Material Didático para os Docentes do Curso Técnico de ACS: desafios teóricos e metodológicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Material Didático para os Docentes do Curso Técnico de ACS: desafios teóricos e metodológicos"

Transcrição

1 Material Didático para os Docentes do Curso Técnico de ACS: desafios teóricos e metodológicos Projeto PDTSP/Fiocruz: Material Didático para os Docentes do Curso Técnico de ACS: Melhoria da Qualidade da Atenção Básica EPSJV / Fiocruz Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde (Laborat)

2 Contextualização: 2004 Referencial Curricular para Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde. ETSUS planos de curso e produção de material didático para os ACS especificidades locorregionais. Questões motivadoras para a EPSJV/Fiocruz: Como garantir uma base de referência nacional para a formação dos ACS? Como articular as diretrizes nacionais às realidades locais nessa base comum?

3 Resposta da EPSJV/Fiocruz: Produzir material didático (livros-textos) para apoiar o processo formativo dos docentes que atuam na formação dos agentes comunitários de saúde (ACS), em consonância com as diretrizes curriculares do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde. (Objetivo Geral)

4 Princípios e Pressupostos: Processo participativo, dialógico e polifônico de produção do material didático fazer presentes as várias vozes dos sujeitos envolvidos no trabalho e na formação dos ACS. Concepção de material didático - pautado na fundamentação do saber sobre o trabalho em saúde e no resgate das concepções teóricas, técnicas, éticas e políticas que estruturam e qualificam o processo de trabalho no âmbito do SUS; Trabalhador de nível médio sujeito central do processo de construção e realização do SUS. ACS sujeito central na realização da estratégia saúde da família.

5 Objetivos específicos: Identificar, discutir e organizar os eixos temáticos para a elaboração dos livros didáticos para os docentes que atuam na formação dos ACS; Definir a estrutura da coleção dos livros-textos a serem produzidos; Produzir os textos dos livros e organizá-los de acordo com a estrutura definida; Disponibilizar os livros-textos, por mídia eletrônica, livremente, e, para o público-alvo, em meio impresso. Disponibilizar o material didático para as Escolas Técnicas do SUS e outras instituições de interesse público.

6 Metodologia: Baseada no dialogismo e na construção compartilhada do conhecimento.

7 Metodologia: Oficinas regionais para a tematização dos eixos estruturantes dos livros textos: Centro-Sul (Cefor Paraná, ETS Blumenau, EFOS SC); Nordeste (Cefope RN, Cefor PB) e Amazônia (ETS Acre) Participantes: docentes da formação dos ACS, gestores/técnicos locais do PSF/PACS e os próprios ACS;

8 Fluxo de Produção e Consolidação dos Eixos Temáticos EPSJV (Ref. Curricular) E ETSUS Blu EFOS-SC CEFOR-PR E EPSJV C Oficina Blumenau Oficina Natal C EPSJV E CEFOPE-RN CEFOR-PB E EPSJV EPSJV E ETSUS Acre E EPSJV C Oficina Acre

9 Dinâmica das oficinas regionais: Discussão em grupos provocada: 1) Complete a frase construindo um texto com os conectivos porque, mas e então : O trabalho dos ACS é... 2) Apresentação dos textos dos grupos e discussão coletiva.

10 Dinâmica das oficinas regionais: Discussão em grupos provocada: A formação dos ACS deve ser técnica e humana e precisa incorporar o saber da comunidade. 1) Diga se a afirmação é verdadeira ou falsa e crie um texto justificando a sua opção, utilizando os conectivos porque, mas e então. 2) Apresentação dos textos dos grupos e discussão coletiva.

11 Metodologia (continuação): Consolidação, pela equipe do projeto, dos eixos temáticos derivados das oficinas regionais; Oficinas com os autores para pactuar a orientação teórico-metodológica da série de textos; Oficina de consolidação dos eixos temáticos com representantes das oficinas regionais no Rio de Janeiro. Oficinas de revisão dos textos produzidos, de caráter técnico e de coerência com a perspectiva de abordagem dos temas, pactuada nas oficinas.

12 Produtos: Seis livros-textos compondo a coleção Educação Profissional e Docência em Saúde: a formação e o trabalho do agente comunitário de saúde. São eles: 1) O Território e o Processo Saúde-doença; 2) Sociedade, Estado e Direito à Saúde; 3) Políticas de Saúde: a organização e a operacionalização do Sistema Único de Saúde; 4) Modelos de Atenção e a Saúde da Família; 5) O Processo Histórico do Trabalho em Saúde; 6) Educação e Saúde.

13

14 Produtos: Textos por eixos: Processo Saúde Doença 5 textos. Territorialização e Diagnóstico Sócio-Sanitário 3 textos. Sociedade, Estado e Direito à Saúde 5 textos. Políticas de Saúde, Organização e a Operacionalização do SUS 10 textos. Estratégia de atenção à Saúde 2 textos. Estratégia Saúde da Família 6 textos. O Processo Histórico do Trabalho em Saúde 7 textos. Educação em Saúde 6 textos. Total: 6 livros; 44 textos; 1 texto introdutório sobre o projeto, seu desenvolvimento e as concepções teóricas e metodológicas que o fundamentam.

15 Rede de Participantes do projeto: ETSUS (instituições de ensino que integram o SUS e têm forte relação com os serviços de saúde): CEFOPE Rio Grande do Norte; CEFOR - Paraíba; Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha - Acre; Escola Técnica de Saúde da Prefeitura de Blumenau; EFOS Santa Catarina; CEFOR Paraná; Secretaria Técnica da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RETSUS); Coordenações municipais e estaduais do PSF nos estados em que se realizaram as oficinas. Número de participantes: 74 Participantes nas oficinas regionais. 56 Autores de textos. 130 participantes no total.

16 Benefícios alcançados (produto): O conhecimento produzido encontra-se disponível para a formação dos ACS, trabalhador essencial no atual projeto de reformulação do modelo de atenção à saúde no SUS. Material de referência bibliográfica específico de apoio aos docentes envolvidos na formação dos ACS disponível para download gratuito e enviado às 37 ETSUS e às escolas do MST; Subsídios para a construção de referências nacionais para a formação dos ACS;

17 Benefícios alcançados (metodologia): As inovações geradas consistem na metodologia participativa e dialógica desenvolvida para a produção dos livros-textos, de forma a garantir a expressão dos vários sujeitos participantes das oficinas, representantes dos discursos dos ACS, dos docentes e dos gestores da Saúde da Família, aproximando esse material da realidade do trabalho e da formação desses trabalhadores. Difusão da metodologia desenvolvida durante as oficinas regionais; Mobilização de docentes, ACS e gestores da Saúde da Família em torno das questões relativas à formação dos ACS.

18 Dificuldades e desafios: Desafios: Representar nos textos produzidos a polifonia e o dialogismo presentes nas oficinas. Garantir na produção dos textos a riqueza das discussões travadas nas oficinas regionais. Atravessar os temas propostos com a discussão relativa à função e à formação dos ACS. Dificuldades efetivas: O cumprimento dos prazos pelos autores. O tratamento dos textos segundo o projeto editorial proposto complexidade do conhecimento; linguagem acessível; articulação teoria-prática.

19 Desdobramentos: Projeto de construção de estratégias e ferramentas de hipermídia para a Coleção de forma a possibilitar a pesquisa on line de conceitos centrais aos diversos textos dos livros, como também o acesso a outros textos, sites, vídeos e outras mídias relacionadas aos temas tratados na Coleção.

20 Considerações Finais: O projeto implementou a perspectiva, portanto, de que a "inovação" tecnológica não está descolada das suas formas de "transferência", isto é, a tecnologia de construção do material didático definiu não só o tipo de produto (o formato da série), mas também sua disseminação e seu uso. Endereço para download:

21 Material Didático para os Docentes do Curso Técnico de ACS: Melhoria da Qualidade da Atenção Básica Equipe de pesquisa: Laborat : Angélica Ferreira Fonseca; Gustavo Corrêa Matta); Carla Macedo Martins. Lab Gestão: Adriana Geisler); Valéria Lagrange. Órgãos da direção da EPSJV: Vice-direção de Pesquisa - Isabel Brasil; Secretaria Técnica RETSUS - Renata Reis Cornélio ; Assess. Vice-direção de Ensino e Informação Anakeila Stauffer ; Coop. Intern. - Anamaria Corbo. Outras instituições: UFF Faculdade de Enfermagem Ana Lúcia Abrahão. Secretaria: Glaúcia Martins gmartins@fiocruz.br

22 Material Didático para os Docentes do Curso Técnico de ACS: Melhoria da Qualidade da Atenção Básica Coordenação do projeto de pesquisa: Márcia Valéria Morosini (Laborat EPSJV/Fiocruz) Contatos: Tel: (21) Obrigada!

Curso de Educação Profissional de Nível Técnico de Agentes Comunitários de Saúde EPSJV/ FIOCRUZ

Curso de Educação Profissional de Nível Técnico de Agentes Comunitários de Saúde EPSJV/ FIOCRUZ Curso de Educação Profissional de Nível Técnico de Agentes Comunitários de Saúde EPSJV/ FIOCRUZ Equipe de elaboração: Márcia Valéria G. C. Morosini Ana Lúcia Pontes Vera Joana Bornstein Mariana Nogueira

Leia mais

Uma proposta de formação continuada de docentes da educação superior

Uma proposta de formação continuada de docentes da educação superior Uma proposta de formação continuada de docentes da educação superior Profa. Dra. Sheila Zambello de Pinho Pró Reitora de Graduação da Unesp Profa. Dra. Silvia Mitiko Nishida Membro do Grupo Gestor do NEPP/Unesp

Leia mais

CHAMADA PARA O CURSO DE CAPAC ITAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE PROJETOS

CHAMADA PARA O CURSO DE CAPAC ITAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE PROJETOS CHAMADA PARA O CURSO DE CAPACITAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE ENFERMAGEM E CAPACITAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, EM LINHAS DO CUIDADO,

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Brasília, 24 de abril de 2008

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Brasília, 24 de abril de 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Educação na Saúde VIII Encontro Nacional da Rede de Nutrição no SUS Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde

Leia mais

Formação em Vigilância em Saúde

Formação em Vigilância em Saúde Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Formação em Vigilância em Saúde Julia Neves - Secretaria de Comunicação da RET-SUS, Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz

Leia mais

Oficina de Trabalho Interna - EPSJV 30 de junho 2015

Oficina de Trabalho Interna - EPSJV 30 de junho 2015 Pesquisa Multicêntrica RETS Desenvolvimento de uma pesquisa multicêntrica para identificar e analisar a oferta quantitativa e qualitativa de formação de trabalhadores técnicos em saúde nos países membros

Leia mais

Disciplina: Políticas de Saúde, aspectos organizacionais do SUS e suas interfaces com o trabalho e a formação em saúde

Disciplina: Políticas de Saúde, aspectos organizacionais do SUS e suas interfaces com o trabalho e a formação em saúde Disciplina: Políticas de Saúde, aspectos organizacionais do SUS e suas interfaces com o trabalho e a formação em saúde Objetivo da disciplina: Oferecer subsídios para analisar políticas de formação para

Leia mais

19 de agosto de 2010: 25 anos de formação politécnica no SUS.

19 de agosto de 2010: 25 anos de formação politécnica no SUS. Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória. Memória que é a de um espaço e de um tempo, memória no interior da qual vivemos, como uma ilha entre dois mares:

Leia mais

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais ESP/MG 2 Oficina

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais ESP/MG 2 Oficina Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais ESP/MG 2 Oficina Especialização em Saúde Pública: possibilidades, trajetórias e novas configurações Novembro/2015 Especialização de Saúde Pública como

Leia mais

CURSO DE RADIOLOGIA. Apontar pelo menos 5 aspectos que configuram a necessidade locorregional que apontam o curso de RADIOLOGIA como prioridade:

CURSO DE RADIOLOGIA. Apontar pelo menos 5 aspectos que configuram a necessidade locorregional que apontam o curso de RADIOLOGIA como prioridade: CURSO DE RADIOLOGIA Demanda de cada curso Apontar pelo menos 5 aspectos que configuram a necessidade locorregional que apontam o curso de RADIOLOGIA como prioridade: Quantitativo de trabalhadores inseridos

Leia mais

Análise a respeito do PL 6437/2016, considerando as alterações realizadas no relatório do Deputado Valtenir Pereira.

Análise a respeito do PL 6437/2016, considerando as alterações realizadas no relatório do Deputado Valtenir Pereira. Análise a respeito do PL 6437/2016, considerando as alterações realizadas no relatório do Deputado Valtenir Pereira. Considerando as alterações feitas ao Projeto de Lei 6437/2016 no documento apresentado

Leia mais

Disciplina de Políticas de Saúde, aspectos organizacionais do SUS e suas interfaces com o trabalho e a formação em saúde. 2º Semestre de 2011

Disciplina de Políticas de Saúde, aspectos organizacionais do SUS e suas interfaces com o trabalho e a formação em saúde. 2º Semestre de 2011 Disciplina de Políticas de Saúde, aspectos organizacionais do SUS e suas interfaces com o trabalho e a formação em saúde. 2º Semestre de 2011 Professores Responsáveis: Gustavo Corrêa Matta Arlinda Barbosa

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU519 DISCIPLINA: PRATICA EDUCATIVA I - DIDÀTICA CARGA HORÁRIA: 75h EMENTA: OBJETIVOS:

Leia mais

Cantos, contos e imagens: puxando mais uns fios nessa história

Cantos, contos e imagens: puxando mais uns fios nessa história Cantos, contos e imagens: puxando mais uns fios nessa história 1 Organizadores José Roberto Franco Reis Muza Clara Chaves Velasques Projeto gráfico e diagramação Fernando Vasconcelos Revisão e edição de

Leia mais

O CEFOR-RH e a Gestão da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde Diagnóstico Situacional

O CEFOR-RH e a Gestão da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde Diagnóstico Situacional O CEFOR-RH e a Gestão da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde Diagnóstico Situacional Educação Permanente em Saúde É o conceito pedagógico, no setor da saúde, para efetuar relações orgânicas

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde Educação Profissional em Saúde BVS-EPS

Biblioteca Virtual em Saúde Educação Profissional em Saúde BVS-EPS Biblioteca Virtual em Saúde Educação Profissional em Saúde BVS-EPS Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz GUIA DE SELEÇÃO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO PARA A BVS-EPS - 1 ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE

Leia mais

INTEGRAÇÃO ENTRE ATENÇÃO BÁSICA E VIGILÂNCIA EM

INTEGRAÇÃO ENTRE ATENÇÃO BÁSICA E VIGILÂNCIA EM INTEGRAÇÃO ENTRE ATENÇÃO BÁSICA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE: NOTAS PARA DEBATE. Ana Luiza Vilasbôas Carmen Teixeira VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ATENÇÃO BÁSICA: PONTOS DE CONVERGÊNCIA. O planejamento é entendido como

Leia mais

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA REDE

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA REDE SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA REDE Concentra todas as ações de comunicação, com destaque para a produção de uma publicação impressa e online (trimestral), do boletim eletrônico (semanal), atualização do

Leia mais

CHAMADA PARA SELEÇÃO PÚBLICA - 2/2016

CHAMADA PARA SELEÇÃO PÚBLICA - 2/2016 CHAMADA PARA SELEÇÃO PÚBLICA - 2/2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - EPSJV (EXCLUSIVO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS) 1. ORIENTAÇÕES GERAIS A Fundação Oswaldo

Leia mais

Seminário de Educação Fiocruz

Seminário de Educação Fiocruz 2018 Seminário de Educação Fiocruz 1. O fazer 2. Os pressupostos 3. As referências dos Educandos 4. O modo de fazer O FAZER COTIDIANO I - formação de trabalhadores na educação básica, regular e profissional,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS) MARCELO VIANA DA COSTA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS) MARCELO VIANA DA COSTA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS) MARCELO VIANA DA COSTA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ReBETIS A REBETIS é uma rede que envolve estudantes, docentes,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO ERG ( ) ERM ( X ) ERP ( ) CRONOGRAMA DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO ERG ( ) ERM ( X ) ERP ( ) CRONOGRAMA DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO ERG ( ) ERM ( X ) ERP ( ) CRONOGRAMA DA DISCIPLINA - 2017 CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM ( ) BACHARELADO E LICENCIATURA EM ENFERMAGEM (

Leia mais

PROJETO GERAL PRODUTO DO PROJETO:

PROJETO GERAL PRODUTO DO PROJETO: PROJETO GERAL PRODUTO DO PROJETO: Nome do evento: I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga A Caatinga na Rio + 20 Data: 09, 10 e 11 de novembro de 2011 Local: Sede do Banco

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA. Géssica de Souza Paiano

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA. Géssica de Souza Paiano UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA Géssica de Souza Paiano Projeto da revista eletrônica Vulnerabilidade em Informação Florianópolis, 2017 2 Géssica de Souza Paiano

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM 1 REUNIÃO DE TRABALHO DA DIRETORIA DA ABEN NACIONAL PARA A OPERACIONALIZAÇÃO DA CAPACITAÇÃO EM DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS Local de realização: Sede da ABEn Nacional (Conjunto B - L2 Norte, Sgan 603

Leia mais

Qualificação das práticas de cuidado a partir das portas de entrada do SUS 26/3/2018 TERMO DE REFERÊNCIA

Qualificação das práticas de cuidado a partir das portas de entrada do SUS 26/3/2018 TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA Processo seletivo simplificado de Consultores Locais para atuação no projeto Qualificação das práticas de cuidado a partir das 1. TÍTULO DO PROJETO: Qualificação das práticas de cuidado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CHAMADA INTERNA N.º 22/2018 PROEC/UFPR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CHAMADA INTERNA N.º 22/2018 PROEC/UFPR CHAMADA INTERNA N.º 22/2018 PROEC/UFPR A Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no uso de suas atribuições torna pública a Chamada para apresentação de propostas

Leia mais

Ana Carla Macedo do Nascimento Glenda Márcia C. O. Freitas

Ana Carla Macedo do Nascimento Glenda Márcia C. O. Freitas CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Núcleo de RH: o desafio da valorização no mundo do trabalho, Natal/RN Ana Carla Macedo do Nascimento Glenda Márcia

Leia mais

Retificação do Edital Nº082 de 28/05/ Edital do Processo Seletivo para o Curso Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde

Retificação do Edital Nº082 de 28/05/ Edital do Processo Seletivo para o Curso Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA E INOVAÇÃO ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA Coordenação Geral de Pós-Graduação Retificação do Edital Nº082 de 28/05/2014

Leia mais

Objetivo Geral: Objetivos Específicos:

Objetivo Geral: Objetivos Específicos: Objetivo Geral: Superação da pobreza e geração de trabalho e renda no meio rural por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Objetivos Específicos: Inclusão produtiva das populações

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA OFICINA EXPERIMENTAL DO FNEPAS CONSTRUÇÃO DA INTEGRALIDADE: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS RIO DE JANEIRO 14 E 15 DE DEZEMBRO DE 2006

TERMO DE REFERÊNCIA OFICINA EXPERIMENTAL DO FNEPAS CONSTRUÇÃO DA INTEGRALIDADE: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS RIO DE JANEIRO 14 E 15 DE DEZEMBRO DE 2006 TERMO DE REFERÊNCIA OFICINA EXPERIMENTAL DO FNEPAS CONSTRUÇÃO DA INTEGRALIDADE: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS RIO DE JANEIRO 14 E 15 DE DEZEMBRO DE 2006 Local: Centro de Ciências Humanas da UNIRIO Av. Pasteur,

Leia mais

DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ

DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ Prof. Dr. Domingos Leite Lima Filho (PPGTE/UTFPR) domingos@utfpr.edu.br Profa. Dra. Mônica Ribeiro (PPGE/UTFPR) monicars@ufpr.br Profa. Dra. Geórgia

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO ERG ( ) ERM ( X ) ERP ( ) CRONOGRAMA DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO ERG ( ) ERM ( X ) ERP ( ) CRONOGRAMA DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO ERG ( ) ERM ( X ) ERP ( ) CRONOGRAMA DA DISCIPLINA - 2016 CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM ( ) BACHARELADO E LICENCIATURA EM ENFERMAGEM (

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS Apresentação Este material tem o objetivo de apoiar as equipes de currículo dos estados* no início do processo de (re)elaboração curricular, subsidiando

Leia mais

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Agenda Ambiental da Administração Pública A3P Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Assessoria de Educação Ambiental VII Seminário

Leia mais

EDITAL 001/2018 SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO

EDITAL 001/2018 SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO EDITAL 001/2018 SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO ERG ( ) ERM ( X ) ERP ( ) CRONOGRAMA DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO ERG ( ) ERM ( X ) ERP ( ) CRONOGRAMA DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO ERG ( ) ERM ( X ) ERP ( ) CRONOGRAMA DA DISCIPLINA - 2017 CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM ( X ) BACHARELADO E LICENCIATURA EM ENFERMAGEM

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS GRUPAIS EM SAÚDE

CURSO DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS GRUPAIS EM SAÚDE CURSO DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS GRUPAIS EM SAÚDE COORDENAÇÃO: Marco Aurelio Soares Jorge Pilar Rodriguez Belmonte Marise de Leão Ramôa 1- OBJETIVO Proporcionar aos trabalhadores que atuam

Leia mais

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PELC FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER 1 - IDENTIFICAÇÃO: PROGRAMAÇÃO

Leia mais

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA VICE-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÂO

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA VICE-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÂO EDITAL Nº 01/2010 VREGRAD Torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação no II ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES DA UNIFOR. O Vice-Reitor de Ensino de Graduação da Universidade

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (1996) é a Lei maior, com valor Constitucional, nenhuma outra lei ou regulamentação pode contrariá-la.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (1996) é a Lei maior, com valor Constitucional, nenhuma outra lei ou regulamentação pode contrariá-la. A Equipe Gestora Central definirá quem, entre seus membros, será o responsável por esta frente de trabalho. O responsável elaborará um plano de trabalho que inclua todos os demais membros da Equipe em

Leia mais

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 6 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 2.446, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2014 Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Art. 11. Compete às esferas federal, estaduais, do

Leia mais

Mesa Temática II: Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica 1 o de junho de 2016

Mesa Temática II: Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica 1 o de junho de 2016 Campus Parintins (AM)/ de 30 de maio a 3 de junho de 2016 Mesa Temática II: 1 o de junho de 2016 Mediadora: Prof a Maria Francisca Morais de Lima DE/CMZL Palestrante: Prof a Anna Cristina Cardozo da Fonseca

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA BLUMENAU ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA BLUMENAU ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA BLUMENAU ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

Parceria ANVISA e UFF

Parceria ANVISA e UFF Parceria ANVISA e UFF Prof. Dr. Moacyr Figueiredo Depto. de Ciência e Tecnologia Pólo Universitário de Rio das Ostras A ANVISA e a UFF celebraram Termo de Cooperação visando a elaboração e implantação

Leia mais

Observatório Nacional da Economia Solidária e Cooperativismo

Observatório Nacional da Economia Solidária e Cooperativismo Observatório Nacional da Economia Solidária e Cooperativismo IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável Frente Nacional de Prefeitos Mesa: Faces e Intersetorialidade da Economia Solidária

Leia mais

Fundação Nacional de Saúde Funasa Departamento de Engenharia de Saúde pública - Densp. 2º Congresso de Saneamento do Nordeste

Fundação Nacional de Saúde Funasa Departamento de Engenharia de Saúde pública - Densp. 2º Congresso de Saneamento do Nordeste Fundação Nacional de Saúde Funasa Departamento de Engenharia de Saúde pública - Densp 2º Congresso de Saneamento do Nordeste O protagonismo dos municípios na gestão do saneamento. Eng. Leonardo Rodrigues

Leia mais

Projeto Processo de Qualificação de Trabalhadores Técnicos em Saúde: a conformação de grupos profissionais de nível fundamental e médio

Projeto Processo de Qualificação de Trabalhadores Técnicos em Saúde: a conformação de grupos profissionais de nível fundamental e médio Projeto Processo de Qualificação de Trabalhadores Técnicos em Saúde: a conformação de grupos profissionais de nível fundamental e médio Coordenação Márcia Valéria G. C. Morosini (Lateps - coordenação geral)

Leia mais

A AVALIAÇÃO FACISABH FACISABH 2014

A AVALIAÇÃO FACISABH FACISABH 2014 A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA FACISABH FACISABH 2014 O que é a Avaliação Institucional Processo sistemático e permanente que permite captar informações sobre determinada instituição, para contrastá-lo com

Leia mais

Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das Portas de Entrada do SUS 14/5/2018 TERMO DE REFERÊNCIA

Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das Portas de Entrada do SUS 14/5/2018 TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR LOCAL PARA ATUAÇÃO NO PROJETO QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE CUIDADO A PARTIR DAS PORTAS DE ENTRADA DO SUS - POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO (PNH) 1. TÍTULO DO PROJETO Qualificação

Leia mais

Evolução da Biblioteca Virtual em Saúde no Brasil. Maputo, 18 de novembro de 2009

Evolução da Biblioteca Virtual em Saúde no Brasil. Maputo, 18 de novembro de 2009 Evolução da Biblioteca Virtual em Saúde no Brasil Maputo, 18 de novembro de 2009 Informação em Saúde U n iv e rs a lida d e In t e g ra lida de E qu ida de S is te m a Ú n ic o de S a ú de In fo rm a ç

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA VITÓRIA ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA VITÓRIA ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA VITÓRIA ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179, de 20 de maio de

Leia mais

OPERACIONALIZAÇÃO E FINANCIAMENTO

OPERACIONALIZAÇÃO E FINANCIAMENTO Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências de Saúde Departamento de Saúde Comunitária Disciplina: Saúde Pública I Professor: Walfrido Kühl Svoboda SUS Sistema Único de Saúde OPERACIONALIZAÇÃO E FINANCIAMENTO

Leia mais

Expansão da Radioterapia no SUS

Expansão da Radioterapia no SUS Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Expansão da Radioterapia no SUS Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz 02/06/2017 09h39 - Atualizado em 02/06/2017 09h42

Leia mais

O Desafio da Clínica na Estratégia Saúde da Família

O Desafio da Clínica na Estratégia Saúde da Família O Desafio da Clínica na Estratégia Francisca Valda da Silva II Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família 01 a 03 de junho de 2004 Brasília - DF Demandas Sociais pela inversão do Modelo de Atenção

Leia mais

PLANO DE CARREIRA PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE A ENDEMIA

PLANO DE CARREIRA PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE A ENDEMIA PLANO DE CARREIRA PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE A ENDEMIA Nossa Equipe Coordenadora: Professora Maria José Menezes Brito (Escola de Enfermagem UFMG) Co-coordenador: Professor

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ARTICULADORES SOROCABA

TERMO DE REFERÊNCIA ARTICULADORES SOROCABA TERMO DE REFERÊNCIA ARTICULADORES SOROCABA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RIO BRANCO ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA RIO BRANCO ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA RIO BRANCO ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ÁLCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

1ª Conferência nacional de Vigilância em Saúde. Etapa Nacional - de 21 a 24 de novembro de 2017

1ª Conferência nacional de Vigilância em Saúde. Etapa Nacional - de 21 a 24 de novembro de 2017 1ª Conferência nacional de Vigilância em Saúde Etapa Nacional - de 21 a 24 de novembro de 2017 Motivação Debater na sociedade brasileira: Direito à Promoção e Proteção da Saúde - compreendendo a Vigilância

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA VÁRZEA GRANDE ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA VÁRZEA GRANDE ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA VÁRZEA GRANDE ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DESCENTRALIZADA DE REDE INTERSETORIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS I. CONTEXTO O decreto 7.179 de

Leia mais

e-sus Atenção Básica Prontuário Eletrônico do Cidadão

e-sus Atenção Básica Prontuário Eletrônico do Cidadão e-sus Atenção Básica Prontuário Eletrônico do Cidadão Apresentação CIT 24/11/2016 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Panorama Geral Prontuário Eletrônico do

Leia mais

LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE /EDITAL DA 1ª EDIÇÃO

LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE /EDITAL DA 1ª EDIÇÃO LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE /EDITAL DA 1ª EDIÇÃO Porque o Laboratório Os processos de educação em saúde constituem como um dos fundamentos das práticas

Leia mais

Encontro Nacional 2018

Encontro Nacional 2018 Encontro Nacional 2018 Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública Rosa Souza Coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da RedEscola Vice-diretora da Escola de Governo em Saúde. ENSP/Fiocruz Rio de

Leia mais

POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA A REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO SUS

POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA A REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO SUS POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA A REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO SUS 1. JUSTIFICATIVA A saúde das pessoas com deficiência tem se configurado como um grande desafio

Leia mais

ENCONTRO NACIONAL ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA EM SITUAÇÃO DE RISCO E DE DESASTRES 2010 METODOLOGIA

ENCONTRO NACIONAL ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA EM SITUAÇÃO DE RISCO E DE DESASTRES 2010 METODOLOGIA ENCONTRO NACIONAL ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA EM SITUAÇÃO DE RISCO E DE DESASTRES 2010 METODOLOGIA CENÁRIO ATUAL DIFICULDADES E ENTRAVES SOCORRO E ASSISTÊNCIA DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO E ACESSIBILIDADE SISTEMATIZAÇÃO

Leia mais

Projeto Processo de Qualificação de Trabalhadores Técnicos em Saúde: a conformação de grupos profissionais de nível fundamental e médio

Projeto Processo de Qualificação de Trabalhadores Técnicos em Saúde: a conformação de grupos profissionais de nível fundamental e médio Projeto Processo de Qualificação de Trabalhadores Técnicos em Saúde: a conformação de grupos profissionais de nível fundamental e médio Coordenação Márcia Valéria G. C. Morosini (Lateps - coordenação geral)

Leia mais

Formação de Professores para BNCC e novos currículos. O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração

Formação de Professores para BNCC e novos currículos. O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração Formação de Professores para BNCC e novos currículos O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração Pela primeira vez, o Brasil determinou o que toda criança tem o direito de aprender, a

Leia mais

PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PARA ADMINISTRADORES

PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PARA ADMINISTRADORES Centro de Ciências da Educação Curso de Graduação em Biblioteconomia Disciplina: CIN5035 Editoração Científica Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima CEP: 88.040-900 - Florianópolis - SC

Leia mais

PLANEJAMENTO DA REGIONAL SUL-2 DA DIREÇÃO EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA

PLANEJAMENTO DA REGIONAL SUL-2 DA DIREÇÃO EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA PLANEJAMENTO DA REGIONAL SUL-2 DA DIREÇÃO EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA Frente: UNIVERSIDADE 1- Nó: A universidade não garante o tripé universitário socialmente referenciado, democracia

Leia mais

Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente

Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente 1 Área de Fortalecimento de Sistemas de Saúde Unidade de Recursos Humanos Programa de Enfermagem APRESENTAÇÃO Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente Durante os últimos anos houve a conformação

Leia mais

A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num

A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num acontecimento ímpar na história das políticas públicas do setor

Leia mais

Disciplina de Políticas de Saúde, aspectos organizacionais do SUS e suas interfaces com o trabalho e a formação em saúde.

Disciplina de Políticas de Saúde, aspectos organizacionais do SUS e suas interfaces com o trabalho e a formação em saúde. Disciplina de Políticas de Saúde, aspectos organizacionais do SUS e suas interfaces com o trabalho e a formação em saúde. Objetivo da disciplina: Oferecer subsídios para analisar políticas de formação

Leia mais

Estamos aqui e fazemos a diferença.

Estamos aqui e fazemos a diferença. III Encontro do Programa Academia da Saúde Estamos aqui e fazemos a diferença. Nova Olinda - CE Brasília, junho de 2018 Santa Rita, RS Praia Grande, SP Danielle Cruz Ministério da Saúde Secretaria de Atenção

Leia mais

SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL (PNSR)

SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL (PNSR) SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL (PNSR) Local: Auditório da Fiocruz Brasília (Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4 - Brasília DF) Data: 18 de setembro

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA MOBILIZADORES SOCIAIS SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO SISTEMA PRISIONAL.

TERMO DE REFERÊNCIA MOBILIZADORES SOCIAIS SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO SISTEMA PRISIONAL. TERMO DE REFERÊNCIA MOBILIZADORES SOCIAIS SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO SISTEMA PRISIONAL. I. CONTEXTO O presente Termo de Referência se destina a contratação

Leia mais

Instituições Estruturantes

Instituições Estruturantes PROPOSTA DE REGULAMENTO DA REDE DE ESCOLAS TÉCNICAS DE SAÚDE DA UNASUL (RETS-UNASUL) A SER APRESENTADA AO CONSELHO SUR-AMERICANO DE SAÚDE APROVADA NA 2ª REUNIÃO DA REDE, EM 8 DE NOVEMBRO DE 2013. ANTECEDENTES

Leia mais

TRABALHOS DE CONCLUSÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO

TRABALHOS DE CONCLUSÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO I. ESPECIFICIDADE Docentes e estudantes do ProfSocio possuem grande responsabilidade na elaboração de seu trabalho de conclusão. Serão desafiados nos seguintes

Leia mais

REFLEXÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA SAÚDE. BERNARDES, Ana Paula Fugazza¹ GASDA, Vera Lúcia Podewils 1 PEZENTI, Daiana¹ PINHEIRO, Shirla Regina²

REFLEXÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA SAÚDE. BERNARDES, Ana Paula Fugazza¹ GASDA, Vera Lúcia Podewils 1 PEZENTI, Daiana¹ PINHEIRO, Shirla Regina² REFLEXÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA SAÚDE BERNARDES, Ana Paula Fugazza¹ GASDA, Vera Lúcia Podewils 1 PEZENTI, Daiana¹ PINHEIRO, Shirla Regina² Introdução: Em fevereiro de 2004, o Ministério da Saúde institui

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 037/11-COGEP

Leia mais

BAIRRO SAUDÁVEL: tecendo redes, construindo cidadania

BAIRRO SAUDÁVEL: tecendo redes, construindo cidadania BAIRRO SAUDÁVEL: tecendo redes, construindo cidadania FMC/Medicina - Faculdade de Medicina de Campos UFF - Universidade Federal Fluminense CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos FMC/Farmácia

Leia mais

Monitoramento 2017 do Programa Academia da Saúde. Guia de Orientações para SMS

Monitoramento 2017 do Programa Academia da Saúde. Guia de Orientações para SMS Monitoramento 2017 do Programa Academia da Saúde Guia de Orientações para SMS Brasília, março de 2017 Objetivo do Monitoramento O Monitoramento do Programa Academia da Saúde tem o objetivo de levantar

Leia mais

Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano

Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano COMO elaborar um Plano Diretor? O Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) define as

Leia mais

OPAS/OMS Representação do Brasil Resumo Executivo do Plano de Trabalho

OPAS/OMS Representação do Brasil Resumo Executivo do Plano de Trabalho Identificação da Atividade (ou Projeto) OPAS/OMS Representação do Brasil Resumo Executivo do Plano de Trabalho Cooperação técnica com países africanos de língua oficial portuguesa para o fortalecimento

Leia mais

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013.

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013. Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013. O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A tem por objetivo a prevenção e controle da hipovitaminose

Leia mais

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 Política Nacional de Atenção Básica Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 ! A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção

Leia mais

Curso Nacional Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do SUS: Detalhamento da Estrutura de Governança e Orientações de Funcionamento do Curso

Curso Nacional Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do SUS: Detalhamento da Estrutura de Governança e Orientações de Funcionamento do Curso Curso Nacional Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do SUS: Detalhamento da Estrutura de Governança e Orientações de Funcionamento do Curso O Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 3º DEPARTAMENTO: ENA

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 3º DEPARTAMENTO: ENA DISCIPLINA: Gestão do Sistema de Saúde CÓDIGO: ENA019 COORDENADOR: COLEGIADO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO TEÓRICA PRÁTICA 45 30

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NAS REDES ESTADUAIS 08/05/2018

EXPERIÊNCIAS DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NAS REDES ESTADUAIS 08/05/2018 EXPERIÊNCIAS DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NAS REDES ESTADUAIS 08/05/2018 SUMÁRIO 1. Apresentação 2. Panorama geral 3. Análises preliminares 4. Panorama por temas OBJETIVO DA PESQUISA Identificar, mapear

Leia mais

VII FÓRUM CATARINENSE DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA

VII FÓRUM CATARINENSE DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA VII FÓRUM CATARINENSE DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA RODOLFO JOAQUIM PINTO DA LUZ PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA Treze Tílias, 10 a 12 de maio de 2017. PAPEL DO ESTADO NA GESTÃO PÚBLICA

Leia mais

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PELC FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER 1 - IDENTIFICAÇÃO: PROGRAMAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 04/2014 VREGRAD

EDITAL Nº 04/2014 VREGRAD EDITAL Nº 04/2014 VREGRAD A Universidade de Fortaleza torna pública a abertura das inscrições e estabelece normas relativas à participação no VI Encontro de Práticas Docentes. O Vice-Reitor de Ensino de

Leia mais

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL COORDENAÇÃO: Nina Isabel Soalheiro dos Santos Prata Denis Petuco 1- OBJETIVO Qualificar profissionais em saúde mental capazes de compreender e refletir

Leia mais

CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR EM ARACAJU: UMA EXPERIÊNCIA DA 2ª REGIÃO

CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR EM ARACAJU: UMA EXPERIÊNCIA DA 2ª REGIÃO CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR EM ARACAJU: UMA EXPERIÊNCIA DA 2ª REGIÃO Ana Cláudia de Oliveira Pimenta (Apresentadora) Yara Verônica Couto de Vasconcelos Leandro Dominguez Barretto JUNHO/2004

Leia mais

Política de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo PCTIS. 29 de março de 2017

Política de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo PCTIS. 29 de março de 2017 Política de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo PCTIS 29 de março de 2017 Por que uma Política de CT&I da SES-SP? A Política de CT&I em Saúde Constituição

Leia mais

ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFES: EM EVIDÊNCIA O CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA. Jaqueline Ferreira de Almeida 1 INTRODUÇÃO

ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFES: EM EVIDÊNCIA O CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA. Jaqueline Ferreira de Almeida 1 INTRODUÇÃO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFES: EM EVIDÊNCIA O CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA Jaqueline Ferreira de Almeida 1 INTRODUÇÃO O presente texto possui por objetivo realizar uma discussão do Projeto Pedagógico

Leia mais

História e Cultura Indígenas na Escola: Subsídios Sócio-Antropológicos para Professores da Educação Básica

História e Cultura Indígenas na Escola: Subsídios Sócio-Antropológicos para Professores da Educação Básica UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA REDE UNEB 2000 História e Cultura Indígenas na Escola: Subsídios Sócio-Antropológicos para Professores da Educação Básica Proponente: Professor Doutor Marcos Luciano Lopes

Leia mais

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Secretaria

Leia mais