Diagrama do Pré-projeto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diagrama do Pré-projeto"

Transcrição

1

2 Diagrama do Pré-projeto

3 2 Fase - Medição Como se origina o vento? Os ventos consistem no deslocamento em sentido horizontal de grandes massas de ar, que se movem em torno da superfície terrestre, tendo velocidades muito variáveis, abrangendo áreas cujas amplitudes são igualmente diversas. O aquecimento da superfície terrestre faz com que a camada de ar próxima a ela se aqueça, causando o afastamento entre as partículas que a compõem. Conseqüentemente, no mesmo espaço ocupado pela camada, antes do aquecimento, teremos menor massa de ar, e a camada ficará menos densa, acarretando uma diminuição da pressão atmosférica local. Forma-se, então, um centro de baixa pressão.

4 2 Fase - Medição Como se origina o vento? O ar frio, por sua vez, fica mais pesado, formando centros de alta pressão. A medida que o ar quente sobe para a atmosfera, o ar frio toma o seu lugar. A movimentação do ar origina os ventos, que sopram, na superfície da Terra, dos centros de alta pressão para os de baixa pressão.

5 2 Fase - Medição A medição dos ventos é utilizada para: Previsão do tempo; Agricultura; Aeroportos; Oceanografia; Estudos de emissão de poluentes. Período mínimo de medição: 12 meses Normas: IEA International Energy Agency IEC International Electrotechnical Comission MEASNET

6 2 Fase - Medição Recomendações: Medição na mesma altura do aerogerador; Possuir no mínimo dois anemômetros em alturas distintas; Perdas dos dados não podem exceder 15 dias consecutivos; Disponibilidade da medição deve ser de no mínimo 90%, para o caso de perdas não consecutivas.

7 2 Fase - Medição Torre de medição padrão deve conter: 03 Anemômetros; 02 Sensores de direção; 01 Higrômetro; 01 Termômetro; 01 Barômetro; 01 Datalogger; 01 Para-raios; 01 Balizamento intermediário; 01 Balizamento Noturno.

8 2 Fase - Equipamentos Anemômetro de Copo Vantagens: 1. Precisão; 2. Robustos; 3. Baratos; Desvantagens: 1. Inércia do rotor; 2. Efeito Overspeeding;

9 2 Fase - Equipamentos Anemômetro de Copo

10 2 Fase - Equipamentos Calibração de anemômetros de copo Calibrar segundo procedimento da MEASNET; Calibrar preferencialmente a cada 02 anos de medição; Haverá menos incertezas na medição.

11 2 Fase - Equipamentos Anemômetro Sônico Vantagens: 1. Velocidade e direção do vento; 2. Não precisam de manutenção (sem partes móveis); 3. Não precisam ser recalibrados; Desvantagens: 1. Medição comprometida pela chuva; 2. Exatidão menor em relação ao anemômetro de copo 3. Mais caros;

12 2 Fase - Equipamentos Sensor de Direção Sinal de saída deve cobrir 360 ; Cuidados especiais devem ser tomados durante a instalação do sensor de direção, orientando sua referência de norte (indicação 0 ) corretamente em relação ao norte geográfico.

13 2 Fase - Equipamentos Termo-higrômetro Sensor de temperatura deve ter proteção contra a radiação solar e a chuva; A umidade do ar é importante para avaliar o congelamento dos sensores.

14 2 Fase - Equipamentos Barômetro Mensurar a pressão barométrica; Temperatura + umidade + pressão = densidade do ar; Ajuste da curva de potência.

15 2 Fase - Equipamentos Datalogger Armazenamento de dados; Envio de dados GSM ou Satélite; Composto pela bateria de 12 V, controlador de carga e um painel solar.

16 2 Fase - Equipamentos Balizamento Noturno: Distância de 50 metros de um balizamento ao outro.

17 2 Fase - Equipamentos SODAR Vantagens: 1. Custo menor em relação ao LIDAR; 2. Alta resolução vertical e horizontal 3. Fácil manuseio; Desvantagens: 1. Proximidade de obstáculos; 2. Baixa precisão em áreas de turbulência; 3. Requer experiência na leitura de dados; 4. Não funciona na chuva.

18 2 Fase - Equipamentos LIDAR Vantagens: 1. Alta taxa de amostragem; 2. Pode gerar gráficos em 3D; 3. Medir até 200 metros de altura; Desvantagens: 1. Custo alto; 2. Diminuição da precisão em dias chuvosos; 3. Requer experiência na leitura de dados.

19 2 Fase - Equipamentos Custo Torre x SODAR x Lidar

20 Dúvidas

21 2 Fase Torre Anemométrica Se o parque eólico for desta forma: Qual o melhor local para instalar uma torre anemométrica? ou

22 2 Fase Torre Anemométrica A posição da torre deve ser representativa ao local; A precisão depende: Complexidade do terreno; Variações de rugosidade; Obstáculos Torres adicionais podem ser necessárias.

23 2 Fase Torre Anemométrica Obstáculos Perturbações no escoamento do vento; Originam o efeito sombra na medição; O efeito sombra depende: 1. Altura do obstáculo; 2. Largura do obstáculo; 3. Distância do obstáculo.

24 2 Fase Torre Anemométrica Obstáculos Como evitar o efeito sombra: 1. Colocar a torre de medição a uma altura de cerca de duas vezes a altura do obstáculo. 2. Colocar a torre a uma distancia de 10 ou até 20 vezes a altura do obstáculo.

25 2 Fase Torre Anemométrica Torre Treliçada Facilidade de acesso; Manutenção; A posição da torre influencia o escoamento do vento; A face tem que estar na direção predominante;

26 2 Fase Torre Anemométrica Torre Treliçada Menor influencia aerodinâmica com haste a 90 ; Distância do centro da torre até o sensor dever ser de 5,7 vezes o comprimento da face da torre; Perturbações abaixo de 0,5%.

27 2 Fase Torre Anemométrica Torre Cilíndrica Dificuldade de acesso; Montagem realizada horizontalmente; O escoamento do vento é bem definido; A face tem que estar a 45 da direção predominante.

28 2 Fase Torre Anemométrica Torre Cilíndrica Menor influencia aerodinâmica com haste a 45 ; Distância do centro da torre até o sensor dever ser de 8,5 vezes o comprimento da face da torre; Perturbações abaixo de 0,5%.

29 2 Fase Torre Anemométrica Boas práticas de montagem Comprimento dos booms (hastes) horizontais 1. 8 vezes o diâmetro de uma torre tubular; 2. 3 vezes a seção de uma torre treliçada. Comprimento da haste vertical do anemômetro de topo 1. 4 vezes o diâmetro de uma torre tubular; 2. 3 vezes a seção de uma torre treliçada. Comprimento da haste vertical de um anemômetro horizontal vezes o diâmetro da haste horizontal.

30 2 Fase Torre Anemométrica Boas práticas de montagem Orientações na direção predominante do vento na torre tubular; na direção predominante do vento na torre treliçada. Instalar sensores de direção e anemômetros em alturas diferentes. Instalar o para-raios a jusante da direção predominante do vento.

31 2 Fase Torre Anemométrica Boas práticas de montagem

32 2 Fase Torre Anemométrica Qual destas imagens apresenta a montagem correta?

33 2 Fase Torre Anemométrica

34 2 Fase Torre Anemométrica

35 2 Fase Torre Anemométrica Problemas típicos

36 2 Fase Torre Anemométrica Problemas típicos

37 Dúvidas

38 2 Fase Análise dos dados Antes de iniciar a análise é necessário: Relatório de instalação completo e correto da torre; Verificar se as calibrações estão aplicadas ou não no Datalogger; Informação clara do norte dos sensores de direção; Localização da torre; Parâmetros do datalogger (hora, calibração); Paisagem ao redor da torre; Dimensão de todos os componentes da torre; Relatórios de manutenção das torres.

39 2 Fase Análise dos dados Velocidade média medida e de longo termo Caracterizar o vento no ponto de medição; A partir deste detectar o torre de longo termo; Ambas são essenciais para o cálculo da estimativa de produção de energia. Frequência de distribuição e rosa dos ventos A partir de quaisquer séries de dados podemos produzir estatísticas da probabilidade da velocidade; É dividido em 12 setores.

40 2 Fase Análise dos dados Frequência de distribuição e rosa dos ventos

41 2 Fase Análise dos dados Frequência de distribuição e rosa dos ventos

42 2 Fase Análise dos dados Histograma da velocidade Variação anual da velocidade; Distribuição de Weibull

43 2 Fase Análise dos dados Velocidade Média Anemômetro de 100 metros vermelho Anemômetro de 80 metros azul Anemômetro de 60 metros - verde

44 2 Fase Análise dos dados

45 Dúvidas

46

Sistemas de Energia Solar e Eólica Professor: Jorge Andrés Cormane Angarita

Sistemas de Energia Solar e Eólica Professor: Jorge Andrés Cormane Angarita Sistemas de Energia Solar e Eólica Professor: Jorge Andrés Cormane Angarita Medição do Vento Sistemas de Energia Solar e Eólica Medição do Vento No passado informações sobre os recursos eólicos eram obtidas

Leia mais

Diagrama do Pré-projeto

Diagrama do Pré-projeto Diagrama do Pré-projeto Relembrando... A localização dos aerogeradores deve ser otimizada. O projeto deve considerar os seguintes itens: Limites do terreno; Áreas restritas; Direção predominante do vento;

Leia mais

Recursos Eólicos De onde vem a energia eólica? A energia eólica é a energia cinética dos deslocamentos de massas de ar, gerados pelas diferenças de temperatura na superfície do planeta. Resultado da associação

Leia mais

Implantação de Laboratório para Determinação da Característica de Saída de Aerogeradores Segundo a Norma IEC

Implantação de Laboratório para Determinação da Característica de Saída de Aerogeradores Segundo a Norma IEC BWP 2016 Implantação de Laboratório para Determinação da Característica de Saída de Aerogeradores Segundo a Norma IEC 61400-12-1 PROF. DR. CLAITON MORO FRANCHI - UFSM Objetivos Auxílio a indústria nacional

Leia mais

Localização de parques eólicos Condições eólicas Normalmente a natureza do solo resulta numa excelente ajuda para encontrar uma localização apropriada para o aerogerador. As posições das árvores da região

Leia mais

ESTIMATIVA DE OBTENÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DO VENTO EM UMA ÁREA DADA

ESTIMATIVA DE OBTENÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DO VENTO EM UMA ÁREA DADA 1 de 6 ESTIMATIVA DE OBTENÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DO VENTO EM UMA ÁREA DADA G.P.Viajante, J.R.Camacho,D.A.Andrade Universidade Federal de Uberlândia E-mails: ghunterp@gmail.com, jrcamacho@ufu.br, darizon@ufu.br

Leia mais

Análise de Desempenho de Parque Eólico Utilizando Tecnologia LiDAR. Daniel Faro 1, Darlan Santos 2, Jonathan Amanajas 3, Luciano Cruz 4

Análise de Desempenho de Parque Eólico Utilizando Tecnologia LiDAR. Daniel Faro 1, Darlan Santos 2, Jonathan Amanajas 3, Luciano Cruz 4 Tópico: Novas tecnologias e P&D Análise de Desempenho de Parque Eólico Utilizando Tecnologia LiDAR Daniel Faro 1, Darlan Santos 2, Jonathan Amanajas 3, Luciano Cruz 4 1,2,3,4 Laboratório de Mapas Dados

Leia mais

Hidrologia. 3 - Coleta de Dados de Interesse para a Hidrologia 3.1. Introdução 3.2. Sistemas clássicos Estações meteorológicas

Hidrologia. 3 - Coleta de Dados de Interesse para a Hidrologia 3.1. Introdução 3.2. Sistemas clássicos Estações meteorológicas Hidrologia 1 - Introdução 1.1. Generalidades 1.2. Ciclo hidrológico 1.3. Métodos de estudos 1.4. Exemplos de aplicações da hidrologia à engenharia 2 - Fundamentos Geofísicos da Hidrologia 2.1. A atmosfera

Leia mais

Introdução. A importância da compreensão dos fenômenos meteorologicos Grande volume de dados

Introdução. A importância da compreensão dos fenômenos meteorologicos Grande volume de dados Introdução A importância da compreensão dos fenômenos meteorologicos Grande volume de dados Estações meteorológicas Imagens de satélite Radar Aeronaves, navios e bóias oceânicas Necessidade de rapidez

Leia mais

CENTRO DE TECNOLOGIAS DO GÁS & ENERGIAS RENOVÁVEIS CTGAS-ER

CENTRO DE TECNOLOGIAS DO GÁS & ENERGIAS RENOVÁVEIS CTGAS-ER CENTRO DE TECNOLOGIAS DO GÁS & ENERGIAS RENOVÁVEIS CTGAS-ER ANEMOMETRIA: BOAS PRÁTICAS PARA INSTALAÇÃO DE TORRES DE MEDIÇÃO DE POTENCIAL EÓLICO E VALIDAÇÃO DE DADOS DE VENTO DARLAN EMANOEL SILVA DOS SANTOS

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. UMIDADE

1. INTRODUÇÃO 2. UMIDADE Elementos de Hidrometeorologia Capítulo 3 1. INTRODUÇÃO A hidrologia de uma região depende principalmente de seu clima e secundariamente de sua topografia e geologia. A topografia influencia a precipitação,

Leia mais

Climatologia e meteorologia

Climatologia e meteorologia Climatologia e meteorologia 1. Introdução A climatologia é a ciência que se ocupa do estudo dos climas. Os estudos climatológicos referem-se, de uma maneira geral, a territórios mais ou menos vastos e

Leia mais

Profa. Eliane Fadigas Prof. Alberto Bianchi

Profa. Eliane Fadigas Prof. Alberto Bianchi PEA 2200 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Energia Eólica Profa. Eliane Fadigas Prof. Alberto Bianchi slide 1 / 30 Potencial energético do vento Energia Cinética: ocasionada pelo movimento de massas

Leia mais

ATIVIDADE AVALIATIVA

ATIVIDADE AVALIATIVA Climatologia 2. Atmosfera Terrestre ATIVIDADE AVALIATIVA Valor: 1,0 Tempo para responder: 15min 1) Qual a importância da concentração dos gases que compõe a atmosfera terrestre, em termos físicos e biológicos?

Leia mais

CENTRO DE TECNOLOGIAS DO GÁS & ENERGIAS RENOVÁVEIS CTGAS-ER

CENTRO DE TECNOLOGIAS DO GÁS & ENERGIAS RENOVÁVEIS CTGAS-ER CENTRO DE TECNOLOGIAS DO GÁS & ENERGIAS RENOVÁVEIS CTGAS-ER OPERAÇÃO E MENUTENÇÃO DE TORRES ANEMOMÉTRICAS DARLAN EMANOEL SILVA DOS SANTOS Natal, Fevereiro de 2012 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... Erro! Indicador

Leia mais

Sistemas de Aquisição e Processamento

Sistemas de Aquisição e Processamento Sistemas de Aquisição e de Dados Aquisição de dados Necessidade de tratar informação proveniente de medições de forma automática rápida grandes quantidades de medições armazenamento processamento coletar

Leia mais

Formado por turbulência mecânica ou convecção Tempo de vida: de minutos

Formado por turbulência mecânica ou convecção Tempo de vida: de minutos Circulação Local Escalas do Movimento Microescala: metros Vórtices (eddies) Turbulentos Formado por turbulência mecânica ou convecção Tempo de vida: de minutos Mesoscala: km a centenas de km Ventos locais

Leia mais

Introdução. Vento Movimento do ar atmosférico em relação à superfície terrestre. Gerado por:

Introdução. Vento Movimento do ar atmosférico em relação à superfície terrestre. Gerado por: Tópico 7 - Ventos Introdução Vento Movimento do ar atmosférico em relação à superfície terrestre. Gerado por: Gradientes de pressão atmosférica; Rotação da Terra; Força gravitacional; Força de atrito.

Leia mais

Atrito na Camada Limite atrito interno

Atrito na Camada Limite atrito interno Circulações Locais e Turbulência Atmosférica Atrito na Camada Limite atrito interno Atrito interno está relacionado a viscosidade molecular Viscosidade é o freiamento de um fluido devido ao movimento molecular.

Leia mais

A vegetação e o arejamento em ambiente urbano

A vegetação e o arejamento em ambiente urbano A vegetação e o arejamento em ambiente urbano Quem viu o vento? Nem tu nem eu. Mas quandos as árvores inclinam as suas cabeças, O vento está a passar. Christina Rosetti, 1872 Sing-Song Vectores de transporte

Leia mais

Elementos e fatores climáticos

Elementos e fatores climáticos Elementos e fatores climáticos Debate atual: Aquecimento Global Aquecimento Resfriamento Ação Natural Ação antrópica (Homem) Terra: localização e proporção de tamanho A camada de ozônio é uma espécie

Leia mais

GERAÇÃO EÓLICA. Neste capítulo serão abordados os seguintes pontos:

GERAÇÃO EÓLICA. Neste capítulo serão abordados os seguintes pontos: GERAÇÃO EÓLICA Parte II Potencial Eólico Por ser renovável e ser produzida naturalmente, a energia eólica não provoca impactos ao meio ambiente. Atualmente a tecnologia dos aerogeradores para a produção

Leia mais

Dados meteorológicos de Cumaru PE ANO 2009

Dados meteorológicos de Cumaru PE ANO 2009 Dados meteorológicos de Cumaru PE ANO 29 1. Método: Os dados seguintes foram elevados próximo do centro de Cumaru, 39 metros acima do nível do mar, todos os dias* mais ou menos às 6 horas da manhã. Neste

Leia mais

COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO

COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO DIFERANÇA ENTRE CLIMA E TEMPO: - CLIMA: HÁ OBSERVAÇÃO E REGISTRO DE ATIVIDADE ATMOSFÉRICA DURANTE UM LONGO PERÍODO. AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

1. FATORES CLIMÁTICOS

1. FATORES CLIMÁTICOS Capítulo Elementos de Hidrometeorologia 3 1. FATORES CLIMÁTICOS A hidrologia de uma região depende principalmente de seu clima e secundariamente de sua topografia e geologia. A topografia influencia a

Leia mais

Energia Eólica. O vento e a energia eólica

Energia Eólica. O vento e a energia eólica Energia Eólica Desde que o homem utiliza a razão, o vento tem sido um dos seus principais aliados. O seu aproveitamento para encher as velas dos barcos coincide com o começo das grandes civilizações e

Leia mais

ANEMOMETRIA Medição de vento para desenvolvimento de projetos eólicose. Gustavo Rodrigues Silva, M.Sc e Administrativo do Grupo Braselco

ANEMOMETRIA Medição de vento para desenvolvimento de projetos eólicose. Gustavo Rodrigues Silva, M.Sc e Administrativo do Grupo Braselco CTGas-ER ANEMOMETRIA Medição de vento para desenvolvimento de projetos eólicose Gustavo Rodrigues Silva, M.Sc Conselheiro Técnico T e Administrativo do Grupo Braselco Programa 14:00h Início da Palestra

Leia mais

Fundamentos da Dispersão Atmosférica

Fundamentos da Dispersão Atmosférica Fundamentos da Dispersão Atmosférica Professor: Neyval Costa Reis Jr. Departamento de Engenharia Ambiental Centro Tecnológico UFES Fundamentos da Dispersão Atmosférica Ementa: Micrometeorologia. Teorias

Leia mais

Como estudar o o tempo?

Como estudar o o tempo? Clima e tempo Como estudar o o tempo? É preciso observar os tipos de tempo. Realiza-se a medição dos elementos climáticos, ou seja, das características do tempo. Analisa-se os fatores climáticos, ou seja,

Leia mais

ANEMÔMETRO THIES FIRST CLASS ADVANCED

ANEMÔMETRO THIES FIRST CLASS ADVANCED ANEMÔMETRO THIES FIRST CLASS ADVANCED MODELO - Nº RESISTÊNCIA SAÍDA ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA AQUECIMENTO MODELO NO EOL MANAGER..00.000 R: 00 Ω..0.000 R: 00 Ω. VDC 0 µa typ.. VDC 0 µa typ. V AC/DC W Sem aquecimento

Leia mais

PEA 3100 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Aula 9 Fontes Renováveis de Energia. Energia Eólica

PEA 3100 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Aula 9 Fontes Renováveis de Energia. Energia Eólica PEA 3100 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Aula 9 Fontes Renováveis de Energia Energia Eólica slide 1 / 27 Produção de Energia Elétrica Geração Eólica Parque Eólico Osório Osório/RS Foto: Carlos

Leia mais

PEA ENERGIA EÓLICA FUNDAMENTOS E VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA. Aula 3 Seleção do local e Medição do vento

PEA ENERGIA EÓLICA FUNDAMENTOS E VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA. Aula 3 Seleção do local e Medição do vento PEA 5002- ENERGIA EÓLICA FUNDAMENTOS E VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA Aula 3 Seleção do local e Medição do vento Início do estudo Implementação de um projeto eólico - Etapas - Escolha do local Medir o vento

Leia mais

DESAFIOS DA TECNOLOGIA EÓLICA

DESAFIOS DA TECNOLOGIA EÓLICA DESAFIOS DA TECNOLOGIA EÓLICA ALEXANDRE PEREIRA RENEWABLES BRASIL UL 2011 Underwriters Laboratories Inc. UL atua em mais de 143+ países 55+ Anos de experiência combinada em energias renováveis Engenharia

Leia mais

PEA ENERGIA EÓLICA FUNDAMENTOS E VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA. Aula 2 Recursos Eólicos e suas características

PEA ENERGIA EÓLICA FUNDAMENTOS E VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA. Aula 2 Recursos Eólicos e suas características PEA 5002- ENERGIA EÓLICA FUNDAMENTOS E VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA Aula 2 Recursos Eólicos e suas características Potencial energético do vento Energia Cinética: ocasionada pelo movimento de massas de

Leia mais

Que instrumentos e medidas são usados para fazer a previsão do tempo? Por que a previsão do tempo é importante? De que são feitas as nuvens?

Que instrumentos e medidas são usados para fazer a previsão do tempo? Por que a previsão do tempo é importante? De que são feitas as nuvens? Matt Mawson/Corbis/Latinstock Quando alguém quer saber que tempo vai fazer, em geral olha para o céu para ver se ele está claro, sem nuvens, ou se há nuvens escuras, que indicam chuva. Que instrumentos

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 17 O Meio Atmosférico I: Propriedades e Mecanismos Profª Heloise G. Knapik 1 Poluição Atmosférica - Histórico Período prérevolução

Leia mais

ONDAS E MARÉS INTERNAS

ONDAS E MARÉS INTERNAS As ondas internas propagam-se na interface de separação entre massas de água com densidades diferentes. Uma perturbação causada por um navio ou por um submarino em movimento, é suficiente para provocar

Leia mais

CONFORTO AMBIENTAL Aula 2

CONFORTO AMBIENTAL Aula 2 TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONFORTO AMBIENTAL Aula 2 M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira Diferença entre Tempo e Clima TEMPO: Variações diárias das condições atmosféricas. CLIMA: É a condição média

Leia mais

As ondas ou radiações eletromagnéticas não precisam de um meio material para se propagarem.

As ondas ou radiações eletromagnéticas não precisam de um meio material para se propagarem. Radiação As ondas ou radiações eletromagnéticas não precisam de um meio material para se propagarem. O espetro eletromagnético é o conjunto de todas as radiações eletromagnéticas. Radiação A transferência

Leia mais

DISPERSÃO DE POLUENTES NA ATMOSFERA. G4 João Paulo Vanessa Tiago Lars

DISPERSÃO DE POLUENTES NA ATMOSFERA. G4 João Paulo Vanessa Tiago Lars DISPERSÃO DE POLUENTES NA ATMOSFERA G4 João Paulo Vanessa Tiago Lars INTRODUÇÃO A concentração de uma determinada substância na atmosfera varia no tempo e no espaço em função de reações químicas e/ou fotoquímicas,

Leia mais

GERAÇÃO EÓLICA Aerogeradores, O Terreno e o Vento PhD. Eng. Clodomiro Unsihuay Vila. Prof. Dr. Clodomiro Unsihuay-Vila Vila

GERAÇÃO EÓLICA Aerogeradores, O Terreno e o Vento PhD. Eng. Clodomiro Unsihuay Vila. Prof. Dr. Clodomiro Unsihuay-Vila Vila GERAÇÃO EÓLICA Aerogeradores, O Terreno e o Vento PhD. Eng. Clodomiro Unsihuay Vila Prof. Dr. Clodomiro Unsihuay-Vila Vila Turbinas Eólicas FORÇAS AERODINÂMICAS: Arrasto : força na direção do vento Sustentação

Leia mais

português Wind direction measurements reinvented Um produto desenvolvido pela Kintech Engineering

português Wind direction measurements reinvented Um produto desenvolvido pela Kintech Engineering português Wind direction measurements reinvented Um produto desenvolvido pela Kintech Engineering GEOVANE MEDIÇÕES DA DIREÇÃO DO VENTO REINVENTADA Uma invenção patenteada para finalmente resolver as incertezas

Leia mais

Meteorologia para Montanhistas. Ana Cristina Palmeira / Fellipe Romão Meteorologista UFRJ

Meteorologia para Montanhistas. Ana Cristina Palmeira / Fellipe Romão Meteorologista UFRJ Meteorologia para Montanhistas Ana Cristina Palmeira / Fellipe Romão Meteorologista UFRJ INTRODUÇÃO Conhecimentos básicos sobre meteorologia podem ser de grande ajuda durante atividades nas montanhas,

Leia mais

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 1 Dinâmica Climática

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 1 Dinâmica Climática Geografia Física Turmas: T/R Chicão Aula 1 Dinâmica Climática Geografia Física Turmas TR 1 Sem Cartografia, escala, fuso horário, geologia e relevo 02/08 Dinâmica climática 16/08 Dinâmica climática 30/08

Leia mais

EM PORTUGAL. As Energias do Presente e do Futuro. Situação, objectivo e desafios. Lisboa, 21 de Novembro de Álvaro Rodrigues

EM PORTUGAL. As Energias do Presente e do Futuro. Situação, objectivo e desafios. Lisboa, 21 de Novembro de Álvaro Rodrigues As Energias do Presente e do Futuro Lisboa, 21 de Novembro de 2005 ENERGIA EÓLICA E EM PORTUGAL Situação, objectivo e desafios Álvaro Rodrigues Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Instituto

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1/3 (primeiro de três) Período: de 01/09/2009 a 30/09/2009

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1/3 (primeiro de três) Período: de 01/09/2009 a 30/09/2009 Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Mecânica Coordenadoria de Estágio do Curso de Engenharia Mecânica CEP 88040-970 - Florianópolis - SC - BRASIL www.emc.ufsc.br/estagiomecanica

Leia mais

Debate: Aquecimento Global

Debate: Aquecimento Global CLIMA Debate: Aquecimento Global Aquecimento Resfriamento Ação Natural Ação antrópica (Homem) MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO magnetosfera (escudo formado pelo campo magnético da terra) desvia as partículas

Leia mais

Análise do Modelo de WRF na Região de Girau do Ponciano-AL, para um Período Seco e um Período Chuvoso.

Análise do Modelo de WRF na Região de Girau do Ponciano-AL, para um Período Seco e um Período Chuvoso. Análise do Modelo de WRF na Região de Girau do Ponciano-AL, para um Período Seco e um Período Chuvoso. Maria Francisca Azeredo Velloso 1,2, Fernando Martins 1, Enio B. Pereira 1 1 Centro de Ciências do

Leia mais

MEDIÇÃO DE CAUDAL PRECIPITAÇÃO E NÍVEL FREATICO FATORES ESSENCIAIS NO ESTUDO E CONTROLO DE AFLUÊNCIAS INDEVIDAS EM REDES DE DRENAGEM

MEDIÇÃO DE CAUDAL PRECIPITAÇÃO E NÍVEL FREATICO FATORES ESSENCIAIS NO ESTUDO E CONTROLO DE AFLUÊNCIAS INDEVIDAS EM REDES DE DRENAGEM MEDIÇÃO DE CAUDAL PRECIPITAÇÃO E NÍVEL FREATICO FATORES ESSENCIAIS NO ESTUDO E CONTROLO DE AFLUÊNCIAS INDEVIDAS EM REDES DE DRENAGEM Cristina Caldas Pedro Fernandes Grupo Contimetra/Sistimetra LISBOA 1964

Leia mais

CPFL ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE. CONSULTA PÚBLICA n o 008/2013

CPFL ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE. CONSULTA PÚBLICA n o 008/2013 CPFL ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE CONSULTA PÚBLICA n o 008/2013 ESTABELECER CONDIÇÕES E PROCEDIMENTOS A SEREM OBSERVADOS PARA INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ESTAÇÕES DE MEDIÇÃO

Leia mais

CONCEITO I) TEMPERATURA E PRESSÃO REGIÕES EQUATORIAIS BAIXA PRESSÃO REGIÕES POLARES AR FRIO MAIS DENSO PESADO ALTA PRESSÃO

CONCEITO I) TEMPERATURA E PRESSÃO REGIÕES EQUATORIAIS BAIXA PRESSÃO REGIÕES POLARES AR FRIO MAIS DENSO PESADO ALTA PRESSÃO PROF. WALDIR Jr CONCEITO I) TEMPERATURA E PRESSÃO REGIÕES EQUATORIAIS AR QUENTE MENOS DENSO LEVE BAIXA PRESSÃO REGIÕES POLARES AR FRIO MAIS DENSO PESADO ALTA PRESSÃO CONCEITO: QUANTIDADE DE

Leia mais

BOIA FORTALEZA. FABRICANTE: Axys Technologis Inc. MODELO: 3-Meters (3M)

BOIA FORTALEZA. FABRICANTE: Axys Technologis Inc. MODELO: 3-Meters (3M) BOIA FORTALEZA FABRICANTE: Axys Technologis Inc. MODELO: 3-Meters (3M) CARACTERÍSTICAS: Diâmetro: 3,4 metros Peso: 1500 kg Profundidade de fundeio: 200 metros -1/5- DESENHO ESQUEMÁTICO: SENSORES: Pressão

Leia mais

ATMOSFERA TEPERATURA, PRESSÃO E DENSIDADE EM FUNÇÃO DA ALTITUDE

ATMOSFERA TEPERATURA, PRESSÃO E DENSIDADE EM FUNÇÃO DA ALTITUDE ATMOSFERA TEPERATURA, PRESSÃO E DENSIDADE EM FUNÇÃO DA ALTITUDE . 2 Variação da Temperatura e Estrutura Regiões de transição as pausas Nomenclatura introduzida na década de 1950 baseia-se no perfil de

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 24 2 TERMÔMETROS DE RADIAÇÃO São medidores de temperatura sem contato. Os componentes

Leia mais

FONTES DE ENERGIA PROF. ISRAEL FROIS FRENTES A E B

FONTES DE ENERGIA PROF. ISRAEL FROIS FRENTES A E B FONTES DE ENERGIA PROF. ISRAEL FROIS FRENTES A E B ENERGIA DESIGUAL COMBUSTÍVES FÓSSEIS PETRÓLEO E GÁS Vantagens do Petróleo Alta densidade de energia; Deriva diversos produtos industriais; Domínio

Leia mais

TEMPO E CLIMA AULA 6

TEMPO E CLIMA AULA 6 TEMPO E CLIMA AULA 6 ATMOSFERA Composição Camadas Troposfera Camada onde se dão a vida e os fenômenos meteorológicos. As temperaturas são menores quanto maiores forem as altitudes. Estratosfera Camada

Leia mais

Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a

Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a ATMOSFERA A atmosfera é uma camada formada por argônio, hélio, dióxido de carbono, ozônio, vapor de água e, principalmente, por nitrogênio e oxigênio. Essa camada é de fundamental importância para a manutenção

Leia mais

COMPORTAMENTO ESPECTRAL DE ALVOS

COMPORTAMENTO ESPECTRAL DE ALVOS COMPORTAMENTO ESPECTRAL O que é? DE ALVOS É o estudo da Reflectância espectral de alvos (objetos) como a vegetação, solos, minerais e rochas, água Ou seja: É o estudo do da interação da REM com as substâncias

Leia mais

Recomendação Normativa ABRAVA RN SISTEMAS DE CONDICIONAMENTO DE AR PARA CONFORTO PARÂMETROS DE CONFORTO TÉRMICO

Recomendação Normativa ABRAVA RN SISTEMAS DE CONDICIONAMENTO DE AR PARA CONFORTO PARÂMETROS DE CONFORTO TÉRMICO Recomendação Normativa ABRAVA RN 03-2003 SISTEMAS DE CONDICIONAMENTO DE AR PARA CONFORTO PARÂMETROS DE CONFORTO TÉRMICO Sumário 1. Objetivo 2. Definições 3. Condições gerais 4. Parâmetros de conforto 5.

Leia mais

Estações Sinóticas. Estações Climatológicas. Climatologia. Tipos de Estações e Equipamentos. Tipos de Estações e Equipamentos. Climatologia

Estações Sinóticas. Estações Climatológicas. Climatologia. Tipos de Estações e Equipamentos. Tipos de Estações e Equipamentos. Climatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Tipos de Estações e Estação Sinótica Radiação solar Climatologia Estação Climatológica Temperatura do ar e do solo

Leia mais

Disciplina INSTRUMENTOS METEOROLÓGICOS E MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO

Disciplina INSTRUMENTOS METEOROLÓGICOS E MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO AULA 6 Disciplina INSTRUMENTOS METEOROLÓGICOS E MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO ACA 221 Graduação Departamento de Ciências Atmosféricas / Iag / USP Responsável: Prof. Humberto Ribeiro da Rocha Material apresentado

Leia mais

Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Eólica Pesquisa em aerodinâmica básica

Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Eólica Pesquisa em aerodinâmica básica Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Eólica Pesquisa em aerodinâmica básica Os engenheiros de aerogeradores utilizam técnicas como a de perda de sustentação que os projetistas de aviões tratam de evitar

Leia mais

Produtos METEK para aplicações relacionadas com energia eólica

Produtos METEK para aplicações relacionadas com energia eólica Produtos METEK para aplicações relacionadas com energia eólica 1. Geral METEK sistemas para a medição das condições de vento estão em uso para aplicações relacionadas com a energia eólica. Existem três

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE TEMPO E CLIMA

INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE TEMPO E CLIMA INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE TEMPO E CLIMA Glauber Lopes Mariano Faculdade de Meteorologia Universidade Federal de Pelotas E-mail: glauber.mariano@ufpel.edu.br Meteorologia Ciência que estuda os fenômenos

Leia mais

SENSOR DE INVERSÃO TÉRMICA PARA TRATORES

SENSOR DE INVERSÃO TÉRMICA PARA TRATORES SENSOR DE INVERSÃO TÉRMICA PARA TRATORES T2-3 a 4m T2-3 a 4m T1-1,5m T1-1,5m T2-3 a 4m T2-3 a 4m T1 T1-1,5m - 1,5m Monitoramento em operação de: Inversão Térmica e Temperatura APLICAR NÃO APLICAR MANUAL

Leia mais

Profa. Eliane Fadigas Prof. Alberto Bianchi

Profa. Eliane Fadigas Prof. Alberto Bianchi PEA 2200 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Energia Eólica Profa. Eliane Fadigas Prof. Alberto Bianchi slide 1 / 30 Detalhes de um aerogerador de eixo horizontal Pás de rotor Caixa de multiplicação

Leia mais

R.: R.: 03- A latitude quadro: R.: R.:

R.: R.: 03- A latitude quadro: R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== ==

Leia mais

Estado do Tempo e Clima

Estado do Tempo e Clima Estado do Tempo e Clima Estado do tempo Estado do tempo Expressão do comportamento momentâneo da atmosfera sobre um determinado lugar. É na atmosfera, mais precisamente na sua camada inferior, designada

Leia mais

Introdução a Ciências Atmosféricas. Os Movimentos da Atmosfera. Aula 6 Turbulência Atmosférica

Introdução a Ciências Atmosféricas. Os Movimentos da Atmosfera. Aula 6 Turbulência Atmosférica ACA-115 Introdução a Ciências Atmosféricas Os Movimentos da Atmosfera Aula 6 Turbulência Atmosférica C FD 2g Aρu 8 FD g c = 2 π D ρu c D = = f 2 2 ( Re ). Drag Coefficient vs. Reynolds Number for a Sphere

Leia mais

Física e Meio Ambiente

Física e Meio Ambiente Física e Meio Ambiente Temperatura e Clima na Terra PROF. WILDSON W DE ARAGÃO Ciência Sergipe.com FATORES QUE INFLUENCIAM A TEMPERATURA DA TERRA Movimento de Rotação - Maior arrefecimento após o pôr

Leia mais

E M A Mete o rologia Prof i ssional 10º- Ano T urma P1 Gestão A mbiente

E M A Mete o rologia Prof i ssional 10º- Ano T urma P1 Gestão A mbiente 1 PRESSÃO Boletim Meteorológico TEMPERATURA HUMIDADE PRECIPITAÇÃO DIRECÇÃO VENTO RADIAÇÃO SOLAR E M A Mete o rologia Prof i ssional 1º- Ano T urma P1 Gestão A mbiente Introdução Os alunos da turma 1ºP1

Leia mais

Fontes de energia - Usinas PROF.: JAQUELINE PIRES

Fontes de energia - Usinas PROF.: JAQUELINE PIRES Fontes de energia - Usinas PROF.: JAQUELINE PIRES Usinas termoelétricas ( U = 0) Convertem energia térmica em energia elétrica Vantagens de uma usina termoelétrica A curto prazo, pode fornecer energia

Leia mais

Os aerogeradores e o meio ambiente Os aerogeradores são sempre elementos altamente visíveis em paisagem. Do contrário, não estão situados adequadamente do ponto de vista meteorológico. A fotografia acima

Leia mais

TEMA 3: Descreva como pode ser identificado, por meio de medidas de parâmetros atmosféricos, a presença e consequência do fenômeno El Niño.

TEMA 3: Descreva como pode ser identificado, por meio de medidas de parâmetros atmosféricos, a presença e consequência do fenômeno El Niño. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) Concurso Público - NÍVEL SUPERIOR CARGO: Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico Classe: Tecnologista Junior Padrão I (TJ11) CADERNO DE

Leia mais

Atividades Avaliativas

Atividades Avaliativas Atividades Avaliativas Ciências 5 o ano 2 o bimestre Nome: data: 1 Encontre no caça-palavras o nome dos cinco oceanos do planeta Terra. a) Pinte de verde o oceano que banha o litoral brasileiro. CAÇA-PALAVRAS

Leia mais

Rede de estações solarimétricas para o Estado de Santa Catarina. Resumo

Rede de estações solarimétricas para o Estado de Santa Catarina. Resumo Rede de estações solarimétricas para o Estado de Santa Catarina MANTELLI NETO S. L. [1], ABREU S. L. [2],COLLE S. [3] Resumo O objetivo do presente trabalho é a descrição do conjunto de estações solarimétricas

Leia mais

Escoamentos Exteriores em torno de Corpos Não-fuselados

Escoamentos Exteriores em torno de Corpos Não-fuselados Mecânica dos Fluidos II Guia do trabalho laboratorial Escoamentos Exteriores em torno de Corpos Não-fuselados António Sarmento Março de 2006 Objectivos 1. Determinar experimentalmente e relacionar entre

Leia mais

Como estudar o o tempo?

Como estudar o o tempo? Clima e tempo Como estudar o o tempo? É preciso observar os tipos de tempo. Realiza-se a medição dos elementos climáticos, ou seja, das características do tempo. Analisa-se os fatores climáticos, ou seja,

Leia mais

Recursos hídricos. Especificidade do clima português

Recursos hídricos. Especificidade do clima português Recursos hídricos Especificidade do clima português Recurso insubstituível e suporte de Vida A água é fundamental para os sistemas naturais, para a vida humana e para as atividades económicas. O Tejo,

Leia mais

CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza

CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA O CONCEITO DE CLIMA Para compreender o clima de um determinado local, é preciso estudar os diversos tipos de tempo que costumam

Leia mais

PROJETO SOS-CHUVA INFORMAÇÕES: SENSOR DE CAMPO ELÉTRICO ATMOSFÉRICO. 1) O que faz um Sensor de Campo Elétrico Atmosférico?

PROJETO SOS-CHUVA INFORMAÇÕES: SENSOR DE CAMPO ELÉTRICO ATMOSFÉRICO. 1) O que faz um Sensor de Campo Elétrico Atmosférico? PROJETO SOS-CHUVA INFORMAÇÕES: SENSOR DE CAMPO ELÉTRICO ATMOSFÉRICO 1) O que faz um Sensor de Campo Elétrico Atmosférico? O Sensor de Campo Elétrico Atmosférico, conhecido também pela sigla EFM (do inglês,

Leia mais

Aspectos a serem medidos Velocidade Magnitude Colunas de mercúrio / Pesos de referência

Aspectos a serem medidos Velocidade Magnitude Colunas de mercúrio / Pesos de referência 1 ou Volumétrico Não é uma grandeza primária É derivada da velocidade e área ou variação da massa por. densidade comprimento, tempo comprimento massa, tempo Aspectos a serem medidos Velocidade Magnitude

Leia mais

NP ISO :2011 Acústica Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente Parte 2: Determinação dos níveis de pressão sonora do ruído ambiente

NP ISO :2011 Acústica Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente Parte 2: Determinação dos níveis de pressão sonora do ruído ambiente NP ISO 1996 2:2011 Acústica Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente Parte 2: Determinação dos níveis de pressão sonora do ruído ambiente 2011 03 03 1 NP ISO 1996 2:2011 7 Condições meteorológicas

Leia mais

Estabilidade Desenvolvimento das Nuvens

Estabilidade Desenvolvimento das Nuvens Estabilidade Desenvolvimento das Nuvens Por que a estabilidade é importante? O movimento vertical é parte crítica no transporte de energia e influencia intensamente o ciclo hidrológico Sem movimento vertical

Leia mais

Sempre que há movimento relativo entre um corpo sólido e fluido, o sólido sofre a ação de uma força devido a ação do fluido.

Sempre que há movimento relativo entre um corpo sólido e fluido, o sólido sofre a ação de uma força devido a ação do fluido. V ESCOAMENTO F AO REOR E CORPOS SUBMERSOS F F F S F Sempre que há movimento relativo entre um corpo sólido e fluido, o sólido sofre a ação de uma força devido a ação do fluido. é a força total que possui

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º Ensino Fundamental Professor: Bento Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: ESTUDS

Leia mais

METEOROLOGIA OBSERVACIONAL I ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS

METEOROLOGIA OBSERVACIONAL I ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS METEOROLOGIA OBSERVACIONAL I ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS COMET Professor: A estação meteorológica é o local onde o observador faz a avaliação de um ou mais elementos meteorológicos que estão ocorrendo no momento

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 12 2 É o tipo de medição que se faz para determinar o nível em função de uma segunda

Leia mais

METODOLOGIA E RESULTADOS DE CALIBRAÇÃO DE ANEMÔMETROS CE-EÓLICA - Centro de Energia Eólica - PUCRS, Porto Alegre, Brasil

METODOLOGIA E RESULTADOS DE CALIBRAÇÃO DE ANEMÔMETROS CE-EÓLICA - Centro de Energia Eólica - PUCRS, Porto Alegre, Brasil V CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA Metrologia para a competitividade em áreas estratégicas 9 a 13 de novembro de 9. Salvador, Bahia Brasil. METODOLOGIA E RESULTADOS DE CALIBRAÇÃO DE ANEMÔMETROS CE-EÓLICA

Leia mais

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. Estratégias por TRY e Normais Climatológicas. M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. Estratégias por TRY e Normais Climatológicas. M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA Estratégias por TRY e Normais Climatológicas M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira CARTA PSICROMÉTRICA CARTA BIOCLIMÁTICA CARTA BIOCLIMÁTICA CARTA

Leia mais

Ins8tuto de Energia e Ambiente

Ins8tuto de Energia e Ambiente Ins8tuto de Energia e Ambiente Equipe de Energia Eólica: Divisão de Planejamento, Análise e Desenvolvimento Energé8co Chefe da Divisão: Prof Dr. Roberto Zilles CTAE- Serviço Técnico de Conversão, Transformação

Leia mais

SENSOR DE PRESSÃO Setra 276

SENSOR DE PRESSÃO Setra 276 SENSOR DE PRESSÃO Setra 276 RANGE DE PRESSÃO ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA SINAL SAÍDA MODELO NO EOL MANAGER 800-1100 mbar 600-1100 mbar 12 VDC (9.0...14.5 V) 0.1...5.1 VDC SETRA276 800-1100 12V APLICAÇÃO Sistemas

Leia mais

Clima tempo atmosférico

Clima tempo atmosférico CLIMA E TEMPO ATMOSFÉRICO Clima tempo atmosférico é o conjunto de variações do tempo determinado lugar necessita de pelo menos de 30 anos de medições, observações e estudos das características dos tipos

Leia mais

Métodos Reflectométricos. João Francisco Galera Monico Setembro 2016

Métodos Reflectométricos. João Francisco Galera Monico Setembro 2016 Métodos Reflectométricos João Francisco Galera Monico Setembro 2016 Introdução Nos métodos de ocultação, pode ocorrer do raio penetrar tão profundamente na atmosfera que ele toca na superfície terrestre,

Leia mais

PEA 2200/3100 ENERGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE. 2ª Prova

PEA 2200/3100 ENERGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE. 2ª Prova PEA 2200/3100 ENERGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 2ª Prova 16.05.2014 Instruções: Responda as questões nos espaços reservados para as respostas, caso necessário, utilize o verso da folha que contém

Leia mais

Aula 01 e 02 : Introdução às Estações Automáticas

Aula 01 e 02 : Introdução às Estações Automáticas Aula 01 e 02 : Introdução às Estações Automáticas Disciplina: Estações Meteorológicas Automáticas (EAU) Curso Técnico de Meteorologia Florianópolis, 2010 Introdução às Estações Automáticas 1. Objetivo

Leia mais

RECURSOS HÍDRICOS. Precipitação

RECURSOS HÍDRICOS. Precipitação RECURSOS HÍDRICOS Precipitação Precipitação Compreende todas formas de umidade vindas da atmosfera e depositadas na superfície terrestre. umidade atmosférica elemento fundamental para formação de precipitações

Leia mais

INTRODUÇÃO. º C. Obviamente existem exceções à isso, como alguns tipos de sensores estelares que operam em temperaturas criogênicas.

INTRODUÇÃO. º C. Obviamente existem exceções à isso, como alguns tipos de sensores estelares que operam em temperaturas criogênicas. INTRODUÇÃO O controle térmico espacial é feito por um ou mais dispositivos integrados aos satélites. É utilizado para evitar grandes gradientes de temperatura tanto na estrutura quanto nos subsistemas

Leia mais

Clima: seus elementos e fatores de influência. Professor Fernando Rocha

Clima: seus elementos e fatores de influência. Professor Fernando Rocha Clima: seus elementos e fatores de influência Professor Fernando Rocha O que é Clima? Definições Não confundir Tempo e Clima Tempo (meteorológico): são condições atmosféricas de um determinado lugar em

Leia mais