Câmara Municipal de Setúbal junho08. de eventos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Câmara Municipal de Setúbal www.mun-setubal.pt/guiaeventos. junho08. de eventos"

Transcrição

1 Câmara Municipal de Setúbal junho08 de eventos

2 dia a dia 4 Calendário de destaques capa 6 As Marchas preparam-se para sair à rua depois de muitos meses de trabalho das dez colectividades participantes. fitas 8 O Festroia regressa com uma edição apostada em seduzir os espectadores e uma homenagem ao cinema polaco. cenas 11 Teatro ver 12 Exposições compasso 15 Carlos Barreto Xavier, músico e professor, o novo crítico desta secção, exalta as qualidades vocais de Sara Tavares. leituras 18 Manuel Augusto Araújo escreve sobre Abril Despedaçado, de Ismael Kadaré, uma tragédia grega na Albânia. pessoa 20 José Mourinho encontrou em Setúbal o refúgio ideal para descansar em família e rever os companheiros do futebol de salão. em forma 22 Actividade física intervir 25 Conferências e cursos + jovens 28 Jorge Faria ganhou uma bolsa do Centro Nacional de Cultura para escrever sobre as pescadoras da Carrasqueira. afazer 31 A Biblioteca desafia as pessoas a entregarem livros escolares de que não necessitam para os dar a quem precisa deles. ti 32 Telefone pela internet memória 33 Mosaicos romanos sabores 34 Lombo de javali com uvas e pimenta rosa leitores 35 Materiais recebidos espaços 36 Contactos a seguir 39 Julho Ficha Técnica SETÚBAL, guia de eventos n.º 43, Junho 2008 Propriedade Câmara Municipal de Setúbal Directora Maria das Dores Meira, Presidente da CMS Edição GICO/Gabinete de Informação e Comunicação Coordenação Geral Sérgio Mateus Coordenação de Redacção João Monteiro Redacção Ivo Mota, Luciano Rocha, Marco Silva, Sandra Machado, Susana Manteigas Fotografia José Miguel Rosa, Arquivo Américo Ribeiro (Marchas - Vendas de Azeitão, pág. 7) Conselho Editorial Ana Bichinho, Carlos Anjos, João Monteiro, Paulo Anjos, Sandra Machado, Sérgio Mateus, Susana Manteigas Design e Produção Paulo Curto Impressão Armazéns de Papéis do Sado Redacção GICO Rua Tenente Valadim n.º 5, Setúbal Telefone ; Fax Tiragem 18 mil exemplares ISSN Capa Composição com elementos de vestuário das Marchas Populares de Setúbal 2007 Contracapa Grafismo de Filipa Reis Moura

3 de eventos Momentos de glória Dez colectividades saem à rua para reivindicarem o direito a conquistar um dos troféus mais desejados do recreio associativo, o de Melhor Marcha, numa competição em que, além de outros títulos, há muito mais para ganhar o orgulho dos bairros, o respeito da população. O concurso das Marchas Populares de Setúbal, que exalta brios, faz a capa deste Guia de Eventos e merece destaque nas páginas interiores. Nelas, damos conta do trabalho a que estão obrigados os participantes para desfilarem a preceito na Avenida e depois na Praça de Touros, até entrarem na passadeira da glória estendida no Estádio do Bonfim. Aproveitamos também para recordar um pouco da história desta manifestação popular que se adaptou aos novos tempos sem perder a matriz tradicional, num compromisso entre passado e presente. Esta edição é também do Festroia. O Festival Internacional de Cinema de Setúbal já conta 24 anos e também se transforma a cada edição para ir sempre um pouco mais além, numa aposta na inova- ção e no reforço do prestígio. Agora, surpreende com um ciclo dedicado ao erotismo e com o início de uma colaboração com o Casino Lisboa, rasgando novas fronteiras. O 24.º Festroia bate o recorde de filmes, num total de mais de 200 obras a exibir durante os dez dias do certame. A Polónia está no epicentro, com uma homenagem especial à cinematografia deste país do Leste Europeu, logo a abrir com a apresentação do nomeado a Óscar Katyn, do consagrado Andrzej Wajda. Este Guia de Eventos tem ainda o aliciante de as páginas centrais serem ocupadas com um trabalho sobre José Mourinho, resultante de uma entrevista que lhe fizemos em casa. O treinador revela que, em Setúbal, encontra, junto da família e dos amigos, o tempo certo para uma pausa na vida profissional de grande exigência. Além destes e de outros motivos de interesse, o Guia de Eventos continua a dar conta daquilo que se passa no concelho de Setúbal em matéria de programação. Nesta edição, divulgamos um total de 124 iniciativas que decorrem em Junho. A informação a divulgar no Setúbal - Guia de Eventos deve ser enviada, por até ao dia 9 do mês anterior, não excedendo os 350 caracteres. As informações que não cheguem a tempo de ser publicadas bem como as que nos forem enviadas em qualquer altura serão divulgadas na página de internet na qual se encontram os conteúdos do Guia de Eventos e a programação actualizada. A Câmara Municipal de Setúbal reserva-se o direito de seleccionar a informação a divulgar e a forma de o fazer. Não nos responsabilizamos por eventuais alterações na programação.

4 4diaadia 1 Cinema, Exposições, Dança, Música, Ginástica, Tai Chi, BTT, Rali 2 Cinema, Teatro, Exposições, Música, Literatura 3 Cinema, Teatro, Exposições, Música, Animação 4 Cinema, Exposições, Literatura, Passeio, Comércio 5 EDUCAÇÃO. A Biblioteca quer que os livros escolares que já não fazem falta a alguns possam chegar a casas de que quem precisam deles (pág. 31) Cinema, Exposições, Música, Ciência 6 CINEMA. A sedução marca presença no Festroia, edição que regista também o recorde de mais de 200 filmes a exibir (pág. 8) Cinema, Teatro, Exposições, Jazz, Literatura, Xadrez 7 ENERGIA. Uma música só trágico-cómica no nome sobe ao Auditório José Afonso num regresso aos palcos setubalenses (pág. 17) Cinema, Teatro, Exposições, Música, Folclore, Baile, Vela, Fitness, Bridge, Família 8 Cinema, Teatro, Exposições, Dança, Vela, Beach-Volley, Tai Chi 9 Cinema, Teatro, Exposições, Vela 10 Cinema, Exposições, Desportos 11 FESTA. O segundo jogo de Portugal no Euro 2008 pode ser visto numa feira que começa no dia 6 e tem muito para oferecer (pág. 25) Cinema, Exposições, Literatura 12 Cinema, Exposições, Literatura 13 Santos Populares, Cinema, Teatro, Exposições, Literatura, Saúde, Japonismo 14 MARCHAS. As dez colectividades percorrem um trajecto de muito esforço para surpreender a população e agradar o júri (pág. 6) Santos Populares, Cinema, Teatro, Exposições, Música, Canoagem, Bridge, Tiro, Atletismo, Damas 15 Cinema, Teatro, Exposições, Dança, Tai Chi, Passeio Capa (págs. 6 a 7) Fitas (págs. 8 a 10) Cenas (pág. 11) Ver (págs. 12 a 14) Compasso (págs. 16 e 17)

5 5diaadia 16 MEMÓRIA. Uma exposição mostra o que é o teatro em Portugal, numa viagem pelo passado e o presente das artes cénicas (pág. 14) Cinema, Exposições, Literatura 17 Cinema, Teatro, Exposições, Música, Saúde 18 Cinema, Exposições, Literatura, Passeio, Nutrição, Festa 19 Santos Populares, Cinema, Teatro, Exposições, Jazz 20 Marchas, Cinema, Teatro, Exposições, Música, Literatura 21 Marchas, Cinema, Teatro, Exposições, Música, Baile, Literatura, Ginástica, Passeio, Bridge, Imigração 22 Cinema, Teatro, Exposições, Dança, Tai Chi, Malha, Convívio 23 ANIMAÇÃO. As ruas são invadidas, até 6 de Julho, por diferentes expressões artísticas, da pintura à dança, do teatro à música (pág. 26) Cinema, Exposições, Literatura 24 Cinema, Teatro, Exposições, Juventude 25 AMBIENTE. A alegria não tem limites ao volante dos carrinhos de rolamentos feitos com materiais reciclados (pág. 29) Cinema, Exposições, Literatura 26 Cinema, Teatro, Exposições, Jazz 27 DESPORTO. O trabalho desenvolvido pelas autarquias em prol das populações junta especialistas à volta da mesa (pág. 24) Cinema, Teatro, Exposições, Música, Literatura 28 CAMPEÕES. Alguns dos melhores nadadores nacionais e mundiais vêm a Setúbal participar numa prova em que têm muito para ganhar (pág. 22) Cinema, Teatro, Exposições, Música, Baile, Literatura, Bridge 29 Cinema, Teatro, Exposições, Dança, Tai Chi, Atletismo 30 Cinema, Exposições, Literatura, Futebol Leituras (pág. 19) Em Forma (págs. 22 a 24) Intervir (págs. 25 a 27) + Jovens (págs. 28 e 29)

6 6capa Esforço desfila em Setúbal Metros de tecido cosidos a contra-relógio, adornos estudados ao pormenor e muito suor em intermináveis horas de ensaios. Os preparativos das Marchas Populares de Setúbal são uma actividade extra-laboral dura, que em muitos casos começa logo no início do ano. O fruto desse esforço e dedicação está prestes a sair à rua. O cortejo de apresentação está marcado para dia 14, na Avenida Luísa Todi. Os desfiles em fase de competição, na Praça de Touros Carlos Relvas, são nos dias 20 e 21, e os prémios, entregues a 28, no Estádio do Bonfim. Associados às Marchas estão ainda os arraiais, o convívio, a sardinha assada, os manjericos e a decoração da cidade. Também aqui são precisas horas de trabalho a fio e o envolvimento associativo. Quem vê o trabalho final, quase resumido a três horas por cada marcha, desconhece a dedicação que existe. Até mesmo para quem anda há muitos anos nestas andanças custa montar o espectáculo. Hoje, há quem assinale que a grande dificuldade se prende com a componente humana, pois não é fácil envolver os mais novos neste trabalho associativo. Bater o pé na Avenida não atrai tantos jovens, principalmente os rapazes, quanto as colectividades gostariam. Em média, são necessárias cerca de 70 pessoas, entre figurantes e músicos, para marcarem presença nos desfiles de uma colectividade. Também em números aproximados, cada marcha apresenta 12 arcos, enfeitados com centenas de papéis coloridos e outros acessórios que ajudam a representar o tema escolhido. Para tal, é preciso não poupar no tempo e no esforço dedicados à montagem dos desfiles. E, desde 2006, a avaliação é mais exigente, com o júri a fazer uma apreciação individual dos pormenores dos fatos antes de estes adornarem os marchantes. Com Ivone Dias como madrinha das madrinhas, os desfiles deste ano entoam a Grande Marcha Setúbal Salta a Fogueira, com letra de Bruno Frazão e música de Artur Jordão.

7 Participantes e madrinhas Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau Margarida Piedade G.D. Independente Sara Margarida U.C.R.D. Praiense Maria João G.D. Fonte Nova Sandra Porfírio G.R. Palhavã Carla Lança Rancho Folclórico Praias do Sado Esmeraldina Guerreiro (Badu) U.D.R. Pontes Susana Jordão Associação VIII Exército VFC Fátima Reis G.D. Os Amarelos Susana Almeida Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense Olga Mata Dias 13, 14 e 21 Desfiles juvenis Festa dos santos populares, com desfiles pelos mais jovens e arraiais. Vila Fresca de Azeitão 21h30 Org.: Sociedade Filarmónica Providência Dias 14, 20, 21 e 28 Marchas O primeiro dia é de apresentação na Avenida Luísa Todi, os dois seguintes, de desfiles a concurso na Praça de Touros Carlos Relvas, e o último, de encerramento e entrega de prémios no Estádio do Bonfim. 22h00 7capa Dia 14, Sab Santos populares Sardinhada e música ao vivo. Ateneu Setubalense 21h00 Dia 19, Qui Festa de convívio Entrega de diploma aos participantes na produção de elementos decorativos alusivos aos Santos Populares e baile. Parque do Bonfim Das 10h00 às 17h00 Org.: Grupo EnvelheSeres (Re)viver as marchas A exuberância e a alegria das Marchas levam-nos numa viagem pelos costumes e tradições locais. A data que se impõe é a de 1936, ano que marca a primeira saída das Marchas às ruas de Setúbal. Com algumas interrupções, a festa popular volta em força no final da década de 80. Neste mês cumpre-se mais um ano de tradição. Para que as conquistas, as participações, os rostos e o trabalho colectivo perpetuem, Alexandrina Pereira, através da Liga dos Amigos do Fórum Municipal Luísa Todi, registou esses factos no livro Os Bairros Marcham pelos Santos Populares, a lançar no início do mês. Uma obra que, garante a poetisa, constitui um trabalho envolvente, enriquecedor e que assim homenageia quem trabalha para e nas Marchas. A publicação recorda as Marchas desde 1988 até aos nossos dias. Para o ano, já está prometido outro livro mais aprofundado, que nos faz Re(Viver) as Marchas Populares em Setúbal desde os anos 30. Como referimos, tudo começou em 1936, quando a Câmara Municipal subsidiou a organização de comissões de bairro, que decidiam todos os pormenores da festa popular. Nesse ano nasceram as primeiras marchas Olhos de Água, Rua Direita, Travessa da Saúde, Largo das Machadas e Largo da Portuguesa. Depois de algum interregno, as Marchas Populares de Setúbal ressurgiram em força em Nesse ano, a Capricho Setubalense conquistou o primeiro lugar no concurso.

8 festro 8fitas Festroia volta a seduzir Uma viagem pelo erotismo e sedução é uma das propostas do 24.º Festival Internacional de Cinema de Setúbal, que decorre entre os dias 6 e 15, no Fórum Municipal Luísa Todi e Cinema Charlot Auditório Municipal. A evolução da cinematografia erótica constitui uma das abordagens do Festroia, que, este ano, apresenta mais de 200 obras, de perto de meia centena de países. As quase 60 décadas de Cinema de Sedução são documentadas com cinco longas-metragens, que datam de 1949 a Nesta secção têm ainda lugar as curtas Erotic Tales, com a produção nacional de animação a marcar presença. Outra das novidades deste ano é que a secção Cinema de Sedução é exibida, parcialmente, no Casino Lisboa, na perspectiva de uma futura parceria. Este Festroia, cujo presidente do júri oficial é o aclamado realizador e argumentista polaco Andrzej Zulawski, exibe meia centena de filmes nas secções competitivas Oficial, Independentes Americanos, Primeiras Obras e O Homem e a Natureza. A 24.ª edição do festival de cinema homenageia a Polónia com um ciclo de quase três dezenas de filmes. Katyn, do polaco Andrzej Wajda, abre o Festroia, que regista a maior exibição de sempre da produção europeia concorrente na Secção Oficial, onde apenas constam dois filmes de outras proveniências, um do paquistanês Shoab Mansoor, outro do israelita Amos Kollek. A diversidade cultural continua a ser uma constante no grande ecrã do Festroia. O certame alia-se às celebrações do Ano Europeu do Diálogo Intercultural com a projecção de um ciclo inteiramente dedicado à temática das Migrações e Multiculturalidade. Como complemento, um seminário internacional põe vários artistas a abordar o tema. Muito há para ver durante os dez dias de festival, como os curtos Europeus e Escolas, Panorama Infantil e Juvenil, Panorama, as curtas nomeadas pela Academia Europeia de Cinema 2007 e, como não poderia faltar, o Cinema Português do Ano. Com uma imagem renovada e quase um quarto de século de existência, o Festroia continua a ser reconhecido como um dos grandes certames cinematográficos internacionais e a dar visibilidade ao que de melhor se faz na sétima arte. E o Golfinho de Ouro vai para

9 ia De 6 a º Festroia Exibição de mais de 200 obras de quase meia centena de países. Fórum Luísa Todi e Cinema Charlot Informações: Do guião ao ecrã Dois módulos um de produção, outro de realização ensinam a levar um filme Do guião para o ecrã. Três cineastas polacos monitorizam esta iniciativa que decorre no anfiteatro da Escola Superior de Educação de Setúbal, entre os dias 9 e 13. Os interessados em assistir ao workshop podem inscrever-se em indicando nome, contacto, currículo resumido e módulo pretendido. Esta oficina de cinema é ministrada em inglês com tradução em português e está a cargo de Wiktor Grodecki, Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze. 9fitas Concurso de vídeo O festival volta a apostar nos novos talentos nacionais do cinema relançando o Prémio Sapo Vídeos/Festroia, com um prémio monetário de euros para o vencedor. As obras a concurso, com uma duração máxima de dez minutos, podem ser apresentadas por todos os residentes em Portugal, estando os participantes habilitados a inscrever quantos vídeos desejarem. O concurso de curtas- -metragens digitais, promovido com o objectivo de dar maior visibilidade a novos talentos na área do cinema em Portugal, tem as inscrições abertas até dia 5, através da página de internet concursfestroia.

10 10fitas Curtas Sadinas Os filmes SN_1042, de Eurico Coelho, em animação, Bizarra Contemporânea, de Luís Patrício (na foto), em documentário, e João e o Cão, de André Marques, ficção, venceram a primeira edição do concurso de cinema Curtas Sadinas. O júri, composto por Isabel Aboim, André Gago, João Paulo Pires, Manuel Soares e Fernando Vendrell, atribuiu ainda duas menções honrosas, a O Bosque, de Pedro Oliveira, e a Claro, de Dinis Manuel Santos, que concorriam na categoria de ficção. As 29 obras a concurso, seleccionadas de um grupo inicial de meia centena, foram exibidas nos dias 10 e 11 de Maio, no Cinema Charlot Auditório Municipal. Cada vencedor das três categorias recebeu um prémio monetário de 2500 euros e as obras são exibidas no Festroia. O concurso Curtas Sadinas, iniciativa promovida pela Câmara Municipal, em parceria com o Festroia e a Neocirka, com o objectivo de desenvolver e fomentar o gosto pelo cinema e o audiovisual, realiza a segunda edição entre Setembro e Dezembro, período em que podem ser enviadas as obras. Mais informações podem ser obtidas junto da Divisão de Cultura da Autarquia, pelo telefone programa Cinema Charlot - Auditório Municipal Seg a sex, às 21h30 Sab e dom, às 16h00 e às 21h30 Preços: 4 ; 3 (estudantes e +65 anos) Informações: Exibições previstas para este mês Corações De Alain Resnais, com Sabine Azéma, Lambert Wilson, André Dussollier Drama M/12 anos O aclamado realizador francês regressa com um retrato da vida urbana sobre a solidão, tema recorrente da sua vasta obra cinematográfica. O Segredo de um Cuscuz De Abdellatif Kechiche, com Habib Boufares, Hafsia Herzi, Faridah Benkhetache Drama M/12 O filme do realizador franco-tunisino vencedor de diversos prémios desenrola-se na cidade costeira francesa de Sète, onde um sexagenário com emprego precário tenta, a custo, manter a família unida. A programação do Festroia afecta a actividade regular de cinema do Fórum Municipal Luísa Todi e do Charlot

11 cenas Em Junho Estranhões e Bizarrocos O Teatro Animação de Setúbal tem disponível para escolas o espectáculo infantil, para maiores de 4 anos, baseado na obra do escritor José Eduardo Agualusa. Marcações: / Dia 2, Sex Teatro infantil O grupo de teatro da Escola EB 2/3 da Bela Vista apresenta uma peça infantil, evocando o Dia Mundial da Criança, efeméride que se cumpre no dia 1. Capricho Setubalense 10h00 Org.: Sociedade Musical Capricho Setubalense Dia 3, Sab O Segredo da Tartaruga Huga Peça de teatro de fantoches protagonizada por alunos do 5.º ano da Escola Ana de Castro Osório. Biblioteca Municipal Pólo da Bela Vista Das 10h00 às 12h00 De 6 a 29 No Parapeito da Ponte O TAS Teatro Animação de Setúbal apresenta a última produção, com Duarte Victor e José Nobre, baseada na obra do autor francês Guy Foissy. Estamos perante o mais absurdo da condição humana, quando nos afastamos de valores essenciais, estamos suspensos quando, a todo o custo, tentamos ganhar. O que é que a falta de pudor e de escrúpulos faz dos homens? Teatro de Bolso Sex e sab, às 21h30 Dom, às 16h00 11cenas Dias 17, 19, 21, 24 e 26 Workshop de expressão corporal Oficina que explora a utilização do corpo nas várias técnicas do teatro. Pavilhão da União e Progresso Vendas de Azeitão Ter a qui, das 20h00 às 22h00 Sab, às 11h00 Marcações: Org.: Teatro do Elefante

12 12ver Até dia 8 Artes Mostra de trabalhos dos artistas Hugo Silva e Laurinda Garradas. Clube Militar de Oficiais de Setúbal Praça de Bocage Seg a dom, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00 Org.: Artiset Apoio: CMS Até dia 13 António Gedeão /Rómulo de Carvalho: O poeta e o professor Mostra documental sobre o docente, o poeta e o cientista. Biblioteca Pública Serviços Centrais Seg a sex, das 09h00 às 19h00 Sab, das 13h00 às 19h00 Org.: Centro de Estudos Bocageanos Apoio: CMS Até dia 13 Arronches Junqueiro A mostra O Cubo de Rubik Tributo a Arronches Junqueiro nos 140 anos do seu nascimento apresenta aspectos arqueológicos e sobre a vida e obra do homenageado. Biblioteca Municipal Serviços Centrais Seg a sex, das 09h00 às 19h00 Sab, das 13h00 às 19h00 Artes plásticas VIII Grande Colectiva de Artes Plásticas. Igreja de Jesus Ter a dom, 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 Org.: Artiset Apoio: CMS ve Até dia 15 De Corpo e Alma Exposição integrada no projecto preparatório da III Bienal do Porto Santo, de divulgação da arte contemporânea internacional, com trabalhos de artistas de países como Espanha, França, Bélgica, Brasil, Moçambique, Israel e Tailândia. Claustros do IPS Ladeira da Ponte de S. Sebastião Seg a sex, das 14h00 às 17h30 Entrada livre Até 5 de Julho Retalhos e Sentimentos Mostra de pintura de António Lisardo Gonçalves, com texto de Artur Vaz. Museu Sebastião da Gama Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 Sab, das 13h00 às 19h00 Até 5 de Julho Tudo Dança Hans Christian Andersen Trabalhos artísticos elaborados, nomeadamente, por alunos de estabelecimentos públicos e privados de ensino. Museu do Trabalho Michel Giacometti Ter a sab, das 09h30 às 18h00 Org.: CMS e CGTP-IN

13 Em Junho Preservar para Desenvolver Mostra documental e fotográfica sobre as várias enseadas que integram o Clube das Mais Belas Baías do Mundo. Casa da Baía Galeria Avenida Luísa Todi, n.º 468 Todos os dias, das 09h30 às 21h30 Numismática Mostra sobre as moedas de Portugal na Monarquia, até 1910, com peças de colecções de três associados. Clube de Coleccionismo de Setúbal Galeria do Mercado do Livramento Ter, qui, sab e dom, das 10h00 às 13h00 r 13ver De 1 a 29 De 7 a 12 Beam me up Scotty. There s Mostra de poesia no intelligent life down here Exposição de quadros de poesia popular Exposição de desenho de Cláudia Hora. de Andrelina Amado e Maria Antónia Espingardeiro. A inauguração, marcada para as 16h00, inclui animação Café-Galeria La Bohème Rua Pereira Cão, n.º 11 musical pelo conjunto típico Os Alcorrazes e por Ter a dom, das 21h30 às 02h00 Fernando Batista, do Conjunto Cetóbriga. Biblioteca Municipal Serviços Centrais Seg a sex, das 09h00 às 19h00 Sab, das 13h00 às 19h00 De 7 de Junho a 30 de Setembro Multiculturas Mostra com 16 fotografias de Luiz De 2 a 6 Carvalho, sobre Filatelia várias faces do A 9.ª Mostra Filatélica assinala as comemorações do Dia Mundial do Ambiente. A iniciativa porâneo, onde se cruzam culturas provenientes de todo o Portugal contem- inclu instalação de posto de Correios, no dia 5, mundo e que encontram aqui um berço, um destino, uma e edição de um carimbo comemorativo dos nova pátria. A exposição dá mote CTT. a atelier para os mais jovens (ver pág. 28). Escola Básica 2/3 de Bocage Museu de Arqueologia e Etnografia Das 09h00 às 18h00 do Distrito de Setúbal Org.: Núcleo Filatélico da EB 2/3 de Bocage Ter a sab, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

14 14ver De 7 de Junho a 30 de Setembro Atravessar a Diferença Exposição fotográfica de Rosa Nunes. Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal Ter a sab, das 09h00 Às 12h30 e das 14h00 às 17h30 er De 14 a 20 De 10 de Junho a 10 de Julho Introspecção Mostra de trabalhos de Carla Jota. Arte & Imaginação Galeria/Oficina Terreiro de Santo António n.º 4-6 Seg a sex, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00 Sab, das 10h00 às 13h00 Pintura Mostra de obras de Fernando Vieira. Clube Militar de Oficiais de Setúbal Praça de Bocage Seg a dom, das 15h00 às 20h00 Org.: Artiset Apoio: CMS De 16 a 30 O que é o Teatro Mostra documental itinerante foca vários aspectos do teatro, nomeadamente os bastidores, o público, as palavras e a tecnologia ao serviço das artes cénicas. Escola Superior de Educação Seg a sex, das 09h00 às 18h00 Org.: Território Artes / Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes Apoio: CMS De 28 de Junho a 6 de Julho Diferentes Perspectivas Mostra de pintura a óleo e acrílico de Madureira Pais, Fernando Araújo e António Ledo. Clube Militar de Oficiais de Setúbal Seg a dom, das 10h00 às 19h00

15 Uma voz simplesmente inesquecível A primeira vez que ouvi a Sara Tavares foi no ano de 1994 quando venceu a primeira edição do programa Chuva de Estrelas, na SIC, com uma imitação de Whitney Houston que lhe valeu um contrato com a editora BMG. Revelava uma voz quente e diferente das tradicionais vozes femininas portuguesas: estridentes com um vibrato festivaleiro. Naturalmente, os caça- -talentos cedo perceberam que a Sara era a special one para resolver o agouro do festival da canção. Chamar a música foi um upgrade ao referido festival colocando-nos a legítima dúvida sobre o que fazer com tamanho talento vocal? Continuar a compor no registo das letras made in Rosa Lobato Faria ou fazer a pirueta? Felizmente que Sara Tavares revelou dotes contorcionistas e preferiu fazer a pirueta sem escorregar no azeite que a perseguia cumprindo um retiro vocal nos Shout onde explorou outros registos ( Sara Tavares e Shout 1996) im- prescindíveis para a construção da sua personalidade musical e artística, tal como deu a conhecer algumas das suas influências musicais (Tina Tuner / Stevie Wonder / Aretha Franklin). Quando em 1999 surgiu o álbum Mia Ma Bo e ouvi pela primeira vez a canção Na Cretcheu fiquei positivamente transfigurado porque (re)aparecia uma cabo-verdiana, nascida em Portugal, agora com uma voz lusófona, alma livre e uma importante africanidade, fermento da diáspora iniciada por Tito Paris, Bana e Cesária Évora. Esta transfiguração, à luz de 1999, deveu-se a uma brilhante interpretação vocal com irrepreensível afinação, à escolha de letras onde a miscigenação entre Cabo Verde e Portugal foi explorada com desapego e humildade, à universal sonoridade das mornas e coladeras, cultivadas de uma forma subliminar através da fusão com novas harmonias e sóbria utilização da tecnologia. A co-composição 15compasso e produção do congolês Lokua Kansa transformou Mia Ma Bo num produto consistente e fundamental, uma fronteira na música editada em Portugal. Publicado em 2005, Balancê é o terceiro álbum de Sara Tavares. Cosmopolita e não tradicional, Balancê progride no desenvolvimento de uma sonoridade traçada ao longo de uma carreira com mais de uma década. É o reencontro da música de Cabo Verde, de Portugal e do Brasil expresso na combinação singular da voz e guitarra de Sara Tavares. A lusofonia é um exercício global de cumplicidade, expressão e universo máximo de ser português. Sara Tavares ultrapassou Portugal e Cabo Verde e é uma cidadã do mundo com uma voz simplesmente inesquecível! Carlos Barreto Xavier

16 16compasso Em Junho Admissão de coralistas Os novos elementos participam no concerto de aniversário previsto para Julho. Coral Luísa Todi Inscrições: Dança Curso de valsa e latinas, para pares dos 10 aos 18 anos. Os elementos masculinos não pagam mensalidades. Club Setubalense Dom, das 19h00 às 21h00 Oficina Musical Ensino de variados instrumentos musicais. Grupo Musical e Desportivo União e Progresso Sab, das 15h00 às 18h00 Informações: Dias 1, 5, 7 e 27 Ciclo de Música Filarmónica e Coral O programa municipal reserva para este mês vários espectáculos. O Coral Infantil de Setúbal actua pelo Dia Mundial da Criança (dia 1, 18h00, Jardim da Música) e os alunos da escola de música e a banda da Capricho Setubalense juntam-se num concerto (1, 15h00, nesta colectividade). Segue-se o Coro do Instituto Politécnico de Setúbal, numa noite que marca, igualmente, o último espectáculo da 7.ª Temporada de Concertos IPS 2008 (5, 21h30, Escola Superior de Ciências Empresariais). O programa continua com o Grupo Coral da Escola Secundária de Bocage (7, 21h30, Club Setubalense) e termina com a banda da Providência, em noite de festival ANIMAoLARGO (27, 22h00, Auditório José Afonso). Entrada livre Dias 2 e 3 Música na escola Concertos dos Drummies (dia 2, 10h30) e dos Three-sixty (2, 16h30). Um workshop de DJ ensina os principais segredos do hip hop (3, 16h30). Escola Básica 2/3 Luísa Todi Entrada livre Org.: Escola Básica 2/3 Luísa Todi e Centro de Música du Bocage Dias 6, 19 e 26 Class Jazz Dámsom Actuações no Artkafé (dia 6, 23h00), no Auditório José Afonso (19, 22h00) e no Jardim da Beira-Mar (26, 22h00), os dois últimos concertos, respectivamente, no âmbito dos eventos municipais ANIMAoLARGO e ANIMAaRUA. Dia 7, Sab Terra d Água Música popular pelo grupo que ficou conhecido pelo disco A Terra do Zeca, em homenagem a José Afonso. Auditório Carlos Alberto Ferreira Júnior 21h30 Org.: Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

17 17compasso Dia 7, Sab Tragic Comic Os finalistas do 2.º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal contam com um álbum, Welcome to My Show, e presenças nas playlists das rádios nacionais. O enérgico e exuberante grupo rock setubalense está de regresso pelo ANIMAoLARGO. Auditório José Afonso 22h00 XXII Festival Nacional de Folclore Além dos anfitriões, participam mais cinco grupos, de Alcácer do Sal, Abrantes, Pedralvas, Gondomar e Gouveia. Antes do festival, às 21h00, os conjuntos desfilam pela rua principal do Faralhão. Sede do Estrelas do Faralhão 21h30 Org.: Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão Dias 7, 14, 21 e 28 Progresso dá música Baile com o conjunto A Relíquia (dia 7), actuação de Gina Reis e dos alunos da escola musical infantil da União e Progresso (14), baile dirigido pelo Trio Setúbal e espectáculo pelo Grupo de Cantares de Cabeção (21) e novo baile com o conjunto Os Condes (28). Pavilhão Gimnodesportivo Vendas de Azeitão 22h00 Org.: Grupo Musical e Desportivo União e Progresso Dia 17, Ter Gala da Uniseti Música, que inclui a actuação do coro da universidade e a participação especial do maestro Rui Serôdio, danças de salão, teatro e poesia. Fórum Municipal Luísa Todi 21h00 Entrada livre Org.: Universidade Setubalense da Terceira Idade Dia 20, Sex Cantar Bocage e outros poetas Os e-vox apresentam um espectáculo de música e poesia, acompanhado pela projecção de imagens e textos sobre Bocage, Antero de Quental, Florbela Espanca e José Régio, entre outros. Club Setubalense 21h30 Org.: Club Setubalense Apoio: CMS Dia 28, Sab Crazy Diamond Concerto da banda setubalense que evoca os Pink Floyd com covers do grupo inglês de rock psicadélico. Iniciativa do festival municipal ANIMAoLARGO. Auditório José Afonso 22h00 Na Cidade do Sado Noite com o Grupo Coral dos Mineiros de Aljustrel e com o cantor galego Tino Baz, enquanto João Afonso e João Lucas apresentam Redondo Vocábulo. O Teatro Estúdio Fontenova está encarregado da animação do espectáculo. Fórum Municipal Luísa Todi 21h30 Preço: 10 (plateia e tribuna) 7,5 (balcão) Org.: Associação José Afonso Apoio: CMS

18 18leituras O sortilégio da maldição Abril Despedaçado Ismael Kadaré Publicações Dom Quixote Tradução: Magda Bigotte Figueiredo (a partir do original francês Avril Brisé) Capa: Atelier Henrique Cayatte 1.ª edição: Maio ª edição francesa: páginas Num planalto isolado da Albânia, a lei sangrenta do Kanun (de cânone) é uma realidade que se apurou em séculos de prática. É o gesto de resgate do sangue de Agamémnon por Orestes democratizado, saído dos palcos das tragédias gregas para os campos pobres dos Balcãs. À lei do Estado e de Deus sobrepõe-se esse código consuetudinário, minucioso sem margem para o livre arbítrio, que não deixa nada ao acaso e impõe uma conduta de honra e dignidade num quadro absurdo e sanguinário. Quem mata alguém de um clã, resgatando o sangue derramado de um membro do seu clã, começa a usar um fumo preto anunciando que está condenado à morte às mãos de alguém que, consumada a vingança, ficará por sua vez na mira da morte. Instala-se uma relação entre os vivos e quem está vivo mas já vive no reino do Além, por ter a morte decidida pela tradição. O fulgor e a especulação intelectual das tra- gédias gregas entram para a realidade comezinha desse quotidiano, onde o destino escrito nas tábuas de uma lei não escrita tanto eleva os homens acima dos homens como os precipita no abismo. Abril Despedaçado é a história do fascínio que esse mundo exerce sobre um jovem casal de intelectuais procurando entender o que resiste a qualquer análise racional, enquanto o seu casamento é vitima dessa busca. É o sortilégio da maldição narrado com extrema mestria por Ismael Kadaré. Manuel Augusto Araújo

19 Em Junho Em Junho Dia 6, Sex Dia 21, Sab Uma cidade, Biblioteca Viva Uma Escola Grupo de Leitura doze livros Visitas guiadas para grupos dão a com Histórias O Aleph No âmbito do Ano Europeu programa19leituras conhecer o espaço e os serviços Colecção de pequenos contos de Jorge Luís Borges. do Diálogo Intercultural, as sugestões apontadas para este mês são, para as crianças, O Arquitecto Chinês, de João Paulo Seara Cardoso, para os jovens, Uma Cana de Pesca para o meu Avô, de Gao Xingjian, e, para os adultos, Cem Haiku: antologia, organizado por Ana Mafalda Leite e José Manuel Lopes. Grupo de Leitura O Conde d Abranhos Leituras e comentários da obra de Eça de Queirós. Biblioteca Municipal Pólo da Bela Vista Seg, qua e sex, das 14h00 às 16h00 Marcações: que a biblioteca oferece à comunidade. Biblioteca Municipal Serviços Centrais Seg a sex, às 10h00 e às 14h00 Marcações: Até 10 de Julho Concurso literário Os trabalhos para o X Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, nas modalidades de poesia, ensaio e revelação, devem ser enviados para LASA Apartado 292, Setúbal. O regulamento está disponível em Informações: Org.: LASA Apoio: CMS Lançamento de livro de contos inspirados na obra de Hans Christian Andersen, para adolescentes e adultos, elaborada por alunos no âmbito dos 25 anos da Escola Secundária D. Manuel Martins. Salão Nobre dos Paços do Concelho 18h00 Dia 12, Qui 1.ª Feira do Livro Livros a preços baixos e animação com canções e leitura de poemas por alunos e convidados. EB1 Praias do Sado Das 10h00 às 17h00 Biblioteca Municipal Pólo Sebastião da Gama 17h00 Dia 28, Sab Grupo de Leitura Os retornados um amor nunca se esquece Romance de Júlio Magalhães, que lança o assunto da descolonização e da ponte aérea formada entre Luanda e Lisboa. Biblioteca Municipal Serviços Centrais 17h00 Concurso de poesia Os trabalhos, de tema livre, podem ser entregues até à véspera da prova. Eleven s Coffee Bar Rua Tenente Valadim, n.º 11 22h30

20 20pessoa José Mourinho,,, Setubal e o meu refugio José Mourinho vive, há cerca de meio ano, em Setúbal único sítio do mundo, onde pode ir à rua sem ser incomodado, o repouso do guerreiro, a que se impôs. Ao sair do Chelsea, em Outubro de 2007, decidiu chegada a hora de uma pausa no trabalho, para reflectir e poder como a mulher e os dois filhos estar mais tempo com o resto da família. Apesar da fama, em Setúbal sabe que pode andar por todo o lado sem ser massacrado com pedidos de autógrafos, para ser fotografado. Aqui explica ao virar de cada esquina encontro pessoas conhecidas, que estudaram ou jogaram à bola comigo, na mesma equipa ou como adversários, que foram meus professores ou professores de amigos meus, eu sou mais um. Não se pense, porém, que a vida de globetrotter, que tem, lhe desagrada. Pelo contrário. Considera-a uma maravilha a todos os níveis, até familiar, então no campo da educação dos putos, o contacto com outras línguas, outras culturas, é fantástico. Mas, também pela educação dos filhos, entende que esta estada em Setúbal é benéfica, até porque o mais novo [8 anos] nunca tinha andado na escola em Portugal, já lia e escrevia melhor inglês do que português. Mourinho, percebe-se, é alguém de gostos simples, para quem a família e os amigos têm grande importância. O facto de arrastar fama de petulante, inacessível, não lhe tira o sono: Só pensa isso de mim quem julga, ou diz, que me conhece, mas não sabe quem eu sou. Este tempo de repouso e reflexão ocupa-o com pequenas coisas. A leitura é uma delas. Neste momento, tudo o que se refira a quociente emocional (QE) atrai-o porque o pode ajudar a melhorar profissionalmente. Depois, além do cinema, há, ainda, a conversa com os amigos, em recordações de adolescência e juventude. Dos torneios de futebol de salão: Cheguei a participar em seis em simultâneo, às vezes com três jogos no mesmo dia, era acabar um e começar outro. Antes disso, houve a época em que percebeu que ia ser treinador. Quando o pai, já técnico, lhe pedia para ir ver equipas adversárias e lhe elogiava os relatórios. Mais tarde, em fim de carreira de atleta federado, no Comércio e Indústria, esse apelo acentuou-se. Jogava a central porque entendia que era o melhor lugar para ler o jogo, dar instruções. Setúbal, para José Mourinho, o mais prestigiado treinador português de futebol de todos os tempos, é isto, é olhar para trás e ver a infância, a juventude. Setúbal é o meu refúgio.

JUNTA DE FREGUESIA DE GÂMBIA, PONTES E ALTO DA GUERRA

JUNTA DE FREGUESIA DE GÂMBIA, PONTES E ALTO DA GUERRA JUNTA DE FREGUESIA DE GÂMBIA, PONTES E ALTO DA GUERRA De 1 a 30 Exposição José Afonso - Geografias de Uma Vida. Polo da Biblioteca Torneios de sueca e de ténis de mesa. Torneios de damas, sueca, dominó

Leia mais

Plano de Actividades para o Ano de 2011

Plano de Actividades para o Ano de 2011 Plano de Actividades para o Ano de 2011 Sociedade Musical Setubalense PLANO DE ACTIVIDADES DE 2011 JANEIRO Dia Tipologia Actividade Organização/ Parceiros 15 Moda Moda Projecto E.S. Sebastião da Gama 29

Leia mais

1º Fórum Avintense Jovem

1º Fórum Avintense Jovem 1º Fórum Avintense Jovem Programa A primeira edição do Fórum Avintense Jovem, a realizar neste ano de 2007, terá 3 sessões, a decorrer nos meses de Maio e Novembro de 2007. Apresentamos as sessões já confirmadas

Leia mais

turismo industrial AGENDAMarinhaGrande GUIA CULTURAL APRESENTAÇÃO OFICIAL Circuitos Industriais Marinha Grande

turismo industrial AGENDAMarinhaGrande GUIA CULTURAL APRESENTAÇÃO OFICIAL Circuitos Industriais Marinha Grande 11.MARÇO.2013 25 anos da elevação a cidade APRESENTAÇÃO OFICIAL Circuitos Industriais Marinha Grande turismo industrial Marinha Grande www.cm-mgrande.pt MARÇO 2013 AGENDAMarinhaGrande GUIA CULTURAL DESTAQUE

Leia mais

15 DE MARÇO _ 5ª FEIRA

15 DE MARÇO _ 5ª FEIRA FESTAS DE S. JOSÉ - COMEMORAÇÕES DO FERIADO MUNICIPAL 2012 DE 15 A 19 DE MARÇO PROGRAMA 15 DE MARÇO _ 5ª FEIRA 10H00 ÀS 16H00 - CELEBRAÇÃO DOS 865 ANOS DA RECONQUISTA CRISTÃ DE SANTARÉM POR D. AFONSO HENRIQUES

Leia mais

AGENDA DE NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2014

AGENDA DE NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2014 AGENDA DE NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2014 O Agrupamento de Escolas N.º2 de Abrantes tem como um dos seus objetivos a plena integração na comunidade de que faz parte. Surge assim como natural a divulgação das

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Luís Miguel Pereira Araújo da Rocha Rua do Teixeira, nº43, 1º 1200-390 Lisboa Telefone 96 252 74 53 Fax 21 342 97 82 Correio electrónico luisrocha.fotografia@gmail.com

Leia mais

Dia 15 > quinta. Dia 16 > sexta

Dia 15 > quinta. Dia 16 > sexta Dia 15 > quinta >10H00 às 16H00 Celebração dos 865 Anos da Reconquista Cristã de Santarém por D. Afonso Henriques Jardim das Portas do Sol Para as crianças do pré-escolar e do 1.ºciclo do ensino básico

Leia mais

QUADRO DE ATIVIDADES. Dia Horário Local Dinamizado por Público-alvo Atividades

QUADRO DE ATIVIDADES. Dia Horário Local Dinamizado por Público-alvo Atividades 10-13h 14-16h30 Margem esquerda Ludoteca O Dragão Brincalhão da APCC Público em geral LUDOTECA AO AR LIVRE COM: Jogo simbólico (faz-de-conta) Jogo de construção Jogos tradicionais Jogos gigantes 10-13h

Leia mais

SEMANAS TEMÁTICAS Praça Luís Ribeiro Quarta-feira a Domingo Pelas 21h30

SEMANAS TEMÁTICAS Praça Luís Ribeiro Quarta-feira a Domingo Pelas 21h30 SEMANAS TEMÁTICAS Praça Luís Ribeiro Quarta-feira a Domingo Pelas 21h30 Semana Portuguesa 8 a 12 09 Dia 8 Toni Santos Dia 9 Gaiteiros do Liz + Vitor Sérgio e Comp.ª Dia 10 Grupo de Baile Medley Dia 11

Leia mais

Do Associativismo Juvenil

Do Associativismo Juvenil Roteiro Do Associativismo Juvenil Secretário de Estado do Desporto e Juventude Dr. Emídio Guerreiro Viseu - Dia 17 de julho Programa 10h00 - Pequeno-almoço com jornalistas, nos Serviços Desconcentrados

Leia mais

Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades Objectivos a atingir Meios Humanos

Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades Objectivos a atingir Meios Humanos Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades s a atingir Meios Humanos O Centro Popular de Trabalhadores do Bairro São João Atlético Clube com Estatutos aprovados em 28/02/1990 e publicados

Leia mais

>>>>>>>>>>>>>>>> passeio fotográfico. as nossas cidades retratadas por crianças

>>>>>>>>>>>>>>>> passeio fotográfico. as nossas cidades retratadas por crianças >>>>>>>>>>>>>>>> passeio fotográfico as nossas cidades retratadas por crianças ----------------------------------------------------------- departamento de promoção da arquitectura educação pela arquitectura

Leia mais

Festas, Feiras e Romarias

Festas, Feiras e Romarias Festas, Feiras e Romarias Feira de Velharias Feira de Velharias de Olhos de Água Data: 1.º domingo de cada mês Local: Junto ao Mercado Municipal de Olhos de Água Contato: Junta de Freguesia de Albufeira

Leia mais

REPÚBLICA NAS ESCOLAS

REPÚBLICA NAS ESCOLAS REPÚBLICA NAS ESCOLAS COM O APOIO DE: http://www.centenariorepublica.pt/escolas escolas@centenariorepublica.pt República nas Escolas Descrição e Objectivos O tema Centenário da República deverá ser um

Leia mais

PRÉMIO INFANTE D. HENRIQUE. Membro do international award for young people

PRÉMIO INFANTE D. HENRIQUE. Membro do international award for young people PRÉMIO INFANTE D. HENRIQUE Membro do international award for young people Onde e como? Apoio às quintas feiras das 17h30 às 19h no gabinete de Artes Visuais, piso zero. Só quando sentir necessidade, não

Leia mais

ESPINHO 2009 CAMPUS DE ANDEBOL

ESPINHO 2009 CAMPUS DE ANDEBOL CAMPUS DE ANDEBOL ESPINHO 2009 A 1ª Edição do Campus de Andebol Espinho 2009, pretende contribuir para a formação integral dos jovens participantes, no âmbito desportivo, humano e educativo. Aliar o treino

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO NACIONAL DE IDEIAS CIDADES CRIATIVAS, REFLEXÃO SOBRE O FUTURO DAS CIDADES PORTUGUESAS

REGULAMENTO DO CONCURSO NACIONAL DE IDEIAS CIDADES CRIATIVAS, REFLEXÃO SOBRE O FUTURO DAS CIDADES PORTUGUESAS REGULAMENTO DO CONCURSO NACIONAL DE IDEIAS CIDADES CRIATIVAS, REFLEXÃO SOBRE O FUTURO DAS CIDADES PORTUGUESAS Dirigido aos alunos do 12.º ano da área curricular não disciplinar de Área de Projecto - 1.ª

Leia mais

Mês da Juventude Março 2013 Ano Europeu dos Cidadãos

Mês da Juventude Março 2013 Ano Europeu dos Cidadãos Mês da Juventude Março 2013 Ano Europeu dos Cidadãos Quinta, 28 de fevereiro 17h30 Apresentação do Mês da Juventude 2013 e entrega do Prémio Imagem Gráfica 2013 Inauguração da Exposição de Fotografia Património

Leia mais

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida SETEMBRO Regresso à escola/adaptação Facilitar a adaptação/readaptação ao jardim de infância Negociar e elaborar a lista de regras de convivência Diálogo sobre

Leia mais

Boletim Informativo nº 52 - Setembro 2013. Convívio. Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves Instituição Particular de Solidariedade Social

Boletim Informativo nº 52 - Setembro 2013. Convívio. Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves Instituição Particular de Solidariedade Social Boletim Informativo nº 52 - Setembro 2013 Convívio Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves Instituição Particular de Solidariedade Social Prontos para (re)começar! Setembro de 2013, iniciamos

Leia mais

ANDDILetter. Portugal... Uma lança em África. 27 medalhas conquistadas. 25 no Atletismo / 2 no Ténis de Mesa. Edição N.º 69 nov.

ANDDILetter. Portugal... Uma lança em África. 27 medalhas conquistadas. 25 no Atletismo / 2 no Ténis de Mesa. Edição N.º 69 nov. Edição N.º 69 nov. 15 ANDDILetter Portugal... Uma lança em África Foi na cidade de Bloemfontein na África do Sul que, Portugal brilhou no 3º Campeonato do Mundo de Atletismo IAADS e no 1º Campeonato do

Leia mais

Programação do 39.º Aniversário do 25 Abril PROGRAMA CENTRAL

Programação do 39.º Aniversário do 25 Abril PROGRAMA CENTRAL Programação do 39.º Aniversário do 25 Abril PROGRAMA CENTRAL Largo da Misericórdia Distribuição de cravos 21h30 Banda do Andarilho 22h15 Projeção de um vídeo comemorativo dos 39 anos do 25 de Abril 22h30

Leia mais

Projeto Curricular do 1.º Ciclo

Projeto Curricular do 1.º Ciclo Projeto Curricular do 1.º Ciclo Tema Felizes os que constroem a vida na verdade e no bem. INTRODUÇÃO Este ano letivo 2014/2015 ficou definido como tema geral Felizes os que constroem a vida na verdade

Leia mais

Relatório de Actividades no Agrupamento de Escolas de Arraiolos Ano lectivo 2007-2008 Projecto ParticipAR Inovação para a inclusão em Arraiolos

Relatório de Actividades no Agrupamento de Escolas de Arraiolos Ano lectivo 2007-2008 Projecto ParticipAR Inovação para a inclusão em Arraiolos Relatório de Actividades no Agrupamento de Escolas de Arraiolos Ano lectivo 2007-2008 Projecto ParticipAR Inovação para a inclusão em Arraiolos Arraiolos Outubro 2008 Introdução O presente documento apresenta

Leia mais

Junho. Quando as crianças brincam Eu as ouço brincar, Qualquer coisa em minha alma Começa a se alegrar

Junho. Quando as crianças brincam Eu as ouço brincar, Qualquer coisa em minha alma Começa a se alegrar Junho Quando as crianças brincam Eu as ouço brincar, Qualquer coisa em minha alma Começa a se alegrar E toda aquela infância Que não tive me vem, Numa onda de alegria Que não foi de ninguém. [ ] (F. Pessoa

Leia mais

Continuamos com uma parceria entre a AMB e a Associação de Voleibol do Porto, em que esta ficará responsável por toda a parte competitiva do evento.

Continuamos com uma parceria entre a AMB e a Associação de Voleibol do Porto, em que esta ficará responsável por toda a parte competitiva do evento. BEM VINDOS É com enorme prazer que estamos a trabalhar no V AMB VOLLEYBALL CUP/Espinho 2016. Depois do êxito das quatro edições anteriores desta competição, continuamos a pensar e a desejar sempre o melhor.

Leia mais

Informações e Inscrições em: www.mun-setubal.pt Divisão de Ambiente, disqa@mun-setubal.pt Telef. 265 537 058 / 265 537 000

Informações e Inscrições em: www.mun-setubal.pt Divisão de Ambiente, disqa@mun-setubal.pt Telef. 265 537 058 / 265 537 000 Informações e Inscrições em: www.mun-setubal.pt Divisão de Ambiente, disqa@mun-setubal.pt Telef. 265 537 058 / 265 537 000 CONFERÊNCIA 18 DE MAIO CASA DA BAÍA 9h00 Abertura da Conferência Presidente da

Leia mais

Ficha de Caracterização de Projecto

Ficha de Caracterização de Projecto Ficha de Caracterização de Projecto Projecto +Skillz E5G Programa Escolhas Promotor: Associação Mais Cidadania 2 A. IDENTIFICAÇÃO GERAL DA ENTIDADE Projecto Projecto +Skillz E5G Promotor: Associação Mais

Leia mais

Jornadas de Educação Pelo Desporto 1

Jornadas de Educação Pelo Desporto 1 Jornadas de Educação Pelo Desporto 1 Jornadas de Educação Pelo Desporto As Jornadas de Educação Pelo Desporto alinham-se com os objetivos gerais do Diálogo Estruturado na área da juventude, uma vez que

Leia mais

Presidente da Câmara Municipal de Oeiras Teresa Pais Zambujo Vereador da Cultura e Juventude Jorge Barreto Xavier

Presidente da Câmara Municipal de Oeiras Teresa Pais Zambujo Vereador da Cultura e Juventude Jorge Barreto Xavier Presidente da Câmara Municipal de Oeiras Teresa Pais Zambujo Vereador da Cultura e Juventude Jorge Barreto Xavier Oeiras é um Concelho apontado, diria que justamente, como um exemplo de desenvolvimento

Leia mais

Planeamento Geral de Atividades

Planeamento Geral de Atividades Planeamento Geral de Atividades 2015 Gestão e Organização de Eventos Subunidade Orgânica de Cultura Coordenadora Técnica Tânia Lucas 1 Evento n.º 1: COMEMORAÇÕES DO FERIADO MUNICIAPAL Período de Realização:

Leia mais

Maratona BTT 5 Cumes realiza-se a 23 de Setembro em Barcelos

Maratona BTT 5 Cumes realiza-se a 23 de Setembro em Barcelos Em 2011 foi a Maratona com maior participação das provas da FPC Maratona BTT 5 Cumes realiza-se a 23 de Setembro em Barcelos A oitava edição da Maratona BTT 5 Cumes foi apresentada na última quinta-feira

Leia mais

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL abril/2015 albufeira.pt ALBUFEIRA/ AGENDA 2ª QUINZENA DESTAQUE COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL 24 de Abril 21h30 Trovas e Canções, Atores, Poetas e Cantores Espetáculo Comemorativo do 25 de Abril Auditório

Leia mais

dezembro/2015 ALBUFEIRA/ AGENDA albufeira.pt 1ª QUINZENA DESTAQUE Guia Natal Rua General Humberto Delgado, Guia

dezembro/2015 ALBUFEIRA/ AGENDA albufeira.pt 1ª QUINZENA DESTAQUE Guia Natal Rua General Humberto Delgado, Guia dezembro/2015 albufeira.pt ALBUFEIRA/ AGENDA 1ª QUINZENA DESTAQUE Guia Natal Rua General Humberto Delgado, Guia Programa: Presépio de Rua 28 de novembro a 6 de janeiro Percurso entre a Ermida de Nossa

Leia mais

9.ª EDIÇÃO 24 Fevereiro a 02 Março ORGANIZAÇÃO SINDICATO DOS JOGADORES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL PRODUÇÃO RM PREMIUM EVENTS

9.ª EDIÇÃO 24 Fevereiro a 02 Março ORGANIZAÇÃO SINDICATO DOS JOGADORES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL PRODUÇÃO RM PREMIUM EVENTS 9.ª EDIÇÃO 24 Fevereiro a 02 Março ORGANIZAÇÃO SINDICATO DOS JOGADORES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL PRODUÇÃO RM PREMIUM EVENTS conceito O futebol, fonte de paixão e emoção, continua a potenciar extremismos

Leia mais

CENTRO DE FORMAÇÃO DESPORTIVA DE XADREZ

CENTRO DE FORMAÇÃO DESPORTIVA DE XADREZ CENTRO DE FORMAÇÃO DESPORTIVA DE XADREZ Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia Gaianima, E. M., Equipamentos Municipais Departamento do Desporto Escolar Escola Profissional de Gaia Academia de Xadrez de

Leia mais

SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE Lisboa, 20 de Maio 2011 ECOTECA DE OLHÃO Fátima Monteiro . Auxiliar de Serviços Gerais.Técnica Administrativa.

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES ANO DE 2004

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES ANO DE 2004 APD- DELEGAÇÃO LOCAL DE MEM MARTINS RELATÓRIO DE ACTIVIDADES ANO DE 2004 INTRODUÇÃO O ano de 2004 ficou marcado por alguns acontecimentos relevantes, sinal de que, apesar do passar dos anos, a Delegação

Leia mais

Programação 50ª Festa das Vindimas 2012

Programação 50ª Festa das Vindimas 2012 Programação 50ª Festa das Vindimas 2012 Dia 29 de agosto 21:30 Eleição da Rainha das Vindimas 2012 Cineteatro S. João Atuação da Orquestra das Vindimas Direção Musical do Maestro Armindo Neves Vozes de:

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016. Associação Sénior de Odivelas

PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016. Associação Sénior de Odivelas PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016 Associação Sénior de Odivelas A Universidade Sénior de Odivelas é um projecto inovador que tem por base a promoção da qualidade de vida dos seniores de Odivelas, fomentando

Leia mais

Exame unificado de acesso (Línguas e Matemática) às 4 Instituições do Ensino Superior (2017)

Exame unificado de acesso (Línguas e Matemática) às 4 Instituições do Ensino Superior (2017) Exame unificado de acesso (Línguas e Matemática) às 4 Instituições do Ensino Superior (2017) Português B 澳 門 四 高 校 聯 合 入 學 考 試 ( 語 言 科 及 數 學 科 )2017 Exame unificado de acesso (Línguas e Matemática) às

Leia mais

AMIGOS DO PROJECTO. Ler é sonhar pela mão de outrem. Fernando Pessoa, Livro do Desassossego

AMIGOS DO PROJECTO. Ler é sonhar pela mão de outrem. Fernando Pessoa, Livro do Desassossego Ler é sonhar pela mão de outrem. Fernando Pessoa, Livro do Desassossego AMIGOS DO PROJECTO O projecto Ler Mais e Escrever Melhor nasceu a 17 de Julho de 2008. Encontra-se numa fase de vida a infância que

Leia mais

Associação Beneficente de Amparo á Família

Associação Beneficente de Amparo á Família Associação Beneficente de Amparo á Família Perfil A Associação Beneficente de Amparo à Família (ABENAF) é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, que tem como objetivo oferecer cultura,

Leia mais

b. Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação para sustentabilidade.

b. Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação para sustentabilidade. Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável. b. Promover a contribuição das artes e humanidades,

Leia mais

DESPORTISTAS GALARDOADOS

DESPORTISTAS GALARDOADOS Associação Juvenil 31 de Janeiro LUÍS REIS ÉNIO ALVES LURIO ALVES RICARDO FLORES 14 anos 20 anos Associação Mirandelense de Artes Orientais MIGUEL TAVEIRA SANDRA DIAS CRISTINA NOVO JOSÉ SILVA 42 anos 29

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2014/2015. Associação Sénior de Odivelas

PLANO DE ATIVIDADES 2014/2015. Associação Sénior de Odivelas PLANO DE ATIVIDADES 2014/2015 Associação Sénior de Odivelas A Universidade Sénior de Odivelas é um projecto inovador que tem por base a promoção da qualidade de vida dos seniores de Odivelas, fomentando

Leia mais

Gabinete de Comunicação Nota de Imprensa n.º 112, de 13 de outubro de 2014. 1. Projeto Eco-Escolas

Gabinete de Comunicação Nota de Imprensa n.º 112, de 13 de outubro de 2014. 1. Projeto Eco-Escolas Gabinete de Comunicação Nota de Imprensa n.º 112, de 13 de outubro de 2014 1. Projeto Eco-Escolas O início do ano letivo escolar 2014/2015 fica desde já marcado, a nível ambiental, pela atribuição de 19

Leia mais

Festas 10 A celebração da Memória e Identidade concelhias

Festas 10 A celebração da Memória e Identidade concelhias Festas 10 A celebração da Memória e Identidade concelhias De 4 a 8 de Setembro, o recinto das Festas 10 promete ser o palco de toda a animação. À mostra das associações, das freguesias, do tecido empresarial,

Leia mais

APOIO A ESCOLAS, ASSOCIAÇÕES DE ESTUDANTES E ASSOCIAÇÕES DE PAIS

APOIO A ESCOLAS, ASSOCIAÇÕES DE ESTUDANTES E ASSOCIAÇÕES DE PAIS APOIOS A DIVERSAS ENTIDADES, INSTITUIÇÕES, ASSOCIAÇÕES E COLECTIVIDADES NO ANO DE 2014 APOIO A ESCOLAS, ASSOCIAÇÕES DE ESTUDANTES E ASSOCIAÇÕES DE PAIS Apoio à Associação de Estudantes da Escola Secundária

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede 1. Identificação DEPARTAMENTO: Pré-Escolar PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES - PROPOSTA DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO - 2010 / 2011 Coordenador(a):

Leia mais

Programa de Férias verão 2013

Programa de Férias verão 2013 Programa de Férias verão 2013 Data: 3 de Junho 2013 Assunto: Programa de Férias de Verão Caros pais, Vimos, por este meio, dar-lhes a conhecer o Programa de Férias de Verão que será oferecido às crianças

Leia mais

Câmara Municipal da Amadora. Férias. Julho 2014. na Cidade

Câmara Municipal da Amadora. Férias. Julho 2014. na Cidade Câmara Municipal da Amadora Férias Julho 2014 na Cidade Férias? Na Cidade! Férias de Verão significam tempo e oportunidade para dar uso à imaginação, à iniciativa, ao divertimento e à amizade. Férias na

Leia mais

Ano Lectivo 2006-2007

Ano Lectivo 2006-2007 Ano Lectivo 2006-2007 CLUBE EUROPEU da Escola Secundária de Viriato RELATÓRIO FINAL DAS ACTIVIDADES No âmbito dos Objectivos do Clube Europeu, foram desenvolvidas as seguintes actividades: 1. Comemoração

Leia mais

Projecto Integrado da Baixa da Banheira

Projecto Integrado da Baixa da Banheira Projecto Integrado da Baixa da Banheira 1. INTRODUÇÃO O Projecto Integrado da Baixa da Banheira nasce de uma parceria entre a Câmara Municipal da Moita e o ICE tendo em vista induzir as Associações da

Leia mais

Roteiro Do Associativismo Juvenil

Roteiro Do Associativismo Juvenil Roteiro Do Associativismo Juvenil Secretário de Estado do Desporto e Juventude Dr. Emídio Guerreiro Aveiro - Dia 29 de Outubro 2014 PROGRAMA 09h30m - Pequeno-almoço com jornalistas, nos Serviços Desconcentrados

Leia mais

LUGAR DO DESENHO FUNDAÇÃO JÚLIO RESENDE

LUGAR DO DESENHO FUNDAÇÃO JÚLIO RESENDE 1- PRESERVAR E DIVULGAR O SEU ACERVO EXPOSIÇÕES DO ACERVO (sala do acervo da Fundação) DATA DESIGNAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES LOCAL 23.Out.2010 a 09.Out.2011 23.Out.2011 a 14.Out.2012 RESENDE- A INTUIÇÃO ATENTA

Leia mais

CICLO DE CONFERÊNCIAS "25 ANOS DE PORTUGAL NA UE"

CICLO DE CONFERÊNCIAS 25 ANOS DE PORTUGAL NA UE Boletim Informativo n.º 19 Abril 2011 CICLO DE CONFERÊNCIAS "25 ANOS DE PORTUGAL NA UE" A Câmara Municipal de Lamego no âmbito de atuação do Centro de Informação Europe Direct de Lamego está a promover

Leia mais

TESTEMUNHOS SUMÁRIO. de Voluntários destacam importância da ajuda ao Próximo. Boletim Informativo n.º 24. Setembro 2011

TESTEMUNHOS SUMÁRIO. de Voluntários destacam importância da ajuda ao Próximo. Boletim Informativo n.º 24. Setembro 2011 Boletim Informativo n.º 24 Setembro 2011 SUMÁRIO TESTEMUNHOS de Voluntários destacam importância da ajuda ao Próximo Pequenas histórias de pessoas comuns que fazem coisas extraordinárias em prol dos outros,

Leia mais

Susana Maria da Silva Rosendo. Rua Oliveira Martins, nº 8 3º Esq. 2810-109 Feijó Telefone 214064280 Telemóvel: 965524760

Susana Maria da Silva Rosendo. Rua Oliveira Martins, nº 8 3º Esq. 2810-109 Feijó Telefone 214064280 Telemóvel: 965524760 Curriculum Vitae Informação pessoal Nome Morada Correio electrónico Susana Maria da Silva Rosendo Rua Oliveira Martins, nº 8 3º Esq. 2810-109 Feijó Telefone 214064280 Telemóvel: 965524760 Nacionalidade

Leia mais

G.D.S.Cruz Alvarenga vs A.C.R.Sardoura Dia: 1 Hora: 16:00 Local: Campo Reinaldo Noronha - Alvarenga

G.D.S.Cruz Alvarenga vs A.C.R.Sardoura Dia: 1 Hora: 16:00 Local: Campo Reinaldo Noronha - Alvarenga A Páscoa é a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa, os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação (Sexta-Feira Santa)

Leia mais

PRAÇA DA REPÚBLICA jardim público

PRAÇA DA REPÚBLICA jardim público PRAÇA DA REPÚBLICA jardim público Com o objetivo de celebrar e promover as flores, os jardins e espaços verdes, a produção e o comércio locais de flores, assim como as tradições e festividades associadas

Leia mais

CURRICULUM VITAE. A - Identificação, habilitações, profissão e actividades na área do Direito. Participação: colóquios; encontros; cursos; seminários.

CURRICULUM VITAE. A - Identificação, habilitações, profissão e actividades na área do Direito. Participação: colóquios; encontros; cursos; seminários. CURRICULUM VITAE A - Identificação, habilitações, profissão e actividades na área do Direito Nome: GUILHERME COELHO DOS SANTOS FIGUEIREDO. Naturalidade: FREGUESIA DE MASSARELOS, CONCELHO DO PORTO. Data

Leia mais

MAPA DE PESSOAL DA JUNTA DE FREGUESIA DE CARNIDE - Ano 2014 Nos termos da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro

MAPA DE PESSOAL DA JUNTA DE FREGUESIA DE CARNIDE - Ano 2014 Nos termos da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro MAPA DE PESSOAL DA JUNTA DE FREGUESIA DE CARNIDE - Ano 204 Nos termos da Lei n.º 2-A/2008, de 27 de Fevereiro SECÇÃO DE APOIO E DE COORDENAÇÃO GERAL (Capitulo III do Regulamento da Organização dos Serviços)

Leia mais

2-7 Fevereiro 2015 ORGANIZAÇÃO: COM O ALTO PATROCÍNIO DE:

2-7 Fevereiro 2015 ORGANIZAÇÃO: COM O ALTO PATROCÍNIO DE: 2-7 Fevereiro 2015 ORGANIZAÇÃO: COM O ALTO PATROCÍNIO DE: PARCEIROS: MEDIA PARTNER: APRESENTAÇÃO A Fundação O Século leva a cabo em 2015 o 1º Encontro Internacional da Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia,

Leia mais

Ano VI N.º 22. Boletim Informativo da Junta de Freguesia da Ribeira Quente. Quinta-Feira 28 de Julho de 2011

Ano VI N.º 22. Boletim Informativo da Junta de Freguesia da Ribeira Quente. Quinta-Feira 28 de Julho de 2011 Ano VI N.º 22 Boletim Informativo da Junta de Freguesia da Ribeira Quente Quinta-Feira 28 de Julho de 2011 Bandeira Azul Hasteada na Ribeira Quente A Praia do Fogo da Ribeira Quente recebeu no dia 28 de

Leia mais

especiais por ano, garantindo a máxima capacidade de transporte para jogos de futebol, concertos e outras celebrações de massas.

especiais por ano, garantindo a máxima capacidade de transporte para jogos de futebol, concertos e outras celebrações de massas. O Metro do Porto O Metro é um sistema de transportes públicos da Área Metropolitana do Porto e combina uma rede ferroviária subterrânea, no centro da cidade, com linhas à superfície em meio urbano e diversos

Leia mais

Câmara Municipal da Amadora Julho 2013

Câmara Municipal da Amadora Julho 2013 Férias Câmara Municipal da Amadora Julho 2013 na Cidade Umas férias divertidas Após um ano letivo bem sucedido as férias de verão são sempre um tempo de descanso, de sonho e de desafio. Responder a estes

Leia mais

Nome Ano Turma Nº Idade Data de Nascimento Email

Nome Ano Turma Nº Idade Data de Nascimento Email CAMPOSDEFÉRIAS2015 CAMPOS DE FÉRIAS Nome Ano Turma Nº Idade Data de Nascimento Tel Email 15/6 22/6 29/6 06/7 13/7 20/7 KIDCAMPO STREETGYMN/ STREETDANCE MUSICENTRO FUTEBOL EQUITAÇÃO VOLEIBOL BASQUETEBOL

Leia mais

PROJECTO MOVING CINEMA

PROJECTO MOVING CINEMA PROJECTO CICLO DE PROJECÇÕES CONVERSA DEDICADO AOS JOVENS E SEMINÁRIO 11 e 12 de Maio de 2015 Moagem Cidade do Engenho e das Artes (Fundão) Este projecto pretende desenvolver estratégias inovadoras para

Leia mais

OBJECTIVOS DO PROJECTO

OBJECTIVOS DO PROJECTO INTRODUÇÃO Este projecto destina-se às crianças dos três aos seis anos de idade. A Lei Quadro da Educação Pré-escolar estabelece como princípio geral que a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação

Leia mais

VIAGEM NO MUNDOS DAS PROFISSÕES

VIAGEM NO MUNDOS DAS PROFISSÕES VIAGEM NO MUNDOS DAS PROFISSÕES Aparelhei o barco da ilusão E reforcei a fé de marinheiro Era longe o meu sonho... MIGUEL TORGA, A Viagem Nome do Evento: VIAGEM NO MUNDO DAS PROFISSÕES Local de Realização:

Leia mais

Dossiê de Imprensa. Programa. Eventos & Animação Natal 2013. Viseu Município. 27 novembro 2013

Dossiê de Imprensa. Programa. Eventos & Animação Natal 2013. Viseu Município. 27 novembro 2013 Dossiê de Imprensa 27 novembro 2013 Programa Eventos & Animação Natal 2013 Viseu Município Nota de Imprensa 50 Iniciativas marcam a celebração do Natal em Viseu Atrair a população às ruas do centro histórico

Leia mais

Natal Fundão 2015. O Município do Fundão irá promover, até dia 6 de janeiro, um conjunto de iniciativas denominado Natal Fundão 2015.

Natal Fundão 2015. O Município do Fundão irá promover, até dia 6 de janeiro, um conjunto de iniciativas denominado Natal Fundão 2015. Natal Fundão 2015 O Município do Fundão irá promover, até dia 6 de janeiro, um conjunto de iniciativas denominado Natal Fundão 2015. Este ciclo contará com a Casa do Pai Natal, várias Casas Temáticas,

Leia mais

Evento. Âmbito. Regulamento

Evento. Âmbito. Regulamento Evento Decorrerá nas ruas de Leiria e terá lugar no dia 17 de Setembro de 2006 com a distância de 3.000 metros. Dado o cariz social e de lazer deste evento, realizarse-á, em simultâneo com a corrida, um

Leia mais

AÇOUGUE CULTURAL T-BONE LER PARA CRESCER

AÇOUGUE CULTURAL T-BONE LER PARA CRESCER AÇOUGUE CULTURAL T-BONE LER PARA CRESCER BRASÍLIA / DF 1 APRESENTAÇÃO O Açougue Cultural T-Bone desenvolve desde 2003 vários projetos na área da cultura, o principal é a Biblioteca Comunitária T-Bone,

Leia mais

Informação Escrita. 1. Actividades de Representação e participação externas

Informação Escrita. 1. Actividades de Representação e participação externas Informação Escrita Nos termos da alínea o) do artº.17º da Lei nº.5-a/2002 de 11 de Janeiro, e no âmbito das suas competências, a Junta de Freguesia de Portimão apresenta à Assembleia de Freguesia, a informação

Leia mais

AGENDA DE MARÇO DE 2015

AGENDA DE MARÇO DE 2015 AGENDA DE MARÇO DE 2015 O Agrupamento de Escolas N.º2 de Abrantes tem como um dos seus objetivos a plena integração na comunidade de que faz parte. Surge assim como natural a divulgação das suas atividades,

Leia mais

Um lugar de encontro...sempre!

Um lugar de encontro...sempre! Um lugar de encontro...sempre! Caro leitor e amigo, Em Novembro continuamos com um programa bastante diversificado, abrangendo várias faixas etárias e áreas temáticas. Destacamos as actividades para pais

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ARCOS DE VALDEVEZ MINUTA DA ACTA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 06 DE JULHO DE 2009

CÂMARA MUNICIPAL DE ARCOS DE VALDEVEZ MINUTA DA ACTA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 06 DE JULHO DE 2009 CÂMARA MUNICIPAL DE ARCOS DE VALDEVEZ MINUTA DA ACTA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 06 DE JULHO DE 2009 PRESIDÊNCIA: DR. FRANCISCO RODRIGUES DE ARAÚJO VEREADORES PRESENTES: DR. JOÃO MANUEL DO AMARAL ESTEVES

Leia mais

REGULAMENTO. O concurso "Jovens Criadores", visa incentivar e promover valores emergentes de diferentes áreas artísticas.

REGULAMENTO. O concurso Jovens Criadores, visa incentivar e promover valores emergentes de diferentes áreas artísticas. 15 JOVENS CRIADORES REGULAMENTO O concurso "Jovens Criadores", visa incentivar e promover valores emergentes de diferentes áreas artísticas. As áreas a concurso são: Artes Plásticas, Artes Digitais, Banda

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DA MEIA MARATONA FOTOGRÁFICA DE SETÚBAL

REGULAMENTO MUNICIPAL DA MEIA MARATONA FOTOGRÁFICA DE SETÚBAL REGULAMENTO MUNICIPAL DA MEIA MARATONA FOTOGRÁFICA DE SETÚBAL Preâmbulo O Município de Setúbal tem procurado intervir em diversos campos, no sentido de proporcionar a satisfação de um conjunto de necessidades

Leia mais

ANEXO 2 - GUIA DE RECURSOS LOCAIS. No âmbito do Programa Rede Social, a elaboração do Guia de Recursos Locais

ANEXO 2 - GUIA DE RECURSOS LOCAIS. No âmbito do Programa Rede Social, a elaboração do Guia de Recursos Locais ANEXO 2 - GUIA DE RECURSOS LOCAIS No âmbito do Programa Rede Social, a elaboração do Guia de Recursos Locais do Concelho de Vouzela, pretende ser um instrumento facilitador da articulação entre os recursos

Leia mais

de alegria FESTIVAL DO CRATO - BOLETIM MUNICIPAL ESPECIAL - SETEMBRO 2013

de alegria FESTIVAL DO CRATO - BOLETIM MUNICIPAL ESPECIAL - SETEMBRO 2013 ExploSao s de alegria FESTIVAL DO CRATO - BOLETIM MUNICIPAL ESPECIAL - SETEMBRO 2013 Festival do Crato, um Festival de afectos! Discurso de Inauguração (excerto) do Presidente da Câmara Municipal do Crato,

Leia mais

Candidatura do Fado à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade

Candidatura do Fado à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade Candidatura do Fado à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade A Câmara Municipal de Lisboa escolheu a apresentação de Sombras, de Ricardo Pais para apresentar oficialmente a

Leia mais

Arqueologia Monumentos do Algarve vão estar em festa de 18 a 21 de abril

Arqueologia Monumentos do Algarve vão estar em festa de 18 a 21 de abril Página Web 1 de 12 Arqueologia Monumentos do Algarve vão estar em festa de 18 a 21 de abril Por Elisabete Rodrigues 8 de Abril de 2013 14:15 Comentar Temas Monumentos, Museus, Património, turismo cultural

Leia mais

Livros. Jogo. Diversos. Teatro. Espetáculo. Música. Dança. Gastronomia. Palestras. Programação sujeita a alterações.

Livros. Jogo. Diversos. Teatro. Espetáculo. Música. Dança. Gastronomia. Palestras. Programação sujeita a alterações. 2015 No Casino Figueira, março é um mês para viajar. Nas Noites do Mundo, vamos até um dos destinos mais paradisíacos da Europa - a Grécia. Mas não ficamos por aqui. Março é também o mês das mulheres,

Leia mais

Desde 1 de Maio que os jardins incluídos no Parque da Sustentabilidade recebem animação regular!

Desde 1 de Maio que os jardins incluídos no Parque da Sustentabilidade recebem animação regular! Desde 1 de Maio que os jardins incluídos no Parque da Sustentabilidade recebem animação regular! Durante os fins-de-semana a e o Jardim Infante D. Pedro enchem-se de cores e magia e esperam por si! Venha

Leia mais

MUNICIPIO DE ALMODÔVAR CÂMARA MUNICIPAL PUBLICITAÇÃO DAS TRANSFERÊNCIAS DE NATUREZA CORRENTE E DE CAPITAL CONCEDIDAS DURANTE O ANO DE 2014

MUNICIPIO DE ALMODÔVAR CÂMARA MUNICIPAL PUBLICITAÇÃO DAS TRANSFERÊNCIAS DE NATUREZA CORRENTE E DE CAPITAL CONCEDIDAS DURANTE O ANO DE 2014 475,00 Deliberação: 19-03-2014 Associação Ajuda a Sorrir 509058566 500,00 Deliberação: 05-02-2014 participação e prémios de Carnaval 2014 75,00 Deliberação: 05-02-2014 participação e prémios de Carnaval

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DOCE CNPJ: 18.316.265/0001-69 CEP: 35442-000 ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DOCE CNPJ: 18.316.265/0001-69 CEP: 35442-000 ESTADO DE MINAS GERAIS I FEIRA GASTRO-CULTURAL DE RIO DOCE MG De 24/09 à 01/10/2011, o município de Rio Doce abrigará a I Feira Gastro-Cultural que movimentará a cultura, a arte e a culinária no interior na zona da mata mineira.

Leia mais

"Relação Umbilical entre o Turismo e a Cultura: Oportunidades e Desafios"

Relação Umbilical entre o Turismo e a Cultura: Oportunidades e Desafios "Relação Umbilical entre o Turismo e a Cultura: Oportunidades e Desafios" Oferecer o que temos, somos e fazemos como produto turístico Vasco Estrela Presidente da Câmara Municipal de Mação Cultura e Turismo

Leia mais

MUSEU DA MARIONETA um mundo de histórias! SERVIÇO EDUCATIVO 2015/16 MUSEUDAMARIONETA.PT

MUSEU DA MARIONETA um mundo de histórias! SERVIÇO EDUCATIVO 2015/16 MUSEUDAMARIONETA.PT MUSEU DA MARIONETA um mundo de histórias! SERVIÇO EDUCATIVO 2015/16 MUSEUDAMARIONETA.PT O programa educativo 2015 / 2016 do Museu da Marioneta pretende dar a conhecer o espólio do museu e o vasto universo

Leia mais

Aldeia de Santa Margarida

Aldeia de Santa Margarida Aldeia de Santa Margarida Agenda Cultural Cultural Edição Especial - Nov Dez 2013 Agenda Cultural Propriedade: Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida Edição Especial Nov. Dez. 2013 Distribuição

Leia mais

Projeto Pedagógico e de Animação

Projeto Pedagógico e de Animação Projeto Pedagógico e de Animação 1 - Memória Descritiva 2 Identificação e Caracterização da Instituição Promotora 3 - Objetivos Gerais 4 - Objetivos Específicos 5 - Princípios educacionais 6 Metodologias

Leia mais

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO SERRALVES EM FESTA 2012

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO SERRALVES EM FESTA 2012 PROGRAMA DE VOLUNTARIADO SERRALVES EM FESTA 2012 VOLUNTARIADO SERRALVES EM FESTA 2012 Preparado para mais um Serralves em Festa? É já nos dias 2 e 3 de Junho que se realiza mais uma edição do Serralves

Leia mais

Literatura infantil e juvenil Formação de leitores

Literatura infantil e juvenil Formação de leitores Coleção educação em análise A literatura é um campo privilegiado para ocultar/desocultar sentidos, e os livros contemporâneos (muitas vezes plenos de mensagens que vão além do texto literário, estabelecendo

Leia mais

Em primeiro lugar, deverá encaixar a frase 2 dentro da frase 1, tal como nos exemplos seguintes:

Em primeiro lugar, deverá encaixar a frase 2 dentro da frase 1, tal como nos exemplos seguintes: CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO Neste exercício deverá transformar conjuntos de duas frases numa frase apenas. Em primeiro lugar, deverá encaixar a frase 2 dentro da frase 1, tal como nos exemplos seguintes: 1)

Leia mais

OPORTUNIDADES DE SER+

OPORTUNIDADES DE SER+ OPORTUNIDADES DE SER+ NOTA DE ABERTURA A identidade CATÓLICA da nossa Universidade está na génese da criação da UDIP - Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa - em 2009. A UDIP tem procurado

Leia mais

Programa de Promoção Turística e Cultural

Programa de Promoção Turística e Cultural Programa de Promoção Turística e Cultural Sintra encontra-se em 11º lugar no ranking dos 50 melhores lugares a visitar, nas escolhas dos leitores do jornal New York Times? Sintra é uma das 21 finalistas

Leia mais

Dia da. FORMAÇÃO FINANCEIRA 31outubro2014

Dia da. FORMAÇÃO FINANCEIRA 31outubro2014 Dia da FORMAÇÃO FINANCEIRA 31outubro2014 P ro g ra m a A FORMAÇÃO FINANCEIRA NO APOIO AO EMPREENDEDORISMO Dia de Formação Financeira 2014 A 31 de outubro, Dia Mundial da Poupança, o Plano Nacional de Formação

Leia mais