ANÁLISE DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E CUSTOS FIXOS EM UMA CONFECÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E CUSTOS FIXOS EM UMA CONFECÇÃO"

Transcrição

1 ANÁLISE DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E CUSTOS FIXOS EM UMA CONFECÇÃO Vanesa Migotto 1 Antônio Osório Gonçalves 2 RESUMO Este estudo tem como objeto a contabilidade de custos, mais especificamente a análise da margem de contribuição. Seu objetivo central é analisar a margem de contribuição de uma empresa de vestuário que desenvolve atividade ligada ao comércio. Para desenvolver este estudo, usou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, o levantamento através de entrevista com a proprietária da empresa, a análise do estoque e o levantamento dos custos fixos, realizado por meio da análise de documentos contábeis e financeiros. Os principais resultados mostram que todos os artigos apresentam significativa margem de contribuição, porém a empresa não utilizava esta análise para fins de tomada de decisão. Neste sentido, após a realização do estudo proposto, pôde-se concluir que a utilização da margem de contribuição para fins de apoio ao processo decisório poderá contribuir para a maximização dos resultados da empresa. Palavras-chave: Margem de Contribuição, custos fixos e ponto de equilíbrio. ABSTRACT This study has as a subject the cost accounting, more specifically, the analysis of contribution margin. Its central objective is to analyze the contribution margin of a clothing company that develops activities of trade.to develop this study, a literature search methodology was used, an interview with the company's proprietary and the analysis of inventory and fixed costs, conducted by the analysis of accounting and financial documents. The results show that all items have significant contribution margin, but the company did not use this analysis for decision-making. In this sense, after completing the proposed study, we concluded that the use of contribution margin for purposes of decision-making can help to maximize business results. Key-words: contribution margin, fixed costs and balance. 1 Graduanda do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Alberto 2 Professor Orientador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Alberto, especialista em Auditoria e Gerência Contábil pelo Instituto Nacional de Pós Graduação, SP, em convênio com a Fundação Universidade Federal do Rio Grande FURG, RS.

2 1 INTRODUÇÃO A contabilidade cada vez mais é compreendida pelos gestores como instrumento de grande valia na geração de informações relevantes para apoio ao processo decisório. Essa pesquisa busca analisar a margem de contribuição dos produtos de uma loja de confecção, assim como os custos da mesma. A identificação da margem de contribuição dos produtos é muito importante para o sucesso de um negócio, pois é o valor ou percentual, que sobra das vendas, menos o custo direto variável e as despesas variáveis, com isso ela apresenta o quanto a empresa tem para pagar as despesas fixas e gerar o lucro líquido. É a fórmula que determina quanto cada produto contribui para formação do lucro bruto ou do lucro líquido operacional da empresa. O estudo de seus custos também irá contribuir para a tomada de decisões futuras e projetar a empresa de uma forma mais segura em um mercado competitivo. O mercado sofreu grandes alterações desde a fundação da empresa, mudanças ocorreram e grandes avanços tecnológicos fizeram com que a empresa busca-se alternativas para se manter no comércio. Assim torna-se possível afirmar que cada vez mais, as empresas se deparam com maiores desafios que precisam ser superados para propiciar o crescimento da mesma. A análise da margem de contribuição e custos fixos da empresa propicia as avaliações necessárias para a tomada de decisões, tanto em relação ao passado, retratando demonstrações financeiras, como em relação ao futuro espelhadas no orçamento financeiro. Esta análise tem como principal finalidade prestar informações sobre a contribuição financeira que cada produto proporciona e analisar os custos fixos da empresa, para que os interessados possam utilizá-las no processo de tomada de decisão. Este conhecimento possui grande importância e valor, pois através dele as proprietárias poderão direcionar melhor os investimentos e ter controle sobre as vendas e custos. Para desenvolver este estudo, o trabalho tem como propósito os seguintes problemas de pesquisa: Como o conhecimento dos custos, margem de contribuição e despesas pode influenciar nas decisões estratégicas da empresa?

3 Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral verificar a margem de contribuição e custo fixo dos produtos analisados, bem como Identificar o método de custeio mais apropriado para a empresa, aplicando-o no cálculo do preço de venda dos produtos comercializados na loja. De modo mais específico buscou-se: caracterizar a empresa pesquisada; ampliar o referencial teórico; escolher e atribuir o método de custeio mais apropriado para o ramo da empresa; apresentar o resultado obtido através da correta alocação dos custos, despesas e receitas. Assim, justifica-se a relevância deste projeto, no que diz respeito a mensuração da margem de contribuição, dos custos fixos e variáveis, assim como a alocação correta destes nos preços de venda dos produtos comercializados. 2 REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 Tipos de Custos Viceconti (1948, p.12) define custo como consumo relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços, são todos gastos relacionados à atividade de produção. Como exemplo Viceconti (1948) cita: Salários do pessoal da produção, matéria-prima utilizada no processo produtivo, combustíveis e lubrificantes usados nas máquinas da fabrica, aluguéis, depreciação e seguros do prédio da fábrica e gastos com a manutenção das máquinas. Leone (2000, p.48) a Contabilidade de Custos tem por sua última finalidade a prestação de informações de custos para auxiliar os gerentes a administrar os itens da atividade empresarial que estão a seu cargo. No mesmo sentido o autor coloca, que custear é apurar os custos, mas não significa apenas determiná-los ou calculá-los, a contagem dos custos representa todo trabalho da Contabilidade de Custos, desde o projeto da coleta dos dados até a prestação da informação gerencial de custos. (Leone, 2000, pg. 49). Viceconti (1948, p.70) descreve os custos indiretos de fabricação como todos gastos que a empresa incide para a produção e que não estejam enquadrados como gastos com Material Direto ou Mão-de-obra direta. Segundo Martins (1945, p.306) quando o objetivo é controle de custos, tornase bastante válida a indagação relativa à fase a qual deve ser dada ênfase para melhor se atingir esse objetivo.

4 Segundo Leone (2000, p74) alguns custos fixos se apresentam na forma de degraus, continuam a ser constantes até um certo ponto do volume da atividade e em uma plataforma onde permanecem constantes até chegar até chegar a outro ponto crítico do volume da atividade. Segundo Viceconti (1948, p.25) os custo fixos são escriturados diretamente à débito de conta de resultado sob a justificação de que estes ocorrerão independentemente do volume de produção da empresa. 2.2 Margem de Contribuição Segundo Martins (1945, p.185) margem de contribuição por unidade que é a diferença entre o preço de venda e o Custo Variável de cada produto, é o valor que cada unidade traz a empresa de sobra entre sua receita e o custo que de fato provocou e que pode ser atribuído sem falha. Padoveze (2004, p. 320) coloca que a margem de contribuição representa o lucro variável. É a diferença entre o preço de venda unitário do produto ou serviço e os custos e despesas variáveis por unidade de produto ou serviço. Martins (1945, p.196) cita que quando não há limitação na capacidade produtiva, mais rentável é o produto que apresentar maior Margem de contribuição por unidade". Neste sentido autor coloca que quando existir algum fator de limitação, mais rentável será o produto que tiver maior Margem de contribuição pelo fator de limitação da capacidade produtiva. 2.3 Ponto de Equilíbrio Para alcançar o ponto de equilíbrio a empresa deve calcular o volume de vendas necessário para cobrir os custos e como usar essa informação, deve também compreender como os custos reagem as mudanças de volume. Considerada uma das principais análises utilizadas no processo de gestão, a do ponto de equilíbrio que em inglês é denomidado break-even point representa o momento em que a empresa atinge o resultado nulo em suas operações, ou seja, não há lucro nem prejuízo. Para que isso aconteça, é necessário que a receita total se iguale ao somatório dos custos e despesas totais, sejam eles fixos ou variáveis. (Pinto, 2008, pg. 70).

5 Crepaldi (2006, p.134) coloca que o processo analisa as vendas necessárias para cobrir os custos de forma que os lucros e os prejuízos sejam iguais a zero, importante para o processo de planejamento do lucro. 3 METODOLOGIA Considerando as particularidades da contabilidade, um dos campos das ciências sociais aplicadas, deve-se enfocar tipologias de delineamentos de pesquisas, que se acredita sejam mais aplicáveis a essa área do conhecimento, agrupadas em três categorias: Quanto aos objetivos: que contempla a pesquisa exploratória, descritiva e explicativa; Quanto aos procedimentos: que aborda o estudo de caso, o levantamento, a pesquisa bibliográfica, documental, participante e experimental; Quanto a abordagem do problema: que compreende a pesquisa qualitativa e quantitativa. (Beuren, 2003, pg. 79). Quanto aos objetivos, o presente estudo delinea-se como pesquisa exploratória, quando busca informações e dados necessários à realização dos cálculos de margem de contribuição junto aos registros da empresa objeto do estudo, passando para descritiva, quando busca informações úteis juntos aos relatórios contábeis e financeiros que determinam o montante de venda realizado pela empresa. Mais tarde caracteriza-se como explicativa quando segrega entre toda a gama de produtos vendidos pela empresa, aqueles que serão objeto de análise e cálculo dessa mesma contribuição de cobertura. No que diz respeito aos procedimentos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de obter maior conhecimento teórico sob o tema em estudo. Na sequência, se utilizou do levantamento ou survey quando da coleta de dados, entrevista e análise de documentos para obter, as informações necessárias para que fosse possível diagnosticar as principais causas relacionadas ao objetivo geral deste projeto: verificar a margem de contribuição dos produtos e custos fixos da empresa. No que diz respeito à abordagem do problema, o presente estudo caracterizase como pesquisa qualitativa quando analisa mais profundamente o comportamento dos produtos de maior vendagem dentro do portfólio de vendas da empresa, segregados para avaliação em separado dos demais, destacando suas características de cobertura dos custos fixos e determinação de lucratividade a ser obtida pela empresa objeto deste estudo.

6 4. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA Neste capítulo são apresentados os cálculos e sua interpretação, bem como sua aplicação no campo da análise dos dados. Também é apresentado um comparativo entre os preços praticados atualmente com os que deveriam ser praticados. Segue agora, a descrição detalhada de como foram realizados os cálculos, bem como os resultados obtidos e comparações. 4.1 Margem de Contribuição Inicialmente, visitou-se a empresa visando coletar as informações referentes aos custos e despesas, separando - os em custos fixos e variáveis. Dentre os custos fixos mensais temos: luz, água, telefone, internet, salário da funcionária, escritório contábil, manutenção de conta, programa de estoque, pro labore, aluguel, material de expediente, seguro patrimonial, material de limpeza, honorários do escritório e máquina de cartões. Também foram levantados os dez produtos mais vendidos mensalmente, os quais seguem: Cueca da marca Lupo, vendida atualmente a R$23,60; calcinha da marca Hoppe, vendida a R$ 23,50; Soutien da marca Hoppe, vendido a R$49,00; Meia calça da marca Lupo, vendida a R$6,50; Camiseta da marca Hering, vendida a R$ 19,50; Cueca boxer da marca Lupo, vendida a R$ 23,68; Calcinha da marca Lupo, vendida a R$ 26,25; Soutien da marca Liz, vendido a R$ 74,55; Meia ¾ marca Lupo, vendida a R$ 6,87 e blusa da marca Hering, vendida a R$ 36,00. Levantados os produtos, além de conhecer o preço de venda praticado, tornou-se necessário conhecer o custo de entrada do mesmo e os impostos referentes à venda deste. Conforme já citado anteriormente, a empresa é optante do SIMPLES nacional. Desta forma, conforme tabela emitida em 01/01/2012, tendo como base que a média de faturamento anual da empresa não ultrapassa R$ ,00, enquadra-se na alíquota de 5,47%. Também se tornou necessário conhecer os custos com aquisição de mercadorias, bem como a quantidade de mercadorias que a loja revendeu no mês.

7 Segundo Viceconti (2003, p. 172), a margem de contribuição unitária representa o quanto a produção e venda de uma unidade adicional de um produto carreia de recursos monetários para a empresa, para que esta possa amortizar seus custos fixos e obter lucro. No demonstrativo a seguir, apresentamos o cálculo da proporcionalidade de cobertura dos custos fixos mensais, a partir da definição da margem de cobertura total obtida em cada um dos produtos, elencados como principais geradores de receita no período: Produto MC total % sobre o CF MC Ponto de total proporcional individual Equilíbrio Meia ¾ R$ 294,51 4,21 R$ 155,53 2,45 63 Lycra Lupo Meia Calça R$ 253,45 3,62 R$ 133,74 2,53 53 Clássica Cueca Lupo R$ 766,40 10,95 R$ 404,54 8,70 46 Calcinha R$ 1076,06 15,38 R$ 568,20 12,96 44 Bikini Hoppe Soutien R$ 1470,68 21,03 R$ 776,94 19,09 41 Hoppe Básico Calcinha R$ 571,83 8,18 R$ 302,20 9,37 32 Cotton Lupo Cueca R$ 471,88 6,74 R$ 249,01 8,42 29 Boxer Lupo Blusa R$ 888,04 12,69 R$ 468,83 18,50 25 Feminina Hering Camiseta R$ 311,52 4,45 R$ 164,41 8,65 19 Hering World Soutien Liz R$ 891,91 12,75 R$ 471,03 27,87 17

8 R$ 6996,28 100% R$ 3.694,43 O quadro acima determina a quantidade de produtos que precisam ser comercializados, individualmente, a fim de que se estabeleça o ponto de equilíbrio da empresa objeto do presente estudo, bem como permite definir a unidade comercializada, a partir da qual obtém - se lucratividade. Conforme Padoveze (2004, p. 323) o ponto de equilíbrio em quantidade objetiva determinar a quantidade mínima que a empresa deve produzir e vender. Ainda segundo o autor, denominamos ponto de equilíbrio o volume de atividade operacional onde o total da margem de contribuição vendida / produzida se iguala aos custos e despesas fixas. No quadro abaixo é apresentado o total de vendas no mês, relacionando a margem de contribuição total com os custos fixos, para enfim chegar no lucro do período conforme abaixo: Margem de Contribuição Unitária Geral: Quantidade de mercadorias vendidas 701 Faturamento Agosto R$ ,95 (-) Custo de Aquisição de Mercadorias (R$9.088,93) (-) Impostos (R$ 930,74) =Margem de Contribuição Total R$6.996,28 (-) Custos Fixos R$3.694,43 = Lucro do período R$ 3.301,85 Percentual de Lucro 19,40% Margem de contribuição Unitária Geral Média 11,83 Desta forma, a margem de contribuição total do mês apresentou-se de forma positiva, com margem de contribuição unitária geral média, ficou 11,83, assim como gerou um percentual de lucro 19,40%. Segundo Padoveze (2004, p.224) uma rentabilidade adequada continuadamente é, possivelmente, o maior indicador da sobrevivência e sucesso da empresa. 4.2 Pontos de Equilíbrio

9 Conhecidas as margens de contribuição geradas através dos preços praticados pela empresa, tornou-se possível efetuar o cálculo dos pontos de equilíbrio contábil e econômico Pontos de Equilíbrio Contábil Primeiramente, realizou-se o cálculo do ponto de equilíbrio contábil de cada produto da linha dos dez mais vendidos. Ponto de equilíbrio contábil em quantidade: PEC= Despesas Fixas = 3.694,43 = 132 Margem de contribuição 27,87 Neste caso, constatou-se que o produto que apresentou o menor ponto de equilíbrio foi o soutien Liz, com uma quantidade mínima necessária de comercialização de 132 peças/mês para cobrir os custos fixos apresentados mensalmente. PEC= Despesas Fixas = 3.694,43 = Margem de contribuição 2,45 Já a meia ¾ da Lupo foi a que apresentou o maior ponto de equilíbrio, sendo necessária a comercialização de 1508 peças/mês para cobrir os custos fixos apresentados mensalmente. É importante salientar que estas quantidades vendidas seriam necessárias se a loja comercializasse apenas aquela mercadoria, naquele momento para cobrir os custos fixos citados. Para Pinto (2008, p.71) ponto de equilíbrio contábil significa a quantidade que equilibra a receita total com a soma dos custos e despesas relativas aos produtos ou serviços vendidos. Representa o modelo tradicional de avaliação Ponto de Equilíbrio Econômico

10 Assim como citado anteriormente, calcularam-se os pontos de equilíbrio econômico dos dez produtos apresentados. O lucro desejado pela empresa utilizado para cálculo destes índices é de R$5.000,00. PEE = Despesa Fixa + Despesa variável + Lucro desejado Margem de Contribuição Novamente o produto com menor ponto de equilíbrio é o soutien Liz, com uma quantidade necessária de vendas/mês de 317 peças, considerando-se que a empresa venderia apenas este produto, conforme demonstrativo abaixo: PEE: 3.694, , ,00 = ,87 Já o produto com maior ponto de equilíbrio econômico também ficou com a meia ¾ da Lupo, com uma quantidade mínima de peças a serem comercializadas/mês de peças, conforme calculo abaixo: PEE: 3.694, , ,00 = ,45 O ponto de equilíbrio econômico é a quantidade que iguala a receita total com a soma dos custos e despesas, acrescida de uma remuneração mínima ( custo de oportunidade) sobre o capital investido na empresa, ou seja, a expectativa gerada pelos investidores de rentabilidade auferida no negócio, segundo Pinto (2008, p.71). 4.3 Análise de Lucratividade Pela margem de contribuição Margem de Contribuição Total Custo fixo Total = 6.996, ,43 = R$ 3.301,85. O lucro obtido no período analisado é de R$ 3.301,85.

11 Relação percentual entre lucratividade e margem de contribuição: 3.301,85 / 6996,28 = 47,19%. Os dados acima, demonstram o alto comprometimento da margem de contribuição obtido, com a cobertura dos custos fixos, considerando que a lucratividade apresentada foi de 47, 19, significa que, com o atual volume de vendas, há um comprometimento de mais de 50% da margem de contribuição obtida com o faturamento total, para que se possa atingir o ponto de equilíbrio Pelo faturamento total do período Lucro obtido / receita total = 3.301,85 / ,95 = 19,40%. O lucro obtido representa 19,40% da receita total mensal. Embora o percentual de lucratividade em relação ao faturamento total, calculado em 19,40% seja elevado, o seu quantitativo absoluto de 3.301,85 é bem inferior ao esperado pelo empreendedor, que busca uma lucratividade final em valores mais elevados. Com isso, observa-se a necessidade de implementar o volume de vendas com intuito de alcançar o objetivo desejado Pela lucratividade desejada Lucro obtido / lucro desejado = 3.301,85 / 5.000,00 = 66%. O lucro obtido representa apenas 66% do desejado, ou seja, a empresa não alcançou os R$ 5.000,00 de lucro desejado para o mês em análise. Para o cálculo deste percentual de lucro mensal alcançado pela empresa, tomaram-se como base os custos fixos mensais e o faturamento obtido nestes meses. Após este cálculo, é possível afirmar que o percentual de lucro obtido a partir do faturamento mensal, não ficou dentro do esperado pela empresária, pois em percentual alcançou somente 66% do esperado, sendo, portanto necessário um incremento no faturamento, com a finalidade de alcançar a lucratividade absoluta esperada.

12 5 Considerações Finais Este trabalho tem como objetivo pesquisar, analisar e desenvolver uma estratégia de gestão para verificar a margem de contribuição dos produtos vendidos e os custos fixos da empresa Loja Noemir, verificar o que pode ser feito para que a mesma tenha esse controle a fim de facilitar a gestão. No decorrer do projeto, foram realizadas visitas à empresa, e feitos levantamentos com base em relatos dos proprietários e documentos da empresa, para verificar os custos fixos e a margem de contribuição dos produtos vendidos. Para uma boa gestão é essencial que se conheça os fatos relevantes que ocorrem em uma empresa para se aperfeiçoar a tomada de decisões. Após o conhecimento dos custos e despesas da empresa e conhecendo um pouco de seu funcionamento, tornou-se possível a escolha do melhor sistema de custeio, buscando demonstra-lo a proprietária, para melhor gestão da empresa e auxílio no processo de tomada de decisões. A situação da empresa é estável, entretanto, a lucratividade absoluta obtida no período avaliado não atendeu à expectativa da empreendedora, ficando cerca de 34% abaixo da meta estabelecida como resultado desejável. Conclui-se que o presente trabalho abriu diversos outros caminhos que a empresa poderá valer-se para o processo de gestão. Como também, possibilitou um elevado grau de conhecimento sobre toda a área gerencial da contabilidade, demonstrando toda sua amplitude e importância dentro das micro e pequenas empresas. Com avaliação individual dos produtos analisados durante a realização do presente estudo, apresenta-se o quadro demonstrativo do comportamento desses produtos, verificando-se a determinação do ponto de equilíbrio e a lucratividade obtida no período: Produto Unidade Ponto de Lucrativi X Margem Lucratividade % Equilíbrio dade de contribuição do período de Lucrativi dade Meia ¾ ,45 139,65 4,23

13 Lycra Lupo Meia ,53 118,91 3,60 Calça Clássica Cueca ,70 36,54 1,11 Lupo Calcinha ,96 505,44 15,31 Bikini Hoppe Soutien ,09 687,24 20,81 Hoppe Básico Calcinha ,37 271,73 8,23 Cotton Lupo Cueca ,42 227,34 6,88 Boxer Lupo Blusa ,50 425,50 12,89 Feminina Hering Camiseta ,65 147,05 4,45 Hering World Soutien ,87 418,05 12,66 Liz TOTAL , ,45 90,17 Após a quantificação comercializada no período avaliado, individualizado por produto comercializado, o comportamento verificado, depois de estabelecido o ponto de equilíbrio do negócio, e a conseqüente determinação da lucratividade por produto, determinamos a relação percentual entre a lucratividade individual e a

14 lucratividade total, estabelecendo, assim, os produtos de melhor desempenho entre a grade dos produtos relacionados. Considerando as análises realizadas, tendo como objeto a lucratividade obtida, principalmente no que diz respeito a insuficiência dessa lucratividade na comparação com o objetivo pretendido pelo capital investido, fica evidente a necessidade de qualificar o faturamento de empresa, buscando alcançar aquele valor. Nesse sentido, consideramos útil à administração valer-se do presente estudo, concentrando esforços estratégicos na majoração da comercialização dos produtos Soutien Hoppe Básico; Calcinha Bikini Hoppe; Blusa Feminina Hering e Soutien Liz, que somados representam 61,67% da lucratividade total apresentada. O que, de pronto, significa que um direcionamento de esforços comerciais e financeiros na direção desses quatro produtos, invariavelmente resultará em um resultado mais qualificado. REFERÊNCIAS ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação/ Maria Margarida de Andrade. Ed. São Paulo: Atlas, BEUREN, Ilse Maria (org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: teoria e prática / Silvio - 3.ed.-3.reimpr.- São Paulo: Atlas, GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, KOLIVER, Olivio. Uma vida dedicada à cultura e profissão contábil. Porto Alegre: Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul - Scan editora, LEONE, George Sebastião Guerra Custos: Planejamento, implantação e controle / George S. G. Leone 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2000.

15 MARTINS, Eliseu, 1995 Contabilidade de custos / Martins Eliseu. 9. Ed. São Paulo: Atlas, MOSIMANN, Clara Pellegrinello. Controladoria: seu papel na administração de empresas. /Clara Pellegrinello Mosimann, Sílvio Fisch.-2.ed. São Paulo: Atlas, PADOVEZE, Clóvis Luís. Controlodoria básica / Clóvis Luís Padoveze. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, PINTO, Alfredo Agusto Gonçalves. Gestão de custos. / Alfredo Agusto Gonçalves Pinto, André Luis Fernandes Limeira, Carlos Alberto dos Santos Silva, Fabiano Simões Coelho. 2. ed. Rio de Janeiro: editora FGV, SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. / Antônio Joaquim Severino. 23.ed.rev. e atualizada São Paulo: Cortez, VICECONTI, Paulo Eduardo Vilchez, 1948 Contabilidade de custos: um enfoque direto e objetivo / Paulo Eduardo V. Viceconti, Silverio das Neves. 7.ed. rev. e ampl. São Paulo: Frase Editora, 2003.

ANÁLISE DE CUSTOS, VOLUME E RESULTADOS EM UMA INDÚSTRIA DE MÓVEIS PLANEJADOS 1 ANALYSIS OF COSTS, VOLUME AND RESULTS IN A PLANNED FURNITURE INDUSTRY

ANÁLISE DE CUSTOS, VOLUME E RESULTADOS EM UMA INDÚSTRIA DE MÓVEIS PLANEJADOS 1 ANALYSIS OF COSTS, VOLUME AND RESULTS IN A PLANNED FURNITURE INDUSTRY ANÁLISE DE CUSTOS, VOLUME E RESULTADOS EM UMA INDÚSTRIA DE MÓVEIS PLANEJADOS 1 ANALYSIS OF COSTS, VOLUME AND RESULTS IN A PLANNED FURNITURE INDUSTRY Andriara Marques Rodrigues 2, Jordana Danieli Santos

Leia mais

GESTÃO DE CUSTOS E RESULTADOS EM UMA INDÚSTRIA TÊXTIL 1 MANAGEMENT OF COSTS AND RESULTS IN A TEXTILE INDUSTRY

GESTÃO DE CUSTOS E RESULTADOS EM UMA INDÚSTRIA TÊXTIL 1 MANAGEMENT OF COSTS AND RESULTS IN A TEXTILE INDUSTRY GESTÃO DE CUSTOS E RESULTADOS EM UMA INDÚSTRIA TÊXTIL 1 MANAGEMENT OF COSTS AND RESULTS IN A TEXTILE INDUSTRY Marcia Bonini Contri 2, André Luís Fagundes 3, Luana Dervanoski 4, Ricardo Hedlund 5, Euselia

Leia mais

ESTUDO DE CASO SOBRE CUSTOS PARA PRECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS EM UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE

ESTUDO DE CASO SOBRE CUSTOS PARA PRECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS EM UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE ESTUDO DE CASO SOBRE CUSTOS PARA PRECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS EM UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE Tais Viali 1 Gisele Carina Pistore 2 INTRODUÇÃO A contabilidade de custos é uma ferramenta, fundamental para

Leia mais

Contabilidade de Custos

Contabilidade de Custos Contabilidade de Custos PROFA. DRA. NATÁLIA DINIZ MAGANINI Agenda - Gestão de Custos e Tomada de Decisão - Custo x Volume x Lucro - Ponto de Equilíbrio (Contábil, Financeiro, Econômico) - Grau de Alavancagem

Leia mais

Prof. Dr. Silvio Aparecido Crepaldi.

Prof. Dr. Silvio Aparecido Crepaldi. 1 2 O objetivo deste capítulo é ensinar a calcular o custo de um produto por meio do sistema de custeio variável, identificando a margem de contribuição, o ponto de equilíbrio e a margem de segurança para

Leia mais

INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DA COMPANHIA AZUL S.A. Nícolas Rérison Bibiano Margarida Peres 1 Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni 2

INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DA COMPANHIA AZUL S.A. Nícolas Rérison Bibiano Margarida Peres 1 Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni 2 INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DA COMPANHIA AZUL S.A. Nícolas Rérison Bibiano Margarida Peres 1 Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni 2 1 INTRODUÇÃO Os indicadores econômico-financeiros são instrumentos

Leia mais

CONTABILIDADE GERENCIAL: UMA FERRAMENTA DE GESTAO EM UMA EMPRESA COMERCIAL DE INSUMOS AGRICOLAS 1

CONTABILIDADE GERENCIAL: UMA FERRAMENTA DE GESTAO EM UMA EMPRESA COMERCIAL DE INSUMOS AGRICOLAS 1 CONTABILIDADE GERENCIAL: UMA FERRAMENTA DE GESTAO EM UMA EMPRESA COMERCIAL DE INSUMOS AGRICOLAS 1 Vandriane Fagundes De Souza 2, Euselia Paveglio Vieira 3. 1 Trabalho De Conclusão Do Curso De Graduação

Leia mais

QUARTA DO CONHECIMENTO CUSTOS E DESPESAS. PROFESSOR José Antônio Felgueiras

QUARTA DO CONHECIMENTO CUSTOS E DESPESAS. PROFESSOR José Antônio Felgueiras QUARTA DO CONHECIMENTO CUSTOS E DESPESAS PROFESSOR José Antônio Felgueiras Para o empreendedor, entender as diferenças entre Despesas, Custos e Investimentos é importante para avaliar as finanças da empresa.

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTOS CUSTO/VOLUME/LUCRO. Prof. Pedro A. Silva

CONTABILIDADE DE CUSTOS CUSTO/VOLUME/LUCRO. Prof. Pedro A. Silva CONTABILIDADE DE CUSTOS CUSTO/VOLUME/LUCRO Prof. Pedro A. Silva www.aplicms.com.br RELAÇÃO CUSTO/VOLUME/LUCRO Toda empresa visa alcançar o lucro, para começar a ter esse resultado positivo é necessário

Leia mais

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA.

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA. FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA gleicilene@unifei.edu.br Formação do Preço de Venda Fatores que influenciam a formação de preço de um produto ou serviço: Decisões da Concorrência: preço corrente, limitação

Leia mais

Projeto de pesquisa realizado no curso de Ciências Contábeis da Unijuí 2

Projeto de pesquisa realizado no curso de Ciências Contábeis da Unijuí 2 A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO NA APURAÇÃO E ANÁLISE DE CUSTOS EM UMA FARMÁCIA DE PRODUTOS MANIPULADOS 1 THE COSTING METHODS UTILIZATION FOR VERIFICATION AND COST ANALYSIS IN A PHARMACY OF MANIPULATED

Leia mais

SISTEMA DE CUSTOS, FORMAÇÃO DE PREÇOS E ANÁLISE DE RESULTADO DE UM VIVEIRO DE MUDAS DE EUCALIPTOS 1

SISTEMA DE CUSTOS, FORMAÇÃO DE PREÇOS E ANÁLISE DE RESULTADO DE UM VIVEIRO DE MUDAS DE EUCALIPTOS 1 SISTEMA DE CUSTOS, FORMAÇÃO DE PREÇOS E ANÁLISE DE RESULTADO DE UM VIVEIRO DE MUDAS DE EUCALIPTOS 1 Francieli Aline Sulzbacher 2, Euselia Paveglio Vieira 3. 1 Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências

Leia mais

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel Custos e Formação de Preços Prof.ª Rachel Formação de preços Preço de venda Fator : Que influencia o cliente em suas decisões de compra. Empresas : Precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor

Leia mais

CUSTOS: ANÁLISE EM UMA EMPRESA METAL-MECÂNICA DE CAXIAS DO SUL

CUSTOS: ANÁLISE EM UMA EMPRESA METAL-MECÂNICA DE CAXIAS DO SUL CUSTOS: ANÁLISE EM UMA EMPRESA METAL-MECÂNICA DE CAXIAS DO SUL Marina Cappelletti Périco 1 Catherine Chiappin Dutra 2 Odir Berlatto 3 INTRODUÇÃO Esta pesquisa apresenta como tema central a Contabilidade

Leia mais

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel Custos e Formação de Preços Prof.ª Rachel Formação de preços Preço de venda Fator : Que influencia o cliente em suas decisões de compra. Empresas : Precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUXÍLIO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO Solange Gaiardo Alves 1

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUXÍLIO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO Solange Gaiardo Alves 1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUXÍLIO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO Solange Gaiardo Alves 1 INTRODUÇÃO Itacir Alves da Silva 2 Esta pesquisa apresenta como tema

Leia mais

AS TÉCNICAS DE ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO. Tiago Pereira

AS TÉCNICAS DE ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO. Tiago Pereira AS TÉCNICAS DE ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO Tiago Pereira ELEMENTOS CONCEITUAIS Denominamos PE o volume de atividade operacional em que o total da Margem de Contribuição da quantidade vendida/produzida

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE CUSTOS NA FORMAÇÃO DE PREÇOS E ANÁLISE DE RESULTADOS EM UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1

A UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE CUSTOS NA FORMAÇÃO DE PREÇOS E ANÁLISE DE RESULTADOS EM UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1 A UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE CUSTOS NA FORMAÇÃO DE PREÇOS E ANÁLISE DE RESULTADOS EM UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1 Andressa Goi Wender 2, Eusélia Paveglio Vieira 3. 1 Trabalho de Conclusão

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS Wagner Viana SL 01 Oficina Objetivos Apresentar o conceito de custos, despesas, investimentos e a distinção entre gastos fixos e variáveis; Organizar e

Leia mais

GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS

GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS Wagner Viana SL 01 SL 02 SL 03 Oficina Objetivos Distinguir gestão do Fluxo de Caixa da apuração e análise de resultados; Apresentar

Leia mais

ANALISE DA INFLUÊNCIA DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO EMPRESARIAL RESUMO

ANALISE DA INFLUÊNCIA DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO EMPRESARIAL RESUMO ANALISE DA INFLUÊNCIA DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO EMPRESARIAL RESUMO Este artigo visa demonstrar o quanto os conceitos de margem de contribuição e ponto de equilíbrio são importantes

Leia mais

EM NEGÓCIOS DOIS CONCEITOS SÃO FUNDAMENTAIS

EM NEGÓCIOS DOIS CONCEITOS SÃO FUNDAMENTAIS CUSTOS E DESPESAS EM NEGÓCIOS DOIS CONCEITOS SÃO FUNDAMENTAIS ECONÔMICO BENS / PATRIMÔNIO RESULTADOS FINANCEIRO DINHEIRO PAGAMENTOS / RECEBIMENTOS LUCROS / PREJUÍZOS TESOURARIA/ CAIXA PROCESSOS DECISÓRIOS

Leia mais

Custos, despesas, investimentos e perdas: conceitos e suas principais diferenças. Exercício

Custos, despesas, investimentos e perdas: conceitos e suas principais diferenças. Exercício Brasília DF 2018 Sumário Introdução Custos, despesas, investimentos e perdas: conceitos e suas principais diferenças. Exercício Classificação dos custos: direto, indireto, fixo e variável. Margem de contribuição.

Leia mais

Relação Custo x Volume x Lucro

Relação Custo x Volume x Lucro Relação Custo x Volume x Lucro Prof. Flávio Smania Ferreira 4 termo ADMINISTRAÇÃO GERAL e-mail: flavioferreira@live.estacio.br blog: http://flaviosferreira.wordpress.com Margem de Contribuição A Margem

Leia mais

Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos

Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos Assunto: Plano Financeiro (II parte) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS CIESA 2015 IV BIMESTRE

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS CIESA 2015 IV BIMESTRE PONTO DE EQUILÍBRIO Até parece uma pergunta fácil de responder e, geralmente, vemos os empreendedores considerando apenas os custos diretos envolvidos na elaboração do produto ou prestação do serviço,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CUSTEIO VARIÁVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO NA GESTÃO EMPRESARIAL

A IMPORTÂNCIA DO CUSTEIO VARIÁVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO NA GESTÃO EMPRESARIAL A IMPORTÂNCIA DO CUSTEIO VARIÁVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO NA GESTÃO EMPRESARIAL Gustavo ALBUQUERQUE 1 Giovane SERIBELI 2 Maria Cecília Palácio SOARES 3 RESUMO: Neste artigo o principal objetivo é ressaltar

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTOS APLICADA NO PREÇO DE VENDA DOS PRODUTOS. Claudio Ciambelli Junior

CONTABILIDADE DE CUSTOS APLICADA NO PREÇO DE VENDA DOS PRODUTOS. Claudio Ciambelli Junior CONTABILIDADE DE CUSTOS APLICADA NO PREÇO DE VENDA DOS PRODUTOS Claudio Ciambelli Junior Resumo: A Contabilidade é uma ciência fundamental em todo e qualquer ramo de atividade comercial e industrial, que

Leia mais

Gestão Baseada em Recursos: Uma Abordagem de Gestão Econômica

Gestão Baseada em Recursos: Uma Abordagem de Gestão Econômica Gestão Baseada em Recursos: Uma Abordagem de Gestão Econômica Autores Zacarias Mendes Magibire Orientador Dalila Alves Corr a 1. Introdução Este artigo aborda uma questão preocupante e atual para a gestão

Leia mais

ANÁLISE DE CUSTOS, INVESTIMENTOS E RETORNO EM UMA PROPRIEDADE RURAL: ATIVIDADE DE SUINOCULTURA E PRODUÇÃO LEITEIRA 1

ANÁLISE DE CUSTOS, INVESTIMENTOS E RETORNO EM UMA PROPRIEDADE RURAL: ATIVIDADE DE SUINOCULTURA E PRODUÇÃO LEITEIRA 1 ANÁLISE DE CUSTOS, INVESTIMENTOS E RETORNO EM UMA PROPRIEDADE RURAL: ATIVIDADE DE SUINOCULTURA E PRODUÇÃO LEITEIRA 1 Elisandra Maria Scherer 2, Euselia Paveglio Vieira 3. 1 Trabalho de Conclusão do Curso

Leia mais

Douglas Fabian. Bacharel em Administração. MBA Gestão Estratégica de Pessoas

Douglas Fabian. Bacharel em Administração. MBA Gestão Estratégica de Pessoas Douglas Fabian Bacharel em Administração MBA Gestão Estratégica de Pessoas PLANO DE NEGÓCIOS PLANO DE NEGÓCIOS O que é um plano de negócios? INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO É um documento que especifica, em

Leia mais

Curso Preparatório Suficiência CRC. Parte 6

Curso Preparatório Suficiência CRC. Parte 6 Curso Preparatório Suficiência CRC Parte 6 Contabilidade Gerencial Pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, como a contabilidade financeira, a de custos e a análise das

Leia mais

ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA AMPLIAÇÃO DA APROFEIRA 1 ANALYSIS OF THE ECONOMIC VIABILITY OF THE EXPANSION OF THE APROFEIRA

ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA AMPLIAÇÃO DA APROFEIRA 1 ANALYSIS OF THE ECONOMIC VIABILITY OF THE EXPANSION OF THE APROFEIRA ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA AMPLIAÇÃO DA APROFEIRA 1 ANALYSIS OF THE ECONOMIC VIABILITY OF THE EXPANSION OF THE APROFEIRA Marcia Bonini Contri 2, Diéssica Schmitz Sagave 3, Bruna Silva Avila 4,

Leia mais

OS PRINCIPAIS ORÇAMENTOS

OS PRINCIPAIS ORÇAMENTOS OS PRINCIPAIS ORÇAMENTOS 1. Introdução Os orçamentos que podem ocorrer em um projeto durante sua vida útil serão apresentados a seguir. Portanto, é importante estabelecer, também, a determinação da vida

Leia mais

Ponto de Equilíbrio Representação gráfica do Ponto de Equilíbrio R$ Custo Fixo CF R$ Custo Variável CV R$ Custo Total CT=CF+CV Volume vendas Volume ve

Ponto de Equilíbrio Representação gráfica do Ponto de Equilíbrio R$ Custo Fixo CF R$ Custo Variável CV R$ Custo Total CT=CF+CV Volume vendas Volume ve 10/06/2016 Ponto de Equilíbrio Nível de receitas suficiente para cobrir todos os custos e despesas, tornando o resultado zero ou neutro. Ponto em que não há lucro ou prejuízo Classificação dos pontos de

Leia mais

PONTO DE EQUILÍBRIO CONTABILIDADE DE CUSTOS. Revisão de conceitos... CONTABILIDADE DE CUSTOS. Revisão de conceitos... GASTOS

PONTO DE EQUILÍBRIO CONTABILIDADE DE CUSTOS. Revisão de conceitos... CONTABILIDADE DE CUSTOS. Revisão de conceitos... GASTOS PONTO DE EQUILÍBRIO CONTABILIDADE DE CUSTOS Revisão de conceitos... GASTOS é uma expressão mais genérica, significa aquisição de algo, compra. É o sacrifício financeirodespendido pela empresa na aquisição

Leia mais

RELAÇÃO CUSTO/VOLUME/LUCRO

RELAÇÃO CUSTO/VOLUME/LUCRO 1. CUSTOS / PLANEJAMENTO E DECISÓRIO 1.1 Relação Custo/Volume/Lucro A relação Custo/Volume/Lucro é a relação que o volume de vendas tem com os custos e lucros. 1.1.1 Custos e Despesas Variáveis Os custos

Leia mais

Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL. Profª Divane Silva

Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL. Profª Divane Silva Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL Profª Divane Silva Objetivos Gerais Desenvolver com os alunos conhecimentos necessários para as seguintes competências: Avaliar os fundamentos teóricos da contabilidade

Leia mais

Comparação dos Métodos de Custeamento por Absorção e Variável/Direto

Comparação dos Métodos de Custeamento por Absorção e Variável/Direto Comparação dos Métodos de Custeamento por Absorção e Variável/Direto Resumo Fernando Henrique Lermen fernando-lermen@hotmail.com Dieter Randolf Ludewig dludewig@fecilcam.br Sabrina Chavarem Cardoso sabrina_chavarem@hotmail.com

Leia mais

CUSTEIO POR ABSORÇÃO

CUSTEIO POR ABSORÇÃO CUSTEIO POR ABSORÇÃO Franciele Duarte 1 Julie Barbosa 2 Paula Cardoso Santos 3 Robson Souza 4 Guilherme Pressi 5 Luciano Severo 6 RESUMO Neste artigo abordaremos o método custeio por absorção, que considera

Leia mais

BALANCED SCORECARD E SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL

BALANCED SCORECARD E SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL BALANCED SCORECARD E SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL Arthur Elias Orlandin 1 Diana de Almeida e Silva 2 INTRODUÇÃO Esta pesquisa apresenta como tema central o Balanced Scorecard e sua

Leia mais

Trabalho realizado na disciplina de Contabilidade e Gestão de Custos no curso de Ciências Contábeis da Unijuí 2

Trabalho realizado na disciplina de Contabilidade e Gestão de Custos no curso de Ciências Contábeis da Unijuí 2 ANÁLISE DE CUSTOS E RESULTADOS EM UMA INDÚSTRIA METAL MECÂNICA: O CASO DA FABRICAÇÃO DE LIXEIRAS 1 ANALYSIS OF COSTS AND RESULTS IN A MECHANICAL METAL INDUSTRY: THE CASE OF THE MANUFACTURE OF RECYCLERS

Leia mais

ANÁLISE DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO SOB MEDIDA: O CASO DE UMA ALFAIATARIA 1 ANALYSIS OF TAILOR MADE PRODUCTION COSTS: THE CASE OF A TAILOR

ANÁLISE DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO SOB MEDIDA: O CASO DE UMA ALFAIATARIA 1 ANALYSIS OF TAILOR MADE PRODUCTION COSTS: THE CASE OF A TAILOR ANÁLISE DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO SOB MEDIDA: O CASO DE UMA ALFAIATARIA 1 ANALYSIS OF TAILOR MADE PRODUCTION COSTS: THE CASE OF A TAILOR Mariana Schimanowski Wizbicki 2, Eduardo Tietz 3, Elisana Costa 4,

Leia mais

ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO APLICADA EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEIS

ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO APLICADA EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEIS ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO APLICADA EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEIS SOUZA, Sérgio Paulo de (G-PG/FINAN) Carlos Vicente Berner (Orientador) RESUMO: A contabilidade se utiliza de várias ferramentas para o controle

Leia mais

Palavras-chave: Contabilidade Gerencial; Contabilidade de Custos; Custeio Variável.

Palavras-chave: Contabilidade Gerencial; Contabilidade de Custos; Custeio Variável. ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE CUSTO X LUCRO X NÍVEL DE ATIVIDADE: um estudo da margem de contribuição e ponto de equilíbrio da empresa Opte Representações e Vendas Ltda Gardner Barbosa Costa (1) Bento Francisco

Leia mais

O PERFIL DOS MICROS E PEQUENOS EMPREENDEDORES DE ERVÁLIA-MG. Natália Aparecida Lopes, Maria Del Pilar Salinas Queiroga

O PERFIL DOS MICROS E PEQUENOS EMPREENDEDORES DE ERVÁLIA-MG. Natália Aparecida Lopes, Maria Del Pilar Salinas Queiroga 621 O PERFIL DOS MICROS E PEQUENOS EMPREENDEDORES DE ERVÁLIA-MG Natália Aparecida Lopes, Maria Del Pilar Salinas Queiroga Resumo: Para que os gestores de pequenos e médias empresas sejam eficazes e eficientes,

Leia mais

RELAÇÃO CUSTO/VOLUME/LUCRO: ESTUDO DE CASO EM UMA COZINHA INDUSTRIAL

RELAÇÃO CUSTO/VOLUME/LUCRO: ESTUDO DE CASO EM UMA COZINHA INDUSTRIAL 78 RELAÇÃO CUSTO/VOLUME/LUCRO: ESTUDO DE CASO EM UMA COZINHA INDUSTRIAL Marcelo Juarez Vizzotto 1 Marciel Demari 2 Wesley Canal Grolli 3 RESUMO: Por meio da relação custo/volume/lucro as empresas têm condições

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA FINANCEIRA POR MEIO DE ÍNDICES E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

TÍTULO: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA FINANCEIRA POR MEIO DE ÍNDICES E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS TÍTULO: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA FINANCEIRA POR MEIO DE ÍNDICES E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE BARRETOS AUTOR(ES):

Leia mais

PROFESSOR DOCENTE I - ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROFESSOR DOCENTE I - ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 26. Os eventos em administração ocorreram respeitando a evolução das diversas técnicas, conforme uma linha do tempo que pode ser traçada em ordem de acontecimentos. Leia atentamente

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR OS CUSTOS PARA TOMADA DE DECISÃO RESUMO

A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR OS CUSTOS PARA TOMADA DE DECISÃO RESUMO A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR OS CUSTOS PARA TOMADA DE DECISÃO RESUMO Rubens Pinho Pinto Junior 1 Prof. Ricardo Leal 2 O mundo dos negócios são extremamente competitivos. Existem várias ferramentas disponíveis

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA SEÇÃO DE PEÇAS JUNTO A UMA OFICINA DE MOTOCICLETAS

ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA SEÇÃO DE PEÇAS JUNTO A UMA OFICINA DE MOTOCICLETAS ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA SEÇÃO DE PEÇAS JUNTO A UMA OFICINA DE MOTOCICLETAS RESUMO Tatiane Gomes¹ Alexandre Heinrichs² Com o objetivo de auxiliar e demonstrar

Leia mais

FEA-RP/ USP. Análise de Custos. Capítulo 22: Relação Custo/Volume/Lucro. Profa. Luciana C. Siqueira Ambrozini

FEA-RP/ USP. Análise de Custos. Capítulo 22: Relação Custo/Volume/Lucro. Profa. Luciana C. Siqueira Ambrozini FEA-RP/ USP Análise de Custos Capítulo 22: Relação Custo/Volume/Lucro Profa. Luciana C. Siqueira Ambrozini Relação Custo / Volume / Lucro Relembrando... Custos (e despesas) variáveis: São os custos (e

Leia mais

Contabilidade Gerencial

Contabilidade Gerencial Contabilidade Gerencial Modulo 03 Sistemas e Métodos de Custeio Conceitos Preliminares Métodos de Custeio Custeio por Absorção Custeio Variável ou Direto (Marginal) Custeio Variável x Custeio por Absorção

Leia mais

FUNDAMENTOS DE CUSTOS CÁLCULO DA MARGEM E PONTO DE EQUILÍBRIO

FUNDAMENTOS DE CUSTOS CÁLCULO DA MARGEM E PONTO DE EQUILÍBRIO FUNDAMENTOS DE CUSTOS CÁLCULO DA MARGEM E PONTO DE EQUILÍBRIO Conceitos Lucratividade e Rentabilidade aplicações distintas Permite avaliar a empresa Para obter os índices de lucratividade e rentabilidade

Leia mais

15/07/2014. Empreendedorismo ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II. Objetivos de Aprendizagem. Atuação Empreendedora

15/07/2014. Empreendedorismo ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II. Objetivos de Aprendizagem. Atuação Empreendedora Empreendedorismo Atuação Empreendedora Professor Mestre Humberto Fernandes Villela ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II Objetivos de Aprendizagem Ao final deste módulo

Leia mais

3 (Questão CFC) ) Uma determinada empresa apresentou os seguintes dados referentes ao ano de 2010:

3 (Questão CFC) ) Uma determinada empresa apresentou os seguintes dados referentes ao ano de 2010: Exercícios 1 - A Nossa Fábrica de Produtos conseguiu produzir 8 mil unidades do objeto Mono e, no mesmo período, vendeu 6 mil unidades dele, a vista, pelo preço total de R$ 60.000,00. As outras informações

Leia mais

Nível de receitas suficiente para cobrir todos os custos e despesas, tornando o resultado zero ou neutro. Ponto em que não há lucro ou prejuízo Classi

Nível de receitas suficiente para cobrir todos os custos e despesas, tornando o resultado zero ou neutro. Ponto em que não há lucro ou prejuízo Classi 03/08/2016 GESTÃO FINANCEIRA E ECONÔMICA Profº JAIRO GARCIA 1 Nível de receitas suficiente para cobrir todos os custos e despesas, tornando o resultado zero ou neutro. Ponto em que não há lucro ou prejuízo

Leia mais

Graduada em Ciências Contábeis pela UNIJUI,

Graduada em Ciências Contábeis pela UNIJUI, GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA NUM CENTRO DE ESTÉTICA NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO RS 1 COST MANAGEMENT AND SALES PRICE TRAINING IN A CENTER OF AESTHETICS IN THE NORTHWEST REGION OF THE

Leia mais

Aula Nº 5 Custeio por Absorção

Aula Nº 5 Custeio por Absorção Aula Nº 5 Custeio por Absorção Objetivos da aula: O Custeio por Absorção é muito importante para os contadores, pois as empresas são obrigadas a apresentar suas demonstrações para o fisco utilizando-se

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E ANÁLISE DE RESULTADOS EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL 1

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E ANÁLISE DE RESULTADOS EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL 1 GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E ANÁLISE DE RESULTADOS EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Caroline Müller Windmöller 2, Maria Margarete Baccin Brizolla 3, Euselia Paveglio Vieira 4, Jorge Oneide Sausen

Leia mais

Exercício 1. Classifique os gastos abaixo:

Exercício 1. Classifique os gastos abaixo: Exercício 1 Classifique os gastos abaixo: Investimento Perda Despesa Custo Compra Matéria Prima Consumo de Energia Elétrica Mão-de-Obra Direta Combustível Veículo Entrega Telefone Água Industrial Pessoal

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTO E GERENCIAL. Aula 9. Prof.: Marcelo Valverde

CONTABILIDADE DE CUSTO E GERENCIAL. Aula 9. Prof.: Marcelo Valverde CONTABILIDADE DE CUSTO E GERENCIAL Aula 9 Prof.: Marcelo Valverde Plano de Ensino da Disciplina: CONTABILIDADE GERENCIAL UNIDADE 05 Custeio Variável 5.1 Conceito de margem de contribuição 5.2 Custeio variável

Leia mais

SINAES CIÊNCIAS CONTÁBEIS ENADE 2006 QUESTÕES DE CUSTOS

SINAES CIÊNCIAS CONTÁBEIS ENADE 2006 QUESTÕES DE CUSTOS SINAES CIÊNCIAS CONTÁBEIS ENADE 2006 QUESTÃO 16 A Empresa Custa Karo Ltda. apresentou, em determinado momento, os dados abaixo: Produto Alpha Produto Beta Margem de Contribuição (considerando somente R$

Leia mais

GESTÃO DO NEGÓCIO. CUSTOS: Compreende os gastos com os bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens.

GESTÃO DO NEGÓCIO. CUSTOS: Compreende os gastos com os bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens. GESTÃO DO NEGÓCIO. O PREÇO DE VENDA DO PRODUTO. A segurança do processo de comercialização, garantindo a rentabilidade desejada, depende de uma adequada gestão de custos e a correta formação do preço de

Leia mais

FUNDAMENTOS DE CUSTOS CÁLCULO DA MARGEM E PONTO DE EQUILÍBRIO

FUNDAMENTOS DE CUSTOS CÁLCULO DA MARGEM E PONTO DE EQUILÍBRIO FUNDAMENTOS DE CUSTOS CÁLCULO DA MARGEM E PONTO DE EQUILÍBRIO Ponto de Equilíbrio Ponto de equilíbrio: - Quanto eu tenho que vender para obter lucro? - Por quanto eu vou vender os serviços? Calculo da

Leia mais

Trabalho desenvolvido na disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis I 2

Trabalho desenvolvido na disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis I 2 ANÁLISE DE ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA EMPRESA LOJAS MARISA S.A. DOS ANOS (2014, 2015 E 2016) 1 ANALYSIS OF STRUCTURE OF THE FINANCIAL STATEMENTS OF THE LOJAS MARISA S.A. OF YEARS COMPANY

Leia mais

Análise de Custos. Prof.ª Rachel

Análise de Custos. Prof.ª Rachel Análise de Custos Prof.ª Rachel TERMINOLOGIA Terminologia Conceito de custos: São bens e serviços. Empregados na produção de outros bens e serviços. Terminologia Desembolsos Gastos Despesas Investimentos

Leia mais

Contabilidade de Custos Lista 02

Contabilidade de Custos Lista 02 1 Contabilidade de Custos Lista 02 1. (CESPE TRE-RJ Contador 2012) Se determinada entidade faz o levantamento de seus custos apenas pelo método de custeio por absorção, o valor correspondente aos custos

Leia mais

APLICAÇÃO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO EM UMA PROPRIEDADE FAMILIAR 1. Rozelaine Rubia Bueno D Almeida 2.

APLICAÇÃO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO EM UMA PROPRIEDADE FAMILIAR 1. Rozelaine Rubia Bueno D Almeida 2. APLICAÇÃO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO EM UMA PROPRIEDADE FAMILIAR 1 Rozelaine Rubia Bueno D Almeida 2. 1 Parte integrante do Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA O PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR RURAL, COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO.

TÍTULO: ANÁLISE DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA O PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR RURAL, COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO. TÍTULO: ANÁLISE DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA O PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR RURAL, COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: ESTATÍSTICA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

APURAÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO, ARMAZENAGEM E COMERCIALIZAÇÃO DAS CULTURAS DE SOJA, TRIGO E AVEIA PRETA 1

APURAÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO, ARMAZENAGEM E COMERCIALIZAÇÃO DAS CULTURAS DE SOJA, TRIGO E AVEIA PRETA 1 APURAÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO, ARMAZENAGEM E COMERCIALIZAÇÃO DAS CULTURAS DE SOJA, TRIGO E AVEIA PRETA 1 Bianca Casarotto 2, Euselia Paveglio Vieira 3. 1 Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em

Leia mais

Palavras-chave: Métodos de Avaliação de Estoque, Receita de Venda, Custo da Mercadoria Vendida

Palavras-chave: Métodos de Avaliação de Estoque, Receita de Venda, Custo da Mercadoria Vendida ANÁLISE COMPARATIVA DOS EFEITOS PRODUZIDOS PELA UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE INVENTÁRIO PERIÓDICO E PERMANENTE NO RESULTADO DE UMA EMPRESA DE COMERCIO VAREJISTA DE VESTUÁRIO Marcos Carvalho da Rosa 1 Antonio

Leia mais

e Book Administrando Finanças nas Empresas

e Book Administrando Finanças nas Empresas e Book Administrando Finanças nas Empresas FATORA São Paulo SP Elaborado pela Equipe FATORA Sumário 1. Introdução... 2 2. Estrutura de Custos... 3 2.1. Custo Direto Variável... 3 2.2. Despesas Variáveis...

Leia mais

CUSTOS INDUSTRIAIS.

CUSTOS INDUSTRIAIS. CUSTOS INDUSTRIAIS gleicilene@unifei.edu.br Introdução Revolução Industrial Empresas em geral comerciais Empresas industriais Cálculo do CMV, para apuração do Lucro. Poucas entidades jurídicas Preocupação

Leia mais

Análise do Ponto de Equilíbrio, Margem de Segurança e Grau de Alavancagem.

Análise do Ponto de Equilíbrio, Margem de Segurança e Grau de Alavancagem. Análise do Ponto de Equilíbrio, Margem de Segurança e Grau de Alavancagem. Ponto de equilíbrio (break-even point) é um nível de atividades em que as receitas são iguais às despesas e, conseqüentemente,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: ANÁLISE DE CUSTOS

Leia mais

CSA1017 ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTOS. Prof. Marcos Vinicius CON 2017/2

CSA1017 ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTOS. Prof. Marcos Vinicius CON 2017/2 CSA1017 ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTOS Prof. Marcos Vinicius CON 2017/2 A CONTABILIDADE Conceitos de Contabilidade Objetivos da Contabilidade Produtos da Contabilidade Atributos da Informação Contábil Usuários

Leia mais

Plano Financeiro. Projeto Empreendedor Redes de Computadores

Plano Financeiro. Projeto Empreendedor Redes de Computadores Plano Operacional e Plano Financeiro Projeto Empreendedor Redes de Computadores Plano Operacional 1.Layout Por meio do layout ou arranjo físico, você irá definir como será a distribuição dos diversos setores

Leia mais

PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL / FINANCEIRO / ECONÔMICO Prof. Valbertone PONTO DE EQUILÍBRIO

PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL / FINANCEIRO / ECONÔMICO Prof. Valbertone PONTO DE EQUILÍBRIO PONTO DE EQUILÍBRIO Por equilíbrio pode-se entender como sendo um estado decorrente de duas forças de mesma intensidade, mas em sentido contrários. Para as empresas essas forças constituem o faturamento

Leia mais

TÍTULO: CUSTEIO VARIÁVEL X CUSTEIO POR ABSORÇÃO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TÍTULO: CUSTEIO VARIÁVEL X CUSTEIO POR ABSORÇÃO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: CIÊNCIAS CONTÁBEIS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: CUSTEIO VARIÁVEL X CUSTEIO POR ABSORÇÃO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Leia mais

Projeto de pesquisa realizada na disciplina de contabilidade e gestão de custos do curso de Ciências Contábeis da Unijui 2

Projeto de pesquisa realizada na disciplina de contabilidade e gestão de custos do curso de Ciências Contábeis da Unijui 2 A RELEVÂNCIA DO CUSTO NA FORMAÇÃO E ANÁLISE DO PREÇO DE UMA INDÚSTRIA DE BALAS 1 THE RELEVANCE OF COST IN FORMATION AND ANALYSIS OF THE PRICE OF A CANDY INDUSTRY Michele Filipin Zanetti 2, Anelise Simone

Leia mais

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho pedro.carvalho@fmu.br Finanças para Empreendedores Prof. Simulação de um orçamento para o fornecimento de materiais e serviços para uma rede LAN, em uma empresa.

Leia mais

Gestão de Custo. Precificação & C/V/L. Aula 6. Organização da Aula. Contextualização. Prof. Me. Ernani João Silva

Gestão de Custo. Precificação & C/V/L. Aula 6. Organização da Aula. Contextualização. Prof. Me. Ernani João Silva Gestão de Custo Aula 6 Precificação & C/V/L Prof. Me. Ernani João Silva Organização da Aula Conceitos básicos: tomada de decisão Técnicas de análise: custo/volume/lucro Precificação e orçamento: custo-meta,

Leia mais

parte I Uma estrutura para planejamento e controle, 5

parte I Uma estrutura para planejamento e controle, 5 Prefácio, xiii Nota à Quinta Edição, xv Nota à Quarta Edição, xvii Nota à Terceira Edição, xix Nota à Segunda Edição, xxi Introdução, 1 parte I Uma estrutura para planejamento e controle, 5 1 Contabilidade

Leia mais

ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA 1 ANALYSIS OF THE FEASIBILITY OF A PAINTING SERVICE PROVIDER

ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA 1 ANALYSIS OF THE FEASIBILITY OF A PAINTING SERVICE PROVIDER ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA 1 ANALYSIS OF THE FEASIBILITY OF A PAINTING SERVICE PROVIDER Andriara Marques Rodrigues 2, Fernanda Cardias Dornelles 3, Pedro Henrique Winter

Leia mais

> Definição Básica Todas as empresas, independentemente da área de atuação (comércio, indústria ou serviços), possuem gastos. Estes gastos se subdivid

> Definição Básica Todas as empresas, independentemente da área de atuação (comércio, indústria ou serviços), possuem gastos. Estes gastos se subdivid Engº de Pesca Osvaldo Segundo da Costa Filho PECNORDESTE 2012 > Definição Básica Todas as empresas, independentemente da área de atuação (comércio, indústria ou serviços), possuem gastos. Estes gastos

Leia mais

Contabilidade de Custos

Contabilidade de Custos Contabilidade de Custos PROFA. DRA. NATÁLIA DINIZ MAGANINI Agenda Histórico e Contextualização Importância da contabilidade, histórico Evolução da contabilidade no Brasil O que é Contabilidade de Custos

Leia mais

TRIPÉ DO EMPREENDEDOR GESTÃO DOS NEGÓCIOS DA EMPRESA

TRIPÉ DO EMPREENDEDOR GESTÃO DOS NEGÓCIOS DA EMPRESA AS EMPRESAS EMPENHAM TRÊS GRANDES ESFORÇOS NA SUA OPERAÇÃO: I. Esforços para Gerar os Produtos (CPV: Custos dos Produtos Vendidos); II. Esforços para Administrar a empresa (despesas administrativas); III.

Leia mais

Introdução. Custos e precificação. Ponto de equilíbrio. Projeções de faturamento e lucro. O fluxo de caixa. A necessidade de procurar um especialista

Introdução. Custos e precificação. Ponto de equilíbrio. Projeções de faturamento e lucro. O fluxo de caixa. A necessidade de procurar um especialista Introdução Custos e precificação Ponto de equilíbrio Projeções de faturamento e lucro O fluxo de caixa A necessidade de procurar um especialista A JRS Consultoria Com o intuito de auxiliar micro e pequenas

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS DA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS DA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA A UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS DA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Dayana Transmontano de Macedo 1 Jocenir Brittez 2 Jorge Artur Gutierrez Vargas 3 José Maria Zuchelli Batista 4 RESUMO O presente artigo

Leia mais

FECG-SP GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA PROF. EDUARDO ANTONIO STANISCI PEDRO

FECG-SP GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA PROF. EDUARDO ANTONIO STANISCI PEDRO FECG-SP GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 2016 PROF. EDUARDO ANTONIO STANISCI PEDRO SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 GESTÃO DE CUSTOS 4 2.1 Terminologia Usual 4 2.2 Classificação dos custos

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTOS E A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 1 COST ACCOUNTING AND FORMATION OF THE PRICE OF SALE

CONTABILIDADE DE CUSTOS E A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 1 COST ACCOUNTING AND FORMATION OF THE PRICE OF SALE CONTABILIDADE DE CUSTOS E A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 1 COST ACCOUNTING AND FORMATION OF THE PRICE OF SALE RESUMO Denise Josiane Sates da Silva² Rogélia Machado 2 Satiê Oliveira Siqueira 2 Iliane Colpo

Leia mais

Contabilidade. História. Administração Prof.: Marcelo dos Santos. Contabilidade Gerencial 1

Contabilidade. História. Administração Prof.: Marcelo dos Santos. Contabilidade Gerencial 1 Administração Prof.: Marcelo dos Santos Contabilidade Gerencial 1 Contabilidade É a ciência teórica e prática que estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira e patrimônio das empresas.

Leia mais

RESUMÃO ECONOMIA ENGENHARIA TURMA C 2010 BY LEON

RESUMÃO ECONOMIA ENGENHARIA TURMA C 2010 BY LEON RESUMÃO ECONOMIA ENGENHARIA TURMA C 2010 BY LEON Para a fabricação de qualquer produto, temos a principio, despesas a serem analisadas. Essas despesas não variam de mês a mês, chamamos de despesas invariáveis

Leia mais

No mês de junho a empresa obteve recuperação nos lucros, diminuindo seu Patrimônio Líquido a Descoberto de R$ ,49 para R$ ,03.

No mês de junho a empresa obteve recuperação nos lucros, diminuindo seu Patrimônio Líquido a Descoberto de R$ ,49 para R$ ,03. Tabela 6 - Composição do Passivo de abril a junho de 2017 Fonte: Elaborado por Valor Consultores a partir dos dados fornecidos pela Herbioeste Herbicidas. No mês de junho a empresa obteve recuperação nos

Leia mais

AS TÉCNICAS DE ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO E SUA APLICAÇÃO AMANDA DE LIMA GOMES

AS TÉCNICAS DE ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO E SUA APLICAÇÃO AMANDA DE LIMA GOMES AS TÉCNICAS DE ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO E SUA APLICAÇÃO AMANDA DE LIMA GOMES Definição Ponto de Equilíbrio: mostra o nível de atividade ou o volume operacional, quando a receita total das vendas

Leia mais

FORMAÇÃO DO CUSTO PARA A DETERMINAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM UMA EMPRESA DE ESTÉTICA AUTOMOTIVA

FORMAÇÃO DO CUSTO PARA A DETERMINAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM UMA EMPRESA DE ESTÉTICA AUTOMOTIVA FORMAÇÃO DO CUSTO PARA A DETERMINAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM UMA EMPRESA DE ESTÉTICA AUTOMOTIVA Juliane Cristina Lorandi 1 Gisele Carina Pistore 2 RESUMO: Com a concorrência no mercado, é importante que

Leia mais

Destina-se ao fornecimento de dados pessoais do proponente e de suas atribuições no projeto proposto.

Destina-se ao fornecimento de dados pessoais do proponente e de suas atribuições no projeto proposto. Introdução INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO Este é um plano de negócio simplificado com o objetivo exclusivo de permitir a avaliação de projetos para incubação. Procure ser objetivo e coerente

Leia mais

Sumário. Prefácio, xiii

Sumário. Prefácio, xiii Sumário Prefácio, xiii 1 Apuração do Custo da Produção dos Bens e Serviços: Aspectos Introdutórios, 1 1.1 Evolução dos sistemas de apuração dos custos, 1 1.2 Empresas industriais, 3 1.3 Principais usuários

Leia mais