Apresentação de Slides 1. Do Começo 2. Do Slide Atual 3. Apresentação de Slides Personalizada Apresentando os Slides Botão Apresentação de Slides.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresentação de Slides 1. Do Começo 2. Do Slide Atual 3. Apresentação de Slides Personalizada Apresentando os Slides Botão Apresentação de Slides."

Transcrição

1 Apresentação de Slides O PowerPoint permite que você visualize os slides de diversas formas enquanto os edita. Para selecionar um modo de exibição, podemos utilizar a guia Apresentação de Slides, para personalizarmos o modo de apresentação podemos iniciar os slides do começo, a partir do slide selecionado ou personalizando a apresentação. Descrição do grupo Iniciar Apresentação de Slides. 1. Do Começo - Inicia a apresentação dos slides a partir do primeiro slide. 2. Do Slide Atual - Inicia a apresentação dos slides a partir do slide atual. 3. Apresentação de Slides Personalizada - Cria ou executa uma apresentação de slides personalizada. Uma apresentação de slides personalizada exibirá somente os slides selecionados. Nesse recurso teremos vários conjuntos de slides diferentes na mesma apresentação. Apresentando os Slides Após finalizar a apresentação ou durante sua edição, podemos exibi-la no monitor. Esse modo é chamado de Apresentação de Slides. Para exibir a apresentação criada, podemos usar as opções: - Clicar na guia Apresentação de Slides, em seguida, na opção Do começo; - Também podemos pressionar a tecla <F5> para exibir; - Podemos também clicar no botão Apresentação de Slides localizado no lado inferior direito. - Para finalizar a apresentação, usar a tecla <Esc>. Botão Apresentação de Slides.

2 O avanço ou retrocesso dos slides, quando a apresentação estiver sendo exibida, pode ser manual ou automática. Para que a apresentação tenha o avanço automático dos slides, é necessário configurá-la. Enquanto a apresentação de slides estiver sendo exibida, podemos ter seu controle através de menus suspensos. Eles podem ser acessados por meio do botão de controle da apresentação, teclas de atalho ou menu pop-up. Usando a Caneta

3 Quando o modo de ponteiro Caneta é selecionado, podemos desenhar pela tela do slide. Esse recurso permite que o apresentador destaque pontos importantes durante a apresentação ou participe mais ativamente de seu conteúdo. O menu Cor da Tinta permite alterar a cor da caneta. Com isso podemos desenhar livremente pela tela com várias cores, dando o merecido destaque a cada componente. PERSONALIZANDO A ANIMAÇÃO Nesta lição, aprendemos como personalizar animação de entrada para objetos no slide. São efeitos que determinam a maneira como o texto, as figuras e os outros elementos da apresentação surgirão na tela. Este recurso é muito agradável visualmente, e é responsável em boa parte, por prender a atenção dos convidados. Ativa-se a guia Animações. Em seguida, selecionamos a imagem desejada inserida no slide. Imediatamente após a seleção da figura, as opções de efeito são habilitadas. Portanto, a saber, seus efeitos serão dedicados unicamente ao objeto em seleção. Isto significa adicionarmos a cada objeto, seus efeitos desejados. É importante entender que os efeitos são executados um a um, objeto a objeto, de acordo com sua ordem de adição. Com a figura selecionada, clicamos no botão Adicionar Animação e selecionamos a opção Mais Efeitos de Entrada... Na caixa de diálogo Adicionar efeito de entrada, selecionamos a opção desejada e clicamos no botão OK.

4 O objeto agora adquire uma etiqueta ao lado, com o número 1. Esse número simboliza um efeito que estará sendo executado em primeiro lugar. Para a animação passar automaticamente é necessário ativar a opção Após o anterior. Ao ser confirmada a adição de uma animação sobre algum objeto do slide, surge um botão para a passagem das animações, ao lado do slide, no modo normal ou de classificação de slides.

5 Caso haja a necessidade de excluir um efeito, seja para a edição ou simplesmente para exclusão, clique sobre o botão Painel de Animação, na guia Animações. No painel aberto, clique no drop-down do efeito e em seguida, clique em Remover. Acrescentando sons à apresentação E se, por um acaso, precisássemos inverter a ordem de execução do efeito, substituí-lo por outro ou até mesmo personalizá-lo ainda mais, adicionando um som. O que faríamos? É o que aprenderemos nesta lição. Ative o slide e a figura que desejar. No Painel de Tarefas Painel de Animação, ativamos o drop-down do item Imagem e clicamos em Opções do efeito... Surgirá a caixa de diálogo Onda senoide, referente ao efeito da figura, que está tendo suas opções analisadas.

6 Observe que não há aprimoramentos de som e, após a animação, o objeto permanecerá no slide (Não esmaecer). Essas são as configurações padrão do objeto. Clicamos sobre o drop-down do campo Som e inserimos o som Aplausos, para o efeito. Após o clique no botão OK, o som será executado. Acrescentando sons à apresentação E se, por um acaso, precisássemos inverter a ordem de execução do efeito, substituí-lo por outro ou até mesmo personalizá-lo ainda mais, adicionando um som. O que faríamos? É o que aprenderemos nesta lição. Ative o slide e a figura que desejar. No Painel de Tarefas Painel de Animação, ativamos o drop-down do item Imagem e clicamos em Opções do efeito...

7 Surgirá a caixa de diálogo Onda senoide, referente ao efeito da figura, que está tendo suas opções analisadas. Observe que não há aprimoramentos de som e, após a animação, o objeto permanecerá no slide (Não esmaecer). Essas são as configurações padrão do objeto.

8 Clicamos sobre o drop-down do campo Som e inserimos o som Aplausos, para o efeito. Após o clique no botão OK, o som será executado. CONFIGURANDO A TRANSIÇÃO DE SLIDES Ao apresentar um show de slides, podemos tirar vantagens de um dos recursos avançados de apresentação, chamado de Transição de slides. O recurso Transição é um efeito especial que acrescenta interesse visual à medida que um slide termina e o próximo se inicia. Ativamos o modo de Classificação de Slides.

9 Na guia Página Inicial, no grupo Edição, ativamos o drop-down de Selecionar e clicamos em Selecionar tudo ou teclamos <Ctrl>+<T>, para selecionar todos os slides. Os slides serão visualizados em miniatura e todos selecionados. Ativamos a guia Transições, em seguida, no grupo Transição para este Slide, clicamos no botão Mais. Ao clicar no botão, será aberto o Painel de Efeitos de slides com as opções dos efeitos que serão colocados nos slides. Os efeitos são divididos em três conjuntos: - Sutil; - Empolgante; - Conteúdo Dinâmico; Com todos os slides selecionados, clique na opção que desejar. Selecionamos o primeiro slide, executamos a apresentação, clicando no botão Apresentação de Slides para conferir os efeitos de transição dos slides. Configurando o tempo de transição É importante lembrar que para fazer as configurações de velocidade e adicionar um som é necessário que tenha adicionado previamente um efeito de transição. No PowerPoint podemos controlar a velocidade com que os efeitos de transição são executados, durante a apresentação.

10 Com a apresentação no modo de classificação de slides, pressionamos <Ctrl>+<T> e assim selecionamos todos os slides, para alterarmos a velocidade da transição. Com a guia Transições ativa, no grupo Intervalo ativamos o drop-down do campo Duração e clicamos na opção 02,00 segundos Caso você queira dar um toque a mais em uma apresentação, poderá adicionar um fundo musical em seus slides. Podemos adicionar música em um só slide, em todos os slides, até o fim da apresentação ou determinar em que slide quer que seja adicionada uma música ou algum som. Por exemplo, se você estiver utilizando um computador que tenha os recursos de multimídia, poderá utilizar uma música em segundo plano ou até gravar usando o acessório Gravador de som que acompanha o Windows para gravar e salvar um som, depois é só utilizá-lo na hora de definir o som para uma transição. Para colocar som individual selecionamos o slide 1 e clicamos sobre o drop-down Som. Com o drop-down Som ativo, clicamos em Outro som... Em alguns instantes será aberta a caixa de diálogo Adicionar Áudio. Então, selecionamos o som desejado e clicamos em OK. As transições de slides do PowerPoint geralmente estão configuradas no modo manual, ou seja, ocorrem através do clique do mouse. Mas, isso pode ser mudado, dependendo do tipo de apresentação que você quer utilizar. Podemos definir um tempo entre uma transição e outra, se seu slide não necessitar de muitas explicações orais entre um slide e outro. Com a apresentação no modo de Classificação de Slides, selecionamos todos os slides. Ative guia Transições, e no grupo Intervalo vamos configurar o Avançar Slide. Na guia Transições, na opção Avançar Slide, desmarcamos a caixa Ao Clicar com o Mouse e marcamos a opção Após, selecionando o tempo de 10 segundos (00:10), ou seja, neste caso a apresentação terá um tempo de 10 segundos entre uma transição e outra, além é claro, do tempo de execução dos efeitos, em cada objeto, acrescentado por nós anteriormente.

11 Embaixo de cada slide é adicionado um valor de tempo. Nesse caso, veremos o mesmo valor para todos, tal como foi definido por nós. Com todos os slides selecionados, clicamos sobre o botão Apresentação de Slides e observamos a apresentação sendo executada, agora em modo de transição automática. Para ensaiar a apresentação devemos clicar em Testar intervalos que está localizado no grupo Configurar. Ao clicar neste botão seu slide será apresentado na tela e um relógio contando o tempo em que você estiver visualizando o slide. Enquanto seu slide estiver sendo apresentado, você deve se imaginar fazendo os comentários e observações sobre o assunto e só depois ir para o próximo slide. Quando terminar seus comentários, clique sobre o botão Próximo que aparece no relógio.

12 Leia a descrição da Barra de Ferramentas Ensaio: Próximo: para ir para o outro slide. Pausar: é para interromper, temporariamente, o registro do tempo. Tempo do Slide: mostra o tempo do slide. Repetir: é para reiniciar o registro do tempo para o slide atual. Tempo: é o tempo total da apresentação. O cronômetro da esquerda calcula o tempo do slide que está em uso, e o da direita todo o tempo gasto até o momento com todos os slides. Não gaste muito tempo em um só slide. A plateia pode se distrair. Se você descobre que já está falando há mais de dois ou três minutos sobre um slide, faça dois ou mais slides sobre esse assunto. Depois de dar um clique no botão Próximo do último slide, aparece na tela uma caixa de diálogo fornecendo o tempo total gasto na sua apresentação. Se você deseja armazenar os tempos de cada slide, na caixa de diálogo Microsoft PowerPoint, dê um clique em Sim. SALVANDO EM MODO EXECUTÁVEL E PROTEGIDO Podemos salvar a apresentação em modo de proteção, para que a mesma não possibilite alterações de terceiros e também seja executada automaticamente, sem a necessidade de ser aberta antes pelo PowerPoint. Clicamos na guia Arquivo, ativamos a opção Salvar como. Através do drop-down da opção Tipo selecionamos a opção Apresentação de Slides do PowerPoint. Na caixa de diálogo Salvar como, localizamos o local desejado e digitamos o nome do arquivo. Será criada, no local indicado, uma cópia da apresentação em formato.ppsx, extensão autoexecutável do PowerPoint. Para visualizar o novo conteúdo da apresentação, abrimos o ícone com o nome Rotina Apresentação.ppsx. Impressão de slides A maioria das apresentações é criada em cores, mas os slides e os folhetos são geralmente impressos em preto-e-branco ou em variações de cinza, também conhecidas como escala de cinza. A impressão em escala de cinza converte as cores das imagens em tons de cinza que variam entre o preto e o branco. Quando você imprime os slides, o PowerPoint configura as cores da apresentação para que se ajustem aos recursos da impressora selecionada. No Microsoft PowerPoint 2010 é possível imprimir outras partes de uma apresentação, como folhetos, anotações ou uma apresentação no Modo de exibição de estrutura de tópicos. Conhecendo o modo folhetos. Clicamos na guia Arquivo e, em seguida, em Imprimir para visualizarmos a impressão. No grupo Configurações, clicamos no drop-down de Slides e selecionamos a opção desejada.

13 Com esta opção ativa, você pode imprimir as apresentações na forma de folhetos, com até nove slides em uma página, que podem ser utilizados pelo público para acompanhar a apresentação ou para referência futura. Para especificar a orientação da página, ative o drop-down de Orientação e, em seguida, clique em Orientação Retrato. Se desejar imprimir folhetos em escala de cinza basta clicar no drop-down de Cor, ativar e clicar na opção Escala de Cinza.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

Microsoft PowerPoint. A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide

Microsoft PowerPoint. A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide Microsoft PowerPoint A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide Dica: O botão, localizado, no lado direito do zoom, na barra de status, ajusta o slide à janela atual. E

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 16 Apresentações de Slides... 2 Criando e executando apresentações de slides... 2 Adicionando transições a uma apresentação de slides... 2 Configurando as apresentações... 3 Definindo intervalos

Leia mais

Excel 2010 Faixas de opções

Excel 2010 Faixas de opções Noções de Informática MTE Intensivo Aula 11 Excel 2010 Faixas de opções Excel 2010 Faixas de opções Excel 2010 Faixas de opções PowerPoint 2010 - Ambiente PowerPoint 2010 Faixa de Opções PowerPoint 2010

Leia mais

LibreOffice. Impress AULA FINALIZANDO UMA APRESENTAÇÃO. As pessoas que alcançam seu potencial pensam em aperfeiçoamento.

LibreOffice. Impress AULA FINALIZANDO UMA APRESENTAÇÃO. As pessoas que alcançam seu potencial pensam em aperfeiçoamento. LibreOffice Impress AULA 2 FINALIZANDO UMA APRESENTAÇÃO As pessoas que alcançam seu potencial pensam em aperfeiçoamento (John Maxwell) Autor: Emerson Luiz Florentino Borges Pró-Reitoria de Extensão Universidade

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Profª. Maria José da Silva Página 1

Profª. Maria José da Silva Página 1 E-Mail: mariajosefatern@yahoo.com.br Profª. Maria José da Silva Página 1 Sumário Introdução 03 A Janela PowerPoint 04 Excluindo Slides 06 Criando Apresentação 06 Salvando o Documento 07 Configurando a

Leia mais

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint Apresentação de Diapositivos - 90 min Ficha orientada nº5 Objectivos: Criação de transições entre diapositivos Aplicação de efeitos de animação Definição de

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* Editor de Apresentação de slides O Microsoft PowerPoint é um aplicativo do pacote Office que permite a criação e exibição de apresentações com textos, imagens, sons, e vídeos, estes podem ser animados

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia.

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. TEXTO: A idéia é facilitar o aprendizado através das telas capturadas,

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE PUBLISHER 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 32 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010

TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010 TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010 Ctrl + Shift + F - Abre configurações de fonte para um texto que estiver selecionado. Shift + F6 - Mostra um painel lateral com os slides ou tópicos Ctrl + Shift + > -

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP Profª Danielle Casillo SUMÁRIO Painel de Controle 2 PAINEL DE CONTROLE Fornece

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Copyright by Monica Alvarez Rimoli, Dados para Catalogação. Alvares Rimoli, Monica. Microsoft PowerPoint Campinas: Editora Komedi, 2008.

Copyright by Monica Alvarez Rimoli, Dados para Catalogação. Alvares Rimoli, Monica. Microsoft PowerPoint Campinas: Editora Komedi, 2008. Microsoft PowerPoint 2007 K O M E D I Copyright by Monica Alvarez Rimoli, 2008 Dados para Catalogação Alvares Rimoli, Monica Microsoft PowerPoint 2007 PPTC1.0 Campinas: Editora Komedi, 2008. 94 p. Diretor:

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3... ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o PowerPoint 2016...08 Conhecendo a tela...09 Exibir réguas e grades...14 Slide mestre...16 Iniciar uma apresentação em branco...17 Abrir uma apresentação existente...17

Leia mais

Softwares de Apresentação Power Point

Softwares de Apresentação Power Point Softwares de Apresentação Power Point Ameliara Freire (ameliara.ufrpe@gmail.com) André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) 1 Apresentação do Power Point: Elementos

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE EXERCÍCIO - 10

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE EXERCÍCIO - 10 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE PROFESSOR: RHAVY MAIA GUEDES DISCIPLINA: SOFTWARE DE APRESENTAÇÃO TURMA: INTEGRADO DE INFORMÁTICA EXERCÍCIO - 10 Leia atentamente

Leia mais

POWERPOINT O PowerPoint é um software de apresentação multimídia. As apresentações elaboradas por ele, podem ser diretamente exibidas no monitor de vídeo de um computador ou projetadas através de dispositivos

Leia mais

Pacote BrOffice. Writer Calc Impress

Pacote BrOffice. Writer Calc Impress Pacote BrOffice Writer Calc Impress Impress Introdução O Impress é um processador de apresentações, ele oferece ferramentas similares as do Power Point, assim o usuário pode fazer uso de diversos formatos,

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

Migrando para o PowerPoint 2010

Migrando para o PowerPoint 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft PowerPoint 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da

Leia mais

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

Este arquivo é parte integrante do CD MEGA CURSOS Acesse -

Este arquivo é parte integrante do CD MEGA CURSOS Acesse - Índice Microsoft...3 Iniciando o Microsoft...4 Iniciando o Documento...4 Salvando o Documento...9 Fechando o Documento...10 Abrindo o Documento...11 Configurando a página...12 Imprimindo o Documento...13

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão da Aula Anterior Animação entre slides Transição entre slides SmartArt Exercício de Fixação 2 Revisão MICROSOFT POWER POINT

Leia mais

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando PASSO 1 No Power Point na janela para crie sua primeira apresentação selecione uma apresentação em branco. Página 1 de 15 PASSO 2 Selecione o primeiro tipo da Janela Novo Slide que conterá o título e o

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007

Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007 ICSF Formação apresenta: Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Fevereiro 2014 Bem-vindo Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Fevereiro 2014 Identificação da UFCD UFCD nº

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

Ajustando as opções de impressão

Ajustando as opções de impressão Ajustando as opções de impressão Este tópico inclui: "Configurando as opções de impressão" na página 2-33 "Selecionando modos de qualidade de impressão" na página 2-36 "Imprimindo em preto e branco" na

Leia mais

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS 1 Instalando Logo após a instalação do WinRAR, você define quais tipos de arquivos devem ser associados a ele, ou seja, aqueles arquivos que automaticamente executam o WinRAR após serem executados. Você

Leia mais

Como criar uma história

Como criar uma história O da Microsoft permite, a partir de um conjunto de imagens, fazer um vídeo, adicionando som (músicas ou narração por voz recorrendo ao microfone) e movimento (transições e efeitos). São estes movimentos

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

POWER POINT XP. Autor: Hélio Dos Santos Duarte. PowerPoint 2002 XP

POWER POINT XP. Autor: Hélio Dos Santos Duarte. PowerPoint 2002 XP POWER POINT XP Autor: Hélio Dos Santos Duarte 1 POWER POINT XP Índice Microsoft... 3 Iniciando o Microsoft... 4 Iniciando o Documento... 4 Salvando o Documento... 9 Fechando o Documento... 10 Abrindo o

Leia mais

Informática. Organização de Arquivos, Pastas e Programas. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Organização de Arquivos, Pastas e Programas. Professor Márcio Hunecke. Informática Organização de Arquivos, Pastas e Programas Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática ORGANIZAÇÃO DE PASTAS, ARQUIVOS E PROGRAMAS No Windows, a organização de Arquivos

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Impress

Treinamento em BrOffice.org Impress Treinamento em BrOffice.org Impress 1 Índice I. CONCEITOS...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO...4 III. PREENCHIMENTOS...5 IV. RÉGUAS E GUIAS...6 V. MODOS DE VISUALIZAÇÃO...7 1. Modo Normal...7 2. Modo

Leia mais

GABARITO AULA 01. a-4; b-1; c-2; d-3; e-5.

GABARITO AULA 01. a-4; b-1; c-2; d-3; e-5. GABARITO AULA 01 Exercício Nº 1 Tipo avaliação Alternativa certa. Questão O Microsoft Publisher tem a função de: Alternativas a) criar slides. b) editar apresentações. c) desenvolver publicações com aparência

Leia mais

AULA: BrOffice Impress segunda parte

AULA: BrOffice Impress segunda parte AULA: BrOffice Impress segunda parte Objetivos Ter uma visão geral do BrOffice Impress; Aprender a trabalhar com o modo de exibição dos slides; Saber utilizar cores ou textura em segundo plano; Aprender

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS / POWER POINT 2003 INICIANDO O POWERPOINT

NOÇÕES BÁSICAS / POWER POINT 2003 INICIANDO O POWERPOINT NOÇÕES BÁSICAS / POWER POINT 2003 O PowerPoint é um programa de criação de apresentações, contendo texto, imagem e animação. O programa faz parte do pacote de aplicativos para escritórios Microsoft Office

Leia mais

CEEP CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON SUCUPIRA PROFESSORA: EZENETE SANTOS INCLUSÃO DIGITAL (4º ANO - IV UNIDADE)

CEEP CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON SUCUPIRA PROFESSORA: EZENETE SANTOS INCLUSÃO DIGITAL (4º ANO - IV UNIDADE) CEEP CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON SUCUPIRA PROFESSORA: EZENETE SANTOS INCLUSÃO DIGITAL (4º ANO - IV UNIDADE) (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO) PARTE TEÓRICO-PRÁTICO (III UNIDADE) 1. Utilizando

Leia mais

2 Documentos. Word 2013

2 Documentos. Word 2013 2 Documentos 2.1. Escolher um Novo Documento 2.2. Configuração de Página 2.2.1. Definir Tamanho da Página 2.2.2. Definir as Margens do Documento 2.2.3. Ajustar Orientação da Página 2.2.4. Inserir Folha

Leia mais

Ponto Secullum 4 - Escalas

Ponto Secullum 4 - Escalas Ponto Secullum 4 - Escalas No Ponto Secullum 4 é possível criar dois tipos de Escalas de Trabalho: Escalas Cíclicas Que é definida antes do funcionário iniciar o ciclo e não se altera no período.quando

Leia mais

Tabela Dinâmica MS-Excel

Tabela Dinâmica MS-Excel Tabela Dinâmica MS-Excel Sumário Tabela Dinâmica... 3 Antes de começar... 5 Criar uma Tabela Dinâmica... 6 Trabalhando com a lista Campos da Tabela Dinâmica... 8 Valores da Tabela Dinâmica... 10 Mostrar

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO VII

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO VII NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO VII 1. Ao salvarmos uma típica apresentação do MSPowerPoint 2010 em nosso HD, a extensão padrão do arquivo será: A).xlsx B).ppt C).pdf D).xls E).pptx 2. Com

Leia mais

Criar e Apresentar Apresentações

Criar e Apresentar Apresentações Criar e Apresentar Apresentações Manuel Cabral Reis UTAD Departamento de Engenharias Curso de Ciências da Comunicação Disciplina de Introdução à Informática 1 Transição dos Slides Podem ser usadas várias

Leia mais

Utilização do Fiery WebSpooler

Utilização do Fiery WebSpooler 18 Utilização do Fiery WebSpooler O Fiery WebSpooler permite o rastreamento e o gerenciamento de trabalhos a partir de diversas plataformas na Internet ou intranet. O Fiery WebSpooler, uma das ferramentas

Leia mais

O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode

O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode Aula 1 Word 2007 O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode criar uma grande diversidade de documentos,

Leia mais

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc.

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc. Avisos legais É proibida a reprodução total ou parcial deste guia sem a devida autorização. As informações deste guia estão sujeitas a modificações sem aviso prévio. Não nos responsabilizamos por quaisquer

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Os Assistentes... 3! Assistente de Autoconteúdo... 3! Escolhendo uma apresentação em branco... 3! Abrir uma apresentação existente... 4 Salvando Apresentações... 4 A Janela do PowerPoint... 5 1

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02 Prof. Sergio Koch Sistema Operacional Aula 02 Identificando Componentes de uma Janela no S.O. Ao abrir uma janela no Sistema Operacional Windows, encontramos algumas ferramentas as quais auxiliam na Navegação

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

5.2 GUIA PRÁTICO 5085N. Flash Câmera frontal. Sensor. Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga. Início/ sensor de impressão digital.

5.2 GUIA PRÁTICO 5085N. Flash Câmera frontal. Sensor. Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga. Início/ sensor de impressão digital. 1 Carregar a bateria. GUIA PRÁTICO Sensor Flash Câmera frontal Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga 2 Inserir ou retirar o SIM. 3 Inserir ou retiar o cartão microsd. 5.2 Início/ sensor de impressão

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

SELECIONANDO E AGRUPANDO OBJETOS

SELECIONANDO E AGRUPANDO OBJETOS SELECIONANDO E AGRUPANDO OBJETOS Quando acrescentamos recursos como uma Auto forma, um Gráfico, uma figura de Clip-art no seu slide, será criado um objeto. Um objeto é uma área retangular do slide, definida

Leia mais

Windows 98 e Windows Me

Windows 98 e Windows Me Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-32 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-32 "Outros métodos de instalação" na página 3-33 "Solução de problemas do Windows 98 e Windows

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

O MICROSOFT OFFICE WORD 2010

O MICROSOFT OFFICE WORD 2010 O MICROSOFT OFFICE WORD 2010 APRESENTAÇÃO DE INTERFACE Curso Técnico de Nível Médio Objetivo Apresentar a interface do Microsoft Word 2010. Processador de texto O Microsoft office Word 2010 é um aplicativo

Leia mais

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias.

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. 5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. Observe que na parte superior temos duas formas de visualização: em Miniatura e Exibição Detalhada.

Leia mais

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras:

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras: Windows NT 4.x Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-26 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-26 "Solução de problemas do Windows NT 4.x (TCP/IP)" na página 3-30 Etapas preliminares

Leia mais

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Estado Português Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Ambiente gráfico do Sistema operativo Windows XP/vista. Windows Movie Maker

Leia mais

Passo 3: Preparando-se para a criação de seu vídeo de curta duração/apresentação de slides

Passo 3: Preparando-se para a criação de seu vídeo de curta duração/apresentação de slides Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Iniciar e sair do Picture Package Producer2 Passo 1: Selecionando imagens Passo 2: Verificando as imagens selecionadas Passo 3: Preparando-se para a criação de seu

Leia mais

Ajustando as opções de impressão

Ajustando as opções de impressão Ajustando as opções de impressão Este tópico inclui: "Definindo as opções de impressão" na página 2-36 "Selecionando modos de qualidade de impressão" na página 2-42 Definindo as opções de impressão Muitas

Leia mais

Document Capture Pro 2.0 para Windows

Document Capture Pro 2.0 para Windows Document Capture Pro 2.0 para Windows Conteúdo Document Capture Pro 2.0 para Windows... 5 Adição e designação de trabalhos de digitalização com o Document Capture Pro - Windows... 5 Digitalização com

Leia mais

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas Módulo 03 Trabalhando com listas, imagens e tabelas Apresentação do módulo 03 Objetivos do módulo Boas vindas ao terceiro módulo do curso Primeiros Passos no Word. Neste módulo vamos saber como utilizar

Leia mais

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático Bem vindo ao Backup Online GUIA RÁPIDO DE CONFIGURAÇÃO DO BACK UP ONLINE Você está adquirindo uma das melhores plataformas de Backup na Nuvem disponíveis no mercado. Preparamos

Leia mais

JLR EPC. Guia de início rápido. Índice. Brazilian Portuguese Version 2.0. Guia passo a passo Guia de telas

JLR EPC. Guia de início rápido. Índice. Brazilian Portuguese Version 2.0. Guia passo a passo Guia de telas JLR EPC Guia de início rápido Índice Guia passo a passo......2-7 Guia de telas........8-11 Brazilian Portuguese Version 2.0 JLR JLR EPC Guia de início rápido 1. Início do aplicativo Problemas no log-in?

Leia mais

Sumário. Apresentações básicas. 1 Como explorar o PowerPoint Parte 1

Sumário. Apresentações básicas. 1 Como explorar o PowerPoint Parte 1 Introdução...xiii A quem este livro se destina... xiii Como o livro está organizado... xiii Como baixar os arquivos de prática... xiv Suporte técnico... xvii Parte 1 Apresentações básicas 1 Como explorar

Leia mais

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução -Soluções Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução Ao concluir este exercício, você estará apto a: Efetuar logon no SAP Business One Definir parâmetros de exibição Configurar

Leia mais

Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Pós-Graduação em Gestão de Negócios

Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Pós-Graduação em Gestão de Negócios Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ Power Point Carlos Alberto Lidizia

Leia mais

Bem-vindo ao Picture Package Producer2

Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Manual do Picture Package Producer2 Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Iniciar e sair do Picture Package Producer2 Passo 1: Selecionando imagens Passo 2: Verificando

Leia mais

Elaborado por: Genilson Vieira

Elaborado por: Genilson Vieira Executar uma Vez 1. Inserir o botão FORMULÁRIO e o botão VISUALIZAÇÃO DE IMPRESSÃO EM TELA INTEIRA 2. Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Mais Comandos... 3. Escolher comando em Todos os

Leia mais

CRIAR UM CARTÃO DE VISITA. É fácil começar selecionando um dos designs de cartão de visita que acompanham o Publisher.

CRIAR UM CARTÃO DE VISITA. É fácil começar selecionando um dos designs de cartão de visita que acompanham o Publisher. PUBLISHER CRIAR UM CARTÃO DE VISITA É fácil começar selecionando um dos designs de cartão de visita que acompanham o Publisher. Criar um cartão de visita com um lado Clique em Arquivo > Novo e escolha

Leia mais

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Manual do Picture Package DVD Viewer Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Iniciar e sair do Picture Package DVD Viewer Visualizando imagens Copiando imagens para

Leia mais

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar.

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar. GUIA PRÁTICO 1 Colocar ou retirar a tampa traseira. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. 5.0 Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga SIM2 Voltar Início Visão geral 3 Inserir ou retirar o SIM.

Leia mais