Cidade Antiga. Antonio Castelnou

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cidade Antiga. Antonio Castelnou"

Transcrição

1 Cidade Antiga Antonio Castelnou

2 Introdução Do VI ao IV século a.c., todo o Oriente Médio foi unificado pelo IMPÉRIO PERSA, que se estendeu do Egito até o Vale do Indos e cujo centro político concentrava-se na região onde atualmente se encontra o Irã. A partir de então, iniciou-se o processo de helenização com o avanço de Alexandre, o Grande, que disseminou os ideais gregos e culminou com a afirmação e a ascensão do IMPÉRIO ROMANO, no século I d.c.

3 Império Persa (c. 490 ac) Até o século V a.c., toda a região do IMPÉRIO PERSA gozou de um longo período de paz e administração uniforme, permitindo a circulação de homens, mercadorias e idéias de uma extremidade a outra (Benévolo, 2001).

4 PERSÉPOLIS, a cidadepalácio dos reis persas, reunia a combinação dos modelos arquitetônicos dos vários países do império, segundo um rígido esquema cerimonial, marcado pela exatidão racional e pela ortogonalidade compositiva. A religião persa tinha como livro sagrado o Avesta, de autoria atribuída a Zaratustra, que dispensava templos e defendia uma crença na vida extraterrena e na imortalidade da alma. Persépolis ( ac, atual Irã)

5 Cidade de Persépolis ( ac, atual Irã)

6 Eram estas as características das CIDADES ANTIGAS do Oriente Próximo: Localização estratégica, derivada de condicionantes naturais (clima, fertilidade do solo, proximidade com rios, etc.) e da afirmação simbólica (sede de poder, de riqueza e de proteção militar); Inexistência de um conceito unitário de planejamento urbano, resultando em uma planimetria irregular e um traçado espontâneo predominante; Segregação nítida entre o recinto da cidade e o campo, devido à muralha, mas completa dependência entre ambos; Apesar da variedade, os palácios, os templos e as principais moradias apresentavam forte configuração geométrica e simetria axial; Imponência das edificações que representavam o poder e a presença de uma avenida monumental destinada a desfiles triunfais e cortejos religiosos.

7 Mohenjo-Daro Parque arqueológico de Mohenjo-Daro (Paquistão) Criada por volta de 3000 a.c., MOHENJO-DARO, situada no Vale do Indos (Paquistão), possuía duas zonas distintas: a alta e a baixa, apresentando traçado mais regular do que se apresentava nas cidades primitivas. Identificam-se três ruas principais orientadas no sentido Norte-Sul e outra perpendicular a elas, que cortam pequenas ruelas que constituem núcleos mais primitivos. Vale do rio Indos Civilização que floreceu entre 2600 e 1800 ac.

8 O traçado uniforme da cidadela de MOHENJO- DARO e as ruínas de construções em ladrilho (cerâmica artesanal) e adobe (tijolos de barro cru) apontam para uma civilização emergente, cuja cidade já apresentava preocupações com a pavimentação de ruas e com o escoamento das águas, assim como balneários públicos (Goitia, 2003). Mohenjo-Daro

9 Cidade de Mohenjo-Daro (3000 ac, Paquistão)

10 Principalmente a partir do século XX a.c., as civilizações do EXTREMO ORIENTE e também da AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA desenvolveram-se, criando suas próprias cidades, as quais seriam ditadas tanto por novas condições geográficas como por características culturais e religiosas distintas das demais cidades do Médio Oriente. Rub al Khali (Shiban, atual Iêmen)

11 Pueblo Bonito (900 dc, N. Mexico) Na América do Norte, os assentamentos urbanos mais antigos são Pueblo Bonito (900 dc) e Mesa Verde (1200 dc), além de outras construções também localizadas no Canyon de Chaco, New Mexico. O rigor do deserto fez com que os aposentos também se tornassem subterrâneos, feitos em pedra e barro, com aproveitamento dos ventos nas moradias. Casa

12 Cidade de Pueblo Bonito (900 dc, N. Mexico EUA) A maior das 09 (nove) edificações de PUEBLO BONITO tem a forma de um D e provavelmente contava com 05 (cinco) andares e mais de 650 aposentos. Distribuídas em semi-círculo, as moradias foram aumentando de número com o passar do tempo, criando um grande complexo.

13 Mesa Verde (Colorado EUA) Pueblo Bonito (New Mexico EUA) Cidade de Mesa Verde (1200 dc, Colorado EUA)

14 Cidade de Mesa Verde (1200 dc, Colorado EUA)

15 Cidade oriental No EXTREMO ORIENTE que abrange a Índia, a Indochina, a China e o Japão, a civilização urbana começou mais tarde do que a zona compreendida entre o Mediterrâneo e o Golfo Pérsico (Oriente Médio), por volta de 2000 a.c. Isto ocorreu devido às diferenças geográficas (territórios tropicais), às opções econômicas de agricultura (plantações extensivas) e às diretivas culturais (preceitos religiosos) (Jellicoe & Jellicoe, 1995).

16 Sudeste Asiático (Extremo Oriente) Essa região quente e úmida, isolada do resto da Ásia pelas montanhas do Himalaia e regada por rios inconstantes, devido ao clima de monções, permitiu o estabelecimento de populações numerosas em planícies irrigáveis (favoráveis ao cultivo do arroz), circundadas por montes em que permaneceram habitantes incultos e nômades não-civilizados.

17 Tal organização econômica permitiu a formação de grandes Estados unitários, onde a classe dirigente era composta por aqueles que concentraram em suas mãos um enorme excedente que garantia as condições de sobrevivência. Estabeleceu-se um contraste fundamental: ao Norte, as montanhas hostis e desconhecidas, de onde vinham ventos frios, animais selvagens e povos inimigos; e, ao Sul, a planície cultivada, o mar e o calor. Grande Muralha da China (c. 210 ac)

18 YIN YANG Cidade Proibida de Beijing ( dc) Desde o início, a relação entre poder, prosperidade e virtude dominou a cultura oriental, que sempre buscou assegurar a paz e a harmonia social através da mediação entre os princípios opostos do YIN e do YANG (o frio e o calor, a sombra e a luz, o descanso e a atividade, o feminino e o masculino, etc.).

19 Esquema ilustrativo da cidade ideal chinesa Por esta razão, os assentamentos urbanos orientais deveriam garantir o justo EQUILÍBRIO entre o Norte e o Sul, mantendo à distância os perigos do primeiro, refreando em canais as águas que desciam dos altiplanos e transformando-as em elemento de vida no Sul. N

20 Cidade ideal de Zhou No EXTREMO ORIENTE, a ordem latente do universo tornou-se uma ordem visível, geométrica e arquitetônica, que se expressaria em suas cidades, onde: Os eixos de simetria ligavam a cidade aos pontos cardeais (o universo celeste ); Os muros imprimiam na cidade uma forma regular e a defendiam dos inimigos; A multiplicidade dos espaços e dos edifícios revelava a complexidade das funções civis e religiosas, com seu minucioso cerimonial (Benévolo, 2001).

21 Império Chinês A CIVILIZAÇÃO CHINESA nasceu às margens dos rios Amarelo (Huang-He) e Azul (Yang-Tsé-Kiang), sendo sua tradição cultural codificada após a unificação do império no século III a.c., permanecendo substancialmente a mesma em toda a sua história, apesar das crises e das revoluções políticas e religiosas, além da invasão mongol.

22 1 Estábulos do governo 2 Depósitos do governo mercado PALÁCIO IMPERIAL 1 2 Vias principais Vias secundárias Muralha armazéns Templo ancestrais Casas príncipes Comandantes MODELO DE CIDADE CHINESA IMPERIAL N As regras urbanísticas e de construção chinesas formaram-se na era Chu ( a.c.), sendo transmitidas até hoje. As CIDADES ORIENTAIS nasceram como refúgio, residência estável da classe dirigente (sacerdotes, guerreiros e técnicos) temporariamente capaz de acolher a população camponesa do distrito circundante (Ferrari, 1991).

23 As CIDADES CHINESAS eram rigorosamente quadradas e compostas por dois cinturões de muros: um interno, que encerrava a cidade habitada; e um externo, que rodeava um espaço vazio de hortas e pomares. As regras foram descritas pelo literato Meng-Tsi ( a.c.), empregando a unidade de medida urbanística denominada LI, que corresponde a cerca de 530 m. Cidade de Chang (Dinastia Tang) Esquema da Cidade Ideal Chinesa

24 TSCHENG J I TU Categorias de cidades chinesas Segundo sua grandeza, de acordo com Benévolo (2001), as antigas cidades chinesas podiam ser de 03 (três) categorias: TSCHENG: cidade menor, cujo cinturão interno teria perímetro de 1 li e externo de 3 li, podendo chegar a 7 li; JI: cidade intermediária, com cinturão interno de 7 li e externo de 11 li; TU: cidade maior com cinturão interno de 11 li e externo de 14 li.

25 Casa chinesa em pátios canal N Os ambientes individuais ou coletivos da cidade chinesa conservavam sua forma regular e simétrica, mas o conjunto urbano adquiria um aspecto irregular devido às características do local. O paisagismo tornava-se então o elemento vinculador.

26 Essas regras repetiam-se tanto nos CONJUNTOS MONUMENTAIS (palácios do imperador) como nos edifícios e espaços para a vida privada, buscando a harmonia do ambiente cósmico. Algumas capitais imperiais da China como Chang- Na, Hang-Chu e BEIJING (que recebeu vários nomes, como Ki-Yen e Chung-Tu, além de Pequim) chegaram a superar um milhão de habitantes. Cidade de Beijing

A C I D A D E N O E X T R E M O O R I E N T E

A C I D A D E N O E X T R E M O O R I E N T E A C I D A D E N O E X T R E M O O R I E N T E Teoria e História do Urbanismo I 2016 Profa. Noemi Yolan Nagy Fritsch O Extremo Oriente compreende a Índia, Indochina, China e ilhas próximas. A Unificação

Leia mais

Mundo Antigo NATUREZA

Mundo Antigo NATUREZA Mundo Antigo O reconhecimento da NATUREZA como algo distinto em relação aos seres humanos só foi possível quando houve uma separação entre os mundos natural e social. Primitivamente, o Homem não se reconhecia

Leia mais

Cidade pré-colombiana

Cidade pré-colombiana Cidade pré-colombiana Na MESOAMÉRICA, as civilizações précolombianas criaram grandes centros urbanos, cuja arquitetura monumental em pedra era estritamente ligada ao culto religioso e determinada por cálculos

Leia mais

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE-CDS DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA DA SILVA ALVES SÉRIE: 2 º ANO DO ENSINO MÉDIO TEMA: CULTURA

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE-CDS DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA DA SILVA ALVES SÉRIE: 2 º ANO DO ENSINO MÉDIO TEMA: CULTURA COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE-CDS DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA DA SILVA ALVES SÉRIE: 2 º ANO DO ENSINO MÉDIO TEMA: CULTURA A Humanidade começou a produzir cultura por volta de 40 mil anos

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS POVOS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL: ORIENTE PRÓXIMO E EXTREMO ORIENTE QUAIS A PRINCIPAL HERANÇA DEIXADA PELOS HEBREUS A maior contribuição dos hebreus foi religiosa.

Leia mais

Ásia Capítulo 14. Ásia

Ásia Capítulo 14. Ásia Grande diversidade de paisagens, povos e culturas Área desértica: pessoas concentradas ao longo dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) e Jordão (limite entre Israel e Jordânia). Essa região foi conhecida

Leia mais

Prof. Tácius Fernandes O IMPÉRIO PERSA BLOG:WWW.PROFTACIUSFERNANDES.WORDPRESS.COM

Prof. Tácius Fernandes O IMPÉRIO PERSA BLOG:WWW.PROFTACIUSFERNANDES.WORDPRESS.COM Prof. Tácius Fernandes O IMPÉRIO PERSA Os persas viviam onde hoje é o Irã. A partir do século VI a.c., iniciaram a conquista de um dos maiores impérios da Antiguidade. Em 1935, a Pérsia passou a se chamar

Leia mais

CHINA Aspectos naturais e humanos

CHINA Aspectos naturais e humanos OBJETIVO 2016 1º ANO E. M. A MÓDULO 35 CHINA Aspectos naturais e humanos REPÚBLICA POPULAR DA CHINA Localização: LESTE DA ÁSIA - País mais populoso do mundo: 1,393 bilhão de habitantes. - 3º em área territorial:

Leia mais

Localização e surgimento

Localização e surgimento 9 - CHINA ANTIGA Localização e surgimento Vale do Rio Amarelo (Huang Ho) Ocupado por grupos que se organizaram em pequenas aldeias Solo formado por uma argila de tom amarelado Muito fértil Atividade agrícola

Leia mais

1. A ARQUITETURA SUMÉRIA E CHINESA

1. A ARQUITETURA SUMÉRIA E CHINESA Vítor Oliveira 1. A ARQUITETURA SUMÉRIA E CHINESA Aulas de História e Teoria As primeiras cidades 1. Introdução 2. A Civilização Suméria 3. A Civilização Chinesa 4. Referências bibliográficas 1. Introdução

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) ÁSIA: BERÇO DE IMPÉRIOS MILENARES Império Otomano 1299-1923 Império Chinês 1250 a.c. - 1916 d.c.

Leia mais

China. o Império do Meio

China. o Império do Meio China o Império do Meio * Em mais ou menos 3000 a.c. Rios Yangtse-Kiang (Rio Azul) e Hoang-ho (Rio Amarelo); * Agricultura, pecuária e artesanato; * Canais de irrigação, diques Grande Canal com mais de

Leia mais

Localização: Península situada no leste da Ásia, banhada pelo oceano Pacífico.

Localização: Península situada no leste da Ásia, banhada pelo oceano Pacífico. A China Antiga. Localização: Península situada no leste da Ásia, banhada pelo oceano Pacífico. Atravessado por dois importantes rios: O Hoang- ho (rio amarelo) e o Iang-tsé (rio Azul) Os chineses chamava

Leia mais

AS CIDADES ANTIGAS EGITO. Kaled Ahmad Barakat

AS CIDADES ANTIGAS EGITO. Kaled Ahmad Barakat AS CIDADES ANTIGAS EGITO Kaled Ahmad Barakat TIMELINE AS CIDADES ANTIGAS EGITO As origens da cidade no Oriente Médio Fatores que contribuíram para a origem das cidades no Oriente Médio: A SITUAÇÃO GEOGRÁFICA

Leia mais

ÁSIA MONÇÔNICA. Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219.

ÁSIA MONÇÔNICA. Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219. ÁSIA MONÇÔNICA Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219. ÁSIA DE MONÇÕES PAÍSES RIZICULTURA SISTEMA DE JARDINAGEM MONÇÕES E RIZICULTURA A importância das Monções está diretamente relacionada

Leia mais

ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA

ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA AULA 5 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA CARACTERÍSTICAS DO RELEVO CARACTERÍSTICAS DO RELEVO Norte Planície da Sibéria Subsolo rico em petróleo e gás natural CARACTERÍSTICAS DO RELEVO Sul

Leia mais

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo;

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; A agricultura A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; Paisagem agrária: É a forma de cultivo e a divisão dos campos; É condicionada por

Leia mais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais 1. Oriente Médio: uma visão eurocêntrica A expressão Oriente Médio designa a região da Península Arábica. Oriente Próximo: Turquia, Líbano e Síria. Extremo

Leia mais

Paisagens naturais diversificadas

Paisagens naturais diversificadas ÁSIA Pluralidade cultural Existência de antigas civilizações (chinesa, hindu, islâmica) Paisagens naturais diversificadas Essa grande diversidade resultou numa divisão do território em 6 partes: Ásia setentrional,

Leia mais

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia As principais civilizações As principais civilizações da Antigüidade oriental são a suméria, assíria, acadiana, egípcia, hebraica, fenícia, hitita e persa. Civilização

Leia mais

espaço rural AGRICULTURA R O C H A

espaço rural AGRICULTURA R O C H A espaço rural AGRICULTURA R O C H A Contextualizações Histórica e Geográfica dos primeiros vestígios de prática agrícola no Mundo A agricultura surgiu há cerca de 12 mil anos (Período Neolítico) no Crescente

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 60 CHINA: CARACTERÍSTICAS GERAIS

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 60 CHINA: CARACTERÍSTICAS GERAIS GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 60 CHINA: CARACTERÍSTICAS GERAIS Como pode cair no enem 66º 32 30 ÁSIA - MONÇÕES altas pressões 60º 30º 23º 27 30 baixas pressões 0º A respeito da dinâmica das monções apresentadas

Leia mais

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira Sociedades urbanas e primeiros Estados Profª Ms. Ariane Pereira Introdução A Revolução Agrícola proporcionou o surgimento dos primeiros núcleos urbanos e os primeiros Estados; As primeiras cidades foram

Leia mais

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente HISTÓRIA aula Civilizações do Antigo Oriente Primeiras Civilizações Revolução Neolítica Domesticação de plantas e animais Nova dieta alimentar e início do sedentarismo Uso de metais e início de disputas

Leia mais

PRINCIPAIS MONUMENTOS

PRINCIPAIS MONUMENTOS ARTE CHINESA ARQUITETURA Grandes construções da engenharia e arquitetura chinesa de caráter civil e militar foram feitas com pedras e escavadas em rocha viva, tais como A Grande Muralha e os templos budistas

Leia mais

Introdução 23/4/2013. Irrigação e Drenagem Prof. Fernando França da Cunha. Irrigação Florestal. Considerações Iniciais. Considerações Iniciais

Introdução 23/4/2013. Irrigação e Drenagem Prof. Fernando França da Cunha. Irrigação Florestal. Considerações Iniciais. Considerações Iniciais O que é irrigação? Introdução O que é irrigação? - Denomina-se irrigação o conjunto de técnicas destinadas a deslocar a água no tempo ou no espaço para modificar as possibilidades agrícolas de cada região.

Leia mais

Pré-História. Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de a.c., período em que a escrita surgiu.

Pré-História. Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de a.c., período em que a escrita surgiu. Pré-História Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de 3.100 a.c., período em que a escrita surgiu. Os conhecimentos que temos da Pré- História são derivados de fragmentos obtidos

Leia mais

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.:

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Heródoto, o principal

Leia mais

CAP. 11 CHINA O PAÍS COM A MAIOR POPULAÇÃO MUNDIAL

CAP. 11 CHINA O PAÍS COM A MAIOR POPULAÇÃO MUNDIAL CAP. 11 CHINA O PAÍS COM A MAIOR POPULAÇÃO MUNDIAL TERRITÓRIO CHINÊS Terceiro país mais extenso do mundo com 9.596.960 km2 Atrás apenas de Rússia e Canadá Formada por 5 grandes regiões geográficas: Sinkiang,

Leia mais

A Muralha da China também conhecida como a Grande Muralha, é uma estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial.

A Muralha da China também conhecida como a Grande Muralha, é uma estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial. A china A Muralha da China também conhecida como a Grande Muralha, é uma estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial. A Grande Muralha consiste de diversas muralhas, construídas

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO CARACTERISTICAS COMUNS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES OS DOIS ELEMENTOS MAIS MARCANTES FORAM AGRICULTURA BASEADA NOS GRANDES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃOE PODER POLÍTICO SUSTENTADO

Leia mais

Aula 2: Origens e formação das cidades. Geografia Urbana I 2012

Aula 2: Origens e formação das cidades. Geografia Urbana I 2012 Aula 2: Origens e formação das cidades Geografia Urbana I 2012 Base bibliográfica: CASTELLS, M. A questão urbana. MUNFORD, L. A cidade na história. BENEVOLO, L. A história da cidade. DOBB, M. A evolução

Leia mais

Demografia. A palavra demografia possui origem grega e. significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência

Demografia. A palavra demografia possui origem grega e. significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência Demografia A palavra demografia possui origem grega e significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência geográfica que estuda os. Sua área de estudo envolve as estatísticas, a

Leia mais

Objetivos: - Recursos: Imagens e Vídeos. - Conteúdo para próxima aula:

Objetivos: - Recursos: Imagens e Vídeos. - Conteúdo para próxima aula: Conteúdo: Civilizações Antigas Mesopotâmia. Compreender as civilizações antigas como berço do modelo das sociedades atuais; Caracterizar os diferentes povos que formaram as civilizações mesopotâmicas;

Leia mais

(Aberta ao Comércio, Rica, Dinâmica e Democrática) Trabalho realizado por: Jorge Oliveira

(Aberta ao Comércio, Rica, Dinâmica e Democrática) Trabalho realizado por: Jorge Oliveira (Aberta ao Comércio, Rica, Dinâmica e Democrática) Trabalho realizado por: Jorge Oliveira localização A Grécia Antiga localiza-se na Península Balcânica (Grécia Continental), mas também ocupa as costas

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Analise o mapa e responda às

Leia mais

Fenícios, Persas e Hebreus. Prof. Junior Soares

Fenícios, Persas e Hebreus. Prof. Junior Soares Fenícios, Persas e Hebreus Prof. Junior Soares Civilização fenícia Os maiores comerciantes marítimos da Antiguidade 1. Aspectos geográficos: > Localização da Fenícia em relação ao Mar Mediterrâneo Principais

Leia mais

Marco Abreu dos Santos

Marco Abreu dos Santos Módulo 07 Capítulo 2 As paisagens rurais e os sistemas agrários Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Organização do espaço agrário Quase todos os países do planeta

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

Professor Edley. Profa: Schirley Pimentel.

Professor Edley. Profa: Schirley Pimentel. Professor Edley Profa: Schirley Pimentel www.professoredley.com.br A Índia e Sua Cultura Milenar As primeiras civilizações A Índia, situada ao sul da Ásia, é herdeira de civilizações que deixaram um vasto

Leia mais

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.:

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== ===

Leia mais

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br Porque construir? Necessidade de se abrigar

Leia mais

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano e outros impérios de sua época Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano Expansão durante quatro séculos: Oriente e ocidente; Oriente: se estendeu do Egito à Mesopotâmia e chegou a Arábia;

Leia mais

Nas respostas às questões dos Grupos I, II e III, seleciona a única opção que completa a afirmação inicial de forma correta.

Nas respostas às questões dos Grupos I, II e III, seleciona a única opção que completa a afirmação inicial de forma correta. Nome N. o Turma Avaliação Nas respostas às questões dos Grupos I, II e III, seleciona a única opção que completa a afirmação inicial de forma correta. GRUPO I Observa o gráfico, que representa a evolução

Leia mais

Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X. Profª Ms. Ariane Pereira

Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X. Profª Ms. Ariane Pereira Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X Profª Ms. Ariane Pereira Introdução No continente africano havia outros povos e cultura, para além do deserto

Leia mais

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA Prof. André Silva É FÁCIL DEFINIR O QUE É UMA CIDADE? 8º Ano Geografia ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA DEMOGRÁFICO Tem em conta o número de habitantes ou a densidade populacional de um território. FUNCIONAL Tem

Leia mais

Administração Pública: Cidades João Pessoa, 2012.

Administração Pública: Cidades João Pessoa, 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL CTDR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA Disciplina: Gestão Municipal Profª Daniella de Oliveira Administração

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Série/Ano: 8º ANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que

Leia mais

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL Aproximadamente 4000 a.c. até 476 d.c. MARCOS HISTÓRICOS: invenção da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente. EGÍPCIOS MESOPOTÂMICOS PERSAS HEBREUS FENÍCIOS CHINESES

Leia mais

ENTREGAR ESTE ROTEIRO JUNTO COM A PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA: 14/12/2018

ENTREGAR ESTE ROTEIRO JUNTO COM A PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA: 14/12/2018 GEOGRAFIA : Ensino Fundamental Ano: 8º Turma: CA.CL. Valor: 20 Pts Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL / 2018 Aluno(a): Nº: Nota: Professora: Andréa de Macedo Matos e Márcia Barbosa Querido

Leia mais

Localização geográfica

Localização geográfica O Egito Antigo Localização geográfica Norte da África região desértica cortada pelo Rio Nilo, que através de seu regime de cheias e vazantes possibilitou a fertilidade do solo e a prática da agricultura.

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.:

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: PGA - Prova Global do Agrupamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 Departamento de Ciências Sociais e Humanas História 7.º Ano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES 04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES Crescente Fértil: localização e importância Entre o nordeste da África e parte da Ásia ocupada por diversos povos desde tempos remotos destaque para os egípcios e mesopotâmicos

Leia mais

Não é necessário possuir riquezas físicas para obter uma prosperidade econômica.

Não é necessário possuir riquezas físicas para obter uma prosperidade econômica. Não é necessário possuir riquezas físicas para obter uma prosperidade econômica. Arquipélago vulcânico e montanhoso localizado na fachada oriental da Ásia. Composto por 4.000 ilhas; Mais de 94% é formado

Leia mais

História. As civilizações pré-colombianas

História. As civilizações pré-colombianas As civilizações pré-colombianas Quando Cristóvão Colombo chegou à América, em 1492, ele não encontrou um território desabitado, muito pelo contrário. Colombo pisava em uma terra já habitada, com uma imensa

Leia mais

Clarissa Maier Silva Ferreira

Clarissa Maier Silva Ferreira Clarissa Maier Silva Ferreira IC Voluntária 2015/2016 ORIENTADOR: Prof. Dr. Antonio Manoel Nunes Castelnou, neto Departamento de Arquitetura e Urbanismo PROJETO: História da Habitação no Continente Americano

Leia mais

Arquitetura Islâmica: os árabes, o Islã e outros povos

Arquitetura Islâmica: os árabes, o Islã e outros povos 1 Arquitetura Islâmica: os árabes, o Islã e outros povos Curso apresentado por Andrea Piccini e Lygia Rocco para o Instituto da Cultura Árabe out.nov. 2010 Aula 2 2 AS TRADIÇÕES CONSTRUTIVAS As técnicas

Leia mais

GRUPO VII 3 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO VII 3 o BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino PROVA VII 3 o BIMESTRE PROVA A Valor da prova: 4,0 O passado no presente Em sua viagem ao Oriente, Marco Polo, um menino italiano da cidade de Veneza, partiu com seus parentes comerciantes

Leia mais

COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS.

COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS. COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS. APRECIAR E ENTENDER A ARQUITETURA, PINTURA E ESCULTURA EGIPCIA. 2 3 4 Os egípcios uma das civilizações mais ricas,

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS BÁRBAROS Os povos bárbaros, cujo grupo principal eram de origem germânica, habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império

Leia mais

ANTIGUIDADE CLÁSSICA. Prof. Bruno Pedroso

ANTIGUIDADE CLÁSSICA. Prof. Bruno Pedroso ANTIGUIDADE CLÁSSICA Prof. Bruno Pedroso OCIDENTE E ORIENTE Alguns povos conseguem alcançar uma etapa de mudança com aspectos de civilização, porém ainda com muitas características do mundo primitivo.

Leia mais

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner O Egito Antigo Aula I Professor Leopoldo Gollner O Egito Aspectos Físicos Cronologia Política A Sociedade Egípcia A Economia Egípcia A Geografia do Antigo Egito Localização geográfica O Alto e o Baixo

Leia mais

4. Egito PÁGINAS 42 À 54.

4. Egito PÁGINAS 42 À 54. 4. Egito PÁGINAS 42 À 54. Organizando a História... Páginas 42 e 43. 1 2 3 Nilo Aprender a lidar com as cheias do Nilo; Sistemas de irrigação; Rio Nilo Ferramentas de ossos e pedras para arar a terra;

Leia mais

Ásia: características naturais gerais. Páginas 26 à 45.

Ásia: características naturais gerais. Páginas 26 à 45. Ásia: características naturais gerais Páginas 26 à 45. Ásia: formas de relevo Extremos altitudinais do relevo mundial. PONTO MAIS ELEVADO Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia. PONTO MAIS BAIXO Depressão

Leia mais

10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29.

10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29. 10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29. ESPANHÓIS Maior parte da América Central. - Grande espaço na América do Sul. PORTUGUESES Grande extensão territorial na América do Sul. INGLESES América do

Leia mais

IMPÉRIO PERSA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

IMPÉRIO PERSA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA IMPÉRIO PERSA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Teerã - capital EGITO FENÍCIOS ISRAEL IRAQUE Mesopotâmia REINO DA PÉRSIA IRÃ A PÉRSIA, ATUAL IRÃ, LOCALIZAVA-SE A LESTE DA MESOPOTÂMIA, Á MARGEM DO CRESCENTE FÉRTIL

Leia mais

ANEXO 9.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC

ANEXO 9.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC ANEXO 9. Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES CRITÉRIOS ESPECÌFICOS DE CLASSIFICAÇÃO 7ºC FEV. 0 GRUPO I.. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

CHINA PROFESSOR OTÁVIO

CHINA PROFESSOR OTÁVIO CHINA PROFESSOR OTÁVIO XVI a.c China História da China A história da China está registrada em documentos que datam do século XVI a.c. em diante e que demonstram ser aquele país uma das civilizações mais

Leia mais

Introdução 31/03/2017 INTRODUÇÃO A IRRIGAÇÃO E DRENAGEM: HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA. Centro Universitário do Triângulo.

Introdução 31/03/2017 INTRODUÇÃO A IRRIGAÇÃO E DRENAGEM: HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA. Centro Universitário do Triângulo. Centro Universitário do Triângulo INTRODUÇÃO A IRRIGAÇÃO E DRENAGEM: HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA Disciplina: Irrigação e Drenagem Curso: Engenharia Agronômica - 6º período Professor: João Eduardo Ribeiro da

Leia mais

PAISAGISMO. Antonio Castelnou

PAISAGISMO. Antonio Castelnou PAISAGISMO Antonio Castelnou CASTELNOU Introdução Por PAISAGEM (do latim pagus = território rural; pelo fr. paysage) pode-se entender tudo aquilo que se vê ou que nossa visão alcança; objeto de nossa percepção,

Leia mais

Localização : em áreas de baixas latitudes, ao longo da linha equatorial.

Localização : em áreas de baixas latitudes, ao longo da linha equatorial. Curso Completo Professor João Felipe Geografia Tipos de Clima No Brasil e no Mundo CLIMA EQUATORIAL Localização : em áreas de baixas latitudes, ao longo da linha equatorial. 1 Apresentam baixas pressões

Leia mais

Países marcados pela cultura islâmica

Países marcados pela cultura islâmica Países marcados pela cultura islâmica Referem-se ao conjunto de países que falam o árabe e se distribuem, geograficamente, do oceano Atlântico, a oeste, até o mar Arábico, a leste, e do mar Mediterrâneo,

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 30/08/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

(6561)Dinâmica da população brasileira

(6561)Dinâmica da população brasileira (6561)Dinâmica da população brasileira Densidade populacional EXERCÍCIOS - FGV A ocupação e a exploração da região norte, durante a 1ª metade do século XX, pode ser explicada pelo grande fluxo de mão de

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Avaliação Integrada Registro 1 Série: 6º Ano Matutino Data:

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Avaliação Integrada Registro 1 Série: 6º Ano Matutino Data: Série: 6º Ano Matutino Data: 17.07.2018 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 GRUPO 5 - ASSUNTO: ELEMENTOS E FATORES DO CLIMA GRUPO 5 - ASSUNTO: ELEMENTOS E FATORES DO CLIMA GRUPO 5 - ASSUNTO: AS ZONAS TÉRMICAS DA TERRA

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Teerã - capital FENÍCIOS ISRAEL EGITO IRAQUE Mesopotâmia REINO DA PÉRSIA IRÃ A PÉRSIA, ATUAL IRÃ, LOCALIZAVA-SE A LESTE DA MESOPOTÂMIA, Á MARGEM DO CRESCENTE FÉRTIL Reino da Média

Leia mais

ANEXO 10.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºD

ANEXO 10.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºD ANEXO 0. Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºD ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES CRITÉRIOS ESPECÌFICOS DE CLASSIFICAÇÃO 7ºD FEV. 0 GRUPO I.. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /12/2014 Bimestre: 4 Nome: 8 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 9 1- (0,5) Ao lado da agricultura moderna, com técnicas avançadas,

Leia mais

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA. Profºs. Marcelo e Fernando

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA. Profºs. Marcelo e Fernando KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA Profºs. Marcelo e Fernando Aluno (a):... Rua São Leopoldo 326-356 - Belenzinho - São Paulo-SP - CEP 03055-000 Telefones: (11) 2692 1196 - (11)

Leia mais

Monarquia (753 a.c 509 a.c.)

Monarquia (753 a.c 509 a.c.) ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental O povoamento da América Quando ocorreu o povoamento da América? Não se sabe ao certo quando os primeiros povoadores chegaram a América, mas estudos baseados em vestígios

Leia mais

Linha do tempo. Arq. Atualidade ac d. C d. C.

Linha do tempo. Arq. Atualidade ac d. C d. C. PRÉ-HISTÓRIA Linha do tempo 500.000 ac 1789 d. C. 1453 d. C. Atualidade Arq. Pré-História identifica dividido em período Anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais 2 milhões

Leia mais

TRAÇADO URBANO MEDIEVAL E A CIDADE MUÇULMANA

TRAÇADO URBANO MEDIEVAL E A CIDADE MUÇULMANA TRAÇADO URBANO MEDIEVAL E A CIDADE MUÇULMANA CIDADES EM PORTUGAL São as características da ocupação espacial e da organização de cidades desenvolvidas em Portugal que vão definir o traçado dos primeiros

Leia mais

Babilônia (Reconstituição: 2000 ac) IMPÉRIO BABILÔNICO

Babilônia (Reconstituição: 2000 ac) IMPÉRIO BABILÔNICO Babilônia (Reconstituição: 2000 ac) IMPÉRIO BABILÔNICO Na MESOPOTÂMIA, o excedente da produção agrícola acabou nas mãos dos governantes das cidades representantes do deus local, que viviam em um palácio-fortaleza,

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS Prof ª Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia.

Leia mais

O legado dos nossos antepassados. Prof. Leonardo Machado Palhares

O legado dos nossos antepassados. Prof. Leonardo Machado Palhares O legado dos nossos antepassados Prof. Leonardo Machado Palhares Periodização da Pré- História Paleolítico (2 milhões de anos a, aproximadamente, 12000 a.c.) : nome de origem grega (Palaiós- antigo; lithos=

Leia mais

a) O que, em especial, facilitava o trabalho daqueles que viviam no delta do Nilo?

a) O que, em especial, facilitava o trabalho daqueles que viviam no delta do Nilo? 6º História Carol Av. Mensal 27/09/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém

Leia mais

Teoria e História do Urbanismo 1. Profa. Noemi Yolan Nagy Fritsch

Teoria e História do Urbanismo 1. Profa. Noemi Yolan Nagy Fritsch Teoria e História do Urbanismo 1 Profa. Noemi Yolan Nagy Fritsch Primórdios de Roma Às margens do território etrusco forma-se a cidade de Roma, que não é uma capital escolhida, mas nasce da ampliação de

Leia mais

ORIGEM DA CIVILIZAÇÃO ARQUITETURA MODO DE CONSTRUÇÃO

ORIGEM DA CIVILIZAÇÃO ARQUITETURA MODO DE CONSTRUÇÃO ORIGEM DA CIVILIZAÇÃO ARQUITETURA MODO DE CONSTRUÇÃO Origem da Civilização Suméria Os Sumérios, geralmente considerados a civilização mais antiga da humanidade, localizavam-se na parte sul da Mesopotâmia

Leia mais

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 Profª. Ana Paula de O. Zimmermann Curso de Arquitetura e Urbanismo Escola de Artes e Arquitetura Pontificia Universidade Católica de Goiás

Leia mais

ÁFRICA Aspectos Naturais

ÁFRICA Aspectos Naturais GEOGRAFIA/Frente C SÉRIE: 8º ÁFRICA Aspectos Naturais Professor: Hércules Nunes ÁFRICA DIVISÃO POLÍTICA Divisão Regional Domínios Naturais Vegetação e Clima África Mediterrânea Ao norte do território africano

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.)

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA: NOME PERÍODO CRÂNIO LOCAL CARACTERÍSTICA Australopithecus 4,2 1,4 milhões

Leia mais

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra TEXTO BASE: EGITO ANTIGO A região do Egito está localizada ao nordeste da África em uma longa faixa banhada pelo rio Nilo fazendo parte do que chamamos de Crescente Fértil. Seu clima árido faz com que

Leia mais

INSTRUÇÔES. Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

INSTRUÇÔES. Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação final 35 pts 9º INSTRUÇÔES Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO

EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito

Leia mais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais Antigo Egito O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais (trigo e cevada), frutas e legumes, linho

Leia mais

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita PRÉ-HISTÓRIA Pré-História Conceito dividido em período Período histórico anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais Surgimento do homem até a invenção da escrita (2 milhões a.c.

Leia mais

O conhecimento das civilizações Profª Tathiane Milaré

O conhecimento das civilizações Profª Tathiane Milaré O conhecimento das civilizações Profª Tathiane Milaré Cultura própria: deuses, língua, escrita hieroglífica Importância do Rio Nilo na Agricultura Transporte: roda raiada e barco à vela Comércio: uso de

Leia mais