EXP 4. Luz: Absorção, Emissão e Espectros Atômicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXP 4. Luz: Absorção, Emissão e Espectros Atômicos"

Transcrição

1 EXP 4. Luz: Absorção, Emissão e Espectros Atômicos OBJETIVOS Verificar alguns parâmetros que determinam a coloração de uma amostra. Diferenciar espectros de emissão de espectros de absorção. Observar a emissão de luz característica de certos metais através de testes de chama. Constatar a quantização da energia em sistemas atômicos através do espectro de emissão de linhas e determinar a constante de Rydberg através do espectro de linhas do hidrogênio. Observar a emissão atômica em tubos de descarga e verificar a influência de um campo magnético sobre os raios catódicos. Utilizar um espectroscópio simples para observar as principais linhas de emissão de alguns metais alcalinos e alcalino-terrosos, assim como do cobre. Determinar a composição de uma amostra desconhecida pelo seu espectro de emissão. TAREFA PRÉ-LABORATÓRIO Leia com atenção o procedimento experimental. Leitura pré-laboratório: o Material de Apoio sobre ABSORÇÃO E EMISSÃO DE LUZ E ESPECTROS ATÔMICOS PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Os diferentes experimentos descritos a seguir estão organizados em módulos montados em diferentes pontos do laboratório, as equipes de alunos irão se revezar na execução e/ou observação dos experimentos num sistema de rodízio que será estabelecido/organizado pelos docentes e monitores durante a aula. 1) ABSORÇÃO E EMISSÃO DE LUZ 1.1. Refração da luz branca e cores Coloque a fonte de luz branca sobre um suporte de aproximadamente 1,5 2,0 cm de altura. Selecione a fenda única mais larga que acompanha o dispositivo e focalize a luz branca em um prisma. Gire o prisma de tal forma a obter o espectro de cores resultantes da difração da luz branca e o projete no anteparo branco fornecido. Observe cuidadosamente o espectro produzido e anote as regiões de cor produzidas no anteparo. A) Utilizando o sistema descrito anteriormente, coloque o filtro vermelho primário entre o prisma e o anteparo branco e observe as alterações produzidas no espectro projetado. Repita este procedimento para os seguintes filtros: verde primário, azul primário, amarelo, magenta, ciano (peacock blue) e púrpura. Utilize a Tabela 1 para anotar os resultados obtidos.

2 Tabela 1. Para cada filtro indique com N a cor que desaparece e com Y a cor que permanece ou se define no anteparo. Espectro vermelho laranja amarelo verde azul violeta Filtro vermelho magenta amarelo verde ciano azul púrpura Coloque simultaneamente os filtros azul e amarelo entre o prisma e o anteparo. Observe a cor transmitida. Coloque agora os filtros vermelho e azul. Observe o que ocorre. Verifique qual o conjunto de dois filtros (exceto o filtro vermelho) que devem ser utilizados para que seja observada apenas a cor vermelha? B) Utilizando o sistema de luz branca e prisma, coloque entre o prisma e o anteparo uma cubeta que contém: b.1) solução 1,2 mol L -1 de NiSO 4. Observe as cores que são absorvidas e transmitidas. Repita o teste com os filtros verde e ciano (peacock blue). Compare as diferenças entre estes três tipos de verde. b.2) solução de CuSO 4. Observe as cores que são absorvidas e transmitidas. Repita o teste com os filtros azul e ciano (peacock blue). Compare as diferenças entre estes três tipos de azul. b.3) Repita os testes indicados acima utilizando separadamente soluções de K 2 Cr 2 O 7 (solução laranja) e Na 2 CrO 4, sendo comparadas com os filtros amarelo e vermelho. Reflexão: Comparando os resultados obtidos com a solução verde de NiSO 4 e a solução azul de CuSO 4 qual é a diferença entre estas duas amostras? O que justifica que uma seja visualmente azul e a outra verde? 1.2. Emissão de luz Vários materiais foram colocados dentro de uma caixa que possui um visor e uma lâmpada ultravioleta. Observe a cor de cada amostra e anote. Acenda a lâmpada UV e observe novamente a coloração de cada amostra. Anote as modificações que ocorreram após a incidência de luz de excitação sobre as amostras Testes de chama (realize estes testes na capela) Introduza a extremidade de um fio de níquel-crômio (Ni/Cr), nas várias regiões (Figura 1) da chama não luminosa de um bico de Bünsen. Verifique a temperatura aproximada de cada região da chama, sabendo que o fio fica vermelho escuro a aproximadamente 500 C, vermelho a 700 C e alaranjado a 1100 C.

3 Figura 1. Representação esquemática das principais regiões da chama não luminosa fornecida em um bico de Bünsen. Na capela existem vários tubos de ensaio contendo soluções concentradas de cloretos metálicos. Cada tubo encontra-se tampado com uma rolha que contém um fio de Ni/Cr, de forma que o fio fica inserido na solução. Introduza na região mais quente da chama a extremidade do fio de Ni/Cr previamente inserida em uma solução concentrada de NaCl e observe a cor gerada na chama. Repita este procedimento para as soluções de: LiCl, KCl, CaCl 2, SrCl 2, BaCl 2 e CuCl 2. Tome os seguintes cuidados: a) sempre segure o fio pelo apoio de cortiça/borracha; b) nunca apoie o fio na bancada ou capela; c) após o teste, espere alguns segundos até que o fio esfrie antes de recolocá-lo no tubo que contém a solução de origem; d) evite contaminações, realizando o teste sucessivo apenas quando o tubo do teste anterior já estiver devidamente fechado com a rolha e o fio de Ni/Cr respectivo. 2) ESPECTROS ATÔMICOS 2.1. Análise espectral dos testes de chama Verifique pelo visor do instrumento se a escala em nanômetros é visível. Caso não seja visível ou suficientemente nítida, movimente o anteparo branco que se encontra do lado oposto ao visor, até obter uma imagem satisfatória. Uma escala bem ajustada é a qual além da numeração e das subdivisões estarem nítidas não existe grande quantidade de luz ambiente interferindo no fundo de escala, ou seja, não existe efeito arco-íris considerável. Caso o fundo de escala apareça colorido, modifique a luz ambiente ou gire o espectrógrafo até que este efeito seja minimizado. Acenda o bico de Bünsen obtendo a chama não luminosa. Aproxime o bico de Bünsen do espectrógrafo de forma que a chama fique a cerca de 5 cm da objetiva. Ajuste a altura do sistema, fazendo com que a parte superior da chama esteja alinhada com a fenda da objetiva do espectrógrafo. Faça testes de chama utilizando soluções dos seguintes sais, na ordem indicada: NaCl, LiCl, KCl, CaCl 2, SrCl 2, e CuCl 2.

4 Anote para cada cátion, os comprimentos de onda aproximados da luz emitida no teste de chama. Compare os resultados obtidos com as propriedades de emissão apresentadas abaixo. Após estes testes, faça um novo teste de chama de uma amostra desconhecida que contém dois dos sais previamente investigados. Observações: a) alguns sais apresentam um tempo de emissão na chama mais curto que outros, logo para estes sais, repita o teste até certificar-se da emissão correta; b) alguns sais apresentam várias linhas de emissão próximas, logo ao invés de linhas definidas são observadas faixas espectrais largas de emissão. Tabela 2. Comprimentos de onda das linhas de emissão.

5 670,8 Tl Figura 2. Linhas de emissão Experiência com tubos de descarga (Demonstração). Neste experimento um tubo de descarga contendo ar será conectado a um sistema de vácuo. Após a estabilização do vácuo, uma fonte de tensão será ligada. Observe a emissão de luz resultante. Aproxime com cuidado um ímã ao tubo e verifique o que ocorre Obtenção dos Espectros Atômicos (Demonstração) Neste experimento será utilizado um esquema da aparelhagem conforme apresentado abaixo (Figura 3):

6 Figura 3. Sistema óptico com lâmpada de mercúrio utilizado para a construção da curva de calibração. Uma lâmpada de mercúrio, para a qual os comprimentos de onda para várias de suas linhas já são conhecidos por outro procedimento experimental, será utilizada para se determinar os ângulos de difração associados aos comprimentos de onda correspondentes às várias linhas (raias). Os ângulos de difração determinados experimentalmente serão utilizados para construir um gráfico de calibração do comprimento de onda (λ) versus o ângulo de difração (θ). Durante este procedimento, observe as linhas que são produzidas pela difração da luz da lâmpada de mercúrio sobre o anteparo branco localizado abaixo da abertura do sensor de luz (light sensor aperture). Para visualizar melhor as linhas, pode-se colocar um pedaço de papel branco na frente do sensor. Utilizando fendas de colimação 3 (collimating slit), abertura do sensor de luz 1,0 mm e sensibilidade do sensor 0,1; a abertura do sensor será posicionada em uma das extremidades do conjunto de linhas antes do aparecimento da primeira linha da série. Após estas etapas, será dado início a aquisição de dados pelo software correspondente, sendo que o sensor de luz será girado manualmente de forma lenta para que a abertura do sensor de luz passe por todas as linhas do espectro. Verifique o resultado da intensidade de luz em função do ângulo de rotação. Na sequência, a lâmpada de mercúrio será substituída por uma lâmpada de vapor d água (lâmpada de hidrogênio) e o procedimento descrito para a lâmpada de mercúrio será repetido, utilizando agora fendas de colimação 5 (collimating slit), abertura do sensor de luz 1,5 mm e sensibilidade do sensor 0,1. Verifique o resultado da intensidade de luz em função do ângulo de rotação. Finalmente a lâmpada vapor d água será substituída por uma lâmpada de hélio e o procedimento utilizado para a lâmpada de vapor d água repetido. Verifique o resultado da intensidade de luz em função do ângulo de rotação.

7 Tabelas de apoio: Tabela 3. Linhas do espectro do mercúrio Cor da linha do espectro do mercúrio λ (nm) amarela 1 (forte) 579,07 amarela 2 (forte) 576,96 verde (forte) 546,07 turquesa (fraca) 491,60 azul (forte) 435,84 violeta 1 (fraca) 407,78 violeta 2 (média) 404,66 Tabela 4. Linhas do espectro do hidrogênio e suas intensidades. Cor da linha do espectro do hidrogênio vermelha turquesa azul violeta Intensidade Forte Forte Muito fraca Tabela 5. Linhas do espectro do hélio e suas intensidades Cor da linha do espectro do hélio Vermelha Amarela Verde Azul Uv Intensidade Média-Forte Forte BIBLIOGRAFIA T. B. Brill, Why objects appear as they do? J. Chem. Educ., 57: 259 (1980). J. C. Kotz e P. Treichel Jr., "Química & Reações Químicas", tradução da 3ª ed., vol. 1, LTC-Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., A. I. Vogel, Química Analítica Qualitativa, tradução da 5ª edição., Editora Mestre Jou, São Paulo, 1981 [cap. II e V linhas de emissão de alguns elementos e testes de chama]. I. Pedrosa, Da Cor à Cor Inexistente, 3ª edição, Editora Universidade de Brasília, Rio de Janeiro, D.A. Skoog, F.J. Holler e T.A. Nieman, Princípios de Análise Instrumental, 5ª edição, Bookman editora, 2002 [cap.6 Introdução aos Métodos Espectrométricos]. D. Cruz-Garritz, J. A. Chamizo e A. Garritz - Estructura Atômica: Um Enfoque Químico, Addison- Wesley Iberoamericana, 1991, cap. 2 e 3. P.W. Atkins e L. Jones Chemistry, W.H. Freeman and Co., 1997, 3ª ed., cap. 7

QFL-1101 Química Geral 1 - Estrutura

QFL-1101 Química Geral 1 - Estrutura QFL-1101 Química Geral 1 - Estrutura - 014 EXPERIÊNCIA 5 ESPECTRO ATÔMICOS I. OBJETIVOS Constatar a quantização da energia em sistemas atômicos através do espectro de emissão de linhas e determinar a constante

Leia mais

Física IV - Laboratório. Espectroscopia

Física IV - Laboratório. Espectroscopia Física IV - Laboratório Medida dos comprimentos de onda da luz. Robert Wilhem Bunsen e Gustav Kirchhoff investigaram a radiação emitida pela matéria sólida ou gasosa através da elevação da temperatura

Leia mais

Física IV. Prática: Espectroscopia e Determinação da constante de Rydberg

Física IV. Prática: Espectroscopia e Determinação da constante de Rydberg Física IV Prática: Espectroscopia e Determinação da constante de Rydberg Baseado no material preparado por Sandro Fonseca Helena Malbouisson Clemencia Mora Parte I: Espectroscopia Linhas de emissão e estrutura

Leia mais

Física IV. Prática 8 Partes I e II. Clemencia Mora Herrera Baseado nos slides do Prof. Sandro Fonseca de Souza

Física IV. Prática 8 Partes I e II. Clemencia Mora Herrera Baseado nos slides do Prof. Sandro Fonseca de Souza Física IV Prática 8 Partes I e II Clemencia Mora Herrera Baseado nos slides do Prof. Sandro Fonseca de Souza 1 Parte I: Espectroscopia Linhas de emissão e estrutura atómica Os átomos excitados de um gás

Leia mais

Laboratório de Estrutura da Matéria I. Espectroscopia

Laboratório de Estrutura da Matéria I. Espectroscopia Laboratório de Estrutura da Matéria I Espectroscopia Espectroscopia Espectroscopia Espectro contínuo Linhas espectrais Linhas'de'emissão'e'estrutura'atómica Os átomos excitados de um gás monoatômico emitem

Leia mais

Espectroscopia. Átomo de Hidrogênio

Espectroscopia. Átomo de Hidrogênio Espectroscopia Espectroscopia Um gás monoatômico, quando tem seus átomos excitados, emite luz numa cor característica do elemento químico que o compõe. O gás neon, por exemplo, emite luz vermelho-alaranjada,

Leia mais

ZAB Física Geral e Experimental IV

ZAB Física Geral e Experimental IV ZAB0474 - Física Geral e Experimental IV Experimentos 1 Polarização 2 Difração 3 Espectro Atômico 4 Luminescência Experimento 1 - Polarização Objetivo: Medir a intensidade da luz que atravessa um conjunto

Leia mais

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Universidade de São Paulo Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Ciências Básicas Apostila de Laboratório ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Caio Eduardo de Campos Tambelli

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Bloco 01: AS LINHAS DE BALMER A teoria quântica prevê uma estrutura de níveis de energia quantizados para os elétrons

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA O EXPERIMENTO 4: ABSORÇÃO E EMISSÃO DE LUZ E ESPECTROS ATÔMICOS

MATERIAL DE APOIO PARA O EXPERIMENTO 4: ABSORÇÃO E EMISSÃO DE LUZ E ESPECTROS ATÔMICOS MATERIAL DE APOIO PARA O EXPERIMENTO 4: ABSORÇÃO E EMISSÃO DE LUZ E ESPECTROS ATÔMICOS ABSORÇÃO E EMISSÃO DE LUZ Luz e cor As primeiras teorias sobre a natureza da luz e a origem das cores tiveram início

Leia mais

Roteiro do Experimento Medidas da constante de Planck usando LEDs (Diodos Emissores de Luz) Fotoluminescência de uma junção pn.

Roteiro do Experimento Medidas da constante de Planck usando LEDs (Diodos Emissores de Luz) Fotoluminescência de uma junção pn. Fotoluminescência de junção pn Página 1 de 7 Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Medidas da constante de Planck

Leia mais

Roteiro do Experimento Espectro Atômico de Gases

Roteiro do Experimento Espectro Atômico de Gases EA1 e EA2 Página 1 de 10 INSTRUÇÕES GERAIS: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Espectro Atômico de Gases

Leia mais

Roteiro do Experimento Radiação de Corpo Negro

Roteiro do Experimento Radiação de Corpo Negro CN Página 1 de 7 INSTRUÇÕES GERAIS: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Radiação de Corpo Negro 1. Confira

Leia mais

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Universidade de São Paulo Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Ciências Básicas Apostila de Laboratório ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Caio Eduardo de Campos Tambelli

Leia mais

Introdução. radiação ultravioleta SUBSTÂNCIA radiação fluorescente e visível excitação após a desativação λ i

Introdução. radiação ultravioleta SUBSTÂNCIA radiação fluorescente e visível excitação após a desativação λ i Introdução Substância fluorescente: radiação ultravioleta SUBSTÂNCIA radiação fluorescente e visível excitação após a desativação λ i λ f UV Violeta Azul Verde Amarelo Alaranjado Vermelho IV < 380 400

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE QUÍMICA. QFL 4020 Química Geral II

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE QUÍMICA. QFL 4020 Química Geral II UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE QUÍMICA Guia de Laboratório 2012 QFL 4020 Química Geral II Docentes Liliana Marzorati Gianluca Camillo Azzellini Paola Corio Pedro Henrique Cury Camargo ALUNO: Sumário

Leia mais

CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA

CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA TRABALHO PRÁTICO Nº 7 CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA Objectivos - Este trabalho consiste de duas partes. Numa primeira faz-se a determinação do índice de refracção de um poliedro de vidro. Em

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Bloco 0: AS LINHAS DE BALMER Introdução A teoria quântica prevê uma estrutura de níveis de energia quantizados para os

Leia mais

ESPECTROSCOPIA ÓTICA

ESPECTROSCOPIA ÓTICA INSTITUTO DE FÍSICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE FÍSICA DO ESTADO SÓLIDO DISCIPLINA: ESTRUTURA DA MATÉRIA I (FIS101) ESPECTROSCOPIA ÓTICA I. OBJETIVOS DO EXPERIMENTO: 1. Familiaridade com um espectrômetro ótico

Leia mais

CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA

CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA TRABALHO PRÁTICO Nº 7 CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA Objectivos - Este trabalho consiste de duas partes. Numa primeira faz-se a determinação do índice de refracção de um poliedro de vidro. Na

Leia mais

Espectroscopia do Visível

Espectroscopia do Visível Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa Espectroscopia do Visível Relatório da Atividade Experimental Curso de Ciências da Arte e do Património

Leia mais

EXPERIMENTO 8 DIFRAÇÃO EM FENDA ÚNICA E EM FENDAS MÚLTIPLAS

EXPERIMENTO 8 DIFRAÇÃO EM FENDA ÚNICA E EM FENDAS MÚLTIPLAS EXPERIMENTO 8 DIFRAÇÃO EM FENDA ÚNICA E EM FENDAS MÚLTIPLAS Nesta atividade de laboratório você irá observar e analisar os efeitos provocados quando luz incide em uma fenda simples ou num sistema de muitas

Leia mais

Aulas 9 Espectroscopia

Aulas 9 Espectroscopia Laboratório rio de Física F IV Aulas 9 Espectroscopia Profs.: Eduardo Ribeiro de Azevêdo e Luiz Antonio O. Nunes Técnico de Lab.: Ércio Santoni O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO TICO 0,4 0.7 µm λ = c f Azul 0.4µm

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA A LISTA 8 CAPÍTULO 22 ÓPTICA ONDULATÓRIA

EXERCÍCIOS PARA A LISTA 8 CAPÍTULO 22 ÓPTICA ONDULATÓRIA Exercícios Conceituais QUESTÃO 1. A figura ao lado mostra a imagem projetada em uma tela num experimento com fenda dupla. Para cada item a seguir, o espaçamento entre as franjas irá aumentar, diminuir

Leia mais

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2 QUÍMICA I Teoria atômica Capítulo 6 Aula 2 Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com a matéria. A radiação eletromagnética se movimenta

Leia mais

Tópicos em Métodos Espectroquímicos. Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais

Tópicos em Métodos Espectroquímicos. Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química Tópicos em Métodos Espectroquímicos Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais Julio C. J. Silva Juiz de For a, 2013

Leia mais

CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA

CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA TRABALHO PRÁTICO Nº 7 CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA Objectivos - Este trabalho consiste de duas partes. Numa primeira faz-se a determinação do índice de refracção de um poliedro de vidro. Na

Leia mais

ESPECTROS ATÔMICOS E MOLECULARES

ESPECTROS ATÔMICOS E MOLECULARES ESPECTROS ATÔMICOS E MOLECULARES Material Utilizado: - um conjunto (PASCO OS-8500) constituído de um banco óptico com escala milimetrada, um portacomponentes, uma rede de difração (600 linhas / mm), e

Leia mais

Relatório da Proposta de Estágio:

Relatório da Proposta de Estágio: QFL 595 Prática de Ensino de Química e Bioquímica Relatório da Proposta de Estágio: Daniela Colevati Ferreira N o USP 4951047 Profª. Dra. Denise Freitas Siqueira Petri São Paulo, dezembro de 008. 1. Introdução

Leia mais

Tópicos em Métodos Espectroquímicos. Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais

Tópicos em Métodos Espectroquímicos. Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química Tópicos em Métodos Espectroquímicos Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais Julio C. J. Silva Juiz de For a, 2015

Leia mais

8.2. Na extremidade de uma corda suficientemente longa é imposta uma perturbação com frequência f = 5 Hz que provoca uma onda de amplitude

8.2. Na extremidade de uma corda suficientemente longa é imposta uma perturbação com frequência f = 5 Hz que provoca uma onda de amplitude Constantes Velocidade do som no ar: v som = 344 m /s Velocidade da luz no vácuo c = 3 10 8 m/s 8.1. Considere uma corda de comprimento L e densidade linear µ = m/l, onde m é a massa da corda. Partindo

Leia mais

Estrutura física da matéria Espectro atômico de sistemas com dois elétrons: He, Hg

Estrutura física da matéria Espectro atômico de sistemas com dois elétrons: He, Hg O que você pode aprender sobre este assunto... Parahélio Ortohélio Energia de conversão Spin Momento angular Interação de momento angular spin-órbita Estados singleto e tripleto Multiplicidade Série de

Leia mais

Espectrofotometria UV-Vis. Química Analítica V Mestranda: Joseane Maria de Almeida Prof. Dr. Júlio César José da Silva

Espectrofotometria UV-Vis. Química Analítica V Mestranda: Joseane Maria de Almeida Prof. Dr. Júlio César José da Silva Espectrofotometria UV-Vis Química Analítica V Mestranda: Joseane Maria de Almeida Prof. Dr. Júlio César José da Silva Relembrando... Conceitos Comprimento de onda (λ): distância entre dois pontos na mesma

Leia mais

ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL. Métodos espectrais e opticos

ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL. Métodos espectrais e opticos ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL Métodos espectrais e opticos 6 Ed. Cap. 6 Pg.147-151 6 Ed. Cap. 1 Pg.1-28 6 Ed. Cap. 24 Pg.669-690 07/03/2018 2 Espectro eletromagnético Fonte: www.cena.usp.br/ irradiacao/espectro.htm

Leia mais

Noções básicas de quântica. Prof. Ms. Vanderlei Inácio de Paula

Noções básicas de quântica. Prof. Ms. Vanderlei Inácio de Paula Noções básicas de quântica Prof. Ms. Vanderlei Inácio de Paula Noções de quântica O professor recomenda: Estude pelos seguintes livros/páginas sobre a Ligações químicas e faça os exercícios! Shriver Ed

Leia mais

QUI 154 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 2 Espectrometria Molecular UV-VIS (parte 2)

QUI 154 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 2 Espectrometria Molecular UV-VIS (parte 2) Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 154 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 2 Espectrometria Molecular UV-VIS (parte 2) Julio C. J.

Leia mais

Roteiro do Experimento Relação entre carga e massa do elétron.

Roteiro do Experimento Relação entre carga e massa do elétron. CM Página 1 de 5 INSTRUÇÕES GERAIS: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Relação entre carga e massa do elétron.

Leia mais

A experiência das Linhas de Balmer

A experiência das Linhas de Balmer A experiência das Linhas de Balmer 1 Introdução Conforme vemos nos cursos que tratam sobre física quântica, podemos excitar elétrons presos aos seus núcleos atômicos apenas quando utilizamos energias corretas,

Leia mais

QUI 154 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 2 Espectrometria Molecular UV-VIS (parte 2)

QUI 154 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 2 Espectrometria Molecular UV-VIS (parte 2) Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 154 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 2 Espectrometria Molecular UV-VIS (parte 2) Julio C. J.

Leia mais

Determinação da constante de Planck: o efeito fotoeléctrico

Determinação da constante de Planck: o efeito fotoeléctrico Determinação da constante de Planck: o efeito fotoeléctrico Objectivos: - Verificação experimental do efeito fotoeléctrico - Determinação da energia cinética dos fotoelectrões em função da frequência da

Leia mais

Disciplina: Bioquímica Clínica Curso: Análises Clínicas 2º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini

Disciplina: Bioquímica Clínica Curso: Análises Clínicas 2º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini Disciplina: Bioquímica Clínica Curso: Análises Clínicas 2º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini Fundamentos da Espectrofotometria Uma maneira boa de cutucar moléculas, é com radiação

Leia mais

As Linhas Espectrais da Série de Balmer. Roteiro

As Linhas Espectrais da Série de Balmer. Roteiro As Linhas Espectrais da Série de Balmer Roteiro Um gás, quando excitado por colisões ao ser atravessado por uma corrente elétrica, emite radiação. O espectro desta radiação emitida não é continuo, mas

Leia mais

Secção A Assinale a resposta certa.

Secção A Assinale a resposta certa. Física Geral III Óptica 2005/06 Exame Época Recurso 24/07/2006 Nome: Nº: 1ª Parte Duração 1h As respostas desta parte devem ser escritas neste mesmo enunciado. Não é permitido o uso de qualquer tipo de

Leia mais

Curso de Química e Física dos Materiais I Ciências da Arte e do Património. Espectroscopia do visível ano 2015/16

Curso de Química e Física dos Materiais I Ciências da Arte e do Património. Espectroscopia do visível ano 2015/16 Curso de Química e Física dos Materiais I Ciências da Arte e do Património Espectroscopia do visível ano 2015/16 Objetivos Pretende-se proceder à identificação de alguns elementos químicos a partir do

Leia mais

QUI346 ESPECTROMETRIA ATÔMICA

QUI346 ESPECTROMETRIA ATÔMICA QUI346 ESPECTROMETRIA ATÔMICA EMISSÃO ABSORÇÃO ENERGIA RADIANTE Quantidades discretas de energia radiante (quantum, E = h.n) absorvida pelos átomos promovem elétrons de um nível de energia fundamental

Leia mais

defi departamento de física

defi departamento de física defi departamento de física Laboratórios de Física www.defi.isep.ipp.pt Determinação da constante de Planck Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Física Rua Dr. António Bernardino de

Leia mais

Fonte emissora de luz (lâmpada de mercúrio); rede (ou grade) de difração (100 ou 600 linhas/mm); espectrômetro Zeiss.

Fonte emissora de luz (lâmpada de mercúrio); rede (ou grade) de difração (100 ou 600 linhas/mm); espectrômetro Zeiss. LABORATÓRIO FÍSICA XPRIMNTAL IV XPRIMNTO A5 GRA IFRAÇÃO: MIAS COMPRIMNTOS ONA A5.1 QUIPAMNTO Fonte emissora de luz (lâmpada de mercúrio); rede (ou grade) de difração (100 ou 600 linhas/mm); espectrômetro

Leia mais

Doseamento do Fe 2+ por espectroscopia de absorção

Doseamento do Fe 2+ por espectroscopia de absorção Práticas Laboratoriais de Diagnóstico e Teoria do Restauro I (Ciências da Arte e do Património) Doseamento do Fe 2+ por espectroscopia de absorção Objectivo Determinar a concentração do ferro(ii) numa

Leia mais

CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA

CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA TRABALHO PRÁTICO CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA Objectivo: Neste trabalho prático pretende-se: na 1ª parte, determinar o índice de refracção de um poliedro de vidro; na 2ª parte, proceder à

Leia mais

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano. Ano lectivo 2008/2009

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano. Ano lectivo 2008/2009 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2008/2009 Correcção do Teste de Avaliação Sumativa Nome: Nº de Aluno: Turma: Classificação: Professor: 1ªParte (Versão

Leia mais

QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 3 introdução a UV-VIS

QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 3 introdução a UV-VIS Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 3 introdução a UV-VIS Julio C. J. Silva Juiz de For a, 2013

Leia mais

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA 2016 Modalidade EM2-12/11/2016 FASE II

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA 2016 Modalidade EM2-12/11/2016 FASE II INSTRUÇÕES 1 Esta prova contém cinco questões no total, sendo todas elas de múltipla escolha. 2 Antes de iniciar a prova, confira se todas as folhas estão presentes, com os espaços para as resposta. Caso

Leia mais

CQ136 Química Experimental I. Obtenção de metais a partir de seus óxidos Diagrama de Ellingham

CQ136 Química Experimental I. Obtenção de metais a partir de seus óxidos Diagrama de Ellingham 1 CQ136 Química Experimental I Obtenção de metais a partir de seus óxidos Diagrama de Ellingham Introdução: As civilizações antigas aprenderam a transformar minérios como óxidos e sulfetos metálicos em

Leia mais

Roteiro de Atividades Experimentais para o Laboratório de Eletricidade Aplicada

Roteiro de Atividades Experimentais para o Laboratório de Eletricidade Aplicada Roteiro de Atividades Experimentais para o Laboratório de Eletricidade Aplicada Erick Santana 2016 1 EXPERIÊNCIA 1 TÍTULO: Campo e força magnética. OBJETIVO: (a) Analisar a força magnética sobre um condutor

Leia mais

2º trimestre TB- FÍSICA Data: Ensino Médio 1º ano classe: Prof. J.V. Nome: nº

2º trimestre TB- FÍSICA Data: Ensino Médio 1º ano classe: Prof. J.V. Nome: nº º trimestre TB- FÍSICA Data: Ensino Médio 1º ano classe: Prof. J.V. Nome: nº Valor: 10 Nota:.. 1. (Ufsm 011) Na figura a seguir, são representados um objeto (O) e a sua imagem (I) formada pelos raios de

Leia mais

EFEITO FOTO-ELÉCTRICO DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE PLANCK

EFEITO FOTO-ELÉCTRICO DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE PLANCK EFEITO FOTO-ELÉCTRICO DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE PLANCK Objectivo: O objectivo desta experiência é o estudo do efeito fotoeléctrico de um metal, e a determinação da constante de Planck. Introdução :

Leia mais

Introdução às Ciências Físicas Módulo 1 Aula 1

Introdução às Ciências Físicas Módulo 1 Aula 1 Experimento 2 A emissão da luz por diferentes fontes Objetivo: Construir um modelo para a emissão de luz por uma fonte não puntiforme. Material utilizado! caixa escura! máscaras! fonte de luz 1 com lâmpadas

Leia mais

Termodinâmica e Estrutura da Matéria

Termodinâmica e Estrutura da Matéria Termodinâmica e Estrutura da Matéria Laboratório 2 (Grupos A, B e C) Efeito fotoeléctrico OBJECTIVOS Estudar o efeito fotoeléctrico. Determinar a constante de Planck. 1. INTRODUÇÃO O efeito fotoeléctrico

Leia mais

O Espectroscópio de Rede de Difração Fundamentos e Aplicações

O Espectroscópio de Rede de Difração Fundamentos e Aplicações O Espectroscópio de Rede de Difração Fundamentos e Aplicações Introdução Em 1814, o físico alemão Joseph von Fraunhofer repetiu o experimento clássico de Newton ao passar um feixe de luz do Sol através

Leia mais

EXPERIÊNCIA Nº 2: DETERMINAÇÃO DA TEMPERATURA DE FUSÃO DE SUBSTÂNCIAS

EXPERIÊNCIA Nº 2: DETERMINAÇÃO DA TEMPERATURA DE FUSÃO DE SUBSTÂNCIAS UFSC Departamento de Química QMC 5119 Introdução ao Laboratório de Química EXPERIÊNCIA Nº 2: DETERMINAÇÃO DA TEMPERATURA DE FUSÃO DE SUBSTÂNCIAS 1. Introdução: O processo de mudança de estado físico, do

Leia mais

Espectroscopia Atómica com uma Rede de Transmissão

Espectroscopia Atómica com uma Rede de Transmissão LABORATÓRIO DE FÍSICA ATÓMICA, ÓPTICA E FÍSICA DAS RADIAÇÕES Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica Espectroscopia Atómica com uma Rede de Transmissão 1. Objectivos O estudo de diversos espectros

Leia mais

Aula 13 PRÁTICA 03 ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR NO UV VIS: LEI DE BEER. Elisangela de Andrade Passos

Aula 13 PRÁTICA 03 ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR NO UV VIS: LEI DE BEER. Elisangela de Andrade Passos Aula 13 PRÁTICA 03 ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR NO UV VIS: LEI DE BEER META Habilitar o aluno na utilização da espectrofotômetria em determinações quantitativas; redigir o relatório prático.

Leia mais

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular. Carga Horária Prática. Habilitação / Modalidade Bacharelado EMENTA

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular. Carga Horária Prática. Habilitação / Modalidade Bacharelado EMENTA CURSO: Farmácia Turno: Integral Ano: 2019 Semestre: 1º (Primeiro) Docente Responsável: Luis Fernando Soares Currículo 2014 Período 4º Tipo Obrigatória Teórica 36 horas INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular

Leia mais

VALORES DE CONSTANTES E GRANDEZAS FÍSICAS

VALORES DE CONSTANTES E GRANDEZAS FÍSICAS 2 VALORES DE CONSTANTES E GRANDEZAS FÍSICAS - aceleração da gravidade g = 10 m/s 2 - calor específico da água c = 1,0 cal/(g o C) = 4,2 x 10 3 J/(kg o C) - carga do elétron (em módulo) e = 1,6 x 10 19

Leia mais

FIS Exercícios de Espectroscopia Prof. Basílio X. Santiago

FIS Exercícios de Espectroscopia Prof. Basílio X. Santiago FIS02014 - Exercícios de Espectroscopia Prof. Basílio X. Santiago 1) Sejam os dois contínuos espectrais mostrados na figura abaixo. Responda: a) Estime o valor de λ para o qual se dá o máximo de emissão

Leia mais

Luz e Cor. Luz. Onda eletro-magnética. Computação Gráfica Interativa - Gattass 10/26/2004. Luz e Cor. λ (m) f (Hertz)

Luz e Cor. Luz. Onda eletro-magnética. Computação Gráfica Interativa - Gattass 10/26/2004. Luz e Cor. λ (m) f (Hertz) Marcelo Gattass, PUC-Rio Luz Onda eletro-magnética 10 2 10 4 10 6 10 8 10 10 10 12 10 14 10 16 10 18 10 20 (m) rádioam FM,TV Micro-Ondas Ultra-Violeta Infra-Vermelho RaiosX f (Hertz) 10 6 10 4 10 2 10

Leia mais

1º Lista de exercícios óptica geométrica Prof: Ricardo

1º Lista de exercícios óptica geométrica Prof: Ricardo 1º Lista de exercícios óptica geométrica Prof: Ricardo Questão 1: (PUC-SP) A um aluno foi dada a tarefa de medir a altura do prédio da escola que frequentava. O aluno, então, pensou em utilizar seus conhecimentos

Leia mais

Observação de espectros de emissão Protocolos dos laboratórios de Física Departamento de Física, UAlg

Observação de espectros de emissão Protocolos dos laboratórios de Física Departamento de Física, UAlg 1 Introdução Neste trabalho vamos observar os espectros de emissão do Mercúrio e do Sódio. De uma forma geral, um electrão é promovido a uma orbital de nível superior à que ocupa quando é excitado de alguma

Leia mais

Aula 12 PRÁTICA 02 ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR NO UV VIS: OPERAÇÃO E RESPOSTA DO ESPECTROFOTÔMETRO. Elisangela de Andrade Passos

Aula 12 PRÁTICA 02 ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR NO UV VIS: OPERAÇÃO E RESPOSTA DO ESPECTROFOTÔMETRO. Elisangela de Andrade Passos Aula 12 PRÁTICA 02 ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR NO UV VIS: OPERAÇÃO E RESPOSTA DO ESPECTROFOTÔMETRO META Proporcionar o contato do aluno com a instrumentação analítica empregada em análises

Leia mais

Aula 11 AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA ENERGIA DE ESTABILIZAÇÃO DO CAMPO CRISTALINO

Aula 11 AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA ENERGIA DE ESTABILIZAÇÃO DO CAMPO CRISTALINO Aula 11 AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA ENERGIA DE ESTABILIZAÇÃO DO CAMPO CRISTALINO META Colocar em ordem decrescente de 10 Dq (força do campo) os ligantes L = H 2 O, NH 3, etilenodiamina (EN), edta e Br-;

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO ESPECTRO DE ABSORÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS DE PERMANGANATO DE POTÁSSIO, CROMATO DE POTÁSSIO, DICROMATO DE POTÁSSIO E SULFATO DE COBRE

DETERMINAÇÃO DO ESPECTRO DE ABSORÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS DE PERMANGANATO DE POTÁSSIO, CROMATO DE POTÁSSIO, DICROMATO DE POTÁSSIO E SULFATO DE COBRE ATIVIDADE EXPERIMENTAL N o 1 DETERMINAÇÃO DO ESPECTRO DE ABSORÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS DE PERMANGANATO DE POTÁSSIO, CROMATO DE POTÁSSIO, DICROMATO DE POTÁSSIO E SULFATO DE COBRE Materiais: 01 balão volumétrico

Leia mais

https://sites.google.com/site/estruturabc0102/

https://sites.google.com/site/estruturabc0102/ Estrutura da Matéria Aula 4: Radiações clássicas E-mail da turma: emufabc@gmail.com Senha: ufabcsigma https://sites.google.com/site/estruturabc0102/ Radiações Clássicas 1899-1900: Rutherford e Villard

Leia mais

Olimpíadas de Física Seleção para as provas internacionais. Prova Experimental B

Olimpíadas de Física Seleção para as provas internacionais. Prova Experimental B SOCIEDADE PORTUGUESA DE FÍSICA Olimpíadas de Física 2014 Seleção para as provas internacionais Prova Experimental B 24/Maio/2014 Olimpíadas de Física 2014 Seleção para as provas internacionais Prova Experimental

Leia mais

Experimento 3A: A QUÍMICA DOS COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO E A ESPECTROSCOPIA

Experimento 3A: A QUÍMICA DOS COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO E A ESPECTROSCOPIA Universidade Federal do Paraná Departamento de Química Disciplina: Química Inorgânica e Experimental CQ071 Curso: Licenciatura e Bacharelado em Química Professor: Shirley Nakagaki Experimento 3A: A QUÍMICA

Leia mais

Converta os seguintes dados de transmitâncias para as respectivas absorbâncias: (a) 22,7% (b) 0,567 (c) 31,5% (d) 7,93% (e) 0,103 (f ) 58,2%

Converta os seguintes dados de transmitâncias para as respectivas absorbâncias: (a) 22,7% (b) 0,567 (c) 31,5% (d) 7,93% (e) 0,103 (f ) 58,2% Lista de Exercício 2ª TVC Química Analítica V Teoria (2º Sem 2017). Obs.: 1) A lista deve ser entregue antes da 2ª TVC (24/10). 2) O exercícios devem ser feitos a mão Capítulo 24 (Skoog) Introdução aos

Leia mais

Radiações e Radioatividade

Radiações e Radioatividade Radiações e Radioatividade 2015 Dr. Walter F. de Azevedo Jr. Objetivos Visualizar o espectro de emissão do hidrogênio. Estudar o decaimento radioativo e a datação por carbono 14. Materiais 1. Computador

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL Laboratório de Física Moderna I Análise de Espectros Atômicos com o Espectrômetro com Prisma Objetivo Familiarizar-se e aprender

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Química IQ/USP

Universidade de São Paulo Instituto de Química IQ/USP Universidade de São Paulo Instituto de Química IQ/USP Relatório para a Disciplina QFL5925 - Prática de Ensino de Química e Bioquímica Professores responsáveis: Denise Freitas Siqueira Petri e Mauricio

Leia mais

Espectroscopia do visível

Espectroscopia do visível Espectroscopia do visível CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO Objectivo: Neste trabalho prático pretende-se proceder à calibração de um espectroscópio de prisma e, posteriormente, determinar os comprimentos

Leia mais

Espectros. Análise Elementar por Via Seca

Espectros. Análise Elementar por Via Seca ACÇÃO DE FORMAÇÃO UTILIZAÇÃO DOS NOVOS LABORATÓRIO ESCOLARES Espectros Análise Elementar por Via Seca Formanda: Maria Teresa Mourato Pinto Leite Escola Secundária de Monserrate Viana do Castelo Formadores:

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 3º Quadrimestre de 2016

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 3º Quadrimestre de 2016 Caracterização da disciplina Código da NHT4001.14 Nome da Análise Química Instrumental disciplina: disciplina: Créditos (T- ( 2-4 - 8 ) Carga 72 Aula prática: Campus: P-I): horária: horas Código da turma:

Leia mais

Lista de Exercício 2ª TVC Química Analítica V Teoria (1º Sem 2016). Obs.: Entregar antes da 2ª TVC.

Lista de Exercício 2ª TVC Química Analítica V Teoria (1º Sem 2016). Obs.: Entregar antes da 2ª TVC. Lista de Exercício 2ª TVC Química Analítica V Teoria (1º Sem 2016). Obs.: Entregar antes da 2ª TVC. Capítulo 24 (Skoog) Introdução aos Métodos Espectroquímicos 24-1. Por que uma solução de Cu(NH3)4 2+

Leia mais

Tópicos em Métodos Espectroquímicos. Aula 2 Espectrometria molecular (parte 1)

Tópicos em Métodos Espectroquímicos. Aula 2 Espectrometria molecular (parte 1) Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química Tópicos em Métodos Espectroquímicos Aula 2 Espectrometria molecular (parte 1) Julio C. J. Silva Juiz de Fora,

Leia mais

Eng. Biomédica Lista de Exercícios Comprimento de onda (nm) Frequência ( verde

Eng. Biomédica Lista de Exercícios Comprimento de onda (nm) Frequência ( verde Eng. Biomédica 01 Lista de Exercícios 01 1) Complete a Tabela de Frequências e comprimentos de onda Cor Comprimento de onda (nm) Frequência (10 1 Hz) vermelho 780 6 laranja amarelo 48-503 503-50 verde

Leia mais

INSTITUTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Grupo:... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno ( ) Noturno ( ) Experiência 7

INSTITUTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Grupo:... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno ( ) Noturno ( ) Experiência 7 INSTITUTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Laboratório de Eletromagnetismo (4300373) Grupo:......... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno Noturno Data : / / Experiência 7 MAPEAMENTO DE CAMPO MAGNÉTICO

Leia mais

Principais Postulados de Dalton (1803)

Principais Postulados de Dalton (1803) Teoria Atômica da Matéria Breve Histórico Leucipo e Demócrito ( 400 a.c.) descontinuidade da matéria (átomo). Alquimia ( 300 a.c. 1500 d.c.) civilizações árabes e gregas. Paracelsus ( 1500 d.c.) Iatroquímica.

Leia mais

c= m/s Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt.

c= m/s Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt. Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt. A ótica pode ser tratada a partir de dois conceitos, como um feixe de luz, tratada na ótica geométrica, ou como uma onda eletromagnética, ambas com o mesmos comportamentos

Leia mais

Física IV. Prática: Interferência e Difração. Baseado no material preparado por Sandro Fonseca Helena Malbouisson Clemencia Mora

Física IV. Prática: Interferência e Difração. Baseado no material preparado por Sandro Fonseca Helena Malbouisson Clemencia Mora Física IV Prática: Interferência e Difração Baseado no material preparado por Sandro Fonseca Helena Malbouisson Clemencia Mora Interferência Princípio de Huygens Todos os pontos de uma frente de onda se

Leia mais

ESPECTROSCOPIA Newton realiza experimentos em ó<ca. Luz separada por um prisma.

ESPECTROSCOPIA Newton realiza experimentos em ó<ca. Luz separada por um prisma. ESPECTROSCOPIA Prof. Arnaldo Gammal Curiosidade sobre a origem das cores desde a an

Leia mais

08 Colorímetro Uma visão quantitativa da lei de Beer-Lambert

08 Colorímetro Uma visão quantitativa da lei de Beer-Lambert 08 Colorímetro Uma visão quantitativa da lei de Beer-Lambert 1 INTRODUÇÃO Uma questão essencial para os químicos e outros profissionais de áreas correlatas é a determinação da relação existente entre a

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 1º Teste Prático de FQA 2. Dez Versão 1. 10º Ano Turma A e B Professora: Maria do Anjo Albuquerque

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 1º Teste Prático de FQA 2. Dez Versão 1. 10º Ano Turma A e B Professora: Maria do Anjo Albuquerque ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 1º Teste Prático de FQA 2. Dez. 2015 Versão 1 10º Ano Turma A e B Professora: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 45 minutos. Este teste é constituído por 5 páginas

Leia mais

Espectrometria de emissão atômica

Espectrometria de emissão atômica Espectrometria de emissão atômica Técnica analítica que se baseia na emissão de radiação eletromagnética das regiões visível e ultravioleta do espectro eletromagnético por átomos neutros ou átomos ionizados

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 24 2 TERMÔMETROS DE RADIAÇÃO São medidores de temperatura sem contato. Os componentes

Leia mais

ANALÍTICA V 2S Aula 6: ESPECTROSCOPIA. Prof. Rafael Sousa

ANALÍTICA V 2S Aula 6: ESPECTROSCOPIA. Prof. Rafael Sousa ANALÍTICA V 2S 2012 Aula 6: 08-01-13 ESPECTROSCOPIA Espectrotometria de Absorção Atômica - Parte I Prof. Rafael Sousa Departamento de Química - ICE rafael.arromba@ufjf.edu.br Notas de aula: www.ufjf.br/baccan

Leia mais

Introdução aos métodos instrumentais

Introdução aos métodos instrumentais Introdução aos métodos instrumentais Métodos instrumentais Métodos que dependem da medição de propriedades elétricas, e os que estão baseados na: determinação da absorção da radiação, na medida da intensidade

Leia mais

RELATÓRIO EXPERIMENTAL. A composição das cores a partir de características ondulatórias da luz. Eliana Borragin, Jan Torres Lima Profª Eliane Veit

RELATÓRIO EXPERIMENTAL. A composição das cores a partir de características ondulatórias da luz. Eliana Borragin, Jan Torres Lima Profª Eliane Veit RELATÓRIO EXPERIMENTAL A composição das cores a partir de características ondulatórias da luz Eliana Borragin, Jan Torres Lima Profª Eliane Veit Resumo: O presente relatório trata da utilização do experimento

Leia mais

Apêndice Efeito Fotoelétrico, Laboratório de Estrutura da Matéria Fis101.

Apêndice Efeito Fotoelétrico, Laboratório de Estrutura da Matéria Fis101. Apêndice Efeito Fotoelétrico, Laboratório de Estrutura da Matéria Fis101. Sobre o aparato instrumental: O kit experimental para estudos do efeito fotoelétrico é composto por um compartimento com uma lâmpada

Leia mais

PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS

PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS Fundamentos da cor A visão da cor É a capacidade de um organismo ou máquina de distinguir objetos baseando-se nos comprimentos de onda (ou freqüências) da luz sendo refletida,

Leia mais

Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático

Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático Física da cor Representação da decomposição da luz branca. Experimento de Isaac Newton, 1666 que mostra que um raio de luz branca se

Leia mais

1-A figura 1 a seguir mostra um feixe de luz incidindo sobre uma parede de vidro que separa o ar da água.

1-A figura 1 a seguir mostra um feixe de luz incidindo sobre uma parede de vidro que separa o ar da água. REFRAÇÃO- LEI DE SNELL DESCARTES -A figura a seguir mostra um feixe de luz incidindo sobre uma parede de vidro que separa o ar da água. Os índices de refração são,00 para o ar,,50 para vidro e,33 para

Leia mais