RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: EVOLUÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: EVOLUÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO RESUMO"

Transcrição

1 1 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: EVOLUÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO Marcos Gabriel de Oliveira Rezende 1 RESUMO O presente trabalho visa demonstrar a evolução da responsabilidade civil do Estado, principalmente no Direito brasileiro, apresentado, para tanto, as teorias adotadas acerca do tema. Este artigo tem como objetivo analisar as constantes mudanças da responsabilidade civil estatal até o advento da Constituição de 1988, bem como as interpretações do Supremo Tribunal Federal acerca do tema após a sua vigência. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica histórica, considerando as contribuições de autores como MAZZA (2013), MELLO (2008) e DELGADO (1998), entre outros, procurando enfatizar a importância da atual teoria para os particulares, diante de uma eventual conduta danosa da Administração Pública.. PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade Civil. Estado. Legislação. Jurisprudência. Introdução O presente trabalho tem como tema a evolução legislativa e jurisprudencial da responsabilidade civil do estado, demonstrando as diversas teorias aplicadas no decorrer da história do direito, e enfatizando a importância da teoria da responsabilidade civil objetiva, na modalidade risco administrativo, adotada pelo ornamento jurídico brasileiro, no resguardo dos direitos dos particulares em face de eventuais atos danosos praticados pela Administração Pública Direita ou Indireta, ou pelas empresas privadas prestadoras de serviços públicos. No curso da história do direito, a reponsabilidade civil estatal passou por diversas transformações. A primeira teoria adotada foi a da irresponsabilidade estatal, com vigência até 1873, quando foi superada por uma decisão proferida pelo Tribunal de Conflitos na França, em 8 de fevereiro de A segunda transformação ocorreu entre 1874 e 1946, momento em que foi adotada a teoria da responsabilidade subjetiva. Já a terceira e a mais importante evolução acerca do tema ocorreu em 1947, quando o Direito passou a adotar a teoria da responsabilidade objetiva do Estado. 1 Marcos Gabriel de Oliveira Rezende, bacharel em direito pela Faculdade de Talentos Humanos FACTHUS, Pós-graduado em Direito Administrativo pela Universidade Cândido Mendes RJ. Advogado Sócio Proprietário do escritório R&B Advogados..

2 2 O ordenamento jurídico brasileiro não chegou a adotar a teoria da irresponsabilidade civil, uma vez que as primeiras Constituições (1824 e 1891) já previam a responsabilidade do funcionário público em caso de abuso ou omissão. Com a vigência do Código Civil de 1916 passou a vigorar a teoria da responsabilidade subjetiva, sendo substituída pela publicação da Constituição Federal de 1946, quando passou a vigorar no Brasil a teoria da responsabilidade objetiva do Estado, sendo reforçada pela Constituição de 1988, e aplicável até os dias atuais. Desenvolvimento A responsabilidade civil do Estado é um dos tópicos mais importantes dentro Direito Público, e atualmente consiste na obrigação imposta ao Estado em reparar os danos causados aos particulares, independentemente da licitude do ato danoso. É o que preleciona MELLO (2008, p. 983): [...] responsabilidade patrimonial extracontratual do Estado é a obrigação que lhe incube de reparar economicamente os danos lesivos à esfera juridicamente garantida de outrem e que lhe sejam imputáveis em decorrência de comportamentos unilaterais, lícitos ou ilícitos, comissivos ou omissivos, materiais ou jurídicos. (MELLO, 2008, p. 983) Este conceito é novo, sendo o resultado de uma série de evoluções no transcorrer da história do Direito. A primeira teoria acerca do tema é a da irresponsabilidade estatal, que coincidiu com o surgimento dos Estados Absolutistas, onde o Rei destacava-se com a figura central do poder, sendo utilizada até o final do século XVIII. Como naquela época o Rei detinha o poder ilimitado e insuscetível a erro, o Estado não teria a responsabilidade de reparar os danos causados aos particulares. Este fundamento pode ser explicado pela simples expressão the king can do no wrong, ou seja, o Rei não pode errar. Segundo MAZZA (2013, p. 319) o período da irresponsabilidade estatal começou a ser superado em 17 de fevereiro de 1800, com a publicação da lei francesa 28 Pluviose do ano VIII, que disciplinava o ressarcimento de danos advindos de obras públicas.

3 3 Entretanto, o marco final desta teoria e o reconhecimento da responsabilidade do Estado a margem de qualquer texto legislativo, e segundo os princípios do Direito público (MELLO, 2008, p. 992), ocorreu apenas em 8 de fevereiro de 1873, no famoso Aresto Blanco, quando o Tribunal de Conflitos da França condenou o Estado ao pagamento de indenização a pequena menina Agnes Blanco, que havia perdido a perna em decorrência de um atropelamento causado por um vagonete de uma empresa estatal. Com o reconhecimento e expansão da responsabilidade estatal, esta evoluiu para a chamada responsabilidade subjetiva, também conhecida como civilista ou responsabilidade com culpa. De acordo com MAZZA (2013, p. 319) a teoria da responsabilidade subjetiva foi a primeira tentativa de explicação a respeito do dever estatal de indenizar particulares por prejuízos decorrentes da prestação de serviços públicos. A teoria subjetiva estava apoiada na lógica do Direito Civil na medida em que o fundamento da responsabilidade é a noção de culpa adotada no Direito Civil, dessa forma, era necessário que a vítima comprovasse a ocorrência simultânea de quatro requisitos para a configuração da responsabilidade civil do Estado, sendo eles, o ato, o dano, o nexo causal e a culpa. A dificuldade da vítima em comprovar juridicamente a ocorrência de culpa ou dolo do agente público prejudicava a aplicabilidade e o funcionamento prático da teoria subjetiva, tornando necessário desenvolver uma teoria adaptada às peculiaridades da relação desiquilibrada entre o Estado e o Administrado, fato que motivou o surgimento da teoria da responsabilidade objetiva. Segundo esta teoria, o Estado responde por atos lícitos ou ilícitos, independentemente do dolo ou culpa do agente público, dessa forma, a configuração da responsabilidade se dava apenas com a comprovação do ato, do dano e do nexo causal. No âmbito dessa teoria existem duas vertentes divergentes. A primeira é a teoria do risco integral que sustenta a condenação estatal em qualquer circunstância, bastando apenas a comprovação de seus três requisitos. A segunda vertente é a teoria do risco administrativo, atualmente adotada em nosso ordenamento jurídico, onde se reconhece a existência de excludentes ao dever de indenizar, como a culpa exclusiva da vítima, culpa de terceiros ou por motivo de força maior.

4 4 No Brasil há certa unanimidade entre os doutrinadores de Direito Público de que não houve a aplicação da teoria da irresponsabilidade estatal, é o que sustenta, por exemplo, MELLO (2008, p. 1015) ao dizer que no Brasil jamais foi aceita a tese de irresponsabilidade do Estado.. A afirmação dos doutrinadores de direito público de que não houve a aplicação da teoria da irresponsabilidade se fundamenta nas primeiras Constituições Federais, de 1824 e 1891, que estabeleciam, respectivamente, em seus artigos 179, XXIX e artigo 82, que os empregados públicos são estritamente responsáveis pelos abusos e omissões praticados no exercício de suas funções e por não fazerem efetivamente responsáveis aos seus subalternos.. Contudo, foi apenas com o advento do Código Civil de 1916 que surgiu a primeira teoria a ser adotada no Brasil, a teoria da responsabilidade subjetiva do Estado, é o que observa em seu artigo 15: As pessoas jurídicas de Direito Público são civilmente responsáveis por atos de seus representantes que nessa qualidade causem danos a terceiros, procedendo de modo contrario ao direito ou faltando a dever prescrito em lei, salvo o direito regressivo contra os causadores do dano. As Constituições de 1934 e 1937reforçaram a aplicação da teoria da responsabilidade subjetiva ao estabelecer, respectivamente, em seus artigos 171 e 194, a responsabilidade solidária entre o Estado e seu agente: Os funcionários públicos são responsáveis solidariamente com a Fazenda Nacional, Estadual ou Municipal, por quaisquer prejuízos decorrentes de negligencia, omissão ou abuso no exercício dos seus cargos.. Outra grande alteração legislativa acerca do tema veio a ocorrer com a publicação da Constituição Federal de 1946, que previa em seu artigo 194 a responsabilidade objetiva do Estado. Dispunha citado artigo: As pessoas jurídicas de Direito Público Interno são civilmente responsáveis pelos danos que seus funcionários, nessa qualidade, causem a terceiros. Parágrafo único. Caber-lhes-á ação regressiva contra os funcionários causadores do dano, quando tiver havido culpa destes. Neste sentido, MELLO (2008, p. 1019) preleciona que:

5 5 O artigo 194 daquele diploma introduziu normativamente, entre nós, a teoria da responsabilidade objetiva, isto é, a possibilidade e o Estado compor danos oriundos de atos lesivos mesmo na ausência de qualquer procedimento irregular de funcionário ou agente seu, à margem, pois, de qualquer culpa ou falta de serviço. A Constituição seguinte, de 1967, reproduziu em seu artigo 105, quase que por igual, os dizeres da Constituição de 1946, acrescentando apenas o dolo do agente público como hipótese de uma eventual ação regressiva. Já a constituição de 1969 nada alterou, mantendo integralmente o que mencionava a Carta Magna anterior. Dispunha os preceptivos citados: As pessoas jurídicas de Direito Público responderão pelos danos que seus funcionários, nessa qualidade, causarem a terceiros. Parágrafo único. Caberá ação de regressiva contra o funcionário responsável, nos casos de culpa ou dolo. A próxima alteração acerca do tema da responsabilidade civil do Estado ocorreu somente com o advento da Constituição Federal de 1988, que estabeleceu em seu artigo 37, 6º a responsabilidade objetiva das empresas privadas prestadores de serviços públicos: As pessoas jurídicas de direito público e de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agente, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurando o direito de regresso contra o responsável nos caos de dolo ou culpa. De acordo com MAZZA (2013, p. 323): A referência inovadora às pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos implica a conclusão de que, com o texto de 1988, a responsabilidade objetiva é garantia do usuário, independentemente de quem realize a prestação do serviço público. Já o Código Civil de 2002 apenas enfatizou a aplicação da teoria objetiva ao reproduzir em seu artigo 43 os mesmo dizeres do artigo 37, 6º da Constituição Federal de Resumidamente, NETTO (2014, p. 72) sintetiza toda essa evolução legislativa da seguinte forma:

6 6 A responsabilidade civil do Estado, no Brasil, é objetiva desde a Constituição de 1946 (art. 194) na modalidade do risco administrativo. Desde então, essa estrutura normativa permanece, com pequenas alterações nos textos posteriores. A Constituição de 1967 repete a norma (art. 65), acrescentando que caberá ação regressiva em caso de culpa ou dolo (o que não havia no texto de 1946). A norma foi mantida na Emenda n.1º, de 1969, passando a ser o art. 107 da Constituição. A responsabilidade objetiva do estado já configura tradição memorável da história constitucional do Brasil. O STF, em mais de uma ocasião, frisou que o art. 37, 6º, da CF/88 não difere substancialmente do dispositivo equivalente da Constituição anterior [...] Deste ponto em diante, a legislação que versa sobre a responsabilidade civil do Estado no Direito brasileiro não mais se alterou, o que mudou, isto sim, ao longo das décadas, foi a interpretação que a Suprema Corte deu ao dispositivo. (NETTO, 2014, p. 72). O primeiro entendimento do Supremo Tribunal Federal acerca do tema ocorreu em 16 de novembro de 2005, no julgamento do RE /SP, quando firmou entendimento de que a responsabilidade dos concessionários de serviços públicos seria objetiva perante os usuários e subjetiva perante terceiros não usuários. Contudo, em 26 de agosto de 2009, no julgamento do RE /MS, o STF alterou seu entendimento, voltando a considerar aplicável a teoria objetiva para danos causados a usuários e a terceiros não usuários. Outra importante alteração jurisprudencial ocorreu em 2006, no julgamento do RE /SP, quando o Tribunal passou a rejeitar a propositura de ação indenizatória contra a pessoa física do agente público, ao argumento de que a ação regressiva constituía garantia em favor do agente público, no sentido de não ser acionado pela vítima para ressarcimento de prejuízos causados no exercício da função pública. Assim, devido as diversas transformações ocorridas no instituto da responsabilidade civil do Estado, temos o conceito atual de que o Estado é obrigado a reparar os danos causados aos particulares, independentemente de dolo ou culpa, ou da licitude do ato danoso. Conclusão As constantes evoluções da responsabilidade civil do Estado foram por demais importantes para os administrados, uma vez que teve os seus direitos cada

7 7 vez mais resguardados diante de uma eventual conduta danosa da Administração Pública. O atual ordenamento jurídico brasileiro adota a responsabilidade objetiva do Estado na modalidade risco administrativo, bastando que o particular comprove os três requisitos necessários (ato, dano e nexo causal) para obter o direito de ser indenizado. A adoção da responsabilidade objetiva foi um marco fundamental na história do Direito, uma vez que torna mais fácil a configuração da responsabilidade estatal e protegendo os administrados de abusos praticados pela Administração Pública. Contudo, a Constituição Federal de 1988 adota em casos excepcionais, como acidente nuclear e terrorismo em aeronave, a responsabilidade objetiva do Estado na modalidade risco integral. A Constituição também adota a responsabilidade subjetiva do estado nos casos de omissão. REFERÊNCIAS MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 3 ed. São Paulo: Saraiva, NETTO, Felipe Peixoto Braga. Manual de Responsabilidade Civil do Estado: À luz da jurisprudência do STF e do STJ e da teoria dos direitos fundamentais. 2 ed. Salvador: Juspodivm, MELLO, Celso Antônio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. 26 ed. São Paulo: Malheiros Editores, ARAS, José. Coletânea de Normas Administrativas. 4 ed. Salvador: Juspodivm, DELGADO, José Augusto. Responsabilidade civil do estado. Revista do Curso de Direito do Instituto Luterano de Ensino Superior de Santarém, out Disponível em: < Acesso em: 09 de setembro de

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br 1 RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. Responsabilidade da Administração Pública Quando a administração pública é responsável juridicamente?

Leia mais

AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. Professor Thiago Gomes

AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. Professor Thiago Gomes AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Professor Thiago Gomes Considerações Preliminares Obrigação de reparar danos patrimoniais em decorrência de atos de agentes públicos causados a terceiros Exaure-se

Leia mais

é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de

é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de responsabilidade extracontratual do Estado. I irresponsabilidade

Leia mais

PROFESSOR: SILMAR LOPES

PROFESSOR: SILMAR LOPES PROFESSOR: SILMAR LOPES SILMAR LOPES @drsilmarlopes RESPONSABILIDADE: É A OBRIGAÇÃO DE REPARAR DANOS RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade que surge em relação a danos patrimoniais (responsabilidade

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Responsabilidade objetiva do Estado Elaine Rodrigues de Paula Reis A responsabilidade do Poder Público não existirá ou será atenuada quanto a conduta da Administração Pública não

Leia mais

Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito.

Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito. Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito. http://direitoecotidiano.wordpress.com/ Rafael Adachi RESPONSABILIDADE DO ESTADO - Estuda o dever estatal de indenizar particulares

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Responsabilidade Extracontratual do Estado Patricia Neher* *Acadêmica de Direito das Faculdades Integradas Curitiba domingo, 21 de maio de 2006, 14:43h. 1. Conceito Consoante Maria

Leia mais

ARGUMENTOS DAS DECISÕES JUDICIAIS EM FACE DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR OMISSÃO 1

ARGUMENTOS DAS DECISÕES JUDICIAIS EM FACE DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR OMISSÃO 1 ARGUMENTOS DAS DECISÕES JUDICIAIS EM FACE DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR OMISSÃO 1 Leonardo Stein 2, Eloísa Nair De Andrade Argerich 3. 1 Trabalho de conclusão do curso de Graduação em Direito

Leia mais

RESUMO RESPONSABILIDADE CIVIL

RESUMO RESPONSABILIDADE CIVIL RESUMO RESPONSABILIDADE CIVIL Direito Administrativo 1ª Fase - XXVI Exame da OAB Resumo da Aula 1. A responsabilidade civil do Estado evoluiu no mundo ocidental consoante a seguinte ideia: i. Total irresponsabilidade

Leia mais

dano Ação (Ato comissivo) Lícito ou Ilícito O fundamento é o princípio da IGUALDADE ou da ISONOMIA

dano Ação (Ato comissivo) Lícito ou Ilícito O fundamento é o princípio da IGUALDADE ou da ISONOMIA dano Ação (Ato comissivo) Lícito ou Ilícito O fundamento é o princípio da IGUALDADE ou da ISONOMIA dano Omissão (Ato omissivo) Ilícito dano Dano Material ou Moral dano Conduta Dolosa ou Culposa Com intenção

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil do Estado. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil do Estado. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil do Estado Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO (CF, art. 37) 6º - As pessoas

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: OMISSÃO NA CONSERVAÇÃO DAS RODOVIAS SOB SUA RESPONSABILIDADE 1

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: OMISSÃO NA CONSERVAÇÃO DAS RODOVIAS SOB SUA RESPONSABILIDADE 1 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: OMISSÃO NA CONSERVAÇÃO DAS RODOVIAS SOB SUA RESPONSABILIDADE 1 Tiago Hartmann Miron 2, Eloisa Nair De Andrade Argerich 3. 1 Projeto realizado na disciplina de pesquisa

Leia mais

Responsabilidade Civil do Estado:

Responsabilidade Civil do Estado: Responsabilidade Civil do Estado: Tema: A RCE no Direito brasileiro histórico constitucional e legislativo. A importância da jurisprudência no Brasil PROF. DR. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de

Leia mais

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NO CASO DE MORTE

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NO CASO DE MORTE 1 A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NO CASO DE MORTE DE DETENTO EM ESTABELECIMENTO PENITENCIÁRIO ALESSON ARANTES SILVEIRA 1 MARIA NILMA RODRIGUES DO NASCIMENTO 2 ORMESINDA CANDEIRA DA SILVA NETA 3 Resumo:

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo Responsabilidade Civil do Estado. Regular 3ª Fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo Responsabilidade Civil do Estado. Regular 3ª Fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Responsabilidade Civil do Estado Regular 3ª Fase Período 2010-2016 1) CESPE - PROCURADOR - AGU (2010) Assunto: Responsabilidade Civil do Estado Julgue

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Da Responsabilidade Civil do Estado (princípios constitucionais) Francisco Bruno Neto * Toda lesão de direito deve ser reparada. A lesão pode decorrer de ato ou omissão de uma pessoa

Leia mais

Responsabilidade do Estado Pelo Dano Ambiental. Insuficiência das fórmulas tradicionais.

Responsabilidade do Estado Pelo Dano Ambiental. Insuficiência das fórmulas tradicionais. Responsabilidade do Estado Pelo Dano Ambiental Insuficiência das fórmulas tradicionais. Danos Ambientais derivados de condutas comissivas do Estado Na hipótese de conduta comissiva do Estado o direito

Leia mais

2. EVOLUÇÃO: a evolução da responsabilidade do Estado passou, basicamente, pelas seguintes fases:

2. EVOLUÇÃO: a evolução da responsabilidade do Estado passou, basicamente, pelas seguintes fases: Responsabilidade Civil da Administração Pública 1. CONCEITO: a responsabilidade civil, também denominada responsabilidade extracontratual, tem sua origem no Direito Civil. Consubstancia-se na obrigação

Leia mais

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO DECORRENTE DOS DANOS POR OMISSÃO DIANTE DA INEFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO DECORRENTE DOS DANOS POR OMISSÃO DIANTE DA INEFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO DECORRENTE DOS DANOS POR OMISSÃO DIANTE DA INEFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA Carla Barbosa de Souza 1 Joaquim Carlos Klein de Alencar 2 RESUMO: Dentre os deveres atribuídos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Responsabilidade Civil da Administração A responsabilidade civil tem origem no Direito Civil. É a obrigação

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Responsabilidade Civil Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade Civil da Administração A responsabilidade

Leia mais

Questão Discursiva 00503

Questão Discursiva 00503 Questão Discursiva 00503 Com fundamento na Constituição, na jurisprudência dos Tribunais Superiores e na doutrina especializada, discorra sobre a responsabilidade civil do Estado nas hipóteses apresentadas.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Responsabilidade Civil da Administração A responsabilidade civil tem origem no Direito Civil. É a obrigação

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DIREITO ADMINISTRATIVO PROVA TIPO 4 - AZUL

FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DIREITO ADMINISTRATIVO PROVA TIPO 4 - AZUL FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DIREITO ADMINISTRATIVO PROVA TIPO 4 - AZUL Questão 33 A fim de pegar um atalho em seu caminho para o trabalho, Maria atravessa uma área em obras, que está interditada pela empresa

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Hoje, no Brasil e no mundo, é pacífico que o Estado, como pessoa jurídica de Direito Público, é sujeito responsável, devendo arcar com os prejuízos que causar aos administrados.

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 21 Responsabilidade Civil do Estado Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Introdução A presente aula tratará da responsabilidade civil do Estado. Preliminarmente fixa-se que a responsabilidade

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO 1. Introdução: - O Estado responde pelos danos civis (materiais, morais e estéticos) praticados pelos seus agentes públicos a particulares, em decorrência da função administrativa.

Leia mais

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato Responsabilidade Civil Prof. Antonio Carlos Morato Dano Estético Dano à imagem / Dano Estético (art. 5o, V e X da CF) Imagem-retrato e Imagem-Atributo V - é assegurado o direito de resposta, proporcional

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil Do Estado Prof.ª Tatiana Marcello Responsabilidade

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NO ACIDENTE DE TRABALHO. LANA REZENDE DOS SANTOS FACULDADE ALFREDO NASSER

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NO ACIDENTE DE TRABALHO. LANA REZENDE DOS SANTOS FACULDADE ALFREDO NASSER RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NO ACIDENTE DE TRABALHO LANA REZENDE DOS SANTOS FACULDADE ALFREDO NASSER lanarezende27@gmail.com ANA CELUTA F. TAVEIRA Faculdade Alfredo Nasser Mestre em Direito e

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação 1 Noções de organização administrativa. 1.1

Leia mais

Aula 08. Agora serão apresentadas as questões complementares às autarquias.

Aula 08. Agora serão apresentadas as questões complementares às autarquias. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Autarquia e Fundação Pública / Aula 08 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 08 Agora serão apresentadas as questões complementares

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO O paciente que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la piorada.

Leia mais

Responsabilidade civil do Estado

Responsabilidade civil do Estado Responsabilidade civil do Estado Responsabilidade civil Conduta Dano Nexo de causalidade Dolo/Culpa Para configurar a responsabilidade civil essencialmente deve-se demonstrar QUATRO COISAS: 1 - CONDUTA

Leia mais

Responsabilidade Internacional do Estado

Responsabilidade Internacional do Estado Responsabilidade Internacional do Estado Profª. Alice Rocha 1. Noção geral Representa a obrigação de cumprir com os compromissos internacionalmente assumidos e, ainda, o dever de não causar dano. OU SEJA

Leia mais

RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL DO ESTADO

RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL DO ESTADO RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL DO ESTADO FALEIRO, Carlos Miguel Espíndola Faleiro RESUMO O presente trabalho apresenta e analisa de forma integrada a história e atual jurisprudência sobre a responsabilidade

Leia mais

Aula nº. 97. Assalto em Transporte Público, Responsabilidade Limitada, Ação Regressiva e Prescrição.

Aula nº. 97. Assalto em Transporte Público, Responsabilidade Limitada, Ação Regressiva e Prescrição. Curso/Disciplina : Direito Administrativo Aula : Assalto em Transporte Público, Responsabilidade Limitada, Ação Regressiva e Prescrição. Professor(a) : Luiz Jungstedt Monitor(a) : Danilo Barboza de Almeida

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Aquele que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la

Leia mais

Responsabilidade Civil Ambiental. Fernando Nabais da Furriela Advogado

Responsabilidade Civil Ambiental. Fernando Nabais da Furriela Advogado Responsabilidade Civil Ambiental Fernando Nabais da Furriela Advogado ffurriel@furriela.adv.br Legislação Ambiental Brasileira Constituição Federal Código Civil Legislação Especial Constituição Federal

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: O primeiro artigo de

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: 1 O primeiro artigo

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Aula n. 19 Módulo Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada

Leia mais

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais.

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Direito Empresarial Pessoa Jurídica Personalidade jurídica Responsabilidades da pessoa jurídica

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL INTRODUÇÃO Elan Marcos de Matos TEIXEIRA 1 Priscila Moreira MARCONDES 2 Victor Henrique Hipólito SCHWANTES 3 Fernando do Rego Barros FILHO 4 Em principio o direito

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: ATRASO NO VOO Módulo II (Contratos em Espécie) do Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor Aula n. 37 Responsabilidade do Fato do Produto

Leia mais

DANO MORAL. ERRO MÉDICO - AÇÃO JUDICIAL EM FACE DO ESTADO Aula n. 29 Módulo Saúde Pública Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde

DANO MORAL. ERRO MÉDICO - AÇÃO JUDICIAL EM FACE DO ESTADO Aula n. 29 Módulo Saúde Pública Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde DANO MORAL ERRO MÉDICO - AÇÃO JUDICIAL EM FACE DO ESTADO Aula n. 29 Módulo Saúde Pública Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde CASO JURÍDICO Ação proposta em face do Estado de São Paulo em que se

Leia mais

Responsabilidade Civil do Estado:

Responsabilidade Civil do Estado: Responsabilidade Civil do Estado: Tema: Panorama teórico-evolutivo da RCE. A importância da jurisprudência francesa dos sécs. XIX e XX PROF. DR. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO INTRODUÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NOVOS MEIOS DE PRODUÇÃO ACIDENTES DO TRABALHO DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO AÇÕES TRABALHISTAS RESPONDABILIDADE

Leia mais

AULA 24 RESPONSABILIDADE DO ESTADO. Teoria do risco

AULA 24 RESPONSABILIDADE DO ESTADO. Teoria do risco Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 24 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 24 CONTEÚDO DA AULA: Teoria Objetiva. Teoria

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DANO ESTÉTICO DECORRENTE DO ERRO MÉDICO

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DANO ESTÉTICO DECORRENTE DO ERRO MÉDICO RESPONSABILIDADE CIVIL NO DANO ESTÉTICO DECORRENTE DO ERRO MÉDICO MARDEGAN, B. R. do N. 1 Resumo: Com o aumento da demanda pelas cirurgias plásticas, os casos de danos causados por elas também aumentaram.

Leia mais

2. Outros princípios aplicáveis à relação entre cidadão e Estado... 71

2. Outros princípios aplicáveis à relação entre cidadão e Estado... 71 Sumário Capítulo I 1. Novos riscos, novos danos... 31 2. O Estado como responsável por danos indenizáveis... 32 3. Como situar a responsabilidade civil do Estado?... 35 3.1. O direito civil do século XXI...

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e Salário Dano moral e indenização. Parte I Prof. Cláudio Freitas Dano Moral e indenização - O dever primário: neminem laedere. - O dever secundário: responsabilização -

Leia mais

APRESENTAÇÃO NO CONGRESSO DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CFM (Dia 14 de agosto de 2011, Salvador-BA)

APRESENTAÇÃO NO CONGRESSO DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CFM (Dia 14 de agosto de 2011, Salvador-BA) APRESENTAÇÃO NO CONGRESSO DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CFM (Dia 14 de agosto de 2011, Salvador-BA) RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO GESTOR NO EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA Introdução: Da Evolução Histórica

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO PARA CONCURSOS

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO PARA CONCURSOS CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO PARA CONCURSOS PROF. EMERSON CAETANO Facebook: emerson.caetanodemoura@facebook.com Professor de Direito Administrativo. Especialista em preparação para concursos públicos,

Leia mais

16/9/2010. UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

16/9/2010. UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 3 A RESPONSABILIDADE DO INFRATOR AMBIENTAL NO ÂMBITO CIVIL, PENAL E ADMINISTRATIVO I- INTRODUÇÃO ESPÉCIES DE RESPONSABILIDADE RESPONSABILIDADE

Leia mais

O presente acórdão prolatado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

O presente acórdão prolatado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul COMENTÁRIO DE JURISPRUDÊNCIA Juliana Gerent 1 Faculdade Integrado de Campo Mourão, Campo Mourão - PR NOTA DANO AMBIENTAL. Ação civil pública. Responsabilidade. Solidariedade dos demandados: empresa privada,

Leia mais

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato Responsabilidade Civil Prof. Antonio Carlos Morato Dano Estético Dano à imagem / Dano Estético (art. 5o, V e X da CF) Imagem-retrato e Imagem-Atributo V - é assegurado o direito de resposta, proporcional

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL 1 Controle da qualidade do sangue Hospitais, clínicas e médicos hematologistas respondem civilmente

Leia mais

Espelho Administrativo Peça

Espelho Administrativo Peça Espelho Administrativo Peça A medida judicial a ser proposta é uma ação de responsabilidade civil / ação indenizatória pelo rito ordinário em face da União Federal, tendo em vista o dano sofrido por João

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo 1 Direito Administrativo AÇÃO CIVIL PÚBLICA A jurisprudência desta Corte é assente no sentido de que a isenção do art. 18 da Lei n. 7.347/85 aplica-se unicamente à parte autora, não sendo aplicável à ré

Leia mais

III Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia Universidade Federal do Amazonas - UFAM Manaus (AM), de 21 a 23 de novembro de 2018

III Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia Universidade Federal do Amazonas - UFAM Manaus (AM), de 21 a 23 de novembro de 2018 Legitimidade Passiva dos Agentes Públicos nas Ações Indenizatórias que Visam Reparar Danos Ocasionados a Terceiros no Exercício da Função Pública 1 CAVALCANTE, Victória Francisca Campelo 2 SEIXAS, Bernardo

Leia mais

DIREITO NO BRASIL AULA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II Profª Lúcia Luz Meyer atualizado em

DIREITO NO BRASIL AULA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II Profª Lúcia Luz Meyer atualizado em DIREITO NO BRASIL AULA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II Profª Lúcia Luz Meyer atualizado em 09.2010 PONTO 33 RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL EXTRACONTRATUAL DO ESTADO Roteiro de Aula (11 fls) SUMÁRIO: 33.1. Evolução.

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 1. A RELAÇÃO JURÍDICA OBRIGACIONAL E O CÓDIGO CIVIL DE 2002 CONCEITOS INICIAIS 1.1 O conceito de obrigação e seus elementos constitutivos 1.1.1 Elementos subjetivos da obrigação

Leia mais

ASPECTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS AMBIENTAIS 1

ASPECTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS AMBIENTAIS 1 ASPECTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS AMBIENTAIS 1 Lilian Florentina Kraievski Ferreira 2 Michel Canuto de Sena 3 RESUMO A presente pesquisa aborda a responsabilidade civil no ordenamento jurídico

Leia mais

Núcleo de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito NUPEDIR VIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MIC) 20 de novembro de 2015

Núcleo de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito NUPEDIR VIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MIC) 20 de novembro de 2015 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO PELA PRÁTICA DE CONDUTAS OMISSIVAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE Giovana Kroetz 1 Júlia Bagatini 2 SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO. 2. ORIGEM E CONCEITO DOS

Leia mais

DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO

DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros Pesquisadora do CNPq Doutora em Direito (UFSC/Coimbra) Mestre em Direito (PUCRS) Professora Adjunta

Leia mais

STJ MANUAL DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO:

STJ MANUAL DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: FELIPE P. BRAGA NETTO Membro do Ministério Público Federal (Procurador da República). Doutorando em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-RlO. Mestre em Direito Civil pela Universidade Federal

Leia mais

Responsabilidade Civil do Estado

Responsabilidade Civil do Estado No campo do Direito, verifica-se a existência de uma tríplice responsabilidade: a administrativa, a penal e a civil, inconfundíveis, independentes entre si e, eventualmente, cumuláveis. Responsabilidade

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR313 Responsabilidade Civil

Programa Analítico de Disciplina DIR313 Responsabilidade Civil 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 Períodos

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES DE TRABALHO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES DE TRABALHO RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES DE TRABALHO Mestrando em Direito pela Unicuritiba. PEDRO FRANCO DE LIMA Mestranda em Direito pela Unicuritiba. FRANCELISE CAMARGO DE LIMA Mestrando em

Leia mais

Responsabilidade Tributária de Grupo Econômico, Parecer Normativo COSIT/RFB nº 04/2018 e a jurisprudência do STJ

Responsabilidade Tributária de Grupo Econômico, Parecer Normativo COSIT/RFB nº 04/2018 e a jurisprudência do STJ Responsabilidade Tributária de Grupo Econômico, Parecer Normativo COSIT/RFB nº 04/2018 e a jurisprudência do STJ Maria Rita Ferragut Livre-docente pela USP Mestre e Doutora pela PUC/SP 20/3/19 PN PONTOS

Leia mais

Aula 6. Responsabilidade civil

Aula 6. Responsabilidade civil Página1 Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 06 Professor (a): Samuel Cortês Monitor (a): Caroline Gama Aula 6 Responsabilidade civil Após a entrada em vigor do CDC, houve

Leia mais

Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador em casos de acidente de trabalho.

Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador em casos de acidente de trabalho. APLICAÇÃO DO ART. 7º, INCISO XXVIII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL X ART. 927, PARÁGRAFO ÚNICO, DO CÓDIGO CIVIL. Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador

Leia mais

Responsabilidade Civil do Estado:

Responsabilidade Civil do Estado: Responsabilidade Civil do Estado: Tema: A RCE nas Concessões de Serviços Públicos e nas PPPs PROF. DR. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo (SP),

Leia mais

- Trabalho de pesquisa desenvolvida na disciplina de Direito Administrativo, curso de Direito da UNIJUI, Campus/rês Passos 2

- Trabalho de pesquisa desenvolvida na disciplina de Direito Administrativo, curso de Direito da UNIJUI, Campus/rês Passos 2 CONSIDERAÇÕES ACERCA DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO E AÇÃO DE REGRESSO 1 CONSIDERATIONS REGARDING THE CIVIL LIABILITY OF THE STATE AND ACTION OF RETURN Stefani De Carvalho 2, Eloisa Nair De Andrade

Leia mais

PAULO RENATO COELHO. Bacharel em Direito

PAULO RENATO COELHO. Bacharel em Direito PAULO RENATO COELHO Responsabilidade Civil do Estado aplicada às Pessoas Jurídicas de Direito Público e às Pessoas Jurídicas de Direito Privado Prestadoras de Serviços Públicos. Bacharel em Direito FEMA

Leia mais

Karine Jordana Barros Belém, Acadêmica de Direito do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP)

Karine Jordana Barros Belém, Acadêmica de Direito do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) ANÁLISE Karine Jordana Barros Belém, Acadêmica de Direito do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) RE 841.526/RS (min. Luiz Fux): Estado do Rio Grande do Sul x V J de Q. Tema 592: Responsabilidade

Leia mais

Instituto das Perdas e Danos

Instituto das Perdas e Danos Isabela Di Maio Barbosa 1 Instituto das Perdas e Danos 2008 Conceito e aspectos do instituto de perdas e danos Entende-se na expressão perdas e danos um instituto de direito civil assinalado como uma forma

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO

PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO GT III Efetividade do Sistema de Proteção às Crianças e aos Adolescentes na América Latina. Tamires Cristina Feijó de Freitas

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil do Estado Excludentes e Atenuantes da Responsabilidade Civil Objetiva e Teoria Prof. Gladstone Felippo São hipóteses de exclusão de responsabilidade ou rompimento

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO STF, RE 116.658, 2ª Turma, Rel. Min. Francisco Rezek Ex. detento preso e morto por companheiro de cela STF, RESP. 272.839 -MT Min. GILMAR MENDES, 8.4.2005. DANO + CERTO

Leia mais

Comentário à Jurisprudência

Comentário à Jurisprudência Comentário à Jurisprudência DA RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO ESTADO EM FACE DO DANO CAUSADO AO MEIO AMBIENTE EM VIRTUDE DE CONDUTA OMISSIVA DALVANEY ARAÚJO Advogada 1. Acórdão Trata-se de comentário à jurisprudência

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Aula n. 21 1 A obrigação do dentista é de resultado e de meio. Exemplo de obrigação de resultado: colocação

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Responsabilidade civil por danos ao meio ambiente. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Responsabilidade civil por danos ao meio ambiente. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Prof. Rodrigo Mesquita A Lei nº 6.938/1981, dentre outros assuntos, regulamenta em seu art. 14, 1º, a responsabilidade civil por dano ambiental, sendo essa

Leia mais

ACIDENTE DO TRABALHO CONCEITO

ACIDENTE DO TRABALHO CONCEITO ACIDENTE DO TRABALHO CONCEITO Conceitua-se o Acidente de Trabalho como o acidente que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, mesmo não sendo a causa única, que provoque lesão corporal

Leia mais

O QUE É O DEVER DE REPARAR O DANO. RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO:

O QUE É O DEVER DE REPARAR O DANO. RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO: UM PORTAL DA ACESSE O QUE É RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO: O DEVER DE REPARAR O DANO. POR QUE DIVULGAR ESTE TIPO DE INFORMAÇÃO PARA EMPRESÁRIOS DA CONTABILIDADE? PREVENÇÃO

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL: EVOLUÇÃO, ESPÉCIE E EFEITOS

RESPONSABILIDADE CIVIL: EVOLUÇÃO, ESPÉCIE E EFEITOS RESPONSABILIDADE CIVIL: EVOLUÇÃO, ESPÉCIE E EFEITOS Henrique Kuniyoshi MATSUNO 1 RESUMO: O presente trabalho busca estudar todos os institutos que integram a responsabilidade civil. Ao longo do texto será

Leia mais

Resolução 4327/14 BACEN Responsabilidade Ambiental

Resolução 4327/14 BACEN Responsabilidade Ambiental Resolução 4327/14 BACEN Responsabilidade Ambiental Resolução 4327/14: Principais Aspectos Objeto e âmbito de aplicação Finalidade PRSA Prazos Diretrizes para desenvolvimento e implantação de PRSA (política

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e Salário Dano moral e indenização. Parte II Prof. Cláudio Freitas - Excludentes da responsabilidade civil Dano Moral e indenização - Excludentes de nexo causal (independente

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - MÓDULO I - RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - MÓDULO I - RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE AULA 17 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - MÓDULO I - RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE 1 Quando o hospital responde pela fuga do paciente? 2 A questão a ser discutida se restringe à análise

Leia mais

Comentários da prova de Técnico da Receita Federal TRF-2006. Área: Tributária e Aduaneira Prova 2 Gabarito 1. DIREITO ADMINISTRATIVO 46- A primordial fonte formal do Direito Administrativo no Brasil é

Leia mais

XV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015

XV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 XV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 Aspectos jurídicos e processuais da responsabilidade civil do agente público. Maria Cecília Pinheiro Nogueira

Leia mais

1. Curso: Direito 2. Código: 14 e 15

1. Curso: Direito 2. Código: 14 e 15 Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1.

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO,

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO, RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO, POR ATO PRATICADO POR TABELIÃO. RESUMO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. Ato Praticado por Serventuário de Cartório de Registro de Imóveis. Alegação de não se Tratar de

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo 8 Bens públicos: classificação e características. 1) DEFINIÇÃO: Código Civil:

Leia mais

Responsabilidade civil do Estado por omissão

Responsabilidade civil do Estado por omissão Responsabilidade civil do Estado por omissão Joice Michele Olmedo* RESUMO O presente trabalho analisa a responsabilidade civil do Estado por omissão, pautando-se na controvérsia existente na doutrina e

Leia mais

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. A palavra responsabilidade deve ser entendida como restituição ou compensação de algo que foi retirado

Leia mais

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NO DANO AMBIENTAL

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NO DANO AMBIENTAL A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NO DANO AMBIENTAL PEQUENO, L. T. RESUMO: O presente trabalho buscou analisar as possibilidades de o Estado ser responsabilizado civilmente nos casos de envolvimento em

Leia mais