Roteiro do Experimento Medidas da constante de Planck usando LEDs (Diodos Emissores de Luz) Fotoluminescência de uma junção pn.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Roteiro do Experimento Medidas da constante de Planck usando LEDs (Diodos Emissores de Luz) Fotoluminescência de uma junção pn."

Transcrição

1 Fotoluminescência de junção pn Página 1 de 7 Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Medidas da constante de Planck usando LEDs (Diodos Emissores de Luz) Fotoluminescência de uma junção pn. INSTRUÇÕES GERAIS: 1. Confira se encontra-se sobre a bancada todo o material que você irá utilizar durante o experimento. 2. Neste e em outros equipamentos que fazem uso de elementos ópticos (lentes, espelhos, prismas, redes difração, etc.), tome cuidado para não colocar a mão diretamente sobre as superfícies ópticas. 3. Esteja sempre atento às limitações do equipamento. 4. Atente também as altas voltagens e lâmpadas incandescentes que podem causar ferimentos. 5. Leia atentamente e completamente cada item antes de começar a executar o que nele é pedido. 6. Ao terminar o experimento verifique se todos os equipamentos estão desligados, antes de abandonar a bancada. O GRUPO DEVE TRAZER PARA REALIZAR ESTE EXPERIMENTO: - Seu caderno de laboratório - 1 calculadora EQUIPAMENTO A SER UTILIZADO NO EXPERIMENTO: 1 Espectrofotômetro contendo: 1 fenda colimadora; 1 lente colimadora; 1 rede de difração; 1 lente focalizadora; 1 máscara com fendas; 1 Sensor de Luz de Alta Sensibilidade; 1 trilho ótico; 1 base graduada; 1 Sensor de Movimento Rotativo; 1 interface USB ScienceWorkshop 750; 1 conjunto de LEDs contendo: 1 LED infra vermelho; 1 LED vermelho; 1 LED amarelo; 1 LED verde; 1 LED azul; 1 LED violeta; 1 LED branco; 1 amplificador de potência; 1 sensor de tensão; cabos de ligação.

2 Fotoluminescência de junção pn Página 2 de 7 MONTAGEM EXPERIMENTAL: 1. Você deverá encontrar o espectrofotômetro montado como na Figura 1, preso a dois suportes verticais de modo a ter sua altura ajustada para alinhar-se com as várias fontes de luz (LEDs). 2. Ajuste a distância entre a fenda colimadora e a lente colimadora para 10cm. 3. A rede de difração deve ser fixada magneticamente no suporte, no lado que contém a lente colimadora e a fonte de luz. O lado gradeado da placa de vidro deve coincidir com a linha da mesa graduada. 4. Ajuste a mesa graduada para que a linha de referencia aponte para 180 o, afastando o sensor de movimento rotativo com a mão. Figura 1 Espectrofotômetro montado 5. Ajuste a altura do conjunto de LEDs com a do conjunto espectrofotômetro. 6. Conecte o amplificador de potência ao canal C da interface USB que deve estar conectada ao computador. 7. Conecte o sensor de movimento rotativo aos canais 1 e 2 da interface. 8. Conecte a fonte DC no conjunto de LEDs; o sensor de tensão ao canal B da interface USB e aos conectores da caixa de LEDs como indicado na Figura Aterre o espectrofotômetro. Não use as tomadas de força para tal. 10. Inicie o programa DataStudio e abrindo o arquivo Fotoluminescência que se encontra na pasta Desktop/Laboratório de Física Moderna. Figura 2 Esquema de ligações da caixa do conjunto de LEDs.

3 Fotoluminescência de junção pn Página 3 de 7 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: O procedimento descrito a seguir refere-se a qualquer um dos LEDs do conjunto e deve ser repetido para todos eles individualmente. Medida do comprimento de onda da radiação emitida pelo LED. 1. Ajuste os valores conforme sugestão na tabela abaixo. O ganho é ajustado diretamente no sensor de luz e a sensibilidade é ajustada acionando o botão Configurar na barra de ferramentas superior do programa DataStudio. Clique duplamente no ícone do sensor de luz e selecione sensibilidade Baixa (1x). Ajustes sugeridos. Ganho do sensor de luz x10 Sensibilidade do sensor de luz Alta(100x) Fenda colimadora #2 Fenda do sensor de luz #3 2. Apague as luzes próximas e posicione a tela do computador longe do espectrofotômetro. 3. No DataStudio, encontre a janela Gerador de Sinais e ajuste a fonte para CC e 3 V e ligue-o. CUIDADO: Os LEDs podem queimar quando submetidos à tensões altas. 4. Conecte o plug macho da caixa de LEDs a um dos conectores (c1-c7). O LED corresponde (l1-l7) deverá acender. 5. Alinhe oticamente a posição do LED aceso e do espectrofotômetro. Afaste e aproxime a lente colimadora a fim de obter uma imagem o mais nítida possível no anteparo. Posicione o sensor de luz de modo que a fenda fique ao lado do máximo central. Veja a Figura 3. Figura 3 Montagem experimental onde a lâmpada de sódio deve ser substituída pelo conjunto de LEDs..

4 Fotoluminescência de junção pn Página 4 de 7 6. No DataStudio, acione o botão Configurar, Opções de amostragem, Parada automática, ajuste para que interrompa a medida quando a Medição dos dados de Corrente, canal C (A) elevar-se acima de 0.025A. Isto protegerá o LED contra excesso de corrente. 7. No DataStudio, na janela Gerador de Sinais e eleve gradualmente a tensão CC. Como o LED está protegido do excesso de corrente, você poderá encontrar a tensão para conseguir o máximo de intensidade luminosa do LED. 8. Pressione o botão Iniciar no painel do programa DataStudio e movimente vagarosamente o sensor passando pelo máximo central e pelo primeiro máximo lateral. Ao iniciar a varredura, verifique se o ângulo cresce positivamente. Caso positivo continue a varredura vagarosamente. Caso contrario pare a coleta dos dados acionando o botão Parar no DataStudio, inverta os conectores do sensor de movimento rotativo e reinicie a coleta de dados. Pressione o botão Parar após encontrar o primeiro máximo. 9. Usando a ferramenta Smart (botão xy ) no gráfico, meça o ângulo entre o máximo central e o máximo de primeira ordem (m=1). 10. Usando o a separação de linhas d calculada no experimento Espectro Atômico calcule o comprimento de onda da radiação emitida pelo LED. Levantamento da curva IxV do LED: 1. Abra o Gerador de Sinais e ajuste a forma conforme a tabela abaixo: Ajustes sugeridos. Modo Auto Amplitude 7.5V Freqüência 0.40Hz Forma da onda Rampa ascendente positiva 2. Pressione o botão Iniciar no painel do programa DataStudio e obtenha o gráfico I xv (Corrente ChC x Voltagem ChB). 3. Repita a curva I xv para cada diodo 3 vezes. Salve seus dados. Determinação do valor de h/e para o fotodiodo: 1. Extrapole a porção de tensão constante da curva para o obtenção do potencial de difusão

5 Fotoluminescência de junção pn Página 5 de 7 V D. Calcule o valor médio para as 3 medidas que você obteve em cada diodo. 2. Faça um gráfico de V D versus f (freqüência da luz emitida pelo diodo) e obtenha o valor de h/e. INCLUA EM SUAS ANÁLISES NO RELATÓRIO FINAL 1. Considere como erro de medida o efeito da largura de banda da radiação emitida pelo diodo nos seus cálculos. 2. O potencial de difusão é dependente da temperatura conforme a expressão ( V D /V D,0 ). T = -5, K, onde V D e T são as variações no potencial de difusão e na temperatura e V D,0 é potencial de difusão em T=0. Use esta expressão para estimar V D,0 e recalcule h/e usando o gráfico V D,0 versus f. Compare os valores obtidos.

6 Fotoluminescência de junção pn Página 6 de 7 QUESTÕES QUE DEVEM SER RESPONDIDAS NA APRESENTAÇÃO PRÉVIA 1) O que são materiais semicondutores? 2) O que é uma junção pn? 3) O que é e como funciona um LED? 4) No caso de um LED policromático, como devem ser consideradas as diversas freqüências de emissão no cálculo de V D? 5) Supondo que o espectro de emissão do LED seja uma gaussiana, como podemos considerar a largura da banda nos cálculos que serão realizados.

7 Fotoluminescência de junção pn Página 7 de 7 FOLHA DE DADOS EXPERIMENTAIS Grupo: data / / Medidas dos comprimentos de onda emitidos pelos LEDs LED infravermelho λ (cor) por ordem de intensidade LED vermelho LED amarelo LED verde LED azul LED violeta LED branco Potencial de difusão: LED infravermelho LED vermelho LED amarelo LED verde LED azul LED violeta LED branco V D (1) V D (2) V D (3) V D médio Faça aqui sugestões de alterações no texto da apostila ou no procedimento experimental:

Roteiro do Experimento Espectro Atômico de Gases

Roteiro do Experimento Espectro Atômico de Gases EA1 e EA2 Página 1 de 10 INSTRUÇÕES GERAIS: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Espectro Atômico de Gases

Leia mais

Roteiro do Experimento Radiação de Corpo Negro

Roteiro do Experimento Radiação de Corpo Negro CN Página 1 de 7 INSTRUÇÕES GERAIS: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Radiação de Corpo Negro 1. Confira

Leia mais

Roteiro do Experimento Relação entre carga e massa do elétron.

Roteiro do Experimento Relação entre carga e massa do elétron. CM Página 1 de 5 INSTRUÇÕES GERAIS: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Relação entre carga e massa do elétron.

Leia mais

Roteiro do Experimento de Franck-Hertz Quantização dos níveis eletrônicos.

Roteiro do Experimento de Franck-Hertz Quantização dos níveis eletrônicos. Franck-Hertz Página 1 of 6 INSTRUÇÕES GERAIS: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento de Franck-Hertz Quantização

Leia mais

ZAB Física Geral e Experimental IV

ZAB Física Geral e Experimental IV ZAB0474 - Física Geral e Experimental IV Experimentos 1 Polarização 2 Difração 3 Espectro Atômico 4 Luminescência Experimento 1 - Polarização Objetivo: Medir a intensidade da luz que atravessa um conjunto

Leia mais

Material: 1 lâmpada incandescente 1 resistor 10 Ω 2 multímetros

Material: 1 lâmpada incandescente 1 resistor 10 Ω 2 multímetros Um corpo negro trata se de um objeto que emite, na forma de radiação eletromagnética, toda energia que lhe é fornecida. Embora tal definição seja uma conveniência teórica, muitos objetos na natureza se

Leia mais

Roteiro do Experimento Efeito Fotoelétrico Modelo Ondulatório da Luz versus Modelo Quântico da Luz

Roteiro do Experimento Efeito Fotoelétrico Modelo Ondulatório da Luz versus Modelo Quântico da Luz EF Página 1 of 6 Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Efeito Fotoelétrico Modelo Ondulatório da Luz versus

Leia mais

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Universidade de São Paulo Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Ciências Básicas Apostila de Laboratório ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Caio Eduardo de Campos Tambelli

Leia mais

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Universidade de São Paulo Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Ciências Básicas Apostila de Laboratório ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Caio Eduardo de Campos Tambelli

Leia mais

Física IV. Prática: Espectroscopia e Determinação da constante de Rydberg

Física IV. Prática: Espectroscopia e Determinação da constante de Rydberg Física IV Prática: Espectroscopia e Determinação da constante de Rydberg Baseado no material preparado por Sandro Fonseca Helena Malbouisson Clemencia Mora Parte I: Espectroscopia Linhas de emissão e estrutura

Leia mais

Radiação do corpo negro

Radiação do corpo negro Radiação do corpo negro Radiação térmica. Um corpo a temperatura ambiente emite radiação na região infravermelha do espectro eletromagnético e portanto, não é detectável pelo olho humano. Com o aumento

Leia mais

Física IV. Prática 8 Partes I e II. Clemencia Mora Herrera Baseado nos slides do Prof. Sandro Fonseca de Souza

Física IV. Prática 8 Partes I e II. Clemencia Mora Herrera Baseado nos slides do Prof. Sandro Fonseca de Souza Física IV Prática 8 Partes I e II Clemencia Mora Herrera Baseado nos slides do Prof. Sandro Fonseca de Souza 1 Parte I: Espectroscopia Linhas de emissão e estrutura atómica Os átomos excitados de um gás

Leia mais

Apêndice Efeito Fotoelétrico, Laboratório de Estrutura da Matéria Fis101.

Apêndice Efeito Fotoelétrico, Laboratório de Estrutura da Matéria Fis101. Apêndice Efeito Fotoelétrico, Laboratório de Estrutura da Matéria Fis101. Sobre o aparato instrumental: O kit experimental para estudos do efeito fotoelétrico é composto por um compartimento com uma lâmpada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL Laboratório de Física Moderna I Efeito Fotoelétrico Medida da Relação Corrente-Voltagem Característica das linhas Espectrais

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Bloco 01: AS LINHAS DE BALMER A teoria quântica prevê uma estrutura de níveis de energia quantizados para os elétrons

Leia mais

Física IV - Laboratório. Espectroscopia

Física IV - Laboratório. Espectroscopia Física IV - Laboratório Medida dos comprimentos de onda da luz. Robert Wilhem Bunsen e Gustav Kirchhoff investigaram a radiação emitida pela matéria sólida ou gasosa através da elevação da temperatura

Leia mais

MANUAL DO PRODUTO MANUAL DO PRODUTO DETECTOR DE FUMAÇA ÓTICO LINEAR MODELO GST I-9105R

MANUAL DO PRODUTO MANUAL DO PRODUTO DETECTOR DE FUMAÇA ÓTICO LINEAR MODELO GST I-9105R DETECTOR DE FUMAÇA ÓTICO LINEAR - GST I-9105R DETECTOR DE FUMAÇA ÓTICO LINEAR MODELO GST I-9105R. PARA MÉDIOS E GRANDES SISTEMAS. IDEAL PARA GALPÕES. ALCANCE DE 20 A 100 METROS. ÁREA DE COBERTURA MÁXIMA

Leia mais

Espectroscopia. Átomo de Hidrogênio

Espectroscopia. Átomo de Hidrogênio Espectroscopia Espectroscopia Um gás monoatômico, quando tem seus átomos excitados, emite luz numa cor característica do elemento químico que o compõe. O gás neon, por exemplo, emite luz vermelho-alaranjada,

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Bloco 02: O DUBLETO DO SÓDIO Os níveis de energia de um átomo de hidrogênio calculados pela equação de Schrödinger são

Leia mais

Laboratório de Estrutura da Matéria I. Espectroscopia

Laboratório de Estrutura da Matéria I. Espectroscopia Laboratório de Estrutura da Matéria I Espectroscopia Espectroscopia Espectroscopia Espectro contínuo Linhas espectrais Linhas'de'emissão'e'estrutura'atómica Os átomos excitados de um gás monoatômico emitem

Leia mais

Física IV - Laboratório. Difração

Física IV - Laboratório. Difração Física IV - Laboratório Difração Difração l Fenômeno característico das ondas em que estas tendem a contornar obstáculos, curvando-se após passar por suas bordas. l É um caso especial do fenômeno de interferência,

Leia mais

Laboratório de Estrutura da Matéria II

Laboratório de Estrutura da Matéria II Roteiro: Prof. Dr. Jair Freitas UFES - Vitória Laboratório de Estrutura da Matéria II Difração de raios X PRINCÍPIO E OBJETIVOS Feixes de raios X são analisados através de difração por monocristais, para

Leia mais

Experiência 2 Metrologia Elétrica. Medições com Osciloscópio e Gerador de Funções

Experiência 2 Metrologia Elétrica. Medições com Osciloscópio e Gerador de Funções Experiência 2 Metrologia Elétrica Medições com Osciloscópio e Gerador de Funções 1) Meça uma onda senoidal de período 16,6ms e amplitude de 4V pico a pico, centrada em 0V. Em seguida configure o menu Measures

Leia mais

Olimpíadas de Física Seleção para as provas internacionais. Prova Experimental B

Olimpíadas de Física Seleção para as provas internacionais. Prova Experimental B SOCIEDADE PORTUGUESA DE FÍSICA Olimpíadas de Física 2014 Seleção para as provas internacionais Prova Experimental B 24/Maio/2014 Olimpíadas de Física 2014 Seleção para as provas internacionais Prova Experimental

Leia mais

Aula 2. - Relatórios. - Uso de software

Aula 2. - Relatórios. - Uso de software Física Experimental: Termodinâmica Aula 2 - Relatórios - Uso de software 1 Conteúdo desta aula: -Relatórios no computador... slides 3 4 -Formulário executável (intro). slides 5 10 -Formulário executável

Leia mais

Determinação da constante de Planck: o efeito fotoeléctrico

Determinação da constante de Planck: o efeito fotoeléctrico Determinação da constante de Planck: o efeito fotoeléctrico Objectivos: - Verificação experimental do efeito fotoeléctrico - Determinação da energia cinética dos fotoelectrões em função da frequência da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL Laboratório de Física Moderna I Efeito Fotoelétrico Medida da Relação Corrente-Voltagem Característica das linhas Espectrais

Leia mais

Manual do Usuário. Tanca.com.br TML-150 TML-190

Manual do Usuário. Tanca.com.br TML-150 TML-190 Manual do Usuário Tanca.com.br TML-150 TML-190 Indíce A Tanca tem imensa satisfação em tê-lo como cliente. Para garantir um alto índice de satisfação de você nosso cliente, a equipe de colaboradores Tanca

Leia mais

Termodinâmica Lei da radiação de Stefan-Boltzmann

Termodinâmica Lei da radiação de Stefan-Boltzmann O que você pode aprender sobre este assunto... Radiação de um corpo negro Força eletromotriz termoelétrica Dependência da resistência com a temperatura Montagem do experimento P2350115 com o Cobra3 O que

Leia mais

Espectroscopia Atómica com uma Rede de Transmissão

Espectroscopia Atómica com uma Rede de Transmissão LABORATÓRIO DE FÍSICA ATÓMICA, ÓPTICA E FÍSICA DAS RADIAÇÕES Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica Espectroscopia Atómica com uma Rede de Transmissão 1. Objectivos O estudo de diversos espectros

Leia mais

Roteiro de Atividades Experimentais para o Laboratório de Eletricidade Aplicada

Roteiro de Atividades Experimentais para o Laboratório de Eletricidade Aplicada Roteiro de Atividades Experimentais para o Laboratório de Eletricidade Aplicada Erick Santana 2016 1 EXPERIÊNCIA 1 TÍTULO: Campo e força magnética. OBJETIVO: (a) Analisar a força magnética sobre um condutor

Leia mais

Experimento: Determinação do coeficiente de atrito

Experimento: Determinação do coeficiente de atrito Física Mecânica Roteiros de Experiências 50 UNIMONTE, Engenharia Laboratório de Física Mecânica Experimento: Determinação do coeficiente de atrito Turma: Data: : Nota: Participantes Nome RA Introdução

Leia mais

EFEITO FOTO-ELÉCTRICO DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE PLANCK

EFEITO FOTO-ELÉCTRICO DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE PLANCK EFEITO FOTO-ELÉCTRICO DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE PLANCK Objectivo: O objectivo desta experiência é o estudo do efeito fotoeléctrico de um metal, e a determinação da constante de Planck. Introdução :

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Bloco 0: AS LINHAS DE BALMER Introdução A teoria quântica prevê uma estrutura de níveis de energia quantizados para os

Leia mais

INTERFERÊNCIA E DIFRAÇÃO DA LUZ

INTERFERÊNCIA E DIFRAÇÃO DA LUZ INTERFERÊNCIA E DIFRAÇÃO DA LUZ INTRODUÇÃO A luz é uma onda eletromagnética; portanto é constituída por campos elétrico e magnético que oscilam, periodicamente, no tempo e no espaço, perpendiculares entre

Leia mais

Instalação do Rotary Attachment

Instalação do Rotary Attachment Instalação do Rotary Attachment Modo de instalação: 1 - Para a instalação do Rotary attachment desça a mesa de recorta até que fique no ponto mais baixo possível e desligue a laser. 2 - Coloque o Rotary

Leia mais

CUBA DE ONDAS. Fonte de alimentação com duas saídas (lâmpada e vibrador) e protegidas com fusível e relé.

CUBA DE ONDAS. Fonte de alimentação com duas saídas (lâmpada e vibrador) e protegidas com fusível e relé. CUBA DE ONDAS Composição do conjunto experimental Fonte de alimentação com duas saídas (lâmpada e vibrador) e protegidas com fusível e relé. Chave liga desliga e indicador de ligada com led verde, alimentação

Leia mais

ESPECTROSCOPIA ÓTICA

ESPECTROSCOPIA ÓTICA INSTITUTO DE FÍSICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE FÍSICA DO ESTADO SÓLIDO DISCIPLINA: ESTRUTURA DA MATÉRIA I (FIS101) ESPECTROSCOPIA ÓTICA I. OBJETIVOS DO EXPERIMENTO: 1. Familiaridade com um espectrômetro ótico

Leia mais

Medição da Velocidade da Luz

Medição da Velocidade da Luz Laboratório de Introdução à Física Experimental 2017/18 1 Medição da Velocidade da Luz em diferentes materiais homogéneos e isotrópicos 1 Introdução Em muitas das experiências descritas na literatura para

Leia mais

DIMENSÕES FÍSICAS. Cromax Eletrônica Ltda. Rua Pereiro, 17 Vila Nova Cumbica Guarulhos/SP

DIMENSÕES FÍSICAS. Cromax Eletrônica Ltda. Rua Pereiro, 17 Vila Nova Cumbica Guarulhos/SP POWER LED 1W LINHA COLOR COM DISSIPADOR Destaques: - Baixa tensão de operação; - Acendimento rápido; - Longa vida útil; - Produto de acordo com a normativa ROHS. Aplicações típicas: - Iluminação de palco;

Leia mais

Caracterização de uma Lâmpada

Caracterização de uma Lâmpada Caracterização de uma Lâmpada Laboratório de Eletricidade e Magnetismo Introdução Resistores não-lineares são dispositivos que não seguem a lei de Ohm quando submetidos a uma tensão ou corrente. Quando

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA A LISTA 8 CAPÍTULO 22 ÓPTICA ONDULATÓRIA

EXERCÍCIOS PARA A LISTA 8 CAPÍTULO 22 ÓPTICA ONDULATÓRIA Exercícios Conceituais QUESTÃO 1. A figura ao lado mostra a imagem projetada em uma tela num experimento com fenda dupla. Para cada item a seguir, o espaçamento entre as franjas irá aumentar, diminuir

Leia mais

Termodinâmica e Estrutura da Matéria

Termodinâmica e Estrutura da Matéria Termodinâmica e Estrutura da Matéria Laboratório 2 (Grupos A, B e C) Efeito fotoeléctrico OBJECTIVOS Estudar o efeito fotoeléctrico. Determinar a constante de Planck. 1. INTRODUÇÃO O efeito fotoeléctrico

Leia mais

GUIA DE EXPERIMENTOS

GUIA DE EXPERIMENTOS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 3031 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS GUIA DE EXPERIMENTOS EXPERIÊNCIA 1: INSTRUMENTAÇÃO

Leia mais

ESPECTROS ATÔMICOS E MOLECULARES

ESPECTROS ATÔMICOS E MOLECULARES ESPECTROS ATÔMICOS E MOLECULARES Material Utilizado: - um conjunto (PASCO OS-8500) constituído de um banco óptico com escala milimetrada, um portacomponentes, uma rede de difração (600 linhas / mm), e

Leia mais

PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM

PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM Introdução No início do século XIX, Georg Simon Ohm verificou experimentalmente que, para alguns condutores, a relação entre a tensão aplicada (V) e a corrente elétrica (I)

Leia mais

Laboratório 4 Interferência em Microondas GUIA DE LABORATÓRIO LABORATÓRIO 4 INTERFERÊNCIA EM MICROONDAS

Laboratório 4 Interferência em Microondas GUIA DE LABORATÓRIO LABORATÓRIO 4 INTERFERÊNCIA EM MICROONDAS GUIA DE LABORATÓRIO LABORATÓRIO 4 INTERFERÊNCIA EM MICROONDAS 1. RESUMO Utilização de uma corneta rectangular para emissão de uma onda electromagnética em microondas. Estudo do padrão de interferência

Leia mais

Experimento: Circuitos Elétricos

Experimento: Circuitos Elétricos Experimento: Circuitos Elétricos 3ª série Mesa Laboratório de Física Prof. Reinaldo / Marcos / Monaliza Data / / Objetivos Observar o funcionamento dos circuitos elétricos em série e em paralelo, fazendo

Leia mais

Radiação de corpo negro, f.e.m. termoelétrica, dependência da resistência com a temperatura.

Radiação de corpo negro, f.e.m. termoelétrica, dependência da resistência com a temperatura. 1 Roteiro elaborado com base na documentação que acompanha o conjunto por: Máximo F. da Silveira Instituto de Física - UFRJ Tópicos Relacionados Radiação de corpo negro, f.e.m. termoelétrica, dependência

Leia mais

GERENCIE SEUS VEÍCULOS E REDUZA CUSTOS

GERENCIE SEUS VEÍCULOS E REDUZA CUSTOS 1 CONTEÚDO POR VEÍCULO A B C D E F G 1 Módulo Rastreador 1 Antena GPS 1 Antena GSM 1 Chicote elétrico com botão de pânico 1 Leitor de Chave do Motorista (opcional) Chaves do motorista (opcional) Relê de

Leia mais

Física IV. Prática: Interferência e Difração. Baseado no material preparado por Sandro Fonseca Helena Malbouisson Clemencia Mora

Física IV. Prática: Interferência e Difração. Baseado no material preparado por Sandro Fonseca Helena Malbouisson Clemencia Mora Física IV Prática: Interferência e Difração Baseado no material preparado por Sandro Fonseca Helena Malbouisson Clemencia Mora Interferência Princípio de Huygens Todos os pontos de uma frente de onda se

Leia mais

Equipe: Verificar o comportamento do Amp Op na configuração Comparador Inversor e Não Inversor.

Equipe: Verificar o comportamento do Amp Op na configuração Comparador Inversor e Não Inversor. ROTEIRO 02AmpOp como Comparador modo sem realimentação Equipe: Data: / / Objetivos: Visto Verificar o comportamento do Amp Op na configuração Comparador Inversor e Não Inversor. Materiais: 1 Fonte de Alimentação

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM Para poder utilizar o Curumim pela primeira vez, é necessário ter instalado no computador os seguintes arquivos: 1. Java JRE - máquina virtual java 2. Driver do Rádio

Leia mais

Experiência 10 DIFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA

Experiência 10 DIFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA INSTITUTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Laboratório de Eletromagnetismo (4300373) Grupo:......... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno ( ) Noturno ( ) Data : / / 1. Introdução Experiência 10 DIFRAÇÃO

Leia mais

Manual de Instalação do Rastreador Veicular para Empresas

Manual de Instalação do Rastreador Veicular para Empresas Manual de Instalação do Rastreador Veicular para Empresas contelerastreador.com.br MODELO PADRÃO EQUIPAMENTO PARCEIRO HOMOLOGADO GOOGLE MAPS Contato para Suporte: 0800 031 7112 suporte@contelerastreador.com.br

Leia mais

Física Experimental: Eletromagnetismo. Aula 2. - Relatórios. - Uso de software

Física Experimental: Eletromagnetismo. Aula 2. - Relatórios. - Uso de software Física Experimental: Eletromagnetismo Aula 2 - Relatórios - Uso de software 1 Conteúdo desta aula: -Relatórios no computador... slides 3 4 -Formulário executável (intro). slides 5 10 -Formulário executável

Leia mais

GUIA DE EXPERIMENTOS

GUIA DE EXPERIMENTOS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 3212 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS GUIA DE EXPERIMENTOS EXPERIÊNCIA 1: INSTRUMENTAÇÃO

Leia mais

MANUAL DO PRODUTO DETECTOR DE FUMAÇA ÓTICO LINEAR MODELO GST C-9105R

MANUAL DO PRODUTO DETECTOR DE FUMAÇA ÓTICO LINEAR MODELO GST C-9105R DETECTOR DE FUMAÇA ÓTICO LINEAR MODELO GST C-9105R PARA MÉDIOS E GRANDES SISTEMAS IDEAL PARA GALPÕES ALCANCE DE 20 A 100 METROS ÁREA DE COBERTURA MÁXIMA 14x100M² ECONOMIA NA INSTALAÇÃO EM GRANDES ÁREAS

Leia mais

INSTITUTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Grupo:... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno ( ) Noturno ( ) Experiência 7

INSTITUTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Grupo:... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno ( ) Noturno ( ) Experiência 7 INSTITUTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Laboratório de Eletromagnetismo (4300373) Grupo:......... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno Noturno Data : / / Experiência 7 MAPEAMENTO DE CAMPO MAGNÉTICO

Leia mais

Física IV - Laboratório. Interferência

Física IV - Laboratório. Interferência Física IV - Laboratório Interferência Natureza da luz Em 1678 Christiaan Huygens propôs um modelo da luz como uma frente de pontos infinitesimais de ondas. Princípio de Huygens: Cada frente de onda é um

Leia mais

Instruções Gerais. Anexos: 1. Equipamento com Laser: 1PC 2. Cabo de Força: 1PC 3. Manual do usuário: 1PC

Instruções Gerais. Anexos: 1. Equipamento com Laser: 1PC 2. Cabo de Força: 1PC 3. Manual do usuário: 1PC Instruções Gerais Retirando da embalagem: Obrigada por comprar este produto. Por favor, leia o manual do usuário e as informações de operações por segurança antes de utilizá-lo. Guarde o manual para futuras

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Departamento de Física e Química

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Departamento de Física e Química UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Departamento de Física e Química Apostila da Disciplina Fundamentos de Óptica (FIS0935) Docentes: Prof.Dr.

Leia mais

Manual Placa DMX 4 pixels RGB para pista/piso de LED

Manual Placa DMX 4 pixels RGB para pista/piso de LED Manual Placa DMX 4 pixels RGB para pista/piso de LED 2016 Lumikit Sistemas para Iluminação rev.3 06/07/2017 Lumikit Sistemas para Iluminação www.lumikit.com.br 1 SUMÁRIO 1. Introdução 3 2. Conexões da

Leia mais

DIFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA

DIFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA DIFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA Material Utilizado: (Parte C - Difração por Rede) - um conjunto (PASCO OS-8500) constituído de um banco óptico, uma fonte de luz incandescente, dois porta-componentes, uma escala

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Bloco 01: DIFRAÇÃO DE RAIOS-X Entende-se por raios-x, a região do espectro eletromagnético com comprimentos de ondas

Leia mais

Física Experimental II - Experiência E10

Física Experimental II - Experiência E10 Física Experimental II - Experiência E10 Osciloscópio e Circuitos de Corrente Alternada OBJETIVOS Aprendizado sobre funcionamento do osciloscópio e sua utilização em circuitos simples de corrente alternada.

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo Instituto de Física NOTA PROFESSOR 4323202 Física Experimental B Equipe 1)... função... Turma:... 2)... função... Data:... 3)... função... Mesa n o :... EXP 3- Linhas de Transmissão

Leia mais

Estudo experimental da radiação térmica

Estudo experimental da radiação térmica Estudo experimental da radiação térmica A - Introdução à Radiação Térmica 1. Equipamento Necessário: - de radiação, cubo de radiação térmica; - Milivoltímetro; - Vidro de janela; - Ohmímetro 2. Procedimento

Leia mais

8.2. Na extremidade de uma corda suficientemente longa é imposta uma perturbação com frequência f = 5 Hz que provoca uma onda de amplitude

8.2. Na extremidade de uma corda suficientemente longa é imposta uma perturbação com frequência f = 5 Hz que provoca uma onda de amplitude Constantes Velocidade do som no ar: v som = 344 m /s Velocidade da luz no vácuo c = 3 10 8 m/s 8.1. Considere uma corda de comprimento L e densidade linear µ = m/l, onde m é a massa da corda. Partindo

Leia mais

Tutorial de Teste. Objetivo: Teste de pickup/dropout temporizado (51), levantamento da curva temporizada, teste de pickup instantâneo (50).

Tutorial de Teste. Objetivo: Teste de pickup/dropout temporizado (51), levantamento da curva temporizada, teste de pickup instantâneo (50). Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Relé de Proteção Marca: INEPAR Modelo: INI Função: Sobrecorrente 50 e 51 Ferramenta Utilizada: CE-6000 Objetivo: Teste de pickup/dropout temporizado (51), levantamento

Leia mais

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida BEKS Modelos: BEKY e BEKS Manual de Referência Rápida Junho, 2017 Ícone Nome Descrição USB Imp./Exp. Entrada e Saída de bordados a partir de uma memória USB Pen Drive. Memória Acesso às 100 posições de

Leia mais

PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM

PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM Introdução No início do século XIX, Georg Simon Ohm verificou experimentalmente que, para alguns condutores, a relação entre a tensão aplicada (V) e a corrente elétrica (I)

Leia mais

Relatório: Experimento 1

Relatório: Experimento 1 Relatório: Experimento 1 Nome 1: Assinatura 1: Nome 2: Assinatura 2: Nome 3: Assinatura 3: Nome 4: Assinatura 4: Turma: Procedimento I: seleção dos parâmetros da forma de onda no gerador de funções e medida

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO E INSTALAÇÃO DE SOFTWARE

MANUAL DO USUÁRIO E INSTALAÇÃO DE SOFTWARE MANUAL DO USUÁRIO E INSTALAÇÃO DE SOFTWARE Funções do produto 1. Características do produto Design em relevo com suporte ideal para palma da mão Textura antiderrapante para polegar Software de personalização

Leia mais

Aula Prática: Filtros Analógicos

Aula Prática: Filtros Analógicos Curso Técnico Integrado em Telecomunicações PRT60806 Princípios de Telecomunicações Professor: Bruno Fontana da Silva 2015-1 Aula Prática: Filtros Analógicos Objetivos: em laboratório, montar um circuito

Leia mais

5. Utilizar pano limpo para remover a poeira absorvida pelas lentes externas periodicamente para otimizar a saída de luz.

5. Utilizar pano limpo para remover a poeira absorvida pelas lentes externas periodicamente para otimizar a saída de luz. Instruções Gerais Retirando da embalagem: Obrigada por comprar este produto. Por favor leia o manual do usuário e as informações de o- perações por segurança antes de utilizá-lo. Guarde o manual para futuras

Leia mais

TRC-360 MANUAL DO USUÁRIO

TRC-360 MANUAL DO USUÁRIO TRC-360 MANUAL DO USUÁRIO CAIXA DE SOM AMPLIFICADA 200W ÍNDICE Prefacio...2 Conteúdo da Embalagem...2 Informações de segurança...3 Funções do Painel Frontal...4 Funções Painel Traseiro...6 Conexões do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL Laboratório de Física Moderna I Análise de Espectros Atômicos com o Espectrômetro com Prisma Objetivo Familiarizar-se e aprender

Leia mais

EXPERIMENTO7: OSCILOSCÓPIO DIGITAL CIRCUITO RC

EXPERIMENTO7: OSCILOSCÓPIO DIGITAL CIRCUITO RC EXPERIMENTO7: OSCILOSCÓPIO DIGITAL CIRCUITO RC Nesse experimento você utilizará o osciloscópio como uma ferramenta para observar os sinais de tensão elétrica em um circuito contendo um resistor e um capacitor

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL Laboratório de Física Moderna I Efeito Fotoelétrico Determinação da constante de Planck h Objetivo Estudar o efeito fotoelétrico

Leia mais

PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM

PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM Introdução No início do século XIX, Georg Simon Ohm verificou experimentalmente que, para alguns condutores, a relação entre a tensão aplicada (V) e a corrente elétrica (I)

Leia mais

PROTOCOLOS DAS AULAS PRÁTICAS. LABORATÓRIOS 2 - Campos e ondas

PROTOCOLOS DAS AULAS PRÁTICAS. LABORATÓRIOS 2 - Campos e ondas PROTOCOLOS DAS AULAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIOS 2 - Campos e ondas Conteúdo P1 - Amplificador operacional...3 P2 - RTEC....5 P3 - RTET e RTEC....7 P4 - Realimentação positiva...9 P5 - Intensidade luminosa....11

Leia mais

Placa DMX 108 canais LED (versão 2)

Placa DMX 108 canais LED (versão 2) Placa DMX 108 canais LED (versão 2) Após ler o manual veja também o exemplo de ligação da placa de 108 canais (este exemplo se refere a versão antiga desta placa, mas as ligações são idênticas). Introdução

Leia mais

Espectroscopia de emissão/absorção com espectrómetro de prisma

Espectroscopia de emissão/absorção com espectrómetro de prisma Estrutura da Matéria 5/6 Espectroscopia de emissão/absorção com espectrómetro de prisma Objectivo: Estudar o espectro de emissão de um sólido incandescente (filamento de tungsténio); egistar e interpretar

Leia mais

Figura 1 - Onda electromagnética colimada

Figura 1 - Onda electromagnética colimada Biofísica P12: Difração e interferência 1. Objectivos Observação de padrões de difração e interferência Identificação das condições propícias ao aparecimento de fenómenos de difração e interferência Aplicação

Leia mais

EXPERIÊNCIA V ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E POLARIZAÇÃO

EXPERIÊNCIA V ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E POLARIZAÇÃO EXPERIÊNCIA V ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E POLARIZAÇÃO Nomes: Data: Período: ELETRICIDADE E MAGNETISMO II (2011) Professor Cristiano A) Objetivo Identificar o transporte de energia através da propagação de

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Disciplina: Física IV-A Data: 03/07/2019. (c) I 1 = I 2.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Disciplina: Física IV-A Data: 03/07/2019. (c) I 1 = I 2. Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Disciplina: Física IV-A Data: 03/07/2019 Prova Final 1 Um material não magnético possui a permeabilidade magnética igual à do vácuo µ = µ 0 Um

Leia mais

Curso de Química e Física dos Materiais I Ciências da Arte e do Património. Espectroscopia do visível ano 2015/16

Curso de Química e Física dos Materiais I Ciências da Arte e do Património. Espectroscopia do visível ano 2015/16 Curso de Química e Física dos Materiais I Ciências da Arte e do Património Espectroscopia do visível ano 2015/16 Objetivos Pretende-se proceder à identificação de alguns elementos químicos a partir do

Leia mais

defi departamento de física

defi departamento de física defi departamento de física Laboratórios de Física www.defi.isep.ipp.pt Divergência e diâmetro de um feixe Laser Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Física Rua Dr. António Bernardino

Leia mais

TUTORIAL DO ORIGIN 8.0 AJUSTE DE CURVA NÃO LINEAR

TUTORIAL DO ORIGIN 8.0 AJUSTE DE CURVA NÃO LINEAR TUTORIAL DO ORIGIN 8.0 AJUSTE DE CURVA NÃO LINEAR Prof. Henrique M.J. Barbosa Versão 0.1 9 de Maio 2009 FUNÇÃO DE AJUSTE Para fazer um ajuste não linear é preciso saber qual função queremos ajustar. Neste

Leia mais

EXP 4. Luz: Absorção, Emissão e Espectros Atômicos

EXP 4. Luz: Absorção, Emissão e Espectros Atômicos EXP 4. Luz: Absorção, Emissão e Espectros Atômicos OBJETIVOS Verificar alguns parâmetros que determinam a coloração de uma amostra. Diferenciar espectros de emissão de espectros de absorção. Observar a

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO. Sensor Infravermelho

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO. Sensor Infravermelho MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO Sensor Infravermelho www.compatec.com.br Índice 1. Apresentação... 4 2. Características Técnicas... 4. Conhecendo o seu Sensor... 5 4. Instalação... 6 4.1 condições de

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO PERFIL TRANSVERSAL DE UM FEIXE LASER

DETERMINAÇÃO DO PERFIL TRANSVERSAL DE UM FEIXE LASER DETERMINAÇÃO DO PERFIL TRANSVERSAL DE UM FEIXE LASER 1. Objectivo Determinação do perfil transversal de um feie laser através da técnica do pinhole e da técnica da lâmina. 2. Introdução As ondas associadas

Leia mais

EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM

EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM 2.1 OBJETIVOS Ler o valor nominal de cada resistor através do código de cores. Medir as resistências equivalentes das associações Verificar o comportamento

Leia mais

SUPER SCAN DE LED. Manual de Operações

SUPER SCAN DE LED. Manual de Operações SUPER SCAN DE LED Manual de Operações INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Este equipamento foi desenvolvido para uso interno. Mantenha-o protegido contra umidade, respingos ou excesso de poeira e calor. Para prevenir

Leia mais

Mecânica Efeito Doppler Acústico

Mecânica Efeito Doppler Acústico Efeito Doppler Acústico O que você pode aprender... - Propagação de ondas sonoras - Deslocamento Doppler de freqüência Princípio: Se uma fonte de som estiver em movimento relativo ao seu meio de propagação,

Leia mais

Interferência e Experiência de Young

Interferência e Experiência de Young Nome: nº 2 Professor Caio Interferência e Experiência de Young 1. (UECE 2007) Através de franjas de interferência, é possível determinar características da radiação luminosa, como, por exemplo, o comprimento

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES HOME THEATER MULTIMÍDIA 2.1 TSP-5275USBT

MANUAL DE INSTRUÇÕES HOME THEATER MULTIMÍDIA 2.1 TSP-5275USBT MANUAL DE INSTRUÇÕES HOME THEATER MULTIMÍDIA 2.1 TSP-5275USBT PREZADO CLIENTE A fim de obter o melhor desempenho de seu produto, por favor, leia este manual de instruções cuidadosamente antes de começar

Leia mais

defi departamento de física

defi departamento de física defi departamento de física Laboratórios de Física www.defi.isep.ipp.pt Determinação da constante de Planck Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Física Rua Dr. António Bernardino de

Leia mais