BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA PRATICA ORIENTAL. Êmile Cristina Gravalos Swolkin Fisioterapeuta Acupunturista

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA PRATICA ORIENTAL. Êmile Cristina Gravalos Swolkin Fisioterapeuta Acupunturista"

Transcrição

1 BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA PRATICA ORIENTAL Êmile Cristina Gravalos Swolkin Fisioterapeuta Acupunturista

2 TIPOS DE BANDAGENS SPORTS TAPING McCONNELL MULLIGAN KINESIO TAPING THERAPEUTIC TAPING

3 DIFERENÇAS BANDAGENS FUNCIONAIS ELÁSTICAS KINESIO TAPING BANDAGENS FUNCIONAIS NÃO ELASTICAS THERAPEUTIC TAPING, MULLIGAN, SPORT TAPING, McCONNELL

4 UM POUCO DAS TÉCNICAS

5 Na pratica oriental usamos a técnica de bandagem conhecida como : THERAPEUTIC TAPING

6 THERAPEUTIC TAPING É uma técnica conhecida como SPIRAL TAPING e nós a chamamos de THERAPEUTIC TAPING Spiral Taping surgiu no Japão em Seu criador foi o Dr. Nobutaka Tanaka. É uma técnica que consiste na colagem de fitas adesivas (esparadrapo) na pele buscando um reequilíbrio energético, assim obtendo alivio imediato das dores musculares e articulares.

7 THERAPEUTIC TAPING Eles observou que quando enfaixava uma atadura em um esportista com entorse de tornozelo, a direção em que enrolava a faixa, obtinha uma diferença no alivio da dor e da inflamação. Nessas observações, percebeu que cerca de 70% a 90% das vezes que enfaixava na direção da extremidade para o centro, e com direção para esquerda tinha um maior resultado em relação ao alivio das dores, no relaxamento muscular e também aumentava a força muscular.

8 THERAPEUTIC TAPING Percebeu com o tempo que não precisava mais usar faixas de ataduras. Conseguia o mesmo resultado com uma simples FITA ESTREITA (esparadrapo), que colada na pele com sentido certo já era suficiente para um resultado positivo e mais rápido.

9 THERAPEUTIC TAPING Com o passar dos anos, firmou suas pesquisas nas musculaturas ao redor de cada articulação. Percebeu que ao traçar uma linha imaginaria entre a articulação e o musculo formava um zigue-zague. Porem, o corpo humano é tridimensional, e a forma que se obtém é de uma: ESPIRAL PERFEITA.

10 THERAPEUTIC TAPING Em 1984, juntando as descobertas desses estudos com acupuntura, cinesiologia, neurologia, ortopedia e biologia criou-se a técnica: SPIRAL TAPING No começo, ele destinou a técnica apenas para área desportiva. Hoje é muito conhecida e popular no Japão.

11 Chegou ao Brasil por volta de 1990 atraves do Dr Tadamassa, que participou de varios cursos no Japão com o Dr. Nobutaka Tanaka. E aqui empregamos o nome de THERAPEUTIC TAPING

12 THERAPEUTIC TAPING Essa técnica é: a colagem de fitas adesivas coladas na pele que geram estímulos cutâneos, estes são levados ao cérebro pelas vias sensitivas e a resposta retorna pelas vias motoras e pelo sistema nervoso autônomo, melhorando circulação, regulando metabolismo e tônus muscular. As fitas são estrategicamente coladas na região a ser tratada, com proposito de corrigir o fluxo energético.

13 THERAPEUTIC TAPING Sem uso de medicamento, as fitas são coladas sobre a pele em forma de spiral ou cross tape

14 THERAPEUTIC TAPING O THERAPEUTIC TAPING é uma técnica que mescla os conhecimentos das medicinas oriental e ocidental. Isso por que trata parte física (musculo, articulação, nervos...) e energética, utilizando pontos e teorias de acupunturas para o reequilíbrio de energia.

15 EFEITOS Antiflamátorio, normalizando a temperatura e a inflamação do local Analgésico, ativando a circulação e diminuindo a dor. Relaxamento muscular Aumento de Amplitude de Movimento ou Diminuição de Amplitude de Movimento em áreas lesadas. Equilíbrio Energético, com colagem de fitas nos pontos de acupuntura. Efeito, praticamente imediato, desde a colocação da fita esteja correto.

16 RECOMENDAÇÕES Não aplicar tensões nas fitas, a aderência deve ser superficial na pele. Não aplicar fitas em regiões onde a pele se encontra lesadas. Evitar se aplicar fitas se a pele estiver irritada. As fitas a serem utilizadas não devem ser de material elástico e nem possuírem qualquer tipo de medicamento. Em casos de suspeita ou fraturas, deve ter acompanhamento medico.

17 RECOMENDAÇÕES Nos casos em que o paciente sentir coceira, ardência, irritação no local que foi colocado as fitas, retirar imediatamente. Pois o paciente pode ser alérgico a fita utilizada. (pode ocorrer com fitas antialérgicas) Nos casos, onde a aplicação das fitas tenha que ser feita em regiões com grande quantidade de pelos estes devem ser removidos para uma melhor aderência das fitas e evitar dor ou pequenas lesões nas remoções das mesmas.

18 RECOMENDAÇÕES O uso de Benzina ou éter facilita na hora de retirar a fita. Reequilibrar as cicatrizes. Secar bem o local após banho. Evitar molhar muito (principalmente em idosos).

19 INDICAÇÃO Qualquer pessoa pode receber, de crianças à idosos

20 CONTRA - INDICAÇÃO Alergia a fita adesiva Em cima de feridas abertas.

21 VANTAGENS A técnica pode ser aplicada em qualquer lugar e tem baixo custo. Efeito imediato. Desaparecimento completo da dor em 80% dos casos. Possibilidade de cura rápida. É uma terapia totalmente indolor e sem uso de medicamentos. Efeito colateral praticamente nulo. Tempo reduzido de lesões ate a recuperação completa.

22 MATERIAIS BENZINA ESPARADRAPO TESOURA ALCOOL E ALGODÃO PARA LIMPEZA DO LOCAL

23 APLICAÇÃO Aplicação das fitas, mantém por 4 dias, descansa 4 dias, recoloca as fitas por mais 4 dias.

24 TESTES PARA AVALIAÇÃO Técnica para identificar a direção da Espiral (ou energia) - O RING TEST Técnica para Identificar o local da Lesão Técnica para Averiguar a eficácia da colagem das fitas. Técnica para determinar a prioridade do Tratamento Teste de Restrição Cervical Técnica Para definir qual o tipo de lesão Teste Articular ou Muscular

25 O RING TESTE 1- O Ring Teste consiste em pedir para o paciente juntar o dedo médio com o polegar e tentar mantê-los juntos enquanto o terapeuta tenta separar os dedos.

26 O RING TESTE 2 Cole uma fita em diagonal, para esquerda ou direita, perto do pulso do paciente, passe os dedos em cima e faça novamente o O Ring Teste. Mude a fita de direção e refaça o teste. A energia no corpo do paciente é para o lado que foi encontrado maior resistência. (Pode ser feito também no abdome, em cima do ponto VC12) O SENTIDO DA ENERGIA É SEMPRE VISTO EM RELAÇÃO AOS LADOS DO TERAPEUTA, OU SEJA, ESQUERDO DO TERAPEUTA É O LADO DIREITO DO PACIENTE.

27 Técnica para Identificar o Local da Lesão Fazer O Rin g Test na região lesada, o local que o teste for FORTE é sinal que a obstrução de energia. É o local onde deve ser realizada a colagem das fitas.

28 Técnica para Averiguar a Eficácia da Colagem das Fitas. Realiza O Ring Test no Ponto YOTI (TA4) RESULTADO: FORTE FRACO ( APLICAÇÃO (APLICAÇÃO CORRETA ) INCORRETA)

29 PARA UM BOM PROGNÓSTICO - SEMPRE FAZER O RING TEST NO PONTO YOTI (TA4) APÓS APLICAÇÃO DAS FITAS RESULTADO DE UMA BOA COLAGEM SERÁ FORTE - REALIZAR O RING TEST SOBRE AS FITAS APÓS APLICAÇÃO RESULTADO DE UMA BOA COLAGEM SERÁ FRACA.

30 TIPOS DE FITAS MAIS UTILIZADOS

31 TORNOZELO

32 TENDÃO CALCÂNEO

33 EDEMA DE JOELHO

34 DISTENSÃO

35 DOR GERAL EM LOMBAR

36 LOMBAR EXTENSÃO / FLEXÃO + LOMBAR NEUTRO

37 HERNIA DE DISCO

38 BURSITE

39 TENDINITE

40 PONTOS DE ACUPUNTURA

41 ADAPTAÇÃO

42 JOELHO

43

44 OBRIGADO! Contato:

BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA MTC

BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA MTC Escola Brasileira de Medicina Chinesa BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA MTC Êmile Cristina Gravalos TIPOS DE BANDAGENS SPORTS TAPING McCONNELL MULLIGAN KINESIO TAPING THERAPEUTIC TAPING DIFERENÇAS BANDAGENS FUNCIONAIS

Leia mais

TAPPING TERAPIA: ABORDAGENS E MÉTODOS NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO DE LESÕES

TAPPING TERAPIA: ABORDAGENS E MÉTODOS NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO DE LESÕES TAPPING TERAPIA: ABORDAGENS E MÉTODOS NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO DE LESÕES Sileyda Christina Maia Costa DUTRA (1); Fábio Henrique França DUTRA (2); Rachel Melo RIBEIRO (1); Jonas de Jesus Gomes da COSTA

Leia mais

Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC)

Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC) Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC) Técnica com ventosas alivia dor e é adotada por atletas olímpicos - Tratamento da medicina chinesa, ventosaterapia também pode ser

Leia mais

Aplicação do Kinesio taping

Aplicação do Kinesio taping Aplicação do Kinesio taping Aplicação do taping no ombro a Y para o tendão do supraespinhoso Antes da aplicação, é necessário cortar a fita da forma e comprimento correto. Existem várias possibilidades

Leia mais

Material produzido pelo professor: Thiago S. de Resende

Material produzido pelo professor: Thiago S. de Resende 1 O Spiral Taping é uma técnica que consiste na colagem de fitas na superfície do corpo (sem medicamentos) mesclando algumas técnicas afins, tais como Acupuntura, Biomecânica, Bandagens Funcionais e outras;

Leia mais

Alunos do curso técnico da EOMA têm desconto de 10% em TODOS os cursos extracurriculares.

Alunos do curso técnico da EOMA têm desconto de 10% em TODOS os cursos extracurriculares. Alunos do curso técnico da EOMA têm desconto de 10% em TODOS os cursos extracurriculares. SPIRAL TAPING Básico I Turma I: 15, 16 e 17 de Maio de 2015 Turma II: 23, 24 e 25 de Outubro de 2015 6ª feira das

Leia mais

Sustentação do corpo Proteção dos órgãos nobres Cérebro Pulmões Coração.

Sustentação do corpo Proteção dos órgãos nobres Cérebro Pulmões Coração. ESQUELETO ARTICULAÇÃO LESÕES MUSCULARES, ESQUELÉTICAS E ARTICULARES Sustentação do corpo Proteção dos órgãos nobres Cérebro Pulmões Coração. Junção de ossos (dois ou mais) Estruturas Ligamentos Ligar ossos

Leia mais

Técnicas de Aplicação de Bandas Neuromusculares. Sara Quina

Técnicas de Aplicação de Bandas Neuromusculares. Sara Quina Técnicas de Aplicação de Bandas Neuromusculares Sara Quina Sumário 1 Introdução e desenvolvimento do Método 2 Mecanismos de ação das BNM 3 Princípios de Aplicação 4 Contra-Indicações 5 Aplicação Muscular

Leia mais

Sumário Detalhado. PARTE I Gerenciamento de riscos 21. PARTE II Patologia da lesão esportiva 177. Capítulo 4 Equipamento de proteção 116

Sumário Detalhado. PARTE I Gerenciamento de riscos 21. PARTE II Patologia da lesão esportiva 177. Capítulo 4 Equipamento de proteção 116 Sumário Detalhado PARTE I Gerenciamento de riscos 21 Capítulo 1 Técnicas de condicionamento 22 A relação entre os fisioterapeutas esportivos e os preparadores físicos 23 Princípios do condicionamento 23

Leia mais

LASER DE ALTA INTENSIDADE A REVOLUÇÃO NA TECNOLOGIA DO LASER TERAPÊUTICO

LASER DE ALTA INTENSIDADE A REVOLUÇÃO NA TECNOLOGIA DO LASER TERAPÊUTICO LASER DE ALTA INTENSIDADE A REVOLUÇÃO NA TECNOLOGIA DO LASER TERAPÊUTICO geral@btlportugal.pt www.btlportugal.pt Todos os direitos reservados. Apesar de todo o cuidado em fornecer informação precisa e

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / Manhã - 09h00-13h00 Tarde - 14h00-18h00

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / Manhã - 09h00-13h00 Tarde - 14h00-18h00 MéTODO OFICIAL KINESIO TAPING KT1/KT2 (DEZ 2017) - PORTO Se pensar nas competências fundamentais à prática clínica, não lecionadas nos cursos de base na área da saúde, impreterivelmente surge o Kinesio

Leia mais

DYNAMIC TAPING - NÍVEL 1 (ABR 2016) - LISBOA

DYNAMIC TAPING - NÍVEL 1 (ABR 2016) - LISBOA DYNAMIC TAPING - NÍVEL 1 (ABR 2016) - LISBOA Num curso intensivo, muito prático e em português, irá compreender que o foco do Dynamic Tape na carga e movimento permite uma ação biomecânica e fisiológica

Leia mais

OR60 - Joelheira Articulada com Cintas Cruzadas. A compressão pode ser ajustada conforme a necessidade através das 2 (duas) faixas(superior

OR60 - Joelheira Articulada com Cintas Cruzadas. A compressão pode ser ajustada conforme a necessidade através das 2 (duas) faixas(superior LINHA SUIQFEJD LINHASUIQFEJD OR38 - Joelheira Articulada A Joelheira Articulada Hidrolight oferece ece compressão e maior estabilidade idade ao joelho. o. As 2 (duas) articulações com trava oferecem reforço

Leia mais

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13)

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13) Técnicas da Medicina da Dor para Problemas de Coluna, Artrites, Artroses, Bursites, Tendinites, Seqüelas Articulares e Neurológicas com Dores Crônicas, Nevralgias, Enxaquecas e Fibromialgia Clínica Dr.

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS. Aula 7. Profª. Tatianeda Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS. Aula 7. Profª. Tatianeda Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS Aula 7 Profª. Tatianeda Silva Campos POLIHEXAMETILENO DE BIGUANIDA (PHMB) É um antimicrobiano pertencente ao grupo das clorexidinas (biguanidas);

Leia mais

Ventosaterapia. Guilherme Juvenal

Ventosaterapia. Guilherme Juvenal Ventosaterapia Guilherme Juvenal Benefícios Principais benefícios da ventosaterapia segundo a MTC: Promove o fluxo do Qi e do sangue, ajudando a eliminar os fatores patogénicos como o vento, o frio, a

Leia mais

Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças

Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças Elverton Fazzion 2017/01 Doença profissional x Doença do trabalho Doença profissional assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar

Leia mais

Prazo Normal - entre e Prazo Tardio - entre e Inscrição Normal ( )

Prazo Normal - entre e Prazo Tardio - entre e Inscrição Normal ( ) DYNAMIC TAPING - NÍVEL 1 (ABR 2017) LISBOA Num curso intensivo e prático irá compreender que o foco do Dynamic Tape na carga e movimento permite uma ação biomecânica e fisiológica eficaz na facilitação

Leia mais

Os Primeiros Socorros constituem a primeira ajuda dada a uma vítima de acidente ou doença súbita, para estabilizar a sua situação antes da chegada da

Os Primeiros Socorros constituem a primeira ajuda dada a uma vítima de acidente ou doença súbita, para estabilizar a sua situação antes da chegada da Os Primeiros Socorros constituem a primeira ajuda dada a uma vítima de acidente ou doença súbita, para estabilizar a sua situação antes da chegada da assistência médica qualificada. Tendo como objectivo,

Leia mais

ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04

ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04 ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04 INTRODUÇÃO Também conhecidas como splints. Utilizadas em: anomalias congênitas, traumas, processos degenerativos e inflamatórios. Tanto em tratamentos conservadores quanto

Leia mais

3 Coban 2 BOLETIM TÉCNICO. Descrição do Produto. Benefícios. Sistema de Compressão de 2 Camadas

3 Coban 2 BOLETIM TÉCNICO. Descrição do Produto. Benefícios. Sistema de Compressão de 2 Camadas BOLETIM TÉCNICO 3 Coban 2 Sistema de Compressão de 2 Camadas Descrição do Produto 3M Coban 2 Sistema de Compressão de 2 Camadas foi desenvolvido para fornecer compressão eficaz e sustentada para o tratamento

Leia mais

3M Soluções para Cuidados Crítico e Crônico. 3M Coban TM 2 Sistema de Compressão de 2 Camadas. 3M Coban TM 2. Compressão. na medida.

3M Soluções para Cuidados Crítico e Crônico. 3M Coban TM 2 Sistema de Compressão de 2 Camadas. 3M Coban TM 2. Compressão. na medida. 3M Soluções para Cuidados Crítico e Crônico 3M Coban TM 2 Sistema de Compressão de 2 Camadas 3M Coban TM 2 Compressão na medida certa 3 Oque é úlcera de perna? As úlceras de perna têm um grande impacto

Leia mais

Um aliado eficaz na prática desportiva. Nova linha de ortóteses para o desporto

Um aliado eficaz na prática desportiva. Nova linha de ortóteses para o desporto Um aliado eficaz na prática desportiva Nova linha de ortóteses para o desporto Os suportes elásticos Aqtivo Sport, produzidos com fibras 3D leves e flexíveis, adaptam-se como uma segunda pele, proporcionando

Leia mais

Bursite Tem Cura? Causas, Tratamentos e Dicas Seg, 17 de Julho de :49 - Última atualização Seg, 17 de Julho de :53

Bursite Tem Cura? Causas, Tratamentos e Dicas Seg, 17 de Julho de :49 - Última atualização Seg, 17 de Julho de :53 Ao longo dos últimos anos, houve um aumento expressivo dos casos de pessoas que sofrem com problemas relacionados às dores articulares. As lesões causadas por esforços repetitivos fazem parte dos problemas

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / Manhã - 09h00-13h00 Tarde - 14h00-18h00

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / Manhã - 09h00-13h00 Tarde - 14h00-18h00 MéTODO OFICIAL KINESIO TAPING KT1/KT2 (DEZ 2015) - LISBOA Se pensar nas competências fundamentais à prática clínica, não lecionadas nos cursos de base na área da saúde, impreterivelmente surge o Kinesio

Leia mais

1. Trata dores de cabeça

1. Trata dores de cabeça Uma das mais importantes técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura foi introduzida no Brasil há mais de 40 anos. Considerada como terapia complementar, desde 1995 é também reconhecida como

Leia mais

PRINCÍPIOS DO TRATAMENTO DAS LESÕES DO ESPORTE Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência

PRINCÍPIOS DO TRATAMENTO DAS LESÕES DO ESPORTE Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência fase aguda objetivos PRINCÍPIOS DO TRATAMENTO DAS LESÕES DO ESPORTE Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência Lesão dos tecidos moles: Músculos e tendões Articulações e ligamentos Associada a fratura

Leia mais

HELENA JUSTO Helena Justo é uma profissional dedicada e apaixonada pela Acupuntura e Medicina Chinesa, com uma experiência alargada nestas áreas.

HELENA JUSTO Helena Justo é uma profissional dedicada e apaixonada pela Acupuntura e Medicina Chinesa, com uma experiência alargada nestas áreas. ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (MAR 2017) - PORTO A Acupuntura é uma disciplina da Medicina Chinesa reconhecida pela OMS como uma Terapia Complementar válida, que defende que qualquer disfunção ou dor

Leia mais

EFEITOS DA BANDAGEM FUNCIONAL NO PÉ EQUINO DE CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: ESTUDO DE CASO

EFEITOS DA BANDAGEM FUNCIONAL NO PÉ EQUINO DE CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: ESTUDO DE CASO EFEITOS DA BANDAGEM FUNCIONAL NO PÉ EQUINO DE CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: ESTUDO DE CASO RESUMO SANTOS, B.C.M. ;GROSSI, C.L.D. Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos da bandagem funcional

Leia mais

ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (ABR 2017) - LISBOA

ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (ABR 2017) - LISBOA ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (ABR 2017) - LISBOA Acupuntura Para Fisioterapeutas foi desenhado especificamente para Fisioterapeutas, de forma a complementarem a sua prática clínica tendo uma visão mais

Leia mais

18/03/2018. Avaliação Ortopédica MEMBROS INFERIORES. Hugo Leonardo Miranda Coelho Ortopedista Médico do Trabalho Perito Médico

18/03/2018. Avaliação Ortopédica MEMBROS INFERIORES. Hugo Leonardo Miranda Coelho Ortopedista Médico do Trabalho Perito Médico Avaliação Ortopédica MEMBROS INFERIORES Hugo Leonardo Miranda Coelho Ortopedista Médico do Trabalho Perito Médico 1 Quadril Diagnósticos a considerar: Coxartrose Impacto femoroacetabular Osteonecrose da

Leia mais

Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos.

Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. www.lavertuan.com.br Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. Cada vez mais as pessoas buscam diferentes formas

Leia mais

3/11/2010 LESÕES DO ESPORTE LESÕES DOS TECIDOS MUSCULOESQUELÉTICOS

3/11/2010 LESÕES DO ESPORTE LESÕES DOS TECIDOS MUSCULOESQUELÉTICOS LESÕES DO ESPORTE CLASSIFICAÇÃO GERAL AGUDA Lesão inicial, ocorre subtamente; Ex: fraturas, cortes, contusões. CRÔNICA Lesão que se desenvolve em um longo período ou perdura por muito tempo; Ex: cotovelo

Leia mais

CRIOMASSAGEM TERAPEUTICA SECA - COOL ROLLER (JUL 2015) - PORTO

CRIOMASSAGEM TERAPEUTICA SECA - COOL ROLLER (JUL 2015) - PORTO CRIOMASSAGEM TERAPEUTICA SECA - COOL ROLLER (JUL 2015) - PORTO A Criomassagem Terapêutica Seca (CTS) é um complemento perfeito para o seu tratamento. Permite tratar tecidos mais profundos, pontos-gatilho,

Leia mais

Coluna lombar. Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica

Coluna lombar. Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica COLUNA LOMBAR Coluna lombar Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica 2 tipos de Articulações: Intervertebral cartilaginosa Proc. Articulares - sinovial Coluna lombar Coluna lombar

Leia mais

ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (OUT 2015) - PORTO

ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (OUT 2015) - PORTO ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (OUT 2015) - PORTO Este é um curso de elevada qualidade! Uma excelente ferramenta para abordar patologias músculo esqueléticas e dores nevrálgicas, com resultados rápidos

Leia mais

Ergonomia. Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr

Ergonomia. Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr Ergonomia Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr Ergonomia Palavras Gregas: ergon = trabalho, nomos = leis. tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa. Ergonomia É

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Curativo de Úlcera Arterial

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Curativo de Úlcera Arterial DE-CPATF-006 1 de 5 1 Situação de Revisão Situação Data Alteração 0.0 27/01/2011 2 - Referência 01 CCIH Higienização das mãos; DE - CPATF- 002 Técnica de Realização de Curativos em feridas abertas; DE

Leia mais

MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA BÁSICO + AVANÇADO DESPORTO

MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA BÁSICO + AVANÇADO DESPORTO MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA BÁSICO + AVANÇADO DESPORTO Osteo-articular. Edemas. Cicatrizes. Obesidade. Celulite. Mesopunctura. Lesões desportivas frequentes. Raciocínio clínico. Homeopatia estimulada pela

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

UM POUCO DE HISTÓRIA. Medicina do Treino Desportivo UM POUCO DE HISTÓRIA UM POUCO DE HISTÓRIA. José Gomes Pereira Curso COP, 29 de Novembro de 2014

UM POUCO DE HISTÓRIA. Medicina do Treino Desportivo UM POUCO DE HISTÓRIA UM POUCO DE HISTÓRIA. José Gomes Pereira Curso COP, 29 de Novembro de 2014 Medicina do Treino Desportivo Tratamento de lesões da pele através do frio (A.W.Pusey,1908) Tratamento com redução da temperatura dos tecidos, sem causar a sua destruição. (Zagrobelny et al. 1999; Jezierski

Leia mais

DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO

DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO Introdução Nas 2 últimas décadas tem se evidenciado interesse no estudo da velhice e processo de envelhecimento. Nesta mesma linha de raciocínio situa-se o estudo dos vários

Leia mais

Disciplina. Bandagem Funcional. Guilherme Branco. Dia 1 - manhã

Disciplina. Bandagem Funcional. Guilherme Branco. Dia 1 - manhã Disciplina Bandagem Funcional Guilherme Branco guiribra@yahoo.com.br Dia 1 - manhã GUILHERME RIBEIRO BRANCO FISIOTERAPEUTA UFMG PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA FACE/UFMG ESPECIALISTA EM FISIOTERAPIA

Leia mais

FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I. Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba

FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I. Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba - 2017 Processo de avaliação em reabilitação Avaliação em Fisioterapia A avaliação

Leia mais

RPG. Reeducação Postural Global

RPG. Reeducação Postural Global RPG Reeducação Postural Global Criador do Método Philippe Emanuel Souchard Físico/Fisioterapeuta Criado em 1980 O que é a RPG? Micro e macro-ajustamento do sistema músculo-esquelético em decoaptação,detorção,

Leia mais

OSTEOPATIA é uma técnica americana criada por Andrew Taylor Still que tem por objetivo trabalhar os micromovimentos articulares, devolvendo a

OSTEOPATIA é uma técnica americana criada por Andrew Taylor Still que tem por objetivo trabalhar os micromovimentos articulares, devolvendo a OSTEOPATIA é uma técnica americana criada por Andrew Taylor Still que tem por objetivo trabalhar os micromovimentos articulares, devolvendo a funcionabilidade articular e mecânica de cada segmento do corpo;

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Hidroterapia p/ ALE-GO (Analista - Fisioterapeuta)

Livro Eletrônico Aula 00 Hidroterapia p/ ALE-GO (Analista - Fisioterapeuta) Livro Eletrônico Hidroterapia p/ ALE-GO (Analista - Fisioterapeuta) Professor: Fábio Cardoso 1 INTRODUÇÃO... 2 1.2 INDICAÇÕES PARA A HIDROTERAPIA......Erro! Indicador não definido.2 RESUMO... 4 QUESTÕES

Leia mais

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação SAÚDEMED - Fisio & Terapias Apresentação HISTÓRIA DA SAÚDE MED ABERTURA DA CLÍNICA: Em Setembro de 2016 a SaúdeMed Iniciou a sua atividade com o objetivo de ser uma clínica de excelência de tratamentos

Leia mais

OFICIAL KINESIO TAPING KT3 (NOV 2015) - PORTO

OFICIAL KINESIO TAPING KT3 (NOV 2015) - PORTO MéTODO OFICIAL KINESIO TAPING KT3 (NOV 2015) - PORTO Se ficou rendido ao Método Kinesio Taping, e procura impulsionar exponencialmente os resultados conseguidos com esta técnica, o nível KT3 é uma ótima

Leia mais

Divisão de Cuidados Críticos e Crônicos. Boletim Técnico. Fita de Silicone de Remoção Suave

Divisão de Cuidados Críticos e Crônicos. Boletim Técnico. Fita de Silicone de Remoção Suave Divisão de Cuidados Críticos e Crônicos Boletim Técnico Fita de Silicone de Remoção Suave A ciência da adesivos médicos de silicone é muito diferente daquela de adesivos médicos de acrilato. Estas diferenças

Leia mais

MANUAL DO LIAN GONG. Apenas 12 minutos por dia

MANUAL DO LIAN GONG. Apenas 12 minutos por dia MANUAL DO LIAN GONG Lian Gong, ginástica chinesa criada há mais de 40 anos, faz bem para o corpo e para a saúde. A ginástica Lian Gong (pronuncia-se "liam cum") foi desenvolvida na China, pelo Dr. Zhuang

Leia mais

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ TÍTULO: REPERCUSSÕES DA HIDROTERAPIA E DA BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL NA QUALIDADE DE VIDA E FUNCIONALIDADE DE INDIVÍDUOS COM QUADRO CLÍNICO DE LOMBALGIA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Leia mais

CENTER FISIO - IMES R INSTITUTO MINEIRO DE ESTUDOS SISTÊMICOS ACUPUNTURA COM FITAS - SPIRAL TAPING -

CENTER FISIO - IMES R INSTITUTO MINEIRO DE ESTUDOS SISTÊMICOS ACUPUNTURA COM FITAS - SPIRAL TAPING - CENTER FISIO - IMES R INSTITUTO MINEIRO DE ESTUDOS SISTÊMICOS ACUPUNTURA COM FITAS - SPIRAL TAPING - INTRODUÇÃO Em 1980, surgiram as primeiras experiências com o Spiral Taping, esta técnica terapêutica,

Leia mais

ORTOPEDIA.

ORTOPEDIA. ORTOPEDIA Membros Superiores braços Membros Inferiores pernas Atitude: Postura global ou segmentar, REVERSÍVEL, assumida voluntária ou reflexamente Deformidade: Alteração PERMANENTE da forma de um membro

Leia mais

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR?

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? O bodybuilding ou fisiculturismo, como é mais conhecido no Brasil, é um esporte que tem crescido e ganhado muitos fãs e adeptos. Com o aumento

Leia mais

PROTOCOLO DE ACESSO ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA

PROTOCOLO DE ACESSO ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA PROTOCOLO DE ACESSO ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA 2018 PROTOCOLO DE ACESSO: ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA Elaboração: Dr. Eduardo M. Jacob Dr. Tarcisio Adilson Ribeiro Machado Aprovação: Dr.

Leia mais

LESÕES DESPORTIVAS: CALOR OU GELO? Caderno I

LESÕES DESPORTIVAS: CALOR OU GELO? Caderno I LESÕES DESPORTIVAS: CALOR OU GELO? Caderno I Tratamento de Lesões: Aplicação de Quente ou Frio? O gelo provoca uma vasoconstrição, diminuindo inchaço (edema), o metabolismo local e o impulso nervoso (que

Leia mais

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL. Ebook Gratuito

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL. Ebook Gratuito LIBERAÇÃO MIOFASCIAL Ebook Gratuito LIBERAÇÃO MIOFASCIAL Segundo Myers (2010), a Liberação Miofascial tem sido muito utilizada na última década com objetivo de contribuir para a flexibilidade muscular.

Leia mais

REPARIL. Takeda Pharma Ltda. Gel 10mg/g + 50mg/g.

REPARIL. Takeda Pharma Ltda. Gel 10mg/g + 50mg/g. REPARIL Takeda Pharma Ltda. Gel 10mg/g + 50mg/g. APRESENTAÇÕES Gel com 10 mg/g (escina) + 50 mg/g (salicilato de dietilamônio). Bisnagas com 30 g ou 100 g. USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO

Leia mais

17/11/2009. ROM: Range Of Movement (amplitude de movimento)

17/11/2009. ROM: Range Of Movement (amplitude de movimento) BASES BIOMECÂNICAS DO ALONGAMENTO Conceitos Técnicas de alongamento Características dos tecidos biológicos Fundamentos mecânicos Resposta e adaptação dos tecidos Objetivos do alongamento Prevenção de lesões

Leia mais

Bursite pelo Tui Na. Bursite do ombro. Tratamento pela Massoterapia Chinesa Tui Na. Edgar Cantelli & Helena Guimarães

Bursite pelo Tui Na. Bursite do ombro. Tratamento pela Massoterapia Chinesa Tui Na. Edgar Cantelli & Helena Guimarães Bursite do ombro Tratamento pela Massoterapia Chinesa Edgar Cantelli & Helena Guimarães A dor Como a dor é entendida na Medicina Chinesa? Onde há livre fluxo de Qi (Energia) e Xue (Sangue), não há dor.

Leia mais

YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto

YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto Desenvolvimento e História Introdução Atualização Área Funcional Diagnóstico Cervical e Abdominal Áreas Funcionais Desenvolvimento

Leia mais

diclofenaco dietilamônio Gel 11,6mg/g

diclofenaco dietilamônio Gel 11,6mg/g diclofenaco dietilamônio Gel 11,6mg/g MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE diclofenaco dietilamônio Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Gel 11,6mg/g Embalagem contendo 1 bisnaga

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES FÍSICAS A FLEXIBILIDADE

DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES FÍSICAS A FLEXIBILIDADE DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES FÍSICAS A 1. Contributo Para a Definição da Capacidade - Flexibilidade 2. Factores Condicionantes do Desenvolvimento da Flexibilidade 3. Conclusões Metodológicas 1 1. Contributo

Leia mais

Como identificar as LER/DORT

Como identificar as LER/DORT O que são as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)? São doenças graves originadas do uso excessivo ou inadequado do sistema que agrupa nervos,

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA JOSÉ EDUARDO POMPEU

FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA JOSÉ EDUARDO POMPEU FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA JOSÉ EDUARDO POMPEU Dr. Herman Kabat 1935 Doutor em neurofisiologia 1942-1943 Prof. de fisiologia e neuropsiquiatria 1932 Bacharel em ciências pela New York University,

Leia mais

Documento 01 Bula do Paciente

Documento 01 Bula do Paciente Documento 01 Bula do Paciente MODELO DE BULA PARA O PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: TROMBOFOB GEL heparina sódica APRESENTAÇÕES Gel 200 U/g: - Embalagem com 1 bisnaga de 10 g - Embalagem com

Leia mais

FACULDADE FASERRA. Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia com Ênfase em Terapias Manuais Faculdade FASERRA. Marilene Ferreira de Araújo

FACULDADE FASERRA. Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia com Ênfase em Terapias Manuais Faculdade FASERRA. Marilene Ferreira de Araújo FACULDADE FASERRA Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia com Ênfase em Terapias Manuais Faculdade FASERRA Marilene Ferreira de Araújo TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA ENTORSE DE TORNOZELO COM A UTILIZAÇÃO

Leia mais

Atendimento Inicial ao Traumatizado

Atendimento Inicial ao Traumatizado MEDICINA DE URGÊNCIA RCG - 0458 Atendimento Inicial ao Traumatizado Prof. Dr. Sandro Scarpelini Departamento de Cirurgia e Anatomia Objetivos Aplicar os princípios do exame primário e secundário Identificar

Leia mais

Diclofenaco dietilamônio. Biosintética Farmacêutica Ltda Gel creme 1%

Diclofenaco dietilamônio. Biosintética Farmacêutica Ltda Gel creme 1% Diclofenaco dietilamônio Biosintética Farmacêutica Ltda Gel creme 1% MODELO DE BULA diclofenaco dietilamônio Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 Gel creme USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA

Leia mais

Cristiano Saldanha de Oliveira

Cristiano Saldanha de Oliveira Cristiano Saldanha de Oliveira PRINCIPAIS QUALIFICAÇÕES Vivência no atendimento a pacientes em diversas modalidades; Disponibilidade para atendimento domiciliar, mediante prévia agenda; Discrição e conduta

Leia mais

CATÁLOGO LINHA ESPORTIVA

CATÁLOGO LINHA ESPORTIVA CATÁLOGO LINHA ESPORTIVA CALCANHEIRAS As calcanheiras, ou protetores de esporão, aliviam dores causadas na parte de trás do pé por várias razões: sapatos apertados, sobrepeso, curvatura do pé mais acentuada,

Leia mais

Métodos: Bolsas térmicas Banhos (frios, quentes, de parafina) Lâmpadas de Infravermelhos Gelo (massagem, saco de gelo) Spray de frio Compressas frias

Métodos: Bolsas térmicas Banhos (frios, quentes, de parafina) Lâmpadas de Infravermelhos Gelo (massagem, saco de gelo) Spray de frio Compressas frias Daniel Gonçalves Objectivos: Aliviar dor Alterar o processo de cicatrização dos tecidos Alterar as propriedades plásticas dos tecidos conectivos (músculo, tendão, ligamento e cápsula articular) Métodos:

Leia mais

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta 24 de Março de 2018 SIMBOLISMO Desporto e lazer Convívio Hidroterapia (do grego) Hydor (água) Therapeia (curar) HIDROTERAPIA

Leia mais

www.institutodetratamentodador.com.br ANATOMIA EXAME E MANOBRAS INSPEÇÃO MOVIMENTOS AMPLITUDE PASSIVA MOVIMENTOS ACESSÓRIOS INSPEÇÃO Deformidades: Valgo, Varo, Flexão, Hiperextensão Edema: Sinovite, Bursite,

Leia mais

Ventosaterapia. Cupping. Guia do utilizador. O que é? Dicas de Utilização

Ventosaterapia. Cupping. Guia do utilizador. O que é? Dicas de Utilização Ventosaterapia Cupping Guia do utilizador O que é? Dicas de Utilização Os primeiros registos da técnica de ventosaterapia datam de 3000 a.c. e na Medicina Tradicional Chinesa, as primeiras referências

Leia mais

Os Tipos de Dor dor somática dor aguda dor visceral

Os Tipos de Dor dor somática dor aguda dor visceral DORES LIVRO DIGITAL O que é a dor? Dor é uma experiência sensorial ou emocional desagradável que ocorre em diferentes graus de intensidade do desconforto leve à agonia podendo resultar da estimulação do

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Massoterapia

Ementário do Curso Técnico em Massoterapia Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico PROET Instituto Benjamin Constant Ementário do Curso

Leia mais

Administração de Medicamentos: Via Intramuscular

Administração de Medicamentos: Via Intramuscular Administração de Medicamentos: Via Intramuscular Silvia Regina Secoli Objetivos da aula Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de conhecer o conceito, princípios e técnicas da administração de medicamentos

Leia mais

Ebook-1 de DICAS As melhores dicas do dia a dia. Neste ebook você terá informações sobre uma técnica usada para alívio da dor muscular.

Ebook-1 de DICAS As melhores dicas do dia a dia. Neste ebook você terá informações sobre uma técnica usada para alívio da dor muscular. Ebook-1 de DICAS As melhores dicas do dia a dia Neste ebook você terá informações sobre uma técnica usada para alívio da dor muscular. Ilma Cabral Fisioterapeuta - Osteopata DO Crefito 15320 01/06/2016

Leia mais

NEOCOFLAN. (diclofenaco dietilamônio)

NEOCOFLAN. (diclofenaco dietilamônio) NEOCOFLAN (diclofenaco dietilamônio) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Solução Aerossol 11,6mg/g I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: NEOCOFLAN diclofenaco dietilamônio APRESENTAÇÃO Solução

Leia mais

Roteiro. Procedimento: Administração de medicamentos por via intramuscular.

Roteiro. Procedimento: Administração de medicamentos por via intramuscular. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM 2017 Roteiro Unidade: Terapêutica medicamentosa.

Leia mais

Dispositivo de Fechamentos de Ferida CURAZIP

Dispositivo de Fechamentos de Ferida CURAZIP Dispositivo de Fechamentos de Ferida CURAZIP MEDICINE HEALTH SOLUTIONS Tratamento de feridas Remoção de cicatriz Dispositivo para fechamento de feridas N. de patente PCT:PCT/CN2016/090372 Nome do produto

Leia mais

Reabilitação Ortopédica Valore Fisioterapia

Reabilitação Ortopédica Valore Fisioterapia Reabilitação Ortopédica Valore Fisioterapia O que é o serviço de reabilitação ortopédica da Valore? O tratamento ortopédico da Valore existe para te ajudar a tratar qualquer dor ou sintoma musculoesquelético,

Leia mais

Escrito por Vipgospel Sex, 06 de Dezembro de :00 - Última atualização Sex, 06 de Dezembro de :05

Escrito por Vipgospel Sex, 06 de Dezembro de :00 - Última atualização Sex, 06 de Dezembro de :05 Carregar bolsas ou mochilas pesadas, postura errada, não se acomodar na cadeira, dirigir muito, ter sobrepeso ou levar uma vida sedentária. Se você se encaixa em uma (ou mais) dessas situações, provavelmente

Leia mais

Exame do Joelho. -A maior das junturas sinoviais do corpo humano, bem como uma das mais complexas e discutidas.

Exame do Joelho. -A maior das junturas sinoviais do corpo humano, bem como uma das mais complexas e discutidas. Exame do Joelho Joelho -A maior das junturas sinoviais do corpo humano, bem como uma das mais complexas e discutidas. - Principais movimentos: flexão e extensão, além de rotação (em peq. ADM). 1 Anatomia

Leia mais

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E,

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, SÃO JOSÉ SC - FLORIANÓPOLIS - PALHOÇA - BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM VELA PARA LIMPEZA DE OUVIDO - APLICAÇÃO E VENDA DE VELA PARA LIMPEZA DE OUVIDO - ONDE COMPRAR VELA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE

Leia mais

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E,

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, SÃO JOSÉ SC - FLORIANÓPOLIS - PALHOÇA - BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM VELA PARA LIMPEZA DE OUVIDO - APLICAÇÃO E VENDA DE VELA PARA LIMPEZA DE OUVIDO - ONDE COMPRAR VELA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE

Leia mais

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS SÃO JOSÉ SC FLORIANOPOLIS PALHOÇA BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM CONE HINDU - APLICAÇÃO E VENDA DE CONE HINDU - ONDE COMPRAR CONE HINDU PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE

Leia mais

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E,

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, SÃO JOSÉ SC - FLORIANÓPOLIS - PALHOÇA - BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM VELA INDIANA - APLICAÇÃO E VENDA DE VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDO - ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE

Leia mais

LIMPEZA DE OUVIDOS COM VELA DE OUVIDO - APLICAÇÃO E VENDA DE VELA DE OUVIDO - ONDE COMPRAR VELA DE OUVIDO PARA LIMPEZA DE OUVIDOS

LIMPEZA DE OUVIDOS COM VELA DE OUVIDO - APLICAÇÃO E VENDA DE VELA DE OUVIDO - ONDE COMPRAR VELA DE OUVIDO PARA LIMPEZA DE OUVIDOS LIMPEZA DE OUVIDOS COM VELA DE OUVIDO - APLICAÇÃO E VENDA DE VELA DE OUVIDO - ONDE COMPRAR VELA DE OUVIDO PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR CONE HINDU

Leia mais

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS SÃO JOSÉ SC - FLORIANÓPOLIS - PALHOÇA - BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM CANUDO DE CERA - APLICAÇÃO E VENDA DE CANUDO DE CERA - ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE COMPRAR CONE CHINÊS

Leia mais

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS SÃO JOSÉ SC - FLORIANÓPOLIS - PALHOÇA - BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM CANUDO DE CERA - APLICAÇÃO E VENDA DE CANUDO DE CERA - ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE COMPRAR CONE CHINÊS

Leia mais

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS SÃO JOSÉ SC - FLORIANÓPOLIS - PALHOÇA - BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM VELA HOPI- APLICAÇÃO E VENDA DE VELA HOPI - ONDE COMPRAR VELA HOPI PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA

Leia mais

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS SÃO JOSÉ SC FLORIANOPOLIS PALHOÇA BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM CONE CHINÊS - APLICAÇÃO E VENDA DE CONE CHINÊS - ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA

Leia mais