Cidade pré-colombiana

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cidade pré-colombiana"

Transcrição

1 Cidade pré-colombiana Na MESOAMÉRICA, as civilizações précolombianas criaram grandes centros urbanos, cuja arquitetura monumental em pedra era estritamente ligada ao culto religioso e determinada por cálculos matemáticos e astronômicos. Os conjuntos de monumentos (templos e pirâmides escalonadas) eram erguidos em locais elevados e dispostos de modo rígido e ortogonal, cujo enfileiramento simbolizava os níveis do universo (Jordan, 1979).

2 As principais civilizações na América Central, em ordem cronológica e suas respectivas cidades foram: a olmeca (La Venta), a zapoteca (Monte Albán), a misteca (Mitla), a maia (Teotihuacan), a tolteca (Tula) e, finalmente, a asteca (Tenochtitlan).

3 Parque arqueológico de La Venta (Tabasco, México) A primeira civilização pré-colombiana que se desenvolveu foi a OLMECA que, de 1000 a 400 a.c. ocupou a Costa do Golfo do México e fundou cidades como San Lorenzo e La Venta, importantes centros políticos e religiosos, que declinaram com a ascensão da civilização ZAPOTECA e acabaram sendo parcialmente destruídos. Cabeça olmeca (1000 ac)

4 Parque arqueológico de Monte Albán (Oaxaca, México) A maior cidade zapoteca foi MONTE ALBÁN, criada no topo de uma montanha de 400 m no Vale de Oaxaca, México, por volta de 500 a.c. De traçado uniforme e regular, e monumentos escalonados, Monte Albán controlava a vida cultural, religiosa e econômica da região, acabando por entrar em declínio com o poderio dos maias.

5 Com a perda de influência de Monte Albán ocupada pelos mistecas em 800 d.c., a cidade-estado de MITLA e outros vilarejos passaram a disputar o poder, porém foi a cultura maia que acabou se transformando na civilização mais influente, cujo poderio estendeu-se de cerca de 200 a.c. a 900 d.c. Parque arqueológico de Mitla (Oaxaca, México)

6 Teotihuacán (200 ac- 500 dc, México) No IMPÉRIO MAIA, não havia propriamente cidades, mas centros de culto compostos por grandes templos, palácios, observatórios, praças e campos de jogos. Em suas proximidades, os camponeses viviam em choças de palha que não sobreviveram.

7 A maior metrópole maia, fundada em cerca de 200 a.c., foi TEOTIHUACÁN, cujo apogeu ocorreu entre 400 e 500 d.c., atingindo habitantes e influenciando uma vasta região até a atual Guatemala. Composta por templos, palácios e pirâmides, foi abandonada em 650 d.c., caracterizando-se por seu aspecto monumental e retilíneo. Esquema planimétrico de Teotihuacan (Séc. V dc)

8 Atlantes de Tula O colapso maia foi seguido por uma longa fase de fragmentação e militarização, em que cidades-estado da cultura tolteca prosperaram, como Cacaxtla e Xochicalco, além de TULA, seu maior centro, com cerca de habitantes e que foi incendiado em Cidade tolteca de Tula (Séc. XI dc, Vale do México)

9 Cidade tolteca de Xochicalco Planta

10 O poderio de Tula foi sucedido por CHICHÉN ITZÁ, mais tarde superada pelas vizinhas de Mayapán, Izamel, Tikal, Tulum e outras cidades-estados também situadas na Península de Yucatán. Planta Chichén Itzá

11 Cidade de Tikal Cidade de Tulum Península de Yucatán

12 Tenochtitlán (Reconstituição: Séc. XIV dc, México) A CIVILIZAÇÃO ASTECA foi responsável pelo último império da Mesoamérica, prosperando até a chegada dos espanhóis, no século XV. Em 1325, os astecas fundaram TENOCHTITLÁN em uma ilha do lago Texcoco, da qual se desenvolveu a Cidade do México.

13 Zócalo (Cidade do México) Tenochtitlán (Reconstituição)

14 No Peru, a CIVILIZAÇÃO INCA encontrou seu apogeu somente no século XV d.c., período em que foi feita sua maior cidade, Machu Picchu, a m de altitude. Erguendo-se sobre uma complexa série de terraços, estão as ruínas de casas, palácios, armazéns, templos e cemitérios, formando um conjunto urbano inteiramente feito em pedra (cantaria). Machu Picchu (1500 dc, Peru)

15 MACHU PICCHU

16 Fortaleza de Sacsahuaman Cidade Original de Cuzco A capital do Império Inca era a cidade de CUZCO, a qual foi totalmente descaracterizada pela colonização espanhola, a partir do século XVI. Atualmente, restaram apenas ruínas daquele que se considera o maior império das Américas, que cobria das terras do Equador ao sul do Chile.

17 Ollantaytambo Cidades Incas Puca Pucara Pisac Cuzco

18 Conclusão As cidades antigas do Oriente Médio derivaram dos assentamentos primitivos da Mesopotâmia (Crescente fértil) e do antigo Egito, sendo unificadas a partir da expansão do IMPÉRIO PERSA até o século IV a.c. Embora possuíssem traçado espontâneo e uniforme, reuniam complexos monumentais de palácios projetados segundo regras geométricas e destinados a atos cerimoniais, guiados por grandes eixos e simetria.

19 Templo da Costa (Séc. VIII dc, Mahabalipuram Índia) No EXTREMO ORIENTE, predominaram as premissas religiosas na concepção e desenho das antigas cidades hindus, chinesas, japonesas e tailandesas, as quais derivaram de condicionantes climáticas, geográficas, históricas e culturais. Cidade Proibida ( dc, Beijing China)

20 Tenochtitlán (Reconstituição: Séc. XIV, México) Na AMÉRICA PRÉ- COLOMBIANA, diversas e avançadas culturas como as dos maias, astecas e incas elaboraram regras de composição para o traçado de cidades monumentais e retilíneas, as quais não sobreviveram ao período da colonização européia do século XV em diante. Cidade de Tikal (Reconstituição: Séc. XIII, México)

21 Akropole de Atenas (Séc. V ac, Grécia) No MUNDO MEDITERRÂNICO, principalmente a partir do século V a.c., com a difusão dos ideais clássicos dos gregos (helenismo), depois incorporados pelos romanos, nasceu a CIDADE CLÁSSICA, núcleo fundamental da civilização urbana do Ocidente. Roma (Reconstituição: Séc. I dc)

22 Bibliografia BENÉVOLO, l. História da cidade. São Paulo: Perspectiva, FERRARI, C. Curso de planejamento municipal integrado. 7a. ed. São Paulo: Pioneira, GOITIA, F. C. Breve história do urbanismo. 5a. ed. Lisboa: Presença, JELLICOE, G.; JELLICOE, S. El paisaje del hombre: la conformación del entorno desde la prehistoria hasta nuestros días. Barcelona: Gustavo Gilli, JORDAN, R. F. História da arquitectura no ocidente. São Paulo: Verbo, MUMFORD, L. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. 5a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

História IMPÉRIOS DO NOVO MUNDO: MAIAS ASTECAS INCAS

História IMPÉRIOS DO NOVO MUNDO: MAIAS ASTECAS INCAS História IMPÉRIOS DO NOVO MUNDO: MAIAS ASTECAS INCAS História Os Incas, Maias e os Astecas organizaram Estados teocráticos semelhantes aos das primeiras civilizações do Oriente Os incas, os Maias e os

Leia mais

AMÉRICA: Dimensão e Regionalização

AMÉRICA: Dimensão e Regionalização AMÉRICA: Dimensão e Regionalização AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO América: Localização e regionalização É o segundo continente mais extenso do mundo. Sua terras estende-se desde as proximidades

Leia mais

AMÉRICA PRÉ- COLOMBIANA. Prof. Victor Creti Bruzadelli

AMÉRICA PRÉ- COLOMBIANA. Prof. Victor Creti Bruzadelli AMÉRICA PRÉ- COLOMBIANA Prof. Victor Creti Bruzadelli América Pré-colombiana Há de se fazer uma releitura da História de nosso continente periférico, processo este que implica recuperar a verdadeira história

Leia mais

América: Localização e regionalização

América: Localização e regionalização AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO América: Localização e regionalização É o segundo continente mais extenso do mundo. Sua terras estende-se desde as proximidades do polo Norte até a Antártida. É separado

Leia mais

Quem são os povos pré-colombianos

Quem são os povos pré-colombianos ARTE PRÉ-COLOMBIANA Quem são os povos pré-colombianos Origem: uma das teorias... São povos que habitaram a América antes da chegada do colonizador Cristovão Colombo. São muitas as teorias sobre suas trajetórias.

Leia mais

As primeiras civilizações na América. América: DIVERSIDADE!!!

As primeiras civilizações na América. América: DIVERSIDADE!!! As primeiras civilizações na América América: DIVERSIDADE!!! AS PRIMEIRAS CIDADES Áspero (Peru, c.3000 a.c.) Caral (Peru, c.2900 a.c.) La Venta (povo olmeca, atual México, c.800 a.c. 400 a.c.) Ao lado,

Leia mais

Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X. Profª Ms. Ariane Pereira

Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X. Profª Ms. Ariane Pereira Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X Profª Ms. Ariane Pereira Introdução No continente africano havia outros povos e cultura, para além do deserto

Leia mais

História. As civilizações pré-colombianas

História. As civilizações pré-colombianas As civilizações pré-colombianas Quando Cristóvão Colombo chegou à América, em 1492, ele não encontrou um território desabitado, muito pelo contrário. Colombo pisava em uma terra já habitada, com uma imensa

Leia mais

Povos da América Latina (Maias, Astecas e Incas)

Povos da América Latina (Maias, Astecas e Incas) Povos da América Latina (Maias, Astecas e Incas) Povos da América Latina Alcançaram o mais alto estágio de evolução no período da história Universal ou Idade Média Os Astecas e os Incas ainda estavam neste

Leia mais

POVOS PRÉ- COLOMBIANOS AMÉRICA ESPANHOLA

POVOS PRÉ- COLOMBIANOS AMÉRICA ESPANHOLA POVOS PRÉ- COLOMBIANOS AMÉRICA ESPANHOLA Pré-colombianos antes da chegada de Cristóvão Colombo existia um emaranhado de civilizações americanas dentre as quais destacamos as culturas maia, asteca e inca.

Leia mais

ARTE PRÉ - COLOMBIANA

ARTE PRÉ - COLOMBIANA ARTE PRÉ - COLOMBIANA A arte pré-colombiana Corresponde às manifestações dos povos indígenas autóctones (indivíduo que nasceu na região onde vive e é descendente dos povos que viveram ali). Atingiram significativo

Leia mais

Espanhóis encontraram comunidades altamente desenvolvidas; monumentos gigantescos em pedra, \escrita, os sistemas matemáticos e a astronomia;

Espanhóis encontraram comunidades altamente desenvolvidas; monumentos gigantescos em pedra, \escrita, os sistemas matemáticos e a astronomia; Espanhóis encontraram comunidades altamente desenvolvidas; monumentos gigantescos em pedra, \escrita, os sistemas matemáticos e a astronomia; calendários mais precisos que o europeu; centros urbanos magníficos;

Leia mais

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA ORIGENS DO HOMEM AMERICANO: - Paul Rivet - Tese multirracial Quatro correntes de povoamento: - Asiática: Grupos mongóis pelo estreito de Behring (mais aceita). - Uraliana: Grupos

Leia mais

1. A ARQUITETURA SUMÉRIA E CHINESA

1. A ARQUITETURA SUMÉRIA E CHINESA Vítor Oliveira 1. A ARQUITETURA SUMÉRIA E CHINESA Aulas de História e Teoria As primeiras cidades 1. Introdução 2. A Civilização Suméria 3. A Civilização Chinesa 4. Referências bibliográficas 1. Introdução

Leia mais

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA Agenda O Império Romano; Engenharia moderna x Engenharia antiga; Os marcos da Engenharia moderna; Grandes mudanças na Idade Média O Renascimento A Reforma Protestante As descobertas A América Pré-Colombiana

Leia mais

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA 1. A AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA A) A CIVILIZAÇÃO MAIA: Os gregos da América. Atual sul do México, Guatemala e Honduras (península de Yucatan). Auge: séculos IX e X. Política: - Descentralização (cidades-estados).

Leia mais

10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29.

10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29. 10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29. ESPANHÓIS Maior parte da América Central. - Grande espaço na América do Sul. PORTUGUESES Grande extensão territorial na América do Sul. INGLESES América do

Leia mais

Histórico: *Século XV *Grandes Navegações. Expansão Comercial Marítima. Era dos descobrimentos. Econômico:

Histórico: *Século XV *Grandes Navegações. Expansão Comercial Marítima. Era dos descobrimentos. Econômico: Prof: Diego Gomes Histórico: *Século XV *Grandes Navegações Econômico: *Século XV *Mercantilismo Expansão Comercial Marítima Era dos descobrimentos (Quem descobriu a América?) Metalismo Protecionismo Balança

Leia mais

7. A América e seus povos PÁGINA 32 A 44.

7. A América e seus povos PÁGINA 32 A 44. 7. A América e seus povos PÁGINA 32 A 44. ESPANHÓIS Maior parte da América Central. - Grande espaço na América do Sul. PORTUGUESES Grande extensão territorial na América do Sul. INGLESES América do Norte.

Leia mais

História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I. O Nascimento da Cultura

História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I. O Nascimento da Cultura História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I O Nascimento da Cultura A PRÉ-HISTÓRIA Período da História que engloba desde o surgimento do ser humano até o desenvolvimento

Leia mais

HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS

HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS 1ª - HIPÓTESE: grupo humano começaram a chegar pelo estreito de Bering. 2ª - HIPÓTESE: através da navegação pelo oceano

Leia mais

02/04/2018 HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS

02/04/2018 HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS 1 1ª - HIPÓTESE: grupo humano começaram a chegar pelo estreito de Bering. 2ª - HIPÓTESE: através da navegação pelo oceano

Leia mais

As Primeiras Civilizações Americanas

As Primeiras Civilizações Americanas As Primeiras Civilizações Americanas Pré-História na América Estudos Concentram-se na Ásia, África e Europa Menor Quantidade de Sítios 40 Mil anos Inicio do povoamento 16 a 12 mil anos Chegada a América

Leia mais

Os povos da América e da África: um olhar sobre a alteridade

Os povos da América e da África: um olhar sobre a alteridade Os povos da América e da África: um olhar sobre a alteridade O olhar estrangeiro sobre a África Não devemos falar da África no singular, pois desta forma estaríamos desconsiderando as diferentes formas

Leia mais

LOCALIZAÇÃO Península de Yucatán Ocupação Século VII a.c. Regiões atuais Guatemala Honduras e Belise influência cultura Olmeca Maior desenvolvimento

LOCALIZAÇÃO Península de Yucatán Ocupação Século VII a.c. Regiões atuais Guatemala Honduras e Belise influência cultura Olmeca Maior desenvolvimento LOCALIZAÇÃO Península de Yucatán Ocupação Século VII a.c. Regiões atuais Guatemala Honduras e Belise influência cultura Olmeca Maior desenvolvimento Século América Central ou Mesoamérica III ao IX da nossa

Leia mais

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro)

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro) Planejamento das Aulas de História 2016-6º ano (Prof. Leandro) Fevereiro Aula programada (Por que estudamos História?) Páginas Tarefa 1 Lembrar o passado: memória e história 10 e 11 Mapa Mental 3 O tempo

Leia mais

A ASTRONOMIA NAS CULTURAS DA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

A ASTRONOMIA NAS CULTURAS DA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA A ASTRONOMIA NAS CULTURAS DA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA Astronomia Fundamental Caroline F. Dorneles Abril, 2011 Civilizações pré-colombianas MAIAS ASTECAS INCAS Civilizações pré-colombianas Estas civilizações

Leia mais

Cidade Antiga. Antonio Castelnou

Cidade Antiga. Antonio Castelnou Cidade Antiga Antonio Castelnou Introdução Do VI ao IV século a.c., todo o Oriente Médio foi unificado pelo IMPÉRIO PERSA, que se estendeu do Egito até o Vale do Indos e cujo centro político concentrava-se

Leia mais

México: Arqueologia e Magia

México: Arqueologia e Magia México: Arqueologia e Magia México: Arqueologia e Magia. Viagem de 11 dias visitando México D.C, Oaxaca, Villahermosa, Mérida e Cancun Conheça a Arqueologia e a Magia do México Pacote ROTEIRO INCLUI: Circuito

Leia mais

DENTRO DAS PIRÂMIDES DURAÇÃO: 50 NÍVEL: 2º E 3º CICLO E SECUNDÁRIO DISCIPLINAS: HISTÓRIA, FÍSICA, MATEMÁTICA, LINGUAGEM, EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA.

DENTRO DAS PIRÂMIDES DURAÇÃO: 50 NÍVEL: 2º E 3º CICLO E SECUNDÁRIO DISCIPLINAS: HISTÓRIA, FÍSICA, MATEMÁTICA, LINGUAGEM, EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA. DENTRO DAS PIRÂMIDES DURAÇÃO: 50 NÍVEL: 2º E 3º CICLO E SECUNDÁRIO DISCIPLINAS: HISTÓRIA, FÍSICA, MATEMÁTICA, LINGUAGEM, EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA. DESCRIÇÃO Durante mais de 4 mil anos, as pirâmides foram

Leia mais

MéXICO México e o sol do Pacífico

MéXICO México e o sol do Pacífico +351 MéXICO México e o sol do Pacífico Cidade do México, San Juan Teotihuacán, Cuernavaca, Taxco de Alarcón, Acapulco O México está limitado a norte pelos Estados Unidos a sul e oeste pelo Oceano Pacífico

Leia mais

PINTURA. Com a técnica do afresco, os murais eram multicoloridos e apresentavam cenas históricas, cotidianas, culturais, cerimoniais e religiosas.

PINTURA. Com a técnica do afresco, os murais eram multicoloridos e apresentavam cenas históricas, cotidianas, culturais, cerimoniais e religiosas. Artes ARQUITETURA A arquitetura maia tem caráter cerimonial, o que proporcionou o surgimento de estruturas suntuosas. As grandes plataformas eram feitas de pedras. As paredes, de terra batida e, depois,

Leia mais

COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS.

COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS. COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS. APRECIAR E ENTENDER A ARQUITETURA, PINTURA E ESCULTURA EGIPCIA. 2 3 4 Os egípcios uma das civilizações mais ricas,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: História Trimestre: 1º Os primeiros tempos da América Portuguesa. A América Portuguesa a partir de meados do século XVI Resistência e definição do território da América

Leia mais

Conteúdo: Aula 1: A América antes de Colombo As primeiras civilizações da Mesoamérica Aula 2: Os Maias Os Astecas Os Incas FORTALECENDO SABERES

Conteúdo: Aula 1: A América antes de Colombo As primeiras civilizações da Mesoamérica Aula 2: Os Maias Os Astecas Os Incas FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA INTERATIVA I Conteúdo: Aula 1: A América antes de Colombo As primeiras civilizações da Mesoamérica Aula 2: Os Maias Os Astecas Os Incas CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO

Leia mais

Lista de exercícios. Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio. Lista de exercícios de História - 3º Bimestre

Lista de exercícios. Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio. Lista de exercícios de História - 3º Bimestre Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de História - 3º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Romão N.: / /17 Lista de exercícios 1 - Qual o problema da tentativa de expandir a fé cristã

Leia mais

SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL

SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL Fatores Inovações Técnicas: T (Bússola, Astrolábio, Pólvora, P Caravela, Mapas) Como os europeus enxergavam o mundo... Navegações Portuguesas

Leia mais

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br Porque construir? Necessidade de se abrigar

Leia mais

PERCURSO 18 México. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS

PERCURSO 18 México. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS PERCURSO 18 México Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS 1 Regiões Naturais Localizado na América do Norte e na América Latina. É o terceiro maior país da América Latina e o quinto das Américas. É o terceiro

Leia mais

5. AS CIDADES MEDIEVAIS

5. AS CIDADES MEDIEVAIS Vítor Oliveira 5. AS CIDADES MEDIEVAIS Aulas de História da Forma Urbana Estrutura 1. Introdução 2. A muralha da cidade 3. O sistema de ruas 4. O sistema de edifícios 5. Os exemplos de Dubrovnick (Croácia)

Leia mais

Bibliografia. Tópicos principais. Tópicos principais. O processo de urbanização. O processo de urbanização. Cidade na história e o urbanismo

Bibliografia. Tópicos principais. Tópicos principais. O processo de urbanização. O processo de urbanização. Cidade na história e o urbanismo 1 2 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Construção Civil Bibliografia PCC 3350 - PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL Processo de urbanização no mundo e no Brasil Urbanismo

Leia mais

Expansão Marítimo Comercial Europeia Portugal Espanha -França Inglaterra

Expansão Marítimo Comercial Europeia Portugal Espanha -França Inglaterra Expansão Marítimo Comercial Europeia Portugal Espanha -França Inglaterra Fatores que impulsionaram as Navegações europeias O déficit em relação ao comércio com o Oriente O ocidente conseguia do Oriente

Leia mais

Língua Portuguesa. Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6

Língua Portuguesa. Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6 Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6 Bateria de Exercícios Data: 22/07/2016 Turma: 7º Ano Área I Aluno (a): Prezado aluno caso prefira responder na

Leia mais

Astronomia Antiga. Ana Carolina S Frizzera Graduada em história e Bolsista do GOA

Astronomia Antiga. Ana Carolina S Frizzera Graduada em história e Bolsista do GOA Astronomia Antiga Ana Carolina S Frizzera Graduada em história e Bolsista do GOA Arqueoastronomia Arché (antigo) + Astro e Nomos (astronomia ou lei das estrelas); Monumentos megalíticos: Mega (grande)

Leia mais

O tempo resiste a tudo, mas as Pirâmides, resistem ao tempo. (provérbio árabe).

O tempo resiste a tudo, mas as Pirâmides, resistem ao tempo. (provérbio árabe). Pirâmide é uma palavra de origem grega em que piro quer dizer fogo e amid quer dizer estar no centro, isto é, fogo está no centro. A pirâmide é um tipo de construção que proliferou, no Egito, muito mais

Leia mais

Astronomia Fundamental

Astronomia Fundamental Astronomia Fundamental Astronomia nas culturas da Tibério B. Vale Contemporâneos dos egípcios e mesopotâmicos Provável colonização: povos mongóis vindos pelo Estreito de Bering (nordeste da Sibéria e Alasca)

Leia mais

SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL

SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL Fatores Inovações Técnicas: (Bússola, Astrolábio, Pólvora, Caravela, Mapas) Como os europeus enxergavam o mundo... Navegações

Leia mais

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA AMÉRICA COLONIAL AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA A América foi habitada por grupos de caçadores coletores de origem siberiana, que migraram pelo Estreito de Bering durante a última era glacial. Índio, ameríndio

Leia mais

SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL

SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL Fatores Inovações Técnicas: (Bússola, Astrolábio, Pólvora, Caravela, Mapas) Como os europeus enxergavam o mundo... Navegações

Leia mais

MUNDIAL. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons

MUNDIAL. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons O COMÉRCIO À ESCALA MUNDIAL Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 9ª AULA - SUMÁRIO O comércio à escala mundial. As novas rotas do comércio intercontinental. A circulação de produtos

Leia mais

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Avaliação Aulas

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Avaliação Aulas 7º ANO - PCA 1º PERÍODO 2012-2013 TEMA A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações A1 As sociedades recoletoras e as primeiras sociedades produtoras As primeiras conquistas do Homem Os grandes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL / MÉDIO PRAZO HISTÓRIA 7.º ANO ANO LETIVO 2017/2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL / MÉDIO PRAZO HISTÓRIA 7.º ANO ANO LETIVO 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL / MÉDIO PRAZO HISTÓRIA 7.º ANO ANO LETIVO 2017/2018 Professor: Dário Leitão 1 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA História Ano: 7º Ano letivo 2017/2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Conteúdos Programáticos

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Siena. (Toscana, Itália) Piazza del Campo

Siena. (Toscana, Itália) Piazza del Campo Siena (Toscana, Itália) Piazza del Campo O número de cidades européias aumentou rapidamente no final da Idade Média, mas sua população permaneceu relativamente pequena, pois raramente se excedia os 50.000

Leia mais

América Pré-Colombiana (aula 25) Maias Astecas Incas

América Pré-Colombiana (aula 25) Maias Astecas Incas América Pré-Colombiana América Pré-Colombiana (aula 25) Maias Astecas Incas O império Maia Desenvolveu-se entre séc III e XII. Península de Iucatã (sul do México), atualmente territórios da Guatemala,

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões

Leia mais

Babilônia (Reconstituição: 2000 ac) IMPÉRIO BABILÔNICO

Babilônia (Reconstituição: 2000 ac) IMPÉRIO BABILÔNICO Babilônia (Reconstituição: 2000 ac) IMPÉRIO BABILÔNICO Na MESOPOTÂMIA, o excedente da produção agrícola acabou nas mãos dos governantes das cidades representantes do deus local, que viviam em um palácio-fortaleza,

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 30/08/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

A América antes e depois dos espanhóis

A América antes e depois dos espanhóis A América antes e depois dos espanhóis https://www.youtube.com/watch?v=jq9pfpdd _Wg O QUE TE DIZEM AS IMAGENS ANTERIORES? Leitura das páginas 06,07,08,09 e 10. 04/02/11 ASTECAS MAIAS INCAS Maias

Leia mais

MéXICO México e o Mundo Maya

MéXICO México e o Mundo Maya +351 MéXICO México e o Mundo Maya Cidade do México, San Juan Teotihuacán, Palenque, Campeche, Uxmal, Mérida, Chichén-Itzá, Cancún, Villahermosa O México está limitado a norte pelos Estados Unidos a sul

Leia mais

A Administração na História

A Administração na História A Administração na História As primeiras organizações - Egito A administração é praticada desde que existem os primeiros agrupamentos humanos; Na História Antiga o exemplo melhor documentado são as pirâmides

Leia mais

Mundo Antigo NATUREZA

Mundo Antigo NATUREZA Mundo Antigo O reconhecimento da NATUREZA como algo distinto em relação aos seres humanos só foi possível quando houve uma separação entre os mundos natural e social. Primitivamente, o Homem não se reconhecia

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano Ano Letivo 017-018 TEMAS/ CONTEÚDOS Aulas Previstas (* ) TEMA A- A Península

Leia mais

IMPÉRIOS NA AMÉRICA PROFA. KLLARICY OLIVEIRA

IMPÉRIOS NA AMÉRICA PROFA. KLLARICY OLIVEIRA IMPÉRIOS NA AMÉRICA PROFA. KLLARICY OLIVEIRA ENCONTRO NADA AMISTOSO Estima-se que o continente americano era habitado por mais 50 milhões de pessoas quando as caravelas comandadas por Cristovão Colombo

Leia mais

Cultura oral e memória nas origens da cultura ocidental contextualizar Homero

Cultura oral e memória nas origens da cultura ocidental contextualizar Homero Cultura oral e memória nas origens da cultura ocidental contextualizar Homero O desvelar de uma realidade homérica : Tróia - 1871: Heinrich Schliemann empreende as primeiras escavações em Hisarlik, Turquia.

Leia mais

H I S T Ó R I A P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O. DISCIPLINA: História ANO: 7 TURMAS: B, C e D ANO LECTIVO: 2011/

H I S T Ó R I A P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O. DISCIPLINA: História ANO: 7 TURMAS: B, C e D ANO LECTIVO: 2011/ DISCIPLINA: História ANO: 7 TURMAS: B, C e D ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O H I S T Ó R I A - 1 - TEMA A Das Sociedades Recolectoras Às Primeiras Civilizações SUBTEMA

Leia mais

POVOS PRÉ- -COLOMBIANOS E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA POR ESPANHÓIS E INGLESES

POVOS PRÉ- -COLOMBIANOS E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA POR ESPANHÓIS E INGLESES CAPÍTULO 13 POVOS PRÉ- -COLOMBIANOS E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA POR ESPANHÓIS E INGLESES Civilizações agrícolas na Mesoamérica e nos Andes n No século XVI, numerosas sociedades, com distintos modos de organização

Leia mais

Teoria e História do Urbanismo 1. Profa. Noemi Yolan Nagy Fritsch

Teoria e História do Urbanismo 1. Profa. Noemi Yolan Nagy Fritsch Teoria e História do Urbanismo 1 Profa. Noemi Yolan Nagy Fritsch Primórdios de Roma Às margens do território etrusco forma-se a cidade de Roma, que não é uma capital escolhida, mas nasce da ampliação de

Leia mais

Turismo cultural cultura

Turismo cultural cultura Turismo cultural É certo que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva. O termo Turismo Cultural designa uma modalidade

Leia mais

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira Sociedades urbanas e primeiros Estados Profª Ms. Ariane Pereira Introdução A Revolução Agrícola proporcionou o surgimento dos primeiros núcleos urbanos e os primeiros Estados; As primeiras cidades foram

Leia mais

Rota do Sol e Reino Maia

Rota do Sol e Reino Maia Rota do Sol e Reino Maia 11 DIAS / 10 NOITES - SAÍDAS DIÁRIAS SERVIÇOS INCLUSOS: Passagem aérea São Paulo / México / São Paulo; 03 noites de hospedagem na Cidade do México com café da manhã; Tour no Museu

Leia mais

Rota do Sol e Reino Maia

Rota do Sol e Reino Maia Rota do Sol e Reino Maia 11 DIAS / 10 NOITES - SAÍDAS DIÁRIAS SERVIÇOS INCLUSOS: Aéreo São Paulo / México / São Paulo; 03 noites de hospedagem na Cidade do México; 01 noite de hospedagem em Taxco; 02 noites

Leia mais

América Pré- Colombiana Asteca, Maia, Inca (Quéchua)

América Pré- Colombiana Asteca, Maia, Inca (Quéchua) América Pré- Colombiana Asteca, Maia, Inca (Quéchua) Prof. João Gabriel da Fonseca Povoamento das Américas Teorias: Teoria Asiática (Estreito de Bering) Teoria Malaio-Polinésia Teoria Australiana Paleolítico

Leia mais

Mundo Maya - Cidade do México

Mundo Maya - Cidade do México Mundo Maya - Cidade do México Cidade do México, Teotihuacan, Tuxtla Gutierrez, San Cristobal de las Casas, Palenque, Bonampak, Yaxcabá, Campeche, Uxmal, Mérida, Chichen Itza, Cancun Circuito Internacional

Leia mais

MéXICO Cidade do México - 7 noites

MéXICO Cidade do México - 7 noites +351 MéXICO Cidade do México - 7 noites Cidade do México, San Juan Teotihuacán, Cuernavaca, Taxco de Alarcón, Cholula, Puebla, Xochimilco O México está limitado a norte pelos Estados Unidos a sul e oeste

Leia mais

HISTÓRIA. aula Conquista e colonização da América

HISTÓRIA. aula Conquista e colonização da América HISTÓRIA aula Conquista e colonização da América A vez da Espanha Ciclo Ocidental de Navegação Unificação da Espanha Casamento de Isabel e Fernando Fim da Guerra de Reconquista Cristóvão Colombo Cristóvão

Leia mais

Ano Lectivo 2014/ ºCiclo 7 ºAno. 7.º Ano 1º Período. Domínios / subdomínios Ojetivos Gerais / Metas Competências Específicas Avaliação

Ano Lectivo 2014/ ºCiclo 7 ºAno. 7.º Ano 1º Período. Domínios / subdomínios Ojetivos Gerais / Metas Competências Específicas Avaliação ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação HISTÓRIA Ano Lectivo 2014/2015 3 ºCiclo 7 ºAno 7.º Ano 1º Período Domínios / subdomínios Ojetivos Gerais / Metas Competências Específicas

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES PARA ISENÇÃO DO CONCURSO DE ACESSO

NORMAS COMPLEMENTARES PARA ISENÇÃO DO CONCURSO DE ACESSO NORMAS COMPLEMENTARES PARA ISENÇÃO DO CONCURSO DE ACESSO 1 - CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA ARTES PLÁSTICAS 2 - DATA DA ETAPA ESPECÍFICA 27 de junho de 2012 3 - LOCAL DA ETAPA ESPECÍFICA Prédio

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAS E HUMANAS PROGRAMA CURRICULAR HISTÓRIA 7º ANO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAS E HUMANAS PROGRAMA CURRICULAR HISTÓRIA 7º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAS E HUMANAS PROGRAMA CURRICULAR HISTÓRIA 7º ANO DOMÍNIOS DE CONTEÚDO DOMÍNIO / TEMA A Das Sociedades Recolectoras às Primeiras

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 6º História Carol Av. Trimestral 01/07/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

O que mais sobressai da arquitetura grega é:

O que mais sobressai da arquitetura grega é: 2 O que mais sobressai da arquitetura grega é: A ordem (a que cada edifício pertence); A harmonia das suas proporções: os edifícios não são excessivamente grandes; são construídos à dimensão humana; O

Leia mais

ESCOLA: Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: HISTÓRIA ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Análise de informação do manual

ESCOLA: Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: HISTÓRIA ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Análise de informação do manual ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA: Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: HISTÓRIA ANO: 7º ANO LETIVO 201/201 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES ESTRATÉGIAS INSTRUMENTOS

Leia mais

Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 13 Revisão e avaliação da unidade III

Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 13 Revisão e avaliação da unidade III HISTÓRIA REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 13 Revisão e avaliação da unidade III HISTÓRIA REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 O que é um Fato Histórico? Quando ultrapassa

Leia mais

México com Guadalupe e Cancun

México com Guadalupe e Cancun Viva a Vida Viagens - www.vivaavidaviagens.com.br (41) 3010-2010 3262-2001 9117-8690 México com Guadalupe e Cancun Saída: 10/11/2017 - Sexta-feira Retorno: 17/11/2017 - Sexta-feira Duração da Viagem: 8

Leia mais

México e Guatemala. 27 de Outubro a 15 de Novembro de 2017

México e Guatemala. 27 de Outubro a 15 de Novembro de 2017 México e Guatemala 27 de Outubro a 15 de Novembro de 2017 Itinerário Resumido 27/out (sex) - Encontro no Aeroporto de Brasília 1º DIA - 28/out (sáb) - Brasília Cidade do México 2º DIA - 29/out (dom) -

Leia mais

Strand Content & Skills Essential Questions Assessment 1as Povoações na América

Strand Content & Skills Essential Questions Assessment 1as Povoações na América História 6 th grade Strand Content & Skills Essential Questions Assessment 1as Povoações na América A Núbia e o Reino de Cuxe 1. Migrações 2. Os primeiros habitantes da América a. Teorias sobre a ocupação

Leia mais

Licenciamento Ambiental nos Sítios de Interesse Histórico Andrey Rosenthal Schlee, IPHAN

Licenciamento Ambiental nos Sítios de Interesse Histórico Andrey Rosenthal Schlee, IPHAN Licenciamento Ambiental nos Sítios de Interesse Histórico Andrey Rosenthal Schlee, IPHAN Charge de Quino (s.d.) MÉXICO Leopoldo Batres (1852-1926), arqueólogo e antropólogo mexicano. Pesquisou em Teotihuacan,

Leia mais

* Réveillon Peru: Valle Sagrado, Machu Picchu, Cusco e Lima Saída: 28/dezembro 08 dias / 07 noites

* Réveillon Peru: Valle Sagrado, Machu Picchu, Cusco e Lima Saída: 28/dezembro 08 dias / 07 noites * Réveillon Peru:, Machu Picchu, e Saída: 28/dezembro 08 dias / 07 noites Roteiro: 1 DIA 28/dez São Paulo / / / Apresentação no Aeroporto Internacional de São Paulo para embarque com destino a em voo com

Leia mais

Machu Picchu Outubro 2017, 8 dias

Machu Picchu Outubro 2017, 8 dias 03 10 Outubro 2017, 8 dias Machu Picchu Valor por pessoa em duplo US$ 1.275 Valor por pessoa em single US$ 1.495 Passagem Aérea US$ 382 + US$ 122 taxa de embarque US$ 40 taxa de emissão Mistério na cidade

Leia mais

* Peru Boutique by Relais & Chateux

* Peru Boutique by Relais & Chateux * Peru Boutique by Relais & Chateux 08 dias / 07 noites Roteiro: 1 DIA Lima Chegada no aeroporto de Lima e assistência no aeroporto. Traslado para o hotel. Lima é uma cidade que sempre recebe seus visitantes

Leia mais

Aula 2: Origens e formação das cidades

Aula 2: Origens e formação das cidades Aula 2: Origens e formação das cidades Referências bibliográficas: LE GOFF, J. Por amor às cidades MUNFORD, L. A cidade na história. BENEVOLO, L. A história da cidade. RIBEIRO, D. Processo civilizatório

Leia mais

Geografia Bíblica. De Adão a Ararate

Geografia Bíblica. De Adão a Ararate Geografia Bíblica De Adão a Ararate Geografia Bíblica O mundo antigo Geografia Bíblica Localize-se Geografia Bíblica Voltando a Ararate: Encontra-se na Armênia entre os lagos Vã e Urmia Descendentes de

Leia mais

Antiguidade Clássica. Grécia Antiga

Antiguidade Clássica. Grécia Antiga Antiguidade Clássica Grécia Antiga Características gerais Economia: comércio marítimo, agricultura e pastoreio. Religião: politeísmo. Política: cidades-estados independentes e com diferentes organizções

Leia mais

HISTÓRIA 7 O ANO FUNDAMENTAL. PROF. ARTÊMISON MONTANHO PROF. a ISABEL SARAIVA

HISTÓRIA 7 O ANO FUNDAMENTAL. PROF. ARTÊMISON MONTANHO PROF. a ISABEL SARAIVA 7 O ANO FUNDAMENTAL PROF. ARTÊMISON MONTANHO PROF. a ISABEL SARAIVA Unidade III Cidadania e Movimentos Sociais Aula 14.2 Conteúdos Os maias Os incas 2 Habilidades Conhecer as principais características

Leia mais

MÉXICO DIA 3: GUADALUPE E TEOTIHUACAN DIA 1: BRASIL/MÉXICO DIA 2: CIDADE DO MÉXICO DIA 4: CUERNAVACA E TAXCO PROGRAMA 12 DIAS

MÉXICO DIA 3: GUADALUPE E TEOTIHUACAN DIA 1: BRASIL/MÉXICO DIA 2: CIDADE DO MÉXICO DIA 4: CUERNAVACA E TAXCO PROGRAMA 12 DIAS MÉXICO PROGRAMA 12 DIAS DIA 1: BRASIL/MÉXICO Chegada a Cidade do México. Recepção no aeroporto e traslado para o hotel. Check-in e restante do dia livre. DIA 2: CIDADE DO MÉXICO Café da manhã no hotel.

Leia mais

Aula 2: Origens e formação das cidades. Geografia Urbana I 2012

Aula 2: Origens e formação das cidades. Geografia Urbana I 2012 Aula 2: Origens e formação das cidades Geografia Urbana I 2012 Base bibliográfica: CASTELLS, M. A questão urbana. MUNFORD, L. A cidade na história. BENEVOLO, L. A história da cidade. DOBB, M. A evolução

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA

DISCIPLINA DE HISTÓRIA DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 6º ano Estabelecer relações entre presente e passado permitindo que os estudantes percebam permanências e mudanças nessas temporalidades. Desenvolver o raciocínio crítico

Leia mais

ARTE PRÉ-COLOMBIANA. http://www.youtube.com/watch?v=hx1dinxwedm

ARTE PRÉ-COLOMBIANA. http://www.youtube.com/watch?v=hx1dinxwedm ARTE PRÉ-COLOMBIANA http://www.youtube.com/watch?v=hx1dinxwedm ARTE PRÉ-COLOMBIANA Ao alvorecer nesse festejado dia 12 de outubro as três caravelas lançaram âncoras no mar com suas grossas e pesadas correntes

Leia mais