PRIORIDADES DA UNIÃO EUROPEIA PARA A 60.ª SESSÃO DA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRIORIDADES DA UNIÃO EUROPEIA PARA A 60.ª SESSÃO DA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS"

Transcrição

1 PRIORIDADES DA UNIÃO EUROPEIA PARA A 60.ª SESSÃO DA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS Introdução 1. A União Europeia está profundamente empenhada nas Nações Unidas, na defesa e desenvolvimento do direito internacional, assim como no multilateralismo efectivo, elemento central da sua acção externa. Este empenhamento foi reafirmado com vigor pelo Conselho Europeu nas suas conclusões de 16/17 de Junho. Durante a 60.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, a União Europeia dará a maior prioridade, ao lado dos seus parceiros das Nações Unidas, à aplicação dos acordos alcançados na Cimeira de revisão do Milénio, a realizar em Setembro. Com esses parceiros, empenhar-se-á igualmente noutras questões essenciais, tais como a cooperação na gestão de crises, os refugiados/deslocados, as negociações do próximo orçamento das Nações Unidas e o plano de equipamento. Plenário de alto nível de A 60.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas reveste-se este ano de especial significado, atendendo ao encontro dos Chefes de Estado e de Governo, em de Setembro de 2005, na reunião plenária de alto nível da Assembleia Geral em Nova Iorque. Cinco anos após a Cimeira do Milénio de 2000, da ONU, a Cimeira de 2005 avaliará a implementação da Declaração do Milénio, as Metas de Desenvolvimento do Milénio e o resultado das grandes cimeiras e conferências da ONU nos domínios económico, social e afins. A Cimeira constituirá igualmente a oportunidade de a ONU se adaptar às novas realidades e de definir tarefas específicas neste contexto.

2 3. A União Europeia salienta que o relatório do Secretário-Geral intitulado "Uma liberdade mais ampla" é uma boa base para a negociação de um documento final tendo em vista a Cimeira de Setembro e considera fundamental chegar a um acordo sobre um pacote de reformas em matéria de desenvolvimento, de direitos humanos, de segurança e de reformas institucionais da ONU. O resultado deveria ser uma Organização das Nações Unidas fortalecida e mais eficaz, mais bem preparada para fazer face às ameaças e desafios interligados e multidimensionais com que se defrontam a paz, a segurança e o desenvolvimento internacionais. A UE intensificará os seus esforços para tentar, em conjunto com os outros parceiros, obter resultados ambiciosos e equilibrados na Cimeira e está empenhada em trabalhar construtivamente com os parceiros da ONU durante a 60.ª Assembleia Geral, assim como noutros fóruns, para implementar os acordos alcançados na Cimeira. 4. A UE salienta a extrema importância das questões relativas ao desenvolvimento na 60.ª Assembleia Geral da ONU. O recente compromisso da UE de assegurar novos níveis de APD, nomeadamente de alcançar um valor colectivo de 0,56% de APD/RNB até 2010 e de 0,7% até 2015, que resultará num montante anual adicional de 20 mil milhões de euros de APD até 2010, põe em evidência a prioridade que a UE atribui ao financiamento do desenvolvimento. A UE empenhar-se-á num programa de acção ambicioso e concreto, que deverá traduzir-se num maior e melhor financiamento do desenvolvimento, nomeadamente através de mecanismos inovadores; em compromissos e medidas, adoptadas a nível nacional pelos países em desenvolvimento, para criar e reforçar as estruturas de governação e o ambiente necessários ao crescimento económico, e bem assim na adopção de estratégias e políticas nacionais de desenvolvimento ambiciosas e na especial atenção a prestar às necessidades específicas de África. Neste contexto, a UE recorda o seu compromisso colectivo de consagrar à África pelo menos 50% do aumento acordado dos recursos afectados à APD. A 60.ª Assembleia Geral da ONU deverá assinalar claramente a necessidade de reformas a mais longo prazo e mais radicais da arquitectura da ONU na área do desenvolvimento. 5. A UE salienta a importância de se ter em conta a dimensão social da mundialização nas diferentes políticas e na cooperação internacional. A UE promoverá o emprego e um trabalho digno para todos.

3 6. No que se refere à questão da paz e da segurança, a União Europeia considera que as suas prioridades, ao preparar a Cimeira, são a criação da Comissão de Consolidação da Paz, a prevenção de conflitos, a luta contra o terrorismo, a adopção de princípios gerais para o uso da força, o desarmamento, a não proliferação de armas de destruição maciça e respectivos vectores e o reforço das capacidades das Nações Unidas em matéria de manutenção da paz. 7. A UE saúda e apoia energicamente o estabelecimento de uma Comissão para a Consolidação da Paz, que deverá ajudar os países a fazer a transição entre o fim de um conflito armado e o reatamento das actividades de desenvolvimento sustentável, bem como a melhor coordenar a acção de todos os intervenientes a nível bilateral e multilateral. A UE trabalhará em prol de uma Comissão para a Consolidação da Paz eficaz, com capacidade para prevenir conflitos recorrentes. 8. No que diz respeito à luta contra o terrorismo, a UE congratula-se com a proposta de uma declaração que deixe bem claro de que a violência dirigida contra civis e não combatentes é sempre injustificada seja em que circunstâncias for. Exorta todos os Estados a unirem-se para apoiar a clara declaração política sobre esta matéria proposta pelo Secretário-Geral. A UE apoia igualmente a estratégia global da ONU proposta pelo Secretário-Geral em Madrid, incluindo a elaboração de uma definição universal de terrorismo. A UE apela a um acordo na 60.ª AG relativamente ao texto da Convenção Geral sobre o Terrorismo Internacional, proposto pelo Coordenador, e à assinatura e ratificação de todas as 13 Convenções da ONU contra o terrorismo.

4 9. A UE congratula-se igualmente com o lugar de destaque atribuído nas propostas de reforma aos direitos humanos, ao Estado de direito e à democracia. Neste contexto, a UE reafirma a importância do conceito da "responsabilidade de conferir protecção" e apoia as propostas do Secretário-Geral no sentido de reforçar o papel e os recursos do Alto Comissário para os Direitos Humanos e de criar um Conselho dos Direitos Humanos, com um mandato forte, para conferir um estatuto claramente mais elevado à Comissão dos Direitos Humanos. A UE seria favorável à criação do Conselho dos Direitos Humanos como um dos principais órgãos estatutários autónomos da ONU, ligado à Assembleia Geral, que se reuniria durante o ano e que seria o reflexo, a nível institucional, da universalidade dos direitos humanos e da sua posição central no sistema da ONU, bem como da preocupação de colocar os direitos humanos em pé de igualdade com as questões relacionadas com o desenvolvimento, a paz e a segurança. Enquanto se aguarda a decisão que a Assembleia Geral poderá tomar sobre a criação de um órgão dessa natureza, o Conselho dos Direitos Humanos deverá ser instituído como órgão subsidiário da Assembleia Geral, estabelecendo assim uma ligação com um órgão universal. A UE apoia o reforço da igualdade entre os sexos em todas as actividades da ONU. 10. A UE apoia o desenvolvimento da cooperação entre as Nações Unidas e as organizações regionais como uma forma efectiva de maximizar a eficácia na abordagem dos numerosos desafios com que a comunidade internacional é confrontada. 11. A UE reconhece que a reforma da gestão e a modernização do Secretariado da ONU serão decisivas para a concretização dos resultados da Cimeira e para permitir à ONU cumprir melhor o seu mandato. Em especial, a UE apela a uma maior responsabilidade, transparência, profissionalismo e eficiência no Secretariado da ONU, bem como a uma maior autoridade do Secretário-Geral da ONU na atribuição e reafectação dos recursos dentro de um orçamento global e de um limite máximo de lugares.

5 12. A UE apoia igualmente o prosseguimento das reformas estruturais dos sistemas e das políticas da ONU no domínio do desenvolvimento, da ajuda humanitária e do ambiente, a fim de melhorar a coerência e a eficácia de todo o sistema e de promover o desenvolvimento sustentável, e aguarda com expectativa a oportunidade de trabalhar com todas as partes sobre propostas específicas a apresentar na 60.ª Assembleia Geral da ONU no sentido de reforçar a governação ambiental. A este respeito, a UE apoia o lançamento de um processo destinado a estabelecer uma agência da ONU para o ambiente, baseada no PNUA, dotada de um mandato revisto e reforçado, apoiada por contribuições financeiras estáveis, adequadas e previsíveis e que funcione em pé de igualdade com outras agências especializadas da ONU. 13. No domínio das reformas institucionais, a UE reconhece a necessidade de reformar os principais órgãos da ONU, entre os quais a Assembleia Geral, o ECOSOC e o Conselho de Segurança, tendo em vista reforçar a representatividade, a transparência e a eficiência do sistema. 14. A UE apoia o prosseguimento da reforma e da revitalização da Assembleia Geral como elemento essencial do programa global de reformas da ONU. Assim, é nossa intenção apoiar uma maior racionalização do trabalho dos Comités da Assembleia Geral na sequência da Cimeira, e empenhar-nos-emos plenamente nos domínios que constituem prioridades claras do programa da ONU, incluindo aqueles em que são necessárias acções de seguimento após a Cimeira. Mas, no que diz respeito às prioridades menos urgentes, ou a questões sobre as quais os dirigentes já tenham adoptado decisões de fundo na Cimeira, a UE está determinada a que, no rescaldo da Cimeira, a Assembleia Geral não volte simplesmente a ocupar-se das suas tarefas rotineiras. 15. A UE apoia a reforma do modus operandi do ECOSOC e dos seus órgãos subsidiários com vista a garantir que o ECOSOC cumpra o seu mandato de forma mais eficaz. O ECOSOC deverá estar em melhores condições para promover, a nível mundial, o diálogo e a parceria nos domínios económico, social, ambiental e da ajuda humanitária. Deve igualmente promover mais eficazmente abordagens coerentes e coordenadas do sistema da ONU e tem um papel importante a desempenhar nas situações pós-conflito.

6 Assistência humanitária 16. A UE apoiará a melhoria dos compromissos de resposta humanitária no que se refere à previsibilidade do financiamento e dos meios, assim como dos acordos de confirmação, e também do acesso seguro e sem entraves às populações vulneráveis. A UE salientará a necessidade de observar os princípios humanitários e o direito internacional humanitário. Orçamento ordinário da ONU para A UE procurará adoptar um orçamento que permita à ONU executar melhor as propostas da Declaração do Milénio e os acordos alcançados na Cimeira de A UE está empenhada em garantir a disponibilidade de recursos para a ONU, embora mantenha o seu apego ao princípio da disciplina orçamental, que é nosso objectivo de longa data, a fim de assegurar uma gestão eficaz dos recursos. Plano de Equipamento 18. Dada a urgência e a necessidade de renovação da sede da ONU em Nova Iorque, a UE atribui grande importância a que se chegue a acordo sobre um plano de equipamento global e coerente. A UE considera que é urgente tomar decisões a este respeito.

PROJETO DE CONCLUSÕES DO CONSELHO

PROJETO DE CONCLUSÕES DO CONSELHO Conselho da União Europeia Bruxelas, 30 de março de 2017 (OR. en) 7783/17 ADD 1 NOTA PONTO "I/A" de: para: Assunto: Secretariado-Geral do Conselho FORETS 11 ENV 301 RELEX 280 PROBA 5 Comité de Representantes

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Parlamento Europeu 2014-2019 Documento de sessão B8-0587/2016 9.5.2016 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de declarações do Conselho e da Comissão apresentada nos termos do artigo 123.º, n.º

Leia mais

6815/16 ll/ip 1 DG C 1

6815/16 ll/ip 1 DG C 1 Conselho da União Europeia Bruxelas, 14 de março de 2016 (OR. fr) 6815/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 14 de março de 2016 para: Delegações n.º doc. ant.: 6670/16 Assunto:

Leia mais

Na reunião de 18 de Maio de 2009, o Conselho (Assuntos Gerais e Relações Externas) aprovou as Conclusões apresentadas em Anexo à presente nota.

Na reunião de 18 de Maio de 2009, o Conselho (Assuntos Gerais e Relações Externas) aprovou as Conclusões apresentadas em Anexo à presente nota. CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 18 de Maio de 2009 9909/09 DEVGEN 147 ENER 187 ENV 371 COAFR 172 NOTA de: Secretariado-Geral data: 18 de Maio de 2009 n.º doc. ant.: 9100/09 Assunto: Conclusões do

Leia mais

11246/16 hs/mjb 1 DGC 1

11246/16 hs/mjb 1 DGC 1 Conselho da União Europeia Bruxelas, 18 de julho de 2016 (OR. en) 11246/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 18 de julho de 2016 para: Delegações n.º doc. ant.: 10998/16

Leia mais

Proposta de DECISÃO DO CONSELHO. relativa às orientações para as políticas de emprego dos Estados-Membros

Proposta de DECISÃO DO CONSELHO. relativa às orientações para as políticas de emprego dos Estados-Membros COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 2.3.2015 COM(2015) 98 final 2015/0051 (NLE) Proposta de DECISÃO DO CONSELHO relativa às orientações para as políticas de emprego dos Estados-Membros PT PT EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

Proposta conjunta de DECISÃO DO CONSELHO

Proposta conjunta de DECISÃO DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA ALTA REPRESENTANTE DA UNIÃO PARA OS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E A POLÍTICA DE SEGURANÇA Bruxelas, 21.4.2017 JOIN(2017) 14 final 2017/0084 (NLE) Proposta conjunta de DECISÃO DO CONSELHO relativa

Leia mais

PROJECTO DE PARECER. PT Unida na diversidade PT 2010/2073(INI) da Comissão dos Assuntos Externos. dirigido à Comissão dos Orçamentos

PROJECTO DE PARECER. PT Unida na diversidade PT 2010/2073(INI) da Comissão dos Assuntos Externos. dirigido à Comissão dos Orçamentos PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Comissão dos Assuntos Externos 31.8.2010 2010/2073(INI) PROJECTO DE PARECER da Comissão dos Assuntos Externos dirigido à Comissão dos Orçamentos sobre o Acordo Interinstitucional

Leia mais

11245/16 jnt/jc 1 DGC 1

11245/16 jnt/jc 1 DGC 1 Conselho da União Europeia Bruxelas, 18 de julho de 2016 (OR. en) 11245/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 18 de julho de 2016 para: Delegações n.º doc. ant.: 10997/16

Leia mais

1. O Grupo da Saúde Pública analisou e chegou a acordo sobre o projecto de conclusões do Conselho reproduzido em anexo.

1. O Grupo da Saúde Pública analisou e chegou a acordo sobre o projecto de conclusões do Conselho reproduzido em anexo. CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 20 de Maio de 2011 10392/11 SAN 104 NOTA de: para: Assunto: Secretariado do Conselho Comité de Representantes Permanentes (1.ª Parte)/Conselho REUNIÃO DO CONSELHO (EMPREGO,

Leia mais

Orientação sexual e identidade de género no Conselho dos Direitos do Homem das Nações Unidas

Orientação sexual e identidade de género no Conselho dos Direitos do Homem das Nações Unidas P7_TA(2011)0427 Orientação sexual e identidade de género no Conselho dos Direitos do Homem das Nações Unidas Resolução do Parlamento Europeu, de 28 de Setembro de 2011, sobre direitos humanos, orientação

Leia mais

Junto se enviam, à atenção das delegações, as conclusões do Conselho sobre o Ártico, adotadas pelo Conselho em 20 de junho de 2016.

Junto se enviam, à atenção das delegações, as conclusões do Conselho sobre o Ártico, adotadas pelo Conselho em 20 de junho de 2016. Conselho da União Europeia Bruxelas, 20 de junho de 2016 (OR. en) 10400/16 COEST 166 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 20 de junho de 2016 para: Delegações n.º doc. ant.:

Leia mais

Conselho da União Europeia Bruxelas, 12 de fevereiro de 2016 (OR. en)

Conselho da União Europeia Bruxelas, 12 de fevereiro de 2016 (OR. en) Conseil UE Conselho da União Europeia Bruxelas, 12 de fevereiro de 2016 (OR. en) 6006/16 LIMITE PUBLIC CLIMA 10 ENV 59 ONU 13 DEVGEN 18 ECOFIN 87 ENER 19 FORETS 6 AGRI 57 MAR 42 AVIATION 22 COMPET 47 NOTA

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0375/1. Alteração. Bodil Valero em nome do Grupo Verts/ALE

PT Unida na diversidade PT A8-0375/1. Alteração. Bodil Valero em nome do Grupo Verts/ALE 5.12.2018 A8-0375/1 1 anual sobre a execução da política comum de segurança e defesa Considerando A A. Considerando que os Estados-Membros se comprometem a desenvolver progressivamente uma política comum

Leia mais

Proposta conjunta de DECISÃO DO CONSELHO

Proposta conjunta de DECISÃO DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA ALTA REPRESENTANTE DA UNIÃO PARA OS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E A POLÍTICA DE SEGURANÇA Bruxelas, 3.4.2017 JOIN(2017) 12 final 2017/0071 (NLE) Proposta conjunta de DECISÃO DO CONSELHO relativa

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0392/1. Alteração. Harald Vilimsky, Mario Borghezio em nome do Grupo ENF

PT Unida na diversidade PT A8-0392/1. Alteração. Harald Vilimsky, Mario Borghezio em nome do Grupo ENF 5.12.2018 A8-0392/1 1 anual sobre a execução da Política Externa e de Segurança Comum Considerando G G. Considerando que a globalização aumentou a interdependência, pelo que as decisões tomadas em Pequim

Leia mais

CONSELHO EXECUTIVO Vigésima-sexta Sessão Ordinária de Janeiro de 2015 Adis Abeba, Etiópia EX.CL/889(XXVI) Add.

CONSELHO EXECUTIVO Vigésima-sexta Sessão Ordinária de Janeiro de 2015 Adis Abeba, Etiópia EX.CL/889(XXVI) Add. AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone: 011-551 7700 Fax: 011-551 7844 Website: www.africa-union.org CONSELHO EXECUTIVO Vigésima-sexta Sessão Ordinária

Leia mais

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU 5.ª REUNIÃO DA MESA-REDONDA DA SOCIEDADE CIVIL UE BRASIL Porto, 7-9 de Novembro de 2011 Declaração final A Mesa-Redonda

Leia mais

10341/19 hs/le 1 RELEX.1.B

10341/19 hs/le 1 RELEX.1.B Conselho da União Europeia Bruxelas, 17 de junho de 2019 (OR. en) 10341/19 NOTA de: para: Secretariado-Geral do Conselho Delegações n.º doc. ant.: 10258/19 Assunto: CONUN 69 ONU 65 DEVGEN 128 SUSTDEV 95

Leia mais

Compromisso de Sharm El Sheikh para a Aceleração da Realização dos Objectivos sobre a Água e o Saneamento em África

Compromisso de Sharm El Sheikh para a Aceleração da Realização dos Objectivos sobre a Água e o Saneamento em África Assembly/AU/Decl.1 (XI) Pág. 1 Assembly/AU/Decl. 1 (XI) Compromisso de Sharm El Sheikh para a Aceleração da Realização dos Objectivos sobre a Água e o Saneamento em África Assembly/AU/Decl.1 (XI) Pág.

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE A REGIÃO DOS GRANDES LAGOS PARA A ERRADICAÇÃO DA APÁTRIDA Contexto

PLANO DE ACÇÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE A REGIÃO DOS GRANDES LAGOS PARA A ERRADICAÇÃO DA APÁTRIDA Contexto PLANO DE ACÇÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE A REGIÃO DOS GRANDES LAGOS PARA A ERRADICAÇÃO DA APÁTRIDA 2017-1. Contexto Globalmente, milhões de pessoas, incluindo um número significativo de indivíduos

Leia mais

14182/16 mjb/mpm/mjb 1 DGG 1A

14182/16 mjb/mpm/mjb 1 DGG 1A Conselho da União Europeia Bruxelas, 8 de novembro de 2016 (OR. en) 14182/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: para: Assunto: Secretariado-Geral do Conselho Delegações ECOFIN 1017 BUDGET 37 SAN 379 SOC 678

Leia mais

MECANISMO DE ACOMPANHAMENTO PARA IMPLEMENTAÇÃO, MONITORIA E AVALIAÇÃO

MECANISMO DE ACOMPANHAMENTO PARA IMPLEMENTAÇÃO, MONITORIA E AVALIAÇÃO AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone 517 700 Cables: OAU, ADDIS ABAB TERCEIRA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO

Leia mais

Destaques. Relatório. sobre a política de desenvolvimento da Comunidade Europeiaeaimplementação da ajuda externaem2006 COMISSÃOEUROPEIA

Destaques. Relatório. sobre a política de desenvolvimento da Comunidade Europeiaeaimplementação da ajuda externaem2006 COMISSÃOEUROPEIA Destaques Relatório de 2007 sobre a política de desenvolvimento da Comunidade Europeiaeaimplementação da ajuda externaem2006 COMISSÃOEUROPEIA Nofinaldestapublicação,encontraráumCD ROMquecontémaversãointegraldoRelatórioAnualde2007eminglêseemfrancês,bemcomooAtlasdosdadoresdaUE,

Leia mais

Junto se enviam, à atenção das delegações, as conclusões do Conselho Europeu (28-29 de Outubro de 2010).

Junto se enviam, à atenção das delegações, as conclusões do Conselho Europeu (28-29 de Outubro de 2010). CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 29 de Outubro de 2010 (OR. en) EUCO 25/10 CO EUR 18 CONCL 4 NOTA DE ENVIO de: Secretariado-Geral do Conselho para: Delegações Assunto: CONSELHO EUROPEU 28-29 DE OUTUBRO

Leia mais

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : Fax :

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : Fax : AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : 011 551 7700 Fax : 011 551 784 CONSELHO EXECUTIVO Décima-Quarta Sessão Ordinária 26 30 de Janeiro de 2009 Adis

Leia mais

DECLARAÇÃO DE CASCAIS

DECLARAÇÃO DE CASCAIS DECLARAÇÃO DE CASCAIS 30.10.2004 INTRODUÇÃO Considerando a vontade de continuar a estreitar laços e a desenvolver formas de cooperação em matéria de desenvolvimento sustentável e protecção do ambiente

Leia mais

ESTABELECIMENTO DE UM FUNDO ESPECIAL DA UNIÃO AFRICANA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO TERRORISMO E AO EXTREMISMO VIOLENTO EM ÁFRICA

ESTABELECIMENTO DE UM FUNDO ESPECIAL DA UNIÃO AFRICANA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO TERRORISMO E AO EXTREMISMO VIOLENTO EM ÁFRICA AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA, P.O. Box 3243 Telephone 251115-517700 Fax: 251115-517844 Website: www.au.int CONFERÊNCIA DA UNIÃO AFRICANA Vigésima Oitava Sessão Ordinária

Leia mais

14098/15 arg/mjb 1 DG C 1

14098/15 arg/mjb 1 DG C 1 Conselho da União Europeia Bruxelas, 17 de novembro de 2015 (OR. fr) 14098/15 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 17 de novembro de 2015 para: Delegações COAFR 334 CFSP/PESC

Leia mais

Roteiro da UE para um compromisso com a sociedade civil na Guiné-Bissau

Roteiro da UE para um compromisso com a sociedade civil na Guiné-Bissau Roteiro da UE para um compromisso com a sociedade civil na Guiné-Bissau 2016-2020 Sessão de lançamento do projeto EU-PAANE Fase di kambansa 17 de Novembro de 2016, Centro Cultural Francês, Bissau Inês

Leia mais

Assembly/AU/Decl.2 (XVIII) Pág. 1

Assembly/AU/Decl.2 (XVIII) Pág. 1 Pág. 1 DECLARAÇÃO SOBRE O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURAS EM ÁFRICA (PIDA) Doc: EX.CL/702(XX) Nós, os Chefes de Estado e de Governo da União Africana, reunidos na nossa Décima Oitava Sessão

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Documento de sessão 4.2.2015 B8-0130/2015 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de uma declaração da Comissão nos termos do artigo 123.º, n.º 2, do Regimento sobre

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO EUROPEIA PARA O EXERCÍCIO DE Síntese numérica

COMISSÃO EUROPEIA ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO EUROPEIA PARA O EXERCÍCIO DE Síntese numérica COMISSÃO EUROPEIA ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO EUROPEIA PARA O EXERCÍCIO DE 2007 Síntese numérica JANEIRO DE 2007 1. INTRODUÇÃO O orçamento de 2007 é o primeiro ao abrigo do novo quadro financeiro plurianual,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE SIRTE SOBRE O INVESTIMENTO NA AGRICULTURA PARA O CRESCIMENTO ECONÓMICO E A SEGURANÇA ALIMENTAR (Doc. ASSEMBLY/AU/12 (XIII)

DECLARAÇÃO DE SIRTE SOBRE O INVESTIMENTO NA AGRICULTURA PARA O CRESCIMENTO ECONÓMICO E A SEGURANÇA ALIMENTAR (Doc. ASSEMBLY/AU/12 (XIII) Pág. 1 DECLARAÇÃO DE SIRTE SOBRE O INVESTIMENTO NA AGRICULTURA PARA O CRESCIMENTO ECONÓMICO E A SEGURANÇA ALIMENTAR (Doc. ASSEMBLY/AU/12 (XIII) Nós, Chefes de Estado e de Governo da União Africana, reunidos

Leia mais

Declaração dos membros do Conselho Europeu, reunidos em Malta, sobre os aspetos externos da migração: a questão da rota do Mediterrâneo Central

Declaração dos membros do Conselho Europeu, reunidos em Malta, sobre os aspetos externos da migração: a questão da rota do Mediterrâneo Central Valeta, 3 de fevereiro de 2017 (OR. en) Declaração dos membros do Conselho Europeu, reunidos em Malta, sobre os aspetos externos da migração: a questão da rota do Mediterrâneo Central 1. Saudamos e apoiamos

Leia mais

Junto se enviam, à atenção das delegações, as conclusões adotadas pelo Conselho Europeu na reunião em epígrafe.

Junto se enviam, à atenção das delegações, as conclusões adotadas pelo Conselho Europeu na reunião em epígrafe. Conselho Europeu Bruxelas, 18 de março de 2016 (OR. en) EUCO 12/1/16 REV 1 CO EUR 3 CONCL 2 NOTA DE ENVIO de: Secretariado-Geral do Conselho para: Delegações Assunto: Reunião do Conselho Europeu (17 e

Leia mais

SEGUNDA MESA-REDONDA DA SOCIEDADE CIVIL UE BRASIL. Belém, 25 e 26 de Janeiro de 2010 DECLARAÇÃO FINAL

SEGUNDA MESA-REDONDA DA SOCIEDADE CIVIL UE BRASIL. Belém, 25 e 26 de Janeiro de 2010 DECLARAÇÃO FINAL CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO BRASIL COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU SEGUNDA MESA-REDONDA DA SOCIEDADE CIVIL UE BRASIL Belém, 25 e 26 de Janeiro de 2010 DECLARAÇÃO FINAL A Mesa-Redonda

Leia mais

8833/16 fmm/tmc 1 DG C 1

8833/16 fmm/tmc 1 DG C 1 Conselho da União Europeia Bruxelas, 12 de maio de 2016 (OR. en) 8833/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 12 de maio de 2016 para: Delegações n.º doc. ant.: 8577/16 Assunto:

Leia mais

Cimeira UE Brasil Lisboa, 4 de Julho de Declaração Comum

Cimeira UE Brasil Lisboa, 4 de Julho de Declaração Comum CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 4 de Julho de 2007 11531/07 (Presse 162) Cimeira UE Brasil Lisboa, 4 de Julho de 2007 Declaração Comum 1. O Primeiro-Ministro de Portugal, José Sócrates, na sua qualidade

Leia mais

Recomendação do Parlamento Europeu ao Conselho, de 12 de Março de 2009, sobre a Parceria Estratégica União Europeia-Brasil (2008/2288(INI))

Recomendação do Parlamento Europeu ao Conselho, de 12 de Março de 2009, sobre a Parceria Estratégica União Europeia-Brasil (2008/2288(INI)) P6_TA(2009)0140 Parceria Estratégica UE-Brasil Recomendação do Parlamento Europeu ao Conselho, de 12 de Março de 2009, sobre a Parceria Estratégica União Europeia-Brasil (2008/2288(INI)) O Parlamento Europeu,

Leia mais

ACORDO DE AMIZADE E COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A UCRÂNIA

ACORDO DE AMIZADE E COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A UCRÂNIA Resolução da Assembleia da República n.º 9/2002 Acordo de Amizade e Cooperação entre a República Portuguesa e a Ucrânia, assinado em Lisboa em 25 de Outubro de 2000 A Assembleia da República resolve, nos

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0317/1. Alteração. Ioan Mircea Paşcu em nome do Grupo S&D

PT Unida na diversidade PT A8-0317/1. Alteração. Ioan Mircea Paşcu em nome do Grupo S&D 16.11.2016 A8-0317/1 1 Citação 5 Tendo em conta as conclusões do Conselho, de 25 de novembro de 2013, 18 de novembro de 2014, 18 de maio de 2015 e 27 de junho de 2016, relativas à Política Comum de Segurança

Leia mais

B8-0434/2017 } B8-0435/2017 } B8-0450/2017 } RC1/Am. 70

B8-0434/2017 } B8-0435/2017 } B8-0450/2017 } RC1/Am. 70 B8-0450/2017 } RC1/Am. 70 70 N.º 84-A (novo) 84-A. Congratula-se com a recente publicação da Comunicação Conjunta sobre uma nova dinâmica para a Parceria África-UE; insta a Comissão e o SEAE a fazerem

Leia mais

IV REUNIÃO DE MINISTRAS DA IGUALDADE DE GÉNERO E EMPODERAMENTO DAS MULHERES DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP

IV REUNIÃO DE MINISTRAS DA IGUALDADE DE GÉNERO E EMPODERAMENTO DAS MULHERES DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP IV REUNIÃO DE MINISTRAS DA IGUALDADE DE GÉNERO E EMPODERAMENTO DAS MULHERES DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP "Empoderamento Económico da Mulher, Género e Globalização" Declaração de

Leia mais

ORIGINAL: INGLÊS DECLARAÇÃO DE BRAZZAVILLE SOBRE A PREVENÇÃO E O CONTROLO DAS DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA REGIÃO AFRICANA DA OMS

ORIGINAL: INGLÊS DECLARAÇÃO DE BRAZZAVILLE SOBRE A PREVENÇÃO E O CONTROLO DAS DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA REGIÃO AFRICANA DA OMS ORIGINAL: INGLÊS DECLARAÇÃO DE BRAZZAVILLE SOBRE A PREVENÇÃO E O CONTROLO DAS DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA REGIÃO AFRICANA DA OMS ORIGINAL: INGLÊS Nós, os Ministros da Saúde e Chefes de Delegação da Região

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades PARLAMENTO EUROPEU 1999 2004 Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades 16 de Dezembro de 2002 PE 323.514/1-49 ALTERAÇÕES 1-49 Projecto de relatório (PE 323.514) Lissy Gröner sobre

Leia mais

DECISÃO SOBRE AS PARCERIAS ESTRATÉGICAS DOC. EX.CL/992 (XXX)iv

DECISÃO SOBRE AS PARCERIAS ESTRATÉGICAS DOC. EX.CL/992 (XXX)iv O Conselho Executivo; DECISÃO SOBRE AS PARCERIAS ESTRATÉGICAS DOC. EX.CL/992 (XXX)iv A. AVALIAÇÃO DAS PARCERIAS ESTRATÉGICAS Pág. 1 1. TOMA NOTA do Relatório do CRP sobre a avaliação das Parcerias Estratégicas,

Leia mais

PROTOCOLO À CONVENÇÃO DA OUA SOBRE A PREVENÇÃO E O COMBATE AO TERRORISMO

PROTOCOLO À CONVENÇÃO DA OUA SOBRE A PREVENÇÃO E O COMBATE AO TERRORISMO PROTOCOLO À CONVENÇÃO DA OUA SOBRE A PREVENÇÃO E O COMBATE AO TERRORISMO 1 PROTOCOLO À CONVENÇÃO DA OUA SOBRE A PREVENÇÃO E O COMBATE AO TERRORISMO Nós, os Chefes de Estado e de Governo da União Africana;

Leia mais

9383/17 am/fc 1 DG C 1

9383/17 am/fc 1 DG C 1 Conselho da União Europeia Bruxelas, 19 de maio de 2017 (OR. en) 9383/17 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 19 de maio de 2017 para: Delegações n.º doc. ant.: 9417/17 Assunto:

Leia mais

15615/17 arg/ml 1 DGD 1C

15615/17 arg/ml 1 DGD 1C Conselho da União Europeia Bruxelas, 11 de dezembro de 2017 (OR. en) 15615/17 COSI 325 JAI 1191 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 7 de dezembro de 2017 para: Delegações

Leia mais

7775/17 jp/fc 1 DGC 2B

7775/17 jp/fc 1 DGC 2B Conselho da União Europeia Luxemburgo, 3 de abril de 2017 (OR. en) 7775/17 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 3 de abril de 2017 para: Delegações COHOM 44 CFSP/PESC 300 DEVGEN

Leia mais

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 17 de março de 2014 (OR. en) 7805/14 DEVGEN 64 RELEX 241 OCDE 2 ACP 53 FIN 217

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 17 de março de 2014 (OR. en) 7805/14 DEVGEN 64 RELEX 241 OCDE 2 ACP 53 FIN 217 CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 17 de março de 2014 (OR. en) 7805/14 DEVGEN 64 RELEX 241 OCDE 2 ACP 53 FIN 217 NOTA de: para: Assunto: Secretariado-Geral do Conselho Delegações Conclusões do Conselho

Leia mais

B8-0434/2017 } B8-0435/2017 } B8-0450/2017 } RC1/Am. 50

B8-0434/2017 } B8-0435/2017 } B8-0450/2017 } RC1/Am. 50 B8-0450/2017 } RC1/Am. 50 50 N.º 3-A (novo) 3-A. Sublinha que a Europa, unida, tem de fazer muito melhor para lançar as bases de uma prosperidade futura amplamente partilhada; considera que a UE precisa

Leia mais

A8-0227/19 ALTERAÇÕES DO PARLAMENTO EUROPEU * à proposta da Comissão

A8-0227/19 ALTERAÇÕES DO PARLAMENTO EUROPEU * à proposta da Comissão 5.9.2018 A8-0227/19 Alteração 19 Iskra Mihaylova em nome da Comissão do Desenvolvimento Regional Relatório A8-0227/2018 Ruža Tomašić Programa de Apoio às Reformas Estruturais: dotação financeira e objetivo

Leia mais

PROJECTO DE ESTATUTO DO CENTRO INTERNACIONAL DA UNIÃO AFRICANA PARA A EDUCAÇÃO DE RAPARIGAS E MULHERES EM ÁFRICA (CIEFFA-UA)

PROJECTO DE ESTATUTO DO CENTRO INTERNACIONAL DA UNIÃO AFRICANA PARA A EDUCAÇÃO DE RAPARIGAS E MULHERES EM ÁFRICA (CIEFFA-UA) AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone: +251 11 551 7700 Fax: +251 115 517844 Website: www.au.int SECOND ORDINARY SESSION FOR THE SPECIALIZED TECHNICAL

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EAC/S19/2019

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EAC/S19/2019 CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EAC/S19/2019 Acompanhamento e orientação pelo desporto de jovens em risco de radicalização O presente convite à apresentação de propostas destina-se a executar o programa

Leia mais

P7_TA(2011)0207 Concessão de assistência macrofinanceira adicional à Geórgia ***I

P7_TA(2011)0207 Concessão de assistência macrofinanceira adicional à Geórgia ***I P7_TA(2011)0207 Concessão de assistência macrofinanceira adicional à Geórgia ***I Resolução legislativa do Parlamento Europeu, de 10 de Maio de 2011, sobre uma proposta de decisão do Parlamento Europeu

Leia mais

Conselho da União Europeia Bruxelas, 31 de março de 2017 (OR. en)

Conselho da União Europeia Bruxelas, 31 de março de 2017 (OR. en) Conseil UE Conselho da União Europeia Bruxelas, 31 de março de 2017 (OR. en) 7585/1/17 REV 1 LIMITE PUBLIC UD 82 ENFOCUSTOM 83 NOTA de: para: Secretariado-Geral do Conselho Delegações n.º doc. ant.: 6484/3/17

Leia mais

Política de Coesão da UE

Política de Coesão da UE da UE 2014 2020 Propostas da Comissão Europeia da União Europeia Estrutura da apresentação 1. Qual é o impacto da política de coesão da UE? 2. A que se devem as alterações propostas pela Comissão para

Leia mais

DOCUMENTO DE TRABALHO AFECTAÇÃO ESTRATÉGICA DO ESPAÇO ORÇAMENTAL. Segmentos operacionais

DOCUMENTO DE TRABALHO AFECTAÇÃO ESTRATÉGICA DO ESPAÇO ORÇAMENTAL. Segmentos operacionais AFR/RC64/PSC-2/4B 6 de Agosto de 2014 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS SUBCOMITÉ DO PROGRAMA (2) Sexagésima quarta sessão Cotonou, República do Benim, 28 29 de Agosto de 2014 Ponto 5.2 da ordem

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0172/8. Alteração. Marco Zanni, André Elissen em nome do Grupo ENF

PT Unida na diversidade PT A8-0172/8. Alteração. Marco Zanni, André Elissen em nome do Grupo ENF 11.3.2019 A8-0172/8 8 Marco Zanni, André Elissen N.º 1 1. Salienta que o orçamento da União para 2020 constitui a ponte para o QFP para o período 2021-2027 e deve contribuir para a criação de uma visão

Leia mais

14839/16 mb/fc 1 DGC 1

14839/16 mb/fc 1 DGC 1 Conselho da União Europeia Bruxelas, 28 de novembro de 2016 (OR. en) 14839/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: para: Secretariado-Geral do Conselho Delegações n.º doc. ant.: 14336/16 Assunto: Energia e desenvolvimento

Leia mais

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE)

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) DÉCIMO PRIMEIRO PERÍODO ORDINÁRIO DE SESSÕES OEA/Ser.L/X.2.11 17 de março de 2011 CICTE/DEC.1/11 Washington, D.C. 21 março 2011 Original: inglês DECLARAÇÃO

Leia mais

6058/16 ll/jc 1 DG C 1

6058/16 ll/jc 1 DG C 1 Conselho da União Europeia Bruxelas, 15 de fevereiro de 2016 (OR. fr) 6058/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 15 de fevereiro de 2016 para: Delegações n.º doc. ant.: 5879/16

Leia mais

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, as conclusões do Conselho sobre o Irão adotadas pelo Conselho em 4 de fevereiro de 2019.

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, as conclusões do Conselho sobre o Irão adotadas pelo Conselho em 4 de fevereiro de 2019. Conselho da União Europeia Bruxelas, 4 de fevereiro de 2019 (OR. en) 5744/19 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: para: Assunto: Secretariado-Geral do Conselho Delegações Conclusões do Conselho sobre o Irão MOG

Leia mais

O PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO DE MOÇAMBIQUE PEDSA. Impacto esperado com a implementação do PEDSA através do CAADP

O PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO DE MOÇAMBIQUE PEDSA. Impacto esperado com a implementação do PEDSA através do CAADP O PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO DE MOÇAMBIQUE A SER IMPLEMENTADO ATRAVÉS DO PEDSA O PACTO A SER IMPLEMENTADO PELO PEDSA: PRIORIDADES Impacto esperado com a implementação do PEDSA através

Leia mais

PROJECTO DE NOTA CONCEPTUAL

PROJECTO DE NOTA CONCEPTUAL AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Adis Abeba, ETIÓPIA C. P. 3243 Tel.: +251-115 517 700 Fax: +251-11-5 517844 Website: www.africa-union.org REUNIÃO DO COMITÉ DE ACÇÃO DOS CHEFES DE ESTADO E

Leia mais

Política de. Coesão da UE Propostas da Comissão Europeia. Política de. coesão

Política de. Coesão da UE Propostas da Comissão Europeia. Política de. coesão Política de Coesão da UE 2014 2020 Propostas da Comissão Europeia Política de coesão Estrutura da apresentação 1. Qual é o impacto da política de coesão da UE? 2. A que se devem as alterações propostas

Leia mais

PROJETO DE RELATÓRIO

PROJETO DE RELATÓRIO PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Comissão do Desenvolvimento 2015/2044(INI) 2.3.2015 PROJETO DE RELATÓRIO sobre o Financiamento do Desenvolvimento (2015/2044(INI)) Comissão do Desenvolvimento Relator: Pedro

Leia mais

COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LINGUA OFICIAL PRTUGUESA. Declaração da CPLP à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável RIO+20

COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LINGUA OFICIAL PRTUGUESA. Declaração da CPLP à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável RIO+20 V REUNIÃO DE MINISTROS DO AMBIENTE DA CPLP ILHA DO SAL MAIO DE 2012 Declaração da CPLP à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável RIO+20 Reunidos no dia 4 de Maio de 2012, na Ilha

Leia mais

15150/15 arg/jc 1 DG G 2B

15150/15 arg/jc 1 DG G 2B Conselho da União Europeia Bruxelas, 8 de dezembro de 2015 (OR. en) 15150/15 FISC 185 ECOFIN 965 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 8 de dezembro de 2015 para: Delegações

Leia mais

5321/17 mpm/jcc 1 DGC 2B

5321/17 mpm/jcc 1 DGC 2B Conselho da União Europeia Bruxelas, 6 de fevereiro de 2017 (OR. en) 5321/17 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 6 de fevereiro de 2017 para: Delegações MAMA 12 CFSP/PESC

Leia mais

15413/16 mb/jv 1 DGD 1C

15413/16 mb/jv 1 DGD 1C Conselho da União Europeia Bruxelas, 9 de dezembro de 2016 (OR. en) 15413/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 8 de dezembro de 2016 para: Delegações n.º doc. ant.: 14795/16

Leia mais

Conselho da União Europeia Bruxelas, 10 de abril de 2017 (OR. en)

Conselho da União Europeia Bruxelas, 10 de abril de 2017 (OR. en) Conselho da União Europeia Bruxelas, 10 de abril de 2017 (OR. en) 7896/17 FSTR 24 FC 24 REGIO 35 SOC 236 AGRISTR 32 PECHE 132 CADREFIN 38 NOTA de: para: Assunto: Secretariado-Geral do Conselho Comité de

Leia mais

15633/17 mpm/jc 1 DG C 1

15633/17 mpm/jc 1 DG C 1 Conselho da União Europeia Bruxelas, 11 de dezembro de 2017 (OR. fr) 15633/17 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 11 de dezembro de 2017 para: Delegações n.º doc. ant.: 15311/17

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa CURSO DE MESTRADO EM DIREITO E SEGURANÇA. Sofia Santos:

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa CURSO DE MESTRADO EM DIREITO E SEGURANÇA. Sofia Santos: Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa CURSO DE MESTRADO EM DIREITO E SEGURANÇA Sofia Santos: sofiasantos@ymail.com 1 Tópicos da sessão: I. Primeiros passos rumo a uma política europeia de

Leia mais

Beijing + 5: Em que consiste e quando terá lugar? O Processo Preliminar. Quem poderá participar? Beijing + 5 MULHER 2000

Beijing + 5: Em que consiste e quando terá lugar? O Processo Preliminar. Quem poderá participar? Beijing + 5 MULHER 2000 Igualdade entre os sexos, desenvolvimento e paz no século XXI Beijing + 5: Em que consiste e quando terá lugar? Beijing + 5 será uma sessão extraordinária da Assembleia Geral intitulada Mulheres 2000:

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA

COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA CRI(97)36 Version portugaise Portuguese version COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA RECOMENDAÇÃO DE POLÍTICA GERAL N. 2 DA ECRI: OS ÓRGÃOS ESPECIALIZADOS NA LUTA CONTRA O RACISMO, A XENOFOBIA,

Leia mais

União Europeia Bruxelas, 9 de dezembro de 2016 (OR. en)

União Europeia Bruxelas, 9 de dezembro de 2016 (OR. en) Conselho da União Europeia Bruxelas, 9 de dezembro de 2016 (OR. en) 15375/16 NOTA de: para: POLGEN 163 INST 521 CODEC 1849 PE 119 Comité de Representantes Permanentes (2.ª Parte) Conselho n.º doc. ant.:

Leia mais

Conclusões da Presidência Conselho Europeu de Santa Maria da Feira 19 e 20 de junho de 2000

Conclusões da Presidência Conselho Europeu de Santa Maria da Feira 19 e 20 de junho de 2000 conseil/00/2000 Conclusões da Presidência Conselho Europeu de Santa Maria da Feira 19 e 20 de junho de 2000 1. O Conselho Europeu reuniu em Santa Maria da Feira em 19 e 20 de Junho, tendo procedido, no

Leia mais

9381/17 am/fc 1 DG C 1

9381/17 am/fc 1 DG C 1 Conselho da União Europeia Bruxelas, 19 de maio de 2017 (OR. en) 9381/17 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 19 de maio de 2017 para: Delegações n.º doc. ant.: 9002/17 Assunto:

Leia mais

Estatutos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa

Estatutos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa Estatutos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa Página 1/9 Artigo 1 Denominação A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, doravante designada por CPLP, é o foro multilateral privilegiado para

Leia mais

Os Desafios das Relações Europa-África

Os Desafios das Relações Europa-África . Os Desafios das Relações Europa-África Background Paper Objectivos A conferência tem por objectivo debater as questões e os desafios centrais que se colocam ao continente africano e as possíveis respostas

Leia mais

15587/17 fmm/mjb 1 PT

15587/17 fmm/mjb 1 PT Conselho da União Europeia Bruxelas, 12 de dezembro de 2017 (OR. en) 15587/17 COVEME 9 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 12 de dezembro de 2017 para: Delegações n.º doc.

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE. Assistência técnica às organizações de envio

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE. Assistência técnica às organizações de envio Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE Assistência técnica às organizações de envio

Leia mais

L 203/2 Jornal Oficial da União Europeia

L 203/2 Jornal Oficial da União Europeia L 203/2 Jornal Oficial da União Europeia 6.8.2011 DECISÃO DO CONSELHO de 18 de Julho de 2011 relativa à conclusão do processo de consultas com a República da Guiné-Bissau ao abrigo do artigo 96. o do Acordo

Leia mais

10387/17 aap/ip 1 DG C 2A

10387/17 aap/ip 1 DG C 2A Conselho da União Europeia Bruxelas, 19 de junho de 2017 (OR. en) 10387/17 COEST 142 CFSP/PESC 556 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 19 de junho de 2017 para: Delegações

Leia mais

Portugal e a Política de Coesão

Portugal e a Política de Coesão MINISTÉRIO DO AMBIENTE, DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL Portugal e a Política de Coesão 2007-2013 2013 Rui Nuno Baleiras Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional Fevereiro

Leia mais

Medidas de Apoio Internacional aos Países Menos Avançados Tomás González Gabinete do Alto Representante para os PMAs, PMDs e PEID (UN-OHRLLS)

Medidas de Apoio Internacional aos Países Menos Avançados Tomás González Gabinete do Alto Representante para os PMAs, PMDs e PEID (UN-OHRLLS) UN-OHRLLS Medidas de Apoio Internacional aos Países Menos Avançados Tomás González Gabinete do Alto Representante para os PMAs, PMDs e PEID (UN-OHRLLS) Quadro internacional de políticas Quatro programas

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 9/43

Jornal Oficial da União Europeia L 9/43 14.1.2009 Jornal Oficial da União Europeia L 9/43 DECISÃO N. o 1/2008 DO CONSELHO DE ASSOCIAÇÃO UE-MARROCOS de 26 de Novembro de 2008 relativa à criação de um Comité de Cooperação Aduaneira e à aprovação

Leia mais

A8-0048/160. Sophie Montel, Jörg Meuthen, Mireille D Ornano, Florian Philippot em nome do Grupo EFDD

A8-0048/160. Sophie Montel, Jörg Meuthen, Mireille D Ornano, Florian Philippot em nome do Grupo EFDD 7.3.2018 A8-0048/160 160 N.º 96 96. Recomenda a criação de um Fundo Europeu para a Democracia interno, vocacionado para prestar um apoio acrescido às entidades da sociedade civil e ONG que trabalham nos

Leia mais

Dos ODM aos ODS com uma lente de CPD? Mónica Ferro,

Dos ODM aos ODS com uma lente de CPD? Mónica Ferro, Dos ODM aos ODS com uma lente de CPD? Mónica Ferro, mferro@iscsp.ulisboa.pt; mferro@psd.parlamento.pt Dos ODM aos ODS, à Agenda Pós-2015 O que é a Coerência A Coerência e a Agenda Pós-2015 Desafios atuais

Leia mais

CONSELHO EXECUTIVO 18ª Sessão Extraordinária 19 de Março 2018 Kigali, Ruanda DECISÕES. Ext/EX.CL/Dec.1-2(XVIII) Original: Inglês/Francês

CONSELHO EXECUTIVO 18ª Sessão Extraordinária 19 de Março 2018 Kigali, Ruanda DECISÕES. Ext/EX.CL/Dec.1-2(XVIII) Original: Inglês/Francês AFRICAN UNION UNION AFRICAINE CONSELHO EXECUTIVO 18ª Sessão Extraordinária 19 de Março 2018 Kigali, Ruanda UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P.O. Box 3243 Telephone: +251-115517 700 Fax: +251-115517844

Leia mais

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 1 de Dezembro de 2011 (OR. en) 17537/11 ENFOPOL 413 COPEN 342

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 1 de Dezembro de 2011 (OR. en) 17537/11 ENFOPOL 413 COPEN 342 CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 1 de Dezembro de 2011 (OR. en) 17537/11 ENFOPOL 413 COPEN 342 NOTA PONTO "I/A" de: Secretariado-Geral para: Comité de Representantes Permanentes / Conselho n.º doc.

Leia mais

EUROPA CRIATIVA ( ) Subprograma Cultura. Convite à apresentação de propostas

EUROPA CRIATIVA ( ) Subprograma Cultura. Convite à apresentação de propostas EUROPA CRIATIVA (2014-2020) Subprograma Cultura Convite à apresentação de propostas Convite à apresentação de propostas EACEA/34/2018: Apoio a projetos de cooperação europeia 2019 AVISO: O presente convite

Leia mais

13543/17 ag/hrl/ml 1 DG G 3 B

13543/17 ag/hrl/ml 1 DG G 3 B Conselho da União Europeia Bruxelas, 24 de outubro de 2017 (OR. en) 13543/17 UD 239 NOTA de: para: Secretariado-Geral do Conselho Comité de Representantes Permanentes/Conselho n.º doc. ant.: ST 12287/5/17

Leia mais

INTERVENÇÃO S. EXA. A SECRETÁRIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E DA COOPERAÇÃO

INTERVENÇÃO S. EXA. A SECRETÁRIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E DA COOPERAÇÃO SEMINÁRIO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL Desenvolvimento, Cultura, Língua Portugal no Mundo 7 de janeiro de 2016 INTERVENÇÃO S. EXA. A SECRETÁRIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E DA COOPERAÇÃO c Linhas

Leia mais

DOCUMENTO CONCEPTUAL: AVALIAÇÃO FORMATIVA INDEPENDENTE DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

DOCUMENTO CONCEPTUAL: AVALIAÇÃO FORMATIVA INDEPENDENTE DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 22 de Junho de 2011 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima primeira sessão Yamoussoukro, Côte d Ivoire, 29 de Agosto 2 de Setembro de 2011 Ponto 10.2 da ordem do dia provisória DOCUMENTO

Leia mais

Acordo mundial de luta contra as alterações climáticas: de Paris a Marrakech

Acordo mundial de luta contra as alterações climáticas: de Paris a Marrakech INFORMAÇÃO NOVEMBRO 2016 Acordo mundial de luta contra as alterações climáticas: de Paris a Marrakech ACORDO DE PARIS Na 21.ª Conferência das Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações

Leia mais