Câmara Municipal de Setúbal junho08. de eventos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Câmara Municipal de Setúbal www.mun-setubal.pt/guiaeventos. junho08. de eventos"

Transcrição

1 Câmara Municipal de Setúbal junho08 de eventos

2 dia a dia 4 Calendário de destaques capa 6 As Marchas preparam-se para sair à rua depois de muitos meses de trabalho das dez colectividades participantes. fitas 8 O Festroia regressa com uma edição apostada em seduzir os espectadores e uma homenagem ao cinema polaco. cenas 11 Teatro ver 12 Exposições compasso 15 Carlos Barreto Xavier, músico e professor, o novo crítico desta secção, exalta as qualidades vocais de Sara Tavares. leituras 18 Manuel Augusto Araújo escreve sobre Abril Despedaçado, de Ismael Kadaré, uma tragédia grega na Albânia. pessoa 20 José Mourinho encontrou em Setúbal o refúgio ideal para descansar em família e rever os companheiros do futebol de salão. em forma 22 Actividade física intervir 25 Conferências e cursos + jovens 28 Jorge Faria ganhou uma bolsa do Centro Nacional de Cultura para escrever sobre as pescadoras da Carrasqueira. afazer 31 A Biblioteca desafia as pessoas a entregarem livros escolares de que não necessitam para os dar a quem precisa deles. ti 32 Telefone pela internet memória 33 Mosaicos romanos sabores 34 Lombo de javali com uvas e pimenta rosa leitores 35 Materiais recebidos espaços 36 Contactos a seguir 39 Julho Ficha Técnica SETÚBAL, guia de eventos n.º 43, Junho 2008 Propriedade Câmara Municipal de Setúbal Directora Maria das Dores Meira, Presidente da CMS Edição GICO/Gabinete de Informação e Comunicação Coordenação Geral Sérgio Mateus Coordenação de Redacção João Monteiro Redacção Ivo Mota, Luciano Rocha, Marco Silva, Sandra Machado, Susana Manteigas Fotografia José Miguel Rosa, Arquivo Américo Ribeiro (Marchas - Vendas de Azeitão, pág. 7) Conselho Editorial Ana Bichinho, Carlos Anjos, João Monteiro, Paulo Anjos, Sandra Machado, Sérgio Mateus, Susana Manteigas Design e Produção Paulo Curto Impressão Armazéns de Papéis do Sado Redacção GICO Rua Tenente Valadim n.º 5, Setúbal Telefone ; Fax guiaeventos@mun-setubal.pt Tiragem 18 mil exemplares ISSN Capa Composição com elementos de vestuário das Marchas Populares de Setúbal 2007 Contracapa Grafismo de Filipa Reis Moura

3 de eventos Momentos de glória Dez colectividades saem à rua para reivindicarem o direito a conquistar um dos troféus mais desejados do recreio associativo, o de Melhor Marcha, numa competição em que, além de outros títulos, há muito mais para ganhar o orgulho dos bairros, o respeito da população. O concurso das Marchas Populares de Setúbal, que exalta brios, faz a capa deste Guia de Eventos e merece destaque nas páginas interiores. Nelas, damos conta do trabalho a que estão obrigados os participantes para desfilarem a preceito na Avenida e depois na Praça de Touros, até entrarem na passadeira da glória estendida no Estádio do Bonfim. Aproveitamos também para recordar um pouco da história desta manifestação popular que se adaptou aos novos tempos sem perder a matriz tradicional, num compromisso entre passado e presente. Esta edição é também do Festroia. O Festival Internacional de Cinema de Setúbal já conta 24 anos e também se transforma a cada edição para ir sempre um pouco mais além, numa aposta na inova- ção e no reforço do prestígio. Agora, surpreende com um ciclo dedicado ao erotismo e com o início de uma colaboração com o Casino Lisboa, rasgando novas fronteiras. O 24.º Festroia bate o recorde de filmes, num total de mais de 200 obras a exibir durante os dez dias do certame. A Polónia está no epicentro, com uma homenagem especial à cinematografia deste país do Leste Europeu, logo a abrir com a apresentação do nomeado a Óscar Katyn, do consagrado Andrzej Wajda. Este Guia de Eventos tem ainda o aliciante de as páginas centrais serem ocupadas com um trabalho sobre José Mourinho, resultante de uma entrevista que lhe fizemos em casa. O treinador revela que, em Setúbal, encontra, junto da família e dos amigos, o tempo certo para uma pausa na vida profissional de grande exigência. Além destes e de outros motivos de interesse, o Guia de Eventos continua a dar conta daquilo que se passa no concelho de Setúbal em matéria de programação. Nesta edição, divulgamos um total de 124 iniciativas que decorrem em Junho. A informação a divulgar no Setúbal - Guia de Eventos deve ser enviada, por (guiaeventos@mun-setubal.pt), até ao dia 9 do mês anterior, não excedendo os 350 caracteres. As informações que não cheguem a tempo de ser publicadas bem como as que nos forem enviadas em qualquer altura serão divulgadas na página de internet na qual se encontram os conteúdos do Guia de Eventos e a programação actualizada. A Câmara Municipal de Setúbal reserva-se o direito de seleccionar a informação a divulgar e a forma de o fazer. Não nos responsabilizamos por eventuais alterações na programação.

4 4diaadia 1 Cinema, Exposições, Dança, Música, Ginástica, Tai Chi, BTT, Rali 2 Cinema, Teatro, Exposições, Música, Literatura 3 Cinema, Teatro, Exposições, Música, Animação 4 Cinema, Exposições, Literatura, Passeio, Comércio 5 EDUCAÇÃO. A Biblioteca quer que os livros escolares que já não fazem falta a alguns possam chegar a casas de que quem precisam deles (pág. 31) Cinema, Exposições, Música, Ciência 6 CINEMA. A sedução marca presença no Festroia, edição que regista também o recorde de mais de 200 filmes a exibir (pág. 8) Cinema, Teatro, Exposições, Jazz, Literatura, Xadrez 7 ENERGIA. Uma música só trágico-cómica no nome sobe ao Auditório José Afonso num regresso aos palcos setubalenses (pág. 17) Cinema, Teatro, Exposições, Música, Folclore, Baile, Vela, Fitness, Bridge, Família 8 Cinema, Teatro, Exposições, Dança, Vela, Beach-Volley, Tai Chi 9 Cinema, Teatro, Exposições, Vela 10 Cinema, Exposições, Desportos 11 FESTA. O segundo jogo de Portugal no Euro 2008 pode ser visto numa feira que começa no dia 6 e tem muito para oferecer (pág. 25) Cinema, Exposições, Literatura 12 Cinema, Exposições, Literatura 13 Santos Populares, Cinema, Teatro, Exposições, Literatura, Saúde, Japonismo 14 MARCHAS. As dez colectividades percorrem um trajecto de muito esforço para surpreender a população e agradar o júri (pág. 6) Santos Populares, Cinema, Teatro, Exposições, Música, Canoagem, Bridge, Tiro, Atletismo, Damas 15 Cinema, Teatro, Exposições, Dança, Tai Chi, Passeio Capa (págs. 6 a 7) Fitas (págs. 8 a 10) Cenas (pág. 11) Ver (págs. 12 a 14) Compasso (págs. 16 e 17)

5 5diaadia 16 MEMÓRIA. Uma exposição mostra o que é o teatro em Portugal, numa viagem pelo passado e o presente das artes cénicas (pág. 14) Cinema, Exposições, Literatura 17 Cinema, Teatro, Exposições, Música, Saúde 18 Cinema, Exposições, Literatura, Passeio, Nutrição, Festa 19 Santos Populares, Cinema, Teatro, Exposições, Jazz 20 Marchas, Cinema, Teatro, Exposições, Música, Literatura 21 Marchas, Cinema, Teatro, Exposições, Música, Baile, Literatura, Ginástica, Passeio, Bridge, Imigração 22 Cinema, Teatro, Exposições, Dança, Tai Chi, Malha, Convívio 23 ANIMAÇÃO. As ruas são invadidas, até 6 de Julho, por diferentes expressões artísticas, da pintura à dança, do teatro à música (pág. 26) Cinema, Exposições, Literatura 24 Cinema, Teatro, Exposições, Juventude 25 AMBIENTE. A alegria não tem limites ao volante dos carrinhos de rolamentos feitos com materiais reciclados (pág. 29) Cinema, Exposições, Literatura 26 Cinema, Teatro, Exposições, Jazz 27 DESPORTO. O trabalho desenvolvido pelas autarquias em prol das populações junta especialistas à volta da mesa (pág. 24) Cinema, Teatro, Exposições, Música, Literatura 28 CAMPEÕES. Alguns dos melhores nadadores nacionais e mundiais vêm a Setúbal participar numa prova em que têm muito para ganhar (pág. 22) Cinema, Teatro, Exposições, Música, Baile, Literatura, Bridge 29 Cinema, Teatro, Exposições, Dança, Tai Chi, Atletismo 30 Cinema, Exposições, Literatura, Futebol Leituras (pág. 19) Em Forma (págs. 22 a 24) Intervir (págs. 25 a 27) + Jovens (págs. 28 e 29)

6 6capa Esforço desfila em Setúbal Metros de tecido cosidos a contra-relógio, adornos estudados ao pormenor e muito suor em intermináveis horas de ensaios. Os preparativos das Marchas Populares de Setúbal são uma actividade extra-laboral dura, que em muitos casos começa logo no início do ano. O fruto desse esforço e dedicação está prestes a sair à rua. O cortejo de apresentação está marcado para dia 14, na Avenida Luísa Todi. Os desfiles em fase de competição, na Praça de Touros Carlos Relvas, são nos dias 20 e 21, e os prémios, entregues a 28, no Estádio do Bonfim. Associados às Marchas estão ainda os arraiais, o convívio, a sardinha assada, os manjericos e a decoração da cidade. Também aqui são precisas horas de trabalho a fio e o envolvimento associativo. Quem vê o trabalho final, quase resumido a três horas por cada marcha, desconhece a dedicação que existe. Até mesmo para quem anda há muitos anos nestas andanças custa montar o espectáculo. Hoje, há quem assinale que a grande dificuldade se prende com a componente humana, pois não é fácil envolver os mais novos neste trabalho associativo. Bater o pé na Avenida não atrai tantos jovens, principalmente os rapazes, quanto as colectividades gostariam. Em média, são necessárias cerca de 70 pessoas, entre figurantes e músicos, para marcarem presença nos desfiles de uma colectividade. Também em números aproximados, cada marcha apresenta 12 arcos, enfeitados com centenas de papéis coloridos e outros acessórios que ajudam a representar o tema escolhido. Para tal, é preciso não poupar no tempo e no esforço dedicados à montagem dos desfiles. E, desde 2006, a avaliação é mais exigente, com o júri a fazer uma apreciação individual dos pormenores dos fatos antes de estes adornarem os marchantes. Com Ivone Dias como madrinha das madrinhas, os desfiles deste ano entoam a Grande Marcha Setúbal Salta a Fogueira, com letra de Bruno Frazão e música de Artur Jordão.

7 Participantes e madrinhas Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau Margarida Piedade G.D. Independente Sara Margarida U.C.R.D. Praiense Maria João G.D. Fonte Nova Sandra Porfírio G.R. Palhavã Carla Lança Rancho Folclórico Praias do Sado Esmeraldina Guerreiro (Badu) U.D.R. Pontes Susana Jordão Associação VIII Exército VFC Fátima Reis G.D. Os Amarelos Susana Almeida Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense Olga Mata Dias 13, 14 e 21 Desfiles juvenis Festa dos santos populares, com desfiles pelos mais jovens e arraiais. Vila Fresca de Azeitão 21h30 Org.: Sociedade Filarmónica Providência Dias 14, 20, 21 e 28 Marchas O primeiro dia é de apresentação na Avenida Luísa Todi, os dois seguintes, de desfiles a concurso na Praça de Touros Carlos Relvas, e o último, de encerramento e entrega de prémios no Estádio do Bonfim. 22h00 7capa Dia 14, Sab Santos populares Sardinhada e música ao vivo. Ateneu Setubalense 21h00 Dia 19, Qui Festa de convívio Entrega de diploma aos participantes na produção de elementos decorativos alusivos aos Santos Populares e baile. Parque do Bonfim Das 10h00 às 17h00 Org.: Grupo EnvelheSeres (Re)viver as marchas A exuberância e a alegria das Marchas levam-nos numa viagem pelos costumes e tradições locais. A data que se impõe é a de 1936, ano que marca a primeira saída das Marchas às ruas de Setúbal. Com algumas interrupções, a festa popular volta em força no final da década de 80. Neste mês cumpre-se mais um ano de tradição. Para que as conquistas, as participações, os rostos e o trabalho colectivo perpetuem, Alexandrina Pereira, através da Liga dos Amigos do Fórum Municipal Luísa Todi, registou esses factos no livro Os Bairros Marcham pelos Santos Populares, a lançar no início do mês. Uma obra que, garante a poetisa, constitui um trabalho envolvente, enriquecedor e que assim homenageia quem trabalha para e nas Marchas. A publicação recorda as Marchas desde 1988 até aos nossos dias. Para o ano, já está prometido outro livro mais aprofundado, que nos faz Re(Viver) as Marchas Populares em Setúbal desde os anos 30. Como referimos, tudo começou em 1936, quando a Câmara Municipal subsidiou a organização de comissões de bairro, que decidiam todos os pormenores da festa popular. Nesse ano nasceram as primeiras marchas Olhos de Água, Rua Direita, Travessa da Saúde, Largo das Machadas e Largo da Portuguesa. Depois de algum interregno, as Marchas Populares de Setúbal ressurgiram em força em Nesse ano, a Capricho Setubalense conquistou o primeiro lugar no concurso.

8 festro 8fitas Festroia volta a seduzir Uma viagem pelo erotismo e sedução é uma das propostas do 24.º Festival Internacional de Cinema de Setúbal, que decorre entre os dias 6 e 15, no Fórum Municipal Luísa Todi e Cinema Charlot Auditório Municipal. A evolução da cinematografia erótica constitui uma das abordagens do Festroia, que, este ano, apresenta mais de 200 obras, de perto de meia centena de países. As quase 60 décadas de Cinema de Sedução são documentadas com cinco longas-metragens, que datam de 1949 a Nesta secção têm ainda lugar as curtas Erotic Tales, com a produção nacional de animação a marcar presença. Outra das novidades deste ano é que a secção Cinema de Sedução é exibida, parcialmente, no Casino Lisboa, na perspectiva de uma futura parceria. Este Festroia, cujo presidente do júri oficial é o aclamado realizador e argumentista polaco Andrzej Zulawski, exibe meia centena de filmes nas secções competitivas Oficial, Independentes Americanos, Primeiras Obras e O Homem e a Natureza. A 24.ª edição do festival de cinema homenageia a Polónia com um ciclo de quase três dezenas de filmes. Katyn, do polaco Andrzej Wajda, abre o Festroia, que regista a maior exibição de sempre da produção europeia concorrente na Secção Oficial, onde apenas constam dois filmes de outras proveniências, um do paquistanês Shoab Mansoor, outro do israelita Amos Kollek. A diversidade cultural continua a ser uma constante no grande ecrã do Festroia. O certame alia-se às celebrações do Ano Europeu do Diálogo Intercultural com a projecção de um ciclo inteiramente dedicado à temática das Migrações e Multiculturalidade. Como complemento, um seminário internacional põe vários artistas a abordar o tema. Muito há para ver durante os dez dias de festival, como os curtos Europeus e Escolas, Panorama Infantil e Juvenil, Panorama, as curtas nomeadas pela Academia Europeia de Cinema 2007 e, como não poderia faltar, o Cinema Português do Ano. Com uma imagem renovada e quase um quarto de século de existência, o Festroia continua a ser reconhecido como um dos grandes certames cinematográficos internacionais e a dar visibilidade ao que de melhor se faz na sétima arte. E o Golfinho de Ouro vai para

9 ia De 6 a º Festroia Exibição de mais de 200 obras de quase meia centena de países. Fórum Luísa Todi e Cinema Charlot Informações: Do guião ao ecrã Dois módulos um de produção, outro de realização ensinam a levar um filme Do guião para o ecrã. Três cineastas polacos monitorizam esta iniciativa que decorre no anfiteatro da Escola Superior de Educação de Setúbal, entre os dias 9 e 13. Os interessados em assistir ao workshop podem inscrever-se em workshop@festroia.pt, indicando nome, contacto, currículo resumido e módulo pretendido. Esta oficina de cinema é ministrada em inglês com tradução em português e está a cargo de Wiktor Grodecki, Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze. 9fitas Concurso de vídeo O festival volta a apostar nos novos talentos nacionais do cinema relançando o Prémio Sapo Vídeos/Festroia, com um prémio monetário de euros para o vencedor. As obras a concurso, com uma duração máxima de dez minutos, podem ser apresentadas por todos os residentes em Portugal, estando os participantes habilitados a inscrever quantos vídeos desejarem. O concurso de curtas- -metragens digitais, promovido com o objectivo de dar maior visibilidade a novos talentos na área do cinema em Portugal, tem as inscrições abertas até dia 5, através da página de internet concursfestroia.

10 10fitas Curtas Sadinas Os filmes SN_1042, de Eurico Coelho, em animação, Bizarra Contemporânea, de Luís Patrício (na foto), em documentário, e João e o Cão, de André Marques, ficção, venceram a primeira edição do concurso de cinema Curtas Sadinas. O júri, composto por Isabel Aboim, André Gago, João Paulo Pires, Manuel Soares e Fernando Vendrell, atribuiu ainda duas menções honrosas, a O Bosque, de Pedro Oliveira, e a Claro, de Dinis Manuel Santos, que concorriam na categoria de ficção. As 29 obras a concurso, seleccionadas de um grupo inicial de meia centena, foram exibidas nos dias 10 e 11 de Maio, no Cinema Charlot Auditório Municipal. Cada vencedor das três categorias recebeu um prémio monetário de 2500 euros e as obras são exibidas no Festroia. O concurso Curtas Sadinas, iniciativa promovida pela Câmara Municipal, em parceria com o Festroia e a Neocirka, com o objectivo de desenvolver e fomentar o gosto pelo cinema e o audiovisual, realiza a segunda edição entre Setembro e Dezembro, período em que podem ser enviadas as obras. Mais informações podem ser obtidas junto da Divisão de Cultura da Autarquia, pelo telefone programa Cinema Charlot - Auditório Municipal Seg a sex, às 21h30 Sab e dom, às 16h00 e às 21h30 Preços: 4 ; 3 (estudantes e +65 anos) Informações: Exibições previstas para este mês Corações De Alain Resnais, com Sabine Azéma, Lambert Wilson, André Dussollier Drama M/12 anos O aclamado realizador francês regressa com um retrato da vida urbana sobre a solidão, tema recorrente da sua vasta obra cinematográfica. O Segredo de um Cuscuz De Abdellatif Kechiche, com Habib Boufares, Hafsia Herzi, Faridah Benkhetache Drama M/12 O filme do realizador franco-tunisino vencedor de diversos prémios desenrola-se na cidade costeira francesa de Sète, onde um sexagenário com emprego precário tenta, a custo, manter a família unida. A programação do Festroia afecta a actividade regular de cinema do Fórum Municipal Luísa Todi e do Charlot

11 cenas Em Junho Estranhões e Bizarrocos O Teatro Animação de Setúbal tem disponível para escolas o espectáculo infantil, para maiores de 4 anos, baseado na obra do escritor José Eduardo Agualusa. Marcações: geral@tas.pt / info@tas.pt Dia 2, Sex Teatro infantil O grupo de teatro da Escola EB 2/3 da Bela Vista apresenta uma peça infantil, evocando o Dia Mundial da Criança, efeméride que se cumpre no dia 1. Capricho Setubalense 10h00 Org.: Sociedade Musical Capricho Setubalense Dia 3, Sab O Segredo da Tartaruga Huga Peça de teatro de fantoches protagonizada por alunos do 5.º ano da Escola Ana de Castro Osório. Biblioteca Municipal Pólo da Bela Vista Das 10h00 às 12h00 De 6 a 29 No Parapeito da Ponte O TAS Teatro Animação de Setúbal apresenta a última produção, com Duarte Victor e José Nobre, baseada na obra do autor francês Guy Foissy. Estamos perante o mais absurdo da condição humana, quando nos afastamos de valores essenciais, estamos suspensos quando, a todo o custo, tentamos ganhar. O que é que a falta de pudor e de escrúpulos faz dos homens? Teatro de Bolso Sex e sab, às 21h30 Dom, às 16h00 11cenas Dias 17, 19, 21, 24 e 26 Workshop de expressão corporal Oficina que explora a utilização do corpo nas várias técnicas do teatro. Pavilhão da União e Progresso Vendas de Azeitão Ter a qui, das 20h00 às 22h00 Sab, às 11h00 Marcações: Org.: Teatro do Elefante

12 12ver Até dia 8 Artes Mostra de trabalhos dos artistas Hugo Silva e Laurinda Garradas. Clube Militar de Oficiais de Setúbal Praça de Bocage Seg a dom, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00 Org.: Artiset Apoio: CMS Até dia 13 António Gedeão /Rómulo de Carvalho: O poeta e o professor Mostra documental sobre o docente, o poeta e o cientista. Biblioteca Pública Serviços Centrais Seg a sex, das 09h00 às 19h00 Sab, das 13h00 às 19h00 Org.: Centro de Estudos Bocageanos Apoio: CMS Até dia 13 Arronches Junqueiro A mostra O Cubo de Rubik Tributo a Arronches Junqueiro nos 140 anos do seu nascimento apresenta aspectos arqueológicos e sobre a vida e obra do homenageado. Biblioteca Municipal Serviços Centrais Seg a sex, das 09h00 às 19h00 Sab, das 13h00 às 19h00 Artes plásticas VIII Grande Colectiva de Artes Plásticas. Igreja de Jesus Ter a dom, 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 Org.: Artiset Apoio: CMS ve Até dia 15 De Corpo e Alma Exposição integrada no projecto preparatório da III Bienal do Porto Santo, de divulgação da arte contemporânea internacional, com trabalhos de artistas de países como Espanha, França, Bélgica, Brasil, Moçambique, Israel e Tailândia. Claustros do IPS Ladeira da Ponte de S. Sebastião Seg a sex, das 14h00 às 17h30 Entrada livre Até 5 de Julho Retalhos e Sentimentos Mostra de pintura de António Lisardo Gonçalves, com texto de Artur Vaz. Museu Sebastião da Gama Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 Sab, das 13h00 às 19h00 Até 5 de Julho Tudo Dança Hans Christian Andersen Trabalhos artísticos elaborados, nomeadamente, por alunos de estabelecimentos públicos e privados de ensino. Museu do Trabalho Michel Giacometti Ter a sab, das 09h30 às 18h00 Org.: CMS e CGTP-IN

13 Em Junho Preservar para Desenvolver Mostra documental e fotográfica sobre as várias enseadas que integram o Clube das Mais Belas Baías do Mundo. Casa da Baía Galeria Avenida Luísa Todi, n.º 468 Todos os dias, das 09h30 às 21h30 Numismática Mostra sobre as moedas de Portugal na Monarquia, até 1910, com peças de colecções de três associados. Clube de Coleccionismo de Setúbal Galeria do Mercado do Livramento Ter, qui, sab e dom, das 10h00 às 13h00 r 13ver De 1 a 29 De 7 a 12 Beam me up Scotty. There s Mostra de poesia no intelligent life down here Exposição de quadros de poesia popular Exposição de desenho de Cláudia Hora. de Andrelina Amado e Maria Antónia Espingardeiro. A inauguração, marcada para as 16h00, inclui animação Café-Galeria La Bohème Rua Pereira Cão, n.º 11 musical pelo conjunto típico Os Alcorrazes e por Ter a dom, das 21h30 às 02h00 Fernando Batista, do Conjunto Cetóbriga. Biblioteca Municipal Serviços Centrais Seg a sex, das 09h00 às 19h00 Sab, das 13h00 às 19h00 De 7 de Junho a 30 de Setembro Multiculturas Mostra com 16 fotografias de Luiz De 2 a 6 Carvalho, sobre Filatelia várias faces do A 9.ª Mostra Filatélica assinala as comemorações do Dia Mundial do Ambiente. A iniciativa porâneo, onde se cruzam culturas provenientes de todo o Portugal contem- inclu instalação de posto de Correios, no dia 5, mundo e que encontram aqui um berço, um destino, uma e edição de um carimbo comemorativo dos nova pátria. A exposição dá mote CTT. a atelier para os mais jovens (ver pág. 28). Escola Básica 2/3 de Bocage Museu de Arqueologia e Etnografia Das 09h00 às 18h00 do Distrito de Setúbal Org.: Núcleo Filatélico da EB 2/3 de Bocage Ter a sab, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

14 14ver De 7 de Junho a 30 de Setembro Atravessar a Diferença Exposição fotográfica de Rosa Nunes. Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal Ter a sab, das 09h00 Às 12h30 e das 14h00 às 17h30 er De 14 a 20 De 10 de Junho a 10 de Julho Introspecção Mostra de trabalhos de Carla Jota. Arte & Imaginação Galeria/Oficina Terreiro de Santo António n.º 4-6 Seg a sex, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00 Sab, das 10h00 às 13h00 Pintura Mostra de obras de Fernando Vieira. Clube Militar de Oficiais de Setúbal Praça de Bocage Seg a dom, das 15h00 às 20h00 Org.: Artiset Apoio: CMS De 16 a 30 O que é o Teatro Mostra documental itinerante foca vários aspectos do teatro, nomeadamente os bastidores, o público, as palavras e a tecnologia ao serviço das artes cénicas. Escola Superior de Educação Seg a sex, das 09h00 às 18h00 Org.: Território Artes / Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes Apoio: CMS De 28 de Junho a 6 de Julho Diferentes Perspectivas Mostra de pintura a óleo e acrílico de Madureira Pais, Fernando Araújo e António Ledo. Clube Militar de Oficiais de Setúbal Seg a dom, das 10h00 às 19h00

15 Uma voz simplesmente inesquecível A primeira vez que ouvi a Sara Tavares foi no ano de 1994 quando venceu a primeira edição do programa Chuva de Estrelas, na SIC, com uma imitação de Whitney Houston que lhe valeu um contrato com a editora BMG. Revelava uma voz quente e diferente das tradicionais vozes femininas portuguesas: estridentes com um vibrato festivaleiro. Naturalmente, os caça- -talentos cedo perceberam que a Sara era a special one para resolver o agouro do festival da canção. Chamar a música foi um upgrade ao referido festival colocando-nos a legítima dúvida sobre o que fazer com tamanho talento vocal? Continuar a compor no registo das letras made in Rosa Lobato Faria ou fazer a pirueta? Felizmente que Sara Tavares revelou dotes contorcionistas e preferiu fazer a pirueta sem escorregar no azeite que a perseguia cumprindo um retiro vocal nos Shout onde explorou outros registos ( Sara Tavares e Shout 1996) im- prescindíveis para a construção da sua personalidade musical e artística, tal como deu a conhecer algumas das suas influências musicais (Tina Tuner / Stevie Wonder / Aretha Franklin). Quando em 1999 surgiu o álbum Mia Ma Bo e ouvi pela primeira vez a canção Na Cretcheu fiquei positivamente transfigurado porque (re)aparecia uma cabo-verdiana, nascida em Portugal, agora com uma voz lusófona, alma livre e uma importante africanidade, fermento da diáspora iniciada por Tito Paris, Bana e Cesária Évora. Esta transfiguração, à luz de 1999, deveu-se a uma brilhante interpretação vocal com irrepreensível afinação, à escolha de letras onde a miscigenação entre Cabo Verde e Portugal foi explorada com desapego e humildade, à universal sonoridade das mornas e coladeras, cultivadas de uma forma subliminar através da fusão com novas harmonias e sóbria utilização da tecnologia. A co-composição 15compasso e produção do congolês Lokua Kansa transformou Mia Ma Bo num produto consistente e fundamental, uma fronteira na música editada em Portugal. Publicado em 2005, Balancê é o terceiro álbum de Sara Tavares. Cosmopolita e não tradicional, Balancê progride no desenvolvimento de uma sonoridade traçada ao longo de uma carreira com mais de uma década. É o reencontro da música de Cabo Verde, de Portugal e do Brasil expresso na combinação singular da voz e guitarra de Sara Tavares. A lusofonia é um exercício global de cumplicidade, expressão e universo máximo de ser português. Sara Tavares ultrapassou Portugal e Cabo Verde e é uma cidadã do mundo com uma voz simplesmente inesquecível! Carlos Barreto Xavier

16 16compasso Em Junho Admissão de coralistas Os novos elementos participam no concerto de aniversário previsto para Julho. Coral Luísa Todi Inscrições: Dança Curso de valsa e latinas, para pares dos 10 aos 18 anos. Os elementos masculinos não pagam mensalidades. Club Setubalense Dom, das 19h00 às 21h00 Oficina Musical Ensino de variados instrumentos musicais. Grupo Musical e Desportivo União e Progresso Sab, das 15h00 às 18h00 Informações: Dias 1, 5, 7 e 27 Ciclo de Música Filarmónica e Coral O programa municipal reserva para este mês vários espectáculos. O Coral Infantil de Setúbal actua pelo Dia Mundial da Criança (dia 1, 18h00, Jardim da Música) e os alunos da escola de música e a banda da Capricho Setubalense juntam-se num concerto (1, 15h00, nesta colectividade). Segue-se o Coro do Instituto Politécnico de Setúbal, numa noite que marca, igualmente, o último espectáculo da 7.ª Temporada de Concertos IPS 2008 (5, 21h30, Escola Superior de Ciências Empresariais). O programa continua com o Grupo Coral da Escola Secundária de Bocage (7, 21h30, Club Setubalense) e termina com a banda da Providência, em noite de festival ANIMAoLARGO (27, 22h00, Auditório José Afonso). Entrada livre Dias 2 e 3 Música na escola Concertos dos Drummies (dia 2, 10h30) e dos Three-sixty (2, 16h30). Um workshop de DJ ensina os principais segredos do hip hop (3, 16h30). Escola Básica 2/3 Luísa Todi Entrada livre Org.: Escola Básica 2/3 Luísa Todi e Centro de Música du Bocage Dias 6, 19 e 26 Class Jazz Dámsom Actuações no Artkafé (dia 6, 23h00), no Auditório José Afonso (19, 22h00) e no Jardim da Beira-Mar (26, 22h00), os dois últimos concertos, respectivamente, no âmbito dos eventos municipais ANIMAoLARGO e ANIMAaRUA. Dia 7, Sab Terra d Água Música popular pelo grupo que ficou conhecido pelo disco A Terra do Zeca, em homenagem a José Afonso. Auditório Carlos Alberto Ferreira Júnior 21h30 Org.: Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

17 17compasso Dia 7, Sab Tragic Comic Os finalistas do 2.º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal contam com um álbum, Welcome to My Show, e presenças nas playlists das rádios nacionais. O enérgico e exuberante grupo rock setubalense está de regresso pelo ANIMAoLARGO. Auditório José Afonso 22h00 XXII Festival Nacional de Folclore Além dos anfitriões, participam mais cinco grupos, de Alcácer do Sal, Abrantes, Pedralvas, Gondomar e Gouveia. Antes do festival, às 21h00, os conjuntos desfilam pela rua principal do Faralhão. Sede do Estrelas do Faralhão 21h30 Org.: Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão Dias 7, 14, 21 e 28 Progresso dá música Baile com o conjunto A Relíquia (dia 7), actuação de Gina Reis e dos alunos da escola musical infantil da União e Progresso (14), baile dirigido pelo Trio Setúbal e espectáculo pelo Grupo de Cantares de Cabeção (21) e novo baile com o conjunto Os Condes (28). Pavilhão Gimnodesportivo Vendas de Azeitão 22h00 Org.: Grupo Musical e Desportivo União e Progresso Dia 17, Ter Gala da Uniseti Música, que inclui a actuação do coro da universidade e a participação especial do maestro Rui Serôdio, danças de salão, teatro e poesia. Fórum Municipal Luísa Todi 21h00 Entrada livre Org.: Universidade Setubalense da Terceira Idade Dia 20, Sex Cantar Bocage e outros poetas Os e-vox apresentam um espectáculo de música e poesia, acompanhado pela projecção de imagens e textos sobre Bocage, Antero de Quental, Florbela Espanca e José Régio, entre outros. Club Setubalense 21h30 Org.: Club Setubalense Apoio: CMS Dia 28, Sab Crazy Diamond Concerto da banda setubalense que evoca os Pink Floyd com covers do grupo inglês de rock psicadélico. Iniciativa do festival municipal ANIMAoLARGO. Auditório José Afonso 22h00 Na Cidade do Sado Noite com o Grupo Coral dos Mineiros de Aljustrel e com o cantor galego Tino Baz, enquanto João Afonso e João Lucas apresentam Redondo Vocábulo. O Teatro Estúdio Fontenova está encarregado da animação do espectáculo. Fórum Municipal Luísa Todi 21h30 Preço: 10 (plateia e tribuna) 7,5 (balcão) Org.: Associação José Afonso Apoio: CMS

18 18leituras O sortilégio da maldição Abril Despedaçado Ismael Kadaré Publicações Dom Quixote Tradução: Magda Bigotte Figueiredo (a partir do original francês Avril Brisé) Capa: Atelier Henrique Cayatte 1.ª edição: Maio ª edição francesa: páginas Num planalto isolado da Albânia, a lei sangrenta do Kanun (de cânone) é uma realidade que se apurou em séculos de prática. É o gesto de resgate do sangue de Agamémnon por Orestes democratizado, saído dos palcos das tragédias gregas para os campos pobres dos Balcãs. À lei do Estado e de Deus sobrepõe-se esse código consuetudinário, minucioso sem margem para o livre arbítrio, que não deixa nada ao acaso e impõe uma conduta de honra e dignidade num quadro absurdo e sanguinário. Quem mata alguém de um clã, resgatando o sangue derramado de um membro do seu clã, começa a usar um fumo preto anunciando que está condenado à morte às mãos de alguém que, consumada a vingança, ficará por sua vez na mira da morte. Instala-se uma relação entre os vivos e quem está vivo mas já vive no reino do Além, por ter a morte decidida pela tradição. O fulgor e a especulação intelectual das tra- gédias gregas entram para a realidade comezinha desse quotidiano, onde o destino escrito nas tábuas de uma lei não escrita tanto eleva os homens acima dos homens como os precipita no abismo. Abril Despedaçado é a história do fascínio que esse mundo exerce sobre um jovem casal de intelectuais procurando entender o que resiste a qualquer análise racional, enquanto o seu casamento é vitima dessa busca. É o sortilégio da maldição narrado com extrema mestria por Ismael Kadaré. Manuel Augusto Araújo

19 Em Junho Em Junho Dia 6, Sex Dia 21, Sab Uma cidade, Biblioteca Viva Uma Escola Grupo de Leitura doze livros Visitas guiadas para grupos dão a com Histórias O Aleph No âmbito do Ano Europeu programa19leituras conhecer o espaço e os serviços Colecção de pequenos contos de Jorge Luís Borges. do Diálogo Intercultural, as sugestões apontadas para este mês são, para as crianças, O Arquitecto Chinês, de João Paulo Seara Cardoso, para os jovens, Uma Cana de Pesca para o meu Avô, de Gao Xingjian, e, para os adultos, Cem Haiku: antologia, organizado por Ana Mafalda Leite e José Manuel Lopes. Grupo de Leitura O Conde d Abranhos Leituras e comentários da obra de Eça de Queirós. Biblioteca Municipal Pólo da Bela Vista Seg, qua e sex, das 14h00 às 16h00 Marcações: que a biblioteca oferece à comunidade. Biblioteca Municipal Serviços Centrais Seg a sex, às 10h00 e às 14h00 Marcações: Até 10 de Julho Concurso literário Os trabalhos para o X Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, nas modalidades de poesia, ensaio e revelação, devem ser enviados para LASA Apartado 292, Setúbal. O regulamento está disponível em Informações: info@lasa.pt Org.: LASA Apoio: CMS Lançamento de livro de contos inspirados na obra de Hans Christian Andersen, para adolescentes e adultos, elaborada por alunos no âmbito dos 25 anos da Escola Secundária D. Manuel Martins. Salão Nobre dos Paços do Concelho 18h00 Dia 12, Qui 1.ª Feira do Livro Livros a preços baixos e animação com canções e leitura de poemas por alunos e convidados. EB1 Praias do Sado Das 10h00 às 17h00 Biblioteca Municipal Pólo Sebastião da Gama 17h00 Dia 28, Sab Grupo de Leitura Os retornados um amor nunca se esquece Romance de Júlio Magalhães, que lança o assunto da descolonização e da ponte aérea formada entre Luanda e Lisboa. Biblioteca Municipal Serviços Centrais 17h00 Concurso de poesia Os trabalhos, de tema livre, podem ser entregues até à véspera da prova. Eleven s Coffee Bar Rua Tenente Valadim, n.º 11 22h30

20 20pessoa José Mourinho,,, Setubal e o meu refugio José Mourinho vive, há cerca de meio ano, em Setúbal único sítio do mundo, onde pode ir à rua sem ser incomodado, o repouso do guerreiro, a que se impôs. Ao sair do Chelsea, em Outubro de 2007, decidiu chegada a hora de uma pausa no trabalho, para reflectir e poder como a mulher e os dois filhos estar mais tempo com o resto da família. Apesar da fama, em Setúbal sabe que pode andar por todo o lado sem ser massacrado com pedidos de autógrafos, para ser fotografado. Aqui explica ao virar de cada esquina encontro pessoas conhecidas, que estudaram ou jogaram à bola comigo, na mesma equipa ou como adversários, que foram meus professores ou professores de amigos meus, eu sou mais um. Não se pense, porém, que a vida de globetrotter, que tem, lhe desagrada. Pelo contrário. Considera-a uma maravilha a todos os níveis, até familiar, então no campo da educação dos putos, o contacto com outras línguas, outras culturas, é fantástico. Mas, também pela educação dos filhos, entende que esta estada em Setúbal é benéfica, até porque o mais novo [8 anos] nunca tinha andado na escola em Portugal, já lia e escrevia melhor inglês do que português. Mourinho, percebe-se, é alguém de gostos simples, para quem a família e os amigos têm grande importância. O facto de arrastar fama de petulante, inacessível, não lhe tira o sono: Só pensa isso de mim quem julga, ou diz, que me conhece, mas não sabe quem eu sou. Este tempo de repouso e reflexão ocupa-o com pequenas coisas. A leitura é uma delas. Neste momento, tudo o que se refira a quociente emocional (QE) atrai-o porque o pode ajudar a melhorar profissionalmente. Depois, além do cinema, há, ainda, a conversa com os amigos, em recordações de adolescência e juventude. Dos torneios de futebol de salão: Cheguei a participar em seis em simultâneo, às vezes com três jogos no mesmo dia, era acabar um e começar outro. Antes disso, houve a época em que percebeu que ia ser treinador. Quando o pai, já técnico, lhe pedia para ir ver equipas adversárias e lhe elogiava os relatórios. Mais tarde, em fim de carreira de atleta federado, no Comércio e Indústria, esse apelo acentuou-se. Jogava a central porque entendia que era o melhor lugar para ler o jogo, dar instruções. Setúbal, para José Mourinho, o mais prestigiado treinador português de futebol de todos os tempos, é isto, é olhar para trás e ver a infância, a juventude. Setúbal é o meu refúgio.

Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades Objectivos a atingir Meios Humanos

Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades Objectivos a atingir Meios Humanos Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades s a atingir Meios Humanos O Centro Popular de Trabalhadores do Bairro São João Atlético Clube com Estatutos aprovados em 28/02/1990 e publicados

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DE GÂMBIA, PONTES E ALTO DA GUERRA

JUNTA DE FREGUESIA DE GÂMBIA, PONTES E ALTO DA GUERRA JUNTA DE FREGUESIA DE GÂMBIA, PONTES E ALTO DA GUERRA De 1 a 30 Exposição José Afonso - Geografias de Uma Vida. Polo da Biblioteca Torneios de sueca e de ténis de mesa. Torneios de damas, sueca, dominó

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016. Associação Sénior de Odivelas

PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016. Associação Sénior de Odivelas PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016 Associação Sénior de Odivelas A Universidade Sénior de Odivelas é um projecto inovador que tem por base a promoção da qualidade de vida dos seniores de Odivelas, fomentando

Leia mais

Troféu de Sintra em BTT 2014 REGULAMENTO

Troféu de Sintra em BTT 2014 REGULAMENTO Troféu de Sintra em BTT 2014 REGULAMENTO DIVISÃO DE DESPORTO E JUVENTUDE NÚCLEO DE DESPORTO AVENTURA Versão 10/3/2014 1 INTRODUÇÂO O Ciclismo nas suas diversas variantes e como modalidade desportiva torna-se

Leia mais

Boletim Informativo nº 52 - Setembro 2013. Convívio. Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves Instituição Particular de Solidariedade Social

Boletim Informativo nº 52 - Setembro 2013. Convívio. Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves Instituição Particular de Solidariedade Social Boletim Informativo nº 52 - Setembro 2013 Convívio Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves Instituição Particular de Solidariedade Social Prontos para (re)começar! Setembro de 2013, iniciamos

Leia mais

Campeonato de Portugal Cross Longo. Atletas à procura de qualificação para o Campeonato da Europa

Campeonato de Portugal Cross Longo. Atletas à procura de qualificação para o Campeonato da Europa Campeonato de Portugal Cross Longo Atletas à procura de qualificação para o Campeonato da Europa No próximo dia 10 de Fevereiro, Gouveia vai receber o "Campeonato de Portugal Cross Longo. A prova terá

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DA MEIA MARATONA FOTOGRÁFICA DE SETÚBAL

REGULAMENTO MUNICIPAL DA MEIA MARATONA FOTOGRÁFICA DE SETÚBAL REGULAMENTO MUNICIPAL DA MEIA MARATONA FOTOGRÁFICA DE SETÚBAL Preâmbulo O Município de Setúbal tem procurado intervir em diversos campos, no sentido de proporcionar a satisfação de um conjunto de necessidades

Leia mais

Plano de Actividades para o Ano de 2011

Plano de Actividades para o Ano de 2011 Plano de Actividades para o Ano de 2011 Sociedade Musical Setubalense PLANO DE ACTIVIDADES DE 2011 JANEIRO Dia Tipologia Actividade Organização/ Parceiros 15 Moda Moda Projecto E.S. Sebastião da Gama 29

Leia mais

OBJECTIVOS DO PROJECTO

OBJECTIVOS DO PROJECTO INTRODUÇÃO Este projecto destina-se às crianças dos três aos seis anos de idade. A Lei Quadro da Educação Pré-escolar estabelece como princípio geral que a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação

Leia mais

Decreto n.º 17/2000 Acordo entre a República Portuguesa e a República de Cuba sobre Cooperação Cultural, assinado em Havana em 8 de Julho de 1998

Decreto n.º 17/2000 Acordo entre a República Portuguesa e a República de Cuba sobre Cooperação Cultural, assinado em Havana em 8 de Julho de 1998 Decreto n.º 17/2000 Acordo entre a República Portuguesa e a República de Cuba sobre Cooperação Cultural, assinado em Havana em 8 de Julho de 1998 Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 197.º da Constituição,

Leia mais

9.ª EDIÇÃO 24 Fevereiro a 02 Março ORGANIZAÇÃO SINDICATO DOS JOGADORES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL PRODUÇÃO RM PREMIUM EVENTS

9.ª EDIÇÃO 24 Fevereiro a 02 Março ORGANIZAÇÃO SINDICATO DOS JOGADORES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL PRODUÇÃO RM PREMIUM EVENTS 9.ª EDIÇÃO 24 Fevereiro a 02 Março ORGANIZAÇÃO SINDICATO DOS JOGADORES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL PRODUÇÃO RM PREMIUM EVENTS conceito O futebol, fonte de paixão e emoção, continua a potenciar extremismos

Leia mais

ENSINO PRÉ-ESCOLAR. Visitas orientadas À descoberta do MCCB

ENSINO PRÉ-ESCOLAR. Visitas orientadas À descoberta do MCCB Serviço educativo 2014 2015 ENSINO PRÉ-ESCOLAR Visitas orientadas À descoberta do MCCB 1h00 2.50 * Conhecem a história da Batalha? Com esta visita, percorreremos os caminhos da história desta terra e destas

Leia mais

Politicas Municipais de Apoio à Criança

Politicas Municipais de Apoio à Criança Politicas Municipais de Apoio à Criança MUNICIPIO DA MOITA DASC / Divisão de Assuntos Sociais Projectos Dirigidos à Comunidade em Geral Bibliotecas - Biblioteca Fora d Horas - Pé Direito Juventude - Férias

Leia mais

Maratona BTT 5 Cumes realiza-se a 23 de Setembro em Barcelos

Maratona BTT 5 Cumes realiza-se a 23 de Setembro em Barcelos Em 2011 foi a Maratona com maior participação das provas da FPC Maratona BTT 5 Cumes realiza-se a 23 de Setembro em Barcelos A oitava edição da Maratona BTT 5 Cumes foi apresentada na última quinta-feira

Leia mais

Junho. Quando as crianças brincam Eu as ouço brincar, Qualquer coisa em minha alma Começa a se alegrar

Junho. Quando as crianças brincam Eu as ouço brincar, Qualquer coisa em minha alma Começa a se alegrar Junho Quando as crianças brincam Eu as ouço brincar, Qualquer coisa em minha alma Começa a se alegrar E toda aquela infância Que não tive me vem, Numa onda de alegria Que não foi de ninguém. [ ] (F. Pessoa

Leia mais

AGENDA DE NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2014

AGENDA DE NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2014 AGENDA DE NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2014 O Agrupamento de Escolas N.º2 de Abrantes tem como um dos seus objetivos a plena integração na comunidade de que faz parte. Surge assim como natural a divulgação das

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

Programa de Férias verão 2013

Programa de Férias verão 2013 Programa de Férias verão 2013 Data: 3 de Junho 2013 Assunto: Programa de Férias de Verão Caros pais, Vimos, por este meio, dar-lhes a conhecer o Programa de Férias de Verão que será oferecido às crianças

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO ACÇÕES CONJUNTAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DO SEIXAL NA ÁREA DA INFÂNCIA 2009 Elaborado por: Isabel Rosinha Seixal, 28 de Setembro de 2009 Página 1 de 19

Leia mais

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Teatro de Anônimo apresentam

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Teatro de Anônimo apresentam Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Teatro de Anônimo apresentam EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA POLO CARIOCA DE CIRCO CASA ESCOLA BENJAMIM Inscrições Abertas!

Leia mais

Evento. Âmbito. Regulamento

Evento. Âmbito. Regulamento Evento Decorrerá nas ruas de Leiria e terá lugar no dia 17 de Setembro de 2006 com a distância de 3.000 metros. Dado o cariz social e de lazer deste evento, realizarse-á, em simultâneo com a corrida, um

Leia mais

BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE!

BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE! JUNHO 2014 BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE! Caros leitores e leitoras, A presente edição é a última do Jornal Caça Notícias do Agrupamento de Escolas Roque Gameiro, mas não se preocupem, continuarão

Leia mais

b. Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação para sustentabilidade.

b. Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação para sustentabilidade. Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável. b. Promover a contribuição das artes e humanidades,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede 1. Identificação DEPARTAMENTO: Pré-Escolar PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES - PROPOSTA DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO - 2010 / 2011 Coordenador(a):

Leia mais

ESTIMADO(A) ASSOCIADO(A) E CLIENTE,

ESTIMADO(A) ASSOCIADO(A) E CLIENTE, edição 35 AGO 13 O MEU MONTEPIO e-newsletter ESTIMADO(A) ASSOCIADO(A) E CLIENTE, Na preparação da rentrée e enquanto ainda se saboreiam as agradáveis temperaturas de verão, é momento de retomar contacto

Leia mais

2014/15. Nesta. A quem se dirige? O Projeto Nós. municípios onde. locais; Geografia; Quem

2014/15. Nesta. A quem se dirige? O Projeto Nós. municípios onde. locais; Geografia; Quem Projetoo Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidadee e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Quem o promove? Nesta sua 4ª edição, o Projeto Nós Propomos! Cidadania, SustentabiliS idade e Inovação na Educação

Leia mais

MONSTRA 2016 Festival de Animação de Lisboa Competição de Longas, Curtas e Séries de TV, Curtas Monstrinha, Curtas de Estudantes e Curtíssimas

MONSTRA 2016 Festival de Animação de Lisboa Competição de Longas, Curtas e Séries de TV, Curtas Monstrinha, Curtas de Estudantes e Curtíssimas MONSTRA 2016 Festival de Animação de Lisboa Competição de Longas, Curtas e Séries de TV, Curtas Monstrinha, Curtas de Estudantes e Curtíssimas REGULAMENTO Apresentação A MONSTRA Festival de Animação de

Leia mais

Workshop (Da Estrutura e Desenvolvimento)

Workshop (Da Estrutura e Desenvolvimento) NOTA PRÉVIA: Dada a diversidade e quantidade de ideias e propostas manifestadas, optou por fazer-se uma síntese dos assuntos abordados retirando os comentários e as trocas de opiniões que entretanto surgiram,

Leia mais

ROTEIRO DO ASSOCIATIVISMO I 2014. Programa

ROTEIRO DO ASSOCIATIVISMO I 2014. Programa ROTEIRO DO ASSOCIATIVISMO I 2014 Vila Real - Dia 10 de dezembro Programa 9h00 - Pequeno-almoço com jornalistas nos Serviços Desconcentrados do IPDJ, I.P. em Vila Real 10h00 Visita à Associação Desportiva

Leia mais

Regulamento e datas importantes da Categoria JÚNIOR 9º ano

Regulamento e datas importantes da Categoria JÚNIOR 9º ano Regulamento e datas importantes da Categoria JÚNIOR 9º ano Datas Importantes JÚNIOR 1º ELIMINATÓRIA (9º ano) 04-Fev-15 Envio testes e Folhas de Resposta por EMAIL ao Diretor do Agrupamento ou Director

Leia mais

25 julho'15 RIO SADO DESCIDA. Partida às 09h30 Moinho de Maré da Mourisca. Participe com a família ou amigos!

25 julho'15 RIO SADO DESCIDA. Partida às 09h30 Moinho de Maré da Mourisca. Participe com a família ou amigos! DESCIDA DO RIO SADO Moinho de Maré da Mourisca ao Parque Urbano de Albarquel 25 julho'15 Partida às 09h30 Moinho de Maré da Mourisca Participe com a família ou amigos! Inscrições gratuitas: jogodosado@gmail.com

Leia mais

Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct

Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct CENTROS Europe Direct 9 de Maio 20 anos de adesão Primavera da Europa Estratégia de Lisboa (Crescimento & Emprego)

Leia mais

VÍDEO NA ESCOLA ENCONTRO SOBRE EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL. ------------8 de MAIO - 9H30 ÀS 12H40 ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VIANA DO CASTELO APOIO

VÍDEO NA ESCOLA ENCONTRO SOBRE EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL. ------------8 de MAIO - 9H30 ÀS 12H40 ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VIANA DO CASTELO APOIO VÍDEO NA ESCOLA ENCONTRO SOBRE EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VIANA DO CASTELO ------------8 de MAIO - 9H30 ÀS 12H40 APOIO VÍDEO NA ESCOLA ENCONTRO SOBRE EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL As mensagens

Leia mais

" A história URCA MARCA DA NOSSA TERRA

 A história URCA MARCA DA NOSSA TERRA " A história URCA MARCA DA NOSSA TERRA A União Recreativa e Cultural da Abrunheira, faz parte da identidade desta Abrunheira contemporânea. Desde que existe, tem marcado todos os acontecimentos da nossa

Leia mais

As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional

As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional 1 Nasci no dia 4 de Novembro de 1967, na freguesia de Vila Boa do Bispo, Concelho de Marco de Canaveses,

Leia mais

CONCURSO NACIONAL DE VOZES & FESTIVAL REVELAÇÃO DE VOZES DA DIÁSPORA. Concurso. Nacional de Vozes & Revelação de Vozes da Diáspora - Projecto

CONCURSO NACIONAL DE VOZES & FESTIVAL REVELAÇÃO DE VOZES DA DIÁSPORA. Concurso. Nacional de Vozes & Revelação de Vozes da Diáspora - Projecto Nacional de Vozes & Revelação de Vozes da Diáspora - Projecto Concurso 2015 CONCURSO NACIONAL DE VOZES & FESTIVAL REVELAÇÃO DE VOZES DA DIÁSPORA PROJECTO APRESENTADO PARA EFEITO DE APRECIAÇÃO E RESPECTIVO

Leia mais

1.1. O FEST Festival Novos Realizadores Novo Cinema é uma organização da FEST Associação Cultural;

1.1. O FEST Festival Novos Realizadores Novo Cinema é uma organização da FEST Associação Cultural; Regulamento 1. Introdução 1.1. O FEST Festival Novos Realizadores Novo Cinema é uma organização da FEST Associação Cultural; 1.2. O FEST terá lugar na cidade de Espinho, Portugal, de 20 a 27 de Junho de

Leia mais

Respostas aos pedidos de esclarecimento Cloud Habitar Portugal 2012 14

Respostas aos pedidos de esclarecimento Cloud Habitar Portugal 2012 14 Respostas aos pedidos de esclarecimento Cloud Habitar Portugal 2012 14 1/5 Organização Patrocínios Parceiros institucionais 10.07.2015 2/5 1 É possível obter o contacto directo de alguém nas empresas patrocinadoras

Leia mais

Roteiro Do Associativismo Juvenil

Roteiro Do Associativismo Juvenil Roteiro Do Associativismo Juvenil Secretário de Estado do Desporto e Juventude Dr. Emídio Guerreiro Aveiro - Dia 29 de Outubro 2014 PROGRAMA 09h30m - Pequeno-almoço com jornalistas, nos Serviços Desconcentrados

Leia mais

SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE Lisboa, 20 de Maio 2011 ECOTECA DE OLHÃO Fátima Monteiro . Auxiliar de Serviços Gerais.Técnica Administrativa.

Leia mais

FINISTERRA ARRÁBIDA FILM ART & TOURISM FESTIVAL

FINISTERRA ARRÁBIDA FILM ART & TOURISM FESTIVAL FINISTERRA ARRÁBIDA FILM ART & TOURISM FESTIVAL REGULAMENTO Artigo 1 Organização 1. O Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, adiante identificado por Festival, é um evento anual promovido por

Leia mais

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ AGENDA DE ANIMAÇÃO CULTURAL. abril 2013 DIA 2

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ AGENDA DE ANIMAÇÃO CULTURAL. abril 2013 DIA 2 BIBLIOTECA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ AGENDA DE ANIMAÇÃO CULTURAL abril 2013 DIA 2 COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL ERA UMA VEZ!... ATELIER DE CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIA No Dia Internacional

Leia mais

Projecto Integrado da Baixa da Banheira

Projecto Integrado da Baixa da Banheira Projecto Integrado da Baixa da Banheira 1. INTRODUÇÃO O Projecto Integrado da Baixa da Banheira nasce de uma parceria entre a Câmara Municipal da Moita e o ICE tendo em vista induzir as Associações da

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO JUNTA DE FREGUESIA DE S. JOÃO DO CAMPO EDITORIAL SUMÁRIO ANO 7 BOLETIM Nº 27 2012 JULHO AGOSTO SETEMBRO EDITORIAL

BOLETIM INFORMATIVO JUNTA DE FREGUESIA DE S. JOÃO DO CAMPO EDITORIAL SUMÁRIO ANO 7 BOLETIM Nº 27 2012 JULHO AGOSTO SETEMBRO EDITORIAL ANO 7 BOLETIM Nº 27 2012 SUMÁRIO BOLETIM INFORMATIVO EDITORIAL JULHO AGOSTO SETEMBRO A Rua principal, a Dr Jaime Cortesão tem estado cortada EDITORIAL MANIFESTAÇÃO EM LISBOA POSTO MÉDICO ao trânsito, devido

Leia mais

Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo

Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo 1 INTRODUÇÃO O Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas em colaboração com o Secretariado Entreculturas elaborou esta brochura

Leia mais

Caracterização do Projecto

Caracterização do Projecto Caracterização do Projecto http://www.cm-lousa.pt/educacao/alimbem_crscsaud.htm O Projecto "Alimenta-te bem, Cresce saudável" tem a sua base na preocupação da Autarquia em garantir a todas as crianças

Leia mais

Deixe o #mimimi de lado e venha aprender de verdade!

Deixe o #mimimi de lado e venha aprender de verdade! Deixe o #mimimi de lado e venha aprender de verdade! CaLL. Prepara você pra qualquer prova. O mundo não tem mais fronteiras para quem está preparado. O conhecimento é a bagagem. A língua, o passaporte

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

http://ec/europa/eu/portugal/pdf/guia_di_pt.pdf Ano Europeu do Diálogo Intercultural

http://ec/europa/eu/portugal/pdf/guia_di_pt.pdf Ano Europeu do Diálogo Intercultural http://ec/europa/eu/portugal/pdf/guia_di_pt.pdf Ano Europeu do Diálogo Intercultural Porquê este guia prático? A diversidade cultural e linguística constitui um recurso pedagógico de que dispõem muitas

Leia mais

Regulamento de Participação no concurso de Edição HelpoframesII

Regulamento de Participação no concurso de Edição HelpoframesII Regulamento de Participação no concurso de Edição HelpoframesII Os presentes termos e condições regulam o concurso de Edição HelpoframesII, com início a 1 de Agosto de 2009 e termo a 31 de Agosto de 2010*.

Leia mais

6 Plano de Acção 2005/2006

6 Plano de Acção 2005/2006 1 6 Plano de Acção 2005/ A Rede social iniciou actividades efectivas em em 2003, tendo sido realizado, até 2004 o Pré-Diagnóstico, o Diagnóstico Social, o Plano de Desenvolvimento Social e o Plano de Acção

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DA LETÓNIA SOBRE COOPERAÇÃO NOS DOMÍNIOS DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA.

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DA LETÓNIA SOBRE COOPERAÇÃO NOS DOMÍNIOS DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA. Decreto n.º 29/2002 Acordo entre a República Portuguesa e a República da Letónia sobre Cooperação nos Domínios da Educação, da Cultura e da Ciência e da Tecnologia, assinado em Lisboa em 17 de Outubro

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

DIA DA EUROPA 2013 REGULAMENTO PARA AS ESCOLAS SECUNDÁRIAS E PROFISSIONAIS DA RAA PARTE I INFORMAÇÕES GERAIS

DIA DA EUROPA 2013 REGULAMENTO PARA AS ESCOLAS SECUNDÁRIAS E PROFISSIONAIS DA RAA PARTE I INFORMAÇÕES GERAIS DIA DA EUROPA 2013 REGULAMENTO PARA AS ESCOLAS SECUNDÁRIAS E PROFISSIONAIS DA RAA PARTE I INFORMAÇÕES GERAIS A celebração do Dia da Europa (9 de Maio) na Região Autónoma dos Açores (RAA) organizar-se-á

Leia mais

Programa de Férias de Verão 2014

Programa de Férias de Verão 2014 Programa de Férias de Verão Programa de Férias de Verão Junho SEG TER QUA QUI SEX 16 17 18 19 20 Viva!! Chegaram as férias! : Picnic: Chegou o Verão!! (levar farnel) 23 24 25 26 27 Finalmente o verão Workshop:

Leia mais

1º de Maio todos os dias

1º de Maio todos os dias Pág: 22 Área: 15,95 x 21,58 cm² Corte: 1 de 5 1º de Maio todos os dias Numa zona verde da cidade de Lisboa, no bairro de Alvalade, o Parque de Jogos 1º de Maio tem um borbulhar de actividade constante.

Leia mais

Curso de Formação para Dinamização de workshops

Curso de Formação para Dinamização de workshops Curso de Formação para Dinamização de workshops Ficha Informativa Curso de Formação para Cientistas 1. A Empresa A Science4you é uma empresa 100% Nacional que nasceu em Janeiro de 2008. É considerada uma

Leia mais

Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos. Ateliê "Animais do Mundo" (Pré-escolar) - 48 alunos:

Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos. Ateliê Animais do Mundo (Pré-escolar) - 48 alunos: Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos Ateliê "Animais do Mundo" (Pré-escolar) - 48 alunos: Era uma vez um rei chamado Manuel I que gostava de animais... Através da história deste Mosteiro, iremos

Leia mais

Educação Musical Professor Hector Teixeira

Educação Musical Professor Hector Teixeira SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO SERVIÇO TÉCNICO DE ACTIVIDADES OCUPACIONAIS CENTRO DAS ACTIVIDADES OCUPACIONAIS DE SÃO VICENTE PLANO ANUAL EDUCAÇÃO

Leia mais

DIGITALMAISTV DIGITALMAISTV

DIGITALMAISTV DIGITALMAISTV DIGITALMAISTV A DIGITALMAISTV é um canal de televisão online que procura divulgar a região do Algarve no país e no mundo através da Internet, apostando na diversidade de conteúdos e numa vasta oferta de

Leia mais

Atividades de Enriquecimento Extracurricular

Atividades de Enriquecimento Extracurricular Atividades de Enriquecimento Extracurricular Ano letivo 2013-2014 www.escola31janeiro.pt Ao longo do ano letivo a Escola 31 de Janeiro oferece várias atividades extracurriculares, com vista ao aprofundamento

Leia mais

BANDA MILITAR DO PORTO ATUA NOS

BANDA MILITAR DO PORTO ATUA NOS MEALHADA MORTÁGUA PENACOVA COMEMORAÇÕES DOS 205 ANOS DA BATALHA DO BUSSACO BANDA MILITAR DO PORTO ATUA NOS JARDINS DO PALACE DIA 12 DE SETEMBRO O concerto da Banda Militar do Porto vai atuar ar livre,

Leia mais

OdiArquivo 2012 CONFERÊNCIA ORÇAMENTO DE ESTADO 2012

OdiArquivo 2012 CONFERÊNCIA ORÇAMENTO DE ESTADO 2012 OdiArquivo 2012 CONFERÊNCIA ORÇAMENTO DE ESTADO 2012 A Câmara Municipal de Odivelas em colaboração com a empresa B Time realizou no dia 28 de Janeiro, no auditório do Centro de Exposições de Odivelas,

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

CONCURSO DE FOTOGRAFIA CONCURSO DE FOTOGRAFIA Olhar a Cidade REGULAMENTO 1. ENQUADRAMENTO O CONCURSO DE FOTOGRAFIA Olhar a Cidade é um concurso integrado no I ENCONTRO NACIONAL DE FOTOGRAFIA a decorrer nos dias 19 (em Lisboa),

Leia mais

ÂMBITO Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014 e a Década da Biodiversidade 2011-2020.

ÂMBITO Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014 e a Década da Biodiversidade 2011-2020. CONCURSO 1 ESCOLAR REGULAMENTO 2011/2012 Como melhorar a qualidade ambiental da minha escola? TEMA Como Melhorar a Qualidade Ambiental da Minha Escola? ÂMBITO Década das Nações Unidas da Educação para

Leia mais

actua Câmara Municipal de Sines

actua Câmara Municipal de Sines actua Câmara Municipal de Sines Directora Vereadora Marisa Santos Concepção e realização Câmara Municipal de Sines Serviço de informação, divulgação e imagem (SIDI) Largo Ramos Costa 7520-159 Sines Tel.

Leia mais

O que Vês na Imagem?

O que Vês na Imagem? O que Vês na Imagem? Fonte: Farol, versão portuguesa do COMPASS: www.humanaglobal.com Duração aproximada: 30 minutos a 1 hora Palavras-chave: direitos humanos, interpretação/visão individual dos direitos

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE VÍDEO EU QUERO NADAR NO CAPIBARIBE, E VOCÊ?

REGULAMENTO CONCURSO DE VÍDEO EU QUERO NADAR NO CAPIBARIBE, E VOCÊ? REGULAMENTO CONCURSO DE VÍDEO EU QUERO NADAR NO CAPIBARIBE, E VOCÊ? 1. DISPOSIÇÕES GERAIS: 1.1. O concurso de vídeo EU QUERO NADAR NO CAPIBARIBE, E VOCÊ? é uma seletiva de filmes que integra a Janela Internacional

Leia mais

ESCOLA EB 2.3/S Dr. Isidoro de Sousa PLANO DE ACTIVIDADES BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS ANO LECTIVO 2006 / 2007

ESCOLA EB 2.3/S Dr. Isidoro de Sousa PLANO DE ACTIVIDADES BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS ANO LECTIVO 2006 / 2007 ESCOLA EB 2.3/S Dr. Isidoro de Sousa BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS PLANO DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO 2006 / 2007 Escola EB 2,3/S Dr. Isidoro de Sousa BE/CRE Pl de Actividades Ano Lectivo

Leia mais

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA O Canal Futura acredita que a juventude brasileira tem um importante papel a desempenhar

Leia mais

O FUNERAL SAI À RUA!

O FUNERAL SAI À RUA! Passatempo Um Funeral à Chuva O FUNERAL SAI À RUA! O Funeral sai à Rua! A longa-metragem Um Funeral à Chuva vai estar num cinema perto de ti, a partir de 3 de Junho de 2010. O Um Funeral à Chuva é o teu

Leia mais

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO SERRALVES EM FESTA 2012

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO SERRALVES EM FESTA 2012 PROGRAMA DE VOLUNTARIADO SERRALVES EM FESTA 2012 VOLUNTARIADO SERRALVES EM FESTA 2012 Preparado para mais um Serralves em Festa? É já nos dias 2 e 3 de Junho que se realiza mais uma edição do Serralves

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu Rede Social de Aljezur Plano de Acção (2009) Equipa de Elaboração do Plano de Acção de 2009 / Parceiros do Núcleo Executivo do CLAS/Aljezur Ana Pinela Centro Distrital

Leia mais

APRESENTAÇÃO Quem pode participar? Como chegar ao evento? Quem organiza? O que é necessário para participar? Em que consiste a Feira da Saúde?

APRESENTAÇÃO Quem pode participar? Como chegar ao evento? Quem organiza? O que é necessário para participar? Em que consiste a Feira da Saúde? APRESENTAÇÃO 24horas de Desporto e Saúde, mais que um evento, UMA CAUSA SOCIAL desporto para todos em prol de uma vida longa e saudável. Começa dia 18 de Maio às 20h e tem como objectivos: Fazer a ponte

Leia mais

Convívio. Para terminar convido-vos a participar na próxima festa dos Santos Populares e das Maravilhas de Manique que se realiza a 13 de Junho.

Convívio. Para terminar convido-vos a participar na próxima festa dos Santos Populares e das Maravilhas de Manique que se realiza a 13 de Junho. Boletim Informativo nº 37 - Maio 2010 Convívio André Leite Convívio nº 37 - Maio 2010 Presidente da Direcção Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves Instituição Particular de Solidariedade Social

Leia mais

Escola Sénior do Mundo Rural - 2006

Escola Sénior do Mundo Rural - 2006 Escola Sénior do Mundo Rural - 2006 A Escola Sénior do Mundo Rural (ESMR), insere-se no âmbito da actividade 6 - "Apoio ao Movimento Associativo", do projecto ParticipAR. Tendo como objectivo principal

Leia mais

www.avalmancil.pt O escritor José Viale Moutinho na E.B. 1 de Almancil semana de 2 a 6 de Maio de 2011

www.avalmancil.pt O escritor José Viale Moutinho na E.B. 1 de Almancil semana de 2 a 6 de Maio de 2011 N@vegador Jornal Electrónico do Agrupamento Vertical de Almancil www.avalmancil.pt semana de 2 a 6 de Maio de 2011 O escritor José Viale Moutinho na E.B. 1 de Almancil A Biblioteca Escolar Sala Mágica,

Leia mais

Vila Franca de Xira Em representação do GART Grupo de Artistas e Amigos da Arte

Vila Franca de Xira Em representação do GART Grupo de Artistas e Amigos da Arte P I N T U R A 12 12 2013 22 02 2014 Vila Franca de Xira Em representação do GART Grupo de Artistas e Amigos da Arte I N F O R M A Ç Õ E S [Patente] Galeria de Exposições da Biblioteca Municipal de Vila

Leia mais

Concurso Fotográfico Património e Paisagem Urbana do Concelho

Concurso Fotográfico Património e Paisagem Urbana do Concelho JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2011 PATRIMONIO E PAISAGEM URBANA As Jornadas Europeias do Património, promovidas em Portugal pelo IGESPAR a 23/24/25 de Setembro, são uma iniciativa anual do Conselho

Leia mais

Uma história de sucesso do Programa Marie Curie em Portugal

Uma história de sucesso do Programa Marie Curie em Portugal Ref.: MTKD-CT-2004-014312 Uma história de sucesso do Programa Marie Curie em Portugal por Suhita Osório-Peters CEIFA ambiente Lda Sessão de Divulgação do 7º Programa-Quadro de ID&T Lisboa, 20 de Outubro

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES. Cursos de Bacharelado e Licenciatura

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES. Cursos de Bacharelado e Licenciatura REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES Cursos de Bacharelado e Licenciatura 2ª EDIÇÃO JANEIRO DE 2014 Mod. 02-01/2014 1 SUMÁRIO SUMÁRIO... 2 CAPÍTULO II DOS REQUISITOS E DA CARGA HORÁRIA...

Leia mais

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis)

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (Este

Leia mais

Programa para a Inclusão e Desenvolvimento Progride. ParticipAR Inovação para a Inclusão em Arraiolos"

Programa para a Inclusão e Desenvolvimento Progride. ParticipAR Inovação para a Inclusão em Arraiolos Programa para a Inclusão e Desenvolvimento Progride ParticipAR Inovação para a Inclusão em Arraiolos" Relatório de Avaliação SEGURANÇA NA INTERNET (SESSÕES PARA ALUNOS) Arraiolos 12\04\ 07 O Agrupamento

Leia mais

Regulamento. Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2015

Regulamento. Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2015 Regulamento Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2015 Considerando que: A. A Fundação EDP é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por fins gerais a promoção, o desenvolvimento

Leia mais

Nº 22 - Agosto 2013 - GRATUITO. newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal

Nº 22 - Agosto 2013 - GRATUITO. newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal Nº 22 - Agosto 2013 - GRATUITO newsletter copywright Escola Intercultural, empresa municipal E I P D A ENSINO INTERVENÇÃO PARCERIAS DESENVOLVIMENTO AGENDA 01 EDITORIAL Somos o que fazemos É tempo de férias

Leia mais

CULTURA E LAZER O DESPORTO

CULTURA E LAZER O DESPORTO 6 CULTURA E LAZER O DESPORTO 6 Capítulo Capítulo 6 65 As actividades desportivas e lúdicas constituem não só uma forma de ocupação dos tempos livres, como contribuem activamente para a formação complementar

Leia mais

Câmara Municipal de Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa Câmara Municipal de Lisboa Direcção Municipal de Cultura Divisão de Gestão de Bibliotecas O REGICÍDIO, 100 ANOS DEPOIS (1908-2008) PROGRAMAÇÃO HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA BIBLIOTECA MUSEU REPÚBLICA

Leia mais

Proposta de Plano de Atividades do. Conselho Educativo de Marvila para 2014-2017

Proposta de Plano de Atividades do. Conselho Educativo de Marvila para 2014-2017 Proposta de Plano de Atividades do Conselho Educativo de Marvila para 2014-2017 1. Introdução A Lei de bases do Sistema Educativo (Lei nº 46/86 de 14 de Outubro, com a redação que lhe foi dada pela Lei

Leia mais

1º SALÃO INTERNATIONAL DA BICICLETA E ATLETISMO, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS

1º SALÃO INTERNATIONAL DA BICICLETA E ATLETISMO, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS GOLEGÃ RUN & BIKE GOLEGÃ 27/28/29 Março 2015 1º SALÃO INTERNATIONAL DA BICICLETA E ATLETISMO, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS Exmos. Senhores, Aproxima-se a 1ª edição do GOLEGÃ RUN & BIKE, o maior evento do

Leia mais

agenda de novembro Feltros do mundo. Arquitecturas de cabeça

agenda de novembro Feltros do mundo. Arquitecturas de cabeça agenda de novembro Feltros do mundo. Arquitecturas de cabeça :: EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS Feltros do Mundo. Arquitecturas de Cabeça Inserida no âmbito das actividades promovidas em S. João da Madeira a propósito

Leia mais

Propostas para o Dia Mundial do Livro e/ou para a Semana da LEITURA

Propostas para o Dia Mundial do Livro e/ou para a Semana da LEITURA Propostas para o Dia Mundial do Livro e/ou para a Semana da LEITURA Comissão Coordenadora do Plano Regional de Leitura P l a n o R e g i o n a l d e L e i t u r a R e d e R e g i o n a l d e B i b l i

Leia mais

Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba

Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba 1 A dignidade do ser humano é inviolável. Deve ser respeitada e protegida Artigo 1º da

Leia mais

CQEP Centro para a Qualificação e Ensino Profissional

CQEP Centro para a Qualificação e Ensino Profissional CQEP Centro para a Qualificação e Ensino Profissional Em março de 2014, o Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) da Escola Secundária de Felgueiras iniciou a sua missão de informar,

Leia mais

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM Ver, ouvir, compreender e contar eis como se descreve a reportagem, nas escolas de Jornalismo. Para haver reportagem, é indispensável

Leia mais

PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DE CASCAIS

PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DE CASCAIS PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DE CASCAIS Ano letivo 2012/2013 TEMA VAMOS ADOTAR UMA RIBEIRA. ÂMBITO Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014 e a Década da Biodiversidade

Leia mais