UTILIZAÇÃO DE AGENTE COMPLEXANTE NA PURIFICAÇÃO DA GLICERINA BRUTA ORIUNDA DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UTILIZAÇÃO DE AGENTE COMPLEXANTE NA PURIFICAÇÃO DA GLICERINA BRUTA ORIUNDA DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL."

Transcrição

1 UTILIZAÇÃO DE AGENTE COMPLEXANTE NA PURIFICAÇÃO DA GLICERINA BRUTA ORIUNDA DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL Silvio Leandro Corrêa da Purificação 1, Alexandre dos Santos Machado 1, Rebeca Pinheiro Jesus dos Santos 1, Rogério Conceição Rodrigues 1, Alessander Acácio Ferro 1 1Tecnologia em Processos, SENAI, Centro Tecnológico Industrial Pedro Ribeiro, silvio_purificacao@ig.com.br RESUMO - Desde janeiro de 2008, tornou-se obrigatória a adição de 2% de biodiesel ao diesel comum, sendo previsto um aumento para 3% em julho. Na produção do biodiesel são gerados 10% de glicerina bruta. Há uma crescente necessidade em desenvolver métodos de purificação para esse subproduto. Algumas rotas fazem uso de ácidos inorgânicos para a neutralização do catalisador empregado na transesterificação, seguido da destilação à pressão reduzida ou fazem uso de resinas de troca iônicas. Em busca de aperfeiçoamentos, já que as mesmas apresentam pontos críticos em termos econômicos, faz-se necessário investigar novas alternativas. Com base nas informações descritas na literatura, um novo procedimento para purificar a glicerina bruta é discutido. O estudo explora a utilização do Hexanitrocobaltato (III) como agente precipitante de íons potássio. Resultados preliminares revelam o forte potencial de complexação, bem como a melhor rota a ser explorada. Palavras-chave: agente complexante, composto de cobalto, glicerina, potássio. INTRODUÇÃO A implantação da nova Lei Federal, relacionada à aplicação dos recursos energéticos obriga, a partir de 2008 o acréscimo de 2% de biodiesel no diesel comum, o chamado B2, aumentando para 3% em junho deste ano, podendo chegar a 20% em Com o aumento na produção do biodiesel, haverá um excedente de glicerina no mercado mundial, levando em consideração que ela representa cerca de 10% do subproduto formado na reação de transesterificação deste biocombustível. Hoje, o B2 resulta numa oferta de oitenta mil litros de glicerina bruta, sem qualquer destino prédefinido. O problema poderá se agravar ainda mais, segundo estudos realizados recentemente que mostram um crescimento de quatro bilhões de litros/ano de biodiesel no mundo para a próxima década, o que resultará numa oferta de quatrocentos milhões de litros/ano de glicerina (ÓLEO, 2008). Estudos recentes revelam que as indústrias produtoras de biodiesel, principalmente os pequenos produtores, não sabem o que fazer com este gargalo; e algumas plantas já estão tendo que diminuir a sua produção por não ter um destino pré-estabelecido para este subproduto (SILVEIRA, 2007).

2 A glicerina é um composto cujos derivados são de grande aplicação para diversas indústrias, sendo a maior parte de seu consumo associada à cosmética e fármacos. A introdução do biodiesel na indústria do petróleo trouxe para o mercado internacional uma considerável queda no preço deste composto. O gráfico na Figura 1 mostra o mercado mundial para este co-produto oriundo da produção do biodiesel. A necessidade do aumento da investigação científico/tecnológica referindo-se a utilização da glicerina oriunda de processos de produção de biodiesel, podendo esta se tornar uma importante matéria-prima para a indústria química, ocupando parcela considerável da nafta petroquímica na produção de plásticos e outros derivados químicos de maior valor agregado. Algumas rotas de purificação de glicerina estão sendo investigadas para que a entrada do biodiesel no mercado nacional venha ser efetiva e os preços deste combustível se mantenham estáveis, propiciando, também, o crescimento de uma nova linha de investigação, a chamada gliceroquímica. Todavia, faz-se necessário encontrar rotas mais viáveis e que apresentem alta eficiência na remoção de impurezas. A utilização de agentes complexantes de cátions metálicos tem sido uma importante ferramenta para a purificação da glicerina. Algumas rotas fazem uso de ácidos minerais, para a neutralização do catalisador empregado na transesterificação, seguido da destilação à pressão reduzida ou fazem uso de resinas de troca iônicas. Em busca de aperfeiçoamentos, já que as mesmas apresentam pontos críticos em termos econômicos como alto gasto de energia no processo de destilação da glicerina, faz-se necessário investigar novas alternativas. A complexação baseia-se em reações que envolvem um íon metálico e um agente ligante com formação de um complexo suficientemente estável (UFPI, 2008). Neste trabalho, foi utilizado um composto de cobalto como agente complexante do íon potássio, presente na glicerina oriunda da transesterificação do biodiesel, onde hidróxido de potássio é usado como catalisador. O metal cobalto ocorre na natureza normalmente associado ao níquel, arsênio e enxofre. O cobalto é um metal duro, branco-azulado e dissolve-se em ácidos minerais diluídos com certa facilidade. Os estados de oxidação mais importantes são +2 e +3 (AYALA, 2003). Este trabalho teve como objetivo investigar o potencial de complexação de alguns derivados do cobaltato, descrevendo os efeitos destes agentes na remoção do íon potássio presente em grande quantidade nos resíduos de glicerina bruta.

3 MATERIAL E MÉTODOS Inicialmente, preparou-se uma solução 0,2 M do agente complexante num volume de 30 ml. Após este procedimento, foram realizados testes com o objetivo de verificar o potencial de complexação do íon potássio. O primeiro teste envolveu a adição direta de 10 ml da solução do complexante a uma solução de KOH 10%. No segundo teste, 10 ml da solução complexante foram adicionados à uma solução de glicerina pura diluída em uma solução de KOH 10% e, por último, outros 10 ml do composto de cobalto foram adicionados à glicerina bruta diluída em água destilada. Em seguida, as três amostras foram postas para decantar. RESULTADOS E DISCUSSÃO Na amostra composta apenas pela solução de hidróxido de potássio, o precipitado foi posto para secar e pesado em seguida. Neste teste verificou-se que a complexação do íon potássio ocorreu de maneira eficiente, uma vez que o sólido obtido apresentava as características físicas semelhantes ao citado na literatura. Vale ressaltar que, a decantação ocorreu num tempo inferior a 10 minutos. O complexo foi separado da fase aquosa sendo filtrado e pesado. Obteve-se um rendimento de 80%. Este valor representa um bom resultado, uma vez que a massa adicionada do agente complexante não foi uma quantidade estequiométrica, para complexar todo íon potássio existente na solução de KOH. Nas amostras de glicerina pura e glicerina bruta, foram recuperados sólidos semelhantes ao obtido na solução anterior, porém o tempo de decantação processou-se de maneira mais lenta, em função da viscosidade, mesmo sendo diluída em um volume considerável de água destilada. Para tentar acelerar o processo de separação entre as fases, parte das amostras foi centrifugada. O complexo trocado foi isolado e após análise usando fluorescência de raios-x, pôde-se comprovar a presença do íon potássio na estrutura do agente complexante. Posteriormente, a glicerina trocada foi tratada com uma resina de troca iônica para remoção do sódio. A adição direta deste resíduo rico em íons potássio numa coluna de troca iônica não foi eficiente. Os testes indicaram que uma maior eficiência, no pré-tratamento, é obtida quando a espécie carregada é o íon sódio. CONCLUSÃO O emprego de compostos de cobalto como agentes complexantes de íons potássio, na prépurificação da glicerina bruta, é uma estratégia economicamente viável visto que o agente complexante pode ser perfeitamente recuperado e reutilizado no processo. Além disso, após a perda da eficiência como complexante, o resíduo pode ser destinado às indústrias de fertilizantes químicos.

4 Agradecimentos: Às agências financiadoras PIBIT/CNPq/ SENAI-CETIND e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AYALA, J. D.; BELLIS, V. M. Síntese e caracterização dos complexos de Co(III). In: Inorgânica experimental. [S.l.: s.n.], [198-?]. Química ÓLEO de cozinha B3 em julho. Revista Biodieselbr. ano 1, n. 4, p. 14, abr./maio SILVEIRA, L. Glicerina gerada na produção do biodiesel terá novos usos. Biodieselbr online. Disponível em: < icerina-gerada-producao-biodiesel-novos-usos htm.>. Acesso em: 05 jun UFPI. Química analítica quantitativa, Volumetria de complexação. Disponível em: < Acesso em: 05 jun Papel 1% Outros10 % Ésteres 13% Revenda 14% Poliglicerina 12% Tabaco 3% Cosmet./ Saboaria/ Fármacos 28 % Filmes de Celulose 5% Alimentos/ bebidas 8% Resinas Alquídicas 6% Figura 1. Distribuição do consumo da glicerina pelos diferentes setores industriais.

5 Figura 2. Composto de cobalto utilizado como agente complexante. Figura 3. Complexo obtido após adição de composto de cobalto.

UTILIZAÇÃO DA GLICERINA OBTIDA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA NEUTRALIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL RESIDUAL

UTILIZAÇÃO DA GLICERINA OBTIDA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA NEUTRALIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL RESIDUAL UTILIZAÇÃO DA GLICERINA OBTIDA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA NEUTRALIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL RESIDUAL Maria Clara dos Santos Ligabo¹, Daniel Thomaz² INTRODUÇÃO De acordo com Mittelbach et al., (1988) e Neto

Leia mais

Síntese do Biodiesel a partir de óleo vegetal Procedimento experimental (adaptado de 1 )

Síntese do Biodiesel a partir de óleo vegetal Procedimento experimental (adaptado de 1 ) Síntese do Biodiesel a partir de óleo vegetal Procedimento experimental (adaptado de 1 ) O biodiesel é atualmente um combustível em fase de desenvolvimento no nosso país, estando algumas fábricas já em

Leia mais

ANALISE DE RENDIMENTO DO CATALISADOR HETEROGÊNEO ÓXIDO DE ALUMÍNIO (Al2O3) NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL DE SOJA (glycine max)

ANALISE DE RENDIMENTO DO CATALISADOR HETEROGÊNEO ÓXIDO DE ALUMÍNIO (Al2O3) NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL DE SOJA (glycine max) ANALISE DE RENDIMENTO DO CATALISADOR HETEROGÊNEO ÓXIDO DE ALUMÍNIO (Al2O3) NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL DE SOJA (glycine max) Rayanne Samara de Sousa Reinaldo(1); Maria Rosimar de Sousa(2); Leonardo Alcântara

Leia mais

Métodos Clássicos de Separação

Métodos Clássicos de Separação Analítica V: Aula 15-05-12 Plano de aula Importância da extração química nos procedimentos de análise Etapasdeumprocesso deextração Métodos Clássicos de Separação O processo de destilação e exemplos para

Leia mais

Métodos Clássicos de Separação

Métodos Clássicos de Separação Analítica V: Aula 9: 22-07-13 Métodos Clássicos de Separação Prof. Rafael Sousa Departamento de Química - ICE rafael.arromba@ufjf.edu.br Notas de aula: www.ufjf.br/baccan Plano de aula Importância da extração

Leia mais

Produção de combustíveis a partir de recursos renováveis Biodieselmatéria-prima

Produção de combustíveis a partir de recursos renováveis Biodieselmatéria-prima Produção de combustíveis a partir de recursos renováveis Biodieselmatéria-prima de origem vegetal - sebo Caroline Pereira Moura Aranha/UEPG - DEA, e-mail: carol_aranha@hotmail.com Nelci Catarina Chiquetto/

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA GLICERINA PROVENIENTE DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR ROTA ETÍLICA E METÍLICA

CARACTERIZAÇÃO DA GLICERINA PROVENIENTE DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR ROTA ETÍLICA E METÍLICA CARACTERIZAÇÃO DA GLICERINA PROVENIENTE DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR ROTA ETÍLICA E METÍLICA Janaína Fernandes Medeiros 1 ; Fernanda Naiara Campos de Almeida 1 ; Lucas Francisco dos Santos 1 ; Maria Carolina

Leia mais

Produção de biodiesel: panorama e perspectivas IQB

Produção de biodiesel: panorama e perspectivas IQB Produção de biodiesel: panorama e perspectivas Prof. Dr. Simoni M. Plentz Meneghetti IQB Indústria petroquímica Biorrefinaria Petróleo, gás natural Biomassa e rejeitos Hidrocarbonetos Açúcares, óleos,

Leia mais

Tecnologias de Produção de Biodiesel

Tecnologias de Produção de Biodiesel Programa de Pós-Graduação em Bioenergia Tecnologias de Produção de Biodiesel Prof. Helton José Alves Palotina, 11/05/16 TÓPICOS 1) Conceitos gerais 2) Cenário nacional e internacional 3) Matérias primas

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Química. Alunos: Ana Catarina Pinto Ana Helena Reis Ana Isabel Gerós Ana Sofia Silva André Pinto Catarina Moreira

Mestrado Integrado em Engenharia Química. Alunos: Ana Catarina Pinto Ana Helena Reis Ana Isabel Gerós Ana Sofia Silva André Pinto Catarina Moreira Mestrado Integrado em Engenharia Química Alunos: Ana Catarina Pinto Ana Helena Reis Ana Isabel Gerós Ana Sofia Silva André Pinto Catarina Moreira Com o apoio de: Prof. João Bastos Víctor Jardim Índice

Leia mais

Minicurso Produção de Biodiesel & Educação Ambiental. Autora: Cristiane Geissler

Minicurso Produção de Biodiesel & Educação Ambiental. Autora: Cristiane Geissler Minicurso Produção de Biodiesel & Educação Ambiental Autora: Cristiane Geissler Histórico A história do biodiesel em 1895, quando dois grandes visionários, Rudolf Diesel e Henry Ford, descobriram nos óleos

Leia mais

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA UNIDADE PRODUTORA DE BIODIESEL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMINA GRANDE

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA UNIDADE PRODUTORA DE BIODIESEL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMINA GRANDE ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA UNIDADE PRODUTORA DE BIODIESEL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMINA GRANDE R. da S. EDUARDO 1, M. W. N. C. CARVALHO 1, F. L. H. da SILVA 1, T. S. S. dos SANTOS 1 1 UFCG - Universidade

Leia mais

Prof. Dr. Marcos Baroncini Proença

Prof. Dr. Marcos Baroncini Proença Prof. Dr. Marcos Baroncini Proença jve4090@sociesc.org.br Cenário energético no Mundo Segundo o IEO (International Energy Outlook) 2009, publicado pelo departamento de Energia dos Estados Unidos da América,

Leia mais

BIODIESEL OBTIDO A PARTIR DE REJEITO DE GORDURA ANIMAL

BIODIESEL OBTIDO A PARTIR DE REJEITO DE GORDURA ANIMAL BIODIESEL OBTIDO A PARTIR DE REJEITO DE GORDURA ANIMAL Cheila G. Mothé 1 Denise Z. Correia 2 Bruno C. S. de Castro 3 Moisés Caitano 4 Donato A. G. Aranda 5 RESUMO Após várias oscilações nos preços do petróleo

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E CONTROLE DA QUALIDADE DO BIODIESEL ASPECTOS GERAIS

CARACTERIZAÇÃO E CONTROLE DA QUALIDADE DO BIODIESEL ASPECTOS GERAIS CARACTERIZAÇÃO E CONTROLE DA QUALIDADE DO BIODIESEL ASPECTOS GERAIS DR. BILL COSTA AGENDA APRESENTAÇÕES OBJETIVO DA C&CQ DO BIODIESEL C&CQ DO BIODIESEL NO BRASIL APRESENTAÇÕES BILL COSTA QUÍMICO MSc.,

Leia mais

4006 Síntese do éster etílico do ácido 2-(3-oxobutil) ciclopentanona-2-carboxílico

4006 Síntese do éster etílico do ácido 2-(3-oxobutil) ciclopentanona-2-carboxílico 4006 Síntese do éster etílico do ácido 2-(3-oxobutil) ciclopentanona-2-carboxílico CEt + FeCl 3 x 6 H 2 CEt C 8 H 12 3 C 4 H 6 C 12 H 18 4 (156,2) (70,2) (270,3) (226,3) Classificação Tipos de reações

Leia mais

ESTUDO DO PROCESSO DE EVAPORAÇÃO DO ETANOL NÃO REAGIDO APÓS A REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE PALMA (Elaeis guineensis, Jacq)

ESTUDO DO PROCESSO DE EVAPORAÇÃO DO ETANOL NÃO REAGIDO APÓS A REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE PALMA (Elaeis guineensis, Jacq) ESTUDO DO PROCESSO DE EVAPORAÇÃO DO ETANOL NÃO REAGIDO APÓS A REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE PALMA (Elaeis guineensis, Jacq) M. A. D. LUZ¹, H. G. S. SOUZA 2, D. A. R. CASTRO 3, H. J. S. RIBEIRO

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL BACIA DO PARANÁ III

SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL BACIA DO PARANÁ III SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL BACIA DO PARANÁ III Santa Helena PR 28 de março de 2006 TECNOLOGIAS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL Dra. Roseli Aparecida Ferrari DEA UEPG O que é BioDiesel?

Leia mais

Introdução aos métodos titulométricos volumétricos. Prof a Alessandra Smaniotto QMC Química Analítica - Farmácia Turmas 02102A e 02102B

Introdução aos métodos titulométricos volumétricos. Prof a Alessandra Smaniotto QMC Química Analítica - Farmácia Turmas 02102A e 02102B Introdução aos métodos titulométricos volumétricos Prof a Alessandra Smaniotto QMC 5325 - Química Analítica - Farmácia Turmas 02102A e 02102B Definições ² Métodos titulométricos: procedimentos quantitativos

Leia mais

Palavras- Chave: Bioquerosene. Reutilização. Óleo de Cozinha. Impacto Ambiental.

Palavras- Chave: Bioquerosene. Reutilização. Óleo de Cozinha. Impacto Ambiental. PRODUÇÃO DO BIOQUEROSENE ATRAVÉS DA DESTILAÇÃO DO BIODISEL OBTIDO PELA TRANSESTERIFICAÇÃO DO OLEO COMESTÍVEL USADO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL MOURA, Luciano 1 ; OLIVEIRA, Cauê 1 ; RIBEIRO,

Leia mais

4º Seminário Internacional de Logística Agroindustrial 15 e 16/03/2007 ESALQ/USP Piracicaba/SP

4º Seminário Internacional de Logística Agroindustrial 15 e 16/03/2007 ESALQ/USP Piracicaba/SP 4º Seminário Internacional de Logística Agroindustrial 15 e 16/03/2007 ESALQ/USP Piracicaba/SP Histórico: do Óleo Vegetal ao Biocombustível BIODIESEL ASPECTOS DA QUALIDADE RELACIONADOS AO ARMAZENAMENTO,

Leia mais

4023 Síntese do éster etílico do ácido 2-cicclopentanona carboxílico a partir do éster dietílico do ácido adípico

4023 Síntese do éster etílico do ácido 2-cicclopentanona carboxílico a partir do éster dietílico do ácido adípico NP 4023 Síntese do éster etílico do ácido 2-cicclopentanona carboxílico a partir do éster dietílico do ácido adípico NaEt C 10 H 18 4 Na C 2 H 6 C 8 H 12 3 (202,2) (23,0) (46,1) (156,2) Classificação Tipos

Leia mais

Blendas do Biodiesel: Lacunas Tecnológicas e Científicas

Blendas do Biodiesel: Lacunas Tecnológicas e Científicas : Lacunas Tecnológicas e Científicas Carlos Alberto Cajado de Jesus, Cristina M. Quintella, Ednildo A. Torres Instituto de Química, Universidade Federal da Bahia, Campus de Ondina, Salvador - BA - Brasil,

Leia mais

4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila

4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila 4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila Classificação Tipos de reações e classes de substâncias. Reação do grupo carbonila de derivados do ácido carboxílico, trans-esterificação,

Leia mais

A Estratégia da ANP para o Controle de Qualidade do Biodiesel

A Estratégia da ANP para o Controle de Qualidade do Biodiesel A Estratégia da ANP para o Controle de Qualidade do Biodiesel Cristiane Andrade Superintendência de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos 7 de Abril de 2008 Base Legal Leis nº 9.478/97 e.097/05 Art.

Leia mais

Biodiesel Combustível renovável

Biodiesel Combustível renovável Biodiesel Combustível renovável É obtido de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto inesgotáveis soja dendê girassol Pinhão-manso Centro-oeste e sudeste Norte Sul Nordeste Em 1900 o inventor

Leia mais

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS Aluno: Victor Surerus Leal Costa Orientador: Luiz Alberto Cesar Teixeira Introdução A extração de diversos metais, em geral, conduz à presença

Leia mais

GRUPO 14 CARBONO E SEUS COMPOSTOS

GRUPO 14 CARBONO E SEUS COMPOSTOS GRUPO 14 CARBONO E SEUS COMPOSTOS O carbono é um elemento químico extremamente importante, por ser indispensável à existência da vida - seja ela animal e vegetal - sem falar dos compostos inorgânicos constituídos

Leia mais

3016 Oxidação do ácido ricinoléico a ácido azeláico (a partir de óleo de rícino) com KMnO 4

3016 Oxidação do ácido ricinoléico a ácido azeláico (a partir de óleo de rícino) com KMnO 4 6 Oxidação do ácido ricinoléico a ácido azeláico (a partir de óleo de rícino) com KMnO 4 CH -(CH ) OH (CH ) -COOH KMnO 4 /KOH HOOC-(CH ) -COOH C H 4 O (.) KMnO 4 KOH (.) (6.) C H 6 O 4 (.) Classificação

Leia mais

Autores: Giselle de S. Araújo, Ricardo H. R. de Carvalho e Elisa M. B. D. de Sousa. São Paulo, Maio de 2009

Autores: Giselle de S. Araújo, Ricardo H. R. de Carvalho e Elisa M. B. D. de Sousa. São Paulo, Maio de 2009 PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE COCO (Cocos nucifera L.)BRUTO Autores: Giselle de S. Araújo, Ricardo H. R. de Carvalho e Elisa M. B. D. de Sousa São Paulo, Maio de 2009 INTRODUÇÃO A crise do

Leia mais

LCE0182 Química Analítica Quantitativa. Informações Gerais. Wanessa Melchert Mattos.

LCE0182 Química Analítica Quantitativa. Informações Gerais. Wanessa Melchert Mattos. LCE0182 Química Analítica Quantitativa Informações Gerais Wanessa Melchert Mattos wanemelc@usp.br Aprovação Para que o aluno possa ser aprovado exige-se média mínima de 5,0 em notas e 70% de frequência

Leia mais

PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL PELA ADSORÇÃO COM FÉCULA DE MANDIOCA

PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL PELA ADSORÇÃO COM FÉCULA DE MANDIOCA PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL PELA ADSORÇÃO COM FÉCULA DE MANDIOCA E. R. R. RODRIGUES 1, M. B. P. O. SILVA 1, G. S. S. ANDRADE 1, L. LODI 1 1 Universidade Federal de Alfenas, Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

Biodiesel obtenção e aplicação

Biodiesel obtenção e aplicação UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENG. AGRÍCOLA Biodiesel obtenção e aplicação João Valdenor Pereira Filho; Orientador:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMATICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMATICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMATICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PRIMEIRO RELATÓRIO DE RESÍDUOS DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL DO DEPARTAMENTO

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 AVALIAÇÃO DO USO DE CASCAS DE SEMENTE DE Moringa oleifera Lam PARA PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL Manoela Lea de Oliveira 1, Alexandre de Faria Lima 2, David Maikel Fernades 3 1 Universidade Federal do Triângulo

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais LEAmet Laboratório de Estudo Ambientais para a Metalurgia Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais Produção de óxidos de ferro

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 AVALIAÇÃO DO USO DE CASCAS DE SEMENTE DE Moringa oleifera Lam PARA PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL Manoela Lea de Oliveira 1, Alexandre de Faria Lima 2, David Maikel Fernades 3 1 Universidade Federal do Triângulo

Leia mais

Química Orgânica Experimental I BAC CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO DOS PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS

Química Orgânica Experimental I BAC CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO DOS PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS Química Orgânica Experimental I BAC - 2009 CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO DOS PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS Além do aqui solicitado para os Pré-Relatórios, devem ser apresentados os itens correspondentes a cada

Leia mais

Ricardo Alan Verdú Ramos

Ricardo Alan Verdú Ramos O III Desenvolvimento Simpósio de Água do e Biodiesel Energia do no Oeste Paulista Cooperhidro III Simpósio de - Araçatuba Água e Energia (SP) do - 20 Oeste e 21/09/2007 Paulista Painel O Desenvolvimento

Leia mais

Química. APL 2.5 Síntese de biodiesel a partir de óleo alimentar

Química. APL 2.5 Síntese de biodiesel a partir de óleo alimentar Química APL 2.5 Síntese de biodiesel a partir de óleo alimentar Luísa Neves, 12ºCT de abril de 2015 Índice Introdução...2 Material e Reagentes...3 Procedimento..4 Perigos específicos e conselhos de segurança

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA E CARACTERIZAÇÃO DO BIODIESEL DE ÓLEO DE SOJA E BANHA DE PORCO EM SÍNTESE POR AQUECIMENTO E AGITAÇÃO CONSTANTE

ANÁLISE COMPARATIVA E CARACTERIZAÇÃO DO BIODIESEL DE ÓLEO DE SOJA E BANHA DE PORCO EM SÍNTESE POR AQUECIMENTO E AGITAÇÃO CONSTANTE ANÁLISE COMPARATIVA E CARACTERIZAÇÃO DO BIODIESEL DE ÓLEO DE SOJA E BANHA DE PORCO EM SÍNTESE POR AQUECIMENTO E AGITAÇÃO CONSTANTE G. G. SILVA 1, L. H. J. da COSTA 1, L. M. MELO 1 ; N. S. OLIVEIRA 1 ;

Leia mais

AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS DE PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL ETÍLICO DE ÓLEO DE PALMA (Elaeis guineensis) REFINADO E BRUTO

AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS DE PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL ETÍLICO DE ÓLEO DE PALMA (Elaeis guineensis) REFINADO E BRUTO AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS DE PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL ETÍLICO DE ÓLEO DE PALMA (Elaeis guineensis) REFINADO E BRUTO D. E. L. LHAMAS 1, S. A. P. da MOTA 1, E. C. COSTA 2, N. T. MACHADO 3, M. E. ARAÚJO 3,

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Biodiesel. Metanol. Óleo de fritura.

PALAVRAS-CHAVE: Biodiesel. Metanol. Óleo de fritura. PRODUÇÃO DE BIODIESEL EM ESCALA LABORATORIAL A PARTIR DA TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE FRITURA COM CATALISADOR HIDRÓXIDO DE SÓDIO NA PRESENÇA DE METANOL. ¹MARTINS, Sara Fernandes; ²GUERREIRO, Érico Daniel

Leia mais

Química Inorgânica Experimental I 2017

Química Inorgânica Experimental I 2017 Química Inorgânica Experimental I 2017 Experiência n o 03: Preparação de Cloreto de Cobre(I) A) OBJETIVOS: Preparação de Cloreto de Cobre(I) pela redução de íons Cu(II) com íons Sulfito na presença de

Leia mais

Número de Identificação: Data: / / Sobre o equilíbrio químico de solubilidade têm-se as seguintes situações:

Número de Identificação: Data: / / Sobre o equilíbrio químico de solubilidade têm-se as seguintes situações: Questões de Química Analítica Questão 1 QA: Sobre o equilíbrio químico de solubilidade têm-se as seguintes situações: A) As concentrações de íons magnésio, cálcio e níquel(ii) e alumínio (III) em uma solução,

Leia mais

AUTOR(ES): GUILHERME CANDIDO LOPES, ALESSANDRA GOMES DOS SANTOS, VICTOR PAULINO LESCANO

AUTOR(ES): GUILHERME CANDIDO LOPES, ALESSANDRA GOMES DOS SANTOS, VICTOR PAULINO LESCANO 16 TÍTULO: PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE FONTES SUSTENTÁVEIS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: QUÍMICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES): GUILHERME CANDIDO LOPES,

Leia mais

6 Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel 965 Biodiesel de

6 Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel 965 Biodiesel de 6 Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel 965 Biodiesel de óleo residual: produção e caracterização Carlos Eduardo

Leia mais

Experiência 1: Identificação de Amostras Sólidas por densidade 59

Experiência 1: Identificação de Amostras Sólidas por densidade 59 Sumário Prefácio da 2 a Edição 17 Prefácio da 1 a edição 21 Capítulo 1: EQUIPAMENTOS BÁSICOS DE LABORATÓRIO 25 Capítulo 2: SEGURANÇA EM LABORATÓRIO 39 COMO MANTER UM AMBIENTE DE LABORATÓRIO SAUDÁVEL? 39

Leia mais

Síntese de Biodiesel a partir da utilização de Óleo Residual

Síntese de Biodiesel a partir da utilização de Óleo Residual Síntese de Biodiesel a partir da utilização de Óleo Residual Nome dos autores: Filipe dos Santos Alves 1 ; Emerson Adriano Guarda 2 1 Aluno do Curso de Engenharia Ambiental; Campus de Palmas; e-mail:filipe_2990@hotmail.com

Leia mais

A SUSTENTABILIDADE COMO REFERÊNCIA PARA A CADEIA DO BIODIESEL: REFLEXÕES PRELIMINARES

A SUSTENTABILIDADE COMO REFERÊNCIA PARA A CADEIA DO BIODIESEL: REFLEXÕES PRELIMINARES A SUSTENTABILIDADE COMO REFERÊNCIA PARA A CADEIA DO BIODIESEL: REFLEXÕES PRELIMINARES Gean Carla S. Sganderla, GPERS/UNIR, sganderlavale@yahoo.com.br Artur Souza Moret, GPERS/UNIR, amoret@unir.br RESUMO

Leia mais

PURIFICAÇÃO DA GLICERINA A PARTIR DO MÉTODO DE DESTILAÇÃO E CENTRIFUGAÇÃO 1 INTRODUÇÃO

PURIFICAÇÃO DA GLICERINA A PARTIR DO MÉTODO DE DESTILAÇÃO E CENTRIFUGAÇÃO 1 INTRODUÇÃO PURIFICAÇÃO DA GLICERINA A PARTIR DO MÉTODO DE DESTILAÇÃO E CENTRIFUGAÇÃO Jéssica R. de O. Rossi 1, Ivan Fernandes de Souza 2 1 Graduando em Produção Industrial na FATEC Botucatu, jessicarossi_fatecbt@hotmail.com

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE INSUMOS E SUBPRODUTOS DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Processo de recuperação do Metanol e da Glicerina.

RECUPERAÇÃO DE INSUMOS E SUBPRODUTOS DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Processo de recuperação do Metanol e da Glicerina. RECUPERAÇÃO DE INSUMOS E SUBPRODUTOS DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL Processo de recuperação do Metanol e da Glicerina. O processo completo de produção de biodiesel partindo-se do óleo degomado é constituído

Leia mais

Minerais, Qualidade da Madeira e Novas Tecnologias de Produção de Celulose. Celso Foelkel

Minerais, Qualidade da Madeira e Novas Tecnologias de Produção de Celulose. Celso Foelkel Minerais, Qualidade da Madeira e Novas Tecnologias de Produção de Celulose Celso Foelkel Celso Foelkel Características de fábricas modernas Alta capacidade de utilização da capacidade e com produção estável

Leia mais

4 Produtos do Petróleo

4 Produtos do Petróleo 30 4 Produtos do Petróleo 4.1 Principais Derivados do Petróleo De acordo com FARAH (1989), os derivados do petróleo podem ser distribuídos em duas categorias: Derivados Leves e Derivados Pesados. Conforme

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO BIODIESEL DE JATROPHA CHARACTERIZATION PHYSICAL CHEMISTRY OF BIODIESEL JATROPHA

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO BIODIESEL DE JATROPHA CHARACTERIZATION PHYSICAL CHEMISTRY OF BIODIESEL JATROPHA 89 CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO BIODIESEL DE JATROPHA CURCAS PELA ROTA METÍLICA CHARACTERIZATION PHYSICAL CHEMISTRY OF BIODIESEL JATROPHA A.C.T.,BATISTA 1 * A.T. VIEIRA 1 H.S. RODRIGUES 1 F.M. PORTELA

Leia mais

HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA

HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA A melhoria das propriedades das resinas orgânicas incentivou a aplicação para o processo de troca iônica devido a sua estabilidade e elevada capacidade. As primeiras tentativas para aplicação da troca

Leia mais

01/08/2010. química).

01/08/2010. química). UNIDADES DIDÁTICAS PROCESSOS QUÍMICOS I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA 1. Introdução ao estudo dos Processos Químicos Industriais. Relacionamento com a Indústria Química. 2. Derivados inorgânicos do nitrogênio.

Leia mais

8ª LISTA - EXERCÍCIOS DE PROVAS Equilíbrio de Solubilidade

8ª LISTA - EXERCÍCIOS DE PROVAS Equilíbrio de Solubilidade Pg. 1/6 1 a Questão De acordo com as equações abaixo, a 25 ºC, faça o que se pede. BaF 2 (s) Ba 2+ (aq) + 2F - (aq) K ps (BaF 2 ) = 1,7 x 10-6 BaSO 4 (s) Ba 2+ (aq) + SO 2-4 (aq) K ps (BaSO 4 ) = 1,0 x

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA GLICERINA PROVENIENTE DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR TRANSESTERIFICAÇÃO ETÍLICA DO ÓLEO DE SOJA BRUTO

CARACTERIZAÇÃO DA GLICERINA PROVENIENTE DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR TRANSESTERIFICAÇÃO ETÍLICA DO ÓLEO DE SOJA BRUTO CARACTERIZAÇÃO DA GLICERINA PROVENIENTE DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR TRANSESTERIFICAÇÃO ETÍLICA DO ÓLEO DE SOJA BRUTO L. F. dos SANTOS 1, J. F. MEDEIROS 1, V. Y. KAJIHARA 1, N. C. PEREIRA 1 e O. C. M.

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CATALISADORES PARA A PREPARAÇÃO DE BIODIESEL UTILIZANDO ÁLCOOL NÃO-CONVENCIONAL.

AVALIAÇÃO DE CATALISADORES PARA A PREPARAÇÃO DE BIODIESEL UTILIZANDO ÁLCOOL NÃO-CONVENCIONAL. AVALIAÇÃO DE CATALISADORES PARA A PREPARAÇÃO DE BIODIESEL UTILIZANDO ÁLCOOL NÃO-CONVENCIONAL. Maria Cláudia Rodrigues Brandão 1 ; Juliana Kelly Dionísio de Souza 2, Wandson Lukas do Nascimento Amorim 3

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UMA MICRO USINA PRODUTORA DE BIODEISEL NA MICRO REGIÃO DE CAMPO MOURÃO- PR

ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UMA MICRO USINA PRODUTORA DE BIODEISEL NA MICRO REGIÃO DE CAMPO MOURÃO- PR Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UMA MICRO USINA PRODUTORA DE BIODEISEL NA MICRO REGIÃO DE CAMPO MOURÃO- PR Ana Paula

Leia mais

Produção de Biodiesel a partir de óleo de soja empregando catalisadores heterogêneos contendo potássio

Produção de Biodiesel a partir de óleo de soja empregando catalisadores heterogêneos contendo potássio Produção de Biodiesel a partir de óleo de soja empregando catalisadores heterogêneos contendo potássio P. S. Batista, G. O. Rodrigues, B. G. Rodrigues e M. N. Sousa Escola de Engenharia de Lorena, Departamento

Leia mais

Rotas de Produção de Diesel Renovável

Rotas de Produção de Diesel Renovável Petrobras - Tecnologia A preocupação mundial com o desenvolvimento sustentável evidenciou a necessidade da definição de limites de emissão para as tecnologias automotivas. Desde então, pesquisadores têm

Leia mais

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA UNIDADES DIDÁTICAS 1. Introdução ao estudo dos Processos Químicos Industriais. Relacionamento com a Indústria Química. 2. Derivados inorgânicos

Leia mais

Tratamento de licores com resinas trocadoras de íons

Tratamento de licores com resinas trocadoras de íons 26/10/17 Troca Iônica O fenômeno da troca iônica é usado pelo homem desde antes de Cristo Água de Marah êxodo XV, 23-25 Aristóteles 330 BC...water loses part its salt content when percolating through certain

Leia mais

SÍNTESE DE BIODIESEL A PARTIR DE BLENDAS UTILIZANDO PLANEJAMENTO FATORIAL 2 3

SÍNTESE DE BIODIESEL A PARTIR DE BLENDAS UTILIZANDO PLANEJAMENTO FATORIAL 2 3 SÍNTESE DE BIODIESEL A PARTIR DE BLENDAS UTILIZANDO PLANEJAMENTO FATORIAL 2 3 Jaqueline Cristina Moreira de Freitas 1 ; Claudia Roberta Gonçalves 2 1 Instituto Federal de Mato Grosso, Unidade Acadêmica

Leia mais

2. (Uerj 2014) Cientistas podem ter encontrado o bóson de Higgs, a partícula de Deus

2. (Uerj 2014) Cientistas podem ter encontrado o bóson de Higgs, a partícula de Deus s Nome: n Série: 3 ano Turma: Professora: Data: / /2014 Desconto Ortográfico Nota: Bateria de exercício de Química 3 ano- 1 trimestre 1. (Uerj 2014) Uma forma de identificar a estabilidade de um átomo

Leia mais

Reações de Substituição Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei

Reações de Substituição Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei www.professormazzei.com Reações de Substituição Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (UFC 2009) A cânfora é uma cetona que possui um odor penetrante característico. É aplicada topicamente na pele como

Leia mais

Volumetria de Neutralização

Volumetria de Neutralização Volumetria de Neutralização Titulação Ácido-base Determinação da concentração de uma solução a partir da quantidade e concentração de uma solução conhecida Alíquota de volume conhecido (20 ml) e concentração

Leia mais

FUVEST 2015 (Questões 1 a 6)

FUVEST 2015 (Questões 1 a 6) (Questões 1 a 6) Provas de Vestibular 1. O metabissulfito de potássio (K 2 S2O 5 ) e o dióxido de enxofre (SO 2 ) são amplamente utilizados na conservação de alimentos como sucos de frutas, retardando

Leia mais

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas:

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Resposta da questão 1: a) Cromo (Cr), manganês (Mn), alumínio ( (A l ) ) e Ferro (Fe). b) A distribuição: 2 2 6 2 6 2 5 1s 2s

Leia mais

Reações em Soluções Aquosas

Reações em Soluções Aquosas Reações em Soluções Aquosas Classificação Reações sem transferência de elétrons: Reações de precipitação; Reações de neutralização. Reações com transferência de elétrons: Reações de oxirredução. Reações

Leia mais

PROVA FINAL DE QUÍMICA ANALÍTICA 1 /2015 Departamento de Química - Setor de Química Analítica

PROVA FINAL DE QUÍMICA ANALÍTICA 1 /2015 Departamento de Química - Setor de Química Analítica PROVA FINAL DE QUÍMICA ANALÍTICA 1 /2015 Departamento de Química Setor de Química Analítica *Obs: Esta prova vale 23 pontos, pois tem um bônus de 3 pontos em uma questão extra.* Boa Prova!!! Nome do aluno:

Leia mais

Exercícios Métodos de Separação. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017

Exercícios Métodos de Separação. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017 Exercícios Métodos de Separação Nome: nº: Ano: 1º E.M. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017 Questões Objetivas 1- Para a separação das misturas: gasolina-água e

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) REAÇÃO EM SOLUÇÃO AQUOSA São reações envolvendo compostos iônicos

Leia mais

PRODUÇÃO VIA ENZIMÁTICA DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA

PRODUÇÃO VIA ENZIMÁTICA DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA PRODUÇÃO VIA ENZIMÁTICA DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA C. SILVEIRA 1, A. R. S. KOEPPE 2, B. SEGUENKA 3, A. C. V. SALLA 4, G. NICOLETTI 5, W. F. MARTINS 6, F. N. MELO 7 e T. E. BERTOLIN 8. 1,5,6

Leia mais

ANÁLISE DE DESGASTE MECÂNICO DE UM MOTO GERADOR OPERANDO COM BIODIESEL DE SOJA

ANÁLISE DE DESGASTE MECÂNICO DE UM MOTO GERADOR OPERANDO COM BIODIESEL DE SOJA ANÁLISE DE DESGASTE MECÂNICO DE UM MOTO GERADOR OPERANDO COM BIODIESEL DE SOJA AMARAL, Marlon Lopes Koginski do (IC - Eng. Mecânica/UNIBRASIL) CAMPOS, Ranieri (Farmácia/UNIBRASIL) SCHNEIDER, Fábio Alencar

Leia mais

BIODIESEL UMA RÁPIDA VISÃO GERAL

BIODIESEL UMA RÁPIDA VISÃO GERAL BIODIESEL UMA RÁPIDA VISÃO GERAL Matthieu Tubino Rio Claro 14 de agosto de 2015 1 O motor Diesel ou motor de ignição por compressão é um motor de combustão interna inventado pelo engenheiro alemão Rudolf

Leia mais

TAREFA DA SEMANA DE 28 DE ABRIL A 02 DE MAIO

TAREFA DA SEMANA DE 28 DE ABRIL A 02 DE MAIO TAREFA DA SEMANA DE 28 DE ABRIL A 02 DE MAIO QUÍMICA 1ª SÉRIE TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: DADOS: Constante universal dos gases perfeitos: 0,082 atm.l/mol.k Elemento Número Massa atômico atômica H 1 1,0

Leia mais

ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE QUALIDADE ATRAVÉS DAS CURVAS DE DESTILAÇÃO DO B100 A PARTIR DO ÓLEO VEGETAL DE GIRASSOL.

ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE QUALIDADE ATRAVÉS DAS CURVAS DE DESTILAÇÃO DO B100 A PARTIR DO ÓLEO VEGETAL DE GIRASSOL. ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE QUALIDADE ATRAVÉS DAS CURVAS DE DESTILAÇÃO DO B100 A PARTIR DO ÓLEO VEGETAL DE GIRASSOL. Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: TILLMANN, Carlos

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS # 05 QUÍMICA ANALÍTICA PROF. Wendell

LISTA DE EXERCÍCIOS # 05 QUÍMICA ANALÍTICA PROF. Wendell LISTA DE EXERCÍCIOS # 05 QUÍMICA ANALÍTICA PROF. Wendell 1. Considere uma solução aquosa de NH 3, preparada na concentração de 0,100 mol L -1. Calcule o ph desta solução. Use K b = 1,8 10-5. 2. Uma alíquota

Leia mais

Ocorrência de reações

Ocorrência de reações Ocorrência de reações Dados: Força de ácidos e bases Classificação dos hidrácidos mais conhecidos: Regra prática para a classificação dos oxiácidos Determine a diferença (D) entre a quantidade de átomos

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS, COM E SEM FILTRAÇÃO, EM DIFERENTES TEMPERATURAS

DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS, COM E SEM FILTRAÇÃO, EM DIFERENTES TEMPERATURAS DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS, COM E SEM FILTRAÇÃO, EM DIFERENTES TEMPERATURAS M. SILVA 1, M. SACARDO 1, A. E. COSTA 1 e J. K. ANDREAZZA 1 1 Centro Universitário Tupy - UNISOCIESC,

Leia mais

HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA. Prof. Carlos Falcão Jr.

HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA. Prof. Carlos Falcão Jr. HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA Prof. Carlos Falcão Jr. de um sólido em fase aquosa natureza do sólido (iônico, covalente ou metálico) processo: físico químico eletroquímico de redução eletrolítico

Leia mais

Equilíbrio de Precipitação

Equilíbrio de Precipitação Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina Química das Soluções QUI084 I semestre 2017 AULA 05 Equilíbrio de Precipitação Profa. Maria Auxiliadora

Leia mais

METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS

METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS PMT 2509 PMT 3409 Flávio Beneduce Processo Sulfato Ilmenita (FeTiO 3 ) e/ou escória de Ti são as fontes de Ti São atacados com ácido sulfúrico concentrado (H 2 SO

Leia mais

PRODUÇÃO DE BIODIESEL EM REATOR BATELADA A PARTIR DO ÓLEO DE SOJA E LINHAÇA 1 BIODIESEL PRODUCTION IN A BATCH REACTOR FROM SOYBEAN OIL AND LINSEED

PRODUÇÃO DE BIODIESEL EM REATOR BATELADA A PARTIR DO ÓLEO DE SOJA E LINHAÇA 1 BIODIESEL PRODUCTION IN A BATCH REACTOR FROM SOYBEAN OIL AND LINSEED PRODUÇÃO DE BIODIESEL EM REATOR BATELADA A PARTIR DO ÓLEO DE SOJA E LINHAÇA 1 BIODIESEL PRODUCTION IN A BATCH REACTOR FROM SOYBEAN OIL AND LINSEED Larissa Vilma Lohmann 2, Arthur Mateus Schreiber 3, Bárbara

Leia mais

A análise de muitos cátions metálicos, incluindo o cátion cálcio,

A análise de muitos cátions metálicos, incluindo o cátion cálcio, DETERMINAÇÃ DE CÁLCI N LEITE 1. INTRDUÇÃ A análise de muitos cátions metálicos, incluindo o cátion cálcio, Ca, pode ser feita através da formação de complexos estáveis e solúveis em água. Um agente complexante

Leia mais

CINÉTICA DE EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE BABAÇU VISANDO A PRODUÇÃO DE BIODIESEL.

CINÉTICA DE EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE BABAÇU VISANDO A PRODUÇÃO DE BIODIESEL. CINÉTICA DE EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE BABAÇU VISANDO A PRODUÇÃO DE BIODIESEL. GOMES, A. C. G. 1 ; FLEURY, C. S. 2 ; ZUNIGA, A. D. G. 3 1 Acadêmica do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal

Leia mais

3033 Síntese do ácido acetilenodicarboxílico a partir de ácido meso dibromosuccínico

3033 Síntese do ácido acetilenodicarboxílico a partir de ácido meso dibromosuccínico 3033 Síntese do ácido acetilenodicarboxílico a partir de ácido meso dibromosuccínico HOOC H Br Br H COOH KOH HOOC COOH C 4 H 4 Br 2 O 4 C 4 H 2 O 4 (275.9) (56.1) (114.1) Classificação Tipos de reação

Leia mais

PRODUÇAO E CARACTERIZAÇAO DO BIODIESEL PRODUZIDO A PARTIR DO ÓLEO DE TUCUMA

PRODUÇAO E CARACTERIZAÇAO DO BIODIESEL PRODUZIDO A PARTIR DO ÓLEO DE TUCUMA PRODUÇAO E CARACTERIZAÇAO DO BIODIESEL PRODUZIDO A PARTIR DO ÓLEO DE TUCUMA Mendonça Barroso, L. (UFAM ICET) ; Farias de Souza, P.J. (UFAM ICET) ; Fernandes Batista, R. (UFAM) ; Lacerda Martins, V. (UFAM

Leia mais

BIODIESEL DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO DEGOMADO POR ESTERIFICAÇÃO

BIODIESEL DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO DEGOMADO POR ESTERIFICAÇÃO Página 36 BIODIESEL DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO DEGOMADO POR ESTERIFICAÇÃO Alianda Dantas de Oliveira *1; Jose Geraldo Pacheco Filho1; Luiz Stragevitch1; Renata Santos Lucena Carvalho1; Ialy Silva Barros1;

Leia mais

Sumário. Química e indústria. O amoníaco

Sumário. Química e indústria. O amoníaco Sumário UNIDADE TEMÁTICA 1 Química e Indústria Equilíbrios e desequilíbrios O amoníaco como matéria-prima - O que é o amoníaco e onde se utiliza. - A reação de síntese e reação de decomposição do amoníaco.

Leia mais

O PETRÓLEO COMO FONTE DE ENERGIA

O PETRÓLEO COMO FONTE DE ENERGIA Universidade Federal do Ceará Centro de Tecnologia Curso de Engenharias de Energias e Meio Ambiente Disciplina de Introdução a EEMA O PETRÓLEO COMO FONTE DE ENERGIA Profa. Mônica C.G. Albuquerque O PETRÓLEO

Leia mais

Solução aquosa de tiossulfato de sódio 0,100 moldm. Ácido clorídrico concentrado: R: ; S: /37/ Realizar na hotte. Usar luvas.

Solução aquosa de tiossulfato de sódio 0,100 moldm. Ácido clorídrico concentrado: R: ; S: /37/ Realizar na hotte. Usar luvas. REALIZAÇÃO EXPERIMENTAL Objectivos Avaliar a velocidade da reacção química entre ácido clorídrico e o tiossulfato de sódio a diferentes concentrações, através do tempo que demora a formar-se uma determinada

Leia mais

ANÁLISE QUALITATIVA DO BIODIESEL DE ÓLEO DE FRANGO RESIDUAL ATRAVÉS DE MÉTODOS SIMPLES E DE BAIXO CUSTO

ANÁLISE QUALITATIVA DO BIODIESEL DE ÓLEO DE FRANGO RESIDUAL ATRAVÉS DE MÉTODOS SIMPLES E DE BAIXO CUSTO ANÁLISE QUALITATIVA DO BIODIESEL DE ÓLEO DE FRANGO RESIDUAL ATRAVÉS DE MÉTODOS SIMPLES E DE BAIXO CUSTO Wellinton dos Santos Ciconello; Letícia Ledo Marciniuk Universidade Tecnológica Federal do Paraná,

Leia mais

Capítulo by Pearson Education

Capítulo by Pearson Education QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Aspectos adicionais dos equilíbrios aquosos David P. White O efeito do íon comum A solubilidade de um sal parcialmente solúvel diminui quando um íon comum é adicionado.

Leia mais

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Blucher Chemical Engineering Proceedings Dezembro de 2014, Volume 1, Número 1 X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Influência da pesquisa em Engenharia Química no desenvolvimento

Leia mais

ACTIVIDADE LABORATORIAL - QUÍMICA 12º ANO. Produção de BIODIESEL a partir de óleo alimentar usado

ACTIVIDADE LABORATORIAL - QUÍMICA 12º ANO. Produção de BIODIESEL a partir de óleo alimentar usado ACTIVIDADE LABORATORIAL - QUÍMICA 12º ANO Produção de BIODIESEL a partir de óleo alimentar usado 1. Objectivo: Reutilizar os óleos vegetais rejeitados 2. O que se pretende: 2.1 Seleccionar material adequado

Leia mais