Prof. Rubens. Desenho no Computador PRODUÇÃO GRÁFICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Rubens. Desenho no Computador PRODUÇÃO GRÁFICA"

Transcrição

1 PRODUÇÃO GRÁFICA Desenho no Computador A tarefa de desenhar, requer treino e estudo de técnicas específicas. Muitas vezes, as técnicas, dentro dos métodos tradicionais, é uma tarefa árdua. Após utilizarmos régua e, provavelmente, compasso para construir figuras e estruturas, desenhar contornos com canetas específicas e preencher áreas com pincéis e tintas apropriadas. Isto pode tomar tempo e esforço consideráveis para o desenhista principiante. As técnicas de acabamento são inúmeras a serem assimiladas. O advento do computador não só revolucionou nossos meios de processamento de informação, como também possibilitou novos métodos para a criação do desenho. A capacidade do computador em cálcular, ampliou-se para os programas gráficos e de periféricos a eles relacionados, tornando-o capaz de realizar com grande eficiência a maior parte do trabalho de desenho, antes realizado a lápis na prancheta. Deste modo, abre-se novas possibilidades de aplicação, restando apenas, um treinamento mais curto e específico, se comparado ao método tradicional de se ilustrar.

2 PRODUÇÃO GRÁFICA O Computador Operar um computador hoje em dia é simples e requer um período de treinamento relativamente curto. O fascinante é que o computador permite que o desenhista elabore projetos com máxima precisão e com inúmeros efeitos visuais. Portanto, um computador têm capacidades, e objetivos específicos. Geralmente, um desenhista necessita de um computador de boa capacidade e que seja pessoal, para o desenvolvimento de seus projetos. Os computadores pessoais pertencem à categorias IBM ou Machintosh. A categoria IBM- compatíveis são conhecidos como Pc s. Estes têm várias marcas e modelos, e são os mais acessíveis, por serem de custo menor, se comparados aos Machintosh. Porém, os Machintoshes, possuem uma interface gráfica para usuários, permitindo assim, que seu usuário trabalhe diretamente com elementos pictóricos, obtendo resultados de alta resolução. Percebemos no entanto, que a distância destas categorias, vem diminuindo a cada dia, pois os software já podem migrar de um sistema para o outro, sem danos ao seu usuário. Para se trabalhar de forma eficiente com a maior parte dos programas gráficos disponíveis, será importante ter uma memória de acesso randônico (RAM) maior do que 4 megabytes e uma unidade de disco rígido interna ou externa que exceda 50 megabytes. Outros equipamentos essenciais são uma impressora em cores, para obter uma reprodução nítida dos resultados no papel, e um scanner (leitor óptico), que pode ser adquirido posteriormente, para lidar com imagens fotográficas ou já impressas. Todos os computadores são unidades de processamento, e possuem um monitor, um teclado e um mouse. Seu componente principal é a unidade de processamento central (CPU), sendo que suas informações podem ser armazenadas em seu disco rígido ou em disco flexível. Desta maneira, pode-se gravar programas e diferentes informações, pois os discos flexíveis, são portas de entrada para informações que serão armazenadas. Um computador é praticamente inoperante sem o software. Os programas, basicamente são para processamento de textos, planilhas, banco de dados e programas gráficos.

3 PRODUÇÃO GRÁFICA Imagens no computador Imagens vetoriais Formato Bitmap As imagens vetorias, também chamadas de imagens orientadas a objetos ou imagens de desenho, são definidas matematicamente com uma série de pontos unidos por linhas. Os elementos gráficos em um arquivo vetorial são chamados de objetos. Cada objeto é uma entidade independente com propriedades como cor, forma, contorno, tamanho e posição na tela, incluídas na sua definição.. Trabalhar com o CorelDraw no desenho de moda, significa maior funcionalidade e capacidade de personalização, elaborado pelo usuário. Nele, você pode personalizar o espaço de trabalho, exibir uma vasta palheta de cores, e obter infinitas possibilidades e flexibilidade nos desenhos criados, bem como trabalhar nos dois formatos apresentados. O Corel oferece também vínculos na Web, colaborando para qualquer tipo de trabalho que seja elaborado via Internet, bem como criação de páginas. Ao contrário dos programas de ilustração vetorial, os aplicativos de edição de fotografias, trabalham com imagens em formato bitmap. Ao lidar com imagens neste formato, você pode aperfeiçoar pequenos detalhes, fazer alterações radicais e intensificar efeitos.

4 PRODUÇÃO GRÁFICA Programa Gráfico Um eficiente programa gráfico, será aquele capaz de oferecer todas os recursos e efeitos visuais, que antes só eram possíveis nas técnicas ilustrativas convencionais. Logo, conhecer noções de composição, luz e sombra, diagramação, e outros recursos, serão importantes elementos para se criar projetos gráficos. Não bastando apenas, saber operar o software. Mas a escolha de um programa abrangente, no que tange aos seus recursos gráficos e efeitos que se pode adquirirlhe facilitará a tarefa do desenhista. Há normalmente no mercado programas gráficos, mais específicos à pintura, desenho, programação de páginas, processamento de imagens, manipulação de fontes e modelagems tridimensional. Cada programa descrito, mereceria análise específica para a finalidade a que se pretende alcançar. CorelDRAW, um programa abrangente O CorelDraw, mesmo sendo um programa de alta performance para o desenho, ou seja, define com exatidão imagens vetorias, é capaz também de proporcionar boa aparência e disposição na tela, para paletas de cores, mesmo em formatos Bitmap. Este Programa Profissional, vincula várias atualizações: Permite captar imagens diretamente de câmara digital e criar arquivos PDF idênticos à imagem, independente se estas imagens são de ambiente Pc s ou Macintoshes; Oferece espaço de trabalho para linguagem de programação Visual Basic; Avisos sonoros podem ser associados aos eventos do CorelDraw aos sons do Windows; Ferramentas interativas para efeitos especiais; Atualização automática com os vínculos da WEB e Muitos outros recursos que mostraremos a seguir.

5 PRODUÇÃO GRÁFICA Conceitos Gráficos do CorelDraw O CorelDraw oferece maleabilidade, por você poder personalizar sua área de trabalho, atualização de palhetas de cores, bem como vasta opções de filtros de efeitos especiais. Barra Padrão Janela Principal Barra Propriedades A Barra de Propriedades é uma Ferramenta que oferece diferentes opções, dependendo do objeto selecionado e do objetivo que se pretende alcançar.

6 PRODUÇÃO GRÁFICA Caixa de Ferramentas Ferramenta de Seleção Ferramenta de Formar / Ferramenta Faca / Ferramenta Borracha / Ferramenta Transformação Livre Ferramenta Zoom / Ferramenta Enquadramento Ferramenta Mão Livre / Ferramenta Bézier / Ferramenta Mídia Artística / Ferramenta Dimensão/ Ferramenta Linha de Conexão / Ferramenta Conector Interativo Ferramenta Retângulo Ferramenta Elípse Ferramenta Polígono / Ferramenta Esperial / Ferramenta Papel Gráfico Ferramenta Texto Ferramenta Preenchimento Interativo / Ferramenta de Preenchimento Interativo de Malha Ferramenta Transparência Interativa Ferramenta Mistura Interativa / Ferramenta Contorno Interativo / Ferramenta Distorção Interativa / Ferramenta Extrusão Interativa/ Ferramenta Aplicar Sombra Interativa Ferramenta Conta-Gotas / Ferramenta Lata de Tinta Ferramenta Contorno Ferramenta Preenchimento Observe que os ícones que apresentam uma seta preta abaixo, oferecem outras possibilidades. Para isso, basta manter pressionado o botão do mouse sobre a Ferramenta e abrirá um menu desdobrável desta forma, será possível selecionar a Ferramenta que antes não era visualizada.

7 PRODUÇÃO GRÁFICA Ferramenta de Seleção A partir da caixa de ferramentas, iremos clicar com a Ferramenta de Seleção na Ferramenta retângulo ou (F6) e gerar um retângulo em qualquer tamanho. Perceba que ao gerar um retângulo, apareceram âncoras, das quais você poderá clicar arrastando, alterando assim, seu tamanho. Através da barra de propriedades, esta função poderá ser executada, oferecendo um ajuste exato. Ao clicar duas vezes sobre o objeto, as âncoras se alteram, para âncoras de rotação. Com isso, poderemos rotacionar objetos manualmente. Lembre-se que esta mesma operação poderá ser feita, a partir da Barra de Propriedades. EXERCÍCIOS A partir dos exemplos abaixo, desenhe as figuras geométricas; Ferramenta de Zoom Será possível, através da ferramenta Zoom, aumentar ou diminuir a visualização. Desta forma você poderá aproximar a visualização, sem alterar o tamanho real do objeto desenhado. Todas as figuras sugeridas acima, poderão ter o tamanho de 30,0mm por 30,0mm aproximadamente. Este valor você poderá obter a partir da Barra de Propriedades.

8 Barra de Propriedades Com diferenciados recursos, a Barra de Ferramentas assume opções distintas, quando selecionado ferramenta, objetos ou texto. Desta forma, agilizará a utilização de todos os recursos disponíveis. Pois os mesmos sempre ficam em evidência, quando sua opção for selecionada. Barra de Status permite visualizar o posicionamento dos objetos desenhados. Perceba que ao desenhar qualquer objeto na página, sempre aparecerá na Barra de Propriedades valores das coordenadas da régua, expressos em X (para posicionamento horizontal e Y (para posicionamento vertical). Ao seu lado, teremos uma caixa que mostrará as dimensões dos abjetos criados, largura na caixa de cima e altura na caixa abaixo. Após teremos, uma graduação que permite especificar um valor percentual de objetos selecionados, no sentido vertical e horizontal.

9 PRODUÇÃO GRÁFICA EXERCÍCIO PRÁTICO 1. Ferramenta Elipse A partir desta ferramenta, você pode desenhar elipses e círculos, arrastando o mouse. Observe que a Barra de Status exibe as dimensões da elipse enquanto você desenha. Desenhe uma elipse com 15,0 mm X 18,0 mm. 2. Ferramenta Retângulo Permite desenhar retângulos e quadrados, arrastando com o mouse. A Barra de Status exibe as dimensões enquanto você desenha. Desenhar um retângulo com 8,0 mm X 10,0 mm. Arrastá-lo para a base inferior da elipse. 3. Ferramenta Retângulo Desenhar novamente outro retângulo nas dimensões de 30,0 mm X 90.0mm. Arraste este retângulo para a base inferior do retângulo menor. 4. Selecionar Objetos A partir do Menu Principal, clique em Editar e em seguida clique em Selecionar Objetos. Desta forma selecionaremos todas as figuras geométricas. 5. Centralizar Figuras Clique em organizar e em seguida, clique em Organizar e Distribuir. Selecione centralizar no sentido vertical. Clique em Ok. Este comando centralizará todos os objetos selecionados no sentido vertical.

10 PRODUÇÃO GRÁFICA FERRAMENTA DE FORMAR Ferramenta de Formar permite manipular nós e caminhos para alterar a forma de linhas, textos, btmaps e qualquer figura geométrica. Sua função se altera, diante de cada tipo de objeto selecionado. A Ferramenta Faca separa (quebra) um objeto, gerando desta forma novos objetos quando seccionados. A Ferramenta Borracha permite apagar partes ou detalhes de um objeto sem separar nenhum caminho fechado. A Ferramenta Transformação Livre altera orientações e aparências de objetos. A seguir iniciaremos a utilização destas ferramentas:

11 20 EXERCÍCIO 1. Criar um retângulo com 24,0 mm X 48,0mm; 3. Para alterar o retângulo a partir da Ferramenta de Formar, será necessário convertê-lo em curvas. Clique em Organizar no menu principal e selecione Converter em Curvas ou a tecla Ctrl + Q. A seguir selecione a Ferramenta de Formar alterar o retângulo; Gerar curvas 2. Para alterar o retângulo a partir da Ferramenta de Formar, será necessário convertê-lo em curvas. Clique em Organizar no menu principal e selecione Converter em Curvas ou a tecla Ctrl + Q. A seguir selecione a Ferramenta de Formar para alterar o retângulo; 4. Agora com a Ferramenta de Formar posicionada nos vértices (nós) do retângulo, reduzir o lado superior. Com a Ferramenta de Curva, localizada na Barra de Propriedades, será possível transformar segmento de reta em curvas. Observe novas âncoras surgem para facilitar a construção de curvas.

12 21 EXERCÍCIO Plano de Corte Crie o hábito de utilizar a Ferramenta De Zoom. Desta forma, facilitará a visualização das âncoras. Zíper de 20,0 cm Costas Frente 5. Repare que gerando um novo retângulo na base superior da saia, foi possível criar a Cintura (Cós). 6. Para indicar o Zíper com Braguilha devemos proceder da mesma forma, gerar um novo retângulo porém, muito estreito e chanfrá-lo em seguida. É importante não esquecer de transformálo em curva logo após de criar o retângulo, ainda com a Ferramenta de Formar, levanta-se o vértice (nó), até representar a Braguilha. Tecido 0,70cm com 1,50 cm de comp. Utilizando o mesmos recursos elaborados até aqui, é possível criar a representação gráfica do corte e de sua montagem.

13 22 FERRAMENTA TEXTO Permite digitar diretamente na tela como Texto Artístico ou em molduras como Texto de Parágrafo. TEXTO ARTÍSTICO O Corel oferece ainda, recursos que podem ser aplicados à fonte; NEGRITO ITÁLICO SUBLINHADO Selecione a Ferramenta Texto, em seguida clique sobre a página e digite a paladra MODA. Escolha a Ferramenta de Seleção. É possível aumentar o tamanho da fonte, utilizando a Barra de Propriedades, bem como alterar a família da tipologia. Sobre a Ferramenta Lista de Fonte, localizada na Barra de Propriedades, pode-se escolher a tipologia desejada e alterar o tamanho da fonte. A partir do Menu Principal, pode-se obter mais recursos de transformação de texto: Altera o estilo de linha sobreposta; Altera o estilo de riscado; Especifica o tipo de alinhamento; Especifica o espaçamento desejado; Altera espaçamento entre palavra; Altera o espaçamento entre linha; Especifica diferentes Bullets; Especifica recuos em textos. A seguir faremos alguns desses recursos.

14 EXERCÍCIO Elaborar uma Ficha Técnica de Moda: DESENHO TÉCNICO DE MODA Anexar amostra de tecido Gerar dois retângulos, com 80,0 mm no comprimento e 50,0 mm de altura cada um. Abrir novo documento, formatar página para A4. Gerar um retângulo de 190,0mm por 285,0mm Descrição do Modelo: Tecido 1 Tecido 2 Nome: Nome: Fornecedor: Fornecedor: Preço: Preço: Largura: Largura: Composição: Composição: Rendimento: Rendimento: DESENHO TÉCNICO DE MODA Descrição do Modelo: Tecido 1 Tecido 2 Nome: Nome: Fornecedor: Fornecedor: Preço: Preço: Largura: Largura: Composição: Composição: Rendimento: Rendimento: AVIAMENTOS Descrição: Fornecedor: Referência: Cor: Quant.: Preço: Anexar amostra de tecido Escrever texto conforme modelo dentro dos retângulos; Abaixo deste retângulo, escrever a palavra AVIAMENTOS. Criar novamente dois retângulos de 80,0 mm de comprimento por 50,0 mm de altura cada um. Na base superior à esquerda escrever: DESENHO TÉCNICO DE MODA. Logo abaixo, criar 2 retângulos, uma ao lado do outro na dimensão de 80,0 mm por 100,0 mm de altura, cada um. Criar um retângulo na medida de 20,0 mm de altura por 80,0mm no comprimento, localizando-o bem abaixo dos dois retângulos maiores. Em seguida, escrever: DESCRIÇÃO DO MODELO, Para isso utilizaremos corpo 12 da Fonte Arial. DESENHO TÉCNICO DE MODA DESENHO TÉCNICO DE MODA Descrição do Modelo: DESENHO TÉCNICO DE MODA Descrição do Modelo: Tecido 1 Tecido 2 Nome: Nome: Fornecedor: Fornecedor: Preço: Preço: Largura: Largura: Composição: Composição: Rendimento: Rendimento: AVIAMENTOS Descrição: Fornecedor: Referência: Cor: Quant.: Preço: DESENHO TÉCNICO DE MODA Descrição do Modelo: Tecido 1 Tecido 2 Nome: Nome: Fornecedor: Fornecedor: Preço: Preço: Largura: Largura: Composição: Composição: Rendimento: Rendimento: AVIAMENTOS Descrição: Fornecedor: Referência: Cor: Quant.: Preço: PILOTAGEM Tecido: APROVAÇÃO Corte: Costura: Anexar amostra de tecido Anexar amostra de tecido Escrever texto conforme modelo dentro dos retângulos; A seguir, abaixo deste último quadro, escreveremos a palavra PILOTAGEM. Criar um retângulo de 30,0 mm de altura por 160,0 mm de comprimento e escrever dentro deste, conforme modelo: Obs.: Este formulário criado, tem como objetivo colocar elementos básicos de uma Ficha Técnica de Moda. Portanto, ao criá-lo, pode-se personalizar itens a partir dos mesmos recursos que o Corel oferece.

15 MODELO DE FICHA TÉCNICA DESENHO TÉCNICO DE MODA - ANEXAR AMOSTRA DE TECIDO As medidas sugeridas podem sofrer alguma alteração, conforme a necessidade de seu impresso. É importante considerar uma margem para poder fazer posteriormente furos para grampear e arquivar. Descrição do Modelo: Tecido 1 Nome: Fornecedor: Preço: Largura: Composição: Rendimento: Tecido 2 Nome: Fornecedor: Preço: Largura: Composição: Rendimento: AVIAMENTOS Descrição: Fornecedor: Referência: Cor: Quant.: Preço: Tecido: Corte: Costura: PILOTAGEM APROVAÇÃO

16 MODELO DE FICHA TÉCNICA

17 DESENHO TÉCNICO DE MODA - ANEXAR AMOSTRA DE TECIDO Descrição do Modelo: Tecido 1 Nome: Fornecedor: Preço: Largura: Composição: Rendimento: Tecido 2 Nome: Fornecedor: Preço: Largura: Composição: Rendimento: AVIAMENTOS Descrição: Fornecedor: Referência: Cor: Quant.: Preço: Descrição: Fornecedor: Referência: Cor: Quant.: Preço: Tecido: Corte: Costura: PILOTAGEM APROVAÇÃO

18 DESENHO TÉCNICO DE MODA - ANEXAR AMOSTRA DE TECIDO Descrição do Modelo: Tecido 1 Crepe de Malha/azul Nome: Crepe Stretch Fornecedor: Sulfabril Preço: R$ 35,00/m² Largura: 1,60m Composição: 74%algodão/26% poliester Rendimento: 1,40m CAMISA DE CREPE DE MALHA Tecido 2 Nome: Fornecedor: Preço: Largura: Composição: Rendimento: AVIAMENTOS Descrição: Fornecedor: Referência: Cor: Quant.: Preço: Botões ABC Branco 06 de 2,0cm R$ 0,50 unid. Descrição: Fornecedor: Referência: Cor: Quant.: Preço: Tecido: Corte: Costura: PILOTAGEM Calculado para malha com fator 1.1 de elasticidade Frente, gola, manga/corte cada peça 2 vezes Primeiramente avesso, para retornar costura na frente APROVAÇÃO

19 OUTROS RECURSOS NA TIPOLOGIA Criando texto. Ao escolher a Ferramenta Texto, se manter o mouse pressionado sobre a página de desenho e arrastá-lo a área desejada, será possível gerar textos longos. A partir da opção Editar Texto, pode-se digitá-lo e formatá-lo em diferentes diagramações. Criando Efeitos Especiais Com a Ferramenta de Formar, podemos gerar Efeitos no texto, Esta Ferramenta assume diferentes propriedades, quando utilizada em Fontes. FERRAMENTA ROTAÇÃO LIVRE Esta Ferramenta permite girar o objeto no ângulo que desejar MODA FERRAMENTA REFLEXÃO de ÂNGULO Permite espelhar um objeto de acordo com ângulo especificado. Arrastando somente o mouse, é possível obter resultados satisfatórios. MODA MODA MODA MODA MODA Duplicando e sobrepondo a palavra, será possível conquistar um efeito especial. MODA Digite a Palavra MODA e escolha a Ferramenta de Formar. Perceba que cada caracteres possui um nó de edição para manipulação. Desta forma, é possível alterar seu espaçamento entre letra, bem como alterar sua localização. VEJA O EXEMPLO: M O D A MODA Para duplicar, basta selecionar o objeto, selecionar Editar e em seguida clicar em Duplicar, ou teclar CTRL + D LEMBRE-SE QUE ESTES RECURSOS SÃO ITULIZADOS PARA QUALQUER OBJETO TEXTUAL OU NÃO.

20 RÉGUA O corel além de oferecer possibilidades profissionais para o desenvolvimento de projetos, permite ainda desenvolver desenhos com máxima precisão de medidas. De forma muito fácil, os projetos de moldes e desenhos técnicos, poderão ser desenvolvidos em escala natural, podendo ainda ser alterados para milímetro, centímetro ou a escala de medida que seu projeto exige. Observe que a régua trabalha no esquema dos eixos cartesianos X e Y. Desta forma facilitará, colocar qualquer medida em sua página de trabalho. FERRAMENTA ROTAÇÃO LIVRE Esta Ferramenta permite girar o objeto no ângulo que desejar Será posível acionar mais recursos a partir do Menu Principal. Selecione em Organizar e em seguida, clique em Transformações. Uma nova caixa se abrirá, oferecendo várias modalidades de transformaçôes em seu objeto. Lembre-se que logo abaixo, no Menu Principal, há uma opção Limpar Transformações. Desta forma, qualquer operação indesejada, poderá ser refeita sem prejuízo de seu trabalho, ou mesmo perda de arquivos. LEMBRE-SE QUE A FERRAMENTA ZOOM, SEMPRE LHE DARÁ MAIOR PRECISÃO NA VISUALIZAÇÃO DE OBJETOS PORÉM, NÃO REPRESENTA UMA ESCALA DE MEDIDA ADOTADA. Este importante ícone, posicionado no encontro das duas réguas, possibilita calibrar o ZERO das réguas na localidade exigida do objeto desenhado em sua página de trabalho. Portanto, basta selecionar este ícone com o botão do mouse pressionado e arrastá-lo no local desejado. Assim facilitará a leitura da graduação da régua nos eixos X e Y

21 FERRAMENTA BÉZIER Mantendo o botão do mouse apertado sobre a Ferramenta Mão Livre, abre-se um Menu desdobrável, que pemite selecionar as Ferramentas Bézier, Caneta Natural, Dimensionamento e Linha de Conexão. Permite criar curvas, utilizando um estilo de desenho com conexão de pontos, no qual você especifica os pontos inicial e final da linha ou curva que se deseja desenhar. Esta Ferramenta oferece infinitas possibilidades para compor desenhos com retas e curvas. É importante relacionar estas Ferramentas, com o lápis de desenho numa folha de papel, ou seja mantendo o botão do mouse pressionado sobre a página e arrastando o apontador, você poderá criar diferentes tipos de linhas adequadas ao estilo e formato de desenho que se pretende fazer. A Ferramenta Mão Livre Permite desenhar linhas e formas à mão livre, utilizando um estilo de desenho com clicar e arrastar. Obs.: Para excluir qualquer objeto, basta selecioná-lo. Em seguida, pressione a tecla <Delete>. Ferramenta Mídia Artística permite aplicar pinceladas ou objetos a uma curva. Mantendo pressionado o botão do mouse sobre ela, aparecerá a partir do menu desdobrável. Quando selecionado a Ferramenta Mídia Artística, a Barra de Propriedades assume características próprias, para que todas as funções desta Ferramenta possam ser exploradas em sua plenitude. Função de Pincel, Espalhador, Caligrafia e Pressão. Exemplificaremos a seguir.

22 EXERCÍCIO Criar um Desenho Técnico a partir da Ferramenta Bézier. ATENÇÃO: Alguns desenhos propostos aqui, tem como objetivo facilitar a assimilação das Ferramentas do Corel. Portanto, você perceberá que neles não trabalhamos medidas exatas, para que você possa, ao manuseá-lo desenhar livremente, podendo até criar seus próprios desenhos. Dê um clique para iniciar a linha do desenho e outro clique quando houver ponto de conexão de linha reta com linha curva. Perceba que ao clicar no ponto de conexão, e ainda com o botão do mouse pressionado, arrastando-o delicadamente, aparecerão âncoras, que lhe permite editar nós e gerenciar as curvas. Selecione a Ferramenta Bézier clicando na Ferramenta Mão Livre, o menu desdobrável aparecerá, e permitirá que você o selecione: Obs.: È importante lembrar que já fizemos edição de linhas curvas com a Ferramenta de Formar, a partir de suas âncoras e nós. Após selecionado a Ferramenta Bézier, iniciaremos o traçado. Lembre-se que agora você está ao sabor da criação. Portanto, ao seguir cada etapa deste exercício, você ficará satisfeito com os resultados conquistados. Estes recursos, somados a outras Ferramentas do Corel, vão lhe oferecendo um repertório vasto que lhe habilitará criar desenhos mais complexos.

23 EXERCÍCIO Com a Ferramenta de Formar, ajuste as linhas tortas. Conquistando o resultado smelhante ao modelo feito abaixo: Perceba que criamos somente metade do desenho do Blazer. Desta forma ficará fácil manter a simetria do desenho, obedecendo as etapas a seguir: Duplicar Para Espelhar basta clicar no ícone indicado na Barra de Propriedades, ou ainda selecionar a opção Organizar, em seguida a subopção Transformação. Duplique o desenho, pressionando as teclas <CTRL + D>, e em seguida na Barra de Propriedades, vamos espelhar a Segunda metade Espelhar Alinhar as duas metades, a partir da opção Organizar e a subopção Alinhar e Distribuir, selecionado Topo ou Base, desta forma faremos um alinhamento preciso das partes.

24 EXERCÍCIO Após ter alinhado corretamente as partes, devemos soldá-las. Para isso selecione a opção Organizar e a subopção Formato, nela um Menu desdobrável aparecerá, onde você deve escolher Soldar. Agora temos as partes juntas, restando apenas colocarmos os detalhes finais, como gola, bolso, botões ou outros detalhes que você desejar. Lembre-se que ao fazer a gola, você deve proceder da mesma forma em que fizemos o Blazer até aqui. É importante que as partes do Blazer estejam selecionadas. Clicar em Soldar na janela que se abriu e em seguida, com o apontador iremos clicar no local da solda (da junção que se pretende), veja; Observe que linhas de costura da junção das mangas, foram feitas com a Ferramenta Bézier, bem como a linha do meio (abertura do Blazer) e a linha de trás da gola. Os botões e bolsos foram feitos com circunferências e retângulos no tamanho que você desejar.

25 OUTROS EXEMPLOS A partir de outros exemplos você poderá praticar seus desenhos, criando grande habilidade com o treino. A apresentação de seus desenhos técnicos de moda, ganharão incomparável qualidade e precisão. Perceba que ao fazer os desenhos, facilitará estudos e pesquisas de cores e materias diferenciados e com muita agilidade. Não somente a isso, mas também Plano de Corte de suas peças podem ser feitas no Corel, verificando de ante mão o aproveitamento de material, isso representa uma grande economia quando em produção de grande escala.

26 OUTROS EXEMPLOS A rapidez com que você consegue desenvolver os modelos é muito grande, e com a vantagem de duplicando o modelo criado, será possível desenhar com máxima precisão as costas em riqueza de detalhes. O Corel oferece recursos até para desenvolver modelos mais complexos e assimétricos.

27 CONSTRUÇÃO DO CROQUIS A Construção de croquis, masculino, feminino e infantil, são essenciais ferramentas para planejar o desenho técnico de moda e verificar com isso detalhes importantes para a modelagem. Portanto, esses desenhos podem ser desenvolvidos em ilustração e posteriormente, serem scaneados ou desenvolvê-los diretamente no Corel. A partir deste desenho esquemático da anatomia humana, poderemos verificar os diferentes biotipos e as alterações na modelagem para adequar ao tipo físico a que se propõe o projeto.

28 CONSTRUÇÃO DO CROQUIS Observe que as Ferramnetas utilizadas até então, foram as mesmas já aprendidas ou seja, Ferramenta Mão Livre e Ferramenta Bézier. Com um pouco de treino, chegaremos a resultados surpriendentes. Observe que este croqui, foi feito a partir de nove cabeças de altura. O desenho estilizado é feito artísticamente seguindo outros cânones para sua elaboração. Porém, é possível fazer belas apresentação utilizando este tipo de desenho esquemático.

29 GALERIA DE CROQUIS Aqui mostraremos alguns estilos que você poderá utilizar, desenvolver e aplicar seus projetos

30 GALERIA DE CROQUIS

31 GALERIA DE CROQUIS

32 GALERIA DE CROQUIS

33 GALERIA DE CROQUIS

34 FERRAMENTA PREENCHIMENTO - Paleta de Cores Permite aplicar cores de preenchimento e de contorno, quando se clica com o botão esquerdo ou direito do mouse. É possível exibir a Paleta de Cores em qualquer lugar na janela do aplicativo CorelDraw, mas, por padrão, ela é exibida na lateral direita da tela. O botão esquerdo do mouse define a cor de preenchimento do objeto; já o botão direito, a cor do contorno. Para visualizar mais cores, basta clicar sobre o botão Abrir Paleta de Cores. O Corel atribui um contorno-padrão ao objeto, podendo ser alterado através da ferramenta Contorno. Ao manter o botão pressionado sobre essa ferramenta, abrese um menu desdobrável que permite acesso rápido aos estilos de contornos mais utilizados.

35 EXERCÍCIO DE PREENCHIMENTO A seguir faremos um desenho técnico de um colete, onde aplicaremos diferentes recursos de preenchimentos: 1. Criar um retângulo com 24,0 mm x 48,0 mm; 2. Para gerar alterações no retângulo, será necessário utilizar a Ferramenta de Formar, para convertêlo em curvas. Clique em Organizar no Menu Principal e selecione Converter em Curvas ou tecle Ctrl + Q. A seguir selecione a Ferramenta de Formar para alterar o retângulo; Lembre-se que podemos desenhar somente a metade do Colete e duplicar espelhando sua outra metade. Desta forma, manteremos a simetria dos lados. 3. A partir desta ferrmenta, foi considerado um espaço para o ombro e em sua base superior, foi gerado uma curva;

36 EXERCÍCIO DE PREENCHIMENTO 4. Aproximadamente em sua metade, iremos gerar uma âncora com a Ferramenta de Formar. E iremos transportar seu vértice inferior esquerdo, alinha verticalmente a esta âncora criada. Estamos desenhando sem aplicar medidas portanto, será necessário visualizar o modelo proposto para que não fique discrepante, em relação ao original. Perceba que com a Ferramenta de Formar, foi possível transformar o lado superior esquerdo em curva, criando assim, a abertura dos braços.

37 EXERCÍCIO DE PREENCHIMENTO 5. Um novo ponto foi gerado na base inferior, a partir da Ferramenta de Formar, e em seguida foi transportado um pouco abaixo de seu alinhamento normal; Com as teclas Ctrl+D, será possível diplicar o desenho, ou indo ao Menu Principal e clicando em Duplicar. 6. Em seguida, duplicamos o desenho;

38 EXERCÍCIO DE PREENCHIMENTO 7. Repare que a partir da Barra de Propriedades, e com um lado selecionado, será possível espelhar sua metade, restando apenas alinhá-lo; 8. A partir de seu alinhamento, será fácil soldar as duas metades, tornando suas partes em um objeto. No Menu Principal, em Organizar e clicando em Formato, selecionaremos a subopção soldar

39

40 EXERCÍCIO DE PREENCHIMENTO Os comandos apresentados até aqui, foram utilizados em exercícios anteriores. Com muita facilidade e rapidez, foi possível desenhar um Colete. Agora poderemos aplicar diferentes recursos de Preenchimentos, bem como detalhes. Retirando Contornos: Ao selecionar a Ferramenta de contorno e seu menu desdobrável, além das opções de espessuras de linhas, você terá também objetos sem contornos, basta seleciná-los;

41 Ao manter o botão pressionado sobre a Ferramenta de Preenchimento, abre-se um menu desdobrável, que fornecerá além do preenchimento normal, diferentes ferramentas de de colorização: Uniformes, Gradientes, Texturas e Padrão. Esta caixa de diálogo lhe proporcionará um visualizador com diferentes cores em seu espectro.

42 PREENCHIMENTO O Guia Misturadores de Cores, exibi uma ampla opção de misturas Paletas Fixas, são paletas de cores disponíveis através de um sistema de cores compostas Pantone, que é baseado no modelo CMYK. As primeiras 2000 cores são combinações de duas cores; as restantes são combinações de três e quatro cores. Personalizar Paletas, esta opção permite escolher uma paleta de cores personalizada.

43 PREENCHIMENTO O Guia Misturadores de Cores, exibi uma ampla opção de misturas Paletas Fixas, são paletas de cores disponíveis através de um sistema de cores compostas Pantone, que é baseado no modelo CMYK. As primeiras 2000 cores são combinações de duas cores; as restantes são combinações de três e quatro cores. Personalizar Paletas, esta opção permite escolher uma paleta de cores personalizada.

44 BITMAP Os bitmaps são gráficos compostos por pixeles. Os pixeles são pontos que se apresentam na tela do computador, e combinados formam uma imagem. Ao contrário dos gráficos vetoriais, dos quais os formatos são representados por linhas curvas e segmentos de retas, que podem ser facilmente manuseados sem perder sua qualidade. Já os bitmaps, tem melhor aparência quando é exibido ou impresso.

45 Bitmap. A partir do menu Bitmap, você abrirá a opção Converter em Esta caixa de diálogo que se abre, lhe dará as opções para escolher o número de cores que deseja. Permite escolher a resolução em dpi, suavisar as bordas de um bitmap. Aprimorar a transmisão de cores e ainda, ao converter a imagem para bitmap, utilizar o perfil de separação ativo

46 OPÇÕES EDITAR BITMAP Os bitmaps são gráficos compostos por pixeles. Os pixeles são pontos que se apresentam na tela do computador, e combinados formam uma imagem. Ao contrário dos gráficos vetoriais, dos quais os formatos são representados por linhas curvas e segmentos de retas, que podem ser facilmente manuseados sem perder sua qualidade. Já os bitmaps, tem melhor aparência quando é exibido ou impresso.

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática O Paint é o programa de edição de imagens padrão do Windows, ao instalar o sistema o Paint é instalado automaticamente. Provavelmente,

Leia mais

Sumário. Computação Gráfica Illustrator

Sumário. Computação Gráfica Illustrator 1 Sumário Área de trabalho... 2 Barra de tarefas... 5 Menu ajuda... 6 Menu janela... 7 Menu exibir... 8 Menu efeito... 9 Menu selecionar... 10 Menu tipo... 10 Menu objeto... 12 Menu editar... 13 Menu arquivo...

Leia mais

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN Com o Corel você vai trabalhar com um dos aplicativos mais usados no campo do design e da auto-edição, já que permite operar com dois tipos de gráficos (vetoriais

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. RECURSOS PARA ILUSTRAÇÕES Uma característica que difere os processadores de textos dos editores é a possibilidade de gerar

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Vetorizar imagens Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você irá vetorizar uma imagem de bitmap para convertê-la

Leia mais

Tutorial Paint Brush

Tutorial Paint Brush Tutorial Paint Brush GET da Engenharia Computacional Curso de Mídias Digitais Jan 17, 2011 GET da Engenharia Computacional Tutorial Paint Brush 1/27 O Paint é um programa utilizado para a criação de desenhos

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2 Paint Brush 1- Conhecendo o Paint Brush...2 2- Tamanho do desenho...2 3- Barra de Ferramentas...3 a) Recortar...3 b) Borracha...4 c) Balde...4 d) Conta-gotas...4 e) Lupa...4 f) Lápis...5 g) Pincel...5

Leia mais

Apostila para uso do Power Point

Apostila para uso do Power Point Apostila para uso do Power Point Introdução O Power Point, é um aplicativo da MicroSoft desenvolvido para a elaboração de apresentações. Possui recursos de hipertexto e multimídia como som, imagem, animação,

Leia mais

Aprendendo Corel Draw 2

Aprendendo Corel Draw 2 ÍNDICE Introdução Ferramentas do Trabalhando com cores Trabalhando com objetos Transformando objetos desenhados Clonagem de objetos Formatando objetos Preenchimentos e Contornos Preenchimento Gradiente

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Trabalhar com layout Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um pôster para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 2- Clique em NOVO 3- Para mudar a cor do fundo digite OP (de options): Se quiser veja o vídeo ilustrativo desse procedimento: http://www.youtube.com/watch?v=g7kig_yhpx4

Leia mais

Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas.

Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas. Formatação de Células Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas. O recurso de formatação de células é um recurso muito utilizado. Ele permite

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG)

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG) Corel Draw 12 Enviado por: Jair Marcolino Felix Corel Draw 12 O Corel Draw é um programa de design gráfico pertencente à Corel.O Corel Draw é um aplicativo de ilustração e layout de página que possibilita

Leia mais

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS Respostas do Capítulo 1 1. Caça-palavras - Localize as seguintes palavras: APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS IMAGEM 03 2. Use as palavras do quadro para completar

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1... 3 Apresentação do Photoshop... 3 Barra de Menus... 3 Barra de Opções... 3 Barra de Ferramentas...4

Leia mais

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte II CAPÍTULO 4 Formas e Efeitos Mover Autoforma Clique sobre qualquer parte da linha de contorno, mantenha o mouse pressionado e arraste até o ponto que desejar.

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Os ícones que são usados nos desenhos de moldes estão dispostos na paleta na seguinte ordem:

Os ícones que são usados nos desenhos de moldes estão dispostos na paleta na seguinte ordem: Paleta de moldes Os ícones que são usados nos desenhos de moldes estão dispostos na paleta na seguinte ordem: A seguir, apresentam-se os comandos mais usados, indicando seu ícone correspondente, informação

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 10 Inserindo figuras e objetos... 2 Configurando AutoFormas... 2 Criando Caixas de Texto... 3 Inserindo Linhas e Setas... 3 Utilizando WordArt... 4 Inserindo Figuras... 5 Configurando figuras...

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Noções Básicas de Excel página 1 de 19

Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Conhecendo a tela do Excel. A BARRA DE FÓRMULAS exibe o conteúdo de cada célula (local) da planilha. Nela podemos inserir e alterar nomes, datas, fórmulas, funções.

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Desenho Vetorial. Corel Draw. Departamento de EXPRESSÃO GRÁFICA

Desenho Vetorial. Corel Draw. Departamento de EXPRESSÃO GRÁFICA Desenho Vetorial Corel Draw Departamento de EXPRESSÃO GRÁFICA Material elaborado para Disciplina de Elementos Compositivos de Projeto I do curso de Expressão Gráfica pelo Prof Dr. Rossano Silva em março

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS

GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS CRÉDITOS: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro 1 REDIMENSIONANDO IMAGENS / FOTOS Para uma melhor formatação dos POSTS é necessário padronizar as imagens

Leia mais

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação... 3 Iniciando o CorelDRAW X3... 4 Componentes... 5 Barra de Menus... 6 Barra Padrão...

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Tour pela área de trabalho

Tour pela área de trabalho Tour pela área de trabalho Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você se familiarizará com a terminologia

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

APOSTILA DE EXCEL 2007

APOSTILA DE EXCEL 2007 APOSTILA DE EXCEL 2007 1. Introdução Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseção de uma linha e de uma coluna é chamada de

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

Prática 3 Microsoft Word

Prática 3 Microsoft Word Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 3 Microsoft Word Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2007

Microsoft Powerpoint 2007 Apostila de informática Breno Damasceno Microsoft Powerpoint 2007 É um software de apresentação multimídia da Microsoft. Com o PowerPoint podemos criar apresentações utilizando recursos de imagem, som

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo.

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo. O que é o Gimp? O GIMP é um editor de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos e logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

1.2) Na tela seguinte, o primeiro item a ser selecionado é o Unidade Acumuladora1.

1.2) Na tela seguinte, o primeiro item a ser selecionado é o Unidade Acumuladora1. MANUAL DA NOVA VERSÃO DE ARQUIVAMENTO DO CPROD Na nova versão de Arquivamento que está sendo implementada no CPROD, antes de realizarmos o Arquivamento do Processo ou Documento em si, temos que criar no

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

MICROSOFT POWERPOINT

MICROSOFT POWERPOINT MICROSOFT POWERPOINT CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES. O QUE É O POWERPOINT? O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de slides de ecrã, com cores, imagens, e objectos de outras aplicações,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2013 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE

Leia mais

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar! Para que serve a Tabela e o Gráfico Dinâmico?! Como criar uma Tabela Dinâmica?! Como criar um Gráfico Dinâmico?! Como podemos atualizar dos dados da Tabela

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE INSTRUÇÕES PARA USO DA LOUSA DIGITAL DO LMF

MANUAL BÁSICO DE INSTRUÇÕES PARA USO DA LOUSA DIGITAL DO LMF UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO MORFOFUNCIONAL MANUAL BÁSICO DE INSTRUÇÕES PARA USO DA LOUSA DIGITAL DO LMF Produzido por: Chirle Ferreira, Demétrio G.

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

Tutorial - Vetorizando uma fotografia

Tutorial - Vetorizando uma fotografia Tutorial - Vetorizando uma fotografia Thiago Santos 02-2013 Vetorizando uma fotografia Meu nome é Thiago Santos e vou mostrar a vocês como vetorizar uma fotografia. O processo não é muito complicado, mas

Leia mais

Planilha Eletrônica Excel

Planilha Eletrônica Excel COLÉGIO LA SALLE CANOAS Técnico em Informática Planilha Eletrônica Excel Excel Prof. Valter N. Silva Colégio La Salle Canoas Página 2 1. NOÇÕES BÁSICAS O Microsoft Excel 7.0 é um programa de planilha eletrônica,

Leia mais

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL MÓDULO 3 - PRESENCIAL CmapTools É um software para autoria de Mapas Conceituais desenvolvido pelo Institute for Human Machine Cognition da University of West Florida1, sob a supervisão do Dr. Alberto J.

Leia mais

Para alterar o texto diretamente na página selecione a ferramenta Texto e clique sobre o bloco de texto parágrafo ou artístico.

Para alterar o texto diretamente na página selecione a ferramenta Texto e clique sobre o bloco de texto parágrafo ou artístico. Quando precisarmos utilizar trechos de texto mais longos, como frases inteiras e parágrafos, utilizaremos o recurso Texto Parágrafo. Para iniciarmos um texto parágrafo selecionamos a ferramenta Texto e

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO 1 Índice Administração de Documentos...2 Lista de documentos criados...3 Criando um novo documento...3 Barra de ferramentas do editor...4 Editando um documento...7 Administrando suas

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 LEIAME Nenhuma informação da APOSTILA - MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do autor. MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 Efetue cálculos, analise

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara UFPel Departamento de Informática Tutorial Google Docs Profa. Lisane Brisolara de Brisolara Sumário O que é o Google Docs Seus principais recursos Editor de textos/documentos Editor de planilhas eletrônicas

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Imagem digital 2. Resolução x dimensão da imagem

Imagem digital 2. Resolução x dimensão da imagem Uma imagem bitmapeada é formada por um conjunto de pixels. gerados no momento da digitalização da imagem (através do scanner ou câmera digital). PRODUÇÃO GRÁFICA 2 Imagem digital 2 Resolução x dimensão

Leia mais

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente Tutorial SGCD 1. Efetuando Login no Sistema 2. Criando uma nova página 3. Editando uma página já existente 4. Anexando arquivos em páginas e no menu esquerdo 5. Colocando Imagens em páginas 6. Colocando

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais