Buscando um Invariante

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Buscando um Invariante"

Transcrição

1 Resolução de Problemas Lista 01 com dicas e discussão Faça mentalmente as seguintes multiplicações: Invente e resolva um problema, usando como inspiração o problema anterior. Decida o grau de dificuldade da resolução. É apropriado para que ano? Discuta com seus colegas do PROFMAT. Dica 1. Para o item a), note que 3 37 = 111. Para o item b), lembre-se que 21 2 = 441. Discussão 1. A ideia desse problema é simplesmente ilustrar que conhecimento prévio relacionado ao que procuramos pode ajudar na resolução de um problema. Creio que é o tipo problema que pode ser usado em qualquer série, especialmente as menores do Fundamental II. Discuta com seus colegas a respeito. Começar do zero um problema pode tornar mais difícil encontrar a solução do problema. Uma avaliação criteriosa de fatos conhecidos ou de problemas semelhantes pode nos ajudar a encontrar a solução mais rapidamente. Buscando um Invariante Em algumas situações, a busca de uma quantidade ou de uma propriedade que não muda quando um processo ocorre, pode levar à solução do problema. Essa quantidade é chamada de invariante. Isso é particularmente verdadeiro quando consideramos problemas quem involvem impossibilidades, como os que vamos descrever abaixo. Aplique a dica (D6) aos problemas 5, 6, 7 e Seis pessoas formando um círculo seguram pequenos quadros em suas mãos, nos quais estão escritos números. A cada rodada, escolhe-se uma das pessoas e adiciona-se uma unidade ao número escrito no quadro dessa pessoa, bem como uma unidade aos números nos quadros de seus vizinhos. (a) Se os números iniciais forem 1,0,1,0,0,0 é possível, após repetir esse procedimento um certo número de vezes, fazer com que todos os quadros tenham os mesmos números? (b) Se os números iniciais forem 6,3,0,0,3,6 mostre que é possível, após repetir esse procedimento um certo número de vezes, fazer com que todos os quadros tenham os mesmos números. (c) Se os números iniciais forem 6,3,0,0,3,6, qual o menor número de jogadas de modo que todos os quadros tenham os mesmos números?

2 Dica 2. Observe o resto na divisão por 3 da soma dos números nos quadros é um invariante. Discussão 2. A noção-chave aqui é o que vem a ser um invariante. É importante frisar que algo não muda quando realizamos uma jogada. Neste caso, para o primeiro item, o invariante em questão é o resto da divisão da soma total por 3. Como a soma da configuração inicial deixa resto 2 quando dividida por 3, temos que é impossível chegar na situação onde todos os números dos quadros são iguais começando com 1,0,1,0,0,0, já que se todos os números são iguais, o resto da soma é zero quando dividida por 3. Para o segundo item, basta fazer uma construção. Em geral, o aluno começa com o processo tentativa-e-erro, até pegar o jeito e inferir que jogadas são interessantes para atingir o objetivo. É importante guiar o aluno neste processo, estimulando a inferência de propriedades gerais. Isso permite, por exemplo, ter ideias sobre o terceiro item. Por exemplo, ele pode perceber que os números só aumentam a cada jogada. Isso permite inferir que o número mínimo de jogadas deve ser maior igual a (36-18)/3=6. Isso se deve ao fato que a primeira configuração que talvez seja possível que igual todos os números é 6,6,6,6,6,6 (soma 36) e que a configuração inicial 6,3,0,0,3,6 tem soma 18. Assim, como a cada jogada acrescentamos 3, o mínimo é maior ou igual a 6. De fato, 6 é o mínimo pois uma sequência que resolve o problema é 6, 3, 0, 0, 3, 6 6, 4, 1, 1, 3, 6 6, 4, 2, 2, 4, 6 6, 5, 3, 3, 4, 6 6, 5, 4, 4, 5, 6 6, 6, 5, 5, 5, 6 6, 6, 6, 6, 6, Invente e resolva um problema, usando como inspiração o problema anterior. Decida o grau de dificuldade da resolução. É apropriado para que ano? Discuta com seus colegas do PROFMAT. 3. Num tabuleiro de xadrez 8 8 é permitido escolher um quadrado 2 2 qualquer e trocar as cores de uma das linhas ou colunas deste quadrado. É possível que se chegue a uma situação na qual todos os quadrados do tabuleiro 8 8 sejam brancos, exceto um? Dica 3. Olhe a paridade da diferença entre o número de quadrados brancos e quadrados pretos. Discussão 3. A paridade da diferença entre o número de quadrados brancos e quadrados pretos não muda a cada operação permitida. Como no início temos 32 quadrados brancos e 32 quadrados pretos, a cada passo teremos sempre um número PAR como resultado da diferença entre os quadrados brancos e os quadrados pretos, mostrando que é impossível atingir a configuração pedida.

3 4. Invente e resolva um problema, usando como inspiração o problema anterior. Decida o grau de dificuldade da resolução. É apropriado para que ano? Discuta com seus colegas do PROFMAT. 5. Os números 1, 2, 3,..., 99 são escritos no quadro-negro e é permitido realizar a seguinte operação: apagar dois deles e substituí-los pela diferença do maior com o menor. Fazemos esta operação sucessivamente até restar apenas um último número no quadro. Pode o último número que restou ser o zero? Resolvendo de Trás-para-frente Andar para trás pode ser uma ferramenta importante na solução de um problema. A técnica consiste em supor que chegamos ao objetivo que pretendemos (posição vitoriosa, por exemplo, ou uma configuração especial) e, fazendo movimentos para trás, tentamos chegar na situação inicial. Resolva o seguinte problema usando a dica (D7): 6. João e Maria brincam com um monte de 30 palitos. É permitido a cada um deles retirar no seu turno 1, 2 ou 3 palitos. Ganha quem retirar o último palito. Sabendo que João começa e que os dois aprenderam a jogar com o mestre sabetudo, quem ganha o jogo? E retirando-se 1,2,3 ou 4 palitos, quem ganharia? Dica 4. Para o jogo retirando-se 1,2 ou 3 palitos, tente resolver o problema fazendo uso do mínimo de itens da lista abaixo. (a) Reduza o número de palitos no monte. (b) Tente com 7 e depois passe para 10 palitos. (c) Analise o que acontece quando seu adversário está na posição 4. (d) Analise o que acontece quando seu adversário está na posição 8. (e) Analise o que acontece quando seu adversário está em uma posição múltiplo de 4. Discussão 4. A estratégia vencedora é deixar seu adversário numa posição múltiplo de 4. Verifique isso traçando uma árvore de possíveis caminhos a partir de uma dada posição, onde a posição 0 significa vitória. Isso pode ser feito construindo-se um grafo orientado, isto é, um conjunto de pontos (posições) e setas indicando as jogadas permitidas. O jogo anterior se inclui numa classe chamada de jogos progressivamente finitos. Esta classe é constituida de jogos que necessariamente acabam após um número de jogadas. Outro exemplo deste tipo de jogo é o seguinte:

4 7. Suponha agora que na pilha existam 10 7 palitos e que a cada rodada, João e Maria se alternam, escolhendo um primo p, n 0 é inteiro não-negativo e retirando p n palitos. Ganha quem retirar o último palito. Pergunta-se: se João começa o jogo, quem ganha? Dica 5. Observe que o primeiro número que não é potência de primo é o 6. Ou seja, se João deixa Maria com 6 palitos na jogada dela, João ganha. Discussão 5. O conjunto de posições vitoriosas consiste nos múltiplos de 6. De fato, se João deixa Maria com um múltiplo de 6 palitos na jogada dela, depois de Maria retirar uma potência de primo, João pode retornar a uma posição que é múltiplo de 6 retirando 1,2,3,4 ou 5 palitos. Assim, no final Maria estará na posição 6 e João ganhará o jogo. 8. Agora, João e Maria dispõem de dois montes com 30 palitos cada. Em cada turno, o jogador escolhe somente um dos montes e retira quantos palitos quiser, inclusive o monte inteiro. Ganha quem retirar o último palito. Sabendo que João começa, quem ganha o jogo? Dica 6. Olhe na expressão dos montes quando escritos na base 2. Discussão 6. A estratégia vencedora desse jogo é deixar seu oponente numa situação de modo que quando somamos os dígitos na base dois dos montes relativos a mesma potência, o resultado é par. Ou seja, os dígitos são iguais. Por exemplo, se os montes têm 15 e 21 palitos, primeiro escrevemos eles na base dois: Em seguida, escrevemos a soma 15 = (1111) 2 e 21 = (10101) Chamaremos de posição vencedora, aquela que obtiver como resultado das somas das colunas apenas os dígitos 2 e 0. As demais são as perdedoras. Por exemplo, a posição acima (um monte com 15 e outro com 21) é posição perdedora. Para vencer o jogo, basta o jogador transformar este resultado (11212) numa posição vencedora, retirando palitos. Por exemplo, podemos retirar 6 palitos do monte com 21 para deixá-lo com 15 também. Assim, a soma coluna a coluna dos dígitos será (2222). Para mostrar que a estratégia é a vitoriosa, você deve verificar que A partir de uma posição vencedora, sempre podemos ir para uma posição perdedora.

5 A partir de uma posição perdedora, nunca podemos ir para uma posição vencedora Como o zero é uma posição vencedora, essa é a estratégia vitoriosa do jogo. 9. João e Maria se alternam desenhando diagonais de um 2012-ágono. Perde quem desenhar uma diagonal cruzando alguma outra já desenhada. Qual é a estratégia vitoriosa para esse jogo? Dica 7. Observe que o que acontece quando um jogador traça uma diagonal principal, isto é, aquela que divide o polígono em dois polígonos com a mesma quantidade de vértices. Discussão 7. Como temos uma quantidade par de vértices, é possível traçar alguma diagonal principal. Digamos que João tenha traçado uma diagonal principal, dividindo o 2012-ágono em dois 1006-ágonos, P 1 e P 2. A seguir, observe que as diagonais que não cruzam a diagonal principal corresponde exatamente às diagonais de um dos dois polígonos obtidos. Assim, para cada diagonal de Maria que não cruza a diagonal principal, João poderá traçar uma diagonal correspondente no outro polígono. Ao final, Maria terá que cruzar a diagonal principal traçada. Usando equações do primeiro e segundo graus 10. Nove cópias de certas notas custam menos de R$ 10,00 e dez cópias das mesmas notas (com o mesmo preço) custam mais de R$ 11,00. Quanto custa uma cópia das notas? 11. As páginas de um livro são numeradas de 1 até n. Ao somarmos estes números, por engano um deles é somado duas vezes, obtendo-se o resultado incorreto: Qual é o número da página que foi somado duas vezes? Discussão 8. Primeiramente, relembre que a soma dos n primeiros números é S = n(n + 1)/2. Observe também a soma efetuada incorretamente está entre S + 1 e S + n. Assim, sabemos que S S + n, ou seja, n 2 + n n 2 + 3n Testando os valores de n 2 + n + 2 temos que n = 62, já que 61 é pouco e 63 é demais e a função é crescente. Portanto, o valor desejado é obtido fazendo 2012 S = Analise variações deste problema. Por exemplo, permita que se some dois números consecutivos duas vezes, ou ainda, o mesmo número três vezes. Mude o valor da soma. Para cada mudança que você fizer, discuta com seus colegas do PROFMAT a série onde um desafio desse poderia ser proposto.

6 13. Determine os valores de a para os quais a função quadrática ax 2 ax + 12 é sempre positiva. 14. Mostre que entre os retângulos com um mesmo perímetro, o de maior área é um quadrado. 15. Mostre que para quaisquer a, b, c reais vale a 2 + b 2 + c 2 ab + ac + bc. 16. Usando cada dígito 1,2,3,4,5,6,7,8, 9 somente uma vez, decida se é possível escrever números de modo que sua soma seja 100. Discussão 9. A resposta deste problema é negativa, ou seja, é impossível realizar o que se pede. De fato, primeiramente observe que todos os números construídos têm que ser menores que 100. Portanto, cada número tem no máximo dois dígitos. Digamos que os dígitos que forem usados na casa das unidades dos números construídos formem um conjunto com soma t. Naturalmente, o conjunto dos números que foram usados nos algarismos das dezenas dos números construídos formará um conjunto com soma 45 t, já que = 45. Portanto, teremos que a soma será (45 t)10 + t = 100, e essa equação do primeiro grau não tem soluções inteiras. 17. Invente e resolva um problema, usando como inspiração o problema anterior. Decida o grau de dificuldade da resolução. É apropriado para que ano? Discuta com seus colegas do PROFMAT. 18. João está na beira de um rio com dois baldes de 9 e 4 litros, sem marcações. Ele deseja medir exatamente 6 litros de água para poder levar para Maria fazer uma deliciosa sopa para sua numerosa família. Mostre como João deverá proceder para obter os 6 litros de água. 19. Analise variações deste problema. Por exemplo, permita que a quantidade a ser separada seja diferente de 6, ou ainda, que os baldes tenham outra capacidade. Por exemplo, discuta o que ocorre quando os baldes tem MDC diferente de 1. Decida o grau de dificuldade da resolução de cada problema que você criar. É apropriado para que ano? Discuta com seus colegas do PROFMAT.

Resolução de Problemas Lista 01

Resolução de Problemas Lista 01 Resolução de Problemas Lista 01 Relembramos algumas dicas discutidas no livro-texto para ajudar na resolução de um problema em Matemática. (D1) Ler bem o enunciado do problema e utilizar todas as informações

Leia mais

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE Nível Iniciante Problemas sobre jogos estão entre os mais atrativos para a maioria dos alunos que estão iniciando o seu gosto pela matemática e, por isso, vêm ganhando

Leia mais

Jogos e Brincadeiras II

Jogos e Brincadeiras II Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. runo Holanda ula 2 Jogos e rincadeiras II Neste artigo continuaremos o assunto iniciado no material anterior. O primeiro exercício,

Leia mais

Invariantes BRUNO HOLANDA

Invariantes BRUNO HOLANDA Invariantes BRUNO HOLANDA Neste artigo vamos estudar o princípio da invariância. Ou seja, vamos resolver problemas que, dada uma transformação, existe uma propriedade associada que nunca muda. 1 Analisando

Leia mais

Jogos e invariantes. 6 de Janeiro de 2015

Jogos e invariantes. 6 de Janeiro de 2015 Jogos e invariantes 6 de Janeiro de 2015 Resumo Objetivos principais da aula de hoje: continuar com a ideia de explorar problemas. Apresentar a ideia de invariantes. 1 O jogo de apagar - introdução Quem

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Combinatória - Nível 2. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Combinatória - Nível 2. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Lógica Nos últimos anos, a participação brasileira em competições internacionais de matemática vem melhorado significamente.

Leia mais

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Jogos e Brincadeiras I 1. Brincadeiras Nesta primeira parte da aula resolveremos duas questões retiradas da Olimpíada

Leia mais

XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte. Prova do Nível I Em 25/09/2010

XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte. Prova do Nível I Em 25/09/2010 XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte Prova do Nível I Em 25/09/2010 Problema 1 Um professor de Matemática definiu a seguinte operação entre dois números naturais: Ele exemplificou

Leia mais

Exemplos e Contra-Exemplos

Exemplos e Contra-Exemplos Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 7 Exemplos e Contra-Exemplos Você que já tentou resolver alguns problemas de provas anteriores de Olimpíada de Matemática

Leia mais

1. Descubra quantos e quais são os triângulos equiláteros que podem. ser construídos com os vértices nos pontos da rede isométrica limitada

1. Descubra quantos e quais são os triângulos equiláteros que podem. ser construídos com os vértices nos pontos da rede isométrica limitada Problemas Curiosos 1. Descubra quantos e quais são os triângulos equiláteros que podem ser construídos com os vértices nos pontos da rede isométrica limitada dada a seguir: 2. Quantos e quais são os triângulos

Leia mais

INTEIROS. Luciana Santos da Silva Martino. lulismartino.wordpress.com PROFMAT - Colégio Pedro II. 25 de agosto de 2017

INTEIROS. Luciana Santos da Silva Martino. lulismartino.wordpress.com PROFMAT - Colégio Pedro II. 25 de agosto de 2017 Sumário REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS Luciana Santos da Silva Martino lulismartino.wordpress.com lulismartino@gmail.com PROFMAT - Colégio Pedro II 25 de agosto de 2017 Sumário 1 Sistemas de Numeração

Leia mais

MA14 - Aritmética Unidade 4 - Parte 2. Representação dos Números Inteiros (O Jogo de Nim)

MA14 - Aritmética Unidade 4 - Parte 2. Representação dos Números Inteiros (O Jogo de Nim) MA14 - Aritmética Unidade 4 - Parte 2 Representação dos Números Inteiros (O Jogo de Nim) Abramo Hefez PROFMAT - SBM Aviso Este material é apenas um resumo de parte do conteúdo da disciplina e o seu estudo

Leia mais

Invariantes com Restos

Invariantes com Restos Programa Olímpico de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 12 Invariantes com Restos Problema 1. (Leningrado 1987) As moedas dos países Dillia e Dallia são o diller e o daller,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória Exercícios: 1. Maria inventou uma brincadeira. Digitou alguns algarismos na primeira linha de uma folha. Depois, no segunda linha, fez

Leia mais

Sequências - Aula 06

Sequências - Aula 06 Sequências - Aula 06 Muitos problemas, de álgebra ou teoria dos números, envolvem sequências. Elas podem ser definidas como uma lista ordenada de elementos. Por exemplo, na sequência (, 3, 5, 8) o primeiro

Leia mais

XXVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental)

XXVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental) TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental) PROBLEMA 1 Encontre todos os números naturais n de três algarismos que possuem todas as propriedades abaixo: n é ímpar; n é um quadrado perfeito;

Leia mais

MA14 - Aritmética Lista 1. Unidades 1 e 2

MA14 - Aritmética Lista 1. Unidades 1 e 2 MA14 - Aritmética Lista 1 Unidades 1 e 2 Abramo Hefez PROFMAT - SBM 05 a 11 de agosto 2013 Unidade 1 1. Mostre, por indução matemática, que, para todo n N {0}, a) 8 3 2n + 7 b) 9 10 n + 3.4 n+2 + 5 2.

Leia mais

XXXVIII Olimpíada Cearense de Matemática Nível 2 - Oitavo e Nono Anos

XXXVIII Olimpíada Cearense de Matemática Nível 2 - Oitavo e Nono Anos XXXVIII Olimpíada Cearense de Matemática Nível 2 - Oitavo e Nono Anos Problema 1. Antônio e Bruno compraram ingressos para um evento. Ao chegarem em casa, eles perceberam que os ingressos eram numerados

Leia mais

Aplicações das Técnicas Desenvolvidas. Soluções de Exercícios e Tópicos Relacionados a Combinatória. 2 a série E.M.

Aplicações das Técnicas Desenvolvidas. Soluções de Exercícios e Tópicos Relacionados a Combinatória. 2 a série E.M. Aplicações das Técnicas Desenvolvidas Soluções de Exercícios e Tópicos Relacionados a Combinatória 2 a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis Aplicações das Técnicas Desenvolvidas Soluções

Leia mais

XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Resolução do treinamento 6 Nível 3

XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Resolução do treinamento 6 Nível 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Resolução do treinamento

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 8. Curso de Combinatória - Nível 1. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 8. Curso de Combinatória - Nível 1. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 8 Configurações Mágicas De maneira geral, podemos dizer que as configurações mágicas são tipos especiais de diagramas

Leia mais

INSTRUÇÕES. Esta prova é individual e sem consulta à qualquer material.

INSTRUÇÕES. Esta prova é individual e sem consulta à qualquer material. OPRM 07 Nível 3 (Ensino Médio) Primeira Fase 09/06/7 ou 0/06/7 Duração: 3 horas Nome: Escola: Aplicador(a): INSTRUÇÕES Escreva seu nome, o nome da sua escola e nome do APLICADOR nos campos acima. Esta

Leia mais

38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2 a Fase Nível 1 (6 o ou 7 o ano)

38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2 a Fase Nível 1 (6 o ou 7 o ano) 38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA a Fase Nível 1 (6 o ou 7 o ano) GABARITO PARTE A - Cada problema vale 5 pontos CRITÉRIO DE CORREÇÃO: PARTE A Na parte A serão atribuídos 5 pontos para cada resposta

Leia mais

DESAFIO FINAL GABARITO ALL

DESAFIO FINAL GABARITO ALL DESAFIO FINAL GABARITO ALL 01. a) Queremos que apareça na tela o número 7 10 2 10 7 = 7 10 9. Uma maneira de fazer tal conversão, começando com 7 10 2, é apertar quatro vezes a tecla com a operação de

Leia mais

Problemas dos Círculos Matemáticos. Problemas extras para o Capítulo 4

Problemas dos Círculos Matemáticos. Problemas extras para o Capítulo 4 Problemas dos Círculos Matemáticos Problemas extras para o Capítulo 4 Problemas dos Círculos Matemáticos - Capítulo 4 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. Quantos triângulos existem na figura abaixo?

Leia mais

Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 8 ano E.F.

Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 8 ano E.F. Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 8 ano E.F. Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1.

Leia mais

Múltiplos, Divisores e Primos - Aula 02

Múltiplos, Divisores e Primos - Aula 02 Múltiplos, Divisores e Primos - Aula 02 Nessa lista vamos explorar conceitos básicos de divisão Euclidiana, múltiplos, divisores e primos. Quando dividimos o número 7 pelo número 3, obtemos um quociente

Leia mais

Funções - Primeira Lista de Exercícios

Funções - Primeira Lista de Exercícios Funções - Primeira Lista de Exercícios Vers~ao de 0/03/00 Recomendações Não é necessário o uso de teoremas ou resultados complicados nas resoluções. Basta que você tente desenvolver suas idéias. Faltando

Leia mais

VERMELHOS E AZUIS TRABALHANDO COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES LINEARES. TÂNIA SCHMITT UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

VERMELHOS E AZUIS TRABALHANDO COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES LINEARES. TÂNIA SCHMITT UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA VERMELHOS E AZUIS TRABALHANDO COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES LINEARES TÂNIA SCHMITT UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA tânia@mat.unb.br CAPÍTULO 1 JOGOS E ATIVIDADES PARA INTRODUÇÃO DE NÚMEROS NEGATIVOS A idéia

Leia mais

Problemas de Teoria dos Números e Contagem - Aula 09

Problemas de Teoria dos Números e Contagem - Aula 09 Problemas de Teoria dos Números e Contagem - Aula 09 Após os conceitos de números inteiros que foram trabalhados até este ponto, como divisores, múltiplos e outros, estes podem ser utilizados em problemas

Leia mais

Cada questão da parte A vale 4 pontos e cada questão da parte B vale 10 pontos (total de pontos do nível III-fase de seleção = 60 pontos).

Cada questão da parte A vale 4 pontos e cada questão da parte B vale 10 pontos (total de pontos do nível III-fase de seleção = 60 pontos). III OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA Nível III Ensino Médio DE RIEIRÃO PRETO FASE DE SELEÇÃO - 7 de setembro de 008 Cada questão da parte A vale 4 pontos e cada questão da parte vale 10 pontos (total de

Leia mais

Belos Problemas: Indução e Princípio das Gavetas de Dirichlet

Belos Problemas: Indução e Princípio das Gavetas de Dirichlet Belos Problemas: Indução e Princípio das Gavetas de Dirichlet Rogério Ricardo Steffenon 1 1 Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Email: steffenonenator@gmail.com Neste minicurso serão apresentados e

Leia mais

Problemas Diversos de Invariantes e Semi-invariantes

Problemas Diversos de Invariantes e Semi-invariantes Problemas Diversos de Invariantes e Semi-invariantes XXI Semana Olímpica Maceió, Janeiro 2018 Prof. George Lucas 1. Escrevemos os números inteiros de 1 a 10 (inclusive) no quadro. A cada passo, escolhemos

Leia mais

1 a Olimpíada Paranaense de Matemática Terceira Fase Nível 1 12/11/16 Duração: 5 Horas

1 a Olimpíada Paranaense de Matemática Terceira Fase Nível 1 12/11/16 Duração: 5 Horas 1. Sofia colou, em cada face de um cubo com 5cm de lado, um cubo de lado 3cm. Em cada face livre dos cubos de lado 3cm colou um cubo com 1cm de lado. Depois pintou o sólido resultante como se indica na

Leia mais

Definição. Diremos que um número inteiro d é um divisor de outro inteiro a, se a é múltiplo de d; ou seja, se a = d c, para algum inteiro c.

Definição. Diremos que um número inteiro d é um divisor de outro inteiro a, se a é múltiplo de d; ou seja, se a = d c, para algum inteiro c. Divisores Definição. Diremos que um número inteiro d é um divisor de outro inteiro a, se a é múltiplo de d; ou seja, se a = d c, para algum inteiro c. Quando a é múltiplo de d dizemos também que a é divisível

Leia mais

XXIX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (7ª. e 8ª. séries) GABARITO

XXIX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (7ª. e 8ª. séries) GABARITO XXIX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (ª e ª séries) GABARITO GABARITO NÍVEL ) E ) E ) B ) D ) E ) E ) C ) D ) B ) D ) E ) C ) C ) A ) B ) D ) A ) C ) B ) Anulada ) B 0) E ) A 0)

Leia mais

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE LISTA SEMANAL N o 10 - Data 04/04/2016

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE LISTA SEMANAL N o 10 - Data 04/04/2016 OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE LISTA SEMANAL N o 1 - Data 4/4/16 PROBLEMA PARA O NÍVEL I Escreve-se um número em cada uma das 16 casas de um tabuleiro 4 4. Para qualquer casa,

Leia mais

XXIX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5 a. e 6 a. Séries)

XXIX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5 a. e 6 a. Séries) TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5 a. e 6 a. Séries) PROBLEMA 1 Parte das casas de um quadriculado com o mesmo número de linhas (fileiras horizontais) e colunas (fileiras verticais) é pintada de preto, obedecendo

Leia mais

Resolução 2 a fase 2015 Nível 3

Resolução 2 a fase 2015 Nível 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA XVIII OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA Resolução a fase 015 Nível 3 Problema 1. O jogo das luzes é composto por um tabuleiro 3 3 com nove botões numerados

Leia mais

deve ter a forma 2 3 5, com a, b e c inteiros, 0 a 8, é dessa forma. Cada um dos outros números possui um fator primo diferente de 2, 3 e 5.

deve ter a forma 2 3 5, com a, b e c inteiros, 0 a 8, é dessa forma. Cada um dos outros números possui um fator primo diferente de 2, 3 e 5. XXXII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (Ensino Médio) GABARITO GABARITO NÍVEL 1) E 6) C 11) E 16) D 1) E ) B 7) B 1) C 17) E ) C ) E 8) D 1) D 18) A ) B 4) E 9) D 14) A 19) C 4) E

Leia mais

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Cristina Boeres Instituto de Computação (UFF) Conversões Entre Bases Numéricas Material de Fernanda Passos (UFF) Conversões Entre Bases Numéricas FAC 1 / 42

Leia mais

Prova da segunda fase - Nível 2

Prova da segunda fase - Nível 2 Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na nona edição da Olimpíada de Matemática de São José do Rio Preto! Lembre-se de que uma Olimpíada é diferente de uma prova escolar. Muitas vezes, as questões

Leia mais

Análise Combinatória AULA 1. Métodos Simples de Contagem

Análise Combinatória AULA 1. Métodos Simples de Contagem Análise Combinatória AULA 1 Métodos Simples de Contagem Tales Augusto de Almeida 1. Introdução A primeira ideia que surge no imaginário de qualquer estudante quando ele ouve a palavra contagem seria exatamente

Leia mais

Módulo Tópicos Adicionais. Recorrências

Módulo Tópicos Adicionais. Recorrências Módulo Tópicos Adicionais Recorrências Módulo Tópico Adicionais Recorrências 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1 Considere a sequência definida por x 1 d e x n r + x n 1, para n > 1 Trata-se de uma

Leia mais

MA21: Resolução de Problemas - gabarito da primeira prova

MA21: Resolução de Problemas - gabarito da primeira prova MA21: Resolução de Problemas - gabarito da primeira prova Problema 1 (2 pontos) Prove que a maior área dentre todos os retângulos de perímetro 1 é atingida por um quadrado. Dificuldade: MUITO FÁCIL Sejam

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 8. Curso de Combinatória - Nível 1. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 8. Curso de Combinatória - Nível 1. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 8 Configurações Mágicas De maneira geral, podemos dizer que as configurações mágicas são tipos especiais de diagramas

Leia mais

SOLUÇÕES OBMEP 2ª. FASE 2016

SOLUÇÕES OBMEP 2ª. FASE 2016 SOLUÇÕES OBMEP 2ª. FASE 2016 N1Q1 Solução Carolina escreveu os números 132 e 231. Esses são os únicos números que cumprem as exigências do enunciado e que possuem o algarismo 3 na posição central. Para

Leia mais

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

OPEMAT. Olimpíada Pernambucana de Matemática

OPEMAT. Olimpíada Pernambucana de Matemática OPEMAT Olimpíada Pernambucana de Matemática - 206 Nível. O ano de 206 está acabando, vamos ver se você conhece bem esse número. Para isso, julgue os itens a seguir: (V) (F) A maior potência de 2 que divide

Leia mais

Produtos Notáveis. Vejamos alguns exemplos para diversos produtos notáveis que auxiliarão na formação de ideias para problemas futuros mais difíceis.

Produtos Notáveis. Vejamos alguns exemplos para diversos produtos notáveis que auxiliarão na formação de ideias para problemas futuros mais difíceis. Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Álgebra - Nível Prof. Marcelo Mendes Aula Produtos Notáveis Vários problemas de Álgebra para alunos do Ensino Fundamental utilizam Produtos Notáveis, que são identidades

Leia mais

Soluções das Questões de Matemática do Processo Seletivo de Admissão à Escola de Aprendizes- Marinheiros PSAEAM

Soluções das Questões de Matemática do Processo Seletivo de Admissão à Escola de Aprendizes- Marinheiros PSAEAM Soluções das Questões de Matemática do Processo Seletivo de Admissão à Escola de Aprendizes- Marinheiros PSAEAM Questão 1 Concurso 010 Sabendo que 1 grosa é equivalente a 1 dúzias, é correto afirmar que

Leia mais

ANÁLISE COMBINATÓRIA

ANÁLISE COMBINATÓRIA ANÁLISE COMBINATÓRIA 1) (PUC) A soma das raízes da equação (x + 1)! = x 2 + x é (a) 0 (b) 1 (c) 2 (d) 3 (e) 4 2) (UFRGS) Um painel é formado por dois conjuntos de sete lâmpadas cada um, dispostos como

Leia mais

Combinatória: Dicas para escrever uma boa solução. Prof. Bruno Holanda Semana Olímpica 2010 São José do Rio Preto

Combinatória: Dicas para escrever uma boa solução. Prof. Bruno Holanda Semana Olímpica 2010 São José do Rio Preto Combinatória: icas para escrever uma boa solução. Prof. Bruno Holanda Semana Olímpica 00 São José do Rio Preto? Nível Uma dificuldade que é bastante frequente nos alunos do nível (ou em outros quaisquer

Leia mais

ENQ Gabarito MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL. Questão 01 [ 1,25 ]

ENQ Gabarito MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL. Questão 01 [ 1,25 ] MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL ENQ 017 Gabarito Questão 01 [ 1,5 ] Encontre as medidas dos lados e ângulos de dois triângulos ABC diferentes tais que AC = 1, BC = e A BC = 0 Considere

Leia mais

Prog A B C A e B A e C B e C A,B e C Nenhum Pref

Prog A B C A e B A e C B e C A,B e C Nenhum Pref Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 2 Lógica II Quando lemos um problema de matemática imediatamente podemos ver que ele está dividido em duas partes:

Leia mais

MAT Laboratório de Matemática I - Diurno Profa. Martha Salerno Monteiro

MAT Laboratório de Matemática I - Diurno Profa. Martha Salerno Monteiro MAT 1511 - Laboratório de Matemática I - Diurno - 2005 Profa. Martha Salerno Monteiro Representações decimais de números reais Um número real pode ser representado de várias maneiras, sendo a representação

Leia mais

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção. Prova da segunda fase

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção. Prova da segunda fase Nível 3 Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção Prova da segunda fase Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na décima primeira edição da Olimpíada de Matemática de São José do

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Combinatória - Nível 2. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Combinatória - Nível 2. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Lógica Nos últimos anos, a participação brasileira em competições internacionais de matemática vem melhorado significamente.

Leia mais

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1 Questão a) Para saber o número que deve dizer ao matemágico, Joãozinho deve fazer quatro contas: ª conta: multiplicar o número no cartão escolhido por 2; 2ª conta: somar 3 ao resultado da primeira conta;

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 3. Curso de Combinatória - Nível 2. Paridade. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 3. Curso de Combinatória - Nível 2. Paridade. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 3 Paridade Todo número é par ou ímpar. Óbvio, não? Pois é com essa simples afirmação que vamos resolver os problemas

Leia mais

Lista 2 - Resolução. 1. Verifique se os produtos abaixo estão bem definidos e, em caso afirmativo, calcule-os.

Lista 2 - Resolução. 1. Verifique se os produtos abaixo estão bem definidos e, em caso afirmativo, calcule-os. GAN00140 Álgebra Linear 018.1 Prof a. Ana Maria Luz F. do Amaral Lista - Resolução 1. Verifique se os produtos abaixo estão bem definidos e, em caso afirmativo, calcule-os. 1 a) b) 1 3 0 0 1 /. 1 1/ 1

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2017

Canguru Matemático sem Fronteiras 2017 Destinatários: alunos do 12. o ano de escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h 30min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

Planejamento Acadêmico - Grupo 1 - PIC 2012 Encontro 2 - Módulo 1 - Aritmética

Planejamento Acadêmico - Grupo 1 - PIC 2012 Encontro 2 - Módulo 1 - Aritmética Planejamento Acadêmico - Grupo 1 - PIC 2012 Encontro 2 - Módulo 1 - Aritmética 1. Divisão Euclidiana Exemplo 1: (Banco de Questões 2012, nível 1, problema 12) A figura abaixo representa o traçado de uma

Leia mais

1 Formam-se n triângulos com palitos conforme mostram as figuras. Qual o número de palitos usados para construir n triângulos?

1 Formam-se n triângulos com palitos conforme mostram as figuras. Qual o número de palitos usados para construir n triângulos? Resolução do capítulo 7 - Progressão Aritmética 1 Formam-se n triângulos com palitos conforme mostram as figuras. Qual o número de palitos usados para construir n triângulos? Sendo n o número de triângulos

Leia mais

Contagem II. Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em casos

Contagem II. Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em casos Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 5 Contagem II Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em

Leia mais

Prova 2. CI208 - Programação de Computadores. Nome: 1 o semestre Instruções para a prova

Prova 2. CI208 - Programação de Computadores. Nome: 1 o semestre Instruções para a prova Sabe-se que 4 segmentos podem formar um quadrilátero apenas se a medida do maior segmento for menor que soma das medidas dos outros 3. Escreva um programa em C++ que recebe do usuário as medidas de 4 segmentos,

Leia mais

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 2

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 2 AULA 16 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 2 16.1 A seqüência de Fibonacci Um problema parecido, mas ligeiramente mais complicado do que o do cálculo do fatorial (veja as notas da Aula 14), é o do cálculo

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 3. Curso de Combinatória - Nível 2. Paridade. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 3. Curso de Combinatória - Nível 2. Paridade. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível Prof. Bruno Holanda Aula 3 Paridade Todo número é par ou ímpar. Óbvio, não? Pois é com essa simples afirmação que vamos resolver os problemas

Leia mais

1. O retângulo da figura a seguir está dividido em 7 quadrados. Se a área do menor quadrado é igual a 1, a área do retângulo é igual a:

1. O retângulo da figura a seguir está dividido em 7 quadrados. Se a área do menor quadrado é igual a 1, a área do retângulo é igual a: XXV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível - A duração da prova é de horas. - Não é permitido o uso de calculadoras nem consultas a notas ou livros. - Você pode solicitar papel para rascunho.

Leia mais

Aula 5: Conversões Entre Bases Numéricas

Aula 5: Conversões Entre Bases Numéricas Aula 5: Conversões Entre Bases Numéricas Diego Passos Universidade Federal Fluminense Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Diego Passos (UFF) Conversões Entre Bases Numéricas FAC 1 / 43 Conversão

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 Bolsistas: Mévelin Maus, Milena Poloni Pergher e Odair José Sebulsqui. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina:

Leia mais

2. Números Inteiros. A representação gráfica dos números Inteiros Os números podem ser representados numa reta horizontal, a reta numérica:

2. Números Inteiros. A representação gráfica dos números Inteiros Os números podem ser representados numa reta horizontal, a reta numérica: . Números Inteiros Sempre que estamos no inverno as temperaturas caem. Algumas cidades do Sul do Brasil chegam até mesmo a nevar. Quando isso acontece, a temperatura está menor do que zero. Em Urupema,

Leia mais

Funções - Terceira Lista de Exercícios

Funções - Terceira Lista de Exercícios Funções - Terceira Lista de Exercícios Módulo - Números Reais. Expresse cada número como decimal: a) 7 b) c) 9 0 5 5 e) 3 7 0 f) 4 g) 8 7 d) 7 8 h) 56 4. Expresse cada número decimal como uma fração na

Leia mais

ALGORITMO DE EUCLIDES

ALGORITMO DE EUCLIDES Sumário ALGORITMO DE EUCLIDES Luciana Santos da Silva Martino lulismartino.wordpress.com lulismartino@gmail.com PROFMAT - Colégio Pedro II 25 de agosto de 2017 Sumário 1 Máximo Divisor Comum 2 Algoritmo

Leia mais

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Sistemas de inequações. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Sistemas de inequações. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau Sistemas de inequações Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 5

Leia mais

Prova da segunda fase - Nível 3

Prova da segunda fase - Nível 3 Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na nona edição da Olimpíada de Matemática de São José do Rio Preto! Lembre-se de que uma Olimpíada é diferente de uma prova escolar. Muitas vezes, as questões

Leia mais

OBMEP ª fase Soluções - Nível 3

OBMEP ª fase Soluções - Nível 3 OBMEP 009 ª fase Soluções - Nível Nível questão 1 a) O número de cartões na caixa é a soma dos números inteiros de 1 a 10, isto é, 1 + + + + 9 + 10 = 55 b) Basta escolher o cartão de número 1 e depois

Leia mais

1. Jogo com múltiplos

1. Jogo com múltiplos . Jogo com múltiplos.. O jogo Este jogo começa com dois montes constituídos por fichas. Dois jogadores retiram, um de cada vez, fichas de um dos montes, estando obrigados a tirar, em cada jogada, um número

Leia mais

Representação decimal dos números racionais

Representação decimal dos números racionais Representação decimal dos números racionais Alexandre Kirilov Elen Messias Linck 21 de março de 2018 1 Introdução Um número é racional se puder ser escrito na forma a/b, com a e b inteiros e b 0; esta

Leia mais

Aulas 5 e 6 / 28 e 30 de março

Aulas 5 e 6 / 28 e 30 de março Aulas 5 e / 8 e 30 de março 1 Notação de soma e produto Como expressar a seguinte soma de uma maneira mais concisa? 1 + + 3 3 + + 10? Note que as parcelas são semelhantes, e que a única coisa que varia

Leia mais

a) Temos da tabela C 3, A 1, B 2, I 9, D 4 e E 5. O número da palavra CABIDE é então = 1080

a) Temos da tabela C 3, A 1, B 2, I 9, D 4 e E 5. O número da palavra CABIDE é então = 1080 1 NQ1 a) Temos da tabela C 3, A 1, B, I 9, D 4 e E 5. O número da palavra CABIDE é então 3 1 9 4 5 = 1080. b) A decomposição de 455 em fatores primos é 455 = 5 7 13 ; as letras correspondentes a 5, 7 e

Leia mais

, com a, b e c inteiros, 0 a 8, 0 b 5 e 0 c 3. Apenas 45 = 2 3

, com a, b e c inteiros, 0 a 8, 0 b 5 e 0 c 3. Apenas 45 = 2 3 XXXII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (8º. ou 9º. anos) GABARITO GABARITO NÍVEL 1) B 6) B 11) D 16) A 1) E ) D 7) C 1) E 17) D ) C ) E 8) C 1) B 18) D ) E 4) E 9) D 14) C 19) E 4)

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL. ENQ Gabarito. c1 + c 2 = 1 c 1 + 4c 2 = 3. a n = n. c 1 = 1 2c 1 + 2c

MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL. ENQ Gabarito. c1 + c 2 = 1 c 1 + 4c 2 = 3. a n = n. c 1 = 1 2c 1 + 2c MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL ENQ 2019.1 Gabarito Questão 01 [ 1,25 ::: (a)=0,50; (b)=0,75 ] Resolva as seguintes recorrências: (a) a n+2 5a n+1 + 4a n = 0, a 0 = 1, a 1 = 3. (b)

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Teoria dos Números - Nível 2. Divisibilidade I. Samuel Barbosa Feitosa

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 1. Curso de Teoria dos Números - Nível 2. Divisibilidade I. Samuel Barbosa Feitosa Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Teoria dos Números - Nível 2 Samuel Barbosa Feitosa Aula 1 Divisibilidade I Teorema 1. (Algoritmo da Divisão) Para quaisquer inteiros positivos a e b, existe um

Leia mais

+ 1, segue que o 103º termo dessa sequência é

+ 1, segue que o 103º termo dessa sequência é 1 N1Q1 a) A sequência é 415 537 810 91 10 1 b) Os seis primeiros termos são 995 1814 995 1814 995 1814 c) Os primeiros termos da sequência são 33333 6666 111 33333 6666 e vemos que os termos se repetem

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 4 PROBABILIDADE

MATEMÁTICA MÓDULO 4 PROBABILIDADE PROBABILIDADE Consideremos um experimento com resultados imprevisíveis e mutuamente exclusivos, ou seja, cada repetição desse experimento é impossível prever com certeza qual o resultado que será obtido,

Leia mais

Componentes do jogo. Um jogo de Dirk Henn para 2-6 jogadores a partir de 8 anos. Componentes do jogo básico

Componentes do jogo. Um jogo de Dirk Henn para 2-6 jogadores a partir de 8 anos. Componentes do jogo básico Um jogo de Dirk Henn para 2-6 jogadores a partir de 8 anos Tradução: Paula Faria Componentes do jogo 1 Tabuleiro Componentes do jogo básico 60 Peças de trilhos Frente: Verso: 61 Vagões de metrô Frente:

Leia mais

Princípio KISS. Semana Olímpica/ Nível 1. Prof. Armando Barbosa. 25 de janeiro de 2019

Princípio KISS. Semana Olímpica/ Nível 1. Prof. Armando Barbosa. 25 de janeiro de 2019 Princípio KISS Semana Olímpica/2019 - Nível 1 Prof. Armando Barbosa 25 de janeiro de 2019 1 Pensar simples (Principio KISS) A ideia dessa seção é apresentar o príncipio KISS (Keep it simple, stupid) à

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2016

Canguru Matemático sem Fronteiras 2016 estinatários: alunos do 12. o ano de escolaridade uração: 1h 0min Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. s questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

Olimpíada Pernambucana de Matemática Caderno de Questões Com Resoluções

Olimpíada Pernambucana de Matemática Caderno de Questões Com Resoluções Olimpíada Pernambucana de Matemática 07 NÍVEL Caderno de Questões Com Resoluções LEIA COM ATENÇÃO 0. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 0.

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES PROJETO KALI - 20 MATEMÁTICA B AULA FRAÇÕES Uma ideia sobre as frações Frações são partes de um todo. Imagine que, em uma lanchonete, são vendidos pedaços de pizza. A pizza é cortada em seis pedaços, como

Leia mais

Números Naturais Representação, Operações e Divisibilidade. Múltiplos e Divisores. Tópicos Adicionais

Números Naturais Representação, Operações e Divisibilidade. Múltiplos e Divisores. Tópicos Adicionais Números Naturais Representação, Operações e Divisibilidade Múltiplos e Divisores Tópicos Adicionais Números Naturais Representação, Operações e Divisibilidade Múltiplos e Divisores 1 Exercícios Introdutórios

Leia mais

O verbo induzir significa gerar. Nesta aula, começaremos a ver o assunto Indução Matemática

O verbo induzir significa gerar. Nesta aula, começaremos a ver o assunto Indução Matemática Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Álgebra - Nível 2 Prof. Marcelo Mendes Aula 6 Indução - Parte I O verbo induzir significa gerar. Nesta aula, começaremos a ver o assunto Indução Matemática (ou Indução

Leia mais

QUESTÕES OBJETIVAS. 2. O número de divisores de 9800 que são múltiplos de 5 é (A) 36 (B) 27 (C) 12 (D) 24 (E) 2

QUESTÕES OBJETIVAS. 2. O número de divisores de 9800 que são múltiplos de 5 é (A) 36 (B) 27 (C) 12 (D) 24 (E) 2 QUESTÕES OBJETIVAS 1. Um relógio de ponteiros atrasa-se 30 segundos em cada hora. Sabendo que às 12 horas de hoje indica a hora exata, em que dia o relógio voltará a marcar a hora correta? (A) 09 de Outubro

Leia mais

Múltiplos, Divisores e Primos II - Aula 07

Múltiplos, Divisores e Primos II - Aula 07 Múltiplos, Divisores e Primos II - Aula 07 Após a apresentação dos conceitos de divisor e múltiplo, é possível se perguntar se existem números que possuem o mesmo divisor ou o mesmo múltiplo. A ideia desse

Leia mais

XIX Semana Olímpica de Matemática. Nível 1. Problemas com dígitos: o despertar da força. Diego Eloi

XIX Semana Olímpica de Matemática. Nível 1. Problemas com dígitos: o despertar da força. Diego Eloi XIX Semana Olímpica de Matemática Nível 1 Problemas com dígitos: o despertar da força Diego Eloi O projeto da XIX Semana Olímpica de Matemática foi patrocinado por: Problemas com dígitos: o despertar da

Leia mais

OBMEP ª fase Soluções - Nível 1

OBMEP ª fase Soluções - Nível 1 OBMEP 009 ª fase Soluções - Nível 1 Nível 1 questão 1 a) Há apenas três maneiras de escrever 1 como soma de três números naturais: 1 = 1+ 0 + 0, 1 = 0 + 1+ 0 e 1 = 0 + 0 + 1, que nos dão as possibilidades

Leia mais

_32109, _42109, _52109 e (o traço indica onde deve ser colocado o algarismo das centenas de milhar)

_32109, _42109, _52109 e (o traço indica onde deve ser colocado o algarismo das centenas de milhar) Questão 1 Como o algarismo das unidades é 1, para que o número seja aditivado, a soma dos algarismos das casas das dezenas, centenas e unidades de milhar deve ser igual a 1. Existe só um número com quatro

Leia mais

Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula:

Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula: Baralho de Matemática Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula: Os alunos devem se capazes de trabalhar com a tabuada dos números: 2, 3, 4, 5, 9, 10 e 11 e podem ser

Leia mais

GABARITO - ANO 2018 OBSERVAÇÃO:

GABARITO - ANO 2018 OBSERVAÇÃO: GABARITO - ANO 018 OBSERVAÇÃO: Embora as soluções neste gabarito se apresentem sob a forma de um texto explicativo, gostaríamos de salientar que para efeito de contagem dos pontos adquiridos, na avaliação

Leia mais