Informática - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informática - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa"

Transcrição

1 - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br 1

2 Processadores de Texto São um dos softwares aplicativos utilizados em informática. mais Isto se justifica por serem utilizados desde a confecção de textos, trabalhos escolares, geração de relatórios científicos, empresariais, entre outros.

3 Principais Tipos BrOffice Writer O Writer é um programa que possibilita a edição de textos e criação de páginas web. É um Software Livre. Não vamos utilizar este software. Microsoft Word Trata-se de um aplicativo bastante difundido e utilizado, porém é pago; Possibilita a edição e criação de textos. Vamos utilizar a versão Já está disponível a versão 2010.

4 Aulas sobre Word Hoje -> Veremos diversos recursos e ferramentas; Próxima aula -> Veremos a formatação de trabalhos científicos;

5 Principais Funções Informática

6 Menus Cada menu possui várias Ferramentas

7 Criando um Documento Ao iniciar o Word abre-se automaticamente um documento em branco para que você inicie sua digitação. Este documento recebe o nome de Documento1. Enquanto permanecer com este nome ele não é gravado em disco, está somente na memória (como ela é volátil, queda de energia ou outros danos causará a perda do conteúdo). Você pode iniciar um novo documento a qualquer momento.basta clicar no Botão Office (localizado no canto superior esquerda da tela). Escolha Novo e após Documento em Branco.

8 Salvando um Documento Mais usadas

9 Visualizando um arquivo PDF É preciso ter um aplicativo instalado no seu computador: Foxit - para visualizar Acrobat reader para visualizar Acrobat Writer - para visualizar e editar (é pago)

10 Abrindo um arquivo Ao clicar em Abrir, teremos que procurar o arquivo no computador

11 Visualizando a impressão Você pode imprimir seu documento a qualquer momento e durante qualquer estágio do documento. Ao término da edição, poderá acompanhar como o documento será impresso através da opção Vizualizar Impressão, localizada no Botão do Office, imprimir.

12 Imprimindo um arquivo Botão do Office -> Imprimir -> configurações de impressão...

13 Menu - Início A formatação de textos encontra-se, sobretudo em Fonte e em Parágrafos, no menu Início na Barra de ferramentas. Lembre-se que para aplicar qualquer formatação o texto precisa estar selecionado. Após, basta clicar sobre o botão desejado que, imediatamente, o efeito será aplicado sobre o texto.

14 Menu - Início Alguns botões de formatação (esquerda, direita, centro e justificado, por exemplo) são de caráter excludente, ou seja, ao clicar sobre um botão o outro será desativado. Já os botões (negrito, itálico, sublinhado, por exemplo) assumem formatação cumulativa, ou seja, você poderá clicar sobre vários sem desativar o anterior. Sempre que precisar desativar um botão, basta clicar sobre o mesmo (ativa/desativa). Um clique para ativar um botão e outro clique para desativar.

15 Menu -> Início -> Formatação Fonte Obtém-se clicando-se sobre o botão situado na parte inferior do item Fonte. Informática

16 Menu -> Início -> Formatação Parágrafo Seleciona-se o texto e/ou parágrafo e clica-se no menu Início Parágrafo.

17 Menu -> Layout -> Formatando Página Seleciona-se o menu (aba) Layout da Página, opção Margens.

18 Menu -> Layout -> Formatando Página Caso necessite realizar a configuração referente às Margens, Orientação, Páginas e Visualização do documento, pode utilizar Configurar Página.

19 Menu -> Inserir -> Imagens Clique na guia Inserir -> Ilustrações, opção Imagem Escolha a figura ou imagem que deseja inserir e clique em abrir Ao inserir uma figura aparece a barra de ferramentas (conforme figura abaixo) para fazer formatações na figura.

20 Menu -> Inserir -> Tabelas Clique na guia Inserir -> Tabela, clique na opção Selecione a opção Inserir Tabela.

21 Menu -> Inserir -> Tabelas Barra de Layout Barra de Design (Formatação)

22 Menu -> Inserir -> Formas Seleciona-se a forma a ser usada e clica-se no local da página.

23 Menu -> Inserir -> Links Hiperlink: insere links a páginas da web ou a outro documento. Indicador e Referência Cruzada: insere links para palavras do mesmo texto.

24 Outras opções Marcadores Para alterar o formato dos marcadores clique na guia Início -> parágrafo ícone marcadores e numeração. Contagem de palavras e caracteres Para contar quantas palavras ou caracteres um texto possui basta selecionar o texto e na barra de status clicar na opção Palavras Verificação ortográfica Clique na guia revisão -> revisão de texto, ícone ortografia e gramática.

25 Inserindo Sumários Automáticos Primeiro você deve ter inserido estilos aos seus títulos do trabalho, pois, o sumário é criado automaticamente buscando o que você chamou de Título 1, 2 e 3; Depois vá na página onde deseja inseri-lo; o Clique na guia Referências -> Sumário -> inserir sumário; o Seleciona o Formato; o Clique no botão Opções para adicionar seus estilos criados.

26 Inserindo Sumários Automáticos Informática

27 Inserindo Sumários Automáticos Para Figuras, Ilustrações, etc Vá na página onde deseja inseri-lo; Clique na guia Referências -> Legendas; Em Inserir legenda, você adicionará seus elementos (rótulos); Em Inserir Índice de Ilustrações, você criará seu sumário específico, a partir da seleção do nome da legenda.

28 Inserindo Sumários Automáticos Informática

29 Inserindo Entrada Bibliográfica Dirija-se até a guia referências ->citações e bibliográficas; Clica-se no ícone inserir citação; Adiciona-se nova fonte bibliográfica; Deve-se preencher com as informações apresentadas.

30 Inserindo Entrada Bibliográfica Informática

31 Incluindo citação no texto Colocar uma citação no texto significa que você usou a ideia de algum outro autor e precisa citá-lo no seu texto. o Dirija-se até a guia referências ->citações e bibliográficas; o Clica-se no ícone inserir citação; o Seleciona-se a citação criada.

32 Criando lista de Referências Dirija-se até a guia referências ->citações e bibliográficas; Clica-se no ícone Bibliografia; Escolha inserir bibliografia.

33 Atividade: Recursos do Word Informática Atividade em duplas; Elaborar um documento (não científico) usando o Microsoft Word, com o tema letras de músicas, usando os seguintes recursos do software: Início -> fonte, parágrafos, estilos; Inserir -> folha de rosto, ilustrações, links, número de páginas, caixa de texto, wordart; Layout -> margens (2,5 para todos os itens) Referência -> nota de rodapé, sumário, bibliografia. Publicar no blog de cada um da dupla, explicando na postagem ou na página, que se trata de um trabalho sobre os recursos do Word. Avisar a professora que o trabalho está pronto, enviando um .

34 REFERÊNCIAS GUEDES; Anibal Lopes; Aula de Word. Notas de Aula.

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

Informática - Microsoft Word -

Informática - Microsoft Word - - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br 1 Tópicos da Aula I. Menus e Ferramentas; II. Normas ABNT III. Paginação no Word; IV. Inserindo Estilos;

Leia mais

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2 Microsoft Word 2007 Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física 1 Microsoft Word O Microsoft Word é um processador de textos, utilizado para criar e editar diversos tipos de documentos

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Índice: Apresentação _ 3 O que é o Word 3 Iniciando o Word _ 3 Representação Gráfica de Interface do Word _ 4 Abrindo um documento _ 5 Formatação de Texto _6 Inserindo

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

Word. Introdução. Introdução. Introdução. Interface padrão Margem esquerda da página. Interface padrão

Word. Introdução. Introdução. Introdução. Interface padrão Margem esquerda da página. Interface padrão Introdução Word Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 É um editor de textos... ou processador de textos. Editores de texto X processadores de texto. Editor Notepad Kwrite Textpad

Leia mais

Profª. Maria José da Silva Página 1

Profª. Maria José da Silva Página 1 E-Mail: mariajosefatern@yahoo.com.br Profª. Maria José da Silva Página 1 Sumário Introdução 03 A Janela PowerPoint 04 Excluindo Slides 06 Criando Apresentação 06 Salvando o Documento 07 Configurando a

Leia mais

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR)

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR) INFORMÁTICA - Profª Lilian Pimenta - WORD 2003 CORREIOS 1 MICROSOFT WORD 2003 AS BARRAS DO WORD 2003 TÍTULO MENUS FERRAMENTAS PADRÃO FERRAMENTAS FORMATAÇÃO RÉGUA HORIZONTAL BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU

Leia mais

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar.

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. Paginação no Word 2003 1º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. 2º Passo: Clique no menu Inserir Quebra... 3º Passo: No Tipo de quebras de seção marcar a opção Próxima

Leia mais

Apresentação do Microsoft Word

Apresentação do Microsoft Word Aula 01 Apresentação do Microsoft Word O Microsoft Word é um dos mais populares editores de textos utilizados atualmente, ou seja, é o primeiro a ser escolhido quando se deseja criar trabalhos científicos

Leia mais

Linux Educacional 3.0 BrOffice Writer Adaptação para o ensino Escolar (Ensino Fundamental e Médio)

Linux Educacional 3.0 BrOffice Writer Adaptação para o ensino Escolar (Ensino Fundamental e Médio) Linux Educacional 3.0 BrOffice Writer Adaptação para o ensino Escolar (Ensino Fundamental e Médio) Formatação Aspectos fundamentais (ABNT): Margens (Superior e Esquerda: 3cm/ Inferior e Direita: 2cm) Fonte

Leia mais

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Agora apague o que estiver escrito na etiqueta e digite o texto que quiser colocar o efeito, depois selecione uma área vazia do texto para que o processo se conclua. ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Para

Leia mais

LibreOffice Writer. Editor de texto

LibreOffice Writer. Editor de texto LibreOffice Writer Editor de texto AULA09 Menu Estilos O uso de estilos permite que os recursos de formatação possam ser automatizados de acordo com sua categoria (titulo, corpo do texto, por exemplo),

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão da Aula Anterior Configuração de Página Inserção de Tabelas e Colunas Design de Tabelas Ordenação de Tabelas Numeração de Página

Leia mais

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD Prof. Filipe Melo 13) A barra de ferramentas de acesso rápido do Word 2007 pode ser personalizada. Considere a figura abaixo e indique a ordem (da esquerda para a direita)

Leia mais

Informática. Microsoft Word 2013 e Writer. Professor Marcelo Leal.

Informática. Microsoft Word 2013 e Writer. Professor Marcelo Leal. Informática Microsoft Word 2013 e Writer Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX MICROSOFT WORD 2013 E WRITER SUÍTES DE ESCRITÓRIO Conjuntos de programas (aplicativos)

Leia mais

TRABALHO DE EDITORES DE TEXTOS

TRABALHO DE EDITORES DE TEXTOS NOME DO AUTOR O nome do autor ou autores do trabalho deve conter letras maiúsculas TAM. 16, estilo negrito e centralizado. O título do trabalho deve ser escrito em letras maiúsculas, TAM. 18 estilo negrito,

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

da fonte, a cor do sublinhado e alguns efeitos pré-definidos.

da fonte, a cor do sublinhado e alguns efeitos pré-definidos. Formatar Caractere Usamos a formatação de caracteres para destacar uma palavra. Caracte nada mais é do que o formato da letra, ou sejá, é a fonte. É fonte quem determina se a letra será mais quadrada,

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Office Word 2013 Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Plano de Aula - Word 2013 - cód. 5279 16 Horas/Aula 1.1. Novidades da Versão 2013... 21 1.1.1. Interface Renovada... 21

Leia mais

Word 2007 Plano de Aula 16 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Word 2007 Plano de Aula 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) 2907 - Word 2007 Plano de Aula 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Word 2007 1. Introdução ao Microsoft Word 2007.........19 1.1. Apresentação do Word 2007......21 1.2.

Leia mais

O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode

O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode Aula 1 Word 2007 O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode criar uma grande diversidade de documentos,

Leia mais

Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos

Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos Elaborado pela Biblioteca Universitária Objetivo Apresentar noções do uso do word de acordo com as orientações do documento Trabalhos acadêmicos na

Leia mais

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Interface gráfica do LibreOffice Impress. Aula 11

Interface gráfica do LibreOffice Impress. Aula 11 Interface gráfica do LibreOffice Impress Aula 11 Sumário Acessando o LibreOffice Impress Janela do LibreOffice Impress Barras de ferramentas padrão, apresentação e desenho Acessando o LibreOffice Impress

Leia mais

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando PASSO 1 No Power Point na janela para crie sua primeira apresentação selecione uma apresentação em branco. Página 1 de 15 PASSO 2 Selecione o primeiro tipo da Janela Novo Slide que conterá o título e o

Leia mais

Aula 4 PROCESSAMENTO DE TEXTO COM O MICROSOFT WORD 04/02/2016 1

Aula 4 PROCESSAMENTO DE TEXTO COM O MICROSOFT WORD 04/02/2016 1 Aula 4 PROCESSAMENTO DE TEXTO COM O MICROSOFT WORD 04/02/2016 DIEGOQUIRINO@GMAIL.COM 1 Agenda Nesta aula iremos aprender: Operações básicas; Layouts e numeração de página; Digitação e processamento de

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Planilha de cálculos Prof. Jonatas Bastos p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção de planilhas de

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Plano de Aula - Word 2007 - cód. 2907-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Word 2007 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Word 2007 Capítulo 2 - Conhecendo o

Leia mais

Editor de Textos Libre Office Writer

Editor de Textos Libre Office Writer Curso Técnico em Informática Fundamentos de Informática Editor de Textos Libre Office Writer Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio 2018 Cabeçalho e rodapé, Contador de palavras, corretor ortográfico

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Plano de Aula - Word 2016 - cód. 6268 16 Horas/Aula 1. Introdução...19 1.1. Novidades da Versão 2016...21 1.1.1. Diga-me o que Você Deseja

Leia mais

Word 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Auluas de 1 Hora)

Word 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Auluas de 1 Hora) 5885 - Word 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Auluas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução aos Recursos Avançados do Word 2013 1. Introdução aos Recursos Avançados do Word 2013......19 1.1. Configuração

Leia mais

Informática. BrOffice Writer Resumido. Professor Márcio Hunecke.

Informática. BrOffice Writer Resumido. Professor Márcio Hunecke. Informática BrOffice Writer Resumido Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX BROFFICE WRITER RESUMIDO Informações do Produto O BrOffice é um conjunto de aplicativos

Leia mais

Noções de Word versão 2007 para Trabalhos Acadêmicos. Elaborado pela Biblioteca Universitária

Noções de Word versão 2007 para Trabalhos Acadêmicos. Elaborado pela Biblioteca Universitária Noções de Word versão 2007 para Trabalhos Acadêmicos Elaborado pela Biblioteca Universitária Objetivo Dar noções do uso do word de acordo com as orientações do documento Trabalhos acadêmicos na UNISUL

Leia mais

NORMAS DA ABNT PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS DA ABNT PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NORMAS DA ABNT PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS MEDIANEIRA 2018 SUMÁRIO 1. 3 2. 3 2.1 4 3 12 3.1 12 1. VAMOS FORMATAR? As normas da ABNT descrevem que a estrutura de tese, dissertação ou trabalho

Leia mais

Plano de Aula - Word 2013 Avançado - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word 2013 Avançado - cód Horas/Aula Plano de Aula - Word 2013 Avançado - cód. 5885-24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 -Introdução aos Recursos Avançados do Word 2013 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 -Introdução aos Recursos Avançados do Word

Leia mais

Writer. Editor de texto do BrOffice.org

Writer. Editor de texto do BrOffice.org Writer Editor de texto do BrOffice.org Profº André Aparecido da Silva 1 Introdução O Writer possui todas as características que você pode esperar de editor de textos moderno e completo, incluindo até mesmo

Leia mais

FORMATAÇÃO: WORD. 2. ed.

FORMATAÇÃO: WORD. 2. ed. FORMATAÇÃO: WORD 2017 2. ed. Sumário Fonte e tamanho do papel Como inserir quebra de página Formatando as margens na parte pré-textual Formatando as margens nas partes textual e pós-textual para impressão

Leia mais

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo.

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo. Informática Material de Apoio WORD 2016 O Microsoft Word é um processador de texto criado pela Microsoft e faz parte do pacote MSOffice, sua principal tarefa é criar textos de forma rápida e prática. salvar

Leia mais

2.5 Barra de Status Seleção Padrão. Modifica o modo de seleção entre Seleção padrão, Estender seleção, Adicionar seleção e Seleção em bloco.

2.5 Barra de Status Seleção Padrão. Modifica o modo de seleção entre Seleção padrão, Estender seleção, Adicionar seleção e Seleção em bloco. 2.5 Barra de Status A barra de status ou barra de estado é utilizada para exibir algumas informações sobre o documento e efetuar rápidas modificações por meio de atalhos. Geralmente é encontrada parte

Leia mais

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD 2013...2 1.1 Regras básicas para a digitação de um texto... 3 1.2 Verificando a ortografia e a gramática do texto... 3 1.3 Localizando ou substituindo uma palavra

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Word 2010 Avançado Plano de Aula 24 Aulas (aulas de 1 Hora)

Word 2010 Avançado Plano de Aula 24 Aulas (aulas de 1 Hora) 5546 - Word 2010 Avançado Plano de Aula 24 Aulas (aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução aos Recursos Avançados do Word 1.1. Configurar as Margens e a Página do Documento......22 1.2. Alterar

Leia mais

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.

Leia mais

Informática Básica. Aula 2.9 Formatação no Writer. Prof. Dr. Bruno Moreno

Informática Básica. Aula 2.9 Formatação no Writer. Prof. Dr. Bruno Moreno Informática Básica Aula 2.9 Formatação no Writer Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br 2 Notas de Rodapé Menu Inserir / Notas de Rodapé Para isso, o cursor de texto deve estar onde a nota será

Leia mais

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho]

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho] TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD 2010 [André Coutinho] O QUE É UM PROCESSADOR DE TEXTO? É uma ferramenta; permite produzir documentos diversos, utilizando diferentes

Leia mais

Copyright by Monica Alvarez Rimoli, Dados para Catalogação. Alvares Rimoli, Monica. Microsoft PowerPoint Campinas: Editora Komedi, 2008.

Copyright by Monica Alvarez Rimoli, Dados para Catalogação. Alvares Rimoli, Monica. Microsoft PowerPoint Campinas: Editora Komedi, 2008. Microsoft PowerPoint 2007 K O M E D I Copyright by Monica Alvarez Rimoli, 2008 Dados para Catalogação Alvares Rimoli, Monica Microsoft PowerPoint 2007 PPTC1.0 Campinas: Editora Komedi, 2008. 94 p. Diretor:

Leia mais

Pacote BrOffice. Writer Calc Impress

Pacote BrOffice. Writer Calc Impress Pacote BrOffice Writer Calc Impress Impress Introdução O Impress é um processador de apresentações, ele oferece ferramentas similares as do Power Point, assim o usuário pode fazer uso de diversos formatos,

Leia mais

Processador de Textos

Processador de Textos Processador de Textos Processadores de Texto WYSIWYG (What You See Is What You Get) MSWord, Lotus Word Pro, Open Office Writer (aberto) WYSIWYM (What You See Is What You Mean) Tex, Latex O que é o Word?

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE PUBLISHER 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

EDITORES DE TEXTO: Microsoft Word 2007

EDITORES DE TEXTO: Microsoft Word 2007 Universidade Estadual Paulista Campus de Rio Claro Biblioteca EDITORES DE TEXTO: Microsoft Word 2007 Rio Claro 2012 Inserindo Nova Seção e Número de Página Selecionar a guia Layout da páginap Quebras ->

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA EDITORES DE TEXTO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA EDITORES DE TEXTO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA EDITORES DE TEXTO Rio Claro- SP 2010 Inserindo Nova Seção e Número de página Oficina de Editor de Texto: Microsoft Word 2003/ Biblioteca- Straud

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas Módulo 03 Trabalhando com listas, imagens e tabelas Apresentação do módulo 03 Objetivos do módulo Boas vindas ao terceiro módulo do curso Primeiros Passos no Word. Neste módulo vamos saber como utilizar

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Word Ambiente

Word Ambiente Word 2010 - Ambiente Word 2010 Barra de Status Word 2007 - Diferenças Editor de Textos - extensão.docx.doc.rtf Seleção Mouse Ação Aplicar duplo clique sobre qualquer palavra do texto. Aplicar triplo clique

Leia mais

Tela Inicial do Writer

Tela Inicial do Writer UbuntUCA Instituto Compartilhado: uma parceria IFRN e uma escola estadual para manutenção do projeto de inclusão digital de um computador por aluno (UCA) Writer O Writer é o editor de textos do UbuntUCA,

Leia mais

Editor de textos -Writer

Editor de textos -Writer Editor de textos -Writer Profº André Aparecido da Silva 1 Disponível em: www.oxnar.com.br/aulas/aulasobrebrofficewriter.ppt Introdução O Writer possui todas as características que você pode esperar de

Leia mais

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

Tutorial de Recursos do Word para Editoração de Trabalhos

Tutorial de Recursos do Word para Editoração de Trabalhos Tutorial de Recursos do Word para Editoração de Trabalhos Profª. Drª. Sonia V. W. Borges de Oliveira Formatação Geral Papel tamanho A4 Letra Times New Roman tamanho 12 Margens (menu Arquivo ): 2 Oliveira

Leia mais

Prof. Rafael Araújo. O Word 2007 apresenta uma série de alterações em sua estrutura gráfica, alterações estas que visam facilitar sua utilização.

Prof. Rafael Araújo. O Word 2007 apresenta uma série de alterações em sua estrutura gráfica, alterações estas que visam facilitar sua utilização. WORD 2007 Prof. Rafael Araújo O Word 2007 apresenta uma série de alterações em sua estrutura gráfica, alterações estas que visam facilitar sua utilização. O AMBIENTE DE TRABALHO DO WORD 03 04 02 01 05

Leia mais

Bem-vindo ao Word. Para praticar o uso dos recursos do Word, procure o texto Experimente em vermelho ao longo do documento.

Bem-vindo ao Word. Para praticar o uso dos recursos do Word, procure o texto Experimente em vermelho ao longo do documento. Bem-vindo ao Word Instruções que você pode editar, compartilhar e imprimir Ao contrário dos antigos guias de usuários, este documento é seu para adaptar exatamente às suas necessidades. Durante a leitura,

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD Relembrando... Gabinete Relembrando... São três passos básicos para ligar o Computador Relembrando... Área de trabalho Barra de tarefas

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

Informática. LibreOffice Writer Resumido. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Writer Resumido. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Writer Resumido Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Matéria Aula XX LIBREOFFICE WRITER RESUMIDO Informações do Produto LibreOffice é uma suíte de

Leia mais

Word 2007 Avançado Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Word 2007 Avançado Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 3787 - Word 2007 Avançado Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 1. Introdução aos Recursos Avançados do Word.........19 1.1. Configurando as Margens e a Página do Documento......22 1.2. Alterando

Leia mais

Desenvolvida exclusivamente para a DÍGITU S INFORMÁTICA & COMÉRCIO, por James Ribeiro Guimarães.

Desenvolvida exclusivamente para a DÍGITU S INFORMÁTICA & COMÉRCIO, por James Ribeiro Guimarães. Desenvolvida exclusivamente para a DÍGITU S INFORMÁTICA & COMÉRCIO, por James Ribeiro Guimarães. MS WORD 2013 O Word faz parte da suíte de aplicativos Office, e é considerado um dos principais produtos

Leia mais

III. ajustar a tabela completa numa única página para impressão; IV. preparar um arquivo HTML desse material para publicação no site;

III. ajustar a tabela completa numa única página para impressão; IV. preparar um arquivo HTML desse material para publicação no site; 01 Qual a função da tecla de atalho CTRL + A quando aplicada a um arquivo de texto no Writer? a) Salvar um documento b) Abrir um novo arquivo. c) Selecionar tudo. d) Sublinhar o texto selecionado. 02 O

Leia mais

Softwares de Apresentação Power Point

Softwares de Apresentação Power Point Softwares de Apresentação Power Point Ameliara Freire (ameliara.ufrpe@gmail.com) André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) 1 Apresentação do Power Point: Elementos

Leia mais

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu.

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu. LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer larapopov@ifscedubr professoreschapecoifscedubr/lara Libre Office Calc É um editor de planilha eletrônica, que tem

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

Plano de Aula - Word 2007 Avançado - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word 2007 Avançado - cód Horas/Aula Plano de Aula - Word 2007 Avançado - cód. 3787-24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução aos Recursos Avançados do Word Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução aos Recursos Avançados do Word Aula

Leia mais

Editor de Textos Libre Office Writer

Editor de Textos Libre Office Writer Curso Técnico em Informática Fundamentos de Informática Editor de Textos Libre Office Writer Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio 2018 Estilos e índices Aula 07 Estilos de texto Definem uma série

Leia mais

Comparações entre Microsoft Word e Broffice.org Writer

Comparações entre Microsoft Word e Broffice.org Writer Diferenças entre Microsoft Office e BrOffice.org Para começar vale esclarecer algumas dúvidas. www.professorfabricio.com O que é Microsoft Office? Microsoft Office diz respeito a uma coletânea de programas

Leia mais

MATÉRIA DE MICROSOFT WORD REGRAS BÁSICAS PARA A DIGITAÇÃO DE UM TEXTO 1. Nunca defina parágrafos ou alinhamentos de texto utilizando a tecla espaço do teclado; Dica.: Muitos usuários marcam parágrafo utilizando

Leia mais

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY]

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] [GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] O Sway é uma ferramenta para a criação de materiais online, funcionando como um painel em que podem ser colocados elementos dinâmicos e interativos. Ele se baseia no conceito

Leia mais

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha Trabalhando com Microsoft Word 2007 Denise P. Batalha SUMÁRIO Apresentação... 2 Conceito de processador de texto...3 Como iniciar Microsoft Word 2007......4 Conhecendo a janela do Word...5 Iniciando um

Leia mais

Tutotial Microsoft Word

Tutotial Microsoft Word Tutotial Microsoft Word Comentado [EF1]: Título Times new roman 48 - Negrito centralizado Comentado [EF2]: Quebra de página Lista de Figuras Figura 1 Galeria de Estilos da Página Inicial... 5 Figura 2

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

Informática. Novidades do LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Novidades do LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Novidades do LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX NOVIDADES DO LIBREOFFICE WRITER Informações do Produto LibreOffice é uma suíte de

Leia mais

Prof. Renato da Costa

Prof. Renato da Costa FAIXA DE OPÇÕES BARRA DE FERRAMENTAS DE ACESSO RÁPIDO Salvar Desfazer digitação Repetir digitação GUIA INÍCIO Colar Recortar Copiar Formatar pincel Fonte Tamanho da fonte Aumentar fonte Reduzir fonte Limpar

Leia mais

Writer. Interface e Formatação de Estilos

Writer. Interface e Formatação de Estilos Writer Interface e Formatação de Estilos INTERFACE É composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante conhecer a interface de

Leia mais

INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing

INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing Docente (Teóricas): Contacto: vmnf@yahoo.com ou vmnf@ipam.pt Web: http://www.vmnf.net/ipam/ig1 Aula 6 Sumário O Processador de Texto Word

Leia mais