Paulo Rodrigues I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Paulo Rodrigues I"

Transcrição

1 Paulo Rodrigues I paulo.rodrigues@lipor.pt

2 UNIVERSOLIPOR População habitantes 10.3% da população de Portugal em 650 km 2 (0.8% do território nacional) Produção Anual de RSU (ano 2009) toneladas Capitação 1,42 kg/(hab/dia)

3 GESTÃORESÍDUOS A Nova Directiva Quadro para a gestão de Resíduos define: PLANO DE PREVENÇÃO DE RESÍDUOS URBANOS Estabelece uma estratégia de Prevenção de Resíduos Urbanos para Portugal bem como um plano de acção e monitorização. Integrado no PERSU II inclui objectivos, acções e mecanismos para a operacionalização. O objectivo principal de toda e qualquer política em matéria de resíduos deve consistir na minimização das repercussões negativas da produção e da gestão de resíduos sobre a saúde humana e o ambiente. A legislação no domínio dos resíduos deve igualmente ter por objectivo a redução da utilização de recursos e a promoção da aplicação prática da hierarquia dos resíduos.

4 PREVENÇÃORESÍDUOS Prevenção de Resíduos I Quantitativa Eliminação dos resíduos na fonte, redução dos resíduos na fonte, reutilização de produtos. Prevenção de Resíduos I Qualitativa Redução da Perigosidade dos Resíduos.

5 DEFINIÇÃO de PLANOS de PREVENÇÃO de RESÍDUOS

6 Definição de Planos de Prevenção de Resíduos São vários os aspectos basilares que suportam um Plano de Prevenção. É necessário entender e definir uma janela : - O Plano de Prevenção é para o País? Região? Cidade? Sistema? Qual é o âmbito territorial do plano? - Qual o tempo de duração do Plano de Prevenção? Define a tipologia das medidas (curto, médio e longo prazo). - Quais os objectivos? Que metas se pretendem atingir? Sensibilizar? Uma redução efectiva de resíduos? - Quem é vai fazer e o que vai fazer? É necessário materializar os planos. E será que não existem outros Planos?

7 Definição de Planos de Prevenção de Resíduos Plano de Prevenção. Um Plano desta natureza não pode ser pensado sem ter em conta a conjuntura nacional. É necessário uma Análise Global - Pode um Plano de Prevenção ser uma Ferramenta Social? - Que medidas podem fomentar novos mercados e novas oportunidades? - Quais medidas podem ter um condicionamento político ou jurídico? - Que localidades, que cidades, que regiões estão preparadas para isto?

8 Definição de Planos de Prevenção de Resíduos Um Plano de Prevenção é um sistema Integrado de acções e medidas que engloba um planeamento estratégico mais vasto e abrangente que a simples gestão de resíduos. Num Plano de Prevenção conjuga-se não só a vertente ambiental, social e económica, como também a inovação, a equidade e a qualidade. A Prevenção na Produção de Resíduos é pois um conjunto de peças que se vai construindo e optimizando rumo a um futuro mais sustentável.

9 UNIVERSO Uma característica comum TODOS PRODUZIMOS RESÍDUOS

10 UNIVERSO A Prevenção de Resíduos obriga-nos a repensar os modelos de gestão. - É possível eliminar o resíduo na fonte? - Pode a produção de resíduos diminuir? - Pode o lixo produzido ser reutilizado? - É possível separar e reciclar os resíduos após reutilizados?

11 Plano de Prevenção de Resíduos - LIPOR A Área Metropolitana do Porto é constituída por diferentes realidades. O agregado de zonas urbanas, zonas rurais e zonas mistas reflecte, para cada zona, diferentes produções e tipologias de resíduos. Assim, identificar e caracterizar os resíduos de diferentes realidades permite definir metodologias de actuação e acções a implementar formatadas à identidade de cada zona. Por outro lado permite-nos transportar o conhecimento adquirido para outros locais / regiões.

12 Plano de Prevenção de Resíduos - LIPOR Caracterização de Resíduos Zona Mista Fracção Indiferenciado % Notas Resíduos putrescíveis 46,78 39,12% alimentares e 7,65% verdes Plásticos 11,05 Resíduos domésticos especiais 0,83 Papéis 11,43 Cartões 3,65 Papel e Cartão Compósitos 2,69 Têxteis sanitários 5,97 Têxteis 3,13 Vidro 5,12 Combustíveis não especificados 0,97 Madeiras Metais 1,59 Incombustíveis não especificados 1,92 Elementos finos 4,88 Proporcional aos Putrescíveis

13 Plano de Prevenção de Resíduos - LIPOR Como Intervir Acções prioritárias: - Promoção da Compostagem Individual e Comunitária; - Redução da Publicidade Não Endereçada; - Projecto Menos 100 Kg na Escola - Refeições sem resíduos; - Fomento do Consumo de Água da Rede; - Redução do Consumo dos Sacos de Plástico. - Menu Dose Certa

14 Compostagem Doméstica - LIPOR Com o projecto Terra-a-Terra prevê-se a entrega de compostores na região do Grande Porto. - Campanha de sensibilização para a compostagem caseira: - Formação - Cedência de compostores - Acompanhamento - Projecto Horta-à-Porta: - Cedência de terreno pelo Município - Compostagem Estima-se que a compostagem doméstica permita a redução de cerca de 300 Kg de Resíduos Orgânicos/Habitação/ano (agregado familiar por habitação 3 pessoas)

15 Publicidade Não Endereçada - LIPOR Objectivos Redução da quantidade de papel através da diminuição de publicidade não endereçada recebida nas caixas de correio; Levar os cidadãos a aderir ao autocolante Publicidade não endereçada aqui não obrigado. A produção de resíduos de papel resultantes de publicidade não endereçada por mês numa zona urbana é de aproximadamente 5 Kg por habitação. (agregado familiar por habitação 3 pessoas)

16 Refeições Sem Resíduos Objectivos Prevenção nas Escolas - LIPOR Reduzir a quantidade de resíduos produzida no lanche escolar; Fomentar a adopção de boas práticas que conduzam a uma menor produção de resíduos e que contribuam apara a preservação dos recursos naturais; Criação do Grupo da Prevenção 2ºe 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário Sensibilizar a comunidade escolar para a quantidade de resíduos produzida através das refeições consumidas na escola e em casa; embaladas Nas escolas do pré-escolar e 1º ciclo foi implementado a acção Refeições sem Resíduos. Esta acção permite uma redução de 15 Kg/Aluno/Ano.

17 Consumo de Água - LIPOR Objectivos Reduzir a quantidade de resíduos de embalagem produzidos; Sensibilizar a população para a quantidade de resíduos produzida através do consumo de água engarrafada; Fomentar o consumo de água da rede pública (torneira); Adopção de boas práticas ambientais que conduzam a uma menor produção de resíduos e à preservação dos recursos naturais. Um habitante que deixe de consumir água engarrafada e apenas consuma água da torneira consegue reduzir os seus resíduos de embalagem (garrafas de água) em 2, 74 Kg/ano.

18 Sacos de Plástico - LIPOR Objectivos Fomentar um movimento cívico que estimule uma redução na entrega gratuita de sacos de plástico em determinados sectores de actividades (Comércio e Serviços); Estimular um consumo sustentável destes sacos, através da criação de mecanismos de sensibilização e obrigação legal. Estima-se que cada cidadão consuma cerca de 300 sacos de plástico por ano. A Lipor distribuiu mais de 1000 trolleys e sacos reutilizáveis tendo em vista uma sensibilização para a reutilização e racionalização do uso de sacos de plástico. Ao utilizar o trolley ou saco reutilizável é possível atingir uma redução de 50% no consumo de sacos de plástico. Esta redução permite produzir menos 1,8 Kg/habitante/ano.

19 Dose Certa - LIPOR Objectivos redução de resíduos orgânicos (alimentares) provenientes da Restauração; propor aos estabelecimentos de restauração a elaboração de um menu equilibrado, quer em termos de quantidade de alimentos, quer em termos de valor nutricional, que não origine desperdício alimentar, e consequentemente, resíduos alimentares; levar os consumidores a aderir ao Menu Dose Certa, consciencializando-os de que esta é uma escolha económica, saudável e ambientalmente correcta. Com o Menu Dose Certa é possível uma redução de 48,5 Kg/Hab./Ano

20 Compostagem Comunitária - LIPOR PARQUE DE GORGOLITO Pretende-se proporcionar a possibilidade de tratamento e valorização dos resíduos orgânicos de forma natural e sem sair do local, aos moradores da freguesia que não podem fazer a compostagem individual nas suas habitações, permitindo a redução dos resíduos orgânicos transportados e tratados fora da freguesia O Parque do Gorgolito, parque de compostagem comunitária de S. Pedro de Rates, foi inaugurado a 24 de Novembro de Em zonas rurais, a implementação de um parque de compostagem comunitário permite a redução na produção de RSU s em cerca de 109 Kg/habitante/ano.

21 Comunicação - LIPOR No âmbito do projecto de Prevenção na Produção de Resíduos foram distribuídos mais de 5000 folhetos sobre o projecto e desenvolvidos um website e um blog temáticos sobre a prevenção com uma média de 500 visitas /dia.

22 Zona Urbana Acção Resultados - LIPOR Redução Kg/hab./ano Zona Rural Acção Redução Kg/hab./ano Consumo da Água da Rede 2,7 Publicidade Não Endereçada 5 Sacos de Plástico 1,8 Compostagem comunitária 109 Refeições Sem Resíduos 0,5 Total 109,5 Menu Dose Certa 48,5 Refeições Sem Resíduos 0,5 Total 58,5 Verifica-se que a componente orgânica dos RSU s (40%) é um fluxo prioritário de intervenção. Nas zonas urbanas será implementado um projecto de compostagem comunitária. Zona Mista Acção Redução Kg/hab./ano Consumo da Água da Rede 2,7 Sacos de Plástico 1,8 Compostagem Doméstica 100 Refeições Sem Resíduos 0,5 Total 105

23 Projectos em Fase de Implementação Plano de Prevenção de Resíduos - LIPOR Recuperação de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos. Estima-se que cada cidadão português produza cerca de 20 Kg de REEE/Ano. Com um projecto de recuperação é possível recuperar e reutilizar 10% destes resíduos. Distribuição do Guia de Prevenção na Escola. Sensibilizar a população estudantil para a adopção de Boas Práticas. Implementação de um Sistema PAYT Pay As You Throw. Aplicar o princípio do Poluidor-Pagador. Fomentar um Consumo Sustentável. Sensibilizar o cidadão para a necessidade de adopção de práticas de consumo mais sustentáveis. Lançamento do guia das Compras Públicas Ecológicas. Já editado e disponível em

24 Novas Perspectivas para a Prevenção - LIPOR As acções de Prevenção não se podem centrar apenas no utilizador/produtor final. Label / Rótulo da Prevenção. Garrafas de Bebidas I Londres Garrafas de Água I Portugal Embalagens/Produtos possuírem um rótulo de prevenção que permita ao utilizador analisar aquele produto numa perspectiva ambiental/resíduo. Acompanhar o que se define ao nível Comunitário e Nacional. (Metas; CDR; RCD s)

25 Novas Perspectivas para a Prevenção - LIPOR Programa de Formação para o desenvolvimento da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos O Programa de Formação é uma iniciativa no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Os principais parceiros do projecto são ADEME, Agência do Ambiente e das Economias de Energia (França), líder do projecto; ACR+, Associação das Cidades e Regiões para a Reciclagem e Gestão Sustentável dos Recursos (Bélgica); ARC, Agência dos Resíduos da Catalunha (Espanha); IBGE, Ambiente de Bruxelas (Bélgica); LIPOR Portugal (Região do Porto).

26

A Prevenção no Projecto Lipor. Uma Estratégia de Futuro.

A Prevenção no Projecto Lipor. Uma Estratégia de Futuro. A Prevenção no Projecto Lipor. Uma Estratégia de Futuro. 28.Novembro.2008 A Lipor 8 Municípios Área 648 km 2 População 1 milhão habitantes Produção RSU (2007) 500.000 ton Capitação 1,4 kg/hab/dia A Lipor

Leia mais

III Conferência Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos DA NOVA DIRECTIVA À SOCIEDADE EUROPEIA DE RECICLAGEM

III Conferência Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos DA NOVA DIRECTIVA À SOCIEDADE EUROPEIA DE RECICLAGEM III Conferência Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos DA NOVA DIRECTIVA À SOCIEDADE EUROPEIA DE RECICLAGEM Fernando Leite, Administrador Delegado da LIPOR Porto 23 e 24 de Outubro de 2008 Centro de

Leia mais

Projecto. Produzir menos 100 kg/habitante/ano na Região do Porto. Seminário A Prevenção na Produção de Resíduos Lipor 06 Julho 2006

Projecto. Produzir menos 100 kg/habitante/ano na Região do Porto. Seminário A Prevenção na Produção de Resíduos Lipor 06 Julho 2006 Projecto Produzir menos 100 kg/habitante/ano na Região do Porto Seminário A Prevenção na Produção de Resíduos Lipor 06 Julho 2006 A produção de resíduos na Área Metropolitana do Porto tem vindo a aumentar

Leia mais

Baguim do Monte, 28 de Outubro de

Baguim do Monte, 28 de Outubro de Baguim do Monte, 28 de Outubro de 2010 http://escolasemresiduos.blogspot.com A Lipor 8 Municípios Área 648 km 2 População 969 036 habitantes Produção RU - 539.912,03 ton (ano 2009) Unidades que constituem

Leia mais

LIPOR A Sustentabilidade na Gestão dos Resíduos Urbanos

LIPOR A Sustentabilidade na Gestão dos Resíduos Urbanos SEMINÁRIO RESÍDUOS E SAÚDE LIPOR A Sustentabilidade na Gestão dos Resíduos Urbanos Susana Lopes Departamento Produção e Logística 29 de maio de 2013 1 Tópicos Sistema Integrado Gestão de Resíduos o caso

Leia mais

Paulo Rodrigues I

Paulo Rodrigues I Paulo Rodrigues I paulo.rodrigues@lipor.pt ProduçãoResíduosLipor População: 969.036 habitantes 10.3% da população de Portugal em 650 km 2 (0.8% do território nacional) Produção anual de RSU (ano 2008)

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RESÍDUOS URBANOS LIPOR, 17-18 de Junho de 2010 Agência Portuguesa do Ambiente Lurdes Carreira

Leia mais

Terra à Terra. Projecto de Compostagem Caseira da Lipor

Terra à Terra. Projecto de Compostagem Caseira da Lipor Terra à Terra Projecto de Compostagem Caseira da Lipor Lipor 8 Municípios Área 648 km 2 População 1 milhão habitantes Produção RSU (2009) 539.912 ton Capitação 1,48 kg/hab/dia Pegada Carbónica : 2008 376.813

Leia mais

Projecto de Valorização de Resíduos de Construção e Demolição

Projecto de Valorização de Resíduos de Construção e Demolição 06 de Abril de 2006 Lipor Baguim do Monte Eng.º Paulo Rodrigues Lipor Departamento de Novos Projectos paulo.rodrigues@lipor.pt Área de Influência da LIPOR Lipor Portugal Continental Área: 0.7% 648 km 2

Leia mais

Associação de Municípios Gestão, Valorização e Tratamento dos RSU

Associação de Municípios Gestão, Valorização e Tratamento dos RSU LIPOR Associação de Municípios - 1982 Gestão, Valorização e Tratamento dos RSU 8 Municípios Área - 648 Km 2 População - 1 milhão habitantes Produção RSU (2006) - 500.000 ton Capitação - 1,4 kg/hab/dia

Leia mais

Qualidade Ambiental - Contexto LIPOR -

Qualidade Ambiental - Contexto LIPOR - Qualidade Ambiental - Contexto LIPOR - Inês Inácio LIPOR 27 de maio de 2016 LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto LIPOR sobre nós A LIPOR é uma Associação de Municípios

Leia mais

Recolha Selectiva Multimaterial -Que Soluções?

Recolha Selectiva Multimaterial -Que Soluções? Recolha Selectiva Multimaterial -Que Soluções? Concelho de Valongo Câmara Municipal de Valongo Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida Divisão de Qualidade Ambiental Sector de Higiene Urbana Caracterização

Leia mais

Grupo de Trabalho LIPOR

Grupo de Trabalho LIPOR Grupo de Trabalho LIPOR Prevenção na Produção de Resíduos 8/07/208 Plano anual de atividades no âmbito da prevenção de resíduos 208 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES NO ÂMBITO DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS 208 A estratégia

Leia mais

METAS DO PERSU 2020: PONTO DE SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS FUTURAS. Nuno Lacasta Presidente do Conselho Diretivo

METAS DO PERSU 2020: PONTO DE SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS FUTURAS. Nuno Lacasta Presidente do Conselho Diretivo METAS DO PERSU 2020: PONTO DE SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS FUTURAS Nuno Lacasta Presidente do Conselho Diretivo 1. APA: FACTOS E NÚMEROS A APA foi criada em 2012, em resultado da fusão de 9 organismos distintos.

Leia mais

logística de recolha selectiva de resíduos

logística de recolha selectiva de resíduos logística de recolha selectiva de resíduos 2006 50,00% Resíduos Sólidos Residenciais 25,00% 12,50% 12,50% Resíduos Sólidos Comerciais Resíduos Sólidos Institucionais Resíduos Sólidos Industriais Resíduos

Leia mais

Balanço da Recolha Selectiva de Resíduos Orgânicos na LIPOR. LIPOR Susana Lopes

Balanço da Recolha Selectiva de Resíduos Orgânicos na LIPOR. LIPOR Susana Lopes Balanço da Recolha Selectiva de Resíduos Orgânicos na LIPOR LIPOR Susana Lopes Seminário Optimização da Logística de Recolha Selectiva de Resíduos, 25 Maio de 2006 LIPOR Informação geral 8 municípios Área:

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA AGENDA LIPOR LIPOR 28 de Novembro de 2006

APRESENTAÇÃO DA AGENDA LIPOR LIPOR 28 de Novembro de 2006 APRESENTAÇÃO DA AGENDA LIPOR 2007 LIPOR 28 de Novembro de 2006 A Lipor Associação de Municípios - 1982 Gestão e tratamento de RSU 1 000 000 hab 230 colaboradores Horta da Formiga Centro de compostagem

Leia mais

Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD)

Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) Rita Teixeira d Azevedo O planeamento e a gestão de resíduos de construção e demolição pretende identificar e implementar os elementos necessários

Leia mais

I SEMINÁRIO DE INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO DA SUSTENTABILIDADE PROJECTO ECOPONTO EM CASA

I SEMINÁRIO DE INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO DA SUSTENTABILIDADE PROJECTO ECOPONTO EM CASA I SEMINÁRIO DE INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO DA SUSTENTABILIDADE PROJECTO ECOPONTO EM CASA CARLOS MENDES 07.06.2016 çã ±136.000 FUNDAÇÃO: 2001 INÍCIO ACTIVIDADE: 2003/2005 SER RECONHECIDA COMO

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO DE RESÍDUOS URBANOS

PLANO DE PREVENÇÃO DE RESÍDUOS URBANOS PLANO DE PREVENÇÃO DE RESÍDUOS URBANOS ER-98/2009 GA-0695/2009 SST-0287/2009 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO...3 2 SITUAÇÃO DE REFERÊNCIA...4 2.1 Enquadramento Nacional...4 2.2 Contexto Suldouro...5 3 METAS E OBJECTIVOS...9

Leia mais

Vida Mais Longa para os Produtos Recuperação de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos I Paulo Rodrigues

Vida Mais Longa para os Produtos Recuperação de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos  I Paulo Rodrigues UNIVERSOUE Resíduos de Equipamentos Eléctrico e Electrónicos Os desperdícios electrónicos devem aumentar entre 2,5% a 2,7% todos os anos, passando das 10,3 milhões de toneladas de 2005 para as 12,3 milhões

Leia mais

O Ambiente na Cidade. Cidades Sustentáveis Ana Lopes DVO Lisboa, 11 de julho de 2013

O Ambiente na Cidade. Cidades Sustentáveis Ana Lopes DVO Lisboa, 11 de julho de 2013 O Ambiente na Cidade Conferência Internacional Cidades Sustentáveis 2020 Ana Lopes DVO ana.lopes@lipor.pt Lisboa, 11 de julho de 2013 Apresentação 8 Municípios Área 648 km 2 População 1 milhão hbi habitantes

Leia mais

A gestão de resíduos e da água

A gestão de resíduos e da água resíduos e da Classificação dos Resíduos Recurso Natural Resíduos Os resíduos resultam da extração, transformação e utilização dos recursos naturais pelo Homem. Classificação dos Resíduos Resíduos Sólidos

Leia mais

Governo Regional dos Açores Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente Direção Regional do Ambiente

Governo Regional dos Açores Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente Direção Regional do Ambiente Governo Regional dos Açores Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente Direção Regional do Ambiente Data de elaboração: Maio de 2016 Relatório Resíduos Urbanos Ilha de Santa Maria 2015 1. ENQUADRAMENTO

Leia mais

Plano Municipal de Gestão de Resíduos do Município de Lisboa

Plano Municipal de Gestão de Resíduos do Município de Lisboa Plano Municipal de Gestão de Resíduos do Município de Lisboa [2015-2020] 4ª Comissão Ambiente e Qualidade de Vida Primeiro Plano Municipal de Resíduos na cidade de Lisboa O Caminho [Lisboa Limpa] Melhorar

Leia mais

- Estratégia LIPOR - 2M menos Resíduos, menos Carbono. Pelo Grupo Carbono Zero

- Estratégia LIPOR - 2M menos Resíduos, menos Carbono. Pelo Grupo Carbono Zero - Estratégia LIPOR - 2M menos Resíduos, menos Carbono Pelo Grupo Carbono Zero LIPOR 8 municípios Área de abrangência 648 km 2 População 1 milhão de habitantes Produção de RSU (2008) 500.000 ton Per capita

Leia mais

RESINORTE Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA:

RESINORTE Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA: I. DADOS GERAIS RESINORTE Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA: A entidade responsável pela exploração e gestão do sistema multimunicipal de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos

Leia mais

PAINEL 3 Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos "Recolha Seletiva de Resíduos. A opção da Área Metropolitana do Porto

PAINEL 3 Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos Recolha Seletiva de Resíduos. A opção da Área Metropolitana do Porto 1 PAINEL 3 Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos "Recolha Seletiva de Resíduos. A opção da Área Metropolitana do Porto FERNANDO LEITE ADMINISTRADOR DELEGADO, LIPOR 2 ENQUADRAMENTO DESAFIOS

Leia mais

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL CONFERÊNCIA INTERNACIONAL A PREVENÇÃO (REDUÇÃO) NA PRODUÇÃO DE RESÍDUOS A Estratégia de Prevenção no PERSU Luísa Pinheiro Lurdes Carreira Porto, 28 de Novembro de 2008 SUMÁRIO Enquadramento comunitário:

Leia mais

A Valorização de CDR s, uma Oportunidade

A Valorização de CDR s, uma Oportunidade A Valorização de CDR s, uma Oportunidade Gestão e Comunicação na Área dos Resíduos EMAC Empresa de Ambiente de Cascais Estoril, 22 de Setembro de 2009 A LIPOR 8 Municípios Área - 648 km 2 População - 1

Leia mais

câmara municipal

câmara municipal 2009 Poupar.Vivermelhor! @ www.cm-pvarzim.pt Póvoa devarzim 2009 Poupar.Vivermelhor! Damos início a um novo desafio, associando-nos com a comemoração da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos - Poupar,

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS 2015 PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Município de Castelo de Vide Gabinete Técnico Florestal Setembro de 2015 INDICE 1. Introdução... 2 1.1. Enquadramento geográfico e populacional... 3 1.2.

Leia mais

Ideias simples para colocar em prática na ewwr Carla Fernandes

Ideias simples para colocar em prática na ewwr Carla Fernandes Ideias simples para colocar em prática na ewwr 2014 Carla Fernandes Campanhas a Informar Sensibilizar Reunir parceiros locais à volta do projeto (JF, Associações, etc) Promover exposições e Organizar concursos

Leia mais

A importância do Resíduos na Economia Circular. Cátia Borges ESGRA

A importância do Resíduos na Economia Circular. Cátia Borges ESGRA Cátia Borges ESGRA Breve apresentação da ESGRA Economia Linear, Economia Circular e a Hierarquia de Gestão de Resíduos Resíduos Urbanos e Resíduos não Urbanos Valorização dos Resíduos Urbanos Unidade de

Leia mais

A ESTRATÉGIA NACIONAL PARA OS RESÍDUOS BIODEGRADÁVEIS. Francisco Silva. Seminário RECOLHA SELECTIVA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COM SACOS BIODEGRADÁVEIS

A ESTRATÉGIA NACIONAL PARA OS RESÍDUOS BIODEGRADÁVEIS. Francisco Silva. Seminário RECOLHA SELECTIVA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COM SACOS BIODEGRADÁVEIS Seminário RECOLHA SELECTIVA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COM SACOS BIODEGRADÁVEIS Baguim do Monte, 20 de Maio de 2010 A ESTRATÉGIA NACIONAL PARA OS RESÍDUOS BIODEGRADÁVEIS Francisco Silva Chefe da Divisão de

Leia mais

Sistemas PAYT: potencialidades e desafios. Paula Santana Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos 1

Sistemas PAYT: potencialidades e desafios. Paula Santana Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos 1 Sistemas PAYT: potencialidades e desafios Paula Santana Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos 1 PAYT Pilares fundamentais AMBIENTAL ECONÓM. E FINANCEIRO SOCIAL 2 AMBIENTAL PAYT Pilares fundamentais

Leia mais

LIPOR, Portugal Susana Abreu.

LIPOR, Portugal Susana Abreu. 09.04.15 LIPOR, Portugal Susana Abreu susana.abreu@lipor.pt BREVE APRESENTAÇÃO DA LIPOR QUEM SOMOS? 8 Municípios Área 648 km 2 População 1 milhão habitantes Produção RU 500.000 ton Capitação 1,27 kg/hab/dia

Leia mais

O Sistema Integrado de Gestão de Resíduos

O Sistema Integrado de Gestão de Resíduos Lipor. p O Compromisso com a Sustentabilidade Nuno Araújo Barros Seminário APCER A Sustentabilidade e as cidades: o Papel das Organizações Exponor 05.Junho.2009 A Lipor 8 Municípios Área 648 km 2 População

Leia mais

A Política Ambiental na Fiscalidade sobre os Resíduos. Cristina Caldeira Lipor, 22 de Julho de 2008

A Política Ambiental na Fiscalidade sobre os Resíduos. Cristina Caldeira Lipor, 22 de Julho de 2008 A Política Ambiental na Fiscalidade sobre os Resíduos Cristina Caldeira Lipor, 22 de Julho de 2008 Introdução Conceito Instrumento Descrição de instrumentos de mercado Instrumentos de mercado vs Instrumentos

Leia mais

Da Recolha Selectiva de RUBs ao Nutrimais a Experiência da LIPOR

Da Recolha Selectiva de RUBs ao Nutrimais a Experiência da LIPOR Conferência Gestão e Comunicação na Área dos Resíduos Centro de Congressos do Estoril 22 Setembro 2009 Da Recolha Selectiva de RUBs ao Nutrimais a Experiência da LIPOR Susana Lopes Departamento Novos Projectos

Leia mais

Plano de Prevenção dos resíduos o Papel da compostagem

Plano de Prevenção dos resíduos o Papel da compostagem Plano de Prevenção dos resíduos o Papel da compostagem Santino Eugénio Di Berardino Unidade de BIOENERGIA, LNEG, Est. do Paço do Lumiar, 1649-038 Lisboa, Portugal. (e-mail: santino.diberardino@mail.ineti.pt)

Leia mais

O que é, como preparar e implementar uma ação na EWWR

O que é, como preparar e implementar uma ação na EWWR PROGRAMA DE FORMAÇÃO SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS EWWR 2014 O que é, como preparar e implementar uma ação na EWWR Rita Rebelo Grupo da Prevenção Lipor 23.09.2015 Organização: Parceiros EWWR:

Leia mais

Como Comunicar Projectos de Prevenção

Como Comunicar Projectos de Prevenção A Prevenção [redução] na Produção de Resíduos Como Comunicar Projectos de Prevenção Porto, 28 de Novembro de 2008 A Sair da Casca Quem somos Criada em 1994, a Sair da Casca é a primeira empresa de consultoria

Leia mais

Educação Ambiental + Sustentável: Promover o uso eficiente da água. Memória descritiva da Operação. Descrição sumária do Projeto ou Ação

Educação Ambiental + Sustentável: Promover o uso eficiente da água. Memória descritiva da Operação. Descrição sumária do Projeto ou Ação Educação Ambiental + Sustentável: Promover o uso eficiente da água Memória descritiva da Operação Descrição sumária do Projeto ou Ação O Projeto consiste na disponibilização de equipamento, semelhante

Leia mais

População Aprox habitantes. Área Aprox. 650 Km 2. Obras Licenciadas 2007 Grande Porto Edificação Demolição

População Aprox habitantes. Área Aprox. 650 Km 2. Obras Licenciadas 2007 Grande Porto Edificação Demolição População Aprox. 969.036 habitantes Área Aprox. 650 Km 2 Obras Licenciadas 2007 Grande Porto 2354 2189 Edificação 165 - Demolição Obras Concluídas2007 Grande Porto 1853 1794 Edificação 59 - Demolição Resíduos

Leia mais

PORTO, 17 E 18 DE JUNHO LIPOR

PORTO, 17 E 18 DE JUNHO LIPOR PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS PORTO, 17 E 18 DE JUNHO INTRODUÇÃO O Programa de Formação para o Desenvolvimento da Semana Europeia da Prevenção

Leia mais

A GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS NO CONCELHO DE AVEIRO E O PROJECTO PAYT

A GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS NO CONCELHO DE AVEIRO E O PROJECTO PAYT LIFE2015/ENV/PT/000609 A GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS NO CONCELHO DE AVEIRO E O PROJECTO PAYT Paula Brice Lopes CMA - Ambiente, MUNICÍPIO DE AVEIRO Área (km 2 ) 199,30 Freguesias 10 Habitantes 78 450 (Census

Leia mais

Taxa de gestão de resíduos

Taxa de gestão de resíduos Taxa de gestão de resíduos Inês Diogo Vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. 30 de abril de 2013 Resumo 1. Enquadramento 2. Objetivo 3. Aplicação 4. Valores 5. Evolução 6. Destino

Leia mais

6º Seminário. A Política Ambiental na Fiscalidade sobre os Resíduos. Propostas da campanha nacional

6º Seminário. A Política Ambiental na Fiscalidade sobre os Resíduos. Propostas da campanha nacional 6º Seminário A Política Ambiental na Fiscalidade sobre os Resíduos Propostas da campanha nacional Índice da apresentação - RFA Europeia - Objectivos - Paradigmas - Exemplos e comparação com PT - RFA Nacional

Leia mais

Uma ferramenta para reduzir os resíduos no sul da Europa Célia Ferreira 29.março.2017

Uma ferramenta para reduzir os resíduos no sul da Europa Célia Ferreira 29.março.2017 LIFE2015/ENV/PT/000609 Uma ferramenta para reduzir os resíduos no sul da Europa Célia Ferreira 29.março.2017 1. PORQUÊ o projeto LIFE PAYT? Foto: Flickr (elbrozzie) Recolha seletiva em 28 capitais europeias

Leia mais

A Certificação de Sistemas Integrados Caso LIPOR

A Certificação de Sistemas Integrados Caso LIPOR A Certificação de Sistemas Integrados Caso LIPOR Ciclo de Seminários Técnicos T Eficiência na Gestão de Resíduos duos Constituída por oito Municípios pertencentes à Área Metropolitana do Porto População

Leia mais

PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2008/ de Setembro de 2008

PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2008/ de Setembro de 2008 PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2008/2009 17 de Setembro de 2008 Objectivos Promover, em parceria com as escolas, o desenvolvimento de acções e actividades de Educação Ambiental Sensibilizar para a importância

Leia mais

Divisão de Recolha e Valorização de Resíduos Urbanos

Divisão de Recolha e Valorização de Resíduos Urbanos Divisão de Recolha e Valorização de Resíduos Urbanos Relatório para a gerência - 2017 Abril 2018 0. Introdução. A estratégia nacional para a gestão dos resíduos sólidos urbanos configurada no Plano Estratégico

Leia mais

Legislação temática Resíduos

Legislação temática Resíduos Diploma Resumo Data Alterações, revogações e normas complementares Portaria nº 1028/92 Estabelece normas de segurança e identificação para o transporte dos óleos usados 05-11-1992 Decreto-Lei nº 138/96

Leia mais

A ECONOMIA CIRCULAR E O SETOR DOS RESÍDUOS URBANOS

A ECONOMIA CIRCULAR E O SETOR DOS RESÍDUOS URBANOS Paulo Praça Presidente da Direção Montalegre, 24 de setembro de 2016 BREVE APRESENTAÇÃO DA BREVE APRESENTAÇÃO DA ESGRA A ESGRA foi constituída em 2009, com o objetivo de assegurar a defesa dos interesses

Leia mais

Plano de Educação Ambiental 2007/2008

Plano de Educação Ambiental 2007/2008 Plano de Educação Ambiental 2007/2008 Objectivos Gerais - Consciencializar os cidadãos para a preservação do Meio Ambiente - Salientar a importância de um Desenvolvimento Sustentável - Promover hábitos

Leia mais

O Caminho da Horta da Formiga. 29 de Junho de 2013

O Caminho da Horta da Formiga. 29 de Junho de 2013 O Caminho da Horta da Formiga 29 de Junho de 2013 1 Apresentação 8 Municípios Área 648 km 2 População 1 milhão habitantes Produção RU (2012) 476.353 ton Capitação 1,30 kg/hab/dia Pegada Carbónica (2011)

Leia mais

Ecocentro Recolha e Centro de Triagem Resiaçores Recolha SMAH Compostagem - TERAMB Incineração - TERAMB Aterro Sanitário - TERAMB

Ecocentro Recolha e Centro de Triagem Resiaçores Recolha SMAH Compostagem - TERAMB Incineração - TERAMB Aterro Sanitário - TERAMB Ecocentro Recolha e Centro de Triagem Resiaçores Recolha SMAH Compostagem - TERAMB Incineração - TERAMB Aterro Sanitário - TERAMB SMAH Recolha, transporte de resíduos urbanos e limpeza pública Resiaçores

Leia mais

30 Anos com história

30 Anos com história 30 Anos com história janeiro: janeiro de 1985 Adesão do Município de Vila do Conde à Lipor fevereiro: março: fevereiro de 1999 Adesão do Município da Póvoa de Varzim à Lipor fevereiro de 2000 Início da

Leia mais

Joana Sabino Chefe da Divisão de Resíduos Sectoriais. GESTÃO DE RESÍDUOS VERDES Enquadramento na política de resíduos

Joana Sabino Chefe da Divisão de Resíduos Sectoriais. GESTÃO DE RESÍDUOS VERDES Enquadramento na política de resíduos Joana Sabino Chefe da Divisão de Resíduos Sectoriais GESTÃO DE RESÍDUOS VERDES Enquadramento na política de resíduos APA A APA foi criada em 2012, em resultado da fusão de 9 organismos distintos. É um

Leia mais

DESAFIOS DO SETOR DOS RESÍDUOS URBANOS NO PÓS-2020 PROPOSTA do PERSU2020+

DESAFIOS DO SETOR DOS RESÍDUOS URBANOS NO PÓS-2020 PROPOSTA do PERSU2020+ DESAFIOS DO SETOR DOS RESÍDUOS URBANOS NO PÓS-2020 PROPOSTA do PERSU2020+ Sumário Processo de construção do PERSU2020+ Análise e diagnóstico do PERSU2020 Alinhamento estratégico no Pós-2020 Propostas de

Leia mais

23 de Novembro de 2010

23 de Novembro de 2010 23 de Novembro de 2010 A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é um projecto de 3 anos e tem o apoio do Programa LIFE+ da Comissão Europeia até 2011. Em 2010, a Semana realiza-se entre o dia 20 e o

Leia mais

A Prevenção na Produção de Resíduos O Projecto de Compostagem Doméstica da VALORLIS. Miguel Aranda da Silva

A Prevenção na Produção de Resíduos O Projecto de Compostagem Doméstica da VALORLIS. Miguel Aranda da Silva A Prevenção na Produção de Resíduos O Miguel Aranda da Silva miguel.aranda@valorlis.pt O Projecto de Compostagem Doméstica Apresentação e Enquadramento Implementação Avaliação PERSU II Prevenção Eixo I

Leia mais

GUIA TÉCNICO DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS PAY-AS-YOU-THROW (PAYT)

GUIA TÉCNICO DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS PAY-AS-YOU-THROW (PAYT) GUIA TÉCNICO DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS PAY-AS-YOU-THROW (PAYT) PROPOSTA DE TERMOS DE REFERÊNCIA 9 DE JUNHO DE 2016 1. Enquadramento... 2 2. Objetivos... 3 3. Âmbito... 3 4. Metodologia de abordagem...

Leia mais

Seminário A prevenção na produção de resíduos

Seminário A prevenção na produção de resíduos Seminário A prevenção na produção de resíduos 6 de Julho 2006 Enquadramento comunitário e a Estratégia Nacional relativa à Prevenção de Resíduos LUÍSA PINHEIRO Luisa.pinheiro@inresiduos.pt Sumário Enquadramento

Leia mais

Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativa à redução do impacto de determinados produtos de plástico no ambiente

Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativa à redução do impacto de determinados produtos de plástico no ambiente Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativa à redução do impacto de determinados produtos de plástico no ambiente Comentários da Sociedade Ponto Verde (SPV) A Sociedade ponto Verde

Leia mais

Posição da APESB - Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental sobre os Biorresíduos e a revisitação urgente do PERSU 2020

Posição da APESB - Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental sobre os Biorresíduos e a revisitação urgente do PERSU 2020 f Posição da APESB - Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental sobre os Biorresíduos e a revisitação urgente do PERSU 2020 março de 2017 www.apesb.org/pt 1 Enquadramento O PERSU 2020, no

Leia mais

Plano de Ação RESINORTE

Plano de Ação RESINORTE Plano de Ação 2017-2018 1 ÍNDICE I. OBJETIVO... 3 II. AÇÕES PARA A COMUNIDADE ESCOLAR... 4 1. ECO-AULAS, PALESTRAS E WORKSHOPS... 4 2. PORTAS ABERTAS... 5 3. RESIDUOS A PESO VII... 6 4. SEMANA EUROPEIA

Leia mais

A REVISÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS INES DIOGO

A REVISÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS INES DIOGO A REVISÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS 2014-2020 INES DIOGO AGENDA ENQUADRAMENTO SITUAÇÃO DE REFERÊNCIA PERSU 2020: OBJETIVOS ESTRATÉGICOS REFLEXÕES E TEMAS A ABORDAR REFORMAS E REVISÕES

Leia mais

PRODUÇÃO DE RESÍDUOS NA FEUP ATITUDES DE REDUÇÃO?

PRODUÇÃO DE RESÍDUOS NA FEUP ATITUDES DE REDUÇÃO? 29 de Outubro de 2010 Projecto FEUP PRODUÇÃO DE RESÍDUOS NA FEUP ATITUDES DE REDUÇÃO? Supervisor: Joana Maia Dias Monitor: Gustavo Pizarro Equipa AMB106: Gonçalo Monteiro; Jorge Martins; Mafalda Tuna;

Leia mais

Case study. Estratégia LIPOR 2M MENOS RESÍDUOS, MENOS CARBONO EMPRESA ENVOLVIMENTO

Case study. Estratégia LIPOR 2M MENOS RESÍDUOS, MENOS CARBONO EMPRESA ENVOLVIMENTO Case study 2010 Estratégia LIPOR 2M MENOS RESÍDUOS, MENOS CARBONO EMPRESA A LIPOR, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, é a entidade responsável pela gestão, valorização e

Leia mais

Recomendação. - Por uma cidade livre de plástico e promotora da economia circular

Recomendação. - Por uma cidade livre de plástico e promotora da economia circular Recomendação - Por uma cidade livre de plástico e promotora da economia circular Em 2016 entrou em vigor a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada Transformar o nosso mundo: Agenda

Leia mais

PLANO DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM 2011/2012 RESINORTE, S. A.

PLANO DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM 2011/2012 RESINORTE, S. A. PLANO DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM 2011/2012 RESINORTE, S. A. COMUNICAÇÃO AMBIENTAL I. Eco-aulas, palestras e workshops Ações de formação e sensibilização sobre a temática dos resíduos nas escolas que as solicitem.

Leia mais

Projecto Educação Ambiental Lipor Um incentivo para a AG21 Escolar

Projecto Educação Ambiental Lipor Um incentivo para a AG21 Escolar Projecto Educação Ambiental Lipor Um incentivo para a AG21 Escolar Alexandre Ventura, Gabinete de Informação Lipor Joana Oliveira, Gabinete de Sustentabilidade 5.º Encontro de Educação Ambiental Lipor

Leia mais

50% de Reciclagem em 2020: Rever a contribuição RUB TMB e RUB RS no PERSU

50% de Reciclagem em 2020: Rever a contribuição RUB TMB e RUB RS no PERSU 50% de Reciclagem em 2020: Rever a contribuição RUB TMB e RUB RS no PERSU Eixo VI: Melhoria da eficácia e capacidade institucional e operacional assegurando a sustentabilidade Medida: Conceitos, cálculos,

Leia mais

Panorâmica. Introdução. ObjeWvos 04/02/16 GESTÃO DOS RESÍDUOS DE UMA BASE AÉREA NA ÓTICA DA VALORIZAÇÃO. Classificação de Resíduos. 1.

Panorâmica. Introdução. ObjeWvos 04/02/16 GESTÃO DOS RESÍDUOS DE UMA BASE AÉREA NA ÓTICA DA VALORIZAÇÃO. Classificação de Resíduos. 1. Panorâmica GESTÃO DOS RESÍDUOS DE UMA BASE AÉREA NA ÓTICA DA VALORIZAÇÃO 1. Introdução 2. Legislação e compromissos nacionais 3. Caraterização do sistema de gestão de resíduos IVO JORGE RODRIGUES DUARTE

Leia mais

Medidas e instrumentos a implementar para a gestão dos resíduos de embalagens o desafio do PERSU

Medidas e instrumentos a implementar para a gestão dos resíduos de embalagens o desafio do PERSU Medidas e instrumentos a implementar para a gestão dos resíduos de embalagens o desafio do PERSU 2020 - Paulo Ribeiro, António Lorena e Paulo Ferrão 6-Mar-14 1 Estrutura da apresentação Estrutura da apresentação

Leia mais

Guia Técnico de implementação de sistemas pay-as-you-throw (PAYT)

Guia Técnico de implementação de sistemas pay-as-you-throw (PAYT) Guia Técnico de implementação de sistemas pay-as-you-throw (PAYT) Algumas notas de enquadramento janeiro 2018 Sistemas PAYT: Instrumentos de enquadramento Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos

Leia mais

A Revisão das Metas do PERSU 2020 e Desafios para 2030 Paulo Praça ESGRA Baguim do Monte, 13 de julho de 2017

A Revisão das Metas do PERSU 2020 e Desafios para 2030 Paulo Praça ESGRA Baguim do Monte, 13 de julho de 2017 A Revisão das Metas do PERSU 2020 e Desafios para 2030 Paulo Praça ESGRA Baguim do Monte, 13 de julho de 2017 BREVE APRESENTAÇÃO DA A ESGRA foi constituída ESGRA em 2009 com o objetivo de assegurar a defesa

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO DE RESÍDUOS URBANOS ( )

PLANO DE PREVENÇÃO DE RESÍDUOS URBANOS ( ) Plano de Prevenção PLANO DE PREVENÇÃO DE RESÍDUOS URBANOS (2011-2016) ÍNDICE RESÍDUOS DO NORDESTE, EIM JANEIRO, 2011 ÍNDICE 1. Introdução... 1 2. Legislação Nacional e Comunitária... 2 3. Situação actual

Leia mais

O consumidor e as embalagens

O consumidor e as embalagens O consumidor e as embalagens Luísa Schmidt e Susana Valente Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa 12-Mar-14 1 O Papel do Consumidor 1. Separar: motivações e desmotivações 2. Diferentes

Leia mais

A sustentabilidade no uso dos recursos. O aumento de resíduos urbanos põe em causa a sustentabilidade ambiental mas também dos sistemas de gestão.

A sustentabilidade no uso dos recursos. O aumento de resíduos urbanos põe em causa a sustentabilidade ambiental mas também dos sistemas de gestão. ENQUADRAMENTO A sustentabilidade no uso dos recursos O aumento de resíduos urbanos põe em causa a sustentabilidade ambiental mas também dos sistemas de gestão. Os problemas associados Aumento de resíduos,

Leia mais

04/02/16 INDICE ESTRATÉGIAS DE RECOLHA SELETIVA RUMO AO CUMPRIMENTO DAS METAS. Histórico da RS no grupo EGF. Histórico da RS no grupo EGF - Ecopontos

04/02/16 INDICE ESTRATÉGIAS DE RECOLHA SELETIVA RUMO AO CUMPRIMENTO DAS METAS. Histórico da RS no grupo EGF. Histórico da RS no grupo EGF - Ecopontos 04/02/16 ESTRATÉGIAS DE RECOLHA SELETIVA RUMO AO CUMPRIMENTO DAS METAS Celes=na Barros EGF, SA INDICE Histórico da Recolha Sele=va no Grupo Metas de retomas Recolha Sele=va Valorização Orgânica Digestão

Leia mais

Seminário Nacional Eco-Escolas 2010 Boas Práticas de Educação para a Sustentabilidade

Seminário Nacional Eco-Escolas 2010 Boas Práticas de Educação para a Sustentabilidade Seminário Nacional Eco-Escolas 2010 Boas Práticas de Educação para a Sustentabilidade S. João da Madeira - Localização S. João da Madeira insere-se na Grande Área Metropolitana do Porto Concelho com 8,1

Leia mais

VALORMED. Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos, Lda. MISSÃO TÉCNICA FIEP A PORTUGAL

VALORMED. Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos, Lda. MISSÃO TÉCNICA FIEP A PORTUGAL VALORMED Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos, Lda. MISSÃO TÉCNICA FIEP A PORTUGAL LUIS FIGUEIREDO, Director Geral 20 de Outubro de 2014 CRIADA EM 1999 SOCIEDADE SEM FINS LUCRATIVOS

Leia mais

O Desperdício Alimentar no Plano de Ação para a Economia Circular e na Revisão do Pacote de Resíduos. Ana Cristina Carrola

O Desperdício Alimentar no Plano de Ação para a Economia Circular e na Revisão do Pacote de Resíduos. Ana Cristina Carrola O Desperdício Alimentar no Plano de Ação para a Economia Circular e na Revisão do Pacote de Resíduos Ana Cristina Carrola Economia Circular Pacote comunitário economia circular dezembro de 2016 Plano de

Leia mais

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos Resíduos Perigosos

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos Resíduos Perigosos Resíduos Perigosos O QUE SÃO? Resíduos Perigosos definem-se como um tipo de resíduos que contêm propriedades perigosas, sejam elas inflamáveis, explosivas ou toxicas. Podem ser encontrados em vários produtos,

Leia mais

MOÇÃO SETORIAL. Institui a utilização de água da torneira na Assembleia da República, Entidades Públicas e Eventos Públicos de grande dimensão

MOÇÃO SETORIAL. Institui a utilização de água da torneira na Assembleia da República, Entidades Públicas e Eventos Públicos de grande dimensão MOÇÃO SETORIAL Institui a utilização de água da torneira na Assembleia da República, Entidades Públicas e Eventos Públicos de grande dimensão Considerando: Que o volume total de resíduos em Portugal está

Leia mais

Valorizamos o Ambiente

Valorizamos o Ambiente Valorizamos o Ambiente Valorizamos o Ambiente Empresa europeia de referência do setor do Ambiente e líder na valorização de resíduos em Portugal. EMPRESAS LÍDERES EM PORTUGAL Líder na valorização e tratamento

Leia mais

A recolha selectiva porta a porta na área geográfica de intervenção dos Serviços Municipalizados de Loures

A recolha selectiva porta a porta na área geográfica de intervenção dos Serviços Municipalizados de Loures A recolha selectiva porta a porta na área geográfica de intervenção dos Serviços Municipalizados de Loures Localização 1 Localização 142 hab/km 2 População 332.907 hab. Loures 1185 hab/km 2 Loures Odivelas

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO PROPOSTA DE LEGISLAÇÃO RELATIVA AOS RC&D paula.correia@inresiduos.pt ÍNDICE TEMÁTICO TICO Quadro legislativo em vigor Quadro legislativo em preparação Quadro Legislativo em Vigor DL 239/97, de 9 de Setembro

Leia mais

PAPERSU DO MUNICÍPIO DE PORTO

PAPERSU DO MUNICÍPIO DE PORTO PAPERSU DO MUNICÍPIO DE PORTO abril 2015 INDICE 1. INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO HISTÓRICO... 3 2. CARACTERIZAÇÃO E MODELO TÉCNICO ATUAL... 3 2.1. CARACTERÍSTICAS DO MUNICÍPIO... 3 2.2. RECOLHA DE RESÍDUOS...

Leia mais

FUNCIONAMENTO DA SPV

FUNCIONAMENTO DA SPV FUNCIONAMENTO DA SPV Sociedade Ponto Verde É uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 1996, com o objectivo de concretizar a transposição para a legislação portuguesa da directiva europeia

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2019

Programa BIP/ZIP 2019 Programa BIP/ZIP 209 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 09 BIOEscolas - Alimentação Biológica Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 00-060

Leia mais

RECICLAGEM VERSUS INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS: REVISÃO DA LITERATURA E POLÍTICAS EM PORTUGAL

RECICLAGEM VERSUS INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS: REVISÃO DA LITERATURA E POLÍTICAS EM PORTUGAL as RECICLAGEM VERSUS INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS: REVISÃO DA LITERATURA E POLÍTICAS EM PORTUGAL Porto, 25 Outubro 2011 Rui Cunha Marques Nuno Cruz Sandra Ferreira Tânia Correia Marta Cabral Enquadramento

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES Novo Regime Geral de Resíduos (RGR) Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, na redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 73/2011, de 17 de Junho 1. Quando vai entrar em vigor e modo de

Leia mais

Workshop Estratégias ZERO Resíduos em Portugal um impulso para a economia circular Lisboa, 5 dezembro Célia Ferreira Politécnico de Coimbra

Workshop Estratégias ZERO Resíduos em Portugal um impulso para a economia circular Lisboa, 5 dezembro Célia Ferreira Politécnico de Coimbra Workshop Estratégias ZERO Resíduos em Portugal um impulso para a economia circular Lisboa, 5 dezembro 2016 Célia Ferreira Politécnico de Coimbra 1. PORQUE é necessário o projeto LIFE PAYT? Foto: Flickr

Leia mais

Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos

Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos 21 a 25 de novembro 2016 Este ano, a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos tem como tema a Redução de Resíduos de Embalagens. Como já vem sendo habitual, o

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo de Alcanena ECOESCOLAS. PLANO DE AÇÃO

Escola Secundária com 3º Ciclo de Alcanena ECOESCOLAS. PLANO DE AÇÃO Inexistência de caixotes que permitam a triagem do lixo em alguns espaços escolares. Alargar a cobertura da rede de ecopontos pelo espaço escolar: - Colocar ou repor caixotes, nos espaços escolares, que

Leia mais

O Projecto Agenda 21 Local do Eixo Atlântico

O Projecto Agenda 21 Local do Eixo Atlântico O Projecto Agenda 21 Local do Eixo Atlântico Surge de uma iniciativa do Eixo Atlântico e dos concelhos que o integram no sentido de impulsionar o desenvolvimento sustentável Estão envolvidas 16 cidades:

Leia mais