatar os fatos.

ATA NOTARIAL. Ata notarial. Fato = gerar fé-pública, com a ata notarial pode-se relatar os fatos. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 21/06/2018 ATA NOTARIAL. Notariado latino função social prevenção de litigio (notarial/ registral). Segurança Jurídica = Autenticação (Paz Social)

Leia mais

CONDIÇÕES E INSTRUÇÕES PARA CADASTRAMENTO e/ou CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES

CONDIÇÕES E INSTRUÇÕES PARA CADASTRAMENTO e/ou CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES CONDIÇÕES E INSTRUÇÕES PARA CADASTRAMENTO e/ou CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES 1. DEFINIÇÃO E OBJETIVO 1.1. O objetivo desta instrução é fornecer informações básicas aos interessados em obter seu cadastramento

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 77 DE 23 DE AGOSTO DE 2013.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 77 DE 23 DE AGOSTO DE 2013. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 77 DE 23 DE AGOSTO DE 2013. Regulamenta o procedimento de certificação da poligonal objeto de memorial descritivo de imóveis rurais a que se refere o 5º do art. 176 da Lei nº 6.015,

Leia mais

2

2 A Usucapião surgiu nos primeiros séculos após a fundação da cidade de Roma, com objetivo de minimizar problemas sociais da época provocados pelas incertezas, cada vez mais crescentes, sobre posses e propriedades

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA R.G. e CPF do consorciado e cônjuge Certidão de estado civil Comprovante de residência atualizado Comprovante de renda Ficha Cadastral Declaração

Leia mais

Art. 1º A prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional será efetuada mediante apresentação de:

Art. 1º A prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional será efetuada mediante apresentação de: Portaria Conjunta nº 3, de 02.05.2007 - DOU 1 de 02.05.2007 - Edição Extra Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional e dá outras providências. O PROCURADOR-GERAL DA FAZENDA

Leia mais

AS NOVAS TECNOLOGIAS E O REGISTRO PREDIAL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO PUBLICIDADE X PRIVACIDADE. Madalena Teixeira Bianca Castellar de Faria

AS NOVAS TECNOLOGIAS E O REGISTRO PREDIAL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO PUBLICIDADE X PRIVACIDADE. Madalena Teixeira Bianca Castellar de Faria AS NOVAS TECNOLOGIAS E O REGISTRO PREDIAL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO PUBLICIDADE X PRIVACIDADE Madalena Teixeira Bianca Castellar de Faria PUBLICIDADE REGISTRAL NO BRASIL PUBLICIDADE REGISTRAL: Constituição

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2003 DOU 20/11/03, seção 1, p.98 B.S. nº 47, de 24/11/03

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2003 DOU 20/11/03, seção 1, p.98 B.S. nº 47, de 24/11/03 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2003 DOU 20/11/03, seção 1, p.98 B.S. nº 47, de 24/11/03 Fixa roteiro para a troca de informações entre o INCRA e os Serviços de Registro de Imóveis, nos

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL PODER JUDICIÁRIO MALOTE DIGITAL

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL PODER JUDICIÁRIO MALOTE DIGITAL REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL PODER JUDICIÁRIO MALOTE DIGITAL Tipo de documento: Administrativo Código de rastreabilidade: 81320185580283 Nome original: SEI_0050125_42.2017.8.13.0000 todos os RCPN.pdf

Leia mais

MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: / Av. Cel. Martiniano, 993 Centro COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: / Av. Cel. Martiniano, 993 Centro COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO EDITAL DE INSCRIÇÃO E/OU RENOVAÇÃO A na forma do art. 34, 1 da Lei n 8.666/93, torna público que para fornecimento de materiais e prestações de serviços ao Município de Caicó / RN, os interessados deverão

Leia mais

Documentos necessários para solicitação de serviços técnicos

Documentos necessários para solicitação de serviços técnicos Documentos necessários para solicitação de serviços técnicos I. Será fornecido uma copia do projeto arquitetônico carimbado (esta em condições de ser aprovado conforme parecer técnico em anexo) juntamente

Leia mais

TABELA A ATOS DOS TABELIÃES. Ato Emolumentos Emolumentos+ISSQN 01 ABERTURA DE FIRMA R$ 5,80 R$

TABELA A ATOS DOS TABELIÃES. Ato Emolumentos Emolumentos+ISSQN 01 ABERTURA DE FIRMA R$ 5,80 R$ TABELA A - 2013 ATOS DOS TABELIÃES 01 ABERTURA DE FIRMA R$ 5,80 R$ 5,97 02 ATAS NOTARIAIS 03 AUTENTICAÇÃO AUTENTICAÇÃO R$ 2,20 R$ 2,27 04 AVERBAÇÃO SEM VALOR DECLARADO R$ 10,10 R$ 05 BUSCA R$ 16,40 R$

Leia mais

EDITAL Nº 001/2.019 CADASTRO DE FORNECEDORES DE BENS, PRESTADORES DE SERVIÇOS E EMPREITEIROS DE OBRAS E SERVIÇOS

EDITAL Nº 001/2.019 CADASTRO DE FORNECEDORES DE BENS, PRESTADORES DE SERVIÇOS E EMPREITEIROS DE OBRAS E SERVIÇOS EDITAL Nº 001/2.019 CADASTRO DE FORNECEDORES DE BENS, PRESTADORES DE SERVIÇOS E EMPREITEIROS DE OBRAS E SERVIÇOS O Município de Itapecerica da Serra torna público, para conhecimento dos interessados que

Leia mais

O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO

O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO Letícia Franco Maculan Assumpção* Introdução Em 18 de novembro de 2015,

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRINHO

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRINHO EDITAL Nº 005/2016 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS PARA INSCRIÇÃO OU RENOVAÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DA. De conformidade com o disposto no artigo 34 da Lei Federal nº 8666, de

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 200,66 63,11 263,77. 2 Ata notarial 66,85 21,02 87,87

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 200,66 63,11 263,77. 2 Ata notarial 66,85 21,02 87,87 Tabela de Emolumentos / 2012 Anexo da Portaria nº 1.856/CGJ/2011 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

MUNICÍPIO DE JACAREÍ

MUNICÍPIO DE JACAREÍ MANUAL 1. Este manual contém as exigências técnicas necessárias à obtenção de Licença de Obras de construção, ampliação de edificações, Certificado de Mudança de Uso e Habite-se, através da aprovação de

Leia mais

11/10/ Provimento da CGJ-RJ normatiza a Resolução n 155 no Estado do Rio de Janeiro Qui, 11 de Outubro de :47

11/10/ Provimento da CGJ-RJ normatiza a Resolução n 155 no Estado do Rio de Janeiro Qui, 11 de Outubro de :47 Processo nº 2012-0144048 Assunto: ANÁLISE PARA ADEQUAÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO NORMATIVA A RESOLUÇÃO N 155/2012 DO CNJ CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA CGJ NUCLEO DE JUIZES AUXILIARES PARECER O Conselho Nacional

Leia mais

Tabela 11 REGISTRO DE IMÓVEIS

Tabela 11 REGISTRO DE IMÓVEIS ~no[~gsp Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo Rua Quintino Bocaiúva, n0107-8 andar - CEP 01004-010 - São Paulo - SP. Telefax: (11) 3105-8767 / 3106-3176 / 3478-234 www.anoregsp.org.br

Leia mais

TABELA DE EMOLUMENTOS DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS

TABELA DE EMOLUMENTOS DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS TABELA V - ATOS DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS I ABERTURA DE MATRÍCULA Descrição do 181 a) abertura de matrícula 89,50 II REGISTRO EM GERAL E DE ESCRITURAS DE INVENTÁRIO, PARTILHAS, SEPARAÇÃO E DIVÓRCIOS

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2014/SFM/UFT, de 25 de ju lho de Cadastro Eletrônico de Empresas Não Estabelecidas em Joinville - CENE

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2014/SFM/UFT, de 25 de ju lho de Cadastro Eletrônico de Empresas Não Estabelecidas em Joinville - CENE INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2014/SFM/UFT, de 25 de ju lho de 2014. Cadastro Eletrônico de Empresas Não Estabelecidas em Joinville - CENE Dispõe sobre a abertura de inscrição no Cadastro Mobiliário Municipal,

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ASPECTOS CONTROVERTIDOS. Dennis Martins Facebook: Dennis Martins Cel.

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ASPECTOS CONTROVERTIDOS. Dennis Martins   Facebook: Dennis Martins Cel. USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ASPECTOS CONTROVERTIDOS Dennis Martins E-mail: martins.dennis@gmail.com Facebook: Dennis Martins Cel. (48) 9116-3266 O Novo CPC introduziu na Lei de Registros Públicos uma nova

Leia mais

D E C R E T O Nº DE 21 DE JANEIRO DE 2015.

D E C R E T O Nº DE 21 DE JANEIRO DE 2015. D E C R E T O Nº. 5364 DE 21 DE JANEIRO DE 2015. Regulamenta a aplicação da Lei nº 4.133, de 19 de dezembro de 2014 - Lei da mais valia e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICIPIO DE TRÊS RIOS no

Leia mais

Relação de documentos para o consorciado contemplado em consórcio de imóveis (Pessoa Física)

Relação de documentos para o consorciado contemplado em consórcio de imóveis (Pessoa Física) Relação de documentos para o consorciado contemplado em consórcio de imóveis (Pessoa Física) Para dar continuidade ao seu processo de aquisição de imóvel pelo Consórcio Itaú, é importante que você siga

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CONTROLE E IMPACTO AMBIENTAL DCIA SETOR DE ANÁLISE AMBIENTAL (SAA) CHECK-LIST PARA REQUERIMENTO DE CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

DEPARTAMENTO DE CONTROLE E IMPACTO AMBIENTAL DCIA SETOR DE ANÁLISE AMBIENTAL (SAA) CHECK-LIST PARA REQUERIMENTO DE CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DEPARTAMENTO DE CONTROLE E IMPACTO AMBIENTAL DCIA SETOR DE ANÁLISE AMBIENTAL (SAA) CHECK-LIST PARA REQUERIMENTO DE CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA (Preenchido por Analista na

Leia mais