Ricardo Alan Verdú Ramos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ricardo Alan Verdú Ramos"

Transcrição

1 O III Desenvolvimento Simpósio de Água do e Biodiesel Energia do no Oeste Paulista Cooperhidro III Simpósio de - Araçatuba Água e Energia (SP) do - 20 Oeste e 21/09/2007 Paulista Painel O Desenvolvimento do Biodiesel no Oeste Paulista Contribuição da UNESP Campus de Ricardo Alan Verdú Ramos Membro do Grupo de Pesquisa Fontes Renováveis e Aproveitamento de Energia e Coordenador do NUPLEN Núcleo de Planejamento Energético, Geração e Cogeração de Energia Departamento de Engenharia Mecânica UNESP / ramos@dem.feis.unesp.br Fone/Fax: (18)

2 Matérias-primas para produção de Biodiesel no Brasil Palma Babaçu Soja Gordura Animal Babaçu u Palma Mamona Soja Algodão Côco Gordura Animal Óleo de Peixe Soja Mamona Algodão Girassol Palma Gordura Animal Nabo forrageiro Soja Colza Girassol Algodão Gordura Animal Óleo de Peixe Soja Mamona Algodão Girassol Gordura Animal Óleo de Peixe

3 Potencialidades das matérias-primas brasileiras Fonte: Petrobras

4 Processo básico para produção de Biodiesel (Transesterificação) Fonte: Petrobras

5 Rotas para produção de Biodiesel Fonte: Petrobras

6 Regionais de SP com destaque para o Oeste Paulista Fonte: CATI-SP

7 Matérias-primas para produção de Biodiesel em SP Fonte: CATI-SP

8 Matérias-primas para produção de Biodiesel em SP Fonte: CATI-SP

9 Matérias-primas para produção de Biodiesel em SP E o Pinhão Manso? Fonte: CATI-SP

10 Matérias-primas para produção de Biodiesel no Oeste Paulista Gordura animal Óleo de Soja Óleo de Algodão Óleo de Amendoim Óleo de Mamona Cana de açúcar (Etanol)

11 Centrais hidrelétricas, termelétricas e indústrias frigoríficas na região oeste paulista e adjacências

12 Produção integrada de Biodiesel em Usinas Sucroalcooleiras Fonte: Dedini

13 Produção integrada de Biodiesel em Usinas Sucroalcooleiras Fonte: Dedini

14 Produção integrada de Biodiesel em Usinas Sucroalcooleiras Layout de um Projeto Industrial Fonte: Fonte: Dedini Dedini

15 Produção integrada de Biodiesel em Usinas Sucroalcooleiras Vantagens Fonte: Dedini

16 Produção integrada de Biodiesel em Usinas Sucroalcooleiras Vantagens Fonte: Dedini

17 Ações acadêmicas da UNESP/ voltadas ao Biodiesel Curso: BIOCOMBUSTÍVEIS Criado recentemente no Programa PG em Engenharia Mecânica Objetivos: Fornecer aos alunos noções sobre os tipos de biocombustíveis, tecnologias de produção, propriedades e aplicações, além da análise da participação na matriz energética brasileira e de tendências futuras. Biocombustíveis abordados: - Líquidos (Etanol, Metanol, Biodiesel, H-Bio e Bio-óleo); - Sólidos (Lenha, Carvão Vegetal, Bagaço, Palha e Resíduos); - Gasosos (Biogás de Esgoto, Aterro Sanitário e de Biomassa).

18 Pesquisas em desenvolvimento na UNESP/ Avaliação do comportamento de culturas para produção de matéria prima para Biodiesel, na região de, mediante uso de tecnologias que aumente a produtividade; Tecnologias de produção de amendoim visando utilização em áreas de reforma de cana-de-açúcar; Introdução às tecnicas de produção de Biodiesel; Rendimento na produção de éster metílico em função da temperatura e da razão molar óleo: álcool; Efeito do tipo e quantidade de catalisador alcalino sobre o rendimento da reação de transesterificação por rota metílica; Análise termodinâmica, termoeconômica de um sistema proposto para trigeração de energia utilizando biocombustíveis.

19 Pesquisas a serem desenvolvidas na UNESP/ Rendimento da reação de transesterificação do óleo refinado de soja, com catálise alcalina, em função do álcool (metanol e etanol) empregado; Utilização de óleo de fritura para produção de biodiesel: rendimento de reação e qualidade final do produto; Controle e automação no processo de produção de biodiesel; Desenvolvimento de um reator em batelada para produção de biodiesel a partir de óleos vegetais, em pequena escala.

20 Pesquisas realizadas em parcerias na UNESP/ UNESP/ UNESP/Botucatu Avaliação de genótipos de mamona de porte baixo. UNESP/ Prefeitura Municipal de Jales Avaliação do comportamento da cultura do pinhão manso em Ilha Solteira: a) Experimentos com irrigação; b) Experimentos sem irrigação. UNESP/ BERTIN/Lins (Fotos) Avaliação do comportamento da cultura do pinhão manso em Lins: a) Experimentos para verificação de espaçamentos adequados; b) Experimentos para verificação da adubação de cova apropriada; c) Experimentos futuros com podas de condução da cultura.

21 Convênio de cooperação acadêmica, científica e tecnológica UNESP/ x Grupo Marchiori/Piracicaba Objetivos: Promover o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas para o aprimoramento da produção de Biodiesel e outros biocombustíveis. Primeiro Termo Aditivo: a) Instalação de planta piloto (200 l/dia) na UNESP/; b) Desenvolvimento de pesquisas para o aprimoramento e controle da qualidade do processo de produção da planta; c) Desenvolvimento de uma proposta para produção de Biodiesel com aproveitamento total de resíduos. Situação: Aprovado pela Reitoria e aguardando a doação de equipamentos.

22 Pesquisas e ações voltadas ao Biodiesel em outras unidades da UNESP UNESP/Jaboticabal: Estudo do uso de Biodiesel em tratores indicando que adição de 50% de Biodiesel (produzido a partir de gordura vegetal e álcool etílico) ao Diesel comum não influencia o consumo; UNESP/Registro: Realização de Seminário sobre Biodiesel, enfocando as perspectivas e a viabilidade para a implantação de um pólo de produção no Vale do Ribeira; UNESP/Sorocaba: Desenvolvimento de métodos analíticos para determinação de metais em Biodiesel utilizando espectrometria de absorção atômica; UNESP/Botucatu: Pesquisas sobre melhoramento genético e criação de mamona resistente a pragas.

23 Curva de aprendizado na produção de Biodiesel

24 Sistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Governo POLÍTICA FINANCIAMENTO $ Pesquisa & Serviços $ Institutos Tecnológicos Centros de P&D Formação de RH Pesquisa básica e aplicada Universidades $ Empresas Inovação P&D publicações conhecimento patentes riqueza

25 Núcleo de Planejamento Energético, Geração e Cogeração de Energia Website NUPLEN

26 Agradecimentos À COOPERHIDRO pela oportunidade de estar participando deste evento visando o fortalecimento de nossa relação no sentido de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico regional; Às Agências de Fomento à Pesquisa (FAPESP, CAPES, CNPq e FUNDUNESP), pelo financiamento de projetos e concessão de bolsas de estudos; Aos pesquisadores do NUPLEN e do Grupo de Pesquisa de Fontes Renováveis e Aproveitamento de Energia; Aos orientados de iniciação científica e de mestrado pelo auxílio nas pesquisas e na preparação deste material.

27 Muito obrigado pela atenção! Núcleo de Planejamento Energético, Geração e Cogeração de Energia Departamento de Engenharia Mecânica UNESP / nuplen@dem.feis.unesp.br Fone: (18) Fax: (18)

28 Destaque da área plantada de Girassol no Oeste Paulista Fonte: CATI-SP

29 Destaque da área plantada de Girassol no Oeste Paulista

30 Destaque da área plantada de Mamona no Oeste Paulista Fonte: CATI-SP

31 Destaque da área plantada de Mamona no Oeste Paulista

32 Destaque da área plantada de Amendoim no Oeste Paulista Fonte: CATI-SP

33 Destaque da área plantada de Amendoim no Oeste Paulista

34 Destaque da área plantada de Algodão no Oeste Paulista Fonte: CATI-SP

35 Destaque da área plantada de Algodão no Oeste Paulista

36 Destaque da área plantada de Sorgo no Oeste Paulista Fonte: CATI-SP

37 Destaque da área plantada de Sorgo no Oeste Paulista

38 Destaque da área plantada de Soja no Oeste Paulista Fonte: CATI-SP

39 Destaque da área plantada de Soja no Oeste Paulista

40 Destaque da área plantada de Cana-de-Açúcar no Oeste Paulista Fonte: CATI-SP

41 Destaque da área plantada de Cana-de-Açúcar no Oeste Paulista

42 Destaque da distribuição do Gado de Corte no Oeste Paulista Fonte: CATI-SP

43 Destaque da distribuição do Gado de Corte no Oeste Paulista

44 Rendimento na produção de éster metílico em função da temperatura e da razão molar óleo-álcool Para realização do ensaio, foram utilizados como matéria-prima, óleo de soja refinado e metanol. Foi adotada reação de transesterificação com catálise alcalina e os tratamentos consistiram em três razões molares óleo-álcool (1:6; 1:9 e 1:12) e três temperaturas de reação (30; 40 e 50 C). Foi adotado o delineamento estatístico inteiramente casualizado em esquema fatorial, com três repetições. Foi usado como catalisador o hidróxido de sódio (NaOH), em quantidade correspondente a 1% do peso da amostra de óleo (150g). Inicialmente, o catalisador foi adicionado ao metanol para reação por cerca de 5 min, para formação de metóxido de sódio, e, então adicionado ao óleo, para reação de transesterificação. A reação de transesterificação, para cada tratamento, foi conduzida em becker de 500 ml, em agitador magnético com controle de temperatura, por uma hora, e a separação de fases (éster e glicerina) foi realizada por decantação em funil de separação, por duas horas.

45 Rendimento na produção de éster metílico em função da temperatura e da razão molar óleo-álcool Separação das fases (éster e glicerina) por decantação em funil de separação Reação de transesterificação em agitadores magnéticos com controle de temperatura

46 Rendimento na produção de éster metílico em função da temperatura e da razão molar óleo-álcool Após a separação, o éster foi aquecido à 70 C por 10 minutos para eliminação de metanol residual e foi lavado com igual volume de solução aquecida (60 C) de HCl a 1%, para eliminação de catalisador residual e de sabões. A separação do éster e da água de lavagem foi realizada, também, em funil de separação, uma vez que se constituem em fases imiscíveis. Por fim, o éster foi filtrado (filtro de 28 μm) e passou por rápido aquecimento a 105 C, para eliminação de umidade residual. As massas de álcool em cada relação molar estudada foram de 32,6; 48,8 e 65,2 g, respectivamente, para as relações molares de 1:6; 1:9 e 1:12. Foram obtidos os rendimentos de cada tratamento, em termos da massa do éster em relação à massa de óleo, após cada fase de produção. Os dados obtidos estão sendo analisados.

47 Efeito do tipo e quantidade de catalisador alcalino sobre o rendimento da reação de transesterificação por rota metílica Para realização do ensaio, estão sendo utilizados, como matéria-prima, óleo de soja refinado e metanol. Através de reação de transesterificação com 100% de excesso de álcool (razão molar 1:6), com catálise alcalina, está sendo estudado o efeito do tipo de base empregada como catalisador sobre o rendimento da reação. Os tratamentos consistiram na utilização hidróxido de sódio (NaOH) e hidróxido de potássio (KOH), como catalisadores, em quantidades correspondentes a 0,5, 0,7, 1,0 e 1,25% da massa do óleo usado na reação. Adotou-se o delineamento estatístico inteiramente casualizado, em esquema fatorial, com três repetições. Cada catalisador, em massa correspondente ao respectivo tratamento, é adicionado em 32,6 g de metanol para reação por cerca de cinco minutos, e, então adicionado ao óleo aquecido a 50 C, para reação de transesterificação.

48 Efeito do tipo e quantidade de catalisador alcalino sobre o rendimento da reação de transesterificação por rota metílica A reação de transesterificação, para cada tratamento, está sendo conduzida em becker de 500 ml, em agitador magnético com controle de temperatura, por 40 minutos, e a separação de fases (éster e glicerina) está sendo realizada por decantação em funil de separação, por 2 horas. Após a separação, o éster está sendo lavado com igual volume de água destilada aquecida (60 C), para eliminação de excesso de metanol, catalisador residual e de sabões. A separação do éster e da água de lavagem é realizada, em funil de separação, após o que o éster é filtrado (filtro de 28 μm) e passa por rápido aquecimento (5 min) a 105 C, para eliminação de umidade residual. Estão sendo obtidos os rendimentos de cada tratamento, em termos da massa do éster em relação à massa de óleo, após cada fase de produção. Ainda, estão sendo medidas as densidades de cada amostra obtida.

49 Foto da equipe responsável pelas pesquisas laboratoriais

50 Foto da instalação do experimento no BERTIN em Lins

51 UNESP na inauguração da planta de Biodiesel do BERTIN

SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL BACIA DO PARANÁ III

SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL BACIA DO PARANÁ III SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL BACIA DO PARANÁ III Santa Helena PR 28 de março de 2006 TECNOLOGIAS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL Dra. Roseli Aparecida Ferrari DEA UEPG O que é BioDiesel?

Leia mais

Energia da Biomassa Células a combustível

Energia da Biomassa Células a combustível PEA 2200 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Aula de Fontes Energia da Biomassa Células a combustível slide 1 / 19 BIOMASSA Oleoginosas (palma, canola, girassol, dendê, mamona, etc) Esmagamento Óleos

Leia mais

APLICAÇÃO DE PLANEJAMENTO FATORIAL NA OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL DE GIRASSOL

APLICAÇÃO DE PLANEJAMENTO FATORIAL NA OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL DE GIRASSOL APLICAÇÃO DE PLANEJAMENTO FATORIAL NA OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL DE GIRASSOL Suzana Pedroza da Silva 1, Ceci Felinto Vieira de França 2, Breno José Marques de Melo 3, Allan Kardec Ribeiro Teixeira

Leia mais

BASES CONCEITUAIS DA ENERGIA. Pedro C. R. Rossi UFABC

BASES CONCEITUAIS DA ENERGIA. Pedro C. R. Rossi UFABC BASES CONCEITUAIS DA ENERGIA Pedro C. R. Rossi (pedro.rossi@ufabc.edu.br) Fontes de energia Principais fontes de energia disponíveis para a sociedade Fontes de energia Energia primária, energia de uso

Leia mais

Síntese do Biodiesel a partir de óleo vegetal Procedimento experimental (adaptado de 1 )

Síntese do Biodiesel a partir de óleo vegetal Procedimento experimental (adaptado de 1 ) Síntese do Biodiesel a partir de óleo vegetal Procedimento experimental (adaptado de 1 ) O biodiesel é atualmente um combustível em fase de desenvolvimento no nosso país, estando algumas fábricas já em

Leia mais

Briquetagem e os processos termoquímicos de importância para a agricultura familiar

Briquetagem e os processos termoquímicos de importância para a agricultura familiar Simpósio de Agroenergia para Agricultura Familiar 17 e 18 de Março de 2014, Teresina PI Briquetagem e os processos termoquímicos de importância para a agricultura familiar José Dilcio Rocha Tópicos da

Leia mais

O ÓLEO DE ALGODÃO COMO FONTE PARA O BIODIESEL - Aspectos Técnicos

O ÓLEO DE ALGODÃO COMO FONTE PARA O BIODIESEL - Aspectos Técnicos O ÓLEO DE ALGODÃO COMO FONTE PARA O BIODIESEL - Aspectos Técnicos VI Congresso Brasileiro do Algodão Uberlândia, 15 de agosto de 2007 Rosilene Aparecida Nascimento Gerente de P&D O que é Biodiesel? Definição

Leia mais

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Blucher Chemical Engineering Proceedings Dezembro de 2014, Volume 1, Número 1 X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Influência da pesquisa em Engenharia Química no desenvolvimento

Leia mais

PRODUÇÃO VIA ENZIMÁTICA DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA

PRODUÇÃO VIA ENZIMÁTICA DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA PRODUÇÃO VIA ENZIMÁTICA DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA C. SILVEIRA 1, A. R. S. KOEPPE 2, B. SEGUENKA 3, A. C. V. SALLA 4, G. NICOLETTI 5, W. F. MARTINS 6, F. N. MELO 7 e T. E. BERTOLIN 8. 1,5,6

Leia mais

OS COMBUSTIVEIS ALTERNATIVOS LIQUIDOS E GASOSOS

OS COMBUSTIVEIS ALTERNATIVOS LIQUIDOS E GASOSOS OS COMBUSTIVEIS ALTERNATIVOS LIQUIDOS E GASOSOS Kamal A. R. Ismail Fátima Aparecida de Morais Lino Jose Carlos Charamba Dutra Ana Rosa Mendes Primo Jorge Recarte Henríquez Guerrero Armando Shinohara Carlos

Leia mais

Rotas de Produção de Diesel Renovável

Rotas de Produção de Diesel Renovável Petrobras - Tecnologia A preocupação mundial com o desenvolvimento sustentável evidenciou a necessidade da definição de limites de emissão para as tecnologias automotivas. Desde então, pesquisadores têm

Leia mais

ESTUDO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO PARA O BIODIESEL DE GIRASSOL

ESTUDO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO PARA O BIODIESEL DE GIRASSOL ESTUDO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO PARA O BIODIESEL DE GIRASSOL 1 Juliana Cordeiro Nunes, 2 Amanda Santana Peiter, 3 Sandra Helena Vieira de Carvalho, 3 João Inácio Soletti 1 Bolsista de iniciação Científica

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA GLICERINA OBTIDA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA NEUTRALIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL RESIDUAL

UTILIZAÇÃO DA GLICERINA OBTIDA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA NEUTRALIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL RESIDUAL UTILIZAÇÃO DA GLICERINA OBTIDA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA NEUTRALIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL RESIDUAL Maria Clara dos Santos Ligabo¹, Daniel Thomaz² INTRODUÇÃO De acordo com Mittelbach et al., (1988) e Neto

Leia mais

Alternativas para o setor Energético

Alternativas para o setor Energético Companhia Energética de Minas Gerais CEMIG Alternativas para o setor Energético Viçosa, 27 de agosto de 2009 IV SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE RESÍDUOS I WORKSHOP INTERNACIONAL DE SUSTEMTABILIDADE ENERGÉTICA

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL BACIA DO PARANÁ III. Programa Paranaense de Bioenergia - PR Bioenergia -

SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL BACIA DO PARANÁ III. Programa Paranaense de Bioenergia - PR Bioenergia - SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL BACIA DO PARANÁ III Programa Paranaense de Bioenergia - PR Bioenergia - Programa PR Bioenergia Criado pelo Decreto nº 2101 10/11/2003 Coordenação: SEAB

Leia mais

ACTIVIDADE LABORATORIAL - QUÍMICA 12º ANO. Produção de BIODIESEL a partir de óleo alimentar usado

ACTIVIDADE LABORATORIAL - QUÍMICA 12º ANO. Produção de BIODIESEL a partir de óleo alimentar usado ACTIVIDADE LABORATORIAL - QUÍMICA 12º ANO Produção de BIODIESEL a partir de óleo alimentar usado 1. Objectivo: Reutilizar os óleos vegetais rejeitados 2. O que se pretende: 2.1 Seleccionar material adequado

Leia mais

Reações de Substituição Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei

Reações de Substituição Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei www.professormazzei.com Reações de Substituição Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (UFC 2009) A cânfora é uma cetona que possui um odor penetrante característico. É aplicada topicamente na pele como

Leia mais

Prof. Gonçalo Rendeiro

Prof. Gonçalo Rendeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA GRUPO DE ENERGIA, BIOMASSA & MEIO AMBIENTE 2º SEMINÁRIO ESTUDANTIL SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ETANOL E ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS EMPREGANDO CATÁLISE MISTA: EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE CATALISADORES

OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ETANOL E ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS EMPREGANDO CATÁLISE MISTA: EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE CATALISADORES OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ETANOL E ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS EMPREGANDO CATÁLISE MISTA: EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE CATALISADORES Louise A. Kuhl 1*, Gustavo O. Gugelmin 2, Adriana E.

Leia mais

ABORDAGEM DA CADEIA DO BIODIESEL SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ABORDAGEM DA CADEIA DO BIODIESEL SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ABORDAGEM DA CADEIA DO BIODIESEL SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Gean Carla S. Sganderla, GPERS/UNIR, sganderlavale@yahoo.com.br Artur Souza Moret, GPERS/UNIR, amoret@unir.br RESUMO (de acordo

Leia mais

Culturas oleaginosas e a produção de Biodiesel. Fábio Camilotti

Culturas oleaginosas e a produção de Biodiesel. Fábio Camilotti Culturas oleaginosas e a produção de Biodiesel Fábio Camilotti Matérias-Primas Matérias-Primas Óleos vegetais Gorduras animais Óleos e as gorduras residuais Óleos Vegetais: Oriundos de plantas Mamona Dendê

Leia mais

Estado da Arte da Pesquisa de Biodiesel no Brasil

Estado da Arte da Pesquisa de Biodiesel no Brasil Audiência Pública POLÍTICAS DO PROGRAMA DO BIODIESEL Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Câmara dos Deputados Estado da Arte da Pesquisa de Biodiesel no Brasil José Manuel Cabral de

Leia mais

Síntese de Biodiesel a partir da utilização de Óleo Residual

Síntese de Biodiesel a partir da utilização de Óleo Residual Síntese de Biodiesel a partir da utilização de Óleo Residual Nome dos autores: Filipe dos Santos Alves 1 ; Emerson Adriano Guarda 2 1 Aluno do Curso de Engenharia Ambiental; Campus de Palmas; e-mail:filipe_2990@hotmail.com

Leia mais

Produção de Biodiesel a Partir do Óleo de Babaçu Utilizando Misturas dos Álcoois Metanol-Etanol

Produção de Biodiesel a Partir do Óleo de Babaçu Utilizando Misturas dos Álcoois Metanol-Etanol Produção de Biodiesel a Partir do Óleo de Babaçu Utilizando Misturas dos Álcoois Metanol-Etanol Produção de Biodiesel a Partir do Óleo de Babaçu Utilizando Misturas dos Álcoois Metanol-Etanol Silva, F.

Leia mais

Química - Grupo J - Gabarito

Química - Grupo J - Gabarito 1 a QUESTÃ: (2,0 pontos) Avaliador Revisor Considerando que a [Cr 4= ] em uma solução aquosa é 0.025 M, responda: a) haverá precipitação de cromato de prata se 1.0 x 10-6 M de Ag + é adicionado à solução

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente POLÍCIA Curso Internacional de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos Urbanos em Aterros Sanitários Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento Fundação Estadual

Leia mais

USO DA QUIMIOMETRIA PARA OTIMIZAÇÃO DA SÍNTESE DE BIODIESEL DE SOJA.

USO DA QUIMIOMETRIA PARA OTIMIZAÇÃO DA SÍNTESE DE BIODIESEL DE SOJA. USO DA QUIMIOMETRIA PARA OTIMIZAÇÃO DA SÍNTESE DE BIODIESEL DE SOJA. K. L. C. OLIVEIRA 1, H. G. MARQUES 2, D. F. F. MARTINS 3. 1 Graduando em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal Rural do Semi-árido

Leia mais

INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO ÁLCOOL:ÓLEO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR ROTA ETÍLICA

INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO ÁLCOOL:ÓLEO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR ROTA ETÍLICA INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO ÁLCOOL:ÓLEO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR ROTA ETÍLICA Ceci Felinto Vieira de França 1, Suzana Pedroza da Silva 2, Alexandre Ricardo Pereira Schuler 3 1 Mestranda em Engenharia Química,

Leia mais

ENERGIAS RENOVAVEIS. Biocombustiveis - biomassa sólida; - biocombustíveis gasosos; - biocombustíveis líquidos Energia Solar ENERGIA EÓLICA

ENERGIAS RENOVAVEIS. Biocombustiveis - biomassa sólida; - biocombustíveis gasosos; - biocombustíveis líquidos Energia Solar ENERGIA EÓLICA ENERGIAS RENOVAVEIS Biocombustiveis - biomassa sólida; - biocombustíveis gasosos; - biocombustíveis líquidos Energia Solar ENERGIA EÓLICA 1 1. Biomassa sólida Tem como fonte os produtos e resíduos da agricultura

Leia mais

ESTUDO DO PROCESSO DE EVAPORAÇÃO DO ETANOL NÃO REAGIDO APÓS A REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE PALMA (Elaeis guineensis, Jacq)

ESTUDO DO PROCESSO DE EVAPORAÇÃO DO ETANOL NÃO REAGIDO APÓS A REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE PALMA (Elaeis guineensis, Jacq) ESTUDO DO PROCESSO DE EVAPORAÇÃO DO ETANOL NÃO REAGIDO APÓS A REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE PALMA (Elaeis guineensis, Jacq) M. A. D. LUZ¹, H. G. S. SOUZA 2, D. A. R. CASTRO 3, H. J. S. RIBEIRO

Leia mais

USINA TERMOELÉTRICA...

USINA TERMOELÉTRICA... USINA TERMOELÉTRICA... Usina Termoelétrica: A usina termoelétrica é uma alternativa para a produção de energia elétrica para uso em geral, é principalmente utilizada no setor industrial. O QUE É UMA TERMOELÉTRICA?

Leia mais

GRUPO. Empreendedorismo Energia Meio Ambiente e Tecnologia (GEEMAT) - CNPq Departamento de Engenharia Mecânica. CEFET/RJ. UnED Angra dos Reis, Brasil

GRUPO. Empreendedorismo Energia Meio Ambiente e Tecnologia (GEEMAT) - CNPq Departamento de Engenharia Mecânica. CEFET/RJ. UnED Angra dos Reis, Brasil GRUPO Empreendedorismo Energia Meio Ambiente e Tecnologia (GEEMAT) - CNPq Departamento de Engenharia Mecânica. CEFET/RJ. UnED Angra dos Reis, Brasil Prof. Dr. Ronney A. Mancebo Boloy Outubro 2015 SUSTENTABILIDADE

Leia mais

Química - Grupo A - Gabarito. 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

Química - Grupo A - Gabarito. 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor 1 a QUESTÃ: (2,0 pontos) Avaliador Revisor cloro pode ser produzido pela eletrólise ígnea do cloreto de zinco (ZnCl2) à temperatura de 17 o C e sob pressão de 1.0 atm. Sabendo-se que uma corrente de 5A

Leia mais

Biodiesel obtenção e aplicação

Biodiesel obtenção e aplicação UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENG. AGRÍCOLA Biodiesel obtenção e aplicação João Valdenor Pereira Filho; Orientador:

Leia mais

Química. APL 2.5 Síntese de biodiesel a partir de óleo alimentar

Química. APL 2.5 Síntese de biodiesel a partir de óleo alimentar Química APL 2.5 Síntese de biodiesel a partir de óleo alimentar Luísa Neves, 12ºCT de abril de 2015 Índice Introdução...2 Material e Reagentes...3 Procedimento..4 Perigos específicos e conselhos de segurança

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA SEMENTE DO MELÃO COMO CATALISADOR NA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO DO ÁCIDO OLÉICO

UTILIZAÇÃO DA SEMENTE DO MELÃO COMO CATALISADOR NA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO DO ÁCIDO OLÉICO UTILIZAÇÃO DA SEMENTE DO MELÃO COMO CATALISADOR NA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO DO ÁCIDO OLÉICO A. L. FREIRE 1, B. J. P. COSTA 1, Z. M. SANTOS 2, A. D. T. PINHEIRO 2 e I. L. LUCENA 2 1 Universidade Federal

Leia mais

PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO VEGETAL COMERCIAL IN-NATURA

PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO VEGETAL COMERCIAL IN-NATURA PRDUÇÃ DE BIDIESEL A PARTIR DE ÓLE VEGETAL CMERCIAL IN-NATURA M. V.. Costa 1, F. F. S. Maia 2, L. M. Bertini 3 email: m_vini_doc@hotmail.com 1, felipe.maia@ifrn.edu.br 2, luciana.bertini@ifrn.edu.br 3

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA AGITAÇÃO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR TRANSESTERIFICAÇÃO ETÍLICA

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA AGITAÇÃO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR TRANSESTERIFICAÇÃO ETÍLICA ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA AGITAÇÃO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR TRANSESTERIFICAÇÃO ETÍLICA E. G. LIMA 1, M. B. SATIRO 1, J. C. MARINHO 1, M. W. N. C. CARVALHO 1, A. A. CUTRIM 2 1 Universidade Federal de

Leia mais

UNIVERSIDADE FUMEC. A Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, foi fundada em 1965.

UNIVERSIDADE FUMEC. A Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, foi fundada em 1965. UNIVERSIDADE FUMEC A Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, foi fundada em 1965. A FUMEC integra o grupo dos melhores nomes em ensino

Leia mais

Aula 02 Fontes de energia primária, cadeia energética e hidrelétrica, eólica, nuclear e biomassa

Aula 02 Fontes de energia primária, cadeia energética e hidrelétrica, eólica, nuclear e biomassa BIJ-0207 Bases Conceituais da Energia Aula 02 Fontes de energia primária, cadeia energética e hidrelétrica, eólica, nuclear e biomassa Prof. João Moreira CECS - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências

Leia mais

CIB Conselho de Informações sobre Biotecnologia BIODIESEL PARA TODOS. Prof. Gil Miguel de Sousa Câmara USP/ESALQ Piracicaba SP

CIB Conselho de Informações sobre Biotecnologia BIODIESEL PARA TODOS. Prof. Gil Miguel de Sousa Câmara USP/ESALQ Piracicaba SP CIB Conselho de Informações sobre Biotecnologia BIODIESEL PARA TODOS Prof. Gil Miguel de Sousa Câmara USP/ESALQ Piracicaba SP O motor diesel pode ser alimentado com óleos vegetais e poderá ajudar consideravelmente

Leia mais

Petróleo & Gás no Século XXI: Desafios Tecnológicos 15 a 18 de setembro de RIOCENTRO. e uso do biodiesel - PNPB. Alan Kardec Presidente

Petróleo & Gás no Século XXI: Desafios Tecnológicos 15 a 18 de setembro de RIOCENTRO. e uso do biodiesel - PNPB. Alan Kardec Presidente t1 Petróleo & Gás no Século XXI: Desafios Tecnológicos 15 a 18 de setembro de 2008 - RIOCENTRO PAINEL: Biodiesel Desenvolvimento regional e sustentabilidade econômica PALESTRA: Sustentabilidade econômica

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CATALISADORES DE TRANSFERÊNCIA DE FASE NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL.

AVALIAÇÃO DE CATALISADORES DE TRANSFERÊNCIA DE FASE NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. AVALIAÇÃO DE CATALISADORES DE TRANSFERÊNCIA DE FASE NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Lidirene Sousa Rocha (IC)*, Maria Silvani Gama Linhares (IC), Francisca Janaila Alves dos Santos (IC), Hildeberto Xavier de

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS, COM E SEM FILTRAÇÃO, EM DIFERENTES TEMPERATURAS

DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS, COM E SEM FILTRAÇÃO, EM DIFERENTES TEMPERATURAS DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS, COM E SEM FILTRAÇÃO, EM DIFERENTES TEMPERATURAS M. SILVA 1, M. SACARDO 1, A. E. COSTA 1 e J. K. ANDREAZZA 1 1 Centro Universitário Tupy - UNISOCIESC,

Leia mais

4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila

4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila 4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila Classificação Tipos de reações e classes de substâncias. Reação do grupo carbonila de derivados do ácido carboxílico, trans-esterificação,

Leia mais

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL BIODIESEL Fundação Armando Alvares Penteado. Biodiesel Tecnologias

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL BIODIESEL Fundação Armando Alvares Penteado. Biodiesel Tecnologias CONFERÊNCIA INTERNACIONAL BIODIESEL Fundação Armando Alvares Penteado Biodiesel Tecnologias 18 de novembro de 2011 1. Apresentação da Intecnial 2. Intecnial e o Biodiesel 3. Tecnologia para Produção de

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSTICA E CURVA DE SUPERFÍCIE DOS RENDIMENTOS DA EXTRAÇÃO POR SOLVENTE DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO

ANÁLISE ESTATÍSTICA E CURVA DE SUPERFÍCIE DOS RENDIMENTOS DA EXTRAÇÃO POR SOLVENTE DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO ANÁLISE ESTATÍSTICA E CURVA DE SUPERFÍCIE DOS RENDIMENTOS DA EXTRAÇÃO POR SOLVENTE DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO B. K. S. A. ANDRADE 1, J. I. SOLETTI 1, S. H. V. de CARVALHO 1 1 Universidade Federal de Alagoas,

Leia mais

Avaliação Preliminar do Potencial do Pinhão Manso para a Produção de Biodiesel

Avaliação Preliminar do Potencial do Pinhão Manso para a Produção de Biodiesel Avaliação Preliminar do Potencial do Pinhão Manso para a Produção de Biodiesel Melo a, James C.; Brander Jr a, Walter; Campos a, Ronaldo J.A.; Pacheco a, José G.A.; Schuler b, Alexandre R.P.; Stragevitch

Leia mais

A Agricultura do Brasil e do Paraná

A Agricultura do Brasil e do Paraná Governo do Estado do Paraná A Agricultura do Brasil e do Paraná Políticas Públicas para a Produção de Biodiesel Orlando Pessuti Vice-Governador Abril/2007 BRASIL 5º Maior país do mundo PIB de US$ 1,0 trilhão

Leia mais

MATÉRIAS-PRIMAS PARA PRODUÇÃO DO BIODIESEL: PRIORIZANDO ALTERNATIVAS

MATÉRIAS-PRIMAS PARA PRODUÇÃO DO BIODIESEL: PRIORIZANDO ALTERNATIVAS MATÉRIAS-PRIMAS PARA PRODUÇÃO DO BIODIESEL: PRIORIZANDO ALTERNATIVAS SÍLVIO CRESTANA DIRETOR-PRESIDENTE SÃO PAULO AGOSTO, 2005 Cenários MATRIZ ENERGÉTICA MUNDIAL (%) Cenários MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

Leia mais

CURVAS DE RENDIMENTO DA EXTRAÇÃO MECÂNICA E CARACTERIZAÇÃO DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO

CURVAS DE RENDIMENTO DA EXTRAÇÃO MECÂNICA E CARACTERIZAÇÃO DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO CURVAS DE RENDIMENTO DA EXTRAÇÃO MECÂNICA E CARACTERIZAÇÃO DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO B. K. S. A. ANDRADE 1, J. I. SOLETTI 1, S. H. V. de CARVALHO 1 1 Universidade Federal de Alagoas, Departamento de Engenharia

Leia mais

ESTABILIDADE DO BIODIESEL APARTI DO USO DE ADITIVOS ALTERNATIVOS

ESTABILIDADE DO BIODIESEL APARTI DO USO DE ADITIVOS ALTERNATIVOS ESTABILIDADE DO BIODIESEL APARTI DO USO DE ADITIVOS ALTERNATIVOS Fabiani Soares da Silva 1 ; Magno Aparecido Gonçalves Trindade 2 UFGD/FACTE - Caixa Postal 533, 79804-970 - Dourados-MS, E-mail: fabianisoares94@hotmail.com

Leia mais

3º Congresso Norte Nordeste de Química, São Luís, Maranhão 2009

3º Congresso Norte Nordeste de Química, São Luís, Maranhão 2009 AVALIAÇÃO DA TRA SESTERIFICAÇÃO DE TRÊS AMOSTRAS DE ÓLEOS VEGETAIS PARA OBTE ÇÃO DE BIODIESEL Victor Augusto Araújo de Freitas * (IC), Jackieline Souza Veras Lima (IC), Paulo Rogério da Costa Couceiro

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE DO CATALISADOR RENOVÁVEL RFBK NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA.

ESTUDO DE VIABILIDADE DO CATALISADOR RENOVÁVEL RFBK NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA. ESTUDO DE VIABILIDADE DO CATALISADOR RENOVÁVEL RFBK NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA. Rennêr Ribeiro Pinto 1, Gicélia Rodrigues 2, Nataly Albuquerque 3,Carlos Cabral 4,Fabio

Leia mais

Biocombustíveis em Moçambique Custos Competitividade

Biocombustíveis em Moçambique Custos Competitividade In collaboration with: Biocombustíveis em Moçambique Custos Competitividade SICS Workshop on Potential for Development of Biofuels in Mozambique Maputo, 11-12 July 2007 Dentre as plantas geradoras de matérias

Leia mais

Fonte Características Vantagens Desvantagens

Fonte Características Vantagens Desvantagens Fonte Características Vantagens Desvantagens Hidrelétrica Uso da força dos rios para produção de energia elétrica Fonte não poluente e renovável Alto custo de implantação e grande impacto ambiental e econômico

Leia mais

1. Regras de Segurança

1. Regras de Segurança Química-12ºAno Unidade 2 3º Período APL 2- de Biodiesel de óleos alimentares usados 2ª fase - Execução Data de Entrega: 5/05/11 Grupo de trabalho: Carla Carmo nº7,flávia França nº13, Irina Buraga nº14,

Leia mais

AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DE ÁGUA UTILIZADA NA PURIFICAÇÃO DE BIODIESEL

AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DE ÁGUA UTILIZADA NA PURIFICAÇÃO DE BIODIESEL AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DE ÁGUA UTILIZADA NA PURIFICAÇÃO DE BIODIESEL A. C. S. NUNES, T. M. AMORIM, J. G. SGORLON e M. C. S. GOMES Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento de Tecnologia em

Leia mais

ANÁLISE DA PURIFICAÇÃO DE BIODIESEL ETÍLICO DE ÓLEO DE CANOLA POR CENTRIFUGAÇÃO

ANÁLISE DA PURIFICAÇÃO DE BIODIESEL ETÍLICO DE ÓLEO DE CANOLA POR CENTRIFUGAÇÃO ANÁLISE DA PURIFICAÇÃO DE BIODIESEL ETÍLICO DE ÓLEO DE CANOLA POR CENTRIFUGAÇÃO J. F. MEDEIROS¹, M. L. MENEZES¹, L. F. dos SANTOS¹, G. L. da IGREJA¹, M. C. S. GOMES², N. C. PEREIRA¹, O. C. da MOTTA LIMA¹

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA II. Funções Orgânicas

QUÍMICA ORGÂNICA II. Funções Orgânicas QUÍMICA ORGÂNICA II Funções Orgânicas EMENTA 1. Identificar os tipos de reações orgânicas de acordo com o produto obtido. 2. Selecionar procedimentos para identificação de composto orgânico. 3. Identificar

Leia mais

ESTUDO DA VISCOSIDADE E DENSIDADE NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL ETÍLICO A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA COMO POSSÍVEL INDICADOR DO ANDAMENTO DO PROCESSO REACIONAL

ESTUDO DA VISCOSIDADE E DENSIDADE NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL ETÍLICO A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA COMO POSSÍVEL INDICADOR DO ANDAMENTO DO PROCESSO REACIONAL 1 ESTUDO DA VISCOSIDADE E DENSIDADE NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL ETÍLICO A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA COMO POSSÍVEL INDICADOR DO ANDAMENTO DO PROCESSO REACIONAL J. A. S. DE FREITAS 1 (IC), F. L. DA SILVA 1 (PG),

Leia mais

O POTENCIAL E A APLICAÇÃO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS

O POTENCIAL E A APLICAÇÃO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS O POTENCIAL E A APLICAÇÃO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS PROF. JOSÉ CARLOS LAURINDO INTRODUÇÃO CIVILIZAÇÕES ANTIGAS: PREPARO DE BIOCOMBUSTÍVEIS SÓLIDOS CARVÃO DE DE MADEIRA PARA FORJAS DE DE METAIS LÍQUIDOS GORDURAS

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 AVALIAÇÃO DO USO DE CASCAS DE SEMENTE DE Moringa oleifera Lam PARA PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL Manoela Lea de Oliveira 1, Alexandre de Faria Lima 2, David Maikel Fernades 3 1 Universidade Federal do Triângulo

Leia mais

Biorrefinaria da madeira o novo foco da pesquisa em celulose e papel

Biorrefinaria da madeira o novo foco da pesquisa em celulose e papel Laboratório de Celulose e Papel Departamento de Engenharia Florestal Universidade Federal de Viçosa Biorrefinaria da madeira o novo foco da pesquisa em celulose e papel Jorge L. Colodette colodett@ufv.br

Leia mais

Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP

Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP - 2016 OBTENÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DOS ÓLEOS DE MACAÚBA, BABAÇU E DENDÊ, UTILIZANDO DIFERENTES CATALISADORES QUÍMICOS E BIOLÓGICOS 1 GABRIEL N. DA

Leia mais

COMPARAÇÃO DE OLEAGINOSAS PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL

COMPARAÇÃO DE OLEAGINOSAS PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL COMPARAÇÃO DE OLEAGINOSAS PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL C.S.C. LUZ 1, L.P.C. MONTEIRO 2, A.C.A. SOUZA3, A.L.B.R. SANTOS3, M.C.LIMA3 e M.V. FERRO3. 1 2 Universidade Federal Fluminense e Instituto Federal

Leia mais

Petróleo e Biocombustíveis: A eterna busca pela autossuficiência. Suani Teixeira Coelho Sao Paulo, 5 de agosto de 2013

Petróleo e Biocombustíveis: A eterna busca pela autossuficiência. Suani Teixeira Coelho Sao Paulo, 5 de agosto de 2013 Petróleo e Biocombustíveis: A eterna busca pela autossuficiência Suani Teixeira Coelho Sao Paulo, 5 de agosto de 2013 No segmento de refino, a produção de derivados atingiu 2,02 milhões de barris/dia,

Leia mais

Investigação desenvolvida. Biocombustíveis. Universidade de Trás os Montes e Alto Douro Workshop sobre Biocombustíveis Sustentáveis

Investigação desenvolvida. Biocombustíveis. Universidade de Trás os Montes e Alto Douro Workshop sobre Biocombustíveis Sustentáveis Universidade de Trás os Montes e Alto Douro Workshop sobre Biocombustíveis Sustentáveis Investigação desenvolvida Vila Real 8 junho 2016 Biocombustíveis OBJETIVOS E MOTIVAÇÃO Redução das emissões de gases

Leia mais

A PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DA AMÊNDOA DO TUCUMÃ DO AMAZONAS

A PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DA AMÊNDOA DO TUCUMÃ DO AMAZONAS A PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DA AMÊNDOA DO TUCUMÃ DO AMAZONAS SARA RAQUEL GOMES DE SOUSA (UNINORTE ) r.saragbr@gmail.com REBECA CAROLINI SILVA DE PINHO (UNINORTE ) grupocidade.rebeka@gmail.com NEYMARA

Leia mais

Energias Renováveis:

Energias Renováveis: Energias Renováveis: o contributo da Investigação e Desenvolvimento. António Joyce Departamento de Energias Renováveis INETI - Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação Estrada do Paço do

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E CONTROLE DA QUALIDADE DO BIODIESEL ASPECTOS GERAIS

CARACTERIZAÇÃO E CONTROLE DA QUALIDADE DO BIODIESEL ASPECTOS GERAIS CARACTERIZAÇÃO E CONTROLE DA QUALIDADE DO BIODIESEL ASPECTOS GERAIS DR. BILL COSTA AGENDA APRESENTAÇÕES OBJETIVO DA C&CQ DO BIODIESEL C&CQ DO BIODIESEL NO BRASIL APRESENTAÇÕES BILL COSTA QUÍMICO MSc.,

Leia mais

Projeto Brasil-Alemanha de fomento ao aproveitamento energético do biogás no Brasil

Projeto Brasil-Alemanha de fomento ao aproveitamento energético do biogás no Brasil Projeto Brasil-Alemanha de fomento ao aproveitamento energético do biogás no Brasil Acordo bilateral de cooperação 2008: Governo brasileiro e alemão ratificaram interesse em aprofundar parceria estratégica

Leia mais

FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL. Prof.º: Carlos D Boa - geofísica

FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL. Prof.º: Carlos D Boa - geofísica FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL Prof.º: Carlos D Boa - geofísica Introdução Biocombustíveis (Biodiesel, Etanol e Hidrogênio) Biogás Biomassa Energia Eólica Energia das Marés Energia Hidrelétrica Energia Solar

Leia mais

ANEXO 6 OS PRODUTOS INCLUÍDOS NESTE ANEXO ESTARÃO SUJEITOS AO SEGUINTE CRONOGRAMA DE DESGRAVAÇÃO

ANEXO 6 OS PRODUTOS INCLUÍDOS NESTE ANEXO ESTARÃO SUJEITOS AO SEGUINTE CRONOGRAMA DE DESGRAVAÇÃO ANEXO 6 OS PRODUTOS INCLUÍDOS NESTE ANEXO ESTARÃO SUJEITOS AO SEGUINTE CRONOGRAMA DE DESGRAVAÇÃO 10 - EM VIGOR DE 1/01/2005 ATÉ 31/12/2008 20 - EM VIGOR DE 1/01/2009 ATÉ 31/12/2009 30 - EM VIGOR DE 1/01/2010

Leia mais

AGROENERGIA UMA FONTE SUSTENTÁVEL PARA O BRASIL

AGROENERGIA UMA FONTE SUSTENTÁVEL PARA O BRASIL AGROENERGIA UMA FONTE SUSTENTÁVEL PARA O BRASIL Josiane Carvalho de Oliveira, Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga, josianecarvalho2016@bol.com.br Fabio Alexandre Cavichioli, Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Biodiesel: Matérias Primas

Biodiesel: Matérias Primas SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO SECRETARIA DO ESTADO DA C&T E ENSINO SUPERIOR CURSO DE MESTRADO EM BIOENERGIA Biodiesel: Matérias Primas Londrina 22/04/14 RUY SEIJI YAMAOKA A CAFEIA

Leia mais

Normalização para Biodiesel

Normalização para Biodiesel INSTITUTO BRASILEIRO DE PETRÓLEO, PETROLEO, GÁS E BIOCOMBUSTÍVEIS ABNT/ONS-34 Normalização para Biodiesel Rosângela M. Araujo 23/08/07 50 Anos 1 1 Normalização para Biodiesel 1. Fatos geradores 2. Importância

Leia mais

CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Profa. Dra. Cristiane de Conti Medina Departamento de Agronomia

CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Profa. Dra. Cristiane de Conti Medina Departamento de Agronomia CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Profa. Dra. Cristiane de Conti Medina Departamento de Agronomia medina@uel.br AGRICULTURA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PRODUÇÃO DE ENERGIA A GRANDE REVOLUÇÃO ESTÁ

Leia mais

PROCESSO INCENTIVADO POR MICROONDAS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL

PROCESSO INCENTIVADO POR MICROONDAS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PROCESSO INCENTIVADO POR MICROONDAS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL Lívia Rocha Hadad 1 ; Luiz Alberto Jermolovicius 2 ; José Thomaz Senise 2 1 Aluna de Iniciação Científica da Escola de Engenharia Mauá (EEM/CEUN-IMT);

Leia mais

PRODUÇÃO DE ÁLCOOL A PARTIR DO BAGAÇO: O PROCESSO DHR DEDINI HIDRÓLISE RÁPIDA

PRODUÇÃO DE ÁLCOOL A PARTIR DO BAGAÇO: O PROCESSO DHR DEDINI HIDRÓLISE RÁPIDA INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS PAINEL Novas Tecnologias para Bioenergia PRODUÇÃO DE ÁLCOOL A PARTIR DO BAGAÇO: O PROCESSO DHR DEDINI HIDRÓLISE RÁPIDA 20 de Março de 2007 PIRACICABA SP BRASIL JOSÉ LUIZ

Leia mais

PURIFICAÇÃO DOS ÓLEOS ALIMENTARES USADOS

PURIFICAÇÃO DOS ÓLEOS ALIMENTARES USADOS PURIFICAÇÃO DOS ÓLEOS ALIMENTARES USADOS As moléculas que constituem os óleos e as gorduras são os triglicerídeos. Os triglicerídeos resultam de ligações do tipo éster entre a glicerina e ácidos gordos,

Leia mais

W O R K S H O P. Centro de Treinamento da Fazenda Normal Quixeramobim - CE

W O R K S H O P. Centro de Treinamento da Fazenda Normal Quixeramobim - CE W O R K S H O P Centro de Treinamento da Fazenda Normal Quixeramobim - CE 27 de outubro de 2005 A Era do Combustível Verde O Consórcio CENP Energia, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através

Leia mais

Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica

Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica Wildson W de Aragão Físico Professor de Física de Escolas de Ensino Médio e Cursos Pré Vestibular da rede particular de Ensino

Leia mais

PURIFICAÇÃO DE BIODIESEL POR SORÇÃO EM CINZA DE CASCA DE ARROZ E CINZA DO BAGAÇO DA CANA-DE- AÇÚCAR

PURIFICAÇÃO DE BIODIESEL POR SORÇÃO EM CINZA DE CASCA DE ARROZ E CINZA DO BAGAÇO DA CANA-DE- AÇÚCAR PURIFICAÇÃO DE BIODIESEL POR SORÇÃO EM CINZA DE CASCA DE ARROZ E CINZA DO BAGAÇO DA CANA-DE- AÇÚCAR D. C. F. ROSA 1, J. O. WOLFGRAMM 1, A. E. COSTA 1 e J. K. ANDREAZZA 1 ¹ Centro Universitário Tupy UNISOCIESC,

Leia mais

METODOLOGIA ANALÍTICA PARA AVALIAR O TEOR DE MISTURAS DIESEL:BIODIESEL UTILIZANDO INFRAVERMELHO

METODOLOGIA ANALÍTICA PARA AVALIAR O TEOR DE MISTURAS DIESEL:BIODIESEL UTILIZANDO INFRAVERMELHO METODOLOGIA ANALÍTICA PARA AVALIAR O TEOR DE MISTURAS DIESEL:BIODIESEL UTILIZANDO INFRAVERMELHO Lílian Lefol Nani Guarieiro 1 Núbia Moura Ribeiro, Professora 2 Ângelo da Cunha Pinto 3 RESUMO O biodiesel

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DA REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE MAMONA

OTIMIZAÇÃO DA REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE MAMONA Página 168 OTIMIZAÇÃO DA REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE MAMONA Marcos Luciano Guiarães Barreto 1 ; Gabrielly Pereira da Silva 1 ; Fernanda Rocha Morais; Gabriel Francisco da Silva 1 1 Universidade

Leia mais

POTENCIAL E AÇÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO

POTENCIAL E AÇÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO POTENCIAL E AÇÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO BIOELETRICIDADE: Desafios para Crescer ETHANOL SUMMIT 2011 José Aníbal Secretário de Energia do Estado de São Paulo São Paulo 6 de Junho de 2011 Nuclear 5,8% Secretaria

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DOS ÓLEOS VEGETAIS PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA EM RONDÔNIA: RESULTADOS PRELIMINARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS.

CONTRIBUIÇÕES DOS ÓLEOS VEGETAIS PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA EM RONDÔNIA: RESULTADOS PRELIMINARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS. CONTRIBUIÇÕES DOS ÓLEOS VEGETAIS PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA EM RONDÔNIA: RESULTADOS PRELIMINARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS. MORET, Artur de Souza * e NASCIMENTO, Rosilene Aparecida do ** RESUMO A universalização

Leia mais

R S E E S R E V R A V A DE D E PE P T E R T Ó R L Ó E L O E O MUN MU D N I D AL

R S E E S R E V R A V A DE D E PE P T E R T Ó R L Ó E L O E O MUN MU D N I D AL VISÃO DO PROGRAMA DE BIODIESEL: FOCO PERNAMBUCO 3 Ana Rita Fraga Drummond, Ph.D. Coordenadora Técnica do Probiodiesel-PEPE Instituto de Tecnologia de Pernambuco Seminário Biodiesel Fonte de Energia das

Leia mais

PURIFICAÇÃO DA GLICERINA A PARTIR DO MÉTODO DE DESTILAÇÃO E CENTRIFUGAÇÃO 1 INTRODUÇÃO

PURIFICAÇÃO DA GLICERINA A PARTIR DO MÉTODO DE DESTILAÇÃO E CENTRIFUGAÇÃO 1 INTRODUÇÃO PURIFICAÇÃO DA GLICERINA A PARTIR DO MÉTODO DE DESTILAÇÃO E CENTRIFUGAÇÃO Jéssica R. de O. Rossi 1, Ivan Fernandes de Souza 2 1 Graduando em Produção Industrial na FATEC Botucatu, jessicarossi_fatecbt@hotmail.com

Leia mais

(Do Sr. Rubens Otoni) O Congresso Nacional decreta:

(Do Sr. Rubens Otoni) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N o 6220, DE 2005 (Do Sr. Rubens Otoni) Insere o parágrafo 4º no art. 2º da Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira.

Leia mais

Briquetagem e Peletização de Resíduos Agrícolas e Florestais

Briquetagem e Peletização de Resíduos Agrícolas e Florestais Briquetagem e Peletização de Resíduos Agrícolas e Florestais Daniela Collares Briquetagem e Peletização As tecnologias de briquetagem e de peletização são capazes de transformar a biomassa na sua forma

Leia mais

SIMULAÇÃO DE UMA PLANTA DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL

SIMULAÇÃO DE UMA PLANTA DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL SIMULAÇÃO DE UMA PLANTA DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL Jislane Santana dos Santos 1 ; Savana Lélis Villar 2 1 Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Engenharia Química - santosjislane@gmail.com;

Leia mais

Política de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis em Moçambique- Biomassa

Política de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis em Moçambique- Biomassa MINISTÉRIO DA ENERGIA Política de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis em Moçambique- Biomassa Marcelina Mataveia Direcção Nacional de Energias Novas e Renováveis Maputo - Moçambique 7 de Fevereiro

Leia mais

SIMULAÇÃO DO PROCESSO CONTÍNUO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL

SIMULAÇÃO DO PROCESSO CONTÍNUO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL SIMULAÇÃO DO PROCESSO CONTÍNUO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL M.A. PASA 1, D. TOSS 1 1 Universidade de Caxias do Sul, Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, Curso de Engenharia Química E-mail para contato:

Leia mais

Disponibilidade de Matérias Primas e Oportunidades de Diversificação da Matriz Energética do Biodiesel

Disponibilidade de Matérias Primas e Oportunidades de Diversificação da Matriz Energética do Biodiesel Disponibilidade de Matérias Primas e Oportunidades de Diversificação da Matriz Energética do Biodiesel Bruno Galvêas Laviola Pesquisador, Embrapa Agroenergia bruno.laviola@embrapa.br In: Câmara Setorial

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Química Usinas Piloto Laboratório de Tecnologia Ambiental

Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Química Usinas Piloto Laboratório de Tecnologia Ambiental Profa Dra Maria José J S Ponte- Coordendora Tel: 3361 31 97 Email: mponte@ufpr.br O (LTA) foi criado no ano de 1999, objetivando apoiar o desenvolvimento de pesquisa cientifica e aplicada, principalmente

Leia mais

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 188

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 188 Página 188 SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E ESTUDO CINÉTICO DO ÓLEO DE DENDÊ E SEU BIODIESEL 1 Anne Gabriella Dias Santos1*, Vinícius Patrício da Silva Caldeira1, Mirna Ferreira Farias1, Edjane Fabiula Buriti

Leia mais

Área de projecto 12ºAno. Produção de Biodiesel de óleos alimentares usados

Área de projecto 12ºAno. Produção de Biodiesel de óleos alimentares usados Área de projecto 12ºAno Produção de Biodiesel de óleos alimentares usados 1ª fase - Planificação 12ºA Grupo de trabalho: André Gonçalves, Carla Carmo, Diogo Nova, Irina Buraga, João Ferro Introdução A

Leia mais

Potencial dos Biocombustíveis

Potencial dos Biocombustíveis Potencial dos Biocombustíveis Mozart Schmitt de Queiroz Gerente Executivo de Desenvolvimento Energético Diretoria de Gás e Energia Petrobras S.A. Belo Horizonte, 17 de outubro de 2007 Evolução da Capacidade

Leia mais