A ECONOMIA CIRCULAR E O SETOR DOS RESÍDUOS URBANOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A ECONOMIA CIRCULAR E O SETOR DOS RESÍDUOS URBANOS"

Transcrição

1 Paulo Praça Presidente da Direção Montalegre, 24 de setembro de 2016

2 BREVE APRESENTAÇÃO DA

3 BREVE APRESENTAÇÃO DA ESGRA A ESGRA foi constituída em 2009, com o objetivo de assegurar a defesa dos interesses do Setor dos Resíduos. ASSOCIADOS: Braval; Lipor; Ambisousa; Resíduos do Nordeste; Ecobeirão; Resitejo; Gesamb; Ambilital; Resialentejo; MUSAMI; TERAMB; ECOLEZÍRIA e EMAR Água e Resíduos de Vila Real.

4 BREVE APRESENTAÇÃO DA ESGRA Missão: promoção dos interesses dos Associados, exploração de sistemas de tratamento de resíduos, desenvolvimento estratégico, investigação de recursos que preservem e potenciem o País como território de desenvolvimento socioeconómico, cultural e ambiental.

5 BREVE APRESENTAÇÃO DA ESGRA Representação nacional Área: Km2 (46% do Total Nacional) População: 3 Milhões de habitantes (31% do Total Nacional) Resíduos: t/ano

6 BREVE APRESENTAÇÃO DA ESGRA Representação internacional A ESGRA é responsável pela representação de Portugal na Municipal Waste Europe (MWE). A MWE, Associação com sede em Bruxelas, congrega 16 países Europeus e é interveniente formal junto do Parlamento Europeu e do Conselho em procedimentos legislativos em matéria de resíduos.

7

8 Plano de Ação da UE para a Economia Circular A Comissão aprovou um novo pacote da economia circular Fechar o Ciclo Plano de Ação da UE para a Economia Circular, através da Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Comité Económico e Social e ao Comité das Regiões (COM2015), de 2 de dezembro de Com este pacote de medidas e iniciativas, a Comissão Europeia pretende contribuir de forma significativa para a transição do modelo de economia linear para um novo modelo de economia circular, através de medidas destinadas quer às empresas, quer aos consumidores, visando uma utilização mais sustentável dos recursos.

9 Plano de Ação da UE para a Economia Circular Principais medidas a adotar pela Comissão Europeia Financiamento de mais de 650 milhões de euros - Horizonte 2020, e de 5,5 mil milhões de euros - fundos estruturais; Ações destinadas a reduzir resíduos e desperdícios alimentares, com vista a atingir o objetivo mundial de desenvolvimento sustentável de reduzir para metade os resíduos alimentares até 2030; Elaboração de normas de qualidade aplicáveis às matérias-primas secundárias para aumentar a confiança dos operadores no mercado único; Promoção da reparabilidade, durabilidade e reciclabilidade dos produtos, para além da eficiência energética, em matéria de fixação de requisitos de conceção no âmbito Diretiva Conceção Ecológica - criação de incentivos económicos destinados à conceção de produtos mais facilmente recicláveis ou reutilizáveis;

10 Plano de Ação da UE para a Economia Circular Principais medidas a adotar pela Comissão Europeia Revisão do regulamento dos adubos a fim de facilitar o reconhecimento, no mercado único, dos adubos orgânicos e baseados em resíduos e reforçar o papel dos bionutrientes; Abordagem estratégica sobre os plásticos e produtos químicos, abrangendo questões de reciclabilidade e biodegradabilidade, a presença de substâncias perigosas contidas nos plásticos e o objetivo de desenvolvimento sustentável de reduzir substancialmente os resíduos marinhos; Ações para a reutilização da água, incluindo uma proposta legislativa sobre requisitos mínimos para a reutilização de águas residuais. Revisão das propostas de diretivas - resíduos; resíduos de embalagens; deposição em aterro; resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.

11 Plano de Ação da UE para a Economia Circular A gestão de resíduos assume um papel central na economia circular uma vez que a hierarquia de resíduos determina uma ordem de prioridade, desde a prevenção, passando pela preparação para a reutilização, pela reciclagem e recuperação de energia, até à sua eliminação.

12 Plano de Ação da UE para a Economia Circular Atualmente, são reciclados apenas cerca de 40% dos resíduos produzidos pelos agregados familiares na UE, sendo que esta média resulta da existência de uma enorme disparidade entre os Estados Membros. A Comissão vem apresentar novas propostas legislativas sobre os resíduos urbanos de modo a atingir níveis mais elevados de reciclagem e redução de deposição em aterro e otimizar a gestão dos resíduos de embalagens nos setores comercial e industrial, introduzindo-se objetivos a nível da UE para as embalagens de papel, vidro, plástico, metal e madeira. Neste sentido, a política de coesão deve assumir um papel fundamental no défice de investimento para melhorar a gestão dos resíduos urbanos e aplicar a hierarquia dos resíduos.

13 Plano de Ação da UE para a Economia Circular Revisão de propostas legislativas sobre resíduos Revisão do quadro legal do setor para o cumprimento dos objetivos de redução dos resíduos, acompanhado de medidas concretas destinadas a superar obstáculos no terreno e as diferentes situações nos vários Estados-Membros. Destacam-se as metas: Reciclagem de 65 % dos resíduos urbanos até 2030; Reciclagem de 75 % dos resíduos de embalagens até 2030; Redução da deposição em aterro a um máximo de 10 % de todos os resíduos até 2030; Proibição de deposição em aterro de resíduos submetidos a recolha seletiva;

14 Plano de Ação da UE para a Economia Circular Revisão de propostas legislativas sobre resíduos Promoção de instrumentos económicos para desencorajar a deposição em aterro; Definições simplificadas e aperfeiçoadas e métodos de cálculo harmonizados para as taxas de reciclagem em toda a UE; Promoção da reutilização e da simbiose industrial transformar um subproduto de uma indústria em matéria-prima para outra; Incentivos económicos para os produtores colocarem produtos mais ecológicos no mercado e para apoiar regimes de valorização e reciclagem (nomeadamente de embalagens, pilhas, equipamentos elétricos e eletrónicos e veículos).

15 Plano de Ação da UE para a Economia Circular Síntese das propostas de alteração das Diretivas Harmonização das definições; Revisão em alta do objetivo de preparação para reutilização e reciclagem dos resíduos urbanos; Revisão em alta dos objetivos de preparação para reutilização e reciclagem dos resíduos de embalagens e simplificação de objetivos; Restrição gradual da deposição de resíduos urbanos em aterro; RESÍDUOS RESÍDUOS DE EMBALAGENS ATERRO REEE

16 Plano de Ação da UE para a Economia Circular Síntese das propostas de alteração das Diretivas Reforço da harmonização e simplificação do quadro normativo aplicável aos subprodutos e ao fim do estatuto de resíduo; Introdução de novas medidas de promoção da prevenção, incluindo de resíduos alimentares, bem como de reutilização; Introdução de condições operacionais mínimas no que respeita à responsabilidade alargada do produtor; Introdução de um sistema de alerta precoce para monitorizar o cumprimento dos objetivos em matéria de reciclagem; Simplificação e racionalização das obrigações de apresentação de relatórios.

17 Reflexões O novo Plano de ação da União Europeia (UE) para a economia circular Fechar o ciclo vem estabelecer novas metas para o setor dos resíduos, o que levará a que o PERSU tenha que ser revisitado, conforme já anunciado publicamente pelo Secretário de Estado do Ambiente. As metas anunciadas poderão implicar uma maior exigência para as metas nacionais, o que vemos com preocupação.

18 A ESGRA defende que é fundamental assegurar os seguintes aspetos: Envolver o setor na revisão do PERSU 2020 e não impor metas que, desfasadas da realidade, se tornem inalcançáveis; Envolver todos os atores na promoção da recolha seletiva; Definir uma política adequada à realidade nacional para os rejeitados, bem como para os CDR (combustíveis derivados dos resíduos); Promover uma política de educação e sensibilização ambiental;

19 De acordo com as medidas anunciadas pela Comissão Europeia pretendese que os novos investimentos estejam em conformidade com os planos de gestão de resíduos concebidos pelos Estados Membros para cumprirem os seus objetivos de reciclagem. Defendem, no entanto, que só em casos excecionais deverão ser concedidos apoios a aterros, bem como a novas instalações de tratamento de resíduos finais, como a incineração ou o tratamento mecânico e biológico. Esta posição da CE não está totalmente alinhada com as políticas nacionais que têm incentivado e apoiado financeiramente a instalação daquelas unidades, o que nos merece alguma preocupação sobre o posicionamento que Portugal venha a adotar face a esta corrente da UE.

20 A CE defende também que no caso dos resíduos que não possam ser evitados nem reciclados, deve ser promovida a recuperação do seu teor energético, preferível à deposição em aterro. Sobre este aspeto importa alertar que: A deposição em aterro não deve ser simplesmente substituída pela incineração. Em países ainda necessitados de novas infraestruturas, como é o caso de Portugal, a deposição em aterro controlada pode ser uma opção num processo de transição, a par da construção equilibrada de unidades de valorização energética. A eliminação gradual da deposição em aterro deve ser mais rigorosa relativamente a aterros de deposição direta do que em relação a aterros de deposição da fração resto dos resíduos, decorrente de um processo de revalorização.

21 Paulo Praça Presidente da ESGRA

A Revisão das Metas do PERSU 2020 e Desafios para 2030 Paulo Praça ESGRA Baguim do Monte, 13 de julho de 2017

A Revisão das Metas do PERSU 2020 e Desafios para 2030 Paulo Praça ESGRA Baguim do Monte, 13 de julho de 2017 A Revisão das Metas do PERSU 2020 e Desafios para 2030 Paulo Praça ESGRA Baguim do Monte, 13 de julho de 2017 BREVE APRESENTAÇÃO DA A ESGRA foi constituída ESGRA em 2009 com o objetivo de assegurar a defesa

Leia mais

A importância do Resíduos na Economia Circular. Cátia Borges ESGRA

A importância do Resíduos na Economia Circular. Cátia Borges ESGRA Cátia Borges ESGRA Breve apresentação da ESGRA Economia Linear, Economia Circular e a Hierarquia de Gestão de Resíduos Resíduos Urbanos e Resíduos não Urbanos Valorização dos Resíduos Urbanos Unidade de

Leia mais

A Valorização Energética, desafios e oportunidades no universo ESGRA

A Valorização Energética, desafios e oportunidades no universo ESGRA REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO A Valorização Energética no quadro da Economia Circular A Valorização Energética, desafios e oportunidades Cátia Borges ESGRA 9 de março 2017 Hotel Sana Metropolitan, Lisboa

Leia mais

II CONGRESSO NACIONAL GROQUIFAR. O Pacote da Economia Circular Estratégia da UE

II CONGRESSO NACIONAL GROQUIFAR. O Pacote da Economia Circular Estratégia da UE II CONGRESSO NACIONAL GROQUIFAR O Pacote da Economia Circular Estratégia da UE HOTEL TIVOLI ORIENTE (LISBOA), 27 de outubro de 2016 CARLA DE SOUSA PINTO Economia Linear vs Economia Circular Economia Linear

Leia mais

METAS DO PERSU 2020: PONTO DE SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS FUTURAS. Nuno Lacasta Presidente do Conselho Diretivo

METAS DO PERSU 2020: PONTO DE SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS FUTURAS. Nuno Lacasta Presidente do Conselho Diretivo METAS DO PERSU 2020: PONTO DE SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS FUTURAS Nuno Lacasta Presidente do Conselho Diretivo 1. APA: FACTOS E NÚMEROS A APA foi criada em 2012, em resultado da fusão de 9 organismos distintos.

Leia mais

Novas Licenças do SIGRE e Valores de Contrapartida Implicações para o Sector Cátia Borges, Vice-Presidente da Direção da ESGRA Associação para a

Novas Licenças do SIGRE e Valores de Contrapartida Implicações para o Sector Cátia Borges, Vice-Presidente da Direção da ESGRA Associação para a Contrapartida Implicações para o Sector Cátia Borges, Vice-Presidente da Direção da ESGRA Associação para a Gestão de Resíduos e Diretora-Geral da Gesamb A ESGRA tem como missão a promoção dos interesses

Leia mais

ECONOMIA CIRCULAR E SIMBIOSE INDUSTRIAL Experiência de Portugal e as transições nas políticas de resíduos

ECONOMIA CIRCULAR E SIMBIOSE INDUSTRIAL Experiência de Portugal e as transições nas políticas de resíduos ECONOMIA CIRCULAR E SIMBIOSE INDUSTRIAL Experiência de Portugal e as transições nas políticas de resíduos Missão Internacional Brasil Portugal São Paulo, 31 de janeiro 2018 PANORAMA ATUAL PORTUGAL E EUROPA

Leia mais

Medidas e instrumentos a implementar para a gestão dos resíduos de embalagens o desafio do PERSU

Medidas e instrumentos a implementar para a gestão dos resíduos de embalagens o desafio do PERSU Medidas e instrumentos a implementar para a gestão dos resíduos de embalagens o desafio do PERSU 2020 - Paulo Ribeiro, António Lorena e Paulo Ferrão 6-Mar-14 1 Estrutura da apresentação Estrutura da apresentação

Leia mais

DESAFIOS DO SETOR DOS RESÍDUOS URBANOS NO PÓS-2020 PROPOSTA do PERSU2020+

DESAFIOS DO SETOR DOS RESÍDUOS URBANOS NO PÓS-2020 PROPOSTA do PERSU2020+ DESAFIOS DO SETOR DOS RESÍDUOS URBANOS NO PÓS-2020 PROPOSTA do PERSU2020+ Sumário Processo de construção do PERSU2020+ Análise e diagnóstico do PERSU2020 Alinhamento estratégico no Pós-2020 Propostas de

Leia mais

financiado pelo PO SEUR e pelos Programas Operacionais Regionais do Continente e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira

financiado pelo PO SEUR e pelos Programas Operacionais Regionais do Continente e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira HELENA AZEVEDO 6 JUL 2015 DOMÍNIOS TEMÁTICOS COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO CAPITAL HUMANO SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS financiado pelo PO SEUR e pelos Programas Operacionais

Leia mais

O CAMINHO DA POLÍTICA DA UE NA GESTÃO DE EMBALAGENS

O CAMINHO DA POLÍTICA DA UE NA GESTÃO DE EMBALAGENS O CAMINHO DA POLÍTICA DA UE NA GESTÃO DE EMBALAGENS Rita Ferreira 6-Mar-14 1 INTRODUÇÃO 6-Mar-14 2 1.ª diretiva 1985: Diretiva 85/339/CEE regulando a gestão das embalagens para líquidos alimentares As

Leia mais

A8-0034/254. Adina-Ioana Vălean em nome da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar

A8-0034/254. Adina-Ioana Vălean em nome da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar 2.4.208 A8-0034/254 Alteração 254 Adina-Ioana Vălean em nome da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar Relatório Simona Bonafè Resíduos COM(205)0595 C8-0382/205 205/0275(COD) A8-0034/207

Leia mais

Valorizamos o Ambiente

Valorizamos o Ambiente Valorizamos o Ambiente Valorizamos o Ambiente Empresa europeia de referência do setor do Ambiente e líder na valorização de resíduos em Portugal. EMPRESAS LÍDERES EM PORTUGAL Líder na valorização e tratamento

Leia mais

50% de Reciclagem em 2020: Rever a contribuição RUB TMB e RUB RS no PERSU

50% de Reciclagem em 2020: Rever a contribuição RUB TMB e RUB RS no PERSU 50% de Reciclagem em 2020: Rever a contribuição RUB TMB e RUB RS no PERSU Eixo VI: Melhoria da eficácia e capacidade institucional e operacional assegurando a sustentabilidade Medida: Conceitos, cálculos,

Leia mais

A Evolução da Gestão de Resíduos Urbanos em Portugal. Dulce Álvaro Pássaro

A Evolução da Gestão de Resíduos Urbanos em Portugal. Dulce Álvaro Pássaro A Evolução da Gestão de Resíduos Urbanos em Portugal Dulce Álvaro Pássaro (dulce.passaro@apambiente.pt) Mirandela, 7 de Junho de 2013 Índice Gestão de Resíduos Urbanos como estávamos em 1993/1995 Gestão

Leia mais

III Conferência Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos DA NOVA DIRECTIVA À SOCIEDADE EUROPEIA DE RECICLAGEM

III Conferência Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos DA NOVA DIRECTIVA À SOCIEDADE EUROPEIA DE RECICLAGEM III Conferência Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos DA NOVA DIRECTIVA À SOCIEDADE EUROPEIA DE RECICLAGEM Fernando Leite, Administrador Delegado da LIPOR Porto 23 e 24 de Outubro de 2008 Centro de

Leia mais

Legislação temática Resíduos

Legislação temática Resíduos Diploma Resumo Data Alterações, revogações e normas complementares Portaria nº 1028/92 Estabelece normas de segurança e identificação para o transporte dos óleos usados 05-11-1992 Decreto-Lei nº 138/96

Leia mais

A REVISÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS INES DIOGO

A REVISÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS INES DIOGO A REVISÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS 2014-2020 INES DIOGO AGENDA ENQUADRAMENTO SITUAÇÃO DE REFERÊNCIA PERSU 2020: OBJETIVOS ESTRATÉGICOS REFLEXÕES E TEMAS A ABORDAR REFORMAS E REVISÕES

Leia mais

AVALIAÇÃO DE SINERGIAS DA INTEGRAÇÃO DA RECOLHA SELETIVA COM A INDIFERENCIADA E A PARTILHA INFRAESTRUTURAS E SERVIÇOS RELATÓRIO PRELIMINAR

AVALIAÇÃO DE SINERGIAS DA INTEGRAÇÃO DA RECOLHA SELETIVA COM A INDIFERENCIADA E A PARTILHA INFRAESTRUTURAS E SERVIÇOS RELATÓRIO PRELIMINAR AVALIAÇÃO DE SINERGIAS DA INTEGRAÇÃO DA RECOLHA SELETIVA COM A INDIFERENCIADA E A PARTILHA INFRAESTRUTURAS E SERVIÇOS RELATÓRIO PRELIMINAR Sessão de esclarecimento Janeiro 2018 Enquadramento Princípios

Leia mais

Regulação da Prestação de Serviços. A experiência de Portugal

Regulação da Prestação de Serviços. A experiência de Portugal Seminário - Regulação de Serviços de Coleta e Destinação Final de Resíduos Sólidos Urbanos Regulação da Prestação de Serviços de Resíduos Sólidos Urbanos: A experiência de Portugal Dra. Cynthia Fantoni

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 18.4.2012 C(2012) 2384 final DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 18.4.2012 que estabelece um questionário para os relatórios dos Estados-Membros sobre a aplicação da Diretiva

Leia mais

O Desperdício Alimentar no Plano de Ação para a Economia Circular e na Revisão do Pacote de Resíduos. Ana Cristina Carrola

O Desperdício Alimentar no Plano de Ação para a Economia Circular e na Revisão do Pacote de Resíduos. Ana Cristina Carrola O Desperdício Alimentar no Plano de Ação para a Economia Circular e na Revisão do Pacote de Resíduos Ana Cristina Carrola Economia Circular Pacote comunitário economia circular dezembro de 2016 Plano de

Leia mais

TRATOLIXO E.I.M., S.A.

TRATOLIXO E.I.M., S.A. TRATOLIXO E.I.M., S.A. Investimento no sector dos RU: Novos desafios e oportunidades na óptica dos operadores APRESENTAÇÃO DA TRATOLIXO 3 DATA DE CONSTITUIÇÃO 26 Julho de1989 (26 anos) ACCIONISTA AMTRES

Leia mais

Aproveitamento de resíduos orgânicos:

Aproveitamento de resíduos orgânicos: Aproveitamento de resíduos orgânicos: Projeto inovador em Portugal Miguel Nunes Sabia que a matéria orgânica......pode gerar energia? ÍNDICE 1. A ALGAR 2. CENTRAL DE VALORIZAÇÃO ORGÂNICA 3. PROJETO DE

Leia mais

DOCUMENTO DE TRABALHO

DOCUMENTO DE TRABALHO ASAMBLEA PARLAMENTARIA EURO-LATINOAMERICANA EURO-LATIN AMERICAN PARLIAMENTARY ASSEMBLY ASSEMBLEIA PARLAMENTAR EURO-LATINO-AMERICANA ASSEMBLÉE PARLEMENTAIRE EURO-LATINO- AMÉRICAINE PARLAMENTARISCHE VERSAMMLUNG

Leia mais

Reciclagem e reutilização de materiais recicláveis. Mafalda Mota MATERIAIS RECICLADOS EM SEMINÁRIO QUERCUS, 30/03/2017

Reciclagem e reutilização de materiais recicláveis. Mafalda Mota MATERIAIS RECICLADOS EM SEMINÁRIO QUERCUS, 30/03/2017 Reciclagem e reutilização de materiais recicláveis Mafalda Mota MATERIAIS RECICLADOS EM SEMINÁRIO QUERCUS, 30/03/2017 ÍNDICE APA: Factos e números Enquadramento legal Especificações técnicas Incorporação

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS Parecer COM(2014)397 PROPOSTA DE DIRETIVA DO PARLAMENTO E DO CONSELHO que altera a Diretiva 2008/98/CE relativa aos resíduos, a Diretiva 94/62/CE relativa

Leia mais

Experiências de Portugal na Geração de Energia a partir de Resíduos

Experiências de Portugal na Geração de Energia a partir de Resíduos PAINEL 2 - Geração de Energia a partir de Lodo e Biomassa Experiências de Portugal na Geração de Energia a partir de Resíduos Mário Russo Prof. Coordenador Instituto Politécnico de Viana do Castelo Vice-Presidente

Leia mais

Qualidade Ambiental - Contexto LIPOR -

Qualidade Ambiental - Contexto LIPOR - Qualidade Ambiental - Contexto LIPOR - Inês Inácio LIPOR 27 de maio de 2016 LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto LIPOR sobre nós A LIPOR é uma Associação de Municípios

Leia mais

Governo Regional dos Açores Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente Direção Regional do Ambiente

Governo Regional dos Açores Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente Direção Regional do Ambiente Governo Regional dos Açores Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente Direção Regional do Ambiente Data de elaboração: Maio de 2016 Relatório Resíduos Urbanos Ilha de Santa Maria 2015 1. ENQUADRAMENTO

Leia mais

Aumento da População mundial: prevê-se cerca de 9 mil milhões de pessoas em 2050

Aumento da População mundial: prevê-se cerca de 9 mil milhões de pessoas em 2050 maio 2017 AGENDA o Enquadramento o O SmartWastePortugal o Missão, Visão e Valores o Órgãos sociais e associados o Principais iniciativas do SWP o SWP Grupo de Trabalho CDRs o SWP Estudo: Setor Resíduos

Leia mais

Parlamento Europeu

Parlamento Europeu Parlamento Europeu 2014-2019 TEXTOS APROVADOS Edição provisória P8_TA-PROV(2017)0072 Embalagens e resíduos de embalagens ***I Alterações aprovadas pelo Parlamento Europeu, em 14 de março de 2017, sobre

Leia mais

FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO

FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS ATRAVÉS DO PO SEUR HELENA PINHEIRO DEAZEVEDO 25-OUT-2016 PORTUGAL 2020 (APLICAÇÃO FEEI EM PORTUGAL 2014 2020) DOMÍNIO: SUSTENTABILIDADE

Leia mais

A recolha de 55 toneladas de óleos alimentares usados resultou na produção de litros de

A recolha de 55 toneladas de óleos alimentares usados resultou na produção de litros de Economia circular 1 Economia circular Em Portugal, entende-se por resíduo urbano, o resíduo proveniente de habitações, bem como outro resíduo que, pela sua natureza ou composição, seja semelhante ao resíduo

Leia mais

TRATOLIXO BREVE SÍNTESE DA EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE RESÍDUOS EM PORTUGAL. Workshop Valorização Energética de Resíduos Verdes Herbáceos

TRATOLIXO BREVE SÍNTESE DA EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE RESÍDUOS EM PORTUGAL. Workshop Valorização Energética de Resíduos Verdes Herbáceos Workshop Valorização Energética de Resíduos Verdes Herbáceos Lisboa (LNEG) TRATOLIXO BREVE SÍNTESE DA EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE RESÍDUOS EM PORTUGAL IEE/12/046/SI2,645700 2013-2016 2 Gestão de resíduos Na

Leia mais

ANEXOS. Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões

ANEXOS. Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões COMISSÃO EUROPEIA Estrasburgo, 16.1.2018 COM(2018) 28 final ANNEXES 1 to 3 ANEXOS da Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões

Leia mais

Ecodesign e eficiência energética PROJECTO ELEEN 2.0

Ecodesign e eficiência energética PROJECTO ELEEN 2.0 Ecodesign e eficiência energética PROJECTO ELEEN 2.0 Marisa Almeida Ambiente e Sustentabilidade Concreta Porto 23 de Outubro de 2013 ELEEN 2.0 1 Eco-inovação Eco-inovação: é aplicada a produtos, técnicas,

Leia mais

Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 2.12.2015 COM(2015) 593 final 2015/0272 (COD) Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera as Diretivas 2000/53/CE, relativa aos veículos em fim de vida,

Leia mais

Gestão de Resíduos Solidos na Alemanha Estudo de caso estado Baden- Württemberg

Gestão de Resíduos Solidos na Alemanha Estudo de caso estado Baden- Württemberg Gestão de Resíduos Solidos na Alemanha Estudo de caso estado Baden- Württemberg Dr. Klaus Fischer, M.Sc. Luisa Ferolla Spyer Prates Institute for Sanitary Engineering, Water Quality and Solid Waste Management,

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS 2015 PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Município de Castelo de Vide Gabinete Técnico Florestal Setembro de 2015 INDICE 1. Introdução... 2 1.1. Enquadramento geográfico e populacional... 3 1.2.

Leia mais

A Prevenção no Projecto Lipor. Uma Estratégia de Futuro.

A Prevenção no Projecto Lipor. Uma Estratégia de Futuro. A Prevenção no Projecto Lipor. Uma Estratégia de Futuro. 28.Novembro.2008 A Lipor 8 Municípios Área 648 km 2 População 1 milhão habitantes Produção RSU (2007) 500.000 ton Capitação 1,4 kg/hab/dia A Lipor

Leia mais

TEXTOS APROVADOS Edição provisória

TEXTOS APROVADOS Edição provisória Parlamento Europeu 2014-2019 TEXTOS APROVADOS Edição provisória P8_TA-PROV(2017)0070 Resíduos ***I Alterações aprovadas pelo Parlamento Europeu, em 14 de março de 2017, sobre a proposta de diretiva do

Leia mais

Posição da APESB - Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental sobre os Biorresíduos e a revisitação urgente do PERSU 2020

Posição da APESB - Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental sobre os Biorresíduos e a revisitação urgente do PERSU 2020 f Posição da APESB - Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental sobre os Biorresíduos e a revisitação urgente do PERSU 2020 março de 2017 www.apesb.org/pt 1 Enquadramento O PERSU 2020, no

Leia mais

ANEXO PROPOSTA DE REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

ANEXO PROPOSTA DE REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 19.12.2017 COM(2017) 795 final ANNEX 1 ANEXO PROPOSTA DE REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que estabelece regras e procedimentos para o cumprimento e a aplicação

Leia mais

XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020 UMA ESTRATÉGIA PARA PORTUGAL 17 a 19 de outubro de 2014 ALFÂNDEGA DO PORTO

XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020 UMA ESTRATÉGIA PARA PORTUGAL 17 a 19 de outubro de 2014 ALFÂNDEGA DO PORTO XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020 UMA ESTRATÉGIA PARA PORTUGAL 17 a 19 de outubro de 2014 ALFÂNDEGA DO PORTO Setor dos Resíduos: Importância Estratégica para Portugal 2020 17 de outubro de 2014 / Luís Marinheiro

Leia mais

RCD Eficiência na Cadeia de Valor

RCD Eficiência na Cadeia de Valor WORKSHOP COMO ATINGIR A META DE 70 % DE VALORIZAÇÃO DE RCD EM 2020? 1. Estratégias e Políticas Europeias no âmbito dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD) 2. Gestão e Reciclagem dos RCD na Europa

Leia mais

Metodologia utilizada para determinação das metas intercalares

Metodologia utilizada para determinação das metas intercalares Metodologia utilizada para determinação das metas intercalares 1. Introdução O Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos, PERSU 2020, define três metas vinculativas e específicas por Sistema de Gestão

Leia mais

TRATOLIXO E.I.M., S.A.

TRATOLIXO E.I.M., S.A. TRATOLIXO E.I.M., S.A. FACTOS 2 Nos países desenvolvidos Nos países em desenvolvimento A capitação de resíduos duplicou entre 1970-2000 As taxas de crescimento populacionais estabilizaram desde 2005 A

Leia mais

RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO

RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 17.12.2012 COM(2012) 765 final RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO Revisão da Diretiva 2009/125/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de outubro

Leia mais

A Valorização de CDR s, uma Oportunidade

A Valorização de CDR s, uma Oportunidade A Valorização de CDR s, uma Oportunidade Gestão e Comunicação na Área dos Resíduos EMAC Empresa de Ambiente de Cascais Estoril, 22 de Setembro de 2009 A LIPOR 8 Municípios Área - 648 km 2 População - 1

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de junho de

Diário da República, 2.ª série N.º de junho de Diário da República, 2.ª série N.º 124 29 de junho de 2015 17343 2. A APA, I.P. e a DGAE divulgam, nos respetivos sítios da Internet, as entidades autorizadas para a verificação dos requisitos de qualificação

Leia mais

Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativa à redução do impacto de determinados produtos de plástico no ambiente

Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativa à redução do impacto de determinados produtos de plástico no ambiente Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativa à redução do impacto de determinados produtos de plástico no ambiente Comentários da Sociedade Ponto Verde (SPV) A Sociedade ponto Verde

Leia mais

DOCUMENTO DE TRABALHO DOS SERVIÇOS DA COMISSÃO SÍNTESE DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO. que acompanha o documento

DOCUMENTO DE TRABALHO DOS SERVIÇOS DA COMISSÃO SÍNTESE DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO. que acompanha o documento COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 2.7.2014 SWD(2014) 208 final DOCUMENTO DE TRABALHO DOS SERVIÇOS DA COMISSÃO SÍNTESE DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO que acompanha o documento Proposta de Diretiva do Parlamento Europeu

Leia mais

ARQUITETURA E MATERIAIS RECICLADOS.

ARQUITETURA E MATERIAIS RECICLADOS. ARQUITETURA E MATERIAIS RECICLADOS. Porquê? Utilizar materiais reciclados na Arquitetura? Fluxo dos materiais Ciclo de vida Fim de vida útil: Demolição > Alteração de uso obsolescência física (estrutural

Leia mais

ANEXO COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES

ANEXO COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES COMISSÃO EUROPEIA Estrasburgo, 25.10.2016 COM(2016) 710 final ANNEX 2 ANEXO da COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES Programa

Leia mais

04/02/16 INDICE DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO PERSU2020 METAS PERSU 2020 ENQUADRAMENTO LEGAL METAS INTERCALARES METAS PERSU 2020

04/02/16 INDICE DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO PERSU2020 METAS PERSU 2020 ENQUADRAMENTO LEGAL METAS INTERCALARES METAS PERSU 2020 E DO PERSU2020 INDICE Enquadramento legal Metas PERSU 2020 Celes8na Barros EGF, SA Desafios e Oportunidades Conclusões O QUÊ? ENQUADRAMENTO LEGAL 7.º PAA Programa de Ação em matéria do Ambiente METAS PERSU

Leia mais

A ESTRATÉGIA NACIONAL PARA OS RESÍDUOS BIODEGRADÁVEIS. Francisco Silva. Seminário RECOLHA SELECTIVA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COM SACOS BIODEGRADÁVEIS

A ESTRATÉGIA NACIONAL PARA OS RESÍDUOS BIODEGRADÁVEIS. Francisco Silva. Seminário RECOLHA SELECTIVA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COM SACOS BIODEGRADÁVEIS Seminário RECOLHA SELECTIVA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COM SACOS BIODEGRADÁVEIS Baguim do Monte, 20 de Maio de 2010 A ESTRATÉGIA NACIONAL PARA OS RESÍDUOS BIODEGRADÁVEIS Francisco Silva Chefe da Divisão de

Leia mais

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL CONFERÊNCIA INTERNACIONAL A PREVENÇÃO (REDUÇÃO) NA PRODUÇÃO DE RESÍDUOS A Estratégia de Prevenção no PERSU Luísa Pinheiro Lurdes Carreira Porto, 28 de Novembro de 2008 SUMÁRIO Enquadramento comunitário:

Leia mais

O Mar no próximo QFP

O Mar no próximo QFP O Mar no próximo QFP 2014-2020 Fórum do Mar José Manuel Fernandes Deputado ao Parlamento Europeu Estratégia Europa 2020 A guia das próximas perspectivas financeiras Estratégia Europa 2020 2020 Crescimento

Leia mais

INTERLIFE, 3-4 Nov 2016, Luso, Portugal Célia Ferreira Politécnico de Coimbra

INTERLIFE, 3-4 Nov 2016, Luso, Portugal Célia Ferreira Politécnico de Coimbra PAYT - Tool to Reduce Waste in South Europe (LIFE15 ENV-PT-000609) localização do projeto Chipre, Grécia e Portugal orçamento Total: 2,517,571 Euro Taxa de co-financiamento: 53.7 % duração início: 01/09/2016

Leia mais

DIRETIVA (UE) 2018/851 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 30 de maio de 2018 que altera a Diretiva 2008/98/CE relativa aos resíduos

DIRETIVA (UE) 2018/851 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 30 de maio de 2018 que altera a Diretiva 2008/98/CE relativa aos resíduos 14.6.2018 Jornal Oficial da União Europeia L 150/109 DIRETIVA (UE) 2018/851 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 30 de maio de 2018 que altera a Diretiva 2008/98/CE relativa aos resíduos (Texto relevante

Leia mais

Plano Municipal de Gestão de Resíduos do Município de Lisboa

Plano Municipal de Gestão de Resíduos do Município de Lisboa Plano Municipal de Gestão de Resíduos do Município de Lisboa [2015-2020] 4ª Comissão Ambiente e Qualidade de Vida Primeiro Plano Municipal de Resíduos na cidade de Lisboa O Caminho [Lisboa Limpa] Melhorar

Leia mais

PACOTE UNIÃO DA ENERGIA ANEXO ROTEIRO PARA A UNIÃO DA ENERGIA

PACOTE UNIÃO DA ENERGIA ANEXO ROTEIRO PARA A UNIÃO DA ENERGIA COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 25.2.2015 COM(2015) 80 final ANNEX 1 PACOTE UNIÃO DA ENERGIA ANEXO ROTEIRO PARA A UNIÃO DA ENERGIA da COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO

Leia mais

Foi desencadeado o processo de consulta aos membros da Comissão de Acompanhamento da Gestão de Embalagens e Resíduos de Embalagem.

Foi desencadeado o processo de consulta aos membros da Comissão de Acompanhamento da Gestão de Embalagens e Resíduos de Embalagem. Decreto-Lei n.º 92/2006 de 25 de Maio O Decreto-Lei n.º 366-A/97, de 20 de Dezembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 162/2000, de 27 de Julho, transpôs para a ordem jurídica nacional a Directiva n.º 94/62/CE,

Leia mais

CARTA DE MISSÃO Direção-Geral das Atividades Económicas

CARTA DE MISSÃO Direção-Geral das Atividades Económicas CARTA DE MISSÃO Direção-Geral das Atividades Económicas CARACTERIZAÇÃO GERAL Ministério: Economia Serviço/Organismo: Direção-Geral das Atividades Económicas Cargo: Diretor-Geral Período de comissão de

Leia mais

Taxa de gestão de resíduos

Taxa de gestão de resíduos Taxa de gestão de resíduos Inês Diogo Vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. 30 de abril de 2013 Resumo 1. Enquadramento 2. Objetivo 3. Aplicação 4. Valores 5. Evolução 6. Destino

Leia mais

O Setor dos Resíduos em Cabo Verde: Desafios e Medidas. Joana Beta de Brito Mendonça, 11/04/2019

O Setor dos Resíduos em Cabo Verde: Desafios e Medidas. Joana Beta de Brito Mendonça, 11/04/2019 O Setor dos Resíduos em Cabo Verde: Desafios e Medidas Agenda Generalidades Quadro Legislativo e Regulamentar Quadro Institucional Diagnóstico da Produção e Gestão Resíduos Analise prospetiva da produção

Leia mais

A8-0034/253. Alteração 253 Adina-Ioana Vălean em nome da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar

A8-0034/253. Alteração 253 Adina-Ioana Vălean em nome da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar 12.4.2018 A8-0034/253 Alteração 253 Adina-Ioana Vălean em nome da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar Relatório Simona Bonafè Resíduos COM(2015)0595 C8-0382/2015 2015/0275(COD)

Leia mais

Avaliação Intercalar do PERSU II

Avaliação Intercalar do PERSU II Avaliação Intercalar do PERSU II 18 de Janeiro de 2011 Introdução e Enquadramento Hierarquia de Gestão de Resíduos Instrumentos de Gestão Legislação e Regulamentação Âmbito Enquadramento Comunitário Enquadramento

Leia mais

Relatório Anual da Reciclagem 2017

Relatório Anual da Reciclagem 2017 Relatório Anual da Reciclagem 217 Ambisousa Empresa Intermunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos, EIM Av. Sá e Melo, n.º 3, Cristelos 462-151, Lousada www.ambisousa.pt Versão 1 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO...

Leia mais

Sessão de Apresentação dos Investimentos Financiados pelo PO SEUR na área dos Resíduos Urbanos

Sessão de Apresentação dos Investimentos Financiados pelo PO SEUR na área dos Resíduos Urbanos Sessão de Apresentação dos Investimentos Financiados pelo PO SEUR na área dos Resíduos Urbanos Mário de Almeida Loureiro Presidente da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão José António

Leia mais

CONSTRUÍR PARA DESCONSTRUÍR?

CONSTRUÍR PARA DESCONSTRUÍR? CONSTRUÍR PARA DESCONSTRUÍR? PORQUÊ? Construir a pensar em desconstruir?!?!?? CICLO DE VIDA Fim de vida útil: Demolição > Alteração de uso obsolescência física (estrutural ou outra); obsolescência funcional

Leia mais

RECICLAGEM VERSUS INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS: REVISÃO DA LITERATURA E POLÍTICAS EM PORTUGAL

RECICLAGEM VERSUS INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS: REVISÃO DA LITERATURA E POLÍTICAS EM PORTUGAL as RECICLAGEM VERSUS INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS: REVISÃO DA LITERATURA E POLÍTICAS EM PORTUGAL Porto, 25 Outubro 2011 Rui Cunha Marques Nuno Cruz Sandra Ferreira Tânia Correia Marta Cabral Enquadramento

Leia mais

Ecoparque da Ilha de São Miguel

Ecoparque da Ilha de São Miguel Ecoparque da Ilha de São Miguel É uma empresa do sector empresarial local de âmbito intermunicipal que goza de personalidade jurídica e é dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial; Tem

Leia mais

DECISÕES. (Texto relevante para efeitos do EEE)

DECISÕES. (Texto relevante para efeitos do EEE) L 160/6 DECISÕES DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2018/896 DA COMISSÃO de 19 de junho de 2018 que estabelece a metodologia de cálculo do consumo anual de sacos de plástico leves e que altera a Decisão 2005/270/CE

Leia mais

PAINEL 3 Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos "Recolha Seletiva de Resíduos. A opção da Área Metropolitana do Porto

PAINEL 3 Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos Recolha Seletiva de Resíduos. A opção da Área Metropolitana do Porto 1 PAINEL 3 Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos "Recolha Seletiva de Resíduos. A opção da Área Metropolitana do Porto FERNANDO LEITE ADMINISTRADOR DELEGADO, LIPOR 2 ENQUADRAMENTO DESAFIOS

Leia mais

Sessão de apresentação a stakeholders do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050

Sessão de apresentação a stakeholders do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 Sessão de apresentação a stakeholders do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 12 de janeiro de 2018 - Auditório da Agência Portuguesa para o Ambiente «O propósito principal do Roteiro é traçar metas

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 13.2.2015 C(2015) 853 final DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 13.2.2015 que aprova o programa de desenvolvimento rural de Portugal-Madeira, para apoio pelo Fundo Europeu Agrícola

Leia mais

LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE. Principais diplomas legais em 2013

LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE. Principais diplomas legais em 2013 LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE Principais diplomas legais em 2013 GENERALIDADES / PROGRAMAS - 2013/C 47/10 - Convite à apresentação de propostas LIFE+ 2013. JO C47 2013-02-19-2013/408/Euratom

Leia mais

DECISÃO DELEGADA (UE) /... DA COMISSÃO. de

DECISÃO DELEGADA (UE) /... DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 3.5.2019 C(2019) 3211 final DECISÃO DELEGADA (UE) /... DA COMISSÃO de 3.5.2019 que complementa a Diretiva 2008/98/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito

Leia mais

Economia Circular, da teoria à prática 14º Encontro Valorpneu Unhais da Serra, 10 de novembro de 2016

Economia Circular, da teoria à prática 14º Encontro Valorpneu Unhais da Serra, 10 de novembro de 2016 Economia Circular, da teoria à prática 14º Encontro Valorpneu Unhais da Serra, 10 de novembro de 2016 Ana Cristina Carrola Diretora do Departamento de Resíduos, Agência Portuguesa do Ambiente ÍNDICE DA

Leia mais

(DES) CONSTRUIR PARA A ECONOMIA CIRCULAR Gestão de RCD no Alentejo. Luís Caraças DSA/CCDR-Alentejo CIMBAL, 25 de janeiro de 2019

(DES) CONSTRUIR PARA A ECONOMIA CIRCULAR Gestão de RCD no Alentejo. Luís Caraças DSA/CCDR-Alentejo CIMBAL, 25 de janeiro de 2019 (DES) CONSTRUIR PARA A ECONOMIA CIRCULAR Gestão de RCD no Alentejo Luís Caraças DSA/CCDR-Alentejo CIMBAL, 25 de janeiro de 2019 Gestão de RCD no Alentejo Produto Destino Final CONTROLO Utilização Reutilização

Leia mais

Francisco Nunes Correia

Francisco Nunes Correia Polí%cas de Ambiente Polí%cas de Ambiente em Portugal Polí%ca Nacional de Resíduos Francisco Nunes Correia IST, Ano Lec%vo 2010/2011 Palavras chave: Prevenção, Reu%lização, Reciclagem Prevenção: novos

Leia mais

O CONCEITO DE VALORIZAÇÃO. A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA.

O CONCEITO DE VALORIZAÇÃO. A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. O CONCEITO DE VALORIZAÇÃO. A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. Tomás Serra Associação de Entidades de Valorização Energética de RSU Constituída em Dezembro de 2005 VALORSUL valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos

Leia mais

RESÍDUOS URBANOS RELATÓRIO ILHA DO PICO. Horta, junho de 2018

RESÍDUOS URBANOS RELATÓRIO ILHA DO PICO. Horta, junho de 2018 2017 RESÍDUOS URBANOS RELATÓRIO ILHA DO PICO Horta, junho de 2018 FICHA TÉCNICA Autoria: Direção Regional do Ambiente Direção de Serviços de Qualidade Ambiental Divisão de Resíduos Coordenação: Hernâni

Leia mais

Transformar resíduos em subprodutos o caminho que Portugal tem a percorrer Innovate for Circularity 4 de Abril de 2017 Ordem dos Engenheiros

Transformar resíduos em subprodutos o caminho que Portugal tem a percorrer Innovate for Circularity 4 de Abril de 2017 Ordem dos Engenheiros Transformar resíduos em subprodutos o caminho que Portugal tem a percorrer Innovate for Circularity 4 de Abril de 2017 Ordem dos Engenheiros Ana Sofia Vaz Assessora do Conselho Diretivo ana.vaz@apambiente.pt

Leia mais

Ambiente Cabo Verde: Novo Regime Jurídico da Gestão de Resíduos

Ambiente Cabo Verde: Novo Regime Jurídico da Gestão de Resíduos 4 de dezembro de 2015 capeverde@vda.pt da Gestão de Manuel Gouveia Pereira mgp@vda.pt O Governo de Cabo Verde aprovou o Decreto-Lei n.º 56/2015, de 17 de outubro, que estabelece o novo. Objeto > Estabelece

Leia mais

BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS PORTUGAL 3ª Edição

BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS PORTUGAL 3ª Edição 3ª Edição WORKSHOP E VISITAS TÉCNICAS A INFRAESTRUTURAS DE GESTÃO E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PORTUGAL De 14 a 19/05/2017 APRESENTAÇÃO LAVORO Consulting promove a criação de uma ponte de interação

Leia mais

L 86/6 Jornal Oficial da União Europeia (Actos cuja publicação não é uma condição da sua aplicabilidade) COMISSÃO

L 86/6 Jornal Oficial da União Europeia (Actos cuja publicação não é uma condição da sua aplicabilidade) COMISSÃO L 86/6 Jornal Oficial da União Europeia 5.4.2005 II (Actos cuja publicação não é uma condição da sua aplicabilidade) COMISSÃO DECISÃO DA COMISSÃO de 22 de Março de 2005 que estabelece os formulários relativos

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE RESÍDUOS E RASTREABILIDADE Webinar sobre Resíduos, Dupla Contagem, Fraude e Fiscalização e Biocombustíveis Avançados

TRANSFERÊNCIA DE RESÍDUOS E RASTREABILIDADE Webinar sobre Resíduos, Dupla Contagem, Fraude e Fiscalização e Biocombustíveis Avançados TRANSFERÊNCIA DE RESÍDUOS E RASTREABILIDADE Webinar sobre Resíduos, Dupla Contagem, Fraude e Fiscalização e Biocombustíveis Avançados Eng.ª Cristina Carrola Diretora do Departamento de Resíduos 27 de setembro

Leia mais

ANEXO. Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativo ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e ao Fundo de Coesão

ANEXO. Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativo ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e ao Fundo de Coesão COMISSÃO EUROPEIA Estrasburgo, 29.5.2018 COM(2018) 372 final ANNEX 2 ANEXO da Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativo ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e ao Fundo

Leia mais

Propõe-se que esta Estratégia Regional assuma, como elemento estrutural do. modelo de gestão a implementar, a prioridade à prevenção e à separação de

Propõe-se que esta Estratégia Regional assuma, como elemento estrutural do. modelo de gestão a implementar, a prioridade à prevenção e à separação de Propõe-se que esta Estratégia Regional assuma, como elemento estrutural do modelo de gestão a implementar, a prioridade à prevenção e à separação de resíduos no local de produção, visando a sua futura

Leia mais

APRESENTAÇÃO ASSOCIAÇÃO SMART WASTE PORTUGAL. maio de

APRESENTAÇÃO ASSOCIAÇÃO SMART WASTE PORTUGAL. maio de APRESENTAÇÃO ASSOCIAÇÃO SMART WASTE PORTUGAL maio de 2019 1 Agenda Enquadramento Associação Smart Waste Portugal Principais Iniciativas da ASWP Plano de Atividades para 2019 Ser Associado da ASWP 2 Enquadramento

Leia mais

Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD)

Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) Rita Teixeira d Azevedo O planeamento e a gestão de resíduos de construção e demolição pretende identificar e implementar os elementos necessários

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RESÍDUOS URBANOS LIPOR, 17-18 de Junho de 2010 Agência Portuguesa do Ambiente Lurdes Carreira

Leia mais

LIPOR A Sustentabilidade na Gestão dos Resíduos Urbanos

LIPOR A Sustentabilidade na Gestão dos Resíduos Urbanos SEMINÁRIO RESÍDUOS E SAÚDE LIPOR A Sustentabilidade na Gestão dos Resíduos Urbanos Susana Lopes Departamento Produção e Logística 29 de maio de 2013 1 Tópicos Sistema Integrado Gestão de Resíduos o caso

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Parlamento Europeu 2014-2019 Documento de sessão B8-0363/2018 10.9.2018 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência das perguntas com pedido de resposta oral B8-0036/2018 e B8-0037/2018 nos termos do

Leia mais

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU. em conformidade com o artigo 294.º, n.º 6, do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU. em conformidade com o artigo 294.º, n.º 6, do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 24.10.2016 COM(2016) 691 final 2013/0015 (COD) COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU em conformidade com o artigo 294.º, n.º 6, do Tratado sobre o Funcionamento da União

Leia mais

Avaliação e Controlo dos Efeitos. decorrentes da Aplicação dos. Paulo Areosa Feio

Avaliação e Controlo dos Efeitos. decorrentes da Aplicação dos. Paulo Areosa Feio Avaliação e Controlo dos Efeitos Significativos ifi no Ambiente decorrentes da Aplicação dos Apoios do QREN Paulo Areosa Feio Directiva 2001/42/CE relativa aos efeitos de certos planos e programas no ambiente

Leia mais