INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS"

Transcrição

1 Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN TÍTULO: CONTROLE DE QUALIDADE EM MEDICINA NUCLEAR (GAMMA-CAMARA) CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS AUTOR(ES): CARLOS MONTALVÃO MURAKAMI ORIENTADOR(ES): JADIS DE SANTIS JUNIOR COLABORADOR(ES): FÁBIO MATHEUS WALDOMIRO (FÍSICO MÉDICO), MARCO ANTÔNIO DE CARVALHO(FÍSICO MÉDICO)

2 Controle de Qualidade em Medicina Nuclear (Gamma-camara) 1. Resumo É de vital necessidade conhecer qual é o limite máximo de leitura do equipamento, pois sem conhecer o limite do equipamento não se pode ministrar a dose de radiação com segurança, já que se a dose ministrada for maior que o limite da máquina não é possível monitorar o valor excedente de energia irradiada, que por consequência, se isto acontecer, pode se causar sérios danos ao paciente. A elaboração deste projeto surgiu da necessidade do auxílio do teste de aquisição da taxa máxima de contagem realizado em equipamentos de Gama- Câmara. Este teste é utilizado para verificar onde se encontra o ponto de saturação dos sensores do equipamento de Gamma-camara. O projeto é baseado na elaboração de um circuito eletrônico que comanda um motor de precisão (motor de passo) no qual move uma barra deslizante em um trilho cuja distância e velocidade são precisos e uniformes, sendo assim usando-se uma fonte radioativa padronizada pode-se adquirir gráficos constantes gerados pelos equipamentos de Gamma-camara. 2. Introdução Todos os seguimentos acompanham as atualizações e modernidades, inclusive o setor hospitalar voltado para Medicina Nuclear. Visto isto se percebeu a necessidade de melhorar o controle de qualidade que é utilizado para aferir a funcionalidade dos equipamentos de Gamma-camara direcionada ao teste de aquisição da taxa máxima de contagem. A Gamma-camara é um equipamento dotado de um cristal de Iodeto de Sódio e Tálio, que interage com a radiação emitida pelo paciente, produzido um efeito fotoelétrico, que é amplificado por válvulas fotomultiplicadoras, transformado sinais de luz em pulsos elétricos que são processados por sistemas especiais de computador e convertidos em imagens, que então, são avaliadas pelo médico. A Medicina Nuclear não utiliza contrastes para a obtenção de imagens e sim de substâncias radioativas marcadas com radiofármacos. Estes traçadores podem ser injetados ou ingeridos, dependendo do tipo do estudo a ser realizado.

3 Este projeto foi idealizado pelo fato de objetivar a melhoria na uniformidade e qualidade dos testes e adequando-se dentro das normas previstas pelo órgão fiscalizador desta modalidade, uma vez que o mesmo já anunciou certas mudanças nos parâmetros de aferição e medição que poderão entrar em vigor futuramente. A dificuldade de manter movimentos uniformes dos físicos durante os testes e aquisições também impulsionou este projeto, pois a princípio era totalmente manual e praticamente impossível de repetir os mesmos movimentos mantendo a velocidade e aceleração constante, ressaltando que mesmo que os movimentos fossem gerados manualmente não alteraria no resultado da aquisição da taxa máxima de contagem, pois a saturação acontece com movimentos automatizados ou manuais, a maior diferença esta no gráfico gerado pela Gamma-camara que ao ser uniforme facilita muito na interpretação e visualização do ponto de saturação. 3. Objetivos 3.1 Objetivo Geral: Propor melhorias e agilidade nas aquisições dos dados registrados pelos equipamentos de Gamma-camara, tendo como resultado esperados uma melhor e mais precisa visualização do ponto de saturação da máquina, para que assim seja possível obter melhores resultados nos tratamentos e agilidade no processo de aquisição da taxa máxima de contagem. 3.2 Objetivos Específicos Controlar de forma automatizada o sistema de aproximação entre uma fonte radioativa padronizada e os sensores do equipamento Gamma-camara, para obter um movimento linear com distância fixa e com velocidade e aceleração uniforme, evitando divergências entre um teste e outro, pois este movimento não dependerá do manuseio manual do técnico para fazer o movimento de aproximação da fonte; Garantir durante os testes de aquisição da taxa máxima de contagem que a velocidade, aceleração e energia irradiada pela fonte sejam sempre constantes e uniformes; Facilitar a visualização do gráfico e encontrar com maior segurança o ponto de saturação do equipamento.

4 4. Metodologia A base do estudo esta diretamente relacionada ao melhoramento do rendimento do controle de qualidade utilizada em medicina nuclear em testes de aquisição da taxa máxima de contagem, efetuados nos equipamentos de Gammacamara utilizados em Medicina Nuclear e ainda a redução do tempo de exposição dos técnicos radiologistas durante este procedimento. O ponto chave desta melhoria esta na automação do sistema de aproximação da fonte radioativa até os sensores do equipamento de Gamma-camara. Atualmente este processo é executado manualmente pelos técnicos radiologistas podendo ocorrer pequenas divergências entre os resultados obtidos, mas com a implantação da automação será utilizado um circuito eletrônico desenvolvido especificamente para este fim e com o objetivo de controlar um motor que servirá como servo mecânico, este servo por sua vez terá a função de movimentar as engrenagens do interior de um trilho onde estará acoplada a haste de suporte da fonte radioativa padrão. A ideia de se elaborar este projeto surgiu a partir de comentários entre os físicos e técnicos radiologistas de se fazer algumas melhorias neste processo, e assim foi dado inicio aos estudos e planejamentos para alcançar estas melhorias. Como se trata de um equipamento novo e de uso na área médica- hospitalar identificou-se a necessidade de elaborar este projeto sem precedentes, pois até o momento não foram encontrados estudos referentes a este assunto que estejam em domínio público. Com isso tanto o mecanismo como circuito eletrônico é de autoria do autor deste documento. A execução do teste é relativamente simples, pois consiste no movimento de aproximação de uma pequena fonte radioativa em direção ao centro dos equipamentos de Gama-Câmara. Com isto a energia liberada pela fonte atinge os sensores da Gama-Câmara e produzem fótons (sinais de luz) que são convertidos em sinais elétricos e enviados para o processamento da máquina no qual gera um gráfico indicando a intensidade da energia aplicada, sendo que através da análise do gráfico é possível conhecer o ponto de saturação do equipamento testado. A aquisição do ponto de saturação é o ponto de partida do projeto, pois após a obtenção dos gráficos gerados cria-se uma expressão matemática para cada curva, ou seja, é criada a função matemática da curva que posteriormente será comparada com as demais aquisições na qual deve ser igual ou muito próxima já

5 que tanto a aquisição quanto a geração das funções matemáticas são criadas baseando-se em estatísticas. 5. Desenvolvimento Foi utilizado um motor de passo com avanço de 1,8º, ou seja, é possível determinar e posicionar o eixo do motor a cada 1,8 e conexão de 8 fios, sendo utilizado quatro fios em ligação comum ao conjunto e os outros quatro fios serão ligados a saída do controlador no qual fornece pulsos seqüenciais para o motor, cada pulso faz com que o eixo do motor gire 1,8 e caso fosse necessário pode-se mudar a configuração da ligação e reconfigurar o circuito para conseguir ajustes de até 0,9 por passo. Foi utilizando a sequência para avançar (Figura 1), o mecanismo e para recuar (Figura 2). Figura 1 Sequência de pulsos para rotação no sentido anti-horário Fonte: Figura 2 - Sequência de pulsos para rotação no sentido horário Fonte:

6 Figura 3 movimento rotacional controlado a cada 1,8 por pulso. Fonte: A escolha do motor tipo passo foi devido ao ótimo controle de posicionamento do seu eixo, oferecendo movimentos precisos e uniformes. Foi elaborado um circuito eletrônico (Figura 4), capaz de controlar um motor de passo com movimentos de 1,8º no eixo do motor por pulso, ou seja, com grande controle no posicionamento do eixo do motor que ira movimentar um mecanismo composto por 2 polias e uma correia dentada na qual tem a função de movimentar uma haste que transporta a fonte radioativa até os sensores da Gamma-camara. Figura 4 Diagrama elétrico do circuito de comando do motor Fonte: Autoria do autor

7 Figura 5 Layout da placa de comando do motor Fonte: Autoria do autor Circuito de comando do motor O circuito é baseado em um integrado oscilador NE-555 configurado de forma a gerar pulsos seqüenciais, na qual tem a função de determinar a frequência de trabalho do motor através de um integrador driver modelo LS194. Devido ao consumo de correntes na faixa de 1,6 amperes foram utilizados transistores de potência, pois o driver LS194 é bem funcional, mas não suporta tal potência na saída. Referente à alimentação do circuito foi utilizado um trafo de 12+12v / 2A e para regulagem das tensões dos integrados utilizou-se um circuito integrado LM e ainda para alimentar tensão de 5,1v do motor utilizou-se outro integrado LM com acréscimo de 0,6 para regular a base do transistor de potencia TIP no qual fornecera energia estabilizada ao motor. Para as paradas automáticas nos fins de curso do motor foram utilizadas micro chaves com haste a fim de desligar o motor sempre que o eixo atinja os finais de curso.

8 A chave On/Off serve para liberação da chave seletora direcional e ainda coloca em nível lógico baixo o pino 1 do driver (74LS194) que corta a alimentação do motor enquanto o circuito não estiver em uso 6. Resultados Durante a aquisição da taxa máxima de contagem já utilizando o sistema automatizado foi utilizado um tempo de varredura de 1 minuto para percorrer uma distância de 1,7 metros e utilizando uma fonte de radiação com elemento Tecnécio e intensidade de 1milicurie, e o equipamento Gamma-camara aferido foi da marca Philips modelo Forte-AZ (SPECT), utilizando detector Nº 1 ajustada para frame= 300 e aquisição de 01 imagem/seg. Utilizando os ajustes acima informados, foram feitas cinco aquisições com sistema automatizado e mais 5 com método tradicional com movimentos manuais. Durante a aquisição automatizada foi constatado que em certo momento havia um pequeno degrau durante a subida da taxa máxima antes de ocorrer a saturação dos detectores, isto pode ser devido a alguma anomalia em parte do detector que apresenta erros ao atingir determinada intensidade de captação dos sinais. O resultado foi surpreendente, pois além de melhorar a qualidade do teste de aquisição da taxa máxima de contagem utilizando movimentos precisos para encontrar o ponto de saturação dos detectores, agora é possível verificar também a uniformidade do ganho de detecção dos sensores dos detectores. Sabendo que a energia irradiada pela fonte pode ser considerada constante e que a velocidade de aproximação em direção aos detectores também é constante, isto implica que se todo conjunto estiver em perfeito funcionamento pode-se ter obrigatoriamente um gráfico sempre crescente até o ponto de saturação que é o limite máximo de operação das Gamma-camaras. Somente após atingir este ponto, o gráfico deve ficar irregular, pois os sensores estarão saturados e não serão mais capazes de gerar informações verdadeiras. Os Gráficos 1 e 2 apresentam as aquisições da taxa máxima de contagem obtidas manualmente, enquanto que os gráficos 3 e 4 apresentam os resultados obtidos fazendo uso do sistema automatizado.

9 Gráfico 1 e 2 Gráfico de aquisição obtido com uso do sistema automatizado Fonte: Aquisição de uma Gama-camara Philips modelo Forte-AZ. Agosto/2013 Gráfico 3 e 4 Gráfico de aquisição obtido com uso do sistema automatizado Fonte: Aquisição de uma Gama-camara Philips modelo Forte-AZ. Agosto/2013

10 7. Considerações Finais Durante o desenvolvimento do projeto os objetivos foram sendo alcançados e novas idéias de melhorias foram surgindo. A metodologia foi bem funcional e prática. Referente ao motor modelo de passos, o mesmo continua sendo a melhor opção, pois se pode configurá-lo para executar uma volta completa de seu eixo em movimentos divididos por até 0,9º por pulso, ou seja, dentro de um mesmo giro pode-se controlar o motor em até 400 posições diferentes. Uma das dificuldades para elaboração deste projeto foi à falta de modelos para auxiliar na produção do mesmo, pois todo planejamento desde o circuito eletrônico até o projeto mecânico teve que ser criado para servir exclusivamente a este fim. Outra dificuldade foi encontrar disponibilidade de horários para realizar os ensaios do sistema mecânico do projeto, pois o hospital deste estudo tem grande demanda de atendimento aos pacientes e o processo de teste requeria o acompanhamento de um físico do setor. Ressaltando ainda, além da melhoria da qualidade dos resultados obtidos haverá redução do tempo cujo equipamento ficará sem atender pacientes, pois ao executar o procedimento manualmente os técnicos e físicos utilizam um tempo muito maior, já que os mesmos precisam repetir o teste algumas vezes para obter um resultado satisfatório, enquanto que com o processo automatizado será necessário apenas uma execução já que a distância, velocidade e tempo do percurso sempre serão exatamente iguais. Outra melhoria significativa está na diminuição do tempo de exposição dos técnicos radiologistas e físicos á fonte radioativa utilizada como padrão dos testes, apesar da atividade radioativa da fonte ser muito pequena existe o risco de radiação. Assim diminuindo o tempo de exposição consequentemente diminui os riscos de contaminação. Com a redução do tempo neste procedimento, se ganha vida útil do equipamento Gamma-camara e ainda boa economia de energia elétrica já que com a automação utiliza-se apenas um ciclo para completar o teste enquanto que manualmente há a necessidade de repetição do teste. Para dar continuidade deste projeto e prevendo tais melhorias das ideias que surgiram iniciou-se um novo modelo controlado por micro controlador e com display

11 digital no qual os usuários poderão configurar o equipamento de acordo com suas necessidades. E para que não haja risco de configurações inadequadas e não autorizadas será implantado um modelo com senhas, sendo assim somente usuário responsável terá acesso a tais configurações. 8. Fontes Consultadas Cnen - Comissão Nacional de Energia Nuclear. Disponível em: < Acesso em: 12 mar Manual IAEA 2009 International Atomic Energy Agency / Human Health Series Nº6 fsdquality Assurance for SPECT systems. Portal da Radiologia. (Medicina Nuclear). Disponível em: < Acesso em: 15 jun ROGERCOM. Controle de motor de passo através da porta paralela. Disponível em: < Acesso em: 11 abr Universidade Federal de Santa Catarina. Procedimentos para Apresentação e Normalização de Trabalhos Acadêmicos: Apresentação (NBR 14724:2011), Santa Catarina, Disponível em: < Acesso em: 05 ago. 2013

1 RESUMO. Palavras-chave: Controle, encoders, motor CC. 2 INTRODUÇÃO

1 RESUMO. Palavras-chave: Controle, encoders, motor CC. 2 INTRODUÇÃO 1 RESUMO Na sociedade moderna se tornou cada vez mais presente e necessário meios de controlar dispositivos levando em consideração precisões maiores e perdas menores. Em diversos cenários o controle de

Leia mais

Arduino Lab 09 Leitura de

Arduino Lab 09 Leitura de Arduino Lab 09 Leitura de um encoder industrial Heidenhain com o Arduino Neste Lab explicaremos o funcionamento e teste de um encoder industrial de quadratura, muito utilizado na indústria como sistema

Leia mais

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 SISTEMA DIGITAL DE CONTROLE DE UMA MESA DE POSICIONAMENTO D.I. Lasmar*, G.A. Rossi*, A.A.T. Maia*, J.M. Galvez* *Universidade

Leia mais

PROJETO EM SISTEMAS MECÂNICOS, MECATRÔNICA E ROBÓTICA 1. Everton Luís Jahnel 2, Luiz Antonio Rasia 3.

PROJETO EM SISTEMAS MECÂNICOS, MECATRÔNICA E ROBÓTICA 1. Everton Luís Jahnel 2, Luiz Antonio Rasia 3. PROJETO EM SISTEMAS MECÂNICOS, MECATRÔNICA E ROBÓTICA 1 Everton Luís Jahnel 2, Luiz Antonio Rasia 3. 1 Projeto de pesquisa e desenvolvimento realizado no curso de graduação em Engenharia Elétrica 2 Aluno

Leia mais

Acionamentos Elétricos. Partida eletrônica com Soft-Starter

Acionamentos Elétricos. Partida eletrônica com Soft-Starter Acionamentos Elétricos Partida eletrônica com Soft-Starter Soft-Starter É um equipamento eletrônico, dedicado à partida de motores elétricos de indução. A ideia é a mesma das chaves estrelatriangulo e

Leia mais

SMC-B-STD GUIA DE UTILIZAÇÃO GUIA DE UTILIZAÇÃO DO DRIVER PARA MOTOR DE PASSO BIPOLAR SMC-B-STD VER 1.00 PÁGINA 1

SMC-B-STD GUIA DE UTILIZAÇÃO GUIA DE UTILIZAÇÃO DO DRIVER PARA MOTOR DE PASSO BIPOLAR SMC-B-STD VER 1.00 PÁGINA 1 GUIA DE UTILIZAÇÃO DO DRIVER PARA MOTOR DE PASSO BIPOLAR SMC-B-STD VER 1.00 PÁGINA 1 DRIVER PARA MOTOR DE PASSO BIPOLAR SMC-B-STD DESCRIÇÃO A interface SMC-B-STD é um driver micropasso para motores de

Leia mais

TÍTULO: ENVERNIZADORA DE PORTA CANETAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA

TÍTULO: ENVERNIZADORA DE PORTA CANETAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ENVERNIZADORA DE PORTA CANETAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA:

Leia mais

sistema de marcação de bancada NetMarker

sistema de marcação de bancada NetMarker sistema de marcação de bancada NetMarker NetMarker Um sistema de marcação de bancada compacto Inovador e com possibilidade de conexão a uma network o sistema de marcação CNC é um campeão quando o assunto

Leia mais

TÍTULO: SELETORA POR MEIO CFTV CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC

TÍTULO: SELETORA POR MEIO CFTV CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC 16 TÍTULO: SELETORA POR MEIO CFTV CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES): ANDRÉ GOMES FERREIRA, MARCELO CIRILO DOS SANTOS ORIENTADOR(ES):

Leia mais

Instrumentação em Medicina Nuclear

Instrumentação em Medicina Nuclear Instrumentação em Medicina Nuclear Prof. Osvaldo Sampaio UCB - Medicina Objetivo Detectar a radiatividade emitida pelo paciente de forma a permitir uma localização espacial e temporal, necessária para

Leia mais

Kit DMP v3.0 river de motor de passo bipolar. Manual do usuário - Kit Driver DMP v3.0. Manual do usuário.

Kit DMP v3.0 river de motor de passo bipolar. Manual do usuário - Kit Driver DMP v3.0. Manual do usuário. Manual do usuário - Kit Driver DMP v3.0 Kit DMP v3.0 v3 Driver river de motor de passo bipolar Manual do usuário 1 Apresentação O Kit DMP v3.0 foi desenvolvido pela VW Soluções utilizando-se como base

Leia mais

Sistema de Controle Um sistema de controle é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes

Sistema de Controle Um sistema de controle é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes Sistema de Controle Um sistema de controle é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes sinais em uma ação ao qual foi programado. O software

Leia mais

Detectores de Radiação. Tecnologia em Medicina Nuclear Prof. Leonardo

Detectores de Radiação. Tecnologia em Medicina Nuclear Prof. Leonardo Detectores de Radiação Tecnologia em Medicina Nuclear Prof. Leonardo DETECTOR DE RADIAÇÃO Conceito o Dispositivo que indica a presença da radiação. Constituição o o Material sensível à radiação; Sistema

Leia mais

hardware software software computador microcontrolador hardware sensores sistema de controle de malha fechada.

hardware software software computador microcontrolador hardware sensores sistema de controle de malha fechada. Sistema de Controle O sistema de controle de qualquer robô é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes sinais em uma ação ao qual foi programado.

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA MOTOR SÍNCRONO. Joaquim Eloir Rocha 1

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA MOTOR SÍNCRONO. Joaquim Eloir Rocha 1 MOTOR SÍNCRONO Joaquim Eloir Rocha 1 Os motores síncronos são usados para a conversão da energia elétrica em mecânica. A rotação do seu eixo está em sincronismo com a frequência da rede. n = 120 p f f

Leia mais

DINAMÔMETRO PARA MÁQUINAS OPERACIONAIS

DINAMÔMETRO PARA MÁQUINAS OPERACIONAIS DINAMÔMETRO PARA MÁQUINAS OPERACIONAIS Rodrigo Siqueira Penz Professor mestre do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Passo Fundo rodrigopenz@upf.br Angélica Paula Caús Acadêmico do curso de

Leia mais

GRF. Gerenciador de rotações por Frequência. Manual de instalação e configuração.

GRF. Gerenciador de rotações por Frequência. Manual de instalação e configuração. FR Indústria Eletromecânica Ltda. GRF Gerenciador de rotações por Frequência. Manual de instalação e configuração. www.fr.ind.br E-mail: contato@fr.ind.br / fr.eletromecanica@gmail.com Telefone: (45) 2031-0688

Leia mais

Máquinas Elétricas. Máquinas CC Parte IV

Máquinas Elétricas. Máquinas CC Parte IV Máquinas Elétricas Máquinas CC Parte IV Máquina CC eficiência Máquina CC perdas elétricas (perdas por efeito Joule) Máquina CC perdas nas escovas Máquina CC outras perdas a considerar Máquina CC considerações

Leia mais

IECETEC. Acionamentos elétricos AULA 20 FRENAGEM DE MOTORES

IECETEC. Acionamentos elétricos AULA 20 FRENAGEM DE MOTORES AULA 20 FRENAGEM DE MOTORES 1- Introdução Em certos trabalhos efetuados por motores elétricos, há ocasiões em que o motor deixa de ser necessário e há energia de sobra a qual poderá, porventura ser aproveitada.

Leia mais

ESTUDO EVOLUTIVO E COMPARATIVO DOS EQUIPAMENTOS DE MEDICINA NUCLEAR

ESTUDO EVOLUTIVO E COMPARATIVO DOS EQUIPAMENTOS DE MEDICINA NUCLEAR ESTUDO EVOLUTIVO E COMPARATIVO DOS EQUIPAMENTOS DE MEDICINA NUCLEAR MARIZ, B. M.¹; LOPES FILHO, F. J. ¹ ²; SILVA, I. C. S.¹; CAVALCANTI, B. B.¹; OLIVEIRA, P. R. B.¹ 1 Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

AUTOR(ES): NATÂNIA DE SOUZA ALMEIDA, MARCIO BARBOSA MOURA, PAULO CESAR CORTEZ

AUTOR(ES): NATÂNIA DE SOUZA ALMEIDA, MARCIO BARBOSA MOURA, PAULO CESAR CORTEZ TÍTULO: SISTEMA DE TESTE PARA INCUBADORA NEONATAIS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES): NATÂNIA DE SOUZA ALMEIDA, MARCIO

Leia mais

TÍTULO: CÁLCULO NUMÉRICO APLICADO AO CONTROLE DE ATUADORES EM SISTEMAS EMBARCADOS POR MEIO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

TÍTULO: CÁLCULO NUMÉRICO APLICADO AO CONTROLE DE ATUADORES EM SISTEMAS EMBARCADOS POR MEIO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL TÍTULO: CÁLCULO NUMÉRICO APLICADO AO CONTROLE DE ATUADORES EM SISTEMAS EMBARCADOS POR MEIO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Engenharias INSTITUIÇÃO(ÕES):

Leia mais

SISTEMA CNC APLICADO À CARACTERIZAÇÃO DE ACOPLAMENTO INDUTIVO

SISTEMA CNC APLICADO À CARACTERIZAÇÃO DE ACOPLAMENTO INDUTIVO SISTEMA CNC APLICADO À CARACTERIZAÇÃO DE ACOPLAMENTO INDUTIVO Gabriel Manoel da Silva Orientador: Prof. Dr. Fernando Rangel de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina 25 de Março de 2015 Sumário 1.

Leia mais

KTC-DR34EC & KTC-KML093EC1000

KTC-DR34EC & KTC-KML093EC1000 STEP-SERVO KALATEC KTC-DR34EC & KTC-KML093EC1000 Manual Kalatec Automação Ltda Matriz campinas: 19-3045-4900 Filial Sao Paulo 11-5514-7680 Filial Joinville - 47-3425-0042 www.kalatec.com.br kalatec@kalatec.com.br

Leia mais

TREINADOR LÓGICO. O treinador lógico destina-se ao desenvolvimento de experiências com circuitos digitais em Laboratório Convencional.

TREINADOR LÓGICO. O treinador lógico destina-se ao desenvolvimento de experiências com circuitos digitais em Laboratório Convencional. TREINADOR LÓGICO O treinador lógico destina-se ao desenvolvimento de experiências com circuitos digitais em Laboratório Convencional. Visão geral: 1 A concepção inicial desse treinador é para ensaios com

Leia mais

REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS VOITH HYDRO

REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS VOITH HYDRO GGH / 05 17 a 22 de Outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil GRUPO I GRUPO DE ESTUDO DE GERAÇÃO HIDRÁULICA (GGH) REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS José Cláudio Mazzoleni* Jorge Izukawa

Leia mais

Kit didático para controle de velocidade e posição de um motor de corrente contínua

Kit didático para controle de velocidade e posição de um motor de corrente contínua https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Kit didático para controle de velocidade e posição de um motor de corrente contínua RESUMO Marcos Antonio Ribeiro da Silva marcossilva.2014@alunos.utfpr.edu.br

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA MONITORAÇÃO DE ÁREA, REALIZADA NO CICLOTRON CV-28, DURANTE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO IODO 123. RESUMO I.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA MONITORAÇÃO DE ÁREA, REALIZADA NO CICLOTRON CV-28, DURANTE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO IODO 123. RESUMO I. 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 ANÁLISE DOS RESULTADOS

Leia mais

CONTROLE DE QUALIDADE DE ACEITAÇÃO DE GAMA CÂMARA

CONTROLE DE QUALIDADE DE ACEITAÇÃO DE GAMA CÂMARA X Congreso Regional Latinoamericano IRPA de Protección y Seguridad Radiológica Radioprotección: Nuevos Desafíos para un Mundo en Evolución Buenos Aires, 12 al 17 de abril, 2015 SOCIEDAD ARGENTINA DE RADIOPROTECCIÓN

Leia mais

AULA 9 ATUADORES ELÉTRICOS

AULA 9 ATUADORES ELÉTRICOS AULA 9 ATUADORES ELÉTRICOS Prof. Fabricia Neres Tipos de Acionamento Os acionadores são dispositivos responsáveis pelo movimento nos atuadores. Podem ser classificados em: Acionamento Elétrico; Acionamento

Leia mais

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA EXPERIÊNCIA N O 3 PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA RETIFICADOR MONOFÁSICO EM PONTE CONTROLADO W. KAISER 03/2009 1. OBJETIVOS Estudo do funcionamento de uma ponte monofásica controlada utilizando

Leia mais

TESTADOR DIGITAL PARA RELÉS, TRANSDUTORES E MEDIDORES

TESTADOR DIGITAL PARA RELÉS, TRANSDUTORES E MEDIDORES CE 500 TESTADOR DIGITAL PARA RELÉS, TRANSDUTORES E MEDIDORES APLICAÇÕES Atende a todas necessidades de aferição e ajustes de relés de proteção, transdutores e medidores. Gera sinais de corrente e tensão

Leia mais

PROTÓTIPO DE DETECTOR DE CONVULSÕES

PROTÓTIPO DE DETECTOR DE CONVULSÕES PROTÓTIPO DE DETECTOR DE CONVULSÕES Isabella Miranda de Souza 1 Pollyanna Augusta Damasceno 2 Renato Zanetti 3 Tálita Sono 4 PALAVRAS-CHAVE: epilepsia; convulsão; acelerômetro; microcontrolador; equipamentos

Leia mais

Automação da Manufatura

Automação da Manufatura Automação da Manufatura (Atuadores) Prof. Rodrigo Baleeiro Silva Eng. Mecânica 6º Período. Atuadores São componentes que convertem energia elétrica, hidráulica ou pneumática em energia mecânica. Através

Leia mais

Manual Técnico Driver Chopper 5A Para Motor de Passo

Manual Técnico Driver Chopper 5A Para Motor de Passo Manual Técnico Driver Chopper 5A Para Motor de Passo Introdução Compatível com motores de passo de até 5 amperes por fase, com tensão de alimentação até 48V, bipolares e unipolares. Este driver possui

Leia mais

Arduino. Aula 3 motores

Arduino. Aula 3 motores Arduino Aula 3 motores O que são motores elétricos? São dispositivos capazes de converter energia elétrica em energia mecânica No Arduino : Entradas e saídas digitais Entradas analógicas Lembrete!!! Ondas

Leia mais

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo;

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo; O que são? CLP - CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL ü O CLP é um computador industrial, capaz de implementar funções de controle (sequência lógica, contagem e temporização), operações lógicas e aritméticas,

Leia mais

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE GERADOR SINCRONO

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE GERADOR SINCRONO 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE GERADOR SINCRONO UNEMAT Campus de Sinop 2016

Leia mais

4 Controle de motores de passo

4 Controle de motores de passo 36 4 ontrole de motores de passo O controle em malha aberta é o mais comum em motores de passo. Entretanto, o motor deve operar razoavelmente abaixo de sua capacidade para evitar a perda de passos. As

Leia mais

CONTROLE DA TEMPERATURA DE SECAGEM ARTIFICIAL DE GRÃOS 1

CONTROLE DA TEMPERATURA DE SECAGEM ARTIFICIAL DE GRÃOS 1 CONTROLE DA TEMPERATURA DE SECAGEM ARTIFICIAL DE GRÃOS 1 Saul Vione Winik 2, Vanessa Faoro 3, Rodolfo França De Lima 4, Oleg Khatchatourian 5, Cristiano Osinski 6. 1 Projeto de Iniciação Científica 2 Bolsista

Leia mais

Microcontroladores e Robótica

Microcontroladores e Robótica Ciência da Computação Sistemas Microcontrolados Projetos Prof. Sergio F. Ribeiro Projetos É preciso estabelecer três equipes. Cada equipe ficará com o desenvolvimento de um projeto. Os projetos são distintos.

Leia mais

3.ª Prática Controle (PID) de Vazão na Bancada da Bomba Centrífuga

3.ª Prática Controle (PID) de Vazão na Bancada da Bomba Centrífuga 1 3.ª Prática Controle (PID) de Vazão na Bancada da Bomba Centrífuga OBJETIVO: 1. Fazer o controle (PID) de Vazão na bancada da bomba centrífuga. DATA: / /. Nome dos alunos: São Paulo - 2016 Prof. Dr.

Leia mais

ACIONAMENTO DE MÁQUINAS

ACIONAMENTO DE MÁQUINAS Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas ACIONAMENTO DE MÁQUINAS ROGÉRIO LÚCIO LIMA Sinop Novembro de 2016 São equipamentos eletrônicos destinados

Leia mais

PROTÓTIPO AUTOMATIZADO DE MÁQUINA DE ENVASE DE LÍQUIDOS VIA ARDUINO 1 INTRODUÇÃO

PROTÓTIPO AUTOMATIZADO DE MÁQUINA DE ENVASE DE LÍQUIDOS VIA ARDUINO 1 INTRODUÇÃO PROTÓTIPO AUTOMATIZADO DE MÁQUINA DE ENVASE DE LÍQUIDOS VIA ARDUINO Rafael de Moraes¹, Luis T. G. Pinto 2, Rafael Tapia¹, Jorge Feitosa¹, Ricardo Rall 3. ¹Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Faculdade

Leia mais

EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO PARA PROVA B2

EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO PARA PROVA B2 EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO PARA PROVA B2 Lista de Exercícios de Sistemas Digitais II Prova B2 1.a. Construir um sistema de seleção para o banco de memórias definido pelo mapa de memória. Sendo todas as memórias

Leia mais

Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WSMIO2DI2DO

Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WSMIO2DI2DO Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos Manual CP-WS1 Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WSMIO2DI2DO PROXSYS Versão 1.3 Abril -2015 Controlador Industrial CP-WS1 1- Configurações

Leia mais

Abril - Garanhuns, PE

Abril - Garanhuns, PE 2 0 1 2. 1 Abril - Garanhuns, PE NOÇÕES FUNDAMENTAIS UNIVERSO TECNOLÓGICO EM MOTORES ELÉTRICOS: ASSÍNCRONO GAIOLA DE ESQUILO MONOFÁSICO ROTOR BOBINADO MOTOR C.A. SÍNCRONO TRIFÁSICO ASSÍNCRONO SÍNCRONO

Leia mais

DB6630. Amplificador Modular de Potência de Micropasso. Manual do usuário

DB6630. Amplificador Modular de Potência de Micropasso. Manual do usuário DB6630 Amplificador Modular de Potência de Micropasso Manual do usuário Tradução: Ivan Roberto Timochenko de Moraes Engenharia de aplicações Metaltex Janeiro de 2007 Rev 01 04/2012 TABELA DE CONTEÚDO SEÇÃO

Leia mais

Eletricista de Instalações

Eletricista de Instalações Eletricista de Instalações UFCD 1183- Variadores de velocidade - instalação e ensaio 2014/ 2015 Aperfeiçoamento nos métodos de produção e sua racionalização, mediante a automação e o controle os processos.

Leia mais

Projeto Semestral Eletrônica Industrial INVERSOR DE TENSÃO COM MODULAÇÃO PWM SENOIDAL. Dados Gerais do Projeto

Projeto Semestral Eletrônica Industrial INVERSOR DE TENSÃO COM MODULAÇÃO PWM SENOIDAL. Dados Gerais do Projeto Projeto Semestral Eletrônica Industrial INVERSOR DE TENSÃO COM MODULAÇÃO PWM SENOIDAL Dados Gerais do Projeto Objetivo: Desenvolver os conceitos básicos da Eletrônica de Potência, estudados nas aulas teóricas,

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO MECATRÔNICA

INSTRUMENTAÇÃO MECATRÔNICA CONCEITOS DE INSTRUMENTAÇÃO Instrumentação é a ciência que aplica e desenvolve técnicas para adequação de instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de variáveis físicas em equipamentos

Leia mais

Atuadores em Robótica

Atuadores em Robótica Atuadores em Robótica Profa. Michelle Mendes Santos michelle@cpdee.ufmg.br Atuadores Indicadores Em robótica muitas vezes é necessário sinalizar um acontecimento ou situação importante. Essa sinalização

Leia mais

TÍTULO: MONTADORA DE IOIÔ COM AUXILIO DE UM ROBO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS

TÍTULO: MONTADORA DE IOIÔ COM AUXILIO DE UM ROBO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MONTADORA DE IOIÔ COM AUXILIO DE UM ROBO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS USP KELEN CRISTIANE TEIXEIRA VIVALDINI AULA 3 PWM MATERIAL COMPLEMENTAR

ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS USP KELEN CRISTIANE TEIXEIRA VIVALDINI AULA 3 PWM MATERIAL COMPLEMENTAR ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS USP KELEN CRISTIANE TEIXEIRA VIVALDINI AULA 3 PWM MATERIAL COMPLEMENTAR SÃO CARLOS 2009 LISTA DE FIGURAS Figura 01: Representação de duas formas de onda tipo PWM...5

Leia mais

(21) BR A

(21) BR A (21) BR 10 2012 023793-8 A2 111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111 * B R 1 O 2 O 1 2 O 2 3 7 9 3 A 2 * Rbf}Ltb:iGo. F&:.ie~;s;\ivo; fio 8ra~~! 1-.. Fi::...,oi::-.

Leia mais

Soluções. Compactas. PPE - Produto Padronizado ENERGY

Soluções. Compactas. PPE - Produto Padronizado ENERGY Soluções Compactas PPE - Produto Padronizado ENERGY Soluções Compactas da REIVAX PPEs - Produto Padronizado ENERGY Os Produtos Padronizados ENERGY PPEs são soluções padronizadas de alto desempenho que

Leia mais

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 4º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS MESA PNEUMÁTICA DE TESTES

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 4º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS MESA PNEUMÁTICA DE TESTES 23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 4º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 3 Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO. Central de Comando RQC 09ST

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO. Central de Comando RQC 09ST MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO Central de Comando RQC 09ST Índice 1. Apresentação... 3 2. Características técnicas... 3 3. Conhecendo o seu RQC09ST... 4 4. Como resetar a memória... 5 5. Como codificar

Leia mais

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Instituto Tecnológico de Aeronáutica Instituto Tecnológico de Aeronáutica Nome: Jeeves Lopes dos Santos Orientador: Cairo Nascimento Jr. Co-Orientador: Luis Filipe Wiltgen Barbosa Relatório de atividades de estágio em docência 2009.1 A atividade

Leia mais

CONTROLE DE SISTEMAS UNIDIMENSIONAIS

CONTROLE DE SISTEMAS UNIDIMENSIONAIS CONTROLE DE SISTEMAS UNIDIMENSIONAIS Luís A Bássora lbassora@terracombr Universidade Federal de São Carlos Departamento de Física Campus de São Carlos 13565-905 São Carlos - SP Moises L Moreira mluciomoreira@igcombr

Leia mais

Rev 2.0. Relé de Proteção Térmica EP Catálogo ANSI 23 / 26 / 38 / 45 / 49 / 74 / 77 / 94. Catálogo. Técnico

Rev 2.0. Relé de Proteção Térmica EP Catálogo ANSI 23 / 26 / 38 / 45 / 49 / 74 / 77 / 94. Catálogo. Técnico Rev 2.0 Catálogo Técnico CATÁLOGO TÉCNICO Catálogo Técnico... 1 introdução... 2 principais caracteristicas... 2 DADOS TÉCNICOS... 3 ENSAIOS DE TIPO ATENDIDOS... 4 DIMENSÕES... 4 diagramas de ligação ep3...

Leia mais

Experimento: controle de velocidade de um motor DC

Experimento: controle de velocidade de um motor DC Experimento: controle de velocidade de um motor DC 0.1 Introdução Controle I Paulo Roberto Brero de Campos Neste experimento será realizado o controle de um sistema real que é composto de um motor CC e

Leia mais

CONTROLE DE UM SERVO MOTOR

CONTROLE DE UM SERVO MOTOR CONTROLE DE UM SERVO MOTOR Versão 2015 RESUMO Esta experiência tem como objetivo a familiarização e o projeto de um circuito de controle simples de um servo motor. A parte experimental inclui atividades

Leia mais

AG LEADER TECHNOLOGY DIRECTCOMMAND SÓLIDOS

AG LEADER TECHNOLOGY DIRECTCOMMAND SÓLIDOS AG LEADER TECHNOLOGY DIRECTCOMMAND SÓLIDOS DIRECTCOMMAND Oque é DirectCommand? A Ag Leader deu o nome de DirectCommand para sua linha de controladores de produtos líquidos e sólidos. Pode controlar até

Leia mais

Circuitos Pneumáticos

Circuitos Pneumáticos www.iesa.com.br 1 Circuitos Pneumáticos Exemplos: 1) Comando de um cilindro de ação simples ) Comando de um cilindro de ação dupla 3) Comando indireto de um cilindro de ação simples 4) Comando indireto

Leia mais

B.L.U.E. Bloco Limitador da Unidade de Energia. Manual do Usuário Versão 4.2

B.L.U.E. Bloco Limitador da Unidade de Energia. Manual do Usuário Versão 4.2 B.L.U.E. Bloco Limitador da Unidade de Energia Manual do Usuário Versão 4.2 2 ÍNDICE PÁG. 1 APRESENTAÇÃO...03 2 DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO...04 2.1 ROTINA INICIAL DE AVALIAÇÃO DA REDE ELÉTRICA...04 2.2 TROCA

Leia mais

2 Fundamentos teóricos

2 Fundamentos teóricos 20 2 Fundamentos teóricos 2.1. Motores de passo Motores de passo são atuadores eletromecânicos incrementais não-lineares. Permitir um controle preciso de posição e velocidade, aliado a um baixo custo,

Leia mais

Tipo de Equipamento: Medidor Eletrônico Multifunção. Ferramenta Utilizada: CE-6006, CE-6710, CE-7012, CE-7024

Tipo de Equipamento: Medidor Eletrônico Multifunção. Ferramenta Utilizada: CE-6006, CE-6710, CE-7012, CE-7024 Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Medidor Eletrônico Multifunção Marca: Landis_Gyr + Modelo: E750 Ferramenta Utilizada: CE-6006, CE-6710, CE-7012, CE-7024 Objetivo: Verificar as medições de energia

Leia mais

FOCO CIRÚRGICO CONTROLADO POR JOYSTICK

FOCO CIRÚRGICO CONTROLADO POR JOYSTICK FOCO CIRÚRGICO CONTROLADO POR JOYSTICK Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti, Fernando Daniel Finger, Luiz Alberto de Oliveira Júnior Instituto Nacional de Telecomunicações Inatel Avenida João de Camargo, 510

Leia mais

Curso Tecnólogo em Mecatrônica Industrial GUILHERME K. POGAN HELENA F. DITTERT. Gerador Eólico

Curso Tecnólogo em Mecatrônica Industrial GUILHERME K. POGAN HELENA F. DITTERT. Gerador Eólico Curso Tecnólogo em Mecatrônica Industrial GUILHERME K. POGAN HELENA F. DITTERT Gerador Eólico Joinville SC Junho de 2016 1 Introdução Este projeto tem por objetivo simular o funcionamento de um gerador

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO KIT CPLD_EE01

APRESENTAÇÃO DO KIT CPLD_EE01 APRESENTAÇÃO DO KIT CPLD_EE01 O kit CPLD_EE01 foi desenvolvido para alunos de cursos técnicos, engenharia e desenvolvedores na área de circuitos digitais, o mesmo conta com alguns módulos que podem ser

Leia mais

PIBIC/PIBITI/IC Jr Relatório das Atividades de Pesquisa 23ª SEMIC

PIBIC/PIBITI/IC Jr Relatório das Atividades de Pesquisa 23ª SEMIC ATIVIDADES EXECUTADAS PELO BOLSISTA / VOLUNTÁRIO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Do bolsista: Nome: Carlos Vinícius Machado Caldeira Curso: Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Eletrônicos Período de vigência

Leia mais

Círculo de Controle da Qualidade

Círculo de Controle da Qualidade Círculo de Controle da Qualidade Trem de Idéias Velocímetro Auxiliar DEJM DIFL GEVGL GATVL / N SPEI Identificação do Problema Matriz de priorização Problema G U T GxUxT Assincronismo no carregamento.

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA RESULTADOS PRÁTICOS

SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA RESULTADOS PRÁTICOS SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA RESULTADOS PRÁTICOS Jung, Felipe 1 ; Padilha, Marina 1 ; Souza, Otávio Rafael de 1 ; Balan, Renan Jr. 1 ; Fiorin, Marcos 2 ; Dequigiovani, Tiago 2 1,2 Instituto Federal

Leia mais

Robô segue luz. Vanderlei Alves S. da Silva. Introdução

Robô segue luz. Vanderlei Alves S. da Silva. Introdução Robô segue luz Vanderlei Alves S. da Silva Introdução O mundo da robótica é algo realmente fascinante e podemos encontrar uma série de robôs capazes de fazer coisas incríveis. Alguns bem complexos de serem

Leia mais

Multimedidor MKM-G. [1] Introdução. [2] Princípio de funcionamento. [6] Características Elétricas. [3] Aplicações. [4] Grandezas medidas.

Multimedidor MKM-G. [1] Introdução. [2] Princípio de funcionamento. [6] Características Elétricas. [3] Aplicações. [4] Grandezas medidas. [1] Introdução O Multimedidor MKM-G é um instrumento digital microprocessado, para instalação em porta de painel, que permite a monitoração dos parâmetros básicos de um GMG (grupo moto gerador). Pode ser

Leia mais

HSS86 DRIVER DE MOTOR DE PASSO COM MALHA FECHADA / INSTRUÇÕES 1.2 CARACTERÍSTICAS

HSS86 DRIVER DE MOTOR DE PASSO COM MALHA FECHADA / INSTRUÇÕES 1.2 CARACTERÍSTICAS HSS86 DRIVER DE MOTOR DE PASSO COM MALHA FECHADA 1. INSTRUÇÕES HSS86 é um driver de motor de passo, híbrido de 2 fases, com malha fechada para motores NEMA 34. É equipado com uma nova geração de DSP de

Leia mais

ROBÓTICA PLANEJAMENTO DE TRAJETÓRIAS. Prof a. Dra. GIOVANA TRIPOLONI TANGERINO Tecnologia em Automação Industrial

ROBÓTICA PLANEJAMENTO DE TRAJETÓRIAS. Prof a. Dra. GIOVANA TRIPOLONI TANGERINO Tecnologia em Automação Industrial SP CAMPUS PIRACICABA ROBÓTICA Prof a. Dra. GIOVANA TRIPOLONI TANGERINO Tecnologia em Automação Industrial PLANEJAMENTO DE TRAJETÓRIAS https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br

Leia mais

CURSO DE ELETRÔNICA DIGITAL OS MULTIVIBRADORES ASTÁVEIS E MONOESTÁVEIS. também são muito importantes em aplicações relacionadas com a Eletrônica

CURSO DE ELETRÔNICA DIGITAL OS MULTIVIBRADORES ASTÁVEIS E MONOESTÁVEIS. também são muito importantes em aplicações relacionadas com a Eletrônica LIÇÃO 8 OS MULTIVIBRADORES ASTÁVEIS E MONOESTÁVEIS Na lição anterior aprendemos como funcionam os principais tipos de flip-flops, verificando que dependendo dos recursos de cada um, eles podem ser empregados

Leia mais

Objetivo: Verificar as relações de transformação trifasicamente para comprovar os dados de placa

Objetivo: Verificar as relações de transformação trifasicamente para comprovar os dados de placa Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Transformador Trifásico Marca: GHR Modelo: C130017 Testes: Relação de transformação trifásica Ferramenta Utilizada: CE-7012 ou CE- 7024 Objetivo: Verificar as relações

Leia mais

A robótica abrange tecnologia de mecânica, eletrônica e computação. Alem disso, participam em menor grau teoria de controle, microeletrônica,

A robótica abrange tecnologia de mecânica, eletrônica e computação. Alem disso, participam em menor grau teoria de controle, microeletrônica, Fundamentos da tecnologia de robôs A robótica abrange tecnologia de mecânica, eletrônica e computação. Alem disso, participam em menor grau teoria de controle, microeletrônica, inteligência artificial,

Leia mais

PROJETO CONTROLADORA DE MOTOR DE PASSO UNIPOLAR

PROJETO CONTROLADORA DE MOTOR DE PASSO UNIPOLAR PROJETO CONTROLADORA DE MOTOR DE PASSO UNIPOLAR CONTROLADORA DE MOTOR DE PASSO UNIPOLAR CH1 AVANÇA 1 PASSO CH2 RETROCEDE 1 PASSO CH3 AVANÇA CONTINUAMENTE CH4 RETROCEDE CONTINUAMENTE B1 SINAL EXTERNO AVANÇA

Leia mais

Indústria e Comércio de Atuadores RVC Eireli EPP.

Indústria e Comércio de Atuadores RVC Eireli EPP. MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DO CONTROLADOR/POSICIONADOR ELETRÔNICO MODELO RVC_2017/05-R0 PARA OS ATUADORES ELÉTRICOS DA RVC 1. INTRODUÇÃO O controlador/posicionador desenvolvidos para os atuadores

Leia mais

ATUADORES ELÉTRICOS QUARTO DE VOLTA SÉRIE OM

ATUADORES ELÉTRICOS QUARTO DE VOLTA SÉRIE OM ATUADORES ELÉTRICOS QUARTO DE VOLTA SÉRIE OM Descrição Os atuadores da série OM são atuadores quarto de volta que podem gerar um torque de até 4500 Nm. Podem ser aplicados em variados tipos de válvulas,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES 2ª Edição (Agosto 2012)

MANUAL DE INSTRUÇÕES 2ª Edição (Agosto 2012) MANUAL DE INSTRUÇÕES 2ª Edição (Agosto 2012) TC-1 INSTRUMENTO PARA MEDIÇÃO DE TENSÃO E CORRENTE SUMÁRIO DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO PÁG. 1. INTRODUÇÃO 01 2. DESCRIÇÃO 01 3. PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO 01 4.

Leia mais

Principais aplicações. Automation

Principais aplicações. Automation Automation Principais características Conexão 1/4 G (BSP) Temperatura de 0 C a 50 C Pressão de entrada de 2 a 10 bar Pressão de utilização de 0 a 10 bar Histerese de 1,1% da escala total Lineariedade inferior

Leia mais

Objetivo: Objetivo: Buscar as oscilografias de faltas registradas pelos relés utilizando o software SFT2841

Objetivo: Objetivo: Buscar as oscilografias de faltas registradas pelos relés utilizando o software SFT2841 Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Software SFT2841 Marca: Schneider Modelo: T87 Família: SEPAM Funções: Obtenção de arquivo COMTRADE Ferramenta Utilizada: CE-6006 & CE-6003 Objetivo: Objetivo: Buscar

Leia mais

WIFI SIGMA. Monitoramento de ambientes industriais, comerciais e residenciais via WiFi

WIFI SIGMA. Monitoramento de ambientes industriais, comerciais e residenciais via WiFi WIFI SIGMA Monitoramento de ambientes industriais, comerciais e residenciais via WiFi Introdução No Brasil mais de 95% das empresas tem desperdício e descontrole no consumo de energia elétrica, água, gás,

Leia mais

PNEUMÁTICA DEFINIÇÃO:

PNEUMÁTICA DEFINIÇÃO: DEFINIÇÃO: PNEUMÁTICA Pneumática: (do grego pneumos com o significado de respiração) pode ser entendida como sendo o conjunto de todas as aplicações que utilizam a energia armazenada e transmitida pelo

Leia mais

Características e funcionalidades de uma rede IO-link. Bruno Betiol, Fernando do Amaral Omura, Gabriel Henrique Faria, Samuel Slaviero Lângaro

Características e funcionalidades de uma rede IO-link. Bruno Betiol, Fernando do Amaral Omura, Gabriel Henrique Faria, Samuel Slaviero Lângaro Características e funcionalidades de uma rede IO-link. Bruno Betiol, Fernando do Amaral Omura, Gabriel Henrique Faria, Samuel Slaviero Lângaro Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem

Leia mais

TÍTULO: MAQUINA SECCIONADORA DE BARBANTE CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS

TÍTULO: MAQUINA SECCIONADORA DE BARBANTE CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MAQUINA SECCIONADORA DE BARBANTE CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA:

Leia mais

CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS

CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS DISPOSITIVO CAPAZ DE Permitir fácil diagnóstico de funcionamento ainda na fase de projeto do sistema e/ou reparos em falhas que venham a ocorrer durante

Leia mais

Objetivo: Verificar as relações de transformação monofasicamente para comprovar os dados de placa

Objetivo: Verificar as relações de transformação monofasicamente para comprovar os dados de placa Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Transformador Trifásico Marca: GHR Modelo: C130017 Testes: Relação de transformação monofásica Ferramenta Utilizada: CE-7012 ou CE- 7024 Objetivo: Verificar as relações

Leia mais

Por Fernando Koyanagi 1

Por Fernando Koyanagi 1 Por Fernando Koyanagi 1 Motor de passo como servo (Vídeo da montagem) 2 Características principais Permite um posicionamento realmente assistido, através do sensor acoplado ao eixo do motor. É capaz de

Leia mais

SISTEMA FLEXÍVEL DE TREINAMENTO EM LINHAS DE PRODUÇÃO AUTOMATIZADAS (8 ESTAÇÕES)

SISTEMA FLEXÍVEL DE TREINAMENTO EM LINHAS DE PRODUÇÃO AUTOMATIZADAS (8 ESTAÇÕES) SISTEMA FLEXÍVEL DE TREINAMENTO EM LINHAS DE PRODUÇÃO AUTOMATIZADAS (8 ESTAÇÕES) MODELO: EE0034 DESCRIÇÃO: Este dispositivo é constituído por múltiplas estações de trabalho que podem ser utilizadas de

Leia mais

TÍTULO: METODOLOGIA DE ENSAIO DE VIDA ÚTIL PARA LÂMPADA DE VAPOR DE SÓDIO DE ALTA PRESSÃO

TÍTULO: METODOLOGIA DE ENSAIO DE VIDA ÚTIL PARA LÂMPADA DE VAPOR DE SÓDIO DE ALTA PRESSÃO 16 TÍTULO: METODOLOGIA DE ENSAIO DE VIDA ÚTIL PARA LÂMPADA DE VAPOR DE SÓDIO DE ALTA PRESSÃO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES):

Leia mais