ARTE PRÉ - COLOMBIANA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARTE PRÉ - COLOMBIANA"

Transcrição

1 ARTE PRÉ - COLOMBIANA

2 A arte pré-colombiana Corresponde às manifestações dos povos indígenas autóctones (indivíduo que nasceu na região onde vive e é descendente dos povos que viveram ali). Atingiram significativo desenvolvimento cultural e artístico em arquitetura, cerâmica, escultura, tecelagem e ourivesaria.

3 Primeiros povos Acredita-se que o primeiro grupo a formar uma sociedade organizada foram os Olmecas, considerados a origem da cultura mesoamericana. Os Olmecas construíam esculturas monumentais chamadas Cabeças Colossais feitas em pedra (monólitos), além de pirâmides, esculturas em madeira e jade.

4

5 A produção artística anterior à chegada dos europeus ao continente americano As civilizações pré-colombianas, em especial as desenvolvidas pelos maias, astecas e incas, foram marcadas por uma complexa expressão cultural. No que diz respeito aos astecas e aos incas, muitos desses desenvolvimentos foram comprometidos com a chegada dos europeus ao continente no início dos tempos modernos. Embora os acervos culturais tenham sido comprometidos, afirma-se uma resistência de valores que assinalam para alguns o policulturalismo latinoamericano, para outros, a mestiçagem cultural.

6 Povos Zapoteca e Mixteca Monte Alban Região de Oaxaca: 500 a. C d. C. Teve forte influência Olmeca no início. Estabeleceram contato com os Teotihuacan e se apropriaram da técnica de confeccionar máscaras funerárias com turquesa e jade. Conquistaram a cidade e se apropriaram da cultura anterior. Recuperaram alguns edifícios como as pirâmides circulares.

7

8 Os Maias Organização em cidades-estado; Sistema hieroglífico de escrita; Desenvolvimento matemático

9 Pintura Representação da perspectiva através da técnica do escorço e das superposições; O naturalismo na representação humana.

10 Período Clássico Pinturas elaboradas com a técnica do estuque com pigmentos e aglutinantes orgânicos. Domínio da técnica e da forma da pintura maia. Uso de um tipo de vidro (obsidiana) para talhar, cortar e raspar para fazer esculturas.

11 Pintura afresco das paredes de Bonampak.

12 Técnica da pintura azul A cor azul é uma marca da cultura mesoamericana. Supõe-se que era usada para pintar corpos oferecidos aos deuses em sacrifícios humanos. O azul maia, é um pimento obtido da fusão quente das folhas de uma planta, o anil ou índigo, água e diferentes tipos de argila.

13 Escultura Esquematização das figuras; Dimensões colossais; Busca de uma impressão natural

14 Estátua de Chac Mool, o mensageiro dos deuses, existente em Chichén Itzá

15 Arquitetura Construção de pirâmides, templos e palácios; Construções de falsas abóbadas (ou salientes) constituídas por silhares de pedra; Criação de molduras entre paredes e tetos cobertas com baixos-relevos; Organização de galerias retangulares sobre plataformas.

16

17

18

19 Os Astecas Organização em um império; Construção de templos, pirâmides, canais para irrigação e estradas; Realização de cultos religiosos envolvendo sacrifícios humanos; Produção artesanal. (competentes na colocação de mosaicos, pedras, assim como na utilização de penas em suas obras.)

20 OS ASTECAS Conhecidos como mexica ou tenochca. Sua cultura é totalmente ligada à religião. A arte é ligada à funcionalidade, isto é, as peças deveriam ter significado para o grupo. Padrões e motivos baseados nas tradições estéticas mantidas e preservadas pela comunidade.

21

22

23 Pintura Pinturas com uma simbologia semelhante à dos hieróglifos egípcios; Complemento dos relevos.

24

25 Pintura asteca: representação do guerreiro jaguar

26 Esculturas Formas rígidas; Simbolista; Caráter eminentemente religioso.

27 Pedra do Sol, a mais conhecida escultura asteca, hoje exposta no Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México. É uma exaltação ao Sol: ao centro tem esculpido o rosto de Tonatiuh cercado pelo símbolo para Nahui Ollin (movimento do Sol). Hieróglifos trazem os 20 dias que formavam o mês indígena, além de representações de raios de Sol, pedras preciosas, símbolos de sangue, flores e demais elementos relacionados aos cultos solares.

28 Estátua de Quetzalcoatl que mostra a rigidez da forma e o profundo simbolismo, que nos leva à abstração.

29 Arquitetura Templos com bases quadrangulares, escalonadas sobrepostas; Piramidal; Plataforma para sacrifícios em seu topo, os astecas também utilizaram imagens de divindades antropomorfas com simbolismos animalescos para seu adorno.

30

31 Pirâmide truncada ou dos nichos Teotihuacán, arte asteca, México

32 A cultura chavin Chavin de Huantar se tornou um centro religioso depois de 850 a. C., os seus deuses eram representados por animais da floresta tropical com destaque para o jaguar. A pedra era o material mais usado. O Obelisco de Tello é sua obra mais famosa encontrado enterrado no centro de uma praça.

33

34 A cultura moche Estabeleceu-se no centro do Peru, especificamente em Huacas de Moche, onde desenvolveu arquitetura, cerâmica e tecelagem. Vasos utilitários, esculturas, vasos votivos no culto dos mortos já com o uso de moldes prontos feitos de argila e separados em partes com espessura suficiente para se manterem em pé.

35

36 A cultura nazca Povo que viveu em pleno deserto entre 400 e 600 d. C. Sua cultura também estava relacionada à religião, como todos os outros povos mesoamericanos. Cerâmica e tecelagem decorados com motivos geométricos e zoomórficos. Destaque para os geoglifos gigantescos no solo do deserto que só podem ser vistos do alto.

37

38

39 Os Incas Organização de um império na região andina; A arte aliada para disseminação do poder.

40 Arquitetura Arquitetura monolítica, dividida em três categorias: Pedras irregulares erigiam casas populares, de uso civil e depósitos para estocagem de alimentos; Pedras colossais erigiam torres e fortalezas; Pedras geométricas regulares, com polimento e encaixe sem uso de argamassa erigiam palácios, templos e edifícios governamentais.

41 Machu Picchu Em 1911, as ruínas de Machu Picchu foram descobertas. Aspecto mais significativo: o amálgama da sua configuração arquitetônica, ajustado ao relevo do lugar.

42

43 Fortaleza inca de Sacsayhuamán, erigida com pedras colossais.

44 Esculturas Naturalismo rígido; Formas básicas da escultura inca: Puynos ;(utensílio de tamanho imenso) Raqui ( jarro);

45 Moais, também conhecidas como Cabeças da Ilha de Páscoa ou Naoki é o nome que designa as mais de 887 estátuas gigantescas de pedra espalhadas pela Ilha de Páscoa, no Chile, construídas entre 1250 e 1500 pelo povo Rapanui.

46 Ourivesaria Propósito prático, funcional e ornamental, tendendo à geometrização das formas; Preferência pela prata, principalmente nos objetos mais luxuosos; Figurativismo estilizado.

47

48

49 Arte Ensino Médio Nélia Armond Lopes 2017 Colégio São Paulo Irmãs Angélicas

Quem são os povos pré-colombianos

Quem são os povos pré-colombianos ARTE PRÉ-COLOMBIANA Quem são os povos pré-colombianos Origem: uma das teorias... São povos que habitaram a América antes da chegada do colonizador Cristovão Colombo. São muitas as teorias sobre suas trajetórias.

Leia mais

PINTURA. Com a técnica do afresco, os murais eram multicoloridos e apresentavam cenas históricas, cotidianas, culturais, cerimoniais e religiosas.

PINTURA. Com a técnica do afresco, os murais eram multicoloridos e apresentavam cenas históricas, cotidianas, culturais, cerimoniais e religiosas. Artes ARQUITETURA A arquitetura maia tem caráter cerimonial, o que proporcionou o surgimento de estruturas suntuosas. As grandes plataformas eram feitas de pedras. As paredes, de terra batida e, depois,

Leia mais

10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29.

10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29. 10. A América e os seus povos PÁGINA 18 A 29. ESPANHÓIS Maior parte da América Central. - Grande espaço na América do Sul. PORTUGUESES Grande extensão territorial na América do Sul. INGLESES América do

Leia mais

História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I. O Nascimento da Cultura

História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I. O Nascimento da Cultura História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I O Nascimento da Cultura A PRÉ-HISTÓRIA Período da História que engloba desde o surgimento do ser humano até o desenvolvimento

Leia mais

História. As civilizações pré-colombianas

História. As civilizações pré-colombianas As civilizações pré-colombianas Quando Cristóvão Colombo chegou à América, em 1492, ele não encontrou um território desabitado, muito pelo contrário. Colombo pisava em uma terra já habitada, com uma imensa

Leia mais

Cidade pré-colombiana

Cidade pré-colombiana Cidade pré-colombiana Na MESOAMÉRICA, as civilizações précolombianas criaram grandes centros urbanos, cuja arquitetura monumental em pedra era estritamente ligada ao culto religioso e determinada por cálculos

Leia mais

7. A América e seus povos PÁGINA 32 A 44.

7. A América e seus povos PÁGINA 32 A 44. 7. A América e seus povos PÁGINA 32 A 44. ESPANHÓIS Maior parte da América Central. - Grande espaço na América do Sul. PORTUGUESES Grande extensão territorial na América do Sul. INGLESES América do Norte.

Leia mais

AMÉRICA PRÉ- COLOMBIANA

AMÉRICA PRÉ- COLOMBIANA PINTURA CUSQUENHA MAIAS ASTECAS INCAS AMÉRICA PRÉ- COLOMBIANA ARTE X ARTESANATO MODELAGEM EQUILÍBRIO FÍSICO E VISUAL 1. Finalização do projeto Vozes da Paz com maquete. 2. A arte Pré- Colombiana como manifestação

Leia mais

AMÉRICA PRÉ- COLOMBIANA. Prof. Victor Creti Bruzadelli

AMÉRICA PRÉ- COLOMBIANA. Prof. Victor Creti Bruzadelli AMÉRICA PRÉ- COLOMBIANA Prof. Victor Creti Bruzadelli América Pré-colombiana Há de se fazer uma releitura da História de nosso continente periférico, processo este que implica recuperar a verdadeira história

Leia mais

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA 1. A AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA A) A CIVILIZAÇÃO MAIA: Os gregos da América. Atual sul do México, Guatemala e Honduras (península de Yucatan). Auge: séculos IX e X. Política: - Descentralização (cidades-estados).

Leia mais

História IMPÉRIOS DO NOVO MUNDO: MAIAS ASTECAS INCAS

História IMPÉRIOS DO NOVO MUNDO: MAIAS ASTECAS INCAS História IMPÉRIOS DO NOVO MUNDO: MAIAS ASTECAS INCAS História Os Incas, Maias e os Astecas organizaram Estados teocráticos semelhantes aos das primeiras civilizações do Oriente Os incas, os Maias e os

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

AMÉRICA: Dimensão e Regionalização

AMÉRICA: Dimensão e Regionalização AMÉRICA: Dimensão e Regionalização AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO América: Localização e regionalização É o segundo continente mais extenso do mundo. Sua terras estende-se desde as proximidades

Leia mais

América: Localização e regionalização

América: Localização e regionalização AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO América: Localização e regionalização É o segundo continente mais extenso do mundo. Sua terras estende-se desde as proximidades do polo Norte até a Antártida. É separado

Leia mais

Povos da América Latina (Maias, Astecas e Incas)

Povos da América Latina (Maias, Astecas e Incas) Povos da América Latina (Maias, Astecas e Incas) Povos da América Latina Alcançaram o mais alto estágio de evolução no período da história Universal ou Idade Média Os Astecas e os Incas ainda estavam neste

Leia mais

Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018

Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018 Texto e atividades de Arte 1ª etapa/2018 1ª Série do Ensino Médio Professor (a): Nélia Armond Lopes Nome: N : Turma: Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018 A Mesopotâmia é considerada um dos

Leia mais

A escultura é uma das mais importantes manifestações da arte egípcia no Antigo Império, pois possuía uma função de representação política e

A escultura é uma das mais importantes manifestações da arte egípcia no Antigo Império, pois possuía uma função de representação política e COLÉGIO PEDRO II Campus São Cristóvão II Departamento de Desenho e Artes Visuais Equipe de Artes Visuais Coordenação: Prof. Shannon Botelho - 6º ano Aluno / a: Turma: Arte no Egito Os egípcios constituíram

Leia mais

03- "A antiga civilização egípcia era complexa em sua organização social e rica em diversidade cultural."

03- A antiga civilização egípcia era complexa em sua organização social e rica em diversidade cultural. PROFESSOR: EQUIPE DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA BANCO DE QUESTÕES - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 3ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 4 =============================================================================================

Leia mais

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br Porque construir? Necessidade de se abrigar

Leia mais

As primeiras civilizações na América. América: DIVERSIDADE!!!

As primeiras civilizações na América. América: DIVERSIDADE!!! As primeiras civilizações na América América: DIVERSIDADE!!! AS PRIMEIRAS CIDADES Áspero (Peru, c.3000 a.c.) Caral (Peru, c.2900 a.c.) La Venta (povo olmeca, atual México, c.800 a.c. 400 a.c.) Ao lado,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Artes Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos

Leia mais

Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X. Profª Ms. Ariane Pereira

Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X. Profª Ms. Ariane Pereira Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X Profª Ms. Ariane Pereira Introdução No continente africano havia outros povos e cultura, para além do deserto

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

Civilização Cicládica Civilização Minóica ou Cretense Civilização Micênica

Civilização Cicládica Civilização Minóica ou Cretense Civilização Micênica A Arte Egéia ou Arte do Mar Egeu está associada às culturas que floresceram no mar Egeu antes do aparecimento dos Gregos por volta do 3000 A.C. e que foram principalmente três: Civilização Cicládica Civilização

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA Contexto histórico O período da Idade Média é marcado pela difusão do cristianismo Se inicia após a divisão do Império romano em duas partes: Ocidente, com capital

Leia mais

Arte Egípcia. 1º Ano 1º Bmestre 2015 Artes Professor Juventino

Arte Egípcia. 1º Ano 1º Bmestre 2015 Artes Professor Juventino Arte Egípcia 1º Ano 1º Bmestre 2015 Artes Professor Juventino Arte Egípcia Encontramos no Egito uma das principais civilizações da Antiguidade no que diz respeito ao seu desenvolvimento. A sociedade egípcia

Leia mais

O NASCIMENTO DA CULTURA

O NASCIMENTO DA CULTURA HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I O NASCIMENTO DA CULTURA PRÉ-HISTÓRIA:Período Paleolítico, Neolítico. PRÉ-HISTÓRIA NO BRASIL. ARTE MESOPOTÂMIA: Sumérios, Assirios, Babilônicos.

Leia mais

PASSEIOS NO PERÚ LIMA CITY TOUR EM LIMA COM MUSEU DEL ORO

PASSEIOS NO PERÚ LIMA CITY TOUR EM LIMA COM MUSEU DEL ORO PASSEIOS NO PERÚ LIMA CITY TOUR EM LIMA COM MUSEU DEL ORO Esse tour apresenta o melhor da combinação de diversos atrativos de Lima e seus três períodos históricos: ancestral, colonial e moderno. Visita

Leia mais

Espanhóis encontraram comunidades altamente desenvolvidas; monumentos gigantescos em pedra, \escrita, os sistemas matemáticos e a astronomia;

Espanhóis encontraram comunidades altamente desenvolvidas; monumentos gigantescos em pedra, \escrita, os sistemas matemáticos e a astronomia; Espanhóis encontraram comunidades altamente desenvolvidas; monumentos gigantescos em pedra, \escrita, os sistemas matemáticos e a astronomia; calendários mais precisos que o europeu; centros urbanos magníficos;

Leia mais

ORIGEM DA CIVILIZAÇÃO ARQUITETURA MODO DE CONSTRUÇÃO

ORIGEM DA CIVILIZAÇÃO ARQUITETURA MODO DE CONSTRUÇÃO ORIGEM DA CIVILIZAÇÃO ARQUITETURA MODO DE CONSTRUÇÃO Origem da Civilização Suméria Os Sumérios, geralmente considerados a civilização mais antiga da humanidade, localizavam-se na parte sul da Mesopotâmia

Leia mais

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA Agenda O Império Romano; Engenharia moderna x Engenharia antiga; Os marcos da Engenharia moderna; Grandes mudanças na Idade Média O Renascimento A Reforma Protestante As descobertas A América Pré-Colombiana

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA Como a arte desse período gira em torno da religião cristã, basicamente teremos como Contexto histórico O período da Idade Média é marcado pela difusão do cristianismo

Leia mais

Universidade de Lisboa. Faculdade de Belas Artes. Cerâmica do Peru. Cultura Mochica. Ciências da arte e do património Arqueologia e Património

Universidade de Lisboa. Faculdade de Belas Artes. Cerâmica do Peru. Cultura Mochica. Ciências da arte e do património Arqueologia e Património Universidade de Lisboa Faculdade de Belas Artes Cerâmica do Peru Cultura Mochica Ciências da arte e do património Arqueologia e Património Ana Vinhas Fidalgo nº 5841 Ano 2012/13 Índice Introdução:... 3

Leia mais

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA ORIGENS DO HOMEM AMERICANO: - Paul Rivet - Tese multirracial Quatro correntes de povoamento: - Asiática: Grupos mongóis pelo estreito de Behring (mais aceita). - Uraliana: Grupos

Leia mais

DENTRO DAS PIRÂMIDES DURAÇÃO: 50 NÍVEL: 2º E 3º CICLO E SECUNDÁRIO DISCIPLINAS: HISTÓRIA, FÍSICA, MATEMÁTICA, LINGUAGEM, EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA.

DENTRO DAS PIRÂMIDES DURAÇÃO: 50 NÍVEL: 2º E 3º CICLO E SECUNDÁRIO DISCIPLINAS: HISTÓRIA, FÍSICA, MATEMÁTICA, LINGUAGEM, EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA. DENTRO DAS PIRÂMIDES DURAÇÃO: 50 NÍVEL: 2º E 3º CICLO E SECUNDÁRIO DISCIPLINAS: HISTÓRIA, FÍSICA, MATEMÁTICA, LINGUAGEM, EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA. DESCRIÇÃO Durante mais de 4 mil anos, as pirâmides foram

Leia mais

Rota do Sol e Reino Maia

Rota do Sol e Reino Maia Rota do Sol e Reino Maia 11 DIAS / 10 NOITES - SAÍDAS DIÁRIAS SERVIÇOS INCLUSOS: Passagem aérea São Paulo / México / São Paulo; 03 noites de hospedagem na Cidade do México com café da manhã; Tour no Museu

Leia mais

Rota do Sol e Reino Maia

Rota do Sol e Reino Maia Rota do Sol e Reino Maia 11 DIAS / 10 NOITES - SAÍDAS DIÁRIAS SERVIÇOS INCLUSOS: Aéreo São Paulo / México / São Paulo; 03 noites de hospedagem na Cidade do México; 01 noite de hospedagem em Taxco; 02 noites

Leia mais

01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo.

01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo. Capítulo 01 - A Arte na Pré-História 01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo. R Na pág. 09, na caixa de texto. 02. Os artefatos

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NO EGITO Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NO EGITO O Egito foi uma das principais civilizações da antiguidade. Com uma civilização bastante desenvolvida em sua organização

Leia mais

ARTE LISTA DE ESTUDO PARA PROVA DE RECUPERAÇÃO 1º BIMESTRE Pré-História, Egito e Egeia

ARTE LISTA DE ESTUDO PARA PROVA DE RECUPERAÇÃO 1º BIMESTRE Pré-História, Egito e Egeia ARTE LISTA DE ESTUDO PARA PROVA DE RECUPERAÇÃO 1º BIMESTRE 2017 Pré-História, Egito e Egeia Professora Daniela de Brito 1. A civilização Egeia, assim com a Egípcia, também faz o uso da Lei da Frontalidade

Leia mais

O que mais sobressai da arquitetura grega é:

O que mais sobressai da arquitetura grega é: 2 O que mais sobressai da arquitetura grega é: A ordem (a que cada edifício pertence); A harmonia das suas proporções: os edifícios não são excessivamente grandes; são construídos à dimensão humana; O

Leia mais

Localização geográfica

Localização geográfica O Egito Antigo Localização geográfica Norte da África região desértica cortada pelo Rio Nilo, que através de seu regime de cheias e vazantes possibilitou a fertilidade do solo e a prática da agricultura.

Leia mais

Arquitetura Egípcia. Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur

Arquitetura Egípcia. Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur Arquitetura Egípcia Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur Docente: Veronica Curso: Técnico em Edificações Turno: Vespertino INTRODUÇÃO Os egípcios desenvolveram

Leia mais

Turismo cultural cultura

Turismo cultural cultura Turismo cultural É certo que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva. O termo Turismo Cultural designa uma modalidade

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã 2 Habilidades: Reconhecer as manifestações artísticas relacionadas ao período da arte: Roma Antiga e primitiva Cristã. 3 4 5 Todos os caminhos levam à Roma:

Leia mais

Principais características da arte egípcia

Principais características da arte egípcia A Arte no Egito Principais características da arte egípcia Arquitetura Construções de grandes proporções (palácios e templos). Os egípcios foram os primeiros a usar a coluna nas construções. Monumentos

Leia mais

Astronomia Fundamental

Astronomia Fundamental Astronomia Fundamental Astronomia nas culturas da Tibério B. Vale Contemporâneos dos egípcios e mesopotâmicos Provável colonização: povos mongóis vindos pelo Estreito de Bering (nordeste da Sibéria e Alasca)

Leia mais

TARítulo da aula A arte no Egito

TARítulo da aula A arte no Egito TARítulo da aula A arte no Egito Prof. Lilian Rodrigues 6º ano Arte no Egito Professora: Lilian Rodrigues A Pedra da União O mais antigo documento egípcio, também conhecido como a paleta de Nãrmer. Simboliza

Leia mais

Histórico: *Século XV *Grandes Navegações. Expansão Comercial Marítima. Era dos descobrimentos. Econômico:

Histórico: *Século XV *Grandes Navegações. Expansão Comercial Marítima. Era dos descobrimentos. Econômico: Prof: Diego Gomes Histórico: *Século XV *Grandes Navegações Econômico: *Século XV *Mercantilismo Expansão Comercial Marítima Era dos descobrimentos (Quem descobriu a América?) Metalismo Protecionismo Balança

Leia mais

Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo O conhecimento científico da Natureza

Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo O conhecimento científico da Natureza Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo. 2.2. O conhecimento científico da Natureza - A matematização do real - Álgebra (equações, operações, polinómios ) - Geometria (forma, tamanho, posição

Leia mais

Conteúdo: Aula 1: A América antes de Colombo As primeiras civilizações da Mesoamérica Aula 2: Os Maias Os Astecas Os Incas FORTALECENDO SABERES

Conteúdo: Aula 1: A América antes de Colombo As primeiras civilizações da Mesoamérica Aula 2: Os Maias Os Astecas Os Incas FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA INTERATIVA I Conteúdo: Aula 1: A América antes de Colombo As primeiras civilizações da Mesoamérica Aula 2: Os Maias Os Astecas Os Incas CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO

Leia mais

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES UC5 - PRESTAR INFORMAÇÕES TURÍSTICAS NO CONTEXTO LOCAL E REGIONAL. ARQUITETURA E ARQUITETURA NA MESOPOTÂMIA E SUA INFLUENCIA NO RN Prof. Elisângela

Leia mais

México: Arqueologia e Magia

México: Arqueologia e Magia México: Arqueologia e Magia México: Arqueologia e Magia. Viagem de 11 dias visitando México D.C, Oaxaca, Villahermosa, Mérida e Cancun Conheça a Arqueologia e a Magia do México Pacote ROTEIRO INCLUI: Circuito

Leia mais

Aula 2 Egito e Mesopotâmia

Aula 2 Egito e Mesopotâmia ARTE VISUAL SÉRIE: 3º ano Aula 2 Egito e Mesopotâmia Profª Andréia Leite Egito - Por volta de 3.000 a.c. - Politeísta. - Região do Egito Cairo. - Escrita - hieróglifos Egito e Mesopotâmia 3º ano - Tudo

Leia mais

A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE

A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE A arte desenvolvida pela cultura egípcia refletiu a crença de que a vida humana poderia sofrer interferência dos deuses. A arte concretizou-se nos

Leia mais

POVOS PRÉ- COLOMBIANOS AMÉRICA ESPANHOLA

POVOS PRÉ- COLOMBIANOS AMÉRICA ESPANHOLA POVOS PRÉ- COLOMBIANOS AMÉRICA ESPANHOLA Pré-colombianos antes da chegada de Cristóvão Colombo existia um emaranhado de civilizações americanas dentre as quais destacamos as culturas maia, asteca e inca.

Leia mais

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito Segunda Avaliação Estudo dirigido Capitulo 2 A arte no Egito 01 É do nosso conhecimento que a Civilização Egípcia era socialmente complexa e culturalmente muito rica, mas podemos destacar desse contexto

Leia mais

Lista de exercícios. Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio. Lista de exercícios de História - 3º Bimestre

Lista de exercícios. Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio. Lista de exercícios de História - 3º Bimestre Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de História - 3º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Romão N.: / /17 Lista de exercícios 1 - Qual o problema da tentativa de expandir a fé cristã

Leia mais

CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA 1

CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA 1 CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA 1 NOTA 1. Por que os pré-históricos pintavam os animais nas paredes das cavernas? (1,0) a. Porque acreditavam

Leia mais

COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS.

COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS. COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS. APRECIAR E ENTENDER A ARQUITETURA, PINTURA E ESCULTURA EGIPCIA. 2 3 4 Os egípcios uma das civilizações mais ricas,

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NA GRÉCIA Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NA GRÉCIA Dos povos da antiguidade os gregos apresentaram uma produção cultural mais livre. Não se submeteram as imposições

Leia mais

Quais destas características de sambaqui você observou?

Quais destas características de sambaqui você observou? INFORMAÇÕES SOBRE O CONTEXTO DO SEPULTAMENTO Você escavou o sepultamento de um sambaquieiro! Quais destas características de sambaqui você observou? Crânio humano com ocre Colar de dente de macaco Conchas

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professora: Fernanda Coimbra Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: ESTUDS AUT

Leia mais

TECNICAS CONSTRUTIVAS I

TECNICAS CONSTRUTIVAS I Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios TECNICAS CONSTRUTIVAS I Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO CIVIL Construção Civil

Leia mais

Expansão Marítimo Comercial Europeia Portugal Espanha -França Inglaterra

Expansão Marítimo Comercial Europeia Portugal Espanha -França Inglaterra Expansão Marítimo Comercial Europeia Portugal Espanha -França Inglaterra Fatores que impulsionaram as Navegações europeias O déficit em relação ao comércio com o Oriente O ocidente conseguia do Oriente

Leia mais

A ARTE ROMANA PINTURA, MOSAICO, ESCULTURA E ARQUITECTURA. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons

A ARTE ROMANA PINTURA, MOSAICO, ESCULTURA E ARQUITECTURA. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons A ARTE ROMANA PINTURA, MOSAICO, ESCULTURA E ARQUITECTURA Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 19ª AULA - SUMÁRIO A arte romana: pintura, mosaico, escultura e arquitectura. PINTURA

Leia mais

ARTE PRÉ-COLOMBIANA. http://www.youtube.com/watch?v=hx1dinxwedm

ARTE PRÉ-COLOMBIANA. http://www.youtube.com/watch?v=hx1dinxwedm ARTE PRÉ-COLOMBIANA http://www.youtube.com/watch?v=hx1dinxwedm ARTE PRÉ-COLOMBIANA Ao alvorecer nesse festejado dia 12 de outubro as três caravelas lançaram âncoras no mar com suas grossas e pesadas correntes

Leia mais

Mundo Maya - Cidade do México

Mundo Maya - Cidade do México Mundo Maya - Cidade do México Cidade do México, Teotihuacan, Tuxtla Gutierrez, San Cristobal de las Casas, Palenque, Bonampak, Yaxcabá, Campeche, Uxmal, Mérida, Chichen Itza, Cancun Circuito Internacional

Leia mais

Licenciamento Ambiental nos Sítios de Interesse Histórico Andrey Rosenthal Schlee, IPHAN

Licenciamento Ambiental nos Sítios de Interesse Histórico Andrey Rosenthal Schlee, IPHAN Licenciamento Ambiental nos Sítios de Interesse Histórico Andrey Rosenthal Schlee, IPHAN Charge de Quino (s.d.) MÉXICO Leopoldo Batres (1852-1926), arqueólogo e antropólogo mexicano. Pesquisou em Teotihuacan,

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Alexandre Santiago Egito Grécia e Roma EGITO UMA ESCRITA BEM ESTRUTURADA E NOS DEIXOU UM GRANDE LEGADO CULTURAL A RELIGIÃO ORIENTAVA TUDO. CRENÇA EM DEUSES E VIDA

Leia mais

Arte Cristã Primitiva. 6º Ano 2015 Prof. Juventino Artes

Arte Cristã Primitiva. 6º Ano 2015 Prof. Juventino Artes Arte Cristã Primitiva 6º Ano 2015 Prof. Juventino Artes Dois Momentos 1º - Clandestino e perseguidos pelos romanos. 2 - Aceitação da religião cristã. Os primeiros cristãos de origem humilde, reuniam-se

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓD. CURSO CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO CÓD. DISC. 17031461 DISCIPLINA EVOLUÇÃO DAS ARTES VISUAIS I ETAPA 1 CH ANO 2009 CRÉDITOS

Leia mais

A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar.

A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar. HISTÓRIA DA ARTE A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar. Consideramos como arte pré-histórica todas

Leia mais

HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS

HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS 1ª - HIPÓTESE: grupo humano começaram a chegar pelo estreito de Bering. 2ª - HIPÓTESE: através da navegação pelo oceano

Leia mais

02/04/2018 HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS

02/04/2018 HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS 1 1ª - HIPÓTESE: grupo humano começaram a chegar pelo estreito de Bering. 2ª - HIPÓTESE: através da navegação pelo oceano

Leia mais

O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL

O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL Capítulo 10 BRASIL ocupação entre 15 a 40 mil anos Número de habitantes quando os portugueses aqui chegaram 4 a 5 milhões de nativos Sítios

Leia mais

O Templo foi o edifício de maior expressão da arquitetura grega. Para os gregos, ele simboliza a morada e abrigo da divindade, local onde se colocava

O Templo foi o edifício de maior expressão da arquitetura grega. Para os gregos, ele simboliza a morada e abrigo da divindade, local onde se colocava ORIGEM Os gregos foram os primeiros artistas realistas da história, ou seja, os primeiros a se preocupar em representar a natureza tal qual ela é. Para tal, foi fundamental o estudo das proporções, em

Leia mais

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino ARTE MEDIEVAL Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais

Leia mais

Aula 1 de 4 Versão Aluno

Aula 1 de 4 Versão Aluno Aula 1 de 4 Versão Aluno O QUE É ARQUEOLOGIA? Arqueologia é a ciência que busca entender as culturas humanas a partir do estudo do registro arqueológico, que é o conjunto de todos os traços materiais da

Leia mais

Sociedade. Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido.

Sociedade. Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido. EGITO Sociedade Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido. Religião Elemento cultural mais forte; Sacerdotes monopolizavam

Leia mais

O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais.

O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais. ARTE GÓTICA O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais. A partir do século XII,XIII e XIV a França conheceu

Leia mais

Templo de Baal-Shamin. Erigido no século IV, numa zona árabe helenizada. Templo de Baal-Shamin. Perspectiva da câmara central

Templo de Baal-Shamin. Erigido no século IV, numa zona árabe helenizada. Templo de Baal-Shamin. Perspectiva da câmara central Templo de Baal-Shamin. Vista do interior do santuário central Templo de Baal-Shamin 24 Erigido no século IV, numa zona árabe helenizada. Templo de Baal-Shamin. Perspectiva da câmara central 25 Templo de

Leia mais

A colonização da América Espanhola

A colonização da América Espanhola A colonização da América Espanhola O que os Espanhóis encontraram aqui na América... Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais,

Leia mais

HISTÓRIA 7 O ANO FUNDAMENTAL. PROF. ARTÊMISON MONTANHO PROF. a ISABEL SARAIVA

HISTÓRIA 7 O ANO FUNDAMENTAL. PROF. ARTÊMISON MONTANHO PROF. a ISABEL SARAIVA 7 O ANO FUNDAMENTAL PROF. ARTÊMISON MONTANHO PROF. a ISABEL SARAIVA Unidade III Cidadania e Movimentos Sociais Aula 14.2 Conteúdos Os maias Os incas 2 Habilidades Conhecer as principais características

Leia mais

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172 ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre - 171 e 172 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.c. ao século

Leia mais

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c.

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c. O ANTIGO EGITO c.3500 a.c. EGITO localização geográfica O Egito fica situado no nordeste do continente africano. O território é atravessado pelo rio Nilo e a estreita faixa fértil está limitada, de ambos

Leia mais

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA HISTÓRIA DA ARTE Aluno (a): Professor: Lucas Salomão Data: / /2016 9º ano: A [ ] B [ ] C [ ] ARTE EGÍPCIA EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA 01. Sobre a arte egípcia, marque ( V ) para as alternativas verdadeiras

Leia mais

Arte Medieval. Arte Românica. Profª Mariana Kaadi

Arte Medieval. Arte Românica. Profª Mariana Kaadi Arte Medieval Arte Românica Profª Mariana Kaadi Arte românica É o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII. O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas

Leia mais

IMPÉRIOS NA AMÉRICA PROFA. KLLARICY OLIVEIRA

IMPÉRIOS NA AMÉRICA PROFA. KLLARICY OLIVEIRA IMPÉRIOS NA AMÉRICA PROFA. KLLARICY OLIVEIRA ENCONTRO NADA AMISTOSO Estima-se que o continente americano era habitado por mais 50 milhões de pessoas quando as caravelas comandadas por Cristovão Colombo

Leia mais

II Capítulo Grécia 19

II Capítulo Grécia 19 II Capítulo Grécia 19 Os Gregos foram os primeiros artistas realistas. Representavam a natureza tal como ela é. Utilizavam o estudo das proporções baseando-se na consagrada máxima, ou seja: O HOMEM É A

Leia mais

Geografia da Fenícia

Geografia da Fenícia 07. FENÍCIA Geografia da Fenícia Localizada em estreita faixa entre o Mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano território correspondente ao atual Líbano e parte da Síria Contato com o mar e baixa fertilidade

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO HISTÓRIA Um oásis no meio do grande deserto do Saara. Uma dádiva do rio Nilo. Assim é definido o antigo Egito, o país dos faraós, das múmias e dos Mistérios das pirâmides. João Francisco LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Leia mais

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA Etapas da Pré-História: Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): de 2.5 Milhões (M) de anos antes do presente (a.p.) até 100 mil (K)

Leia mais

Introdução à Arquitetura de Interiores. Antonio Castelnou

Introdução à Arquitetura de Interiores. Antonio Castelnou Introdução à Arquitetura de Interiores Antonio Castelnou CASTELNOU Apresentação Ao se observar a vida humana, verifica-se que, na maior parte de seu tempo, esta ocorre em espaços interiores ou fechados,

Leia mais

PRINCIPAIS MONUMENTOS

PRINCIPAIS MONUMENTOS ARTE CHINESA ARQUITETURA Grandes construções da engenharia e arquitetura chinesa de caráter civil e militar foram feitas com pedras e escavadas em rocha viva, tais como A Grande Muralha e os templos budistas

Leia mais

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Capítulos:

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Capítulos: Nome Nº Ano Ensino Turma 9 o Fund. II Disciplina Professor Natureza Trimestre/Ano Data Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/2016 03/08/2016 Capítulos: 4 - A Arte na Hélade Grécia Antiga 5 - A Arte na Roma

Leia mais

JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS

JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS Mecânica e objetivos O jogo Famílias Históricas consiste em reunir cartas que compõem uma mesma família histórica, isto é, dizem respeito ao mesmo tema ou contexto histórico.

Leia mais

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17 Escola Nova Pedagogia Cuiabá, 11/03/2019 Tarefão P2 - História (1º bimestre) Estudante: 1ª Série EM Professora: Júnia Naves Conteúdo: Mesopotâmia (capítulo 3) e Egito (Capítulo 4) Data máxima de entrega:

Leia mais