O ISS NOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS PÚBLICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O ISS NOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS PÚBLICOS"

Transcrição

1 O ISS NOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS PÚBLICOS

2 O QUE SÃO SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS PÚBLICOS?

3 Art CF/88 - Os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público. 1º Lei regulará as atividades, disciplinará a responsabilidade civil e criminal dos notários, dos oficiais de registro e de seus prepostos, e definirá a fiscalização de seus atos pelo Poder Judiciário. (Lei 8.935/94). 2º Lei federal estabelecerá normas gerais para fixação de emolumentos relativos aos atos praticados pelos serviços notariais e de registro. (Lei /00). 3º O ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso público de provas e títulos, não se permitindo que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção, por mais de seis meses. (Iniciativa dos Tribunais de Justiça Estaduais).

4 QUEM SÃO OS NOTÁRIOS E REGISTRADORES?

5 Os notários e registradores são agentes públicos, estes profissionais jurídicos desempenham importante papel para a validade, eficácia, segurança e controle dos atos negociais.

6 Lei 6.015/73 (Lei dos Registros Públicos): Art. 1º Os serviços concernentes aos Registros Públicos, estabelecidos pela legislação civil para autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos, ficam sujeitos ao regime estabelecido nesta Lei. 1º Os Registros referidos neste artigo são os seguintes: I - o registro civil de pessoas naturais; II - o registro civil de pessoas jurídicas; III - o registro de títulos e documentos; IV - o registro de imóveis.

7 1 Nascimentos; 2 Casamentos; 3 Óbitos; 4 Ausências; 5 Emancipações; 6 Interdições; REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS Averbações e anotações.

8 REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS 1 Atos constitutivos das sociedades simples, associações, entidades religiosas, partidos políticos, fundações, etc.

9 REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS Art No Registro de Títulos e Documentos será feita a transcrição: I - dos instrumentos particulares, para a prova das obrigações convencionais de qualquer valor; II - do penhor comum sobre coisas móveis; III - da caução de títulos de crédito pessoal e da dívida pública federal, estadual ou municipal, ou de Bolsa ao portador; IV - do contrato de penhor de animais, não compreendido nas disposições do art. 10 da Lei nº 492, de ; V - do contrato de parceria agrícola ou pecuária; VI - do mandado judicial de renovação do contrato de arrendamento para sua vigência, quer entre as partes contratantes, quer em face de terceiros (art. 19, 2º do Decreto nº , de ); VII - facultativo, de quaisquer documentos, para sua conservação. Parágrafo único. Caberá ao Registro de Títulos e Documentos a realização de quaisquer registros não atribuídos expressamente a outro ofício

10 REGISTRO DE IMÓVEIS Em síntese, o Registro de Imóveis tem por objetivo assegurar ampla publicidade dos direitos reais e da situação jurídica dos imóveis, de forma a garantir a validade e a eficácia desses direitos. Atribuições registrais elencadas no art. 167 da Lei 6.015/73.

11 LEI 8.935/94 REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO Art. 1º Serviços notariais e de registro são os de organização técnica e administrativa destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos. Art. 3º Notário, ou tabelião, e oficial de registro, ou registrador, são profissionais do direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro.

12 LEI / REGULA O 2º DO ART. 236 DA CF/88 Art. 1 o Os Estados e o Distrito Federal fixarão o valor dos emolumentos relativos aos atos praticados pelos respectivos serviços notariais e de registro, observadas as normas desta Lei. Parágrafo único. O valor fixado para os emolumentos deverá corresponder ao efetivo custo e à adequada e suficiente remuneração dos serviços prestados.

13 REGIMENTO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA Art. 1º. As custas dos serviços e atos forenses e os emolumentos relativos aos atos praticados pelos serviços notariais e de registro, oficializados ou não, são cobrados de acordo com este Regimento, não se permitindo interpretação analógica, paridade ou qualquer outro fundamento para a cobrança de situações não previstas nas respectivas rubricas.

14 FERRAMENTAS DA ATIVIDADE NOTARIAL

15 CENSEC O que é? A Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados - CENSEC - é um sistema administrado pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal - CNB-CF - cuja finalidade é gerenciar banco de dados com informações sobre existência de testamentos, procurações e escrituras públicas de qualquer natureza, inclusive separações, divórcios e inventários lavradas em todos os cartórios do Brasil.

16 SELO DIGITAL DE FISCALIZAÇÃO O mecanismo de segurança do Selo Digital baseia-se na possibilidade de conferência das informações de um ato praticado numa serventia com aquelas disponíveis para consulta pela internet no Portal do Selo Digital. Ao praticar atos notariais e registrais, as serventias catarinenses têm a obrigação legal de utilizar o Selo Digital de Fiscalização e transmitir o conjunto de informações dos atos imediatamente após sua lavratura para o Poder Judiciário. Dessa forma, é possível a qualquer interessado que esteja na posse de um documento com um Selo Digital visualizar o seu conteúdo no Portal de Consulta, disponível na internet no endereço selo.tjsc.jus.br.

17 PORTAL EXTRAFÁCIL TJ/SC O Extra Fácil, ferramenta acessível ao público, foi desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça de Santa Catarina com intuito de esclarecer tanto dúvidas básicas quanto questionamentos mais complexos, cujas respostas estão assentadas em lei ou estampadas em exegese sedimentada pelos órgãos reguladores.

18 PESQUISA GRATUITA DE PROTESTOS

19 O IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA

20 ORIGEM DO IMPOSTO ISS O imposto sobre serviços de qualquer natureza ISS, também mencionado pelas siglas ISQN ou ISSQN, como o próprio nome diz, é o imposto que incide quando há prestação de um serviço. O fato gerador do imposto é definido pela lei municipal; mas essa definição há de respeitar os limites fixados pela lei complementar, que, por seu turno, não pode ultrapassar os limites decorrentes da norma da Constituição que atribui competência aos Municípios.

21 PREVISÃO CONSTITUCIONAL DO ISS Art Compete aos Municípios instituir impostos sobre: (...) III serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art. 155, II, definidos em lei complementar.

22 Antes do advento da Lei Complementar nº 116/2003, o Decreto-Lei nº 406/68 era o diploma legal que tratava das normais gerais do ISS, diploma este recepcionado pela CF/88 com status de lei complementar. Em 2003, com a edição da Lei Complementar nº 116/2003, novas regras gerais sobre o ISS foram introduzidas no ordenamento jurídico brasileiro. E novos serviços foram incluídos no rol de serviços tributáveis, dentre eles os serviços prestados por tabeliães e oficiais de registro itens 21 e da norma.

23 ALÍQUOTAS PARA O ISS Os Municípios gozam de autonomia para fixar as alíquotas do ISS, mas a União poderá, por lei complementar, fixar alíquotas máximas e mínimas para esse imposto. Nos termos do art. 8º da Lei Complementar nº 116/2003, a alíquota máxima do ISS é de 5%. Art. 88 do ADCT prevê alíquota mínima de 2%.

24 DESDOBRAMENTOS ORIGINADOS PELA LEI COMPLEMENTAR 116/2003.

25 ADI 3089 STF A associação dos Notários e Registradores do Brasil ANOREG/BR, ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3089 requerendo ao STF que suspendesse a aplicação dos itens 21 e da Lista de Serviços anexa à Lei Complementar nº 116/2003. No que tange à tramitação, em 2008 o STF proferiu o julgamento do processo, que por votação majoritária, entendeu pela improcedência do pedido.

26 Ficou fixada a posição segundo a qual a atividade em questão não se enquadra na imunidade recíproca entre os entes federativos prevista no artigo 150, inciso VI, alínea a, da Constituição Federal. Ainda que os serviços notariais e de registro sejam prestados, na forma do artigo 236 da Constituição, por delegação do poder público, essa condição não é suficiente para resguardá-los da possibilidade de sofrer tributação.

27 O julgamento considerou tão somente que os serviços notariais e de registros públicos são passíveis de tributação pelo ISS, sem mencionar posicionamento sobre a base cálculo.

28 BASE DE CÁLCULO REGRA GERAL Art. 7º da Lei Complementar 116/2003. A base de cálculo do imposto é o preço do serviço.

29 COBRANÇA DE ISS POR PREÇO FIXO Art. 9º - Decreto-Lei 406/68 - A base de cálculo do imposto é o preço do serviço. 1º Quando se tratar de prestação de serviços sob a forma de trabalho pessoal do próprio contribuinte, o imposto será calculado, por meio de alíquotas fixas ou variáveis, em função da natureza do serviço ou de outros fatores pertinentes, nestes não compreendida a importância paga a título de remuneração do próprio trabalho. STJ negou aplicação do artigo para o serviços notariais e de registro.

30 ALGUNS EXEMPLOS DE COBRANÇA EM SANTA CATARINA Joinville/SC: Cobrança de ISS repassada ao usuário do serviço (Lei Complementar nº 155, de 19 de dezembro de 2003). Itajaí/SC: Cobrança de ISS por meio de valor fixo anual (Lei Complementar nº 191, de 14 de abril de 2011).

31 FELIPE GUIMARÃES DE OLIVEIRA TABELIÃO SUBSTITUTO 1º TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO DE PALHOÇA/SC FELIPE@MARGARIDA.NOT.BR

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 15/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 15/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 15/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL Litigio Juiz Oficio judicial = operacionaliza o litígio DIREITO MATERIAL Única (forma pública) = cartórios

Leia mais

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência.

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência. Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 1 Divisão e organização judiciária do Estado da Bahia. 2 Comarcas. 2.1 Classificação, sede. 2.2 Distritos judiciários.

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 17/06/2019.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 17/06/2019. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 17/06/2019. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial. Lei n.º 11.441/2007 que alterou o CPC de 1973 passou

Leia mais

Parte I Regime jurídico da atividade notarial e registral

Parte I Regime jurídico da atividade notarial e registral 17º Módulo Concentrado de Aperfeiçoamento de Magistrados Painel sobre Procedimentos Cartorários afetos à Justiça do Trabalho: Aspectos jurídicos e práticos da ferramenta de penhora online Parte I Regime

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 20/08/2018. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 20/08/2018. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 20/08/2018. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial. Lei n.º 11.441/2007 que alterou o CPC de 1973 passou

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Kikunaga 1-) Estrutura: Litigioso D. Material BUSCAR A PAZ SOCIAL Consensual Prescrito Plúrima Única Não Defeso Descumprimento

Leia mais

DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL. Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total

DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL. Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL DA ESTRUTURA CARTORÁRIA EXTRAJUDICIAL. DIFERENÇAS ENTRE OS CARTÓRIOS

Leia mais

BEM-VINDO a mais um Curso

BEM-VINDO a mais um Curso BEM-VINDO a mais um Curso TRIBUTAÇÃO MUNICIPAL Impostos Municipais: Noções Essenciais Professor Instrutor: JANETE PROBST MUNHOZ Receita e renuncia de Receita RECEITA IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E

Leia mais

O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO

O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO O PROVIMENTO 65 DO CNJ: O RECONHECIMENTO DE QUE A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL SEMPRE TEVE CONTEÚDO FINANCEIRO Letícia Franco Maculan Assumpção* Introdução Em 18 de novembro de 2015,

Leia mais

Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados CENSEC é um sistema administrado pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal - CNB-CF

Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados CENSEC é um sistema administrado pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal - CNB-CF Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados CENSEC é um sistema administrado pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal - CNB-CF - cuja finalidade é gerenciar banco de dados com informações

Leia mais

CÓDIGO SELO EMOLU- MENTO

CÓDIGO SELO EMOLU- MENTO Tribunal de Justiça do Estado do Ceará TABELA DE EMOLUMENTOS EXTRAJUDICIAIS 2019 - INICIO DA VIGÊNCIA: 02.01.2019 LEGISLAÇÃO APLICADA: TABELA COM APLICAÇÃO DA LEI 16.131/2016 (DE 01.11.2016, PUBLICADA

Leia mais

TABELA DE EMOLUMENTOS EXTRAJUDICIAIS INICIO DA VIGÊNCIA:

TABELA DE EMOLUMENTOS EXTRAJUDICIAIS INICIO DA VIGÊNCIA: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará TABELA DE EMOLUMENTOS EXTRAJUDICIAIS 2019 - INICIO DA VIGÊNCIA: 02.01.2019 LEGISLAÇÃO APLICADA: TABELA COM APLICAÇÃO DA LEI 16.131/2016 (DE 01.11.2016, PUBLICADA

Leia mais

OBS: Fé-Pública: é o poder da presunção de veracidade dos atos e declarações firmadas pelo seu titular.

OBS: Fé-Pública: é o poder da presunção de veracidade dos atos e declarações firmadas pelo seu titular. PROFESSOR Kikunaga Aula 27.02.2019 Teoria Geral do Direito Notarial e Registral Art. 236 CF - Atividade Notarial (Sui Generis) Objetivo outorgar a fé pública do estado para um particular. OBS: Fé-Pública:

Leia mais

A TRIBUTAÇÃO DOS REGISTROS PÚBLICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS PELO ISS: A IMPOSSIBILIDADE DE TRANSMISSÃO DA COBRANÇA PARA O USUÁRIO DO SERVIÇO 1

A TRIBUTAÇÃO DOS REGISTROS PÚBLICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS PELO ISS: A IMPOSSIBILIDADE DE TRANSMISSÃO DA COBRANÇA PARA O USUÁRIO DO SERVIÇO 1 A TRIBUTAÇÃO DOS REGISTROS PÚBLICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS PELO ISS: A IMPOSSIBILIDADE DE TRANSMISSÃO DA COBRANÇA PARA O USUÁRIO DO SERVIÇO 1 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 Aluno do curso de Direito

Leia mais

CÓDIGO SELO EMOLU- MENTO

CÓDIGO SELO EMOLU- MENTO Tribunal de Justiça do Estado do Ceará 2ª TABELA DE EMOLUMENTOS DE 2017 - VIGENTE A PARTIR DE 13.02.2017 TABELA COM APLICAÇÃO DA LEI 16.131/2016 (DE 01.11.2016, PUBLICADA NO D.O. DE 14.11.2016). EM CONFORMIDADE,

Leia mais

CÓDIGO SELO EMOLU- MENTO 1 5,75 0,29 0,29 0,29 0,89 0,69 7,33 8, ,26 0,61 0,61 0,61 3,51 6,52 22,29 24,13

CÓDIGO SELO EMOLU- MENTO 1 5,75 0,29 0,29 0,29 0,89 0,69 7,33 8, ,26 0,61 0,61 0,61 3,51 6,52 22,29 24,13 Tribunal de Justiça do Estado do Ceará TABELAS DE EMOLUMENTOS VALORES ATUALIZADOS PELA UFIRCE 2017 CONFORME LEI ESTADUAL Nº 14.826 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2010 D.0. 29/12/2010. TABELA I DOS ATOS E VALORES

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Tem como objetivo a materialização do direito de tutela da manifestação de vontade.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Tem como objetivo a materialização do direito de tutela da manifestação de vontade. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Atividade Notarial: Tem como objetivo a materialização do direito de tutela da manifestação de vontade.

Leia mais

REGISTRO DE IMÓVEIS.

REGISTRO DE IMÓVEIS. REGISTRO DE IMÓVEIS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. REGISTROS PÚBLICOS EM GERAL...6 Fontes...6 Natureza Jurídica dos Serviços Notariais/Registro:...6 Atividade...7 Responsabilidade Penal do Tabelião/Oficial...7

Leia mais

Provimento CORREGEDORIA NACIONAL DE JUSTIÇA CNJ nº 18, de D.J.:

Provimento CORREGEDORIA NACIONAL DE JUSTIÇA CNJ nº 18, de D.J.: Provimento CORREGEDORIA NACIONAL DE JUSTIÇA CNJ nº 18, de 28.08.2012 D.J.: 29.08.2012. Dispõe sobre a instituição e funcionamento da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados - CENSEC. A

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 108/2012 Poder Judiciário

PROJETO DE LEI Nº 108/2012 Poder Judiciário DIÁRIO OFICIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Porto Alegre, quinta-feira, 10 de maio de 2012. PRO 1 PROJETO DE LEI Nº 108/2012 Poder Judiciário Desmembra, anexa e cria serviços extrajudiciais em diversas comarcas.

Leia mais

p) TESTAMENTO CERRADO ESCRITO PELO TABELIÃO A ROGO DO TESTADOR: será afixado um selo PADRÃO no próprio testamento;

p) TESTAMENTO CERRADO ESCRITO PELO TABELIÃO A ROGO DO TESTADOR: será afixado um selo PADRÃO no próprio testamento; PORTARIA-CONJUNTA Nº 012/2012/TJMG/CGJ/SEF-MG Altera a Portaria-Conjunta nº. 02/2005/TJMG/CGJ/SEF-MG, de 11 de março de 2005, e a Portaria-Conjunta nº. 009/2012/TJMG/CGJ/SEF-MG, de 16 de abril de 2012.

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

Tribunal de Justiça do Estado do Ceará Tribunal de Justiça do Estado do Ceará TABELA I DOS S E VALORES DO OFÍCIO DE DISTRIBUIÇÃO DE PROTESTOS E OUTROS SERVIÇOS PREVISTOS NO ART. 402 DO DE DIVISÃO E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 001001 Distribuição

Leia mais

Minuta da Tabela dos Atos Extrajudiciais de Goiás 2017

Minuta da Tabela dos Atos Extrajudiciais de Goiás 2017 5,0% 39,0% TABELA XIII - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS, TABELIÃES E OFICIAIS DO REGISTRO DE CONTRATOS MARÍTIMOS Ord. Codificação Legal/ Nome Atual Cód./Id Emolumento Taxa Judiciária (Provimento ISS 5% FUNDOS

Leia mais

Dispõe sobre a outorga, mediante delegação a particulares, dos serviços notariais e de registros no Estado da Bahia e dá outras providências.

Dispõe sobre a outorga, mediante delegação a particulares, dos serviços notariais e de registros no Estado da Bahia e dá outras providências. LEI Nº 12.352 DE 08 DE SETEMBRO DE 2011 Dispõe sobre a outorga, mediante delegação a particulares, dos serviços notariais e de registros no Estado da Bahia e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO

Leia mais

Certidão positiva ou negativa de registro de cada ato de que trata a Resolução nº 01/ ,35 2,39 4,43 15,17

Certidão positiva ou negativa de registro de cada ato de que trata a Resolução nº 01/ ,35 2,39 4,43 15,17 6 TABELA I DOS ATOS E VALORES DO OFÍCIO DE DISTRIBUIÇÃO DE PROTESTOS E OUTROS SERVIÇOS PREVISTOS NO ART. 402 DO CÓDIGO DE DIVISÃO E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA CÓDIGO ATO DESCRIÇÃO DOS ATOS SELO EMOLU- FER-

Leia mais

Para que serve o registro de um documento no Cartório de Registro de Títulos e Documentos?

Para que serve o registro de um documento no Cartório de Registro de Títulos e Documentos? Em Minas Gerais, o Registro de Títulos e Documentos e o Registro Civil de Pessoas Jurídicas normalmente funcionam em um só local, sob a delegação de um mesmo oficial. A única exceção é a comarca de Belo

Leia mais

PROVIMENTO Nº. 30/2013-CGJ

PROVIMENTO Nº. 30/2013-CGJ PROVIMENTO Nº. 30/2013-CGJ Disciplina a manutenção e escrituração de Livro Diário Auxiliar pelos titulares de delegações e pelos responsáveis interinamente por delegações vagas do serviço extrajudicial

Leia mais

Lei Estadual nº /2011

Lei Estadual nº /2011 Lei Estadual nº 12.352/2011 LEI Nº 12.352 DE 08 DE SETEMBRO DE 2011 Dispõe sobre a outorga, mediante delegação a particulares, dos serviços notariais e de registros no Estado da Bahia e dá outras providências.

Leia mais

TABELAS DE EMOLUMENTOS (Em vigor a partir de 09/01/2009)

TABELAS DE EMOLUMENTOS (Em vigor a partir de 09/01/2009) TABELAS DE EMOLUMENTOS (Em vigor a partir de 09/01/2009) DOS ATOS E VALORES DO OFÍCIO DE REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE PROTESTOS E OUTROS SERVIÇOS PREVISTOS NO ART. 402 DO CÓDIGO DE DIVISÃO E ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Registro. r íõ de Imóveis. Joinville REGIMENTO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Lei Complementar 156/97

Registro. r íõ de Imóveis. Joinville REGIMENTO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Lei Complementar 156/97 Registro r íõ de Imóveis 1 Joinville REGIMENTO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA Lei Complementar 156/97 LEI COMPLEMENTAR nº 219, de 31 de dezembro de 2001 (Alterada pela Lei Complementar

Leia mais

PROVIMENTO CG N 19/2012

PROVIMENTO CG N 19/2012 PROVIMENTO CG N 19/2012 Dispõe sobre a instituição, gestão e operação da Central de Informações do Registro Civil (CRC). O Desembargador JOSÉ RENATO NALINI, Corregedor Geral da Justiça do Estado de São

Leia mais

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015.

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Designação da Juíza Soníria Rocha Campos D?Assunção, para exercer a Coordenação do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais,

Leia mais

TABELA XI ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS

TABELA XI ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS TABELA XI DOS TABELIÃES DE NOTAS I. Reconhecimento de firma: Sem valor declarado 21,73 R$ 3,41 b) Com valor declarado, e por autenticidade 43,60 R$ 6,85 II. Autenticações de papéis, documentos e fotocópias,

Leia mais

LIVRO DIÁRIO &! LIVRO CAIXA!

LIVRO DIÁRIO &! LIVRO CAIXA! LIVRO DIÁRIO &! LIVRO CAIXA! Por Daniel Lago Rodrigues Curso de Iniciação nas Atividades Registrais Imobiliárias Escola Nacional de Registradores - IRIB 15 de maio de 2017 EMOLUMENTOS O QUE SÃO COMPOSIÇÃO

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Corregedor Geral da Justiça:

Excelentíssimo Senhor Corregedor Geral da Justiça: PODER JUDICIÁRIO 1 Registro de Imóveis e Tabelionato de Notas Sistema de emissão, transmissão, recepção e arquivo, em meio digital, de certidões imobiliárias em formato eletrônico, no âmbito da Comarca

Leia mais

Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa. 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais?

Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa. 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais? Chave de Respostas Tabelionato de Notas Professor: Leandro Corrêa 1) Qual norma regula a atividade do Tabelião de Notas em Minas Gerais? Provimento 54/78 Normas Gerais Encontra apoio na Lei 8.935/94 e

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 172,23 54,17 226,40. 2 Ata notarial 57,38 18,04 75,42

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 172,23 54,17 226,40. 2 Ata notarial 57,38 18,04 75,42 Tabela de Emolumentos / 2010 Anexo da Portaria nº1009 /CGJ/2009 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

i MUI uni uni um um mu um um nu m * * Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação n , da Comarca de Porto

i MUI uni uni um um mu um um nu m * * Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação n , da Comarca de Porto PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACÓRDÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRÁT/CA REGISTRADO(A) SOB N i MUI uni uni um um mu um um nu m *03038419* Vistos, relatados

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 175,32 55,14 230,46. 2 Ata notarial 58,41 18,36 76,77

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 175,32 55,14 230,46. 2 Ata notarial 58,41 18,36 76,77 Tabela de Emolumentos / 2009 Anexo da Portaria nº 639/CGJ/2008 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

LIVRO DIÁRIO &! LIVRO CAIXA!

LIVRO DIÁRIO &! LIVRO CAIXA! LIVRO DIÁRIO &! LIVRO CAIXA! Por Daniel Lago Rodrigues Curso de Iniciação nas Atividades Registrais Imobiliárias Escola Nacional de Registradores - IRIB 03 de junho ee 2017 EMOLUMENTOS O QUE SÃO COMPOSIÇÃO

Leia mais

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS I - ESCRITURAS PÚBLICAS COM VALOR DECLARADO: de 17.595,01 a 35.190,00 R$ 480,68 R$ 7,53 R$ 24,41 R$ 14,65 R$ 24,41 R$ 29,30 R$ 48,83 R$ 2,00 R$631,80 de 234.600,01

Leia mais

TABELA DE EMOLUMENTOS DO ESTADO DO AMAZONAS

TABELA DE EMOLUMENTOS DO ESTADO DO AMAZONAS CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS TABELA DE S DO ESTADO DO AMAZONAS TABELA I CAPITAL ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS I ESCRITURAS PÚBLICAS COM VALOR DECLARADO: FAIXA DE VALORES DO ATO FUNDPAM

Leia mais

Srs. Usuários dos Serviços Notariais e de Registro de Minas Gerais REF: CONVENÇÃO DA APOSTILA E RESOLUÇÃO Nº 228/CNJ

Srs. Usuários dos Serviços Notariais e de Registro de Minas Gerais REF: CONVENÇÃO DA APOSTILA E RESOLUÇÃO Nº 228/CNJ Ofício Colégio Registral - Convenção da Apostila Belo Horizonte, 23/09/2016 Srs. Usuários dos Serviços Notariais e de Registro de Minas Gerais REF: CONVENÇÃO DA APOSTILA E RESOLUÇÃO Nº 228/CNJ O Colégio

Leia mais

TÍTULO II DAS TAXAS CAPÍTULO I DA TAXA DE FISCALIZAÇÃO E SERVIÇOS DIVERSOS SEÇÃO I DA INCIDÊNCIA

TÍTULO II DAS TAXAS CAPÍTULO I DA TAXA DE FISCALIZAÇÃO E SERVIÇOS DIVERSOS SEÇÃO I DA INCIDÊNCIA TÍTULO II DAS TAXAS CAPÍTULO I DA TAXA DE FISCALIZAÇÃO E SERVIÇOS DIVERSOS SEÇÃO I DA INCIDÊNCIA Art. 121. A Taxa de Fiscalização e Serviços Diversos é devida em decorrência da utilização efetiva ou potencial,

Leia mais

SINAL PÚBLICO

SINAL PÚBLICO SINAL PÚBLICO SINAL PÚBLICO SINAL PÚBLICO SINAL PÚBLICO SINAL PÚBLICO CONSULTA DE SINAL PÚBLICO Módulo CNSIP do CENSEC Consulta de sinal Escolher Estado, Cidade e Cartório da consulta Selecionar o cartório

Leia mais

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13. Marcus Vinicius Kikunaga

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13. Marcus Vinicius Kikunaga Legale Educacional Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13 2017 Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos

Leia mais

b) Sobre o que exceder de R$ 501,00 até R$ 1.000,00, adicional de 2% 5% Sobre o que exceder de R$ 1.001,00 até R$5.000,00.

b) Sobre o que exceder de R$ 501,00 até R$ 1.000,00, adicional de 2% 5% Sobre o que exceder de R$ 1.001,00 até R$5.000,00. b) Sobre o que exceder de R$ 50,00 até R$.000,00, adicional de 2% 5% c) Sobre o que exceder de R$.00,00 até R$5.000,00. adicional de % 6% 2. Sobre o que exceder de R$ 5.00,00, adicional de 0,5% 6,50% a)

Leia mais

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS I - ESCRITURAS PÚBLICAS COM VALOR DECLARADO: de 17.595,01 a 35.190,00 R$ 480,68 R$ 7,53 R$ 24,41 R$ 14,65 R$ 24,41 R$ 29,30 R$ 48,83 R$ 3,00 R$ 632,80 de 35.190,01

Leia mais

PONDERAÇÕES TRIBUTÁRIAS ACERCA DO ART. 103, DO CÓDIGO DE NORMAS/MG

PONDERAÇÕES TRIBUTÁRIAS ACERCA DO ART. 103, DO CÓDIGO DE NORMAS/MG PONDERAÇÕES TRIBUTÁRIAS ACERCA DO ART. 103, DO CÓDIGO DE NORMAS/MG KEZIAH ALESSANDRA VIANNA SILVA PINTO REGISTRADORA DE IMÓVEIS DA COMARCA DE BRUMADINHO/MG DOUTORA EM DIREITO PELA PUC/SP MESTRE EM DIREITO

Leia mais

O PACTO ANTENUPCIAL DE SEPARAÇÃO DE BENS QUANDO OS NUBENTES ESTÃO SUJEITOS À SEPARAÇÃO OBRIGATÓRIA DE BENS

O PACTO ANTENUPCIAL DE SEPARAÇÃO DE BENS QUANDO OS NUBENTES ESTÃO SUJEITOS À SEPARAÇÃO OBRIGATÓRIA DE BENS O PACTO PÓS-NUPCIAL: para ratificar, após autorização judicial, regime de bens escolhido quando de casamento celebrado no exterior * Letícia Franco Maculan Assumpção 1- Introdução Como já esclarecido em

Leia mais

AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul, integrada pelo

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 277 Registro: 2015.0000674236 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Embargos Infringentes nº 1006461-55.2013.8.26.0053/50000, da Comarca de, em que é embargante ANTONIO LUIZ DIOGO

Leia mais

Dispõe sobre o valor dos emolumentos nos atos praticados pelos serviços notariais e de registro, na forma da Lei federal n!! , de 2000.

Dispõe sobre o valor dos emolumentos nos atos praticados pelos serviços notariais e de registro, na forma da Lei federal n!! , de 2000. LEI COMPLEMENTAR n º 219, de 31 de dezembro de 2001 (Alterada pela Lei Complementar n. 242, de 30 de dezembro de 2002, Lei Complementar n. 279, de 27 de dezembro de 2004, Lei Complementar n. 411, de 25

Leia mais

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas Gerais (Órgão representativo dos Notários, Registradores e de seus prepostos) Rua Juiz de Fora, 1231 Santo Agostinho Cep: 30180 061 Belo

Leia mais

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas Gerais (Órgão representativo dos Notários, Registradores e de seus prepostos) Rua Juiz de Fora, 1231 Santo Agostinho Cep: 30180 061 Belo

Leia mais

ESNOR Aula:08/04/2018

ESNOR Aula:08/04/2018 ESNOR Aula:08/04/2018 Juliana Mendonça Alvarenga Doutoranda em Direito Privado pela PUC-MG Mestre em Direito Privado pela PUC-MG Pós-graduada em Direito Notarial e Registral pela Univ. Anhanguera Oficial

Leia mais

PROVA SIMULADA DE DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO

PROVA SIMULADA DE DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO PROVA SIMULADA DE DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO 01) O Tabelião de Notas que concede, continuadamente descontos remuneratórios nos emolumentos para a lavratura de uma Escritura em seu Cartório, comete

Leia mais

TRIBUTAÇÃO SOBRE OS SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS

TRIBUTAÇÃO SOBRE OS SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS TRIBUTAÇÃO SOBRE OS SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS Vander Zambeli Vale Oficial de Registro de Imóveis da Comarca de Betim Fiscalização Autuações da Receita Federal Cruzamento de dados Cobrança dos últimos

Leia mais

PROVIMENTO Nº 024/2014-CGJ

PROVIMENTO Nº 024/2014-CGJ PROVIMENTO Nº 024/2014-CGJ PROCESSO Nº 0010-13/002888-3 DISPONIBILIZADO NO DJE Nº 5.437, PÁG.01, DE 03/11/2014 Dispõe sobre a implantação e normatização da Central de Registro de Imóveis, Indisponibilidade

Leia mais

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS

TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS I - ESCRITURAS PÚBLICAS COM VALOR DECLARADO: de 0,01 a 15.000,00 R$ 144,39 R$ 6,79 R$ 7,56 R$ 4,54 R$ 7,56 R$ 9,07 R$ 15,12 - R$195,03 de 15.000,01 a 30.000,00 R$

Leia mais

TABELA DE EMOLUMENTOS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS - CAPITAL

TABELA DE EMOLUMENTOS TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS - CAPITAL Página 1 TABELA I - ATOS DOS TABELIÃES DE NOTAS - CAPITAL I - Escritura Pública com valor declarado: R$ 234.600,01 a R$ 351.900,00 R$ 4.005,64 R$ 7,53 R$ 200,66 R$ 120,39 R$ 200,66 R$ 240,79 R$ 401,32

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº B DE 1997 EMENDA DE REDAÇÃO Nº 1

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº B DE 1997 EMENDA DE REDAÇÃO Nº 1 COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 3.405-B DE 1997 Altera a Lei nº 8.935, de 18 de novembro de 1994, para dispor sobre o provimento da titularidade da delegação

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça)

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça) PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE 2019 (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça) Susta os efeitos do Provimento nº 77, de 07 de novembro de 2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que

Leia mais

COMUNICADO CORI/MG nº. 005/2016

COMUNICADO CORI/MG nº. 005/2016 Belo Horizonte, 20 de setembro de 2016. Senhor Oficial Registrador, Vimos através deste comunicado informar que em 16/09/2016, o Conselho Deliberativo do CORI aprovou, por unanimidade, as orientações abaixo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 263 ACÓRDÃO Registro: 2015.0000917209 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2120654-60.2015.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante BANCO BRADESCO S/A,

Leia mais

Prof. Francion Santos Facebook: Francion Santos da Silva

Prof. Francion Santos   Facebook: Francion Santos da Silva PROVIMENTO GERAL DA CORREGEDORIA APLICADO AOS JUÍZES E OFÍCIOS JUDICIAIS DISPONIBILIZADO NO DJE DE 10/10/2014 (EM VIGOR A PARTIR DO DIA 12/11/2014) Prof. Francion Santos E-mail: franciondf@hotmail.com

Leia mais

REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC

REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC MANUAL DO USUÁRIO INOVAÇÕES E MELHORIAS NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PUBLICIDADE AUTENTICIDADE SEGURANÇA E EFICÁCIA DOS ATOS JURÍDICOS OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS

Leia mais

Treinamento da CENSEC 24 de novembro de 2012

Treinamento da CENSEC 24 de novembro de 2012 Treinamento da CENSEC 24 de novembro de 2012 Agenda 2 Provimento nro 18 Sobre as Centrais e seus respectivos dados Prazos para envio Como enviar o arquivo no site da CENSEC Como gerar o arquivo no Notar

Leia mais

PROCESSO Nº 2018/ SÃO PAULO - CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. (450/2018-E) SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE

PROCESSO Nº 2018/ SÃO PAULO - CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. (450/2018-E) SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE PROCESSO Nº 2018/17542 - SÃO PAULO - CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. (450/2018-E) SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO - CONSULTA - APOSTILAMENTO - COMPETÊNCIA - RESOLUÇÃO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 22/2008

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 22/2008 PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 22/2008 EMENTA. Disciplina a investidura nos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Pernambuco e dá outras providências.

Leia mais

PROVIMENTO Nº 16 CGJUS/DIFICGJUS. O CORREGEDOR GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DO TOCANTINS, no uso de suas atribuições legais e regimentais e,

PROVIMENTO Nº 16 CGJUS/DIFICGJUS. O CORREGEDOR GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DO TOCANTINS, no uso de suas atribuições legais e regimentais e, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO TOCANTINS Quadra 103 Norte, Rua NO 07 Bairro Centro CEP 77001 032 Palmas TO http://wwa.tjto.jus.br N2 CJ 01 LT. 02 T 01C Anexo III PROVIMENTO Nº 16 CGJUS/DIFICGJUS Reajusta

Leia mais

A USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ATIVIDADE NOTARIAL E REGISTRAL CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA DE SANTA CATARINA

A USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ATIVIDADE NOTARIAL E REGISTRAL CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA DE SANTA CATARINA A USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ATIVIDADE NOTARIAL E REGISTRAL CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA DE SANTA CATARINA NOVO CPC ART. 1.071 USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL (LEI N. 6.015/1973, ART. 216-A CIRCULAR N. 26/2016-CGJ-SC)

Leia mais

CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA

CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 157 Alteram-se os procedimentos para os registros dos atos nos Serviços de Registro Civil de Pessoas Naturais e de Tabelionato de Notas. O Desembargador LEONARDO LUSTOSA, Corregedor- Geral

Leia mais

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO NATAL - RN O SISTEMA TRIBUTÁRIO APLICÁVEL AOS SERVIÇOS DE NOTAS E REGISTROS PÚBLICOS

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO NATAL - RN O SISTEMA TRIBUTÁRIO APLICÁVEL AOS SERVIÇOS DE NOTAS E REGISTROS PÚBLICOS XV CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO NATAL - RN O SISTEMA TRIBUTÁRIO APLICÁVEL AOS SERVIÇOS DE NOTAS E REGISTROS PÚBLICOS PAINEL TRIBUTÁRIO Rubens Harumy Kamoi rubens@gruposerac.com.br

Leia mais

Os recentes Provimentos do CNJ relativos ao Registro de Imóveis

Os recentes Provimentos do CNJ relativos ao Registro de Imóveis Os recentes Provimentos do CNJ relativos ao Registro de Imóveis Vander Zambeli Vale Oficial do Registro de Imóveis da Comarca de Betim Compete ao CNJ : CRIAÇÃO DO CNJ PELA EMENDA 45/2004 COMPETÊNCIA REGULAMENTAR

Leia mais

LEI Nº DE 18 DE DEZEMBRO DE 2001 REGIMENTO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS - ANO 2015 SERVENTIAS OFICIALIAZADAS

LEI Nº DE 18 DE DEZEMBRO DE 2001 REGIMENTO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS - ANO 2015 SERVENTIAS OFICIALIAZADAS LEI Nº 1.422 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2001 REGIMENTO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS - ANO 2015 COM REAJUSTE DE 6,3338% (INPC/IBGE) SERVENTIAS OFICIALIAZADAS TABELA A DOS EMOLUMENTOS EM GERAL I. Certidões a) Uma única

Leia mais

TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS

TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS Tabela elaborada sob responsabilidade do IEPTB-SP. Lei 11.331, de 26 de dezembro de 2002, publicada no DOE-SP em 27 de dezembro de 2002. Decreto 47.589,

Leia mais

PROVIMENTO Nº 14/2016/ CGJUS/TO

PROVIMENTO Nº 14/2016/ CGJUS/TO PROVIMENTO Nº 14/2016/ CGJUS/TO ANEXO ÚNICO À LEI Nº 2.828, DE 12 DE MARÇO DE 2014. TABELA I TABELIONATO DE NOTAS ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS Emolumentos TFJ FUNCIVIL TOTAL 1. Das Autenticações de cópias

Leia mais

REGIMENTO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS - ANO 2012 TABELA A DOS EMOLUMENTOS EM GERAL

REGIMENTO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS - ANO 2012 TABELA A DOS EMOLUMENTOS EM GERAL REGIMENTO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS - ANO 2012 COM REAJUSTE DE 6.1748% (INPC/IBGE) TABELA A DOS EMOLUMENTOS EM GERAL I. Certidões a) Uma única folha b) Por folha excedente, cada uma II. Desarquivamento de

Leia mais

Tem como característica a aquisição e constituição da personalidade jurídica das sociedades de natureza simples.

Tem como característica a aquisição e constituição da personalidade jurídica das sociedades de natureza simples. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 29/03/2018 Espécies de serventia (continuação). Registral 1. Registro Civil de Pessoas Naturais; 2. Registro das Pessoas Jurídicas; 3. Registro de

Leia mais

XIII Encontro Notarial e Registral do RS

XIII Encontro Notarial e Registral do RS XIII Encontro Notarial e Registral do RS Restinga Seca, 17 e 18 de maio de 2019 João Pedro Lamana Paiva Registrador de Imóveis VISÃO ESTATAL ACERCA DA ATIVIDADE NOTARIAL E REGISTRAL: CONTEXTUALIZAÇÃO É

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA ADMINISTRATIVA TRANSIÇÃO PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS RELATÓRIO DE RECEBIMENTO DE ACERVO PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS ENCAMINHAMENTO DO TÍTULO DE OUTORGA Certificação JCP e envio para CGJ no prazo de 10 dias item

Leia mais

TABELA "D" EXTRAJUDICIAL DO OFICIAL DO REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO

TABELA D EXTRAJUDICIAL DO OFICIAL DO REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO TABELA "D" EXTRAJUDICIAL DO OFICIAL DO REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO I II Distribuição de qualquer espécie, inclusive lançamento do nome dos interessados nos livros índices e fichas: a) somente duas pessoas

Leia mais

ISSQN sobre serviços notariais e de registro. Keziah Alessandra Vianna Silva Pintor Luciano Dias Bicalho Camargos

ISSQN sobre serviços notariais e de registro. Keziah Alessandra Vianna Silva Pintor Luciano Dias Bicalho Camargos ISSQN sobre serviços notariais e de registro Keziah Alessandra Vianna Silva Pintor Luciano Dias Bicalho Camargos ISS Constituição Federal Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre: (...)

Leia mais

PROCESSO Nº 2016/ SÃO PAULO - CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO.

PROCESSO Nº 2016/ SÃO PAULO - CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. PROCESSO Nº 2016/204317 - SÃO PAULO - CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Parecer nº 35/2017-E Tabelionato de Notas - Consulta formulada por tabelião acerca do alcance da nota explicativa

Leia mais

PROVIMENTO Nº 16/2015/ CGJUS/TO

PROVIMENTO Nº 16/2015/ CGJUS/TO PROVIMENTO Nº 16/2015/ CGJUS/TO Reajusta as Tabelas de Emolumentos constantes na Lei nº 2.828, de 12 de março de 2014. O CORREGEDOR GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DO TOCANTINS, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

Cartórios. Martha El Debs. Vade Mecum para estudar. Coordenação

Cartórios. Martha El Debs. Vade Mecum para estudar. Coordenação Coordenação Martha El Debs Cartórios Vade Mecum para estudar Espaços para anotações Letra maior para uma leitura confortável Em espiral para facilitar o manuseio PARTE GERAL PLANO DE ESTUDO Lei nº 6.015/1973

Leia mais

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13. Marcus Vinicius Kikunaga

Legale Educacional. Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13. Marcus Vinicius Kikunaga Legale Educacional Teoria Geral do Direito Notarial e Registral MBA 13 2017 Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos

Leia mais

REGISTRO DE IMÓVEIS.

REGISTRO DE IMÓVEIS. REGISTRO DE IMÓVEIS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. REGISTROS PÚBLICOS EM GERAL...6 Fontes...6 Natureza Jurídica dos Serviços Notariais/Registro:...6 Atividade...7 Responsabilidade Penal do Tabelião/Oficial...7

Leia mais

Manual do Tabelionato de Notas

Manual do Tabelionato de Notas Manual do Tabelionato de Notas para emissão de guias de recolhimento ao FUNREJUS 1 Manual do Tabelionato de Notas PARA EMISSÃO DE GUIAS DE RECOLHIMENTO AO FUNREJUS Versão 01.15 1. Emissão de guias de recolhimento

Leia mais

TABELA 2008 Registro de Imóveis

TABELA 2008 Registro de Imóveis TABELA 2008 Registro de Imóveis Lei Estadual 11.331/02 2008 - Ufesp = R$ 14,88 1. Registro com valor declarado a Mais de até 893,00 60,44 17,19 12,72 3,18 3,18 96,71 b 893,00 até 2.231,00 96,99 27,58 20,42

Leia mais

TABELA "F" - EXTRAJUDICIAL DOS TABELIÃES

TABELA F - EXTRAJUDICIAL DOS TABELIÃES ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 19/2015 SECRETARIA DE CONTAS JUDICIAIS E DE APOIO AOS JUIZADOS ESPECIAIS SUBSECRETARIA DE CONTROLE GERAL DE CUSTAS E DE DEPÓSITOS JUDICIAIS REGIMENTO DE CUSTAS / DECRETO-LEI Nº 115/67

Leia mais

OFÍCIO CONJUNTO Nº 02/2018. Aos notários e registradores do Estado de Minas Gerais.

OFÍCIO CONJUNTO Nº 02/2018. Aos notários e registradores do Estado de Minas Gerais. OFÍCIO CONJUNTO Nº 02/2018 Aos notários e registradores do Estado de Minas Gerais. Referência: Comunicado Conjunto das Entidades Representativas dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais,

Leia mais

PROVIMENTO Nº 16/2015/CGJUS/TO

PROVIMENTO Nº 16/2015/CGJUS/TO PROVIMENTO Nº 16/2015/CGJUS/TO ANEXO ÚNICO À LEI Nº 2.828, DE 12 DE MARÇO DE 2014. TABELA I TABELIONATO DE NOTAS ATOS DO TABELIÃO DE NOTAS MENTOS TFJ EMOLU FUN CIVIL TOTAL DEVIDO 1. Das Autenticações de

Leia mais

TABELA DE EMOLUMENTOS EXTRAJUDICIAIS LEI ESTADUAL 5.672, de 17/11/1992 Em Vigor a partir de 01/01/2014 Atualizada pelo Provimento CGJ N *

TABELA DE EMOLUMENTOS EXTRAJUDICIAIS LEI ESTADUAL 5.672, de 17/11/1992 Em Vigor a partir de 01/01/2014 Atualizada pelo Provimento CGJ N * TABELA "B" (Item IV) - ATOS DOS OFICIAIS DE DISTRIBUIÇÃO I - Pela Comunicação de Escrituras (Resolução 11/97 TJPB):... 37,46 II - Pela distribuição de títulos para protesto: 1) Valor até 72,74 0,52 2)

Leia mais

CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018.

CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018. CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018. Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à

Leia mais