Mitos cosmogônicos. Objetivo 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mitos cosmogônicos. Objetivo 2"

Transcrição

1 Mitos cosmogônicos Objetivo 2

2 Os mitos religiosos (...) o mito conta uma história sagrada; ele relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial, o tempo fabuloso do princípio. Em outros termos, o mito narra como, graças às façanhas dos Entes Sobrenaturais, uma realidade total passou a existir, o Cosmo, ou apenas um fragmento: uma ilha, uma espécie vegetal, um comportamento humano, uma instituição. É sempre, portanto, a narrativa de uma criação : ele relata de que modo algo foi produzido e começou a ser. (...) Em suma, os mitos descrevem as diversas, e algumas vezes dramáticas, irrupções do sagrado (ou do sobrenatural ) no Mundo. (Mircea Eliade)

3 Como trabalharemos? Eu desenvolverei com vocês o mito cosmogônico judaicocristão; Vocês prepararão e apresentarão os mitos cosmogônicos de outras tradições religiosas; O nosso foco será, sobretudo, nos mitos cosmogônicos, ou seja, os mitos que narram a criação do mundo e o surgimento de todas as divindades relevantes e implicadas nele.

4 Orientações para o trabalho Formar seis grupos de 4 pessoas e um grupo de 3; Colocar os nomes dos integrantes do grupo em um papel e entregar para o professor; Os grupos escolherão, por ordem de quem entregou primeiro o papel, uma das oito mitologias a seguir (sobre a qual farão seu trabalho):

5 Mitologias a serem trabalhadas 1. Egípcia 2. Grega 3. Hindu 4. Nórdica 5. Suméria 6. Asteca 7. Chinesa 8. Guarani

6 Orientações para o trabalho Os trabalhos deverão ser apresentados na semana que vem (11 de maio); A apresentação consistirá de uma encenação em sala, ou de uma filmagem montada pelo grupo; Não serão aceitos vídeos já prontos e disponíveis na Internet; Os grupos disporão de ATÉ 10 minutos para a sua apresentação; As apresentações deverão contar o mito de criação do mundo e das divindades segundo a cultura escolhida pelo grupo.

7 Critérios de avaliação Serão avaliados: 1. A criatividade do grupo; 2. A apresentação completa dos mitos; 3. A organização de cada equipe (material montado e testado previamente, apresentação menor do que 10 minutos, etc.); 4. O domínio do mito por TODOS os membros do grupo.

8 O mito judaico-cristão da criação O mito judaico-cristão da criação está contido nos primeiros capítulos do livro do Gênesis, da Bíblia; Há dois relatos distintos: Um que narra a criação do mundo em sete dias (Gn 1,1 2,4a); O outro que narra a origem do bem e do mal o mito de Adão e Eva e da expulsão do ser humano do Jardim do Éden (Gn 2,4b 3,24). Analisaremos apenas o 1º deles, porque se presta melhor aos nossos propósitos neste ano; Ano que vem, na 2ª série, analisaremos o 2º.

9 A criação do mundo segundo o Gênesis Uma visão poética sobre o Gênesis... Nos bastidores do Gênesis.

10 O 1º dia 1 No princípio, Deus criou o céu e a terra. 2 A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas. 3 Deus disse: «Que exista a luz!» E a luz começou a existir. 4 Deus viu que a luz era boa. E Deus separou a luz das trevas: 5 à luz Deus chamou «dia», e às trevas chamou «noite». Houve uma tarde e uma manhã: foi o primeiro dia.

11 O 2º dia 6 Deus disse: «Que exista um firmamento no meio das águas para separar águas de águas!» 7 Deus fez o firmamento para separar as águas que estão acima do firmamento das águas que estão abaixo do firmamento. E assim se fez. 8 E Deus chamou ao firmamento «céu». Houve uma tarde e uma manhã: foi o segundo dia.

12 O 3º dia 9 Deus disse: «Que as águas que estão debaixo do céu se ajuntem num só lugar, e apareça o chão seco». E assim se fez. 10 E Deus chamou ao chão seco «terra», e ao conjunto das águas «mar». E Deus viu que era bom. 11 Deus disse: «Que a terra produza relva, ervas que produzam semente, e árvores que deem frutos sobre a terra, frutos que contenham semente, cada uma segundo a sua espécie». E assim se fez. 12 E a terra produziu relva, ervas que produzem semente, cada uma segundo a sua espécie, e árvores que dão fruto com a semente, cada uma segundo a sua espécie. E Deus viu que era bom. 13 Houve uma tarde e uma manhã: foi o terceiro dia.

13 O 4º dia 14 Deus disse: «Que existam luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite e para marcar festas, dias e anos; 15 e sirvam de luzeiros no firmamento do céu para iluminar a terra». E assim se fez. 16 E Deus fez os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para regular o dia, o luzeiro menor para regular a noite, e as estrelas. 17 Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra, 18 para regular o dia e a noite e para separar a luz das trevas. E Deus viu que era bom. 19 Houve uma tarde e uma manhã: foi o quarto dia.

14 O 5º dia 20 Deus disse: «Que as águas fiquem cheias de seres vivos e os pássaros voem sobre a terra, sob o firmamento do céu». 21 E Deus criou as baleias e os seres vivos que deslizam e vivem na água, conforme a espécie de cada um, e as aves de asas conforme a espécie de cada uma. E Deus viu que era bom. 22 E Deus os abençoou e disse: «Sejam fecundos, multipliquem-se e encham as águas do mar; e que as aves se multipliquem sobre a terra». 23 Houve uma tarde e uma manhã: foi o quinto dia.

15 O 6º dia 24 Deus disse: «Que a terra produza seres vivos conforme a espécie de cada um: animais domésticos, répteis e feras, cada um conforme a sua espécie». E assim se fez. 25 E Deus fez as feras da terra, cada uma conforme a sua espécie; os animais domésticos, cada um conforme a sua espécie; e os répteis do solo, cada um conforme a sua espécie. E Deus viu que era bom. 26 Então Deus disse: «Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele domine os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra». 27 E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: «Sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra; dominem os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra». 29 E Deus disse: «Vejam! Eu entrego a vocês todas as ervas que produzem semente e estão sobre toda a terra, e todas as árvores em que há frutos que dão semente: tudo isso será alimento para vocês. 30 E para todas as feras, para todas as aves do céu e para todos os seres que rastejam sobre a terra e nos quais há respiração de vida, eu dou a relva como alimento». E assim se fez. 31 E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: foi o sexto dia.

16 O 7º dia 1 Assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2 No sétimo dia, Deus terminou todo o seu trabalho; e no sétimo dia, ele descansou de todo o seu trabalho. 3 Deus então abençoou e santificou o sétimo dia, porque foi nesse dia que Deus descansou de todo o seu trabalho como criador. 4a Essa é a história da criação do céu e da terra.

CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A

CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A Escola Bíblica IBCU - EBA Março/Abril - 2016 A diversidade da vida Integrando ciência e fé Genesis 1 e 2......sem pré conceitos E se não existissem os conceitos já estabelecidos?

Leia mais

Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali. Sl 8.3. firmaste,

Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali. Sl 8.3. firmaste, Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali Sl 8.3 firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?

Leia mais

CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A

CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A Escola Bíblica IBCU - EBA Março/Abril - 2016 A diversidade da vida Integrando ciência e fé Genesis 1 e 2......sem pré conceitos E se não existissem os conceitos já estabelecidos?

Leia mais

Dia 0. homens. E a luz resplandece-nos trevas e a trevas não compreenderam.

Dia 0. homens. E a luz resplandece-nos trevas e a trevas não compreenderam. Dia 0 Evangelium nach Johannes 1/5-5 0 inicio era a palavra (o logos), e o a palavra estava com Deus, e Deus era a palavra (o logos). Tudo se forma através da palavra (o logos) e sem a palavra (logos)

Leia mais

Eu vo-las ofereço de modo particular pelas intenções do Apostolado da Oração neste mês e neste dia:

Eu vo-las ofereço de modo particular pelas intenções do Apostolado da Oração neste mês e neste dia: AGOSTO DE 2017 Oferecimento das obras do dia Ofereço-Vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus, e por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, os trabalhos, as alegrias e os sofrimentos

Leia mais

O CRISTÃO E AS NOVAS FORMA DE TRABALHO NO SÉCULO XXI

O CRISTÃO E AS NOVAS FORMA DE TRABALHO NO SÉCULO XXI O CRISTÃO E AS NOVAS FORMA DE TRABALHO NO SÉCULO XXI Pedro Siena & Renato Carmona Encontro 2 de 8 Perspectiva Bíblica O Plano de Deus para o Trabalho Índice i. Perspectiva Bíblica ii. O Plano de Deus para

Leia mais

A bíblia enversada o primeiro livro de Moisés chamado Gêneses

A bíblia enversada o primeiro livro de Moisés chamado Gêneses A bíblia enversada o primeiro livro de Moisés chamado Gêneses Editor Thiago Domingues Projeto Gráfico e Editorial Rodrigo Rodrigues Revisão José Jesus Teixeira Jaques Copidesque Jade Coelho Capa Tiago

Leia mais

A criação: dom de amor, dom para amar, dom para cuidar

A criação: dom de amor, dom para amar, dom para cuidar Linhas de Empenho Europeias: "A criação: dom de amor, dom para amar, dom para curar" Fátima, 19 de Maio de 2011 A criação: dom de amor, dom para amar, dom para cuidar Mons. Domenico Sigalini Partir do

Leia mais

SEQUÊNCIA DE LIÇÕES PRIMEIRO TRIMESTRE. Gênesis LIÇÃO UM LIÇÃO DOIS. Gênesis Gênesis 4-5 LIÇÃO TRÊS LIÇÃO QUATRO.

SEQUÊNCIA DE LIÇÕES PRIMEIRO TRIMESTRE. Gênesis LIÇÃO UM LIÇÃO DOIS. Gênesis Gênesis 4-5 LIÇÃO TRÊS LIÇÃO QUATRO. SEQUÊNCIA DE LIÇÕES PRIMEIRO TRIMESTRE A Sequência de Lições dá ao professor uma visão geral do trimestre. O objetivo principal do currículo Investigando a Palavra de Deus é dar às crianças a oportunidade

Leia mais

No princípio Deus criou o céu e a terra

No princípio Deus criou o céu e a terra No princípio Deus criou o céu e a terra No início Deus criou céu e terra. Ele sempre pensou em todos nós e impulsionado pelo seu grande amor, Deus quis criar o mundo. Como um pai e uma mãe que preparam

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 24 A 30 DE MARÇO DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 24 A 30 DE MARÇO DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 24 A 30 DE MARÇO DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

Génesis Antigo Testamento_vale.indd 7 11/5/13 4:37 PM

Génesis Antigo Testamento_vale.indd 7 11/5/13 4:37 PM Génesis Antigo Testamento_vale.indd 7 Antigo Testamento_vale.indd 8 I. HISTÓRIA DAS ORIGENS 1 Criação do mundo 1 No princípio, quando Deus criou os céus e a terra, 2 a terra era informe e vazia, as trevas

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Quebra Gelo Células Intergeracionais TEMA: ESPADA DO ESPÍRITO 06/09/2015 Versículo Chave Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as

Leia mais

Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 1)

Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 1) Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 1) 28/02/2016 1 No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus se movia sobre

Leia mais

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO:

Leia mais

A Criação do Universo em Gênesis

A Criação do Universo em Gênesis Aula 2 A Criação do Universo em Gênesis Paulo Boaz de Oliveira Criação x Evolução A evolução se constitui na única versão das origens ensinada nas escolas de todo o mundo. Se não conduz ao ateísmo completo,

Leia mais

Revista da Escola Bíblica de Crianças A Criação

Revista da Escola Bíblica de Crianças A Criação 1 Apresentação 2 A Deus toda a glória. É com muita satisfação que apresentamos a todas professoras e professores da Escola Bílica Infantil, esta maravilhosa revista. Com o intuíto de provermos nossas crianças

Leia mais

A vida tem sentido? O que eu fiz tem algum sentido? O que vale tudo o que eu fiz nesse ano? Qual o propósito de viver uma vida que não encontramos

A vida tem sentido? O que eu fiz tem algum sentido? O que vale tudo o que eu fiz nesse ano? Qual o propósito de viver uma vida que não encontramos A vida tem sentido? O que eu fiz tem algum sentido? O que vale tudo o que eu fiz nesse ano? Qual o propósito de viver uma vida que não encontramos significado? Se existe algum propósito Como minha vida

Leia mais

A ENCARNAÇÃO DA GRAÇA

A ENCARNAÇÃO DA GRAÇA A ENCARNAÇÃO DA GRAÇA Um mundo sem graça, marcado por: Guerras, Violências, Pressão econômica Competição. Igrejas sem graça, marcadas por: Padrões de conduta que te aprovam, Não saberem lidar com a culpa,

Leia mais

COLORINDO O MUNDO CRIADO // VOL. 1 // MÉTODO LOGOS

COLORINDO O MUNDO CRIADO // VOL. 1 // MÉTODO LOGOS 1 1 DA EDIÇÃO Este arquivo foi produzido no Brasil em 2006 no formato ODT (OpenDocumentText), no OpenOffice e exportado no mesmo aplicativo para PDF. A edição mais atualizada está disponível gratuitamente

Leia mais

A criação do Homem e a sua relação com Deus segundo as narrativas de Génesis 1 e 2 - A importância da compreensão dos textos antigos, para se poder

A criação do Homem e a sua relação com Deus segundo as narrativas de Génesis 1 e 2 - A importância da compreensão dos textos antigos, para se poder A criação do Homem e a sua relação com Deus segundo as narrativas de Génesis 1 e 2 - A importância da compreensão dos textos antigos, para se poder entender o mundo atual - Génesis 1 e 2 (Citações da A

Leia mais

DEUS. Único Deus. Ser que não foi criado. Sem princípio ou fim O Eterno. Sua existência é um fato estabelecido

DEUS. Único Deus. Ser que não foi criado. Sem princípio ou fim O Eterno. Sua existência é um fato estabelecido Único Deus DEUS Ser que não foi criado Sem princípio ou fim O Eterno Sua existência é um fato estabelecido A Bíblia não tem a necessidade de provar a existência de Deus O fato dele ser o Criador, já define

Leia mais

CaçaDOR DE PALAVRAS. Que nos ENSINA a BÍBLIA sobre a criação?

CaçaDOR DE PALAVRAS. Que nos ENSINA a BÍBLIA sobre a criação? Que nos ENSINA a BÍBLIA sobre a criação? Deus é o CRIADOR. A Bíblia diz em GÊNESIS 1:1 No princípio criou Deus os CÉUS e a terra. DEUS revela-se a si mesmo através da criação. A Bíblia diz em SALMOS 19:1

Leia mais

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Recursos Hídricos Evolução dos Paradigmas e Desafios de Gestão Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Bragança Paulista Maio/2009 Wilson A. Bonança Advogado Consultor em Recursos Hídricos Federação

Leia mais

Uma Vida de Contentamento. André Fontana Ibaviva Setembro 2015

Uma Vida de Contentamento. André Fontana Ibaviva Setembro 2015 Uma Vida de Contentamento André Fontana Ibaviva Setembro 2015 1 O TRABALHO É UMA MALDIÇÃO 1 O TRABALHO É UMA MALDIÇÃO NÃO maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os

Leia mais

O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar:

O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar: Meditação Crianças de 7 a 9 anos NOME: DATA: 10/03/2013 PROFESSORA: O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar: 1 - Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os

Leia mais

PLANETA ÁGUA Guilherme Arantes

PLANETA ÁGUA Guilherme Arantes PLANETA ÁGUA Guilherme Arantes Água que nasce da fonte serena do mundo e que abre um profundo grotão Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão Águas escuras dos rios que levam a fertilidade

Leia mais

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar:

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar: Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: 1- Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1 A CRIAÇÃO DO MUNDO Versículos para decorar: 2 Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu

Leia mais

Recursos Hídricos. Evolução dos Paradigmas e Desafios de Gestão. IV ENCONTRO DA FRENTE DOS SINDICATOS DO CENTRO PAULISTA JAU - SP Novembro/2009

Recursos Hídricos. Evolução dos Paradigmas e Desafios de Gestão. IV ENCONTRO DA FRENTE DOS SINDICATOS DO CENTRO PAULISTA JAU - SP Novembro/2009 Recursos Hídricos Evolução dos Paradigmas e Desafios de Gestão IV ENCONTRO DA FRENTE DOS SINDICATOS DO CENTRO PAULISTA JAU - SP Novembro/2009 Wilson A. Bonança Advogado Consultor em Recursos Hídricos Federação

Leia mais

Não fazer mais que 5 páginas por dia e nem quando tiver coisas para resolver do dia a dia.

Não fazer mais que 5 páginas por dia e nem quando tiver coisas para resolver do dia a dia. "Oração de início" "Deus de Abraão me dê inspiração para que eu não veja nem além e nem de forma limitada a verdadeira essência das escrituras. Deus me de humildade e sabedoria para que eu possa contribuir

Leia mais

Por que se construírem mitos sobre a origem do universo? Aprofundando o nosso conhecimento sobre os mitos religiosos

Por que se construírem mitos sobre a origem do universo? Aprofundando o nosso conhecimento sobre os mitos religiosos Por que se construírem mitos sobre a origem do universo? Aprofundando o nosso conhecimento sobre os mitos religiosos Para debater Pelo mito do Gênesis, o mundo judaico-cristão é criado bom. Em algum momento,

Leia mais

Coleção Renascer. Maria Luiza Porto Cabral. Pecado e Salvação

Coleção Renascer. Maria Luiza Porto Cabral. Pecado e Salvação Coleção Renascer Maria Luiza Porto Cabral Pecado e Salvação Maria Luiza Porto Cabral Pecado e Salvação COORDENAÇÃO GERAL Filipe Cabral COORDENAÇÃO EDITORIAL Carolina Fernandes ASSISTENTE DE EDIÇÃO Amanda

Leia mais

ICE Introdução ao Antigo Testamento GÊNEROS LITERÁRIOS

ICE Introdução ao Antigo Testamento GÊNEROS LITERÁRIOS 1. Forma e conteúdo Todo texto tem forma e conteúdo. O conteúdo é a informação transmitida. A forma é a maneira como a informação é transmitida. Juntos, compõem o sentido do texto. 2. Formas fixas No dia-a-dia

Leia mais

OS TEMPOS ANTIGOS Desde a Criação até Abraão

OS TEMPOS ANTIGOS Desde a Criação até Abraão OS TEMPOS ANTIGOS Desde a Criação até Abraão 1 No início, Deus criou os céus e a terra. A terra era vazia e sem forma. Trevas pairavam na superfície do abismo, e o espírito de Deus movia-se sobre as águas.

Leia mais

1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a

1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a 1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança. Leitura do Livro do Gênesis 1,20-2,4a 20Deus disse: 'Fervilhem as águas de seres animados de vida e voem pássaros

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: ease.acp@adventistas.org.br

Leia mais

FAMÍLIA CRISTÃ SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROJETO DE REDENÇÃO EM CRISTO

FAMÍLIA CRISTÃ SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROJETO DE REDENÇÃO EM CRISTO FAMÍLIA CRISTÃ SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROJETO DE REDENÇÃO EM CRISTO Prof. Roney Cozzer FAMÍLIA CRISTÃ SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROJETO DE REDENÇÃO EM CRISTO Prof. Roney Cozzer TEXTO BÍBLICO BASE 26. Também

Leia mais

CAPACITAÇÃO NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS PARA O SETOR AGROPECUÁRIO

CAPACITAÇÃO NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS PARA O SETOR AGROPECUÁRIO Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil CAPACITAÇÃO NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS PARA O SETOR AGROPECUÁRIO Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais Ponta Grossa - 23 de Abril de

Leia mais

Unidade 1: Estamos apenas começando Deus criou, eu cuidarei

Unidade 1: Estamos apenas começando Deus criou, eu cuidarei Olhando as peças Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 1: Estamos apenas começando Deus criou, eu cuidarei Conceito-chave Deus criou tudo bom e eu posso cuidar disso. História bíblica

Leia mais

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER. Capítulo 4 DA CRIAÇÃO 14/03/2017

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER. Capítulo 4 DA CRIAÇÃO 14/03/2017 CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER Capítulo 4 DA CRIAÇÃO 14/03/2017 CFWIV I. No princípio aprouve a Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo, para a manifestação da glória do seu eterno poder, sabedoria e bondade,

Leia mais

Bíblia, fé e ciência a partir das narrativas da criação (Gen.)

Bíblia, fé e ciência a partir das narrativas da criação (Gen.) Bíblia, fé e ciência a partir das narrativas da criação (Gen.) 1. Gen.1-2 a) Gen.2,8-17: um parêntesis sobre o paraíso b) Há 3 narrativas criacionistas: - uma para o universo/mundo - uma primeira sobre

Leia mais

LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O SENHOR DEUS CRIADOR No princípio criou Deus os céus e a terra e ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém,

Leia mais

Jörg Garbers Ms. de Teologia

Jörg Garbers Ms. de Teologia Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução ao livro Gênesis Autoria O livro foi escrito por várias pessoas. Reconhecemos hoje os seguintes grupos Escritos sacerdotais Escritos pré-sacerdotais Escritos pós-sacerdotais

Leia mais

Ficha de trabalho de Biologia e Geologia Ano: 11º Turma: C Data: dez. 2015

Ficha de trabalho de Biologia e Geologia Ano: 11º Turma: C Data: dez. 2015 Estruturas Pedagógicas Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2014/2015 Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Ficha de trabalho de Biologia e Geologia

Leia mais

Uma das esperanças para a nossa sociedade fragmentada é a redescoberta do conceito de que todo e qualquer trabalho humano não é simplesmente uma

Uma das esperanças para a nossa sociedade fragmentada é a redescoberta do conceito de que todo e qualquer trabalho humano não é simplesmente uma Uma das esperanças para a nossa sociedade fragmentada é a redescoberta do conceito de que todo e qualquer trabalho humano não é simplesmente uma tarefa, mas um chamado... O trabalho só é uma vocação se

Leia mais

Aluno(a): N o.: Turma:

Aluno(a): N o.: Turma: INTRODUÇÃO Este estudo de revisão tem como objetivo uma nova oportunidade de aprendizagem. Neste momento, é muito importante a sua disposição para revisar, o que pressupõe esforço, método de estudo e responsabilidade.

Leia mais

IGREJA CRISTÃ MARANATA PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE DEPARTAMENTO DE ENSINO OBRA CRIADORA E OBRA REDENTORA AULA PARA A EVANGELIZAÇÃO OUTUBRO/ 2011

IGREJA CRISTÃ MARANATA PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE DEPARTAMENTO DE ENSINO OBRA CRIADORA E OBRA REDENTORA AULA PARA A EVANGELIZAÇÃO OUTUBRO/ 2011 IGREJA CRISTÃ MARANATA PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE DEPARTAMENTO DE ENSINO OBRA CRIADORA E OBRA REDENTORA AULA PARA A EVANGELIZAÇÃO OUTUBRO/ 2011 Gn 1:1 No princípio criou Deus os céus e a terra. (SLIDE

Leia mais

Mitos de Origens Mito da Criação

Mitos de Origens Mito da Criação Mitos de Origens Mito da Criação Olodumare o Todo em Tudo, a Natureza, o Algo do Nada, criou o Universo em 4 dias. Em cada dia criou 4 Odus, num total de 16 Odus principais, ou seja, 16 kàdárà (predestinações)

Leia mais

Maternal NOME ANO/TURMA:

Maternal NOME ANO/TURMA: Maternal NOME ANO/TURMA: EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolvimento integral da criança Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22.6 (ARA) M A

Leia mais

A CRIAÇÃO DE DEUS. 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional

A CRIAÇÃO DE DEUS. 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional A CRIAÇÃO DE DEUS 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional A história que nós ouvimos frequentemente como a história da criação é realmente uma história da re-criação. Há muitos anos entre

Leia mais

Meditação Vivendo com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: Versículos para decorar:

Meditação Vivendo com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: Versículos para decorar: Meditação Vivendo com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: 1- Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1 A CRIAÇÃO DO MUNDO Versículos para decorar: 2 Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e

Leia mais

ÍNDICE GERAL ANTIGO TESTAMENTO. Prefácio...7 Apresentação da versão Almeida Século

ÍNDICE GERAL ANTIGO TESTAMENTO. Prefácio...7 Apresentação da versão Almeida Século ÍNDICE GERAL Prefácio...7 Apresentação da versão Almeida Século 21...8 ANTIGO TESTAMENTO Livro Abreviatura Página Gênesis... Gn...13 Êxodo... Êx...97 Levítico... Lv...168 Números... Nm...219 Deuteronômio...

Leia mais

Mircea Eliade e a compreensão da realidade: os imaginários literários e as narrativas míticas

Mircea Eliade e a compreensão da realidade: os imaginários literários e as narrativas míticas Mircea Eliade e a compreensão da realidade: os imaginários literários e as narrativas míticas Samuel Rodrigues Montalvão (IC) UEG-Campus Uruaçu RESUMO: No presente texto temos a intenção de apresentar

Leia mais

Os desafios e as responsabilidades dos Discípulos de Jesus em um mundo Cada vez mais populoso

Os desafios e as responsabilidades dos Discípulos de Jesus em um mundo Cada vez mais populoso 7.000.000.000 Os desafios e as responsabilidades dos Discípulos de Jesus em um mundo Cada vez mais populoso Previsões demográficas 2050 9,3 bilhões 2100 10 bilhões "O mundo e seus sete bilhões de habitantes

Leia mais

Lendo um artigo sobre a Administração do Dinheiro, do Engenheiro civil Paulo de Tarso, idealizador e organizador do Seminário Finanças para a Vida, me

Lendo um artigo sobre a Administração do Dinheiro, do Engenheiro civil Paulo de Tarso, idealizador e organizador do Seminário Finanças para a Vida, me Mordomia: A responsabilidade da administração dos bens e recursos começou no Éden Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 07/06/2009 Mês da Mordomia Lendo um artigo sobre a Administração do Dinheiro,

Leia mais

A MENSAGEM DE DEUS PARA NÓS NA NARRATIVA DAS ORIGENS EM GÊNESIS

A MENSAGEM DE DEUS PARA NÓS NA NARRATIVA DAS ORIGENS EM GÊNESIS A MENSAGEM DE DEUS PARA NÓS NA NARRATIVA DAS ORIGENS EM GÊNESIS Richard M. Davidson Andrews University Theological Seminary UNASP - 8 o Encontro Nacional de Criacionistas SP, Brasil, 23 de Janeiro de 2016

Leia mais

MITO E RAZÃO. A passagem do mito à Filosofia

MITO E RAZÃO. A passagem do mito à Filosofia MITO E RAZÃO A passagem do mito à Filosofia O QUE PERGUNTAVAM OS PRIMEIROS FILÓSOFOS? Por que os seres nascem e morrem? Por que os semelhantes dão origem aos semelhantes, de uma árvore nasce outra árvore,

Leia mais

Em uma tarde, Carlinhos recebeu uma ligação! Vamos ver como foi?

Em uma tarde, Carlinhos recebeu uma ligação! Vamos ver como foi? Em uma tarde, Carlinhos recebeu uma ligação! Vamos ver como foi? Trim!! Trim!! Filho, você pode atender o telefone, por favor? Claro, mamãe!! Pode deixar que eu atendo! Alô? Quem fala? Sou, eu, Carlinhos!

Leia mais

ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1 Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação

Leia mais

A verdade sobre a teoria do Big Bang que ningue m te contou (ainda), segundo o manual do mundo

A verdade sobre a teoria do Big Bang que ningue m te contou (ainda), segundo o manual do mundo A verdade sobre a teoria do Big Bang que ningue m te contou (ainda), segundo o manual do mundo O que é o manual do mundo? Hoje em poucas palavras mostrarei a verdade (que ninguém te contou) sobre a teoria

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Gn 1:26, 27, 3:16-19; 11:1-9; 1Jo 4:7, 8,16; Gl 3:29; Dt 7:6-11. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Gn 1:26, 27, 3:16-19; 11:1-9; 1Jo 4:7, 8,16; Gl 3:29; Dt 7:6-11. design Neemias Lima "Criação e queda 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Então, [Deus] conduziu [Abraão] até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu

Leia mais

Capítulo 1 ו י ה י ע ר ב ה י ת ה. as águas. E disse 11. E disse 9. e aconteceu assim. terceiro.

Capítulo 1 ו י ה י ע ר ב ה י ת ה. as águas. E disse 11. E disse 9. e aconteceu assim. terceiro. Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português Gênesis 1.1- Capítulo 1 1 בּ ר אשׁ ית Em um início, ו ב הוּ e vazia, ה מּ י ם. ו יּ ב דּ ל e separou בּ ר א criou ו ח שׁ ך e escuridão 3 ו יּ אמ ר E disse 3 א לה

Leia mais

LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO NÃO EXISTE OUTRO DEUS YAHWEH é o único e verdadeiro Deus não existindo outro deus além dele. Nesta lição estudaremos

Leia mais

Os 7 Princípios. Adriana Justino

Os 7 Princípios. Adriana Justino Os 7 Princípios Adriana Justino 1. INSPIRAÇÃO Dinâmica de grupo 2. PESQUISAR Conceito da Palavra Princípio Semente Fundamento Origem Verdades fundamentais/eternas que permeiam a Palavra de Deus e expressam

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL -1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JUVENIS

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL -1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JUVENIS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL -1º TRIMESTRE / 2018- REVISTA CPAD - JUVENIS LIÇÕES BÍBLICAS - RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS SOBRE A FÉ CRISTÃ LIÇÃO 3 POR QUE DEUS NOS CRIOU? INTRODUÇÃO No princípio criou Deus os céus

Leia mais

TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO!

TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO! TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO! Venha Teu reino e faça- se a tua vontade aqui na terra como no céu. Mateus 6: 10 Tabernáculos 2013 O leão, o bezerro, o homem é a águia Os Quatro Seres Viventes As

Leia mais

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO I- RESPOSTAS SOBRE A ORIGEM DE TUDO. Teria o universo se originado por uma explosão cósmica, a qual os homens a chamam de big bang? Seria, então, tudo criado pela relação da matéria com a energia? O homem

Leia mais

Aula 02. A adoração antes da queda

Aula 02. A adoração antes da queda Aula 02. A adoração antes da queda Parte I: Do início de tudo até os patriarcas 03/01 a1 Matrículas. Explicações inicias e introdução ao curso. 03/01 a2 Início de aula 1. A importância e o arranjo pactual

Leia mais

Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva

Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva blico da Mocidade Lição 2 Estudo Bíb 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Adão e Eva Página 1 Deus sabia que Adão se sentiria

Leia mais

Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 4) 29/02/ Laércio Ribeiro

Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 4) 29/02/ Laércio Ribeiro Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 4) 29/02/2016 1 A Palavra de Revelação na criação Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre

Leia mais

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus!

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus! Oração ao acender as velas da coroa de Advento: No nosso caminho para a Luz, brilhas agora, ó Maria, como a Estrela de Esperança : Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada,

Leia mais

M I T O. e Interpretação da Realidade. Marlon Leandro Schock

M I T O. e Interpretação da Realidade. Marlon Leandro Schock M I T O e Interpretação da Realidade Marlon Leandro Schock Uma leitura do mito a partir de rubricas Na tentativa de sintetizar logicamente uma conceituação para mito me apercebi em meio a um número enorme

Leia mais

- Nos três primeiros dias, Deus foi preparando., para, nos três dias seguintes enchê-los com vida.

- Nos três primeiros dias, Deus foi preparando., para, nos três dias seguintes enchê-los com vida. Gênesis 2:1 a 25 * Como Deus criou o homem? - Nos três primeiros dias, Deus foi preparando o ambiente terreno habitat, para, nos três dias seguintes enchê-los com vida. - Em toda a obra criadora, a Bíblia

Leia mais

Somente Deus. 2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus.

Somente Deus. 2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus. Lição 2 Somente Deus Quem é Deus? Como Ele é? Como conhecê-lo? Vamos estudar como Ele é pela Palavra dele. O que Ele diz sobre si mesmo, o que Ele faz Jeremias 9 23 Assim diz o Senhor: Não se glorie o

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA ISMAEL DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE INTRODUÇÃO AO EVANGELHO AULA 4 A GÊNESE

CENTRO ESPÍRITA ISMAEL DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE INTRODUÇÃO AO EVANGELHO AULA 4 A GÊNESE CENTRO ESPÍRITA ISMAEL DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE INTRODUÇÃO AO EVANGELHO AULA 4 A GÊNESE AULA DE HOJE A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA A GÊNESE Segundo o Gênesis Deus criou o mundo em 6

Leia mais

CORPUS CHRISTI 2007 ROTEIRO

CORPUS CHRISTI 2007 ROTEIRO CORPUS CHRISTI 2007 ROTEIRO Local da saída: Introdução Comentarista 1: Quando, no capítulo 6 do Evangelho segundo João, Jesus diz o pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo, os judeus ficam

Leia mais

Você já se perguntou o que significa ser feito à imagem e semelhança de Deus?

Você já se perguntou o que significa ser feito à imagem e semelhança de Deus? A ESSÊNCIA DE TUDO, O Que Significa Ser Feito à Imagem de Deus? Nº3 Você já se perguntou o que significa ser feito à imagem e semelhança de Deus? Em Gênesis 1:26 27 (ESV), a Bíblia diz: E disse Deus: Façamos

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Recapitulando Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS

Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Byron Unger; Lazarus Adaptado por: Bob Davies; Tammy S. O texto bíblico desta história é extraído

Leia mais

E nós conhecemos, e cremos no amor de Deus que nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. I João 4:16

E nós conhecemos, e cremos no amor de Deus que nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. I João 4:16 E nós conhecemos, e cremos no amor de Deus que nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. I João 4:16 INTRODUÇÃO A pregação do Amor de Deus, por ser a primeira em uma série de

Leia mais

TERRA PLANA NO SANTUÁRIO: Entenda como o templo de Salomão representava a cosmologia Terra/Firmamento/Céu

TERRA PLANA NO SANTUÁRIO: Entenda como o templo de Salomão representava a cosmologia Terra/Firmamento/Céu TERRA PLANA NO SANTUÁRIO: Entenda como o templo de Salomão representava a cosmologia Terra/Firmamento/Céu O Firmamento, o Terceiro Céu, e a estrutura das coisas bíblicas (Tradução via Google Translate)

Leia mais

o deus invisível se mostra na criação

o deus invisível se mostra na criação LIÇÃO 1 o deus invisível se mostra na criação no PrincíPio, criou deus os céus e a terra. gênesis 1.1 seja criativo faça um desenho ou uma colagem sobre a criação de deus. LIÇÃO 2 PRIMEIRO DIA DA criação

Leia mais

Confederação Nacional de Mocidade Servos uns dos outros, pelo amor Gl 5.13 Secretaria de Responsabilidade Social SUMÁRIO UMP SUSTENTÁVEL

Confederação Nacional de Mocidade Servos uns dos outros, pelo amor Gl 5.13 Secretaria de Responsabilidade Social SUMÁRIO UMP SUSTENTÁVEL SUMÁRIO UMP SUSTENTÁVEL 1.0 Do Projeto... 02 1.1 Por um Brasil Mais Sustentável... 02 1.1.1 Sugestões de atividades... 02 1.1.2 Programa de coleta... 03 1.2 Descarte correto de óleo usado... 03 1.2.1 Descarte

Leia mais

A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA

A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA I - O QUE É ORAÇÃO? Biblicamente falando, oração é a comunhão expressa do ser criado para com o seu Criador, como a manifestação de dependência carinhosa do filho ao seu

Leia mais

Sábado ou domingo qual o dia em que o cristão deve render culto a Deus?

Sábado ou domingo qual o dia em que o cristão deve render culto a Deus? Introdução Parte 1 Sábado ou domingo qual o dia em que o cristão deve render culto a Deus? Existe grande confusão com respeito ao dia estabelecido para a adoração. O problema é real. A palavra sábado deriva

Leia mais

ESTUDO 04-2:

ESTUDO 04-2: ESTUDO 04 2:117 : 13 20: separado para descanso 4:910;, espiritual e mental do homem [Marcos 2:2327, note vers 27] O homem necessita de um dia para descansar e se alimentar esp 16:2] Durante a primeira

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Natureza: A Criação: 1ª dia da criação Dia e noite Matemática:

Leia mais

MEDITAÇÃO Kids 2 e 3

MEDITAÇÃO Kids 2 e 3 MEDITAÇÃO Kids 2 e 3 SEMANA 2 A CRIAÇÃO (Parte 2) Nome: Professor: / Turma: ( ) 2A ( ) 2B ( ) 2C ( ) 3A ( ) 3B ( ) 3C Sessão: ( ) 1ª ( ) 2ª ( ) 3ª Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova

Leia mais

HÁ MAIS DE UM DEUS? Se o Homem, foi feito a IMAGEM e SEMELHANÇA DE DEUS, ele não poderia ser outra coisa senão um DEUS.

HÁ MAIS DE UM DEUS? Se o Homem, foi feito a IMAGEM e SEMELHANÇA DE DEUS, ele não poderia ser outra coisa senão um DEUS. 1 HÁ MAIS DE UM DEUS? Freqüentemente ouvimos esta pergunta, Há mais de um Deus? Olhando pela Bíblia sagrada vimos que há muitos deuses, deuses menores, sujeitos a Um Deus Supremo. Se existe algum Filho

Leia mais

FILOSOFIA CURSINHO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP

FILOSOFIA CURSINHO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP FILOSOFIA CURSINHO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP O CONCEITO DE MITO UNIDADE 1 Mythos: contar e/ou narrar. Os mitos são uma tentativa de entender a realidade a partir de explicações referidas

Leia mais

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História 1 ADÃo O primeiro homem E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. gênesis 2.15 Característica

Leia mais

A história de Adão e Eva infantil

A história de Adão e Eva infantil A história de Adão e Eva infantil 13 DE JANEIRO DE 2019 Nesta história de Adão e Eva infantil fizemos um resumo de uma das mais conhecidas histórias bíblicas. Podemos aprender muitas coisas sobre essa

Leia mais

DEUS NOS OFERECE NOVAS OPORTUNIDADES

DEUS NOS OFERECE NOVAS OPORTUNIDADES DEUS NOS OFERECE NOVAS OPORTUNIDADES Gênesis 8.15-17, 20-22; 9.1-3, 8-13 04/Março/18 De que forma você tem recebido as novas oportunidades em sua vida? De que forma Deus tem sido fiel a sua promessa na

Leia mais

Antropologia Bíblica. O Ser Humano Segundo a Bíblia

Antropologia Bíblica. O Ser Humano Segundo a Bíblia Antropologia Bíblica O Ser Humano Segundo a Bíblia Perguntas de Davi: Que é o homem [enōš], que dele te lembres? E o filho do homem [adam], que o visites? (Sl 8.4) SENHOR, que é o homem [adam] para que

Leia mais

Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: Violência! sem que tragas salvação? Hc 1.2

Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: Violência! sem que tragas salvação? Hc 1.2 Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: Violência! sem que tragas salvação? Hc 1.2 Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e

Leia mais

Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe:

Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: JO Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Borges é considerado um autor que faz parte do cenário latino americano de criação de fantasia.

Borges é considerado um autor que faz parte do cenário latino americano de criação de fantasia. Quando perguntado pelo jornalista Soler Serrano (1980) Jorge Luis Borges disse, que não conseguia entender por que sua narrativa era tão lida: "Eu não sei que tipo de explicação pode haver, até mesmo se

Leia mais

DISCIPULADO E ESPIRITUALIDADE NO AMBIENTE PROFISSIONAL

DISCIPULADO E ESPIRITUALIDADE NO AMBIENTE PROFISSIONAL DISCIPULADO E ESPIRITUALIDADE NO AMBIENTE PROFISSIONAL VOCAÇÃO E MISSÃO O chamado universal de Deus para nós não é tanto para fazer alguma coisa (um trabalho), mas para ser alguma coisa (uma pessoa). Embora

Leia mais