Capítulo 6 Astrofísica estelar: estrutura e evolução das estrelas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 6 Astrofísica estelar: estrutura e evolução das estrelas"

Transcrição

1 UFABC NHZ3043 NOÇÕES DE ASTRONOMIA E COSMOLOGIA Curso Prof. Germán Lugones Capítulo 6 Astrofísica estelar: estrutura e evolução das estrelas

2 Equilíbrio hidrostático A primeira condição que precisa ser cumprida pelo interior estelar é a condição de equilíbrio hidrostático (mecânico): todas as forças atuando em qualquer elemento de volume dentro da estrela têm de ser compensadas exatamente, já que uma força resultante não-nula implicaria movimentos e, portanto, mudanças na estrutura. As únicas forças que precisamos considerar são a força gravitacional, para dentro, e a força de pressão, para fora. Vamos considerar um elemento de volume cilíndrico, a uma distância r do centro da estrela, com seu eixo na direção do centro, com uma seção transversal da e um comprimento dr: volume do elemento: dv = da dr massa: dm=ρdadr, onde ρ=ρ(r) é a densidade do gás no radio r. seja Mr a massa dentro do raio r (região cinza na figura)

3 A força gravitacional no elemento dm é: df g = GM r dm r 2 = GM rρ r 2 d A dr onde G é a constante gravitacional. O sinal negativo indica que a força aponta para o centro da estrela. Se a pressão na superfície inferior do elemento de volume é P, e na superfície superior é P + dp, a força líquida da pressão atuando sobre o elemento é: df p = P d A (P + d P)d A = dp d A. Uma vez que a pressão diminui para fora, dp será negativo e a força df p será positiva.

4 Para termos equilíbrio hidrostático, a força total actuando sobre o elemento de volume deve ser igual a zero, i.e. 0 = df g + df p Portanto, = GM rρ r 2 d A dr d P d A dp dr = GM rρ r 2. Esta é a equação e equilíbrio hidrostático.

5 Equação da massa Consideremos uma casca esférica de espessura dr, à distância r do centro da estrela. A massa dessa casca é: Obtemos então: dm r = 4πr 2 ρ dr dm r dr = 4πr 2 ρ. Esta é a equação de continuidade da massa.

6 Produção de energia A terceira condição de equilíbrio expressa a conservação da energia, a qual requer que qualquer energia produzida na estrela deve ser transportada para a superfície e irradiada para fora. Consideremos novamente uma casca esférica de espessura dr e massa dm r localizada no raio r (área cinza na figura). Seja L r o fluxo de energia, isto é, a quantidade de energia que passa através da superfície r por unidade de tempo. Seja ε o coeficiente de produção de energia, i.e. a quantidade de energia liberada na estrela por unidade de tempo e massa. Logo, a energia por unidade de tempo produzida pela casca esférica é: dl r = L r+dr L r = εdm r = 4πr 2 ρε dr.

7 A partir da equação anterior, obtemos: dl r dr = 4πr2 ρε Esta é a equação de conservação da energia. A taxa de produção de energia depende da distância ao centro. Essencialmente, toda a energia irradiada pela estrela é produzida no núcleo quente e denso. Nas camadas exteriores, a produção de energia é negligenciável e L r é quase constante.

8 Gradiente de temperatura A quarta equação de equilíbrio fornece a mudança de temperatura como função do raio, ou seja, o gradiente de temperatura dt/dr. A forma da equação depende de como a energia é transportada: por condução, convecção ou radiação. No interior de estrelas normais, a condução é bastante ineficiente, uma vez que os elétrons que transportam a energia só podem viajar uma distância muito curta, antes de colidir com outras partículas. A condução só se torna importante em estrelas compactas, como anãs brancas e estrelas de nêutrons, onde o caminho livre médio dos fótons é extremamente curto, mas o de alguns elétrons podem ser relativamente grande. Em estrelas normais o transporte de energia por condução pode ser negligenciado. TRANSPORTE RADIATIVO: No caso do transporte de energia por radiação, os fótons emitidos em partes mais quentes da estrela são absorvidos em regiões mais frias, as quais são aquecidas. Quando a energia liberada no interior estelar é levada para fora inteiramente por radiação, a gente diz que a estrela está em equilíbrio radiativo.

9 O gradiente de temperatura por radiação está relacionado com o fluxo de energia de acordo com L r ( dt dr = 3 )( )( ) κρ Lr (1) 4ac T 3 4πr 2 onde a = 4σ/c = J m 3 K 4 é a constante de radiação, c é a velocidade da luz,! a densidade, e " o coeficiente de absorção por unidade de massa (cujo valor depende da temperatura, da densidade e da composição química). A equação acima é a quarta equação básica de equilíbrio (neste curso não a demonstraremos). Ela é chamada de equação de equilíbrio radiativo, e fixa o valor do fluxo líquido de radiação (F r = L r / 4πr 2 ) como uma função do gradiente de temperatura e da opacidade "! dos gases atravessados pela radiação. A derivada dt/dr é negativa, uma vez que T aumenta para dentro da estrela. É evidente que deve haver um gradiente de T para que a energia seja transportada por radiação: caso contrário, o campo de radiação seria o mesmo em todas as direcções e o fluxo líquido F r = L r / 4πr 2, iria desaparecer.

10 TRANSPORTE CONVECTIVO: Se a transferência radiativa de energia se torna ineficiente, o valor absoluto do gradiente de temperatura por radiação pode ficar muito grande. Nesse caso, podem aparecer movimentos convectivos no gás, que transportam a energia para o exterior de forma mais eficiente do que a radiação. Nestes movimentos convectivos, gás quente sobe para cima até as camadas mais frias, onde ele perde a sua energia e afunda novamente. Os elementos de gás subindo e afundando também misturam a matéria estelar, de forma que a composição das partes convectivas de uma estrela tende a ficar mais homogénea. Pelo contrário, a radiação e a condução não misturam a matéria uma vez que elas transportam energia, não gás.

11 A fim de obter o gradiente de temperatura para o caso convectivo, consideremos uma bolha de matéria que sobe. Suponhamos que o gás que constitui a bolha obedece uma equação de estado adiabática T P 1 1 γ onde P é a pressão do gás e γ o expoente adiabático γ = C P /C V, sendo C P e C V os calores específicos a pressão e volume constante respectivamente. A suposição de equação de estado adiabática é uma aproximação razoável já que estamos pensando que a convenção acontece porque as transferências de energia por radiação e condução são desprezíveis. O expoente adiabático γ depende do grau de ionização do gás, e pode ser calculado se conhecemos a temperatura, a densidade e a composição química da matéria. Derivando a equação acima obtemos a equação para o gradiente de temperatura convectivo: dt dr = ( 1 1 γ ) T P dp dr (2)

12 Nas camadas mais exteriores da estrela, a troca de calor com o ambiente deve ser levada em conta, e a Eq. (2) não é uma boa aproximação. Os movimentos convectivos acontecem quando o gradiente de temperatura radiativa se torna maior em valor absoluto do que o gradiente adiabático, i.e. tanto se o gradiente de radiação fica grande ou se o gradiente de convecção fica pequeno. A partir de (1) vemos que um gradiente radiativo grande pode ocorrer se o fluxo de energia é grande e/ou se o coeficiente de absorção de massa fica grande (matéria opaca). A partir de (2) vemos que o gradiente convectivo pode ficar pequeno se o expoente adiabático se aproxima de 1. A teoria da convecção é difícil e ainda não é completamente entendida, mas uma abordagem mais detalhada está atém do escopo desta disciplina.

13 Condições de Contorno A fim de obtermos um problema bem posto, algumas condições de contorno devem ser prescritas para as equações diferenciais anteriores. Estas são: Não há fontes de energia ou massa no centro da estrela (r = 0); i.e. M 0 = 0 e L 0 = 0. A massa total dentro do raio R da estrela é fixa, M R = M. A temperatura e a pressão na superfície estelar têm valores determinados, T R e P R. Estes são muito pequenos em comparação com aqueles no interior, i.e. em geral é suficiente considerar T R = 0 e P R = 0. Para completar o sistema de equações, precisamos de uma equação de estado que relacione a pressão com a densidade e a temperatura. Também precisamos de expressões para o coeficiente de absorção e a taxa de geração de energia, que serão apresentadas mais adiante. A solução das equações diferenciais básicas permite obter a massa, a temperatura, a densidade e o fluxo de energia como funções da coordenada radial r. O raio e luminosidade estelar podem então ser calculados e comparados com as observações.

14 Equação de estado da matéria estelar Devido à elevada temperatura, o gás nas estrelas está quase totalmente ionizado. As interações entre as partículas individuais são pequenas em relação à energia cinética das mesmas, i.e. é uma boa aproximação considerar que o gás obedece a equação do gás ideal: P = k ρt µm H onde k é a constante de Boltzmann, # é o peso molecular médio em unidades de m H, sendo m H a massa do átomo de hidrogénio. O peso molecular médio pode ser aproximadamente calculado assumindo ionização completa. Um átomo com carga nuclear Z produz então Z+1 partículas livres (o núcleo e Z elétrons). O hidrogénio dá origem a duas partículas por unidade de massa atómica; O hélio dá origem a três partículas por quatro unidades de massa atómica. Para todos os elementos mais pesados que H e He é suficiente tomar Z+1 como sendo a metade do peso atômico. (Valores exatos podem ser facilmente calculados, mas a abundância de elementos pesados é tão pequena que isso não é necessário prática.)

15 Em astrofísica a fracção relativa de massa de hidrogénio é indicada por X, a do hélio por Y e a de todos os elementos mais pesados (metais) por Z, de modo que X + Y + Z = 1 (A grandeza Z nesta equação não deve ser confundida com a carga nuclear, que, infelizmente, é denotada pela mesma letra.) Assim, o peso molecular médio será µ = 1 2X Y Z A altas temperaturas, a pressão de radiação deve ser adicionada à pressão do gás descrita pela equação do gás ideal. A pressão exercida pela radiação é P rad = 1 3 at 4 onde a = 4σ/c é a constante de radiação. Portanto, a pressão total fica: P = k µm H ρt at 4.

16 Opacidade A opacidade descreve quão difícil é para a radiação se propagar através do gás. A mudança di da intensidade ao se propagar uma distância dr pode ser expressa como di = Iαdr, onde α é a opacidade. A opacidade depende da composição química, da temperatura e da densidade do gás. Ele é geralmente escrita como α = "!, onde! é a densidade do gás e " o coeficiente de absorção por unidade de massa (["] = m 2 / kg). O inverso da opacidade representa o livre caminho médio da radiação no meio, isto é, a distância que pode se propagar sem ser dispersa ou absorvida: $ = 1/"ρ. No núcleo das estrelas, três mecanismos geram a opacidade: absorção, espalhamento e reflexão. Vamos listar os vários mecanismos:

17 1. absorção verdadeira (a) transições ligado-ligado (absorção em linhas, excitação) (b) transições ligado-livre (ionização) (c) transições livre-livre (bremstrahlung: um elétron livre no campo de um íon pode absorver uma quantidade arbitrária de energia, e aumentar sua energia cinética). 2. espalhamento Thomson de fótons por elétrons livres se o elétron não adquirir velocidade relativística, chama-se efeito Compton coerente. O termo coerente implica que a reemissão é na mesma frequência da radiação incidente. Se os elétrons forem relativísticos, a reemissão é incoerente. Esse processo, embora não seja uma absorção real, atenua o feixe de radiação, porque o elétron re-irradia, ou espalha, a luz em outra direção. 3. absorção por íons negativos 4. absorção molecular; 5. espalhamento Rayleigh (absorção da radiação por uma molécula, indo para um estado excitado e subsequente reemissão em qualquer direção);

18 6. espalhamento Raman (absorção da radiação por uma molécula, indo para um estado excitado e subsequente emissão de radiação em outra frequência, pois a molécula passa para um outro estado vibracional ou rotacional). 7. produção de pares; 8. espalhamento Compton incoerente (freqüência diferente) por elétrons relativísticos; 9. absorção nuclear; 10. espalhamento fóton-fóton; 11. processos fóton-neutrinos. 12. etc.

19 Fontes de energia estelar A fonte de energia das estrelas são as reações de fusão termonuclear que acontecem no interior estelar. Nas reações de fusão, elementos leves são transformados em elementos mais pesados. Os produtos finais da reacção têm massa total menor que os núcleos iniciais. Esta diferença de massa é liberada como energia de acordo com a relação E = mc 2. O núcleo atómico é formado por prótons e nêutrons, colectivamente denominados núcleons. Definimos: m p = massa do próton, m n = massa do nêutron, Z = carga nuclear = número atómico, N = número de nêutrons, A = Z + N = peso atómico, m(z, N) = massa do núcleo. A massa do núcleo é menor do que a soma das massas de todos os seus núcleons. A diferença é chamada de energia de ligação (energia de binding). A energia de binding por núcleon é: Q = 1 A (Zm p + Nm n m(z, N))c 2

20 A energia de binding Q aumenta no sentido de elementos mais pesados até ao ferro (Z = 26). Além ferro a energia de binding novamente começa a diminuir.

21 Já na década de 1930, era geralmente aceito que a energia estelar era produzida por fusão nuclear. Em 1938, Hans Bethe apresentou o primeiro mecanismo para a produção de energia nas estrelas, o ciclo carbono-nitrogénio-oxigénio (CNO). Os outros processos importantes de geração de energia (a cadeia próton-próton e a reação triplo-alfa) não foram propostas até a década de 1950.

22 O CICLO PRÓTON-PRÓTON Em estrelas com massas de aproximadamente a do Sol ou menor, a energia é produzida pelo ciclo próton-próton (pp). Ele consiste nos seguintes passos: ppi: (1) 1 H + 1 H 2 H + e + + ν e, 1 H + 1 H + e 2 H + ν e, (2) (3) 2 H + 1 H 3 He + γ, 3 He + 3 He 4 He H. Para cada reacção (3) as reacções (1) e (2) devem acontecer duas vezes. O neutrino % e produzido em (1) pode escapar livremente da estrela e leva parte da energia liberada. O pósitron e + é aniquilado com um elétron, dando origem a dois fótons gama. A segunda reacção, onde um deutério e um próton formam o isótopo do hélio, 3 He, é muito rápida em comparação com a anterior. Assim, a abundância de deutério no interior das estrelas é muito pequena. O último passo no ciclo pp pode assumir três formas diferentes. O ciclo PPI, acima, é o mais provável. No Sol, 91% da energia é produzida pelo ciclo PPI. É também possível para núcleos 3He para unir em núcleos 4He em dois ramos adicionais da cadeia pp.

23 É também possível que núcleos 3 He produzam núcleos 4 He através dois ramos adicionais da cadeia pp. ppii: (3) (4) (5) ppiii: (3) (4) (5) (6) 3 He + 4 He 7 Be + γ, 7 Be + e 7 Li + ν e, 7 Li + 1 H 4 He + 4 He, 3 He + 4 He 7 Be + γ, 7 Be + 1 H 8 B + γ, 8 B 8 Be + e + + ν e, 8 Be 4 He + 4 He. O ciclo PPI tem Q = 26,20 MeV, com dois neutrinos de energia média de 0,263 MeV cada (0,42 MeV máxima). O ciclo PPII tem Q = 25,67 MeV, correspondendo a uma perda por neutrinos de 4%, com neutrinos de 0,80 MeV, além dos dois de 0,263 MeV. O ciclo PPIII, com Q = 19,2 MeV, corresponde a uma perda por neutrinos de 28%, com neutrinos carregando 7,2 MeV, além dos dois de 0,263 MeV. No Sol, o PPI contribui com 85% da luminosidade, PPII com 15% e PPIII com 0,015%.

24 O CICLO CNO A temperaturas inferiores a 20 milhões de graus a cadeia pp é o mecanismo principal de produção de energia. A temperaturas mais elevadas, correspondentes a estrelas com massas acima de 1.5 M, o ciclo de carbono (CNO) torna-se dominante, porque as suas taxas de reacção aumentam mais rapidamente com a temperatura. No ciclo CNO, o carbono, o oxigênio e o nitrogênio atuam como catalisadores. O ciclo é o seguinte: 12 C+p! 13 N+ (Q =1, 944 MeV) 13 N! 13 C+e + + e (0, 710 MeV) (Q =1, 511 MeV) 13 C+p! 14 N+ (Q =7, 550 MeV) 14 N+p! 15 O+ (Q =7, 290 MeV) 15 O! 15 N+e + + e (1, 000 MeV) (Q =1, 761 MeV) 15 N+p! 12 C+ 4 He (Q =4, 965 MeV) X Q = 25, 02 MeV A fração da energia liberada como radiação no ciclo CNO é ligeiramente menor do que na cadeia pp, porque mais energia é levada embora por neutrinos.

25 A REAÇÃO TRIPLO ALFA Como resultado das reacções de precedentes, a abundância de hélio nos interiores estelares aumenta. A uma temperatura acima de 10 8 graus, o hélio pode ser transformado em carbono na reacção triplo alfa: (1) (2) 4 He + 4 He 8 Be, 8 Be + 4 He 12 C + γ O 8 Be é instável e decai em dois núcleos de hélio ou partículas alfa em 2, s. A produção de carbono requer, portanto, a colisão quase simultânea de três partículas. A reacção é muitas vezes escrita 3 4 He 12 C + γ Uma vez que a queima de hélio foi completada, a temperaturas mais elevadas se tornam possíveis outras reacções, em que os elementos mais pesados até ao ferro e níquel são produzidos. Exemplos de tais reacções são: várias reacções reações alfa, queima de oxigénio, queima de carbono e queima de silício.

26 Reações alfa. Durante a queima de hélio alguns dos núcleos de carbono produzidos reagem com núcleos de hélio para formar oxigénio, que por sua vez reage para formar néon, etc. Estas reacções são bastante raras e, portanto, não são importantes como fontes de energia estelar. Exemplos são: 12 C + 4 He 16 O + γ, 16 O + 4 He 20 Ne + γ, 20 Ne + 4 He 24 Mg + γ. Queima de carbono. Depois que o hélio se esgota, a queima carbono começa a uma temperatura (5-8) K: 12 C + 12 C 24 Mg + γ 23 Na + 1 H 20 Ne + 4 He 23 Mg + n 16 O He.

27 Queima de oxigênio. O oxigênio é consumido em temperaturas ligeiramente mais elevadas nas reações 16 O + 16 O 32 S + γ 31 P + 1 H 28 Si + 4 He 31 S + n 24 Mg He. Queima de silício. Após várias etapas intermediárias, a queima de silício produz níquel e ferro. O processo total pode ser expresso como 28 Si + 28 Si 56 Ni + γ, 56 Ni 56 Fe + 2e ν e.

28 Quando a temperatura se torna superior a cerca de 10 9 K, a energia dos fótons se torna grande o suficiente para destruir certos núcleos. Tais reacções são chamadas de reacções fotonucleares ou fotodissociações. A produção de elementos mais pesados do que o ferro requer a adição de energia (reações endotérmicas). Portanto, tais elementos não podem ser produzidos através de reacções termonucleares. Elementos mais pesados que o ferro são produzidos quase exclusivamente por captura de nêutrons durante as fases finais violentas da evolução estelar (veremos isso mais adiante).

29 As taxas das reacções apresentadas antes podem ser determinadas por experiências de laboratório ou por cálculos teóricos. Conhecendo essas taxas, pode-se calcular a taxa na qual a energia é libertada por unidade de massa e de tempo como uma função da densidade, da composição químicas, e da temperatura: ε = ε (t,!, X, Y, Z). Na realidade, a abundância relativa de cada um dos núcleos mais pesados tem que ser conhecida, não apenas a sua abundância total Z. Tipicamente, as taxas de reação termonucleares possuem uma dependência muito forte com a temperatura. Por exemplo: ε PPI ~ T 4 ε CNO ~ T 20 ε 3& ~ T 41 Com uma dependência tao forte, um aumento pequeno da temperatura produz um aumento enorme na energia gerada por segundo. Por exemplo, no caso do processo 3&, um aumento de 10% na temperatura leva a um aumento de 50 vezes na taxa de produção de energia!

Cap. 10. Interiores Estelares. Fontes de energia. Transporte de energia: radiação. AGA 0293, Astro?sica Estelar Jorge Meléndez

Cap. 10. Interiores Estelares. Fontes de energia. Transporte de energia: radiação. AGA 0293, Astro?sica Estelar Jorge Meléndez Cap. 10. Interiores Estelares. Fontes de energia. Transporte de energia: radiação AGA 0293, Astro?sica Estelar Jorge Meléndez Equação de Conservação de Massa dm r = ρ dv dr Equilíbrio hidrostálco P+dP

Leia mais

Evoluçao e Estrutura Estelar II (cap. 11)

Evoluçao e Estrutura Estelar II (cap. 11) Evoluçao e Estrutura Estelar II (cap. 11) AGA15 Elisabete M. de Gouveia Dal Pino Astronomy: A Beginner s Guide to the Universe, E. Chaisson & S. McMillan (Caps. 11) Introductory Astronomy & Astrophysics,

Leia mais

Introdução à Astrofísica. Lição 21 Fontes de Energia Estelar

Introdução à Astrofísica. Lição 21 Fontes de Energia Estelar Introdução à Astrofísica Lição 21 Fontes de Energia Estelar A taxa de energia que sai de uma estrela é extremamente grande, contudo ainda não tratamos da questão que relaciona à fonte de toda essa energia.

Leia mais

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA Introdução à Astrofísica INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 21 O EQUILÍBRIO HIDROSTÁTICO Lição 20 O Equilíbrio Hidrostático As estrelas se formam a partir de regiões densas e frias, chamadas de nebulosas.

Leia mais

Introdução às interações de partículas carregadas Parte 1. FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa

Introdução às interações de partículas carregadas Parte 1. FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa Introdução às interações de partículas carregadas Parte 1 FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa Sumário Introdução Radiação diretamente ionizante Partículas carregadas rápidas pesadas Partículas carregadas

Leia mais

Evolução Estelar I. Prof. Jorge Meléndez Departamento de Astronomia, IAG/USP. AGA 0205 Elementos de Astronomia 2013-B

Evolução Estelar I. Prof. Jorge Meléndez Departamento de Astronomia, IAG/USP. AGA 0205 Elementos de Astronomia 2013-B Evolução Estelar I Prof. Jorge Meléndez Departamento de Astronomia, IAG/USP AGA 0205 Elementos de Astronomia 2013-B O que é uma estrela? É um corpo gasoso no interior do qual ocorrem reações de fusão nuclear

Leia mais

FORMAÇÃO DE ELEMENTOS QUÍMICOS NO UNIVERSO

FORMAÇÃO DE ELEMENTOS QUÍMICOS NO UNIVERSO FORMAÇÃO DE ELEMENTOS QUÍMICOS NO UNIVERSO Eder Cassola Molina Universidade de São Paulo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Departamento de Geofísica Elementos Químicos número atômico

Leia mais

Desintegração Nuclear. Paulo R. Costa

Desintegração Nuclear. Paulo R. Costa Desintegração Nuclear Paulo R. Costa Sumário Introdução Massas atômicas e nucleares Razões para a desintegração nuclear Decaimento nuclear Introdução Unidades e SI Introdução Comprimento metro Tempo segundo

Leia mais

EVOLUÇÃO ESTELAR I. Estrelas de baixa massa 0,25 M M 2,5 M. Estrelas de massa intermediária 2,5 M < M 12 M

EVOLUÇÃO ESTELAR I. Estrelas de baixa massa 0,25 M M 2,5 M. Estrelas de massa intermediária 2,5 M < M 12 M EVOLUÇÃO ESTELAR I Estrelas de baixa massa 0,25 M M 2,5 M Estrelas de massa intermediária 2,5 M < M 12 M Maior parte da vida das estrelas sequência principal (SP) Característica da fase de sequência principal

Leia mais

ÁTOMOS E NÚCLEOS. núcleo carga elétrica positiva (+) eléctron carga elétrica negativa (-) mantido coeso por forças elétricas

ÁTOMOS E NÚCLEOS. núcleo carga elétrica positiva (+) eléctron carga elétrica negativa (-) mantido coeso por forças elétricas ÁTOMOS E NÚCLEOS Átomo = o núcleo envolto numa nuvem de eléctrons núcleo carga elétrica positiva (+) eléctron carga elétrica negativa (-) mantido coeso por forças elétricas Núcleo = sistema coeso de núcleons

Leia mais

Física Nuclear: Radioatividade

Física Nuclear: Radioatividade Física Nuclear: Radioatividade Descoberta da Radioatividade Becquerel, estudando fenômenos de fluorescência e raios-x Observava fluorescência no Urânio quando exposto ao Sol. Becquerel protegia uma chapa

Leia mais

Física Nuclear: Radioatividade

Física Nuclear: Radioatividade Física Nuclear: Radioatividade Descoberta da Radioatividade Becquerel, estudando fenômenos de fluorescência e raios-x Observava fluorescência no Urânio quando exposto ao Sol. Becquerel protegia uma chapa

Leia mais

Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica ESTRELAS AULA 1. Flavio D Amico estas aulas são de autoria de Hugo Vicente Capelato

Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica ESTRELAS AULA 1. Flavio D Amico estas aulas são de autoria de Hugo Vicente Capelato Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica ESTRELAS AULA 1 Flavio D Amico damico@das.inpe.br estas aulas são de autoria de Hugo Vicente Capelato A Constelação de Orion e as 3 Marias super Betelgeuse:

Leia mais

SUPERNOVAS E NUCLEOSSÍNTESE

SUPERNOVAS E NUCLEOSSÍNTESE SUPERNOVAS E NUCLEOSSÍNTESE UMA SUPERNOVA ATINGE UM BRILHO DE CERCA DE CERCA DE 10 9-10 10 L POR ALGUMAS HORAS DEPOIS DA EXPLOSÃO Existem dois tipos básicos de supernova : 1. Tipo II 2. Tipo Ia TIPO II

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS ÍNDICE 4.1- Modelo de Thomson 4.2- Modelo de Rutherford 4.2.1-

Leia mais

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS Walter Siqueira Paes DIVISÃO DE HIGIENE, SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO SETOR DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Efeito Fotoelétrico. Dosimetria e Proteção Radiológica. Efeito Fotoelétrico

Efeito Fotoelétrico. Dosimetria e Proteção Radiológica. Efeito Fotoelétrico Dosimetria e Proteção Radiológica Prof. Dr. André L. C. Conceição Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) Universidade

Leia mais

Aula - 8 A Física das estrelas

Aula - 8 A Física das estrelas Aula - 8 A Física das estrelas Valdir Guimaraes ( ) Curso Astrofísica Nuclear - 016 O que ocorre dentro das estrelas Reações nucleares geram energia e calor. Com isso aumenta a pressão e empurra a matéria

Leia mais

Química A Extensivo V. 8

Química A Extensivo V. 8 Química A Extensivo V. Exercícios 0) A α 90 Th3 Ra 9 Ac 90 Th α Ra Número de massa: Prótons: Neutons: 36 0) 90 Th 3 α Ra α 6 Rn α Po 0 5 At 0 03) B 0) C Prótons: 5 Elétons: 5 Neutons: 00 5 = 35 6X O elemento

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 MODELOS ATÔMICOS E A VELHA TEORIA QUÂNTICA Edição de junho de 2014 CAPÍTULO 3 MODELOS ATÔMICOS E A VELHA TEORIA QUÂNTICA ÍNDICE 3.1-

Leia mais

Energia certa significa: quando a energia do fóton corresponde à diferença nos níveis de energia entre as duas órbitas permitidas do átomo de H.

Energia certa significa: quando a energia do fóton corresponde à diferença nos níveis de energia entre as duas órbitas permitidas do átomo de H. ESPECTROSCOPIA II A relação da luz com as linhas espectrais O que acontece se átomos de H forem bombardeados por fótons? R. Existem três possibilidades: 1) a maioria dos fótons passa sem nenhuma interação

Leia mais

Evolução Estelar. Introdução à Astronomia Prof. Alessandro Moisés Colegiado Acadêmico de Ciências da Natureza SBF

Evolução Estelar. Introdução à Astronomia Prof. Alessandro Moisés Colegiado Acadêmico de Ciências da Natureza SBF Evolução Estelar Introdução à Astronomia 2015.2 Prof. Alessandro Moisés Colegiado Acadêmico de Ciências da Natureza SBF http://www.univasf.edu.br/~ccinat.bonfim http://www.univasf.edu.br/~alessandro.moises

Leia mais

Evolução estelar. Roberto Ortiz EACH USP

Evolução estelar. Roberto Ortiz EACH USP Evolução estelar Roberto Ortiz EAC USP O que é uma estrela? Um corpo celeste dentro do qual processam se reações termonucleares de fusão O Sol é uma estrela! Fusão nuclear em estrelas São reações nas quais

Leia mais

Dosimetria e Proteção Radiológica

Dosimetria e Proteção Radiológica Dosimetria e Proteção Radiológica Prof. Dr. André L. C. Conceição Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) Universidade

Leia mais

Física das Radiações & Radioatividade. Tecnologia em Medicina Nuclear Prof. Leonardo

Física das Radiações & Radioatividade. Tecnologia em Medicina Nuclear Prof. Leonardo Física das Radiações & Radioatividade Tecnologia em Medicina Nuclear Prof. Leonardo ÁTOMO Menor porção da matéria que mantém as propriedades químicas do elemento químico correspondente. Possui um núcleo,

Leia mais

Introdução. Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I

Introdução. Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I Introdução Carlos Alexandre Wuensche Processos Radiativos I 1 1 GERAÇÃO E EMISSÃO DE ENERGIA NAS ESTRELAS CONSIDERAÇÕES DE CARÁTER GERAL: ENERGIA E COMPOSIÇÃO ESPECTRAL determinadas a partir do estudo

Leia mais

Lista Deduza a relação m = M 2.5 log 10 F 10, ), onde M é a magnitude absoluta do Sol, e F 10, o fluxo da radiação solar em 10 pc de distância.

Lista Deduza a relação m = M 2.5 log 10 F 10, ), onde M é a magnitude absoluta do Sol, e F 10, o fluxo da radiação solar em 10 pc de distância. Introdução à Física Estelar - 2016.3 Lista 1 1. Sirius se encontra a 2.64 parsecs da Terra. (a) Determine o módulo de distância de Sirius. (b) Na verdade, Sirius é uma estrela dupla, cuja componente mais

Leia mais

18/Maio/2016 Aula 21. Introdução à Física Nuclear. Estrutura e propriedades do núcleo. 20/Maio/2016 Aula 22

18/Maio/2016 Aula 21. Introdução à Física Nuclear. Estrutura e propriedades do núcleo. 20/Maio/2016 Aula 22 18/Maio/2016 Aula 21 Introdução à Física Nuclear Estrutura e propriedades do núcleo 20/Maio/2016 Aula 22 Radioactividade: Poder de penetração. Regras de conservação. Actividade radioactiva. Tempo de meia

Leia mais

Prof. Rodrigo Negreiros UFF XI Escola do CBPF

Prof. Rodrigo Negreiros UFF XI Escola do CBPF Prof. Rodrigo Negreiros UFF XI Escola do CBPF I. Introdução. Aula I II. Visão geral de estrelas compactas. III. Física nuclear relativística. Aula II IV. Estrelas de Nêutrons no contexto da física nuclear.

Leia mais

EVOLUÇÃO ESTELAR I. Estrelas de baixa massa 0,25 M M 2,5 M

EVOLUÇÃO ESTELAR I. Estrelas de baixa massa 0,25 M M 2,5 M EVOLUÇÃO ESTELAR I Estrelas de baixa massa 0,25 M M 2,5 M Maior parte da vida das estrelas sequência principal (SP) Característica da fase de sequência principal : 1) Fusão do H transformando-se em He

Leia mais

Nossa Estrela: O Sol. Adriana Válio Roque da Silva. Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nossa Estrela: O Sol. Adriana Válio Roque da Silva. Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie Nossa Estrela: O Sol Adriana Válio Roque da Silva Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie O Sol Parâmetros físicos do sol Estrutura solar Evolução solar

Leia mais

Átomos. Retrospectiva do átomo de hidrogênio Estrutura eletrônica do átomo neutro Estrutura nuclear do átomo RMN

Átomos. Retrospectiva do átomo de hidrogênio Estrutura eletrônica do átomo neutro Estrutura nuclear do átomo RMN Átomos Retrospectiva do átomo de hidrogênio Estrutura eletrônica do átomo neutro Estrutura nuclear do átomo RMN Átomo neutro O átomo é constituido de um núcleo positivo com Z próton que definem o confinamento

Leia mais

Física Experimental C. Coeficiente de Atenuação dos Raios Gama

Física Experimental C. Coeficiente de Atenuação dos Raios Gama Carlos Ramos (Poli USP)-2016/Andrius Poškus (Vilnius University) - 2012 4323301 Física Experimental C Coeficiente de Atenuação dos Raios Gama Grupo: Nome No. USP No. Turma OBJETIVOS - Medir curvas de atenuação

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE ESTRUTURA DA MATÉRIA

NOTAS DE AULAS DE ESTRUTURA DA MATÉRIA NOTAS DE AULAS DE ESTRUTURA DA MATÉRIA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 12 ESTATÍSTICA QUÂNTICA Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 12 ESTATÍSTICA QUÂNTICA ÍNDICE 12-1- Introdução 12.2- Indistinguibilidade

Leia mais

Tópicos Especiais em Física. Vídeo-aula 5: astrofísica estelar 09/07/2011

Tópicos Especiais em Física. Vídeo-aula 5: astrofísica estelar 09/07/2011 Tópicos Especiais em Física Vídeo-aula 5: astrofísica estelar 09/07/2011 Propriedades fundamentais das estrelas Formação estelar Evolução estelar Estágios finais das estrelas Estrelas: o que são? Enormes

Leia mais

AS RADIAÇÕES NUCLEARES 4 AULA

AS RADIAÇÕES NUCLEARES 4 AULA AS RADIAÇÕES NUCLEARES 4 AULA Nesta Aula: Caracterização das radiações Nucleares Caracterização das radiações Nucleares UM POUCO DE HISTÓRIA... O físico francês Henri Becquerel (1852-1908), em 1896, acidentalmente

Leia mais

SEL FUNDAMENTOS FÍSICOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS. Prof. Homero Schiabel (Sub-área de Imagens Médicas)

SEL FUNDAMENTOS FÍSICOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS. Prof. Homero Schiabel (Sub-área de Imagens Médicas) SEL 5705 - FUNDAMENTOS FÍSICOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS Prof. Homero Schiabel (Sub-área de Imagens Médicas) 5. INTERAÇÃO DOS RAIOS X COM A MATÉRIA 5.1. Atenuação e Absorção ATENUAÇÃO:

Leia mais

Sumário. núcleons propriedades dos núcleos modelos nucleares energia de ligação

Sumário. núcleons propriedades dos núcleos modelos nucleares energia de ligação 9. O núcleo atômico Sumário núcleons propriedades dos núcleos modelos nucleares energia de ligação Experiência de Geiger-Marsden (1911) descoberta do núcleo atômico espalhamento de partículas alfa por

Leia mais

Sol. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP.

Sol. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP. Composição Fonte de energia Estrutura e Helio-sismologia Atividade: manchas e flares Ciclo solar Sol Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP www.astro.iag.usp.br/~aga210 Baseado nas notas de aula

Leia mais

Descoberta do Núcleo

Descoberta do Núcleo Unidade 3 Núcleo Atômico Descoberta do Núcleo Propriedades dos Núcleos Forças Nucleares Estabilidade Nuclear Ressonância Magnética Nuclear Consultas http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/nuccon.html#nuccon

Leia mais

Nona Aula. Introdução à Astrofísica. Reinaldo R. de Carvalho

Nona Aula. Introdução à Astrofísica. Reinaldo R. de Carvalho Nona Aula Introdução à Astrofísica Reinaldo R. de Carvalho (rrdecarvalho2008@gmail.com) pdf das aulas estará em http://cosmobook.com.br/?page_id=440 Capítulo 9!!!! Interiores Estelares! - Equilíbrio Hidrostático!

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

A fonte de energia das estrelas. Estrelas, fusão e nucleo-síntese. A cadeia PP

A fonte de energia das estrelas. Estrelas, fusão e nucleo-síntese. A cadeia PP A fonte de energia das estrelas - fusão e nucleo-síntese Com base num trabalho da Swinburne University of Technology 2 A cadeia PP A maior parte da energia nuclear das estrelas resulta da fusão de hidrogénio

Leia mais

Nascimento, vida e morte das estrelas. Alan Alves Brito Professor Adjunto

Nascimento, vida e morte das estrelas. Alan Alves Brito Professor Adjunto Nascimento, vida e morte das estrelas Alan Alves Brito Professor Adjunto O que é uma estrela? Berçários Estelares Manchas brancas na nuvem escura: regiões de formação estelar recente A nuvem é escura

Leia mais

Lista 1 - Radioatividade

Lista 1 - Radioatividade 1. Para cada um dos radionuclídeos mostrados a seguir, escreva a equação que representa a emissão radioativa. Consulte a tabela periódica. a) b) c) d) e) 222 86 Rn, um alfa emissor presente no ar. 235

Leia mais

CAP4 parte 1 RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA E SUA INTERAÇÃO COM A MATÉRIA. Alguns slides de P. Armitage, G. Djorgovski e Elisabete Dal Pino

CAP4 parte 1 RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA E SUA INTERAÇÃO COM A MATÉRIA. Alguns slides de P. Armitage, G. Djorgovski e Elisabete Dal Pino CAP4 parte 1 RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA E SUA INTERAÇÃO COM A MATÉRIA Alguns slides de P. Armitage, G. Djorgovski e Elisabete Dal Pino INTRODUÇÃO Estrelas mais importante fonte/sorvedouro de matéria na evolução

Leia mais

ESTRUTURA E EVOLUÇÃO ESTELAR

ESTRUTURA E EVOLUÇÃO ESTELAR 123 Capítulo 11 ESTRUTURA E EVOLUÇÃO ESTELAR Evolução pré-sequência Principal Trajetórias Evolutivas no Diagrama H-R Formação de Estrelas Tempo de Contração Emissão de Radiação de estrelas jovens Famílias

Leia mais

Interação de partículas carregadas rápidas com a matéria parte 3. FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa

Interação de partículas carregadas rápidas com a matéria parte 3. FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa Interação de partículas carregadas rápidas com a matéria parte 3 FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa Sumário Partículas carregadas leves Poder de freamento por colisão para elétrons e pósitrons Poder

Leia mais

Vimos que a energia de ligação de um núcleo com Z prótons e N nêutrons é dado por:

Vimos que a energia de ligação de um núcleo com Z prótons e N nêutrons é dado por: Vimos que a energia de ligação de um núcleo com Z prótons e N nêutrons é dado por: E lig = Mc E lig = = Mc Zm H c + = Zm Nm c n p c M Nm c A c n M E como a massa de um átomo é praticamente igual a soma

Leia mais

A descoberta da radioatividade

A descoberta da radioatividade 10. Radioatividade Sumário Histórico da radioatividade Lei do decaimento radioativo Decaimentos alfa, beta e gama Séries radioativas Datação pelo Carbono-14 Fissão nuclear Fusão nuclear A descoberta da

Leia mais

Interação da radiação com a matéria

Interação da radiação com a matéria Interação da radiação com a matéria 8 a aula/9 ª aula i - INTRODUÇÃO ii - IONIZAÇÃO, EXCITAÇÃO, ATIVAÇÃO E RADIAÇÃO DE FRENAGEM iii RADIAÇÕES DIRETAMENTE IONIZANTES iv RADIAÇOES INDIRETAMENTE IONIZANTES

Leia mais

Os fundamentos da Física Volume 3 1. Resumo do capítulo

Os fundamentos da Física Volume 3 1. Resumo do capítulo Os fundamentos da Física Volume 1 Capítulo 0 Física Nuclear AS FORÇAS FUNDAMENTAIS DA NATUREZA Força nuclear forte Mantém a coesão do núcleo atômico. Intensidade 10 8 vezes maior do que a força gravitacional.

Leia mais

O ÂTOMO TIPOS DE RADIAÇÕES. TIPOS DE RADIAÇÕES As radiações podem ser classificadas da seguinte forma: Quanto à composição

O ÂTOMO TIPOS DE RADIAÇÕES. TIPOS DE RADIAÇÕES As radiações podem ser classificadas da seguinte forma: Quanto à composição O ÂTOMO Prof. André L. C. Conceição DAFIS Curitiba, 27 de março de 2015 TIPOS DE RADIAÇÕES Radiação é energia em trânsito (emitida e transferida por um espaço). Do mesmo jeito que o calor (energia térmica

Leia mais

Capítulo 7 Interação da Radiação gama e X com a matéria

Capítulo 7 Interação da Radiação gama e X com a matéria Física das Radiações e Dosimetria Capítulo 7 Interação da Radiação gama e X com a matéria Dra. Luciana Tourinho Campos Programa Nacional de Formação em Radioterapia Introdução Há cinco tipos de interação

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO NUCLEAR INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO COM A MATÉRIA. Claudio C. Conti

INSTRUMENTAÇÃO NUCLEAR INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO COM A MATÉRIA. Claudio C. Conti INSTRUMENTAÇÃO NUCLEAR INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO COM A MATÉRIA Claudio C. Conti 1 Interação da Radiação com a Matéria A operação de qualquer tipo de detector é baseada no tipo da interação da radiação com

Leia mais

Outro exemplo de fissão acontece quando um próton, com uma energia cinética de 0,15 MeV, penetra e é absorvido por um núcleo de lítio 7 (Fig.

Outro exemplo de fissão acontece quando um próton, com uma energia cinética de 0,15 MeV, penetra e é absorvido por um núcleo de lítio 7 (Fig. Fissão Nuclear Fissão nuclear é o processo pelo qual um núcleo de número de massa grande se divide em dois fragmentos de números de massa comparáveis. Os núcleos com número de massa grande estão sujeitos

Leia mais

Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos. A maior parte dos sólidos e líquidos sofre uma expansão quando a sua temperatura aumenta:

Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos. A maior parte dos sólidos e líquidos sofre uma expansão quando a sua temperatura aumenta: 23/Mar/2018 Aula 8 Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos Coeficiente de expansão térmica Expansão Volumétrica Expansão da água Mecanismos de transferência de calor Condução; convecção; radiação 1 Expansão

Leia mais

PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS

PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) BC-1105: MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS Introdução Propriedades

Leia mais

Capítulo 43: Energia Nuclear

Capítulo 43: Energia Nuclear Cap. 43: Sumário A Fissão do Urânio: O Processo Básico; Um Modelo para a Fissão Nuclear; O Reator Nuclear; Fusão Termonuclear: O Processo Básico A Fusão termonuclear no Sol; Fusão Termonuclear Controlada.

Leia mais

Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 4 03/11/2016

Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 4 03/11/2016 Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 4 03/11/2016 Nome: Identificação USP: I- Meio Interestelar (MIS) 1- O tipo mais complexo de molécula encontrado no MIS e o mais comum, são: (0,5) a) Aminoácido, H

Leia mais

Estrelas de baixa massa 0,25 M M 2,5 M. Estrelas de massa intermediária 2,5 M < M 12 M

Estrelas de baixa massa 0,25 M M 2,5 M. Estrelas de massa intermediária 2,5 M < M 12 M EVOLUÇÃO ESTELAR Estrelas de baixa massa 0,25 M M 2,5 M Estrelas de massa intermediária 2,5 M < M 12 M Maior parte da vida das estrelas sequência principal (SP) Característica da fase de sequência principal

Leia mais

Física IV Poli Engenharia Elétrica: 20ª Aula (04/11/2014)

Física IV Poli Engenharia Elétrica: 20ª Aula (04/11/2014) Física IV Poli Engenharia Elétrica: ª Aula (4/11/14) Prof. Alvaro Vannucci a última aula vimos: Átomos multi-eletrônicos: as energias dos estados quânticos podem ser avaliadas através da expressão: 13,6

Leia mais

Leonnardo Cruvinel Furquim PROCESSOS NUCLEARES

Leonnardo Cruvinel Furquim PROCESSOS NUCLEARES Leonnardo Cruvinel Furquim PROCESSOS NUCLEARES Radioatividade Três espécies de emissões radioativas naturais foram identificadas e caracterizadas e foi demonstrado que todas são emitidas pelo núcleo atomico,

Leia mais

Evolução Estelar II. Estágios iniciais de evolução estelar

Evolução Estelar II. Estágios iniciais de evolução estelar Evolução Estelar II Estágios iniciais de evolução estelar 1 Premissas básicas Estrelas são formadas a partir da matéria no meio interestelar O mecanismo mais provável é a instabilidade gravitacional Em

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física IV 2019/1 Lista de Exercícios do Capítulo 5 Origens da Teoria Quântica

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física IV 2019/1 Lista de Exercícios do Capítulo 5 Origens da Teoria Quântica Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física IV 2019/1 Lista de Exercícios do Capítulo 5 Origens da Teoria Quântica 1) Calcule a energia de um quantum de luz de comprimento de onda

Leia mais

Capítulo 11 ESTRUTURA E EVOLUÇÃO ESTELAR. Fase de Estabilidade: Seqüência Principal

Capítulo 11 ESTRUTURA E EVOLUÇÃO ESTELAR. Fase de Estabilidade: Seqüência Principal Capítulo 11 ESTRUTURA E EVOLUÇÃO ESTELAR Evolução pré-sequência Principal Trajetórias Evolutivas no Diagrama H-R Formação de Estrelas Tempo de Contração Emissão de Radiação de estrelas jovens Famílias

Leia mais

Evolução Estelar II. A Sequência Principal

Evolução Estelar II. A Sequência Principal Evolução Estelar II A Sequência Principal 1 A Seqüência principal Sabemos, dos modelos estelares, que a SP representa estrelas em equilíbrio estável em função de sua massa Também sabemos que há um intervalo

Leia mais

Descoberta do Núcleo

Descoberta do Núcleo Unidade 2: Aula 4 (1a. Parte) Núcleo Atômico Descoberta do Núcleo Propriedades dos Núcleos Forças Nucleares Estabilidade Nuclear Ressonância Magnética Nuclear Consultas http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/nuccon.html#nuccon

Leia mais

Nascimento, vida e morte das estrelas. Alan Alves Brito Professor Adjunto

Nascimento, vida e morte das estrelas. Alan Alves Brito Professor Adjunto Nascimento, vida e morte das estrelas Alan Alves Brito Professor Adjunto Referências Andery, M. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 16a edição. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.

Leia mais

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 02 SOLDAGEM Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Transferência metálica em soldagem com arco elétrico Tabela periódica Modelo atômico Elétrons Partículas carregadas negativamente que

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

Massa: fator determinante para o Fim

Massa: fator determinante para o Fim Massa: fator determinante para o Fim Vimos que estrelas na SP: L * M * 3,3 L * / L = (M * / M ) 3,3 Tempo de vida da estrela (t * ): depende da E que tem armazenada (massa. c 2 ) e da taxa com que despende

Leia mais

FORMAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS. Walter J. Maciel Departamento de Astronomia - IAG/USP

FORMAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS. Walter J. Maciel Departamento de Astronomia - IAG/USP 1 FORMAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS Walter J. Maciel Departamento de Astronomia - IAG/USP Introdução: A distribuição dos elementos químicos As abundâncias dos principais elementos químicos têm uma distribuição

Leia mais

O NÚCLEO ATÔMICO. 4 ª Aula. 1-O Núcleo e Sua Estrutura 2 - Isótopos 3 - Unidade de Massa Atômica 4 - Energia de Ligação 5 - Estabilidade Nuclear

O NÚCLEO ATÔMICO. 4 ª Aula. 1-O Núcleo e Sua Estrutura 2 - Isótopos 3 - Unidade de Massa Atômica 4 - Energia de Ligação 5 - Estabilidade Nuclear O NÚCLEO ATÔMICO 4 ª Aula 1-O Núcleo e Sua Estrutura 2 - Isótopos 3 - Unidade de Massa Atômica 4 - Energia de Ligação 5 - Estabilidade Nuclear 1 - O Núcleo e Sua Estrutura Questões em aberto: como garantir

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS

PROPRIEDADES FÍSICAS O SOL PROPRIEDADES FÍSICAS Definição: uma bola brilhante de gás mantida por sua própria gravidade e cuja energia é produzida por fusão nuclear no seu centro. O Sol é uma estrela típica, cai dentro do intervalo

Leia mais

INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO COM A MATERIA

INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO COM A MATERIA INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO COM A MATERIA Prof. André L. C. Conceição DAFIS Curitiba, 4 de abril de 015 Interação de Radiação Eletromagnética com a matéria Interação da radiação com a matéria Radiação incide

Leia mais

FNC Física Moderna 2 Aula 26

FNC Física Moderna 2 Aula 26 FNC 0376 - Física Moderna Aula 6 1 Física Nuclear: cronologia do início Descoberta da Radioatividade (Becquerel) 1896 Separação química do Ra (Marie e Pierre Curie) 1898 Modelo atômico de Rutherford 1911

Leia mais

Capítulo 9 Colisões. Num processo de colisão de 2 partículas muitas coisas podem acontecer:

Capítulo 9 Colisões. Num processo de colisão de 2 partículas muitas coisas podem acontecer: Capítulo 9 Colisões Num processo de colisão de 2 partículas muitas coisas podem acontecer: O processo de colisão pode ocorrer tanto por forças de contacto como no jogo de bilhar como por interação à distância

Leia mais

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL DIVISÃO DE SAÚDE OCUPACIONAL SEÇÃO TÉCNICA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Física Moderna II Aula 15

Física Moderna II Aula 15 Física Moderna II ula 15 Marcelo G. Munhoz munhoz@if.usp.br Lab. Pelletron, sala 245 ramal 6940 Reações Nucleares n Reações nucleares correspondem à interação de um núcleo com outro quando promovemos a

Leia mais

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 19 A DISTRIBUIÇÃO DE MAXWELL-BOLZTMANN

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 19 A DISTRIBUIÇÃO DE MAXWELL-BOLZTMANN Introdução à Astrofísica Lição 18 A Distribuição de Maxwell INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 19 A DISTRIBUIÇÃO DE MAXWELL-BOLZTMANN Um estado de um gás é especificado por suas coordenadas, de modo que representemos

Leia mais

Vida e matéria. Aula de hoje

Vida e matéria. Aula de hoje Vida e matéria Aula de hoje Energia e matéria são constituintes essenciais do universo e dos seres vivos. A energia fornece força para manter as estruturas juntas ou separadas, e mover as coisas de um

Leia mais

Cap. 10. Interiores Estelares. Transporte de energia: convecção. Modelos estelares. A Sequência Principal

Cap. 10. Interiores Estelares. Transporte de energia: convecção. Modelos estelares. A Sequência Principal Cap. 10. Interiores Estelares. Transporte de energia: convecção. Modelos estelares. A Sequência Principal AGA 0293, AstroFsica Estelar Jorge Meléndez Transporte de energia: convecção A convecção é 3D:

Leia mais

RADIOATIVIDADE DEFINIÇÃO

RADIOATIVIDADE DEFINIÇÃO RADIOATIVIDADE DEFINIÇÃO ATIVIDADE QUE CERTOS ÁTOMOS POSSUEM DE EMITIR RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS E PARTÍCULAS DE SEUS NÚCLEOS INSTÁVEIS COM O PROPÓSITO DE ADQUIRIR ESTABILIDADE ESTABILIDADE NUCLEAR ADMITE-SE

Leia mais

5. Modelo atômico de Bohr

5. Modelo atômico de Bohr 5. Modelo atômico de Bohr Sumário Espectros atômicos Modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio Níveis de energia e raias espectrais Experiência de Franck-Hertz O princípio da correspondência Correção do

Leia mais

QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA

QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA 1) Em diodos emissores de luz, conhecidos como LEDs, a emissão de luz ocorre quando elétrons passam de um nível de maior energia para um outro de menor energia. Dois tipos comuns

Leia mais

PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS

PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia

Leia mais

Exercícios da 10 a aula. 1. Explosões nucleares e TNT comparadas.

Exercícios da 10 a aula. 1. Explosões nucleares e TNT comparadas. Exercícios da 10 a aula 1. Explosões nucleares e TNT comparadas. (a) Quanta energia é liberada na explosão de uma bomba de ssão supondo que ele contém 3,0kg de matéria que pode ssionar? Supor que 0,1%

Leia mais

Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos

Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos Profª Drª Rosemary Aparecida de Carvalho Pirassununga/SP 2018 Introdução Métodos espectrométricos Abrangem um grupo de métodos analíticos

Leia mais

Evolução Estelar II. Modelagem estelar e polítropos

Evolução Estelar II. Modelagem estelar e polítropos Evolução Estelar II Modelagem estelar e polítropos 1 Princípios básicos Para construir um modelo estelar é necessário conhecer: Massa total e composição química (como f(r) ou f(m) Variáveis primárias Temperatura,

Leia mais

Laboratório de Sistemas de Detecção Seminários do LSD. Rio de Janeiro, Brasil 11 de Outubro de Detectores a Gás

Laboratório de Sistemas de Detecção Seminários do LSD. Rio de Janeiro, Brasil 11 de Outubro de Detectores a Gás Laboratório de Sistemas de Detecção Seminários do LSD Rio de Janeiro, Brasil 11 de Outubro de 2016 Detectores a Gás Parte 1: Princípio de Funcionamento Paulo Marinho, DSc. Coordenação de Instalações Nucleares

Leia mais

LISTA 1 PARA ENTREGAR. Raios ultravioletas

LISTA 1 PARA ENTREGAR. Raios ultravioletas LISTA 1 PARA ENTREGAR 1) a) Radiação é energia em trânsito. É uma forma de energia emitida por uma fonte e transmitida por meio do vácuo, do ar ou de meios materiais. b) Radiações ionizantes são partículas

Leia mais

25/Mar/2015 Aula /Mar/2015 Aula 9

25/Mar/2015 Aula /Mar/2015 Aula 9 20/Mar/2015 Aula 9 Processos Politrópicos Relações politrópicas num gás ideal Trabalho: aplicação aos gases perfeitos Calor: aplicação aos gases perfeitos Calor específico politrópico Variação de entropia

Leia mais

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA Introdução à Astrofísica INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 2 O CAMPO DE RADIAÇÃO Lição 19 - O campo de radiação A luz observada de uma estrela provém de sua atmosfera. Um fluxo de fótons da atmosfera estelar

Leia mais

Física IV para Engenharia Elétrica. 2º Semestre de Instituto de Física - Universidade de São Paulo

Física IV para Engenharia Elétrica. 2º Semestre de Instituto de Física - Universidade de São Paulo 1 Física IV para Engenharia Elétrica 2º Semestre de 2014 Instituto de Física - Universidade de São Paulo Professor: Valdir Guimarães E-mail: valdirg@if.usp.br Aula 8 Física Nuclear - Aplicações 2 3 Aplicações

Leia mais

Formação dos elementos químicos

Formação dos elementos químicos Formação dos elementos químicos 66 REVISTA USP, São Paulo, n.62, p. 66-7, junho/agosto 2004 A INTRODUÇÃO: A DISTRIBUIÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS s abundâncias dos principais elementos químicos têm uma distribuição

Leia mais

TERMODINÂMICA. Encontro 5: Como a energia produzida pelo Sol chega até a Terra?

TERMODINÂMICA. Encontro 5: Como a energia produzida pelo Sol chega até a Terra? TERMODINÂMICA Encontro 5: Como a energia produzida pelo Sol chega até a Terra? COMO A ENERGIA PRODUZIDA PELO SOL CHEGA ATÉ A TERRA? Vídeo ABC da astronomia COMO A ENERGIA PRODUZIDA PELO SOL CHEGA ATÉ A

Leia mais

Dosimetria e Proteção Radiológica

Dosimetria e Proteção Radiológica Dosimetria e Proteção Radiológica Prof. Dr. André L. C. Conceição Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) Universidade

Leia mais

A fonte Solar de Energia da Terra

A fonte Solar de Energia da Terra A fonte Solar de Energia da Terra A energia solar é criada no núcleo do Sol quando os átomos de hidrogênio sofrem fusão nuclear para hélio. Em cada segundo deste processo nuclear, 700 milhões de toneladas

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO Edição de novembro de 2011 CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO ÍNDICE 3.1- Efeito

Leia mais