SEDF / CESPE Gramática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEDF / CESPE Gramática"

Transcrição

1 GRAN ONLINE

2 SEDF / CESPE Gramática

3

4 EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Fusão de duas vogais idênticas. Representa-se a crase graficamente por meio do acento grave. -Pediu à mãe que o ajudasse. -Referiu-se às disciplinas mais difíceis. -Foi àquele lugar porque precisava.

5 EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Fusão de duas vogais idênticas. Representa-se a crase graficamente por meio do acento grave. -Pediu à mãe que o ajudasse. -Referiu-se às disciplinas mais difíceis. -Foi àquele lugar porque precisava.

6 EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Fusão de duas vogais idênticas. Representa-se a crase graficamente por meio do acento grave. -Pediu a + a mãe que o ajudasse. -Referiu-se a + as disciplinas mais difíceis. -Foi a + aquele lugar porque precisava.

7 EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Fusão de duas vogais idênticas. Representa-se a crase graficamente por meio do acento grave. -Pediu a + a mãe que o ajudasse. -Referiu-se a + as disciplinas mais difíceis. -Foi a + aquele lugar porque precisava.

8 EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Fusão de duas vogais idênticas. Representa-se a crase graficamente por meio do acento grave. -Pediu à mãe que o ajudasse. -Referiu-se às disciplinas mais difíceis. -Foi àquele lugar porque precisava.

9 OCORRE CRASE 1. Antes de palavras femininas. 2. Na indicação de horas exatas. 3. Com os demonstrativos aquilo, aquele(s), aquela(s). 4. Com locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas (femininas).

10 OCORRE CRASE 1. Entreguei o lenço à menina que chorava. 2. Na indicação de horas exatas. 3. Com os demonstrativos aquilo, aquele(s), aquela(s). 4. Com locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas (femininas).

11 OCORRE CRASE 1. Entreguei o lenço à menina que chorava. 2. A prova começará às 9h Com os demonstrativos aquilo, aquele(s), aquela(s). 4. Com locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas (femininas).

12 OCORRE CRASE 1. Entreguei o lenço à menina que chorava. 2. A prova começará às 9h Entreguei o documento àquele triste pai. 4. Com locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas (femininas).

13 OCORRE CRASE 1. Entreguei o lenço à menina que chorava. 2. A prova começará às 9h Entreguei o documento àquele triste pai. 4. Foi parando à janela, sonhadora, à medida que o sol ia se pondo, e recordou-se do que conseguiu à custa de muitas lágrimas.

14 OCORRE CRASE 5. Antes dos relativos que, qual e quais, quando o A ou AS puderem ser substituídos por AO ou AOS. 6. Quando se subentende à moda de, à maneira de. 7. Os pronomes de tratamento senhora e senhorita.

15 OCORRE CRASE 5. São estas as perguntas às quais respondi sem pestanejar, e esta é a classificação à qual visei por anos. 6. Quando se subentende à moda de, à maneira de. 7. Os pronomes de tratamento senhora e senhorita.

16 OCORRE CRASE 5. São estas as perguntas às quais respondi sem pestanejar, e esta é a classificação à qual visei por anos. 6. O jovem fez versos à Camões, já que sempre se vestia à portuguesa. 7. Os pronomes de tratamento senhora e senhorita.

17 OCORRE CRASE 5. São estas as perguntas às quais respondi sem pestanejar, e esta é a classificação à qual visei por anos. 6. O jovem fez versos à Camões, já que sempre se vestia à portuguesa. 7. O documento enviado à senhorita foi extraviado.

18 OCORRE CRASE 8. O pronome de tratamento dona, quando vem modificado por adjetivo. 9. Antes das palavras casa e distância, quando determinadas. 10. Antes da palavra terra em oposição a bordo.

19 OCORRE CRASE 8. O médico dirigiu-se à bela dona que esperava na recepção. 9. Antes das palavras casa e distância, quando determinadas. 10. Antes da palavra terra em oposição a bordo.

20 OCORRE CRASE 8. O médico dirigiu-se à bela dona que esperava na recepção. 9. Faça seu preparatório para concurso à distância de um click. 10. Antes da palavra terra em oposição a bordo.

21 OCORRE CRASE 8. O médico dirigiu-se à bela dona que esperava na recepção. 9. Faça seu preparatório para concurso à distância de um click. 10. Os turistas voltaram à terra depois de um mês inteiro no cruzeiro.

22 CRASE FACULTATIVA 1. Antes de nome próprio feminino. 2. Antes de pronome possessivo feminino. 3. Depois da preposição até.

23 CRASE FACULTATIVA 1. Fizeram referência a/à Alice, a advogada. 2. Antes de pronome possessivo feminino. 3. Depois da preposição até.

24 CRASE FACULTATIVA 1. Fizeram referência a/à Alice, a advogada. 2. Visaram a/à sua função, sem escrúpulos. 3. Depois da preposição até.

25 CRASE FACULTATIVA 1. Fizeram referência a/à Alice, a advogada. 2. Visaram a/à sua função, sem escrúpulos. 3. Foram sozinhos até a/à escola municipal.

26 NUNCA OCORRE CRASE 1. Antes de palavras masculinas. 2. Antes de verbos. 3. Antes de palavras repetidas. 4. Antes de artigos indefinidos. 5. Antes de palavras no plural (se o a estiver no singular). 6. Antes de pronomes de tratamento (exceto senhora, senhorita e dona ).

27 NUNCA OCORRE CRASE 1. O prédio fica a 1km daqui. 2. Antes de verbos. 3. Antes de palavras repetidas. 4. Antes de artigos indefinidos. 5. Antes de palavras no plural (se o a estiver no singular). 6. Antes de pronomes de tratamento (exceto senhora, senhorita e dona ).

28 NUNCA OCORRE CRASE 1. O prédio fica a 1km daqui. 2. Esteve a esperar pelo gerente. 3. Antes de palavras repetidas. 4. Antes de artigos indefinidos. 5. Antes de palavras no plural (se o a estiver no singular). 6. Antes de pronomes de tratamento (exceto senhora, senhorita e dona ).

29 NUNCA OCORRE CRASE 1. O prédio fica a 1km daqui. 2. Esteve a esperar pelo gerente. 3. Estudou hora a hora, sem descanso. 4. Antes de artigos indefinidos. 5. Antes de palavras no plural (se o a estiver no singular). 6. Antes de pronomes de tratamento (exceto senhora, senhorita e dona ).

30 NUNCA OCORRE CRASE 1. O prédio fica a 1km daqui. 2. Esteve a esperar pelo gerente. 3. Estudou hora a hora, sem descanso. 4. Escreveu a uma mulher que mal conhece. 5. Antes de palavras no plural (se o a estiver no singular). 6. Antes de pronomes de tratamento (exceto senhora, senhorita e dona ).

31 NUNCA OCORRE CRASE 1. O prédio fica a 1km daqui. 2. Esteve a esperar pelo gerente. 3. Estudou hora a hora, sem descanso. 4. Escreveu a uma mulher que mal conhece. 5. Sua acusação destinava-se a mulheres que, por ventura, faltassem-lhe com respeito. 6. Antes de pronomes de tratamento (exceto senhora, senhorita e dona ).

32 NUNCA OCORRE CRASE 1. O prédio fica a 1km daqui. 2. Esteve a esperar pelo gerente. 3. Estudou hora a hora, sem descanso. 4. Escreveu a uma mulher que mal conhece. 5. Sua acusação destinava-se a mulheres que, por ventura, faltassem-lhe com respeito. 6. A solicitação foi enviada a Sua Excelência o Deputado Federal Fulano.

33 (QUESTÕES)

34 Anteriormente à primeira Constituição pátria, a de 1824, vigoraram as Ordenações Afonsinas, as Manuelinas e as Filipinas. 1. No trecho Anteriormente à primeira Constituição pátria, o emprego do acento indicativo de crase é facultativo.

35 Anteriormente à primeira Constituição pátria, a de 1824, vigoraram as Ordenações Afonsinas, as Manuelinas e as Filipinas. 1. No trecho Anteriormente à primeira Constituição pátria, o emprego do acento indicativo de crase é facultativo.

36 Anteriormente à primeira Constituição pátria, a de 1824, vigoraram as Ordenações Afonsinas, as Manuelinas e as Filipinas. 1. No trecho Anteriormente à primeira Constituição pátria, o emprego do acento indicativo de crase é facultativo.

37 A história constitucional brasileira está repleta de referências difusas à segurança pública, mas, até a Constituição Federal de 1988 (CF), esse tema não era tratado em capítulo próprio nem previsto mais detalhadamente notexto constitucional. 2. Na linha 2, o emprego do acento indicativo de crase em à segurança pública justifica-se pela regência do termo difusas e pela presença do artigo definido a antes de segurança pública.

38 A história constitucional brasileira está repleta de referências difusas à segurança pública, mas, até a Constituição Federal de 1988 (CF), esse tema não era tratado em capítulo próprio nem previsto mais detalhadamente notexto constitucional. 2. Na linha 2, o emprego do acento indicativo de crase em à segurança pública justifica-se pela regência do termo difusas e pela presença do artigo definido a antes de segurança pública.

39 A história constitucional brasileira está repleta de referências difusas à segurança pública, mas, até a Constituição Federal de 1988 (CF), esse tema não era tratado em capítulo próprio nem previsto mais detalhadamente notexto constitucional. 2. Na linha 2, o emprego do acento indicativo de crase em à segurança pública justifica-se pela regência do termo difusas e pela presença do artigo definido a antes de segurança pública.

40 Chama-lhe à minha vida uma casa, dá o nome de relíquias aos inéditos e impressos que aqui vão, ideias, histórias, críticas, diálogos, e verás explicados o livro e o título. 3. No trecho Chama-lhe à minha vida uma casa, é facultativo o emprego do sinal indicativo de crase.

41 Chama-lhe à minha vida uma casa, dá o nome de relíquias aos inéditos e impressos que aqui vão, ideias, histórias, críticas, diálogos, e verás explicados o livro e o título. 3. No trecho Chama-lhe à minha vida uma casa, é facultativo o emprego do sinal indicativo de crase.

42 Chama-lhe à minha vida uma casa, dá o nome de relíquias aos inéditos e impressos que aqui vão, ideias, histórias, críticas, diálogos, e verás explicados o livro e o título. 3. No trecho Chama-lhe à minha vida uma casa, é facultativo o emprego do sinal indicativo de crase.

43 O eixo norteador da gestão estratégica de recursos humanos é a ênfase nas pessoas como variável determinante do sucesso organizacional, visto que a busca pela competitividade impõe à organização a necessidade de contar com profissionais altamente qualificados, aptos a fazer frente às ameaças e oportunidades do mercado. 4. Na linha 4, a forma verbal impõe exige dois complementos: um, introduzido pela preposição a por isso, o acento indicativo de crase em à organização ; e outro, sem preposição de que decorre o não uso da crase em a necessidade.

44 O eixo norteador da gestão estratégica de recursos humanos é a ênfase nas pessoas como variável determinante do sucesso organizacional, visto que a busca pela competitividade impõe à organização a necessidade de contar com profissionais altamente qualificados, aptos a fazer frente às ameaças e oportunidades do mercado. 4. Na linha 4, a forma verbal impõe exige dois complementos: um, introduzido pela preposição a por isso, o acento indicativo de crase em à organização ; e outro, sem preposição de que decorre o não uso da crase em a necessidade.

45 O eixo norteador da gestão estratégica de recursos humanos é a ênfase nas pessoas como variável determinante do sucesso organizacional, visto que a busca pela competitividade impõe à organização a necessidade de contar com profissionais altamente qualificados, aptos a fazer frente às ameaças e oportunidades do mercado. 4. Na linha 4, a forma verbal impõe exige dois complementos: um, introduzido pela preposição a por isso, o acento indicativo de crase em à organização ; e outro, sem preposição de que decorre o não uso da crase em a necessidade.

46 O eixo norteador da gestão estratégica de recursos humanos é a ênfase nas pessoas como OBJETO variável INDIRETO determinante OBJETO do sucesso organizacional, visto que a DIRETO busca pela competitividade impõe à organização a necessidade de contar com profissionais altamente qualificados, aptos a fazer frente às ameaças e oportunidades do mercado. 4. Na linha 4, a forma verbal impõe exige dois complementos: um, introduzido pela preposição a por isso, o acento indicativo de crase em à organização ; e outro, sem preposição de que decorre o não uso da crase em a necessidade.

47 O eixo norteador da gestão estratégica de recursos humanos é a ênfase nas pessoas como variável determinante do sucesso organizacional, visto que a busca pela competitividade impõe à organização a necessidade de contar com profissionais altamente qualificados, aptos a fazer frente às ameaças e oportunidades do mercado. 4. Na linha 4, a forma verbal impõe exige dois complementos: um, introduzido pela preposição a por isso, o acento indicativo de crase em à organização ; e outro, sem preposição de que decorre o não uso da crase em a necessidade.

48 Na organização do poder político no Estado moderno, à luz da tradição iluminista, o direito tem por função a preservação da liberdade humana, de maneira a coibir a desordem do estado de natureza, que, em virtude do risco da dominação dos mais fracos pelos mais fortes, exige a existência de um poder institucional. 5. O emprego do sinal indicativo de crase em à luz da tradição iluminista é facultativo, ou seja, a sua retirada não prejudicaria a correção gramatical nem o sentido original do texto.

49 Na organização do poder político no Estado moderno, à luz da tradição iluminista, o direito tem por função a preservação da liberdade humana, de maneira a coibir a LOCUÇÃO desordem do estado de natureza, que, em FEMININA! ADVERBIAL virtudecircunstancial do risco da dominação dos mais fracos pelos mais fortes, exige a existência de um poder institucional. 5. O emprego do sinal indicativo de crase em à luz da tradição iluminista é facultativo, ou seja, a sua retirada não prejudicaria a correção gramatical nem o sentido original do texto.

50 Na organização do poder político no Estado moderno, à luz da tradição iluminista, o direito tem por função a preservação da liberdade humana, de maneira a coibir a desordem do estado de natureza, que, em virtude do risco da dominação dos mais fracos pelos mais fortes, exige a existência de um poder institucional. 5. O emprego do sinal indicativo de crase em à luz da tradição iluminista é facultativo, ou seja, a sua retirada não prejudicaria a correção gramatical nem o sentido original do texto.

51 Em meio a esse cenário, foi elaborado o texto constitucional, que, desde então, recebeu a denominação de Constituição Cidadã. 6. No trecho Em meio a esse cenário, a inserção de sinal indicativo de crase no a acarretaria prejuízo à correção gramatical do texto.

52 Em meio a esse cenário, foi elaborado o texto constitucional, que, desde então, recebeu a denominação de Constituição Cidadã. 6. No trecho Em meio a esse cenário, a inserção de sinal indicativo de crase no a acarretaria prejuízo à correção gramatical do texto.

53 Em meio à esse cenário, foi elaborado o texto constitucional, que, desde então, recebeu a denominação de Constituição Cidadã. 6. No trecho Em meio a esse cenário, a inserção de sinal indicativo de crase no a acarretaria prejuízo à correção gramatical do texto.

54 Em meio à esse cenário, foi elaborado o texto constitucional, que, desde então, recebeu a denominação de Constituição Cidadã. 6. No trecho Em meio a esse cenário, a inserção de sinal indicativo de crase no a acarretaria prejuízo à correção gramatical do texto.

55 Em meio a esse cenário, foi elaborado o texto constitucional, que, desde então, recebeu a denominação de Constituição Cidadã. 6. No trecho Em meio a esse cenário, a inserção de sinal indicativo de crase no a acarretaria prejuízo à correção gramatical do texto.

56

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com TUDO SOBRE CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento. ( a + o ) Não há crase, pois o encontro

Leia mais

Gramática Eletrônica. Uma dificuldade relacionada com a regência refere-se ao fenômeno da crase. A crase só ocorre quando há a fusão de duas vogais:

Gramática Eletrônica. Uma dificuldade relacionada com a regência refere-se ao fenômeno da crase. A crase só ocorre quando há a fusão de duas vogais: Lição 12 Crase Uma dificuldade relacionada com a regência refere-se ao fenômeno da crase. A crase só ocorre quando há a fusão de duas vogais: a + a = à preposição artigo ou pronome demonstrativo a + aquele

Leia mais

Crase. Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`).

Crase. Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`). 1 Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`). Princípios básicos para o emprego da crase: a) Antes de palavra feminina, clara ou subentendida; Dirijo-me

Leia mais

Sumário. 2. Regras para emprego do hífen...14 Exercícios para fixação...17 2.1 Quadro prático para verificação de emprego de hífen...17 Gabarito...

Sumário. 2. Regras para emprego do hífen...14 Exercícios para fixação...17 2.1 Quadro prático para verificação de emprego de hífen...17 Gabarito... Sumário Capítulo 1 Ortografia.... 1 1. Regras de acentuação gráfica...1 1.1. Acentuação dos vocábulos monossilábicos...1 1.2. Acentuação dos vocábulos oxítonos...1 1.3. Acentuação dos vocábulos paroxítonos...2

Leia mais

CRASE. Prof. Flaverlei A. Silva

CRASE. Prof. Flaverlei A. Silva CRASE Prof. Flaverlei A. Silva Crase é a fusão da preposição a com o artigo definido feminino a, ou com determinados pronomes iniciados pela vogal a. Na escrita, é marcada pelo acento grave (à). Casos

Leia mais

Crase. Regra geral à = a (preposição) + a (artigo) Termo regente exige preposição a e termo regido exige artigo a.

Crase. Regra geral à = a (preposição) + a (artigo) Termo regente exige preposição a e termo regido exige artigo a. Crase Regra geral à = a (preposição) + a (artigo) Termo regente exige preposição a e termo regido exige artigo a. Dirigiam-se à cidade. artigo a Agradecemos à moça. artigo a Obedeceram às leis. artigo

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Página 172

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Página 172 CONCORDÂNCIA NOMINAL Página 172 CONCORDÂNCIA NOMINAL É a concordância, em gênero e número, entre o substantivo e seus determinantes: o adjetivo, o pronome adjetivo, o artigo, o numeral e o verbo no particípio.

Leia mais

Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo. Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21

Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo. Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21 Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo Português, língua materna 16 Português, língua padrão 17 Outras variedades do português 18 Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21 Parte

Leia mais

CRASE TEORIA. REGRA GERAL A crase ocorrerá sempre que o termo anterior exigir a preposição a e o termo posterior admitir o artigo a ou as.

CRASE TEORIA. REGRA GERAL A crase ocorrerá sempre que o termo anterior exigir a preposição a e o termo posterior admitir o artigo a ou as. CRASE TEORIA (Aluna do Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe da Universidade Estácio de Sá) Crase é a fusão da preposição a com o artigo a ou com o a inicial dos pronomes demonstrativos aquele, aquela,

Leia mais

PORTUGUÊS OBJETIVO EMPREGO DA CRASE PROFESSOR: MARCIO COELHO. À = ao / Às = aos. 1. Sou contrário métodos adotados. 11. Dirigi-me Senhor Paulo.

PORTUGUÊS OBJETIVO EMPREGO DA CRASE PROFESSOR: MARCIO COELHO. À = ao / Às = aos. 1. Sou contrário métodos adotados. 11. Dirigi-me Senhor Paulo. 1º CASO À = ao / Às = aos Avaliação teórica 01 Na 1ª frase, coloque ao (s), a (s), o (s) Na 2ª frase, coloque a, as, com ou sem acento. 1. Sou contrário métodos adotados. 11. Dirigi-me Senhor Paulo. Sou

Leia mais

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio Língua Portuguesa Texto com função informativa. Pronomes relativos. Adjunto adverbial. Artigo de opinião. Conjunção e locução conjuntiva. Concordância nominal. Colocação pronominal. Texto de divulgação

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios com respostas para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA com DUDA NOGUEIRA Comentários da prova BANCO do BRASIL Aplicada 15/03/2015

LÍNGUA PORTUGUESA com DUDA NOGUEIRA Comentários da prova BANCO do BRASIL Aplicada 15/03/2015 1 PROVA Escriturário BANCO DO BRASIL - aplicada 15/03/2015 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos nossos, como foi comentado no curso SÓ BB (http://www.sobb.com.br/), a prova foi muito tranquila e não há possibilidade

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V 172431 ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V 172431 ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Ensino Básico PLNM A2-2º Ciclo Turmas 3º Período Total 5º3 37 75 44 156 6º1 37 75 39 151 - Verbos (modo indicativo Presente, Pretérito Perfeito, Pretérito Imperfeito); - Advérbios e locuções adverbiais;

Leia mais

Curso Intensivo Portugués A1-A2. Nivel Oficial Consejo Europeo. Idiomas

Curso Intensivo Portugués A1-A2. Nivel Oficial Consejo Europeo. Idiomas Curso Intensivo Portugués A1-A2. Nivel Oficial Consejo Europeo Idiomas Ficha Técnica Categoría Idiomas Referencia 6185-1501 Precio 31.16 Euros Sinopsis El portugués, con más de 240 millones de hablantes

Leia mais

Sem o acento, uma frase como essa teria seu sentido alterado, pois, em "Saiu a francesa", "a francesa" é o sujeito da oração.

Sem o acento, uma frase como essa teria seu sentido alterado, pois, em Saiu a francesa, a francesa é o sujeito da oração. OBS.: A locução prepositiva "à moda de" tem uma peculiaridade: nela se costuma observar a elisão do substantivo feminino "moda", mas, mesmo nos casos em que isso ocorre, mantém-se o acento de crase. Ex.:

Leia mais

Português- Prof. Verônica Ferreira

Português- Prof. Verônica Ferreira Português- Prof. Verônica Ferreira 1 Com relação a aspectos linguísticos e aos sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir. No trecho que podemos chamar de silenciosa (l.15-16), o termo de silenciosa

Leia mais

Guía del Curso Curso Intensivo Portugués A1-A2. Nivel Oficial Consejo Europeo

Guía del Curso Curso Intensivo Portugués A1-A2. Nivel Oficial Consejo Europeo Guía del Curso Curso Intensivo Portugués A1-A2. Nivel Oficial Consejo Europeo Modalidad de realización del curso: Número de Horas: Titulación: Online 100 Horas Diploma acreditativo con las horas del curso

Leia mais

Conteúdos do Vestibulinho 2016

Conteúdos do Vestibulinho 2016 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Vogais e Consoantes; O Alfabeto incluindo as letras (K,W,Y); Sons nasais (o uso do til); Separação de Sílabas; Alfabeto maiúsculo e minúsculo; Substantivo próprio e comum; Interpretação

Leia mais

Dificuldades da Língua Portuguesa

Dificuldades da Língua Portuguesa Dificuldades da Língua Portuguesa 1. A / há Emprega-se a na indicação de tempo futuro; emprega-se há na indicação de tempo passado. Ex.: Ela voltará daqui a um ano. Ex.: Eu não a vejo há muito tempo. 2.

Leia mais

PROFESSOR DE ARTES CONHECIMENTOS GERAIS

PROFESSOR DE ARTES CONHECIMENTOS GERAIS PROFESSOR DE ARTES CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS Gestos que encantam O Coral Mãos que Cantam, formado por surdos e deficientes da fala que se expressam pela língua brasileira de sinais (libras), recebe

Leia mais

Fonte:intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ ouapostila_portugues_varlinguistica_2.pdf

Fonte:intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ ouapostila_portugues_varlinguistica_2.pdf Sobre Variação Linguística Você já conversou com uma pessoa simples, que vive na roça? Teve oportunidade de observar como essa pessoa fala? Leia o texto a seguir: Texto I Seu dotô me conhece? Patativa

Leia mais

Estado de Goiás Prefeitura Municipal de Campos Belos - Goiás. Processo Seletivo Público nº. 001/2015 ANEXO I

Estado de Goiás Prefeitura Municipal de Campos Belos - Goiás. Processo Seletivo Público nº. 001/2015 ANEXO I Processo Seletivo Público nº. 001/2015 ANEXO I Edital nº. 001/2015 CARGO: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE Numero de vagas: Agente Comunitário de Saúde Microárea 11 da Área Bem Bom 01 (uma) Agente Comunitário

Leia mais

Português 3º ano João J. Concordância Verbal II

Português 3º ano João J. Concordância Verbal II Português 3º ano João J. Concordância Verbal II CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito. Caso geral: o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Ela não acredita em Deus.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 5ºANO CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 5ºANO CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 5ºANO CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS 1º PERÍODO 17 de setembro a 17 de dezembro 1ª INTERRUPÇÃO 18 de dezembro a 3 de janeiro 2º PERÍODO 04 de janeiro a 18 de março 2ª INTERRUPÇÃO

Leia mais

Preposição e Conjunção. Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar

Preposição e Conjunção. Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar Preposição e Conjunção Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar Preposição Conectam os termos dos sintagmas Locuções prepositivas são duas ou mais palavras que funcionam como preposição. Em uma

Leia mais

Pronomes e quantificadores universais e indefinidos

Pronomes e quantificadores universais e indefinidos Pronomes e quantificadores universais e indefinidos Pronomes e quantificadores indefinidos: referem uma pessoa, coisa ou fenómeno de uma forma imprecisa ou indeterminada, indicando quantidade ou diferença.

Leia mais

Palavra 2- A duas empresas foi

Palavra 2- A duas empresas foi Analise as frases: Palavra A 2- A duas empresas foi oferecida a mesma proposta. 1- A mulher recorreu a uma estratégia correta: a de buscar igualdades. 3- A pedido dos pais, a criança poderá faltar a todas

Leia mais

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 2 MATEMÁTICA E HABILIDADES REVISÃO 1 REVISÃO 2 2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 3 MATEMÁTICA E HABILIDADES INTERATIVIDADE PRONOME PESSOAL DO CASO RETO E DE TRATAMENTO Pronome Pessoal

Leia mais

Professora Verônica Ferreira PROVA CESGRANRIO 2012 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL TÉCNICO BANCÁRIO

Professora Verônica Ferreira PROVA CESGRANRIO 2012 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL TÉCNICO BANCÁRIO Professora Verônica Ferreira PROVA CESGRANRIO 2012 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL TÉCNICO BANCÁRIO 1 Q236899 Prova: CESGRANRIO - 2012 - Caixa - Técnico Bancário Disciplina: Português Assuntos: 6. Interpretação

Leia mais

NÃO OCORRE CRASE CASOS FACULTATIVOS

NÃO OCORRE CRASE CASOS FACULTATIVOS NÃO OCORRE CRASE *ANTES DE VERBOS *ANTES DE PALAVRAS MASCULINAS *ANTES DE PRONOMES DE TRATAMENTO *ANTES DOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS (ESTA, ESSA) *ANTES DE PRONOMES E ARTIGOS INDEFINIDOS *ENTRE PALAVRAS

Leia mais

RESULTADO DOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA EDITAL 02/2012.

RESULTADO DOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA EDITAL 02/2012. RESULTADO DOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA EDITAL 02/2012. LEGENDA DOS RESULTADOS Deferido: Recurso acatado Indeferido: Recurso não acatado Questão já anulada: Questão anulada por outro recurso analisado

Leia mais

Curso FIC Espanhol Básico I, II, III e IV

Curso FIC Espanhol Básico I, II, III e IV Curso FIC Espanhol Básico I, II, III e IV Descrição do Curso O Curso tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades básicas de compreensão, conversação, leitura e escrita da língua espanhola, com o

Leia mais

Pronomes Relativos. Gramatica Morfologia

Pronomes Relativos. Gramatica Morfologia Pronomes Relativos Gramatica Morfologia Definição São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. Introduzem as orações subordinadas adjetivas.

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova...

Sumário. Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova... PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio

Leia mais

Questão 01 Interpretação de texto. Questão 02 Acentuação gráfica

Questão 01 Interpretação de texto. Questão 02 Acentuação gráfica COMENTÁRIOS E RESPOSTAS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DE NÍVEL MÉDIO PARA AGENTE ADMINSITRATIVO AUXILIAR PORTO ALEGRE DO CONCURSO DA FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO E PESQUISA EM SAÚDE FEPS PROVA REALIZADA

Leia mais

Tema 2. A acentuação... 19 2.1. Nota prévia... 19 2.2. Os acentos... 19 2.3. Regras de acentuação... 20

Tema 2. A acentuação... 19 2.1. Nota prévia... 19 2.2. Os acentos... 19 2.3. Regras de acentuação... 20 ÍNDICE Tema 1. Vogais e consoantes... 11 1.1. Introdução às vogais... 11 1.2. A metafonia... 12 1.3. Vogais nasais... 13 1.4. Acerca do sistema consonântico... 14 1.5. Quadro geral das consoantes portuguesas...

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS Parte 1

CLASSES GRAMATICAIS Parte 1 CLASSES GRAMATICAIS Parte 1 Professora Idilvânia 1 Existem 10 Classes Gramaticais Artigo Substantivo Adjetivo Advérbio Preposição Pronomes Verbo Conjunção Numeral Interjeição 2 ARTIGO Qualifica ou determina

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Projeto dia Internacional da mulher atividade fotocopiada Atividade no álbum - com a ajuda de

Leia mais

Subclasses dos Determinantes 1. Determinantes Artigos 1.1 Definidos Masculino Feminino Singular o a Plural os as Os determinantes artigos definidos sã

Subclasses dos Determinantes 1. Determinantes Artigos 1.1 Definidos Masculino Feminino Singular o a Plural os as Os determinantes artigos definidos sã O Determinante Os determinantes são classes de palavras variáveis, isto é, têm flexão em género (masculino/feminino) e número (singular/plural). Caracterizam-se por especificarem os nomes e com eles concordarem

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul NÚMERO DA VAGA: 22 venho por meio deste pedir a anulação

Leia mais

Professora Verônica Ferreira

Professora Verônica Ferreira Professora Verônica Ferreira 1- Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Técnico Administrativo (questão nº 1) Disciplina: Português Assuntos: Crase; Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas

Leia mais

Assunto de Prova da III Unidade Ensino Fundamental II

Assunto de Prova da III Unidade Ensino Fundamental II Assunto de Prova da III Unidade Ensino Fundamental II Redação 5 Série/ 6 Ano - I - Fábula - Interpretação textual II - Diferenças entre Poesia e Poema III - Bilhete - Produção textual IV - "Terra dos Meninos

Leia mais

A escrita que faz a diferença

A escrita que faz a diferença A escrita que faz a diferença Inclua a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro em seu planejamento de ensino A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério

Leia mais

Conteúdos: O gênero dos substantivos. Substantivos comuns de dois gêneros.

Conteúdos: O gênero dos substantivos. Substantivos comuns de dois gêneros. Conteúdos: O gênero dos substantivos. Substantivos comuns de dois gêneros. Habilidades: - Identificar os elementos para a construção da forma feminina dos substantivos. - Classificar e reconhecer as características

Leia mais

Sumário. A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1. A língua portuguesa no ensino superior... 3. O novo acordo ortográfico...

Sumário. A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1. A língua portuguesa no ensino superior... 3. O novo acordo ortográfico... Sumário I A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1 A língua portuguesa no ensino superior... 3 POR QUE ESTUDAR PORTUGUÊS NO ENSINO SUPERIOR... 5 Concepções de gramática... 6 O novo acordo ortográfico...

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO V PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Leia o texto com atenção. Tati do Tocantins Cristina Von Quem nasce no estado do Tocantins é tocantinense. O Tocantins fica

Leia mais

GESTÃO DO PROGRAMA DE FRANCÊS - 7º ano. Manual: Magie des Mots

GESTÃO DO PROGRAMA DE FRANCÊS - 7º ano. Manual: Magie des Mots ANO LETIVO 2013 / 2014 GESTÃO DO PROGRAMA DE FRANCÊS - 7º ano Manual: Magie des Mots Professoras: Elsa Teiga, Filomena Parracho, Maria Barreirinha, Teresa Madaíl COMPETÊNCIAS GERAIS 1 Desenvolver uma competência

Leia mais

Pronomes Parte II. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 39 a 44 (pág. 408 a 417)

Pronomes Parte II. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 39 a 44 (pág. 408 a 417) Pronomes Parte II Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 39 a 44 (pág. 408 a 417) Professora Simone 2 Pronomes Indefinidos São aqueles que se referem à terceira pessoa gramatical (aquele/aquilo de quem se fala)

Leia mais

Crase. Regra Geral. Maria vai a + a festa. Maria vai à festa

Crase. Regra Geral. Maria vai a + a festa. Maria vai à festa Crase Regra Geral prep artigo Maria vai a + a festa Maria vai à festa 1. Em locuções adverbiais de que participam palavras femininas: às vezes à toa à vontade às cegas à tarde / à noite / à beça / às moscas

Leia mais

Complemento nominal Adjunto adnominal Objeto indireto Predicativo do sujeito Predicativo do objeto Adjunto Adverbial Agente da passiva Aposto e

Complemento nominal Adjunto adnominal Objeto indireto Predicativo do sujeito Predicativo do objeto Adjunto Adverbial Agente da passiva Aposto e Complemento nominal Adjunto adnominal Objeto indireto Predicativo do sujeito Predicativo do objeto Adjunto Adverbial Agente da passiva Aposto e Vocativo Tipos de predicado COMPLEMENTO NOMINAL OU ADJUNTO

Leia mais

EMBAIXADA DO BRASIL EM DUBLIN EDITAL Nº 01/2015

EMBAIXADA DO BRASIL EM DUBLIN EDITAL Nº 01/2015 EMBAIXADA DO BRASIL EM DUBLIN EDITAL Nº 01/2015 O Embaixada do Brasil em Dublin faz saber aos interessados, por meio da Comissão de Seleção designada pelo Senhor Embaixador do Brasil em Dublin, que realizará

Leia mais

Conteúdos de provas TRIMESTRAIS do 2º trimestre. Fundamental II - 2013- MANHÃ

Conteúdos de provas TRIMESTRAIS do 2º trimestre. Fundamental II - 2013- MANHÃ Conteúdos de provas TRIMESTRAIS do 2º trimestre Fundamental II - 2013- MANHÃ 6º ano - Decomposição em fatores primos - MDC e MMC (cálculo e situação -problema) -frações -situações -problema com as operações:

Leia mais

AGENTE DA PASSIVA. É o termo da oração que se refere a um verbo na voz passiva, sempre introduzido por preposição.

AGENTE DA PASSIVA. É o termo da oração que se refere a um verbo na voz passiva, sempre introduzido por preposição. AGENTE DA PASSIVA AGENTE DA PASSIVA É o termo da oração que se refere a um verbo na voz passiva, sempre introduzido por preposição. As terras foram desapropriadas pelo governo. Sujeito (paciente) Verbo

Leia mais

PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA...

PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA... Sumário PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA... 3 1.1. Fonema...3 1.2. Classificação dos fonemas...4 1.3. Encontros vocálicos...5 1.4. Encontros consonantais...5 1.5. Dígrafos...6 1.6. Dífono...7 1.7.

Leia mais

Normas para Apresentação de Trabalhos Ensino Médio (normas simplificadas adaptadas da ABNT)

Normas para Apresentação de Trabalhos Ensino Médio (normas simplificadas adaptadas da ABNT) Normas para Apresentação de Trabalhos Ensino Médio (normas simplificadas adaptadas da ABNT) Todo trabalho escolar, acadêmico e cientifico necessita de padronização na sua forma de apresentação, para transmitir

Leia mais

ESTADO DA PARAíBA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ínete DO DEPUTADO NABOR WANDERLEY" A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA PARAíBA DECRETA:

ESTADO DA PARAíBA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ínete DO DEPUTADO NABOR WANDERLEY A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA PARAíBA DECRETA: 7 ESTADO DA PARAíBA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ínete DO DEPUTADO NABOR WANDERLEY" PROJETO DE LEI N2 ~ G G /2016. Dispõe sobre a gratuidade de passagens em transportes aéreos de passageiros para idosos e deficientes

Leia mais

E-Learning Uma estratégia para a qualidade do ensino/aprendizagem. Ensino a Distância

E-Learning Uma estratégia para a qualidade do ensino/aprendizagem. Ensino a Distância E-Learning Uma estratégia para a qualidade do ensino/aprendizagem (num contexto académico) Vou dividir a minha apresentação sobre... em 3 partes: Conceito de e-learning Apresentar a intranet dos alunos

Leia mais

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É?

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Escola de Maria: Escola da Fé FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Formação Litúrgica: Liturgia: conceito O que é Liturgia? Termo de origem grega. ERGON (OBRA, AÇÃO, EMPREENDIMEN TO) (PÚBLICO) LEITON

Leia mais

Pronomes e determinantes demonstrativos

Pronomes e determinantes demonstrativos Pronomes e determinantes demonstrativos Pronomes e determinantes demonstrativos - formas Masculino Feminino Formas variáveis Singular este esse aquele esta essa aquela Formas invariáveis (neutras) isto

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA - Grupos D, E, F e G - Gabarito INSTRUÇÕES Ao responder às questões é indispensável: inter-relacionar idéias e argumentos; expressar-se com vocabulário apropriado

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e conquistas Aluno (a): MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais,

Leia mais

CALENDÁRIO DAS PROVAS MENSAIS-2014. 2º ANO A Prof. Ana Cristina 3º BIMESTRE DIA/MÊS DISCIPLINA CONTEÚDOS

CALENDÁRIO DAS PROVAS MENSAIS-2014. 2º ANO A Prof. Ana Cristina 3º BIMESTRE DIA/MÊS DISCIPLINA CONTEÚDOS 2º ANO A Prof. Ana Cristina 3º BIMESTRE 11/8 Português Ortografia, letra H, interpretação Gênero do substantivo: masculino e feminino. Número do substantivo: singular e plural. Pronomes possessivos e pessoais.

Leia mais

Licenciatura em Serviço Social. Intervenção Social na Infância, Adolescência e Velhice. Ano letivo 2014/2015

Licenciatura em Serviço Social. Intervenção Social na Infância, Adolescência e Velhice. Ano letivo 2014/2015 A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS Licenciatura em Serviço Social Intervenção Social na Infância, Adolescência e Velhice Ano letivo 2014/2015 O acolhimento institucional constitui uma medida de

Leia mais

CRASE. CONCEITO - É a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave (`).

CRASE. CONCEITO - É a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave (`). CRASE CONCEITO - É a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave (`). A crase pode ocorrer entre: 1) Preposição A e os artigos A, AS Há limites a+a tolerância humana

Leia mais

REGULAMENTO I OLIMPÍADA A PRÁXIS DO SERVIÇO PÚBLICO

REGULAMENTO I OLIMPÍADA A PRÁXIS DO SERVIÇO PÚBLICO REGULAMENTO I OLIMPÍADA A PRÁXIS DO SERVIÇO PÚBLICO 1. Apresentação O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, por meio da Departamento de Gestão e Desenvolvimento

Leia mais

VOTO EM SEPARADO. AUTORIA: Senador RANDOLFE RODRIGUES I RELATÓRIO

VOTO EM SEPARADO. AUTORIA: Senador RANDOLFE RODRIGUES I RELATÓRIO VOTO EM SEPARADO Perante a COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 43, de 2013 (nº 349, de 2001, na Câmara dos Deputados), primeiro signatário o Deputado

Leia mais

Programa: Enquadramento; Dinâmicas e processos associados à violência conjugal; A lei e o combate à violência doméstica questões legais.

Programa: Enquadramento; Dinâmicas e processos associados à violência conjugal; A lei e o combate à violência doméstica questões legais. Programa: Enquadramento; Dinâmicas e processos associados à violência conjugal; A lei e o combate à violência doméstica questões legais. Vídeo: Os tabus sociais na perceção de géneros e papéis sexuais

Leia mais

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS CONCEITO: O direito democrático de participação do povo no governo, por seus representantes, acabou exigindo a formação de um conjunto de normas legais permanentes, que recebe a denominação de direitos

Leia mais

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO INGLÊS Maio de 2016. 5.º Ano 2.º Ciclo do Ensino Básico

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO INGLÊS Maio de 2016. 5.º Ano 2.º Ciclo do Ensino Básico MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO INGLÊS Maio de 2016 Prova de 2016 5.º Ano 2.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova extraordinária

Leia mais

Deus nos dá amigos. Um lugar especial. 5anos. Edição do aluno. Estudos bíblicos Pré-escolar. Ano CIV Nº 389

Deus nos dá amigos. Um lugar especial. 5anos. Edição do aluno. Estudos bíblicos Pré-escolar. Ano CIV Nº 389 Deus nos dá amigos Estudos bíblicos Pré-escolar 5anos e6 Ano CIV Nº 389 5107 Um lugar especial Edição do aluno Estamos de volta para mais um trimestre de alegria, aprendizado e muitas descobertas. Você

Leia mais

Pronomes, advérbios e determinantes interrogativos

Pronomes, advérbios e determinantes interrogativos Pronomes, advérbios e determinantes interrogativos Os interrogativos introduzem frases interrogativas directas e indirectas. Servem para formular perguntas sobre a identidade, a qualidade ou a quantidade

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO. Planificação Anual - Ano letivo 20123/2014

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO. Planificação Anual - Ano letivo 20123/2014 Planificação Anual - Ano letivo 20123/2014 Módulo 1- Eu e o Mundo Profissional Disciplina de Inglês- Cursos Profissionais 10º Ano Duração de Referência: 27horas (18 blocos) - diagnostica a sua situação

Leia mais

Crase. A palavra crase vem do grego: krásis = ação de misturar, mistura de elementos que se combinam num todo. Vou a a festa. / Vou à festa.

Crase. A palavra crase vem do grego: krásis = ação de misturar, mistura de elementos que se combinam num todo. Vou a a festa. / Vou à festa. Crase A palavra crase vem do grego: krásis = ação de misturar, mistura de elementos que se combinam num todo. Vou a a festa. / Vou à festa. Comprei a casa. / Comprei a casa. A crase vem indicada pelo acento

Leia mais

IBGE / FGV Gramática

IBGE / FGV Gramática GRAN ONLINE IBGE / FGV Gramática Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Analista e Tecnologista LÍNGUA PORTUGUESA: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário

Leia mais

Crase RETA FINAL - BB. Língua Portuguesa. Professor Pablo Alex L. Gomes. - no meio de expressões com palavras repetitivas. Ficamos cara a cara.

Crase RETA FINAL - BB. Língua Portuguesa. Professor Pablo Alex L. Gomes. - no meio de expressões com palavras repetitivas. Ficamos cara a cara. Crase Crase não é acento, e sim superposição de dois "as". O primeiro é uma preposição, o segundo, pode ser um artigo definido, um pronome demonstrativo a(as) ou aquele(a/s),e aquilo. O acento que marca

Leia mais

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal.

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal. Estudante: Educador: Suzana Borges 8ºAno/Turma: C.Curricular: Português A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se

Leia mais

Curriculo/Planificação Anual de Francês - 8º ( nível 2 ) Ano letivo 2012 / 2013 Manual adotado : Mots croisés 2

Curriculo/Planificação Anual de Francês - 8º ( nível 2 ) Ano letivo 2012 / 2013 Manual adotado : Mots croisés 2 Curriculo/Planificação Anual de Francês - 8º ( nível 2 ) - Desenvolver uma competência cultural e civilizacional da França, dos franceses e da língua francesa - Apropriar-se de um conjunto de conhecimentos

Leia mais

I ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: EM BUSCA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO

I ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: EM BUSCA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: EM BUSCA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO Palavras-chave: Identidade do Pedagogo. Formação de Professores. Licenciatura em Pedagogia. LDB 9394/96. Introdução Este trabalho

Leia mais

REGIMENTO INTERNO RECOMENDADO PARA O ROTARY CLUB

REGIMENTO INTERNO RECOMENDADO PARA O ROTARY CLUB MANUAL DE PROCEDIMENTO 2013 REGIMENTO INTERNO RECOMENDADO PARA O ROTARY CLUB Artigo Assunto Página 1 Definições... 225 2 Conselho diretor... 225 3 Eleições e mandatos... 225 4 Deveres do conselho diretor...

Leia mais

Ciências atuariais aplicadas à previdência

Ciências atuariais aplicadas à previdência Ciências atuariais aplicadas à previdência Máris Caroline Gosmann Prof. Coordenadora do Curso de Ciências Atuariais da UFRGS Atuária, Economista e Nutricionista Mestre em Atuária PESQUISAS CEGOV: Centro

Leia mais

REGULAMENTO Nº 03, DE 16 DE ABRIL DE 2015, DA COMISSÃO ELEITORAL LOCAL DO CAMPUS GURUPI.

REGULAMENTO Nº 03, DE 16 DE ABRIL DE 2015, DA COMISSÃO ELEITORAL LOCAL DO CAMPUS GURUPI. REGULAMENTO Nº 03, DE 16 DE ABRIL DE 2015, DA COMISSÃO ELEITORAL LOCAL DO. A Comissão Eleitoral Local do Campus Gurupi designada pela Resolução Ad Referendum nº 1/2015/consup/ifto, de 05 de março de 2015,

Leia mais

Consulta à Sociedade: Minuta de Resolução Complementar sobre Acreditação de Comitês de Ética em Pesquisa do Sistema CEP/CONEP

Consulta à Sociedade: Minuta de Resolução Complementar sobre Acreditação de Comitês de Ética em Pesquisa do Sistema CEP/CONEP São Paulo, 13 de julho de 2015. Ilmo Sr. Jorge Alves de Almeida Venâncio Coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP Consulta à Sociedade: Minuta de Resolução Complementar sobre Acreditação

Leia mais

Pessoa com deficiência: a evolução de um paradigma para reafirmar direitos

Pessoa com deficiência: a evolução de um paradigma para reafirmar direitos Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência Pessoa com deficiência: a evolução de um paradigma para reafirmar direitos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ CONCURSO PÚBLICO. PROVA OBJETIVA: 09 de março de 2014 NÍVEL ALFABETIZADO

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ CONCURSO PÚBLICO. PROVA OBJETIVA: 09 de março de 2014 NÍVEL ALFABETIZADO PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ CONCURSO PÚBLICO PROVA OBJETIVA: 09 de março de 2014 NÍVEL ALFABETIZADO AUXILIAR DE MÁQUINAS, AUXILIAR DE MECÂNICO, AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, AUXILIAR

Leia mais

SUMÁRIO PERÍODO SIMPLES............................. 01

SUMÁRIO PERÍODO SIMPLES............................. 01 SUMÁRIO Capítulo 1 PERÍODO SIMPLES... 01 Frase... 02 Oração... 02 Oração coordenada... 03 Oração justaposta... 03 Oração principal... 03 Oração reduzida... 03 Oração relativa... 03 Oração subordinada...

Leia mais

Curso de Especialização Tecnológica Técnicas de Gestão Hoteleira

Curso de Especialização Tecnológica Técnicas de Gestão Hoteleira Curso de Especialização Tecnológica Técnicas de Gestão Hoteleira Unidade Curricular: Gestão de Alimentos e Bebidas Docente: Ana Filipa Ferreira Ano Letivo 2014-2015 TRABALHO PRÁTICO OBJECTIVOS: Pretende-

Leia mais

CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTO: CRASE SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA. 1. O que é crase? 2. Casos de crase obrigatória. 3. Casos de crase facultativa

CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTO: CRASE SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA. 1. O que é crase? 2. Casos de crase obrigatória. 3. Casos de crase facultativa CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTO: CRASE SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA 1. O que é crase? 2. Casos de crase obrigatória 3. Casos de crase facultativa 4. Casos de crase proibida 5. Exercícios 1. O que é crase?

Leia mais

Biblioteca Escolar. O Dicionário

Biblioteca Escolar. O Dicionário O Dicionário O que é um dicionário? Livro de referência onde se encontram palavras e expressões de uma língua, por ordem alfabética, com a respetiva significação ou tradução para outra língua e ainda,

Leia mais

ÍNDICE VOLUME 1. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português...

ÍNDICE VOLUME 1. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português... Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia TJ/RO Técnico Judiciário ÍNDICE VOLUME 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não

Leia mais

CRASE. Entregue o documento à advogada.

CRASE. Entregue o documento à advogada. CRASE A crase é a fusão de duas vogais da mesma natureza. Sua representação se dá por meio do chamado acento grave sobre a letra a, tornando acentual esta vogal. Assim, o acento grave é o sinal que indica

Leia mais

REQUERIMENTO. (Do Sr. ADALBERTO CAVALCANTI)

REQUERIMENTO. (Do Sr. ADALBERTO CAVALCANTI) REQUERIMENTO (Do Sr. ADALBERTO CAVALCANTI) Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo relativa ao aumento de vagas e à criação do curso de graduação em Direito na Universidade Federal do Vale do São

Leia mais

SÃO PAULO, 6 DE MAIO DE 2014;

SÃO PAULO, 6 DE MAIO DE 2014; SÃO PAULO, 6 DE MAIO DE 2014; Famílias 'expulsas' por aluguel alto no bairro da Copa engrossam invasões A maior parte dos 2,5 mil barracos erguidos desde sábado na ocupação 'Copa do Povo', em Itaquera,

Leia mais

News. Edição nº 3 Janeiro de 2016

News. Edição nº 3 Janeiro de 2016 News Edição nº 3 Janeiro de 2016 2016 O Mundo fica pequeno para quem é JK! VESTIBULAR 2016 0800 601 9930 ESLI PAULINO DE BRITO ALUNO DE ENFERMAGEM FACULDADE JK APROVADO NO CONCURSO DO HFA Faculdade JK

Leia mais

PROJETO DE LEI N o 7.028, de 2013 (Apensado: PL nº 7.568, de 2014)

PROJETO DE LEI N o 7.028, de 2013 (Apensado: PL nº 7.568, de 2014) COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE LEI N o 7.028, de 2013 (Apensado: PL nº 7.568, de 2014) Inclui a disciplina Educação para o Trânsito como conteúdo do Ensino Fundamental e cria mecanismos para coibir a

Leia mais

MUNICÍPIOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL ASSOCIAÇÕES ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 BASQUETEBOL REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL ASSOCIAÇÕES ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 BASQUETEBOL REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 BASQUETEBOL REGULAMENTO 1. Organização A organização da competição de Basquetebol dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016 é da responsabilidade da Câmara

Leia mais

11. Ciclo de Gestão do Governo Federal

11. Ciclo de Gestão do Governo Federal Marco Legal: Constituição de 1988 11. Ciclo de Gestão do Governo Federal Instrumentos: Planejamento Orçamento Finanças Controle LDO PPA LOA Elementos Normativos: Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes

Leia mais

Impactando pessoas, gerando resultados.

Impactando pessoas, gerando resultados. Impactando pessoas, gerando resultados. O MAIOR CRUZEIRO SERTANEJO DO BRASIL AGORA EM SUA SEGUNDA EDIÇÃO. EM 2015 O WOOD S REALIZOU A PRIMEIRA EDIÇÃO DO CRUZEIRO MAIS BADALADO DO BRASIL. 72 HORAS DE FESTAS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA LÍNGUA PORTUGUESA Texto: A diferença no escritório Homens e mulheres se comportam de forma desigual no trabalho, dizem os números. - As mulheres representam 42% da população economicamente ativa no Brasil.

Leia mais

INVENTÁRIO DO ARQUIVO DA ASSOCIAÇÃO AVEIRENSE DE SOCORROS MÚTUOS DAS CLASSES LABORIOSAS

INVENTÁRIO DO ARQUIVO DA ASSOCIAÇÃO AVEIRENSE DE SOCORROS MÚTUOS DAS CLASSES LABORIOSAS INVENTÁRIO DO ARQUIVO DA ASSOCIAÇÃO AVEIRENSE DE SOCORROS MÚTUOS DAS CLASSES LABORIOSAS Resumo O presente inventário diz respeito à documentação resultante da actividade da Associação Aveirense de Socorros

Leia mais