OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR Procedimento Especial de Verificação das Origens dos Recursos Aplicados E Combate à Interposição Fraudulenta de Pessoas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR Procedimento Especial de Verificação das Origens dos Recursos Aplicados E Combate à Interposição Fraudulenta de Pessoas"

Transcrição

1 OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR Procedimento Especial de Verificação das Origens dos Recursos Aplicados E Combate à Interposição Fraudulenta de Pessoas Domingos de Torre Fundamento Legal Básico: IN-SRF nº 228/2002. Dispõe sobre procedimento especial de verificação da origem dos recursos aplicados em operações de comércio exterior e combate à interposição fraudulenta de pessoas. Alterações Efetuadas pela IN-RFB nº 1.678/2016. A RFB emitiu a IN-RFB nº 1.678, de 22 deste mês, (DOU-1 de 23 seguinte), pela qual alterou a redação de alguns dispositivos da Instrução Normativa em destaque e revogou outros. Em relação à IN-SRF nº 228/2002 foram alterados os artigos 1º, 3º, 4º, 7º, 9º, 11 e 12. Eis os textos alterados: Alterações: Art. 1º: Art. 1º - As empresas que revelarem indícios de incompatibilidade entre os volumes transacionados no comércio exterior e a capacidade econômica e financeira evidenciada ficarão sujeitos a procedimento especial de fiscalização, nos termos desta Instrução Normativa. Redação Alterada:

2 Art. 1º - A empresa que apresentar indícios de interposição fraudulenta de pessoas mediante incompatibilidade entre os volumes transacionados no comércio exterior e a capacidade econômica e financeira, ficará sujeita ao procedimento especial de fiscalização estabelecido nesta Instrução Normativa. Ocorreu modificação na forma redacional do texto, sem alteração, porém, em sua estrutura capital. Art. 3º: Art. 3º - Cabe ao titular da unidade da SRF de fiscalização aduaneira com jurisdição sobre o domicílio fiscal do estabelecimento matriz da empresa determinar o início da ação fiscalizadora mediante expedição de Mandado de Procedimento (MPF)". Art. 3º - O procedimento especial de fiscalização previsto nesta Instrução Normativa será instaurado, no curso do procedimento de fiscalização amparado por Termo de Distribuição de Procedimento Fiscal de Fiscalização (TDPF-F), de que trata a Portaria RFB nº 1.687, de 17 de setembro de 2014, mediante termo de início, com ciência da pessoa fiscalizada, contendo as possíveis irregularidades que motivaram a instauração. O procedimento especial será instaurado, no curso do procedimento de fiscalização amparado por Termo de Distribuição de Procedimento Fiscal de Fiscalização (TDPF-F) a que se refere a Portaria RFB nº 1.687, de 2014, mediante termo de início do qual constarão as possíveis irregularidades que geraram a instauração. O texto alude a possíveis irregularidades face ao fato de as mesmas encontrarem-se ainda em fase de fiscalização (investigação). A Portaria RFB nº 1.687, de 2014, Dispõe sobre o planejamento das atividades fiscais e estabelece normas para a execução de procedimentos fiscais relativos ao controle aduaneiro do comércio exterior e aos tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. Foi abolido para a espécie, portanto, o Mandado de Procedimento Fiscal (MPF).

3 Parágrafo Único do Art. 3º: Parágrafo único: - Considerados a conveniência e os recursos disponíveis, o Superintendente Regional da Receita Federal poderá designar outra unidade da região fiscal para conduzir o procedimento especial previsto nesta Instrução Normativa. Parágrafo único: - A empresa cuja omissão na entrega de declarações fiscais a que estiver obrigada prejudicar a avaliação da sua capacidade econômica e financeira, ficará sujeita ao procedimento especial de fiscalização na forma estabelecida no caput. No lugar da possibilidade de o Superintendente designar outra unidade da região fiscal para conduzir o procedimento especial, introduziu-se norma que prevê sujeição ao procedimento especial de fiscalização a empresa que se omitir na entrega de declarações fiscais a que estiver obrigada e que venha a prejudicar a avaliação de sua capacidade econômica e financeira. Art. 4º: Art. 4º - O procedimento especial será iniciado mediante intimação à empresa para, no prazo de 20 dias: I - comprovar o seu efetivo funcionamento e a condição de real adquirente ou vendedor das mercadorias, mediante o comparecimento de sócio com poder de gerência ou diretor, acompanhado da pessoa responsável pelas transações internacionais e comerciais. II - comprovar a origem lícita, a disponibilidade e a efetiva transferência, se for o caso, dos recursos necessários à prática das operações.

4 Art. 4º - Durante o procedimento especial de fiscalização, a empresa será intimada a comprovar as seguintes informações, no prazo de 20 (vinte) dias: I - o seu efetivo funcionamento e a condição de real adquirente ou vendedor das mercadorias, mediante o comparecimento de sócio com poder de gerência ou diretor, acompanhado da pessoa responsável pelas transações internacionais e comerciais; e II - a origem lícita, a disponibilidade e a efetiva transferência, se for o caso, dos recursos necessários à prática das operações. No que se refere às informações a serem prestadas pela empresa não houve alteração alguma. A mudança ocorreu no caput do artigo, pois a redação primitiva dizia que o procedimento teria início com a intimação da empresa para comprovar aquelas informações em 20 (vinte) dias, a atual assinala que essa intimação se fará durante o procedimento especial de fiscalização. 2º do artigo 7º: 2º - No caso de despacho aduaneiro de mercadoria iniciado após a instauração do procedimento especial, o prazo para fixação da garantia será contado da data do registro da declaração aduaneira. 2º - No caso de despacho aduaneiro de mercadoria iniciado após a instauração do procedimento especial, o prazo para fixação da garantia será contado da data a partir da qual a declaração aduaneira estiver registrada no Siscomex, e todos os documentos instrutivos do despacho estiverem disponíveis para uso da RFB nos termos da legislação vigente. O prazo é do registro da declaração aduaneira no Siscomex e desde que todos os documentos que a instruíram estiverem disponíveis para serem usados pela RFB, sendo este o acréscimo trazido pela nova redação.

5 Art. 9º e Parágrafo Único: Art. 9º - O procedimento especial previsto nesta Instrução Normativa deverá ser concluído no prazo de noventa dias, contado da data de atendimento às intimações previstas no art. 4º. Parágrafo único: - O titular da unidade da SRF responsável pelo procedimento especial poderá, em situações devidamente justificadas, prorrogar por igual período o prazo previsto neste artigo. Art. 9º - O procedimento especial previsto nesta Instrução Normativa deverá ser concluído no prazo de 90 (noventa) dias, contado da data de ciência do termo no início de que trata o art. 3º, prorrogável por igual período em situações devidamente justificadas. 1º O prazo referido no caput terá sua contagem iniciada na data em que as importações da empresa começarem a ser direcionadas para o canal cinza de conferência aduaneira por força do procedimento especial em curso, caso essa data seja anterior à ciência do termo de início. 2º A contagem do prazo de que trata este artigo ficará suspensa a partir da data da ciência do interessado de qualquer intimação, até o dia do atendimento da referida intimação. Permanece o prazo de 90 (noventa) dias para conclusão do procedimento, prorrogável por igual período em situações devidamente justificadas e tem início, como regra, da data da ciência do termo de intimação que integra o TDPF-F (Termo de Distribuição do Procedimento Fiscal de Fiscalização), a que se alude o art. 3º. A possibilidade de prorrogação estava prevista no parágrafo único do artigo 9º, na redação anterior, sendo que a redação desse parágrafo foi suprimida já que toda a redação referente ao prazo de conclusão e a prorrogação agora ficou contida no caput. No lugar deste parágrafo único foram criados dois, o primeiro dispondo que o prazo se inicia quando as importações da empresa começarem a ser direcionadas para o canal cinza de conferência aduaneira e esta data for anterior à ciência do termo de início a que se refere aquela intimação. O parágrafo segundo dispõe que a contagem de prazo ficará suspensa a partir da data da ciência do interessado de qualquer intimação, até a data do atendimento da mencionada intimação, ou seja, o período em que o contribuinte estiver cumprindo a intimação não é

6 computado no prazo de 90 (noventa) dias, com o que a administração disporá de mais tempo para concluir o procedimento. Art. 11 e. O artigo 11 dispõe de dois incisos, o I que prevê a aplicação da pena de perdimento quando concluído o procedimento especial e ficar constatada a ocultação do verdadeiro responsável pelas operações, com descaracterização da condição de real adquirente ou vendedor das mercadorias, e o II, o qual informa que a pena de perdimento se aplica também quando ficar configurada a interposição fraudulenta, em decorrência da não comprovação da origem, disponibilidade e transferência dos recursos empregados. Esse artigo 11 dispunha de um Parágrafo único com a seguinte redação: Nas hipóteses previstas nos incisos I e II do caput, será ainda instaurado procedimento para declaração de inaptidão da empresa no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Este Parágrafo único foi suprimido, ficando em seu lugar 3 (três) com a seguinte redação, respectivamente: 1º - Na hipótese prevista no inciso I do caput, será aplicada, além da pena de perdimento das mercadorias, a multa de que trata o art. 33 da Lei nº , de 15 de junho de º - Na hipótese prevista no inciso II do caput, além da aplicação da pena de perdimento das mercadorias, será instaurado procedimento para declaração de inaptidão da inscrição da empresa no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). 3º -A hipótese prevista no inciso I do caput contempla a ocultação de encomendante predeterminado. Observa-se, pois, que além da aplicação da pena de perdimento das mercadorias pelas infrações previstas nos incisos I e II do caput do artigo 11 (ocultação do verdadeiro responsável pelas operações e interposição fraudulenta), o referido ato normativo agora contempla expressamente a aplicação da multa do artigo 33 da Lei nº /2007, equivalente a 10% (dez por cento) do valor aduaneiro das mercadorias, e mantém a sanção de instauração de procedimento para declaração de inaptidão da inscrição da empresa no CNPJ. Por outro lado, o que o 3º está falando é que a pena de perdimento das mercadorias pode ser aplicada quando a ocultação do verdadeiro responsável pelas operações (com descaracterização da condição de real adquirente ou vendedor das mercadorias), referir-se a encomendante predeterminado, ou seja, a ocultação pode ser (também) a do encomendante predeterminado. Art. 12.

7 Neste artigo foram alteradas as redações dos 1º e 2º. Redações Anteriores: 1º - Será igualmente extinta a garantia se a unidade da SRF responsável não der início no prazo de 180 dias, a qualquer processo administrativo para aplicação da pena de perdimento a mercadorias desembaraçadas ou entregues. 2º - Na hipótese de extinção da garantia, nos termos deste artigo, o titular da unidade da SRF responsável pelo procedimento especial expedirá a correspondente comunicação ao banco depositário, ao fiador ou à empresa de seguros. Redações Atuais: 1º - Será extinta a garantia, independentemente de ocorrência das situações previstas nos incisos I a III, se a unidade da RFB responsável pelo procedimento especial de fiscalização ou a unidade da RFB de despacho aduaneiro não lavrar, no prazo de 90 (noventa) dias, contado da conclusão do referido procedimento especial, auto de infração para aplicação da pena de perdimento ou, se for o caso, da multa equivalente ao valor aduaneiro das mercadorias desembaraçadas. 2º - A contagem do prazo de que trata o 1º ficará suspensa a partir da data da ciência do interessado de qualquer intimação, até o dia do atendimento da referida intimação. O 1º exigia que a garantia prestada pela empresa deveria ser extinta caso a unidade da SRF responsável não desse início, no prazo de 180 dias, a qualquer procedimento administrativo tendente a aplicação da pena de perdimento a mercadorias desembaraçadas ou entregues e pela nova redação a extinção da garantia deverá ocorrer se a unidade da RFB responsável pelo procedimento especial de fiscalização ou a unidade da RFB de despacho aduaneiro não lavrar, no prazo de 90 (noventa) dias, contado da conclusão do procedimento especial, auto de infração para aplicação da pena de perdimento, ou, se for o caso, da multa equivalente ao valor aduaneiro das mercadorias desembaraçadas ou entregues. O prazo, portanto, - e que foi diminuído pela metade, é para a lavratura do auto de infração para fins de aplicação da pena de perdimento das mercadorias. Revogações:

8 O artigo 5º da IN-RFB nº 1.678/2016 revogou, expressamente, o artigo 2º da IN-SRF nº 228/2002, bem como o 3º do artigo 4º. Eis o que pontuava o artigo 2º de tal IN: Art. 2º A seleção de empresas sujeitas à aplicação do procedimento previsto no art. 1º decorrerá do cruzamento de informações de natureza contábil e fiscal e de comércio exterior extraídas das bases de dados da Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRF). Parágrafo único Ficará igualmente sujeita à seleção, a empresa cuja avaliação da capacidade econômica e financeira esteja prejudicada em razão de omissão relativa à entrega de declarações fiscais a que for obrigada. O artigo 2º foi totalmente revogado, com o que seu Parágrafo único também o foi. O controle da importação realizada por conta e ordem de terceiro será realizado considerando as operações e a capacidade econômica e financeira do terceiro, adquirente da mercadoria ( 2º do artigo 1º da IN-SRF nº 228/2202). Veja-se agora o que assinalava o 3º do art. 4º dessa IN, também ora revogado: 3º - O início do procedimento deverá ser devidamente registrado no Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar), de modo a dar conhecimento a todas as unidades as SRF. Referida disposição foi dissipada da mencionada IN face ter sido revogada expressamente. Domingos de Torre Arq. ComIN1678

DOU 23/12/16, SEÇÃO 1, PÁG SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.678, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016

DOU 23/12/16, SEÇÃO 1, PÁG SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.678, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 DOU 23/12/16, SEÇÃO 1, PÁG. 154. SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.678, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 Altera a Instrução Normativa SRF nº 228, de 21 de outubro de 2002, que dispõe

Leia mais

Procedimentos Especiais e Ocultação mediante fraude e simulação e a interposição fraudulenta de terceiro

Procedimentos Especiais e Ocultação mediante fraude e simulação e a interposição fraudulenta de terceiro Procedimentos Especiais e Ocultação mediante fraude e simulação e a interposição fraudulenta de terceiro Luiz Roberto Domingo Domingo Advogados Associados Pena de Perdimento e Sujeição Passiva Localização

Leia mais

Desembaraço aduaneiro e pena de perdimento, classificação e reclassificação fiscal. Processo administrativo e judicial

Desembaraço aduaneiro e pena de perdimento, classificação e reclassificação fiscal. Processo administrativo e judicial Desembaraço aduaneiro e pena de perdimento, classificação e reclassificação fiscal. Processo administrativo e judicial Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Paulo Caliendo Prof. Dr. PUC/RS e

Leia mais

Devolução ao Exterior

Devolução ao Exterior Mercadores Devolução ao Exterior Coletânea (Versão Histórica) Versão 2.01 - Julho de 2011 Atualizada até: Instrução Normativa RFB nº 1.169 de 29 de junho de 2011 Paulo Werneck mercadores.blogspot.com www.mercadores.com.br

Leia mais

CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR

CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR CAD-ADUANA IN-SRFB Nº 1.273 DE 06.06.2012 DOMINGOS DE TORRE 26.06.12 Do Cadastro A RFB criou o Cadastro Aduaneiro de Intervenientes

Leia mais

Portaria RECEITA FEDERAL DO BRASIL - RFB nº de

Portaria RECEITA FEDERAL DO BRASIL - RFB nº de Portaria RECEITA FEDERAL DO BRASIL - RFB nº 4.066 de 02.05.2007 D.O.U.: 02.05.2007 Dispõe sobre o planejamento das atividades fiscais e estabelece normas para a execução de procedimentos fiscais relativos

Leia mais

Palavras-chave: Importação. Procedimento Especial de Controle Aduaneiro. IN SRF nº 228/02.

Palavras-chave: Importação. Procedimento Especial de Controle Aduaneiro. IN SRF nº 228/02. MUDANÇAS NO PROCEDIMENTO ESPECIAL DE CONTROLE ADUANEIRO REGIDO PELA INSTRUÇÃO NORMATIVA SRF Nº 228/02 EM RAZÃO DA INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1678, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 CHANGES IN THE SPECIAL CUSTOMS

Leia mais

Devolução ao Exterior

Devolução ao Exterior Mercadores Devolução ao Exterior Coletânea (Normas Vigentes) Versão 2.01 - Julho de 2011 Atualizada até: nstrução Normativa RFB nº 1.169 de 29 de junho de 2011 Paulo Werneck mercadores.blogspot.com www.mercadores.com.br

Leia mais

IN-SRF Nº 680, DE Disciplina o Despacho Aduaneiro de Importação ALTERAÇÕES RECENTES PELA IN-RFB Nº 1.356/2013

IN-SRF Nº 680, DE Disciplina o Despacho Aduaneiro de Importação ALTERAÇÕES RECENTES PELA IN-RFB Nº 1.356/2013 IN-SRF Nº 680, DE 02.10.2006 Disciplina o Despacho Aduaneiro de Importação ALTERAÇÕES RECENTES PELA IN-RFB Nº 1.356/2013 Colaboração: Domingos de Torre 13.05.13 A IN-SRF nº 680, de 02.10.06, como se sabe,

Leia mais

Desembaraço aduaneiro e pena de perdimento, classificação e reclassificação fiscal. Processo administrativo e judicial

Desembaraço aduaneiro e pena de perdimento, classificação e reclassificação fiscal. Processo administrativo e judicial Desembaraço aduaneiro e pena de perdimento, classificação e reclassificação fiscal. Processo administrativo e judicial PAULO CALIENDO PROF. DR. PUC/RS E MEMBRO DA FESDT Perdimento e os reflexos do novo

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 79 - Data 24 de janeiro de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A IMPORTAÇÃO - II ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS. IMPORTAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.727, DE 10 DE AGOSTO DE 2017

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.727, DE 10 DE AGOSTO DE 2017 CIRCULAR SINDICOMIS Nº SI/227/17 MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.727, DE 10 DE AGOSTO DE 2017 DOU de 14/08/2017 (nº 155, Seção 1, pág. 30) Altera

Leia mais

PORTARIA RFB Nº 1687, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 (Publicado no DOU de 18/09/2014, seção 1, pág. 31)

PORTARIA RFB Nº 1687, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 (Publicado no DOU de 18/09/2014, seção 1, pág. 31) PORTARIA RFB Nº 1687, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 (Publicado no DOU de 18/09/2014, seção 1, pág. 31) Dispõe sobre o planejamento das atividades fiscais e estabelece normas para a execução de procedimentos

Leia mais

IN-RFB nº 1.861, de (DOU-1 de ) Importação por Conta e Ordem de Terceiro. Importação por Encomenda.

IN-RFB nº 1.861, de (DOU-1 de ) Importação por Conta e Ordem de Terceiro. Importação por Encomenda. IN-RFB nº 1.861, de 27.12.2018 (DOU-1 de 28.12.2018) Importação por Conta e Ordem de Terceiro. Importação por Encomenda. Departamento Jurídico Domingos de Torre 02.01.2019 A recentíssima IN-RFB em destaque

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 29/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 29/2018 ANO XXIX - 2018 3ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 29/2018 ASSUNTOS SUNTOS TRABALHISTAS ATO SEGJUD/GP N 329, de 17.07.2018 (DEJT de 18.07.2018) Clt - Depósito Recursal.. Pág. 347 IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO

Leia mais

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Instrução Normativa nº 1.456, de 10.03.14 DOU-1, de 11.03.14. SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Altera a Instrução Normativa SRF nº 611, de 18 de janeiro de 2006, que dispõe sobre a utilização de

Leia mais

Art. 1º A prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional será efetuada mediante apresentação de:

Art. 1º A prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional será efetuada mediante apresentação de: Portaria Conjunta nº 3, de 02.05.2007 - DOU 1 de 02.05.2007 - Edição Extra Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional e dá outras providências. O PROCURADOR-GERAL DA FAZENDA

Leia mais

Normas - Sistema Gestão da Informação

Normas - Sistema Gestão da Informação Normas - Sistema Gestão da Informação Visão Anotada INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1277, DE 28 DE JUNHO DE 2012 (Publicado(a) no DOU de 29/06/2012, seção, pág. 40) Institui a obrigação de prestar informações

Leia mais

COMÉRCIO EXTERIOR ÂNGELA SARTORI

COMÉRCIO EXTERIOR ÂNGELA SARTORI COMÉRCIO EXTERIOR ÂNGELA SARTORI COMÉRCIO EXTERIOR 1 DRAWBACK 2 - INTERPOSIÇÃO FRAUDULENTA DE TERCEIROS DRAWBACK DRAWBACK - Base Legal: Decreto Lei nº 37/66, artigo78. - Decreto nº 6.759/2009 (RA), artigo

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1861, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2018

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1861, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2018 Visão Multivigente INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1861, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2018 (Publicado(a) no DOU de 28/12/2018, seção 1, página 352) Estabelece requisitos e condições para a realização de operações de

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 605, de 4 de janeiro de 2006 DOU de

Instrução Normativa SRF nº 605, de 4 de janeiro de 2006 DOU de Instrução Normativa SRF nº 605, de 4 de janeiro de 2006 DOU de 6.1.2006 Dispõe sobre o Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras (Recap). O SECRETÁRIO RECEITA FEDERAL,

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 605, de 4 de janeiro de 2006

Instrução Normativa SRF nº 605, de 4 de janeiro de 2006 Instrução Normativa SRF nº 605, de 4 de janeiro de 2006 DOU de 6.1.2006 Dispõe sobre o Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras (Recap). O SECRETÁRIO RECEITA FEDERAL,

Leia mais

ANO XXV ª SEMANA DE MAIO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 18/2014

ANO XXV ª SEMANA DE MAIO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 18/2014 ANO XXV - 2014-1ª SEMANA DE MAIO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 18/2014 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA DIPJ 2014 - PESSOAS JURÍDICAS E EQUIPARADAS - DISPOSIÇÕES GERAIS... Pág. 276 SIMPLES NACIONAL DASN-SIMEI

Leia mais

HABILITAÇÃO PARA OPERAR NO COMÉRCIO EXTERIOR ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM CURITIBA

HABILITAÇÃO PARA OPERAR NO COMÉRCIO EXTERIOR ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM CURITIBA ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM CURITIBA Legislação: A) Instrução Normativa RFB nº 1.603/2.015; B) Instrução Normativa RFB nº 1.745/2.017; C) Portaria Coana nº 123/2.015. MODALIDADES: a) Pessoa

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 682, de 4 de outubro de 2006

Instrução Normativa SRF nº 682, de 4 de outubro de 2006 Instrução Normativa SRF nº 682, de 4 de outubro de 2006 DOU de 5.10.2006 Dispõe sobre a auditoria de sistemas informatizados de controle aduaneiro, estabelecidos para os recintos alfandegados e para os

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA PGFN/RFB Nº 3, DE 02 DE MAIO DE DOU DE 02/05/2007- EDIÇÃO EXTRA

PORTARIA CONJUNTA PGFN/RFB Nº 3, DE 02 DE MAIO DE DOU DE 02/05/2007- EDIÇÃO EXTRA PORTARIA CONJUNTA PGFN/RFB Nº 3, DE 02 DE MAIO DE 2007 - DOU DE 02/05/2007- EDIÇÃO EXTRA Alterado pela PORTARIA CONJUNTA PGFN/RFB Nº 1, DE 20 DE JANEIRO DE 2010 - DOU DE 22/01/2010 Dispõe sobre a prova

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 102 - Data 30 de junho de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A IMPORTAÇÃO - II IMPORTAÇÃO POR ENCOMENDA. EMPRESA ENCOMENDADA.

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 006/2018 MFZ /03/2018 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 006/2018 MFZ /03/2018 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 006/2018 MFZ-01-00 139 15/03/2018 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O Assunto: Altera as Instruções Normativas RFB Nºs 1.415, de 4 de dezembro de

Leia mais

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL. INSTRUÇÃO NORMATIVA No-1.081, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL. INSTRUÇÃO NORMATIVA No-1.081, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA No-1.081, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010 Dispõe sobre regime especial de substituição tributária do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI),

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.842, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.842, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.842, DE 29.10.2018 Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.701, de 14 de março de 2017, que Institui a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf).

Leia mais

OCULTAÇÃO / INTERPOSIÇÃO FRAUDULENTA E AS PRESUNÇÕES DA RFB

OCULTAÇÃO / INTERPOSIÇÃO FRAUDULENTA E AS PRESUNÇÕES DA RFB OCULTAÇÃO / INTERPOSIÇÃO FRAUDULENTA E AS PRESUNÇÕES DA RFB Luiz Roberto Domingo Mestre em Direito Tributário Advogado Professor de Pós Graduação em Direito Tributário (FAAP FACAMP, IBDT, IBET, PUC, SBCampo,

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 08/2018. Subsecretaria Responsável: Subsecretaria de Administração Aduaneira (Suana)

CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 08/2018. Subsecretaria Responsável: Subsecretaria de Administração Aduaneira (Suana) CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 08/2018 Brasília, 27 de novembro de 2018. Assunto: Edição de Instrução Normativa que estabelece requisitos e condições para a realização de operações de importação por conta e ordem

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Prezados (as) Senhores (as), Para conhecimento, reproduzimos informações de diversas fontes, referentes à área de Segurança, Saúde e Medicina no Trabalho. INFORMATIVO 006-17 PORTARIA MTB N.º 790 - RETIFICAÇÃO

Leia mais

PORTARIA RFB Nº 1750, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2018

PORTARIA RFB Nº 1750, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2018 Visão Multivigente PORTARIA RFB Nº 1750, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2018 (Publicado(a) no DOU de 14/11/2018, seção 1, página 57) Dispõe sobre representação fiscal para fins penais referente a crimes contra a

Leia mais

Instrução Normativa nº 19, (DOE de 04/07/03)

Instrução Normativa nº 19, (DOE de 04/07/03) Instrução Normativa nº 19, (DOE de 04/07/03) Estabelece procedimentos relativos a operações de saídas de mercadorias com o fim específico de exportação O Secretário da Fazenda do Estado do Ceará, no uso

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 142 - Cosit Data 17 de fevereiro de 2017. Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: REGIMES ADUANEIROS REPETRO. SUBSTITUIÇÃO DO BENEFICIÁRIO DO REGIME.

Leia mais

Importação de Petróleo Bruto e seus Derivados, para fins de Exportação (REPEX)

Importação de Petróleo Bruto e seus Derivados, para fins de Exportação (REPEX) Mercadores Importação de Petróleo Bruto e seus Derivados, para fins de Exportação (REPEX) Coletânea (Versão Histórica) Versão 2.01 - Dezembro de 2010 Atualizada até: Instrução Normativa RFB nº 1.078, de

Leia mais

Comércio de Subsistência

Comércio de Subsistência Mercadores Comércio de Subsistência Coletânea (Normas Vigentes) Versão 2.1 - Dezembro de 2013 Atualizada até: Instrução Normativa RFB nº 1.413, de 28 de novembro de 2013 Paulo Werneck mercadores.blogspot.com

Leia mais

DECRETO Nº 341, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

DECRETO Nº 341, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. DECRETO Nº 341, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. Dispõe sobre os procedimentos de fiscalização relativos aos tributos municipais administrados pela Secretaria de Finanças e Planejamento do Município de Caucaia

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 14 13 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 93 - Data 7 de abril de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: REGIMES ADUANEIROS ADMISSÃO TEMPORÁRIA - UNIDADES DE CARGA. Na vigência

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 590, de 22 de dezembro de 2005

Instrução Normativa SRF nº 590, de 22 de dezembro de 2005 Instrução Normativa SRF nº 590, de 22 de dezembro de 2005 DOU de 30.12.2005 Dispõe sobre o Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (Dacon) relativo a fatos geradores ocorridos a partir de 1º

Leia mais

Page 1 of 9 Instrução Normativa RFB nº 1.288, de 31 de agosto de 2012 DOU de 3.9.2012 Estabelece procedimentos de habilitação de importadores, exportadores e internadores da Zona Franca de Manaus para

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (Terrestre)

DESCRITIVO DO PROCESSO REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (Terrestre) DESCRITIVO DO PROCESSO 04.01.02-03.02. REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (Terrestre) BRASÍLIA, 09/03/16 1. Diagrama do processo 04.01.02-03.02. REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (Terrestre)

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO GERENCIAR RISCOS OPERACIONAIS ADUANEIROS NO CONTROLE DE CARGA

DESCRITIVO DO PROCESSO GERENCIAR RISCOS OPERACIONAIS ADUANEIROS NO CONTROLE DE CARGA DESCRITIVO DO PROCESSO 04.04.05. GERENCIAR RISCOS OPERACIONAIS ADUANEIROS NO CONTROLE DE CARGA BRASÍLIA, 15/03/16 Identificar os riscos operacionais inicial do processo de gerenciamento de risco no desembaraço

Leia mais

Tipos de Importação - Parte 3

Tipos de Importação - Parte 3 Tipos de Importação - Parte 3 Tópicos a serem abordados: Importação Indireta. Importação Direta. Importação Indireta TRADING / COMERCIAL IMPORTADORA Brasil a) Importação por conta e ordem de terceiros

Leia mais

Transferência de Bens Havidos com Benefício

Transferência de Bens Havidos com Benefício Mercadores Transferência de Bens Havidos com Benefício Coletânea (Normas Vigentes) Versão 2.00 - Maio de 2010 Atualizada até: Instrução Normativa SRF nº 581, de 20 de dezembro de 2005 Paulo Werneck mercadores.blogspot.com

Leia mais

REFLEXOS DA RESPONSABILIDADE ADUANEIRA E TRIBUTÁRIA DO TRANSPORTADOR WALTER MACHADO VEPPO

REFLEXOS DA RESPONSABILIDADE ADUANEIRA E TRIBUTÁRIA DO TRANSPORTADOR WALTER MACHADO VEPPO REFLEXOS DA RESPONSABILIDADE ADUANEIRA E TRIBUTÁRIA DO TRANSPORTADOR WALTER MACHADO VEPPO SINÓPSE DA PALESTRA: Trânsito Aduaneiro e seus incidentes Conferência Final de Manifesto o dilema do extravio (falta)

Leia mais

A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) legalmente reconhece 2 (duas) modalidades distintas de importação indireta, quais sejam:

A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) legalmente reconhece 2 (duas) modalidades distintas de importação indireta, quais sejam: Guia do IPI: Importação por Encomenda Resumo: Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos o tratamento fiscal aplicável às operações de importação indireta realizadas na modalidade importação por

Leia mais

Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (REDEX)

Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (REDEX) Mercadores Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (REDEX) Coletânea (Versão Histórica) Versão 2.00 - Maio de 2010 Atualizada até: Instrução Normativa SRF nº 114, de 31 de dezembro de 2001

Leia mais

Ministério da Fazenda. RECEITA FEDERAL DO BRASIL Instrução Normativa RFB nº 563, de 23 de agosto de 2005 (*)

Ministério da Fazenda. RECEITA FEDERAL DO BRASIL Instrução Normativa RFB nº 563, de 23 de agosto de 2005 (*) Ministério da Fazenda RECEITA FEDERAL DO BRASIL Instrução Normativa RFB nº 563, de 23 de agosto de 2005 (*) DOU de 2.9.2005 Altera a Instrução Normativa SRF nº 460, de 18 de outubro de 2004. O SECRETÁRIO-GERAL

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (DSE Marítimo e Aéreo)

DESCRITIVO DO PROCESSO REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (DSE Marítimo e Aéreo) DESCRITIVO DO PROCESSO 04.01.0203.03. REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO (DSE Marítimo e Aéreo) BRASÍLIA, 09/03/16 1. Diagrama do processo 04.01.0203.03. REALIZAR TRATAMENTO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO

Leia mais

1 CONSULTA SOBRE INTERPRETAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

1 CONSULTA SOBRE INTERPRETAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA 1 CONSULTA SOBRE INTERPRETAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA Conceitos Básicos Quem Pode Formular Competência para Solucionar Consultas A Solução da Consulta (eficaz ou ineficaz) Efeitos da Consulta Documentação

Leia mais

Matéria elaborada com base na legislação vigente em:

Matéria elaborada com base na legislação vigente em: CALÇADOS E SUAS PARTES - Suspensão do IPI Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 19.07.2012. Sumário: 1 - INTRODUÇÃO 2 - AQUISIÇÕES DE MATÉRIA-PRIMA, PRODUTO INTERMEDIÁRIO E MATERIAL DE EMBALAGEM

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 177 - Data 14 de março de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: NORMAS DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA DESPACHO DE EXPORTAÇÃO. DOCUMENTAÇÃO.

Leia mais

Instrução Normativa nº 424 de

Instrução Normativa nº 424 de SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL - SRF Instrução Normativa nº 424 de 19.05.2004 Disciplina o regime de suspensão da Contribuição para o PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação, na importação de bens por

Leia mais

ALFÂNDEGA DO PORTO DE SANTOS COMUNICAÇÃO DE SERVIÇO ALF SANTOS Nº 11, DE

ALFÂNDEGA DO PORTO DE SANTOS COMUNICAÇÃO DE SERVIÇO ALF SANTOS Nº 11, DE ALFÂNDEGA DO PORTO DE SANTOS COMUNICAÇÃO DE SERVIÇO ALF SANTOS Nº 11, DE 14-07-2000 Estabelece procedimentos e rotinas referentes ao regime aduaneiro especial de entreposto aduaneiro na importação. A Inspetora

Leia mais

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.634, de 6 de maio de 2016, que dispõe sobre o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.634, de 6 de maio de 2016, que dispõe sobre o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.634, de 6 de maio de 2016, que dispõe sobre o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.420, DE Dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD).

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.420, DE Dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD). INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.420, DE 19.12.2013 Dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD). O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos III e XXVI

Leia mais

Um despachante aduaneiro é o profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas (aduana)

Um despachante aduaneiro é o profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas (aduana) DESPACHO ADUANEIRO Um despachante aduaneiro é o profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas (aduana) Um despachante oficial em Portugal é um representante por

Leia mais

DECRETO 3.724, DE 10 DE JANEIRO DE

DECRETO 3.724, DE 10 DE JANEIRO DE DECRETO 3.724, DE 10 DE JANEIRO DE 2001 Regulamenta o art. 6º da Lei Complementar 105, de 10 de janeiro de 2001, relativamente à requisição, acesso e uso, pela Secretaria da Receita Federal, de informações

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1828, DE 03 DE SETEMBRO DE 2018

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1828, DE 03 DE SETEMBRO DE 2018 Visão Multivigente INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1828, DE 03 DE SETEMBRO DE 2018 (Publicado(a) no DOU de 11/09/2018, seção 1, página 819) Dispõe sobre o Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF).

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO CONTROLAR PROCESSO DE EXPORTAÇÃO

DESCRITIVO DO PROCESSO CONTROLAR PROCESSO DE EXPORTAÇÃO DESCRITIVO DO PROCESSO 04.01.02. CONTROLAR PROCESSO DE EXPORTAÇÃO BRASÍLIA, 09/03/16 1. Diagrama do processo 04.01.02. CONTROLAR PROCESSO DE EXPORTAÇÃO CoordenaçãoGeral de Planejamento, Organização e Avaliação

Leia mais

Formulário Consulta Pública RFB. Apresentação e orientações

Formulário Consulta Pública RFB. Apresentação e orientações Formulário Consulta Pública RFB Apresentação e orientações Este Formulário tem a finalidade de receber contribuições da sociedade organizada para subsidiar a tomada de decisão sobre uma Consulta Pública

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA DECRETO Nº 16406, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011 PUBLICADO NO DOE Nº 1876, DE 15 DE DEZEMBRO 2011

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA DECRETO Nº 16406, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011 PUBLICADO NO DOE Nº 1876, DE 15 DE DEZEMBRO 2011 DECRETO Nº 16406, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011 PUBLICADO NO DOE Nº 1876, DE 15 DE DEZEMBRO 2011 CONSOLIDADO ALTERADO PELO DECRETO: 16753 DOE Nº 1977, de 17.05.12 Dispõe sobre a exclusão do Simples Nacional.

Leia mais

COMPARATIVO. Instrução Normativa SRF nº 102, de 20 de dezembro de 1994 Instrução Normativa SRF nº 1.479, de 07 de julho de 2014

COMPARATIVO. Instrução Normativa SRF nº 102, de 20 de dezembro de 1994 Instrução Normativa SRF nº 1.479, de 07 de julho de 2014 COMPARATIVO Instrução Normativa SRF nº 102, de 20 de dezembro de 1994 Instrução Normativa SRF nº 1.479, de 07 de julho de 2014 Disciplina os procedimentos de controle aduaneiro de carga aérea procedente

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX. Regularidade Fiscal Fazenda Nacional Disposições

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX. Regularidade Fiscal Fazenda Nacional Disposições TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX Orientador Empresarial Regularidade Fiscal Fazenda Nacional Disposições PORTARIA CONJUNTA PGFN SRF nº 0/2005 DOU: 24.11.2005 (Íntegra) Disspõe

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 300, de 14 de fevereiro de 2003

Instrução Normativa SRF nº 300, de 14 de fevereiro de 2003 Instrução Normativa SRF nº 300, de 14 de fevereiro de 2003 Disciplina a saída temporária de mercadorias da Zona Franca de Manaus, das Áreas de Livre Comércio e da Amazônia Ocidental. O SECRETÁRIO DA RECEITA

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 040/2012 MFZ /06/2012 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 040/2012 MFZ /06/2012 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima Rua Visconde de Inhaúma, 134 Gr 1005 CEP 20094-900 - Centro - Rio de Janeiro RJ Brasil Tel.: (55 21) 3232-5600 Fax.: (55 21) 3232-5619 E-mail: syndarma@syndarma.org.br

Leia mais

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv.

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv. SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.044, DE 22.02.2017 SERVIÇO DE TRANSPORTE DE CARGA 1)Prestador de serviço de transporte de carga é alguém que se obriga com quem quer enviar coisas (tomador do serviço)

Leia mais

CONSIDERANDO o disposto no 1º, do art. 30, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993;

CONSIDERANDO o disposto no 1º, do art. 30, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993; Publicado no D.O.U. nº 84 de 22/04/2015, Seção 1 pag. 78 Publicado no DOU nº 211, 03/11/2016, Seção 1 pag. 75 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015 (Alterada pela Resolução Normativa 489,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2018

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2018 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2018 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS DOU de 16/02/2018 (nº 32, Seção 1, pág. 67) Regula

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.801, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.801, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.801, DE 26.03.2018 Dispõe sobre operações de câmbio e a manutenção de recursos no exterior, em moeda estrangeira, relativos a exportações de mercadorias e serviços, e institui

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 13, DE 18 DE JUNHO DE 2008

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 13, DE 18 DE JUNHO DE 2008 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 13, DE 18 DE JUNHO DE 2008 11/06/2008 * Publicada no DOE em 30/06/2008. Dispõe acerca dos procedimentos de exclusão de empresas optantes do Simples Nacional, alteração de seu regime

Leia mais

Retificação de Declaração de Importação Desembaraçada por meio de Declaração Retificadora

Retificação de Declaração de Importação Desembaraçada por meio de Declaração Retificadora Retificação de Declaração de Importação Desembaraçada por meio de Declaração Retificadora 1. Sumário Este estudo visa a propor e justificar a alteração do procedimento atualmente vigente para retificação

Leia mais

SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.006, DE

SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.006, DE SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.006, DE 30.01.2017 SISCOSERV. RESPONSABILIDADE PELO REGISTRO. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. AGENTE DE CARGA. IMPORTAÇÃO POR CONTA E ORDEM. IMPORTAÇÃO POR ENCOMENDA.

Leia mais

Dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro especial de exportação temporária de bens ao amparo do Carnê ATA.

Dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro especial de exportação temporária de bens ao amparo do Carnê ATA. MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.657, DE 29 DE AGOSTO DE 2016 DOU de 30/08/2016 (nº 167, Seção 1, pág. 15) Dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 73 - Data 23 de janeiro de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA IRPJ PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1870, DE 29 DE JANEIRO DE 2019

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1870, DE 29 DE JANEIRO DE 2019 Visão Multivigente INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1870, DE 29 DE JANEIRO DE 2019 (Publicado(a) no DOU de 30/01/2019, seção 1, página 54) Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.312, de 28 de dezembro de 2012,

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 476, de 13 de dezembro de 2004

Instrução Normativa SRF nº 476, de 13 de dezembro de 2004 Instrução Normativa SRF nº 476, de 13 de dezembro de 2004 DOU de 15.12.2004 Dispõe sobre o Despacho Aduaneiro Expresso (Linha Azul). Alterada pela IN SRF nº 582, de 20 de dezembro de 2005. Alterada pela

Leia mais

Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (REDEX)

Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (REDEX) Mercadores Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (REDEX) Coletânea (Normas Vigentes) Versão 2.00 - Maio de 2010 Atualizada até: Instrução Normativa SRF nº 114, de 31 de dezembro de 2001

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 67 - Data 10 de março de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: NORMAS DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA DESPACHANTE ADUANEIRO. AJUDANTE DE

Leia mais

PORTARIA RFB Nº 1454, DE 29 DE SETEMBRO DE 2016 (Publicado(a) no DOU de 30/09/2016, seção 1, pág. 59)

PORTARIA RFB Nº 1454, DE 29 DE SETEMBRO DE 2016 (Publicado(a) no DOU de 30/09/2016, seção 1, pág. 59) PORTARIA RFB Nº 1454, DE 29 DE SETEMBRO DE 2016 (Publicado(a) no DOU de 30/09/2016, seção 1, pág. 59) Altera a Portaria RFB nº 1.098, de 8 de agosto de 2013, que dispõe sobre atos administrativos no âmbito

Leia mais

Taxa Siscomex DIA DÓLAR EURO LIBRA ESTERLINA PESO- ARG 01 3,9682 4,4587 5,1944 0, ,8967 4,3760 5,0782 0,08983

Taxa Siscomex DIA DÓLAR EURO LIBRA ESTERLINA PESO- ARG 01 3,9682 4,4587 5,1944 0, ,8967 4,3760 5,0782 0,08983 Santos, 01 de abril de 2019. Taxa Siscomex DIA DÓLAR EURO LIBRA ESTERLINA PESO- ARG 01 3,9682 4,4587 5,1944 0,09101 02 3,8967 4,3760 5,0782 0,08983 PORTARIA No 247, DE 28 DE MARÇO DE 2019 Aplicar direito

Leia mais

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv.

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv. SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.055, DE 13.03.2017 Assunto: Obrigações Acessórias SERVIÇO DE TRANSPORTE DE CARGA. 1)Prestador de serviço de transporte de carga é alguém que se obriga com quem quer enviar

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 26/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 26/2016 ANO XXVII - 2016-4ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 26/2016 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA DECLARAÇÃO SOBRE A OPÇÃO DE TRIBUTAÇÃO DE PLANOS PREVIDENCIÁRIOS DPREV 2016 INFORMAÇÕES GERAIS...

Leia mais

AS ATIVIDADES DO DESPACHANTE ADUANEIRO. Natureza Jurídica. Alguns Aspectos. Colaboração: Domingos de Torre

AS ATIVIDADES DO DESPACHANTE ADUANEIRO. Natureza Jurídica. Alguns Aspectos. Colaboração: Domingos de Torre AS ATIVIDADES DO DESPACHANTE ADUANEIRO Natureza Jurídica Alguns Aspectos Colaboração: Domingos de Torre 22.01.2010 A disposição legal principal que dispõe sobre o despachante aduaneiro, artigo 5º, 1º,

Leia mais

Diário Oficial da União Seção 1 - Nº 81, sexta-feira, 29 de abril de 2011 MINISTERIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

Diário Oficial da União Seção 1 - Nº 81, sexta-feira, 29 de abril de 2011 MINISTERIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Diário Oficial da União Seção 1 - Nº 81, sexta-feira, 29 de abril de 2011 MINISTERIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1149 DE 28 DE ABRIL DE 2011 Aprova o programa

Leia mais

PORTARIA Nº 12-R, DE 10 DE JUNHO DE Dispõe sobre as atividades dos Auditores Fiscais da Receita Estadual.

PORTARIA Nº 12-R, DE 10 DE JUNHO DE Dispõe sobre as atividades dos Auditores Fiscais da Receita Estadual. PORTARIA Nº 12-R, DE 10 DE JUNHO DE 2009 Dispõe sobre as atividades dos Auditores Fiscais da Receita Estadual. O SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 98, II, da

Leia mais

Despacho Aduaneiro Expresso (Linha Azul)

Despacho Aduaneiro Expresso (Linha Azul) Mercadores Despacho Aduaneiro Expresso (Linha Azul) Coletânea (Normas Vigentes) Versão 2.03 - Maio de 2016 Atualizada até: nstrução Normativa RFB nº 1.598, de 9 de dezembro de 2015 Paulo Werneck mercadores.blogspot.com

Leia mais

Comércio Exterior: Interposição Fraudulenta e Regime Aduaneiro Especial de Drawback

Comércio Exterior: Interposição Fraudulenta e Regime Aduaneiro Especial de Drawback Comércio Exterior: Interposição Fraudulenta e Regime Aduaneiro Especial de Drawback Liziane Angelotti Meira AUDITORA FISCAL SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL COSIT/DIVISÃO DE TRIBUTOS SOBRE O COMÉRCIO

Leia mais

Novas regras para o registro sindical de entidades de primeiro grau!

Novas regras para o registro sindical de entidades de primeiro grau! Portaria n. 1.043, de 4 de setembro de 2017, do Ministério do Trabalho, que altera a Portaria n. 326/2013 que dispõe sobre os pedidos de registro das entidades sindicais de primeiro grau. Novas regras

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº DE 01/10/2010 DOU de 04/10/2010

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº DE 01/10/2010 DOU de 04/10/2010 SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.074 DE 01/10/2010 DOU de 04/10/2010 Dispõe sobre o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura da Indústria

Leia mais

ANO XXVIII ª SEMANA DE MAIO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2017

ANO XXVIII ª SEMANA DE MAIO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2017 ANO XXVIII - 2017-5ª SEMANA DE MAIO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2017 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA DECLARAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS EM MOEDA ESTRANGEIRA DECORRENTES DO RECEBIMENTO DE EXPORTAÇÕES

Leia mais

1 A competência para fiscalizar de que trata o caput abrangerá todos os estabelecimentos da ME e da EPP, observado o disposto no 3.

1 A competência para fiscalizar de que trata o caput abrangerá todos os estabelecimentos da ME e da EPP, observado o disposto no 3. Resolução CGSN nº 030, de 7 de fevereiro de 2008 DOU de 11.02.2008 Dispõe sobre os procedimentos de fiscalização, lançamento e contencioso administrativo relativos ao Regime Especial Unificado de Arrecadação

Leia mais

Operador Estrangeiro Certificado

Operador Estrangeiro Certificado Mercadores Operador Estrangeiro Certificado Coletânea (Versão Histórica) Versão 1.01 - Junho de 2013 Atualizada até: nstrução Normativa RFB nº 1.278, de 2 de julho de 2012 Paulo Werneck mercadores.blogspot.com

Leia mais

Formulário Consulta Pública RFB. Apresentação e orientações

Formulário Consulta Pública RFB. Apresentação e orientações Formulário Consulta Pública RFB Apresentação e orientações Este Formulário tem a finalidade de receber contribuições da sociedade organizada para subsidiar a tomada de decisão sobre uma Consulta Pública

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 07/2018

CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 07/2018 CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 07/2018 Brasília, 16 de novembro de 2018. Assunto: Instrução Normativa que dispõe sobre o procedimento de imputação de responsabilidade tributária no âmbito da Secretaria da Receita

Leia mais

DECRETO 6.003, DE 28 DE DEZEMBRO DE

DECRETO 6.003, DE 28 DE DEZEMBRO DE DECRETO 6.003, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2006 Regulamenta a arrecadação, a fiscalização e a cobrança da contribuição social do salário-educação, a que se referem o art. 212, 5º, da Constituição, e as Leis 9.424,

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016 ANO XXVII - 2016-3ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016 IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA IRPF - COMUNICAÇÃO DE SAÍDA DEFINITIVA DO PAÍS - 2016 - NORMAS GERAIS... Pág. 360 IMPOSTO DE RENDA

Leia mais