Aula 06 Crase. Sumário. Definição Aprofundamento Resumo... 21

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 06 Crase. Sumário. Definição Aprofundamento Resumo... 21"

Transcrição

1 1 Aula 06 Crase Sumário Definição... 2 Aprofundamento Resumo... 21

2 2 Definição Crase é a fusão de duas vogais iguais, quaisquer que sejam elas. Assim, ocorre crase quando pronunciamos as vogais repetidas dos vocábulos caatinga, creem, niilismo, como se fossem uma só (catinga, crem, nilismo). Da mesma forma, quando unimos a vogal final de uma palavra com a inicial de outra, acontece o fenômeno da crase. Se você cantar a música Minha Alma, da banda O Rappa, unindo as vogais (Minhalma tá armada e apontada...), estará usando a crase. Quero dizer que crase não é sinônimo de acento grave (`). Este é usado apenas para indicar alguns casos em que ela ocorre, a saber: a) Fusão da preposição a com o artigo a; Exemplo: Fui à livraria. (= Fui a + a livraria) b) Fusão da preposição a com o demonstrativo aquele; Exemplo: Não dê atenção àquilo. (= Não dê atenção a + aquilo) c) Fusão da preposição a com o demonstrativo a. Exemplo: Esta rua é igual à que vi. (= Esta rua é igual a + a rua que vi) Observe que, quando há união de preposição com artigo, é necessário que o termo regente exija a preposição a e que o regido aceite o artigo a. Caso uma dessas condições não seja preenchida, não haverá crase. Compare. Exemplos: Assistiram à peça. C Visitaram à praça. X Uma forma prática de verificar se as frases estão escritas corretamente é substituir as palavras femininas (peça e praça) por nomes masculinos (espetáculo e parque). Se o resultado for ao, deve ocorrer acento grave. Caso contrário, não há combinação de letras iguais.

3 3 Exemplos: Assistiram ao espetáculo. Visitaram o parque. Note que o acento empregado na primeira frase está adequado, porque o termo ao indica a união da preposição a com o artigo o (lembre-se da aula 01: a + a = à, a + o = ao). Fato diferente ocorre no segundo período, já que o artigo o indica que não há preposição entre as palavras Visitaram e praça. Isso significa que o verbo não exige a preposição a. A forma apropriada, portanto, seria Visitaram a praça, sem acento. Atenção! Em caso de dúvida, substitua a palavra feminina por uma masculina. Se o a virar ao, haverá crase. 1. FCC/TCE-SP/2015 Mantendo-se o sentido e a correção da frase, o segmento grifado pode ser corretamente substituído pelo que se encontra entre parênteses em: (A) essa etapa da vida é propícia à satisfação pessoal (assegura a satisfação pessoal) (B) instrumentos capazes de enfrentar a decadência de habilidades cognitivas (mitigar à ruína) (C) esse é um momento fecundo para novas conquistas (enseja a novas conquistas) (D) uma atitude mais tolerante em relação às idades. (no que tange as faixas etárias) (E) A invenção da terceira idade [...] indicaria assim uma experiência inusitada de envelhecimento (à insólita experiência de envelhecimento)

4 4 Comentário: as questões sobre crase são fáceis e repetitivas. Aos itens! (A) é propícia à satisfação pessoal (assegura a satisfação pessoal) Se substituirmos satisfação por um nome masculino (assegura o contentamento pessoal), veremos que o é artigo e que assegurar não exige preposição. Dessa maneira, a substituição está correta. Achamos de primeira! (B) enfrentar a decadência (mitigar à ruína) Se substituirmos ruína por um nome masculino (mitigar o declínio), veremos que o é artigo e que mitigar não exige preposição. Logo, a forma correta do segmento entre parênteses seria mitigar a ruína, sem acento. (C) esse é um momento fecundo para novas conquistas (enseja a novas conquistas) Se realizássemos a substituição, a frase ficaria incompleta (esse é um momento enseja a novas conquistas), pois faltaria conexão entre momento e enseja (momento que enseja). De qualquer forma, analisando o segmento entre parênteses, vemos que o verbo ensejar é transitivo direto, ou seja, não exige preposição. Logo, a forma correta seria que enseja novas conquistas. (D) em relação às idades (no que tange as faixas etárias) Se substituirmos faixas por um nome masculino (no que tange aos intervalos etários), veremos que aos é formado de preposição e artigo. Logo, a forma correta do segmento entre parênteses seria no que tange às faixas etárias, com acento indicativo de crase. (E) indicaria assim uma experiência inusitada de envelhecimento (à insólita experiência de envelhecimento) Se substituirmos experiência por um nome masculino (o insólito exercício de envelhecimento), veremos que o é artigo e que indicar não rege preposição.

5 5 Logo, a forma correta do segmento entre parênteses seria a insólita experiência de envelhecimento, sem acento. Lembrete: O artigo refere-se a substantivos e é variável. A preposição conecta palavras e não varia entre singular e plural. Resposta: A 2. FCC/TRT-9/2016, com adaptações Está correta a redação da frase que se encontra em (A) Da infância e à adolescência marcado por extremas dificuldades, Bernhard foi criado pelo avô o qual foi seu mestre e mentor para toda a vida e passou à enfrentar a miséria da guerra em Salzburgo. (B) Em 1978, o escritor Italo Calvino recomendou à uma editora italiana que publicasse Thomas Bernhard, e o apresentou como o mais importante autor daquela época. (C) Em Origem, Thomas Bernhard discorre sobre o período de sua formação em que, à procura de si mesmo, descobriu também a literatura. (D) Uma das paixões de Bernhard, a qual se dedicou com fervor, foi o estudo da música, além de abandonar o ginásio para ser aprendiz de comerciante. (E) Quando uma gripe mal curada degenerou numa grave doença pulmonar, a beira da morte, boa parte da adolescência de Bernhard se passa em hospitais e sanatórios. Comentário: antes de analisar a questão, deixe-me resumir as situações em que a crase ocorre.

6 6 Casos principais a) Antes de palavra feminina que aceita artigo; Exemplo: Fomos à Bahia e a Santa Catarina. Observe que, se substituirmos o verbo ir por algum que exija outra preposição, veremos que Bahia aceita artigo, diferentemente de Santa Catarina (Passeamos na Bahia e em Santa Catarina). b) Antes de substantivo feminino subentendido; Exemplos: Preparou um prato à mineira. (= à moda de Minas) Estilo à Olavo Bilac. (= à maneira de) c) Antes do pronome aquele e variações; Exemplo: Aspiramos àquele prêmio. d) Antes do pronome qual ; Exemplo: Esta é a cabana à qual me referi. e) Na indicação de horas; Exemplo: A notícia foi divulgada à zero hora. f) Em locuções com substantivos femininos. Exemplos: à tarde, à custa de, à medida que. Tais locuções recebem o acento grave por motivo de clareza, não necessariamente pela união de vogais. Essa é uma exceção à regra. crase. Por exclusão, podemos enumerar as principais situações em que não ocorre

7 7 Não ocorre crase a) Antes de substantivo masculino; Exemplo: Viajamos a cavalo. b) Antes de verbos no infinitivo; Exemplo: Descontos a partir de dez reais. c) Antes de artigos indefinidos; Exemplo: O gerente aspira a uma promoção. d) Antes do relativo que ; Exemplo: Mostrou a conclusão a que chegou. Antes de substantivo feminino subentendido, há exceção. Exemplo: Refiro-me a esta cidade, não à que visitamos. (à cidade que) e) Após outras preposições; Exemplo: Ela está aqui desde as oito horas. A locução até a é exceção. Exemplo: Chegou até à praça. f) Antes de nome plural com a no singular. Exemplos: Ele visava a moradias bonitas. Avaliemos os itens. (A) Da infância e à adolescência [...] passou à enfrentar... O primeiro acento grave está adequado, pois indica união de duas vogais iguais, como percebemos ao reescrevê-lo com palavra masculina (Da infância e ao crescimento).

8 8 O segundo, no entanto, está incorreto, porque não há crase antes de verbo no infinitivo. (B) recomendou à uma editora... Não há crase antes de artigo ou pronome indefinido. Observe que, quando escrevemos à uma hora, a ocorrência da crase devese à indicação de horas, não tendo relação com o numeral (uma). Dica! Nessas situações, substitua o horário por meio-dia. Se o resultado for ao meio-dia, haverá crase. (C) à procura de si mesmo... A locução prepositiva à procura de recebe o acento grave por motivo de clareza, não necessariamente pela união de vogais. A redação da frase está correta! (D) Uma das paixões de Bernhard, a qual se dedicou... Como o verbo dedicar-se rege a preposição a, e o pronome relativo o qual aceita acento grave, a forma adequada seria à qual. Repare que, ao substituirmos paixões por palavra masculina (Um dos interesses de Bernhard, ao qual se dedicou), obtemos ao. (E) doença pulmonar, a beira da morte... A locução prepositiva à beira de deve receber o acento grave, por motivo de clareza. Se quiser revisar as locuções, veja o tópico Locuções, da aula 01. Resposta: C 3. FCC/TRT-15/2015 O termo entre parênteses preenche corretamente a lacuna da frase em:

9 9 (A) A mudança, começaram... senti-la apenas os descendentes dos escravos. (à) (B) Não foi apenas com o intuito de libertar... escravos que se promulgou a lei Áurea. (aos) (C) As condições iniciais dos libertos eram muito próximas... de escravidão. (as) (D)... vésperas do século XX ainda eram debatidas questões como a escravidão. (Às) (E) Muito embora lhes fosse conferida... condição de liberto, muitos continuavam subjugados. (à) Comentário: direto aos itens. (A) começaram... senti-la (à) Não há crase antes de verbo no infinitivo (sentir + a = senti-la). (B) libertar... escravos (aos) Como o verbo é transitivo direto, não pede preposição (libertar os escravos). (C) condições [...] próximas... de escravidão (as) Atenção à regência nominal e ao termo subentendido. Como próximas exige preposição (próximas a algo), e podemos subentender uma palavra feminina no contexto (condições), a forma adequada seria próximas às de escravidão. (D)... vésperas do século XX (Às) Mais uma locução prepositiva. Eis o termo entre parênteses que preenche corretamente a lacuna! (E) lhes fosse conferida... condição de liberto (à)

10 10 Como o verbo é transitivo direto e indireto, e o objeto indireto aparece expresso (lhes) na frase, seria inadequado colocar preposição antes do objeto direto. A forma correta deveria ser conferida a condição. Resposta: D 4. FCC/TRT-4/2015 A idealização das mulheres em seus papéis familiares é muito semelhante àquelas idealizações divulgadas no final do século XVIII e início do século XX nos grandes centros europeus. Mantém-se a correção no emprego do sinal indicativo de crase se o segmento grifado na frase acima for substituído por: (A) à uma determinada idealização divulgada. (B) à cada uma das idealizações divulgadas. (C) à algumas idealizações divulgadas. (D) à típica idealização divulgada. (E) à qualquer das idealizações divulgadas. Comentário: avaliemos. (A) à uma determinada: antes de artigos e pronomes indefinidos, não ocorre crase. (B) à cada uma: antes de locuções indefinidas, não ocorre crase. (C) à algumas idealizações: antes de nome plural com a no singular (preposição), não ocorre crase. Além disso, antes de pronome indefinido (algumas) também não.

11 11 (D) à típica idealização: o termo regente (semelhante) exige preposição (a) e é seguido de nome feminino que aceita artigo (idealização). A letra D é a resposta! (E) à qualquer: antes de pronomes indefinidos, não ocorre crase. Resposta: D Você deve ter percebido que, quando as palavras femininas são usadas em sentido vago ou genérico, não há crase. Exemplos: Procedeu a busca criteriosa. Faltou devido a doença em família. Dica! Nesses casos, conseguimos subentender o artigo indefinido uma. Veja: Exemplos: Procedeu a uma busca criteriosa. Faltou devido a uma doença em família. 5. FCC/TRT-14/2016 No que se refere ao emprego do acento indicativo de crase e à colocação do pronome, a alternativa que completa corretamente a frase O palestrante deu um conselho... é: (A) à alguns jovens que escutavam-no. (B) à estes jovens que o escutavam. (C) àqueles jovens que o escutavam. (D) à juventude que escutava-o. (E) à uma porção de jovens que o escutava.

12 12 Comentário: atenção ao comando. Ele falou de crase e colocação pronominal. Temos que analisar ambas. (A) à alguns jovens que escutavam-no. Antes de nome plural com a no singular (preposição), não ocorre crase. Além disso, pronomes indefinidos (alguns) e palavras masculinas (jovens) não aceitam artigo (a). Com palavra atrativa (que), o pronome átono deve aparecer antes do verbo. (B) à estes jovens que o escutavam. Antes de nome plural com a no singular (preposição), não ocorre crase. Além disso, as palavras masculinas (jovens) e os pronomes esta e essa não aceitam artigo (a). (C) àqueles jovens que o escutavam. Tanto o acento quanto a colocação estão corretos. O verbo dar, transitivo direto e indireto (deu um conselho a alguém), exige a preposição a e aparece antes do pronome demonstrativo aqueles. A palavra atrativa (que) atrai o pronome átono para antes do verbo. Essa é a resposta! (D) à juventude que escutava-o. O erro está na colocação pronominal, não na acentuação, que está adequada. (E) à uma porção de jovens que o escutava. Antes de artigos e pronomes indefinidos, não ocorre crase. Resposta: C

13 13 6. FCC/TRT-14/2016 Está plenamente adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados em: (A) Ele não se dispõe à abandonar os jogos eletrônicos, mas volta e meia fica atento às histórias que lhe narram. (B) Mesmo àqueles meninos estudiosos não falta tempo para os joguinhos eletrônicos com cujos se entretêm. (C) A conexão da qual eles permanecem interligados permite-lhes conversarem todo o tempo à muita distância. (D) As narrativas clássicas, a cuja mágica oralidade sentimo-nos presos, competem com os meios da informática. (E) Cabe à plateia de um contador de histórias participar ativamente da narração em cuja se acha envolvida. Comentário: a questão envolve mais assuntos. Comentarei só os erros. (A) dispõe à abandonar... Não há crase antes de verbo no infinitivo (abandonar). (B) joguinhos eletrônicos com cujos se entretêm O pronome correto seria os quais (joguinhos com os quais se entretêm). (C) A conexão da qual eles permanecem interligados [...] à muita distância. O primeiro elemento apresenta erro de regência nominal, pois interligados rege a preposição a, não de (conexão à qual eles permanecem interligados). O segundo tratou de uma situação particular: não ocorre crase antes das palavras casa (quando for sinônimo de lar ), distância e terra (quando for sinônimo de terra firme ), desde que não estejam especificadas.

14 14 Exemplos: Naquele dia, chegaram a casa mais cedo. O marujo experiente desceu a terra. Identifiquei-o a distância. Se vierem especificadas, no entanto, haverá crase. Exemplos: Naquele dia, chegaram à casa dos pais mais cedo. O marujo experiente desceu à terra onde nasceu. Identifiquei-o à distância de vinte metros. Assim, a forma adequada seria a muita distância. (D) a cuja mágica oralidade sentimo-nos presos, competem com... Ambos os elementos foram empregados corretamente. Não se esqueça de que o pronome relativo cujo não aceita artigo nem antes nem depois dele, razão pela qual não há crase em a cuja. Aqui está a resposta! (E) narração em cuja se acha envolvida. O pronome adequado seria que (narração em que se acha envolvida). Resposta: D 7. FCC/TRF-3/2016 O sinal indicativo de crase foi empregado de modo correto em: (A) Frequentemente não temos consciência de uma emoção, pois somos incapazes de à controlar propositadamente. (B) Essa é, à propósito, a semelhança que permite que a arte cruze fronteiras. (C) Por sinal, à essa semelhança imputa-se a causa da arte ser capaz de cruzar fronteiras.

15 15 (D) A partir dessa semelhança, permite-se à arte cruzar fronteiras. (E) À uma região profunda do tronco cerebral atribui-se o ponto de partida de reações como um sorriso nascido de um prazer genuíno. Comentário: aos itens! (A) incapazes de à controlar: não há crase antes de verbo no infinitivo (controlar). (B) à propósito: não há crase antes de palavra masculina (propósito). (C) à essa semelhança: não há crase antes dos pronomes esta e essa. (D) permite-se à arte: o verbo exige preposição a, e o substantivo feminino aceita artigo. Essa é a opção correta! (E) À uma região: não há crase antes de uma (exceção: à uma hora ). Resposta: D 8. FCC/TRT-23/2016 O acento indicativo de crase está empregado corretamente em: (A) À esta assinatura eletrônica que usa algoritmos de criptografia assimétrica, dá-se o nome de assinatura digital. (B) Destinada à resguardar a integridade de um documento, a assinatura digital usa a criptografia. (C) A assinatura digital destina-se à preservação da autoria de documentos eletrônicos. (D) A assinatura digital é útil à todas as pessoas que desejam proteger seus documentos eletrônicos. (E) A assinatura digital atende à várias finalidades, das quais se destaca a verificação da autoria do documento.

16 16 Comentário: está vendo como as questões da FCC são parecidas? Imagino que você não esteja errando nenhuma. Analisemos. (A) À esta assinatura: não ocorre crase antes dos pronomes esta e essa. (B) Destinada à resguardar: não ocorre crase antes de verbo no infinitivo (resguardar). (C) destina-se à preservação: o verbo exige preposição a, e o substantivo feminino aceita artigo. Achamos a resposta! (D) útil à todas: não ocorre crase com termo plural antecedido de a singular. Além disso, não há crase antes de pronome indefinido (todas). (E) à várias finalidades: não ocorre crase com termo plural antecedido de a singular, e não há crase antes de pronome indefinido (várias). Resposta: C 9. FCC/Manausprev/2015 O sinal indicativo de crase pode ser corretamente suprimido em: (A)...incapazes de trazê-lo à nossa domesticidade... (B) Renunciamos assim às árvores... (C)...nos permitimos fabricá-las à feição dos nossos sonhos... (D)...não está à mercê dos botânicos... (E)...não incorpora a árvore à atmosfera de nossos cuidados... Comentário: o examinador quer que você identifique a ocorrência facultativa de crase. Vejamos essa última lição. O que faz a existência da crase ser opcional é o emprego não obrigatório do artigo. Note que, na maioria dos exercícios em que não houve crase, o que

17 17 estava incorreto era o uso do artigo feminino. Desse modo, saber usar o artigo é essencial para aplicar o acento grave. Existem três casos facultativos que merecem sua atenção. Casos facultativos a) Antes de pronomes possessivos femininos; Exemplo: Homenagem a / à sua conquista. A presença de s no a indicaria existência de artigo, já que as preposições são invariáveis. Nesse caso, a única forma correta seria a acentuada (Homenagem às suas conquistas). b) Antes de nomes próprios de pessoas; Exemplo: Escreveu um soneto a / à Carolina. c) Após até seguido de nome feminino. Exemplo: A tempestade destruiu até aquela / àquela região. Usamos acento quando há ideia de limite. Ou seja, quando queremos dizer que a tempestade chegou perto da região, mas não a destruiu. Evite usá-lo com sentido de inclusão. A frase O menino comeu até a verdura equivale a O menino comeu até o legume, e não ao legume. Pronto! Era só isso que faltava aprender. Vamos às alternativas. (A) trazê-lo à nossa domesticidade: antes de pronomes possessivos femininos, no singular, o sinal de crase é opcional. Tanto podemos dizer nossa domesticidade, sem artigo, como a nossa domesticidade. Achamos de primeira! (B) Renunciamos assim às árvores: além de o verbo (renunciar) exigir a preposição a, nota-se que há artigo antes de árvores, pois o termo sublinhado está no plural (a + as = às). O acento grave é obrigatório.

18 18 (C) fabricá-las à feição dos nossos sonhos: as locuções com substantivos femininos, como à feição de, exigem crase. (D) à mercê dos botânicos: as locuções com substantivos femininos, como à mercê de, exigem crase. (E) incorpora a árvore à atmosfera: o verbo (incorporar) é transitivo direto e indireto e rege a preposição a. O uso do acento grave é essencial à distinção do objeto indireto. Resposta: A 10. FCC/TRT-23/2016 Quanto à ocorrência de crase, considere as frases abaixo. I. No segmento... encontrar um mulungu em meio à vegetação..., pode-se substituir corretamente o elemento sublinhado por por entre, sem que nenhuma outra alteração seja feita. II. No segmento Disse isso à minha avó e ela riu..., pode-se suprimir o artigo definido sem prejuízo para o sentido e a correção. III. Uma redação correta para o segmento... na hora de ir para casa, caso se substitua a preposição "em" por "a", é: "à hora de ir para casa". Está correto o que consta em (A) I, II e III. (B) I, apenas. (C) III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I e II, apenas.

19 19 Comentário: examinemos as afirmativas. I. No segmento... encontrar um mulungu em meio à vegetação..., pode-se substituir corretamente o elemento sublinhado por por entre, sem que nenhuma outra alteração seja feita. Se fizermos a substituição proposta (encontrar um mulungu por entre à vegetação), não poderá haver crase, pois faltará a preposição a. Assim, o uso do acento grave estará incorreto. Lembre-se de que não ocorre crase após outras preposições. II. No segmento Disse isso à minha avó e ela riu..., pode-se suprimir o artigo definido sem prejuízo para o sentido e a correção. Certo! Antes de pronomes possessivos femininos, no singular, o sinal de crase é facultativo. III. Uma redação correta para o segmento... na hora de ir para casa, caso se substitua a preposição "em" por "a", é: "à hora de ir para casa". Certo também! As locuções na hora de e à hora de são equivalentes. Nesse sentido, está correto o que consta nas afirmativas II e III (letra D). Resposta: D 11. FCC/TRF-3/2016 O sinal indicativo de crase está empregado corretamente em: (A) Não era uma felicidade eufórica, semelhava-se mais à uma brisa de contentamento. (B) O vinho certamente me induziu àquela súbita vontade de abraçar uma árvore gigante. (C) Antes do fim da manhã, dediquei-me à escrever tudo o que me propusera para o dia.

20 20 (D) A paineira sobreviverá a todas às 18 milhões de pessoas que hoje vivem em São Paulo. (E) Acho importante esclarecer que não sou afeito à essa tradição de se abraçar árvore. Comentário: a FCC cobrou as regras que você já conhece. Vejamos. (A) semelhava-se mais à uma brisa: não há crase antes de uma (a indicação de hora é exceção). (B) induziu àquela súbita vontade: o termo regente exigiu a preposição a, e o pronome demonstrativo aquela aceita a fusão das vogais. É a resposta! (C) dediquei-me à escrever: não há crase antes de verbo no infinitivo. (D) sobreviverá a todas às 18 milhões de pessoas: não há termo regente que exija a preposição a, logo, não ocorre crase (todas as 18 milhões de pessoas). Além disso, numerais cardinais não aceitam artigo se não acompanharem substantivo feminino determinado, como em Entreguei os presentes às duas aniversariantes. (E) afeito à essa tradição: não há crase antes de essa e esta. Resposta: B Aprofundamento Crase A ocorrência da crase deve respeitar o paralelismo, mantendo a mesma estrutura entre elementos que exercem funções iguais. Em outras palavras, se houver artigo antes de um termo, haverá antes do seu similar. Exemplos: Funcionamos de segunda a sexta. Funcionamos da segunda à sexta.

21 21 Estudantes de quinta a sétima série. Estudantes da quinta à sétima série. Dependendo do contexto, alguns pronomes indefinidos admitem artigo e, consequentemente, crase: muita, outra, pouca, tal. A próxima lista resume mais situações em que não ocorre crase. Antes de Exemplo a) Pronome pessoal Sentou-se próximo a ela. b) Pronome de tratamento A notícia fez alusão a Vossa Excelência. c) Pronomes cuja e quem O bebê a cuja família referi-me. d) Nomes de santas e mulheres Recorreu a Nossa Senhora. famosas Referi-me a Clarice Lispector. e) Numerais cardinais Ele conheceu de 10 a 15 pessoas. f) Entre substantivos iguais Ficaram face a face. Resumo Crase Ocorre com: a) palavra feminina que admite artigo; b) palavra feminina subentendida; c) àquela, àquele, àquilo; d) à qual; e) indicação de hora; f) locuções adverbiais (à vista); g) locuções conjuntivas (à medida que); h) locuções prepositivas (à espera de).

22 22 Não ocorre com: a) palavra masculina; b) verbo no infinitivo; c) artigo indefinido (uma); d) pronome que; e) outras preposições; f) a + plural; g) palavra que não rege preposição a; h) palavras femininas em sentido genérico; i) palavras casa, distância e terra, não especificadas; j) cujo, quem; k) esta, essa; l) pronome pessoal (inclusive de tratamento). Casos facultativos: a) pronomes possessivos; b) nomes próprios; c) preposição até.

23 23 Lista das Questões Comentadas 1. FCC/TCE-SP/2015 Mantendo-se o sentido e a correção da frase, o segmento grifado pode ser corretamente substituído pelo que se encontra entre parênteses em: (A) essa etapa da vida é propícia à satisfação pessoal (assegura a satisfação pessoal) (B) instrumentos capazes de enfrentar a decadência de habilidades (mitigar à ruína) cognitivas (C) esse é um momento fecundo para novas conquistas (enseja a novas conquistas) (D) uma atitude mais tolerante em relação às idades. (no que tange as faixas etárias) (E) A invenção da terceira idade [...] indicaria assim uma experiência inusitada de envelhecimento (à insólita experiência de envelhecimento) 2. FCC/TRT-9/2016, com adaptações Está correta a redação da frase que se encontra em (A) Da infância e à adolescência marcado por extremas dificuldades, Bernhard foi criado pelo avô o qual foi seu mestre e mentor para toda a vida e passou à enfrentar a miséria da guerra em Salzburgo. (B) Em 1978, o escritor Italo Calvino recomendou à uma editora italiana que publicasse Thomas Bernhard, e o apresentou como o mais importante autor daquela época. (C) Em Origem, Thomas Bernhard discorre sobre o período de sua formação em que, à procura de si mesmo, descobriu também a literatura.

24 24 (D) Uma das paixões de Bernhard, a qual se dedicou com fervor, foi o estudo da música, além de abandonar o ginásio para ser aprendiz de comerciante. (E) Quando uma gripe mal curada degenerou numa grave doença pulmonar, a beira da morte, boa parte da adolescência de Bernhard se passa em hospitais e sanatórios. 3. FCC/TRT-15/2015 O termo entre parênteses preenche corretamente a lacuna da frase em: (A) A mudança, começaram... senti-la apenas os descendentes dos escravos. (à) (B) Não foi apenas com o intuito de libertar... escravos que se promulgou a lei Áurea. (aos) (C) As condições iniciais dos libertos eram muito próximas... de escravidão. (as) (D)... vésperas do século XX ainda eram debatidas questões como a escravidão. (Às) (E) Muito embora lhes fosse conferida... condição de liberto, muitos continuavam subjugados. (à) 4. FCC/TRT-4/2015 A idealização das mulheres em seus papéis familiares é muito semelhante àquelas idealizações divulgadas no final do século XVIII e início do século XX nos grandes centros europeus. Mantém-se a correção no emprego do sinal indicativo de crase se o segmento grifado na frase acima for substituído por: (A) à uma determinada idealização divulgada. (B) à cada uma das idealizações divulgadas.

25 25 (C) à algumas idealizações divulgadas. (D) à típica idealização divulgada. (E) à qualquer das idealizações divulgadas. 5. FCC/TRT-14/2016 No que se refere ao emprego do acento indicativo de crase e à colocação do pronome, a alternativa que completa corretamente a frase O palestrante deu um conselho... é: (A) à alguns jovens que escutavam-no. (B) à estes jovens que o escutavam. (C) àqueles jovens que o escutavam. (D) à juventude que escutava-o. (E) à uma porção de jovens que o escutava. 6. FCC/TRT-14/2016 Está plenamente adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados em: (A) Ele não se dispõe à abandonar os jogos eletrônicos, mas volta e meia fica atento às histórias que lhe narram. (B) Mesmo àqueles meninos estudiosos não falta tempo para os joguinhos eletrônicos com cujos se entretêm. (C) A conexão da qual eles permanecem interligados permite-lhes conversarem todo o tempo à muita distância. (D) As narrativas clássicas, a cuja mágica oralidade sentimo-nos presos, competem com os meios da informática. (E) Cabe à plateia de um contador de histórias participar ativamente da narração em cuja se acha envolvida.

26 26 7. FCC/TRF-3/2016 O sinal indicativo de crase foi empregado de modo correto em: (A) Frequentemente não temos consciência de uma emoção, pois somos incapazes de à controlar propositadamente. (B) Essa é, à propósito, a semelhança que permite que a arte cruze fronteiras. (C) Por sinal, à essa semelhança imputa-se a causa da arte ser capaz de cruzar fronteiras. (D) A partir dessa semelhança, permite-se à arte cruzar fronteiras. (E) À uma região profunda do tronco cerebral atribui-se o ponto de partida de reações como um sorriso nascido de um prazer genuíno. 8. FCC/TRT-23/2016 O acento indicativo de crase está empregado corretamente em: (A) À esta assinatura eletrônica que usa algoritmos de criptografia assimétrica, dáse o nome de assinatura digital. (B) Destinada à resguardar a integridade de um documento, a assinatura digital usa a criptografia. (C) A assinatura digital destina-se à preservação da autoria de documentos eletrônicos. (D) A assinatura digital é útil à todas as pessoas que desejam proteger seus documentos eletrônicos. (E) A assinatura digital atende à várias finalidades, das quais se destaca a verificação da autoria do documento.

27 27 9. FCC/Manausprev/2015 O sinal indicativo de crase pode ser corretamente suprimido em: (A)...incapazes de trazê-lo à nossa domesticidade... (B) Renunciamos assim às árvores... (C)...nos permitimos fabricá-las à feição dos nossos sonhos... (D)...não está à mercê dos botânicos... (E)...não incorpora a árvore à atmosfera de nossos cuidados FCC/TRT-23/2016 Quanto à ocorrência de crase, considere as frases abaixo. I. No segmento... encontrar um mulungu em meio à vegetação..., pode-se substituir corretamente o elemento sublinhado por por entre, sem que nenhuma outra alteração seja feita. II. No segmento Disse isso à minha avó e ela riu..., pode-se suprimir o artigo definido sem prejuízo para o sentido e a correção. III. Uma redação correta para o segmento... na hora de ir para casa, caso se substitua a preposição "em" por "a", é: "à hora de ir para casa". Está correto o que consta em (A) I, II e III. (B) I, apenas. (C) III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I e II, apenas.

28 FCC/TRF-3/2016 O sinal indicativo de crase está empregado corretamente em: (A) Não era uma felicidade eufórica, semelhava-se mais à uma brisa de contentamento. (B) O vinho certamente me induziu àquela súbita vontade de abraçar uma árvore gigante. (C) Antes do fim da manhã, dediquei-me à escrever tudo o que me propusera para o dia. (D) A paineira sobreviverá a todas às 18 milhões de pessoas que hoje vivem em São Paulo. (E) Acho importante esclarecer que não sou afeito à essa tradição de se abraçar árvore.

29 29 Gabarito 1. A 2. C 3. D 4. D 5. C 6. D 7. D 8. C 9. A 10. D 11. B ACESSE:

Português. Crase. Professor Arthur Scandelari.

Português. Crase. Professor Arthur Scandelari. Português Crase Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português CRASE PARTE 1 1. (CESPE TCE-PA 2016) O verdadeiro problema é a dificuldade do setor público de adaptar suas despesas

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe:

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento ( a + o ) Não há crase, pois o encontro ocorreu entre

Leia mais

PROFESSORA: VERBENE LIMA

PROFESSORA: VERBENE LIMA PROFESSORA: VERBENE LIMA É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I Bárbara da Silva Português Aula 14 O uso da crase I A palavra crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. É de

Leia mais

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo a. A crase

Leia mais

Crase. Professora Raysa

Crase. Professora Raysa Crase Professora Raysa Conceito Processo de contração entre a preposição a e o artigo definido feminino a. Exemplo: Vou à festa. Casos Obrigatórios 1. Em locuções adverbiais femininas: O culto ecumênico

Leia mais

QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7

QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7 QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7 Este é um material de acompanhamento de Aulas Gratuitas transmitidas pelo AlfaCon em seu Canal Oficial no Youtube. Inscreva-se para receber o melhor conteúdo

Leia mais

Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às

Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às Crase Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às (preposição + artigo) a + aquela(s) = àquela(s) (preposição

Leia mais

USO DA CRASE. Bruna Camargo

USO DA CRASE. Bruna Camargo USO DA CRASE Bruna Camargo Conceito Fusão entre duas vogais idênticas. A + A = À Justificativa Sua correta utilização é, sobretudo, sinal de competência linguística em regência nominal e verbal, em se

Leia mais

Crase Preposição a + artigo feminino a

Crase Preposição a + artigo feminino a CRASE Crase Preposição a + artigo feminino a Vamos à piscina Quem vai, sempre vai a algum lugar. Piscina é um substantivo feminino antecedido do artigo do mesmo gênero. Portanto, neste caso constitui-se

Leia mais

CRASE. Prof. Samuel KühnK

CRASE. Prof. Samuel KühnK Prof. Samuel KühnK Definição e condições para a ocorrência: CRASE é uma palavra de origem grega que significa fusão, mistura. Em língua portuguesa, é esse o nome da fusão de dois sons idênticos, duas vogais

Leia mais

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo

Leia mais

CRASE PROFESSOR JAILTON

CRASE PROFESSOR JAILTON CRASE PROFESSOR JAILTON WWW.PROFESSORJAILTON.COM.BR CRASE Fusão --- Mistura Preposição a + artigo a (visita à praia) Preposição a + pronome aquele (superior àquele) Preposição a + demonstrativo a (voz

Leia mais

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS PORTUGUÊ S SEM FRESCURA PARA A PM-MS AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE. Oficina de Leitura e Produção de Textos

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE. Oficina de Leitura e Produção de Textos Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE Oficina de Leitura e Produção de Textos Orientadora: Ana Cristina Fricke Matte Orientanda : Karlla Andrea Leal Cruz Crase A crase é a

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE A CRASE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE Dizem que a crase não foi inventada para humilhar ninguém. No entanto, sabemos muito bem que seu uso adequado dá um certo trabalho a todos que escrevemos. O primeiro

Leia mais

Este, esta, esse ou essa: como usar?

Este, esta, esse ou essa: como usar? Este, esta, esse ou essa: como usar? Respondido por Reinaldo Passadori, do Instituto Passadori Educação Corporativa No mundo da informação é indiscutível que a língua escrita faz toda a diferença no momento

Leia mais

Crase. Condições para ocorrência de crase

Crase. Condições para ocorrência de crase Profº FCO Holanda Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

CRASE. NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE

CRASE.  NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE CRASE GRAMÁTICA CRASE A crase é um acento grave: A (preposição) + A (artigo) = À. Lembre-se de que a crase está relacionada às questões de regência verbal e nominal, portanto é muito importante relembrar

Leia mais

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE CASOS EM QUE OCORRE A CRASE A crase ocorre, obrigatoriamente, em três casos: 1º) O termo regente deve exigir complemento regido da preposição a, e o termo regido deve admitir o artigo feminino a(s): Pedi

Leia mais

Crase ENTENDENDO O CONCEITO DA CRASE (DE VERDADE) Observe a seguinte frase: "vou ao museu".

Crase ENTENDENDO O CONCEITO DA CRASE (DE VERDADE) Observe a seguinte frase: vou ao museu. Crase Hoje, Monster Guerreiros, nós vamos falar sobre a tal da crase, um assunto bem interessante e legal. Você não acha? (por favor, diga "sim" para eu não ficar sem graça). A crase não tem nada de misterioso

Leia mais

Pedi um favor a ela. CRASE ACENTO GRAVE PROFESSOR: MARCELO ROSENTHAL CRASE ACENTO GRAVE Explicamos o caso a essa pessoa. Contamos o caso a uma pessoa Estamosaptosafazeraprova. 1 Primeira Regra Básica Se

Leia mais

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade)

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade) CRASE O QUE É A CRASE? Crase é a união, a fusão de duas vogais iguais. A crase é representada pelo acento grave (`). Observe com atenção as construções abaixo: Ex.: Hoje você irá A + A cidade. (preposição

Leia mais

Crase - Emprego e Casos crase acento grave

Crase - Emprego e Casos crase acento grave Crase Crase - Emprego e Casos A crase é uma palavra com origem grega que denota "fusão". O sinal indicador deste fenômeno gramático é o acento grave. A crase ocorre quando a preposição "a" fundese com:

Leia mais

Crase. Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman

Crase. Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman Crase Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman Vamos estudar a crase sem crise de niervos! Oh, não! Crase!! Nãaooo! Aaaahhh!!! O Grito O grito (1893), obra do norueguês Edvar Munch, é uma das mais importantes

Leia mais

Emprego da crase. Cheirar à gasolina (feder a) Cheirar a gasolina (aspirar)

Emprego da crase. Cheirar à gasolina (feder a) Cheirar a gasolina (aspirar) Emprego da crase A palavra crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. É de grande importância a crase da preposição

Leia mais

Nivelamento de Português. Crase. Profa. Ivanilda Maria e Silva Bastos 2015

Nivelamento de Português. Crase. Profa. Ivanilda Maria e Silva Bastos 2015 Nivelamento de Português Crase Profa. Ivanilda Maria e Silva Bastos 2015 Crase é: Fusão de uma preposição A com : artigo definido feminino ( a, as): Refiro-me a + a prova de ontem. Refiro-me à prova de

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao.

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao. CRASE Prof. Daniel Do grego krasis : mistura. É a fusão entre preposição a e artigo a : Fui a a praia = Fui à praia Fui a o mar = Fui ao mar Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra

Leia mais

ÁREA PROIBIDA CRASE. doses mais altas, a ausência de crase no a se deve ao fato de o verbo resistir não exigir preposição.

ÁREA PROIBIDA CRASE. doses mais altas, a ausência de crase no a se deve ao fato de o verbo resistir não exigir preposição. PALAVRA A PALAVRA A Preposição a Artigo a, as Classifique o A A duas empresas foi oferecida a mesma proposta. A pedido dos pais, a criança poderá faltar a todas as aulas A governabilidade começou a existir

Leia mais

Crase. Manoel Francisco Guaranha

Crase. Manoel Francisco Guaranha Crase Manoel Francisco Guaranha Crase: fusão da preposição mais: Refiro-me à mulher de azul Artigo feminino a Aquele(s) Refiro-me àquele(s) senhor(es). Refiro-me àquela(s) senhora(s) Aquela(s) Aquilo Refiro-me

Leia mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais 5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho

Leia mais

CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO

CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO SUMÁRIO CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO 9 2 CRASE CRASE é um fenômeno fonético e sintático; fonético, porque simboliza a soma de dois sons iguais (A + A), sintático, porque sua ocorrência depende da

Leia mais

Língua Portuguesa Questões FCC Professor Alexandre Luz

Língua Portuguesa Questões FCC Professor Alexandre Luz Língua Portuguesa Questões FCC Professor Alexandre Luz www.masterjuris.com.br 1. Atente para as frases abaixo, redigidas a partir de frases do texto modificadas. I. O Brasil não figura entre os países

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Crase Crase É a fusão da preposição A mais o artigo A; preposição A mais os pronomes demonstrativos A ou AS; ou ainda a preposição A mais as iniciais dos pronomes

Leia mais

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Por. Professor: Eduardo Valladares e Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Crase - regras básicas 19/21 jun RESUMO sinalizada com o acento grave I. Regra Geral: Haverá crase quando for possível cumprir os

Leia mais

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Crase e Acento Facultativo AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA LÍNGUA PORTUGUESA CRASE E ACENTO FACULTATIVO PROF. JOÃO BOLOGNESI 1 Crase e Acento Facultativo Os pronomes possessivos,

Leia mais

Português Prof.ª Paula Barreto. Aula 7 : Crase

Português Prof.ª Paula Barreto. Aula 7 : Crase Português Prof.ª Paula Barreto Aula 7 : Crase EMENTA PORTUGUÊS 1. Acentuação gráfica. 2. Pontuação. 3. Estrutura e Formação de Palavras. 4. Classes de Palavras. 5. Frase, Oração e Período. 6. Termos da

Leia mais

Língua Portuguesa. Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Refiro-me àquelas garotas.

Língua Portuguesa. Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Refiro-me àquelas garotas. Língua Portuguesa Polícia DIREITO Militar SP Prof. Pablo Alex L. Gomes CONSTITUCIONAL Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Preposição + Artigo A + A = À Irei a cidade. - Irei a

Leia mais

SEDF / CESPE Gramática

SEDF / CESPE Gramática GRAN ONLINE SEDF / CESPE Gramática EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Fusão de duas vogais idênticas. Representa-se a crase graficamente por meio do acento grave. -Pediu à mãe que o ajudasse. -Referiu-se

Leia mais

CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA

CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Leia mais

1.1 Uso da crase. A crase indica a fusão da preposição a com o artigo a: Nós vamos à (a + a) Baixada. O Melhor do Atlético na Internet

1.1 Uso da crase. A crase indica a fusão da preposição a com o artigo a: Nós vamos à (a + a) Baixada. O Melhor do Atlético na Internet 1. Acentuação Todos os textos, até mesmo aqueles escritos em sites e fóruns da internet, precisam ser acentuados corretamente para que o leitor possa compreender facilmente o que o autor quer expressar.

Leia mais

Língua Portuguesa Mara Rúbia

Língua Portuguesa Mara Rúbia Língua Portuguesa Mara Rúbia Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Determina se os seus complementos são acompanhados

Leia mais

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Crase e Acento Facultativo AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA LÍNGUA PORTUGUESA CRASE E ACENTO FACULTATIVO PROF. JOÃO BOLOGNESI 1 Crase e Acento Facultativo Os pronomes possessivos,

Leia mais

Estudo de Crase Professor Bruno Luiz

Estudo de Crase Professor Bruno Luiz A crase possui uma importância enorme no entendimento do texto. Toda a interpretação de uma informação pode ser alterado com o uso (ou não) da crase. Veja: Exemplo 1: O menino cheira a gasolina. Exemplo

Leia mais

CRASE CONTRAÇÃO. Ele gosta da opinião daquele político radical. Ele acredita na opinião daquele político radical.

CRASE CONTRAÇÃO. Ele gosta da opinião daquele político radical. Ele acredita na opinião daquele político radical. CRASE CRASE CONTRAÇÃO Ele gosta da opinião daquele político radical. Ele acredita na opinião daquele político radical. Ele luta pela opinião daquele político radical. Ele se refere à opinião daquele político

Leia mais

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao.

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao. CRASE Prof. Daniel Do grego krasis : mistura. É a fusão entre preposição a e artigo a : Fui a a praia = Fui à praia Fui a o mar = Fui ao mar Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

quarta-feira, 29 de agosto de

quarta-feira, 29 de agosto de quarta-feira, 29 de agosto de 2012 1 CRASE Conceito: crase é a fusão de a (preposição) + a (artigo). Ex.: Ele vai a + o teatro = Ele vai ao teatro. Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja. Regra prática:

Leia mais

Crase. Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`).

Crase. Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`). 1 Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`). Princípios básicos para o emprego da crase: a) Antes de palavra feminina, clara ou subentendida; Dirijo-me

Leia mais

4ª edição revista, ampliada e atualizada. Nogueira -Lingua Portuguesa p conc-4ed.indb 3 22/11/ :23:55

4ª edição revista, ampliada e atualizada. Nogueira -Lingua Portuguesa p conc-4ed.indb 3 22/11/ :23:55 4ª edição revista, ampliada e atualizada 2017 Nogueira -Lingua Portuguesa p conc-4ed.indb 3 22/11/2016 17:23:55 543 CRASE SINTAXE CAPÍTULO 8 CRASE SUMÁRIO 1. Introdução 2. Regra geral 3. Casos em que sempre

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 38 Preposições II

Bárbara da Silva. Português. Aula 38 Preposições II Bárbara da Silva Português Aula 38 Preposições II Locução Prepositiva É o conjunto de duas ou mais palavras que têm o valor de uma preposição. A última palavra dessas locuções é sempre uma preposição.

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com TUDO SOBRE CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento. ( a + o ) Não há crase, pois o encontro

Leia mais

Crase. A + A = À A + Aquele = Àquele

Crase. A + A = À A + Aquele = Àquele Crase A + A = À A + Aquele = Àquele Explicação etimológica Do grego κρᾶσις (ação de misturar, mistura de elementos que se combinam num todo, temperamento, fusão de sons), adaptado ao latim tardio crásis

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Aula 5 1 Ocorre Crase

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:9

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:9 Data da entrega: 01/09/2017. COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 19 2017 / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:9 Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o

Leia mais

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada.

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada. PREPOSIÇÃO Ordem Direta da Oração: Sujeito + verbo + Complemento Ex.: Todos gostam de carnaval. Todos gostam carnaval. PREPOSIÇÃO QUEM ALGO ALGUÉM ALGUMA COISA SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO

Leia mais

Prof. André Moraes CRASE

Prof. André Moraes CRASE Prof. André Moraes CRASE CRASE = MISTURA DE SONS VOCÁLICOS IDÊNTICOS. A (PREPOSIÇÃO) + A(S) ARTIGO Ex.: Entreguei a caneta à filha de Jonas. A (PREPOSIÇÃO) + A QUAL / AS QUAIS Ex.: Conheço poucas pessoas

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 1º BIMESTRE AUTORIA MILLENA LEMOS DE ARAUJO DE QUEIROS Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I O texto abaixo é um curriculum vitae de

Leia mais

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PRONOMES PRONOMES INDEFINIDOS Os pronomes indefinidos são palavras que se referem a 3ª pessoa gramatical de modo vago, sem precisão, indeterminado. Alguém telefonou para você. Algumas pessoas tumultuaram

Leia mais

DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM

DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM LABORATÓRIO DE REDAÇÃO Corretoras: Patrícia Peres Rayane Ferreira Tainá Veras COMPETÊNCIA I SIGNIFICADO DAS COMPETÊNCIAS

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Crase II

PORTUGUÊS. aula. Crase II PORTUGUÊS aula Crase II Casos facultativos a) Antes de pronome possessivo feminino (singular): Ela pagou o curso a minha secretária. Ela pagou o curso à minha secretária. Casos facultativos b) Nomes de

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 SUMÁRIO Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 1.1. Tipos de texto, 22 1.2. Gênero de texto, 26 1.3. Tipos de discurso, 27 1.3.1. Discurso direto, 27 1.3.2. Discurso indireto, 28 1.3.3. Discurso indireto

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA * AULA 07 PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA

Leia mais

Crase. Regra geral à = a (preposição) + a (artigo) Termo regente exige preposição a e termo regido exige artigo a.

Crase. Regra geral à = a (preposição) + a (artigo) Termo regente exige preposição a e termo regido exige artigo a. Crase Regra geral à = a (preposição) + a (artigo) Termo regente exige preposição a e termo regido exige artigo a. Dirigiam-se à cidade. artigo a Agradecemos à moça. artigo a Obedeceram às leis. artigo

Leia mais

PORTUGUÊS IBFC. Professor Marco Antonio Macarrão

PORTUGUÊS IBFC. Professor Marco Antonio Macarrão PORTUGUÊS IBFC Professor Marco Antonio Macarrão QUESTÃO 01: IBFC COMLURB MÉDIO 2016 Leia o texto abaixo e identifique qual das alternativas apresenta correta aplicação de crase, seguindo a mesma lógica

Leia mais

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Por. Professor: Fernanda Vicente Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Crase - casos particulares 19/21 jun RESUMO Existem casos que merecem bastante atenção em relação ao uso da crase. Vamos conferi-los?

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais

Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre

Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre 1. Assinale a concordância inadequada. Concordância do verbo Ser a) Aqui faz verões terríveis. b) Era três horas quando Pedro saiu. c) A maior parte

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

Português. Profa. Flávia Rita

Português. Profa. Flávia Rita Português Profa. Flávia Rita Pergunta da Aluna: Danny Unidade: Para de minas 1- você mencionou em uma de suas aulas sobre pronome que o SE (sendo pronome apassivador) segue a regra dos demais pronomes

Leia mais

Português. Regular A1. Capacitación en Idiomas - Consultoría - Traducciones -

Português. Regular A1. Capacitación en Idiomas - Consultoría - Traducciones  - Português Regular A1 Pronomes Pessoais + Pronomes de Tratamento Eu Você / O senhor / A senhora Ele / Ela Nós / A gente Vocês / Os senhores / As senhoras Eles / Elas Pronomes Interrogativos Que Quem Qual,

Leia mais

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes. 1) Não haveria prejuízo à correção gramatical ou alteração o sentido

Leia mais

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER A Comissão Examinadora da Prova

Leia mais

REDAÇÃO PARA CONCURSOS

REDAÇÃO PARA CONCURSOS REDAÇÃO PARA CONCURSOS Sumário Primeira Parte Primeira Lição Poesia matemática Gramática acentuação gráfica Tipos de palavras Regras gerais Dupla prosódia Pronúncia duvidosa Orientação Ortográfica emprego

Leia mais

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho.

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho. CONCORDÂNCIA VERBAL CONCORDÂNCIA Concordância é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de número e pessoa entre o verbo e o sujeito. Ex.: Dois

Leia mais

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Professores: Décio Terror, Equipe Décio Terror INSTRUÇÕES DURAÇÃO DA PROVA: 30 minutos, incluído o tempo para preenchimento da folha

Leia mais

ÍNDICE curso CAIXA. Edital Sistematizado CAIXA Tópicos mais exigidos pela banca em ordem decrescente CRONOGRAMA do Curso...

ÍNDICE curso CAIXA. Edital Sistematizado CAIXA Tópicos mais exigidos pela banca em ordem decrescente CRONOGRAMA do Curso... ÍNDICE curso CAIXA Edital Sistematizado CAIXA...02 Tópicos mais exigidos pela banca em ordem decrescente...03 CRONOGRAMA do Curso...03 MÓDULO 1: Acentuação e Ortografia...04 Acentuação...04 Questões...10

Leia mais

AULA 5 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS I

AULA 5 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS I AULA 5 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS I MINISTÉRIO DA FAZENDA ARTIGO O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou

Leia mais

Crase proibida. responder a inquérito, tv a cabo, comida a quilo, ir a leilão, compra a prazo, voto a

Crase proibida. responder a inquérito, tv a cabo, comida a quilo, ir a leilão, compra a prazo, voto a CRASE II Conferindo Assinale C (certo) ou E (errado): Em uma sociedade complexa como a nossa, o homem não tem outra escolha a não ser se adaptar às forças cegas do processo social. Caso se substitua forças

Leia mais

Questões Comentadas Língua Portuguesa

Questões Comentadas Língua Portuguesa Maria Augusta Guimarães de Almeida Questões Comentadas Língua Portuguesa CESPE - FCC - FGV - CESGRANRIO - VUNESP - ESAF 1ª edição Recife PE 2016 QUESTÕES CESPE 1 - A vida do Brasil colonial era regida

Leia mais

Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL TEORIA (PARTE 1).

Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL TEORIA (PARTE 1). Curso/Disciplina: Português para Concursos (Concordância Verbal) Aula: Português para Concursos (Concordância Verbal) - 01 Professor : André Moraes Monitor : Virgilio Frederich Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja.

13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja. 13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja. 14) Concordância com mais de e menos de. * Com numeral um: verbo no singular.

Leia mais

CURSO CARDÁPIO DE PORTUGUÊS TEMA: CRASE VERSÃO 2017

CURSO CARDÁPIO DE PORTUGUÊS TEMA: CRASE VERSÃO 2017 CURSO CARDÁPIO DE PORTUGUÊS TEMA: CRASE VERSÃO 2017 01. ( CESGRANRIO 2016) O acento grave está utilizado de acordo com a norma-padrão na seguinte frase: a) O sol estava à pino no calçadão. b) O homem estava

Leia mais

Professor Jailton.

Professor Jailton. www.professorjailton.com.br Artigo Damos o nome de artigo às palavras o e um (e suas flexões) que se antepõem a um substantivo determinando-o de modo preciso (0 e suas flexões) ou vago (um e flexões),

Leia mais

ACENTUAÇÃO. Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave.

ACENTUAÇÃO. Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave. ACENTUAÇÃO Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave. Fomos à piscina à artigo e preposição Ocorrerá a crase sempre que houver um termo que exija

Leia mais

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O

Leia mais

A PARTÍCULA SE pode ser:

A PARTÍCULA SE pode ser: A PARTÍCULA SE pode ser: 1. Pronome reflexivo 2. Pronome recíproco 3. Pronome apassivador 4. Índice de indeterminação do sujeito 5. Parte integrante do verbo 6. Conjunção condicional 7. Palavra expletiva

Leia mais

MPU Português Crase Eli Castro Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

MPU Português Crase Eli Castro Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. MPU Português Crase Eli Castro 2013 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Crase O uso do acento grave é, às vezes, produto da contração de duas vogais idênticas; em outras,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 1º BIMESTRE AUTORIA SIMONI GUEDES TONIETTO Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I Outro Gênero Textual previsto para este bimestre é a

Leia mais

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS x COMPLEMENTOS GRAMÁTICA ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS só acompanham e podem ser retirados da oração sem que haja prejuízo de sentido. COMPLEMENTOS completam e não podem ser retirados da oração.

Leia mais

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal a) Bem sabes que eu quero muito meus pais. b) Eles perceberam que ela jamais perdoará a seus algozes. c) Eles

Leia mais

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda PRONOME 2º TRIMESTRE SEXTO ANO Professora Fernanda O QUE É PRONOME? Palavra que representa ou substitui um nome. PRONOME Exemplos: A moça era mesmo bonita. Ela morava nos meus sonhos! [substituição do

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Prefeitura Municipal de Itariri Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Recurso: Na pontuação não contem esse sinal --, que esta na frase II da pergunta 3 que diz está correta e sim

Leia mais

Pronome Relativo. Professora Gehilde Reis

Pronome Relativo. Professora Gehilde Reis Pronome Relativo Professora Gehilde Reis Pronome relativo - substitui um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações. Não conhecemos o aluno. O aluno saiu. Não conhecemos o aluno que

Leia mais

FCRIA-AP LÍNGUA PORTUGUESA CRASE. Livro Eletrônico FUNDAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO ESTADO DO AMAPÁ

FCRIA-AP LÍNGUA PORTUGUESA CRASE. Livro Eletrônico FUNDAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO ESTADO DO AMAPÁ FCRIA-AP FUNDAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO ESTADO DO AMAPÁ LÍNGUA PORTUGUESA CRASE Livro Eletrônico SUMÁRIO 1. Preposição (Por Regência) + Artigo...6 2. Preposição (Por Regência) + Pronome...13 3.

Leia mais

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Só quero na minha vida gente que transpire adrenalina de alguma forma. Gabriel García Márquez Prova Redações: R1 + R2 +

Leia mais