Pacote BrOffice. Writer Calc Impress

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pacote BrOffice. Writer Calc Impress"

Transcrição

1 Pacote BrOffice Writer Calc Impress

2 Impress Introdução O Impress é um processador de apresentações, ele oferece ferramentas similares as do Power Point, assim o usuário pode fazer uso de diversos formatos, cores, correção ortográfica, imagens e muitos outros recursos que permitem a criação de apresentações profissionais.

3 Impress Como entrar Para entrar no Impress o usuário deverá clicar no menu Iniciar do Windows ou em um botão de acesso similar no sistema operacional que estiver usando.

4 Impress Em seguida deverá posicionar o apontador do mouse sobre a opção todos os programas, com o menu programas aberto, o apontador do mouse deverá ser posicionado sobre a opção BrOffcie.org.

5 Impress Um novo menu será exibido, neste deverá ser clicado a opção BrOffice.org Impress Após esta Seqüência de ações o aplicativo será iniciado

6 Impress Sempre que entra no Impress o usuário terá a sua disposição um slide em branco para editar sua apresentação. No Centro da tela é exibida a área de trabalho do slide, logo acima desta área são exibidas as guias que permitem a escolha do modo de visualização dos slides. Do lado esquerdo, na coluna Slides, são exibidas as miniaturas dos slides. Do lado direito da tela a coluna Layouts permite a escolha de um layout apropriado para cada novo slide que é criado.

7 Impress Na barra de títulos é exibido o nome da apresentação que por padrão é Sem título1 e o nome do aplicativo, BrOffice.org Impress. No momento de gravar a apresentação no disco (Salvar), o usuário poderá escolher para o documento um nome de sua preferência.

8 Impress Salvando Documentos Depois de confeccionar uma apresentação, na maioria das vezes o usuário precisa salva-la (gravar no disco). Para salvar apresentações no Impress, após ter preparado os slides, o usuário deverá clicar no menu Arquivo e em seguida na opção Salvar, a caixa de diálogos Salvar Como será exibida. Esta caixa permite ao usuário, entre várias opções, escolher o local onde a apresentação será salva, nomear a apresentação com nome de sua preferência, alterar o formato do arquivo a ser salvo, etc. Depois que o documento for salvo, o novo nome aparecerá na barra de títulos

9 Impress Abrindo Documentos Arquivos que foram salvos podem ser abertos posteriormente para serem lidos, impressos, alterados, apresentados, etc. Para abrir um arquivo, o usuário deverá clicar o menu Arquivo e em seguida clicar na opção Abrir, a caixa Abrir será exibida, o usuário poderá navegar entre os discos e pastas do computador para selecionar o arquivo a ser aberto. Um clique no arquivo para selecioná-lo, e um clique no botão Abrir. Após estas ações, o conteúdo do arquivo será exibido permitindo a edição, apresentação, etc.

10 Impress As operações para salvar e abrir arquivos, que acabamos de ver, além de serem executadas pelo menu Arquivo também podem ser executadas pela barra de ferramentas. Botão Salvar Botão Abrir

11 Impress Layouts de Slides Quando o usuário entra no Impress para editar uma apresentação, um slide em branco é exibido, este slide está configurado como o primeiro layout da biblioteca de layouts que aparece a direita. Este layout não oferece nenhuma caixa para a inserção de textos. Se o usuário escolher o segundo layout, este oferece duas caixas para a inserção de textos, sendo que, a primeira caixa foi concebida para a colocação do título do slide, e a segunda para inserção de conteúdo de exposição.

12 Impress Layouts de Slides A fonte da caixa de títulos é por padrão, configurada para Arial com tamanho 44. A fonte da caixa maior (a de conteúdo) é Arial com tamanho 32. Outros layouts estão disponíveis na coluna Layouts, cada um deles oferece variações como: número de colunas, disposição do texto, preparação para gráficos, preparação para figuras, preparação para tabelas, etc. O usuário pode clicar sobre as caixas para posicionar o cursor que permitirá a inserção de títulos e conteúdos.

13 Impress Layouts de Slides Se houver necessidade pode-se inserir novas caixas de texto independente do layout do slide. As novas caixas podem ser inseridas clicando no T maiúsculo em azul na barra de ferramentas de desenho que aparece na parte inferior da tela. Depois de clicado na letra T, basta clicar, segurar clicado e arrastar pelo slide, a caixa será criada, então é só escrever o texto.

14 Impress Layouts de Slides Tanto as caixas de texto como qualquer outro objeto inserido em um slide do Impress pode ser redimensionado. Ao clicar sobre um objeto ele ficará selecionado, nos cantos e nas extremidades, pequenos quadradinhos serão exibidos, ao clicar sobre um deles, segurar clicado e arrastar o usuário estará redimensionando o objeto.

15 Impress Formatando Caracteres (fonte) Assim como no Writer e no Calc, no Impress, o usuário pode aplicar aos caracteres, cores, desenhos tipográficos, estilos e tamanhos diferentes. Para aplicar os novos formatos, deve-se selecionar o conteúdo e em seguida utilizar as opções da barra de ferramentas de formatação. Estas ações também podem ser aplicas através do menu Formatar na opção Caractere. Vamos ver primeiramente pela barra de ferramentas.

16 Impress Formatando Caracteres (fonte) Utiliza-se a caixa Fonte para escolher o novo desenho tipográfico. Utiliza-se a caixa Tamanho da fonte para escolher a nova dimensão. Utiliza-se os botões Negrito, Itálico e Sublinhado para aplicar novos tipos. Utiliza-se o botão Cor da fonte para colorir.

17 Impress Formatando Caracteres (fonte) Vejamos agora para executar as mesmas ações acessando pelo menu. Selecionar o conteúdo que receberá os novos formatos. Clicar no menu Formatar, em seguida clicar em Caractere, a caixa Caractere será exibida. Na aba Fonte, em Fonte, pode-se escolher o desenho tipográfico dos caracteres, em Tipos de fonte, pode-se escolher Normal, Itálico, Negrito ou Itálico Negrito. Em Tamanho, escolher a dimensão dos caracteres.

18 Impress Formatando Caracteres (fonte) Para mudar a cor dos caracteres e algumas outras opções acessando pelo menu, deve-se clicar no menu Formatar, e em seguida na opção Caractere, na caixa Caractere clicar na aba ou guia Efeitos de fonte. As opções Sublinhado e Cor da fonte serão apresentadas juntamente com outras. O usuário deverá efetuar as novas definições e clicar em Ok.

19 Impress Inserindo novos Slides Ao criar uma apresentação, com a evolução do conteúdo o usuário necessita aumentar o número de slides. Para inserir um novo slide em uma apresentação deve-se clicar no menu Inserir e em seguida na opção Slide. Um slide em branco será inserido, este slide terá o mesmo layout do anterior e será baseado no slide mestre padrão.

20 Impress Duplicando Slides Se o usuário utilizar a opção de inserir slides (vista no passo anterior), o novo slide deverá ser formatado conforme as necessidades do documento. Como na maioria das vezes as formatações do próximo slide serão iguais a do anterior, ao invés de inserir um novo slide, pode-se duplicar o atual. Esta manobra permitirá o aproveitamento das definições do slide anterior, neste caso não há necessidade de refazer a formatação, basta substituir o conteúdo. Para isto deve-se clicar no menu Inserir e depois na opção Duplicar slide.

21 Impress Inserindo / Duplicando Slides Cabe lembrar que tanto na inserção quanto na duplicação de slides o novo slide criado estará posicionado imediatamente após o slide ativo no momento da ação (aquele contém o cursor ou o foco). Se um slide foi inserido ou duplicado longe do ponto da apresentação onde ele deve ficar, na coluna Slides que fica à esquerda será possível clicar sobre ele, segurar clicado e arrastar até o ponto ideal de posicionamento dentro da apresentação.

22 Impress Formatando parágrafos O usuário também pode formatar os parágrafos em uma apresentação do Impress. A formatação de parágrafo mais comumente utilizada, é que permite a escolha do alinhamento dos parágrafos. O usuário pode escolher para um parágrafo o alinhamento: Esquerdo Centralizado Direito Justificado

23 Impress Formatando parágrafos A formatação de parágrafo que permite a escolha do alinhamento dos parágrafos também pode ser realizada clicando no menu Formatar e depois na opção Parágrafo, na caixa Parágrafo deve-se clicar na aba ou guia Alinhamento, em Opções escolher o alinhamento desejado, Esquerdo,Direito, Centro ou Justificado.

24 Impress Aparência (Plano de Fundo) Quando construímos uma apresentação no Impress, ela é criada no slide mestre padrão. O slide mestre padrão apresenta o plano de fundo branco. Se quiser o usuário pode trocar a cor do plano de fundo, ou então escolher um gradiente, um preenchimento ou um bitmap. Para trocar a cor do plano de fundo, deve-se clicar no menu Formatar e depois na opção Página, a caixa Configuração de página será exibida, clicando na aba ou guia Plano de fundo a opção Preenchimento permite a escolha de uma nova cor para o plano de fundo.

25 Impress Aparência (Plano de Fundo) Uma outra opção para o plano de fundo é a inserção de um gradiente. Para trocar o plano de fundo para um gradiente, devese clicar no menu Formatar e depois na opção Página, a caixa Configuração de página será exibida, clicando na aba ou guia Plano de fundo a opção Preenchimento permite a escolha de um gradiente para plano de fundo.

26 Impress Aparência (Plano de Fundo) As outras duas opções para plano de fundo são: Preenchimento Bitmap

27 Impress Aparência (Plano de Fundo) Depois de escolher uma cor, preenchimento, gradiente ou bitmap para plano de fundo, uma mensagem será emitida perguntando se as novas configurações de plano de fundo devem ser aplicadas a todas as páginas, responder Sim aplicará as novas configurações a todos os slides da apresentação, responder Não, aplicará as novas configurações apenas no slide ativo.

28 Impress Apresentação dos Slides Quando usamos o Impress para construção de slides, na maioria das vezes o objetivo é a utilização em uma aula, palestra ou outro tipo qualquer de apresentação. Para colocar o Impress em modo apresentação, devese clicar no menu Exibir e depois em Apresentação de Slides, o Impress irá apresentar o slide ativo, atual ou em foco (que contém o cursor) fazendo com que ocupe toda a tela do computador, ou seja, sem as barras de título, ferramentas, menus, etc. Se a saída do computador for conectada a um projetor multimídia a imagem poderá ser projetada em uma tela ou parede branca.

29 Impress Marcadores e Numeração Pode-se usar marcadores e numerações nas apresentações construídas no Impress. Para inserir marcadores nos parágrafos de um slide, deve-se selecionar estes parágrafos, em seguida clicar no botão correspondente da barra de ferramentas de formatação. Um outro botão na barra de ferramentas padrão (com o desenho de uma pequena mão) permite que se abra a caixa Marcações e Numeração, nesta caixa o usuário pode escolher um marcador com um desenho mais apropriado para seu documento.

30 Impress Transição de Slides Depois de terminar a edição de uma apresentação (construção e criação), se ela for composta de mais que um slide, caso o usuário for apresentar como uma aula ou palestra, ele poderá escolher um efeito de transição entre os slides. O objetivo dos efeitos de transição é promover a mudança de um slide para outro com algo mais do que simplesmente retirar um quadro e apresentar outro. Por padrão, não há nenhuma configuração de transição.

31 Impress Transição de Slides Para configurar a transição dos slides deve-se clicar no menu Apresentação de Slides e em seguida sobre a opção Transição de Slides, do lado direito da tela será exibida coluna Tarefas, ela permite várias configurações, entre elas, a opção de modificar a transição. O tipo Sem transição que é o padrão e deve ser mudado conforme o desejo do usuário. Existem muitos efeitos de transição, vejamos alguns exemplos:

32 Impress Transição de Slides Apagar para cima Apagar para a direita Apagar para a esquerda Apagar para baixo Girar em sentido horário, 1 raio Girar em sentido horário, 2 raios Quadriculado vertical Dissolver E muitos outros...

33 Impress Transição de Slides A caixa Velocidade permite escolher a velocidade da transição, as opções são: Lento, Rápido e Médio. A caixa Som permite a escolha de um som que será emitido durante a transição, neste caso fica a sensação de que se usa uma vinheta (o padrão é sem som). O usuário ainda pode escolher como fará para avançar para o próximo slide: Ao clique do mouse*, ou Automaticamente após: tempo escolhido pelo usuário. Clicar no botão Aplicar a todos os slides fará com que haja efeitos de transição entre todos os slides da apresentação, se não, apenas nos slides selecionados. * O teclado também pode ser usado.

34 Impress Transição de Slides É importante lembrar que a utilização de efeitos de transição implica na perda de tempo, além de, em alguns casos sugerir certo exagero de recursos que nem sempre agrada.

35 Impress Animação Os objetos inseridos nos slides podem aparecer nas apresentações de maneira animada. Para inseri animação deve-se selecionar o objeto que surgirá de maneira animada. Clicar no menu Apresentação de slides e em seguida clicar na opção Animação personalizada, a coluna Tarefas a direita da tela exibirá as opções de animação. O usuário deverá clicar em Adicionar, a janela Animação personalizada será exibida, na aba ou guia Entrada deve-se escolher a animação desejada.

36 Impress Animação Para remover uma animação de um objeto, deve-se selecionar o objeto animado, clicar no menu Apresentação de slides e em seguida em Animação personalizada, na coluna da direita, clicar em Remover.

37 Impress Animação É importante lembrar que a utilização de animações em objetos implica na perda de tempo, além de, em alguns casos sugerir um certo exagero de recursos que nem sempre agrada.

38 Impress Design de Slides São muitas as maneiras para se mudar a aparência dos slides de uma apresentação, uma outra opção seria mudar o design do ou dos slides. Para mudar deve-se clicar no menu Formatar e na opção Design de slide. a janela Design de slide será exibida...

39 Impress Design de Slides O usuário deverá clicar em Carregar, a janela Carregar design de slide será exibida. Se a caixa Trocar página de plano de fundo for marcada, o novo design será aplicado a todos os slides da apresentação, caso contrário será aplicado apenas no slide atual.

40 Impress Design de Slides Com a janela Carregar design de slide sendo exibida. Em Categorias deve-se escolher uma categoria, em Modelos o usuário poderá escolher entre os designes disponíveis em cada categoria. Se a caixa Visualizar estiver marcada, o novo design será exibido no quadro abaixo para apreciação do usuário.

41 Impress Design de Slides Quando aplicamos novos designes, estamos trocando o slide mestre da apresentação, ou do slide ativo, depende da escolha do usuário.

42 Impress Impressão de Slides Habitualmente criamos apresentações para serem exibidas em projetores de multimídia, mas em alguns casos há necessidade de imprimir a apresentação. Os dois casos mais comuns são: Impressão exatamente como aparece na tela. Impressão de folhetos.

43 Impress Impressão de Slides Para imprimir uma apresentação como ela aparece na tela, deve-se clicar no menu Arquivo e depois na opção Imprimir, a janela Imprimir será exibida. Se o usuário simplesmente clicar em Ok a apresentação será impressa com as definições da impressora padrão.

44 Impress Impressão de Slides Se ao invés de clicar em Ok o usuário clicar no botão Propriedades, poderá escolher as definições de cores nas configurações da impressora configurada como padrão. Configurações da impressora não nos interessam, podem variar em função da marca e do modelo da impressora.

45 Impress Impressão de Slides Clicando no botão Opções, a janela Opções da impressora será exibida...

46 Impress Impressão de Slides Do lado direito da janela Opções da impressora o usuário poderá escolher em Qualidade as opções Padrão, Escala de cinza e Preto e branco.

47 Impress Impressão de Slides Do lado direito da janela Opções da impressora o usuário poderá escolher em Qualidade as opções Padrão, Escala de cinza e Preto e branco. Padrão: Obedecerá as configurações de cores da impressora. Escala de cinza: enviará o documento para a impressora para que seja impresso em escala de cinza (variações entre o preto e o branco). Preto e branco: enviará o documento para a impressora para que seja impresso em preto e branco.

48 Impress Impressão de Slides A escolha de uma destas opções (Padrão, Escala de cinza ou Preto e branco), influencia apenas nas cores dos slides a serem impressos. Se quiser o usuário poderá imprimir a apresentação em forma de folhetos. Geralmente se imprime folhetos para serem distribuídos para a platéia que assistirá a apresentação. Slides impressos como folhetos podem ocupar toda página, mas o principal objetivo é economizar suprimentos de impressão como tinta, toner, papel, etc. Os layouts de impressão para folhetos podem variar de 1 a 6 por páginas.

49 Impress Impressão de Slides O primeiro passo para a impressão dos folhetos é a escolha do layout da página de folhetos a ser impressa. Para isto deve-se clicar na aba Folhetos na parte superior da área de trabalho do slide, no Painel de tarefas que aparece a direita o usuário deverá clicar sobre o layout desejado. Na área de trabalho do slide as miniaturas aparecerão dando uma prévia de como ficará a página ou as páginas impressas com os folhetos. Caso o painel de tarefas a direita não aparecer deve-se clicar no menu Exibir e depois na opção Painel de tarefas.

50 Impress Impressão de Slides

51 Impress Impressão de Slides Depois de definido o layout, o usuário deverá clicar no menu Arquivo e em seguida na opção Imprimir para que a janela Opções da impressora seja exibida.

52 Impress Impressão de Slides Em Opções de página o usuário deve clicar em Folheto e depois clicar em OK. Ainda pode-se escolher se os folhetos devem ser impressos em frente e verso.

53 Impress Impressão de Slides O usuário ainda pode redefinir o padrão de impressão do Impress. Para isto deve-se clicar no menu Ferramentas e depois em Opções, na janela que se abre clicar no sinal de mais + do BrOffice.org Impress, clicar em Imprimir, do lado direito refazer as definições.

54 Impress Multimídia Além de textos, o Impress oferece recursos que permitem ao usuário a inserção de figuras, filmes e sons nas apresentações. A utilização de alguns recursos de multimídia, só fazem sentido se a apresentação for exibida com recursos eletrônicos (computador e projetor de multimídia).

55 Impress Multimídia Figuras Para inserir figuras em slides de uma apresentação criada no Impress deve-se clicar no menu Arquivo e em seguida posicionar o apontador do mouse sobre a opção Figura, um outro menu será exibido. Se o usuário escolher a opção Digitalizar estará solicitando ao Impress que se comunique com o Scanner para efetuar a digitalização de uma imagem.

56 Impress Multimídia Figuras Se o usuário escolher a opção Do Arquivo o Impress apresentará a janela que permite ao usuário navegar entre discos e pastas para a escolha da imagem a ser inserida.

57 Impress Multimídia Filmes / Sons Para inserir um filme em uma apresentação criada no Impress deve-se clicar no menu Inserir e depois na opção Filme e som, o Impress apresentará a janela que permite ao usuário navegar entre discos e pastas para a escolha do filme ou do som que devem ser inseridos. Inserindo Exibindo

58 Impress Multimídia Filmes / Sons Quando inserimos um filme que contém som, o som será reproduzido normalmente, porém além de inserir filmes, o usuário pode inserir apenas sons nos slides de uma apresentação. Para inserir sons deve-se clicar no menu Inserir e depois na opção Filme e som, escolher o som a ser inserido e clicar em OK. Inserindo Exibindo

59 Impress Multimídia Filmes / Sons Depois de feita a inserção do som um ícone com o desenho de um auto falante será exibido. Quando se insere sons e filmes em apresentações, uma boa prática é, copiar os arquivos que contém os sons e os filmes para a mesma pasta onde a apresentação estiver sendo construída, e ai sim fazer a inserção nos slides da apresentação. Quando for apresentar em outro computador, copiar e levar a pasta com todo o conteúdo (apresentação, filmes e sons), se isto não for feito é possível que os sons e os filmes inseridos não sejam executados.

60 Pacote BrOffice Writer Calc Impress

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas Módulo 03 Trabalhando com listas, imagens e tabelas Apresentação do módulo 03 Objetivos do módulo Boas vindas ao terceiro módulo do curso Primeiros Passos no Word. Neste módulo vamos saber como utilizar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Informática - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa

Informática - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br 1 Processadores de Texto São um dos softwares aplicativos utilizados em

Leia mais

Writer. Interface e Formatação de Estilos

Writer. Interface e Formatação de Estilos Writer Interface e Formatação de Estilos INTERFACE É composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante conhecer a interface de

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

2.8 Inserindo Objetos. Campos

2.8 Inserindo Objetos. Campos 2.8 Inserindo Objetos Vamos relacionar todos os comandos necessários para inserir novos elementos no texto, incluindo seção, notas de rodapé, caracteres especiais, fotos, objetos, gráficos, tabelas. Na

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 32 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Interface gráfica do LibreOffice Impress. Aula 11

Interface gráfica do LibreOffice Impress. Aula 11 Interface gráfica do LibreOffice Impress Aula 11 Sumário Acessando o LibreOffice Impress Janela do LibreOffice Impress Barras de ferramentas padrão, apresentação e desenho Acessando o LibreOffice Impress

Leia mais

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia.

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. TEXTO: A idéia é facilitar o aprendizado através das telas capturadas,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

EDITOR DE APRESENTAÇÃO

EDITOR DE APRESENTAÇÃO Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE PUBLISHER 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

AULA: BrOffice Impress segunda parte

AULA: BrOffice Impress segunda parte AULA: BrOffice Impress segunda parte Objetivos Ter uma visão geral do BrOffice Impress; Aprender a trabalhar com o modo de exibição dos slides; Saber utilizar cores ou textura em segundo plano; Aprender

Leia mais

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3... ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o PowerPoint 2016...08 Conhecendo a tela...09 Exibir réguas e grades...14 Slide mestre...16 Iniciar uma apresentação em branco...17 Abrir uma apresentação existente...17

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

LibreOffice Writer. Editor de texto

LibreOffice Writer. Editor de texto LibreOffice Writer Editor de texto AULA09 Menu Estilos O uso de estilos permite que os recursos de formatação possam ser automatizados de acordo com sua categoria (titulo, corpo do texto, por exemplo),

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Organizar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta:

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta: INFORMÁTICA 01. Todos os aplicativos abaixo são usados para edição de texto, EXCETO a) WordPad b) NotePad c) MS Word d) Windows Media Player e) BrOffice.org Writer 01. D Comentário: Os aplicativos que

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Informática para Concursos 1

Informática para Concursos 1 QUESTÕES CESPE POWER POINT QUESTÕES POWER POINT - CESPE CEF-CAIXA ECONÔMICA EDERAL TÉCNICO BANCÁRIO - 30/04/2006 - A janela do PowerPoint 2003 a seguir apresenta, no slide em edição, outras informações

Leia mais

Jclic Alfabeto Sonoro

Jclic Alfabeto Sonoro Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Alfabeto Sonoro Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Copyright by Monica Alvarez Rimoli, Dados para Catalogação. Alvares Rimoli, Monica. Microsoft PowerPoint Campinas: Editora Komedi, 2008.

Copyright by Monica Alvarez Rimoli, Dados para Catalogação. Alvares Rimoli, Monica. Microsoft PowerPoint Campinas: Editora Komedi, 2008. Microsoft PowerPoint 2007 K O M E D I Copyright by Monica Alvarez Rimoli, 2008 Dados para Catalogação Alvares Rimoli, Monica Microsoft PowerPoint 2007 PPTC1.0 Campinas: Editora Komedi, 2008. 94 p. Diretor:

Leia mais

LibreOffice. Impress AULA FINALIZANDO UMA APRESENTAÇÃO. As pessoas que alcançam seu potencial pensam em aperfeiçoamento.

LibreOffice. Impress AULA FINALIZANDO UMA APRESENTAÇÃO. As pessoas que alcançam seu potencial pensam em aperfeiçoamento. LibreOffice Impress AULA 2 FINALIZANDO UMA APRESENTAÇÃO As pessoas que alcançam seu potencial pensam em aperfeiçoamento (John Maxwell) Autor: Emerson Luiz Florentino Borges Pró-Reitoria de Extensão Universidade

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Resposta Escrita Para a produção deste Tutorial

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão da Aula Anterior Animação entre slides Transição entre slides SmartArt Exercício de Fixação 2 Revisão MICROSOFT POWER POINT

Leia mais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Aula 07 LibreOffice - IMPRESS Arthur Porto - IFNMG Campus Salinas arthur.porto@ifnmg.edu.br arthurporto.com.br Aula 07 LibreOffice - IMPRESS Softwares, Aplicativos

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando PASSO 1 No Power Point na janela para crie sua primeira apresentação selecione uma apresentação em branco. Página 1 de 15 PASSO 2 Selecione o primeiro tipo da Janela Novo Slide que conterá o título e o

Leia mais

Este arquivo é parte integrante do CD MEGA CURSOS Acesse -

Este arquivo é parte integrante do CD MEGA CURSOS Acesse - Índice Microsoft...3 Iniciando o Microsoft...4 Iniciando o Documento...4 Salvando o Documento...9 Fechando o Documento...10 Abrindo o Documento...11 Configurando a página...12 Imprimindo o Documento...13

Leia mais

POWER POINT XP. Autor: Hélio Dos Santos Duarte. PowerPoint 2002 XP

POWER POINT XP. Autor: Hélio Dos Santos Duarte. PowerPoint 2002 XP POWER POINT XP Autor: Hélio Dos Santos Duarte 1 POWER POINT XP Índice Microsoft... 3 Iniciando o Microsoft... 4 Iniciando o Documento... 4 Salvando o Documento... 9 Fechando o Documento... 10 Abrindo o

Leia mais

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Agora apague o que estiver escrito na etiqueta e digite o texto que quiser colocar o efeito, depois selecione uma área vazia do texto para que o processo se conclua. ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Para

Leia mais

Softwares de Apresentação Power Point

Softwares de Apresentação Power Point Softwares de Apresentação Power Point Ameliara Freire (ameliara.ufrpe@gmail.com) André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) 1 Apresentação do Power Point: Elementos

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Word. Introdução. Introdução. Introdução. Interface padrão Margem esquerda da página. Interface padrão

Word. Introdução. Introdução. Introdução. Interface padrão Margem esquerda da página. Interface padrão Introdução Word Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 É um editor de textos... ou processador de textos. Editores de texto X processadores de texto. Editor Notepad Kwrite Textpad

Leia mais

CEEP CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON SUCUPIRA PROFESSORA: EZENETE SANTOS INCLUSÃO DIGITAL (4º ANO - IV UNIDADE)

CEEP CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON SUCUPIRA PROFESSORA: EZENETE SANTOS INCLUSÃO DIGITAL (4º ANO - IV UNIDADE) CEEP CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON SUCUPIRA PROFESSORA: EZENETE SANTOS INCLUSÃO DIGITAL (4º ANO - IV UNIDADE) (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO) PARTE TEÓRICO-PRÁTICO (III UNIDADE) 1. Utilizando

Leia mais

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet.

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Esse manual foi desenvolvido com o intuito de que você use de maneira eficaz os recursos que ele oferece

Leia mais

OpenOffice.org. tutorial apresentação

OpenOffice.org. tutorial apresentação tutorial apresentação Criar uma nova apresentação Assistente Apresentação Inserir diapositivos Seleccionar diapositivos Formatar uma página Formatar diapositivos Vistas do espaço de trabalho Iniciar apresentação

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Completar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Identificar elementos no Texto Para a produção

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Histórico e Origem Similares Modo de Trabalho Iniciando o PowerPoint Salvando Documento Iniciando PowerPoint a partir de um Documento

Leia mais

1 PowerPoint 2002 XP

1 PowerPoint 2002 XP 1 Índice Microsoft... 3 Iniciando o Microsoft... 4 Iniciando o Documento... 4 Salvando o Documento... 9 Fechando o Documento... 10 Abrindo o Documento... 11 Configurando a página... 12 Imprimindo o Documento...

Leia mais

Profª. Maria José da Silva Página 1

Profª. Maria José da Silva Página 1 E-Mail: mariajosefatern@yahoo.com.br Profª. Maria José da Silva Página 1 Sumário Introdução 03 A Janela PowerPoint 04 Excluindo Slides 06 Criando Apresentação 06 Salvando o Documento 07 Configurando a

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* Editor de Apresentação de slides O Microsoft PowerPoint é um aplicativo do pacote Office que permite a criação e exibição de apresentações com textos, imagens, sons, e vídeos, estes podem ser animados

Leia mais

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 06 - Informática Básica - Introdução LibreOffice Roteiro Introdução Impress

Leia mais

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha Trabalhando com Microsoft Word 2007 Denise P. Batalha SUMÁRIO Apresentação... 2 Conceito de processador de texto...3 Como iniciar Microsoft Word 2007......4 Conhecendo a janela do Word...5 Iniciando um

Leia mais

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 DESCRIÇÃO Este documento explica todos os passos necessários para criar uma mala direta através do BrOffice Writer, e como resolver os principais

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Informática. BrOffice Impress Resumido. Professor Márcio Hunecke.

Informática. BrOffice Impress Resumido. Professor Márcio Hunecke. Informática BrOffice Impress Resumido Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BROFFICE IMPRESS RESUMIDO Informações do Produto O BrOffice é um conjunto de aplicativos para escritório

Leia mais

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula Plano de Aula - Impress 3.4. - cód. 4649-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Impress 3.4 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Impress 3.4 Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão da Aula Anterior Configuração de Página Inserção de Tabelas e Colunas Design de Tabelas Ordenação de Tabelas Numeração de Página

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

Prof. Claudio Benossi

Prof. Claudio Benossi Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 Índice 01 Conhecendo a interface do Power Point 2016... 2 Iniciando um documento em branco... 4 Painel de Slide no Power Point 2016... 7 Abrindo Apresentação no

Leia mais

FORMATAÇÃO: WORD. 2. ed.

FORMATAÇÃO: WORD. 2. ed. FORMATAÇÃO: WORD 2017 2. ed. Sumário Fonte e tamanho do papel Como inserir quebra de página Formatando as margens na parte pré-textual Formatando as margens nas partes textual e pós-textual para impressão

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Oficina: Processador de Texto

Oficina: Processador de Texto Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR)

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR) INFORMÁTICA - Profª Lilian Pimenta - WORD 2003 CORREIOS 1 MICROSOFT WORD 2003 AS BARRAS DO WORD 2003 TÍTULO MENUS FERRAMENTAS PADRÃO FERRAMENTAS FORMATAÇÃO RÉGUA HORIZONTAL BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

é usado para fechar a janela do são telas que podem conter textos, imagens, vídeos, sons e efeitos visuais.

é usado para fechar a janela do são telas que podem conter textos, imagens, vídeos, sons e efeitos visuais. ATIVIDADES - CAPÍTULO 1 1 Caça-palavras - Localize as seguintes palavras: aplicativo apresentações efeitos imagens powerpoint slides sons vídeos textos F O R S L I D E S T E N D U T A B F O R T R U D O

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO VII

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO VII NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO VII 1. Ao salvarmos uma típica apresentação do MSPowerPoint 2010 em nosso HD, a extensão padrão do arquivo será: A).xlsx B).ppt C).pdf D).xls E).pptx 2. Com

Leia mais

Informática. Microsoft Word 2013 e Writer. Professor Marcelo Leal.

Informática. Microsoft Word 2013 e Writer. Professor Marcelo Leal. Informática Microsoft Word 2013 e Writer Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX MICROSOFT WORD 2013 E WRITER SUÍTES DE ESCRITÓRIO Conjuntos de programas (aplicativos)

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WORD GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO AO WORD GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO AO WORD GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica [Escolha a data] 2 ÍNDICE CAPÍTULO 1 Introdução ao Microsoft Word 2003... 3 CAPÍTULO 2 Abrindo um Documento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 11 Formatação... 2 Guias e Réguas... 2 Definindo ações a objetos... 2 Botões de ação... 4 Inserindo Cabeçalho e Rodapé... 4 Propriedades... 5! Informações Gerais... 5! Informações de Resumo...

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

Migrando para o PowerPoint 2010

Migrando para o PowerPoint 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft PowerPoint 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula Plano de Aula - Impress 4.2. - cód. 5649-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Impress 4.2. Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Impress 4.2. Aula 3 Capítulo 2 - Slides Aula 4 Continuação

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais