UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV"

Transcrição

1 Língua Portuguesa Questão 01 A questão 01 diz respeito à leitura e interpretação textual. A alternativa correta é a (E), visto que, conforme o autor, a verdadeira saúde coletiva é entendida como propiciar condições sociais, culturais, e econômicas para gerar modos de vida não-doentes (linhas 20-21). A alternativa (D) está equivocada por estar em consonância com a resposta (1) do texto, à qual o autor não se mostra favorável. A verdadeira saúde coletiva só seria inatingível se fosse impossível propiciar condições sociais, culturais, e econômicas à população para gerar modos de vida não doentes. Em seu texto, o autor se coloca contrário à associação da saúde com bens e serviços de consumos, vez que acredita que mesmo se todos nós pudermos consumir objetos saudáveis, a doença continuará a existir e a nos ameaçar como espécie animal (linhas 38-39). Contudo, ele acredita que é possível alcançar a verdadeira saúde coletiva se forem propiciadas à população condições sociais, culturais, e econômicas para gerar modos de vida não doentes. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

2 Língua Portuguesa Questão 02 A questão 02 diz respeito à leitura, item 11 do Programa. A alternativa correta é a (C), vez que o autor utiliza as aspas para mostrar discordância com a ideia de que bens/serviços de consumo contêm saúde. O autor elabora sua argumentação, apresentando inicialmente a ideia dominante: a que " associa a saúde a bens/serviços de consumo" (linha 02). Para detalhar tal ideia, ao mesmo tempo em que mostra discordância com ela, o autor usa dois recursos: (1) deixa evidente que não é a fonte dessa ideia: "Segundo essa ideia..." (linha 03), ou seja, não é ele quem diz, é o que a ideia prega. (2) marca com aspas a expressão "contêm saúde", para deixar claro que ele não pensa assim. Para ele, esses produtos não contêm saúde, ou melhor, não devem ser associados à saúde. O autor chega a ser irônico, sem, contudo, deixar de marcar isso na linguagem, quando, por exemplo, afirma na frase seguinte que "Esses bens e serviços, assim caracterizados, se consumidos, produziriam nos indivíduos estados de bem-estar, através da transferência da saúde que está nos produtos para o corpo das pessoas" (linhas 04-06). O emprego da forma verbal no futuro do pretérito exime o autor do conteúdo de sua fala: ele diz produziriam e não produzem. Por fim, mais adiante no texto, o autor reforça sua divergência quando novamente marca com aspas a expressão "objetos saudáveis" (linhas 25-26). A alternativa (A) está errada porque não há transcrição de outrem. O autor fala do que apregoa a ideia, não do que afirma uma pessoa específica. Não se trata, portanto, de uma transcrição de fala de outrem. As alternativas (B) e (E) também estão incorretas, pois as aspas não expressam, nesse caso, nem um realce para a importância da saúde, nem para o valor dos bens de consumo. Ambas alternativas contrariam a argumentação do autor e são inconcebíveis no contexto como justificativa para o emprego das aspas pelo autor. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

3 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Língua Portuguesa Questão 03 A questão 03 diz respeito à leitura e interpretação textual. A alternativa correta é a (E), vez que na resposta (4) o autor apresenta contra-argumentos às outras respostas. As demais alternativas estão erradas. A alternativa (D), por exemplo, está errada porque a resposta (4) não é a única em que há trecho argumentativo. Na resposta (1), o autor, apesar de não assumir o discurso, também apresenta uma série de argumentos, como se vê no trecho: Os que defendem essa posição (...) poderiam esgrimir os seguintes argumentos: (a) o homem é o que é; (b) as doenças sempre existiram e sempre existirão, são fatalidades como a fome e o frio; (c) não há como criar sistemas sociais e culturais não geradores de doença; (d) o único jeito é se proteger das doenças pelo consumo de objetos saudáveis (remédios, iogurtes, cirurgias, alimentos diet, planos de saúde etc.). (linhas 22-26). A resposta (4), por outro lado, é a única é que o autor apresenta contra-argumentos às outras respostas, principalmente aos argumentos da resposta (1), como se vê no trecho: Fica na terra, em cada um de nós, na medida em que admitamos: (a) que as doenças não são uma fatalidade: a maioria das que atingem o grosso da população podem ser eliminadas se nós estivermos coletivamente dispostos para tanto; (b) que, ao só defendermos a saúde de cada um com remédios, iogurtes, camisinhas, estamos salvando nossa pele como indivíduos, mas cevando a doença; (c) que o Estado não fará o trabalho por nós porque ele não é uma entidade abstrata, fora de nós, mas a expressão concreta da nossa consciência ou falta de consciência; (d) que, mesmo se todos nós pudermos consumir objetos saudáveis, a doença continuará a existir e a nos ameaçar como espécie animal; (e) que, enfim, a eliminação das doenças não é um problema tecnológico, mas de vontade coletiva. (linhas 32-40). Para além disso, durante todo o texto, o autor elabora sua argumentação na direção da tese da resposta (4). Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

4 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Língua Portuguesa Questão 05 A questão 05 diz respeito ao tópico 4.1 reconhecimento dos termos da oração. A alternativa correta é a (A), pois o núcleo do sujeito sintático da expressão grifada em O que se chama erroneamente de saúde coletiva, envolvendo o acesso generalizado ao consumo dos chamados bens e serviços de saúde, deve ser chamado pelo seu verdadeiro nome: assistência médica (linhas 14-16) é o pronome o. Há, no período mais de uma oração. O sujeito sintático da oração principal, cujo núcleo é a forma verbal passiva deve ser chamado é o "O", classificado na gramática tradicional como pronome demonstrativo (=aquilo): "O (=aquilo) deve ser chamado pelo seu verdadeiro nome: assistência médica". Como é naturalmente vago semanticamente, esse pronome normalmente é determinado por uma oração adjetiva, no caso, "que se chama erroneamente de saúde coletiva". Esta oração é introduzida por um pronome relativo que exerce a função de sujeito da forma "chama-se". Portanto, a alternativa (B) é falsa, vez que o pronome que exerce a função de sujeito da oração subordinada adjetiva que se chama erroneamente de saúde coletiva e não da oração principal, foco da questão. Cumpre ainda esclarecer que a função sujeito está sempre ligada a um verbo, razão de, no enunciado, focalizar-se a forma verbal, entendida como núcleo da oração. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

5

6 Língua Portuguesa Questão 06 A questão 06 diz respeito ao tópico 3.1. identificação, pela função sintática. da classe das palavras A alternativa correta é a (D), visto que, no trecho Se a saúde vira responsabilidade individual do consumidor de saúde e a chamada saúde como dever do Estado acaba se confundindo com a democratização do acesso individual aos bens e serviços médicos... (linhas 17-19), o segundo se funciona como parte integrante do verbo confundir. Conforme o dicionário Houaiss, o verbo confundir pode funcionar como verbo transitivo direto, bitransitivo ou pronominal. Nesse caso o verbo funciona como pronominal. As demais alternativas são falsas. A alternativa (C), por exemplo, está incorreta porque afirma que o primeiro se é expletivo e o segundo funciona como pronome. Enquanto o segundo se é parte integrante do verbo confundir, o primeiro classifica-se como conjunção. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

7 Língua Portuguesa Questão 07 A questão 07 diz respeito ao tópico 3.1. identificação, pela função sintática, da classe das palavras. A alternativa correta é a (D), visto que, no trecho a voz anônima que 1 adverte, nos maços de cigarro, que 2 fumar é prejudicial à saúde (linha 30), a primeira forma tem função de sujeito do verbo advertir. As demais alternativas são falsas. A alternativa (A), por exemplo, está incorreta porque afirma que a segunda forma introduz oração subjetiva. Realmente a segunda forma introduz uma oração, mas não subjetiva. A oração introduzida pela segunda forma classifica-se como oração subordinada substantiva objetiva direta. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

8 Língua Portuguesa Questão 10 A questão 10 trata de gramática, item 2.1, e exige que o candidato reconheça qual palavra está grafada conforme o Novo Acordo. É correta a alternativa (B). A palavra ideia está grafada conforme o Novo Acordo Ortográfico (Decreto Nº , de 29 de setembro de 2008), que aboliu o acento dos ditongos abertos oi e ei das paroxítonas. As demais alternativas são falsas por apresentarem palavras grafadas contrariamente ao que recomenda o Novo Acordo. Na alternativa (D), por exemplo, a palavra bem estar deveria ser grafada com hífen, conforme o VOLP: Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa: bem-estar. Alegou-se que não houve "adaptação" porque a palavra "ideia" em uma das ocorrências no texto (linha 01) aparece sem o acento, já adaptada, portanto. Tal argumento não invalida a questão, vez que a habilidade requerida diz respeito ao reconhecimento da grafia da palavra conforme o Novo Acordo Ortográfico: pede-se tão somente "assinale a alternativa que adapta corretamente a grafia da palavra ao Decreto...". Ou seja: assinale a alternativa cuja palavra está grafada conforme o Novo Acordo. Não se remete o candidato a linhas do texto, exatamente porque, para respondê-la corretamente, não há necessidade de se conhecer a grafia anterior, apenas a do Novo Acordo. Note-se ainda que a palavra ideia aparece grafada no texto em duas outras ocorrências, linha 3 e linha 8, conforme a ortografia vigente em 1992, o que constituiria, na verdade, pista para identificação da alternativa correta para um candidato que tivesse algum domínio das regras do Novo Acordo, o que precisamente é requerido na questão. Noutras palavras, a questão, por tratar exclusivamente de grafia, e não de leitura, é autônoma, passível de ser respondida sem que o candidato volte ao texto, bastando para isso reconhecer a palavra grafada conforme o Novo Acordo. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

9 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Língua Portuguesa Questão 11 A questão 11 diz respeito à leitura e interpretação textual. A alternativa correta é a letra (B), visto que a autora afirma explicitamente, no texto, que o problema da saúde no Brasil não é decorrente apenas da falta de médicos, como se pode ver no seguinte trecho: No Quênia, assim como no Brasil, faltam médicos em localidades afastadas dos grandes centros. No nosso país, não faltam só médicos, como repetimos tantas vezes nesta coluna. Falta tudo: equipamentos, estrada, segurança (...) (linhas 04-06). As demais alternativas são falsas. A alternativa (E), por exemplo, está errada porque afirma que, conforme a autora, no Quênia, exames realizados com aplicativos de celular foram um sucesso. Na verdade, o que a autora afirma é que um pesquisador da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres está testando um novo aplicativo, que transforma o celular em uma espécie de consultório oftalmológico de bolso, em 5 mil pessoas no Quênia, como se pode ver no trecho Um novo aplicativo transforma o celular em uma espécie de consultório oftalmológico de bolso. Segundo a notícia publicada ontem, um pesquisador da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres está testando a novidade em 5 mil pessoas no Quênia (linhas 01-03). Desse modo, não podemos afirmar que conforme a autora, exames realizados com aplicativos de celular foram um sucesso no Quênia, pois a realização de exames por celular ainda está sendo testada. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

10 Língua Portuguesa Questão 13 A questão 13 trata de leitura, item 2.1. É correta a alternativa (A). No trecho "essa é mais uma discussão produtiva..." (linhas 13-14), com o termo "essa" a autora se refere à possibilidade do emprego da tecnologia móvel como alternativa ao problema da falta de médicos. Trata-se de uma anáfora que retoma a ideia apresentada no parágrafo anterior, como se depreende da leitura do texto: "A popularização dos celulares e as novas tecnologias móveis deveriam estar no radar de quem traça as políticas de saúde no país. Esses dispositivos podem reduzir custos e alcançar quem nunca terá a chance de estar diante de um médico de carne e osso, sempre que precisar. Com recursos móveis e aplicativos confiáveis, até mesmo enfermeiros ou profissionais de saúde de nível técnico poderiam ir até o paciente, fazer os exames e enviá-los aos médicos localizados a quilômetros de distância. Como quase sempre política vira politicagem e as autoridades de saúde com perfil técnico são expurgadas do comando sempre que uma disputa eleitoral se avizinha, essa é mais uma discussão produtiva que deixa de ser feita" (linhas 07-14). Trata-se de uma anáfora encapsuladora, em que a expressão resume "as proposições do discurso, empacotando-as numa expressão referencial" (CAVALCANTE, 2003, p.115). As demais alternativas são falsas. A alternativa (B) é falsa, pois o pronome não se refere a "aumento da popularização dos celulares e das novas tecnologias em regiões como o Quênia". O pronome se refere à discussão produtiva que deixa de ser feita, no caso, a discussão sobre a possibilidade de se empregar tecnologia móvel como uma alternativa para o problema da falta de médicos. Não há, no texto, proposta de discutir o aumento da popularização dos celulares e novas tecnologias. A alternativa (D) é falsa, pois, como já argumentamos, o pronome essa, ligado à discussão produtiva que deixa de ser feita, refere-se às ideias apresentadas como sugestão no parágrafo antecedente. O que a autora está dizendo no trecho em análise é que as sugestões apresentadas no parágrafo anterior (usar tecnologia móvel em localidades sem médicos) não serão discutidas porque "quase sempre política vira politicagem e as autoridades de saúde com perfil técnico são expurgadas do comando sempre que uma disputa eleitoral se avizinha". Por fim, a alternativa (E) também é falsa pelos motivos já apresentados: a discussão produtiva a que a autora se refere não é sobre o aspecto apresentado como uma das causas para que a discussão deixe de ser feita (política virar politicagem), mas sobre o emprego da tecnologia como alternativa ao problema da falta de médicos, tema do texto. Por fim, o uso do "mais" não significa que há duas discussões apontadas no texto. Trata-se de uma crítica ao fato de haver muitas discussões que não são feitas, a discussão sobre o emprego da tecnologia é apenas mais uma discussão que deixa de ser feita, porque "quase sempre política vira politicagem" e porque "autoridades de saúde com perfil técnico são expurgadas do comando sempre que uma disputa eleitoral se avizinha". Portanto, as alternativas (D) e (E) apontam causas para que essa discussão produtiva (a do emprego da tecnologia na saúde) deixe de ser feita. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

11

12 Língua Portuguesa Questão 15 A questão 15 aborda Leitura e diz respeito ao item 3 do Programa: Identificação do significado de palavras recorrendo ao contexto. A alternativa correta é o item (E), vez que, no trecho E também por confortar, entender, ter empatia... (linha 24), a expressão ter empatia tem como significado "identificar-se com o outro", como esclarece a seguinte acepção do dicionário Houaiss: capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende etc.. As demais alternativas são falsas. A alternativa (A), por exemplo, está incorreta porque, no trecho em destaque na questão, a expressão que significa consolar o outro é confortar e não ter empatia. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

13 Língua Portuguesa Questão 16 A questão 16 diz respeito ao objetivo principal do texto, item 7 do Programa. A alternativa correta é a letra (C), que apresenta o seguinte objetivo principal: mostrar como as novas tecnologias móveis podem ser úteis à saúde. Depreende-se esse objetivo da leitura do texto todo, em especial, do terceiro parágrafo, quando a autora faz sugestões de como a tecnologia poderia ser bem empregada para solucionar a falta de médicos em algumas localidades distantes. O penúltimo parágrafo também comprova isso, ao listar algumas aplicações da tecnologia referente à saúde: "Com um celular na mão e uns aplicativos espertos, as pessoas monitoram quantos passos deram a cada dia, controlam os nutrientes de cada refeição, checam a quantidade de açúcar no sangue, a pressão arterial e até se submetem a um eletrocardiograma sem sair de casa. (...)" (linhas 18-20). As demais alternativas são falsas. A alternativa (D), por exemplo, está incorreta porque o objetivo principal do texto não é exaltar a superioridade dos médicos em relação às novas tecnologias. Realmente, no final do texto, a autora afirma não acreditar que as novas ferramentas tecnológicas substituam o médico, mas ela não ressalta a superioridade dos médicos em relação às novas tecnologias, nem a superioridade das novas tecnologias em relação aos médicos. Ela defende, na verdade, que há uma complementaridade entre médicos e novas tecnologias. Prova disso é que, em certas passagens, ela ressalta a utilidade das novas tecnologias e em outras a dos médicos e ainda afirma que os médicos podem orientar o paciente na escolha de aplicativos de qualidade, como podemos ver nos trechos abaixo: "A popularização dos celulares e as novas tecnologias móveis deveriam estar no radar de quem traça as políticas de saúde no país. Esses dispositivos podem reduzir custos e alcançar quem nunca terá a chance de estar diante de um médico de carne e osso, sempre que precisar. Com recursos móveis e aplicativos confiáveis, até mesmo enfermeiros ou profissionais de saúde de nível técnico poderiam ir até o paciente, fazer os exames e enviá-los aos médicos localizados a quilômetros de distância". (linhas 07-11) "Não acredito que essas ferramentas substituam o médico. Ele continuará sendo fundamental para orientar o paciente na escolha dos aplicativos de qualidade (sim, há muita porcaria por aí) e na interpretação dos resultados. O médico continuará sendo o responsável por fazer diagnóstico e orientar o tratamento. E também por confortar, entender, ter empatia tudo o que a máquina não é capaz de fazer." (linhas 21-24). Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

14

15 Língua Portuguesa Questão 18 A questão 18 trata de leitura, item 11. É correta a alternativa D. O item até empregado na frase "checam a quantidade de açúcar no sangue, a pressão arterial e (inclusive) até se submetem a um eletrocardiograma sem sair de casa" (linhas 19-20) assume valor de inclusão e é classificada como palavra denotativa. O mesmo valor é encontrado na frase "Faltam equipamento, médicos e até (inclusive) condições de ir ao centro de saúde". Nas demais alternativas, até assume outros valores e por isso são falsas. Na alternativa (A), é uma preposição que indica limite de espaço. Já nas alternativas (B), (C) e (E) indica limite de tempo. Em (C), por exemplo, é uma preposição que expressa limite de tempo: "Muito ainda terá de ser feito, até as máquinas substituírem uma consulta", ou seja, "até que isso aconteça...", "até que as máquinas substituam uma consulta". Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

16

17 Língua Portuguesa Questão 18 A questão 18 trata de leitura, item 11. É correta a alternativa D. O item até empregado na frase "checam a quantidade de açúcar no sangue, a pressão arterial e (inclusive) até se submetem a um eletrocardiograma sem sair de casa" (linhas 19-20) assume valor de inclusão e é classificada como palavra denotativa. O mesmo valor é encontrado na frase "Faltam equipamento, médicos e até (inclusive) condições de ir ao centro de saúde". Nas demais alternativas, até assume outros valores e por isso são falsas. Na alternativa (A), é uma preposição que indica limite de espaço. Já nas alternativas (B), (C) e (E) indica limite de tempo. Em (C), por exemplo, é uma preposição que expressa limite de tempo: "Muito ainda terá de ser feito, até as máquinas substituírem uma consulta", ou seja, "até que isso aconteça...", "até que as máquinas substituam uma consulta". Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

18 Língua Portuguesa Questão 19 A questão 19 aborda gramática, item 4.1. É correta a alternativa (A). Embora posposto, o termo "médicos" exerce função sintática de sujeito do verbo intransitivo faltar, como indica a concordância verbal no plural. As demais alternativas são falsas, por apontarem outras funções sintáticas não aplicáveis ao caso. A alternativa (B), por exemplo, é falsa, pois o termo médicos não é objeto direto. Em primeiro lugar, por o verbo ser intransitivo neste caso (cf. Dicionário de Regência Verbal, Celso Pedro Luft). Em segundo lugar, por o verbo está na 3ª pessoa do plural concordando com o nome posposto, evidenciando-se tratar-se este de sujeito e não de objeto, vez que o verbo concorda com o sujeito e não com o objeto. Por fim, destaque-se ainda que não há abonação culta do verbo faltar como transitivo direto. Há, na linguagem popular, seu uso como impessoal na terceira pessoa do singular: "Falta recursos", interpretando-se, por essa ausência de concordância, o termo posposto como objeto, o que não é possível na frase em análise vez que a concordância verbal caracteriza indiscutivelmente o nome posposto como sujeito. A alternativa (C) também é falsa, pois médicos não funciona como adjunto adnominal, porque é substantivo que atua como núcleo e não como determinante. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

19 Língua Portuguesa Questão 20 A questão 20 trata de Leitura, item 1.3: relação de comparação e contraste. É exigido que o candidato, ao comparar os dois textos usados na prova, reconheça um aspecto comum aos dois. É correta a alternativa D: ambos falam da responsabilidade do estado perante a saúde coletiva. No texto 1, isso pode ser visto em mais de um trecho, por exemplo em: " a chamada saúde como dever do Estado acaba se confundindo com a democratização do acesso individual aos bens e serviços médicos..." (linhas 18-19). Também o texto faz mais de uma referência a isso, como no trecho: " Se dos governos podemos esperar poucas soluções coletivas e inteligentes para a saúde..." (linha 15). As demais alternativas são falsas por se aplicarem a apenas um dos textos. As alternativas (A) e (E), por exemplo, se aplicam apenas ao texto 1. Já as alternativas (B) e (C) se aplicam apenas ao texto 2. No que diz respeito à alternativa (C), cumpre esclarecer que, embora o texto 1 fale de tecnologia, não defende o emprego da tecnologia, como faz o texto 2. Ao falar, por exemplo, que "A evolução tecnológica e o consumismo em saúde geram, por sua vez, a idéia correspondente de que não é preciso que uma sociedade seja saudável para que cada um de nós o seja" (linhas 08-09), o autor discute a ideia dominante com a qual ele não concorda, como fica evidente no trecho: "que, enfim, a eliminação das doenças não é um problema tecnológico, mas de vontade coletiva. (linhas 39-40). Portanto, a alternativa (C) é falsa por se aplicar, como já dissemos, apenas ao texto 2. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 2 DA LETRA PARA A LETRA Não assiste razão ao candidato, uma vez que a forma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV PARECER

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV PARECER Questão 24 A questão 24 aborda sintaxe. O candidato deve identificar a frase em que o pronome oblíquo de 1ª pessoa me pode ser substituído pelo pronome de terceira pessoa lhe, noutras palavras, a frase

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Língua Portuguesa I Questão 15 A questão 15 aborda compreensão leitora. É correta a alternativa (A). O texto opõe o instinto da águia ao instinto da tartaruga, apresentando-os como ligados a esses animais

Leia mais

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER A Comissão Examinadora da Prova

Leia mais

Evento: Seleção para o Semestre I das Casas de Cultura Estrangeira PARECER

Evento: Seleção para o Semestre I das Casas de Cultura Estrangeira PARECER Questão 22 A questão 22 trata de sintaxe, especificamente, item 4.4 do Programa: distinção entre regentes e regidos. É correta a alternativa B. No trecho até incendiar a secretaria da escola para queimar

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: a palavra se 09 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 09 PALAVRA

Leia mais

Português. Profa. Flávia Rita

Português. Profa. Flávia Rita Português Profa. Flávia Rita Pergunta da Aluna: Danny Unidade: Para de minas 1- você mencionou em uma de suas aulas sobre pronome que o SE (sendo pronome apassivador) segue a regra dos demais pronomes

Leia mais

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO Formal X Informal O falante de uma língua é, de certa forma, um poliglota, porque usa-a em diversas

Leia mais

Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente

Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos Professor Guga Valente Na frase do escritor brasileiro Monteiro Lobato, a palavra quem é usada em quatro orações e, em cada uma delas, ela faz

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação Língua Portuguesa Questão 01 A questão 01 trata de sinonímia, item 4.1 do Programa. É correta a alternativa D. A palavra "intermitente" (linha 07), conforme Houaiss, significa descontínuo, ou seja, algo

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Você merece se preparar com os melhores! Resolução de Provas 002 Português Essencial para Concurso PROFESSOR: Alexandre Amorim Leia o texto abaixo para responder aos itens de 1

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Questão: 23 O candidato alega que, na questão 23, que trata do emprego de letras iniciais maiúscula/minúscula, há duas alternativas corretas: A, indicada pelo gabarito; e B, com a frase O avanço nas comunicações

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL 1. (INAZ do Pará / CORE-PE Assistente Jurídico 2019) Na oração Vídeos e jogos permitem interações com as palavras de forma divertida o verbo é: A) Transitivo direto.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Questão: 01 A questão de número 1 pede a complementação da seguinte frase iniciada em seu enunciado: A ideia central e a argumentação do texto se baseiam numa relação de.... A alternativa que complementa

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 Questão 1 Regência e Pronome Relativo Primeira lacuna: regência verbal de chegar a algum lugar. Segunda lacuna: regência verbal de passar por algo.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 11 Sintaxe IV CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Com sujeito simples e singular ou substantivo coletivo,

Leia mais

Cargo: P01 - PROFESSOR MAMPA-SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido)

Cargo: P01 - PROFESSOR MAMPA-SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Cargo: P01 - PROFESSOR MAMPA-SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 Dirceu é meu MELHOR amigo. 6 Adjunto Adnominal recurso é improcedente, tendo em vista que, na oração O MELHOR sempre vence, tem-se que

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

2.8. Alusão histórica 3. A afirmação da tese e a impessoalização do discurso 4. Exercícios 5. Atividade de produção textual

2.8. Alusão histórica 3. A afirmação da tese e a impessoalização do discurso 4. Exercícios 5. Atividade de produção textual SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES GERAIS DE TIPOLOGIA TEXTUAL 1. A definição de tipo textual 1.1. Texto narrativo 1.2. Texto descritivo 1.3. Texto injuntivo 1.4. Texto dialogal 1.5. Texto dissertativo 2. Elaborando

Leia mais

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA QUESTÃO: 01 Todas as alternativas apresentadas na questão contêm, é inegável, afirmativas que, de um modo ou de outro, se sustentam com base no texto. Afirmativas pode-se dizer que são mesmo paráfrases

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DESTINADO AO PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO - EDITAL N. 216/ 2018

CONCURSO PÚBLICO DESTINADO AO PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO - EDITAL N. 216/ 2018 CONCURSO PÚBLICO DESTINADO AO PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO - EDITAL N. 216/ 2018 RESPOSTAS AOS RECURSOS Disciplina: Parte I: Língua Portuguesa Nível: Superior N da

Leia mais

CAPÍTULO I NOÇÕES GERAIS DE TIPOLOGIA TEXTUAL

CAPÍTULO I NOÇÕES GERAIS DE TIPOLOGIA TEXTUAL CAPÍTULO I NOÇÕES GERAIS DE TIPOLOGIA TEXTUAL... 23 1. A definição de tipo textual... 23 1.1. Texto narrativo... 23 1.2. Texto descritivo... 24 1.3. Texto injuntivo... 25 1.4. Texto dialogal... 26 1.5.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS/PA GUARDA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS - GMP CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS/PA GUARDA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS - GMP CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2014 CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2014 RESPOSTA AOS RECURSOS INTERPOSTOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR DA PROVA OBJETOVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA PROVA TIPO A QUESTÃO 02 A alternativa correta é a D, pois o verbo haver,

Leia mais

Exercícios de múltipla escolha

Exercícios de múltipla escolha Exercícios de múltipla escolha 1-A classe gramatical da palavra alegria é: a-substantivo b-adjetivo c-advérbio d-pronome e-sujeito 2-A função sintática da palavra alegria é: a-predicado b-predicativo do

Leia mais

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

Cargo: M01 - ALUNO SOLDADO DO QUADRO DE PRAÇAS - COMBATENTES - MASCULINO Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido)

Cargo: M01 - ALUNO SOLDADO DO QUADRO DE PRAÇAS - COMBATENTES - MASCULINO Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Cargo: M01 - ALUNO SOLDADO DO QUADRO DE PRAÇAS - COMBATENTES - MASCULINO Disciplina: Língua Portuguesa Questão Gabarito por extenso Justificativa 1 2 À banalização do uso da câmera do aparelho celular

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 85/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA

CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA VERBAL Como regra geral, o verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. O candidato estuda para o ENEM. Os candidatos estudam para o ENEM. Se o

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS CARGO: Fonoaudiólogo S 43 QUESTÃO NÚMERO: 03 Embora a candidata não tenha apresentado fundamentação teórica, para dar origem ao presente recurso, esta Banca informa que a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV EDITAL Nº 262/2013 CARGO. Geólogo / Geofísica

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV EDITAL Nº 262/2013 CARGO. Geólogo / Geofísica UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação EDITAL Nº 262/2013 CARGO Geólogo / Geofísica CADERNO DE PROVAS

Leia mais

1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo.

1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. Comentadas pela professora: Verônica Ferreira Língua Portuguesa 1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. a) a - a - à A b) à - há - à - A c) à - a - à - Há

Leia mais

VESTIBULAR INVERNO 2015

VESTIBULAR INVERNO 2015 LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO PROVA COMENTADA VESTIBULAR INVERNO 2015 Baixe este e outros materiais em medium.com/plantão-resolveulbra OFICINA DE REDAÇÃO FONTE: UFRGS/2011 MATERIAL DE USO EXCLUSIVO DOS ALUNOS

Leia mais

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Professores: Décio Terror, Equipe Décio Terror INSTRUÇÕES DURAÇÃO DA PROVA: 30 minutos, incluído o tempo para preenchimento da folha

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Conhecimentos Básicos Questão 07 A questão 07 aborda acentuação gráfica. É correta a alternativa (E). A palavra auxílio é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo crescente. O Novo Acordo não

Leia mais

CONCURSO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS RESPOSTA AOS RECURSOS. Consultor Técnico Legislativo

CONCURSO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS RESPOSTA AOS RECURSOS. Consultor Técnico Legislativo CONCURSO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS RESPOSTA AOS RECURSOS Consultor Técnico Legislativo QUESTÃO: 1 - INDEFERIDO JUSTIFICATIVA: A questão tem como resposta a opção C, e não a opção E, como argumenta

Leia mais

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho.

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho. CONCORDÂNCIA VERBAL CONCORDÂNCIA Concordância é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de número e pessoa entre o verbo e o sujeito. Ex.: Dois

Leia mais

Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS

Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: questões 08 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS

Leia mais

Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere;

Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere; Tipos de sujeito Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere; - indicar quem é esse elemento. Exemplo:

Leia mais

PORTUGUÊS 1 PORTUGUÊS TEXTO 1 TEXTO 3 TEXTO 4 TEXTO 2

PORTUGUÊS 1 PORTUGUÊS TEXTO 1 TEXTO 3 TEXTO 4 TEXTO 2 TEXTO 1 TEXTO 3 TEXTO 4 TEXTO 2 1 PORTUGUÊS QUESTÃO 01 O texto afirma que os registros iniciais são oriundos dos relatos orais de marinheiros, o que invalida o item I. Logo no início do texto, tem-se que

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA A. Gomes Ferreira J. Nunes de Figueiredo 2. CICLO Oo Introdução I. ONDE SE FALA A LÍNGUA PORTUGUESA II. A PALAVRA. A FRASE. SINTAXE E MORFOLOGIA MATÉRIA DAS UNIDADES

Leia mais

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA QUESTÃO: 01 Na argumentação, a autora recorre a todas as estratégias arroladas na questão, exceto a indicada pelo Gabarito. Assim, por exemplo, a dados estatísticos: aqui, dois terços dos usuários ainda

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

Psicólogo / Organizacional

Psicólogo / Organizacional UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação EDITAL Nº 262/2013 CARGO Psicólogo / Organizacional CADERNO DE

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Variedades linguísticas 2 1.6 Funções da

Leia mais

13 A flexão de singular de sociedade organizada (l. 12) substituída pela forma do plural sociedades organizadas indicaria que, se em lugar do verbo

13 A flexão de singular de sociedade organizada (l. 12) substituída pela forma do plural sociedades organizadas indicaria que, se em lugar do verbo 13 A flexão de singular de sociedade organizada (l. 12) substituída pela forma do plural sociedades organizadas indicaria que, se em lugar do verbo impessoal haver (l.11), que permaneceria no singular,

Leia mais

Cargo: M01 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada

Cargo: M01 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada Cargo: M01 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS em [...] como se se fosse afundando num prazer grosso QUE NEM azeite [...], a locução destacada é de natureza comparativa e de cunho popular. A questão referia-se

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: ALEXANDRA DA SILVA CALDAS Grupo:02 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): TATIANA FREIRE DE MOURA Tarefa: Roteiro de Atividades Original

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Seleção para o Semestre I das Casas de Cultura Estrangeira 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Seleção para o Semestre I das Casas de Cultura Estrangeira 2013. Questão 02 A questão 02 é de vocabulário. Requer a compreensão do sentido da palavra absorta, no texto. O termo absorto, segundo o Dicionário Aurélio (2ª edição, 1999), significa absorvido, concentrado,

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA

AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA Chama-se concordância ao princípio linguístico segundo o qual o vocábulo determinante se adapta a certas categorias gramaticais do vocábulo determinado. TENDEU??? SIMPLES, NÉ?

Leia mais

2018_CLDF_Técnico Legislativo Comentário e Gabarito Extraoficiais Prof. Albert Iglésia

2018_CLDF_Técnico Legislativo Comentário e Gabarito Extraoficiais Prof. Albert Iglésia 1. Gabarito: A. O terceiro parágrafo já se inicia com um conectivo que corrobora o valor semântico de finalidade. No 10º parágrafo, o autor diz o contrário. O Brasil se desdobra em planos individuais.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO PORTUGUÊS

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  PORTUGUÊS CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2014 PORTUGUÊS 1. A classificação sintática da expressão de criança que acompanha o substantivo olhos na capa do livro é (A) adjunto adnominal.

Leia mais

BOLSÃO 2017 / 6º ANO

BOLSÃO 2017 / 6º ANO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

Sumarizando: o que é uma língua. Métodos para seu estudo...44

Sumarizando: o que é uma língua. Métodos para seu estudo...44 sumário APRESENTAÇÃO...13 1. O que se entende por língua Estudando a língua portuguesa...17 1.1 O Vocabulário: nascimento e morte das palavras. Consultando um dicionário...20 1.2 A Semântica: o sentido

Leia mais

Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos

Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos QUESTÃO 1 Apesar do problema apontado na questão anterior, em "Tornar Visível os Invisíveis",

Leia mais

001 - CONDUTOR DE AMBULÂNCIA

001 - CONDUTOR DE AMBULÂNCIA FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UBERABA PROCESSO SELETIVO Edital 003/2018 001 - CONDUTOR DE AMBULÂNCIA LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES 01- O caderno de provas contém 30 (trinta) questões objetivas.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV EDITAL Nº 262/2013 CARGO. Auditor. PROVA II Conhecimentos Específicos Questões de 21 a 60

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV EDITAL Nº 262/2013 CARGO. Auditor. PROVA II Conhecimentos Específicos Questões de 21 a 60 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação EDITAL Nº 262/2013 CARGO Auditor CADERNO DE PROVAS PROVA I Língua

Leia mais

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL SINTAXE II: TERMOS INTEGRANTES E TERMOS ACESSÓRIOS Tutora: Ariana de Carvalho TERMOS INTEGRANTES A nomenclatura está relacionada com a função dos

Leia mais

: é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito.

: é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. feita através do predicado. : é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação : é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. A pequena criança

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 115/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 115/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 115/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

GABARITO EXTRAOFICIAL

GABARITO EXTRAOFICIAL ITEM RESPOSTA COMENTÁRIO E(OU) REMISSÃO LEGAL 001 E 002 C 003 Recurso Sandroni explica, em seu "Novíssimo Dicionário de Economia", que para a teoria marxista, meios de produção são o conjunto formado por

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Frações decimais e números decimais; Operações com frações; Operações com

Leia mais

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1).

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1). Aula Demonstrativa Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Análise de discursos no plano das relações entre Linguagem, Comunicação e Sociedade. Produção e recepção textuais nas práticas

Leia mais

Apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina Apresentação da disciplina Compreensão e interpretação Português / Texto - Prof.ª Ms. Paula Barreto Português: ementa Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Significação das palavras.

Leia mais

ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA

ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA Língua Portuguesa Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Prefeitura Municipal de Itariri Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Recurso: Na pontuação não contem esse sinal --, que esta na frase II da pergunta 3 que diz está correta e sim

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Questão: 01 Na questão 01, que solicita a complementação da frase a descoberta do antibiótico aconteceu porque Alexander Fleming... como uma conclusão a partir da leitura do texto, alguns candidatos alegam

Leia mais

TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA

TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA TIPOS DE SUJEITO SUJEITO SIMPLES As regras do sujeito simples e do composto são bem parecidas, mas não iguais! Possui apenas 1 núcleo; O núcleo do sujeito simples SÓ PODE SER:

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura

Leia mais

RESPOSTA A RECURSO CONTRA QUESTÃO DE PROVA

RESPOSTA A RECURSO CONTRA QUESTÃO DE PROVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA Improcedente. Não se julgam as edições d Os Lusíadas, mas somente as formas variantes. _ 2 LÍNGUA PORTUGUESA NÃO PROCEDE ( ) PROCEDE ( X ) Por proceder o pleito de recorrente, a questão

Leia mais

UFSC. Português (Amarela)

UFSC. Português (Amarela) Resposta: 05 02. Incorreta. A ideia é apresentar todo o processo de desenvolvimento da iluminação. 04. Correta. Já que a lâmpada com filete de carbono foi comercialmente produzida a partir de 1879 e o

Leia mais

Comentário: Comentário:

Comentário: Comentário: 4 Por iminente, (L.79), entende-se (A) importante. (B) próximo. (C) insigne. (D) conspícuo. (E) impelente. A questão aborda a significação da palavra dentro do contexto, o que tem sido muito frequente

Leia mais

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO Aula 00 Professor: Décio Terror Olá, pessoal! O dia do concurso do INSS está chegando, por isso preparamos um resumão de Língua Portuguesa em vídeo para você revisar tudo o que cai na prova!! Sou o professor

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa (Nível Médio) Grupo 2

Disciplina: Língua Portuguesa (Nível Médio) Grupo 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico-Administrativos Edital nº 293/2016 Resultado do julgamento dos recursos interpostos contra as questões

Leia mais

Lições de Português pela análise sintática

Lições de Português pela análise sintática Evanildo Bechara Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Riy'deJãneÍro;(tJERj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Membro da A caciemia 'Brasileira de Letras e da Academia Brasileira

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

Competências globais a serem adquiridas na série

Competências globais a serem adquiridas na série PLANO DE ENSINO - 2016 Disciplina: Língua Portuguesa 9º ANO Professor: Ricardo Andrade Competências globais a serem adquiridas na série.fundamentar uma aprendizagem significativa, desenvolvendo múltiplas

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 07 CONCORDÂNCIA Ementa Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

EXERCÍCIOS CESPE POLÍCIA FEDERAL

EXERCÍCIOS CESPE POLÍCIA FEDERAL EXERCÍCIOS CESPE POLÍCIA FEDERAL 02 No texto CG2A1DDD, o termo a primeira LDB brasileira (l.5) exerce a função sintática de a) sujeito. b) predicado. c) objeto direto. d) objeto indireto. e) adjunto adverbial.

Leia mais

Português. Profa. Flávia Rita

Português. Profa. Flávia Rita Português Profa. Flávia Rita Pergunta da Aluna: Mariana Antunes Pereira Unidade:Conselheiro lafaiete Falar sobre completo e adjunto adnominal, as diferenças e particularidades de cada um. Resposta : Complemento

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto Professora Melina 9º. Ano Relembrando... ORAÇÃO Enunciado organizado em torno de um verbo. Você abre a janela. PERÍODO SIMPLES frase formada por uma só oração.

Leia mais

TESTE SELETIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO CANINDÉ-PI CRESCER CONSULTORIAS

TESTE SELETIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO CANINDÉ-PI CRESCER CONSULTORIAS RESPOSTA AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS A Crescer Consultorias, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos e indeferidos,

Leia mais

DIEGO AMORIM LÍNGUA PORTUGUESA

DIEGO AMORIM LÍNGUA PORTUGUESA DIEGO AMORIM LÍNGUA PORTUGUESA Texto para responder às questões de 01 a 14. Liberdade e igualdade O significado tradicional de liberdade aquele a partir do qual se falava de uma liberdade de culto, ou

Leia mais