NOTA TÉCNICA DO DEPARTAMENTO JURÍDICO - NOVO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO DO ESTADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOTA TÉCNICA DO DEPARTAMENTO JURÍDICO - NOVO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO DO ESTADO"

Transcrição

1 NOTA TÉCNICA DO DEPARTAMENTO JURÍDICO - NOVO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO DO ESTADO 1. REGIME DE PREVIDÊNCIA Com a entrada em vigor da Lei Complementar Estadual nº /2015, restou estabelecida nova sistemática previdenciária dos servidores do Estado, sendo esta obrigatória para aqueles que tomaram posse a partir de 19 de agosto de Com a nova sistemática previdenciária, vem sendo descontado 14% dos vencimentos/subsídio dos servidores que estão regidos pela nova previdência, dando direito a proventos de aposentadoria limitados ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS - INSS). O desconto de 14% igualmente está limitado ao valor do teto do RGPS, ou seja, o percentual de contribuição não deve incidir sobre o total do subsídio caso o servidor receba mais do que o teto do RGPS. Assim, futuramente, ninguém que vier a se aposentar por esse regime de previdência irá perceber mais que o valor do teto do Regime Geral de Previdência Social, a menos que opte pela previdência complementar. Importante ainda referir que os proventos de aposentadoria serão cálculados pela média das contribuições previdenciárias.

2 2. PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Como referido supra, as aposentadorias pelo novo regime de previdência do Estado, terão seus proventos limitados ao teto do Regime Geral de Previdência Social, assim, caso haja interesse em proventos de aposentadoria superior ao teto do RGPS, se fará necessária a adesão ao plano de previdência complementar da RS-Prev ou outro plano de previdência privada em instituições de mercado. Salientamos que a adesão ao plano da RS-Prev é facultativa, mas, como referido, a não contribuição acarreta a limitação dos proventos de aposentadoria ao teto previsto do RGPS, que para o corrente ano está limitado a R$ 5.531,31. O pagamento da renda mensal da aposentadoria será pelo prazo, em meses, equivalente à expectativa de vida correspondente à idade do Servidor Público na data de concessão do benefício. Pode, no entanto, o Servidor Público participante do plano de previdência complementar optar pelo recebimento em prazo diverso, desde que não inferior a 180 meses. Quanto à opção aos regimes de tributação previstos pode-se optar pelo sistema de tributação progressivo que obedece as alíquotas aplicadas para pagamento do imposto de renda pessoa física, conforme a tabela abaixo: Base de cálculo (R$) Rendimento Anual Alíquota (%) IRPF 2017 Até ,76 Isento De ,77 até ,80 7,5 De ,81 até ,60 15 De ,61 até ,16 22,5 Acima de ,16 27,5 *Os valores da base de cálculo da tabela podem ser atualizados ano a ano.

3 Ou a tributação regressiva que obedece a seguinte regra: Período de contribuição Alíquota (%) acumulação inferior ou igual a 2 (dois) anos 35% acumulação superior a 2 (dois) anos e inferior 30% ou igual a 4 (quatro) anos acumulação superior a 4 (quatro) anos e 25% inferior ou igual a 6 (seis) anos acumulação superior a 6 (seis) anos e inferior 20% ou igual a 8 (oito) anos acumulação superior a 8 (oito) anos e inferior 15% ou igual a 10 (dez) anos acumulação superior a 10 (dez) anos 10% De salientar que a incidência do imposto de renda ocorrerá quando do resgate do valor acumulado ou o recebimento da renda mensal, como, por exemplo, a aposentadoria programada. Quanto a melhor escolha, especialistas entendem que a opção pela tabela progressiva é mais indicada em duas situações: a) se o sevidor tem a intenção ou vai sair do fundo em um prazo mais curto; b) se o servidor estiver poupando com o objetivo de receber uma renda mensal que fique na faixa de isenção do IR ou próxima a esta, cuja alíquota não ultrapasse os 7,5%. A contrário senso, se os valores a que serão resgatados forem superiores ao limite da isenção do imposto de renda e superior ao período de 6 anos, a Tabela Regressiva se torna mais vantajosa. A vantagem da Tabela Regressiva reside exatamente no período da aplicação, então, se a intenção é o resgate das aplicações em longo prazo, o regime regressivo será o mais indicado.

4 Desta forma, em linhas gerais, aos servidores públicos que tomaram posse a pouco tempo, parece ser mais vantajoso o sistema de tributação regressivo, no entanto, para uma posição mais acurada necessário analisar caso a caso, conforme o objetivo de cada servidor; vale dizer, é preciso que cada servidor faça a sua avaliação. Quanto aos percentuais de descontos que variam de 4,5% a 7,5%, insta referir que quanto maior a contribuição, por óbvio, maior o valor acumulado e maior a renda mensal a receber quando da aposentadoria, uma vez que, como referido, a renda mensal será calculada com base nos valores acumulados das contribuições, dividido pela expectativa de vida estimada. Destacamos, que a opção pelo Regime de tributação Regressiva ou Progressiva é irretratável e o servidor que optar pelo Plano do RS-Prev somente poderá se desligar do mesmo no caso de rompimento do vínculo funcional, motivo pelo qual, esta decisão é única e exclusivamente pessoal. Ainda, importa referir que a possibilidade de resgate do valor acumulado referente ao Plano da RS-Prev somente será permitida para quem não estiver em gozo de benefício do plano, assim como a portabilidade, somente, em caso de rompimento do vínculo funcional. 3. DA SITUAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS DO ESTADO Como visto a nova sistemática de previdência do Estado e mesmo o plano de previdência complementar estabelecem o pagamento de proventos de aposentadoria levando em conta a média de contribuição.

5 Desta forma, pelo novo regime de previdência do Estado, restam afastados os direitos a paridade e a integralidade de proventos de aposentadoria. Ocorre que tal situação acaba por conflitar com o regime de aposentadoria especial previsto aos policiais civis do Estado, que atualmente estabelece o direito a proventos de aposentadoria com integralidade e paridade. O direito a proventos de aposentadoria com integralidade está previsto na redação da Lei Complementar nº 51/85 que determina o pagamento de proventos integrais aos policiais que completarem 30 anos de serviço, sendo 20 de atividade estritamente policial, se homem e 25 anos de serviço, sendo 15 de atividade estritamente policial, se mulher. Ainda que tenha surgido divergência na doutrina e na jurisprudência quanto ao conceito de proventos integrais, referindo que a expressão proventos integrais prevista na Lei Complementar nº 51/85 estaria em oposição a proventos proporcionais, não fazendo relação ao direito à integralidade, não nos parece que tal interpretação deva vingar. Primeiro, porque à época da entrada em vigor da Lei Complementar nº 51/85 a regra era de aposentadoria com integralidade e paridade aos servidores públicos, logo a intenção do legislador à época foi conceder proventos de aposentadoria com integralidade. Segundo, porque a legislação nunca fez esta distinção aventada, conforme passamos a demonstrar: O artigo 6º da Emenda Constitucional nº 41/2003, não faz a distinção aduzida, tratando proventos integrais e integralidade como sinônimos, verbis: Art. 6º Ressalvado o direito de opção à aposentadoria pelas normas estabelecidas pelo art. 40 da Constituição Federal ou pelas regras

6 estabelecidas pelo art. 2º desta Emenda, o servidor da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, que tenha ingressado no serviço público até a data de publicação desta Emenda poderá aposentar-se com proventos integrais, que corresponderão à totalidade da remuneração do servidor no cargo efetivo em que se der a aposentadoria, na forma da lei, quando, observadas as reduções de idade e tempo de contribuição contidas no 5º do art. 40 da Constituição Federal, vier a preencher, cumulativamente, as seguintes condições: (Grifamos) A distinção entre proventos integrais e integralidade aludida por alguns doutrinadores e em algumas jurisprudências não é feita pelo legislador. Pelo contrário, proventos integrais, para o artigo 6º da EC 41/2003, equivale justamente à totalidade da remuneração do servidor no cargo efetivo em que se der a aposentadoria. Ademais, o próprio Decreto Estadual nº /2011 reconheceu o direito a integralidade de vencimentos aos policiais civis, conforme transcrição do artigo 2º que expressamente dispõe: Art. 2º Compreende-se por proventos integrais os valores correspondentes à totalidade da remuneração do servidor no cargo efetivo em que se der a aposentadoria, à época da concessão, mantida a paridade dos inativos. Assim, claro está que as leis que regem a aposentadoria dos Policiais Civis no Estado tratam de integralidade de proventos como o correspondente à totalidade da remuneração do servidor no cargo efetivo em que se der a aposentadoria. O Direito à paridade de proventos de aposentadoria dos Policiais Civis com os vencimentos dos servidores em atividade, atualmente está previsto igualmente no Decreto Estadual nº /2011, em seu artigo 2º, quando na parte final refere: mantida a paridade dos inativos. Assim, há conflito de normas, uma vez que a Lei Complementar Estadual nº /2015 que estabeleceu o novo regime de previdência no Estado e tornou obrigatório

7 a adesão aos servidores que tomaram posse a partir de 19 de agosto de 2016 não prevê o direito à integralidade e paridade de vencimentos aos policiais civis, como resta previsto na Lei Complementar nº 51/85 e Decreto Estadual nº /2011 que prevê a aposentadoria especial aos policiais civis. Desta forma, há um conflito de norma que pode ser levado à apreciação do Judiciário, para estabelecer qual deva prevalecer no caso dos policiais civis.

O que você precisa saber sobre a migração de regime de previdência

O que você precisa saber sobre a migração de regime de previdência O que você precisa saber sobre a migração de regime de previdência Os servidores vinculados a regras de aposentadoria da integralidade/paridade (ingresso no serviço público até 31/12/2003) ou média/reajustes

Leia mais

ESCLARECIMENTOS SOBRE MIGRAÇÃO PARA O REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RPC

ESCLARECIMENTOS SOBRE MIGRAÇÃO PARA O REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RPC ESCLARECIMENTOS SOBRE MIGRAÇÃO PARA O REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RPC O servidor público federal, ao migrar de regime, decide mudar as regras da própria aposentadoria. Ele troca o Regime Próprio

Leia mais

PREVIDENCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS PANOMARAMA DA PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS

PREVIDENCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS PANOMARAMA DA PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS PREVIDENCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS PANOMARAMA DA PREVIDENCIA COMPLEMENTAR PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS Art. 40 (...) CF/88 14 - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, desde

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE 2003 (Do Poder Executivo) Modifica os artigos 37, 40, 42, 48, 96, 142 e 149 da Constituição Federal, o artigo 8º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A APRECIAR E PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40-A, DE 2003, QUE "MODIFICA OS ARTS. 37, 40, 42, 48, 96, 142 E 149 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ART. 8º DA

Leia mais

Contrarreforma da Previdência e seus impactos para a carreira docente PEC 06/2019.

Contrarreforma da Previdência e seus impactos para a carreira docente PEC 06/2019. ANDES SINDICATO NACIONAL Contrarreforma da Previdência e seus impactos para a carreira docente PEC 06/2019. LEANDRO MADUREIRA SILVA SUBCOORDENADOR DE DIREITO PÚBLICO E PREVIDENCIÁRIO ESCRITÓRIO MAURO MENEZES

Leia mais

QUEREM O FIM DA APOSENTADORIA ESPECIAL PARA POLICIAIS

QUEREM O FIM DA APOSENTADORIA ESPECIAL PARA POLICIAIS QUEREM O FIM DA APOSENTADORIA ESPECIAL PARA POLICIAIS Juntando-se a multidão de servidores em todo o Brasil, o SINTELPOL e demais entidades classistas da Polícia Civil, Polícia Federal e servidores públicos

Leia mais

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019 PEC 6/2019 - A NOVA REFORMA DA PREVIDÊNCIA de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019 Autor: Poder Executivo Data de apresentação: 20/02/2019 Ementa: Modifica o sistema de previdência social, estabelece

Leia mais

CARTILHA DO PARTICIPANTE

CARTILHA DO PARTICIPANTE CARTILHA DO PARTICIPANTE CARTILHA DO PARTICIPANTE PLANO DE BENEFÍCIOS PREVPLAN Plano de previdência complementar dos servidores titulares de cargos efetivos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo,

Leia mais

Regras previdenciárias dos servidores públicos Substitutivo à PEC 6/2019 aprovado na Comissão Especial. Antônio Augusto de Queiroz Julho de 2019

Regras previdenciárias dos servidores públicos Substitutivo à PEC 6/2019 aprovado na Comissão Especial. Antônio Augusto de Queiroz Julho de 2019 Regras previdenciárias dos servidores públicos Substitutivo à PEC 6/2019 aprovado na Comissão Especial Antônio Augusto de Queiroz Julho de 2019 Aspectos gerais avanços e retrocessos nos regimes geral e

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA

CARTILHA EXPLICATIVA CARTILHA EXPLICATIVA QUEM É A DATUSPREV? A DATUSPREV é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar que tem por objetivo administrar o Plano de Benefícios CIASCPREV, instituído pelo CIASC para seus

Leia mais

Novo Plano de Contribuição Definida -CD

Novo Plano de Contribuição Definida -CD Previ-Siemens Novo Plano de Contribuição Definida -CD Protection notice / Copyright notice Agenda A Importância de um plano de previdência Plano de Aposentadoria CD -Previ-Siemens Contribuições Procedimentos

Leia mais

A PEC 287/2016 E O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

A PEC 287/2016 E O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL PALESTRA: A PEC 287/2016 E O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL MINISTRANTE: JANE BERWANGER SÃO PAULO 08/02/2017 1. Aposentadoria do Servidor no texto original da Constituição Federal de 1988 : Servidor

Leia mais

Esperamos com isto ampliar a compreensão de toda a comunidade de servidores da UFSCar em relação a este tema.

Esperamos com isto ampliar a compreensão de toda a comunidade de servidores da UFSCar em relação a este tema. Em decorrência do grande número de dúvidas dos servidores sobre a concessão de aposentadorias voluntárias, o Departamento de Aposentadorias, Pensões e Benefícios, da DiAPe/ProGPe, achou por bem relacionar

Leia mais

Regime de Previdência Complementar (RPC) e Funpresp. Marcos Figueredo Marçal Rodrigo Paiva

Regime de Previdência Complementar (RPC) e Funpresp. Marcos Figueredo Marçal Rodrigo Paiva Regime de Previdência Complementar (RPC) e Funpresp Marcos Figueredo Marçal Rodrigo Paiva Vieses cognitivos: Viés de confirmação Viés de presente Viés de retrospectiva As regras em vigor (aposentadorias):

Leia mais

Aposentadoria especial nos RPPS

Aposentadoria especial nos RPPS Aposentadoria especial nos RPPS Quem deve emitir o PPP e os Laudos Periciais? Conversão de períodos especiais em comum para servidores públicos; Regime Jurídico único????? Mandado de Injunção e Aposentadoria

Leia mais

OPÇÃO AO FUNPRESP SAIBA COMO DECIDIR SOBRE A SUA APOSENTADORIA

OPÇÃO AO FUNPRESP SAIBA COMO DECIDIR SOBRE A SUA APOSENTADORIA OPÇÃO AO FUNPRESP SAIBA COMO DECIDIR SOBRE A SUA APOSENTADORIA SAIBA COMO DECIDIR Esta cartilha visa esclarecer e simplificar, através de um resumo didático, o entendimento sobre o Regime de Previdência

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA PARECER Nº, DE 2003 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2003 (nº 40, de 2003, na Câmara dos Deputados).

Leia mais

DE RECURSOS HUMANOS MARCOS CANDIDO ANALISTA ADMINISTRATIVO

DE RECURSOS HUMANOS MARCOS CANDIDO ANALISTA ADMINISTRATIVO CENTRO DE RECURSOS HUMANOS MARCOS CANDIDO ANALISTA ADMINISTRATIVO APOSENTADORIA BOAS VINDAS... MSG APOSENTADORIA Objetivo do treinamento Fortalecer o conhecimento das formas mais empregadas de aposentadoria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 P R EV ID ÊN C IA P EC 287

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 P R EV ID ÊN C IA P EC 287 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 R EFO R M A D A P R EV ID ÊN C IA P EC 287 EC 20/98 fim da aposentadoria proporcional, criação do 85/95 para o servidor público EC 41/03 Aposentadoria por

Leia mais

PREVIDÊNCIA SOCIAL DO SERVIDOR PÚBLICO REFORMA E PERSPECTIVAS LEANDRO MACÊDO

PREVIDÊNCIA SOCIAL DO SERVIDOR PÚBLICO REFORMA E PERSPECTIVAS LEANDRO MACÊDO PREVIDÊNCIA SOCIAL DO SERVIDOR PÚBLICO REFORMA E PERSPECTIVAS LEANDRO MACÊDO 1 REGIME PRÓPRIO: ABRANGÊNCIA DOS MEMBROS DA MAGISTRATURA Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição Federal e dispositivos

Leia mais

Veja a análise comparativa da Reforma da Previdência; destaques serão votados na terça (9) Ter, 09 de Maio de :54

Veja a análise comparativa da Reforma da Previdência; destaques serão votados na terça (9) Ter, 09 de Maio de :54 A Comissão Especial da Reforma da Previdência (PEC 287/16) marcou a votação dos 12 destaques que faltam para a aprovação do texto na terça-feira, 9. O presidente da comissão, deputado Carlos Marun (PMDB-MS),

Leia mais

III Workshop de Previdência Complementar do Servidor Público Federal.

III Workshop de Previdência Complementar do Servidor Público Federal. III Workshop de Previdência Complementar do Servidor Público Federal. Pontos de interesse da área de RH sobre o RPPS e migração de regime REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL RPPS RGPS RPC Regimes de

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 c Publicada no DOU 31-12-2003. Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição

Leia mais

O servidor público e as alterações do seu regime previdenciário. Wagner Advogados Associados

O servidor público e as alterações do seu regime previdenciário. Wagner Advogados Associados O servidor público e as alterações do seu regime previdenciário Wagner Advogados Associados www.wagner.adv.br wagner@wagner.adv.br 1 REGRAS VIGENTES PARA APOSENTADORIA DOS SERVIDORES - Aposentadoria com

Leia mais

Boa leitura! Flexibilidade para planejar o seu futuro; Contrapartida da empresa sobre as suas contribuições;

Boa leitura! Flexibilidade para planejar o seu futuro; Contrapartida da empresa sobre as suas contribuições; PLANO A Você já parou para pensar que a vida está passando rápido demais? A gente sabe que ao longo dos anos muitas prioridades surgem e que isso muda o tempo todo, mas não deixe pra pensar no seu futuro

Leia mais

CARTILHA PLANO CELPOS CD

CARTILHA PLANO CELPOS CD CARTILHA PLANO CELPOS CD ORIGINAL PLUS O QUE É O PLANO CELPOS CD? O Plano Misto I de Benefícios CELPOS CD é um plano de previdência complementar cujo benefício de aposentadoria programada é calculado de

Leia mais

Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios

Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios Belo Horizonte/MG 13/09/2017 1/54 2 Sumário Formas de Adesão O Plano de Benefícios Tipo de Participantes Ativo Normal Ativo Alternativo Benefícios Institutos

Leia mais

LEI 8.112/90 MPV 805/2017 CONTEÚDO EMENDAS ELABORADAS

LEI 8.112/90 MPV 805/2017 CONTEÚDO EMENDAS ELABORADAS LEI 8.112/90 MPV 805/2017 CONTEÚDO EMENDAS ELABORADAS Art. 54. A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente

Leia mais

REFORMA PREVIDENCIÁRIA Quadro Comparativo

REFORMA PREVIDENCIÁRIA Quadro Comparativo DIAP Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar www.diap.org.br REFORMA PREVIDENCIÁRIA Quadro Comparativo 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados,

Leia mais

Previdência no Serviço Público. ARI LOVERA Diretor de Previdência do IPERGS

Previdência no Serviço Público. ARI LOVERA Diretor de Previdência do IPERGS Previdência no Serviço Público ARI LOVERA Diretor de Previdência do IPERGS Outubro/2016 1. Regimes Previdenciários do Brasil; 2. RPPS RS; 3. Cenários; 4. Regime de Previdência Complementar; 5. Riscos 1.

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS Funpresp-jud e o regime de previdência complementar dos servidores

PERGUNTAS E RESPOSTAS Funpresp-jud e o regime de previdência complementar dos servidores PERGUNTAS E RESPOSTAS Funpresp-jud e o regime de previdência complementar dos servidores SINDICATO FORTE NAS MÃOS DA CATEGORIA 1 O que é o Regime de Previdência Complementar para os Servidores Públicos

Leia mais

Previdência Complementar do Servidor Público

Previdência Complementar do Servidor Público Previdência Complementar do Servidor Público Previdência Complementar do Servidor Público. Há alguns anos a previdência complementar do servidor público vem sendo destaque, principalmente, após as alterações

Leia mais

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE 28.08.2000 (D.O.U. 29.08.2000) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U. - 17.12.98) O MINISTRO DE ESTADO DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL, no uso da atribuição

Leia mais

MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO - ED. MÉTODO/GEN PROF. GUSTAVO MELLO KNOPLOCK MATERIAL COMPLEMENTAR REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR - RPPS

MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO - ED. MÉTODO/GEN PROF. GUSTAVO MELLO KNOPLOCK MATERIAL COMPLEMENTAR REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR - RPPS REGIME DE PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR O capítulo 40 da Constituição Federal dispõe sobre o regime de previdência dos servidores efetivos da Administração Direta, autárquica e fundacional em todos os entes

Leia mais

Boa leitura! Flexibilidade para planejar o seu futuro; Contrapartida da empresa sobre as suas contribuições;

Boa leitura! Flexibilidade para planejar o seu futuro; Contrapartida da empresa sobre as suas contribuições; PLANO D Você já parou para pensar que a vida está passando rápido demais? A gente sabe que ao longo dos anos muitas prioridades surgem e que isso muda o tempo todo, mas não deixe pra pensar no seu futuro

Leia mais

ASPECTOS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA MIGRAÇÃO DE REGIME PREVIDENCIÁRIO. Rio de Janeiro-RJ 15 de março de 2019.

ASPECTOS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA MIGRAÇÃO DE REGIME PREVIDENCIÁRIO. Rio de Janeiro-RJ 15 de março de 2019. ASPECTOS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA E MIGRAÇÃO DE REGIME PREVIDENCIÁRIO Rio de Janeiro-RJ 15 de março de 2019. 1º TEMA REFORMA DA PREVIDÊNCIA ALGUNS COMENTÁRIOS I ALGUMAS CONSIDERAÇÕES 1. Desconstitucionalização

Leia mais

CARTILHA PLANO CELPOS CD

CARTILHA PLANO CELPOS CD CARTILHA PLANO CELPOS CD ORIGINAL PLUS O QUE É O PLANO CELPOS CD? O Plano Misto I de Benefícios CELPOS CD é um plano de previdência complementar cujo benefício de aposentadoria programada é calculado de

Leia mais

Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios

Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios Painel II: Plano de Benefícios do Servidor Público Federal Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios Rio de Janeiro-RJ, 10/10/2018 1 Sumário 1. Tipo de Plano 2. Tipo de Participante 3. Contribuições

Leia mais

III Workshop de Previdência Complementar do Servidor Público Federal.

III Workshop de Previdência Complementar do Servidor Público Federal. III Workshop de Previdência Complementar do Servidor Público Federal. Pontos de interesse da área de RH sobre o RPPS e migração de regime REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL RPPS RGPS RPC Regimes de

Leia mais

PEC 287-A. Palestrante: Celso Colacci Fone: (61)

PEC 287-A. Palestrante: Celso Colacci   Fone: (61) PEC 287-A Palestrante: Celso Colacci E-mail: celso@inova10.com Fone: (61) 981491212 www.inova10.com Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados: I - voluntariamente,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 8 Brastra (4376 bytes) Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 As MESAS da CÂMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO

Leia mais

APOSENTADORIA DO SERVIDOR PÚBLICO

APOSENTADORIA DO SERVIDOR PÚBLICO «DESCONTO PREVIDENCIÁRIO INFOMATIVO FÓRUM DAS SEÇÕES SINDICAIS DO ANDES SN DAS IEES PARANAENSES» APOSENTADORIA DO SERVIDOR PÚBLICO PRINCIPAIS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELAS EC. Ns. 41/2003 E 47/2005 - quebra

Leia mais

Cartilha do. Regime de Tributação

Cartilha do. Regime de Tributação Cartilha do Regime de Tributação Cartilha do Regimee de Tributação 2 Apresentação A Previnorte elaborou esta Cartilha com o objetivo de orientar o participante na faculdade da escolha pelo regime de tributação,

Leia mais

Plano de Benefícios CV-03

Plano de Benefícios CV-03 1/7 Plano de Benefícios CV-03 Nosso Plano é cuidar do seu futuro! 2/7 1 Características do Plano É um plano de benefícios da modalidade de Contribuição Variável, de caráter previdenciário cujos benefícios

Leia mais

Reforma da Previdência Políticos (PEC 287/2016)

Reforma da Previdência Políticos (PEC 287/2016) Reforma da Previdência Políticos (PEC 287/2016) Reforma da previdência políticos. A classe política também será afetada pela PEC 287/2016, caso aprovada. Atualmente alguns políticos, que exercem mandatos

Leia mais

Plano TelebrásPrev. Junho/15

Plano TelebrásPrev. Junho/15 Plano TelebrásPrev Junho/15 Sumário O que é um Plano de Benefícios Conheça a Sistel Plano TelebrásPrev Regras Gerais Plano TelebrásPrev - Benefícios Plano TelebrásPrev - Custeio Plano TelebrásPrev - Institutos

Leia mais

O país vem passando por um processo acelerado de envelhecimento populacional, em função da queda da taxa de fecundidade e do aumento da expectativa

O país vem passando por um processo acelerado de envelhecimento populacional, em função da queda da taxa de fecundidade e do aumento da expectativa O país vem passando por um processo acelerado de envelhecimento populacional, em função da queda da taxa de fecundidade e do aumento da expectativa de sobrevida que ocorreu, principalmente, por conta das

Leia mais

Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II

Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II A Prevdata É uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, que tem por finalidade a instituição e administração de planos de benefícios

Leia mais

Parecer jurídico mostra prejuízos da Reforma da Previdência aos Trabalhadores

Parecer jurídico mostra prejuízos da Reforma da Previdência aos Trabalhadores Ano XXIV - Nº 916 29/07/2019 Parecer jurídico mostra prejuízos da Reforma da Previdência aos Trabalhadores O Escritório Jarbas Vasconcelos Advocacia e Consultoria, de Belém (PA), elaborou e publicou um

Leia mais

*Estruturados na modalidade Contribuição Definida

*Estruturados na modalidade Contribuição Definida *Estruturados na modalidade Contribuição Definida 2 Conforme a Legislação Tributária vigente*, aplicável aos Planos de Previdência Complementar modelados em Contribuição Definida (como o ConabPrev), nenhum

Leia mais

R. P. P. S. Regime Próprio de Previdência Social

R. P. P. S. Regime Próprio de Previdência Social R. P. P. S. Regime Próprio de Previdência Social O fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Construção do Modelo de RPPS Aspectos Constitucionais Construção do Modelo de RPPS Aspectos Constitucionais 1824

Leia mais

PEC 287-A. Palestrante: Celso Colacci Fone: (61) whatsapp

PEC 287-A. Palestrante: Celso Colacci   Fone: (61) whatsapp PEC 287-A Palestrante: Celso Colacci E-mail: celso@inova10.com Fone: (61) 981491212 - whatsapp www.inova10.com Requisitos/Concessão: 1º - Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata

Leia mais

1- NOVO MODELO PREVIDENCIÁRIO

1- NOVO MODELO PREVIDENCIÁRIO 1- NOVO MODELO PREVIDENCIÁRIO Relação de benefícios, requisitos de habilitação, sistemática de cálculo e reajustamento previsto no corpo da Constituição da República: estabilidade do sistema em razão do

Leia mais

Saiba mais sobre Finanças

Saiba mais sobre Finanças Saiba mais sobre Finanças Planejamento Previdenciário, Benefício Fiscal, 4Aposentadoria e Institutos Sumário Que estilo de vida você quer levar quando se aposentar?... 4 Iniciando o planejamento... 5

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA DATUSPREV

CARTILHA EXPLICATIVA DATUSPREV CARTILHA EXPLICATIVA DATUSPREV DATUSPREV Sociedade de Previdência Complementar CIASC Plano CIASCPREV CNPJ 10.605.283/0001-59 CNPB 2009.0009-19 Órgão Regulamentador PREVIC Ministério da Previdência Social

Leia mais

Bruno Sá Freire Martins

Bruno Sá Freire Martins Bruno Sá Freire Martins SISTEMA PREVIDENCIÁRIO BRASILEIRO RGPS REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL TRABALHADORES DO SETOR PRIVADO E SERVIDORES PÚBLICOS COMISSIONADOS, TEMPORÁRIOS E CELETISTAS Administrado

Leia mais

REGRAS DE TRANSIÇÃO PEC 287

REGRAS DE TRANSIÇÃO PEC 287 TEXTO ORIGINAL DA PEC Art. 2º Ressalvado o direito de opção à aposentadoria pelas normas estabelecidas no art. 40 da Constituição, o servidor da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,

Leia mais

CAMPANHA DE ADESÃO PLANO SERGUS CD

CAMPANHA DE ADESÃO PLANO SERGUS CD CAMPANHA DE ADESÃO PLANO SERGUS CD SISTEMA PREVIDENCIARIO NO BRASIL Previdência no Brasil Regimento Geral (INSS) Previdência Complementar Regimento Próprio Servidores Públicos Entidade Aberta Entidade

Leia mais

Rioprevidência com Você SEAERJ. Coordenadoria de Aposentadoria

Rioprevidência com Você SEAERJ. Coordenadoria de Aposentadoria Rioprevidência com Você SEAERJ Coordenadoria de Aposentadoria Levar aos servidores do Estado do Rio de Janeiro a Educação Previdenciária, ampliando os conhecimentos dos seus direitos e deveres como servidor

Leia mais

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar Plano CV Prevdata Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar A entidade Nossos números Patrimônio de R$ 1,1 bilhão (dez/2016) 2 planos de benefícios e plano de gestão administrativa 36

Leia mais

Direito Previdenciário e Infortunístico

Direito Previdenciário e Infortunístico Direito Previdenciário e Infortunístico (o presente texto representa apenas anotações para exposição do autor sem validade para citação) 8º tema Previdência Social para os Servidores Públicos. Desde 1990,

Leia mais

Contrarreforma da Previdênciae seus impactos para a carreira docente PEC06/2019.

Contrarreforma da Previdênciae seus impactos para a carreira docente PEC06/2019. ANDES SINDICATONACIONAL Contrarreforma da Previdênciae seus impactos para a carreira docente PEC06/2019. LEANDRO MADUREIRA SILVA SUBCOORDENADOR DE DIREITO PÚBLICO E PREVIDENCIÁRIO ESCRITÓRIO MAURO MENEZES

Leia mais

Data de Ingresso no Serviço Público

Data de Ingresso no Serviço Público Data de Ingresso no Serviço Público A data de ingresso no serviço público é variável que determina as regras de aposentadoria voluntária que podem ser elegíveis pelo servidor, considerando a sucessão das

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO MUNICÍPIO DE RIO CLARO ESTADO DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO MUNICÍPIO DE RIO CLARO ESTADO DE SÃO PAULO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO O QUE É O IPRC? O Instituto de Previdência do Município de Rio Claro IPRC nasceu em 20 de setembro de 2007, através da Lei Complementar Municipal 023/2007. É uma Autarquia Municipal

Leia mais

PEC 6: desconstitucionalização e privatização da previdência social Impacto para os RPPS. Março 2019

PEC 6: desconstitucionalização e privatização da previdência social Impacto para os RPPS. Março 2019 PEC 6: desconstitucionalização e privatização da previdência social Impacto para os RPPS Março 2019 Características gerais da PEC 6/2019 Mudança estrutural na Seguridade Social Privatização da Previdência

Leia mais

Alguns Patrocinadores. Consulte a lista completa em nosso site.

Alguns Patrocinadores. Consulte a lista completa em nosso site. Alguns Patrocinadores Consulte a lista completa em nosso site. Você, membro ou servidor, que tomou posse após 14/10/2013, está sujeito ao novo Regime de Previdência do Servidor Público (RPPS), o qual limita

Leia mais

Direito Previdenciário e Infortunístico

Direito Previdenciário e Infortunístico Direito Previdenciário e Infortunístico (o presente texto representa apenas anotações para exposição do autor sem validade para citação) 6º tema Aposentadoria por Tempo de Serviço e Aposentadoria por Tempo

Leia mais

CONTRARREFORMA DA PREVIDÊNCIA

CONTRARREFORMA DA PREVIDÊNCIA CONTRARREFORMA DA PREVIDÊNCIA PEC 06 CONTRARREFORMA DA PREVIDÊNCIA EIXOS - MODIFICA REGRAS DO RPPS, RGPS E DA ASSISTÊNCIA SOCIAL; - ESTABELECE REGRAS DE TRANSIÇÃO PARA RPPS E RGPS; - DESCONSTITUCIONALIZA

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

REFORMA DA PREVIDÊNCIA ELABORAÇÃO: COMO A REFORMA DA PREVIDÊNCIA VAI AFETAR A SUA VIDA? No início de 2019, o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional uma proposta que, caso seja aprovada, resultará na destruição da Previdência

Leia mais

O novo modelo de previdência do setor público. Outubro/2013

O novo modelo de previdência do setor público. Outubro/2013 O novo modelo de previdência do setor público Outubro/2013 MODELO ADOTADO PREVIDÊNCIA BÁSICA SPPREV ou INSS + PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Benefícios variáveis, dependendo do valor acumulado pelo servidor

Leia mais

REQUISITOS PARA APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS

REQUISITOS PARA APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS REQUISITOS PARA APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS Fabiana Martins Maia Advogada Pós-graduanda em Direito Público Assessora Jurídica da Asscontas Em virtude das Emendas Constitucionais que

Leia mais

SINASEFE NACIONAL PERDAS HISTÓRICAS DOS DIREITOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS LEANDRO MADUREIRA SILVA. Brasília, 1º de novembro de 2017.

SINASEFE NACIONAL PERDAS HISTÓRICAS DOS DIREITOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS LEANDRO MADUREIRA SILVA. Brasília, 1º de novembro de 2017. SINASEFE NACIONAL PERDAS HISTÓRICAS DOS DIREITOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS LEANDRO MADUREIRA SILVA SUBCOORDENADOR DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO ESCRITÓRIO ROBERTO CALDAS, MAURO MENEZES & ADVOGADOS. Brasília,

Leia mais

Asscontas Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais / Artigos Acesse: ABONO DE PERMANÊNCIA

Asscontas Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais / Artigos Acesse:  ABONO DE PERMANÊNCIA ABONO DE PERMANÊNCIA O Abono de Permanência, instituto criado pela Emenda Constitucional 41, de 19 de dezembro de 2003 (EC 41/03), consiste em uma restituição, feita pelo Estado ao servidor, do valor que

Leia mais

REGRAS DE APOSENTADORIA

REGRAS DE APOSENTADORIA REGRAS DE APOSENTADORIA REGRAS PERMANENTES São aplicadas aos servidores públicos, segundo os requisitos elencados no Art. 40, 1, I, II, III alíneas a e b da CF/88. São essas as seguintes hipóteses: Aposentadoria

Leia mais

02 O que eu preciso fazer

02 O que eu preciso fazer 01 Quais são os documentos que necessito apresentar para requerer minha aposentadoria no FusanPrev e atualizar minha situação no SaneSaúde? Cópia simples dos seguintes documentos: - Identidade e CPF do

Leia mais

FUNPRESP-JUD. Treinamento de 22/2/2018. Benefício Especial. Migração

FUNPRESP-JUD. Treinamento de 22/2/2018. Benefício Especial. Migração FUNPRESP-JUD Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário Treinamento de 22/2/2018 Benefício Especial Migração Regras Constitucionais (aposentadoria voluntária)

Leia mais

MANUAL DO APOSENTADO E PENSIONISTA PLANO SGC PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA

MANUAL DO APOSENTADO E PENSIONISTA PLANO SGC PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA MANUAL DO APOSENTADO E PENSIONISTA PLANO SGC PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA SUMÁRIO Qual é o significado de aposentado e pensionista?...3 Quando é realizado

Leia mais

Reforma da Previdência e seus impactos para os servidores públicos. Março/2017

Reforma da Previdência e seus impactos para os servidores públicos. Março/2017 Reforma da Previdência e seus impactos para os servidores públicos Março/2017 Linha do tempo das regras de aposentadoria (1ª ) Regra da CF/1988 Tempo de serviço e Paridade 5/10/1988 a 15/12/1998 1ª) Regra

Leia mais

Reforma da Previdência (PEC 06/2019)

Reforma da Previdência (PEC 06/2019) SÉRIE SINJUS EXPLICA Reforma da Previdência (PEC 06/2019) o que mudará para os servidores públicos se as novas regras forem aprovadas Abelardo Sapucaia MARÇO / 2019 APRESENTAÇÃO Levamos às mãos dos servidores

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: COMO É HOJE; TEXTO ORIGINAL DA PEC; TEXTO SUBSTITUTIVO.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: COMO É HOJE; TEXTO ORIGINAL DA PEC; TEXTO SUBSTITUTIVO. REFORMA DA PREVIDÊNCIA: COMO É HOJE; TEXTO ORIGINAL DA PEC; TEXTO SUBSTITUTIVO. COMO É HOJE: APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO RGPS 30 anos mulher/35 anos homem Sem idade mínima. COMO É HOJE: CÁLCULO

Leia mais

CARTILHA DE TRIBUTAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PLANOS FLEXCERES

CARTILHA DE TRIBUTAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PLANOS FLEXCERES CARTILHA DE TRIBUTAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PLANOS FLEXCERES REGIME PROGRESSIVO OU REGIME REGRESSIVO? Como funciona o Imposto de Renda incidente sobre os Planos FlexCeres? Brasília-DF, 20 de março de 2018.

Leia mais

Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência

Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência Por Antônio Augusto de Queiroz (*) O texto do relator da reforma da previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB/SP), aprovado na comissão especial

Leia mais

Plano de Benefícios CD-05

Plano de Benefícios CD-05 1/5 Plano de Benefícios CD-05 Nosso Plano é cuidar do seu futuro! 2/5 1 Apresentação A REGIUS Sociedade Civil de Previdência Privada é uma entidade fechada de previdência privada, que tem como objetivo

Leia mais

MODIFICAÇÕES DA ÚLTIMA PROPOSTA APRESENTADA PELO GOVERNO emenda aglutinativa global

MODIFICAÇÕES DA ÚLTIMA PROPOSTA APRESENTADA PELO GOVERNO emenda aglutinativa global MODIFICAÇÕES DA ÚLTIMA PROPOSTA APRESENTADA PELO GOVERNO emenda aglutinativa global Não será exigida idade mínima para pessoas com deficiência, mais será exigida CONTRIBUIÇÃO, 35 anos de contribuição (deficiência

Leia mais

PEC 6: a desconstrução da da previdência social. Abril de 2019

PEC 6: a desconstrução da da previdência social. Abril de 2019 PEC 6: a desconstrução da da previdência social Abril de 2019 Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência Altera as regras de acesso e remuneração da previdência pública (PEC 287) Contextualização

Leia mais

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO A REFORMA DA PREVIDÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO APOSENTADORIA NAS REGRAS PERMANENTES ART. 40 DA CF/88 Por incapacidade permanente para o trabalho, no cargo em que estver CÁLCULO NAS REGRAS PERMANENTES 2º DO

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO 1. Requerimento do servidor. 2. Mapa do tempo de contribuição.

DOCUMENTAÇÃO 1. Requerimento do servidor. 2. Mapa do tempo de contribuição. DEFINIÇÃO É um incentivo pago ao servidor que já preencheu todos os requisitos para se Aposentar, mas opta por permanecer na ativa. Deferido o abono, o servidor continua recolhendo a contribuição previdenciária,

Leia mais

Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência aprovadas em 1º turno

Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência aprovadas em 1º turno Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência aprovadas em 1º turno Por Antônio Augusto de Queiroz (*) A Câmara dos Deputados, no último dia 12 de julho, aprovou, com modificações, o parecer

Leia mais

BOCA PAULISTA ELETRÔNICO

BOCA PAULISTA ELETRÔNICO BOCA PAULISTA ELETRÔNICO São Paulo, 4 de janeiro de 2017 - nº 1 A PEC DA PREVIDÊNCIA - I De acordo com o RH Em Números, do Depes, de novembro/2016, o Banco Central do Brasil possuía 4.060 servidores ativos,

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA NO ÂMBITO MUNICIPAL FRENTE ÀS MUDANÇAS INSTITUIDAS PELA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 41/2003.

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA NO ÂMBITO MUNICIPAL FRENTE ÀS MUDANÇAS INSTITUIDAS PELA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 41/2003. NOTA JURÍDICA N.º 001/2004 (Atualizada em 24.08.2005) Cuiabá/MT, 23 de janeiro de 2004. CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA NO ÂMBITO MUNICIPAL FRENTE ÀS MUDANÇAS INSTITUIDAS PELA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 41/2003.

Leia mais

Sou advogada, e a pedido de dois dos conselheiros do Instituto Municipal de Previdência, que querem tirar uma dúvida, venho esclarecer os fatos:

Sou advogada, e a pedido de dois dos conselheiros do Instituto Municipal de Previdência, que querem tirar uma dúvida, venho esclarecer os fatos: Dúvida: Sou advogada, e a pedido de dois dos conselheiros do Instituto Municipal de Previdência, que querem tirar uma dúvida, venho esclarecer os fatos: Servidora pública municipal ingressou no serviço

Leia mais

Sumário Servidor em Atividade Aposentados e Pensionistas Pensão por Morte Abono Permanência Aposentadorias Especiais

Sumário Servidor em Atividade Aposentados e Pensionistas Pensão por Morte Abono Permanência Aposentadorias Especiais Sumário Apresentação... 2 Servidor em Atividade - Ingresso no serviço público até 31/12/2003... 5 - Ingresso no serviço público entre 1º/1/2004 a 03/02/ 2013... 9 - Ingresso a partir de 04/02/2013... 13

Leia mais