METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. Avaliação. Capítulo 9: Avaliação de um Objeto de Aprendizagem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. Avaliação. Capítulo 9: Avaliação de um Objeto de Aprendizagem"

Transcrição

1 Avaliação Capítulo 9: Avaliação de um Objeto de Aprendizagem Autoria: Juliana Cristina Braga. Este capítulo inicia com a discussão sobre a importância da avaliação dos OAs no seu processo de construção, seguida pela definição de critérios a serem utilizados nesta avaliação. Posteriormente, são apresentados procedimentos de avaliação de OAs, seguidos por um exercício de avaliação de um OA. 9.1 Importância da Avaliação no processo de construção de Objetos de Aprendizagem: a proposta do processo INTERA Avaliar significa atribuir valor a algo. É uma ação que extrapola a ideia de testar ou medir, porque envolve não apenas a constatação de certo/errado, presente/ausente ou funciona/não funciona. Pressupõe análise qualitativa, relacionando os resultados obtidos aos objetivos definidos no início do processo. Uma grande preocupação da metodologia INTERA é a qualidade pedagógica dos Objetos de Aprendizagem. Observa-se, em geral, que conteúdos disponibilizados como Objetos de Aprendizagem não possuem características desejáveis, especialmente no que se refere ao reuso e aos aspectos didáticopedagógicos. Braga, Dotta, Pimentel e Stansky (2012) afirmam que, em relação a dificuldades pedagógicas observadas na utilização e reuso de OAs: Muito dos objetos existentes não deixam claro nem para o professor nem para o aluno o objetivo pedagógico a ser atingido. Isso ocorre porque esses objetos estão sendo desenvolvidos focando somente nos atributos técnicos, tratando os atributos pedagógicos de forma marginal. Essa situação acaba contribuindo para a baixa reusabilidade do objeto, já que ele passa a não agregar tanto valor ao ensino, desmotivando sua utilização, tanto pelos professores como também pelos alunos.

2 Para superar estas dificuldades, a metodologia INTERA se diferencia dos demais, tendo uma abordagem não apenas técnica, mas também pedagógica no desenvolvimento de OAs. Nos processos utilizados atualmente, não há distinção entre as etapas de testes e avaliação. Na Metodologia INTERA, esta distinção é proposta, com o objetivo de garantir a qualidade técnica e pedagógica dos OAs produzidos. As etapas são as seguintes: 1. Contextualização de um OA 2. Levantamentos de Requisitos de um OA 3. Arquitetura 4. Desenvolvimento 5. Testes 6. Disponibilização 7. Avaliação 8. Gestão de projetos 9. Ambiente e Padrões Observe que, após a etapa de Desenvolvimento, está prevista a etapa de Testes. Nela, o objetivo é garantir a qualidade técnica e o funcionamento do OA, dentro do que foi solicitado pelo professor demandante. Em seguida, ocorre a Disponibilização. A etapa de Avaliação ocorre após a Disponibilização. O OA é utilizado em aula e avaliado, especialmente no que se refere à aprendizagem obtida. Desta maneira, garante-se a qualidade técnica e pedagógica do OA. Vamos, a partir de agora, pensar um pouco sobre como se dá esta importante etapa. 9.2 Avaliação do OA - Pressupostos e definição de critérios Existem diferentes tipos de OAs, em formatos diversos, com características e objetivos variados. O foco da avaliação pedagógica não está no formato ou nas qualidades técnicas da sua produção, mas nas suas características pedagógicas, ou seja, no quanto ele pode contribuir para a aprendizagem do aluno.

3 A diversidade de formatos existentes implica em um olhar apurado para identificar os objetos que podem favorecer a aprendizagem. Por outro lado, o formato de um OA não é necessariamente determinante para a aprendizagem. Mayer e Moreno (2002) afirmam que uma animação (ou outro conteúdo multimídia) pode ou não promover a aprendizagem, dependendo de quando e como é usada. Da mesma forma, é preciso analisar a qualidade dos diferentes recursos utilizados num OA. Uma animação, por mais bem elaborada que seja do ponto de vista técnico, pode ter poucos efeitos no que se refere à aprendizagem. Uma bela imagem inserida num texto pode ser meramente ilustrativa, não acrescentando valor algum a ele. É preciso avaliar os diferentes OAs levando-se em conta as possibilidades didático-pedagógicas que eles possuem, definindo alguns critérios gerais. Mussoi (2010) afirma em relação à diversidade de OAs e à avaliação dos mesmos: Apesar desta diversidade, é possível identificar padrões relacionados à avaliação do conhecimento assimilado, utilizando OA. Para realizar uma análise de forma sistemática, devem-se identificar alguns critérios e aspectos a considerar, quando se fala em avaliação dentro de OA. Fatores como a concepção epistemológica na qual o OA está fundamentado, os objetivos descritos em seus metadados, a qualidade dos conteúdos abordados, a facilidade de uso por parte do aluno, a interatividade e a linguagem utilizada interferem diretamente na qualidade pedagógica do OA e devem ser considerados na avaliação. A concepção epistemológica será determinante para o OA. Numa concepção mais tradicional, o OA terá como objetivo transmitir algum tipo de conhecimento, ilustrando ou descrevendo conteúdos. Nesta concepção, não há grande preocupação com a ação do aluno, ou seja, ele é visto como um receptor de informações. Já, se o OA for desenvolvido com base em teorias que privilegiam a interação, ele terá elementos que a favorecerão, possibilitando que o aluno seja sujeito de sua aprendizagem. Os objetivos e conteúdos descritos nos metadados devem ser avaliados segundo os seguintes parâmetros: o OA aborda de maneira clara os conteúdos descritos? eles são precisos ou há problemas conceituais? os objetivos propostos são passíveis de alcance por todos os alunos?

4 A linguagem utilizada e a apresentação do OA também podem facilitar ou dificultar a aprendizagem. Elas são claras, possibilitando o entendimento por parte do aluno? Estas e outras questões devem ser respondidas na etapa de avaliação. Vejamos alguns instrumentos propostos para isto. 9.3 Procedimentos e instrumentos para avaliação de Objetos de Aprendizagem Podemos distinguir pelo menos dois níveis de avaliação pedagógica dos OAs: i) um referente à aprendizagem do aluno, onde se avalia o quanto ele aprendeu com o OA; ii) o outro, referente ao ensino, onde se avaliam as possibilidades de trabalho e reuso do OA em outros contextos pedagógicos. Pensando na aprendizagem do aluno de maneira pragmática, poderíamos pensar numa avaliação por meio de questões ou alguma atividade onde ele tivesse que utilizar os conteúdos abordados pelo OA. Para que a avaliação seja abrangente, podemos dividi-la em duas fases: na primeira, os alunos realizariam alguma atividade avaliativa antes da utilização do OA. Nela, seriam abordados os conteúdos do OA, verificando-se os conhecimentos que possuem sobre eles. E uma segunda fase após a atividade com o OA, para que se observe o que aprenderam com ele. Além desta verificação da aprendizagem feita com os alunos, a avaliação deve ser composta de um processo detalhado de observação, a partir de critérios bem definidos. Um instrumento norteador desta avaliação pode ser elaborado a partir de perguntas, como no exemplo a seguir:

5 Dados gerais do OA: Título: Objetivos: Conteúdos abordados: Estratégias utilizadas para aplicação do OA: (descrever como os alunos foram organizados, quanto tempo foi destinado à atividade, quais orientações foram dadas pelo professor). Se preferir, faça referência ao artefato de estratégias pedagógicas realizado em outras aulas. Avaliação quanto ao ensino Os alunos identificaram facilmente o objetivo pedagógico oferecido pelo OA? A linguagem utilizada no OA favorece o entendimento e a aprendizagem do aluno? O OA possibilitou interação? São propostos desafios? Os alunos receberam feedback das atividades realizadas? O OA permitiu que os alunos realizassem as atividades sem intervenção do professor? Os conteúdos são abordados de maneira clara e precisa?

6 Os objetivos propostos são alcançados? O OA se mostrou adequado ao público alvo apontado? Avaliação quanto à aprendizagem Elabore aqui algumas questões que podem ser utilizadas para avaliar o conteúdo que o OA ensina. Avaliação geral do OA: Neste campo, inserir as conclusões sobre o OA avaliado Outro instrumento para avaliação de OAs pode ser uma tabela onde se quantifica cada um dos itens avaliados. É importante salientar que, mesmo quantificando cada item ou ainda determinando pesos diferenciados para cada um deles, a avaliação geral deve ser qualitativa, ou seja, o OA deve ser avaliado como um todo. Suas qualidades e limitações devem ser consideradas. A quantificação deve ser apenas uma referência e a avaliação não deve se restringir a ela. Lembremos que a avaliação neste processo é uma etapa fundamental para o desenvolvimento do OA. Os problemas ou limitações identificados devem ser solucionados antes de sua finalização. Veja o exemplo a seguir de uma tabela que quantifica os itens de avaliação do OA:

7 Avaliação da aprendizagem Item Nota Peso Adequação da linguagem Apresentação do OA para o aluno Adequação dos objetivos ao público alvo Adequação e coerência dos conteúdos ao público alvo Possibilidade de interação com o aluno Desafios propostos Feedback Aprendizagem desenvolvida Avaliação do ensino Adequação dos objetivos Adequação dos conteúdos Possibilidade de reuso em outros contextos pedagógicos Qualidade dos conceitos abordados Estes instrumentos de avaliação são algumas referências. É importante, no processo de desenvolvimento de um OA, definir claramente o que se pretende com ele em termos de aprendizagem. Vale ressaltar que o resultado obtido com a utilização do OA em sala de aula está, também, relacionado com as estratégias utilizadas pelo professor, que poderão agregar valor ao potencial que o OA possui. Mas, considerando a avaliação como uma etapa do desenvolvimento do OA, o objetivo é torná-lo o melhor possível pedagogicamente, para que ele de fato apoie a aprendizagem do aluno, independentemente da estratégia utilizada. 9.5 Avaliando um Objeto de Aprendizagem Propomos agora um exercício de avaliação de um Objeto de Aprendizagem.

8 Vamos imaginar que o OA apresentado a seguir está em fase final de elaboração. Já foi testado quanto à sua qualidade técnica, disponibilizado a um grupo de alunos e agora devemos avaliá-lo, antes de finalizá-lo. Como se formam os ventos Disponível em Em primeiro lugar, vamos analisar seus metadados, no que se refere aos aspectos pedagógicos. O OA é descrito como uma animação que explica passo a passo a formação dos ventos na superfície terrestre em escala local até a formação em escala global circulação geral atmosférica. O objetivo é Fazer com que alunos do ensino médio entendam de maneira clara e dinâmica os processos de formação dos ventos e a circulação geral atmosférica. Por esta descrição, é possível inferir que se trata de uma animação que demonstra, por meio de imagens, um evento natural, a formação do vento. Por meio dela, o que se espera é que o aluno consiga, a partir da visualização, entender este processo, difícil de ser demonstrado em sala de aula, por meio de desenhos ou explicações do professor.

9 Vejamos o OA: A animação é apresentada numa sequência de 16 etapas, com duração de aproximadamente 10 segundos cada. Em cada uma delas, são utilizados recursos visuais, mostrando a formação dos ventos, acompanhados de narração e música ao fundo. O aluno pode avançar na animação por meio das teclas numeradas na parte inferior, indicando cada uma delas ou por meio dos botões Continuar ou Voltar, na parte superior da tela.

10

11

12

13

14

15

16 O OA Como se formam os ventos tem uma linguagem clara e próxima do aluno, um layout atrativo, é autoexplicativo e possibilita a exploração sem o auxílio do professor. Ele permite que o aluno explore as várias fases da explicação, retomando ou avançando quando julgar necessário. Ele não propõe questões ou desafios ao aluno. Para torná-lo mais interativo, a questão inicial da animação poderia ser lançada ao aluno, dando-lhe algumas opções de resposta, para que ele elaborasse hipóteses antes de ver a animação. Ao final, também poderiam ser propostas questões.

17 Para realizar a avaliação, é importante não apenas analisar o objeto, mas acompanhar a sua exploração por um grupo de alunos. Como o OA demonstra conteúdos, mas não propõe desafios, é importante após a exploração propor um debate, questões ou uma situação problema onde os alunos precisem demonstrar o que aprenderam com ele. Referências Bibliográficas MUSSOI, Eunice Maria, FLORES, Maria Lucia Pozzatti, BEHAR, Patricia Alejandra. Avaliação de Objetos de Aprendizagem. Santiago, Chile, Disponível em penta2.ufrgs.br/edu/objetosaprendizagem/sld001.htm COSTA, Valeria Machado, TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Aprendizagem multimídia: usando os princípios de Mayer para avaliar um objeto de aprendizagem. BARON, Franciele, RAABE, Renate de Oliveira, SILVA, Julia Marques Carvalho. Avaliação de Usabilidade de Objetos de Aprendizagem Disponibilizados no RIVED. Brusque, LEFFA, Vilson J. Nem tudo que balança cai: Objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia. Cuiabá, Disponível em

Capítulo 5: Avaliação Pedagógica de um Objeto de Aprendizagem

Capítulo 5: Avaliação Pedagógica de um Objeto de Aprendizagem Capítulo 5 Avaliação Pedagógica de um Objeto de Aprendizagem Avaliação Vimos até agora as etapas de produção dos Objetos de Aprendizagem, desde a contextualização até a disponibilização. Neste capítulo,

Leia mais

Objetos de Aprendizagem Volume 2 - Metodologia de Desenvolvimento

Objetos de Aprendizagem Volume 2 - Metodologia de Desenvolvimento Editora UFABC Universidade Federal do ABC Objetos de Aprendizagem Volume 2 - Metodologia de Desenvolvimento Juliana Braga Santo André SP 2015 Objetos de Aprendizagem Volume 2 - Metodologia de Desenvolvimento

Leia mais

Objetos de Aprendizagem Volume 1 - Introdução e Fundamentos

Objetos de Aprendizagem Volume 1 - Introdução e Fundamentos Editora UFABC Universidade Federal do ABC Objetos de Aprendizagem Volume 1 - Introdução e Fundamentos Juliana Braga (Org.) Santo André SP 2014 Objetos de Aprendizagem Volume 1 - Introdução e Fundamentos

Leia mais

METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. Metodologia INTERA

METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. Metodologia INTERA Metodologia INTERA Capítulo 2: Metodologia INTERA para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Autoria: Juliana Cristina Braga; Roberta Kelly A. de França. Esta unidade inicia com a definição do processo

Leia mais

Capítulo 4: Estratégias Pedagógicas para uso dos Objetos de Aprendizagem: Conceitos e Aplicações

Capítulo 4: Estratégias Pedagógicas para uso dos Objetos de Aprendizagem: Conceitos e Aplicações Capítulo 4: Estratégias Pedagógicas para uso dos Objetos de Aprendizagem: Conceitos e Aplicações Autoria: Lilian Menezes; Juliana Cristina Braga Nos capítulos anteriores, Vimos que a concepção e a elaboração

Leia mais

Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem

Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem Dra.Patricia Alejandra Behar - NUTED/UFRGS Dra.Liliana Passerino - CINTED/UFRGS Msc.Maira

Leia mais

METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. Contextualização. Capítulo 3: Contextualização de Objetos de Aprendizagem

METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. Contextualização. Capítulo 3: Contextualização de Objetos de Aprendizagem Contextualização Capítulo 3: Contextualização de Objetos de Aprendizagem Autoria: Juliana Cristina Braga; Rita Ponchio. Esta unidade inicia com a definição de contextualização, seguida pela discussão da

Leia mais

AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UM EXPERIMENTO PRÁTICO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA

AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UM EXPERIMENTO PRÁTICO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UM EXPERIMENTO PRÁTICO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA Maria Celimar da Silva Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) mcelimars@gmail.com Vânia

Leia mais

Aula Semana Data Título Atividades Atividade Dedicação Prazo de Entrega Atividade I - Fórum: O que já sabemos sobre Objetos de Individual, Assíncrona

Aula Semana Data Título Atividades Atividade Dedicação Prazo de Entrega Atividade I - Fórum: O que já sabemos sobre Objetos de Individual, Assíncrona Aula Semana Data Título Atividades Atividade Dedicação Prazo de Entrega Atividade I - Fórum: O que já sabemos sobre Objetos de Aprendizagem 20 minutos Até 23/01/2013 1 Seg 21/01/2013 Apresentação do Curso

Leia mais

Objetos de Aprendizagem Volume 2 - Metodologia de Desenvolvimento

Objetos de Aprendizagem Volume 2 - Metodologia de Desenvolvimento Editora UFABC Universidade Federal do ABC Objetos de Aprendizagem Volume 2 - Metodologia de Desenvolvimento Juliana Braga Santo André SP 2015 Objetos de Aprendizagem Volume 2 - Metodologia de Desenvolvimento

Leia mais

Professora Orientadora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias. 4

Professora Orientadora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias.   4 DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE ADOBE FLASH PROFESSIONAL CC: UM OBJETO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA 1 Diogo Rafael Silva

Leia mais

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun ISSN impresso X ISSN digital INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática.

Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun ISSN impresso X ISSN digital INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática Resumos 187 Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun. 2012. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática O uso de tecnologias modernas

Leia mais

XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. Temática: Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais

XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. Temática: Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação Temática: Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL Carmen Vieira Mathias 1, Janilse Fernandes

Leia mais

Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA. Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM

Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA. Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM GOMES, T 1, SCHÜNKE, M.A 2, ZEVE, C.M.D. 3. Palavras-Chave: Objetos de Aprendizagem,

Leia mais

Atividade I Participar do fórum de discussão no Facebook (Unidade 1) - Participação no fórum. - Participou no fórum com respeito e cortesia.

Atividade I Participar do fórum de discussão no Facebook (Unidade 1) - Participação no fórum. - Participou no fórum com respeito e cortesia. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSO: METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM Atividade I Participar do fórum de discussão no Facebook (Unidade 1) - Participação no fórum. - Participou no

Leia mais

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA 1 PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA Bauru SP - Abril 2012 Educação Média e Tecnológica Métodos de Pesquisa em EAD e Transferência de Conhecimento Relatório

Leia mais

METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. Testes. Capítulo 7: Testes e Qualidade de Objetos de Aprendizagem

METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. Testes. Capítulo 7: Testes e Qualidade de Objetos de Aprendizagem Testes Capítulo 7: Testes e Qualidade de Objetos de Aprendizagem Autoria: Juliana Cristina Braga; Roberta Kelly A. de França. Esta unidade inicia com a discussão sobre a importância de realizar testes

Leia mais

Instrumento de avaliação de LDD de física

Instrumento de avaliação de LDD de física Instrumento de avaliação de LDD de física Felippe Guimarães Maciel e Maria de Fátima da Silva Verdeaux volume 9, 2014 2 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE LDD DE FÍSICA PARÂMTERO 1 Critérios de avaliação dos

Leia mais

Utilizando mapas conceitual, de cenário e navegacional no apoio ao processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem

Utilizando mapas conceitual, de cenário e navegacional no apoio ao processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem Rogério de Avellar C. Cordeiro Clevi Elena Rapkiewicz Maria Cristina Canela Angélica Freitas dos Santos Eduardo Coelho Carneiro Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) Utilizando mapas conceitual,

Leia mais

Avaliação dos Estudantes sobre o Uso de Imagens como Recurso Auxiliar no Ensino de Conceitos Químicos

Avaliação dos Estudantes sobre o Uso de Imagens como Recurso Auxiliar no Ensino de Conceitos Químicos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PIBID-PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA BOLSISTA: LIANE ALVES DA SILVA Avaliação dos Estudantes sobre o Uso de Imagens como Recurso Auxiliar

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para UNIVERSOS Por que escolher a coleção Universos Língua portuguesa 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Os mais variados tipos de alunos, cada um com suas diferentes qualidades, contarão com muito mais chances de sucesso, ao terem garantidos múltiplos

Os mais variados tipos de alunos, cada um com suas diferentes qualidades, contarão com muito mais chances de sucesso, ao terem garantidos múltiplos Resumo Aula-tema 05: Planeje a avaliação Segundo o Buck Institute for Education (2008), a Aprendizagem Baseada em Projetos promove práticas de avaliação mais autênticas, experienciais, dinâmicas e não-padronizadas.

Leia mais

Propostas e projetos para o ensino de física

Propostas e projetos para o ensino de física Propostas e projetos para o ensino de física Análise: Física Integração e Tecnologia X Coleção Ser Protagonista Integrantes: Jorge Eduardo Ribeiro, Fernanda Ribeiro e Evandro Nonato Analise do Livro Física

Leia mais

CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 103 CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES "A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em escapar das antigas. John Maynard Keynes A pesquisa orientada à visualização cartográfica visa

Leia mais

Além do mais, através da capacidade de animação e simulação, os objetos de aprendizagem podem tornar mais simples a compreensão de fenômenos a serem

Além do mais, através da capacidade de animação e simulação, os objetos de aprendizagem podem tornar mais simples a compreensão de fenômenos a serem OBJETOS DE APRENDIZAGEM DA ÁREA DE GEOGRAFIA: RELATOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO CAPITÃO TORMENTA E PACO EM MOVIMENTOS DA TERRA, REDE GEOGRÁFICA, FUSOS HORÁRIOS E ESTAÇÕES DO ANO. Meri

Leia mais

Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos. Liane Tarouco CINTED/UFRGS

Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos. Liane Tarouco CINTED/UFRGS Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos Liane Tarouco CINTED/UFRGS 1 Cenário atual e tendências Fatores impactando a evolução da aprendizagem a distância Tecnologia disponível e/ou em desenvolvimento

Leia mais

ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO. Orientações sobre materiais, identidade visual, divulgação e apoio da DEaD. Elaborado pelos Interessados(as).

ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO. Orientações sobre materiais, identidade visual, divulgação e apoio da DEaD. Elaborado pelos Interessados(as). 1 Para acelerar o processo de tramitação de seu curso e facilitar a programação de atividades, é muito importante que você siga esta sequência de etapas. ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO 1 Reunião com a

Leia mais

PLANO DE ENSINO POSSIBILIDADES DE USO

PLANO DE ENSINO POSSIBILIDADES DE USO PLANO DE ENSINO POSSIBILIDADES DE USO Neste tutorial, vamos apresentar o passo a passo para criar cada um dos três organizadores de conteúdo do Blackboard: 1 - pasta do conteúdo; 2 - módulo de aprendizado;

Leia mais

TRABALHOS DE CONCLUSÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO

TRABALHOS DE CONCLUSÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO I. ESPECIFICIDADE Docentes e estudantes do ProfSocio possuem grande responsabilidade na elaboração de seu trabalho de conclusão. Serão desafiados nos seguintes

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Língua Portuguesa Dinâmica Conhecendo o outro. Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

POSSIBILIDADES DE USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA. Apresentação: Pôster

POSSIBILIDADES DE USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA. Apresentação: Pôster POSSIBILIDADES DE USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA Apresentação: Pôster Gabriela Falcão Cordeiro 1 ; Maristela Maria Andrade da Silva 2 Introdução Determinados conceitos científicos

Leia mais

Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância. Maira Bernardi e Kellen A. da Silva 1

Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância. Maira Bernardi e Kellen A. da Silva 1 Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância Maira Bernardi e Kellen A. da Silva 1 Introdução Esta pesquisa apresenta a aplicação e validação de um objeto de aprendizagem (OA) chamado ARQUEAD 2,

Leia mais

Objetos de Aprendizagem Volume 2 - Metodologia de Desenvolvimento

Objetos de Aprendizagem Volume 2 - Metodologia de Desenvolvimento Editora UFABC Universidade Federal do ABC Objetos de Aprendizagem Volume 2 - Metodologia de Desenvolvimento Juliana Braga Santo André SP 2015 Objetos de Aprendizagem Volume 2 - Metodologia de Desenvolvimento

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre

Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre Material 5 Metodologias de Desenvolvimento de Interfaces Prof. Luthiano Venecian Introdução o Como conceber e implementar a

Leia mais

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar Mary Lúcia Pedroso Konrath PPGIE/UFRGS Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS Patricia Alejandra Behar PPGIE/UFRGS EaD e sua organização Mediação pedagógica na EaD O aluno, tutor e professor da

Leia mais

SISTEMA HIPERMÍDIA ADAPTATIVO BASEADO EM ESTILOS COGNITIVOS. VIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação

SISTEMA HIPERMÍDIA ADAPTATIVO BASEADO EM ESTILOS COGNITIVOS. VIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação SISTEMA HIPERMÍDIA ADAPTATIVO BASEADO EM ESTILOS COGNITIVOS VIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação MARLISE GELLER* CLARISSA TARRAGÔ CANDOTTI** SIDNEI RENATO SILVEIRA** ELTON MONTEIRO

Leia mais

OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA UML 2.0

OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA UML 2.0 OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA UML 2.0 Tanaka. Sergio Akio 1, Tanaka. Simone Sawasaki 2, Alves. Jean Pierre R 3 3 Departamento de Sistemas e Computação Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL) Londrina,

Leia mais

Projeto de Pesquisa em Adaptação de Materiais Didáticos Especializados para Estudantes com Necessidades Especiais

Projeto de Pesquisa em Adaptação de Materiais Didáticos Especializados para Estudantes com Necessidades Especiais Projeto de Pesquisa em Adaptação de Materiais Didáticos Especializados para Estudantes com Necessidades Especiais Sirley Brandão dos Santos; Caroline Moreira Marques; Laryssa Guimarães Costa Instituto

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES\ SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES\ SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES\ SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA Maria Giselly Jorge de Matos 1 ; Patrícia Mariana Vasco de Góz²; Gerllane Jorge de Matos³; Ricardo

Leia mais

Juliana Bezerra Joaquim Campos

Juliana Bezerra Joaquim Campos Juliana Bezerra Joaquim Campos ANÁLISE DE CRITÉRIOS DE QUALIDADE EM UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: O CONTEXTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Leia mais

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO TEXTO 2 http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2310-6.pdf acesso em http://pt.wikipedia.org/wiki/conselho_de_classe 09 de outubro de 2014 CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL

Leia mais

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Cristiane Straioto Diniz Universidade Federal do Paraná criss@seed.or.gov.br Marco Aurélio Kalinke Universidade

Leia mais

Objeto de aprendizagem digital para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Técnico em Informática

Objeto de aprendizagem digital para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Técnico em Informática Objeto de aprendizagem digital para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Técnico em Informática Lisandro Lemos Machado lisandrolm@terra.com.br Juliano Tonezer da Silva tonezer@upf.br Objetos

Leia mais

Manual do Aluno. Universidade Mastermaq Softwares

Manual do Aluno. Universidade Mastermaq Softwares 2015 Manual do Aluno Universidade Mastermaq Softwares Índice Apresentação...3 1 - Pré requisitos para o acesso...4 1.1 - Matrícula...4 2 - Como acessar a plataforma primeiro acesso...4 3 - Acesso ao treinamento...7

Leia mais

Uso Restito da Empresa. universidade.mastermaq.com.br

Uso Restito da Empresa. universidade.mastermaq.com.br Índice Apresentação 3 1 Cadastro de Empresa 4 1.1 Cadastro dos Parâmetros Gerais 4 2 Cadastros Auxiliares 4 3 Cadastros Auxiliares Apropriações Gerenciais: 7 4 Cadastros Auxiliares Definições para Impressão

Leia mais

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Câmpus Curitiba MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM O processo de avaliação não está relacionado apenas ao ensino e portanto não pode ser reduzido apenas

Leia mais

INVESTIGANDO EM C: UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM ONLINE PARA ESTUDO DE NÚMEROS COMPLEXOS

INVESTIGANDO EM C: UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM ONLINE PARA ESTUDO DE NÚMEROS COMPLEXOS XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação INVESTIGANDO EM C: UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM ONLINE PARA ESTUDO DE NÚMEROS COMPLEXOS Silvia Batista - PGIE/UFRGS - IF Fluminense Campus Campos-Centro

Leia mais

A importância da acessibilidade digital na construção de objetos de aprendizagem

A importância da acessibilidade digital na construção de objetos de aprendizagem 1 A importância da acessibilidade digital na construção de objetos de aprendizagem Profª Drª Patrícia A. Behar PPGIE Msc. Eliane Kiss de Souza PPGIE Mestranda. Camila G. G. Góes PPGEDU Mestranda. Edilma

Leia mais

REPOSITÓRIO WEB DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM VOLTADO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

REPOSITÓRIO WEB DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM VOLTADO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL REPOSITÓRIO WEB DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM VOLTADO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Jardel Damasceno Bresolin Naira Kaieski Jacques Andre Grings Shirlei Alexandra Fetter Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Leia mais

A PRÁTICA ARGUMENTATIVA DOS PROFESSORES NAS AULAS DE QUÍMICA

A PRÁTICA ARGUMENTATIVA DOS PROFESSORES NAS AULAS DE QUÍMICA A PRÁTICA ARGUMENTATIVA DOS PROFESSORES NAS AULAS DE QUÍMICA Rayane Taynara de Souza Melo¹; Magadã Marinho Rocha Lira² 1 Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco, rayane.amociro89@hotmail.com

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Saepi 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Saepi 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Saepi 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Língua Portuguesa por Thenner Freitas da Cunha e-mail: thenner@caed.ufjf.br Objetivos: Interpretar os resultados

Leia mais

AMBIENTE WEB PARA APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TÓPICOS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

AMBIENTE WEB PARA APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TÓPICOS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO AMBIENTE WEB PARA APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TÓPICOS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO Lucas Freitas SILVA 1 ; Matheus Eloy FRANCO 2 RESUMO A compreensão de determinados conteúdo ministrados

Leia mais

Sequência Didática e os Gêneros textuais

Sequência Didática e os Gêneros textuais Sequência Didática e os Gêneros textuais Professoras Formadoras CEFAPRO Sinop: Sara Cristina Gomes Pereira Renata de Melo Souza Augusto Élidi P. Pavanelli-Zubler Site http://www.cefaprosinop.com.br Importante

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANO SILVA CAROLINE PEREIRA DA SILVA FLÁVIA BARNER COUTO ISABELA JAPYASSU JULIANA RIGHI MARINA MARQUES Sequência didática abordando o conteúdo de Geometria

Leia mais

Sumário. Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AVA 2014/2

Sumário. Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AVA 2014/2 Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Sumário 1. Objetivos 2 2. Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA 2 3. Navegue pelo AVA e conheça suas funcionalidades 2 4. Conheça os elementos que

Leia mais

Explorando estratégias pedagógicas através de Nós no mundo

Explorando estratégias pedagógicas através de Nós no mundo Explorando estratégias pedagógicas através de Nós no mundo Mary Lúcia Pedroso Konrath Mara Lúcia Fernandes Carneiro Marie Jane Soares Carvalho Liane Margarida Rockenbach Tarouco Dezembro de 2006. Desenvolvimento

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA O ENSINO DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS. Juliane Rodrigues Ramiro Martins 1 ;Januário Pellegrino Neto²

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA O ENSINO DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS. Juliane Rodrigues Ramiro Martins 1 ;Januário Pellegrino Neto² DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA O ENSINO DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Juliane Rodrigues Ramiro Martins 1 ;Januário Pellegrino Neto² 1 Aluna de Iniciação Científicada Escola de Engenharia Mauá (EEM-CEUN-IMT);

Leia mais

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Usabilidade

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Usabilidade Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico Usabilidade A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Para Nielsen (2000) ela é identificada

Leia mais

A Óptica através do MODELLUS

A Óptica através do MODELLUS A Óptica através do MODELLUS Autor:Alexandre Brandão dos Santos - Colégio Estadual Doutor Adino Xavier Autor:Daniel Fernandes Serpa - Colégio Estadual Engenheiro Bernardo Sayão Agradecimentos Agradecemos

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Alfabetização Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito

Leia mais

Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância

Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância Autores: Ketia Kellen Araújo da Silva Maira Bernardi Orientadora: Prof. Dra. Patricia Alejandra Behar Pesquisa Apresenta a aplicação e validação de um

Leia mais

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ]

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ] Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem [ perspectiva do usuário ] Gilda Helena Bernardino de Campos gilda@ccead.puc-rio.br Igor Martins igor@ccead.puc-rio.br Bernardo Pereira

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

MANUAL DO COORDENADOR. 1ªsérie/2ºano até 8ªsérie/9ºano

MANUAL DO COORDENADOR. 1ªsérie/2ºano até 8ªsérie/9ºano MANUAL DO COORDENADOR 2223ª 1ªsérie/2ºano até 8ªsérie/9ºano 33333 ÍNDICE Introdução... 2 Temática das Avaliações... 2 As Questões Propostas... 3 Sugestão de Procedimentos... 3 O que fazer com os resultados

Leia mais

DESIGN INSTRUCIONAL APLICADO

DESIGN INSTRUCIONAL APLICADO Aula 9 09/10 DESIGN INSTRUCIONAL APLICADO ITENS DE PROJETO DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS, CRITÉRIOS E METODOLOGIA Vamos relembrar DESIGN INSTRUCIONAL POR QUE O USO DO TERMO DESIGN? Se refere tanto ao processo

Leia mais

Informações sobre o Curso

Informações sobre o Curso UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE Informações sobre o Curso CURSO PARA AUXILIARES DE FARMÁCIA EM AMBIENTE HOSPITALAR Carga horária: 60h - 50h EaD (05 módulos

Leia mais

Conheça o seu manual 2.0

Conheça o seu manual 2.0 Conheça o seu manual 2.0 Fazer Ciência Ciências da Natureza 6.º ANO Sónia Marcelino, Vânia Magalhães, Ricardo Morais-Pequeno e mais de 900 professores construíram connosco o melhor manual! Manual O projeto

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Dados de Identificação

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Dados de Identificação PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Relatório Dados de Identificação Aluno de Iniciação Científica Nome Victor Honorato Grevett da Silva Curso Sistema de Informação Período a que se refere:

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO DOS DADOS DA AVALIAÇÃO ONLINE DO CURSO DE FILOSOFIA

CONSOLIDAÇÃO DOS DADOS DA AVALIAÇÃO ONLINE DO CURSO DE FILOSOFIA Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Assessoria de Avaliação Institucional - AAI CONSOLIDAÇÃO

Leia mais

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cremilda da Silva Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase cremonteiro@bol.com.br Resumo Com o objetivo de refletir sobre a atuação e os desafios

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas. Cássio Ricardo Fares Riedo Elisabete Monteiro De Aguiar Pereira Joyce Wassem Marta Fernandes Garcia

Universidade Estadual de Campinas. Cássio Ricardo Fares Riedo Elisabete Monteiro De Aguiar Pereira Joyce Wassem Marta Fernandes Garcia O DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC (MASSIVE OPEN ONLINE COURSE) DE EDUCAÇÃO GERAL VOLTADO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA BREVE ANÁLISE DE ASPECTOS TECNOLÓGICOS, ECONÔMICOS, SOCIAIS E PEDAGÓGICOS

Leia mais

- -

-  - MÓDULO DE AVALIAÇÃO DE SOFTWARES AVALIADOR: DATA: / / SOFTWARE AVALIADO: VERSÃO AVALIADA: Por favor, responda as questões a seguir, conforme indicação da legenda: Legenda S: Sim P - : Parcialmente com

Leia mais

O CURRÍCULO ESCOLAR EM FOCO: UM ESTUDO DE CASO

O CURRÍCULO ESCOLAR EM FOCO: UM ESTUDO DE CASO O CURRÍCULO ESCOLAR EM FOCO: UM ESTUDO DE CASO Introdução Mayara Carvalho Peixoto (UFCG) mayaracarvalho-@hotmail.com O currículo é tido como um resultado das tensões, conflitos e concessões culturais,

Leia mais

UMA ABORDAGEM SOBRE COMO TRABALHAR COM IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS, ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA

UMA ABORDAGEM SOBRE COMO TRABALHAR COM IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS, ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA UMA ABORDAGEM SOBRE COMO TRABALHAR COM IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS, ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA 1 Danielle Thais Vital Gonçalves (UEM-CRV) RESUMO: O presente artigo apresenta resultados

Leia mais

ENTRUST: SOLUÇÃO E APRESENTAÇÃO GRÁFICA DE FUNÇÕES 1

ENTRUST: SOLUÇÃO E APRESENTAÇÃO GRÁFICA DE FUNÇÕES 1 63 ENTRUST: SOLUÇÃO E APRESENTAÇÃO GRÁFICA DE FUNÇÕES 1 Adriano Damasceno da Silva Júnior 2 Hylson Vescovi Netto 3 RESUMO A Matemática é uma das disciplinas que mais apresenta dificuldades durante os anos

Leia mais

Critérios de Avaliação. Unidade 1

Critérios de Avaliação. Unidade 1 Critérios de Avaliação Unidade 1 Atividade I Participar do fórum de discussão no Facebook Participação do fórum. Critérios Atitudinais Participou no fórum demonstrando respeito e cortesia pelos colegas.

Leia mais

Guia do professor - Fábrica de Cubos e Mosaicos

Guia do professor - Fábrica de Cubos e Mosaicos Guia do professor - Fábrica de Cubos e Mosaicos Introdução Os mosaicos são uma das mais bonitas criações, estando presente em tapeçarias, decoração de interiores, vitrais, cobertura de piso, em obras de

Leia mais

1. INTRODUÇÃO Motivação

1. INTRODUÇÃO Motivação 1. INTRODUÇÃO Neste capítulo serão apresentados os problemas que motivaram a escolha da pesquisa da tese, os objetivos a serem atingidos durante o seu desenvolvimento, as contribuições relevantes à área

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE MACROMEDIA FLASH 8 1

DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE MACROMEDIA FLASH 8 1 DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE MACROMEDIA FLASH 8 1 Cleber Cristiano Sartorio 2, Tânia M. Pereira 3, Edson L. Padoin 4,

Leia mais

PORTFÓLIO- LICENCIATURAS MÓDULO C FASE I

PORTFÓLIO- LICENCIATURAS MÓDULO C FASE I PORTFÓLIO- LICENCIATURAS MÓDULO C FASE I MÓDULO C FASE I OBJETIVOS EIXO 2 EDUCAÇÃO INCLUSIVA Tema: Adaptando atividades em sala de aula Texto: Adaptação de atividade Prática: Aplicação atividade adaptada

Leia mais

EASy EvaluationAutomatic GenerationSystem for Web based on Hyper-Automaton. Renata Zanella Graciela Lima Bruna Antunes Paulo Blauth Menezes

EASy EvaluationAutomatic GenerationSystem for Web based on Hyper-Automaton. Renata Zanella Graciela Lima Bruna Antunes Paulo Blauth Menezes EASy EvaluationAutomatic GenerationSystem for Web based on Hyper-Automaton Renata Zanella Graciela Lima Bruna Antunes Paulo Blauth Menezes 1 Roteiro Introdução Avaliação XHA EASy Conclusões Avaliação Experimental

Leia mais

GUIA BÁSICO PARA CURSO DE FORMAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

GUIA BÁSICO PARA CURSO DE FORMAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL GUIA BÁSICO PARA CURSO DE FORMAÇÃO EM TECNOLOGIAS

Leia mais

Como utilizar o OA Funções trigonométricas

Como utilizar o OA Funções trigonométricas Como utilizar o OA Funções trigonométricas 1. Uma breve animação, introduzindo o contexto das atividades que serão desenvolvidas é demonstrada. Para iniciar as atividades é necessário clicar no botão indicado

Leia mais

Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar

Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar Uma representação abstrata e simplificada do processo de desenvolvimento software, tipicamente mostrando as principais atividades e dados usados na produção e manutenção de

Leia mais

POWERPOINT O PowerPoint é um software de apresentação multimídia. As apresentações elaboradas por ele, podem ser diretamente exibidas no monitor de vídeo de um computador ou projetadas através de dispositivos

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES ACÇÃO TIPO: Formação Pedagógica Inicial de Formadores PÚBLICO ALVO: Futuros formadores, formadores sem formação pedagógica. DURAÇÃO: 96 Horas N.º de ACÇÕES: 1

Leia mais

Trabalho Individual Final (TIF) Ação: C523A-14_15. Avaliação das aprendizagens dos alunos refletir sobre as práticas avaliativas

Trabalho Individual Final (TIF) Ação: C523A-14_15. Avaliação das aprendizagens dos alunos refletir sobre as práticas avaliativas Trabalho Individual Final (TIF) Ação: C523A-14_15. Avaliação das aprendizagens dos alunos refletir sobre as práticas avaliativas Turma 1 Formador - Joaquim Morgado Formanda Cristina Maria Sereno Augusto

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE A arte como manifestação de expressão e comunicação humana. As manifestações artísticas como reflexo de valores

Leia mais

Célula Espermática: Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais

Célula Espermática: Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais Célula Espermática: Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais Eneder Rosana Oberst - Faculdade de Veterinária Liane Margarida Rockenbach Tarouco - Pós-graduação em Informática da Educação Mary

Leia mais

Universidade Pública na Formação de Professores: ensino, pesquisa e extensão. São Carlos, 23 e 24 de outubro de ISBN:

Universidade Pública na Formação de Professores: ensino, pesquisa e extensão. São Carlos, 23 e 24 de outubro de ISBN: APRENDIZAGEM E ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS POR MEIO DA WEBQUEST Aisha Negreiros da Costa Pedro Cláudia Prado Candice Heimann Irene Mari Pereira Denise Maria de Almeida Escola de Enfermagem da Universidade

Leia mais

RESULTADOS AVALIAÇÃO DE CURSO 2016/1

RESULTADOS AVALIAÇÃO DE CURSO 2016/1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA/UFSC RESULTADOS AVALIAÇÃO DE CURSO 2016/1 CPA Processo de Avaliação Diagnóstico (Fragilidades e potencialidades) Feedback (objetivos alcançados?) Formativo (produz informações)

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO Ipatinga 2017 2 APRESENTAÇÃO Diante das diversas dificuldades que os alunos encontram na elaboração de seus

Leia mais

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS Luciene Formiga Soares Silva UEPB lucieneformigasoares@gmail.com Rosângela de Araujo Medeiros UEPB professorarosangelauepb@gmail.com

Leia mais

ÁREA DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO VISUAL 2º E 3ºCICLOS

ÁREA DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO VISUAL 2º E 3ºCICLOS ANO LETIVO 2016/2017 ÁREA DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO VISUAL 2º E 3ºCICLOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A avaliação da área disciplinar de Educação Visual no 2.º e no 3.º ciclos do Ensino Básico, contínua e sistemática,

Leia mais

DELIBERAÇÃO 120/13 SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

DELIBERAÇÃO 120/13 SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO 1. CONCEPÇÃO DELIBERAÇÃO 120/13 SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO Educar é um ato de intenção, em que o ser humano e o profissional se fundem. Não há técnica pura entre dois indivíduos que se cruzam com o objetivo

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM DE LIBRAS

EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM DE LIBRAS EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM DE LIBRAS ARRUDA, Jovani de Almeida 1 (UFMT) MARTINS, Wesley Cardoso 2 (UFMT) BATISTA NETO, João 3 (UFMT) INTRODUÇÃO O estudo de Língua Brasileiras de Sinais (Libras) tem sido

Leia mais

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO QUÍMICA

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO QUÍMICA A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO QUÍMICA Nataly Roberta de Lima Santos 1 ; Ana Paula Freitas da Silva 2 1 Universidade Federal de Pernambuco

Leia mais