EDIFÍCIO PAGLIOLI E SALA 1 CINE VOGUE - INOVAÇÕES DA MODERNIDADE EXPRESSAS NA ARQUITETURA E NAS PRÁTICAS DA JUVENTUDE, EM PORTO ALEGRE/RS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDIFÍCIO PAGLIOLI E SALA 1 CINE VOGUE - INOVAÇÕES DA MODERNIDADE EXPRESSAS NA ARQUITETURA E NAS PRÁTICAS DA JUVENTUDE, EM PORTO ALEGRE/RS."

Transcrição

1 EDIFÍCIO PAGLIOLI E SALA 1 CINE VOGUE - INOVAÇÕES DA MODERNIDADE EXPRESSAS NA ARQUITETURA E NAS PRÁTICAS DA JUVENTUDE, EM PORTO ALEGRE/RS. RESUMO: O presente artigo pretende demostrar um caso de sucesso onde o térreo comercial de um edifício de Arquitetura Moderna, em Porto Alegre, teve exploração de seu uso enquanto espaço de lazer noturno. Parte deste sucesso é atribuída às características físicoespaciais locais, desenvolvidas pela arquitetura de interiores nele executada, que consagrou a identidade da unidade por suas características físico-espaciais. Além disso, a frequência local, induzida por seus, atributos consagrou o espaço como pólo cultural, inicialmente frequentado por arquitetos, e posteriormente por grande parte dos artistas, músicos, publicitários e simpatizantes locais. Palavras-chave: Arquitetura Moderna; Porto Alegre; Tectonicidade; Cinema Vogue; Juventude.

2 1. INTRODUÇÃO: A edificação analisada neste artigo foi construída em 1957, à esquina das Avenida Independência e Rua Garibaldi, no Bairro Independência. O projeto de Remo José Irace e Miguel Irace foi encomenda da família Pagliogli, liderada pelo patriarca Sr. Lyseu Paglioli renomado neurocirurgião da cidade, muito reconhecido à época da construção do edifício. Em levantamento para o trabalho, foi entrevistado o atual zelador do edifício, Sr. Adão, que trabalha na portaria do prédio há 18 anos. Conforme informação verbal do entrevistado, os descendentes do casal Paglioli (cuja esposa o Sr. Adão desconhece tampouco ouviu falar), ainda residem no edifício ou às proximidades do mesmo. São eles: Gilda Paglioli, Marília Paglioli, Vera Paglioli, que reside no 9 andar e Eduardo Paglioli, o reconhecido neurocirurgião professor da PUCRS, que reside no 8º andar. 01. A Estrutura Resistente (descrição) Sistema Estrutural Resistente

3 - Técnicas Construtivas O edifício Paglioli foi construído em estrutura independente de concreto, com paredes de vedação, sendo as externas e as geminadas em tijolos cerâmicos maciços e demais paredes em tijolos cerâmicos furados. Apresenta sistema construtivo baseado no Sistema Dom-ino, utilizado pela Arquitetura Moderna Modelo idealizado ou sistematizado sob a forma de desenho e sistema pelo Arquiteto Charles-Edouard Jeanneret-Gris (Le Corbusier). Também foi construído respeitando alguns pontos dos 5 estipulados por Le Corbusier como diretrizes da Arquitetura Moderna. Assim, a edificação teve construção sobre pilotis. Eles aparecem na fachada e em algumas paredes do prédio, já incorporados/agrupados à alvenaria de vedação. Entretanto, não foi possível comprovar seu uso em todos os pavimentos. Conforme Bueno, Sua organização em base recuada sugerindo pilotis, corpo e coroamento, reflete referenciais corbusianos da época que a partir da leitura que fizeram da escola carioca. 1 Pelo fato de a leitura sobre o edifício ter sido feita antes da visita, foi tido o cuidado de averiguar as informações. 1 ALMEIDA, Guilherme E.; ALMEIDA, João G.; BUENO, Marcos F. T.. Guia de Arquitetura Moderna em Porto Alegre. Porto Alegre: EDIPURS, 2010, p. 46.

4 Assim, o levantamento procurou responder sobre a coerência da estrutura e correspondência da mesma ao Sistema Dom-ino. Figura 1: Estrutura de Base Corpo Coroamento Moderna. De fato, à fachada, percebe-se que existe a sugestão de pilotis. Entretanto, eles já se desalinham na própria fachada.

5 Na fachada, a ideia de suspensão do corpo do edifício do chão é eficiente. Entretanto não tem a permeabilidade visual ou física de se transpor seu espaço térreo. A base é totalmente fechada e opaca à passagem do pedestre, oportunizando maior permeabilidade junto às entradas das portarias do prédio, onde se percebe mais fortemente a presença dos pilotis. Figura 1: Pilotis e térreo fechado. Rua Garibaldi.

6 Figura 1: Pilotis e térreo fechado. Av. Independência. Figura 1: Pilotis térreo Av. Independência. Figura 1: Piloti - Cobertura.

7 O ambiente urbano projetado sob nova perspectiva, com mais integração visual e linhas de visibilidade, que acompanhassem as linhas de movimento do pedestre, como previsto pelos Modernistas, não coincidem. A relação interior-exterior mantém-se bastante consolidada, sem romper os paradigmas do movimento anterior, e dando continuidade à forma de relação do térreo, também atendendo aos desejos dos proprietários e à segurança necessária nesta região próxima ao centro. Estes também apoiam a grelha vertical que modula as janelas e que funciona como brise à edificação. Esta função justifica o desalinhamento anteriormente citado no trabalho. Como se vê na fotografia acima, do meio, os pilotis seguiam sob apoio das paredes externas e, aproximando-se do prumo da grelha, recuam em aproximadamente 40 com, de modo a apoiar, provavelmente, uma viga de transição que suporta a estrutura externa que funciona como máscara, modulação de janelas e brises soleil.

8 O espaço da cobertura do Edifício Moderno previa um espaço de lazer ajardinado para convívio de seus moradores: o terraço jardim. Na edificação, o espaço está coberto e com vedações laterais, para o desenvolvimento da atividade de salão de festas.

9

10 Planta livre da estrutura A definição dos espaços internos não mais estaria atrelada à concepção estrutural. O uso de sistemas vigapilar em grelhas ortogonais geraria a flexibilidade necessária para a melhor definição espacial interna possível. Figura 1: Implantação do Cinema, em cinza claro. Fachada livre da estrutura Consequência do tópico anterior. Os pilares devem ser projetados internamente às construções, criando recuos nas lajes de forma a tornar o projeto das aberturas o mais flexível. Deveriam ser abolidos quaisquer resquícios de ornamentação. Janela em fita Localizada a uma certa altura, de um ponto ao outro da fachada, de acordo com a melhor orientação solar. Os pilotis do térreo sobrem até a cobertura, de terraço jardim.

11 - Materiais - Vãos estruturais - Disposição básica estrutural em três dimensões Sistemas complementares - Divisões internas Divisões internas independentes de um sistema de vigamento estruturado sobre pilotis. Paredes de vedação em tijolos furados, rebocados e com sistema de circulação, dimensionamento e linguagem interna de edificações Pré-Modernistas. - Climatização (ventilação, calefação e ar condicionado). - Fachadas (esquadrias, vedações, elementos de proteção solar)

12 02. Relações com as estimulantes da forma (comparação e análise) Programa: quando a estrutura responde aos usos/funções

13 Edifício de apartamentos: Unidades residenciais, Não se sabe se projeto original dispunha de garagem. Após a construção do Cinema, o edifício ficou sem área de pátio (devido à ocupação da base ter tomado 100% da ocupação do terreno). Com projeção do mesmo em 100% da área. Lugar: quando a estrutura é concebida em resposta ao lugar Implantação do Cinema Vogue:

14 Figura 1: Vista do 9º andar. Implantação do cinema. Figura 1: Implantação do Cinema. 03. Tectonicidade (critica) Determinação da maneira como o sistema estrutural se reflete e influencia positivamente a forma construída. Figura 1: Implantação do Cinema, em cinza claro.

15 Figura 1: Edifício Paglioli, em Porto Alegre. Figura 1: Edifício Paglioli, em Porto Alegre. Figura 1: Edifício Paglioli, em Porto Alegre.

16 3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ALMEIDA, Guilherme E.; ALMEIDA, João G.; BUENO, Marcos F. T.. Guia de Arquitetura Moderna em Porto Alegre. Porto Alegre: EDIPURS, Lei n 2046, de 30 de dezembro de 1959, institui o Plano Diretor e fixa normas para sua execução [e] Lei n 2047, de 30 de dezembro de 1959, institui o Código de Obras. Porto Alegre : Prefeitura Municipal, p. SILVA, Elvan. A modernidade de cima para baixo: considerações sobre o Plano Diretor Urbano de Porto Alegre de In: Ágora (Santa Cruz do Sul) Vol.8, n.1/2 (jan./dez. 2002), p XAVIER, Alberto. MISOGUCHI, Ivan. Arquitetura Moderna em Porto Alegre. São Paulo: PINI, 1987.

Saneamento e Meio ambiente para Arquitetura Edificações Sustentáveis Análise E1. G10. Brunieli Mori Juliana Oliveira Mayara Serra

Saneamento e Meio ambiente para Arquitetura Edificações Sustentáveis Análise E1. G10. Brunieli Mori Juliana Oliveira Mayara Serra Saneamento e Meio ambiente para Arquitetura Edificações Sustentáveis Análise E1 G10. Brunieli Mori Juliana Oliveira Mayara Serra Introdução A partir da análise do Edifício E1, entende-se que é papel do

Leia mais

RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR FLEXÍVEL

RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR FLEXÍVEL RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR FLEXÍVEL DUNA: RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR FLEXÍVEL Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN Centro de Tecnologia CT Curso de Arquitetura e Urbanismo CAU Trabalho Final

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA POR SE

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA EM TODOS OS LADOS. OVERLAY ESCALA 1/1500

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA EM TODOS OS LADOS. OVERLAY ESCALA 1/1500 FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA RUA PRINCESA

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA CARBON

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA GRANDES VAZIOS URBANOS, GRANDES LOTES, MARCADA PELA

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA GRANDES VAZIOS URBANOS, GRANDES LOTES, MARCADA PELA JARDIM CLOSET SUÍTE MASTER ESCRITÓRIO SUÍTE 02 SUÍTE 01 SALA DE TELEVISÃO GARAGEM QUARTO DE HÓSPEDE SALA DE ESTAR/JANTAR SALA DE TELEVISÃO SUÍTE 01 WC SUÍTE 02 WC CLOSET SUÍTE MASTER WC DECK CIRCULAÇÃO

Leia mais

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Departamento de Estruturas e Construção Civil ECC 1008 Estruturas de Concreto DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS Aulas 13-16 Gerson Moacyr

Leia mais

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2017

Leia mais

A.Coeficiente de Aproveitamento (CA)

A.Coeficiente de Aproveitamento (CA) A.Coeficiente de Aproveitamento (CA) O que é? É a divisão entre a área construída computável de uma edificação e a área total do terreno. Basicamente, o CA determina o potencial construtivo, ou seja, quantos

Leia mais

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Departamento de Estruturas e Construção Civil ECC 1008 Estruturas de Concreto DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS Aulas 13-16 Gerson Moacyr

Leia mais

RESIDENCIAL CAMPO VERDE. Faça parte do bairro Faça parte da Cidade Verde

RESIDENCIAL CAMPO VERDE. Faça parte do bairro Faça parte da Cidade Verde Faça parte do bairro Faça parte da Cidade Verde Equipe: Ricardo Esteves, Arquiteto e Urbanista Fernando Gato, Arquiteto e Urbanista Flora Maranhão, Advogada e Assistente Social Humberto Kzure, Arquiteto

Leia mais

OS SISTEMAS PREDIAIS COMO UM DOS PRINCÍPIOS ESTRUTURADORES DO PROJETO ARQUITETÔNICO

OS SISTEMAS PREDIAIS COMO UM DOS PRINCÍPIOS ESTRUTURADORES DO PROJETO ARQUITETÔNICO Capítulo 3 A síntese, compactação e coerência entre projetos de estrutura, instalações e arquitetura, foi determinante no trabalho. (Revista Projeto nº 70) 84 Estudo de Caso Banco Itaú, Agência em Pinheiros,

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA SEGUNDA APRESENTA SENTIDO DUPLO (L-O / O-L).

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA SEGUNDA APRESENTA SENTIDO DUPLO (L-O / O-L). FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA RUA DAS

Leia mais

69,76% FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS SOLAR/

69,76% FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS SOLAR/ AV MIN GABRIEL DE RESENDE PASSOS PARÂMETRO DESCRIÇÃO IMAGEM SÍNTESE FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS,

Leia mais

ANEXO V DESCRIÇÃO DO PADRÃO DAS EDIFICAÇÕES Padrão Baixo

ANEXO V DESCRIÇÃO DO PADRÃO DAS EDIFICAÇÕES Padrão Baixo ANEXO V DESCRIÇÃO DO PADRÃO DAS EDIFICAÇÕES Padrão Baixo Edificações térreas ou assobradadas, podendo ser geminadas, inclusive em ambos os lados, satisfazendo a projeto arquitetônico simples, geralmente

Leia mais

Figura 1: Implantação da Casa das Pérgolas Deslizantes FGMF Fonte: Revista Monolito, 21ª edição, ano 2014

Figura 1: Implantação da Casa das Pérgolas Deslizantes FGMF Fonte: Revista Monolito, 21ª edição, ano 2014 CASA DAS PÉRGOLAS DESLIZANTES Local Bauru Ano 2012-14 Escritório FGMF Autoras: Jéssica Lucena e Tamires Cabral Implantação e Partido Formal A casa das Pérgolas Deslizantes é uma residência unifamiliar

Leia mais

Bem vindo a essa experiência, fruto da união da arquitetura contemporânea da Smart com a arte de Heloísa Crocco e o design da Saccaro.

Bem vindo a essa experiência, fruto da união da arquitetura contemporânea da Smart com a arte de Heloísa Crocco e o design da Saccaro. Iguaçu, mais que um nome ou um lugar, é um convite para mergulhar em um mundo de simbolismos, onde nossos valores e nossas raízes revelam na paisagem construída a conexão entre o ancestral e o contemporâneo.

Leia mais

METODOLOGIA DE ANÁLISE DE PROJETO

METODOLOGIA DE ANÁLISE DE PROJETO METODOLOGIA DE ANÁLISE DE PROJETO construindo o discurso pela análise gráfica leitura de projeto REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SUJESTÃO DE CONSULTA: REIS, Antônio T. Repertório, Análise e síntese: Uma introdução

Leia mais

Aula 17- ARQ-011 Desenho Técnico 1: Representação de projetos de arquitetura (seg. NBR-6492: 1994) Antonio Pedro Carvalho

Aula 17- ARQ-011 Desenho Técnico 1: Representação de projetos de arquitetura (seg. NBR-6492: 1994) Antonio Pedro Carvalho Aula 17- ARQ-011 Desenho Técnico 1: Representação de projetos de arquitetura (seg. NBR-6492: 1994) Antonio Pedro Carvalho Técnicas Desenho a mão livre De maneira geral é a representação do projeto nas

Leia mais

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA Disciplina: Construção civil I Departamento de construção civil Prof: Gabriel P. Marinho Assuntos - CONCEITOS INICIAIS - CREA PR - ETAPAS - DOCUMENTOS - TAXAS - REPRESENTAÇÃO

Leia mais

Unidades Habitacionais Coletivas - CODHAB (2016) Sobradinho, Brasília - Distrito Federal, Brasil

Unidades Habitacionais Coletivas - CODHAB (2016) Sobradinho, Brasília - Distrito Federal, Brasil Unidades Habitacionais Coletivas - CODHAB (2016) Sobradinho, Brasília - Distrito Federal, Brasil A INSERÇÃO NO LUGAR Apesar do desenvolvimento urbano consolidado com presença de equipamentos importantes,

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA ESSENCIALMENTE RETANGULAR E DELGADO.

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA ESSENCIALMENTE RETANGULAR E DELGADO. FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA RUA ALEMANHA

Leia mais

DPP ESTUDO PARA APROVAÇÃO PELA FUMP E ICA / OUTUBRO DE 2016 AMPLIAÇÃO DA MORADIA UNIVERSITÁRIA DE MONTES CLAROS FACHADA VOLTADA PARA O ICA 01 11

DPP ESTUDO PARA APROVAÇÃO PELA FUMP E ICA / OUTUBRO DE 2016 AMPLIAÇÃO DA MORADIA UNIVERSITÁRIA DE MONTES CLAROS FACHADA VOLTADA PARA O ICA 01 11 DPP FACHADA VOLTADA PARA O ICA 1 11 MEMORIAL O prédio para ampliação da capacidade da pavimentos. O que resulta em uma tipologia pavimentos há previsão para instalação de moradia estudantil do Instituto

Leia mais

Prevenção e minimização do risco sísmico e reforço da resiliência sísmica em Lisboa João Pardal Monteiro - Arquiteto

Prevenção e minimização do risco sísmico e reforço da resiliência sísmica em Lisboa João Pardal Monteiro - Arquiteto Lisboa, 5 abril 2018 De 1925 a 1930, começamos a ter alguns projetos modernistas em que a titulo de exemplo destacamos Cinema Capitólio, de Cristino da Silva (1925), Estação do Cais do Sodré de Pardal

Leia mais

PARÂMETRO DESCRIÇÃO IMAGEM SÍNTESE FUNCIONAL ENTORNO IMPLANTAÇÃO TOPOGRAFIA AVENIDA OITO AVENIDA GENESEE RUA DR OGDEN

PARÂMETRO DESCRIÇÃO IMAGEM SÍNTESE FUNCIONAL ENTORNO IMPLANTAÇÃO TOPOGRAFIA AVENIDA OITO AVENIDA GENESEE RUA DR OGDEN FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA A RESIDÊNCIA

Leia mais

INTERVENÇÃO EM RUÍNA - LAPA, RJ. 01/08

INTERVENÇÃO EM RUÍNA - LAPA, RJ. 01/08 INTERVENÇÃO EM RUÍNA - LAPA, RJ. 01/08 O projeto consiste em uma proposta de intervenção em uma ruína específica, situada no bairro da Lapa, esquina da Rua dos Inválidos com a Rua Riachuelo, lote onde

Leia mais

estrutura- modulação- espaço

estrutura- modulação- espaço concepção da forma arquitetônica_2. [2012_01] 9 quadrados: estrutura- modulação- espaço O exercício constitui na elaboração de uma composição tridimensional a partir da manipulação de uma estrutura independente

Leia mais

CASA DE RIBERÃO PRETO

CASA DE RIBERÃO PRETO CASA DE RIBERÃO PRETO Local Ribeirão Preto, São Paulo Ano 2000 Escritório SPBR Autoras: Gabriela Costa e Ana Elísia da Costa Implantação e Partido Formal A Casa de Ribeirão Preto foi projetada pelo escritório

Leia mais

Residências Atibaia, Florianópolis e Alto de Pinheiros

Residências Atibaia, Florianópolis e Alto de Pinheiros Residências Atibaia, Florianópolis e Alto de Pinheiros Escritório Nitsche Arquitetos Autoras: Karina Güntzel Trojack e Ana Elísia da Costa O escritório Nitsche Arquitetos foi eleito em 2010 pela Revista

Leia mais

CASA BIOVILLA PATIO. (b) (c)

CASA BIOVILLA PATIO. (b) (c) CASA BIOVILLA PATIO Local: Jaboticatubas - MG Ano: 2012 Escritório Arquitetos Associados Autoras: Brenda Wolffenbüttel e Ana Elísia da Costa Implantação e Partido Formal A Biovilla Patio é uma residência

Leia mais

Figura 1: Implantação Casa Cafezal FGMF. Fonte: Banco de dados LPPM, 2014.

Figura 1: Implantação Casa Cafezal FGMF. Fonte: Banco de dados LPPM, 2014. CASA CAFEZAL Local Campinas - SP Ano 2011/2014 Escritório FGMF Autoras: Jéssica Lucena e Tamires Cabral Implantação e Partido Formal A casa, localizada em um condomínio fechado na cidade de Campinas/SP,

Leia mais

FICHA 06. Tir o de Gu e r r a Foto _TIro de Guerra em dia de formatura. Fonte: Acervo MUSA

FICHA 06. Tir o de Gu e r r a Foto _TIro de Guerra em dia de formatura. Fonte: Acervo MUSA FICHA 06 Tir o de Gu e r r a 02-072 1964 Foto 3.06.1_TIro de Guerra em dia de formatura. Fonte: Acervo MUSA 53 Tiro de Guerra 02-072 Autores: Toru Kanazawa End.: Rua das Silveiras esquina com Av. Prestes

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA RUI CARNEIRO, DE GRANDE FLUXO.

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA RUI CARNEIRO, DE GRANDE FLUXO. AVENIDA RUY CARNEIRO PARÂMETRO DESCRIÇÃO IMAGEM SÍNTESE FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES

Leia mais

CONJUNTO HABITACIONAL NO GUARÁ II

CONJUNTO HABITACIONAL NO GUARÁ II CONJUNTO HABITACIONAL NO GUARÁ II 1 INTRODUÇÃO 2 Por que um conjunto habitacional no Guará II? Cidade onde moro Otimizar a infraestrutura urbana existente Atender as necessidades por moradias compactas

Leia mais

ARQUITETURA. Marchi Arquitetura PAISAGISMO. Benedito Abbud DECORAÇÃO DAS ÁREAS COMUNS. Chris Silveira Arquitetos Associados

ARQUITETURA. Marchi Arquitetura PAISAGISMO. Benedito Abbud DECORAÇÃO DAS ÁREAS COMUNS. Chris Silveira Arquitetos Associados ARQUITETURA Marchi Arquitetura PAISAGISMO Benedito Abbud DECORAÇÃO DAS ÁREAS COMUNS Chris Silveira Arquitetos Associados TERRENO: 3321,00 m² 01 TORRE NUMERO DE PAVIMENTOS ED. GARAGEM : 03 PAVIMENTOS NUMERO

Leia mais

EXERCÍCIO 2: EDIFÍCIO RESIDENCIAL EM ÁREA CENTRAL

EXERCÍCIO 2: EDIFÍCIO RESIDENCIAL EM ÁREA CENTRAL Universidade São Judas Tadeu Faculdade de Letras, Artes, Comunicação e Ciências da Educação Curso de Arquitetura e Urbanismo EXERCÍCIO 2: EDIFÍCIO RESIDENCIAL EM ÁREA CENTRAL Projeto de Arquitetura II

Leia mais

CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO

CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO PARA ENGENHARIA CIVIL CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ 2016/02 PLANTA A planta de edificação é uma representação plana de edificação gerada

Leia mais

1/8 OCUPAÇÃO CARREFOUR

1/8 OCUPAÇÃO CARREFOUR QUANDO O MURO VIRA 1/8 OCUPAÇÃO CARREFOUR O objetivo do projeto é ocupar o edifício do antigo Supermercado Carrefour no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, que está abandonado há nove anos. A idéia do projeto

Leia mais

Arquitetura moderna residencial

Arquitetura moderna residencial UFPB Arquitetura e Urbanismo Estágio Supervisionado V Arquitetura moderna residencial Felipe Mazzaro Thaisa Oashi Orientadora: Roberta Xavier Julho/2009 * Acervo moderno em João Pessoa: descaso e destruição

Leia mais

EDIFÍCIO MOTTA ( ) Campina Grande, Paraíba, Brasil

EDIFÍCIO MOTTA ( ) Campina Grande, Paraíba, Brasil EDIFÍCIO MOTTA (2010-2012) Campina Grande, Paraíba, Brasil EDIFÍCIO MOTTA, Campina Grande-PB (2010-2012) 1. A cidade de Campina Grande, interior do Estado da Paraíba, possui um Centro Histórico com características

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de

Leia mais

E S TA R S O C I A L PRAÇA MAJOR JOAQUIM DE QUEIROZ

E S TA R S O C I A L PRAÇA MAJOR JOAQUIM DE QUEIROZ E S TA R S O C I A L PRAÇA MAJOR JOAQUIM DE QUEIROZ UFRGS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO INTRODUÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO I LINGUAGENS GRÁFICAS I LUÍSA BERTUOL KOGLER TURMA C 2014/2 A P R E

Leia mais

CONJUNTO HABITACIONAL MANGUETOWN

CONJUNTO HABITACIONAL MANGUETOWN UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO CTC CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO PROJETO ARQUITETÔNICO IV PROF THEMIS FAGUNDES, PROF JOSÉ KÓS. ANA LUÍZA CARTANA, CAIO SABBAGH,

Leia mais

UNISALESIANO Curso de Engenharia Civil Desenho Arquitetônico

UNISALESIANO Curso de Engenharia Civil Desenho Arquitetônico UNISALESIANO Curso de Engenharia Civil Desenho Arquitetônico Prof. Dr. André L. Gamino Araçatuba Agosto - 2013 I EMENTA 1 Plano de Ensino, Interação Arquitetura e Estrutura, Plantas, Cortes e Sistemas

Leia mais

UM ENDEREÇO. UMA MARCA. UM ESTILO. SEU LUGAR, SEU MUNDO.

UM ENDEREÇO. UMA MARCA. UM ESTILO. SEU LUGAR, SEU MUNDO. UM ENDEREÇO. UMA MARCA. UM ESTILO. SEU LUGAR, SEU MUNDO. O privilégio de morar em um endereço tranquilo e valorizado, no melhor de 3 bairros: Jardins, Itaim e Ibirapuera. Rua Suzano, 100 LOCALIZAÇÃO LOCALIZAÇÃO

Leia mais

FICHA 10. Foto _Recém inaugurado e fotografado a partir da futura Av. Tiradentes. Fonte: Acrópole nº 364-out 69 -p36

FICHA 10. Foto _Recém inaugurado e fotografado a partir da futura Av. Tiradentes. Fonte: Acrópole nº 364-out 69 -p36 FICHA 10 Gináso da Vila Brasilia 1966 Foto 3.10.1_Recém inaugurado e fotografado a partir da futura Av. Tiradentes Fonte: Acrópole nº 364-out 69 -p36 82 Ginasio de Vila Brasilia Autores: Paulo de Melo

Leia mais

Procedimentos. de projetos

Procedimentos. de projetos Procedimentos para aprovação de projetos 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura 1 via; III. Memorial de Cálculo

Leia mais

Rua DR. Eduardo Chartier, 190 Higienópolis - Porto Alegre/RS

Rua DR. Eduardo Chartier, 190 Higienópolis - Porto Alegre/RS Rua DR. Eduardo Chartier, 190 Higienópolis - Porto Alegre/RS Viva com estilo Viva em uma localização Privilegiada na zona norte de porto Alegre Vista Real Noturna do Terraço Localizado em uma típica rua

Leia mais

PARÂMETRO DESCRIÇÃO IMAGEM SÍNTESE FUNCIONAL IMPLANTAÇÃO TOPOGRAFIA CIRCULAÇÃO E ACESSOS

PARÂMETRO DESCRIÇÃO IMAGEM SÍNTESE FUNCIONAL IMPLANTAÇÃO TOPOGRAFIA CIRCULAÇÃO E ACESSOS FUNCIONAL IMPLANTAÇÃO IDENTIFICAR COMO SE DÁ A OCUPAÇÃO DA PARCELA DO LOTE, A DISPOSIÇÃO DO(S) (S) AO LOTE; COMO SE ORGANIZA O AGENCIAMENTO, UMA LEITURA DA RUA PARA O LOTE S CORPO PRINCIPAL DA EDIFICAÇÃO

Leia mais

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS.

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. 1. DIMENSÕES ESPACIAIS NA MORFOLOGIA URBANA. 1.1. A forma urbana: A noção de forma aplica-se a conjuntos

Leia mais

PARECER TÉCNICO DE AVALIAÇÃO MERCADOLÓGICA

PARECER TÉCNICO DE AVALIAÇÃO MERCADOLÓGICA fls. 62 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUÍZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE GUARUJÁ/SP. Processo : 0004490-22.2016.8.26.0223 Cartório : 3º Vara Cível Exequente : CONDOMINIO EDIFICIO MENLIA Executado

Leia mais

AUTOR(ES): CINTIA NAKAOKA KIMURA, ALINE ALVES PEREIRA, GERSON MARÇAL DOS SANTOS, JOÃO MARCELO VAN DER WESTERN, LENICE BATISTA, WILLIAN POSTPIEGER

AUTOR(ES): CINTIA NAKAOKA KIMURA, ALINE ALVES PEREIRA, GERSON MARÇAL DOS SANTOS, JOÃO MARCELO VAN DER WESTERN, LENICE BATISTA, WILLIAN POSTPIEGER Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PROGRAMA DE EXTENSÃO A COMUNIDADE CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA:

Leia mais

PIV HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

PIV HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL PIV HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL Acadêmicas: Gabriela Vieira Loss Maria Tereza Amorim Falcão Marina Grossi Florianópolis, 13 de dezembro de 2010. Conceito Interação com a natureza A relação da vida com

Leia mais

FICHA 04 == Foto _Fachada para a Rua Ramiro Coleoni Fonte: FERRAZ, 2008

FICHA 04 == Foto _Fachada para a Rua Ramiro Coleoni Fonte: FERRAZ, 2008 FICHA 04 SENAC == 1964 Foto 3.04.1_Fachada para a Rua Ramiro Coleoni 41 SENAC Autor: Jorge Wilhein e Miguel Juliano End.: Av. Ramiro Coleoni - SANTO ANDRE Data (projeto): Maio de 1964 Publicação: FERRAZ,

Leia mais

CONDOMÍNIO MAR DO CARIBE

CONDOMÍNIO MAR DO CARIBE CONDOMÍNIO MAR DO CARIBE AVENIDA ESTUDANTE JOSÉ JULIO DE SOUZA PRAIA DE ITAPARICA VILA VELHA - ES Corretora: Patrícia Alves (27) 99945-3738 / 99967-4747 Whatsapp patricia.alves@galwan.com.br Vila Velha

Leia mais

ELFRIEDESTRABE ELFRIEDESTRABE ELFRIEDESTRABE ELFRIEDESTRABE OBERSEESTRABE LAGO OBERSEE

ELFRIEDESTRABE ELFRIEDESTRABE ELFRIEDESTRABE ELFRIEDESTRABE OBERSEESTRABE LAGO OBERSEE FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA HERTASTRABE

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof: Helano Abreu hasantos@sfiec.org.br www.profhelanoabreu.wordpress.com 1 Leitura e Interpretação de Projetos PROJETO ARQUITETÔNICO 2 Tipos de projeto 1. TIPOS DE PROJETO: Os projetos

Leia mais

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h)

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h) COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h) AULA 03 REVISÃO I UNIDADE Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Arquitetura e Urbanismo Prof. Philipe do Prado Santos PROGRAMA DE NECESSIDADES - Não

Leia mais

DESENHO TÉCNICO PLANTA DE SITUAÇÃO. Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos

DESENHO TÉCNICO PLANTA DE SITUAÇÃO. Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos DESENHO TÉCNICO PLANTA DE SITUAÇÃO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS Os desenhos básicos que compõem um projeto

Leia mais

Residencial Villa Splendore 1

Residencial Villa Splendore 1 Perspectiva meramente ilustrativa Residencial Villa Splendore 1 de Estar 2 Residencial Villa Splendore Perspectiva Meramente Ilustrativa Residencial Villa Splendore 3 Aptº Tipo Finais 1, 2, 5, 6, 7 e 10

Leia mais

novo marco na sua vida

novo marco na sua vida U m novo marco na sua vida UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE MORAR NO BROOKLIN. U m novo marco na sua vida IMAGEM ILUSTRATIVA A 3 min da Av. Santo Amaro VENHA MORAR NO MELHOR DA ZONA SUL. Próximo ao Market Place

Leia mais

Ventos predominantes. Poente. P Ponto de ônibus

Ventos predominantes. Poente. P Ponto de ônibus P Ponto de ônibus Poente P P Ventos predominantes O terreno da intervenção localizase no bairro São João do Tauape em uma área de alta densidade demográfica e ocorrência de ocupações irregulares. Observouse

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura 1 via; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo de Área Permeável; IV. Projeto de Remembramento,

Leia mais

Edifício São Marcos REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA

Edifício São Marcos REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA A cidade de João Pessoa, na Paraíba, possui bastantes obras modernas importantes e interessantes, mas que não foram levantadas devidamente, para fins acadêmicos.

Leia mais

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS Parâmetros para Desenvolvimento e Compatibilização do Projeto Arquitetônico I Loteamento Jardim das Candeias I Rua 26, Candeias II, Quadra 21, lote 25 (esquina) I Lote Irregular: 15m x 29.50m = 441,00

Leia mais

CASA MARÍLIA Marília House Marília - SP

CASA MARÍLIA Marília House Marília - SP CASA MARÍLIA Marília House Marília - SP - 2007 11 3159 1970 11 3159 1970 MEMORIAL - A ocupação O projeto tenta responder a uma solicitação de programa, que permita à casa uma flexibilidade para ampliação

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA FRANCIS AV. IRVING ST.

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA FRANCIS AV. IRVING ST. FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA A CASA

Leia mais

DESENHO TÉCNICO. AULA 06 - COBERTURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico

DESENHO TÉCNICO. AULA 06 - COBERTURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico DESENHO TÉCNICO AULA 06 - COBERTURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico Prof.: Philipe do Prado Santos Email Institucional: ppsantos.vic@ftc.edu.br Os desenhos básicos que compõem um projeto

Leia mais

1/5. Unidade Habitacional Permear. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Disciplina: ARQ Projeto Arquitetônico IV

1/5. Unidade Habitacional Permear. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Disciplina: ARQ Projeto Arquitetônico IV Parque Urbano A escolha do terreno levou em consideração as casas já existentes, optando pelo menor número de desapropriações, com a ideia de que possa existir a troca do terreno por uma ou mais habitações.

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA A RESIDÊNCIA

Leia mais

LE CORBUSIER Conceitos, importância e principais obras

LE CORBUSIER Conceitos, importância e principais obras LE CORBUSIER Conceitos, importância e principais obras Foto de Le Corbusier SUMÁRIO 1-Dados pessoais 2-Conceitos do arquiteto 3-Importância Cinco pontos da nova arquitetura 4- Principais obras 5-Conclusão

Leia mais

EMPREENDIMENTO: RESIDENCIAL ALTOS DO VARVITO EMPRESÁRIO: WALCON EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA

EMPREENDIMENTO: RESIDENCIAL ALTOS DO VARVITO EMPRESÁRIO: WALCON EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA PLANO PILOTO EMPREENDIMENTO: RESIDENCIAL ALTOS DO VARVITO EMPRESÁRIO: WALCON EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA PLANO PILOTO INCORPORADOR: WALCON EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA CONSTRUTOR: WALCON EMPREENDIMENTOS

Leia mais

1 plantas. Figura _ Planta do edificio construido Fonte: Rino Levi 19_

1 plantas. Figura _ Planta do edificio construido Fonte: Rino Levi 19_ 1 plantas Figura 3.17.1_ Planta do edificio construido Fonte: Rino Levi 19_ 125 FICHA 18 Corpo de Bombeiros e Batalhão Policial 1967 Foto 3.18.1_Recém inaugurado, fotografado da Av. Kenedy 126 Corpo de

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Professor: Philipe do Prado Santos Curso Técnico de Edificações

Leia mais

PARECER TÉCNICO DE AVALIAÇÃO MERCADOLÓGICA

PARECER TÉCNICO DE AVALIAÇÃO MERCADOLÓGICA fls. 35 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUÍZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE GUARUJÁ/SP. Processo : 0006888-39.2016.8.26.0223 Cartório : 3º Ofício Cível Foro do Guarujá Exequente : RITA JACIRA DE

Leia mais

TORRE A: BELVEDERE NORTE/SUL TORRE B: FAROL NORTE/SUL TORRE C: MIRADOR OESTE/LESTE TORRE D: MIRANTE LESTE/OESTE

TORRE A: BELVEDERE NORTE/SUL TORRE B: FAROL NORTE/SUL TORRE C: MIRADOR OESTE/LESTE TORRE D: MIRANTE LESTE/OESTE ÁREA: 15.752m² PROJETO ARQUITETÔNICO: AMPLO ARQUITETURA PAISAGISMO: BENEDITO ABBUD E TAKEDA ARQUITETOS PAISAGISTAS DECORAÇÃO DE INTERIORES: AND ARQUITETURA APARTAMENTO DECORADO (104m²): SENTINGER ARQUITETURA

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. O projeto deverá obedecer integralmente às disposições do Regimento Interno. Deve-se apresentar:

MEMORIAL DESCRITIVO. O projeto deverá obedecer integralmente às disposições do Regimento Interno. Deve-se apresentar: 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA O projeto deverá obedecer integralmente às disposições do Regimento Interno. Deve-se apresentar: - Levantamento Planialtimétrico; - Projeto de

Leia mais

CASA EM IBIRAPITANGA. Implantação e Partido Formal

CASA EM IBIRAPITANGA. Implantação e Partido Formal CASA EM IBIRAPITANGA Local: Santa Isabel, SP Ano: 2009 Escritório Yuri Vital Autoras: Brena M. de Oliveira e Cristina Piccoli, Ana Elísia da Costa Implantação e Partido Formal A casa em Ibirapitanga, projetada

Leia mais

07/05/2017. Cuiabá/MT Maio

07/05/2017. Cuiabá/MT Maio Cuiabá/MT Maio - 2017 Alvenaria e um maciço constituído de pedras ou blocos, naturais ou artificiais, ligadas entre si de modo estável pela combinação de juntas e interposição de argamassa, ou somente

Leia mais

Empreendimento. Porto Alegre V E M N O V A C O N Q U I S T A. Material de Treinamento

Empreendimento. Porto Alegre V E M N O V A C O N Q U I S T A. Material de Treinamento Empreendimento Porto Alegre Localização Porto Alegre / RS PARQUE MARINHA DO BRASIL HOSPITAL MÃE DE DEUS PUCRS BARRA SHOPPING RITTER DOS REIS ZAFFARI TERESÓPOLIS ESCOLA SÃO FRANCISCO GUION SOL NOVO SHOPPING

Leia mais

Grupo de Construçao Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA

Grupo de Construçao Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA Disciplina: Construção civil I Departamento de construção civil Profa: Barbara T. V. Bôas Prof: Gabriel P. Marinho Assuntos - CONCEITOS INICIAIS - CREA PR - ETAPAS -

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETO

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETO 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo

Leia mais

Seu formato de trapézio, com 3 frentes, deu a esse terreno um potencial fantástico em relação ao projeto dos seus apartamentos.

Seu formato de trapézio, com 3 frentes, deu a esse terreno um potencial fantástico em relação ao projeto dos seus apartamentos. Seu formato de trapézio, com 3 frentes, deu a esse terreno um potencial fantástico em relação ao projeto dos seus apartamentos. E com isso, foram valorizadas todas as fachadas do edifício, possibilitando

Leia mais

CASA PARA UM CASAL SEM FILHOS

CASA PARA UM CASAL SEM FILHOS CASA PARA UM CASAL SEM FILHOS FUNCIONAL CIRCULAÇÃO E ACESSOS IDENTIFICAR COMO AS RELAÇÕES DE ACESSO E CIRCULAÇÃO OCORREM NO INTERIOR DO LOTE, IDENTIFICAR O(S) ACESSO(S) EXTERIOR - INTERIOR E A COMO SE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA Departamento de Estruturas e Construção Civil Disciplina: ECC 1008 Estruturas de Concreto TRABALHO: 1 SEMESTRE DE 2015 Suponha que você esteja envolvido(a)

Leia mais

Conjunto Habitacional Adapte

Conjunto Habitacional Adapte Diretrizes A escolha do terreno para a implantação do conjunto habitacional foi baseada na intenção de ficar próximo ao parque, à rua da creche e à escola. Uma das medidas adotadas foi a ampliação das

Leia mais

Adolf Franz Heep: edifícios residenciais

Adolf Franz Heep: edifícios residenciais 234 Perspectiva dos edifícios Lugano e Locarno 235 Fachadas Apartamentos térreos dos edifícios Lugano e Locarno em 1959 Foto: Acervo pessoal de Aizik Helcer Os edifícios Lugano e Locarno, por terem sido

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado

Leia mais

HM+HC - LPPM - DA - UFPB

HM+HC - LPPM - DA - UFPB RUA DR. PEDRO FIRMINO RUA FENELON BONAVIDES RUA DARCÍLIO WANDERLEY AV. BARÃO DO RIO BRANCO PLANTA DE IMPLANTAÇÃO /00 0m 0 - PLANTA DE COBERTA / G C 0/ LAJE IMPERMEABILIZADA / E i = % / F A LAJE IMPERMEABILIZADA

Leia mais

EDI-49 Concreto Estrutural II

EDI-49 Concreto Estrutural II Divisão de Engenharia Civil Projeto Parte 01 Introdução 2015 www.ita.br www.civil.ita.br Projeto de Edifícios Discute-se o projeto de estruturas usuais de concreto armado e, em particular, de edifícios

Leia mais

Seu jeito de viver bem.

Seu jeito de viver bem. Seu jeito de viver bem. Localização Na melhor área de Jardim Camburi, perto de shoppings, faculdade, escolas, supermercados, bares, restaurantes, bancos... IMPLANTAÇÃO ÁREA DO TERRENO: 4.117,10m² IMPLANTAÇÃO

Leia mais

ARQUITETURA. Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

ARQUITETURA. Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial. ARQUITETURA Francisco José d Almeida Diogo Professor da Seção de Engenharia de Fortificação e Construção Instituto Militar de Engenharia IME Praça General Tibúrcio, 80 - Praia Vermelha CEP. 22290-270 Tel:

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA CROQUIS DO ARQUITETO.

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA CROQUIS DO ARQUITETO. FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA WALDEMAR

Leia mais

CASA ATELIER. Implantação e Partido Formal. Local Itanhangá, Rio de Janeiro Ano 2002 Escritório Carla Juaçaba Arquitetura

CASA ATELIER. Implantação e Partido Formal. Local Itanhangá, Rio de Janeiro Ano 2002 Escritório Carla Juaçaba Arquitetura CASA ATELIER Local Itanhangá, Rio de Janeiro Ano 2002 Escritório Carla Juaçaba Arquitetura Implantação e Partido Formal A Casa Atelier, idealizada por Carla Juaçaba juntamente com Mário Fraga, é um refúgio

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA. island road. Contentment.

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA. island road. Contentment. SMITH HOUSE PARÂMETRO IMAGEM SÍNTESE FUNCIONAL A CASA SMITH LOCALIZA-SE NA ILHA CONTENTMENT, CIDADE DE DARIEN, CONNECTICUT, ESTADOS UNIDOS. ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE

Leia mais

Figura 1: Implantação da casa no Derby O Norte Oficina de criação. Fonte: Jéssica Lucena, 2015.

Figura 1: Implantação da casa no Derby O Norte Oficina de criação. Fonte: Jéssica Lucena, 2015. CASA NO DERBY Local Recife - PE Ano 2007-08 Escritório O Norte Oficina de Criação Autoras: Jéssica Lucena e Tamires Cabral Implantação e Partido Formal A Casa no Derby é uma residência unifamiliar de uso

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175679 Thiago Salaberga Barreiros Palestra apresentada no Congresso Latinoamericano de Engenharia do Vento, 3., 2018, São Paulo A série Comunicação Técnica compreende trabalhos elaborados

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA PREDOMINANDO EM SEU ENTORNO ELEMENTOS EXCLUSIVAMENTE

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA PREDOMINANDO EM SEU ENTORNO ELEMENTOS EXCLUSIVAMENTE PARÂMETRO DESCRIÇÃO IMAGEM SÍNTESE FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO,

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA VIA PIETANE

Leia mais