SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL"

Transcrição

1 SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15 Fatores Inovações Técnicas: (Bússola, Astrolábio, Pólvora, Caravela, Mapas)

16

17

18

19

20

21 Como os europeus enxergavam o mundo...

22

23

24

25 Navegações Portuguesas Conquista de Ceuta (1415) Controle do estreito de Gibraltar

26 Bartolomeu Dias- Atingiu o Cabo da Boa Esperança (antigo Cabo das Tormentas), em 1487, ligando o oceano Atlântico ao Índico.

27

28

29

30 Filme: 1492 A conquista do paraíso

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44 CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS

45

46 MAIAS yucatan

47 AS CIDADES ERAM GOVERNADAS POR UM ESTADO TEOCRÁTICO. A ZONA URBANA ERA HABITADA PELOS NOBRES. TODAVIA, NÃO CHEGARAM A FORMAR UM IMPÉRIO MAS SIM, O QUE SE CONVENCIONOU CHAMAR DE CIDADES ESTADO.

48 ERGUERAM PIRÂMIDES, TEMPLOS E PALÁCIOS, DEMONSTRANDO UM GRANDE AVANÇO ARQUITETÔNICO.

49 ELABORARAM UM EFICIENTE E COMPLEXO CALENDÁRIO QUE ESTABELECIA COM EXATIDÃO OS 365 DIAS DO ANO.

50 USARAM UMA ESCRITA BASEADA EM SÍMBOLOS E DESENHOS (HIERÓGLIFOS).

51 DESENVOLVERAM A MATEMÁTICA, DESTAQUE PARA A INVENÇÃO DAS CASAS DECIMAIS E O VALOR ZERO.

52 NÃO CHEGARAM A FORMAR UM IMPÉRIO UNIFICADO, O QUE FAVORECEU A INVASÃO E DOMÍNIO DE OUTROS POVOS. FOI INCORPORADA AO IMPÉRIO ASTECA.

53 ASTECAS

54 POVO GUERREIRO. FUNDARAM NO SÉCULO XIV A IMPORTANTE CIDADE DE TENOCHTITLÁN (ATUAL CIDADE DO MÉXICO), NUMA REGIÃO DE PÂNTANOS.

55

56 A dominação dos espanhóis sobre o povo asteca foi uma das mais violentas na conquista da América. No período da dominação espanhola a população mexica se aproximava de 40 milhões de pessoas.

57 DESENVOLVERAM VÁRIAS TÉCNICAS AGRÍCOLAS, CONSTRUÍRAM OBRAS DE DRENAGEM AS CHINAMPAS (ILHAS DE CULTIVO).

58 FORMAVAM UMA SOCIEDADE HIERARQUIZADA COMANDADA POR UM IMPERADOR. CAMPONESES, ARTESÃOS E TRABALHADORES URBANOS COMPUNHAM GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO A QUAL ERA OBRIGADA A EXERCER UM TRABALHO COMPULSÓRIO PARA O IMPERADOR, QUANDO ESTE OS CONVOCAVA PARA TRABALHOS EM OBRAS PÚBLICAS.

59 PRATICAVAM RITUAIS DE SACRIFÍCIO HUMANO. ACREDITAVAM, QUE COM OS SACRIFÍCIOS, PODERIAM DEIXAR OS DEUSES MAIS CALMOS E FELIZES.

60 O milho era o alimento básico, e produziam farinha. Extraíam uma bebida forte do cacau, o Xocoatl. A moeda era a semente de cacau, considerada símbolo de riqueza e poder.

61 O IMPÉRIO COMEÇOU A SER DESTRUÍDO EM 1519 COM AS INVASÕES ESPANHOLAS. QUE DOMINARAM OS ASTECAS E TOMARAM GRANDE PARTE DOS OBJETOS DE OURO DESTA CIVILIZAÇÃO.

62 INCAS O TAHUANTISSUYU ). Não possuíam escrita e estabeleceram um Estado teocrático absolutista, tendo à frente o rei soberano (Inca).

63

64 Por viverem em áreas acidentadas desenvolveram técnicas de terraço irrigados em encostas de montanhas.

65 A AGRICULTURA ERA A BASE DA ECONOMIA INCA; A ELA SE DEDICAVAM OS HABITANTES PLEBEUS DAS ALDEIAS. ESSA ATIVIDADE BASEAVA-SE NO CULTIVO DO O MILHO E DA BATATA.

66 RELIGIÃO: MISTURA DE CULTO À NATUREZA E CRENÇAS MÁGICAS. OS MAIORES TEMPLOS ERAM DEDICADOS AO SOL (INTI). REALIZAVAM SACRIFÍCIOS TANTO DE ANIMAIS COMO DE HUMANOS.

67 Os incas acreditavam na reencarnação. Aqueles que obedeciam à regra, ama sua, ama llulla, ama chella (não roube, não minta e não seja preguiçoso), quando morressem iriam viver ao calor do sol enquanto os desobedientes passariam os dias eternamente na terra fria. Os incas também praticavam o processo de mumificação, especialmente das pessoas falecidas mais proeminentes. Junto às múmias era enterrado uma grande quantidade de objetos do gosto ou utilidade do morto.

68 Quadro Comparativo das Culturas Mesoamericanas Economia Astecas Agricultura, Pesca e Caça Maias Agricultura Rudimentar Incas Agricultura, Animais Domésticos Artesanato Índice

69 Quadro Comparativo das Culturas Mesoamericanas Sociedade Astecas Maias Hierarquizada com Mobilidade, Tributária, com escravidão Cidades-estado, com escravidão Incas Hierarquizada com servidão coletiva Índice

70 Quadro Comparativo das Culturas Mesoamericanas Religião Astecas Maias Incas Politeístas, Deuses Astrais e Naturais, Sacrifícios Humanos Politeístas, Deuses Astrais e Naturais, Sacrifícios Humanos Politeístas, Deuses Astrais e Naturais, Sacrifícios Humanos e de Animais Índice

71 Vídeos sugeridos:

72

73

74

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

87

88

89

90

91 M A I Civilização MAIA Civilização ASTECA Civilização INCA ( ) A fundação de Tenochtitlán sobre uma das ilhas do Lago Texcoco deu início a um império que se impôs militarmente sobre todos os povos que habitavam a região. ( ) A mita era o recrutamento entre os elementos da aldeia para trabalho temporário na construção, de obras como pontes, estradas, templos e canais de irrigação. ( ) Essa civilização desenvolveu, na Matemática, a criação de um sistema estabelecendo um símbolo para o zero e elaborou um sistema de escrita que infelizmente ainda não foi decifrado. ( ) O comércio funcionava através do sistema de escambo, ou seja, troca de mercadorias e alguns produtos, por serem mais valorizados como pedras preciosas ou favas de cacau, podiam ser utilizados como moedas. ( ) Apesar de não possuírem um sistema de escrita, criaram um sistema de numeração decimal chamado quipu, desenvolvido a partir de cordões com diferentes nós presos a um cordão principal. corretamente os termos apresentados na coluna da direita com os povos pré-colombianos citados na coluna da esquerda. A ordem CORRETA é: A I M A I A M I M A M A A I M I A M M I

92 QUESTÃO 09 (Descritor: identificar a localização geográfica dos povos précolombianos.) Assunto: Povos pré-colombianos Observe o mapa ao lado: De acordo com o mapa, os povos que viviam nas regiões identificadas pelas letras A, B e C, são, respectivamente: I. Astecas, incas e maias. II.Incas, maias e astecas. III. Astecas, maias e incas. IV.Maias, astecas e incas.

93 Considerando as peculiaridades das navegações europeias no Novo Mundo, numere a 2ª. Coluna de acordo com a 1ª. ( a ) Cristóvão Colombo ( ) Sua esquadra completou a primeira viagem ao redor do mundo, provando que a Terra era redonda. ( b ) Bartolomeu Dias ( ) Não tinha nenhuma experiência náutica, mesmo assim comandou uma das maiores esquadras portuguesas. ( c ) Vasco da Gama ( ) Chegou na América pensando ter chegado na Índia, a serviço dos reis espanhóis. ( d ) Fernão de Magalhães ( ) Primeiro navegador a chegar (ao sul da África) no Cabo das Tormentas. ( e ) Pedro Álvares Cabral ( ) Comandou a primeira expedição marítima europeia que conseguiu alcançar a Índia A opção correta é: D, A, C, B e E. A, B, E, D e C. I.C, B, A, E e D. II.B, E, C, D e A. III.D, E, A, B e C.

94 Revisão Geral: Política mercantilista e seus princípios básicos; Correlação entre colonialismo espanhol e a política mercantilista; Correlação da conquista espanhola as pretensões da política mercantilista / contrarreforma católica; Expansão marítima europeia: necessidade dos Portugueses encontrar um novo caminho marítimo para as Ìndias. Motivos da dominação espanhola /características dos povos pré-colombianos.

95 Razões que explicam o pioneirismo português nas navegações e nos descobrimentos nos séculos XV e XVI. As poucas técnicas, dificuldades e mitos que envolviam os portugueses a desbravar o mar e o significado da conquista do sul africano; Principais descobertas (conquistas) portuguesas e os principais desbravadores. (slides 27) Qual o projeto de Cristovão Colombo apresentado aos reis de Castela e Aragão. implantação da Bula intercoetera e do Tratado de Tordesilhas.

96 Trabalhos compulsórios desempenhados pelos índios na América espanhola; Organização administrativa da América Espanhola: Casa de contratação e o sistema de Porto único, Conselho das Índias e Regime de Frotas e Galeões. O que foi o período pré-colonial no Brasil; Por que os portugueses não se interessaram pela colonização do Brasil. as primeiras expedições no país. primeira atividade econômica e mão de obra utilizada/ escambo.

SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL

SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL Fatores Inovações Técnicas: (Bússola, Astrolábio, Pólvora, Caravela, Mapas) Como os europeus enxergavam o mundo... Navegações

Leia mais

SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL

SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL SISTEMA COLONIAL MERCANTILISTA METRÓPOLE E PACTO COLONIAL Fatores Inovações Técnicas: T (Bússola, Astrolábio, Pólvora, P Caravela, Mapas) Como os europeus enxergavam o mundo... Navegações Portuguesas

Leia mais

Expansão Marítimo Comercial Europeia Portugal Espanha -França Inglaterra

Expansão Marítimo Comercial Europeia Portugal Espanha -França Inglaterra Expansão Marítimo Comercial Europeia Portugal Espanha -França Inglaterra Fatores que impulsionaram as Navegações europeias O déficit em relação ao comércio com o Oriente O ocidente conseguia do Oriente

Leia mais

AULA DADA, AULA ESTUDADA!!!

AULA DADA, AULA ESTUDADA!!! AULA DADA, AULA ESTUDADA!!! Expansão Marítima Embarcaremos em uma longa e perigosa viagem a bordo dos navios lusitanos e espanhóis rumo à terra das especiarias. Você vai saber quais foram os fatores das

Leia mais

História. As civilizações pré-colombianas

História. As civilizações pré-colombianas As civilizações pré-colombianas Quando Cristóvão Colombo chegou à América, em 1492, ele não encontrou um território desabitado, muito pelo contrário. Colombo pisava em uma terra já habitada, com uma imensa

Leia mais

América: Localização e regionalização

América: Localização e regionalização AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO América: Localização e regionalização É o segundo continente mais extenso do mundo. Sua terras estende-se desde as proximidades do polo Norte até a Antártida. É separado

Leia mais

KEURELENE CAMPELO PAZ NA ESCOLA. História Moderna: As Grandes Navegações HISTÓRIA

KEURELENE CAMPELO PAZ NA ESCOLA. História Moderna: As Grandes Navegações HISTÓRIA KEURELENE CAMPELO HISTÓRIA História Moderna: As Grandes Navegações PAZ NA ESCOLA DATA: 13 de março. Conteúdo: As Grandes Navegações Europeia; Objetivo da Aula: - Contextualizar as grandes navegações em

Leia mais

AMÉRICA: Dimensão e Regionalização

AMÉRICA: Dimensão e Regionalização AMÉRICA: Dimensão e Regionalização AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO América: Localização e regionalização É o segundo continente mais extenso do mundo. Sua terras estende-se desde as proximidades

Leia mais

As primeiras civilizações na América. América: DIVERSIDADE!!!

As primeiras civilizações na América. América: DIVERSIDADE!!! As primeiras civilizações na América América: DIVERSIDADE!!! AS PRIMEIRAS CIDADES Áspero (Peru, c.3000 a.c.) Caral (Peru, c.2900 a.c.) La Venta (povo olmeca, atual México, c.800 a.c. 400 a.c.) Ao lado,

Leia mais

Capítulo 05 * Portugal na Baixa Idade Média * A expansão comercial e marítima europeia * O período Pré-Colonial. Profª Maria Auxiliadora 1º Ano

Capítulo 05 * Portugal na Baixa Idade Média * A expansão comercial e marítima europeia * O período Pré-Colonial. Profª Maria Auxiliadora 1º Ano Capítulo 05 * Portugal na Baixa Idade Média * A expansão comercial e marítima europeia * O período Pré-Colonial Profª Maria Auxiliadora 1º Ano As Monarquias Ibéricas (Portugal / Espanha) REVOLUÇÃO

Leia mais

10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29.

10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29. 10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29. ESPANHÓIS Maior parte da América Central. - Grande espaço na América do Sul. PORTUGUESES Grande extensão territorial na América do Sul. INGLESES América do

Leia mais

POVOS PRÉ- COLOMBIANOS AMÉRICA ESPANHOLA

POVOS PRÉ- COLOMBIANOS AMÉRICA ESPANHOLA POVOS PRÉ- COLOMBIANOS AMÉRICA ESPANHOLA Pré-colombianos antes da chegada de Cristóvão Colombo existia um emaranhado de civilizações americanas dentre as quais destacamos as culturas maia, asteca e inca.

Leia mais

AMÉRICA PRÉ- COLOMBIANA. Prof. Victor Creti Bruzadelli

AMÉRICA PRÉ- COLOMBIANA. Prof. Victor Creti Bruzadelli AMÉRICA PRÉ- COLOMBIANA Prof. Victor Creti Bruzadelli América Pré-colombiana Há de se fazer uma releitura da História de nosso continente periférico, processo este que implica recuperar a verdadeira história

Leia mais

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA 1. A AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA A) A CIVILIZAÇÃO MAIA: Os gregos da América. Atual sul do México, Guatemala e Honduras (península de Yucatan). Auge: séculos IX e X. Política: - Descentralização (cidades-estados).

Leia mais

A centralização do poder na Idade Moderna: novas formas de fazer política e economia. Profª Ms. Ariane Pereira

A centralização do poder na Idade Moderna: novas formas de fazer política e economia. Profª Ms. Ariane Pereira A centralização do poder na Idade Moderna: novas formas de fazer política e economia Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Na Idade Média: Sociedade fechada; Passou a ter contato com novas formas de pensar:

Leia mais

7. A América e seus povos PÁGINA 32 A 44.

7. A América e seus povos PÁGINA 32 A 44. 7. A América e seus povos PÁGINA 32 A 44. ESPANHÓIS Maior parte da América Central. - Grande espaço na América do Sul. PORTUGUESES Grande extensão territorial na América do Sul. INGLESES América do Norte.

Leia mais

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA AMÉRICA COLONIAL AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA A América foi habitada por grupos de caçadores coletores de origem siberiana, que migraram pelo Estreito de Bering durante a última era glacial. Índio, ameríndio

Leia mais

Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X. Profª Ms. Ariane Pereira

Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X. Profª Ms. Ariane Pereira Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X Profª Ms. Ariane Pereira Introdução No continente africano havia outros povos e cultura, para além do deserto

Leia mais

A colonização da América Espanhola

A colonização da América Espanhola A colonização da América Espanhola O que os Espanhóis encontraram aqui na América... Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais,

Leia mais

EXPANSÃO MARÍTIMA OU GRANDES NAVEGAÇÕES Foi um movimento de expansão e conquistas pelo Atlântico Período Início da Idade Moderna Europa século XV XVI

EXPANSÃO MARÍTIMA OU GRANDES NAVEGAÇÕES Foi um movimento de expansão e conquistas pelo Atlântico Período Início da Idade Moderna Europa século XV XVI EXPANSÃO MARÍTIMA OU GRANDES NAVEGAÇÕES Foi um movimento de expansão e conquistas pelo Atlântico Período Início da Idade Moderna Europa século XV XVI O QUE LEVOU OS PAÍSES EUROPEUS A NAVEGAR PELO OCEANO

Leia mais

A Europa na época das Grandes Navegações

A Europa na época das Grandes Navegações Aula 1 e 2 A Europa na época das Grandes Navegações 1 - Século XV: O Nascimento do Mundo Moderno Setor 1621 2 - A formação do Reino de Portugal 3 - A Expansão Ultramarina Europeia Aula 1 e 2 A Europa na

Leia mais

EXPANSÃO ULTRAMARINA EUROPEIA E MERCANTILISMO

EXPANSÃO ULTRAMARINA EUROPEIA E MERCANTILISMO CAPÍTULO 11 EXPANSÃO ULTRAMARINA EUROPEIA E MERCANTILISMO Expansão ultramarina n No século XV, alguns Estados europeus passaram a patrocinar viagens marítimas ao Oriente em busca de especiarias e de metais

Leia mais

Portugal nos séculos XV e XVI

Portugal nos séculos XV e XVI Portugal nos séculos XV e XVI Expansão Marítima Conquista de Ceuta A passagem do Cabo Bojador Cabo da Boa Esperança Chegada à América Tratado de Tordesilhas Chegada à Índia Chegada ao Brasil Friso Cronológico

Leia mais

A expansão portuguesa do século XV

A expansão portuguesa do século XV A expansão do século XV O gigante Adamastor Águas ferventes e terra plana Motivações da expansão O Motivações sociais: O Clero: expandir a fé cristã entre outros povos O Nobreza: obter recompensas

Leia mais

HISTÓRIA. aula Conquista e colonização da América

HISTÓRIA. aula Conquista e colonização da América HISTÓRIA aula Conquista e colonização da América A vez da Espanha Ciclo Ocidental de Navegação Unificação da Espanha Casamento de Isabel e Fernando Fim da Guerra de Reconquista Cristóvão Colombo Cristóvão

Leia mais

A Expansão Portuguesa. Portugal e o Mundo nos séculos XV e XVI

A Expansão Portuguesa. Portugal e o Mundo nos séculos XV e XVI A Expansão Portuguesa Portugal e o Mundo nos séculos XV e XVI Na Europa, as terras e povos desconhecidos surgiam em mapas, pinturas, gravuras e livros que influenciaram o pensamento europeu. A acção da

Leia mais

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA ORIGENS DO HOMEM AMERICANO: - Paul Rivet - Tese multirracial Quatro correntes de povoamento: - Asiática: Grupos mongóis pelo estreito de Behring (mais aceita). - Uraliana: Grupos

Leia mais

Lista de exercícios. Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio. Lista de exercícios de História - 3º Bimestre

Lista de exercícios. Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio. Lista de exercícios de História - 3º Bimestre Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de História - 3º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Romão N.: / /17 Lista de exercícios 1 - Qual o problema da tentativa de expandir a fé cristã

Leia mais

07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA

07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA 07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA Mercantilismo Surgimento intervenção das monarquias absolutistas na área econômica expandir o comércio aumentar as reservas financeiras se tornarem governos fortes

Leia mais

Histórico: *Século XV *Grandes Navegações. Expansão Comercial Marítima. Era dos descobrimentos. Econômico:

Histórico: *Século XV *Grandes Navegações. Expansão Comercial Marítima. Era dos descobrimentos. Econômico: Prof: Diego Gomes Histórico: *Século XV *Grandes Navegações Econômico: *Século XV *Mercantilismo Expansão Comercial Marítima Era dos descobrimentos (Quem descobriu a América?) Metalismo Protecionismo Balança

Leia mais

HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS

HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS 1ª - HIPÓTESE: grupo humano começaram a chegar pelo estreito de Bering. 2ª - HIPÓTESE: através da navegação pelo oceano

Leia mais

02/04/2018 HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS

02/04/2018 HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS 1 1ª - HIPÓTESE: grupo humano começaram a chegar pelo estreito de Bering. 2ª - HIPÓTESE: através da navegação pelo oceano

Leia mais

Prof David Alexandre

Prof David Alexandre Prof David Alexandre Origens Hipótese 1 : Estreito de Bering Hipótese 2 : Via Marítima Civilizações Astecas Maias Incas Quadro Comparativo Brasil Antes de Cabral Grupos Indígenas Brasil Antes de Cabral

Leia mais

Expansão e Mudança Sécs. XV e XVI

Expansão e Mudança Sécs. XV e XVI Expansão e Mudança Sécs. XV e XVI O mundo conhecido no séc. XV No século XV, o conhecimento geográfico do Mundo era muito limitado. Era baseado em informações de autores gregos (como Ptolomeu), romanos

Leia mais

A EXPANSÃO MARÍTIMA E A CONQUISTA DA AMÉRICA. Prof. Alexandre Goicochea História

A EXPANSÃO MARÍTIMA E A CONQUISTA DA AMÉRICA. Prof. Alexandre Goicochea História A EXPANSÃO MARÍTIMA E A CONQUISTA DA AMÉRICA Prof. Alexandre Goicochea goicochea94@gmail.com História Socio-econômicos: FATORES A ascensão da burguesia + crescimento urbano aumento do consumo de produtos

Leia mais

Expansão Portuguesa Sécs. XV e XVI

Expansão Portuguesa Sécs. XV e XVI Expansão Portuguesa Sécs. XV e XVI VENHAM COMIGO FAZER UMA VIAGEM PELA EXPANSÃO MARÍTIMA PORTUGUESA! No final, devem saber: Quando começou; Qual foi a 1ª conquista dos Portugueses; Quem era o rei nessa

Leia mais

Povos da América Latina (Maias, Astecas e Incas)

Povos da América Latina (Maias, Astecas e Incas) Povos da América Latina (Maias, Astecas e Incas) Povos da América Latina Alcançaram o mais alto estágio de evolução no período da história Universal ou Idade Média Os Astecas e os Incas ainda estavam neste

Leia mais

ESTADO NACIONAL ABSOLUTISMO EXPANSÃO MARÍTIMA PROF. SORMANY ALVES

ESTADO NACIONAL ABSOLUTISMO EXPANSÃO MARÍTIMA PROF. SORMANY ALVES ESTADO NACIONAL ABSOLUTISMO EXPANSÃO MARÍTIMA PROF. SORMANY ALVES O ESTADO NACIONAL a) A necessidade de reorganização do poder da nobreza frente às s rebeliões camponesas. b) A necessidade de viabilizar

Leia mais

Espanhóis encontraram comunidades altamente desenvolvidas; monumentos gigantescos em pedra, \escrita, os sistemas matemáticos e a astronomia;

Espanhóis encontraram comunidades altamente desenvolvidas; monumentos gigantescos em pedra, \escrita, os sistemas matemáticos e a astronomia; Espanhóis encontraram comunidades altamente desenvolvidas; monumentos gigantescos em pedra, \escrita, os sistemas matemáticos e a astronomia; calendários mais precisos que o europeu; centros urbanos magníficos;

Leia mais

História IMPÉRIOS DO NOVO MUNDO: MAIAS ASTECAS INCAS

História IMPÉRIOS DO NOVO MUNDO: MAIAS ASTECAS INCAS História IMPÉRIOS DO NOVO MUNDO: MAIAS ASTECAS INCAS História Os Incas, Maias e os Astecas organizaram Estados teocráticos semelhantes aos das primeiras civilizações do Oriente Os incas, os Maias e os

Leia mais

Ciclo Ocidental e Consequências da Expansão Marítima. Módulo 2

Ciclo Ocidental e Consequências da Expansão Marítima. Módulo 2 Ciclo Ocidental e Consequências da Expansão Marítima Módulo 2 1. Introdução Portugal como pioneiro; Problemas internos de outros países europeus; 2. Empreendimentos Espanhóis Obstáculo político-militar:

Leia mais

Colégio Equipe de Juiz de Fora

Colégio Equipe de Juiz de Fora Colégio Equipe de Juiz de Fora TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 2017 DISCIPLINA: História PROFESSOR(A) : Maiara e Joice SÉRIE: 4º ANO. TURMA: VALOR: 15,0 PONTOS ALUNO(a): NOTA: ORIENTAÇÕES: _ O TRABALHO DEVE SER

Leia mais

Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 13 Revisão e avaliação da unidade III

Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 13 Revisão e avaliação da unidade III HISTÓRIA REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 13 Revisão e avaliação da unidade III HISTÓRIA REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 O que é um Fato Histórico? Quando ultrapassa

Leia mais

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 6 A expansão marítima europeia

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 6 A expansão marítima europeia PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL Aula 6 A expansão marítima europeia INTRODUÇÃO Solução para Europa Ocidental Problemas gerados crise sistema feudal Desencadeamento processo expansionista Novas fontes

Leia mais

Os incas. Os incas são descendentes dos povos pré. milhares de anos.

Os incas. Os incas são descendentes dos povos pré. milhares de anos. Prof: Diego Gomes Os incas Império Inca (século XVI) Os incas são descendentes dos povos pré colombianos que habitavam a América do Sul há milhares de anos. No século XII se deslocaram para o vale de Cuzco

Leia mais

01- Com as palavras abaixo, complete as lacunas do texto sobre a fundação da Companhia de Jesus.

01- Com as palavras abaixo, complete as lacunas do texto sobre a fundação da Companhia de Jesus. PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Com as palavras

Leia mais

Localização geográfica

Localização geográfica O Egito Antigo Localização geográfica Norte da África região desértica cortada pelo Rio Nilo, que através de seu regime de cheias e vazantes possibilitou a fertilidade do solo e a prática da agricultura.

Leia mais

povoamento da América. Mas também foi utilizada na África e na Ásia.

povoamento da América. Mas também foi utilizada na África e na Ásia. A Colonização da América Como foi feita a ocupação europeia nas Américas e quais os modelos de dominação implantados pelas grandes potencias do século XVI até o século XVIII. Por Jason J. Guedes Jr. continente

Leia mais

CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA

CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA 1519 -Hernán Cortez (esposa Malitizin) Império Asteca 500 homens Francisco Pizzaro x Atarruaupa (garroteado) Incas 180 homens e 27 cavalos a superioridade

Leia mais

Expansão Marítima Européia.

Expansão Marítima Européia. Aula 07 Expansão Marítima Européia. A expansão marítima européia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das

Leia mais

REVISÃO PARA RECUPERAÇÃO FINAL 7 ANO

REVISÃO PARA RECUPERAÇÃO FINAL 7 ANO REVISÃO PARA RECUPERAÇÃO FINAL 7 ANO 1) Uns dedicam-se particularmente ao serviço de Deus; outros garantem pelas armas a defesa do Estado; outros ainda a alimentá-lo e a mantê-lo pelos exercícios da paz.

Leia mais

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 02 A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL ATLÂNTICA

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 02 A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL ATLÂNTICA HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 02 A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL ATLÂNTICA Fixação 1) (UERJ) Navegar é preciso, viver não é preciso. Este era o lema dos antigos navegadores, pois embarcar nos navios

Leia mais

IMPÉRIOS NA AMÉRICA PROFA. KLLARICY OLIVEIRA

IMPÉRIOS NA AMÉRICA PROFA. KLLARICY OLIVEIRA IMPÉRIOS NA AMÉRICA PROFA. KLLARICY OLIVEIRA ENCONTRO NADA AMISTOSO Estima-se que o continente americano era habitado por mais 50 milhões de pessoas quando as caravelas comandadas por Cristovão Colombo

Leia mais

Transição da Idade Média

Transição da Idade Média Transição da Idade Média para a Idade Moderna I Monarquias Nacionais (Absolutismo) Início da Idade Moderna Expansão Marítima Européia Renascimento Cultural Reforma Protestante Monarquias Nacionais Absolutismo

Leia mais

Profª Adriana Moraes

Profª Adriana Moraes Profª Adriana Moraes Definição: um conjunto de atitudes políticas, econômicas e militares que visam a aquisição de territórios coloniais através da conquista e estabelecimento de colonos. Período: séculos

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.:

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: PGA - Prova Global do Agrupamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 Departamento de Ciências Sociais e Humanas História 7.º Ano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 A AVENTURA DE NAVEGAR *Descobrir o motivo das grandes navegações *Reconhecer as especiarias e o comércio entre África e Europa. *A importância das navegações. *As viagens espanholas e portuguesas

Leia mais

HISTÓRIA DO BRASIL INTRODUÇÃO. EXPANSÃO ULTRA MARÍTIMA & BRASIL PRÉ COLONIAL

HISTÓRIA DO BRASIL INTRODUÇÃO. EXPANSÃO ULTRA MARÍTIMA & BRASIL PRÉ COLONIAL HISTÓRIA DO BRASIL INTRODUÇÃO. EXPANSÃO ULTRA MARÍTIMA & BRASIL PRÉ COLONIAL Pioneirismo português Causas: - Centralização política precoce (formação de um Estado centralizado); - Atividade pesqueira;

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º - Ensino Fundamental Professoras: Letícia e Júlia Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2017 Aluno(a): Nº: Turma: Querido(a) aluno(a), este bloco

Leia mais

Continente Americano. (prof. Padovani 8º ano) LOCALIZAÇÃO

Continente Americano. (prof. Padovani 8º ano) LOCALIZAÇÃO LOCALIZAÇÃO Com a maior parte das terras localizadas no Hemisfério Norte, parte no Hemisfério Sul e totalmente a oeste do Meridiano de Greenwich, esse continente é cortado pela Linha do Equador, na altura

Leia mais

América Pré-Colombiana (aula 25) Maias Astecas Incas

América Pré-Colombiana (aula 25) Maias Astecas Incas América Pré-Colombiana América Pré-Colombiana (aula 25) Maias Astecas Incas O império Maia Desenvolveu-se entre séc III e XII. Península de Iucatã (sul do México), atualmente territórios da Guatemala,

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO

O CONTINENTE AMERICANO O CONTINENTE AMERICANO Possuindo uma área de 42.560.270 Km2 o continente americano é o segundo maior continente da Terra ocupando 28 % das terras emersas, ficando atrás apenas do continente asiático. Mapa-múndi

Leia mais

6º Ano 2º Trimestre Roteiro de Estudos.

6º Ano 2º Trimestre Roteiro de Estudos. 6º Ano 2º Trimestre Roteiro de Estudos. Queridos, espero que este pequeno roteiro/resumo ajude todos vocês, mas lembrem-se que devem estudar também pelo Anglo, caderno e por todas as anotações que fizemos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 5 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Unidade I O Brasil antes de Cabral. Capítulo 1 Primeiros

Leia mais

A América antes e depois dos espanhóis

A América antes e depois dos espanhóis A América antes e depois dos espanhóis https://www.youtube.com/watch?v=jq9pfpdd _Wg O QUE TE DIZEM AS IMAGENS ANTERIORES? Leitura das páginas 06,07,08,09 e 10. 04/02/11 ASTECAS MAIAS INCAS Maias

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º Ensino Fundamental Professora: Letícia Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: Querido aluno, Este bloco de atividades se

Leia mais

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES 04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES Crescente Fértil: localização e importância Entre o nordeste da África e parte da Ásia ocupada por diversos povos desde tempos remotos destaque para os egípcios e mesopotâmicos

Leia mais

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental O povoamento da América Quando ocorreu o povoamento da América? Não se sabe ao certo quando os primeiros povoadores chegaram a América, mas estudos baseados em vestígios

Leia mais

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre.

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre. Terra entre rios * Mesopotâmia, que significa terra entre rios, é considerada o berço da civilização, já que foi nessa área que surgiram as primeiras cidades da História. Tigre A geografia da região é

Leia mais

Expansão Marítima: Fatores e Ciclo Oriental. Módulo 1

Expansão Marítima: Fatores e Ciclo Oriental. Módulo 1 Expansão Marítima: Fatores e Ciclo Oriental Módulo 1 1. Transição do Feudalismo para o Capitalismo Expansão marítimo-comercial: um dos principais momentos de transição da Idade Média para a Idade Moderna.

Leia mais

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro)

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro) Planejamento das Aulas de História 2016 7º ano (Prof. Leandro) Fevereiro Aula Programada (As Monarquias Absolutistas) Páginas Tarefa 1 A Formação do Estado Moderno 10 e 11 Mapa Mental 3 Teorias em defesa

Leia mais

Mesopotâmia. Berço de grandes impérios Unidade 4

Mesopotâmia. Berço de grandes impérios Unidade 4 Mesopotâmia Berço de grandes impérios Unidade 4 Primeiras civilizações surgem entre os rios Tigre e Eufrates. Região era chamada pelo Gregos antigos de Mesopotâmia Terra entre rios Grupos humanos desenvolvem

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: História Trimestre: 1º Os primeiros tempos da América Portuguesa. A América Portuguesa a partir de meados do século XVI Resistência e definição do território da América

Leia mais

CONTRA-REFORMAS. Concílio de Trento ( ) Liderada pelo Papa Paulo III, reafirmar os Dogmas da Igreja e conter o avanço do protestantismo:

CONTRA-REFORMAS. Concílio de Trento ( ) Liderada pelo Papa Paulo III, reafirmar os Dogmas da Igreja e conter o avanço do protestantismo: CONTRA-REFORMAS Reafirmação dos dogmas da Igreja Católica (reformas internas desde 1530) rever o papel das ordens religiosas: Ordem dos Jesuítas - com a missão de expansão da fé católica (grandes navegações);

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada de Conteúdo

Leia mais

Cidade pré-colombiana

Cidade pré-colombiana Cidade pré-colombiana Na MESOAMÉRICA, as civilizações précolombianas criaram grandes centros urbanos, cuja arquitetura monumental em pedra era estritamente ligada ao culto religioso e determinada por cálculos

Leia mais

AVALIAÇÃO PARCIAL I CAPÍTULO 4 PP. 76 A 84; 92 CAPÍTULO 5 PP. 98 A 107 CAPÍTULO 15 PP

AVALIAÇÃO PARCIAL I CAPÍTULO 4 PP. 76 A 84; 92 CAPÍTULO 5 PP. 98 A 107 CAPÍTULO 15 PP ABSOLUTISMO AVALIAÇÃO PARCIAL I CAPÍTULO 4 PP. 76 A 84; 92 CAPÍTULO 5 PP. 98 A 107 CAPÍTULO 15 PP. 268 A 274 CONTEÚDO EM SALA DE AULA SLIDES PORTAL ROTEIRO NO CADERNO A SOCIEDADE DO ANTIGO REGIME XV-XVIII

Leia mais

MUNDIAL. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons

MUNDIAL. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons O COMÉRCIO À ESCALA MUNDIAL Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 9ª AULA - SUMÁRIO O comércio à escala mundial. As novas rotas do comércio intercontinental. A circulação de produtos

Leia mais

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA Agenda O Império Romano; Engenharia moderna x Engenharia antiga; Os marcos da Engenharia moderna; Grandes mudanças na Idade Média O Renascimento A Reforma Protestante As descobertas A América Pré-Colombiana

Leia mais

01- Após a leitura da imagem e pensando sobre nossas leituras, conversas e trabalhos acerca deste assunto, responda:

01- Após a leitura da imagem e pensando sobre nossas leituras, conversas e trabalhos acerca deste assunto, responda: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== TEXTO 1 01- Após a

Leia mais

1. (Cesgranrio) Acerca da expansão marítima comercial implementada pelo Reino Português, podemos afirmar que:

1. (Cesgranrio) Acerca da expansão marítima comercial implementada pelo Reino Português, podemos afirmar que: 2 1. (Cesgranrio) Acerca da expansão marítima comercial implementada pelo Reino Português, podemos afirmar que: a) a conquista de Ceuta marcou o início da expansão, ao possibilitar a acumulação de riquezas

Leia mais

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra TEXTO BASE: EGITO ANTIGO A região do Egito está localizada ao nordeste da África em uma longa faixa banhada pelo rio Nilo fazendo parte do que chamamos de Crescente Fértil. Seu clima árido faz com que

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 7º ANO

RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 7º ANO RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 7º ANO QUESTÃO 1. Renascimento comercial e urbano. O fim das invasões bárbaras na Europa, por volta do século X, trouxe certa paz ao continente. Do período que

Leia mais

Os povos da América e da África: um olhar sobre a alteridade

Os povos da América e da África: um olhar sobre a alteridade Os povos da América e da África: um olhar sobre a alteridade O olhar estrangeiro sobre a África Não devemos falar da África no singular, pois desta forma estaríamos desconsiderando as diferentes formas

Leia mais

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I Aluno: 1- Na época do descobrimento, os europeus encontraram povos indígenas, nas terras que depois seriam chamadas de Brasil. Quais as características comuns a muitos

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA QUESTÕES ABERTAS Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 11/11/2017 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Valor da Prova:

Leia mais

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA PÁG: 1 / Egito: Condições naturais: O Egito situa-se no nordeste de África. Fica a norte do deserto da Núbia, a este do deserto da Líbia e a oeste do deserto Arábico. Tem ainda como limites o Mar Mediterrâneo

Leia mais

PROVA BIMESTRAL História

PROVA BIMESTRAL História 7 o ano 3 o bimestre PROVA BIMESTRAL História Escola: Nome: Turma: n o : 1. Leia o texto e responda. No século XV, quando se iniciaram as navegações oceânicas, o rei de Portugal já tinha poder inquestionável,

Leia mais

Colonização espanhola na América

Colonização espanhola na América Colonização espanhola na América Conquista espanhola O processo de conquista foi extremamente violento, contribuindo para a dizimação das populações nativas. O uso da violência deveu-se à ânsia da descoberta

Leia mais

Renascimento, Reformas, Grandes Navegações, Mercantilismo e Colonialismo

Renascimento, Reformas, Grandes Navegações, Mercantilismo e Colonialismo Renascimento, Reformas, Grandes Navegações, Mercantilismo e Colonialismo Renascimento e Reformas 1. As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL ANO: 5º ANO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM: A

Leia mais

EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL

EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL 1. Contexto Europeu Formação dos Estados Nacionais e o absolutismo Patrocinam as grandes navegações Fortalecimento do Estado Absolutista Mercantilismo O princípio metalista

Leia mais

Colonização da América: divisão prévia das terras entre Portugal e Espanha

Colonização da América: divisão prévia das terras entre Portugal e Espanha Colonização da América: divisão prévia das terras entre Portugal e Espanha 1480: Tratado de Toledo: - Espanha ficava com todas as terras ao norte das ilhas Canárias - Portugal ficava com a rota das Índias

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL. Profº Gustavo Silva de Souza

FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL. Profº Gustavo Silva de Souza FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza A DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO A DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO DIVISÃO FISIOGRÁFICA América do Norte, América Central e América do Sul

Leia mais

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Nomenclatura Os egípcios chamaram sua terra das seguintes formas: a) Kemet: terra negra; b) Decheret: terra vermelha; c) Taui: as duas

Leia mais

Civilizações Hidráulicas

Civilizações Hidráulicas Civilizações Hidráulicas Mesopotâmia e Egito Prof. Thiago Modo de Produção Asiático Sociedades ditas Hidráulicas ou de Regadio; Ausência da propriedade privada; Base social aldeã; Intervenção estatal na

Leia mais

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner O Egito Antigo Aula I Professor Leopoldo Gollner O Egito Aspectos Físicos Cronologia Política A Sociedade Egípcia A Economia Egípcia A Geografia do Antigo Egito Localização geográfica O Alto e o Baixo

Leia mais

HISTÓRIA 7 O ANO FUNDAMENTAL. PROF. ARTÊMISON MONTANHO PROF. a ISABEL SARAIVA

HISTÓRIA 7 O ANO FUNDAMENTAL. PROF. ARTÊMISON MONTANHO PROF. a ISABEL SARAIVA 7 O ANO FUNDAMENTAL PROF. ARTÊMISON MONTANHO PROF. a ISABEL SARAIVA Unidade III Cidadania e Movimentos Sociais Aula 14.2 Conteúdos Os maias Os incas 2 Habilidades Conhecer as principais características

Leia mais

COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA

COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA CAPÍTULO 14 COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA Diferentes sociedades indígenas na América n No século XV, ao chegar à América, os europeus se depararam com diferentes sociedades indígenas. Organização social

Leia mais