Resolução de Problemas Lista 01

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resolução de Problemas Lista 01"

Transcrição

1 Resolução de Problemas Lista 01 Relembramos algumas dicas discutidas no livro-texto para ajudar na resolução de um problema em Matemática. (D1) Ler bem o enunciado do problema e utilizar todas as informações disponíveis. (D2) Resolver casos particulares ou casos mais simples de problemas similares, para adquirir familiaridade com o problema. (D3) Mudar a representação do problema, transformando-o em um problema equivalente. (D4) Usar a imaginação, pesquisando caminhos alternativos. Além dessas dicas, vamos acrescentar mais algumas outras: (D5) Reúna todos os fatos que você conhece e que estejam relacionados ao problema; Em seguida, selecione alguns deles que você ache que possam servir para resolver o problema. (D6) Se o problema permitir, ache um invariante. Isto é, uma quantidade ou propriedade que não muda e que possa ser usada para resolver seu problema. (D7) Se for possível e conveniente, comece de trás-para-frente, iniciando na situação final onde você deseja chegar e, a partir de jogadas válidas, tente chegar na situação inicial. (D8) Antes de avançar demais, cheque o trabalho já desenvolvido, verificando se você cometeu algum erro. Isso lhe poupará tempo. Claramente, nenhuma dessas dicas faria sentido se lida isoladamente e desconectada de um problema específico. Além disso, nenhuma delas é universal, permitindo-lhe tornar-se um grande resolvedor de problemas. Na verdade, resolver problemas é algo que só se aprende fazendo. Porém, adotar estratégias como as que listamos acima pode ajudá-lo a ganhar tempo. A seguir, vamos listar alguns problemas para que você tente empregar as estratégias descritas acima e, eventualmente, outras que você venha a criar. Boa sorte!

2 Buscando um Invariante Em algumas situações, a busca de uma quantidade ou de uma propriedade que não muda quando um processo ocorre, pode levar à solução do problema. Essa quantidade é chamada de invariante. Isso é particularmente verdadeiro quando consideramos problemas quem involvem impossibilidades, como os que vamos descrever abaixo. Aplique a dica (D6) aos problemas 5, 6, 7 e Seis pessoas formando um círculo seguram pequenos quadros em suas mãos, nos quais estão escritos números. A cada rodada, escolhe-se uma das pessoas e adiciona-se uma unidade ao número escrito no quadro dessa pessoa, bem como uma unidade aos números nos quadros de seus vizinhos. (a) Se os números iniciais forem 1,0,1,0,0,0 é possível, após repetir esse procedimento um certo número de vezes, fazer com que todos os quadros tenham os mesmos números? (b) Se os números iniciais forem 5,2,0,3,5,6 mostre que é possível, após repetir esse procedimento um certo número de vezes, fazer com que todos os quadros tenham os mesmos números. (c) Se os números iniciais forem 5,2,0,3,5,6, qual o menor número de jogadas de modo que todos os quadros tenham os mesmos números? 2. Invente e resolva um problema, usando como inspiração o problema anterior. 3. Num tabuleiro de xadrez 8 8 é permitido escolher um quadrado 2 2 qualquer e trocar as cores de uma das linhas ou colunas deste quadrado. É possível que se chegue a uma situação na qual todos os quadrados do tabuleiro 8 8 sejam brancos, exceto um? 4. Invente e resolva um problema, usando como inspiração o problema anterior. 5. Os números 1, 2, 3,..., 99 são escritos no quadro-negro e é permitido realizar a seguinte operação: apagar dois deles e substituí-los pela diferença do maior com o menor. Fazemos esta operação sucessivamente até restar apenas um último número no quadro. Pode o último número que restou ser o zero?

3 Resolvendo de Trás-para-frente Andar para trás pode ser uma ferramenta importante na solução de um problema. A técnica consiste em supor que chegamos ao objetivo que pretendemos (posição vitoriosa, por exemplo, ou uma configuração especial) e, fazendo movimentos para trás, tentamos chegar na situação inicial. Resolva o seguinte problema usando a dica (D7): 6. João e Maria brincam com um monte de 30 palitos. É permitido a cada um deles retirar no seu turno 1, 2 ou 3 palitos. Ganha quem retirar o último palito. Sabendo que João começa e que os dois aprenderam a jogar com o mestre sabetudo, quem ganha o jogo? E retirando-se 1,2,3 ou 4 palitos, quem ganharia? O jogo anterior se inclui numa classe chamada de jogos progressivamente finitos. Esta classe é constituida de jogos que necessariamente acabam após um número de jogadas. Outro exemplo deste tipo de jogo é o seguinte: 7. Suponha agora que na pilha existam 10 7 palitos e que a cada rodada, João e Maria se alternam, escolhendo um primo p, n 0 é inteiro não-negativo e retirando p n palitos. Ganha quem retirar o último palito. Pergunta-se: se João começa o jogo, quem ganha? 8. Agora, João e Maria dispõem de dois montes com 30 palitos cada. Em cada turno, o jogador escolhe somente um dos montes e retira quantos palitos quiser, inclusive o monte inteiro. Ganha quem retirar o último palito. Sabendo que João começa, quem ganha o jogo? 9. João e Maria se alternam desenhando diagonais de um 2012-ágono. Perde quem desenhar uma diagonal cruzando alguma outra já desenhada. Qual é a estratégia vitoriosa para esse jogo? Usando equações 10. Demonstre que: (a) n não é primo se n > 1; (b) Generalize, mostrando que n n não é primo, para todo n > Nove cópias de certas notas custam menos de R$ 10,00 e dez cópias das mesmas notas (com o mesmo preço) custam mais de R$ 11,00. Quanto custa uma cópia das notas? 12. As páginas de um livro são numeradas de 1 até n. Ao somarmos estes números, por engano um deles é somado duas vezes, obtendo-se o resultado incorreto: Qual é o número da página que foi somado duas vezes?

4 13. Analise variações deste problema. Por exemplo, permita que se some dois números consecutivos duas vezes, ou ainda, o mesmo número três vezes. Mude o valor da soma. Para cada mudança que você fizer, discuta com seus colegas do PROFMAT a série onde um desafio desse poderia ser proposto. 14. Mostre que entre os retângulos com um mesmo perímetro, o de maior área é um quadrado. 15. Mostre que para quaisquer a, b, c reais vale a 2 + b 2 + c 2 ab + ac + bc. 16. Usando cada dígito 1,2,3,4,5,6,7,8, 9 somente uma vez, decida se é possível escrever números de modo que sua soma seja Invente e resolva um problema, usando como inspiração o problema anterior. 18. João está na beira de um rio com dois baldes de 9 e 4 litros, sem marcações. Ele deseja medir exatamente 6 litros de água para poder levar para Maria fazer uma deliciosa sopa para sua numerosa família. Mostre como João deverá proceder para obter os 6 litros de água. 19. Analise variações deste problema. Por exemplo, permita que a quantidade a ser separada seja diferente de 6, ou ainda, que os baldes tenham outra capacidade. Por exemplo, discuta o que ocorre quando os baldes tem MDC diferente de 1. Decida o grau de dificuldade da resolução de cada problema que você criar. É apropriado para que ano? Discuta com seus colegas do PROFMAT. 20. Faça mentalmente as seguintes multiplicações: (a) (b) Invente e resolva um problema, usando como inspiração o problema anterior.

5 Sugestões de Leitura Revista Eureka! Na revista Eureka! é possível encontrar vários problemas interessantes e desafiadores, além de artigos que tratam de assuntos que não são rotineiros na sala de aula. A revista está disponível no site onde podem ser encontradas as provas (muitas resolvidas) da Olimpíada Brasileira de Matemática. Coleção de Iniciação Científica Júnior da OBMEP A coleção é destinada aos alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Pode ser baixada em onde é possível também obter um banco de problemas e soluções. Tio Petros Um blog interessante, com vários recursos que podem ser aproveitados. Cabe ao leitor uma leitura crítica. Além da coleção Olimpíadas de Matemática e da coleção Professor de Matemática, que podem ser adquiridos no site recomendo a leitura dos seguintes livros: How to solve it - G. Polya, Princeton Science Library. Princeton University Press, Excelente livro sobre didática da Matemática e a arte de resolver problemas. O autor apresenta seu ponto de vista sobre as técnicas de resolução de problemas, com alguns exemplos discutidos. A discussão envolve problemas de todos os níveis (Fundamental e Médio). Sem tradução (que eu conheça) para o português. Mathematical Circles: Russian Experience (Mathematical World, Vol. 7) Dimitri Fomin, Sergey Genkin, Ilia V. Itenberg. Excelente livro, com vários problemas interessantes para ampliar a visão do estudante. Está dividido em duas partes, sendo a primeira dedicada aos primeiros anos do Fundamental II. Os problemas são daqueles que consideramos de raciocínio, privilegiando a criatividade e ideias novas dos estudantes. Pode ser usado como livro para um clube ou grupo especial de treinamento de Matemática na sua escola. Problem Solving Strategies - A. Engel. Problem Books in Mathematics, Springer. Uma coletânea de exercícios, em geral do nível de olimpíadas de matemática. Está separado por temas (geometria, indução etc) e com dicas e resoluções para os exercícios propostos. Pode ser usado numa turma avançada de preparação para olimpíadas ou exames difíceis.

Buscando um Invariante

Buscando um Invariante Resolução de Problemas Lista 01 com dicas e discussão Faça mentalmente as seguintes multiplicações: 1. 27 37 2. 21 23 Invente e resolva um problema, usando como inspiração o problema anterior. Decida o

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 8. Curso de Combinatória - Nível 1. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 8. Curso de Combinatória - Nível 1. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 8 Configurações Mágicas De maneira geral, podemos dizer que as configurações mágicas são tipos especiais de diagramas

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 8. Curso de Combinatória - Nível 1. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 8. Curso de Combinatória - Nível 1. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 8 Configurações Mágicas De maneira geral, podemos dizer que as configurações mágicas são tipos especiais de diagramas

Leia mais

Exemplos e Contra-Exemplos

Exemplos e Contra-Exemplos Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 7 Exemplos e Contra-Exemplos Você que já tentou resolver alguns problemas de provas anteriores de Olimpíada de Matemática

Leia mais

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE Nível Iniciante Problemas sobre jogos estão entre os mais atrativos para a maioria dos alunos que estão iniciando o seu gosto pela matemática e, por isso, vêm ganhando

Leia mais

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Jogos e Brincadeiras I 1. Brincadeiras Nesta primeira parte da aula resolveremos duas questões retiradas da Olimpíada

Leia mais

Jogos e Brincadeiras II

Jogos e Brincadeiras II Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. runo Holanda ula 2 Jogos e rincadeiras II Neste artigo continuaremos o assunto iniciado no material anterior. O primeiro exercício,

Leia mais

Percebendo Padrões. Vitor T T T F T T T F T T T F T T T F T T T F Maria T T T T T T T F F F T T T T T T T F F F

Percebendo Padrões. Vitor T T T F T T T F T T T F T T T F T T T F Maria T T T T T T T F F F T T T T T T T F F F Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 6 Percebendo Padrões Uma das principais habilidades que deve ser desenvolvida pelos alunos que desejam ter um bom

Leia mais

Paridade. Todo número é par ou ímpar. Óbvio, não? Pois é com essa simples afirmação que vamos resolver os problemas deste capítulo.

Paridade. Todo número é par ou ímpar. Óbvio, não? Pois é com essa simples afirmação que vamos resolver os problemas deste capítulo. Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 5 Paridade Todo número é par ou ímpar. Óbvio, não? Pois é com essa simples afirmação que vamos resolver os problemas

Leia mais

Tabuleiros. Problema 1. Determine se é possível cobrir ou não o tabuleiro abaixo (sem sobreposições) usando apenas dominós?

Tabuleiros. Problema 1. Determine se é possível cobrir ou não o tabuleiro abaixo (sem sobreposições) usando apenas dominós? Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível Prof. Bruno Holanda Aula 9 Tabuleiros Quem nunca brincou de quebra-cabeça? Temos várias pecinhas e temos que encontrar uma maneira de unir todas

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Teoria dos Números - Nível 2. Divisibilidade I. Samuel Barbosa Feitosa

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Teoria dos Números - Nível 2. Divisibilidade I. Samuel Barbosa Feitosa Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Teoria dos Números - Nível 2 Samuel Barbosa Feitosa Aula 1 Divisibilidade I Teorema 1. (Algoritmo da Divisão) Para quaisquer inteiros positivos a e b, existe um

Leia mais

Invariantes BRUNO HOLANDA

Invariantes BRUNO HOLANDA Invariantes BRUNO HOLANDA Neste artigo vamos estudar o princípio da invariância. Ou seja, vamos resolver problemas que, dada uma transformação, existe uma propriedade associada que nunca muda. 1 Analisando

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento (POT) Curso de Teoria dos Números - Nível 2. Aula 1 - Divisibilidade I

Polos Olímpicos de Treinamento (POT) Curso de Teoria dos Números - Nível 2. Aula 1 - Divisibilidade I Polos Olímpicos de Treinamento (POT) Curso de Teoria dos Números - Nível 2 Aula 1 - Divisibilidade I Samuel Barbosa Feitosa Arquivo Original 1 1 Documento:...gaia/educacional/matematica/teoria numeros2/aula01-divisibilidadei.pdf.

Leia mais

Material Teórico - Módulo Números Naturais: Contagem, Divisibilidade e o Teorema da Divisão Euclidiana

Material Teórico - Módulo Números Naturais: Contagem, Divisibilidade e o Teorema da Divisão Euclidiana Material Teórico - Módulo Números Naturais: Contagem, Divisibilidade e o Teorema da Divisão Euclidiana Números Naturais e Problemas de Contagem Parte Oitavo Ano Autor: Prof Ulisses Lima Parente Revisor:

Leia mais

Aula 4 - Números Primos, MDC e MMC

Aula 4 - Números Primos, MDC e MMC Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI) Curso de Teoria dos Números - Nível Aula 4 - Números Primos, MDC e MMC Prof. Samuel Feitosa Arquivo Original 1 1 Documento:...gaia/educacional/matematica/teoria

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Combinatória - Nível 2. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Combinatória - Nível 2. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Lógica Nos últimos anos, a participação brasileira em competições internacionais de matemática vem melhorado significamente.

Leia mais

Congruências I. Por exemplo, 7 2 (mod 5), 9 3 (mod 6), 37 7 (mod 10) mas 5 3 (mod 4). Veja que a b (mod m) se, e somente se, m a b.

Congruências I. Por exemplo, 7 2 (mod 5), 9 3 (mod 6), 37 7 (mod 10) mas 5 3 (mod 4). Veja que a b (mod m) se, e somente se, m a b. Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Teoria dos Números - Nível 2 Prof. Samuel Feitosa Aula 6 Congruências I Definição 1. Dizemos que os inteiros a e b são congrentes módulo m se eles deixam o mesmo

Leia mais

Paridade. Katarine Emanuela Klitzke

Paridade. Katarine Emanuela Klitzke Paridade Katarine Emanuela Klitzke 1 Introdução Estudaremos nesse breve material, um pouco sobre paridade. Esse assunto pode parecer bem fácil, afinal é uma das primeiras coisas que aprendemos em matemática,

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Combinatória - Nível 2. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Combinatória - Nível 2. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Lógica Nos últimos anos, a participação brasileira em competições internacionais de matemática vem melhorado significamente.

Leia mais

Raciocínio Lógico I. Solução. Primeiramente vamos listar todos os números de dois algarismos que são múltiplos de 7 ou 13.

Raciocínio Lógico I. Solução. Primeiramente vamos listar todos os números de dois algarismos que são múltiplos de 7 ou 13. Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 3 Raciocínio Lógico I O estudo da Lógica é essencial para os alunos que desejam participar de olimpíadas de matemática.

Leia mais

Números Primos, MDC e MMC. O próximo teorema nos diz que os primos são as peças fundamentais dos números inteiros:

Números Primos, MDC e MMC. O próximo teorema nos diz que os primos são as peças fundamentais dos números inteiros: Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Teoria dos Números - Nível Prof. Samuel Feitosa Aula 4 Números Primos, MDC e MMC. Definição 1. Um inteiro p > 1 é chamado número primo se não possui um divisor d

Leia mais

Invariantes com Restos

Invariantes com Restos Programa Olímpico de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 12 Invariantes com Restos Problema 1. (Leningrado 1987) As moedas dos países Dillia e Dallia são o diller e o daller,

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES. Nível 1. 1ª Olimpíada de Matemática do Distrito Federal. Segunda Fase - 20 de agosto de º e 7º Anos do Ensino Fundamental

CADERNO DE QUESTÕES. Nível 1. 1ª Olimpíada de Matemática do Distrito Federal. Segunda Fase - 20 de agosto de º e 7º Anos do Ensino Fundamental CADERNO DE QUESTÕES 1ª Olimpíada de Matemática do Distrito Federal Nível 1 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental Nome completo Segunda Fase - 20 de agosto de 2017 Endereço completo Complemento (casa, apartamento,

Leia mais

COLETÂNEA DE PROBLEMAS N O Nível I

COLETÂNEA DE PROBLEMAS N O Nível I Olimpíada Brasileira de Matemática Sociedade Brasileira de Matemática PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE COLETÂNEA DE PROBLEMAS N O 0 009 Nível I Problema

Leia mais

Problemas Diversos de Invariantes e Semi-invariantes

Problemas Diversos de Invariantes e Semi-invariantes Problemas Diversos de Invariantes e Semi-invariantes XXI Semana Olímpica Maceió, Janeiro 2018 Prof. George Lucas 1. Escrevemos os números inteiros de 1 a 10 (inclusive) no quadro. A cada passo, escolhemos

Leia mais

MA14 - Aritmética Unidade 4 - Parte 2. Representação dos Números Inteiros (O Jogo de Nim)

MA14 - Aritmética Unidade 4 - Parte 2. Representação dos Números Inteiros (O Jogo de Nim) MA14 - Aritmética Unidade 4 - Parte 2 Representação dos Números Inteiros (O Jogo de Nim) Abramo Hefez PROFMAT - SBM Aviso Este material é apenas um resumo de parte do conteúdo da disciplina e o seu estudo

Leia mais

XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte. Prova do Nível I Em 25/09/2010

XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte. Prova do Nível I Em 25/09/2010 XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte Prova do Nível I Em 25/09/2010 Problema 1 Um professor de Matemática definiu a seguinte operação entre dois números naturais: Ele exemplificou

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 9. Curso de Teoria dos Números - Nível 2. O Teorema de Euler. Prof. Samuel Feitosa

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 9. Curso de Teoria dos Números - Nível 2. O Teorema de Euler. Prof. Samuel Feitosa Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Teoria dos Números - Nível 2 Prof. Samuel Feitosa Aula 9 O Teorema de Euler Nesta aula, obteremos uma generalização do teorema de Fermat. Definição 1. Dado n N,

Leia mais

Jogos e invariantes. 6 de Janeiro de 2015

Jogos e invariantes. 6 de Janeiro de 2015 Jogos e invariantes 6 de Janeiro de 2015 Resumo Objetivos principais da aula de hoje: continuar com a ideia de explorar problemas. Apresentar a ideia de invariantes. 1 O jogo de apagar - introdução Quem

Leia mais

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 8 ano E.F.

Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 8 ano E.F. Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 8 ano E.F. Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1.

Leia mais

Análise Combinatória AULA 1. Métodos Simples de Contagem

Análise Combinatória AULA 1. Métodos Simples de Contagem Análise Combinatória AULA 1 Métodos Simples de Contagem Tales Augusto de Almeida 1. Introdução A primeira ideia que surge no imaginário de qualquer estudante quando ele ouve a palavra contagem seria exatamente

Leia mais

Combinatória: Dicas para escrever uma boa solução. Prof. Bruno Holanda Semana Olímpica 2010 São José do Rio Preto

Combinatória: Dicas para escrever uma boa solução. Prof. Bruno Holanda Semana Olímpica 2010 São José do Rio Preto Combinatória: icas para escrever uma boa solução. Prof. Bruno Holanda Semana Olímpica 00 São José do Rio Preto? Nível Uma dificuldade que é bastante frequente nos alunos do nível (ou em outros quaisquer

Leia mais

Programa de Formação dos Professores Habilitados e dos Alunos de Licenciatura. OBMEP na Escola e PIC Grupo N2 Ciclo 2

Programa de Formação dos Professores Habilitados e dos Alunos de Licenciatura. OBMEP na Escola e PIC Grupo N2 Ciclo 2 Programa de Formação dos Professores Habilitados e dos Alunos de Licenciatura OBMEP na Escola e PIC 2016 Grupo N2 Ciclo 2 1ª semana: primeiro encontro de formação entre professores, alunos de licenciatura

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula nº 10. Potenciação e Radiciação

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula nº 10. Potenciação e Radiciação ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula nº 10 Potenciação e Radiciação Bolsistas: Andressa Santos Vogel e Patricia Lombello Supervisora: Marlete Basso Roman

Leia mais

MA14 - Aritmética Lista 1. Unidades 1 e 2

MA14 - Aritmética Lista 1. Unidades 1 e 2 MA14 - Aritmética Lista 1 Unidades 1 e 2 Abramo Hefez PROFMAT - SBM 05 a 11 de agosto 2013 Unidade 1 1. Mostre, por indução matemática, que, para todo n N {0}, a) 8 3 2n + 7 b) 9 10 n + 3.4 n+2 + 5 2.

Leia mais

38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2 a Fase Nível 1 (6 o ou 7 o ano)

38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2 a Fase Nível 1 (6 o ou 7 o ano) 38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA a Fase Nível 1 (6 o ou 7 o ano) GABARITO PARTE A - Cada problema vale 5 pontos CRITÉRIO DE CORREÇÃO: PARTE A Na parte A serão atribuídos 5 pontos para cada resposta

Leia mais

Módulo de Progressões Aritméticas. Soma dos termos de uma P.A. 1 a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis

Módulo de Progressões Aritméticas. Soma dos termos de uma P.A. 1 a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis Módulo de Progressões Aritméticas Soma dos termos de uma PA 1 a série EM Professores Tiago Miranda e Cleber Assis Progressões Aritméticas Soma dos termos de uma PA 1 Exercícios Introdutórios Exercício

Leia mais

Raciocínio Lógico II. Solução. Vamos assumir que todos os retângulos são distintos. Os retângulos de menor

Raciocínio Lógico II. Solução. Vamos assumir que todos os retângulos são distintos. Os retângulos de menor Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 4 Raciocínio Lógico II Nesta aula continuaremos o processo de desenvolvimento do raciocínio lógico. Inicialmente,

Leia mais

Prog A B C A e B A e C B e C A,B e C Nenhum Pref

Prog A B C A e B A e C B e C A,B e C Nenhum Pref Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 2 Lógica II Quando lemos um problema de matemática imediatamente podemos ver que ele está dividido em duas partes:

Leia mais

Jogando e sentindo emoções...

Jogando e sentindo emoções... Reforço escolar M ate mática Jogando e sentindo emoções... Dinâmica 5 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Aluno Matemática 9º do Ensino Fundamental Algébrico Simbólico Equação do 2º. Grau

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória Exercícios: 1. Maria inventou uma brincadeira. Digitou alguns algarismos na primeira linha de uma folha. Depois, no segunda linha, fez

Leia mais

Olimpíada Pernambucana de Matemática 2016, Nível - 1, Caderno de Questões

Olimpíada Pernambucana de Matemática 2016, Nível - 1, Caderno de Questões Olimpíada Pernambucana de Matemática 2016 Nível - 1 Caderno de Questões LEIA COM ATENÇÃO 01. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 02. Preencha

Leia mais

Operações elementares

Operações elementares Operações elementares Katarine Emanuela Klitzke Introdução Algo muito importante em olimpíadas, é conhecer o estilo da prova, o modo como os conteúdos são abordados nas questões e os caminhos que devem

Leia mais

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas.

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas. 1 Bases Matemáticas Aula 2 Métodos de Demonstração Rodrigo Hausen v. 2012-9-21 1/15 Como o Conhecimento Matemático é Construído 2 Definições Axiomas Demonstrações Teoremas Demonstração: prova de que um

Leia mais

XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Resolução do treinamento 6 Nível 3

XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Resolução do treinamento 6 Nível 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Resolução do treinamento

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 Bolsistas: Mévelin Maus, Milena Poloni Pergher e Odair José Sebulsqui. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina:

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 3. Curso de Combinatória - Nível 2. Paridade. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 3. Curso de Combinatória - Nível 2. Paridade. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 3 Paridade Todo número é par ou ímpar. Óbvio, não? Pois é com essa simples afirmação que vamos resolver os problemas

Leia mais

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Sistemas de inequações. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Sistemas de inequações. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau Sistemas de inequações Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 5

Leia mais

DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO

DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Reforço escolar M ate mática Qual é a sua chance? Dinâmica 6 3ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática 3ª do Ensino Médio Numérico Aritmético Introdução à probabilidade Primeira Etapa

Leia mais

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1 Questão a) Para saber o número que deve dizer ao matemágico, Joãozinho deve fazer quatro contas: ª conta: multiplicar o número no cartão escolhido por 2; 2ª conta: somar 3 ao resultado da primeira conta;

Leia mais

Sociedade Brasileira de Matemática OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE COLETÂNEA DE PROBLEMAS N O

Sociedade Brasileira de Matemática OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE COLETÂNEA DE PROBLEMAS N O Olimpíada Brasileira de Matemática Sociedade Brasileira de Matemática PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE COLETÂNEA DE PROBLEMAS N O 01-2007 Problema

Leia mais

1). Tipos de equações. 3). Etapas na resolução algébrica de equações numéricas. 4). Os dois grandes cuidados na resolução de equações

1). Tipos de equações. 3). Etapas na resolução algébrica de equações numéricas. 4). Os dois grandes cuidados na resolução de equações 1). Tipos de equações LIÇÃO 7 Introdução à resolução das equações numéricas Na Matemática, nas Ciências e em olimpíadas, encontramos equações onde a incógnita pode ser número, função, matriz ou outros

Leia mais

, com a, b e c inteiros, 0 a 8, 0 b 5 e 0 c 3. Apenas 45 = 2 3

, com a, b e c inteiros, 0 a 8, 0 b 5 e 0 c 3. Apenas 45 = 2 3 XXXII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (8º. ou 9º. anos) GABARITO GABARITO NÍVEL 1) B 6) B 11) D 16) A 1) E ) D 7) C 1) E 17) D ) C ) E 8) C 1) B 18) D ) E 4) E 9) D 14) C 19) E 4)

Leia mais

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE LISTA SEMANAL N o 10 - Data 04/04/2016

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE LISTA SEMANAL N o 10 - Data 04/04/2016 OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE LISTA SEMANAL N o 1 - Data 4/4/16 PROBLEMA PARA O NÍVEL I Escreve-se um número em cada uma das 16 casas de um tabuleiro 4 4. Para qualquer casa,

Leia mais

Funções - Primeira Lista de Exercícios

Funções - Primeira Lista de Exercícios Funções - Primeira Lista de Exercícios Vers~ao de 0/03/00 Recomendações Não é necessário o uso de teoremas ou resultados complicados nas resoluções. Basta que você tente desenvolver suas idéias. Faltando

Leia mais

Olimpíada Pernambucana de Matemática Caderno de Questões Com Resoluções

Olimpíada Pernambucana de Matemática Caderno de Questões Com Resoluções Olimpíada Pernambucana de Matemática 017 NÍVEL Caderno de Questões Com Resoluções LEIA COM ATENÇÃO 01. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 0.

Leia mais

Cada questão da parte A vale 4 pontos e cada questão da parte B vale 10 pontos (total de pontos do nível III-fase de seleção = 60 pontos).

Cada questão da parte A vale 4 pontos e cada questão da parte B vale 10 pontos (total de pontos do nível III-fase de seleção = 60 pontos). III OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA Nível III Ensino Médio DE RIEIRÃO PRETO FASE DE SELEÇÃO - 7 de setembro de 008 Cada questão da parte A vale 4 pontos e cada questão da parte vale 10 pontos (total de

Leia mais

Resolução 2 a fase 2015 Nível 3

Resolução 2 a fase 2015 Nível 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA XVIII OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA Resolução a fase 015 Nível 3 Problema 1. O jogo das luzes é composto por um tabuleiro 3 3 com nove botões numerados

Leia mais

INTEIROS. Luciana Santos da Silva Martino. lulismartino.wordpress.com PROFMAT - Colégio Pedro II. 25 de agosto de 2017

INTEIROS. Luciana Santos da Silva Martino. lulismartino.wordpress.com PROFMAT - Colégio Pedro II. 25 de agosto de 2017 Sumário REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS Luciana Santos da Silva Martino lulismartino.wordpress.com lulismartino@gmail.com PROFMAT - Colégio Pedro II 25 de agosto de 2017 Sumário 1 Sistemas de Numeração

Leia mais

Equações Diofantinas II

Equações Diofantinas II Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Teoria dos Números - Nível Prof. Samuel Feitosa Aula 1 Equações Diofantinas II Continuaremos nosso estudo das equações diofantinas abordando agora algumas equações

Leia mais

OBMEP ª fase Soluções - Nível 1

OBMEP ª fase Soluções - Nível 1 OBMEP 009 ª fase Soluções - Nível 1 Nível 1 questão 1 a) Há apenas três maneiras de escrever 1 como soma de três números naturais: 1 = 1+ 0 + 0, 1 = 0 + 1+ 0 e 1 = 0 + 0 + 1, que nos dão as possibilidades

Leia mais

OBMEP ª fase Soluções - Nível 3

OBMEP ª fase Soluções - Nível 3 OBMEP 009 ª fase Soluções - Nível Nível questão 1 a) O número de cartões na caixa é a soma dos números inteiros de 1 a 10, isto é, 1 + + + + 9 + 10 = 55 b) Basta escolher o cartão de número 1 e depois

Leia mais

Jogo do Feche a caixa

Jogo do Feche a caixa Programa PIBID/CAPES Departamento de Matemática Universidade de Brasília Objetivos Introduzir o conceito de probabilidade. Conteúdos abordados Raciocínio combinatório; Probabilidade; Inequações. Metodologia

Leia mais

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras.

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras. Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Objectivo posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do

Leia mais

Quadrados complexos. Dinâmica 2. 3º Série 3º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. 3ª Série do Ensino Médio. Efetuar cálculos com polinômios.

Quadrados complexos. Dinâmica 2. 3º Série 3º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. 3ª Série do Ensino Médio. Efetuar cálculos com polinômios. Reforço escolar M ate mática Quadrados complexos Dinâmica 2 3º Série 3º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Professor Matemática DINÂMICA 3ª Série do Ensino Médio Quadrados complexos Algébrico Simbólico

Leia mais

Produtos Notáveis. Vejamos alguns exemplos para diversos produtos notáveis que auxiliarão na formação de ideias para problemas futuros mais difíceis.

Produtos Notáveis. Vejamos alguns exemplos para diversos produtos notáveis que auxiliarão na formação de ideias para problemas futuros mais difíceis. Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Álgebra - Nível Prof. Marcelo Mendes Aula Produtos Notáveis Vários problemas de Álgebra para alunos do Ensino Fundamental utilizam Produtos Notáveis, que são identidades

Leia mais

Contagem II. Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em casos

Contagem II. Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em casos Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 5 Contagem II Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES. Nível 1. 1ª Olimpíada de Matemática do Distrito Federal. Segunda Fase - 20 de agosto de º e 7º Anos do Ensino Fundamental

CADERNO DE QUESTÕES. Nível 1. 1ª Olimpíada de Matemática do Distrito Federal. Segunda Fase - 20 de agosto de º e 7º Anos do Ensino Fundamental CADERNO DE QUESTÕES 1ª Olimpíada de Matemática do Distrito Federal Nível 1 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental Nome completo Segunda Fase - 0 de agosto de 017 Endereço completo Complemento (casa, apartamento,

Leia mais

COLETÂNEA DE PROBLEMAS PARA TREINAMENTO (*) NÍVEL III (ENSINO MÉDIO)

COLETÂNEA DE PROBLEMAS PARA TREINAMENTO (*) NÍVEL III (ENSINO MÉDIO) COLETÂNEA DE PROBLEMAS PARA TREINAMENTO (*) NÍVEL III (ENSINO MÉDIO) PROBLEMA 1 Uma calculadora tem o número 1 na tela. Devemos efetuar 2001 operações, cada uma das quais consistindo em pressionar a tecla

Leia mais

Dinâmica 3. 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. Ensino Fundamental 9º. Uma dica... Uso Conveniente da calculadora.

Dinâmica 3. 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. Ensino Fundamental 9º. Uma dica... Uso Conveniente da calculadora. Uma dica... Reforço escolar M ate mática Dinâmica 3 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9º Algébrico simbólico Equação do 2º Grau DINÂMICA HABILIDADE Básica

Leia mais

Princípio KISS. Semana Olímpica/ Nível 1. Prof. Armando Barbosa. 25 de janeiro de 2019

Princípio KISS. Semana Olímpica/ Nível 1. Prof. Armando Barbosa. 25 de janeiro de 2019 Princípio KISS Semana Olímpica/2019 - Nível 1 Prof. Armando Barbosa 25 de janeiro de 2019 1 Pensar simples (Principio KISS) A ideia dessa seção é apresentar o príncipio KISS (Keep it simple, stupid) à

Leia mais

OPEMAT. Olimpíada Pernambucana de Matemática

OPEMAT. Olimpíada Pernambucana de Matemática OPEMAT Olimpíada Pernambucana de Matemática - 206 Nível. O ano de 206 está acabando, vamos ver se você conhece bem esse número. Para isso, julgue os itens a seguir: (V) (F) A maior potência de 2 que divide

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos janeiro Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até doze objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 12; contagens

Leia mais

Olimpíada Pernambucana de Matemática Caderno de Questões Com Resoluções

Olimpíada Pernambucana de Matemática Caderno de Questões Com Resoluções Olimpíada Pernambucana de Matemática 07 NÍVEL Caderno de Questões Com Resoluções LEIA COM ATENÇÃO 0. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 0.

Leia mais

XXXVIII Olimpíada Cearense de Matemática Nível 2 - Oitavo e Nono Anos

XXXVIII Olimpíada Cearense de Matemática Nível 2 - Oitavo e Nono Anos XXXVIII Olimpíada Cearense de Matemática Nível 2 - Oitavo e Nono Anos Problema 1. Antônio e Bruno compraram ingressos para um evento. Ao chegarem em casa, eles perceberam que os ingressos eram numerados

Leia mais

Material Teórico - Módulo: Vetores em R 2 e R 3. Módulo e Produto Escalar - Parte 2. Terceiro Ano - Médio

Material Teórico - Módulo: Vetores em R 2 e R 3. Módulo e Produto Escalar - Parte 2. Terceiro Ano - Médio Material Teórico - Módulo: Vetores em R 2 e R 3 Módulo e Produto Escalar - Parte 2 Terceiro Ano - Médio Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto Nesta segunda parte, veremos

Leia mais

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE. Fração como Probabilidade. Sexto Ano do Ensino Fundamental

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE. Fração como Probabilidade. Sexto Ano do Ensino Fundamental Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE Fração como Probabilidade Sexto Ano do Ensino Fundamental Prof. Francisco Bruno Holanda Prof. Antonio Caminha Muniz Neto 1 Introdução

Leia mais

ANÁLISE COMBINATÓRIA

ANÁLISE COMBINATÓRIA ANÁLISE COMBINATÓRIA 1) (PUC) A soma das raízes da equação (x + 1)! = x 2 + x é (a) 0 (b) 1 (c) 2 (d) 3 (e) 4 2) (UFRGS) Um painel é formado por dois conjuntos de sete lâmpadas cada um, dispostos como

Leia mais

1. O retângulo da figura a seguir está dividido em 7 quadrados. Se a área do menor quadrado é igual a 1, a área do retângulo é igual a:

1. O retângulo da figura a seguir está dividido em 7 quadrados. Se a área do menor quadrado é igual a 1, a área do retângulo é igual a: XXV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível - A duração da prova é de horas. - Não é permitido o uso de calculadoras nem consultas a notas ou livros. - Você pode solicitar papel para rascunho.

Leia mais

Semana Olímpica 2019

Semana Olímpica 2019 Semana Olímpica 2019 Prof a Ana Paula Chaves apchaves.math@gmail.com Nível 1 Congruência 1. Divisibilidade e Aritmética Modular Um dos tópicos mais fundamentais da teoria dos números é, sem dúvidas, a

Leia mais

Belos Problemas: Indução e Princípio das Gavetas de Dirichlet

Belos Problemas: Indução e Princípio das Gavetas de Dirichlet Belos Problemas: Indução e Princípio das Gavetas de Dirichlet Rogério Ricardo Steffenon 1 1 Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Email: steffenonenator@gmail.com Neste minicurso serão apresentados e

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 6. Curso de Combinatória - Nível 2. Jogos. 1. Simetria. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 6. Curso de Combinatória - Nível 2. Jogos. 1. Simetria. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 6 Jogos Quando falamos em jogos, pensamos em vários conhecidos como: xadrez, as damas e os jogos com baralho. Porém,

Leia mais

Prova da segunda fase - Nível 2

Prova da segunda fase - Nível 2 Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na nona edição da Olimpíada de Matemática de São José do Rio Preto! Lembre-se de que uma Olimpíada é diferente de uma prova escolar. Muitas vezes, as questões

Leia mais

O JOGO DOS DISCOS INTRODUÇÃO DISCUSSÃO PROCEDIMENTO ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR

O JOGO DOS DISCOS INTRODUÇÃO DISCUSSÃO PROCEDIMENTO ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR MATEMATICA 2 2 O JOGO DOS DISCOS ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR INTRODUÇÃO Através desse jogo bem interessante o professor pode abordar o conceito de probabilidade geométrica, que normalmente não é visto

Leia mais

a) b) c) d) e) f)

a) b) c) d) e) f) Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra Actividades Matemáticas Primazia dos números Primos Actividade 1 Verifica quais dos seguintes números são primos. a) 47792469123 b) 328279 c) 56897643

Leia mais

Aulas 5 e 6 / 28 e 30 de março

Aulas 5 e 6 / 28 e 30 de março Aulas 5 e / 8 e 30 de março 1 Notação de soma e produto Como expressar a seguinte soma de uma maneira mais concisa? 1 + + 3 3 + + 10? Note que as parcelas são semelhantes, e que a única coisa que varia

Leia mais

Exercícios: Vetores e Matrizes

Exercícios: Vetores e Matrizes Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Vetores e Matrizes 1 Vetores 1. Faça um programa que possua um vetor

Leia mais

Professor APRESENTAÇÃO. Professor, nesta dinâmica, você irá desenvolver as seguintes etapas com seus alunos.

Professor APRESENTAÇÃO. Professor, nesta dinâmica, você irá desenvolver as seguintes etapas com seus alunos. , nesta dinâmica, você irá desenvolver as seguintes etapas com seus alunos. 1 Compartilhar Ideias Vamos às compras! 5 min Duplas ou Trios Individual Um novo olhar... E agora como separar o valor das compras!

Leia mais

Lista 2 - Álgebra I para Computação - IME -USP -2011

Lista 2 - Álgebra I para Computação - IME -USP -2011 Lista 2 - Álgebra I para Computação - IME -USP -2011 (A) Relações de Equivalência e Quocientes 1. Seja N = {0, 1, 2,...} o conjunto dos números naturais e considere em X = N N a seguinte relação: (a, b)

Leia mais

deve ter a forma 2 3 5, com a, b e c inteiros, 0 a 8, é dessa forma. Cada um dos outros números possui um fator primo diferente de 2, 3 e 5.

deve ter a forma 2 3 5, com a, b e c inteiros, 0 a 8, é dessa forma. Cada um dos outros números possui um fator primo diferente de 2, 3 e 5. XXXII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (Ensino Médio) GABARITO GABARITO NÍVEL 1) E 6) C 11) E 16) D 1) E ) B 7) B 1) C 17) E ) C ) E 8) D 1) D 18) A ) B 4) E 9) D 14) A 19) C 4) E

Leia mais

O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS E DA TECNOLOGIA NA PREPARAÇÃO DE ALUNOS PARA A OBMEP

O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS E DA TECNOLOGIA NA PREPARAÇÃO DE ALUNOS PARA A OBMEP O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS E DA TECNOLOGIA NA PREPARAÇÃO DE ALUNOS PARA A OBMEP Instituição de Ensino: Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli Bolsistas ID: Amanda Ferreira Procek¹, Matheus Willian².

Leia mais

O verbo induzir significa gerar. Nesta aula, começaremos a ver o assunto Indução Matemática

O verbo induzir significa gerar. Nesta aula, começaremos a ver o assunto Indução Matemática Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Álgebra - Nível 2 Prof. Marcelo Mendes Aula 6 Indução - Parte I O verbo induzir significa gerar. Nesta aula, começaremos a ver o assunto Indução Matemática (ou Indução

Leia mais

Polo Olímpico de Treinamento Intensivo UFPR Curso de Combinatória, Nível 3 1 o semestre de 2019

Polo Olímpico de Treinamento Intensivo UFPR Curso de Combinatória, Nível 3 1 o semestre de 2019 Polo Olímpico de Treinamento Intensivo UFPR Curso de Combinatória, Nível 3 1 o semestre de 2019 Marcel Thadeu de Abreu e Souza Vitor Emanuel Gulisz Análise Combinatória: Introdução Vamos buscar contar

Leia mais

Princípio da Casa dos Pombos

Princípio da Casa dos Pombos Capítulo 1 Princípio da Casa dos Pombos O Princípio da Casa dos Pombos é um dos métodos de demonstração mais utilizados em competições de matemática. Também é conhecido em alguns países (na Rússia, por

Leia mais

RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres

RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres Nesse ano de 2016 a Escola do Sítio passou a oferecer

Leia mais

Módulo Tópicos Adicionais. Recorrências

Módulo Tópicos Adicionais. Recorrências Módulo Tópicos Adicionais Recorrências Módulo Tópico Adicionais Recorrências 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1 Considere a sequência definida por x 1 d e x n r + x n 1, para n > 1 Trata-se de uma

Leia mais

4º bimestre Quadro bimestral

4º bimestre Quadro bimestral Números Leitura, escrita, comparação e Objetos de conhecimento ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero).

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA CURIOSIDADES E PASSATEMPOS: O OUTRO LADO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA CURIOSIDADES E PASSATEMPOS: O OUTRO LADO DA MATEMÁTICA VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Minicurso CURIOSIDADES E PASSATEMPOS: O OUTRO LADO DA MATEMÁTICA Luzia da Costa

Leia mais

XXXIV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º. e 9º. anos) GABARITO

XXXIV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º. e 9º. anos) GABARITO XXXIV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (8º. e 9º. anos) GABARITO GABARITO NÍVEL 1) B 6) D 11) B 16) C 1) A ) E 7) E 1) B 17) D ) D 3) B 8) B 13) D 18) C 3) D 4) B 9) E 14) D 19) C

Leia mais