Estado do Tempo e Clima

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estado do Tempo e Clima"

Transcrição

1 Estado do Tempo e Clima

2 Estado do tempo

3 Estado do tempo Expressão do comportamento momentâneo da atmosfera sobre um determinado lugar. É na atmosfera, mais precisamente na sua camada inferior, designada de Troposfera, que ocorrem os vários fenómenos meteorológicos responsáveis pelos diferentes estados do tempo. O estudo dos estados do tempo é feito pela meteorologia.

4 Clima Resultado estatístico do comportamento médio e da variabilidade dos elementos climáticos registados num determinado lugar durante pelo menos 30 anos.

5 Estado de Tempo Clima Estado do Tempo Versus Clima O estado do tempo está relacionado com as condições atmosféricas de um determinado momento. O clima diz respeito às condições atmosféricas habituais ao longo dos anos (normalmente um período de 30 anos).

6 Elementos Climáticos Para caracterizar o estado do tempo ou o clima de qualquer lugar, recorre-se aos vários elementos climáticos. Temperatura Precipitação Nebulosidade Humidade Direção do vento Intensidade do Vento Pressão Atmosférica Insolação Elementos Fundamentais do Clima

7 Elementos Climáticos e Respetivos Instrumentos de Medição Temperatura Utiliza-se um termómetro Expressa-se em graus Celcius (ºC) Precipitação Utiliza-se um pluviómetro Expressa-se em milímetros (mm) Nebulosidade Utiliza-se um radar Expressa-se em percentagem (%) de céu encoberto pelas nuvens Pressão Atmosférica Utiliza-se um barómetro Expressa-se em milibares (mb) ou hectopascais (hpa) Insolação Utiliza-se um heliógrafo Expressa-se em número de horas de sol Vento Para medir a Direção utiliza-se um catavento Para medir a Intensidade ou a Força do vento é usado um anemómetro

8 Elementos Fundamentais do Clima 1 - TEMPERATURA

9 A temperatura: variação diurna Certamente já te deste conta que a temperatura varia ao longo do dia e ao longo do ano, qualquer que seja o lugar à superfície da terra. a temperatura máxima ocorre normalmente após o meio-dia solar, entre as 13 e as 15 horas; a temperatura mínima regista-se normalmente de madrugada, ou seja, pouco tempo antes de o Sol nascer. Variação diurna da temperatura A temperatura máxima ocorre entre as 13 e as 15 horas, pelo facto de, nessa altura do dia, ser máxima a soma da radiação solar recebida e da radiação terrestre (radiação de calor, responsável pelo aquecimento da baixa atmosfera). A temperatura mínima regista-se de madrugada, porque, durante a noite, os lugares não recebem radiação solar, limitando-se apenas a receber a energia irradiada pela superfície da Terra. A soma das perdas de energia é, portanto, máxima pouco tempo antes de o Sol nascer, sendo, normalmente, nesse momento que a temperatura atinge o valor mais baixo.

10 A variação diurna da temperatura: fatores explicativos A variação diurna da temperatura é uma consequência do movimento de rotação da Terra. É este o movimento responsável pela sucessão dos dias naturais e das noites e pela variação da inclinação (obliquidade ou ângulo de incidência) dos raios solares ao longo do dia natural. Movimento de Rotação da Terra movimento que a Terra executa em torno do seu próprio eixo. Realiza-se no sentido direto (de W para E) e demora cerca de 24 h. Quanto maior for o ângulo de incidência dos raios solares, menor é a superfície pela qual a energia se distribui e, consequentemente, maior é a energia recebida por unidade de superfície. Quanto menor for o ângulo de incidência dos raios solares, maior é a superfície pela qual a energia se distribui e, consequentemente, menor é a energia recebida por unidade de superfície.

11 A temperatura: variação anual A temperatura média mensal mais elevada, para a generalidade dos lugares situados no hemisfério Norte, regista-se, normalmente, nos meses de julho ou agosto. A temperatura média mensal mais baixa ocorre, no hemisfério Norte, normalmente nos meses de dezembro ou janeiro. A temperatura média mensal mais elevada, para a generalidade dos lugares situados no hemisfério Sul regista-se, normalmente, nos meses de Janeiro ou dezembro. A temperatura média mensal mais baixa ocorre, no hemisfério Sul, normalmente nos meses de junho ou julho. Explicação as temperaturas médias mensais mais elevadas ocorrem em julho ou agosto, porque nessa altura do ano o Sol, no seu movimento anual aparente, encontra-se a norte do equador e, portanto, os raios solares incidem com menor inclinação sobre esses lugares. Além disso, os dias naturais são maiores do que as noites; as temperaturas médias mensais mais baixas acontecem em dezembro ou janeiro, uma vez que nessa época do ano o Sol, no seu movimento anual aparente, está deslocado para sul do equador e, portanto, os raios solares incidem com maior inclinação no hemisfério Norte. Além disso, os dias naturais são menores do que as noites.

12 A variação anual da temperatura: fatores explicativos A variação anual da temperatura (estações do ano) é uma consequência do movimento de translação da Terra movimento que a Terra executa em torno do Sol. Demora aproximadamente 365 dias e 6 horas e realiza-se também no sentido direto. Ao executar o movimento de translação, a Terra passa por quatro posições estratégicas: Equinócio da Primavera, a 21 de Março Solstício de Verão, a 21 de Junho Equinócio de Outono, a 22 ou 23 de Setembro Solstício de Inverno, a 21 ou 22 de Dezembro. O movimento de translação e a inclinação constante do eixo da Terra com o plano da sua órbita fazem variar, num mesmo lugar, a inclinação dos raios solares ao longo do ano. Movimento de translação da Terra

13 A variação anual da temperatura: fatores explicativos 21 de junho Nos meses em que o Sol se encontra entre o equador e o Trópico de Câncer (março a setembro), os raios solares incidem com menor inclinação nos lugares situados no hemisfério Norte do que nos lugares com o mesmo valor de latitude do hemisfério Sul. 22 de dezembro Nos meses em que o Sol se encontra entre o equador e o Trópico de Capricórnio (setembro a março), os raios solares incidem com maior inclinação nos lugares situados no hemisfério Norte do que nos lugares com o mesmo valor de latitude do hemisfério Sul.

14 Lugares Solstício de junho Equinócios de março e setembro Solstício de dezembro A variação anual da temperatura: a relação entre a duração dos dias naturais e das noites O movimento de translação provoca ainda a desigualdade na duração dos dias naturais e das noites em todos os lugares da superfície da Terra, ao longo do ano, embora no equador sejam sempre muito semelhantes. A norte do Círculo Polar Ártico Dia natural = 24 h Dia natural = Noite Noite = 24 h Entre o Círculo Polar Ártico e o equador Dia natural > Noite Dia natural < Noite Equador Entre o equador e o Círculo Polar Antártico Dia com duração semelhante à noite Dia natural < Noite Dia com duração semelhante à noite Dia natural > Noite A sul do Círculo Polar Antártico Noite = 24 h Dia Natural = 24 h

15 Elementos Fundamentais do Clima 2 - PRECIPITAÇÃO A precipitação é a queda de água a partir das nuvens. Pode ocorrer no estado líquido (chuva) ou no estado sólido (neve ou granizo). Para que possa acontecer qualquer forma de precipitação, é necessário, então, que haja nuvens, e estas podem formar-se em consequência de uma subida do ar capaz de provocar o aumento da humidade relativa e a condensação do vapor de água.

16 Tipos de Precipitação De acordo com o mecanismo que provoca a subida do ar e o seu consequente arrefecimento, podem distinguir-se três tipos de precipitação:

17 Tipos de Precipitação

18 OS FATORES DO CLIMA Os fatores climáticos são situações que influenciam os diferentes elementos climáticos como a temperatura, precipitação, pressão atmosférica, vento, entre outros. As diferenças de temperatura e de precipitação que se verificam à superfície da Terra são explicadas pela ação simultânea de vários fatores climáticos tais como: A LATITUDE; O RELEVO (a altitude e a exposição geográfica das vertentes); A CONTINENTALIDADE (maior ou menor afastamento do mar); AS CORRENTES MARÍTIMAS.

19 A influência da latitude na temperatura Regra geral, a temperatura diminui à medida que a latitude aumenta, ou seja, as temperaturas médias anuais são mais elevadas nas regiões relativamente próximas do equador e vão diminuindo com a aproximação aos polos.

20 A influência da latitude na temperatura A explicação desta variação está, fundamentalmente, na inclinação com que os raios solares incidem sobre a superfície. Na região intertropical, os raios solares incidem mais na vertical, a radiação solar distribui-se por uma superfície mais pequena e, consequentemente, a concentração de energia e o aquecimento são maiores. Nas regiões frias, pelo contrário, os raios solares incidem mais obliquamente, a radiação solar distribui-se por uma área maior e, portanto, o aquecimento é reduzido. Conclui-se, assim, que, à medida que a latitude aumenta, a inclinação dos raios solares também aumenta e, portanto, a temperatura vai diminuindo.

21 A influência da latitude na precipitação A variação da precipitação com a latitude deve-se, em parte, às diferenças de pressão atmosférica que se fazem sentir à superfície da Terra. A pressão atmosférica pode ser representada em mapas, através de isóbaras (ou linhas isobáricas). As isóbaras são, na maior parte das vezes, curvas fechadas e mais ou menos concêntricas, e permitem a representação dos centros barométricos ou centros de ação. De acordo com os valores da pressão e com o modo como esta varia, os centros barométricos podem ser de dois tipos: centros de altas pressões e centros de baixas pressões.

22 A influência da latitude na precipitação Centros Barométricos localizados no Hemisfério Norte Num centro de altas pressões, o movimento do ar é descendente na vertical e divergente à superfície. Num centro de baixas pressões, o movimento do ar é convergente à superfície e ascendente na vertical.

23 A influência da latitude na precipitação Quando o ar desce, aquece e a humidade relativa diminui, pelo que não existem condições para que se dê a condensação do vapor de água e a formação de nuvens, muito menos ainda a queda de precipitação. A um centro de altas pressões está, normalmente, associado bom tempo (céu limpo e tempo seco).

24 A influência da latitude na precipitação Quando o ar sobe, arrefece e a sua humidade relativa aumenta, pelo que existem condições para que ocorra a saturação, a condensação do vapor de água e a formação de nuvens, e ainda a mais que provável queda de precipitação. A um centro de baixas pressões está, normalmente, associado mau tempo (céu nublado e possibilidade de queda de precipitação).

25 A influência da latitude na precipitação Os diferentes centros barométricos localizam-se fundamentalmente em determinadas latitudes embora eles se desloquem ao longo do ano, para norte e para sul, acompanhando, com um ligeiro atraso, o movimento anual aparente do Sol.

26 A influência da latitude na precipitação Distribuição da precipitação segundo a latitude.

27 A influência da latitude na precipitação Localizam-se nas regiões equatoriais e nas latitudes médias, uma vez que é aí que predominam as baixas pressões equatoriais e subpolares, respetivamente; Áreas com maiores valores de precipitação Localizam-se junto dos trópicos e nas regiões polares, devido, entre outros fatores, ao movimento descendente do ar nas altas pressões subtropicais e polares, respetivamente Áreas com menores valores de precipitação

28 A influência do relevo na temperatura e na precipitação Na temperatura: À medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui (cerca de 6ºC por cada 1000 m gradiente térmico vertical). As vertentes expostas ao sol (soalheiras) registam temperaturas mais elevadas que as vertentes sombrias (umbrias). Na precipitação: Quando o ar se depara com uma barreira montanhosa, é obrigado a subir. Ao subir, arrefece e satura, dando-se a condensação do vapor de água e a formação de nuvens, que conduzem à queda de precipitação (chuva ou neve). Na vertente oposta, o ar, contendo já menos humidade, desce e aquece, diminuindo assim a possibilidade da ocorrência de precipitação.

29 A influência da continentalidade A temperatura e a precipitação variam com a continentalidade, isto é, com a proximidade ou o afastamento dos lugares em relação ao mar. De um modo geral, e em comparação com as áreas do interior, as áreas litorais não têm temperaturas tão elevadas na estação quente nem tão reduzidas na estação fria, devido à influência amenizadora do mar. Os oceanos, por serem massas líquidas, demoram mais tempo a aquecer e mais tempo a arrefecer do que os continentes e, por esse motivo, estão mais frescos no verão e mais quentes no inverno, exercendo assim uma ação moderadora sobre as temperaturas dos lugares próximos. À medida que a distância em relação ao mar aumenta, a ação moderadora por eles exercida diminui, razão pela qual a amplitude térmica anual é maior no interior dos continentes. As áreas do litoral têm tendência a registar valores mais elevados de precipitação do que as áreas do interior, devido à influência dos ventos húmidos que sopram do oceano.

30 A ação das correntes marítimas Dependendo do lugar de origem, as correntes marítimas podem ser: quentes (se provenientes das regiões equatoriais e tropicais); frias (se provenientes das regiões polares). As correntes quentes provocam, nas áreas litorais junto das quais passam, temperaturas e precipitações mais elevadas. As correntes frias, pelo contrário, provocam temperaturas baixas e escassez de precipitação.

31 A representação dos principais elementos do clima Variação da Temperatur a ao longo do ano Temperatur a Média Anual Temperatur as médias mensais Amplitude Térmica Anual Precipitação Total Mensal Precipitação Total Gráfico que representa simultaneamente as variações da temperatura e precipitação Temperatura Precipitação Gráfico Termopluviométrico

32 A representação dos principais elementos do clima gráfico termopluviométrico

33 Não esqueças Estado do tempo e clima são conceitos distintos e, embora interrelacionados têm significados diferentes. O estado do tempo diz respeito às condições atmosféricas de um determinado momento. O clima relaciona-se com o comportamento médio e a variabilidade dos elementos climáticos registados em determinado lugar durante pelo menos 30 anos. O estado do tempo e o clima Caracterizam-se com base nos vários elementos do clima tais como a temperatura, a pressão atmosférica, a precipitação, a humidade do ar, a nebulosidade, o vento, etc. Estes elementos sofrem a influência simultânea de fatores climáticos como a latitude, o relevo, a continentalidade e as correntes marítimas. A forma de representar os elementos fundamentais do clima, temperatura e precipitação, é o gráfico termopluviométrico.

FATORES CLIMÁTICOS Quais são os fatores climáticos?

FATORES CLIMÁTICOS Quais são os fatores climáticos? Quais são os fatores climáticos? o Latitude A distância a que os lugares se situam do equador determina as suas características climáticas. Por isso, existem climas quentes, temperados e frios. o Proximidade

Leia mais

Escola E.B. 2,3 de António Feijó Ano letivo Planificação anual 7º ano de escolaridade

Escola E.B. 2,3 de António Feijó Ano letivo Planificação anual 7º ano de escolaridade Escola E.B.,3 de António Feijó Ano letivo 06 07 Planificação anual 7º ano de escolaridade A Terra. Estudos e representações A representação da superfície terrestre A Geografia e o território Compreender

Leia mais

Recursos hídricos. Especificidade do clima português

Recursos hídricos. Especificidade do clima português Recursos hídricos Especificidade do clima português Recurso insubstituível e suporte de Vida A água é fundamental para os sistemas naturais, para a vida humana e para as atividades económicas. O Tejo,

Leia mais

Extensa porção da atmosfera com as mesmas características de temperatura e humidade. Uma massa de ar podede ser fria ou quente, seca ou húmida.

Extensa porção da atmosfera com as mesmas características de temperatura e humidade. Uma massa de ar podede ser fria ou quente, seca ou húmida. Extensa porção da atmosfera com as mesmas características de temperatura e humidade. Uma massa de ar podede ser fria ou quente, seca ou húmida. TIPOS DE CHUVAS Chuvas Convectivas Ocorrem pela ascensão

Leia mais

Climatologia e meteorologia

Climatologia e meteorologia Climatologia e meteorologia 1. Introdução A climatologia é a ciência que se ocupa do estudo dos climas. Os estudos climatológicos referem-se, de uma maneira geral, a territórios mais ou menos vastos e

Leia mais

Geografia. Planificação a longo prazo Filipe Miguel Botelho COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - LEIRIA

Geografia. Planificação a longo prazo Filipe Miguel Botelho COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - LEIRIA 201-2014 Geografia Planificação a longo prazo Filipe Miguel Botelho COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - LEIRIA Planificação a longo prazo 7º ano - Geografia 1º Período Tempos 2º Período Tempos º Período

Leia mais

Clima tempo atmosférico

Clima tempo atmosférico CLIMA E TEMPO ATMOSFÉRICO Clima tempo atmosférico é o conjunto de variações do tempo determinado lugar necessita de pelo menos de 30 anos de medições, observações e estudos das características dos tipos

Leia mais

Os Movimentos da Terra

Os Movimentos da Terra Os Movimentos da Terra Terra Diâmetro Não é uma esfera perfeita erra 12.756 km Na linha do Equador Achatada nos polos que são atravessados pelo eixo imaginário da Terra. Nas imagens de satélite, mal se

Leia mais

CONCEITO I) TEMPERATURA E PRESSÃO REGIÕES EQUATORIAIS BAIXA PRESSÃO REGIÕES POLARES AR FRIO MAIS DENSO PESADO ALTA PRESSÃO

CONCEITO I) TEMPERATURA E PRESSÃO REGIÕES EQUATORIAIS BAIXA PRESSÃO REGIÕES POLARES AR FRIO MAIS DENSO PESADO ALTA PRESSÃO PROF. WALDIR Jr CONCEITO I) TEMPERATURA E PRESSÃO REGIÕES EQUATORIAIS AR QUENTE MENOS DENSO LEVE BAIXA PRESSÃO REGIÕES POLARES AR FRIO MAIS DENSO PESADO ALTA PRESSÃO CONCEITO: QUANTIDADE DE

Leia mais

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2017 / 2018

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2017 / 2018 SUBDOMÍNIO: 1 A geografia e o território PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2017 / 2018 DOMÍNIO: A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES 1. Compreender o objeto e o método da Geografia

Leia mais

Elementos e fatores climáticos

Elementos e fatores climáticos Elementos e fatores climáticos Debate atual: Aquecimento Global Aquecimento Resfriamento Ação Natural Ação antrópica (Homem) Terra: localização e proporção de tamanho A camada de ozônio é uma espécie

Leia mais

MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO

MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO CLIMA MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO Link para o vídeo que demonstra o movimento de translação da terra, comentando sobre as estações do ano e sobre a incidência dos raios solares na terra. http://www.youtube.com/watch?v=xczimavuxge

Leia mais

estado de tempo com clima. Embora sejam conceitos diferentes, eles estão inter-ligados, uma vez que à sucessão

estado de tempo com clima. Embora sejam conceitos diferentes, eles estão inter-ligados, uma vez que à sucessão Tempo Vs Clima Muitas vezes confunde-se estado de tempo com clima. Embora sejam conceitos diferentes, eles estão inter-ligados, uma vez que à sucessão habitual do estados de tempo, que ocorrem numa área,

Leia mais

O que são chuvas? Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor d água atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da

O que são chuvas? Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor d água atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da O que são chuvas? Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor d água atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da terra. Formas de precipitação: chuva, neve, granizo, orvalho

Leia mais

CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza CLIMA BRASIL: tipos climáticos 1 Equatorial 2 Tropical 3 Tropical de Altitude 4 Tropical Atlântico/Úmido 5 Semi-Árido 6- Subtropical -Inverno rigoroso - chuvas

Leia mais

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 1 Dinâmica Climática

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 1 Dinâmica Climática Geografia Física Turmas: T/R Chicão Aula 1 Dinâmica Climática Geografia Física Turmas TR 1 Sem Cartografia, escala, fuso horário, geologia e relevo 02/08 Dinâmica climática 16/08 Dinâmica climática 30/08

Leia mais

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017 SUBDOMÍNIO: 1 A geografia e o território PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017 DOMÍNIO: A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES 1. Compreender o objeto e o método da Geografia

Leia mais

2.2. A radiação solar

2.2. A radiação solar 2.2. A radiação solar 2.2.1. A ação da atmosfera sobre a radiação solar 2.2.2. A variabilidade da radiação solar a) A atmosfera e a radiação solar b) A variação ao longo do ano c) A distribuição geográfica

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho ANO LETIVO 2017/2018 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE GEOGRAFIA 7º ANO Domínio/ A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES o cognitiva

Leia mais

Debate: Aquecimento Global

Debate: Aquecimento Global CLIMA Debate: Aquecimento Global Aquecimento Resfriamento Ação Natural Ação antrópica (Homem) MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO magnetosfera (escudo formado pelo campo magnético da terra) desvia as partículas

Leia mais

2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Climas e Formações Vegetais.

2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Climas e Formações Vegetais. GR - 2018 BIOMAS 2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Climas e Formações Vegetais. Furacão Katrina USA - Agosto de 2005. Tempo Clima Tempo estado momentâneo; condições atmosféricas ou meteorológicas

Leia mais

2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Clima e Formações Vegetais.

2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Clima e Formações Vegetais. 2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Clima e Formações Vegetais. Tempo estado momentâneo; condições atmosféricas ou meteorológicas de um dado momento ou lugar: * Tempo frio, quente, chuvoso, seco...

Leia mais

Debate: Aquecimento Global

Debate: Aquecimento Global Clima Debate: Aquecimento Global Aquecimento Resfriamento Ação Natural Ação antrópica (Homem) 1ª Hipótese: O que aconteceria com o clima se a Terra fosse plana? 2ª Hipótese: O que aconteceria com o clima

Leia mais

Prof Robert ROC A DINÂMICA CLIMÁTICA PROF. ROBERT OLIVEIRA CABRAL.

Prof Robert ROC A DINÂMICA CLIMÁTICA PROF. ROBERT OLIVEIRA CABRAL. A DINÂMICA CLIMÁTICA PROF. ROBERT OLIVEIRA CABRAL Composição e Estrutura Vertical da Atmosfera Fatores Astronômicos de influência no Clima 1 O Sol A oferta de radiação solar representa o primeiro fator

Leia mais

Como estudar o o tempo?

Como estudar o o tempo? Clima e tempo Como estudar o o tempo? É preciso observar os tipos de tempo. Realiza-se a medição dos elementos climáticos, ou seja, das características do tempo. Analisa-se os fatores climáticos, ou seja,

Leia mais

CAMADAS DA ATMOSFERA

CAMADAS DA ATMOSFERA CAMADAS DA ATMOSFERA 1 BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO AUMENTOU, mas... Segundo um relatório divulgado em 2009 pelo Comitê Científico de Pesquisa Antártica, SCAR, o buraco na camada de ozônio continua regredindo

Leia mais

COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO

COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO DIFERANÇA ENTRE CLIMA E TEMPO: - CLIMA: HÁ OBSERVAÇÃO E REGISTRO DE ATIVIDADE ATMOSFÉRICA DURANTE UM LONGO PERÍODO. AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Prof. Robert ROC A DINÂMICA CLIMÁTICA PROF. ROBERT OLIVEIRA CABRAL.

Prof. Robert ROC A DINÂMICA CLIMÁTICA PROF. ROBERT OLIVEIRA CABRAL. A DINÂMICA CLIMÁTICA PROF. ROBERT OLIVEIRA CABRAL Composição e Estrutura Vertical da Atmosfera Fatores Astronômicos de influência no Clima 1 O Sol A oferta de radiação solar representa o primeiro fator

Leia mais

Agrupamento de Escolas Santa Catarina EBSARC 10º ANO 2015/2016 GEOGRAFIA A FRENTES FRIAS E QUENTES, TIPOS DE PRECIPITAÇÃO

Agrupamento de Escolas Santa Catarina EBSARC 10º ANO 2015/2016 GEOGRAFIA A FRENTES FRIAS E QUENTES, TIPOS DE PRECIPITAÇÃO Agrupamento de Escolas Santa Catarina EBSARC 10º ANO 2015/2016 GEOGRAFIA A FRENTES FRIAS E QUENTES, TIPOS DE PRECIPITAÇÃO FORMAÇÃO DE FRENTES FRIAS E QUENTES 2 FORMAÇÃO DE FRENTES FRIAS E QUENTES Formação

Leia mais

Clima: seus elementos e fatores de influência. Professor Fernando Rocha

Clima: seus elementos e fatores de influência. Professor Fernando Rocha Clima: seus elementos e fatores de influência Professor Fernando Rocha O que é Clima? Definições Não confundir Tempo e Clima Tempo (meteorológico): são condições atmosféricas de um determinado lugar em

Leia mais

CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza

CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA O CONCEITO DE CLIMA Para compreender o clima de um determinado local, é preciso estudar os diversos tipos de tempo que costumam

Leia mais

AULA CLIMA MUNDO. Prof. Diogo Máximo

AULA CLIMA MUNDO. Prof. Diogo Máximo AULA CLIMA MUNDO Prof. Diogo Máximo O clima de um lugar ou região é a sucessão habitual dos estados de tempo, ao longo do ano, sobre esse mesmo lugar ou região, ou seja, uma síntese anual do tempo. O estado

Leia mais

Dinâmica Climática. Capítulo 7

Dinâmica Climática. Capítulo 7 Dinâmica Climática Capítulo 7 Definições TEMPO (atmosférico) é o estado momentâneo da atmosfera num determinado lugar devido a combinação da temperatura, umidade, ventos e nebulosidade. Esta em constante

Leia mais

Fenómenos de condensação

Fenómenos de condensação Fenómenos de condensação Quando o ar atmosférico atinge a saturação, o vapor de água em excesso condensa-se, o que se traduz pela formação de nuvens, constituídas por pequenas gotículas de água ou cristais

Leia mais

Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a

Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a ATMOSFERA A atmosfera é uma camada formada por argônio, hélio, dióxido de carbono, ozônio, vapor de água e, principalmente, por nitrogênio e oxigênio. Essa camada é de fundamental importância para a manutenção

Leia mais

CONFORTO AMBIENTAL Aula 2

CONFORTO AMBIENTAL Aula 2 TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONFORTO AMBIENTAL Aula 2 M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira Diferença entre Tempo e Clima TEMPO: Variações diárias das condições atmosféricas. CLIMA: É a condição média

Leia mais

Confidencial Personalizado para Nome da empresa Versão 1.0. Clima. Prof. Gonzaga

Confidencial Personalizado para Nome da empresa Versão 1.0. Clima. Prof. Gonzaga Confidencial Personalizado para Nome da empresa Versão 1.0 Clima Prof. Gonzaga Tempo Clima - Tempo condições atmosféricas de um determinado lugar/momento - Clima: histórico do comportamento do tempo atmosférico

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Geografia 7º Ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Geografia 7º Ano Ano letivo 2014/2015 Manual adotado: 7 GPS Porto Editora Plano Anual 1º Período 2º Período 3º Período TOTAL Aulas Previstas 26 20 18 64 Apresentação 1 0 0 1 Diagnose/ Avaliação 5 4 2 11 Gestão de conteúdos

Leia mais

1) Observe a imagem a seguir:

1) Observe a imagem a seguir: Exercícios on line Geografia Prof. Dinário Equipe Muriaé 1º Ano 1) Observe a imagem a seguir: Vista do Monte Everest O fator determinante para o clima da área retratada pela imagem é: a) a latitude. b)

Leia mais

e a Interferência Humana. Vegetais: classificação e situação atual.

e a Interferência Humana. Vegetais: classificação e situação atual. 2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 8 Clima. Capitulo 9 Os fenômenos Climáticos e a Interferência Humana. Capítulo 11 Biomas e Formações Vegetais: classificação e situação atual. Furacão Katrina USA

Leia mais

Como estudar o o tempo?

Como estudar o o tempo? Clima e tempo Como estudar o o tempo? É preciso observar os tipos de tempo. Realiza-se a medição dos elementos climáticos, ou seja, das características do tempo. Analisa-se os fatores climáticos, ou seja,

Leia mais

Departamento de Engenharia Civil. Capítulo 4 ELEMENTOS DE HIDROMETEOROLOGIA (parte 1)

Departamento de Engenharia Civil. Capítulo 4 ELEMENTOS DE HIDROMETEOROLOGIA (parte 1) Departamento de Engenharia Civil Capítulo 4 ELEMENTOS DE HIDROMETEOROLOGIA (parte 1) Fatores Climáticos A precipitação e a evaporação são fatores climáticos indispensáveis para o estudo do regime hidrológico

Leia mais

- Compreender o objeto e o método da Geografia

- Compreender o objeto e o método da Geografia AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Sociais e Humanas Planificação Anual de Geografia 7º ano Ano Letivo 2015/2016 Domínio/

Leia mais

ATMOSFERA TERRESTRE Troposfera

ATMOSFERA TERRESTRE Troposfera ATMOSFERA TERRESTRE A atmosfera terrestre corresponde à camada gasosa que envolve a Terra, constituída basicamente por azoto e oxigénio, e dividida em várias subcamadas (troposfera, estratosfera, mesosfera,

Leia mais

- Compreender o objeto e o método da Geografia

- Compreender o objeto e o método da Geografia AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Sociais e Humanas Planificação Anual de Geografia 7º ano Ano Letivo 2014/2015 Domínio/

Leia mais

ATIVIDADE ON-LINE DISCIPLINA: Redação. PROFESSOR: Dinário Série: 1ª Série Ensino Médio Atividade para dia: / /2017

ATIVIDADE ON-LINE DISCIPLINA: Redação. PROFESSOR: Dinário Série: 1ª Série Ensino Médio Atividade para dia: / /2017 1) Observe a imagem a seguir: Vista do Monte Everest O fator determinante para o clima da área retratada pela imagem é: a) a latitude. b) a continentalidade. c) as massas de ar. d) o albedo. e) a altitude.

Leia mais

Tópicos Especiais em Física. Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011

Tópicos Especiais em Física. Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011 Tópicos Especiais em Física Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011 Sistema esférico de coordenadas geográficas Sistemas de coordenadas celestes Movimento diurno dos astros Movimento anual do sol

Leia mais

Temperatura Pressão atmosférica Umidade

Temperatura Pressão atmosférica Umidade O CLIMA Elementos do clima Temperatura Pressão atmosférica Umidade São responsáveis por caracterizar os climas. TEMPERATURA Corresponde à quantidade de calor. Pressão atmosférica Força que o peso do ar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXTAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Disciplina: Climatologia Geográfica I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXTAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Disciplina: Climatologia Geográfica I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXTAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Disciplina: Climatologia Geográfica I Unidade II Controle primário do tempo e clima parte 4 Patricia

Leia mais

Latitude. Atividades humanas Vegetação Relevo Continentalidade Maritimidade. Fatores geográficos

Latitude. Atividades humanas Vegetação Relevo Continentalidade Maritimidade. Fatores geográficos Pressão Temperatura Umidade Elementos climáticos Latitude Atividades humanas Vegetação Relevo Continentalidade Maritimidade Fatores geográficos Astronômico Global Regional Local Níveis de influência Fig.

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 26 PAISAGENS CLIMATOBOTÂNICAS: FATORES E ELEMENTOS

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 26 PAISAGENS CLIMATOBOTÂNICAS: FATORES E ELEMENTOS GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 26 PAISAGENS CLIMATOBOTÂNICAS: FATORES E ELEMENTOS Como pode cair no enem No mapa, as letras A, B e C indicam as posições e as trajetórias das principais massas

Leia mais

MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE

MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE EMED - Empreendimentos Educacionais Ltda Centro de Formação Profissional BOM PASTOR MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE Centro de Formação Profissional Colégio Bom Pastor Curso

Leia mais

Planificação Anual. Professor: Maria da Graça Gonçalves das Neves Disciplina: Geografia Ano: 7.º Turma: A Ano letivo:

Planificação Anual. Professor: Maria da Graça Gonçalves das Neves Disciplina: Geografia Ano: 7.º Turma: A Ano letivo: Planificação Anual Professor: Maria da Graça Gonçalves das Neves Disciplina: Geografia Ano: 7.º Turma: A Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação

Leia mais

Meteorologia e Climatologia. Professor Filipe

Meteorologia e Climatologia. Professor Filipe Meteorologia e Climatologia Professor Filipe Meteorologia e Climatologia são sinônimos? Não! São conceitos com objetos de estudo diferentes: Meteorologia: - Fenômeno que ocorre na atmosfera; - Estudo/ciência

Leia mais

PROFº CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA

PROFº CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA PROFº CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA AQUELA QUE TRAZ EMOÇÃO. PARA VOCÊ E SEU IRMÃO!!!A Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão CLIMA E TEMPO SÃO IGUAIS? Clima: é a sucessão habitual dos tipos de tempo

Leia mais

Geo. Monitor: Rhanna Leoncio

Geo. Monitor: Rhanna Leoncio Geo. Professor: Claudio Hansen Monitor: Rhanna Leoncio Fatores e elementos do clima 19/21 set RESUMO A relação entre os fatores e os elementos climáticos é a seguinte, os fatores climáticos são aspectos

Leia mais

GEOGRAFIA 7º ANO 2016/2017

GEOGRAFIA 7º ANO 2016/2017 A localização dos diferentes elementos da superfície terrestre A Terra: estudos e representações A representação da superfície terrestre A Geografia e o território GEOGRAFIA 7º ANO 2016/2017 1. Compreender

Leia mais

Tempo e Clima. Professor Daniel Fonseca

Tempo e Clima. Professor Daniel Fonseca Tempo e Clima Professor Daniel Fonseca Tempo Tempo é a condição atmosférica temporária... Ou seja, pode mudar de uma hora para outra... Previsão do tempo Clima Clima é a condição atmosférica períodica,

Leia mais

Programação anual - Geografia 7º ano 2016/17

Programação anual - Geografia 7º ano 2016/17 Programação anual - Geografia 7º ano 2016/17 A programação/planificação tem presente os seguintes aspetos: 1. Calendário escolar: 2. Calendário escolar: 1º Período: 15 de setembro a 16 de dezembro 2º Período:

Leia mais

Gabarito da 2º atividade avaliativa Disciplina: Geografia. Dinâmica climática Professor (a): Kátia Silene Data: 25/11/2015 Nome do Aluno:

Gabarito da 2º atividade avaliativa Disciplina: Geografia. Dinâmica climática Professor (a): Kátia Silene Data: 25/11/2015 Nome do Aluno: MODALIDADE: EJA Ensino Médio PERÍODO 1º Período Gabarito da 2º atividade avaliativa Disciplina: Geografia Dinâmica climática Professor (a): Kátia Silene Data: 25/11/2015 Nome do Aluno: Questão 1 Diferencie

Leia mais

Atividade de Recuperação Paralela

Atividade de Recuperação Paralela Atividade de Recuperação Paralela Nome: n.º Santos, de de 2017. Ano/Série: 1. a... Ensino: Médio Data de entrega: 21 / 09 / 17 Valor:10,0(dez) Prof. a Sandra Mara Disciplina: Geografia 1. Considere o quadro

Leia mais

MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ESQUEMA P/ EXPLICAÇÃO DOS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS

MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ESQUEMA P/ EXPLICAÇÃO DOS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ESQUEMA P/ EXPLICAÇÃO DOS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ÚMIDAS MECANISMOS

Leia mais

Clima. Professora: Jordana Costa

Clima. Professora: Jordana Costa Clima Professora: Jordana Costa É comum, em nosso dia a dia, indagarmos sobre a situação do tempo. Será que vai esfriar? Será que vai chover? A propósito, você sabe qual é a diferença entre tempo e clima?

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 420 - GEOGRAFIA DISCIPLINA: GEOGRAFIA P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL NÍVEL DE ENSINO: 3.º Ciclo CURSO: - - - - - - - - - - - - - - - - - ANO: 7º

Leia mais

R.: R.: 03- A latitude quadro: R.: R.:

R.: R.: 03- A latitude quadro: R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== ==

Leia mais

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas).

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). CLIMAS DO MUNDO ;;. V jlóyufrdcdf Latitude Tipos de Chuvas Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). Chuvas Frontais: é resultado do encontro

Leia mais

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL GEOGRAFIA 7º ano

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL GEOGRAFIA 7º ano PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL GEOGRAFIA 7º ano 1. PERÍODO LETIVO 2017-2018 Conteúdos Objetivos/Descritores (Metas Curriculares) Estratégias/Atividades Recursos Tempos TEMA 1 - A Terra: estudos e representações

Leia mais

Camadas da Atmosfera (características físico químicas)

Camadas da Atmosfera (características físico químicas) Camadas da Atmosfera (características físico químicas) Gradiente médio negativo temperatura aumenta conforme aumenta a altitude. Gradiente médio positivo temperatura diminui conforme aumenta a altitude.

Leia mais

As estações do ano. No outono, as folhas de muitas árvores ficam amarelas e acabam por cair.

As estações do ano. No outono, as folhas de muitas árvores ficam amarelas e acabam por cair. As estações do ano As estações do ano No outono, as folhas de muitas árvores ficam amarelas e acabam por cair. Na primavera, as folhas de muitas árvores tornam a rebentar e a crescer. As estações do ano

Leia mais

Módulo 20. Fatores do clima Prof. Lucas Guide 1º ano EM

Módulo 20. Fatores do clima Prof. Lucas Guide 1º ano EM Módulo 20 Fatores do clima Prof. Lucas Guide 1º ano EM O que são fatores do clima? Os fatores climáticos são elementos naturais ou não que exercem influência sobre o clima de uma determinada região. Um

Leia mais

Geografia Capítulo 5. Climatologia INTRODUÇÃO

Geografia Capítulo 5. Climatologia INTRODUÇÃO Geografia Capítulo 5 Climatologia INTRODUÇÃO Tempo Atmosférico e Clima Tempo: São as condições atmosféricas apresentadas por um determinado lugar, num determinado momento. É uma combinação passageira dos

Leia mais

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO 2016-17 CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS PARTE 2: FÍSICA 7º ANO DE ESCOLARIDADE III O Planeta Terra Período de rotação da Terra - É o tempo que a Terra demora a dar uma volta

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA ANO LETIVO 2014/15 CURSO VOCACIONAL PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA ANO LETIVO 2014/15 CURSO VOCACIONAL PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA ANO LETIVO 014/15 CURSO VOCACIONAL PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO MÓDULO 1- TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES Descrição da paisagem Diversidade de representações da superfície terrestre

Leia mais

Diferenciando Tempo e Clima

Diferenciando Tempo e Clima Diferenciando Tempo e Clima A atmosfera terrestre é essa instável camada gasosa que nos cerca, retida pela força da gravidade e fundamental à manutenção da vida no nosso planeta. Isso é possível e m função

Leia mais

Unidade: S. Bernardo - Ensino Fundamental. AT. Geografia 2º Trimestre Gabarito. Prof. Sueli Onofre

Unidade: S. Bernardo - Ensino Fundamental. AT. Geografia 2º Trimestre Gabarito. Prof. Sueli Onofre Unidade: S. Bernardo - Ensino Fundamental AT. Geografia 2º Trimestre Gabarito Prof. Sueli Onofre 1. É a camada da atmosfera mais próxima da superfície terrestre, com uma altitude que varia entre 12 e 20

Leia mais

CLIMA, representado pela TEMPRATURAe PRECIPITAÇÃO. Fatores secundários: geologia e relevo

CLIMA, representado pela TEMPRATURAe PRECIPITAÇÃO. Fatores secundários: geologia e relevo Clima e a Hidrologia Hidrologia Global X Hidrologia Local O fator que exerce maior influência sobre a hidrologia local é o CLIMA, representado pela TEMPRATURAe PRECIPITAÇÃO Fatores secundários: geologia

Leia mais

Tempo e Clima TEMPO TEMPO CLIMA. Prof. À condição atual denomina-se: À condição média denomina-se:

Tempo e Clima TEMPO TEMPO CLIMA. Prof. À condição atual denomina-se: À condição média denomina-se: Tempo e Clima Prof. Condição atual, mostrando a ocorrência de uma tempestade Para um dado local, o estado da atmosfera pode ser descrito tanto em termos instantâneos, definindo a condição atual, a qual

Leia mais

Clima: Composição da atmosfera, elementos e fatores climáticos. Lucas Mendes Objetivo - 3º ano Frente 1 - Módulos 12 e 13

Clima: Composição da atmosfera, elementos e fatores climáticos. Lucas Mendes Objetivo - 3º ano Frente 1 - Módulos 12 e 13 Clima: Composição da atmosfera, elementos e fatores climáticos Lucas Mendes Objetivo - 3º ano Frente 1 - Módulos 12 e 13 Climatologia Climatologia é um ramo da geografia e da meteorologia que estuda o clima;

Leia mais

A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros.

A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros. A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros. Qualquer região da superfície terrestre pode ser dividida por linhas horizontais

Leia mais

MASSAS DE AR. Uma massa de ar pode ser identificado por diversos fatores, como sejam:

MASSAS DE AR. Uma massa de ar pode ser identificado por diversos fatores, como sejam: Página 1 MASSAS DE AR Massa de ar é um grande volume da atmosfera com características termodinâmicas uniformes. Como as condições de temperatura e humidade de uma massa de ar são uniformes, o tempo associado

Leia mais

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia Climas Do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CLIMAS DO BRASIL Tempo x Clima Tempo meteorológico estado momentâneo da atmosfera. Clima sucessão habitual

Leia mais

Fatores climáticos. Fatores e elementos climáticos Climas e classificações climáticas. São de ordem: astronômico/meteorológico/geogr.

Fatores climáticos. Fatores e elementos climáticos Climas e classificações climáticas. São de ordem: astronômico/meteorológico/geogr. Fatores e elementos climáticos Climas e classificações climáticas Universidade Estadual de Londrina Departamento de Zootecnia Profa. Dra. Ana Maria Bridi Fatores climáticos São de ordem: astronômico/meteorológico/geogr

Leia mais

Clima. Professora: Jordana Costa

Clima. Professora: Jordana Costa Clima Professora: Jordana Costa É comum, em nosso dia a dia, indagarmos sobre a situação do tempo. Será que vai esfriar? Será que vai chover? A propósito, você sabe qual é a diferença entre tempo e clima?

Leia mais

Introdução. Vento Movimento do ar atmosférico em relação à superfície terrestre. Gerado por:

Introdução. Vento Movimento do ar atmosférico em relação à superfície terrestre. Gerado por: Tópico 7 - Ventos Introdução Vento Movimento do ar atmosférico em relação à superfície terrestre. Gerado por: Gradientes de pressão atmosférica; Rotação da Terra; Força gravitacional; Força de atrito.

Leia mais

CLIMA versus TEMPO DEFINIÇÕES

CLIMA versus TEMPO DEFINIÇÕES CLIMA versus TEMPO http://image.br.weather.com/web/maps/pt_br/weather/forecast/brazil_outlook_day1_720_pt.jpg 1 DEFINIÇÕES» CLIMA: Sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado local.» TEMPO: É

Leia mais

ATMOSFERA é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por

ATMOSFERA é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por ATMOSFERA é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por inúmeros gases que ficam retidos por causa da força da gravidade e do campo magnético

Leia mais

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 1º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Leonardo Trabalho Recuperação Matéria: Geografia Valor: 5,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não

Leia mais

Tr a b a l h o On l in e

Tr a b a l h o On l in e Tr a b a l h o On l in e NOME: Nº: DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: FELIPE VENTURA 1ºANO Ens.Médio TURMA: 3º Bimestre DATA: / / Nota: 1. Por que a altitude interfere na temperatura? 2. Por que uma cidade

Leia mais

1) A atmosfera terrestre não se encontra em repouso, mas, em frequente dinamismo, que é materializado, sobretudo, pelos fluxos de ar.

1) A atmosfera terrestre não se encontra em repouso, mas, em frequente dinamismo, que é materializado, sobretudo, pelos fluxos de ar. LISTA DE EXERCÍCIOS 13 SOBRE CLIMATOLOGIA II 1) A atmosfera terrestre não se encontra em repouso, mas, em frequente dinamismo, que é materializado, sobretudo, pelos fluxos de ar. Com relação a esse assunto,

Leia mais

CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS. GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira

CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS. GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira PRINCIPAIS CLIMAS MUNDIAIS PRINCIPAIS CLIMAS MUNDIAIS Tefe 3º 22 S 28 Thiruvanantha 8º 29 N 28 24 24 2 2 Temperaturas médias mensais sempre

Leia mais

ATMOSFERA, TEMPO E CLIMA

ATMOSFERA, TEMPO E CLIMA ATMOSFERA, TEMPO E CLIMA TEMPO E CLIMA TEMPO MANIFESTAÇÃO DA ATMOSFERA MOMENTO ESPECÍFICO DETERMINADO LUGAR É UM ESTADO PASSAGEIRO É INSTÁVEL CLIMA MANIFESTAÇÕES DA ATMOSFERA DIFERENTES ÁREAS DO PLANETA

Leia mais

A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS

A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS PEQUENA FICHA TÉCNICA DA TERRA Diâmetro equatorial Diâmetro polar Círculo equatorial Círculo polar Superfície total Superfície emersa Superfície da água Volume 12756

Leia mais

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina:

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: O que são os fatores climáticos? Os fatores climáticos são responsáveis pela formação dos climas. Portanto, são eles que fazem o clima

Leia mais

TEMPO E CLIMA AULA 6

TEMPO E CLIMA AULA 6 TEMPO E CLIMA AULA 6 ATMOSFERA Composição Camadas Troposfera Camada onde se dão a vida e os fenômenos meteorológicos. As temperaturas são menores quanto maiores forem as altitudes. Estratosfera Camada

Leia mais

Definição. é uma ciência que estuda o. tempo atmosférico e suas variações ao longo do. dia, sendo também conhecido como

Definição. é uma ciência que estuda o. tempo atmosférico e suas variações ao longo do. dia, sendo também conhecido como Definição A é uma ciência que estuda o tempo atmosférico e suas variações ao longo do dia, sendo também conhecido como. A meteorologia vem, portanto a se dedicar ao estudo das variações do tempo atmosférico

Leia mais

Última aula: Radiação solar e terrestre Hoje: Variação Sazonal e Diurna da Temperatura Próxima aula: Vapor d água/nuvens/estabilidade vertical

Última aula: Radiação solar e terrestre Hoje: Variação Sazonal e Diurna da Temperatura Próxima aula: Vapor d água/nuvens/estabilidade vertical Última aula: Radiação solar e terrestre Hoje: Variação Sazonal e Diurna da Temperatura Próxima aula: Vapor d água/nuvens/estabilidade vertical A órbita da Terra em torno do Sol não é circular: em janeiro

Leia mais

Dinâmica da Atmosfera. Prof. ªRegina Andrade 6º ano

Dinâmica da Atmosfera. Prof. ªRegina Andrade 6º ano Dinâmica da Atmosfera Prof. ªRegina Andrade 6º ano ÍNDICE Atmosfera Tempo Clima Hidrosfera Ciclo da água Atmosfera LittleStocker/Shutterstock Atmosfera Camada de gases que envolvem a Terra. Composta principalmente

Leia mais

CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza CLIMA BRASIL: tipos climáticos 1 Equatorial 2 Tropical 3 Tropical de Altitude 4 Tropical Atlântico/Úmido 5 Semi-Árido 6- Subtropical Clima Equatorial Caracteriza-se

Leia mais

Precipitações. Chuva e Granizo

Precipitações. Chuva e Granizo Precipitações Chuva e Granizo 1 Introdução Conceito É a queda de água, no estado sólido ou líquido, da atmosfera para a superfície terrestre 2 3 4 Importância Importância Fonte de água para vegetais Arrasta

Leia mais

Movimento Anual do Sol, Fases da Lua e Eclipses

Movimento Anual do Sol, Fases da Lua e Eclipses Hipertexto: http://www.astro.if.ufrgs.br Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Movimento Anual do Sol, Fases da Lua e Eclipses Rogemar A. Riffel e-mail: rogemar@ufrgs.br http://www.if.ufrgs.br/~rogemar

Leia mais